Está buscando apoio? Encontre uma psicóloga da minha clínica que pode te ajudar a cuidar da sua saúde mental. Agende sua primeira sessão: bit.ly/encontreesuapsideeal
lembro que na época do vestibular, eu estava tão indecisa entre as infinitas possibilidades, que eu só pensava assim “como eu queria que alguém me obrigasse a querer e desejar algo específico! Colocasse esse sonho dentro da minha cabeça. Seria mt mais facil escolher e me sentir segura com minha escolha”
Eu me senti desse mesmo jeito na minha época! Me sinto uma pessoa muito insegura e indecisa. Quando me colocam pra escolher algo, me desoriento toda. E logo algo que vai mudar o rumo da minha vida e de alguém importante. Nossa.. foi difícil mesmo.
que incrível! sempre pensei nisso, percebo muito essa minha estagnação diante das inúmeras escolhas até nas pequenas coisas, como escolher um filme pra assistir no mar de filmes na netflix e acabar n assistindo nenhum, no Tinder não conseguir sair com ninguém por ter várias possibilidades de dates, ganhar vários livros e não conseguir escolher um pra começar. e agora, estou passando por uma coisa maior que seria a escolha da profissão que vou seguir "pelo resto da vida", fico estagnada sem saber escolher entre duas áreas que gosto muito, psicologia e comunicação social, acabei passando em comunicação, nem comecei a faculdade mas ja é um pensamento meu de fazer transferência pra psicologia achando que eu fiz a escolha errada... e na real, acho q n tem escolha errada pq eu queria fazer os dois, mas agr na minha cabeça eu teria que escolher o curso certo pra eu começar primeiro e aí volta essa loucura, ansiedade e estagnação dnv...
Isso se aplica a criacao de filhos, desde quando tive meu filho percebi que damos tantas opções para eles e eles ficam tao confusos que as vezes nao chegam a lugar nenhum, o tempo passa e eles nao conseguem tomar decisoes simples. Vejo minha irma e meu marido que sao medicos super bem sucedidos os dois cursaram medicina pq as maes obrigaram, na epoca reclamaram, hoje agradecem. Enquanto isso foi me dado todas as opcoes e eu so me encontrei aos 33 anos, terminei uma faculdade, fiz 2 pos, e comecei e larguei outras 3. Hoje em dia eu vejo esse problema se aprofundado principalmente na questao da s3xu4lidade, quando dao a crianca a opcao dela ser qualquer coisa, me da a impressao que de faz ela perder energias mentais tentando decidir o que elas preferem, quando poderiam estar gastando essa energia tomando outros tipos de decisoes pra vida. Nao estou aqui negando a existencia das disforias, mas elas deveriam aparecer naturalmente para algumas pessoas e nao surgir como um questionamento para todas
Fantástico… nos últimos anos venho pensando muito sobre isso e olha só que interessante eu não só estou conseguindo consumir livros , séries e filmes de “ época”! Primeiro por que gosto segundo pra fugir um pouco desse mundo contemporâneo que está fundindo meu cérebro.., cada dia uma coisa nova!você é obrigado a praticamente se tornar um robô para fazer tudo “ eu não consigo não “e nem quero porque me gera mais ansiedade! Rede social então!
Alana! Que conteúdo perfeito! Passo isso todos os dias, eu achava que era coisa da minha cabeça 😅 fico... indecisa onde estacionar, qual lugar sentar numa lanchonete ... etc... amei o conteudo ... Obrigada ❤❤
Conteúdo impecável. Sou da área jurídica, formada e atuante, tenho alguns desafios pra concluir como concursos e mestrados, mas para além dessa aréa que me dediquei por tantos anos, voltei a me dedicar aos meus hobbies por lazer de qualidade, estudar artes, filosofia, sociologia e moda. As vezes fico perdida de tantas possibilidades e de ter afinidade com tantas outras áreas, mas venho abraçando e acolhendo minhas vontades. Me vejo diante da possibilidade de reduzir meus hobbies pra conquistar meus objetivos acadêmicos.
Comecei assistir os seus vídeos essa semana e tem me ajudado muito! Muito necessário esses conteúdos que você traz, acredito que isso será uma chave pra vida de muita gente!
A minha limitação de talentos me fez estudar artes, concequantemente conhecendo mais sobre arte, acabei subnichando meus gostos e fiquei por muito tempo perdido entre a música e as artes visuais. A vida me fez escolher as artes visuais e hoje em dia sou um ilustrador realizado na minha áere! Gostei muito do seu canal, voltei com meu cannal recentemente também, é muito importante estar aqui no YT!
Esse foi fácil um dos melhores episódios que você já fez. Já ouvi 2 vezes no Deezer e agora estou assistindo no RUclips, fora o quanto compartilhei. A primeira vez que me deparei com isso, foi quando ouvia gente falando sobre a "sindrome do PC gamer" (quando a pessoa tinha o sonho de ter um computador que rodasse todos os jogos, e quando ela tem, acaba não jogando nada) e a "síndrome da Netflix (quando a pessoa tem tantas opções de filmes e séries, que acaba perdendo mais tempo procurando o que ver do que assistindo) justamente por conta desse excesso de opções. E percebi que eu sofria muito com isso. Ouvir esse episódio foi muito esclarecedor pra mim, principalmente saber sobre essa paralisia decisória e que "uma boa escolha não é uma escolha perfeita; abrace a imperfeição", vou levar isso pra sempre na minha vida.
Eu li o livro desse psicólogo sobre o paradoxo e Amei muito!! E amei tbm ouvir o que mais te chamou atenção no paradoxo e como você conseguiu trazer de forma tão simples e concisa um assunto tao complexo. To amando estudar assintos de psicologia e como isso pode ajudar a melhorar o dia a dia das pessoas, vou fazer uma sequência de vídeos sobre o livro no meu canal, pq é realmente um conceito muito importante para se parar e refletir sobre :))
Acredito que nem temos tanto poder de escolha assim, nossas escolhas são as somas do nosso genes e o ambiente em q vivemos. O ser humano cria necessidades e depois sofre com elas, liberdade era uma necessidade e agora não sabemos o que fazer com ela... Só sei que o mundo ñ tem concerto, quando melhora um aspecto, piora ainda mais outros rsrs...
Acho incrível que esse vídeo veio num momento digamos que "certo", pois eu trabalhava e por questão da minha saúde mental, acabei por sair do emprego para me reencontrar. Em casa exercitando minha mente e procurando por algo que me satisfizessse, acabei encontrando várias opções de carreira a se seguir. Parei de ficar caçando várias opções onde eu pudesse ir escolher qual seria a melhor e fiz o que o vídeo retratou, que era diminuir as escolhas para encontrar uma que me fizesse enxergar a realidade ao invés de ficar preso em ilusões, assim acabei interessado na psicologia e percebi que era uma carreira tão ampla e necessária na minha vida, a saúde mental prejudicada me fez acordar pra vida e entrar no ramo da psicologia, irônico né? Mas sinto que finalmente achei algo que me dá prazer. Obrigada pelo conteúdo maravilhoso, seu canal é uma das melhores descobertas que tive
Adorei o vídeo. Estava ouvindo algo no spotify e por acaso começou o seu podcast com esse tema, justamente em um dia que eu tenho tantas escolhas e me senti perdida em saber por onde começar.
Olá professora, a tecnologia evoluiu muito, porém o que não evoluiu foi o discernimento e moral das pessoas para realizarem escolhas específicas e adequada para a própria pessoa!
Até anotei alguns pontos 😅 Já me vi algumas vezes nesse paradoxo (agora conheci como nomear). Nesse momento então, me identiquei bastante, depois de ter deixado um emprego de muito tempo (que fui só empurrando) e estar tentando fazer algo com que eu me identifique melhor.
Talvez olhar mais para si e menos para fora, especialmente questionando e julgando menos os outros faça se sentir mais feliz com a abundância de opções que conquistamos ao invés de viver uma vida de opções limitadas só pra facilitar a "satisfação" em opções limitadas.
Existe uma resposta ou estudo sobre pessoas que mesmo reconhecendo a origem dos traumas, ainda assim não consegue abandonar os traços gerados? por exemplo, o adulto reconhece que sua baixa autoestima, carência, insegurança e ausência de identidade são originários de uma infância negligenciada, com duras críticas, palavras pesadas, comparação excessiva, e maus tratos sempre que praticava algo fora dos padrões. Mesmo consciente de quem ou porque foi tratado assim (falta de autoestima na mãe) ainda se vê questionando a própria opinião, dificuldades com impor limites, sempre priorizando a decisão do outro, não consegue assumir autoridade, liderança, e o pior, sempre se comparando... colega melhor de vida ou mais inteligente, ex do companheiro é melhor, primos, etc...
Como fazer para, mesmo reconhecendo a origem, esses gatilhos não afetem mais sua vida adulta? ou isso não é possível? vai ter que conviver com essa sombra se manifestando no pensamento pro resto da vida?
Me sinto assim frequentemente, com relação a me casar.. Queri casar e ter filhos, mas ao mesmo tempo fico pensando que não posso errar na escolha da pessoa pq é só uma vez nada e nisso fico me corroendo. Terminei um relacionamento recentemente por conta disso tbm.
Olha, como Millenial, Gen Y, odeio limitações. Quero ter qualquer opção disponível e possível para eu escolher o que quero. O mais importante é me conhecer para estar feliz com as escolhas que fiz. Essa frustração acredito que seja mais pela falta de autoconhecimento e introspecção para saber quem realmente se é e seu verdadeiro propósito de vida.
"O peixe precisa do AQUÁRIO pra viver" soou estranho demais pra mim, desculpa kkk O aquario é uma invenção do homem pra manter o peixe em cativeiro né.... estranho 😅😅😅
Como dizem aqui no sul "tando mais ou menos tá louco de bom", estamos todos empanturrados de tudo, sempre buscando mega acontecimentos ,emocoes espetaculares; o comum e o prosaico não nos servem mais. Precisamos urgentemente resgatar isso, sob pena de ressecarmos nossos sentimentos, anestesiados por uma sociedade frenética.
Parece q a ingenuidade da juventude é um mina de ouro onde o mercado pode explorar....como nas eleições de candidato vc só tem a impressão de escolher pq o lobby do mercado q escolhe
Agoro vou dizer algo desagradável vc esta se auto enganado tando créditos a essa teoria de q as escolhas são ruims.....não é essa a raiz do problema e sim a desinformação....
Parece q a ingenuidade da juventude é um mina de ouro onde o mercado pode explorar....como nas eleições de candidato vc só tem a impressão de escolher pq o lobby do mercado q escolhe
Está buscando apoio? Encontre uma psicóloga da minha clínica que pode te ajudar a cuidar da sua saúde mental. Agende sua primeira sessão: bit.ly/encontreesuapsideeal
lembro que na época do vestibular, eu estava tão indecisa entre as infinitas possibilidades, que eu só pensava assim “como eu queria que alguém me obrigasse a querer e desejar algo específico! Colocasse esse sonho dentro da minha cabeça. Seria mt mais facil escolher e me sentir segura com minha escolha”
Muito bom esse comentário
Me sinto assim, hoje em dia
Eu me senti desse mesmo jeito na minha época! Me sinto uma pessoa muito insegura e indecisa. Quando me colocam pra escolher algo, me desoriento toda. E logo algo que vai mudar o rumo da minha vida e de alguém importante. Nossa.. foi difícil mesmo.
que incrível! sempre pensei nisso, percebo muito essa minha estagnação diante das inúmeras escolhas até nas pequenas coisas, como escolher um filme pra assistir no mar de filmes na netflix e acabar n assistindo nenhum, no Tinder não conseguir sair com ninguém por ter várias possibilidades de dates, ganhar vários livros e não conseguir escolher um pra começar. e agora, estou passando por uma coisa maior que seria a escolha da profissão que vou seguir "pelo resto da vida", fico estagnada sem saber escolher entre duas áreas que gosto muito, psicologia e comunicação social, acabei passando em comunicação, nem comecei a faculdade mas ja é um pensamento meu de fazer transferência pra psicologia achando que eu fiz a escolha errada... e na real, acho q n tem escolha errada pq eu queria fazer os dois, mas agr na minha cabeça eu teria que escolher o curso certo pra eu começar primeiro e aí volta essa loucura, ansiedade e estagnação dnv...
Isso se aplica a criacao de filhos, desde quando tive meu filho percebi que damos tantas opções para eles e eles ficam tao confusos que as vezes nao chegam a lugar nenhum, o tempo passa e eles nao conseguem tomar decisoes simples. Vejo minha irma e meu marido que sao medicos super bem sucedidos os dois cursaram medicina pq as maes obrigaram, na epoca reclamaram, hoje agradecem. Enquanto isso foi me dado todas as opcoes e eu so me encontrei aos 33 anos, terminei uma faculdade, fiz 2 pos, e comecei e larguei outras 3. Hoje em dia eu vejo esse problema se aprofundado principalmente na questao da s3xu4lidade, quando dao a crianca a opcao dela ser qualquer coisa, me da a impressao que de faz ela perder energias mentais tentando decidir o que elas preferem, quando poderiam estar gastando essa energia tomando outros tipos de decisoes pra vida. Nao estou aqui negando a existencia das disforias, mas elas deveriam aparecer naturalmente para algumas pessoas e nao surgir como um questionamento para todas
Fantástico… nos últimos anos venho pensando muito sobre isso e olha só que interessante eu não só estou conseguindo consumir livros , séries e filmes de “ época”! Primeiro por que gosto segundo pra fugir um pouco desse mundo contemporâneo que está fundindo meu cérebro.., cada dia uma coisa nova!você é obrigado a praticamente se tornar um robô para fazer tudo “ eu não consigo não “e nem quero porque me gera mais ansiedade! Rede social então!
Tudo faz muito sentido. Me sinto muito sobrecarregada pelas escolhas que devo de fazer.
Alana! Que conteúdo perfeito! Passo isso todos os dias, eu achava que era coisa da minha cabeça 😅 fico... indecisa onde estacionar, qual lugar sentar numa lanchonete ... etc... amei o conteudo ... Obrigada ❤❤
Entre tantas opções escolhi você como psicóloga para acompanhar ! Conteúdo maravilhoso !
Ameeeei 🤣
Conteúdo impecável. Sou da área jurídica, formada e atuante, tenho alguns desafios pra concluir como concursos e mestrados, mas para além dessa aréa que me dediquei por tantos anos, voltei a me dedicar aos meus hobbies por lazer de qualidade, estudar artes, filosofia, sociologia e moda. As vezes fico perdida de tantas possibilidades e de ter afinidade com tantas outras áreas, mas venho abraçando e acolhendo minhas vontades. Me vejo diante da possibilidade de reduzir meus hobbies pra conquistar meus objetivos acadêmicos.
Comecei assistir os seus vídeos essa semana e tem me ajudado muito! Muito necessário esses conteúdos que você traz, acredito que isso será uma chave pra vida de muita gente!
A minha limitação de talentos me fez estudar artes, concequantemente conhecendo mais sobre arte, acabei subnichando meus gostos e fiquei por muito tempo perdido entre a música e as artes visuais. A vida me fez escolher as artes visuais e hoje em dia sou um ilustrador realizado na minha áere! Gostei muito do seu canal, voltei com meu cannal recentemente também, é muito importante estar aqui no YT!
Esse foi fácil um dos melhores episódios que você já fez. Já ouvi 2 vezes no Deezer e agora estou assistindo no RUclips, fora o quanto compartilhei. A primeira vez que me deparei com isso, foi quando ouvia gente falando sobre a "sindrome do PC gamer" (quando a pessoa tinha o sonho de ter um computador que rodasse todos os jogos, e quando ela tem, acaba não jogando nada) e a "síndrome da Netflix (quando a pessoa tem tantas opções de filmes e séries, que acaba perdendo mais tempo procurando o que ver do que assistindo) justamente por conta desse excesso de opções. E percebi que eu sofria muito com isso. Ouvir esse episódio foi muito esclarecedor pra mim, principalmente saber sobre essa paralisia decisória e que "uma boa escolha não é uma escolha perfeita; abrace a imperfeição", vou levar isso pra sempre na minha vida.
Eu li o livro desse psicólogo sobre o paradoxo e Amei muito!! E amei tbm ouvir o que mais te chamou atenção no paradoxo e como você conseguiu trazer de forma tão simples e concisa um assunto tao complexo. To amando estudar assintos de psicologia e como isso pode ajudar a melhorar o dia a dia das pessoas, vou fazer uma sequência de vídeos sobre o livro no meu canal, pq é realmente um conceito muito importante para se parar e refletir sobre :))
Acredito que nem temos tanto poder de escolha assim, nossas escolhas são as somas do nosso genes e o ambiente em q vivemos. O ser humano cria necessidades e depois sofre com elas, liberdade era uma necessidade e agora não sabemos o que fazer com ela... Só sei que o mundo ñ tem concerto, quando melhora um aspecto, piora ainda mais outros rsrs...
Cheguei no canal semana passada e já estou gostando tanto dos seus vídeos, obrigada❤
Acho incrível que esse vídeo veio num momento digamos que "certo", pois eu trabalhava e por questão da minha saúde mental, acabei por sair do emprego para me reencontrar. Em casa exercitando minha mente e procurando por algo que me satisfizessse, acabei encontrando várias opções de carreira a se seguir. Parei de ficar caçando várias opções onde eu pudesse ir escolher qual seria a melhor e fiz o que o vídeo retratou, que era diminuir as escolhas para encontrar uma que me fizesse enxergar a realidade ao invés de ficar preso em ilusões, assim acabei interessado na psicologia e percebi que era uma carreira tão ampla e necessária na minha vida, a saúde mental prejudicada me fez acordar pra vida e entrar no ramo da psicologia, irônico né? Mas sinto que finalmente achei algo que me dá prazer. Obrigada pelo conteúdo maravilhoso, seu canal é uma das melhores descobertas que tive
Excelente vídeo. Venho refletindo sobre isso, há muito tempo.
Te encontrei na segunda feira e hoje é o meu 3 dia assistindo seus vídeos e olha , tem mim ajudado muito ❤
Adorei o vídeo. Estava ouvindo algo no spotify e por acaso começou o seu podcast com esse tema, justamente em um dia que eu tenho tantas escolhas e me senti perdida em saber por onde começar.
Mensagem de vida maravilhosa 👏😘
Muito bom
Que doidera doutora...
Olá professora, a tecnologia evoluiu muito, porém o que não evoluiu foi o discernimento e moral das pessoas para realizarem escolhas específicas e adequada para a própria pessoa!
Que video🤌
Muito obrigada 🥰
Maravilhosa! 😊
genial, amei o vídeo
é muitoooo isso!!!
Até anotei alguns pontos 😅 Já me vi algumas vezes nesse paradoxo (agora conheci como nomear). Nesse momento então, me identiquei bastante, depois de ter deixado um emprego de muito tempo (que fui só empurrando) e estar tentando fazer algo com que eu me identifique melhor.
Muito bom Eve
Que conteúdo maravilhosooo! Você merece muito reconhecimento ♡♡♡
Que episódio incrível e cheio de conhecimento de valor! 📚🧠☕
Amei esse episódio ❤ obrigada pela reflexão!
Muito bom!!!!!
Eu estava precisando desse vídeo!
Moça! Onde vc estava esse tempo todo??? Obrigada! 💛
Ótimo vídeo ❤
Talvez olhar mais para si e menos para fora, especialmente questionando e julgando menos os outros faça se sentir mais feliz com a abundância de opções que conquistamos ao invés de viver uma vida de opções limitadas só pra facilitar a "satisfação" em opções limitadas.
Vídeo necessário, muito
Existe uma resposta ou estudo sobre pessoas que mesmo reconhecendo a origem dos traumas, ainda assim não consegue abandonar os traços gerados? por exemplo, o adulto reconhece que sua baixa autoestima, carência, insegurança e ausência de identidade são originários de uma infância negligenciada, com duras críticas, palavras pesadas, comparação excessiva, e maus tratos sempre que praticava algo fora dos padrões. Mesmo consciente de quem ou porque foi tratado assim (falta de autoestima na mãe) ainda se vê questionando a própria opinião, dificuldades com impor limites, sempre priorizando a decisão do outro, não consegue assumir autoridade, liderança, e o pior, sempre se comparando... colega melhor de vida ou mais inteligente, ex do companheiro é melhor, primos, etc...
Como fazer para, mesmo reconhecendo a origem, esses gatilhos não afetem mais sua vida adulta? ou isso não é possível? vai ter que conviver com essa sombra se manifestando no pensamento pro resto da vida?
Me sinto assim frequentemente, com relação a me casar.. Queri casar e ter filhos, mas ao mesmo tempo fico pensando que não posso errar na escolha da pessoa pq é só uma vez nada e nisso fico me corroendo. Terminei um relacionamento recentemente por conta disso tbm.
Olha, como Millenial, Gen Y, odeio limitações. Quero ter qualquer opção disponível e possível para eu escolher o que quero. O mais importante é me conhecer para estar feliz com as escolhas que fiz.
Essa frustração acredito que seja mais pela falta de autoconhecimento e introspecção para saber quem realmente se é e seu verdadeiro propósito de vida.
Olá, Alana. Por favor, fale sobre os DEVANEIOS EXCESSIVOS. É um grande problema pra geração Z. É meio que um vício em fantasiar
E tem gente que acaba usando o excesso de opções com as pessoas, como se fôssemos um mero produto
Tô tanto tempo escolhendo tudo, que até agora não tenho nada 😢
😍😍😍
Acompanho o seu perfil no Spotify, adoro seu conteúdo ❤
Você é maravilhosa e muito necessária!!
Obrigada pelo carinho 😊
Oi gostaria de saber se é normal ter uma crise de ansiedade conversando com uma piscanalista?
Oi
"O peixe precisa do AQUÁRIO pra viver" soou estranho demais pra mim, desculpa kkk O aquario é uma invenção do homem pra manter o peixe em cativeiro né.... estranho 😅😅😅
Prefiro ficar doida com mtas opção, do que ser obrigada a me casar ou ter um casamento arranjado como antigamente
Showwwww
Pensei que ter mais opções facilitasse a escolha
Um shade na galera não monogâmica! hahaha
Como dizem aqui no sul "tando mais ou menos tá louco de bom", estamos todos empanturrados de tudo, sempre buscando mega acontecimentos ,emocoes espetaculares; o comum e o prosaico não nos servem mais. Precisamos urgentemente resgatar isso, sob pena de ressecarmos nossos sentimentos, anestesiados por uma sociedade frenética.
Oi queria fazer o teste traumas da infância
Parece q a ingenuidade da juventude é um mina de ouro onde o mercado pode explorar....como nas eleições de candidato vc só tem a impressão de escolher pq o lobby do mercado q escolhe
Agoro vou dizer algo desagradável vc esta se auto enganado tando créditos a essa teoria de q as escolhas são ruims.....não é essa a raiz do problema e sim a desinformação....
Parece q a ingenuidade da juventude é um mina de ouro onde o mercado pode explorar....como nas eleições de candidato vc só tem a impressão de escolher pq o lobby do mercado q escolhe