Considerar OBESIDADE como DOENÇA é GORDOFOBIA?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 25 окт 2024

Комментарии • 53

  • @GustavoLenciMarques
    @GustavoLenciMarques  2 года назад +5

    Teve um ótimo comentário sobre como as pessoas obesas sofrem na vida e como o médico abordar isso as vezes pode gerar desconforto. Não sei qual motivo ele está ocultado pelo RUclips. A pessoa que escreveu poderia repostar aqui?
    Gostaria de dizer que concordo totalmente com o que foi colocado e que geralmente eu abordo em consultorio a obesidade primeiro perguntando ao paciente o que ele entende como os fatores de risco que apresenta e conforme vou ganhando proximidade e empatia vamos abordando aos poucos...

    • @Juuh06
      @Juuh06 2 года назад +5

      Não lembro direito agora kk, mas tinha escrito alguma coisa assim...
      Que a principal bandeira do movimento pela aceitação do corpo não é dizer que obesidade não é doença e não está relacionada a fatores de risco (apesar de alguns afirmarem isso, o que é, de fato, negacionismo), mas dizer para as pessoas obesas que elas não são inferiores pelo formato do corpo (coisa que a sociedade sempre as ensinou que são), que podem e devem viver de forma livre e plena. Eu imagino que uma boa relação com o corpo possa trazer consequências positivas para a saúde, inclusive promover mudança de estilo de vida. Pessoas obesas estão desde sempre sendo humilhadas, isoladas e servindo de deboche, e quem faz isso também usa como arma o "você precisa perder peso". Por isso, algumas vezes, o médico abordar o peso da pessoa (mesmo que de uma maneira não preconceituosa e não desrespeitosa) pode ser interpretado como uma agressão por ela, porque o fato de ser obeso sempre foi usado como um mecanismo de violência, inferiorização (como se quando olham para ela, só enxergassem a obesidade, e não a pessoa que ela é). Por isso, mesmo o médico não tendo intenção de discriminar ou ser gordofóbico, a pessoa interpreta assim devido à carga social/emocional que ela traz consigo em relação a esse assunto. Por isso, acho essa questão da gordofobia médica tão complicada... Talvez a principal questão seja COMO abordar a obesidade de uma forma que, independentemente da sua história/relação com o seu corpo, a pessoa se sinta acolhida e respeitada e, claro, de uma forma que seja instituído um acompanhamento e tratamento que consiga ter um impacto positivo na saúde como um todo...
      Obs.: estou sempre receosa, pensando em como fazer esse tipo de abordagem e gostei da forma como o professor descreveu que faz. Obrigada!

    • @GustavoLenciMarques
      @GustavoLenciMarques  2 года назад +2

      Isso! Faço quase um "Spikes" vou de forma gradual.... Mas realmente tem muito médico que julga e vem com esses termos de que "não perde peso por que é preguiçoso" ou "não consegue se controlar", etc...

    • @paulaavila8505
      @paulaavila8505 2 года назад +1

      Concordo também. Só vale lembrar que existem duas grandes epidemias mundiais. Obesidade e depressão. Por isso validar a auto estima é importante mas respeitar a história do paciente também é.

  • @פאטריסיאפאטריסס
    @פאטריסיאפאטריסס 9 месяцев назад +1

    Claro, é bem mais fácil falar sobre emagrecer do que realmente fazer educação em saúde. É mais fácil e bemediocre tmbm....

  • @paulaavila8505
    @paulaavila8505 2 года назад +10

    Olá. Tenho um quadro de obesidade ll e recentemente desisti de uma cirurgia eletiva pela postura do médico em relação a isso. Ele literalmente me disse que não tentaria um procedimento menos invasivo pois alguem que não se preocupava em tentar melhorar não deveria ter problemas com o que é feito com o próprio corpo... Realmente minha preocupação foi tamanha que desisti... Dele. Por uma razão simples. Ele cria que era falta de vontade, iniciativa ou mesmo vergonha por não ter lido meu prontuário. Existem medicações que agregam peso independentemente da conduta do paciente. No meu caso, tive um acidente grave que me tomou anos de fisioterapia pra retornar a caminhar. Não tenho nada que endócrino possa tratar, nada que seja caso de bariátrica, tenho alimentação regrada, não bebo mas.... A única intervenção medica que poderia ajudar a resolver é exatamente a que atrasei um ano até achar uma medica que enxerga o conjunto da obra.

    • @GustavoLenciMarques
      @GustavoLenciMarques  2 года назад +4

      Infelizmente esse tipo de atitude não deve ser esperada de um médico. Nós não devemos julgar, devemos entender a dificuldade do paciente e guiar o melhor caminho! Sinto muito pela sua experiencia negativa!

  • @paulaavila8505
    @paulaavila8505 2 года назад +22

    Ambos os pontos são válidos. Acho que a militância pela auto estima é boa mas não pode ser negacionista. Falta algo de ambas as partes (sem generalizar) o bom senso de entender que obesidade é doença e o bom senso de entender que humilhar o paciente não faz ele se tratar.

    • @GustavoLenciMarques
      @GustavoLenciMarques  2 года назад +3

      Perfeito paula!

    • @cyntiabl
      @cyntiabl Год назад +1

      Vc foi sábia na tua colocação

    • @פאטריסיאפאטריסס
      @פאטריסיאפאטריסס 9 месяцев назад

      Muita coisa é doença e se os médicos abordassem o real problema, as coisas não seriam desta forma. Pq ela tem que emagrecer? Pq então a abordagem não é sobre cuidado com a saúde e não ficando em peso?

  • @raysa8238
    @raysa8238 Год назад +3

    "A exceção é o exemplo do burro"

    • @GustavoLenciMarques
      @GustavoLenciMarques  Год назад +1

      Pois é Raysa! Essa é uma frase do Bastter, ele utilizou ela inicialmente para falar de investimentos financeiros do tipo "Ah mas eu tive um primo que ficou rico com aposta de cavalo", isso é a exceção, usar ela para uma generalização é burrice. Eu que puxei isso para a saúde quando via gente dizer "como assim o cigarro faz mal?, meu vizinho fumou até os 95 anos", é a mesma coisa, a pessoa usa a exceção para validar uma coisa que não é verdade!

  • @luizfabianodealmeida6173
    @luizfabianodealmeida6173 2 года назад +12

    Antigamente ser obeso ou magro demais era preocupante, hoje esse tal meu corpo minhas regras fez com que a preocupação com a saúde ficasse de lado, mas quando a corda está no pescoço correm para o médico. Meu primo e gordo porque tem compulsão por comida mas não admite portanto não se trata.

    • @GustavoLenciMarques
      @GustavoLenciMarques  2 года назад +5

      Exatamente! Precisamos tratar obesidade como Doença! E isso não é "gordofobia".

    • @Rubiauc5mm
      @Rubiauc5mm 2 года назад

      Exatamente

    • @cyntiabl
      @cyntiabl 10 месяцев назад

      Esse negócio de meu corpo minhas regras é horrível

    • @PedroHenrique-yo4qs
      @PedroHenrique-yo4qs 8 месяцев назад

      ​@@cyntiabl ah é horrível???.
      O que é bom então?seu corpo ser subjugado por terceiros e padrões de beleza???.

  • @neuzaformigoni9589
    @neuzaformigoni9589 2 года назад +6

    Dr Gustavo ,eu gostei do vídeo falando sobre isso , muito importante a gente sabe a opinião de cada um vc foi claro sobre peso verdade tem muita pessoas que vem julgando sem saber o fator o porque está gordo , muito fatores causa sobre gordura .
    Obrigado por vc falar sobre isso

    • @GustavoLenciMarques
      @GustavoLenciMarques  2 года назад

      Muito obrigado pelo comentário Neuza! É isso mesmo, não podemos julgar mas temos que orientar!

  • @dutrand33
    @dutrand33 Год назад

    Muito bem colocado! Gostaria do link/doi do artigo citado no vídeo, não encontrei na descrição :/

    • @GustavoLenciMarques
      @GustavoLenciMarques  Год назад +1

      Desculpe Andressa! Segue o link! Vou fixar o comentário no topo!
      www.nature.com/articles/s41573-021-00337-8

    • @dutrand33
      @dutrand33 Год назад

      @@GustavoLenciMarques muito obrigada!

  • @willianevaccari
    @willianevaccari 8 месяцев назад

    Olá!
    Gostaria de saber se existe uma pessoa acima do peso que come pouco.
    Obrigada!

  • @emovelho
    @emovelho Год назад +1

    eu estou obeso por causa da depressão, mas eu sempre fui gordinho, mas agora eu engordei piorei minha parte psicológica.

  • @cyntiabl
    @cyntiabl Год назад

    Graças a Deus estou me livrando da obesidade.

  • @brunolandalcavassin8894
    @brunolandalcavassin8894 2 года назад

    Doc! Parabéns pelo conteúdo. Vemos isso diariamente.
    Poderia enviar o link do artigo da Nature?

  • @anacristinaschmidtdeolivei6731
    @anacristinaschmidtdeolivei6731 2 года назад

    Excelente Gustavo! Parabéns pelo conteúdo!

  • @kauaneveronica9149
    @kauaneveronica9149 2 года назад

    Tava ansiosa por esse vídeo 🙏 amei prof

    • @GustavoLenciMarques
      @GustavoLenciMarques  2 года назад

      Que bom que gostou!! Gravei esse vídeo tem um tempão, desde aquela vez que discuti sobre isso em visita, mas não tinha postado ainda! Até estava preocupado se ia gerar mt polemica!

  • @scherer8000
    @scherer8000 2 года назад

    Pra variar, ótimo conteúdo! Lucidez habitual.

  • @פאטריסיאפאטריסס
    @פאטריסיאפאטריסס 9 месяцев назад +1

    Pq ao invés de vc falar do peso, vc nao promove falando sobre :Tempo de qualidade, saude mental, consumo de ultraprocessados e de alimentos de origem animal que sao ricos em gordura saturada? A tua abordagem esta vem ruim, lamento por falar, mas este definitivamente não é o foco! Uma pessoa nao é doente por ser gorda, ela esta adoecida pela qualidade de vida. Pq vc acha que nos EUA grande parte da população tem problemas cardiovasculares? O consumo de ultraprocessados e alimentos de origem animal é gritante, o sedentariamo e gritante.
    Nao faz sentido focar toda esta energia em cima da pessoa gorda e NEGARRRRR L, SER BEGACIONISTA para nao xompreender como anda o comportamento de saide da população.
    Consumo de bebida alcoolica, tabagismo, sedentarismo, ansiedade, dupla jornada de trabalho, dor crônica (algo que esta apresentando um grande aumento nos últimos tempos e que leva a perda da funcionalidade, principalmente em mulheres e pessoas idosas), falta de acesso a atividade fisica e ate mesmo a hostolodade vivenciada em espaços de academia que deveriam promover saúde, transtornos alimentares, falta de tato na hora de um profissional abordar sobre tudo isso com os pacientes. tem paciente que ja chega falando do quanto o corpo dele está gordo, antes mesmo de eu começar a conversar com ele, eles se sente culpado e ja vem se justificando... Vamos parar de ser idiotas e olhar para o real problema! Tem médico que manda gente de 60 e poucos anos fazer bariátrica, coloca a pessoa em uma condição cronica de subnutrição e disfagia.... Acho que muitos profissionais de saude estão ficando doentea, pois esta hipocrisia toda é uma doença.
    É mais fácil falar apenas : emagreça e acreditar que já está fazendo a tua parte, mas tmbm é bem medíocre 😉

  • @FrancivaniaFirmino-xg4qd
    @FrancivaniaFirmino-xg4qd 10 месяцев назад

    Olha eu só Fran civania dásilva firmino eu tomo remédio com trolandos eu sodia. Betico. Queria trata minha. Mente.pos eu como assim semquere . gostaria detrata minha. Mente

  • @jrsuch
    @jrsuch 2 года назад

    excelente!