O cálculo que o Galego fez das horas considera que programamos 8h por dia, coisa que é bem improvável em um dia normal de trabalho... Sendo assim, se for aplicar 10 mil realmente programando, é muita coisa...
@@rianbreno134 faltou mesmo, totalmente. A pessoa ali que programa faz 15 anos provavelmente bateu 10.000 recentemente, ou ta chegando perto. Eu falei que eu devo ter, mas pensado bem não tenho não. Eu programo desde 2014, mas a média não é 8h por dia TODOS os dias uteis por mes, é beeem menos.
Não vi o vídeo, mas fiz o cálculo aqui. Eu PROGRAMO (escrever código), em média, no máximo 2 horas por dia. Claro que há exceções e empresas que trabalhei que tinham um ou outra dinâmica, horas extras etc, e levando isso em consideração, em 10 anos de carreira, eu programei 5 mil e 200 horas... ajustando para cima, talvez umas 6 mil horas. 10 mil horas CODANDO é tempo pra caramba... haha Acho que vou demorar mais uns 10 anos ainda pra codar mais 5 mil horas. Edit: Terminei o vídeo e concordo tudo que o autor disse, mas não se cobrem disso de horas, principalmente os mais novos. Mais horas codando não tem a ver se você é ou não um programador bom... na verdade é o contrário. Se você precisa de 8 horas para uma feature funcional e alguém fez a mesma feature funcional em 2, essa pessoa tem um nível de desenvolvimento acima do seu. Então, ao longo da carreira, foque em fazer mais em menos tempo, em otimizar suas soluções, abstrair melhor e escrever apenas quando você já tiver certeza da solução.
se 10k de horas deixasse alguem no topo eu agora era senior do senior. começei a programar no começo da minha adolescencia e naquela época assim como muitos eu não tinha nada pra fazer e como eu gostava de programar gastava meu tempo só programando teve meses que eu passei mais de 17 horas por dia (na escola tinha aqueles chromebook e eu só dormia 3 horas) se for isso acho que posso me considerar alan turing. mas falando um pouco mais sério agora quantidades de horas pouco importa para muitas coisas e uma dessas é a area da computação tu pode passar 10 mil horas programando e saber menos ser menos eficiente e ter uma elaboração menor de algoritmos do que alguem que gastou 1000 horas programando MAS fez cada hora vale a pena, pesquisou conceito implementou pesquisou repo no github, olhou code, perguntou pro pessoal mais senior, treinou lógica, matemática, mexeu em 8 linguagens diferentes foi em diversas áreas da computação leu um monte video um monte de videos e o mesmo se aplica pra muitas áreas.
Lembrando que puramente programar, não é prática deliberada. Prática deliberada, é você identificar os pontos que você é fraco e treina-los. Se você "pratica" algo que não trás dificuldades/ja conhece, não é prática deliberada. Eu gosto de usar Flashcards(Anki). Pego algo pra estudar, crio Decks e Sub-decks por tópicos e faço alguns flashcards, com desafios. Exemplo, queria aprender um pouco de shell script, criei uns 3 ou 4 flashcards com desafios. Na resposta coloco a solução. O anki me da de tempo em tempo os cartões que devo fazer. Se eu errar, vejo a resposta correta, repito e no dia seguinte terei que refazer... Se acertar, verei novamente este cartão alguns dias pra frente. Isso é prática deliberada + repetição espaçada + active recall na veia. MAS..... da trabalho, é custoso. Estou pensando em estudar estrutura de dados e algoritmos, acho que é um gap no meu conhecimento. Pretendo fazer alguns flashcards pra memorizar alguns algoritmos.
Ontem eu vi isso na faculdade. Tem um estudo que aponta que a partir de 10.000 horas de dedicação em algo, a pessoa pode ser chamada de "expert" naquilo.
Se realmente for 10 mil horas de prática deliberada é muita coisa. Não é só 10 mil horas fazendo algo que gosta ou domina, são 10 mil horas buscando melhorar onde tem mais dificuldade
Uma coisa que eu discordo ai é o uso das features acho que se aquilo puder melhorar o código que voce esta fazendo voce deveria usar não importa se em outras linguagens essa feature não existe é assim que linguagens evoluem e tu tem que aproveitar o que a linguagem tem de bom para oferecer. Sem falar que normalmente são coisas bem simples o bagulho do python por exemplo eu poderia resolver perguntando pro gpt "o q é um else que vem depois do for no python" ou falando aqui de java um recurso que não é bom porque atrapalha a leitura mas pode ser util as vezes é fazer uma atribuição dentro de um if e outras estruturas tbm voce pode fazer tipo: if((x=55)==55){} eu acho que isso até deve ter em outras linguagens o C provavelmente tem mas é algo estranho para muitos devs mas se voce decidir que isso é melhor do que fazer a atribuição fora ou sei la (não sei em que momento voce precisaria usar disso) é um recurso que ta ai.
Cara, mas ter que perguntar ao chatgpt algo que poderia só ser entendido por usar um nome bom. Nós temos que tentar sempre seguir um padrão, isso poderia ser uma feature útil da linguagem, mas desse jeito só atrapalha mesmo.
@@hokageofc774 a não, nome pode esta errado mesmo, eu também não achei adequeado aquele nome else mas, a feature em si ta la e pode usar não vai explodi a codebase porque a lang tem aquela feature.
Para que eu possa aprender a escrever código performático em auto nível, como por exemplo, escrever código com algoritmo quick sort de modo a não alocar memória com gpt fez, tem alguma dica, livro, algo??
Comentário totalmente aleatório só pra engajar mesmo. Seguinte, preciso me organizar melhor aqui, sentei pra tenta copiar um código, mas ai esqueci a porta aberta, minha gata veio, pulo na mesa e deito no teclado, ai perdi o foco né, fofura ali na minha frente querendo escovar o pelo, blz, dai peguei um café e fui tentar novamente, só que na primeira linha meu filho acordo, tem 1 aninho, e minha esposa estava ocupada, então precisei dar uma pausa para dar atenção e cuidar dele, show ai depois de 1h minha esposa acabou o serviço dela e sentei pra escrever novamente, mas ai veio minha filha mais velha, querendo que eu jogasse com ela só 1 partidinha de Roblox, vai la eu mais 1h, fui ver ja é 22:15, ai fazer o que, vim tomar bronca do Galego e agora vo dormir pra trampa cedo amanhã, kkkkk. Acho que vo ter que por uns limite e organizar meu tempo aqui, só sentar e escrever código num ta dando não kkkkkk.
Vou te falar, eu conheço programadores que devem ter mais que isso e usam conexão ssh ao invés de git porque dizem que github não é rápido, ou melhor, não tem teste, eles codam tudo a mesma coisa e fazem deploy do código de quem tem menos bug. 10 mil horas bem aproveitadas te jogam para outro nível, se não for, pode ser que piore sua situação, faça você achar que está certo porque coda há muito tempo, mas na realidade você só parou no tempo.
Parabéns pelo conteúdo! Seria bacana um vídeo sobre comportamental/emocional de desenvolvedor, e problemas frequentes (e caminhos pra resolver), como Sindrome do impostor, procrastinação, se sentir perdido, etc etc...
Não seria bacana não. Já tá cheio de conteúdo assim no RUclips, a melhor parte do canal do Galego é que ele foca em conteúdo técnico sério e útil. Se quiser esse lixo coach, vai no canal do Deschamps.
@@kuryart4586 eh isso é verdade mesmo, melhor até se afastar desse chorume todo ai.. ou "não estou conseguindo vaga ou salários ruins".. melhor nem falar disso ai..
@@kuryart4586 não considero lixo coach, pois sindrome do impostor é um problema real e frequente na área de dev. Se você não passou por isso, parabéns, mas muitos passam, e isso é talvez até mais importante que conhecimento tecnico puro, pois um cara com baixo conhecimento e alta auto-confiança passa na frente do oposto.
Galego, sobre o Prisma para Python, o que vc tá achando? Achei a proposta bem legal. Porém a forma que é executado por debaixo dos panos não, ao menos no Python. No JS é excelente porque é usada a napi (bridge rust para js). Tipo: O Prisma criar um server http para receber e retornar coisas do banco, para consultas pequenas é bem bom. Porém quando tentamos fazer algo com mais linhas, demora muito. Eu gosto da ideia de ORM e tals, porém com exceção do Django ORM, quase todo ORM para Python tem algum problema ou é estranho. Qual sua opnião sobre isso?
Não acho uma escolha tão boa não. Prisma é basicamente feito pra TS/JS. Me parece pouco maduro o client em python. Mas não sei o que recomendar em termos de ORM pra python
Estou com 1min30seg de video e o que o Augusto já disse o que nem 30% dos devs sabem disso. Ler código bom faz uma diferença muito grande no quao bem voce coda KKK
Nem de longe você passa 8 horas por dia programando, sobre as semanas, geralmente pegamos 30 dias de férias, ou seja menos 4.2 semanas em um ano, conclusão, ao meu ver, não, você não irá conseguir bater 10.000 horas de programação em 5 anos.
Ninguém passa 8 horas por dia programando, isso é impossível (fora exceções). Se o trabalho do programador fosse APENAS CODAR, seria o trabalho mais fácil do mundo. KKKK pena que não é.
O cálculo que o Galego fez das horas considera que programamos 8h por dia, coisa que é bem improvável em um dia normal de trabalho... Sendo assim, se for aplicar 10 mil realmente programando, é muita coisa...
@@rianbreno134 faltou mesmo, totalmente. A pessoa ali que programa faz 15 anos provavelmente bateu 10.000 recentemente, ou ta chegando perto.
Eu falei que eu devo ter, mas pensado bem não tenho não.
Eu programo desde 2014, mas a média não é 8h por dia TODOS os dias uteis por mes, é beeem menos.
Velho, hoje eu aprendo Quick sort só por causa dos seus vídeos
11:42 WET > DRY (write everything twice)
Belo suéter Augusto, gostei muito. E sobre o conteúdo, qualidade excelente como sempre.
9:10 isso aconteceu porque o Chat guardou em sua memória essa pergunta que você já tinha feito
Conteúdo top demais como sempre Galego! Valeuu
Testes verdes? aqui a gente testa em produção, é mais rápido 🔥👹
TDD - teste depois do deploy
Estilo Cloudflare
o cliente é o melhor tester
Aí é macho 😂
Não vi o vídeo, mas fiz o cálculo aqui.
Eu PROGRAMO (escrever código), em média, no máximo 2 horas por dia.
Claro que há exceções e empresas que trabalhei que tinham um ou outra dinâmica, horas extras etc, e levando isso em consideração, em 10 anos de carreira, eu programei 5 mil e 200 horas... ajustando para cima, talvez umas 6 mil horas.
10 mil horas CODANDO é tempo pra caramba... haha
Acho que vou demorar mais uns 10 anos ainda pra codar mais 5 mil horas.
Edit:
Terminei o vídeo e concordo tudo que o autor disse, mas não se cobrem disso de horas, principalmente os mais novos.
Mais horas codando não tem a ver se você é ou não um programador bom... na verdade é o contrário.
Se você precisa de 8 horas para uma feature funcional e alguém fez a mesma feature funcional em 2, essa pessoa tem um nível de desenvolvimento acima do seu.
Então, ao longo da carreira, foque em fazer mais em menos tempo, em otimizar suas soluções, abstrair melhor e escrever apenas quando você já tiver certeza da solução.
se 10k de horas deixasse alguem no topo eu agora era senior do senior.
começei a programar no começo da minha adolescencia e naquela época assim como muitos eu não tinha nada pra fazer e como eu gostava de programar gastava meu tempo só programando teve meses que eu passei mais de 17 horas por dia (na escola tinha aqueles chromebook e eu só dormia 3 horas) se for isso acho que posso me considerar alan turing.
mas falando um pouco mais sério agora quantidades de horas pouco importa para muitas coisas e uma dessas é a area da computação tu pode passar 10 mil horas programando e saber menos ser menos eficiente e ter uma elaboração menor de algoritmos do que alguem que gastou 1000 horas programando MAS fez cada hora vale a pena, pesquisou conceito implementou pesquisou repo no github, olhou code, perguntou pro pessoal mais senior, treinou lógica, matemática, mexeu em 8 linguagens diferentes foi em diversas áreas da computação leu um monte video um monte de videos e o mesmo se aplica pra muitas áreas.
15:03 principalmente se o bloco tiver mais de 10 linhas pra cada bloco!
Existe a possibilidade do seu curso na Udemy algum dia ter desconto? Obrigado pelo vídeo, ótimo conteúdo!
Lembrando que puramente programar, não é prática deliberada.
Prática deliberada, é você identificar os pontos que você é fraco e treina-los.
Se você "pratica" algo que não trás dificuldades/ja conhece, não é prática deliberada.
Eu gosto de usar Flashcards(Anki). Pego algo pra estudar, crio Decks e Sub-decks por tópicos e faço alguns flashcards, com desafios.
Exemplo, queria aprender um pouco de shell script, criei uns 3 ou 4 flashcards com desafios. Na resposta coloco a solução.
O anki me da de tempo em tempo os cartões que devo fazer. Se eu errar, vejo a resposta correta, repito e no dia seguinte terei que refazer... Se acertar, verei novamente este cartão alguns dias pra frente. Isso é prática deliberada + repetição espaçada + active recall na veia. MAS..... da trabalho, é custoso.
Estou pensando em estudar estrutura de dados e algoritmos, acho que é um gap no meu conhecimento. Pretendo fazer alguns flashcards pra memorizar alguns algoritmos.
Qual eh esse tipo de cartao que te da o tempo?
'voce deveria ter vergonha de nao saber' kkkkkk ri muito kkk
Galego gravou vídeo sem pentear o cabelo, já ganhou meu respeito incontestável
Além do Snyk e sonarQube, conhece mais ferramentas com planos gratuitos?
Tem cupom para o curso?
Ontem eu vi isso na faculdade. Tem um estudo que aponta que a partir de 10.000 horas de dedicação em algo, a pessoa pode ser chamada de "expert" naquilo.
o que voce acha que um backend deve saber pra trabalhar na area ? to meio perdido nos estudos to estudando Python/Java
09:02 O GPT escreveu a melhor implementado porque já estava salvo na memória dele que você prefere essa kkkk
Comprei o curso desse fera 😎
Se realmente for 10 mil horas de prática deliberada é muita coisa. Não é só 10 mil horas fazendo algo que gosta ou domina, são 10 mil horas buscando melhorar onde tem mais dificuldade
Uma coisa que eu discordo ai é o uso das features acho que se aquilo puder melhorar o código que voce esta fazendo voce deveria usar não importa se em outras linguagens essa feature não existe é assim que linguagens evoluem e tu tem que aproveitar o que a linguagem tem de bom para oferecer.
Sem falar que normalmente são coisas bem simples o bagulho do python por exemplo eu poderia resolver perguntando pro gpt "o q é um else que vem depois do for no python" ou falando aqui de java um recurso que não é bom porque atrapalha a leitura mas pode ser util as vezes é fazer uma atribuição dentro de um if e outras estruturas tbm voce pode fazer tipo:
if((x=55)==55){}
eu acho que isso até deve ter em outras linguagens o C provavelmente tem mas é algo estranho para muitos devs mas se voce decidir que isso é melhor do que fazer a atribuição fora ou sei la (não sei em que momento voce precisaria usar disso) é um recurso que ta ai.
Cara, mas ter que perguntar ao chatgpt algo que poderia só ser entendido por usar um nome bom. Nós temos que tentar sempre seguir um padrão, isso poderia ser uma feature útil da linguagem, mas desse jeito só atrapalha mesmo.
@@hokageofc774 a não, nome pode esta errado mesmo, eu também não achei adequeado aquele nome else mas, a feature em si ta la e pode usar não vai explodi a codebase porque a lang tem aquela feature.
@@miguellopes9177 Sim.
15:55 quando eu digo que python faz "anti-pattern sugar" ainda me criticam
Para que eu possa aprender a escrever código performático em auto nível, como por exemplo, escrever código com algoritmo quick sort de modo a não alocar memória com gpt fez, tem alguma dica, livro, algo??
Comentário totalmente aleatório só pra engajar mesmo.
Seguinte, preciso me organizar melhor aqui, sentei pra tenta copiar um código, mas ai esqueci a porta aberta, minha gata veio, pulo na mesa e deito no teclado, ai perdi o foco né, fofura ali na minha frente querendo escovar o pelo, blz, dai peguei um café e fui tentar novamente, só que na primeira linha meu filho acordo, tem 1 aninho, e minha esposa estava ocupada, então precisei dar uma pausa para dar atenção e cuidar dele, show ai depois de 1h minha esposa acabou o serviço dela e sentei pra escrever novamente, mas ai veio minha filha mais velha, querendo que eu jogasse com ela só 1 partidinha de Roblox, vai la eu mais 1h, fui ver ja é 22:15, ai fazer o que, vim tomar bronca do Galego e agora vo dormir pra trampa cedo amanhã, kkkkk.
Acho que vo ter que por uns limite e organizar meu tempo aqui, só sentar e escrever código num ta dando não kkkkkk.
me inscrevi pelo sueter maneiro.
Vou te falar, eu conheço programadores que devem ter mais que isso e usam conexão ssh ao invés de git porque dizem que github não é rápido, ou melhor, não tem teste, eles codam tudo a mesma coisa e fazem deploy do código de quem tem menos bug. 10 mil horas bem aproveitadas te jogam para outro nível, se não for, pode ser que piore sua situação, faça você achar que está certo porque coda há muito tempo, mas na realidade você só parou no tempo.
Esse negócio das 10 mil horas fica nítido e visível em jogadores profissionais de Esportes Eletrônicos.
Parabéns pelo conteúdo! Seria bacana um vídeo sobre comportamental/emocional de desenvolvedor, e problemas frequentes (e caminhos pra resolver), como Sindrome do impostor, procrastinação, se sentir perdido, etc etc...
Não seria bacana não. Já tá cheio de conteúdo assim no RUclips, a melhor parte do canal do Galego é que ele foca em conteúdo técnico sério e útil. Se quiser esse lixo coach, vai no canal do Deschamps.
@@kuryart4586 eh isso é verdade mesmo, melhor até se afastar desse chorume todo ai.. ou "não estou conseguindo vaga ou salários ruins".. melhor nem falar disso ai..
@@kuryart4586 não considero lixo coach, pois sindrome do impostor é um problema real e frequente na área de dev. Se você não passou por isso, parabéns, mas muitos passam, e isso é talvez até mais importante que conhecimento tecnico puro, pois um cara com baixo conhecimento e alta auto-confiança passa na frente do oposto.
Galego, sobre o Prisma para Python, o que vc tá achando?
Achei a proposta bem legal.
Porém a forma que é executado por debaixo dos panos não, ao menos no Python. No JS é excelente porque é usada a napi (bridge rust para js).
Tipo: O Prisma criar um server http para receber e retornar coisas do banco, para consultas pequenas é bem bom. Porém quando tentamos fazer algo com mais linhas, demora muito.
Eu gosto da ideia de ORM e tals, porém com exceção do Django ORM, quase todo ORM para Python tem algum problema ou é estranho.
Qual sua opnião sobre isso?
Não acho uma escolha tão boa não. Prisma é basicamente feito pra TS/JS. Me parece pouco maduro o client em python. Mas não sei o que recomendar em termos de ORM pra python
Se queres ORM em python confere SqlAlchemy é uma database toolbox com um ORM que podemos dizer que está no estado da arte dos ORM.
Tu não precisa configurar ambiente linux do 0, ArcoLinux está ai para isso!
conteúdo premium
coloca teu curso em promo amigão
E eu não sabia mesmo que dava pra usar else com for
Estou com 1min30seg de video e o que o Augusto já disse o que nem 30% dos devs sabem disso. Ler código bom faz uma diferença muito grande no quao bem voce coda KKK
eu já joguei lol por 10k de horas e ainda to bronze.
O suéter tirou o meu foco
Ambiente de teste é só pra quem não se garante
tenho 4k de horas só de lol e nem e o unico jogo q eu jogo 😎😎
eu ia escrever esse mesmo comentário kkkk, provavelmente devo ter 10k de horas de lol facil, e mesmo assim n me tornei pro player :)
@@matheusfellipe904 eu sou é low elo ainda por cima
@@RyKajiOji Eu n jogo ranked tem um bom tempo, só entro final de semana pra jogar aram com a minha esposa e uns amigos
Falou mal do arch! 😱
um vendedor de curso, mas que não mente, kkkk, se a moda péééga!
Pera, tem gente que realmente usa is-odd em prod?
A lib é literalmente uma piada
Nem de longe você passa 8 horas por dia programando, sobre as semanas, geralmente pegamos 30 dias de férias, ou seja menos 4.2 semanas em um ano, conclusão, ao meu ver, não, você não irá conseguir bater 10.000 horas de programação em 5 anos.
Ninguém passa 8 horas por dia programando, isso é impossível (fora exceções).
Se o trabalho do programador fosse APENAS CODAR, seria o trabalho mais fácil do mundo. KKKK pena que não é.