[ACESSÍVEL EM LIBRAS] Entrevista com a artista visual Aline Motta

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 23 авг 2024
  • Em março de 2023, a artista visual Aline Motta esteve na Pinacoteca do Ceará para ministrar o curso "A água é uma máquina do tempo", mesmo título do livro lançado por ela numa leitura performativa. Nesta entrevista, a carioca refletiu sobre sua pesquisa artística, que transita entre palavra e a imagem, arquivo e fabulação, fundindo o poético e o documental.
    Neste 25 de julho, em que se celebra o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, além do Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, a Pinacoteca homenageia um dos principais nomes da arte contemporânea brasileira e exalta a importância de seu trabalho.
    SOBRE A ARTISTA
    Aline Motta nasceu em Niterói (RJ), em 1974, e mora em São Paulo. Combina diferentes técnicas e práticas artísticas em seu trabalho, como fotografia, vídeo, instalação, performance e colagem. De modo crítico, suas obras reconfiguram memórias, em especial as afro-atlânticas, e constroem novas narrativas que invocam uma ideia não linear do tempo. Foi contemplada com o Programa Rumos Itaú Cultural 2015/2016, com a Bolsa ZUM de Fotografia do Instituto Moreira Salles 2018 e com 7º Prêmio Indústria Nacional Marcantonio
    Vilaça 2019. Recentemente participou de exposições importantes como "Histórias Feministas, artistas depois de 2000" - MASP, “Histórias Afro-Atlânticas” - MASP/Tomie Ohtake, "Cuando cambia el mundo" - Centro Cultural Kirchner, Buenos Aires, Argentina e "Pensar tudo de nuevo" - Les Rencontres de la Photographie, Arles, França. Abriu sua exposição individual "Aline Motta: memória, viagem e água" no MAR/Museu de Arte do Rio em 2020. Em 2021 exibiu seus trabalhos em vídeo no New Museum (NY) no programa "Screen Series". Em 2022 lançou seu primeiro livro, "A água é uma máquina do tempo", pelas editoras Fósforo e Luna Parque Edições e abriu exposição individual no átrio do Sesc Belenzinho.
    SOBRE A PINACOTECA
    A Pinacoteca do Ceará é um museu integrante da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult -­ CE). Tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção de arte do Governo do Estado, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não-governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas.
    Siga nossas redes sociais:
    Facebook e Instagram: @pinacotecadoceara

Комментарии •