MELANCOLIA E ACELERAÇÃO
HTML-код
- Опубликовано: 9 фев 2025
- Aqui, um vídeo sobre as relações entre a tristeza, a melancolia, a depressào e o nosso tempo atual, o liberalismo, o sucesso, a produtividade...
VÍDEOS FUNDAMENTAIS DESTE CANAL:
Como funciona o percurso da autoescrita:
• o percurso da autoescrita
As sete necessidades afetivas fundamentais:
• OS SETE AFETOS FUNDAME...
Os princípios fundamentais da autoescrita:
• OS PRINCÍPIOS FUNDAMEN...
A playlist do percurso da autoescrita:
• o percurso da autoescrita
O link do canal da autoescrita no telegram:
t.me/joinchat/...
Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
/ emanuel aragão
Queria que, toda vez que tu duvidasse da importância desses videos matinais diários, lembrasse que tu transforma o dia de todo mundo que assiste. Cá vou eu ficar pensando sobre (talvez vendo outras coisas relacionadas) e indicando para quem acho que pode ser útil. Bom dia!
Vamo lá para mais coisas cheia de tudo o que eu preciso de aprender obrigada
Ano passado entrei em um período muito triste, vinha cuidando de uma idosa a mais de três anos, estávamos a algum tempo passando por um período de isolamento ( ela se isolava e me isolava junto, dizia que a gente se bastava, era uma pessoa muito deprimida e negativa, daquelas que assiste muitas desgraças na tv) como a gente morava juntas eram 24 horas assim, nos fins de semana eu vivia como se não tivesse amanhã, não dormia nada pois queria aproveitar o máximo pra aguentar o isolamento da semana, então chegou a pandemia, junto com ela a minha velhinha descobriu um câncer de estômago, fez cirurgia, colocou bolsa de colostomia, ficou internada, nosso isolamento piorou, a tristeza dela parecia um buraco negro e eu já estava junto, a conhecia desde meus 5 anos, então não era alguém que eu tinha pouco afeto, era uma pessoa muito importante na minha vida. Entrei em parafuso e não aguentei os últimos dois meses, pedi pra ir embora, ela começou a me chamar de ingrata, me acusou de abandono mesmo eu dizendo que estaria nas consultas, cuidados paliativos, faria visitas, só não poderia estar lá às 24 horas, 5 dias por semana, pois não tinha mais condições psicólogicas pra viver daquele jeito ( inclusive a saída foi uma decisão tomada na terapia) já estava tomando ansiolítico, ela ameaçou demitir meus pais ( trabalharam com ela por 30 anos) se eu saísse, sai mesmo assim, treinei uma substituta e mantive minha promessa, estive nas consultas, e durante o final. Foram meses extremamente dolorosos e ela faleceu no final de 2020. Em pouquíssimo tempo perdi meu lar a casa que considerava meu lar, meu propósito de vida que era cuidar de alguém e entrei em depressão, não conseguia sair da cama, fiz vários exames pois achei que tava morrendo ( tava com uma anemia muito forte) e meu coração batia a 45, um batimento muito inferior ao normal, não conseguia pensar parecia que meu cérebro não funcionava.
Em meio a tudo isso estava no início de um relacionamento, Óbvio que isso refletiu na minha insegurança, perda, meu comportamento, exigiu muito de alguém que não me conhecia o suficiente, pois estava triste a maioria do tempo, sendo pesada e com medo, meu comportamento foi taxado, me colocaram em uma caixinha por eu não ser uma pessoa leve, por tá infeliz, não sei exatamente o "diagnóstico" que deram a ele se foi borderline mas acredito que foi ou esse ou narcisista. Ele começou a me tratar diferente, mudou completamente e eu entrei em parafuso mais ainda. Só agora mais próximo de uma recuperação, 6 meses depois ainda em processo de luto consigo ser mais leve e finalmente tratar da situação.
O que me deixa completamente pasma é pessoas com total capacidade de ver a situação e entender ( estamos falando de uma pessoa com formação em psicologia, pós graduação, formação em várias faculdades renomadas no Brasil e fora) que escutou algumas mensagens minhas, nunca falou comigo por 5 minutos se quer na vida, não me conhece pessoalmente, me colocou em uma caixinha! E interferiu no meu relacionamento.
Pq eu não posso estar simplesmente triste? Pq eu não posso estar pesada ? Pq eu não tenho o direito de chorar e sofrer meu luto ? Pq estou fazendo drama? Pq eu tenho que ser leve e plena nesse momento? Nesse mundo fantasioso de felicidade mentirosa de Instagram! Quando você vive a sua tristeza, quando você chora seu luto! As pessoas querem te excluir! Ver sua tristeza é praticamente insuportável, pois lembra que essa felicidade estampada no feed é uma farsa! Hoje estou conseguindo com terapia e medicação voltar a uma vida mais tranquila, começo hoje um curso de Gerontologia na faculdade que sempre sonhei, meus sonhos estão voltando, estou tendo novos propósitos, formulando muitas coisas, mas sei como foi importante pra mim não negar meu luto, viver minha tristeza, elaborar tudo isso me possibilita continuar e saber que amanhã vou tá mais satisfeita.
Tenho um certo ranço de gente "feliz" de Instagram, que diz gratiluz namastê, foi uma dessas que me pôs nessa caixinha de egoísta! O bom é que entendi que não preciso ter medo de ser egoísta nesse momento, é exatamente a validação de meus sentimentos, a elaboração deles o meu sofrimento e todo o processo que me permitiu a melhoria, não ser "egoísta" seria ter fingido que eu lido com as coisas com leveza ( provavelmente teria me diagnosticado com psicopatia kkkkk).
Amo seu canal e o Flor e Manu tbm, adoro todos os vídeos, mas tenho um amor especial pelos de domingo 💕 tenho paixão por vcs 🥰 PS: A flor é a única virginiana que eu gosto kkkkk 💕
NOSSA que história comovente! Você segurou uma barra pesada! Você é muito forte! Que bom que achou o caminho. Tenho certeza que vai ficar bem!
Caramba! Quanta coisa vivida! Tanta coisa elaborada! Gratidão por compartilhar e que bom vc se aceitar, se acolher. Nao é favil não!!! Mas é possível, e vc dei testemunho disso.
Deixo aqui minha empatia, solidariedade, admiração e respeito.
Nossa... que cárcere você viveu! Aproveita a montanha russa da vida, Maria! Agora você é livre!
Sempre me perguntei porque tão nova eu não me sentia capaz de fazer tudo que alguém da minha idade "deveria" estar fazendo. Terminei o colégio no final do ano passado, e me vi num mar de exigências, Enem, aprender inglês, trabalhar, ou seja, "ser alguém". Só me afundei na ansiedade e melancolia e até agora não consigo começar a traçar esses caminhos que preciso pra poder estudar coisas que sonho em um dia aprender e me achar. Mas, o medo de não conseguir, o medo da inadequação é oq me faz querer fugir e ficar inerte, um dia após o outro. Os vídeos do manu e toda a técnica da autoescrita vem me ajudando muito nesse processo ❤️
Nossa isso aconteceu comigo também... E olha que no meu ensino médio eu ficava de 7h da manhã até às 20h todos os dias estudando, ou pra vestibular, ou inglês, aula de música etc. Mesmo assim me sentia insuficiente. Na faculdade, fui percebendo como ninguém dava conta dessa expectativa toda kkkkkkkk.
Apesar de termos perdido algo, é muito bom achar um lugar racional no meio disso tudo. Obrigada Manu
Eu amo essa musiquinha ✨
Eu também
RECONSTRUIR CAMPOS DE ACOLHIMENTO ( Emanuel)...isso é bom e necessário de ouvir pois ficamos amarrados ao que acolhia ( e hj não acolhe mais) e fica a impressão de que : pronto, acabou! E na verdade a reconstrução é parde da realidade, principalmente se considerarmos a vida na impermanência das coisas.
SHOW!
Vou lá, refletir mais a respeito...😊
GRATIDÃO!
amei. há algum tempo enxergo a vida em tons de cinza e confesso me achar inadequada. sinto que isso afasta as pessoas, principalmente quem só se importa consigo. já reclamaram pra mim que a minha energia ruim era sentida dentro da casa, como se isso fosse uma escolha, e eu tinha que mudar pra não prejudicar os outros.
acho, na verdade, que mesmo que não seja consenso geral, a melancolia ainda tem traços poéticos. minhas produções enquanto designer sempre tiveram uma qualidade maior do que quando me sentia bem. parece que o sofrimento é o gatilho pra boas produções. ao mesmo tempo tento não cair totalmente nisso, porque não quero me sentir sempre assim.
a melancolia me traz excelentes reflexões e enxergar as coisas em tons de cinza é poder ver além de todos, que só conseguem ver preto ou branco.
no final é ruim também pois enxergar além não significa ser compreendido e, sendo assim, isso traz certa solidão.
Sua percepção sobre a melancolia te trazer boas produções, inspiração, me lembrou uma música de Baco Exu do blues. O nome da música é "Queima minha pele", muita gente acha que é uma música que fala sobre uma relação amorosa conflituosa mas na vdd ele fala sobre como a depressão dele é atrativa. Enfim, sempre achei a tristeza muito atrativa por mais que eu quisesse sair dela. Adorei seu comentário, vc n está sozinha, juro a vc.
@@jejevieira8703 eu conheço a música mas vou ouvir com mais atenção! obrigada pelo carinho 💚
@@glendismo isso, tenta ver nessa perspectiva, apesar da música quase o tempo todo parecer ser pra uma ex kkkkk.
@@jejevieira8703 pior que eu já fui procurar no pai google kk e achei um texto ótimo dum cara falando sobre o filme melancolia e sobre as musicas do baco e como ele se sentia desde criança. vou deixar pra ler depois
@@glendismo Aaaaa vou procurar pra ver tbmm, valeu por comentar
Manu, a gratidão pelo sua dedicação e amor ao compartilhar suas ideias, seus estudos e seu tempo conosco é imensurável... obrigada, de verdade... ouvir você é aquecer o coração.
É inaceitável a inadequação em um sistema que supostamente nos dá toda oportunidade de sucesso e crescimento. Ter a crença de que somos os únicos responsáveis pela inadequação e portanto insucesso neste mundo nos deprimi.
A melancolia encontra lugar de acolhimento nas artes, e ainda bem. ♡
Que fala maravilhosa. Obrigada. A forma como vc da lastro pra os afetos, dando materialidade a eles pela via do sistema político/econômico é essencial. Obrigada por mais esse vídeo
Minha sensação é de que os vínculos ja existem e sempre existiram, mas a cultura individualista, tecnicista, meritocrática, centrada no capital, corta esses vínculos... Então sequer sabemos de onde vem o que comemos, pra onde vai o que descartamos, quem fez as roupas que vestimos... acabamos até mesmo sem nem reconhecer direito a responsabilidade temos sobre o que expressamos, por ex...
Enfim, mesmo que optemos por não nos vincular a qualquer uma ou nenhuma religião, o mais vital me parece ser buscar essa religação, amarrar de novo os elos que foram rompidos para nos deixar mais facilmente moldaveis em função de um sistema que tem suas engrenagens muito bem encaixadas para 'maquina' funcionar...
Me vi nas suas palavras... Nem sei o que dizer.... Obrigada pelos vídeos! ❣️
Seus vídeos são essenciais, Manu!
Meu amigo, vc foi super poético!!!!!! Estou em êxtase aqui, realmente falta lugar para a tristeza, e que piorou tudo!!
esse video me dá uma tristeza ainda maior , entender que o mundo é assim, é bastante sufocante, parece não haver saída.
Tive muitas reflexões nesse vídeo! sobre os significados da nossa sociedade! Obrigada Emanuel!
Mas sabe o que mais dói? É que pessoas que se julgam não neoliberais julgam pessoas que não conseguem produzir como incompetência, como produzir com sofrimento, que nos tira o sentido?
Essa discussão é totalmente necessária, Manu, principalmente pra nós das artes. Ano passado perdi meu pai em meio à pandemia, e tive que trabalhar em um material super complexo, num momento em que eu não estava nd bem. Questão é que eu sempre ouvi que arte é trabalho, e por conta disso, um trabalho como qualquer outro, que precisa cumprir prazo e etc. Mas vdd é que qdo vc tá dentro de um furacão, trabalhar com criatividade não é nada fácil, e o luto é uma força muito grande, que tenta te empurrar pra baixo. Essa situação me fez re-ver um pouco essa ideia de que é possível produzir em toda e qualquer situação, sobretudo por essa ideia historicamente construída sobre o artista produzir mais e melhor se estiver deprimido. Abç em vc e Flor
Vários pontos altos. Adoro as mudanças que faz ao longo do tempo em suas aparições. Torço para que produza conteúdo de forma que consiga evitar mesmo que em partes o "devoramento do capital" a que todos parecem estar inseridos. Também acho que apenas o afeto é antidoto... Vou contigo
Nossa, você articulou exatamente o que eu penso!
Livrai-nos oh Deus da Melancolia e Tristeza 😔🙏
Fez todo sentido pra mim. Atualmente estou passando por um momento difícil, ando triste e não consigo encontrar esse acolhimento nem na minha analista, muitas vezes, como se ela não desse tanta bola pra essa tristeza. Ela foca em outras coisas como se quisesse me melhorar na marra. E na sessão seguinte eu me sinto estranha por ainda estar triste e não tenho nem vontade de falar sobre isso. Parece que não é legal estar triste mesmo, imagina para os amigos e namorado, que não aguentam te ver assim. Enfim, obrigada pelo vídeo, Manu, me sinto um pouco acolhida de certa forma.
Recomendaria terminar com essa analista e procurar outra kkkkkkkkkk
Já falou com sua analista sobre essa falta de acolhimento? Se não, acho que é importante sinalizar... Se sim, e mesmo assim sente que há um descompaso muito grande entre o caminho que ela direciona as sessões e o que vc sente que precisa, talvez seja o caso mesmo que a Larissa recomendou.
@@deborahpenafiel3889 falei ontem, ela me explicou melhor o que ela pensa, disse que tudo isso é momentâneo, que posso contar com ela sim para ser esse acolhimento, mas que eu preciso enfrentar a realidade de ser só. No sentido de que todos somos, e ela está ali como ponto de apoio para que eu possa ser acolhida em mim mesma. Acho que ela pode ter razão. Obrigada pelo carinho e pelas sugestões! 😘😘
@@marymorsouza faz bastante sentido o que ela disse.
@@deborahpenafiel3889 faz sim! aos poucos eu vou melhorando isso... relaxando, não centrar tanto na tristeza.
Deus nos abençoe, meu filho de 14 anos. Afastado de festa,de pessoas, sem Ânimo,bagunça entre amigos.kkkk.
Obrigado Manu, todos os dias, obrigado.
Perfeito! 👏🏻👏🏻👏🏻
Sou só eu ou esse vídeo é excelente?
ai que vídeo ótimo, adorei
A vida não tem sentido algum. Fato. Para mim, nem triste nem alegre a constatação.
Esse video me deixou desesperada!
Maravilhoso 💜
Maravilhoso! Obrigada!
Manu, muito bom o vídeo de hoje!
Tô aprendendo muito com vc.... Deus abençoe sua família e seus talentos
Excelente. Parabéns Emanoel. Muiyo bom
Manu, obrigada pelo canal tão valioso. Hj, seu vídeo me lembrou um pequeno lvro: "Famíias , amo vocês".
manu, gostei que sua voz combinou com o tema, ficou tao real, tao sentido!...
Esse vídeo é a flecha e eu sou o alvo. Muuuuuito obrigada! 🙏
Excelente canal, sempre ótimas reflexões
Manu seus vídeos me ajudam demais apesar de eu fazer terapia
Sou vinculada aos animais... é bom e eterno...
Ansiosa para o amor de amanhã!
Que video lindo! Obrigada Manu! ❤️
Esse vídeo foi perfeito !
Manu, pode falar mais sobre quando há o 'diagnóstico' melancolia? Um querido muito próximo tem esse diagnóstico (mas não o reconhece nem aceita tratar-se, faz muitos anos) e é bem difícil encontrar as atitudes e falas que podem mais ajudar e ao mesmo tempo não nos deixar ancorar junto dele. Até hoje não encontrei alguém que falasse disso de forma clara e como você é muuuito didático e com repertório diverso acredito que possa ajudar a entender um pouco melhor. Obrigada!
D. Duarte, o rei melancólico, que morreu de peste,
considerava o estudo como um dos deveres dos monarcas, antecipou a dúvida metódica de Descartes, analisou a melancolia séculos antes de Freud. A sua obra "Leal Conselheiro" urge ser redescoberta.
*Duarte (1391 - 1438) Décimo primeiro rei de Portugal, filho de D. Joao I e de D. Filipa de Lancastre, nasce em Viseu, a 31 de Outubro de 1391.
Manu, A democracia sempre será conflito?
Sim porque pressupõe a existência de diferentes disputando direitos
@@alinemeloaline Será que vamos recalcar as diferenças e fingir ou olhar no centro da ferida narcísica social ?
@@flaviocaleffi7465 nao sei se conseguirei responder. Fica aqui minha sugestão de leitura sobre visao agônica e antagônica da disputa política (Chantal Mouffe).
@@alinemeloaline muito obrigado!!
Esse vínculo é tipo uma celebridade tbm? Por exemplo os fãs que buscam uma pessoa perfeita para colocar todas as suas mágoas na vida em cima de uma outra pessoa que é "amada por todos" (deus/celebridade), entre aspas pois nem todos gostam e então aqueles não gostam daquela figura amada são o contrário dos valores que essa figura propõe para seus fãs, ai vem os haters idiotas e talz
Então o amor entrou no lugar de Deus?
Luc Ferry, no pequeno livro "Famílias, amo vocês", fala do tema.
Acabo de pesquisar no google e vi que ele tbm escreveu o livro "a revoluçao do amor". Se puder, leia a resenha.
🤔😀📝📖👍🏾
Que horrível e desolador! Talvez, esse vínculo seja ter empatia com o outro e sobretudo o saber escutar.