O MEIO TERMO QUE FALTA | Lições de quem tenta evitar o adensamento 8 ou 80 de São Paulo

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 25 авг 2024
  • A revisão do Plano Diretor de São Paulo está repetindo as polêmicas dos últimos dez anos. Muita gente acha que dá pra congelar seus bairros (aviso: é impossível), outras reclamam que todo adensamento está acontecendo em umas poucas regiões, enquanto outras estão blindadas/protegidas. Como criar uma redistribuição mais justa das dores do crescimento, das obras, dos perrengues da densidade?
    São Paulo nas Alturas traz um video exemplar de uma prefeitura que sabe se comunicar muito melhor que a nossa _ a de Vancouver _ que também está aprovando seu novo plano diretor. E que sabe explicar adensamento e as mudanças necessárias em áreas intocadas. Algo que muitos urbanistas, que têm sido mais militantes partidários que urbanistas, nao têm explicado para a população paulistana. Vale assistir e refletir _ afinal, mais de 50% da população de São Paulo ainda mora em casas unifamiliares. E o peso do adensamento e da verticalização está sobrecarregado em alguns poucos bairros desejados. Bom pensar porque so em alguns poucos.
    E você, o que aprendeu com o vídeo de Vancouver? ‪@cityofvancouver‬
    👇🏼 Comente aqui embaixo e compartilhe o vídeo com seus amigos!
    🏙️ Ah, e se inscreva no canal: / saopaulonasalturas
    🚨 Cidades e arquitetura merecem muito mais audiência! 🚨
    Outros videos no canal que falam de densidade e mobilidade: O sufoco do Ibirapuera; O deserto de Pinheiros; Parque Dom Pedro; Campo de Marte; A decepção de Itaquera; e O declínio do Morumbi.
    Obrigado aos apoiadores permanentes do São Paulo nas Alturas, como o ‪@TeatroUnimed‬ (que está com A Iluminada em cartaz) e à Moka Pay.
    Edição e tradução do grande ‪@tomsouzas‬
    Obrigado a Kirsten Langan, da prefeitura de Vancouver
    Estou no instagram em / rauljustelores
    #urbanismo #arquitetura #sustentabilidade #saopaulo #urbanismo #cidade #planodiretor #mercadoimobiliario #construção #construçãocivil

Комментарии • 314

  • @aldairesnunes
    @aldairesnunes Год назад +61

    Vendo seu vídeo sobre o plano diretor, no mesmo instante me veio o pensamento de Jane Jacobs que tanto pregou pela convivência das diversas classes sociais em um mesmo bairro, diversificando os tipos de moradias. Seria muito bom que a cidade de São Paulo começasse a ter este pensamento, mas infelizmente boa parte da cidade ainda vive o pensamento retrógrado da época da escravidão. Este canal é mais do que necessário para que todos comecem a refletir o verdadeiro sentido do morar nos grandes centros.

    • @vitordelima
      @vitordelima Год назад

      Mas se babacas com mais dinheiro pagam cada vez mais caro por imóveis (e se endividam cada vez mais) e muitas vezes fraudam o mercado de diversas formas, isso encarece todo o entorno e torna impossível a sua "la revolución".

    • @invest4523
      @invest4523 Год назад +6

      os moradores querem mudar......mas existe um pessoal do PSOL, clubinho da fau usp e etc que impedem isso....impedem o pobre de ficar próximo ao centro

    • @pedrohenrique2117
      @pedrohenrique2117 Год назад +4

      ​​@@invest4523não era o Boulos, do PSOL, que justamente tinha como principal slogan de campanha a apropriação de imóveis desocupados (especulação) do centro de São Paulo para a população carente?

    • @vitordelima
      @vitordelima Год назад

      @@pedrohenrique2117 Ele é da máfia do narigão e nunca faria p****** nenhuma.

    • @pedrohenrique2117
      @pedrohenrique2117 Год назад +8

      @@vitordelima A questão se ele faria ou não considero irrelevante, afinal, não temos bola de cristal.
      Meu questionamento é referente ao camarada acima, que culpa o "PSOL" e "acadêmicos" pela distribuição espacial da população na cidade de São Paulo.
      PSOL nunca nem governou a cidade e o estado de São Paulo, e os "acadêmicos" nem são chamados para as diretorias de planejamento..... Bom, meu questionamento vai mais nesse sentido haha

  • @leoboiago6847
    @leoboiago6847 Год назад +97

    Olha, achei muito bom o vídeo.
    Acho que vale a pena olhar o que a cidade de Santo André vem fazendo, com os "apartamentos sem condomínio"
    É bem isso, pequenos prédios que adensam, mas não travam os bairros.

    • @elianadainovskas719
      @elianadainovskas719 Год назад +9

      Amém São Paulo fico observando que as casas vai perdendo lugar para grandes torres, agora um mix de comercial com residencial…. Mas o maior problema ao meu ver é que os empreendimentos compram quarteirões inteiros, e derrubam tudo… Inclusive todas as árvores…. O que é uma pena, pois não apenas mudam o entorno como o pioram, e não repõe o verde tirado….

    • @fabiopassanante7394
      @fabiopassanante7394 Год назад +2

      Como é isso? Sabe onde podemos ver mais sobre? Aptos sem condomínio parecem ser a solução para adensar áreas centrais

    • @liberalismoconservador632
      @liberalismoconservador632 Год назад +1

      @@fabiopassanante7394 Nada, vai aquecer o mercado imobiliario e dar um boom economico na cidade, gerar empregos e melhorar o transporte, o Metrô vai ser mais proximo de onde as pessoas moram.

    • @kaueigor8
      @kaueigor8 Год назад +1

      Realmente, fico espantado com o custo benefício desses predinhos em Santo André, municípios vizinhos não conseguem ofertar preços e qualidades desses predinhos de Santo André (ex: Diadema, São Bernardo...).

    • @carlosr192
      @carlosr192 Год назад +3

      Interessante é colocar esses 3 andares dentro dos bairros e com fachadas bonitas...
      O modelo nacional de sobre loja em avenida movimentada com diversos outros comércios ao lado...não é o modelo ideal.

  • @diogomatos8424
    @diogomatos8424 Год назад +14

    Bom dia Raul!
    achei interessante, entretanto existe um movimento semelhante a esse em comunidades,
    aqui na Zona leste, próximo as comunidades empresas estão comprando algumas casas/barracos e construindo "prédio" de 4 andares,
    particularmente eu achei interessante a ideia pois melhora a imagem do bairro e da dignidade ao moradores.

  • @ultimatepr
    @ultimatepr Год назад +24

    Buenos Aires também parece ser uma cidade bem interessante para se inspirar.

    • @Alehzinhah
      @Alehzinhah Год назад +4

      Comeca que o metro funciona, é barato, tem onibus pra tudo quanto é lado... Amei essa cidade!

    • @kauevampiro7186
      @kauevampiro7186 Год назад

      verdade, além de funcionar é uma cidade linda. Não vejo a hora que SP tenha esse potencial

    • @Alehzinhah
      @Alehzinhah Год назад

      @@kauevampiro7186 buenos aires tem metrô há mais de 100 anos. O de SP tem 55. Só nisso vc vê a diferença entre os perfis das cidades...

    • @arqana86
      @arqana86 Год назад +4

      Eu morei no centro de São Paulo e agora moro no centro de Buenos Aires. A diferença no planejamento urbano é gritante. Os prédios novos no geral seguem o formato de implantação dos antigos, tem mercadinho em tudo que é lugar. Vim de carro e vou vendê-lo porque está encostado. Faço tudo a pé ou de ônibus. Em SP, eu tinha que ir até outros bairros pra achar um atacadão e economizar. Os mercadinhos de bairro em SP tem preços abusivos.

    • @Alehzinhah
      @Alehzinhah Год назад

      @@arqana86 visitei BUE ano passado, e voltamos apaixonados pela cidade... Maravilhosa

  • @lgrg1993
    @lgrg1993 Год назад +21

    Santiago tem bairros muito interessantes com prédios baixos. Las Condes (exceto as avenidonas) e Providencia, por exemplo, já foram residenciais e hoje comportam vários predinhos de 3, 4 andares para adensar a população. Fica bonito, mais movimentado e nada caótico...

  • @rogerio4985
    @rogerio4985 Год назад +21

    Desde o começo dos anos 70 quando SP mudava o perfil de industrial para cidade de serviços muitas áreas próximas ao centro que já dispõem de estrutura pronta como saneamento e transporte ficaram ociosas. São galpões, fábricas, prédios abandonados e até bairros inteiros onde mora pouca gente e que estão prontos para ser adensados. Mas em vez de edifícios altos podemos fazer prédios com poucos andares, diversificados e atendendo a faixas de preço variadas. Porém, o PD de São Paulo parte dessa premissa? Não. Construir HIS (habitação popular) próximo ao centro não faz parte da cartilha econômica dos empresários. A premissa da revisão é um adensamento genérico em torno das estações de metrô, sem levar em conta as características dos bairros. Acabou atraindo a cobiça das construtoras para os melhores pedaços da cidade como Pinheiros por exemplo. Por isso há tanta resistência à aprovação da revisão do PD. Do jeito que está colocado é meramente um plano mercantilista

    • @vitordelima
      @vitordelima Год назад +1

      Poderia ser algo menos tosco somente forçando o fim da especulação e insanidade envolvendo a região central e o setor privado mesmo reformar ou construir algo lá. Quem sabe até mesmo banir o envolvimento de qualquer grupo que não seja pessoas procurando onde morar e contratando cooperativas para construirem ou reformarem a fim de evitar mais putaria.

    • @gus8518
      @gus8518 11 месяцев назад +1

      Seu ponto é muito bom, mas existem dois problemas correlação a isso: quase todas essas áreas são tombadas (barra funda e perdizes por exemplo) e moradias populares nesses locais nem sempre são a solução.
      Tenho pelo menos 3 conhecidos (um deles é familiar) que vendem essas habitações logo quando vence o tempo de permanência.
      Se liberam a área pra constrturas os "urbanistas e historiadores" caem em cima. Se fazem apartamento popular, todo mundo vende após o prazo do contrato e vão morar em outro lugar.

    • @rogerio4985
      @rogerio4985 11 месяцев назад +1

      @@gus8518 Nada disso aconteceria se as leis fossem aplicadas. Aliás, se as leis servissem realmente para proteger, a cidade São Paulo não teria se expandido tanto em direção à periferia. Na periferia de SP 90% de tudo que é construído é irregular. Seja por falta de aprovação de projeto na prefeitura seja por infração às leis de proteção ambiental

    • @gus8518
      @gus8518 11 месяцев назад

      @@rogerio4985 É inviável construir moradia popular em bairro de alto custo. Eles vendem justamente porque não conseguem se bancar nesses lugares.
      Sobre a lei ser aplicada: é justamente sobre isso que estamos falando. Um plano diretor com tamtas restrições assim só encarece e dificulta a construção de moradias e residências legais.

    • @rogerio4985
      @rogerio4985 11 месяцев назад +1

      @@gus8518vc tem razão. Porém não precisa construir HIS em bairros de alto custo. Estamos falando de áreas da cidade que ficaram abandonadas após as indústrias irem embora, tais como partes do Ipiranga e Mooca, parte da Lapa e Água Branca, Barra Funda, Brás e Pari só para ficar em poucos exemplos. E sem citar o centro onde existem prédios abandonados prontos para serem reformados e receber moradores. Bastaria uma mudança no zoneamento para povoar esses locais com edifícios baixos de 5 ou 6 andares e uso misto. O maior entrave é que a mudança que SP precisa tem que ser capitaneada pela prefeitura e não pela iniciativa privada. Talvez no máximo uma PPP. No entanto, do jeito que está colocado o Plano Diretor nada mais é que oferecer a cidade às construtoras. Elas vão investir nesses locais citados? É claro que não. Empresários só enxergam a cidade através das lentes do lucro. E o lucro fácil e certo está nos bairros "de alto custo" como vc mencionou

  • @corujasistemas2874
    @corujasistemas2874 Год назад +74

    Esse vídeo desmistifica um tanto a ideia que o brasileiro tem de que só aqui existe burocracia, regras e licenças a seguir.

    • @vitordelima
      @vitordelima Год назад +9

      Aqui é bem mais insano que em outros lugares terríveis.

    • @carloscanrry
      @carloscanrry Год назад +11

      Aqui é fichinha, ninguém respeita zoneamento e tem cidade que mal tem regras. No Canadá (como nos eua) vc pode nem pintar sua casa numa cor fora das regras de zoneamento. A casa é térreo e que contribuir um duplex, ter piscina? Vai tomar muito chá de cadeira, ter várias permissões e talvez nem seja aprovado.

    • @corujasistemas2874
      @corujasistemas2874 Год назад +2

      @@vitordelima
      Aqui aonde?

    • @vitordelima
      @vitordelima Год назад

      @@carloscanrry Porém para liberar or confiscar algo, vira a mesma suruba de mafioso que quase tudo o que acontece por aqui.

    • @vitordelima
      @vitordelima Год назад +2

      @@corujasistemas2874 Bostil.

  • @gabriel8088
    @gabriel8088 Год назад +15

    Sabe qual foi uma das coisas que meu colega Chinês que morava em Shangai e veio fazer intercambio na USP nos disse? Que achava que os prédios aqui seriam maiores. Ele achou curioso o fato de no Brasil termos prédios baixos.
    E isso nunca vai mudar, já que o plano diretor (e o PL da revisão) preserva o miolo dos bairros e as "vilas".
    Essa questão de verticalização é relativa. Para os paulistanos estamos avançados, mas em relação a grandes metropoles passamos "vergonha" nesse quesito.

    • @joaoponcio9327
      @joaoponcio9327 Год назад +7

      Comparado à China, estamos uns 50 anos atrasados. Pequim é muito mais verticalizada que SP...

    • @vitordelima
      @vitordelima Год назад +3

      E já está um inferno...

    • @danielmu22
      @danielmu22 Год назад

      Baixa densidade é horrível pra transporte público e comércio e obriga pessoas a usar carros, igual o Canadá e EUA que estão longe de serem exemplos de urbanismo, pesquisem Vancouver e vejam como a cidade tem mais noia de droga do que o centro de São Paulo em proporção, morrem 2 mil pessoas de overdose todo ano no meio da rua.

    • @danielmu22
      @danielmu22 Год назад

      E outra, Vancouver é tão maluca que tem maquina de cachimbo de crack e meta anfetamina, eles distribuem drogas de graça pros noias que vivem em barracas na calçada.

    • @betosm3
      @betosm3 Год назад

      Não faz né sentido comparar Shangai com são Paulo.

  • @hsantana
    @hsantana Год назад +8

    Meus 2 canais de planejamento urbano favoritos em um único vídeo. 😊
    Aqui em Vancouver costuma-se também enviar cartas convite para nós moradores participarmos da discussão sobre mudanças urbanas, fechamento de acesso de carros para algumas ruas, ampliação de calçadas e coisa do tipo.
    Os vídeos do "About here" tem se tornado referência para todo o país.

  • @erick40506070
    @erick40506070 Год назад +7

    Sensacional a explicação e exemplos, diferente das discussões do Plano diretor de São Paulo, que cada um defende seu ponto de vista para ganhos individuais, sem pensar na Cidade como um todo. Esta era a chance de levar mais empresas e definir novos eixos de desenvolvimento nas periferias. Mais vamos continuar se deslocando sem qualidade no transporte, metro, trens e trânsito caótico para chegar nos empregos.

    • @vitordelima
      @vitordelima Год назад +2

      E isso reduz a oferta de imóveis viáveis para quem trabalha "por coincidência".

    • @patriciaclissa7087
      @patriciaclissa7087 Год назад +2

      Moro na divisa entre SP e Osasco, próximo a Raposo Tavares. Recentemente surgiram mais de 1 centena de prédios nesta regiao. Prédios sem garagem. Imaginem o transtorno nas ruas residenciais próximas. O transporte público não está melhor. Onibus velhos, e em quantidade insuficiente é o que temos. Todos aqui só pensam em lucrar, ninguém se interessa em melhorar a qualinade na oferta de serviço para os usuários.

    • @erick40506070
      @erick40506070 Год назад +1

      @@patriciaclissa7087 exatamente, moro em São Paulo também, região do Parque do Carmo, ao lado do prédio onde moro, lançaram 3 torres de 20 andares, sem garagem, daí na frente deste compraram uma escola particular com terreno enorme, onde serão construídas mais 5 torres de 10 andares, este com garagem. Entendo que se o bairro é interessante pra quem deseja morar é valida a construção, mais cade as fachadas ativas, ou eles determinarem novos eixos para construção também de prédios comerciais para estes moradores não precisar se deslocar e trabalhar onde moram.

  • @luis_tenorio
    @luis_tenorio Год назад +6

    Tão perfeito que até as leves indiretas textuais fazem total sentido ao acompanhar o vídeo original. São Paulo necessita de bairros em que exista essa valorização do meio-termo, bem como mais facilidade em revitalizar o centro histórico que carece de qualquer bom senso do poder público. Melhor ainda, o ideal é iniciar um Plano Diretor por meio de comunicação expressa com as subprefeituras, afinal, nosso zoneamento está cada vez mais para "inglês ver" do que realmente ele é. Parabéns, Raul!

  • @precisa_
    @precisa_ Год назад +65

    Seria ótimo se permitissem isso nos bairros de baixa densidade do centro expandido, Jardins e Pacaembu poderiam parar de ser buracos na malha urbana com um tratamento de predinhos

    • @pedrodaguitarra4438
      @pedrodaguitarra4438 Год назад

      Boa noite

    • @pedromelo3839
      @pedromelo3839 Год назад +13

      Ótima ideia. Agora a questão é aquele bando de véio cafona aceitar

    • @AnaPaula-ro6yo
      @AnaPaula-ro6yo Год назад +1

      Quem dera se tivessem utilizado a ideia de prédios baixos como esses aqui na minha região. Quem dera.

    • @moacirfortunato7278
      @moacirfortunato7278 Год назад +2

      Mais transito , mais papais FILA DUPLA NAS ESCOLAS

    • @moacirfortunato7278
      @moacirfortunato7278 Год назад +1

      2024 tem eleição municipal e as CONTRUTORAS COM CERTEZA USARAM ISSO $$$$

  • @msk273
    @msk273 Год назад +13

    Eu não sou do negócio, não sou técnica, mas sou cidadã e adoro o lugar onde nasci e vivo a minha vida inteira agora já quase aos 70 anos. O fato é que devido aos péssimos administradores que tivemos e temos, a destruição da cidade e a eliminação desse “meio termo“ já vem acontecendo, e nem precisa de plano diretor “criminoso”. Eu moro em Pinheiros, e aqui era exatamente o que está sendo apresentado no vídeo. Casas, prédios pequenos, pequenos negócios, Prédios maiores também, e essa estrutura produzia inclusive numa boa segurança = meio termo saudável para uma cidade. De uns quatro anos para cá a sanha de subir prédios por aqui é um absurdo. Centenas, não dezenas!, centenas de casas caíram. Nós sofreremos certamente não só com trânsito (aliás, já começou), com falta de estrutura (as companhias de águas e a de eletricidade não têm mexido uma palha, ou seja já já vamos ter problemas de abastecimentos por aqui) e o poder público não está nem aí. Aliás, foi esse mesmo poder público que vendeu o bairro. Há um movimento aqui em Pinheiros , o Pro Pinheiros, que luta, luta, e a gente tenta ajudar da maneira possível. Eles conseguem grandes coisas, mas contra uma administração irresponsável + incompetente fica muito difícil. O plano diretor só agravará uma situação que já dura vários anos. Qual a solução? Só mesmo tentar colocar gente melhor para gerir a cidade num próximo pleito e, como cidadãos, tentar lutar de todas as maneiras possíveis, mas como no caso do meu bairro já pode ser tarde demais.

    • @patriciaclissa7087
      @patriciaclissa7087 Год назад +3

      Concordo com você que a solução é procurar por vereadores melhores e prefeitos tb. Mas no final, as peças do tabuleiro nao mudam. O paulista paga um preço muito caro por não saber votar.

    • @ricardofiori2476
      @ricardofiori2476 Год назад +1

      Quem seria gente melhor? Boulos, o invasor

    • @guilherme29248
      @guilherme29248 Год назад +3

      @@ricardofiori2476 essa ideia do Boulos invasor é tão patética kkkkk sei la tem maneiras melhores de criticar um politico doq jogando simplesmente uma falácia

    • @danielmu22
      @danielmu22 Год назад

      @@guilherme29248 Boulos é um invasor, ele não é do MTST? Esse é o grupo que mais cria favela na cidade, eu mesmo conheço gente que invadiu com eles, tem lideres desse grupo que nadam em dinheiro.

    • @ricardofiori2476
      @ricardofiori2476 Год назад

      Esquerda PT e PSOL gosta tanto de pobre que eles multiplicam. Pergunto-lhes MCMV subiu limite para 350 mil reais atendendo aos interesses. Apartamentos de baixa qualidade, etc... Pobre tem 350k para comprar? Sem falar nestas faculdades que só ensinam Karl Marx e votar no PT e PSOL. Nunca voto em PT e PSOL

  • @Joao_000
    @Joao_000 Год назад +17

    Construtoras não fazem propaganda e imóveis para pessoas que querem um lugar pra morar, senão para investidores e especuladores. Enquanto essa dinâmica não for superada, não haverá plano eficaz. Podem terraplanar Pinheiros e toda a Vila Mariana e encher de torres e ainda assim o problema de habitação e de mobilidade não será solucionado.

    • @dorivalbettoni464
      @dorivalbettoni464 Год назад +1

      Perto de 90% dos imóveis de SP são adquiridos por moradores. Oferta abundante, VSO, valor sobre oferta, abaixo 10%, tem mantido os preços de revenda próximos aos de compra. O aluguel rende muito menos que uma aplicação financeira por Selic maior e a tributação não exclusiva. Imóvel para investimento, você encontra em Balneário Camboriú ou nas praias zona sul do RJ

    • @vitordelima
      @vitordelima Год назад +1

      @@dorivalbettoni464 E uma porrada de imóveis abandonados ou sem uso "misteriosamente".

    • @Joao_000
      @Joao_000 Год назад

      @@ts.9482 Eu não disse que elas não geram empregos. Em complemento, muito me intriga o fato de a oferta de imóveis que você menciona crescer, ao passo que a cidade ainda vive um drama de mobilidade, eficiência, etc.

    • @Joao_000
      @Joao_000 Год назад +4

      @@dorivalbettoni464 Acho que é bem óbvio que, mais cedo ou mais tarde, um imóvel será comprado por moradores. A questão nodal é um passo antes e o que vejo na prática é um único cara proprietário de 20 unidades especulando por aí (o pulo do gato não está no aluguel, senão na venda a posteriori). Enquanto isso, Dona Cleusa pega 5 conduções pra trabalhar em Pinheiros.
      (Isso tudo pra não citar áudio de vereador fazendo articulações no mínimo "complicadas" com as construtoras).

    • @LeonardoSantos-nr9xk
      @LeonardoSantos-nr9xk Год назад

      @@ts.9482 KKKKKKKKKKK boa piada.

  • @fagalme787
    @fagalme787 Год назад +3

    Estive em Fortaleza recentemente e fiquei admirado como nos bairros da cidade (onde estive) é composto por zonas mistas de ocupação, é comum ver uma casa plana, ao lado de um mall cheio de lojas, ao lado de um condomínio de 20 pavimentos, que por sua vez tem um grande edifício corporativo ao lado, tanto que há varios edifícios comerciais espalhados pela cidade, ao invés da concentração desses somente no que a gente chama de corredor comercial, ou em um único centro financeiro, como ocorre em várias cidades do país, adorei a cidade nesse aspecto, além dos atrativos turísticos.

  • @stephanieluna9757
    @stephanieluna9757 Год назад +3

    Realmente uma ótima referência! Obrigada pelo excelente conteúdo

  • @marcelacvvalle
    @marcelacvvalle Год назад +1

    Amo seus vídeos! Sempre aprendo muito. Não há como desejar um mundo melhor para todos ara todos sem pensar na arquitetura da cidade.

  • @felipesalomao7867
    @felipesalomao7867 Год назад +7

    Não passei dos 4 min. Tive que parar para comentar como esse vídeo é genial!!!!! GENIAL!!!!!!! NÃO TENHO PALAVRAS PARA DESCREVER O TAMANHO DA SURRA QUE ELE DÁ NO PODER PÚBLICO PAULISTANO! Se eu fosse o prefeito de SP e vereador estaria constrangido!!! É GENIAL! GENIAL!!!

    • @pedro1907
      @pedro1907 Год назад

      Só tenho que concordar com você!

  • @gabrielcoelho1
    @gabrielcoelho1 Год назад +1

    Excelente vídeo para ampliar a visão e o debate sobre esse tema, que é tão relevante para todos.
    Vancouver dá uma aula de comunicação para sua população, trazendo-os ao debate público.
    Ansioso para assistir os próximos vídeos.

    • @SaoPauloNasAlturas
      @SaoPauloNasAlturas  Год назад +4

      pois é! Melhor aprender com os bons exemplos do que ficar na negacao de sempre ("ah, eles sao ricos", "ah, eles sao asiaticos", "ah, eles sao protestantes", "ah, a cidade é grande demais/media demais/pequena demais".) Pra quem nao quer fazer nada, tudo é desculpa pra inventar uma jaboticaba...

    • @vitordelima
      @vitordelima Год назад

      @@SaoPauloNasAlturas Porém aumentar a densidade populacional de um inferno igual SP do nada é tenso.

  • @brunorocha3529
    @brunorocha3529 Год назад +3

    Pois é, como sempre falta sensibilidade de quem está tomando as decisões. São Paulo está regredindo em diversas frentes como a própria mobilidade, a proliferação de microapartamentos....no meu prédio, todo dia um vizinho anuncia uma vaga p/ vender....ninguém quer.

  • @LeonardoSantos-nr9xk
    @LeonardoSantos-nr9xk Год назад +3

    Vancouver é bonita pra caralho!!! Fiquei encantado com ela olhando o vídeo.

    • @alefrom92
      @alefrom92 Год назад

      Cidade desenvolvida é outro nível. Pra mim também é satisfatório ver cidades bem planejadas do alto.

    • @liberalismoconservador632
      @liberalismoconservador632 Год назад

      Pro nivel Brasil está boa, mas o povo lá é muito maluco, muita droga e gente vivendo em barraca na rua, tipo SP só que mais organizado, tem até distribuição de cachimbo de crack kkkkkkkkkk.

  • @mig13brasil
    @mig13brasil Год назад

    Excelente, como sempre. O problema é difícil, sobretudo quando nossas cidades sofrem do mal da especulação imobiliária (falo do Rio e de São Paulo, que mantêm imensas áreas literalmente se degradando à espera de dias melhores para construir). O pós-pandemia, pelo menos aqui no Rio, gerou paisagens de destruição em áreas imensas do Centro e dos bairros a ele periféricos... Em alguns casos, parece que passamos por um terremoto ou catástrofe semelhante. Estamos mais para Port au Prince do que para Vancouver, infelizmente... Grande abraço! Miguel, Rio de Janeiro.

  • @josebueno7602
    @josebueno7602 Год назад +4

    Eu cresci em uma cidade bacana, equilibrada, "moderna" e não sabia disso. Santos (SP) tem prédios de 3 andares, sem elevador, espalhados pela cidade. De uns 30 anos para cá começaram a aumentar a permissão para prédios cada vez mais altos. Agora com 30 andares. Antes, prédios, só na orla. Depois permitiram prédios de 5 andares nos bairros. Depois de 8 andares. Hoje vemos prédios de 25 andares no bairros mais afastados da praia. Agora tem congestionamento na cidade. Porque será?

    • @musicdocat
      @musicdocat Год назад

      Porque tem mais gente...(?). O ruim dos grandes prédios é que a cidade fica abafada, um calor insuportável. Eu moraria em Santos se não fosse a falta de brisa, de ar circulante. Ah. E a violência...é roubo demais por ali.

    • @arqana86
      @arqana86 Год назад

      Também sou de Santos e vi bem esse aumento do trânsito. Minha mãe era professora da unisantos e estava saindo de casa cada vez mais cedo pra dar aula. Um caminho de 2,5km que já estava demorando 30 minutos de carro. Mas o transporte público da cidade também é bem ruinzinho e caro.

  • @EdsonClassico
    @EdsonClassico Год назад +3

    Em São Paulo temos pequenas áreas que conseguem esse meio termo: os centrinhos comerciais fora do centro; como o Tucuruvi na zona norte, e a Saúde na zona sul. Metrô perto, comércio, conveniências, prédios de baixo gabarito e casas de vila... Mas a super verticalização já tá avançando sobre essas regiões.

    • @luccasfortuna5753
      @luccasfortuna5753 Год назад +1

      Moro no Tucuruvi a 22 anos e já mudou muito a maioria das famílias tradicionais já foram embora o bairro está passando por uma gentrificação pesada os aluguéis aumentaram muito tô quase saindo daqui tbm.

  • @ladymorwendaebrethil-feani4031
    @ladymorwendaebrethil-feani4031 Год назад +1

    Eu vou usar sua serie pra levantar o nivel do debate entre militantes que eu conheço aqui em BH.

  • @guilhermebertholuiz1560
    @guilhermebertholuiz1560 Год назад +6

    É muito positivo esse trabalho de trazer a importância do planejamento das cidades, sempre que possível recomendo o canal, é triste saber que ainda temos muito trabalho de convencimento, também ainda sofro com as pessoas que veem as diferenças mas não conseguem imaginar isso acontecendo em são paulo

  • @Dudu49100
    @Dudu49100 Год назад +4

    Onde eu moro, minha cidade tem 50 mil hab. Tem 5 km de largura por 2.8 km de comprimento. Tem mais de 30 mil veiculos licenciados na cidade. Ai você imagina como é viver numa cidade tao pequena mas com tantos veiculos. Em 60 anos de cidade, ainda nao tem nem 1 metro de ciclovia ou ciclofaixa. Plano diretor só existe no papel. Aqui cada nova construção constroi do jeito que quer.

    • @LeonardoSantos-nr9xk
      @LeonardoSantos-nr9xk Год назад

      Qual é sua cidade?

    • @Dudu49100
      @Dudu49100 Год назад +3

      @@LeonardoSantos-nr9xk Toda cidade pequena no Brasil é assim. Se 90% das cidades pequenas brasileiras fossem 100% organizadas, Brasil seria muito desenvolvido. Todo mundo pensa que os problemas do Brasil esta nas poucas cidades grandes. Mas nao esta.

    • @antoniopaiva9780
      @antoniopaiva9780 Год назад

      Onde você mora ??

  • @erickwilliam3633
    @erickwilliam3633 Год назад +3

    Amo esse canal! parabéns

  • @fernandobonafegoncalves3669
    @fernandobonafegoncalves3669 Год назад +1

    Em Pirituba, próximo de onde moro na Avenida Mutinga foram construídos alguns predinhos de aluguel, alguns com porta de comércio no térreo e sem garagem.aTbm tem um que construíram de um apartamento pra andar para venda próximo ao terminal que considero uma ótima solução de moradia.Comprar casabonde moro é muito caro por isso acho que a construção desses predinhos tornam a moradia bem acessível.

  • @jhanninnen
    @jhanninnen Год назад +3

    O Canadá e os EUA são péssimos exemplos de zoneamento urbano, as cidades lá são desenhadas para os carros e não para as pessoas. Existem melhores exemplos na Europa e na Ásia onde as cidades são desenhadas para pessoas, um bom exemplo é um conceito onde tudo tem que estar até 15 minutos da onde você mora, Ex. trabalho, comercio, lazer... Nosso modelo em São Paulo é expulsar quem não tem condições para periferia e manter de forma egoísta vilas e bairros de densidade baixa nas zonas centrais e perto da melhor infraestrutura.

    • @vitordelima
      @vitordelima Год назад

      Os brimos estão repetindo isso o tempo todo e eu discordo.

    • @danielmu22
      @danielmu22 Год назад +1

      É verdade, São Paulo deveria somente mover empregos e comércio para os bairros mais afastados ao invés de concentrar na oeste.

    • @vitordelima
      @vitordelima Год назад

      @@danielmu22 Mas essa história dos 15 minutos.. fala sério.

  • @ricardocalabrese
    @ricardocalabrese Год назад

    Parabéns Raul! Excelente trabalho. Sucesso sempre. Abs!

  • @AlexanderDenarelli
    @AlexanderDenarelli Год назад +1

    Interessante Reflexão !!!

  • @MarcosBacon
    @MarcosBacon Год назад +4

    Exite aqueles famosos prédios de periferia, como CDHU, BNH e COHAB, que tem suas limitações, porém são pequenos conjuntos de prédios em regiões em sua maioria não centrais da cidade.

    • @vitordelima
      @vitordelima Год назад

      E não aumentam ainda mais o valor dos imóveis.

  • @luanitsche8026
    @luanitsche8026 Год назад

    Raul , excelente vídeo , pra variar ! A discussão do plano eh fundamental e passa ao lado … nem arquitetos acompanham ….

  • @tercioleal
    @tercioleal Год назад +1

    Volte sempre ao tema, acho que será muito relevante para todos terem uma ideia dos reais impactos de mudanças no Plano Diretor.

  • @WilliamSantos-cv8rr
    @WilliamSantos-cv8rr Год назад +2

    Raul, que vídeo sensacional! Se puder fazer um paralelo com Melbourne seria o máximo.

  • @HiltonBarlach
    @HiltonBarlach Год назад

    excelente!!!!!

  • @carlosbahia2512
    @carlosbahia2512 Год назад

    Ótimo ponto, amei o vídeo

  • @denisestarblue
    @denisestarblue 5 месяцев назад

    Boa novidade, não tinha pensado nesse lance de prédios baixos, já morei em um e foi muito bom.
    Sabe, Raul, venho assustada com o número de torres que vejo subindo em Sao Paulo, não tem morador para tanto apartamento mini, o banheiro é muito mini, impossível de viver num lugar com aquele banheiro e a porta do box, dá para o vaso sanitário, e as pessoas que jos oferecem ainda falam, compra para investir, como a gente vai investir num lugar sem espaço para fazer o básico. Se eu puder pedir nesee plano diretor, quero mais parques, qye eu possa caninhae ouvindo música, mas vejo que no futuro, viveremos numa vizinhança de predios abandonados. Por falta de recursos também para cumprir com as obrigações das altas taxas de condomínio.

  • @maurouse
    @maurouse Год назад +15

    Exatamente. Aumentar a densidade demográfica é inevitável, e atingir isso com prédios baixos me parece a melhor solução. Agora é impressionante como se constroem prédios gigantes em Sp sem nenhuma consulta a comunidade impactada. Essa eh uma grande diferença de Sp com outras cidades usadas como exemplo.

    • @pedrodaguitarra4438
      @pedrodaguitarra4438 Год назад

      Boa noite

    • @ender8759
      @ender8759 Год назад +1

      😂😂😂 os prédios de São Paulo já são muito baixos se tu quer baixar mais já vão virar casas 😂

  • @Htoon2008
    @Htoon2008 Год назад

    Terrenos mais caros, especulação imobiliária com investimento público, baixo investimento em mobilidade coletiva, incapacidade do do sistema pluvial de garantir segurança, etc. Eu só vejo o o novo modelo como algo que visa dar dinheiro para quem quer mais e tirar de quem pouco ou quase nada tem. Há uma zona periférica carente de atenção e desdobramento imobiliário, porém não dá mais dinheiro construir perto de um local lotado.

  • @sheilakracochansky7067
    @sheilakracochansky7067 Год назад +1

    agora sim @rauljusteloris, vamos então rever reforçr a monstruosidade desse plano diretor de SP? sabemos a urgência

  • @ricardogambaroto9216
    @ricardogambaroto9216 Год назад

    Cara, gostaria muito, mas muito mesmo que o exemplo de Vancouver coubesse para SP, porém SP já é um emaranhado de edifícios, diferentemente de Vancouver, e nossos vereadores (construtoras) querem adensar ainda mais cada pedacinho da cidade. O plano diretor já em vigor, contempla um determinado perímetro (m2) onde existe corredores de ônibus e metrôs para este adensamento, e isso é bom, pois permite o aumento de moradias onde há oferta de transporte público.

  • @dorivalbettoni464
    @dorivalbettoni464 Год назад +2

    Sempre achei que as chamadas comunidades dão uma aula de adensamento. Também acho que os proprietários de mansões ganham com essa proposta, ou similar, criando um mercado para seus imóveis. Em alto Pinheiros, há vários pequenos prédios próximos ao parque Villa Lobos, por exemplo, que mantém as características do local e ampliam o mercado da região.

    • @viniciusleonardo7799
      @viniciusleonardo7799 Год назад +1

      Vai ter o PIU Vila Leopoldina, que também vai aumentar a oferta de moradias (junto com os moradores de favelas do perímetro que serão realocados para novas moradias na mesma área) entre a CEAGESP e o Parque Villa Lobos

  • @claudiafujishiro1678
    @claudiafujishiro1678 Год назад +5

    Gostei da parte do vídeo em que mostrou um apartamento bem peculiar (p/ cat lovers)😂😂😂
    Brincadeiras à parte, no vídeo vc vê como as coisas fluem quando o interesse financeiro não se sobrepõe ao interesse coletivo. O maior problema de nosso país talvez esteja no péssimo hábito de querer levar vantagem ($$) em tudo! Sou formada em arquitetura e urbanismo, amo pensar na cidade mas, me desmotiva ver que anos e anos de estudo e pesquisa são desprezados quando o valor financeiro fala mais alto. Nada vai funcionar aqui se os políticos se vendem por tudo! Ano que vem tem eleição municipal, vamos nos valer disso para cobrar os vereadores. Ou eles fazem um trabalho decente ou não receberão nossos votos no ano que vem!

    • @vitordelima
      @vitordelima Год назад

      É quase contraditório um povo imbecil que gosta de levar vantagem em tudo amar se endividar (pagando juros, impostas e taxas) e pagar valores inflados nos imóveis onde moram.

    • @Carcaravoa
      @Carcaravoa Год назад +2

      ​@@vitordelimaSó discordo na questão desse custo assumido por nossa gente. Ninguém ama se endividar e pagar alto em tudo, na verdade o sistema é desenhado pra impor tal condição a você que não tem escolha... Na verdade até tem, mas pra viver escravo com pouca evolução material porém honesto em seu leito de morte...

    • @vitordelima
      @vitordelima Год назад

      @@Carcaravoa Em bairros nobres como o discutido no vídeo são sim os cagalhões que topam pagar qualquer preço absurdo em uma casa.

    • @Carcaravoa
      @Carcaravoa Год назад

      @@vitordelima Isso é gente fútil, mas não se engane eles sabem o que estão fazendo, são especuladores, corruptos e vassalos de marca maior. Eles querem é distância do povo em geral, até da classe-média alta se for possível...

  • @Alstintok
    @Alstintok Год назад

    Importante contribuição para o debate.

  • @leonardosantiago6679
    @leonardosantiago6679 Год назад +2

    6:30 - Aqui na Zona Norte a lição vai para Jardim França, Palmas do Tremembé, Jardim Virginia Bianca, Jardim Bibi, Jardim Leonor Mendes de Barros, Entre Serras, Vila Irmãos Arnoni. Deveria se fazer algo como na Parada Inglesa e no Tucuruvi que tem apartamentos de 2 ou 3 quartos com metragens de 50m² a 133m² e muitos sobrados em lotes de aproximadamente 5x25, além da variada área comercial. Espero que freiem esses lamentáveis studios de 25m² que só serve para morador sozinho ou para AirBnb impedindo a formação de famílias pequenas. O Brasil é um país rico e São Paulo é a principal cidade. A grande diferença nossa com Vancouver é a bagunça causada por interesses políticos.

  • @marcelobgr1949
    @marcelobgr1949 Год назад +2

    E sabem uma coisa que impede esse tipo de vizinhança no Brasil? Os planos diretores OBRIGAM um número mínimo de vagas de estacionamento. Além disso, as construtoras só constroem prédios com área gourmet, espaço pet, espaço kids, espaço bebê, espaço massagem, academia inútil, etc. O preço do condomínio vai nas alturas, para manter serviços que ninguém usa. Hoje, você não tem a liberdade de escolher viver num lugar bom e sem jogar dinheiro fora com coisas que você não quer.

    • @AnaPaula-ro6yo
      @AnaPaula-ro6yo Год назад

      É verdade, é procurar agulha no palheiro, só encontra esse perfil de prédio que atenda a sua finalidade de moradia e ponto apenas entre os prédios antigos.

  • @johnstempniak43
    @johnstempniak43 Год назад

    interessante a reportgem

  • @mirnahitomisato4225
    @mirnahitomisato4225 Год назад

    Falou tudo o que eu gostaria de ouvir.

  • @eduardoaraujo6504
    @eduardoaraujo6504 Год назад +2

    Mais um vídeo excelente.

  • @alexgoncalves629
    @alexgoncalves629 Год назад

    amo o seu conteúdo

  • @caitape20022
    @caitape20022 Год назад

    Floripa faz tempo liberou a construção de habitações multi familiares em toda a ilha e explodiu esse tipo junto com a especulação imobiliária

  • @marcomiro1017
    @marcomiro1017 Год назад

    a discussão parte de um cenário completamente diferente de São Paulo onde a cultura e a expiação das cidades não se tiveram como aqui.
    e um bom plano de referencia mas não pode ser seguido como base pois temos contextos sócias muito diferentes ... pro esse motivo devemos entender as necessidades na população para criar uma cidade realmente boa para a classe trabalhadora q a abita e que realmente faz ela se mexer

  • @antonioestender1027
    @antonioestender1027 Год назад +1

    Permitir construções no bairro do Pacaembu, por exemplo, não beneficiaria somente a seus proprietários, pois os terrenos se valorizariam e muito, temos bairros no "entorno" Mooca, parte da Bela Vista e Barra Funda que poderiam se revitalizados com mais obras e pessoas, ou o pensamento está equivocado?

  • @igorluiz9551
    @igorluiz9551 Год назад

    O que Vancouver procura é o que mais tem em Montreal, 6 plexes onde moram até 10 familias.

  • @camdidahhhhhhh
    @camdidahhhhhhh Год назад

    Aprendi sobre isso jogando Sim City, Raul

  • @FloraAmor
    @FloraAmor Год назад +1

    Essas casinhas germinadas, aqui no Brasil, em condomínios fechados, o vizinho escuta tudo que acontece ao lado, um do outro, até barulho de um pum!

  • @lauri7130
    @lauri7130 Год назад

    Vancouver tiene un área muy pequeña en km cuadrados, es muy densa ciudad

  • @thiagoteixeiraup
    @thiagoteixeiraup Год назад

    Vídeo sensacional. Parabéns!

  • @marcio78
    @marcio78 Год назад

    Aquí no Chile, na cidade de La Serena, onde eu moro existe um caso especial. Não se permite prédios de mais de 12 andares, é um caso único no país. Então, convivem muito bem casas e prédios baixos de3, 4 ou 5 andares. Pode-se dizer que temos o meio-termo muito extendido em muitos bairros da cidade. Só na beira mar é onde há mais altura.

  • @BrunoSR
    @BrunoSR Год назад

    Ótimo exemplo! Prédios de dois, três andares, no máximo seis andares -- nas avenidas principais. Mas estamos tão distantes disso em São Paulo... A ponto de estarmos destruindo predinhos como esses, integrados à cidade, para erguer torres gigantescas e muradas.
    O vídeo de Vancouver mostra bem como são o céu e a claridade com prédios baixos; é agradável andar em ruas assim. Bem diferente da escuridão e do céu recortado de bairros como o Centro ou Itaim. E agora essa paisagem grotesca está se espalhando pela cidade de maneira avassaladora.

  • @Carta7216
    @Carta7216 Год назад

    O melhor de viver numa casa é a sensação de liberdade e independência. O melhor de viver num apartamento é compartilhar algumas despesas. Quem vive numa casa e diz que não há condomínio não cuida do seu lar. Pintar, cuidar, renovar o verniz das madeiras, ver calhas e toda a manutenção de uma casa é uma despesa imensa. Um serviço de pintura de uma casa mediana passa de 40 mil reais. Tem o guarda da rua, sistema de alarme entre outras. Mas ainda vale a pena.

  • @mateuspereira4701
    @mateuspereira4701 Год назад +1

    Moro no Alto do Ipiranga, contei e estão sendo construídos mais de 30 prédios aqui!!!.
    Em cada rua que vc andar havera terrenos reservados, prédios sendo levantados ou finalizando a parte interna. Me pergunto quem irá morar nesses prédios

  • @FogoBr
    @FogoBr Год назад +4

    Eu ia comentar hoje pedindo pra você fazer um vídeo sobre o novo Plano Diretor de SP....
    Abro o youtube e vejo isso!! kkkkk

  • @rodrigoalvesdepaula5262
    @rodrigoalvesdepaula5262 Год назад +1

    Não sei como é em Sampa; mas, aqui no Interior, estamos vendo o surgimento dos "malls, ou seja, pequenos centrais comerciais junto aos condomínios verticais e abertos ao público em geral, com cafeteria, mercado, pet shop e farmácia. Em Sorocaba, há vários deles e é fantástico

    • @txazeirdlifezom8999
      @txazeirdlifezom8999 Год назад +1

      Mas é um lugar que é caminhável até chegar ou tem que ir de carro? Quase todas as cidades do interior de SP que conheci as pessoas dependem muito do carro.

    • @rodrigoalvesdepaula5262
      @rodrigoalvesdepaula5262 Год назад +1

      @@txazeirdlifezom8999 , no caso de Sorocaba, há alguns malls com acesso "caminhável", outros cujo acesso é possível só de carro, realmente

  • @anasantos9507
    @anasantos9507 Год назад

    Muito bom!

  • @jnetto
    @jnetto Год назад

    Fantástico!

  • @arqana86
    @arqana86 Год назад +1

    O ponto crítico que desmantela qualquer planejamento é a especulação imobiliária. Não tem condições pagar 10k o metro quadrado na cidade, pagar 300k pra viver num quartinho de hotel.

  • @alexandretsuyoshikikuchi958
    @alexandretsuyoshikikuchi958 Год назад +1

    Enquanto a localização for mais importante que a facilidade de deslocamento, teremos bairros que outrora foram familiares, hoje, se erguem edifícios gigantes com micro- mini apartamento de uso pro Airbnb, custando os olhos da cara, elevando o custo de vida dos antigos moradores. O processo de gentrificação está saltando aos olhos vistos.

  • @daniloteixeira7444
    @daniloteixeira7444 Год назад

    Tanto Singapura e China que são de modelos economicos inteiramente diferentes, populações diferentes, entre outras coisas, tiveram melhoria com adensamento populacional.

  • @GoulartSPbr
    @GoulartSPbr Год назад

    excelente

  • @bmudo
    @bmudo Год назад

    muito bom !

  • @crisdoapoloocometadourado1645
    @crisdoapoloocometadourado1645 Год назад

    Lamentavelmente, esse Plano Diretor aprovado recentemente na gestão do dito "gestor" Ricardo Nunes, foi a pá de cal para enterrar de vez com a história/cultura do que restou dos bairros da cidade de São Paulo; todas as regiões perderam sua identidade, seu charme. Diante do fato, acredito que muitos moradores irão mudar-se para outras cidades do Estado de São Paulo.

  • @joaofvmeireles
    @joaofvmeireles Год назад +2

    Mas esse modelo não é intere$$ante para as construtoras. E sem uma legislação que impere sobre projetos, vamos ter mais Morumbis sendo levantados aos poucos.

    • @vitordelima
      @vitordelima Год назад

      Parece o contrário, podem lucrar um monte com terrenos pequenos tanto por causa da maior densidade quanto a disparada de valor que isso pode causar.

  • @ro7even
    @ro7even Год назад +1

    Moro na chácara santo Antônio, aqui há vários prédios de 3 andares, e várias casas que eram dos antigos operarios das fábricas alemãs... O que está acontecendo aqui, uma verticalização completamente sem sentido. Prédios de 30 andares de alto padrão, exatamente o que aconteceu com campo belo. Meio termo é uma solução ideal pra sp. Aqui seria um excelente lugar para experimentar esse modelo, já que há vários prédios assim e mto espaço pra ventilar essa ideia

    • @musicdocat
      @musicdocat Год назад

      Eu era do Campo Belo e brincávamos nas ruas, os vizinhos se falavam, a padoca da esquina era visitada...ia à feira com o carrinho pelas ruas. Meo, que negócio ruim que ficou, adensa de gente pra cima, mas ninguém mais parece viver ali. Isolamento de tudo e de todos. Triste.

    • @ro7even
      @ro7even Год назад +1

      @@musicdocat é importante adensar mas um adensamento pra todos. Se é pra ter 40 andares que espalhamos copans, conjuntos nacionais pela cidade e não prédios mono classes. Acho as ideias de pequenos prédios para áreas com casas, mto melhores. Por exemplo A densidade de Berlim é mto maior, lá os prédios tem 5 andares no máximo, não tiram o sol de ng, um do lado do outro, com jardins em seus centros e ruas arborizadas. Comércio no térreo. Moram no mesmo prédio o funcionário da loja da Nívea e o diretor da ikea, o estudante brasileiro. Unidades para todos os tipos. Me parece que parte de uma solução de adensamento passa por pequenos prédios tb.

  • @sidneyteixeirajr
    @sidneyteixeirajr Год назад

    O que achei mais legal foi a Prefeitura local de Vancouver debater e argumentar. Aqui no Rio, por mais que tenham tido audiências públicas locais, ainda acho que podia ter algo mais amplo. De qualquer forma, é difícil...

  • @doutrinadorroxx5792
    @doutrinadorroxx5792 Год назад +1

    O assunto eh necessário e pertinente, porém, desculpe mas o exemplo de Vancouver está anos luz de uma realidade de uma metrópole como SP. Em SP o povoamento é extremamente denso, oposto ao que acontece no Canadá inteiro (mesmo em grandes cidades como a citada Vancouver…)

  • @namae-
    @namae- Год назад

    Ótimo vídeo como sempre

  • @simonebarros5786
    @simonebarros5786 Год назад

    👏👏👏

  • @pedrozm
    @pedrozm Год назад

    Não acho que esses predinhos com 6 unidades habitacionais sejam algo falta na cidade. Só andar pela periferia de classe média que é cheio desse tipo de projeto, tipo vilas com casas sobrepostas. Acho que a questão em SP é mais a mistura de tipos de uso das construções.

  • @veloso3726
    @veloso3726 Год назад

    Ótimo

  • @galvera
    @galvera Год назад

    Sempre excelentes vídeos. Deixo a sugestão de se atentar ao tom da comunicação e adotar uma abordagem mais política, um tom mais positivo em suas análises, que convide o outro lado para o debate. Assim garantimos que você não está falando apenas para quem quer ouvir, mas também pra quem nos queremos que mude de opinião! Abraços

  • @marciofonseca1859
    @marciofonseca1859 Год назад +1

    Infelizmente as construtoras brasileiras nao pensam na qualidade de vida do bairro, na largura da rua, ou no impacto do transito, antes de construir um enorme prédio.
    Será que alguém está se importando com isso, além dos moradores impactados?

  • @joaopedrodantas2147
    @joaopedrodantas2147 Год назад

    lembrando que são paulo é uma das maiores cidades do sendo a maior cidade das américas e uma das mais ricas também tendo um pib maior que muitos paises europeus, dinheiro não seria problema com um pib ppc (por paridade do poder de compra) na casa dos 433 bilhões de dólares

  • @rafaeldecamargo2197
    @rafaeldecamargo2197 Год назад

    Em Sao Paulo fica evidente essa falta de meio termo em bairros conhecidos como Brooklin, que antes era bairro classe média de casas, e de repente põe se a baixo e levanta prédios fazendo que que fique um bairro com ar de exclusivo e caro

  • @andandocommauromotozono5202
    @andandocommauromotozono5202 Год назад

    Bacana ! Abraços Raul !

  • @dantas4409
    @dantas4409 Год назад

    ja morei em Vancouver e era um inferno, para alugar ou comprar, se esse plano passar vai ser maravilhoso. A cidade é linda e segura na mior parte. Isso vai ajudar de mais so vai ficar faltando melhor o metro/trem

  • @WGHENSEV
    @WGHENSEV Год назад

    Não adianta melhorar as regras de construção enquanto existir essa imensa desigualdade social, na renda e educação.
    Enquanto poucos moram e apartamentos milionários a maioria mora em favelas ou minúsculos condomínios.
    Enquanto uns valorizam o silêncio e a limpeza, outros não se importam em produzirem altos ruídos. Poucos separam seu lixo reciclável, e não há respeito com as áreas verdes.

  • @arcadiano7
    @arcadiano7 Год назад

    Curitiba segue o mesmo conceito desde a década de 1970 com os eixos estruturais, nem precisa ir muito longe.

  • @txazeirdlifezom8999
    @txazeirdlifezom8999 Год назад

    O mais absurdo em SP não são exatamente os micro apartamentos, comum numa metrópole, sim o fato dos bairros super vertivalizados terem uma baixa densidade, tipo aquele espigão gigante no Tatuapé que fica perto do metrô com um ou dois apartamentos por andar.

  • @thebombshellmale
    @thebombshellmale Год назад +1

    A Penha está LARGADA as traças, única região da ZL que vem recebendo bons investimentos é na região do Tatuapé, que também sofre demais pelas ruas apertadas e transito caótico.

    • @sergiooliveira3557
      @sergiooliveira3557 Год назад

      É o único bairro da ZL onde há investimento no setor. Daí a dizer que são bons é no mínimo uma distorção da realidade.

  • @marivoz
    @marivoz Год назад

    Como moradora de Pinheiros, ver esses exemplos, dói muito ver o que estão fazendo com a cidade! Aqui é ainda mais gritante, numa mesma quadra são 11 "empreendimentos". E como não há nenhum tipo de estudo, dialogo com a população, só vão derrubando casas e os predinhos!!!! Cadê o retrofit??? isso tem que parar!!!

  • @marcosvieira6994
    @marcosvieira6994 Год назад

    Raul já viu o bairro planejado em Porto Belo SC? o Viva Park, daria um vídeo muito interessante. adoro os vídeos! 😉😉

    • @betosm3
      @betosm3 Год назад

      Um vídeo só pra falar mal rsrsrs

  • @alexandrinobruno
    @alexandrinobruno Год назад

    Valeu

  • @suelisouza8971
    @suelisouza8971 Год назад

    ..vancouver tem menos de 700mil habitantes .

  • @viktorsmith9921
    @viktorsmith9921 Год назад

    aulas!

  • @UhesleiFagundes
    @UhesleiFagundes Год назад

    Sinceramente, não vejo benefícios nessa mente onipotente pensar um plano diretor, até pq muitas vezes nem são seguidos e muitas vezes tem até atrapalhado a cidade de ter uma boa distribuição populacional

  • @shinodinhaa
    @shinodinhaa Год назад +1

    Não é isso que a revisão quer fazer com as casas do Jardins? De permitir mais de uma casa por lote, e que isso tem deixado os moradores atuais atenciosos porque pode diminuir o verde e criar condomínios fechados na região...

  • @yuri4062
    @yuri4062 Год назад

    Não só sp, todas as cidades brs é bagunça enorme, não tem planejamento nenhum