GALO PRESSIONA IAN DO PORQUE NÃO SE ORGANIZAR DENTRO DE UM PARTIDO - Cortes Az Ideias Podcast
HTML-код
- Опубликовано: 7 фев 2025
- ASSISTA O EPISÓDIO COMPLETO
• IAN NEVES & HUMBERTO M...
---------
REDES DO AZ IDEIAS:
Instagram
/ azideiaspodcast
Twitter
/ ideiasaz
FACEBOOK
/ podcastazideias
#cortespodcast #partido #revolucao
Boato: "A GRANDE TRETA ENTRE GALO, CHAVOSO, HUMBERTO E IAN!!!! É A ESQUERDA SE MATANDO AO VIVO!!!"
Realidade: Questionamentos, diálogo, compreensão, construção de pontes.
Precisamos de mais tretas assim...
parece crianças brincando de : Eu sou Comunista! RadiCaLizeeeei .... Nunca passará disso kkkkk
@@Lithium... Ouviu com o rabo, fera?
@@minvictor foi sim gordao
essas TRETAS eu quero mais, precisamos delas pra ont3em
Papo phoda! Um completa o outro.
“Comunista na quebrada é alienígena”
Alguém avisa o galo que comunista é alienígena em praticamente a sociedade toda.
é tão realista sobre as vidas que os burgues criador da matrix tem que atacar com a pior/qlqr for das narrativas mentirosas
@@pyxesghost1426Narrativa????,N precisa,é so ir para Ucrania e ver oque o Stalizinho fez,E no momento que vcs falam de golpe de estado e Matar burgueses vcs são Só Vândalos sem democracia
Papo reto kkkkkk
nah, é só um cara tão alienado quanto qualquer outro que acredita em uma utopia impossivel de se alcançar, ao mesmo tempo que ignora TUDO que possa fazer o sujeitocair numa dissonancia cognitiva
não deixa de ser alienigena@@MarceloBBorba
Isso é um debate construtivo. Se alguém não entendeu que foi algo que engrandeceu, vê de novo.
Não existem 'dois times' aí, o objetivo é o mesmo
Revolução no Brasil é pura fantasia. As condições de trabalho nao sao precarias o suficiente para que haja indignação a ponto de querer pegar em armas e tomar os meios de produção. Essa turma ai sao todos uns bobos
Eu vi uns outros cortes desse episódio e achei muito legal o Paulo galo confrontando o Ian
Construtivo so se o povo se beneficiar. Depende do ponto de vista. Galera da esquerda comecar a pegar em armas e ir cacar direitista por uma tomada armada do estado nao eh muito vantajoso.
Eu nao acho que o objetivo seja o mesmo. Nao era na revolucao Francesa, nao foi nunca em revolucao nenhuma. Sao 8 bilhoes de objetivos. Conseguir alinhar 1 ideia eh dificil... Imagina uma ideologia ou sistema inteiro.
O Ian e o Humebrto acham que eles estao certos acima de tudo - nao tem como engrandecer alguem que ja acha que sabe de tudo. Falta humanidade.
ruclips.net/video/PqBJDxzfuRQ/видео.html
Engrandeceu quem? Pq aposto que nenhum deles mudaram seus posicionamentos e opiniões kkkkkk. E o público a mesma coisa, pq cada um vai defender um dos lados. Inclusive, vc já está defendendo um dos lados, consciente ou não.
Mas acho que o pre-requisito é ser marmanjo criado pela mae. kkkkkkkkkkk vocês são piada pronta.
As pessoas criticam o Galo e o cara so esta tentando fazer o programa ser compreendido pelo público. O cara vai e me lança a palavra "capilaridade" e só se explica quando questionado. Parabéns Galo!
Se Putin invadiu a Ucrânia foi pelos russos que vivem em Japorijia , Lurransky , Donetsky , Crimea ...não para massacrar inocentes como Netaniahu .
O povo evangélico não sabe que Jesus nasceu em Bait Laim ou Belem ( casa do pão ) na Palestina . Jesus nasceu palestino filho de judeus .
Há muito racismo em Israel , até mesmo com os Falashas que são judeus negros que vieram da Etiópia . Mas outros povos estrangeiros também sofrem discriminação .
muito difícil entender o significado de capilaridade.
@@hhhandr para você pode ser fácil
Tem a forma que noiz fala e a forma que noiz entende, é isso cara 👏👏👏 O programa foi ideia de mil grau
Que papo firmeza, pra frente, mano. Eu não conhecia ninguém aí, mas gostei muito. Ganharam inscrito.
Que bonitinho a soberba do Galo... Parabéns.
O loco mó diálogo pesado... Mto bom.. ai os questionamentos do galo devem ser respondidos, faz todo sentido.. parabéns para todoss
mano, melhor entrevista que eu já vi, vcs tão de muito parabéns. eu me senti muito representado pelas perguntas que vcs fizeram aos professores
A arrogância dos paulistanos e cariocas é quase onipresente nos discursos. É impressionante como um favelado paulistano/carioca (periferia do centro) desconhece em absoluto a realidade brasileira. Somos um país com 5.500 municípios (só em Minas são 850, sendo BH a única cidade grande de fato) e esse discurso acha que pobreza é necessariamente sinônimo de pretitude e favela. Ao invés de todos conhecermos as favelas, como sempre falam, os lacradores de plantão precisam andar pelo interior do Brasil (pequenas cidades de Minas, do RS, do MT, tribos indígenas, povos ribeirinhos, periferias de casas de pau a pique de Teresina) pra ter uma visão menos deturpada do Brasil e da pobreza do Brasil. Sou da periferia de uma cidade interiorana de Minas e não me identifico nenhum pouco com essa esquerda identitária e lacradora, mas acho de suma importância os levantamentos de um Humberto e um Ian, por exemplo.
Você tem que entender que quanto mais desenvolvida uma cidade é (como São Paulo e Rio de Janeiro) mais estresse/depressão ela causa, devido a aumento de violência, tráfego de drogas e outras coisas que faz você ter mais ansiedade e desencadear os sintomas que mencionei. De fato todas as favelas/periferia do Brasil são importantes, por isso que tem que unir, por mais que você não tenha os mesmo problemas de outros lugares, você sabe que no final todos estão na pobreza e dificuldades do dia a dia por causa do sistema
A esquerda depende de SP e Rio pra existir
Esse Galo mete o loko as vezes 😂😂😂😂 cristalizou uma ideia na cabeca e nao sai dessa
Essa ideia é a fundamental, construtiva .
@@flavioalvesalcala9416 que ideia? De que alguém é boy pq mora num ape financiado em 30 anos?
@@p_moreno Você tirou do cu essa informação kkkkkkkk
o galo literalmente fez discurso dia 9 de janeiro falando sobre a união da classe trabalhadora do lado do boulos membros playboys do PSOL kkkkkkkkkkkk
@@JorgefromtheO firmeza, irmão... mas que estética é essa? Pelo menos aqui na Zona Noroeste, na Baixada, quebrada onde moro, tem vários tipos de estética, inclusive uns mlk branquinho igual o mano qye ele tá falando, mas que é pobre fudido igual nois, e essa estética chavoso não conversa com os caras... então ele está atrás de uma estética revolucionária de fato ou só criar mais um gueto social e mais um identitsrismo barato? Na moral mesmo
@@p_moreno A Forma de falar meu irmão, estética não é só a forma de se vestir mas também suas referências e a forma de se comportar, qualquer branco da quebrada está antenado nos gêneros musicais qye fazem sucesso como funk por exemplo, ja o Humberto ja mencionou em varias lives que não é interado no mundo da Internet de rap e funk, que são gêneros gigantes nas periferias do Brasil inteiro, Futebol o Humberto ja mencionou que apesar de gremista ele também não é chegado, MAS FUTEBOL MOVE AS PERIFERIAS DO BRASIL, ai você vem me falar que um branco professor que não fala com gírias, que não é antenado nas vivências das periferias, que não gosta de futebol e vem falar de classe proletariada e em termos acadêmicos não está longe da estética da favela que o Galo falou?
ESTÁ E ELE TA CERTO!
Muito bom o debate, ainda falta eu ver completo. As provocações que o Galo coloca são muito certeiras e acredito que algumas foram mal compreendidas ali na hora. Muito massa o trampo que o Humberto falou, e o Galo nao diminuiu o trampo, mas problematizou sobre uma parada que talvez o Humberto e o Ian não tenham captado. Que esses trampos colocam a base e o militante em degraus diferentes e que falta aquela coisa mais horizontal e coletiva dos multirões que rolavam das antigas, em que a galera da quebrada se juntava e levantava uma casa pra um deles, que se junta pra sei lá fazer um quebra-mola clandestino pra evitar que passe carro vuado na rua e atropela a molecada que tá brincando. Acho que faltou um pouco principalmente o Humberto pegar essa ideia, ele me pareceu muito na defensiva. De todo modo, debate importantíssimo. Admiro o corre dos 4. Seguimos!
Se a ideia seria os mutirões da própria comunidade, cabe aos moradores organizar e realizar essas ações. O Humberto não tem culpa disso, parecia que o Galo tava atacando ele.
Muito fã do galo. O cara é um gênio! Além de ter muito conhecimento tem uma capacidade de compreensão do mundo estético playboy e tradução pra quebrada incrível e vice e versa. Parabéns!
😂😂😂😂😂😂😂😂
Fato
Foi ironia né?
Ilario
Luis, o playboy 😂
Esse Paulo galinha é um "resenheiro", rapaz.
Felicidade em assistir essa rapaziada
Galo parecia estar fazendo um interrogatório, como se fosse um juiz decidindo o que é revolucionário ou não. Humberto já tava puto, com razão!
Tem q ter muita paciência com essa postura soberba dele 🤦
O Galo se expressa de forma inadequada, transmitindo uma sensação de arrogância e intimidação.
Em varios momentos ficou esquisita as falas do Galo, parecia que ele queria diminuir e descredibilizar o Humberto.
A fala dele é muito prepotente, ele vê o Ian e Humberto como playboys
@@kevinchaves2455 E mesmo que fossem, são aliados na luta. Galo é limitado ainda, não tem como um cara desse ser líder de algo.
@@mateus576 Concordo plenamente, na verdade ele mais faz desunião do que união com esse discurso
Mas eles são. Principalmente Ian. O outro é doid0 mesmo.
@@kevinchaves2455esses são revolucionários de sofá... Testosterona zero 😅😅😅
“Você é a figura de um professor”
- o cara é literalmente um professor, ele seria a figura de um mecânico ?
Por isso precisa de mais pessoas com a cara de nordestinos e afro na soberana. O pobre tem um jeito peculiar que comunica com os seus.
@@flavioalvesalcala9416 "cara de nordestino" ? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
@@flavioalvesalcala9416falo pouco mas falou merda 😅
@@flavioalvesalcala9416 o Humberto é pobre e fudido.
@@flavioalvesalcala9416professor é pobre também, só é um pobre instruído. E o Humberto tem bem cara de um fudido qualquer sim, já que o assunto é cosplay de pobre. Só o Ian tem mais jeitão de piá de prédio, mas ser piá de prédio não te faz exatamente um playboy também...
A grande realidade é que de certa forma a revolução ainda esta se construindo e tomando forma, mesmo que a passos largos ou pequenos essas discussões são essenciais pra construção de um possível caminho a se trilhar, lembrando que estamos do mesmo lado, mesmo que com algumas divergências essa troca de figurinhas tem que acontecer, pra encontrar um ponto em comum que todos possam ter essa troca, que é a queda da burguesia, vejo muitos criticando o galo, mas ele tem total direito desses questionamentos, ninguém que tem ideias formadas vai pegar carona e se aliar com um movimento sem entender 100% a estrada e o objetivo deles, super valido essa conversa, no final a relação entre conteúdo universitário e a vivência de rua tem que se aliar e se conectar para um bem maior.
Kkkkkkkkkkkkkkkk como assim a revolução tá se construindo? Os revolucionários só faltaram chorar e pedir desculpas pq não se enquadraram em um padrão estético que um cara qualquer criou na própria cabeça
@pedrohenrique-lv1oy🙌🙌🙌😅😅😅 os cara acredita na revolução vindo desses aí é foda 🤯🤯😂😂😂😂😂🤦🏻♂️🤦🏻♂️🤦🏻♂️
Sim, a revolução está sendo construída e Jesus Cristo está voltando! Arrependa-se dos seus pecados
O cara fala em tomada armada do estado e o povo aplaude.
@@joaoclebercorrea8359 Algumas pessoas desejam a tomada do estado pela mão armada da classe trabalhadora, já o outro lado implora por intervenção militar e volta do AI5 nas portas dos quartéis.
a classe trabalhadora precisa acordar, isso é um fato. eu me organizo dentro do meu trabalho, com meus colegas de trabalho para melhorar nossas condições diretamente. nois tamo precisando dos bagulho hoje!!! quando meus colegas percebem que com essa organização la dentro a gente acaba conseguindo as coisas eles naturalmente vão levar isso pra vida deles de outras formas. assim a revolução vai acontecer. de fato nois não tem tempo pra se organizar em partido, sindicato marca reunião e assembleia quarta feira 3 da tarde...sinceramente que trabalhador pode se dar ao luxo de perder um dia ou metade do seu dia de trabalho pra ir em reunião ou assembleia de sindicato?
Boa tarde amigo. Como posso começar a melhorar minhas condições de trabalho. Sinto que conseguiria apoio da minha equipe se a gente se organizasse
merito do capitalismo roubar nosso tempo
Bingo aí está o poder da burguesia, tirar todo seu tempo e energia para que fique tão exausto e sem tempo a ponto de nem pensar em melhoria, não tem como começar nada, se não haver uma compreensão pelo menos do coletivo, o empresariado indecente detesta ver pobre conversando com inteligência e sabedoria, se sentem ameaçados, hoje eu luto para não me compromissar com o sistema principalmente com o financeiro, porque ele vai te tirar o seu poder de fala a sua autonomia viver em equilíbrio nem mais nem menos seria ideal para não se amarrar com ninguém.
Estudo comunismo a um tempo e de fato nunca soube como me organizar, vejo muita gente falando sobre se organizar mas não dizendo como... O argumento do galo casou exatamente com a vivência que eu tive, os maiores de lugares de organização da classe trabalhadora e luta contra o sistema de fato foi a capoeira, terreiro e as batalhas de rima!!
Eu gosto do Galo, mas o quê ele esperava, que o Humberto iria se mudar para aquela comunidade e viver o resto de sua vida alí??
n é o caso de se mudar pra la, mas hoje, a quem essa galera credita esse titulo? será que ainda lembram que o abraço foi pro comunista ou so leem o nome do prefeito no papel?
@@dadiv.lxticix Entendo seu ponto, mas a "memória curta" é um problema grande nesse país e não há outra forma de resolver, senão por formação de militantes...
@@dadiv.lxticixExato. Os influencer acham que a galera vai se tornar comunista por osmose, mas a real é que os comunistas tem que se fazer presente na vida das pessoas
@@dadiv.lxticixexato!
Ele tava mais preocupado em ficar antagonizando o outro cara o tempo todo.
O Galo tem coisas importantíssimas pra dizer, mas é difícil escutar quando a prioridade é antagonizar os caras. Parece que o tempo todo ele tá procurando um motivo pra falar “você não é quebrada”.
Tem q ter muita paciência com essa postura soberba dele
As falas do galo foram cortantes e necessárias demais ,amei demais esse debate ,abriu minha mente mais ainda
O quarteto revolucionário❤
Excelente programa!!!
Não deixem acabar. Mt bom!
Os cara que discutem ideia comunista no meio de playboy correm das pergunta do Galo, isso e o exemplo mais evidente que a esquerda NAO COLA, NAO CONHECE A BASE.
Isso e triste demais. Esses mano nao discursao pra quem eles devem cativar. E como ja disse o Mano Brown: nao sabe o que o povo qué, JA ERA! VOLTA PRA BASE.
ESSE pod cast e muito esclarecedor
A estética das thumbs para os vídeos de cortes está muito boa! Chama a atenção e em pouco tempo vai impulsionar o canal!
Revolucionários HomeOffice 😅😅😅😅😅😅
Deixa eu te fazer uma proposta, junta 300 mil pessoas na rua e dá um discurso ou tenta passar tua mensagem. A internet é uma ferramenta de comunicação social e precisa ser usada, isso é o básico de qualquer organização sociocultural.
Saca o que rola Gallo, a galera que leu a excelente literatura marxista, descolou da nossa particular experiência histórica e de vida. A capoeira, a escola de samba, o terreiro não tá no Lenin e aí tá o bug, pq a sensação é que esperam que as coisas ocorram aqui exatamente como descrito na literatura. Falta no Brasil alguém como um Mariátegui.
Vocês comunistas são engraçados. Em acreditar numa ideologia fracassada.
@@wesleycaique7975Como fracassou se nunca foi implantado em sua totalidade,mas apenas tentativas socialistas diversas. O quê está à beira do colapso é a estrutura capitalista, suas contradições e mentiras, e sempre justificando o totalitarismo fascista quando convêm. ACORDA.
Engraçado que na capoeira e no próprio terreiro existe o mesmo conflito.. seja entre escolas e entre casas, existem pessoas tanto de direita quanto de esquerda porém vejo mais coerência na galera de "direita" desse meio.. os que conheci de "direita" faziam mais projetos sociais, ajudavam mais pessoas e promoviam disciplina com coerência aos que seguiam.
Já a galera da "esquerda" queria só levantar barulho pra mostrar que é do "povão", incentivando até coisas erradas como uso de droga, e no final das contas queriam mesmo era regalia do governo se promovendo com a capoeira ou com o axé no geral.
Sou do meio e essas coisas me fazem questionar vocês esquerdistas
Mas pq q tem que ter Lenin como referencia total? Um cara de outro seculo, de outro cotinente, de outra realidade sendo o suficiente pra explicar a nossa hoje em dia? Pra mim isso é mais uma religiao. De ter os seus gurus e segui-los a risca.
A capoeira, a escola de samba, o terreiro, etc, servem para fazer trabalho de base. Mas para partirmos para a vias revolucionárias, de fato, precisamos de organizações maiores, como um partido político. Era isso que o Humberto e o Ian estavam tentando explicar, ao serem interrompidos 500 vezes pelo Galo.
Esse papo foi um passo importantíssimo para o avanço da concretização da revolução, isto é, das bases para a organização concreta da luta Proletária brasileira. Nessa mesa tem quatro das minhas grandes referências!✊🏽🔥🔥
Um papo no youtube, com alcance restrito, foi importantíssimo pra revolução? Realmente, cada um acredita no que quer pra ñ se desesperar 🤷
@@LuizHenrique-by4bz vc achar q o video está restrito só ao youtube, vc não entende um pouco as dinamicas das redes.
Aham, vai ver as entrevistas do Prestes. ( hoje é impossível fazer uma revolução). Armada? Chega a ser cómico pensar isso.
@@bernardoreye_sFaça amor não faça guerra camarada.
Kkkkkkkkkk
Legal são os títulos dos cortes do podcast dos caras...
CORTARAM A PARTE QUE ELE DIZ "COM PALAVRAS CLARAS: TOMADA ARMADA DO ESTADO, É ISSO QUE -->A GENTE QUER
belo e moral
Nem precisa falar de várzea. As torcidas organizadas exerceram um papel importante ao diluir manifestações golpistas nas últimas eleições
Bem lembrado!
Mano, às ideias do Galo são foda. Mas fica forçando karai, quer que os caras seja onipresente, oniciente e onipotente. Tudo que o Humberto fala o cara que diminuir, somos camaradas e tudo mas o Galo tá pagando demais
Quer um papagaio que balança a cabeça quando outro fala chama o Igor3k pra apresentar . Não quer questionamentos vai pro flow. Política é isso. O ian é Humberto galo são exemplos
@@flavioalvesalcala9416se comparar com o podpqh, o Igor questiona muito
Caramba! Espantado aqui com tanta inteligência junto!
😂😂😂😂😂😂😂
O trabalho de vcs é importantissimo sem dúvida, bolanpra frente galera. Parabéns.
Galo tem de sobra o que falta para os acadêmicos comunistas, ele tem carisma e consegue se comunicar com a classe trabalhadora. A academia precisa descer da torre de marfim e entender: revolução não virá da academia, e sim da periferia. Não existe partido de vanguarda que não dialoga com a favela.
Pessoal se assusta com a postura mais combativa e afrontadora do Galo parece que esqueceu que esse Galo aí de hj é o mesmo que a polícia pegou sem capacete levou pra delegacia e torturou ele com fogo e humilhou ele gravando as ações dizendo coisas com "Faz o L aí agora"
Tem que ser poucas ideias e ter sangue no raciocínio mesmo!
Faz o L pra Fanfic
Eu era o fogo
L
@@PedroHenrique-sn4xt tem vídeo e foto seu animal
AULAS!!
Eu vi o vídeo, li os comentários, e to achando que eu vi o vídeo errado porque NÃO É POSSÍVEL.
Eles tão discutindo. Não tem um lado certo ou outro errado, eles tão construindo sentido por meio do dialogo.
Olhar esse vídeo e chegar a conclusão de que o galo é recalcado e chato por fazer perguntas e expressar o que entendeu e sentiu ou olhar pro Humberto e pensar que ele não sabe o que é um pobre como se ele não fosse um... como essas pessoas vão fazer enem? Como vocês conseguem ler e compreender textos?
Faz parte do ambiente sectário essa falta de capacidade crítica. O que se vê por aqui são minions que, como você bem escreveu, apoiam automaticamente um discurso ou outro.
Eu entendo, vc gosta de todo mundo que tá ali e quer nutrir a comunhão entre os camaradas, mas serião, a forma que ele falou foi desrespeitosa
Revolução no Brasil é pura fantasia. As condições de trabalho nao sao precarias o suficiente para que haja indignação a ponto de querer pegar em armas e tomar os meios de produção. Essa turma ai sao todos uns bobos
@@hugomartinspj com webcomunista tem que falar fazendo cafuné, senão eles ficam chateados.
@@hugomartinspj nao vi em nenhum momento ele xingando, nem maltratando, nem diminuindo ninguem, o que eu vi foi um cara querendo entender e ampliar o debate, debate esse que muitas vezes fica na mao dos academicos como o humberto e o ian, e nós do povao não chegamos nem a opinar, oque houve ali foram 2 lados da mesma moeda entendendo que são uma moeda e que precisam trabalhar juntos, o galo trouxe exatamente essa questão de "Beleza, o trampo de voces na internet e como academicos é daora e organizado, mas se estamos PELO povão, pq não conseguimos nos conectar a certa parte(quebrada)? O que está faltando nessa organização de voces?". Acho que voces estão confundindo as coisas, cada um tem seu jeito de se expressar, o galo vem da vivencia da quebrada e a referencia dele é o mano brown, que normalmente é um cara chucro, cara fechada, e ele cresceu vendo o mano brown entao ele tem esse jeitao chucro dele. Não é só pq o cara não fica la mamando o saco dos dois professores que ele tem treta ou é recalcado gente. De fato falta interpretação pra voces, não só na questão linguistica mas literalmente na parte de expressão mesmo.
Essa galera que vê "intriga '' e não uma "construção " nesse debate, é porque está viciada em enxergar as coisas pelo ponto de vista burguês, ou seja, pelo ego.
Vc ñ faz a mínima ideia de como funciona a visão de um burguês de verdade. Vc só tem uma suposição, na qualidade de um pobre.
exatamente
é a galera acostumada com "o fulano amassou o outro no argumento" estão somente nessa retorica de "vitoria" e não de entender a realidade e as contradições
"Ai os burgues"
Essa é a lógica de como funciona o capitalismo, cada um faz o seu, eu vou trazer minha comida pra casa, você é fraco por não conseguir o seu, você é fraco por continuar nesse emprego merda, o cara te superou pq gritou mais ou aparentou ser mais forte, você é fraco por não ter tretado e se imposto. Essa galera que enxerga assim, são os Enzos que tão viciados em pisar no outro para tentar ser algo, a classe média que para vencer e ter o pouco que tem, teve que explorar meia dúzia de assalariado para ter um salário que as vezes é 50% a mais que um subordinado dele, essa é a lógica imposta, a galera nasce nisso e ngm quer comer merda, por isso é tão difícil quebrar esse ciclo, vai perguntar pro cara que mora num local pobre se ele pudesse, ele não pisaria no vizinho só pra alimentar a filha dele melhor, então primeiro tem que quebrar esse misticismo capitalista que é passado de geração a geração. Por isso esse tipo de coisa viraliza na direita, os cara quer saber quem venceu, quem é o melhor, pouco se importa quem de fato falou a verdade.
muito bom esse dialogo sincero e honesto
Muitas vezes o Ian e o Humberto não entendem a pergunta do Galo e do Chavozo. Parece que tem tanta pressa pra responder e pra seduzir que não param muito pra entender, de forma mais exata, a pergunta. Exemplos: aos 15:22 galo pergunta sobre o motivo da população achar que o comunismo ser ruim, e a resposta é superficial, "é assim porque é assim". 13:00 quando galo afirma que é um ponto negativo forte não estar, constantemente nos locais, o humberto se incomoda com o sutil desmerecimento do galo e, mesmo com o galo explicando porque é algo ruim, o humberto não sai da ofensiva para tentar dar uma resposta sobre estratégias diferentes diante desse problema, e aí Ian fala de outro tópico. Essas coisas dificultam a aproximação de grupos diferentes, porque não é um diálogo de fato, é uma palestra, não há um momento de reflexão real e busca coletiva por estratégias. Mas, para isso seria importante ser menos sectário, e eu não sei se a perspectiva marxista gosta muito disso.
Galo tem q entender q ha varias formas de lutar contra o capitalismo e a burguesia. Nao existe um unico caminho, existem varios, e ter agentes atuantes em diversos desses caminhos, que sao complementares, que é a grande parada! Dá pra questionar sem precisar cagar regra no cmainho dos outros, Galão!
A questão é simples... A implementação do comunismo em um partido político enfrenta desafios teóricos, práticos e históricos. A natureza complexa e idealista do comunismo, proposto por teóricos como Karl Marx e Lênin, busca a eliminação das classes sociais e uma sociedade sem propriedade privada e Estado, sendo uma tarefa extremamente desafiadora. A diversidade de interesses e opiniões na sociedade torna difícil a implementação de uma ideologia única, especialmente se for rígida em suas diretrizes. Questões econômicas e de incentivo surgem ao abolir a propriedade privada e estabelecer um sistema econômico coletivizado, desafiando a eficiência econômica e a motivação individual. Diversas interpretações do comunismo existem, com diferentes abordagens para lidar com esses desafios. Algumas correntes políticas, como o socialismo, buscam justiça social e redução das desigualdades, adotando abordagens diversas em relação à propriedade e ao papel do Estado.
Socialismo Democrático: Algumas correntes comunistas, especialmente aquelas associadas ao socialismo democrático, propõem mudanças sociais e econômicas significativas, mas não necessariamente o fim completo do Estado. Essa visão envolve a busca por uma participação mais democrática da população nas decisões políticas e econômicas, mas ainda reconhece a necessidade de alguma forma de governo.
Resumindo para quem se ilude com essa democracia brasileira, a democracia brasileira é uma grande máfia, onde políticos ganham muito dinheiro público, enquanto a população brasileira passa fome. Entendeu agora, galinho?
Comunismo e socialismo não são coisas diferentes e nem existem "diversas interpretações". O socialismo é o meio de chegar ao comunismo, apenas.
@@brisaribeiro9343 Embora o marxismo veja o socialismo como uma etapa rumo ao comunismo, ao longo do tempo, surgiram diversas interpretações e movimentos socialistas que não necessariamente visam o comunismo como objetivo final. Estudar não mata não.
socialismo democrático. socialismo de mercado e socialismo utópico.
Ou seja, a perspectiva marxista, que define o socialismo como um meio para alcançar o comunismo, é uma das interpretações, mas ao longo da história, o socialismo tem sido reinterpretado e aplicado de maneiras diferentes, não sendo exclusivo ou necessariamente uma etapa obrigatória para o comunismo em todas as suas formas e práticas. Por isso, muitos estudiosos e movimentos políticos consideram que há "diversas interpretações" de socialismo.
Vamos estudar, para não passar vergonha
@@brisaribeiro9343 Vá estudar, por favor.
diálogo muito foda e que contribui demais pro avanço em busca da luta revolucionaria.
Revolução no Brasil é pura fantasia. As condições de trabalho nao sao precarias o suficiente para que haja indignação a ponto de querer pegar em armas e tomar os meios de produção. Essa turma ai sao todos uns bobos
😂😂😂😂😂😂
Toda o debate mostra exatamente a necessidade de um partido revolucionário. Que unifique a luta do conjunto da classe trabalhadora. Entendo a desconfiança da periferia com relação aos comunistas, porém plantar sementes não é nunca uma ação unilateral...partido é um corpo coletivo que potencializa as individualidades... é uma questão material, e tambem tarefa dos "beneficiados" com tempo, estudos e experiências contribuir com a construção de revolucionários dentro das periferias... ser de fora pode implicar em identitarismo mas sem unidade na diversidade não faremos nada. Inicio dos anos 80 o PT surge com uma ideia de que "socialismo seria aquilo que o trabalhador quisesse"... Paulo freire falava "a caminhada se faz caminhando"... e sabemos onde esse "ir indo", foi.... a questão não é de onde parte a teoria e a pratica revolucionária a questão é aumentar a potencia que podemos ter fazendo as coisas juntos... o ponto de origem é importante, de onde viemos etc.. mas é preciso dar esse salto coletivamente.. sozinhos somos tragados pela ideologia.
Eu acho que é muito, muito importante que os trabalhares se vejam como tal e se unam. Ao meu ver, a ideia do comunismo nas periferias nem sempre pega muito bem, porque o pessoal tá inserido de tal forma na ideia que o capitalismo é bom e que basta você querer. Que o pessoal quer isso. Sair de lá e fingir que nunca foi de lá. Eu cresci na periferia, na Ceilândia, em Brasília. E eu vejo todos meus colegas, que cresci junto, gente fodida, sem ter onde cair morto, defendendo a elite com unhas e dentes. Porque, na minha visão, o pessoal não se reconhece como classe trabalhadora que precisa se unir para um bem comum. Sem contar o pessoal que consegue virar classe média ou média alta e age como se fosse elite e caga pro povo. Penso eu, que esse é o ponto inicial mais importante. Fazer o povo ver quem eles são na sociedade. Ainda que, como eu, consiga sair da periferia e ter uma vida mais legal em termos de conforto. Ainda somos trabalhadores. Não dominamos nada. A mídia não é nossa, a formação de ideias, de opinião não são nossos. Mesmo aqui na internet, é uma formiga. O pessoal que domina de verdade, não somos nós. Acho que sim, dar uma vida mais digna pro povo é essencial, mas não é só “olha, o comunismo que fez isso”. Acho que tá longe de ser o mais eficaz. Mas tudo isso baseado na minha opinião do que vejo e vi sendo da Ceilândia. Não me baseio em estudos, nem nada assim. Até porque nesse sentido, não tenho tanto conhecimento ainda. Mas o ponto chave, pra mim, é: nos reconhecer como trabalhadores e nos unir. O mal comum a todos é a elite. Não o Bolsonaro, não o Lula, não o Joãozinho. Mas uma estrutra dominada pela elite.
Mas a elite vai sempre existir. Não dá pra entender isso! Existe a elite de esquerda. Isso é bom?
Cortaram o trecho da “tomada ARMADA do Estado” KKKKK
Ótimos questionamentos😊😊😊😊
Sensacional essa troca de ideias.
Estou acompanhando todos os trechos, fundamental a questão de serem distintos pontos de vista, lugares de fala... tomara que continuem mas também falem com minas, LGBTs e etc
Muito responsa os exemplos de organização sem ter um fundo partidário. Faço parte de um coletivo de skate aqui no Rio, onde lutamos há anos para dar uma melhor condição pra pista e realizando ações voltadas não somente ao esporte, mas com educação ambiental e social
Muito engraçado 😂 comentários tb... Parece que vivem em outro planeta
Gosto do Galo e tenho muito respeito por ele. Mas respeitem o camarada Huberto e sua caminhada que já é longa aqui na internet e na vida real.
Ganhar capilaridade = se espalhar pelo povo
N tem completo?
Que massa essa entrevista
Po, AÍ é discussão construtiva!!!!!!! Tamo no caminho!
O Galo é um genio! Gremio Estudantil? o Galo consegue trazer a teoria pra prática, pro dia a dia!
Gênio! Como exigir engajamento de um estudante que vai pra escola pra comer?
Como exigir sindicalização de um cara que não sabe quanto recebe no fim do mês?
Mas pra constar, conheci o galo através dos outros dois! O problema é achar que isso é uma treta, É só uma troca de conhecimento
O que tem o Grêmio estudantil?
Gênio??? Olha a arrogância desses paulistas, a soberba. E as outras identidade visuais das diversas quebradas espelhadas pelo Brasil??? Como que fica??? A Soberana deveria atender todas??? Explica ai. Curioso neh, vcs paulistas se acham o centro país. Te enxerga, a periferia de SP não resume as quebradas do país inteiro. Pq a Soberana deveria atende as necessidades de comunicação e de estética das quebradas de São Paulo???
@@rodrigocm-m1enunca ouvi sobre isso durante minha vida escolar. Como ter opinião de algo que não existe no meu meio?
@@flavioalvesalcala9416 exatamente por isso que deve ser feito
O problema é que a situação está tão foda e boa parte das pessoas vivem como se estivesse tudo certo.
as pessoas estão cansados
❤❤❤❤❤❤❤❤❤❤
O primeiro Coletivo que podemos Organizar é a nossa Família, depois nossa Rua , nosso Bairro.... Abração.
Boa!!! É isso mesmo.
Sou motoboy, e sou branco tb, e sou comunista e digo: Esse galo viaja demais!!
Há muito preconceito dentro da favela e a culpa não é da favela, todos sabemos a raiz disso.
pro galo parece q n pode ter pobre branco.
fiz o comentário anterior sobre a percepção deles a figura do Enéias carneiro, mas agora entendi o que o galo falou e acho que um exemplo mais próximo que se chegou na prática dessa visão aí que eles compartilham foi a interação de presos políticos e presos comuns aonde se fundou o cv q no início sim tinha o ponto chave a revolução de forma armada, lembrando não estou defendendo o crime
@@jeffersonsabinojr7793comentário pré conceituso chapa. Essa ideinha de que motoboy não é uma profissão não é só sua. Bolsonaro e sua laia também acham isso. Precisam do serviço mas paga mal pq não estudou em colégio de boy como vc né. O galo é forjado pela vida dura , coisa que vc nunca saberá, então respeita.
@@jeffersonsabinojr7793 Kkkkk chega na favela tentando convencer alguém com essas sua dialética que você ta fodido, o pobre quer que SE FODA AS CONDIÇÕES MATERIAIS, ele tem a opção de estudar e talvez la na frente se dar bem, ou ser motoboy hoje se matar e ganhar 3 4k que ja é MUITO comparado a outra galera da favela, 12horas de trabalho por dia ninguém tem tempo de se organizar em partido nenhum e ficar vendo live na porra do RUclips, quer fazer trabalho de Base?
SAI DA PORRA DA INTERNET E VAI PRA RUA, ou concilia os 2.
Vejo esse tipo de vídeo e lembro do discurso de uma cubana que fugiu e hoje vive no Brasil:
"o comunismo é lindo no papel, na prática é um inferno. É triste ver influenciadores que viajam com dinheiro do capitalismo para Cuba e depois voltam dizendo como as coisas são baratas, esquecendo que o que eles gastam em um lanche muitas vezes é o salário de um cubano".
Dahora dahora!!!!!!
Galo eh o + fantástico!!
Faz perguntas... O Humberto n responde bem e ele entende... Entende q o Humberto tá bem intencionado, mas ainda evoluindo....
Show galo!!
ESSE GALO VIAJA. cruz maltino RJ.
é fácil falar grosso e brabão com quem está do seu lado. Quantas e quantas vezes esse tal de Galo foi em outros podcast e entrevistas com um galera liberal e conservadora e ele agiu com o maior respeito e sem grosseria. Pra mim é um covarde e oportunista. E outra, por a acaso não existe favela no RIo grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Só São Paulo tem quebrada??? A Soberana não é obrigada a ter um cara que tenha o arquétipo com estilo do Galo para dialogar com as quebrada de SP.
pros mano ostentação do podpah ele ficou quietinho.. e esses mano tem atitude de playboy 1000x mais q o Humberto e Ian. playboy não é só roupa cara e vida facil. E sim atitudes, até pq de usar armani até o galo gosta.
@@nildomanowaresse galo é um babaca ... 😂😂😂😂
Vcs não entenderam nada. É da geração que usa qualquer figura estranha no perfil. Estão muito desconectados com o povo. Eu que moro no MT identifiquei oq o galo quer dizer e oq ele faz em outros podcast. Ele quer ganhar uma molecada que tem sangue no zoi, que não tem paciência pra ler um livro mas odeia o sistema. Tá certinho , tem que questionar quem faz política. Querem criar uma bolha de pessoas que nunca se frustraram na vida v s f.
@@flavioalvesalcala9416 vc q nao entendeu. Olha a arrogância desses paulistas, a soberba. E as outras identidade visuais das diversas quebradas espelhadas pelo Brasil??? Como que fica??? A Soberana deveria atender todas??? Explica ai. Curioso neh, vcs paulistas se acham o centro país. Te enxerga, a periferia de SP não resume as quebradas do país inteiro. Pq a Soberana deveria atende as necessidades de comunicação e de estética das quebradas de São Paulo???
@@flavioalvesalcala9416 aí é os monark da vida q não fazem nada.Bolha de pessoas que nunca se frustraram? Tipo igão e místico? Porra mlk não fode
14:48 intankável! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
"Criar CONSCIENCIAS",
Tá acontecendo, Camaradas. Estamos nos reunindo, debatendo idéias reais, construindo a base para a Revolução. Fico emocionado, pela primeira vez na vida consigo deslumbrar uma possibilidade concreta de rompermos com as amarras e retirar o véu do capitalismo da visão da classe trabalhadora.❤❤
KKKKKK é sim, um playboy que tem Burnout por causa do twitter e um gordinho comedor de x burguer vão fazer a revolução, confia.
"ain eu sou preto"
"Ain eu sou mais"
"Aín minha tataravó era índia"
"Aín mas a minha veio de um navio da pqp"
Kkkkkkkkkk se fuder
Bando de gente limpinha falando em revolução. Debate chato pra caralho. Só nas ideia. Fica aí falando pra propria bolha. Debate dentro de uma plataforma capitalista. Não vai acontecer revolução nenhuma. E esses caras vão envelhecer com a mesma balela de sempre. Enquanto isso, sistema vai continuar moendo quem trabalha e deixando esse pessoal que vive de sonho ficar batendo papo na Internet sobre comunismo, revolução, cuba. Pelo amor de Deus.
Até os idosos do 8 de janeiro fazem mais estragos que vocês
exato... .plataforma capitalista e acho que toda aparelhagem aí dentro deve vir de empresas capitalistas né nao??!?! mano... a esquerda é hipocrita demais... com todo respeito.
@@samuelotavior317
Pq não separa o Brasil em dois países?¿ Um lado capitalista e outro comunista e as pessoas decidem em qual país quer viver. Não seria mais fácil??? Sem briga, sem guerra, sem conflito!!! Tão simples de resolver. 😊😊
Pois e cada um tem que fazer sua parte ue, e no final tem que virar um grande coletivo bem organizado e caminhando com mesmo pensamento do povo para o povo
Pq removeram o trecho que o cara fala em tomada armada do estado?
A história é lenta e o atrito bem vindo. Parabéns aos envolvidos.
Eu acho incrível a tecnologia 4D desse video, eu escuto o video e sinto cheiro de suvaco
Perdi 60 de QI apenas nesse vídeo, minha meta é ver todo o canal e meu cérebro n virar uma batata
Tomara que aprenda alguma coisa no processo e seu QI deixe de ser negativo.
O Humberto fez mais pela comunidade e pelo bairro do que o galo fez POSANDO na internet como liderança de classe trabalhadora.
Se o Humberto de fato fez isso pra comunidade ele fez muito! Mas infelizmente o povo não reconhece porque é desunido, só sabe reclamar de forma individual.
Se esse povo do bairro se organizasse em associação de bairro, selecionasse suas lideranças e fizessem planos para obter representatividade conseguiria até mesmo eleger pessoas da própria comunidade para os representar nas esferas de poder político. Tem gente suficiente pra eleger um vereador mas no dia do voto vai votar no candidato do pastor, no famoso, na subcelebridade da cidade, no político que aparece lá uma vez a cada 4 anos... infelizmente falta união e consciência de classe.
Essa banca que o galo coloca enfrentando as pessoas que surge no meio em defesa da classe trabalhadora me parece mais o ego dele de tentar se defender, se auto-afirmar e se projetar como única liderança para a classe trabalhadora.
Percebam que o tempo todo ele interrompe com uma postura questionadora.
"Se esse povo do bairro se organizasse " cara tu não sabe oq acontece nos bairros..isso que tu disse já aconteceu em vários lugares do país. pega seu comunista de estimação e vai pro quarto assistir ep. Eu assisto os caras tbm, mas política é isso.. questionamentos e prática. Todos fizeram coisas importantes nessa mesa que resulta em um campo mais propicio pra quer quer mudança.
Sim, não parecia uma conversa e sim um interrogatório com um juiz parcial.
Tem q ter muita paciência com essa postura soberba do Galo, sendo q é muito leigo e sobra achismo 🤦
Lembrei do verso do Lord "Falam como nós, andam como nós, mas nunca vão ser nós. Pode chorar"...
O cuidado q os caras tem que ter pra falar sem ofender o gallo chega a ser engraçado
O galo sempre colocando os questionamentos certos para que possamos separar o figurante do protagonista, fazer algo pela comunidade e esperar abraços e aplausos e pra quem vê as caminhada de fora, o papel do figurante e realizar uma aparição e sumir o protagonista tá ali inserido nas necessidades reais.
Primeira cena achei que o ian tava fumando a diamba
Eu queria que gaiofato reagisse
Se reagir vai quase chorar e pedir desculpas tb, pq não atender ao padrão estético que o Galo criou para definir quem é ou não é da quebrada
Como alguém pode ter gerado esses seres KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK PQP
Conhecerem o orçamento público em todas as suas etapas.. Assim a população ficará menos a mercês dos políticos
A cara do Humberto já tá put4ço....
Tava vendo a hora dele mandar esse Galo tomar no centro do C1
Po cara você e do canal do authenticgames e ta metido com esses caras pqp
Gosto do galo , mas ele vacilou. Invés de trazer os.caras pra junto quer ficar disputando pq os mano é branco e ñ é de quebrada, eu mesmo só branco nao sou de quebrada , mas sempre tive mutito amigo de quebrada sempre frenquentei , como meus parceiros calolava na minha casa. La no Jaqueline mesmo na quebrada do Galo ja fui algumas vezes , meu finado amigo da quadrilha de uns cara de la. Colava na cupula la e sempre me tratraram de igual... tem que se unir não fica nessas ideia ai!
Quando eu vejo cara branco que não e de favela metido com esses caras, tudo que eu sinto e vergonha alheia tem que ser muito burro pra querer ficar com essa galera comunista, esse cara aí vulgo paulo galo kkkk e só a ponta do iceberg comparado ao resto.
Minha opinião, os caras nesse podcast estavam muito mais focados em discordar dos camaradas, do que gerar uma discussão de capitalismo X comunismo msm, não achei o debate muito construtivo
Bom dia.Desconfio muito dos partidos centralizadores,por exemplo stalinismo
Boa tarde pessoal.
Mas fazia assim que eu não via um debate tão bom, tão enriquecedor!!!
Deve ser uma existência muito triste viver em prol de uma revolução que nunca vai acontecer
Triste é escrever isso, ficar calado sendo explorado dia após dia por esse sistema merda e julgar quem está lutando na comunicação diariamente na internet. Tua vidinha deve ser muito mesquinha e medíocre.
@@cortestricolorpaulista4567 Eu foco em mim mesmo, não engajo em ilusões
@@zZeroST “não engajo ilusões” disse o cara que tirou um tempo para escrever um comentário do respectivo vídeo. Obg, o RUclips agradece seu engajamento. 😉
@@cortestricolorpaulista4567 RUclips é uma empresa de capital aberto
@@zZeroST Exato. E pelo visto vc não entendeu a crítica a seu suposto “não engajamento” kkkkkkkk o algoritmo do RUclips continua agradecendo.
Seria interessante o Galo expor a definição dele de "quebrada", pq dá a entender que só entende a realidade do trabalhador quem é de alguma comunidade de SP ou RJ, isso é problemático e distancia o discurso e a "estética" dele do restante do país. Apenas um ponto que vem causando estranheza tem um tempo já.
Porque é tão difícil pro povo por aqui entender que há uma flagrante diferença entre o Humberto e o Galo? Falta espelho pra classe média que se identifica com a classe trabalhadora mas não reconhece seus privilégios tal qual a classe média que pensa que é rica.
@thiagooliveira3849Meu pai ganhava 3 mil, e trabalhava igual um condenando, escala 6x1 ainda por cima. Eu e meus irmãos estudamos em colégio público a vida inteira, eu fui privilegiado comparado a muitas famílias mais pobres, porém eu não tive uma vida de playboy como muita gente acha não, 3 conto por mês para sustentar uma casa com 3 filhos era investido só em comida por exemplo, casa própria meu pai só conseguiu comprar quando foi demitido, e ganhou as contas da empresa, detalhe que foi 20 anos trabalhando nessa empresa 🤔🤔.
@thiagooliveira3849 bom, negar que há privilégios entre as classes em geral vem de quem tem privilégios.
@thiagooliveira3849 eu acho sinceramente que você deveria pensar porque se irrita tanto com esse assunto.
@thiagooliveira3849 bom, a sua irritação é evidente. Quanto aos privilégios, também se evidenciam na capacidade de escrever português com poucos erros e na própria irritação com o assunto. Afinal, caso não se sentisse na posição de privilegiado não estaria aqui vestindo a carapuça.
Melhor que programa de humor
demais
😂
esse tipo de fala só prova o ponto que a direita não tem pauta, vocês são vazios, só debocham, agem igual criança e ficam putinhos quando encontram alguém diferente de vocês.
Porque vocês cortaram o Ian falando sobre tomada armada do estado?
Pergunta sincera mesmo.
Pq senão ele fica de castigo sem videogame.
desmonetizacao
Depois da nossa revolução vamos precisar colocar a imagem do camarada Galo nas notas de dinheiro. GIGANTE DEMAIS
O cara ficou forçando o Humberto pra ver se ele era Playboy? Não entendi o intuito da conversa, deu a entender isso, periferia e gente pobre (inclusive brancos, pasmen kkk) existe no país inteiro, não só em SP e RJ. Já falei em outro comentário do corte desse canal, o Brasil é grande demais, muita gente passa fome e ninguém nem vê, pq não tá na televisão, não tá na Internet, ninguém fala sobre.
Sentiu, né? A origem do Humberto é flagrantemente diferente da do Galo. Galo trouxe um ponto importante sobre estética e linguagem e Humberto não aceitou que é privilegiado em relação ao Galo. Assim como eu sou e como você, que evidentemente teve tempo e apoio pra estudar a ponto de formular essas frases em português muito bem escrito, é. Falta espelho pra webcomunistolândia.
periferia é gnt pobre que?
@@mayopamplona6595 Realmente é diferente né, é exatamente oq eu falo, a direita no Brasil foi e é muito mais inteligente do que a esquerda, os caras fizerem desde o bilionário até o vendedor de água na rua a votar no Bolsonaro, mas aparentemente parece que é mais importante disputar quem é mais fudido.
@@mayopamplona6595 seu português também é muito bem escrito.
@@yurifirmino5003 Periferia E Gente pobre. existem pessoas na miséria que estão por exemplo em locais rurais, longe de cidades, a falta do estado não está só nas periferias das cidades.
Cortaram o a frase do comuna de apartamento " tomada armada do estado " kkkkkkkkkk, viu que nao pegou bem ne ?! Melhor apagar tudo logo, faz melhor para sociedade😅😅😅
Caralho, sabatina do Galo, muito foda
O MALUCO É COMUNISTA DE GUCCI PACERO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Quem produz são os trabalhadores, não é o capitalista.
Lendo os comentarios aqui e depois de receber as resposta no meu comentario fica muito claro porque a Guerra entre Leninista e Trosko. Fica claro porque eles nao aguentam mais essa discussao, porque a esquerda nao tem a capacidade de se reunir e vive dentro de uma visao unica de o que eh perfeicao sem ao menos compreender o que a base quer e o que a base acredita.
Claramente esses comentarios deixam claro aqui o que eh o preconceito do qual o Galo fala, porque ele nao vai em um "cafe" trazer o posicionamento dele. Pontos como "Ele eh grosseiro", "Ele nao sabe se colocar", "Da forma rasa que ele aborda" deixa claro a capilaridade intelectual que a esquerda exerce sob o ambito do discurso e do debate e eh por isso que eles nao tem a capacidade de construir. Nada contra a soberania, inclusive gosto bastante, mas a estetica deles cria essa Fanbase da "elite intelectual" que opta por rejeitar ou discriminalizar a realidade e o ambito popular.
Triste, realmente esses comentarios aqui deixam claro porque eh que isso aqui nunca ira para frente.
O humberto é um bom homem mas a cabeca do Iam e até mesmo a do Galo me fazem pirar nas ideias