Muito obrigado Balta pela excelente matéria e por compartilhar sua experiência, creio que será muito útil para quem está começando, quem está na área ou está transitando de carreira e faz esse questionamento profissional. Grande abraço e sucesso!
A cada dia nasce uma tecnologia, framework novos. Se formos na onda, ficamos malucos mesmo. Quando olhamos para as vagas então, se não tivermos maturidade, dá impressão que não sabemos nada e que estamos eternamente desatualizados. Tenho pena dos que estão entrando no mercado agora. Ótimas dicas Balta!
Que história massa, Balta! Sou premium e estou seguindo com a trilha de backend dotnet e estou conseguindo aplicar tudo no trabalho. Valeu demais pela ajuda que está me dando na minha carreira!
Sou especialista há 12 anos estudando C# .Net como fullstack e atuando profissionalmente há 7 anos e agora comecei a trabalhar com python e PHP também, virando generalista e tem sido uma boa experiência, sempre bom aprender mais tecnologias diferentes. Confesso que não gosto de JavaScript e o blazor tem sido a experiência de não precisar mais usar js e sim somente C# do back ao front :)
Também sou desenvolvedor de Sistemas, fui para o caminho generalista, porque como eu estava começando, pegava o que pudesse, porem a minha maior dedicação foi ao Java, aprendi e sei muito sobre Spring Boot e Java core, mas nunca consegui nada com Java, infelizmente. Já tive oportunidades de atuar em projetos com Javascript, React, Python, PowerBi/VBA, NestJS e até em C# que inclusive foi como conheci seu canal. Acabei sendo generalista pelas oportunidades que tive para me manter no mercado, mas sempre me doeu em não ser um especialista. Como sempre gostei mais do lado servidor do que o front, embora eu já atuei em projetos grandes no front-end com React + TypeScript, decidi realmente focar em ser especialista no back-end. Acredito que a longo prazo o especialista se mantém no mercado, pois TI vive de resolver problemas, é importante dominar algo, ser bom em algo porque você resolve mais fácil, tive muitos problemas porque uma hora tava implementando em React e outra hora estava quebrando a cabeça com SQL. A sensação de prazer em tipo, você ser back-end e ter um problema no front e você saber resolver, é muito satisfatória. Então meu conhecimento generalista serve apenas para essas pequenas coisas, pois um especialista sempre será a melhor opção do meu ponto de vista.
Um ponto massa do seu vídeo, é que no final você fala sobre "se você sabe Java, coloca um pé no .net" acho bacana mesmo porque quando peguei um projeto com o NestJS, o que facilitou foi o meu conhecimento em Spring Boot, você assimila muita coisa. Inclusive to curtindo programar em C#.
Bom dia e meus Parabéns!!! Muita saúde e felicidade sempre 🎉🥳 (E o bolo?) Que presente hein... uma excelente atitude, que seja o início de uma carreira ainda mais incrível! 🚀
Que honra, saber que meu início (em 2012) é semelhante ao do Balta, iniciei em C e me apaixonei e com o objetivo de desenvolver jogos tentei ir para o C++ e de repente conheci o Unity C# e fiquei por ali por 5 anos até 2020 e aí comecei a conhecer mais web e ir para o HTML, CSS e JS, Razor Pages, Blazor, react e react-native, não sou um super especialista em C# e .Net porém, é o que eu quero. Posso ser especialista em uma coisa e ser generalista no restante( era isso )
Sou generalista há muito tempo, fui PHP um tempo também... Sim...todos tempos esse passado. Depois como frontend trabalhei com Angular JS e os primórdios do Angular 2. Porém quando precisaram de um back C# para continuidade de um projeto que participei, me aventurei. Me apaixonei por Backend. Mas uma vez fullstack, sempre fullstack. Pra me resolver nas diferenttes linguagens e stacks, busquei primeiro aprender os conceitos de arquitetura, pois na maioria das linguagens OO são aplicado e depois fui aprendendo vários conceitos de programação, antes de aprender a linguagem em si. Hoje, aprendendo os conceitos básicos da linguagem e como ela executa as funções, o resto fica mais fácil. Prefiro mais ser Generalista e acabar não ficando na mesmisse, no meu caso, e ter vários cenários. Como sempre, conteúdo muito bom Balta. Parabéns.
Balta, agradeceria muito se você gravasse um vídeo falando sobre certificação para desenvolvedores (especialmente a AWS ou Azure Developer). Elas valem a pena? Obrigadão!
@balta kra como esta o mercado americando de C#? e de dados? Estou indo para fazer intercambio, e queria saber se qual estudo, aprendi prpogramação, mas nao trabalhei acabei indo pra carreira generalista pq fiquei 20 anos em uma empresa, saindo de dev Delphi na epoca para coordenação e gerente e a ideia agora indo para EUA e ficando 1 ano para o ingles é trampar na volta aqui do Brasil para a gringa. O que diz a respeito?
O mercado é muito vasto e grande... não tem como analisar assim brevemente... você quer saber se consegue uma vaga na gringa? Sendo expert em C# e falando bem inglês, com experiência comprovada aqui no BR, sim, é plenamente possível. Agora não caia nos golpes prometendo vaga na gringa começando em programação ou mesmo sem saber inglês!
Essa questão de se atrapalhar com a sintaxe de muitas linguagens isso é fato. No trabalho estou com python agora num projeto de automação, mas minha funçao é com php... só pq fiquei essas semanas fora do php já confundo algumas coisas. E fora que em casa estou estudando C# (queria focar só nisso, mas tá complicado)
Balta, mais uma vez, parabéns pela matéria que fez. Me divertir quando você falou sobre não curtir html, css e principalmente não pedir para você centralizar uma DIV. hahaha, sinto o mesmo que você. Mas, tive que permitir o uso da LEGENDA no RUclips para entender o quê você falou sobre "...componentes bons, tá..." a partir da timeline 16:07 desse vídeo. Deu a impressão de você ter dito "...componentes bostá...". Tive que houvir várias vezes para entender. hahaha
Trabalho muitos anos com Delphi com acesso a BD Oracle e Firebird mas atualmente me considero generalista até demais .... quero focar em Python mas não consigo ... rs
Eu sempre fui generalista, comecei na época em que não existia essa divisão entre front, back, devops etc... Era tudo o "WebMaster" que ia desde de desenhar layout até configurar servidor da aplicação, passando por analise, banco, codificação, front, back e configuração de servidor. É verdade que prefiro o backend onde tenho mais proficiência inclusive, mas ainda me considero generalista.
Interessante jurava que era o contrário, que o mito (ou verdade nao sei) do programador de 60 anos que só meche com COBOL, nunca vai ganhar pouco por que poucos mechem com COBOL. Hiden para [insira_linguagem_stack_especifica_aqui]. Mas interessante, la no fundo sentia que "o pleno" sabia um pouco de tudo, a nivel produtivo, um resolvedor de problemas acima de tudo, muito interessante esse video pender para o generalista. E talvez em reflexão, faça sentido pois o mercado muda tanto, talvez diminuir o tempo de adaptação ja sabendo um pouquinho de tudo realmente seja um diferencial mais do que ser "aquele cara" que manja escovar bit de uma stack. Bem interessante!
BLACK FRIDAY 2024 ⚡ Está chegando a maior e melhor da nossa história! Não perca.
INSCREVA-SE NA LISTA DE ESPERA: go.balta.io/black-friday?RUclips&
"A sorte acontece quando a preparação encontra a oportunidade."
🚀
Muito obrigado Balta pela excelente matéria e por compartilhar sua experiência, creio que será muito útil para quem está começando, quem está na área ou está transitando de carreira e faz esse questionamento profissional.
Grande abraço e sucesso!
Nós que agradecemos!
A cada dia nasce uma tecnologia, framework novos. Se formos na onda, ficamos malucos mesmo. Quando olhamos para as vagas então, se não tivermos maturidade, dá impressão que não sabemos nada e que estamos eternamente desatualizados. Tenho pena dos que estão entrando no mercado agora. Ótimas dicas Balta!
E eu odeio programar no Mac 😅😅😅 mas é só o que tenho em casa no momento porque trabalho com áudio no Protools, e pra isso ele é perfeito
Ehehe já eu vim do Linux e n sai mais do Mac
🚀
Que história massa, Balta!
Sou premium e estou seguindo com a trilha de backend dotnet e estou conseguindo aplicar tudo no trabalho.
Valeu demais pela ajuda que está me dando na minha carreira!
🚀💜 meus parabéns
Eu me considero generalista, mas focando em me tornar especialista C#, que amo! Parabéns pelo vídeo, Balta! Top como sempre!
🚀
Boa, Balta! Seus comentários sempre me mantém focado nos meus estudos e conhecendo coisas novas da nossa stack ♥
🚀
Sou especialista há 12 anos estudando C# .Net como fullstack e atuando profissionalmente há 7 anos e agora comecei a trabalhar com python e PHP também, virando generalista e tem sido uma boa experiência, sempre bom aprender mais tecnologias diferentes. Confesso que não gosto de JavaScript e o blazor tem sido a experiência de não precisar mais usar js e sim somente C# do back ao front :)
Legal demais! Mesma experiência que a minha então 🚀
Também sou desenvolvedor de Sistemas, fui para o caminho generalista, porque como eu estava começando, pegava o que pudesse, porem a minha maior dedicação foi ao Java, aprendi e sei muito sobre Spring Boot e Java core, mas nunca consegui nada com Java, infelizmente. Já tive oportunidades de atuar em projetos com Javascript, React, Python, PowerBi/VBA, NestJS e até em C# que inclusive foi como conheci seu canal.
Acabei sendo generalista pelas oportunidades que tive para me manter no mercado, mas sempre me doeu em não ser um especialista. Como sempre gostei mais do lado servidor do que o front, embora eu já atuei em projetos grandes no front-end com React + TypeScript, decidi realmente focar em ser especialista no back-end.
Acredito que a longo prazo o especialista se mantém no mercado, pois TI vive de resolver problemas, é importante dominar algo, ser bom em algo porque você resolve mais fácil, tive muitos problemas porque uma hora tava implementando em React e outra hora estava quebrando a cabeça com SQL.
A sensação de prazer em tipo, você ser back-end e ter um problema no front e você saber resolver, é muito satisfatória. Então meu conhecimento generalista serve apenas para essas pequenas coisas, pois um especialista sempre será a melhor opção do meu ponto de vista.
Um ponto massa do seu vídeo, é que no final você fala sobre "se você sabe Java, coloca um pé no .net" acho bacana mesmo porque quando peguei um projeto com o NestJS, o que facilitou foi o meu conhecimento em Spring Boot, você assimila muita coisa. Inclusive to curtindo programar em C#.
🚀
Eu foquei bastante só em c# back-end agora to focando em JavaScript e ja to trabalhando com front em vue.js
Legal demais!! Sucesso 🚀
Amanhã (14/05) será meu aniversário e o presente que me darei será assinar o Premium do Balta. To super empolgado com essq imersão 🚀🙏🏾
Bom dia e meus Parabéns!!! Muita saúde e felicidade sempre 🎉🥳 (E o bolo?)
Que presente hein... uma excelente atitude, que seja o início de uma carreira ainda mais incrível!
🚀
Oww Balta, no meu caso sou generalista por necessidade da empresa !
E a necessidade da sua carreira? Tem que entrar no jogo também!!!
Que honra, saber que meu início (em 2012) é semelhante ao do Balta, iniciei em C e me apaixonei e com o objetivo de desenvolver jogos tentei ir para o C++ e de repente conheci o Unity C# e fiquei por ali por 5 anos até 2020 e aí comecei a conhecer mais web e ir para o HTML, CSS e JS, Razor Pages, Blazor, react e react-native, não sou um super especialista em C# e .Net porém, é o que eu quero. Posso ser especialista em uma coisa e ser generalista no restante( era isso )
E sim centralizar uma div de forma responsiva é uma das coisas mais difícil que tem kkkkkk
hahahaha tmj 🚀
Estou muito animado para esta imersão
Estamos!!! 🚀
Sou generalista há muito tempo, fui PHP um tempo também... Sim...todos tempos esse passado. Depois como frontend trabalhei com Angular JS e os primórdios do Angular 2. Porém quando precisaram de um back C# para continuidade de um projeto que participei, me aventurei. Me apaixonei por Backend. Mas uma vez fullstack, sempre fullstack.
Pra me resolver nas diferenttes linguagens e stacks, busquei primeiro aprender os conceitos de arquitetura, pois na maioria das linguagens OO são aplicado e depois fui aprendendo vários conceitos de programação, antes de aprender a linguagem em si.
Hoje, aprendendo os conceitos básicos da linguagem e como ela executa as funções, o resto fica mais fácil.
Prefiro mais ser Generalista e acabar não ficando na mesmisse, no meu caso, e ter vários cenários.
Como sempre, conteúdo muito bom Balta. Parabéns.
Show, obrigado por compartilhar 🚀
Balta, agradeceria muito se você gravasse um vídeo falando sobre certificação para desenvolvedores (especialmente a AWS ou Azure Developer). Elas valem a pena? Obrigadão!
boa!!! ótima sugestão, vou tentar falar disso!
Sou premium e estou terminado a parte de SQL, essa Jornada Fullstack é recomenda para quem ainda não sabe "nada"?
Não, mas fica tranquilo que a gravação fica para os Premium! Depois você poderá fazer ela “off-line”
@@baltaio Certo, obrigado!
@balta kra como esta o mercado americando de C#? e de dados? Estou indo para fazer intercambio, e queria saber se qual estudo, aprendi prpogramação, mas nao trabalhei acabei indo pra carreira generalista pq fiquei 20 anos em uma empresa, saindo de dev Delphi na epoca para coordenação e gerente e a ideia agora indo para EUA e ficando 1 ano para o ingles é trampar na volta aqui do Brasil para a gringa. O que diz a respeito?
O mercado é muito vasto e grande... não tem como analisar assim brevemente... você quer saber se consegue uma vaga na gringa? Sendo expert em C# e falando bem inglês, com experiência comprovada aqui no BR, sim, é plenamente possível. Agora não caia nos golpes prometendo vaga na gringa começando em programação ou mesmo sem saber inglês!
@@baltaio Blz é isso ai, eu na vdd pretendo ficar 1 ano na gringa para o inglês. Mas nesse tempo esta estudando mais a fundo programação.
Essa questão de se atrapalhar com a sintaxe de muitas linguagens isso é fato. No trabalho estou com python agora num projeto de automação, mas minha funçao é com php... só pq fiquei essas semanas fora do php já confundo algumas coisas. E fora que em casa estou estudando C# (queria focar só nisso, mas tá complicado)
🚀
Estou muito animado para imersão de junho!!!
🚀
Balta, mais uma vez, parabéns pela matéria que fez. Me divertir quando você falou sobre não curtir html, css e principalmente não pedir para você centralizar uma DIV. hahaha, sinto o mesmo que você. Mas, tive que permitir o uso da LEGENDA no RUclips para entender o quê você falou sobre "...componentes bons, tá..." a partir da timeline 16:07 desse vídeo. Deu a impressão de você ter dito "...componentes bostá...". Tive que houvir várias vezes para entender. hahaha
"componentes bons, tá?" hahahahahah
Trabalho muitos anos com Delphi com acesso a BD Oracle e Firebird mas atualmente me considero generalista até demais .... quero focar em Python mas não consigo ... rs
🚀
To 2 anos só no backend, to criando coragem pra começar com angular
Ou Blazor! 🚀
Eu sempre fui generalista, comecei na época em que não existia essa divisão entre front, back, devops etc... Era tudo o "WebMaster" que ia desde de desenhar layout até configurar servidor da aplicação, passando por analise, banco, codificação, front, back e configuração de servidor.
É verdade que prefiro o backend onde tenho mais proficiência inclusive, mas ainda me considero generalista.
Webmaster é raiz hein!!! Hahahahaa show 🚀
Comecei a estudar backend e não queria nem ver front, depois que conheci o c# e blazor comecei a ter interesse em front e estou gostando kkkkkkk
🚀
Interessante jurava que era o contrário, que o mito (ou verdade nao sei) do programador de 60 anos que só meche com COBOL, nunca vai ganhar pouco por que poucos mechem com COBOL. Hiden para [insira_linguagem_stack_especifica_aqui].
Mas interessante, la no fundo sentia que "o pleno" sabia um pouco de tudo, a nivel produtivo, um resolvedor de problemas acima de tudo, muito interessante esse video pender para o generalista.
E talvez em reflexão, faça sentido pois o mercado muda tanto, talvez diminuir o tempo de adaptação ja sabendo um pouquinho de tudo realmente seja um diferencial mais do que ser "aquele cara" que manja escovar bit de uma stack. Bem interessante!
🚀
Hj temos que ser generalista pois as empresas pedem tudo! Até defesa pessoal 😅
hahahah
Defesa pessoal a própria vida já pede hein!!! 🥋
Qual é o link?
go.balta.io/jornada-fullstack-2024?RUclips&
Tive um professor que já me deu esse conselho, seja especialista em alguma coisa e entenda um pouco sobre tudo que está relacionado a essa "coisa".
🚀
Hoje sou generalista, mas quero me especializar com c# dotnet
Só vem!!!