DEPRESSÃO, ANSIEDADE E PÂNICO.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 4 фев 2025

Комментарии • 58

  • @drysouza577
    @drysouza577 11 месяцев назад +1

    Porque a gente precisa passar uma vida toda pra ouvir respostas! sendo que estamos na busca a muito tempo! Sinceramente..

  • @DREW200ful
    @DREW200ful 3 года назад +30

    Uma coisa que se perdeu em mim foi a ideia de que, ao ser uma boa pessoa, coisas boas iriam acontecer comigo. Eu seria feliz, teria um relacionamento com uma pessoa especial, minha vida profissional iria se desenvolver, tudo isso por conta de eu ser (ou me considerar) uma boa pessoa. Claro que eu estava errado. Vi muita gente ruim tendo do bom e de melhor, conseguindo vagas de emprego, namorando, casando, enquanto eu me encontro em estado de saúde penúria. Vi muitas pessoas boas se ferrarem por absolutamente nada, simplesmente porque a vida é assim. Coisas acontecem. E o homem insiste em criar explicações metafísicas para tudo. Depois da depressão e ansiedade severa pós esse momento complicado que passei, hoje me vejo apenas como uma um indivíduo problemático em meio a tantos. Obg pelo vídeo Manu! ❤️

    • @jaimeoliveira4647
      @jaimeoliveira4647 2 года назад

      Eu me sinto do mesmo jeito ❤

    • @izabella2256
      @izabella2256 Год назад +1

      Entendo vc e foi a partir disso que eu comecei a ser malandra também. O mundo é um campo de guerra psíquico. Ou vc se torna malicioso ou será engolido.

  • @analuisalyrabalarini2487
    @analuisalyrabalarini2487 3 года назад +12

    Acho que comigo acontecia muito e ainda acontece (menos eu acho) de ter a ansiedade de romper com quem estou tendo um atrito/sofrimento; e pânico (abandono) quando via que isso estava acabando mesmo (e estava acabando pq eu queria que acabasse até, então). Ambivalência, narcisismo, segue relação...

  • @iurit3227
    @iurit3227 3 года назад +24

    Manuel, hoje eu percebo que nunca fui realmente amado pelos meus pais, não de forma afetiva e concreta, apenas de forma verbal, sempre senti a ambivalência com eles entre vontade de ser amado e raiva, hoje depois de terapia e com seus vídeos eu observo que a negligência financeira e afetiva deles para comigo na infância é um dos meus maiores traumas, eu era a desculpa deles para se agredirem e se torturarem e também era o "salvador" da relação problemática deles. Me pego sentindo ódio deles por conta da infância e liberdade que nunca tive, pra piorar a situação minha mãe tem problemas psiquiátricos, sendo que meu pai e a família dela a negligência completamente, cabendo a mim sempre salva-la do inferno dos seus delírios, coisa que nem ela reconhece, enfim me sinto injustiçado nessa vida, prestes a completar 25 anos e nunca fui amado e cuidado de verdade.

    • @yasmimsani5756
      @yasmimsani5756 3 года назад +2

      Te entendo perfeitamente! Posso dizer que tive um cenário muito similar, e hj consigo ver como a desestruturação emocional dos meus pais me afetou... Mas hj tenho essa consciência, que me traz um pouco de paz, apesar das oscilações emocionais, justamente de sentir falta deles e raiva por tudo que aconteceu, mas vejo que eles não tinham como fazer mais do que fizeram, não tinham, nem tem condições de cuidarem de si mesmo.

  • @job604
    @job604 3 года назад +11

    Meu deus do céu os vídeos dessa semana estão falando diretamente com meu sofrimento presente. Eu não sei nem como agradecer por isso. São breves momentos de acolhimento no dia pra complementar o acompanhamento da terapeuta

  • @jaqueline_flores
    @jaqueline_flores 2 года назад +1

    O que me entristece é perceber a cada dia como meus pais são ignorantes e isso me dá muita raiva. Porque eu busco sempre ser uma pessoa melhor, pq eles não buscam tbm? Sempre me deram uma merda de vida e até hj não se importam comigo. A minha ansiedade é de perceber cada dia mais quão sozinha sou nesse mundo. Só tenho medo de deixar meu filho sozinho no meio dessa gente. Penso em ir embora do Brasil com meu filho, mas o que me apavora é se acontecer algo comigo e deixo meu filho sozinho perdido lá em outro país. Uma família que só se preocupa em assitir vídeos fúteis de humor na internet ou postar fotos nas redes sociais ao invés de aproveitar o tempo e se tornarem pessoas sábias e melhores.

  • @amandaalbuquerque5508
    @amandaalbuquerque5508 3 года назад +17

    simm! na minha experiência, a medicação tem sido bem importante para me dar um apoio e certa estabilidade, mas ela nunca conseguiria resolver tudo sozinha, como às vezes se espera - uma pílula mágica que resolva tudo. elaborar e construir sentido tem sido a principal ferramenta para aprender a lidar com isso e achar novos caminhos. e com isso, teu canal tem sido muito, muito importante. Obrigada!

  • @fabriciaoliveira
    @fabriciaoliveira 3 года назад +12

    Bom, eu tenho todos como comorbidades da bipolaridade. Depois de algumas várias crises minhas recomendações são: respira fundo, toma água e vai correr/caminhar. Alivia demais.
    (O medo do pânico de fato desencadear o mais pânico, então comece a observar os sinais do seu corpo. Quando você começa a observar, percebe os sinais antes da crise, e aí consegue se livrar antes que vire uma bola de neve)

  • @AnaClaudiaRTV
    @AnaClaudiaRTV 3 года назад +11

    Emanuel! Vc é essencial! Tudo faz tanto sentido. Obrigada por tanto!❤️🙏🏼

  • @dai649
    @dai649 3 года назад +26

    Sou enfermeira de UTI Covid. Tratava depressão há 15 anos. Com a pressão do trabalho eu desenvolvi estresse pós traumático. Tô afastada do trabalho... Os médicos não sabem o que fazer.... Eu tô a ponto de desistir .. 15 anos nessa, e agora piorando. Tô exausta... Com ódio de mim, queria estar bem, trabalhando, fazendo as coisas... Só vivendo. Mas tô de cama, só choro...é muito difícil viver assim.. me sinto abandonada, que estou morrendo aos poucos. É difícil.

    • @Larissa-wi9kj
      @Larissa-wi9kj 3 года назад +16

      É realmente muito horrível tudo que estamos passando aqui no Brasil em relação ao atendimento hospitalar, principalmente nas UTI Covid, eu imagino.... Espero que você consiga encontrar ajuda! Acolhimento talvez de um psicólogo, um amigo, um familiar... Enfim, obrigada por ter prestado serviços num momento tão necessário, tenho certeza que você ajudou muitas pessoas.

    • @marcia11956
      @marcia11956 3 года назад +12

      Querida. Obrigada pelo teu trabalho tão importante e grandioso! Não está fácil para ninguém. Seja generosa com você. Lhe dê um tempo. Talvez um anti-depressivo agora te ajudasse. Tentou? Fora isso, ouvir música, aprender uma letra, dançar...enfrentei crises depressivas dessas morando no exterior e me curei dançando samba. Beijos

    • @job604
      @job604 3 года назад +7

      Dai, eu sinto muito e espero que você consiga descansar e se sentir melhor com o tempo. Parece que tudo de horrível está acontecendo na mesma hora. Também quase só tenho conseguido chorar e nunca me senti tão sozinho quanto hoje. Espero de coração que seja possível superar essa encruzilhada.

    • @barbaralima8169
      @barbaralima8169 3 года назад +5

      Dai, vc disse "só vivendo". É justamente isso: só viver. Vc já deve ter visto pessoas nos leitos querendo esse "só", mas não puderam.
      Cuida de vc. Se acolha nesse momento. Se olhe com carinho, pq vc é sim muito importante. Se vc tá aqui nessa vida, vivendo nesse tempo, é pq tem um motivo. Esse momento é uma chance de aprendizado.
      Estamos aqui pra te ouvir se quiser falar ❤️
      Te recomendo muito, se puder assistir, os vídeos do canal Gisela Vallin.
      Um abraço!

    • @nayanafonseca8686
      @nayanafonseca8686 3 года назад +3

      Força querida, descansa. Todo mundo merece descanso e se cuidar.

  • @luaferreira1758
    @luaferreira1758 3 года назад +5

    Um dos seus vídeos mais didáticos. Pela primeira vez associei minhas crises de ansiedade ao medo de rejeição e abandono

  • @deia2955
    @deia2955 3 года назад +3

    "Desligamento do meu buscar". Caramba.. Saber o nome do q sinto aos 46 anos é, ao mesmo tempo, libertador e devastador. Obrigada Manu.. 💔🌻

  • @ManoelaMaMacedo
    @ManoelaMaMacedo 3 года назад +7

    Obrigada, Emanuel! Bom dia ❤️

  • @gabrielaklein851
    @gabrielaklein851 3 года назад +5

    Se eu tivesse escutado sua explicação há 15 anos me sentiria mais normal 😜 obrigada Manu! 🙏🏻

    • @cecilialeandro756
      @cecilialeandro756 3 года назад +1

      Hehe! Eu também... e talvez não estivesse agora, tantos anos depois, passando novamente por algo parecido. Mas agora, por Deus, espero alcançar entendimento suficiente (compreensão de mim mesma) para não me perder mais em situações que me prejudicam 🙏🏼🙏🏼

  • @brisaribeiro9343
    @brisaribeiro9343 3 года назад +2

    Adoro a empatia que vc transmite quando fala, para além do conteúdo. 💜

  • @AK-ck8ew
    @AK-ck8ew 3 года назад +1

    Não sabia mesmo que o pânico estava ligado a necessidade de ser amado. Faz muito sentido pra mim agora. Super didático, obrigada.

  • @Larissa-wi9kj
    @Larissa-wi9kj 3 года назад +3

    Nossa, que interessante.

  • @adrianamaria7551
    @adrianamaria7551 2 года назад

    Emanuel, eu tenho uma sugestão p vc, escrever um livro sobre tudo o q vc falou nos vídeos.

  • @ritacabrera3414
    @ritacabrera3414 3 года назад +2

    Com a minha experiência de adotiva por mãe tóxica, a depressão- ansiedade nunca me abandonaram. Que bom te ouvir, Manuel Aragão, através do Salva Vidas. Às vezes me parece que estou numa experiência de vida perdida.

  • @maricisw
    @maricisw 2 года назад

    Outro dia eu comentei sobre o pânico no instangram, e vim aqui neste video.... e é fato tudo dito ou "esplanado" por ti... por sinal, este falar meio que "mudando" e complementado as ideias quase que como estivesse falando só o A de todo alfabeto, que tem na sua fala fez com que eu me identificar... parece q sempre falta um parte a ser dita mas que encurto pra não ficar muito longe do assunto inicial... (relendo o comentário agora vi q acabei de fazer isso🙈🙊).

  • @yasmimsani5756
    @yasmimsani5756 3 года назад

    Nunca consegui definir bem as sensações que tenho/tive, o Manu conseguiu definir absolutamente tudo! As sensação físicas e os sentimentos! O mais difícil é virar essa chave de não esperar sempre o pior das coisas, ou já sempre antecipar algo negativo de qualquer acontecimento.

  • @suzanafurquimdamota415
    @suzanafurquimdamota415 3 года назад +2

    Manu, já falei que te amo hoje? 🙌🤣... Irmão, vc é muito especial pra nós🙏 obrigada, pela ajuda diária...💋

  • @thaishelenamoura3484
    @thaishelenamoura3484 3 года назад +3

    Muito obrigada, Manu.

  • @stephanypinho5239
    @stephanypinho5239 3 года назад +2

    Obrigada, Emanuel!

  • @edudasoares
    @edudasoares 5 месяцев назад

    👏👏

  • @leticiatavares7424
    @leticiatavares7424 3 года назад +1

    Adorei a divisão dos tópicos manu

  • @JanineSophia
    @JanineSophia 3 года назад +1

    Vc vai no ponto cerne! Obrigada

  • @fernandag6797
    @fernandag6797 3 года назад

    Muito interessante a gente ter essa compreensão do que nos levou a esses "estados", para que possamos ter, pelo menos, uma base de início! 👏🏻👏🏻👏🏻

  • @1NTJ-4_ISTJ
    @1NTJ-4_ISTJ 3 года назад +1

    Vampiros e mais vampiros !! Mimados bem cuidados , protegidos , altamente demandantes ,brutalmente punitivos .Os carrascos mimados ,dementadores de pessoas vulneráveis !!!

  • @ianveras
    @ianveras 3 года назад +1

    Coisa boa! Bom dia, Manu. 🙏🏽

  • @terikenachiluk3800
    @terikenachiluk3800 3 года назад +1

    Essencial

  • @lucianaferreiraessavidalin7461
    @lucianaferreiraessavidalin7461 3 года назад

    Terei de assistir novamente. Muita gratidão Emanuel

  • @adrianamaria7551
    @adrianamaria7551 2 года назад

    "medo, desamparo, tristeza de abandono e medo do mundo"

  • @silvanacristinamaldonadolo8200
    @silvanacristinamaldonadolo8200 3 года назад

    Me identifiquei muito com tudo isso, muito triste.

  • @123bole
    @123bole 3 года назад

    Gratidão 🙏

  • @giselledasilva136
    @giselledasilva136 3 года назад

    Vc é maravilhoso ❤️

  • @ednagomes6507
    @ednagomes6507 3 года назад

    GRATIDÃO!!!

  • @XJAVAX66
    @XJAVAX66 3 года назад

    Depois que perdi meu emprego e não consegui retomar minha vida me sinto mal com todos esses sintomas. É horrível, muito triste.

  • @ocorponotempo6823
    @ocorponotempo6823 3 года назад +2

    (Um parêntesis que eu queria privado mas, como não tem jeito, vai por aqui mesmo: seus vídeos estão muito bons, Manu. Mas, lendo os comentários, bate uma preocupação. Me parece que está havendo, entre alguns, a confusão entre "sentir-se abandonado" e "ter sido abandonado", como se o segundo justificasse o primeiro. Talvez valesse a pena esclarecer. Enfim, apenas uma sugestão. Se achar bobagem, desconsidere)

    • @amandasilvamarangoni
      @amandasilvamarangoni 3 года назад +1

      qual confusão? ser abandonado é um conceito muito variável, o que impacta de verdade na gente é a nossa impressão do abandono.

    • @ocorponotempo6823
      @ocorponotempo6823 3 года назад

      @@amandasilvamarangoni Desde que tenhamos clareza que a nossa sensação de abandono é isto: a NOSSA sensação de abandono. O que observo, muitas vezes, são pessoas acreditando que as suas sensações são a realidade e culpam (ou responsabilizam) o outro, pelo que sentem.

  • @elizabetholiveira6384
    @elizabetholiveira6384 3 года назад

    Emanuel, não localizei algo sobre o Kappa opióide, poderia me indicar algo ????

  • @elissabarretto
    @elissabarretto 3 года назад +1

    Manu, o que vc quis dizer com “perda daquilo que nunca se teve”?

    • @luizalidiacarboni409
      @luizalidiacarboni409 3 года назад

      Acredito que seja sobre uma visão ou algo que você gostaria de ter mas que somente exista na sua própria ilusão! E aí vem a frustração, porém, se ele responder seria ótimo. Tenho curiosidade em saber se seria mais ou menos nessa linha de pensamento.

    • @janefurtado
      @janefurtado 3 года назад

      Eu senti isso qdo minha mãe faleceu. Ela não era maternal e eu fui uma criança amorosa, precisava disso. Qdo ela faleceu eu tinha 40 anos e meu luto concentrou-se numa forte e dolorida sensação de perder a "possibilidade" de, um dia, ter uma mãe amorosa.