Achei bastante impactante e belíssimo o estilo arquitetônico do casario da capital: Cidade da Praia. Óbvio que construções fortemente influenciadas pela arquitetura portuguesa, como acontece com o casario de muitas cidades aqui do Brasil, onde a influência portuguesa foi bem maior do que nas outras colônias portuguesas, pois a família Real Portuguesa e toda a corte lusitana se estabeleceram durante muito tempo aqui no Brasil.
Pessoal para mim África é um continente com vários povos e várias culturas, e nos caboverdianos embora com uma cultura diferente, muito influenciada pela cultura europeia, somos africanos também, digam me um povo que não foi influenciado pelos europeus? África não é um continente homogêneo. ..
@@henringallikingue910 O cabo-verdiano é africano e cabo verde faz parte de africa, é proximidade do continente africano a razão da sua importância aos olhos dos portugueses na época da escravatura e o futuro de cabo verde está em África. Os brancos da África do sul podes lhes considerar euro africanos 🙂
@@maurorosario845 concordo plenamente. Sou francês e camaronês e aqui nos temos surpresa com algunos africanos como cabo verdianos e os árabes(algérie,maroc,tunisie) que não se reconhecem como tal. Chegou a hora de valorizar sua raizes. Com isso não nego a misigenação do povo cabo verdiano. Olha Madagascar é uma mistura de todas as raças e estão em África. Valeu mauro viu !
Tem meias verdades nesse lmportante documentário. Estar mais próximo da Europa e da cultura europeia é estar oroximo.a usando de maior conforto físico e estético ( ruas limpas, etc) e maiores oportunidades. Quantas livrarias tem cabo verde e quantas tem em Lisboa? A conversa é boa. Abraços do brasil
Lisboa tem 3 milhoes de habitantes et cabo verde tem 500 mil por isso nao vai ter tantas livrarias, e cabo verde esta geograficamente isolada...portanto as fontes historicas dizem que no principio do seculo 20 a taxa de alfabetizacao em cabo verde era mais alta que a taxa de alfabetizacao em portugal. A razao era que muito cabo verdianos eram funcionarios da administracao portuguesa nas colonias em Africa (guine bissau, angola, sao tome e mozambique)
Nao desligou coisa nenhuma!!! O arquipelago era completamente desabitado! Com o povoamento com populacao oriunda de Africa, africanizou-se o arquipelago!!!
no estado actual, ja nao tem condicoes para serem regiao autonoma, mas possivelment un estado associado (similar a Porto Rico com os Estados-Unidos). Do que eu sei, em 1982 ou 1983 O presidente de cabo verde (Aristide Pereira) pediu a Portugal de ser reintegrado como regiao autonoma mas Portugal nao aceitou porque estava a preparar entrada na Uniao Europeia.
Meu avô veio para o Brasil no início dos anos trinta. Nascido em Cabo Verde, naturalizou-se brasileiro. Hoje tento me aprofundar na história do meu povo é reparo com essa realidade. Estou um pouco triste!
Cabo Verde é um capítulo a parte na história (questionável) do Continente Africano ,pois sua origem se deu com um fantastico descobrimento de um arquipélago de origem vulcânica inabilitado desde sua formação pela natureza, um país localizado no continente africano sem os tão questinamentos de pertencimento de posse territorial ,um incógnita para os estudantes de geopolítica é porque Portugal 🇵🇹 abriu mãos da sua mais humanizada conquista dentre todas no continente ?
Os Cabo Verdianos são maioritariamente Negros, descendientes de escravos Africanos, devido a violações cometidas pelos proprietários esclavagistas Portugueses encontra se alguma população híbrida (genes Africanos e Europeus). Os antepassados do povo Cabo-verdiano foi trazido do Senegal e da Guiné Bissau.
Como pode coboverdianos contradizer sua bela história, infelizes, foi Portugal que formou a população de Cabo Verde ,que loucura bizarra de seguir por viés ideológico
Ignorar a história ou renegar a história são duas coisas bem diferentes. E isso faz toda a diferença. Em rigor os caboverdianos nunca foram escravos. Por Cabo Verde passava o tráfico de escravos. Desde sempre os caboverdianos tiveram a nacionalidade portuguesa de facto e de direito. Portanto nunca houve nenhum colonialismo em Cabo Verde. Tal como no Portugal da Europa o que existiram foram ricos e pobres, as diferenças eram classistas como ainda são e não raciais (o que não quer dizer ausência de pessoas racistas). Boa parte destas pessoas que aqui comentam, incluindo a Dra Joana, apenas analisam a realidade sob o vínculo ideológico que as anima, profundamente racista como se pode facilmente perceber.
Tem certeza? Como explicar a presença de Cabo-verdianos em São Tomé e Príncipe? Esqueceu-se de que Cabo-verdianos chegaram em São Tomé mediante contrato de trabalho? E se as condições de trabalho forem analisados nos termos dos tratados internacionais de proteção ao trabalhador tais contratados enquadrariam- se como escravos?
@@etiny9022 isso aconteceu com TODOS os cabo-verdianos? Qual a percentagem de cabo-verdianos sujeitos a tais contratos de trabalho? E a burguesia cabo-verdiana que estudava e sempre estudou nas melhores universidades portuguesas? Os cabo-verdianos de classes altas eram privilegiados, os de classes baixas explorados, tal como em Portugal, e como ainda é em Cabo Verde. Mas o dogma ideológico não sabe fazer mais nada do que tomar a parte pelo todo, e assim justificar as suas crenças.
As culturas criolas sao por definicao differente das culturas africanas porque eles descrevem paises que foram sob controlo de paises Europeus por um tempo muito longo. Por exemplo as nacao criolas das caraibes foram desligadas das culturas african por 350 annos (maioria foram colonisadas entre 1600 et 1950). O caso de cabo verde é ainda mais extremo porque foram desligado de africa por 500 annos (colonisacao de 1460 a 1975). Cabo verde foi ligado a portugal 200 annos mais do que as ilhas criolas das caraibes foram ligadas aos paises europeus. Por isso cabo verde e especial. Africa foi colonisada de 1885 a 1960 (80 annos).
A culpa de tudo não pode ser só do português! A população de Cabo Verde, tem que refazer a história! Nada se transforma sem ação! O lamento é o caminho mais fácil para não fazer nada! Começar de novo, vai valer apena …! Força 👍🏼
Reportagem interessante, que a meu ver comprova aquilo que ouvi muitas vezes em minha casa a crescer. A ideia de que ser-se cabo-verdiano é um passo acima no caminho para o "nirvana civilizacional" que é ser branco e europeu. E a maior ironia e fonte de conflitos dentro da própria família é o facto de sermos o produto da união de cabo-verdianos e guineenses. Já estão a imaginar o drama lol
uniao de cabo verdianos e guineeses? Os estudos geneticos mostram que cabo verdianos sao produto da uniao de portuguese et senegambianos (Goncalves et al 2004) (Cabo Verde islands: different maternal and paternal heritage testifies the nature of its first settlers)
Sou caboverdiano nascido em PT e não estou de acordo que certos intervenientes no documentario digam e afirmam que por si só uma pessoa afirmar que é caboverdiano está a renegar de África...mas cada um com o seu ponto de vista e opinião...mas não generalizem please!
CV tem uma herança portuguesa muito forte, 500 anos não são 500 dias! e falar em senhores e escravos é conversa de século passado. Estamos em 2016, não em 1960! Ultrapassem isso! Hoje estamos de igual para igual, isso é que interessa. libertem-se do passado e, já agora, dos preconceitos contra Portugal, é um apelo que faço à juventude caboverdiana.
+Paulo Garcia "voçês" quem??? Fala por ti como tb conheço africanos como tu que vem pra'qui dizer isto e acolá mas que nunca desejam algum dua viver em Africa...a minha 1ª viagem que eu fiz fora de Portugal foi a Cabo Verde porque assim escolhi...falas muito mas és daqueles que no fundo despreza Africa!
+Silvia Mendes não estamos de igual para igual...quando acabar o racismo instituicional contra o negro podes vir falar isso,até lá ñ venhas falar em igualdade entre o caucasiano e o negro porque sabemos que isso é fantochada...nasci em Portugal mas o que mais ouvia era isto"preto volta para Africa"pela parte dos caucasianos!!! Vais a qualquer instituição importante ou menos importante e ñ encontras nem um negro na chefia...isso se vê no dia á dia em Portugal...bancos,lojas,restaurantes,na politica,etc...ñ encontras um negro como manager ou com um cargo importante e depois vens-me falar em igualdade racial??? Só se for em Marte...e ñ me respondes porque ñ queres ou ñ tens argumentos porque sei que vês os meus comentarios...há muitos portugueses que ñ são racistas mas mais de metade é racista!!!
Silvia Mendes a herança africana de 2 000 000 de ano e nao de 2 milhoes de dias. portugal tem 750 anos de herança africana /moura mas nao vos vejo a se gabarem disso
Atenção! os portugueses quando chegaram a Cabo Verde, não existia ninguém! Portugal não desligou Cabo Verde de Africa! pt.wikipedia.org/wiki/Prov%C3%ADncia_Ultramarina_de_Cabo_Verde
E de que continente vocês são? Europeus também não são... Sabe o quê? Vocês não fazem falta em África, não contribuem nada em África. O vosso país não tem nada, é tudo SECO, nem água natural para beberem têm, dependem da água do mar para o consumo. Ou seja, vocês são totalmente INSIGNIFICANTES em África, são totalmente pobres em recursos naturais e não oferecem nada. Por isso, nós povos da África não nos preocupamos com vocês.
No Brasil ,criolo é um xingamento,nos chamam de criolo qd estao com raiva O cistema educacional é tendencioso,e nos induz a acreditar q se trata de uma raça.
Cabo Verde foi construído pelos portugueses e esse bairros levou o nome de Craveiro Lopes porque ele foi quem o inaugurou a quando da sua visita a Cabo Verde.Não foi o nekruma que talvez nem sabia da existência de Cabo Verde, como o Nelson Mandela que nem nunca visitou as ilhas puseram o aeroporto o nome dele. Essa nova geração esquece ou ignora a criação das ilhas e a origem das suas gentes. Cabo Verde não começou em 1975. Existem cabo-verdianos que não são africanos e que nasceram nas ilhas antes dessa política de africanizar as ilhas e torna-las somente para os descendentes de africanos. Isso é pura descriminação. identificamos como cabo-verdianos sim e é isso que somos. Essa nova geração quer tornar, transformar as ilhas em África e esquecem de que nós somos um povo misto. E quanto aos que nasceram lá e são descendestes de portugueses, que pelos vistos são os primeiros a habitarem as ilhas já que lá não havia ninguém.As ilhas nunca pertenceram a África mas sim a Portugal, se querem aderir a África muito bem, mas não criem essa doutrina de banir da história os cabo-verdianos que são descendentes de portugueses que lá nasceram e deram sua contribuição na construção e desenvolvimento das ilhas. Porquê não foram os guineenses nem os senegaleses que construíram Cabo Verde mas sim os caboverdianos. Portugal não colonizou as ilhas, elas eram desabitadas. Os primeiros habitantes foram portugueses. E acerca da escravatura e dos africanos que foram levados pesquise e saberás quando lá chegaram. Cabo Verde é dos caboverdianos, nos somos um povo misto, portugueses e espanhóis(península hibérica) judeus, franceses, ingleses africanos enfim todos fazem parte da nossa cultura e história. Não faz sentido querer extinguir o resto e trazer somente o afro à tona.
O colonialismo tambem desligou as ilhas Canarias da Africa. Ao contrario de cabo verde, la ja tinha populacao quando os Espanholes colonizarao as ilhas. é um problema?
Os meus avós disse que a bandeira Portugal era para ser de cabo verde os portugueses roubaram a nossa verdadeira bandeira, já reparas-te na bandeira de Cabo verde tem estrelas de estilo europeu, já reparaste na bandeira de Portugal tem 5 castelo e a cor ´da bandeira é vermelho amarelo e verde e a cor que os africanos e rastas costumam usar, e os cinco castelos é dos mouros e os mouros são negros. Na verdade alguns ou todos é Cabo-Verdianos é descentes de Mouros, é a verdade que nunca vais encontrar nos livros…
@@sergiomorais4906 Sim. Minhas ideias e ideais são demolidores. Tenho uma cabeça dura que arrebenta bagaça. Quebrar todas as estruturas. "Como filosofar com o martelo". Ó marreta. Marretei. Morou, Morais?
@@tupi-guaranitupi-guarani9332 By the way, os Tupis são um tribo originária da Rondônia, que colonizaram, massacraram e escravizaram as tribos do litoral brasileiro. Que tal você usar a sua cabeça de marreta para demolir tudo o que é Tupi, inclusive você mesmo? Ou melhor, pq que não vai a Africa continental para demolir quase tudo o que é Africano por terem vendido para os Portugueses os escravos que chegaram a Cabo Verde. Hoje os Cabo-verdianos e a sua cultura descendem tanto dos portugueses como desses escravos, e maioria não têm preconceito nem contra uns nem contra outros. Que tal você aprender com este exemplo e substituir essa cabeça de marreta por uma que pensa e assim deixar de ter uma visão deformada das coisas?
Vocês, cabo-verdianos, parece que desconhecem a história de Cabo Verde. Não sei se sabem que quando os portugueses aí chegaram todas essas ilhas eram desabitadas. Tudo o que vocês hoje têm devem-no aos portugueses, dos quais não se cansam de dizer mal. Contudo parece que a maior ilha de Cabo Verde já se deslocou para os subúrbios de Lisboa onde já muitos vivem à custa dos portugueses que trabalham. Deixem-se de complexos e, para bem dos vossos compatriotas que estão fora. seria bom que se referissem aos portugueses com maior respeito.
Toma no cu... Isso é o q vocês dizem... Qndo os portugueses foram para cabo verde já tinha alguém la em cabo verde, vocês falaram a vossa versão no sentido q favorece a vocês...
Mas porque vocês os portugueses ou seja os brancos se sintam melhor que os pretos?... O que vocês fazem é desumano msm, ninguém é melhor que ninguém, na história africana já tinha pessoas de alto escalão pessoas bem ricas mesmo... fizeram de nós escravos e tal achando que vocês é melhor só por serem branco fds
Tens razão! Antes de 1975 o português predominava nas escolas repartições públicas e o sistema de educação era muito bom. Infelizmente após a independência o crioulo predominou, mesmo não sendo língua oficial, por isso a língua oficial entrou em decadência. Actualmente nem os membros do governo sabem falar bem o português.
Colonialismo? Então já existíamos como a Nação que somos hoje? Não me parece historicamente factual. Cabo Verde é um estado-nação Atlântico. As lamúrias sobre África não dão pão, saúde e educação e, por isso, são completamente dispensáveis.
Achei bastante impactante e belíssimo o estilo arquitetônico do casario da capital: Cidade da Praia. Óbvio que construções fortemente influenciadas pela arquitetura portuguesa, como acontece com o casario de muitas cidades aqui do Brasil, onde a influência portuguesa foi bem maior do que nas outras colônias portuguesas, pois a família Real Portuguesa e toda a corte lusitana se estabeleceram durante muito tempo aqui no Brasil.
Pessoal para mim África é um continente com vários povos e várias culturas, e nos caboverdianos embora com uma cultura diferente, muito influenciada pela cultura europeia, somos africanos também, digam me um povo que não foi influenciado pelos europeus? África não é um continente homogêneo. ..
Se cabo verdiano não é africano então o que será do brancos da africa do sul ?
@@henringallikingue910 O cabo-verdiano é africano e cabo verde faz parte de africa, é proximidade do continente africano a razão da sua importância aos olhos dos portugueses na época da escravatura e o futuro de cabo verde está em África. Os brancos da África do sul podes lhes considerar euro africanos 🙂
@@maurorosario845 concordo plenamente. Sou francês e camaronês e aqui nos temos surpresa com algunos africanos como cabo verdianos e os árabes(algérie,maroc,tunisie) que não se reconhecem como tal.
Chegou a hora de valorizar sua raizes. Com isso não nego a misigenação do povo cabo verdiano.
Olha Madagascar é uma mistura de todas as raças e estão em África.
Valeu mauro viu !
Finalmente um comentário realista sobre África.
Tem meias verdades nesse lmportante documentário. Estar mais próximo da Europa e da cultura europeia é estar oroximo.a usando de maior conforto físico e estético ( ruas limpas, etc) e maiores oportunidades. Quantas livrarias tem cabo verde e quantas tem em Lisboa? A conversa é boa.
Abraços do brasil
Lisboa tem 3 milhoes de habitantes et cabo verde tem 500 mil por isso nao vai ter tantas livrarias, e cabo verde esta geograficamente isolada...portanto as fontes historicas dizem que no principio do seculo 20 a taxa de alfabetizacao em cabo verde era mais alta que a taxa de alfabetizacao em portugal. A razao era que muito cabo verdianos eram funcionarios da administracao portuguesa nas colonias em Africa (guine bissau, angola, sao tome e mozambique)
Nao desligou coisa nenhuma!!!
O arquipelago era completamente desabitado!
Com o povoamento com populacao oriunda de Africa, africanizou-se o arquipelago!!!
Muito interessante, caí de paraquedas e gostei do vídeo, parece muito com o Brasil!!
Consegui ter detalhes dos pais dos avós da minha avó . Tem um data base das igrejas com registro de casamentos , baptismos etc .
vocês vão entender esta questão cultural vendo as diferenças entre o Haiti e Republica Dominicana.
De um lado, um país mulato de língua espanhola, do outro, um país negro de língua crioula.
@@andradepasternak qual vc quería morar.
@@paulofigueiredo805 República Dominicana, claro
Cabo Verde não devia ser independente mas sim região autónoma
Não
@@johnice099 então porquê? enumera as tuas razões e não sejas hipócrita
@@johnice099não? SIM. as ilhas eram desertas quando as descobrimos.
no estado actual, ja nao tem condicoes para serem regiao autonoma, mas possivelment un estado associado (similar a Porto Rico com os Estados-Unidos).
Do que eu sei, em 1982 ou 1983 O presidente de cabo verde (Aristide Pereira) pediu a Portugal de ser reintegrado como regiao autonoma mas Portugal nao aceitou porque estava a preparar entrada na Uniao Europeia.
@@michaelmatisse2808 desculpa mas não faz sentido
Meu avô veio para o Brasil no início dos anos trinta. Nascido em Cabo Verde, naturalizou-se brasileiro. Hoje tento me aprofundar na história do meu povo é reparo com essa realidade. Estou um pouco triste!
Caramba, que interessante. Seu avô era de que origem?
Em toda a natureza há diversidade e isto torna o mundo mais bonito. O que faria grande diferença era a aceitação e respeito mútuos .
Cabo Verde é um capítulo a parte na história (questionável) do Continente Africano ,pois sua origem se deu com um fantastico descobrimento de um arquipélago de origem vulcânica inabilitado desde sua formação pela natureza, um país localizado no continente africano sem os tão questinamentos de pertencimento de posse territorial ,um incógnita para os estudantes de geopolítica é porque Portugal 🇵🇹 abriu mãos da sua mais humanizada conquista dentre todas no continente ?
Sairam pq deixou de ser interessante pra eles
Lol. Cabo verde era desabitado. Como desligou de África? A natureza desligou. Chamam-se ilhas.
Cabo verde não tinha população...os primeiros lá foram os portugueses. A maioria dos cabo verdianos são mestiços igual aos brasileiros
Os Cabo Verdianos são maioritariamente Negros, descendientes de escravos Africanos, devido a violações cometidas pelos proprietários esclavagistas Portugueses encontra se alguma população híbrida (genes Africanos e Europeus).
Os antepassados do povo Cabo-verdiano foi trazido do Senegal e da Guiné Bissau.
Como pode coboverdianos contradizer sua bela história, infelizes, foi Portugal que formou a população de Cabo Verde ,que loucura bizarra de seguir por viés ideológico
50% da população e de santiago e sao negros
Ignorar a história ou renegar a história são duas coisas bem diferentes. E isso faz toda a diferença. Em rigor os caboverdianos nunca foram escravos. Por Cabo Verde passava o tráfico de escravos. Desde sempre os caboverdianos tiveram a nacionalidade portuguesa de facto e de direito. Portanto nunca houve nenhum colonialismo em Cabo Verde. Tal como no Portugal da Europa o que existiram foram ricos e pobres, as diferenças eram classistas como ainda são e não raciais (o que não quer dizer ausência de pessoas racistas). Boa parte destas pessoas que aqui comentam, incluindo a Dra Joana, apenas analisam a realidade sob o vínculo ideológico que as anima, profundamente racista como se pode facilmente perceber.
Muito bem! Há uma certa narrativa pós-colonial que deforma o passado de acordo com os seus dogmas.
Tem certeza? Como explicar a presença de Cabo-verdianos em São Tomé e Príncipe? Esqueceu-se de que Cabo-verdianos chegaram em São Tomé mediante contrato de trabalho? E se as condições de trabalho forem analisados nos termos dos tratados internacionais de proteção ao trabalhador tais contratados enquadrariam- se como escravos?
@@etiny9022 isso aconteceu com TODOS os cabo-verdianos? Qual a percentagem de cabo-verdianos sujeitos a tais contratos de trabalho? E a burguesia cabo-verdiana que estudava e sempre estudou nas melhores universidades portuguesas? Os cabo-verdianos de classes altas eram privilegiados, os de classes baixas explorados, tal como em Portugal, e como ainda é em Cabo Verde. Mas o dogma ideológico não sabe fazer mais nada do que tomar a parte pelo todo, e assim justificar as suas crenças.
A ignorância é o fruto do complexo, mesmo os ditos historiadores
A ÁFRICA NÃO É UM PAÍS. É UM CONTINENTE COM 54 PAÍSES, DOS QUAIS COBO-VERDE PERTENCE.
As culturas criolas sao por definicao differente das culturas africanas porque eles descrevem paises que foram sob controlo de paises Europeus por um tempo muito longo. Por exemplo as nacao criolas das caraibes foram desligadas das culturas african por 350 annos (maioria foram colonisadas entre 1600 et 1950). O caso de cabo verde é ainda mais extremo porque foram desligado de africa por 500 annos (colonisacao de 1460 a 1975). Cabo verde foi ligado a portugal 200 annos mais do que as ilhas criolas das caraibes foram ligadas aos paises europeus. Por isso cabo verde e especial. Africa foi colonisada de 1885 a 1960 (80 annos).
A culpa de tudo não pode ser só do português!
A população de Cabo Verde, tem que refazer a história!
Nada se transforma sem ação! O lamento é o caminho mais fácil para não fazer nada!
Começar de novo, vai valer apena …!
Força 👍🏼
É o mesmo que querem para Angola
Mas aqui não passarao
Reportagem interessante, que a meu ver comprova aquilo que ouvi muitas vezes em minha casa a crescer. A ideia de que ser-se cabo-verdiano é um passo acima no caminho para o "nirvana civilizacional" que é ser branco e europeu. E a maior ironia e fonte de conflitos dentro da própria família é o facto de sermos o produto da união de cabo-verdianos e guineenses. Já estão a imaginar o drama lol
uniao de cabo verdianos e guineeses? Os estudos geneticos mostram que cabo verdianos sao produto da uniao de portuguese et senegambianos (Goncalves et al 2004) (Cabo Verde islands: different maternal and paternal heritage testifies the nature of its first settlers)
Como CV pode ter história antes da chegada dos portugueses se quando os portugueses chegaram a CV eram ilhas desabitadas.
O que o Pubico nao sabe, o Pubico inventa.
Desculpa mas não é por ter a cor, é por ser gerado por eles
Lógico,se cabo verde não havia habitantes
Sou caboverdiano nascido em PT e não estou de acordo que certos intervenientes no documentario digam e afirmam que por si só uma pessoa afirmar que é caboverdiano está a renegar de África...mas cada um com o seu ponto de vista e opinião...mas não generalizem please!
tcv jornal
CV tem uma herança portuguesa muito forte, 500 anos não são 500 dias! e falar em senhores e escravos é conversa de século passado. Estamos em 2016, não em 1960! Ultrapassem isso! Hoje estamos de igual para igual, isso é que interessa. libertem-se do passado e, já agora, dos preconceitos contra Portugal, é um apelo que faço à juventude caboverdiana.
+Paulo Garcia "voçês" quem???
Fala por ti como tb conheço africanos como tu que vem pra'qui dizer isto e acolá mas que nunca desejam algum dua viver em Africa...a minha 1ª viagem que eu fiz fora de Portugal foi a Cabo Verde porque assim escolhi...falas muito mas és daqueles que no fundo despreza Africa!
+Silvia Mendes não estamos de igual para igual...quando acabar o racismo instituicional contra o negro podes vir falar isso,até lá ñ venhas falar em igualdade entre o caucasiano e o negro porque sabemos que isso é fantochada...nasci em Portugal mas o que mais ouvia era isto"preto volta para Africa"pela parte dos caucasianos!!!
Vais a qualquer instituição importante ou menos importante e ñ encontras nem um negro na chefia...isso se vê no dia á dia em Portugal...bancos,lojas,restaurantes,na politica,etc...ñ encontras um negro como manager ou com um cargo importante e depois vens-me falar em igualdade racial???
Só se for em Marte...e ñ me respondes porque ñ queres ou ñ tens argumentos porque sei que vês os meus comentarios...há muitos portugueses que ñ são racistas mas mais de metade é racista!!!
Silvia Mendes a herança africana de 2 000 000 de ano e nao de 2 milhoes de dias. portugal tem 750 anos de herança africana /moura mas nao vos vejo a se gabarem disso
Portugal impôs o racismo em todas as suas colonias ,que se mantém até os dias de hoje infelizmente. Abraços do Brasil.
Va falar ao caralho grande Vaca. E tudo culpa do portugues espera.
Calaboca, não fala merda
O colanizador tem culpa de um colanizado independente desde 1820?
@@hugoc1861 ..Não, por isso eu digo que ele está falando merda.
@@saymonschneider2702 merda ta na tua cabeca isso sim
Cabo Verde sempre linda e maravilhosa, terra irmã de Brasil. Magnífico país.
Atenção! os portugueses quando chegaram a Cabo Verde, não existia ninguém!
Portugal não desligou Cabo Verde de Africa!
pt.wikipedia.org/wiki/Prov%C3%ADncia_Ultramarina_de_Cabo_Verde
Sim ...sim como nao! igualzinho quando aquela corja desembarcaram no Brasil caidos de paraquedas e exterminaram os nativos!
Quais são as nossas origens e raízes 😮 aqui,esses ditos, são politiquices
Somos de ilhas somos crioulos como a Martinica reùnião guadelupe etc africano não temos nada à ver 😊
E de que continente vocês são? Europeus também não são... Sabe o quê? Vocês não fazem falta em África, não contribuem nada em África. O vosso país não tem nada, é tudo SECO, nem água natural para beberem têm, dependem da água do mar para o consumo. Ou seja, vocês são totalmente INSIGNIFICANTES em África, são totalmente pobres em recursos naturais e não oferecem nada. Por isso, nós povos da África não nos preocupamos com vocês.
Isto é a revolta depois da independência para se mostrar
No Brasil ,criolo é um xingamento,nos chamam de criolo qd estao com raiva
O cistema educacional é tendencioso,e nos induz a acreditar q se trata de uma raça.
Criolo no Brasil é ofensa que os Brancos Brasileiros utilizavam com os afros escravos
Falando em sistema educacional o do Brasil é uma autentica trampa..
Há piores, tsc tsc
Cabo Verde foi construído pelos portugueses e esse bairros levou o nome de Craveiro Lopes porque ele foi quem o inaugurou a quando da sua visita a Cabo Verde.Não foi o nekruma que talvez nem sabia da existência de Cabo Verde, como o Nelson Mandela que nem nunca visitou as ilhas puseram o aeroporto o nome dele. Essa nova geração esquece ou ignora a criação das ilhas e a origem das suas gentes. Cabo Verde não começou em 1975. Existem cabo-verdianos que não são africanos e que nasceram nas ilhas antes dessa política de africanizar as ilhas e torna-las somente para os descendentes de africanos. Isso é pura descriminação. identificamos como cabo-verdianos sim e é isso que somos. Essa nova geração quer tornar, transformar as ilhas em África e esquecem de que nós somos um povo misto. E quanto aos que nasceram lá e são descendestes de portugueses, que pelos vistos são os primeiros a habitarem as ilhas já que lá não havia ninguém.As ilhas nunca pertenceram a África mas sim a Portugal, se querem aderir a África muito bem, mas não criem essa doutrina de banir da história os cabo-verdianos que são descendentes de portugueses que lá nasceram e deram sua contribuição na construção e desenvolvimento das ilhas. Porquê não foram os guineenses nem os senegaleses que construíram Cabo Verde mas sim os caboverdianos. Portugal não colonizou as ilhas, elas eram desabitadas. Os primeiros habitantes foram portugueses. E acerca da escravatura e dos africanos que foram levados pesquise e saberás quando lá chegaram. Cabo Verde é dos caboverdianos, nos somos um povo misto, portugueses e espanhóis(península hibérica) judeus, franceses, ingleses africanos enfim todos fazem parte da nossa cultura e história. Não faz sentido querer extinguir o resto e trazer somente o afro à tona.
O colonialismo tambem desligou as ilhas Canarias da Africa. Ao contrario de cabo verde, la ja tinha populacao quando os Espanholes colonizarao as ilhas. é um problema?
O meu avó foi cabo verdiano na cumuna do bom Jesus
Também estamos todos a pagar devi ser algum castigo devino , rejeitamos nossos propios raizes porra
Os meus avós disse que a bandeira Portugal era para ser de cabo verde os portugueses roubaram a nossa verdadeira bandeira, já reparas-te na bandeira de Cabo verde tem estrelas de estilo europeu, já reparaste na bandeira de Portugal tem 5 castelo e a cor ´da bandeira é vermelho amarelo e verde e a cor que os africanos e rastas costumam usar, e os cinco castelos é dos mouros e os mouros são negros. Na verdade alguns ou todos é Cabo-Verdianos é descentes de Mouros, é a verdade que nunca vais encontrar nos livros…
desde quando? LOL a bandeira de Portugal é mais antiga que Cabo Verde
nunca vi tanta mentira só vou refutar uma , não existia seres humanos em Cabo Verde quando Portugal descobriu as ilhas
Sorna
A bandeira de Portugal é mais antiga do que a de Cabo Verde. E os mouros não eram negros, eles eram povos similares aos marroquinos e argelinos.
@@paulofigueiredo805 isto , uma fantástica ocupação
Tem sim, você é que não quer aceitar
Lógico,se foram os portugueses que nos geraram
(🇵🇹🇨🇻🇬🇼) 💝
E tanta gente complexada e ignorante pelo amor de deus!!
O cabo verdiano sofre da síndrome de Estocolmo. É vergonhoso !
O Cabo Verdiano é 50 / 50 e descoberta por Portugal , Guiné Portuguesa tem muita influência Tuga os tugas pretos são 😎 o resto são ex colônias só isso
Falando de africa .pos independencia é entraba na ensino.na anos 8o na escola.padte monoz na c.s.miguél.n stodabd impérios africanos.
A bo é kenha,kal é bu formação
Mas não tem uma marreta pra quebrar estes monumentos, não?
seria preciso a tua cabeça, que deve servir bem de marreta
@@sergiomorais4906 Sim. Minhas ideias e ideais são demolidores. Tenho uma cabeça dura que arrebenta bagaça. Quebrar todas as estruturas. "Como filosofar com o martelo". Ó marreta. Marretei. Morou, Morais?
@@tupi-guaranitupi-guarani9332 Então venha cá a Cabo Verde tentar demolir monumentos, veremos como fica a sua cabeça.
@@tupi-guaranitupi-guarani9332 By the way, os Tupis são um tribo originária da Rondônia, que colonizaram, massacraram e escravizaram as tribos do litoral brasileiro. Que tal você usar a sua cabeça de marreta para demolir tudo o que é Tupi, inclusive você mesmo? Ou melhor, pq que não vai a Africa continental para demolir quase tudo o que é Africano por terem vendido para os Portugueses os escravos que chegaram a Cabo Verde. Hoje os Cabo-verdianos e a sua cultura descendem tanto dos portugueses como desses escravos, e maioria não têm preconceito nem contra uns nem contra outros. Que tal você aprender com este exemplo e substituir essa cabeça de marreta por uma que pensa e assim deixar de ter uma visão deformada das coisas?
@@sergiomorais4906 boa gostei 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽 sou português de origem cabo-verdiana
Mentalidade tacanha
Vocês, cabo-verdianos, parece que desconhecem a história de Cabo Verde. Não sei se sabem que quando os portugueses aí chegaram todas essas ilhas eram desabitadas. Tudo o que vocês hoje têm devem-no aos portugueses, dos quais não se cansam de dizer mal. Contudo parece que a maior ilha de Cabo Verde já se deslocou para os subúrbios de Lisboa onde já muitos vivem à custa dos portugueses que trabalham. Deixem-se de complexos e, para bem dos vossos compatriotas que estão fora. seria bom que se referissem aos portugueses com maior respeito.
Kkkkkkkkkkkkkkk
Toma no cu...
Isso é o q vocês dizem... Qndo os portugueses foram para cabo verde já tinha alguém la em cabo verde, vocês falaram a vossa versão no sentido q favorece a vocês...
Me desculpe, mas isto é mentira e pura Ignorância.
Mas porque vocês os portugueses ou seja os brancos se sintam melhor que os pretos?...
O que vocês fazem é desumano msm, ninguém é melhor que ninguém, na história africana já tinha pessoas de alto escalão pessoas bem ricas mesmo... fizeram de nós escravos e tal achando que vocês é melhor só por serem branco fds
Eu não falo mal dos portugueses mas eu sei o que os portugueses pensam de nos so por sermos pretos, vocês acham os privilégiados de Deus neh
Éra impossível os Africanos formarem um pais. Havia muitas tribos que não falavam a mesma idioma não se entendiam entre eles. Assim era impossível. .
Por que eles teriam que formar um país?
@@tupi-guaranitupi-guarani9332 pra se unirem
Dizem ser " portugueses" nem falar português (0) falam merda de criolo...kkkkkk
Merda é o português KKK crioulo é uma língua de longe muitíssimo linda de falar e principalmente cantar. Ganha vergonha ridículo
Tens razão! Antes de 1975 o português predominava nas escolas repartições públicas e o sistema de educação era muito bom. Infelizmente após a independência o crioulo predominou, mesmo não sendo língua oficial, por isso a língua oficial entrou em decadência. Actualmente nem os membros do governo sabem falar bem o português.
Eu sou mistiçiu. Mistura de negro e Branco. Mais gosto de cultara europeu. Mais. Eu não sei porque sinto mais bem
Você nem sabe escrever 😂 ser mistiço não dá inteligência pelos vistos
Ser mestisu e algo muito errado. Vc e uma mutacao genetica.😂
Colonialismo? Então já existíamos como a Nação que somos hoje? Não me parece historicamente factual.
Cabo Verde é um estado-nação Atlântico. As lamúrias sobre África não dão pão, saúde e educação e, por isso, são completamente dispensáveis.
Bzot di soncent ta trabalha na enacol? Nta makou
Cabo verde deveria ser território português de novo e ponto.
ou Estado Associado (como porto rico com os Estados Unidos).
Nunca. Nau gostu di brankus porkos.
Nho kala boka so. Branku di m...