Tati, como é bom perceber a tua evolução ao longo desses anos no canal: de uma leitora voraz para uma leitora voraz e maravilhosa contadora de histórias. Acompanhar teu canal me ajuda (e muito!) a continuar amando os livros.
Tati, vindo do futuro (2023) pra dizer que segui seu conselho, interrompi o vídeo, deixei o livro na lista de desejos e finalmente comprei e li. CARAMBA. Você foi na mosca, apesar da “pesada de mão” do autor, esse livro é uma experiência. Ainda estou digerindo (acabei de ler agora há pouco) e vim correndo terminar o vídeo. Obrigada, obrigada, por essa (mais essa) indicação incrível!
Eu não ligo para spoliers. Não sei como alguém se tortura com isso! As pessoas podem falar o que for da história ou do livro. Nada é igual a experiência de ler! Vc lendo terá uma experiência única com certeza!
Livro fundamental. Cada frase é uma obra de arte, da arte de escrever bem. Li há muito tempo e comprei um novinho esse ano para reler. Lúcio Cardoso, além de excelente escritor, era muito bonito! Clarice Lispector foi apaixonada por ele. E, certamente, muito influenciada pelo seu estilo literário.
Livro pesadíssimo, que gera um desconforto imenso durante a leitura. Os personagens são detestáveis, as situações constrangedoras e o livro é extremamente sensorial (dá pra sentir os cheiros de podridão, maquiagem, mofo...) Um livro que causa tantas emoções fortes, mesmo que negativas, só pode ser - e é! - um livraço. Um dos meus preferidos da literatura nacional.
Estou em uma fase em que, se for desagradável, com clima opressivo e deprimente, estou passando ao largo. Vivo muito a atmosfera dos enredos. Quem não sabe brincar não desce para o play.
Acabei de ler o livro e corri pra pesquisar um vídeo pra "ter com quem dialogar" esse excelente romance que ainda estou digerindo. Adorei a leitura, embora pesado, e como vc falou, em alguns momentos haja um excesso de drama, o livro é muito bem escrito. Quanto às cartas e narrativas não terem sequência cronológica, achei que pode propiciar um envolvimento maior do leitor com a história. De forma geral me prendeu bastante. Parabéns pela sua resenha!
LI esse livro há uns dez anos e ainda o considero como um dos melhores da minha vida, à frente de clássicos, sem comparação de assuntos, como 1984, Os Miseráveis, Trabalhadores Do Mar, A Escolha De Sofia, O Crime Do Padre Amaro entre outros que mais gostei de ler. Esse livro é simplesmente sufocante e ao mesmo tempo maravilhoso de se ler. Brilhante comentário. Parabéns
Moro em Minas Gerais e conheço uma família Menezes. Uma família grande, tradicional, que como toda família antiga, tem algumas histórias assombrosas, mas não posso afirmar se a história escrita por Lúcio Cardoso tem alguma origem na realidade.
No final da edição do meu livro tem um texto escrito por um estudioso do Lucio Cardoso que diz que sim, foi baseado em uma família Meneses de Minas, e ele foi até a cidade pesquisar a história.
Realista esse livro não é. Embora Minas Gerais, por razões históricas e culturais que não cabe discutir aqui tenha preservado um tipo de mentalidade católica neurótica muito diferente da que existe no Brasil em geral - e de certo modo próxima dos países conservadores da América Espanhola - não dá pra comprar que existiram fazendeiros e roceiros de Minas que escrevessem daquela maneira - e todos os personagens escrevem da mesma forma magistral, poética e melodramática - e tivessem concepções religiosas como aquelas. As preocupações religiosas daqueles personagens é a de gente que acompanhava a produção literária e o debate cultural do novo catolicismo francês, não de um bando de jecas prepotentes. A artificialidade desse livro é tão notória que não pode ser descuido, é deliberada.
Aos 6 minutos de vídeo, o livro já estava sendo adicionado a minha lista da Amazon. A verdade é que, lá pelos meus 12 anos, eu vi “A Crônica da Casa Assassinada” parado na estante da Biblioteca da escola, e senti um medo danado. Só de olhar pro título. Claro que na época eu achava que era um livro sobre assombração e coisa do tipo, mas mesmo assim... o título me era muito tenebroso, do tipo que causa arrepios (coincidentemente ou não, exatamente o arrepio que sinto quando leio o título de “O Morro dos Ventos Uivantes”). Só sei que me afastei e li um livro chamado “Assassinato na Biblioteca”, esse sim sobre assombrações, que estava na prateleira inferior. Agora vendo a introdução do vídeo senti o mesmo medo, a diferença é que não fugirei da leitura. Irei deixar o vídeo e voltar depois de ler.
Li essa obra em 2017 e entrou pra minha lista de melhores obras lidas em todos os tempos. É possível perceber nessa obra o ápice da escrita de Lucio Cardoso.
Mais uma resenha em que você está inspiradíssima, Tati, você me passou uma intensidade de sentimentos muito forte ao falar sobre esse livro. Impossível não querer lê-lo, Ja é o próximo da minha lista.
Peguei esse livro na biblioteca da escola muitos anos atras, fiquei surpreso ao ver essa capa pq eu n me lembrava nenhum pouco disso! Um dos primeiros livros mais pesados que li quando pequeno.
Livro sensacional. Descobri por acaso, e comecei a ler, me apaixonei. Tua resenha está ótima. Também senti o cheiro da doença da Nina. Gosto de livros que me fazem "sentir"!!
Li ano passado. Mas, agora ouvindo o podcast "A mulher da casa abandonada", faço muitas conexões com este livro. O podcast está disponível em vários tocadores, e vale muito a pena.
Vi a capa e pensei: eu já vi esse livro. E sim. Eu o peguei na Biblioteca quando era criança, uns 10 anos, por aí. Tentei lê-lo, não faço ideia de quantos capítulos. E vcs ñ fazem ideia de o quanto esse livro atormentou essa pobre criança que era eu. 😂 Nunca mais quero vê-lo na vida.
Eu amo quando a Tati fala “veja bem”, esses vídeos, para mim, são mais que resenhas e indicações, mas sim bastante terapêuticos. Muito obrigada por isso!
Li esse livro no ensino médio e ele é tão impactante que até hj não esqueci a história! Vale muito a pena a leitura mas com a pessoa em um bom estado de espírito...
Esperei 10 meses para ver os 8 minutos finais desse vídeo kkkk. Isso pq demorei 10 meses para ler o livro. Qnd se trabalha 60h/semana, ter que ler um livro com tal carga de ruína e morte é um desafio. Ainda mais quando se trabalha na saúde como eu. Ainda mais em 2020! Por fim, em minhas férias (e em pleno Natal kkkkk) terminei o livro e MDS. Que livro!!
Esse livro é maravilhoso! Um dos melhores que li na vida! A partir dele, virei fã do Lúcio e já li praticamente tudo dele, com exceção de "Diários". Este é minha "felicidade clandestina", meu tesouro. Porque sei que depois de lê -lo não terei mais nada de Lúcio para ler! Hahahaha Aqui no youtube tem um vídeo incrível da Claire Scorzi sobre Cardoso e há tem um filme adaptado da Crônica. Bacana! Vale a pena conferir. Beijos enorme. F. . P.s. sou time Timóteo. Ele é sensacional! O melhor personagem do livro, disparado! Se for fazer uma releitura, preste bastante atenção no que ele fala. Interessantíssimo! Mas esta obra é tão incrível assim, creio eu, pela narrativa do autor. Lúcio escreve bem pra caramba!
Caramba, já quero lê-lo!!!!. Alguns pontos me lembraram Cem anos de solidão, como por ex, Gabo tinha a ideia de chamar a obra de A Casa; ambos contam a história de uma família decadente (nesse ponto nem tanto Cem anos, só o final, mas me lembrou sua resenha de Os Bruddenbruck e o Som e a Fúria); o intervalo de tempo relativamente curto entre os anos de publicação (Crônica da C. A: 1959 e Cem A D S: 1967)... enquanto um a culpa e um sentimento frio/pesado se faz presente, noutro é a solidão. Já quero muito ler 😍❤️
Ainda vou ler esse romance. Não sei se já leu, mas vale muito a pena ler os Diários de Lúcio Cardoso. É sensacional. "(...) Ergo o meu punhal contra Minas (...)"
Eu comprei ontem na Amazon O Livro Crónica da Casa Assassinada do Autor Lucio Cardoso eu amo esse LIvro Maravilhos Clássico Eu Adoro ver seus Vídeos sempre legais e bacana demais que Deus e Jesus lhe Abençoe Beijos no Coração e tenha uma semana com Paz Amor e Saúde
Tati e seu poder peculiar de nos deixar com um comichão pra ler cada livro comentado aqui... mais um pra lista dos desejados! Temperando nossos domingos. Adorei!
Nossa!! Que livro. Li esse livro aos 19 anos para prestar vestibular. Mas acho que eu não tinha maturidade necessária para absorver tudo. Tô criando coragem para reler.
Esse livro foi sugestão de leitura de uma professora que tive quando ainda fazia o ensino médio. Demorei anos para lê-lo. Ele nunca saia da fila, mas também eu nunca esquecia os comentários dessa professora. Adorei o livro, e só me arrependi de ter demorado tanto para iniciar a leitura. Livro fantástico!
Assisti ao vídeo na data de postagem, parei antes dos spoilers (sabia decisão). Acabei de ler por esses dias e aqui estou. Que coisa maravilhosa! Aviso pra quem ainda não leu: sigam o conselho da Tati... Voltem depois.
Estou lendo agora 2020,cheguei em um ponto que queria rasgar o livro e bater nos personagens!!! Maravilhoso!!! Parece mto com morro dos ventos uivantes sim....
Obrigado, Tati! Seu canal é espetacular e sua dedicação, com certeza, como a mim me alegra, alegra a aos seus inscritos que a acompanham de pertinho haha. Tudo de bom e bom trabalho!
Finalmente, depois de ter assistido a este vídeo umas 10 vezes sem terminá-lo por causa dos spoilers, concluí a leitura. Concordo plenamente com você, Tati. este é um dos maiores livros da nossa literatura. Obrigado pela indicação. Tatiana, sempre tornando o meu mundo um pouco melhor! :)
Meu Deus, eu fui mt ingênuo ( burro 🤡)kkk. Com mil avisos de não assistir até o final eu parei na parte do spoiler na época que o vídeo foi publicado porque queria ler. Hj estou no último capítulo e achei que não teria mais nada pra ter spoiler e na ansiedade fui ver o vídeo. E me ferrei kkkk
A-do-rei! !!!! Ouvi sobre este livro na faculdade. Tati, você é ótima! ! Deveria estar nas minhas aulas de teoria literária e literatura comparada! ! Meus parabéns, de coração! !
Me interessei bastante pelo livro. Sem ter lido, já pude constatar que a casa é um personagem do livro, como "O Morro dos Ventos Uivantes" (como você mesmo disse no vídeo a materialização do inferno). E sem contar na figura de linguagem no título.
Não conheço esse autor, nem sei se existe algum livro dele aqui em Portugal. 🇵🇹 mas a leitura parece interessante!!!! Estou lendo “O assassinato de Roger Ackroyd - Agatha Christie”, gostava de saber a sua opinião sobre os livros da autora. Quando puxar a vontade de ler e fazer video, cá estarei a espera da resenha. 🙌🏻📚 Tenciono ler em breve “O monte dos vendavais/O morro dos ventos uivantes”. 🇵🇹📚 Bom domingo😘
Irmã, nem aqui no Brasil ele é conhecido kkkkkkk esse livro ficou esgotado anos e anos... agora que foi reeditado e ainda assim não é facil de achar. Quando acha, é caro rsrs
Querida Tati, passando para agradecer os vídeos com obras de autores nacionais que, pelo menos pra mim, eram desconhecidos, como o Pedro Cardoso e a Julia de Almeida e que me despertaram grande interesse. Faltando 50 paginas pra finalizar Ana Karenina, passei na biblioteca da cidade pra ver se acha a Cronica de casa assassinada e não é que tinha? Amanhã já devo começar :)
Tava ansioso esperando sua resenha sobre o livro, Tati. Li recentemente também e realmente Nina me marcou muito, a reviravolta no último capítulo acho que ninguém espera. Mas uma coisa que me incomodou muito durante a leitura foi o fato de que todos os personagens falam e escrevem da mesma forma, Lucio escrevia realmente muito bem, mas como o livro é em primeira pessoa, acho que manter a mesma escrita para todos ficou meio sem sentido, André não escreveria da mesma forma que o Coroneu, por exemplo. Isso fez com que eu não amasse tanto a experiência de leitura, infelizmente.
Eu acho que esse artificialismo do livro era deliberado. Se o autor quisesse dar individualidade às vozes narrativas de maneira verossímil, André, um adolescente de 15 anos, não poderia escrever ou até pensar daquela maneira. O excesso melodramático tampouco é realista. O leitor é obrigado a comprar que esse universo tem suas próprias regras, ou nem lê.
Tentei ler esse livro aos 16 anos. Encontrei tantas palavras estranhas que eu precisava consultar o dicionário a cada minuto, pois eu não tinha internet. Lá pelas tantas, desisti. Agora, 10 anos depois, pretendo encará-lo novamente.
Quando comecei ler este livro não tinha muita intimidade com livros e achei super confuso, mas continuava lendo. Estava no ensino médio, era estagiária e deixava o livro lá na sala q ficava, nisso, quando estava na reta final (e perdida kkk) ele sumiu e eu acabei assistindo um filme pra tentar entender e saber o final. Após esse vídeo deu vontade d ler novamente!!!😊
Olá Tatiana! Um vídeo fantástico para um livro extraordinário! Me deu vontade inclusive de ler a crônica da casa assassinada e. Muito obrigado grande abraço!
Tati, como é bom perceber a tua evolução ao longo desses anos no canal: de uma leitora voraz para uma leitora voraz e maravilhosa contadora de histórias. Acompanhar teu canal me ajuda (e muito!) a continuar amando os livros.
Tati, vindo do futuro (2023) pra dizer que segui seu conselho, interrompi o vídeo, deixei o livro na lista de desejos e finalmente comprei e li. CARAMBA. Você foi na mosca, apesar da “pesada de mão” do autor, esse livro é uma experiência. Ainda estou digerindo (acabei de ler agora há pouco) e vim correndo terminar o vídeo. Obrigada, obrigada, por essa (mais essa) indicação incrível!
Eu não ligo para spoliers. Não sei como alguém se tortura com isso! As pessoas podem falar o que for da história ou do livro. Nada é igual a experiência de ler! Vc lendo terá uma experiência única com certeza!
Compartilho da mesma opinião que vc, principalmente com relação a experiência de leitura!! PS: Também não ligo pra spoilers rsrs
Tatiana, adoro suas resenhas. Você é a booktuber que me faz querer ler os livros todos!
Terminei ontem e nem dormi direito. Amei este livro. Que triste nem sabermos nas escolas quem foi Lúcio Cardoso, autor maravilhoso!
Livro fundamental. Cada frase é uma obra de arte, da arte de escrever bem. Li há muito tempo e comprei um novinho esse ano para reler. Lúcio Cardoso, além de excelente escritor, era muito bonito! Clarice Lispector foi apaixonada por ele. E, certamente, muito influenciada pelo seu estilo literário.
Nunca vi tanta gente doente numa história. Senti a energia macabra dessa chácara. Livro muito bom, forte.
Livro pesadíssimo, que gera um desconforto imenso durante a leitura. Os personagens são detestáveis, as situações constrangedoras e o livro é extremamente sensorial (dá pra sentir os cheiros de podridão, maquiagem, mofo...)
Um livro que causa tantas emoções fortes, mesmo que negativas, só pode ser - e é! - um livraço. Um dos meus preferidos da literatura nacional.
Verdade, senti tudo isso na leitura....
Foi o meu tcc: A simbiose de Lúcio Cardoso na crônica da casa assassinada
Estou em uma fase em que, se for desagradável, com clima opressivo e deprimente, estou passando ao largo. Vivo muito a atmosfera dos enredos. Quem não sabe brincar não desce para o play.
Resumiu bem como eu me senti lendo esse livro!!
Acabei de ler o livro e corri pra pesquisar um vídeo pra "ter com quem dialogar" esse excelente romance que ainda estou digerindo. Adorei a leitura, embora pesado, e como vc falou, em alguns momentos haja um excesso de drama, o livro é muito bem escrito. Quanto às cartas e narrativas não terem sequência cronológica, achei que pode propiciar um envolvimento maior do leitor com a história. De forma geral me prendeu bastante. Parabéns pela sua resenha!
Bom dia, tati!
Assistir seus vídeos é uma aula de literatura para todos nós.
Já saio com vontade de ler sem parar rsrs.
Bjão
Eu tive que aplaudir ao terminar. É desconcertante, forte, corrosivo. Literatura de primeiro nível.
Eu vejo seus vídeos e fico agoniada que o tempo vai passando e já vai acabar. Ótimo livro! Adoro suas resenhas.
Ela é formidável fazendo uma certa sinopse dos livros, e comentando o conteúdo deles. Eu a vejo como uma contadora de histórias de primeira.
Por isso que assisto os vídeos dela em tela cheia rsrsrs.
LI esse livro há uns dez anos e ainda o considero como um dos melhores da minha vida, à frente de clássicos, sem comparação de assuntos, como 1984, Os Miseráveis, Trabalhadores Do Mar, A Escolha De Sofia, O Crime Do Padre Amaro entre outros que mais gostei de ler. Esse livro é simplesmente sufocante e ao mesmo tempo maravilhoso de se ler. Brilhante comentário. Parabéns
Moro em Minas Gerais e conheço uma família Menezes. Uma família grande, tradicional, que como toda família antiga, tem algumas histórias assombrosas, mas não posso afirmar se a história escrita por Lúcio Cardoso tem alguma origem na realidade.
Tenho uma amiga meneses em minas Que curioso! Uma família com grana... meio inevitável ruminar sobre esse sobrenome depois de ler o livro
Isso é bem interessante!
No final da edição do meu livro tem um texto escrito por um estudioso do Lucio Cardoso que diz que sim, foi baseado em uma família Meneses de Minas, e ele foi até a cidade pesquisar a história.
Realista esse livro não é. Embora Minas Gerais, por razões históricas e culturais que não cabe discutir aqui tenha preservado um tipo de mentalidade católica neurótica muito diferente da que existe no Brasil em geral - e de certo modo próxima dos países conservadores da América Espanhola - não dá pra comprar que existiram fazendeiros e roceiros de Minas que escrevessem daquela maneira - e todos os personagens escrevem da mesma forma magistral, poética e melodramática - e tivessem concepções religiosas como aquelas. As preocupações religiosas daqueles personagens é a de gente que acompanhava a produção literária e o debate cultural do novo catolicismo francês, não de um bando de jecas prepotentes. A artificialidade desse livro é tão notória que não pode ser descuido, é deliberada.
a leitura lenta e a alta carga emocional desse livro me recorda muito “precisamos falar sobre o kevin”
Esse Livro tem uma Adaptação para o Cinema em 197! Com Norma Bengel do Diretor Paulo.César Saraceni como A Casa Assassknada tem o Filme no RUclips
Esse é meu livro favorito. Nina sempre me deixou apaixonada, nunca a julguei mal.
Aos 6 minutos de vídeo, o livro já estava sendo adicionado a minha lista da Amazon. A verdade é que, lá pelos meus 12 anos, eu vi “A Crônica da Casa Assassinada” parado na estante da Biblioteca da escola, e senti um medo danado. Só de olhar pro título. Claro que na época eu achava que era um livro sobre assombração e coisa do tipo, mas mesmo assim... o título me era muito tenebroso, do tipo que causa arrepios (coincidentemente ou não, exatamente o arrepio que sinto quando leio o título de “O Morro dos Ventos Uivantes”). Só sei que me afastei e li um livro chamado “Assassinato na Biblioteca”, esse sim sobre assombrações, que estava na prateleira inferior. Agora vendo a introdução do vídeo senti o mesmo medo, a diferença é que não fugirei da leitura. Irei deixar o vídeo e voltar depois de ler.
Li essa obra em 2017 e entrou pra minha lista de melhores obras lidas em todos os tempos. É possível perceber nessa obra o ápice da escrita de Lucio Cardoso.
Meu livro nacional favorito. A historia e os estilos de narrativa sao geniais.
A Companhia das Letras vai lançar uma nova edição agora em 2021, tô ansiosa pq faz tempo não se encontrar esse livro nem em sebos 👏🏼👏🏼👏🏼
Mais uma resenha em que você está inspiradíssima, Tati, você me passou uma intensidade de sentimentos muito forte ao falar sobre esse livro. Impossível não querer lê-lo, Ja é o próximo da minha lista.
eu parei exatamente na página 250 deste livro acontece uma coisa não vou dar spoiler que eu falei cara eu preciso de mais fôlego e maturidade para ler
Peguei esse livro na biblioteca da escola muitos anos atras, fiquei surpreso ao ver essa capa pq eu n me lembrava nenhum pouco disso! Um dos primeiros livros mais pesados que li quando pequeno.
Livro sensacional. Descobri por acaso, e comecei a ler, me apaixonei. Tua resenha está ótima. Também senti o cheiro da doença da Nina. Gosto de livros que me fazem "sentir"!!
Li ano passado. Mas, agora ouvindo o podcast "A mulher da casa abandonada", faço muitas conexões com este livro.
O podcast está disponível em vários tocadores, e vale muito a pena.
Li sem compromisso no ensino médio e coincidentemente caiu uma questão no ENEM 2009 sobre o livro. Acertei.
Tati! Nem acredito que estou vendo um vídeo (teu!) sobre esse livrão! ótimo vídeo, como sempre!
Vi a capa e pensei: eu já vi esse livro. E sim. Eu o peguei na Biblioteca quando era criança, uns 10 anos, por aí. Tentei lê-lo, não faço ideia de quantos capítulos. E vcs ñ fazem ideia de o quanto esse livro atormentou essa pobre criança que era eu. 😂 Nunca mais quero vê-lo na vida.
Eu amo quando a Tati fala “veja bem”, esses vídeos, para mim, são mais que resenhas e indicações, mas sim bastante terapêuticos. Muito obrigada por isso!
E eu que me pego toda hora falando: " E coisas do tipo "!!😂😂
É o primeiro vídeo da Tati que eu vou seguir a sugestão de parar de ver o vídeo caso tenha interesse na leitura à risca 😂😂😂
Maravilha, senhora! ❤❤
Li esse livro no ensino médio e ele é tão impactante que até hj não esqueci a história! Vale muito a pena a leitura mas com a pessoa em um bom estado de espírito...
Acabei de terminar e nunca tinha ouvido falar nesse livro e conheci através de você e amei adoro seu trabalho ❤️
Literatura Brasileira a gente ver por aqui. Só gratidão! Um abraço.
Esperei 10 meses para ver os 8 minutos finais desse vídeo kkkk. Isso pq demorei 10 meses para ler o livro. Qnd se trabalha 60h/semana, ter que ler um livro com tal carga de ruína e morte é um desafio. Ainda mais quando se trabalha na saúde como eu. Ainda mais em 2020! Por fim, em minhas férias (e em pleno Natal kkkkk) terminei o livro e MDS. Que livro!!
Jo Oli, vc é demais!
Acabei de acabar esse livro e estou acabado. Que livro pesado! Sufocante! Um dos melhores que já li.
Livro não recomendados para momentos de depressão;Também não recomendo ler aos quinze anos porque pode traumatizar,eu lí e demorei pra superar.
Eu também li quando tinha 15 anos e achei muito pesado. Agora quero reler
Eu li aos 14 e até hj aos 33 ainda tenho uma sensação triste ao lembrar ...rsrs
Ela sabe contar ou falar de uma estória !!!!! Parabéns Tatiana !!!!....
Esse livro é maravilhoso! Um dos melhores que li na vida! A partir dele, virei fã do Lúcio e já li praticamente tudo dele, com exceção de "Diários". Este é minha "felicidade clandestina", meu tesouro. Porque sei que depois de lê -lo não terei mais nada de Lúcio para ler! Hahahaha Aqui no youtube tem um vídeo incrível da Claire Scorzi sobre Cardoso e há tem um filme adaptado da Crônica. Bacana! Vale a pena conferir. Beijos enorme. F.
.
P.s. sou time Timóteo. Ele é sensacional! O melhor personagem do livro, disparado! Se for fazer uma releitura, preste bastante atenção no que ele fala. Interessantíssimo! Mas esta obra é tão incrível assim, creio eu, pela narrativa do autor. Lúcio escreve bem pra caramba!
retornei ao vídeo agora, depois de finalizado o romance, conforme vc orientou. obra espetacular!
Doida pra conhecer Nina!!!! Não aguentei, assisti até o final
Ual! Que livro, preciso dele pra ontem. Sempre vi pessoas lendo mas nunca parei pra conhecer, e depois dessa resenha já até entrou para a wishlist 👏🏼
Bom dia Querida! Começando bem o meu domingo com seu vídeo.
O quadro do Donnie Darko tirou minha atenção kkkkkk
Ai, Tati, e eu adorei essa parte do dramalhão, kkkk adoro história onde o sofrimento é extremo.
Caramba, já quero lê-lo!!!!. Alguns pontos me lembraram Cem anos de solidão, como por ex, Gabo tinha a ideia de chamar a obra de A Casa; ambos contam a história de uma família decadente (nesse ponto nem tanto Cem anos, só o final, mas me lembrou sua resenha de Os Bruddenbruck e o Som e a Fúria); o intervalo de tempo relativamente curto entre os anos de publicação (Crônica da C. A: 1959 e Cem A D S: 1967)... enquanto um a culpa e um sentimento frio/pesado se faz presente, noutro é a solidão. Já quero muito ler 😍❤️
Não há saída!
Gostei da resenha.
Especialmente a importância do capítulo da igreja.
Ainda vou ler esse romance. Não sei se já leu, mas vale muito a pena ler os Diários de Lúcio Cardoso. É sensacional. "(...) Ergo o meu punhal contra Minas (...)"
Eu comprei ontem na Amazon O Livro Crónica da Casa Assassinada do Autor Lucio Cardoso eu amo esse LIvro Maravilhos Clássico Eu Adoro ver seus Vídeos sempre legais e bacana demais que Deus e Jesus lhe Abençoe Beijos no Coração e tenha uma semana com Paz Amor e Saúde
Tati e seu poder peculiar de nos deixar com um comichão pra ler cada livro comentado aqui... mais um pra lista dos desejados! Temperando nossos domingos. Adorei!
Nossa!! Que livro. Li esse livro aos 19 anos para prestar vestibular. Mas acho que eu não tinha maturidade necessária para absorver tudo. Tô criando coragem para reler.
Esse livro foi sugestão de leitura de uma professora que tive quando ainda fazia o ensino médio. Demorei anos para lê-lo. Ele nunca saia da fila, mas também eu nunca esquecia os comentários dessa professora. Adorei o livro, e só me arrependi de ter demorado tanto para iniciar a leitura. Livro fantástico!
Cafezim e video da Tati= meu programa de domingo!
Ele é maravilhoso!!! Quero muito reler um dia!
Assisti ao vídeo na data de postagem, parei antes dos spoilers (sabia decisão). Acabei de ler por esses dias e aqui estou.
Que coisa maravilhosa!
Aviso pra quem ainda não leu: sigam o conselho da Tati... Voltem depois.
Acabei de baixar no Kindle esse livro e vem esse vídeo pra me deixar com mais vontade de ler!
Acabei de ler o livro agora mesmo e corri para ver seu vídeo. Que resenha espetacular!
Primeira vez que eu parei um vídeo pela metade... quero muito ler este livro e depois ver o restante do vídeo.
DEFINITIVAMENTE UM DOS MELHORES LIVROS BRASILEIRO AAAAAAAA EU ESTOU APAIXONADA
Esse livro é simplesmente uma das melhores leituras da minha vida
Um dos melhores livros que eu já li na minha vida!
Estou lendo agora 2020,cheguei em um ponto que queria rasgar o livro e bater nos personagens!!!
Maravilhoso!!!
Parece mto com morro dos ventos uivantes sim....
Tenho esse livro já tem mais ou menos uns dois anos e nunca cheguei a ler agora que estou começando a ler ele
Leia. É muito bom
Usei toda a minha força interior para conseguir fechar este vídeo antes dele acabar. A curiosidade é enorme, socorro!!
Obrigado, Tati! Seu canal é espetacular e sua dedicação, com certeza, como a mim me alegra, alegra a aos seus inscritos que a acompanham de pertinho haha. Tudo de bom e bom trabalho!
Livro primoroso. Me marcou . É uma martelada
Oi Tati... é "CURvÊlo". Sou daqui...hehehe . Cidade vizinha a Cordisburgo (cidade natal do Guimarães Rosa).
Incrível mesmo! Terminei agora....Todos os sentidos presentes no livro, surpreendente como a humanidade.
definitivamente uma das melhores resenhas do canal
Nossa, que vontade de ler agora. Vou colocar para o mês que vem essa leitura. O vídeo está ótimo Tati.
Domingo: a
Eu: Tatiiiiiii!!!!!!!!! Cadê você, muié?!
Finalmente, depois de ter assistido a este vídeo umas 10 vezes sem terminá-lo por causa dos spoilers, concluí a leitura.
Concordo plenamente com você, Tati. este é um dos maiores livros da nossa literatura.
Obrigado pela indicação.
Tatiana, sempre tornando o meu mundo um pouco melhor!
:)
Esse livro é fantástico,maravilhoso deslumbrante sem igual ❤❤❤
Meu Deus, eu fui mt ingênuo ( burro 🤡)kkk. Com mil avisos de não assistir até o final eu parei na parte do spoiler na época que o vídeo foi publicado porque queria ler. Hj estou no último capítulo e achei que não teria mais nada pra ter spoiler e na ansiedade fui ver o vídeo. E me ferrei kkkk
Mininu, eu avisei mil vezes 😂
Que resenha massa Tati! Deu vontade de começar a ler hoje. Pulga na orelha atingida!
O FINAL É SENSACIONAL PRA CARALHO AAAAAAAAA PUTA QUE PARIUUUUUUU
A-do-rei! !!!! Ouvi sobre este livro na faculdade. Tati, você é ótima! ! Deveria estar nas minhas aulas de teoria literária e literatura comparada! ! Meus parabéns, de coração! !
Sabia que você ia gostar desse livro. É um soco no estômago! Li lá por 2007, talvez releia este ano. A propósito, feliz 2020!
Me interessei bastante pelo livro. Sem ter lido, já pude constatar que a casa é um personagem do livro, como "O Morro dos Ventos Uivantes" (como você mesmo disse no vídeo a materialização do inferno). E sem contar na figura de linguagem no título.
Tati o crônica está em minha lista de leituras indispensáveis já faz um bom tempo. Seu vídeo elucidou minha dúvida.
TATIFLIX rainha da porra toda. Domingos sempre alegres com vossas resenhas.
Não conheço esse autor, nem sei se existe algum livro dele aqui em Portugal. 🇵🇹 mas a leitura parece interessante!!!!
Estou lendo “O assassinato de Roger Ackroyd - Agatha Christie”, gostava de saber a sua opinião sobre os livros da autora.
Quando puxar a vontade de ler e fazer video, cá estarei a espera da resenha. 🙌🏻📚
Tenciono ler em breve “O monte dos vendavais/O morro dos ventos uivantes”. 🇵🇹📚
Bom domingo😘
Irmã, nem aqui no Brasil ele é conhecido kkkkkkk esse livro ficou esgotado anos e anos... agora que foi reeditado e ainda assim não é facil de achar. Quando acha, é caro rsrs
• Sofia • se vc mora em Lisboa, talvez encontre na livraria da Travessa, recém inaugurada.
Querida Tati, passando para agradecer os vídeos com obras de autores nacionais que, pelo menos pra mim, eram desconhecidos, como o Pedro Cardoso e a Julia de Almeida e que me despertaram grande interesse.
Faltando 50 paginas pra finalizar Ana Karenina, passei na biblioteca da cidade pra ver se acha a Cronica de casa assassinada e não é que tinha? Amanhã já devo começar :)
Ansiosa para ler essa obra!
Tati amo seu canal, incrível...
Bjs pra vc 😘😘😘
Tava ansioso esperando sua resenha sobre o livro, Tati.
Li recentemente também e realmente Nina me marcou muito, a reviravolta no último capítulo acho que ninguém espera.
Mas uma coisa que me incomodou muito durante a leitura foi o fato de que todos os personagens falam e escrevem da mesma forma, Lucio escrevia realmente muito bem, mas como o livro é em primeira pessoa, acho que manter a mesma escrita para todos ficou meio sem sentido, André não escreveria da mesma forma que o Coroneu, por exemplo. Isso fez com que eu não amasse tanto a experiência de leitura, infelizmente.
Eu acho que esse artificialismo do livro era deliberado. Se o autor quisesse dar individualidade às vozes narrativas de maneira verossímil, André, um adolescente de 15 anos, não poderia escrever ou até pensar daquela maneira. O excesso melodramático tampouco é realista. O leitor é obrigado a comprar que esse universo tem suas próprias regras, ou nem lê.
Tentei ler esse livro aos 16 anos. Encontrei tantas palavras estranhas que eu precisava consultar o dicionário a cada minuto, pois eu não tinha internet. Lá pelas tantas, desisti. Agora, 10 anos depois, pretendo encará-lo novamente.
Achei esse livro em uma feira de troca, me agarrei a ele na hora, só lembrava dessa sua resenha que me deixou ensandecida pelo livro kkk
"ai meu Deus aquele livro" a cara que você fez. eu gritei e voltei pra ver pq foi MT bom Kkkkkkkkk
Aliás fiquei curiosíssimo pra ler, pra variar
Bruno Vasconcelosw estou com medo de ler
Melancolia e dramalhão? Amei!!!
Um dia frio um bom lugar pra ler um livro meu pensamento nesse canal muito bom
Tati, li o livro por sua causa e voltei agora para ver o fim do vídeo =)
Ótimo vídeo. A primeira coisa que faço quando entro no RUclips é procurar os vídeos novos da Tati. OBS: Curvelo (pronuncia-se Curvêlo) :)
nossa a tati está tão estilosa nesse vídeo
Quando comecei ler este livro não tinha muita intimidade com livros e achei super confuso, mas continuava lendo. Estava no ensino médio, era estagiária e deixava o livro lá na sala q ficava, nisso, quando estava na reta final (e perdida kkk) ele sumiu e eu acabei assistindo um filme pra tentar entender e saber o final.
Após esse vídeo deu vontade d ler novamente!!!😊
Olá Tatiana! Um vídeo fantástico para um livro extraordinário! Me deu vontade inclusive de ler a crônica da casa assassinada e. Muito obrigado grande abraço!
kkkkkkk acabei de terminar o livro e voltei pra ver o final do vídeo, obs : vi o vídeo quando tinha saído !!! Excelente
Como sempre, muito bom. Parabéns. Vai na Luz, que a Luz é sua.
Estava com esse livro guardado e começarei já a leitura! Depois voltarei pra terminar de ver o vídeo.
Tati é DEMAIS!!!
Amei, vou ler e sai correndo as 23:15....🏃🏻♀️🏃🏻♀️🏃🏻♀️🏃🏻♀️ bj Tati ❤️