Faaaala ae galera, dando uma lida geral nos comentários percebemos que muita gente não entendeu o propósito do vídeo (e do nosso canal também) então decidi escrever o nosso comentário aqui pra esclarecer alguns pontos! Primeiramente, gostaria de mandar um abraço para todos os Cabo Verdeanos que nos acompanham aqui, o intuito deste vídeo nunca foi denegrir o seu país! Esperamos voltar para Cabo Verde em algum outro momento da nossa vida e então poderemos mudar a nossa opinião sobre o país! Em segundo lugar eu gostaria de deixar claro (mais uma vez) que o intuito do nosso canal e também deste vídeo é APENAS retratar o que vivemos! Não planejamos, não fazemos estudo prévio e nem roteirizamos nossos vídeos, a gente simplesmente LIGA A CAMERA e FILMA o que ESTAMOS VIVENCIANDO! Por conta disso, não podemos pegar a nossa experiência como base para generalizar nada! Explico, o que vivemos em Cabo Verde não serve como base para generalizarmos as condições do país! Se ficamos tristes com a situação do lugar foi porque fomos em lugares tristes que acabaram nos impactando negativamente! Isso também não significa que o Brasil é melhor ou pior, eu vi muita gente comentando que no Brasil também tem pobreza ou então que a gente não conhecia o nosso pais etc sendo que nunca comentamos nada a respeito do Brasil, não fizemos comparação nenhuma! Então se tem crianças pedindo comida na rua no Brasil eu não posso me comover com crianças pedindo comida na rua em outro lugar? Tem gente comentando também que o guia mentiu para a gente... com qual propósito? Enfim, pode até ser que ele tenha mentido sim, mas eai? Foi a nossa experiência! O que fazer então? Toda vez que a gente chegar em algum lugar novo temos que fazer o mesmo tour com 3 guias diferentes e pegar a média porque um deles pode estar mentindo? Isso não existe! O vídeo retratou EXATAMENTE O QUE NÓS VIVENCIAMOS em Cabo Verde e não significa que o vídeo tenha retratado exatamente a REALIDADE DE CABO VERDE EM GERAL! Espero que tenham entendido, um forte abraço pra quem entendeu e pra quem continua sem entender, paciência... impossível agradar a todos!
não tem haver com agradar a todos. acredito que os comentários sejam no intuito de esclarecer o que foi dito no vídeo. Não da para retratar a realidade de Cabo Verde visitando apenas uma ilha.
“…não significa que o video tenha retratado exatamente a Realidade de Cabo Verde em geral” Mas o título do video é “A triste realidade de Cabo Verde” 🤔🤔🤔
@@evoraivan ola, como eu disse, o vídeo e o intuito do canal é mostrar a nossa visão do mundo baseado nas nossas experiências, portanto, sim: a triste realidade de Cabo Verde, pois foi esta a nossa percepção e experiência!
Olá, sou Caboverdiano, vivo em Mindelo, gosto muito e sigo todos os vossos vídeos, mas infelizmente tenho que vos esclarecer algumas afirmações dadas pelo motorista. Somos um País, formado por dez ilhas, sendo uma desabitada, que é o de Santa Luzia. Éramos uma colônia Portuguesa e tornamo-nos independentes em 5 de Julho de 1975, a vida era mto difícil sim, conforme conta os meus pais, mas não havia escravatura, com chicotadas, havia sim abusos do povo dominador, que era ditador. Infelizmente tiveram poucos dias e visitaram a ilha mais árida de Cabo Verde, que chove pouco, mas que tem muita atração cultural, principalmente noturna, mas temos a ilha de Santo Antão, muito verdejantes e com belas montanhas, temos a ilha de São Nicolau também ela bonita, Sal, Boavista e Maio, tem belíssimas praias, Santiago também é verdejante e tem uma parte cultural forte, Fogo é muito bonita por ser verde e é onde fica o Vulcão e por último a ilha Brava que também é conhecida pela ilha das flores. Tenho que vos dizer que não é verdade que às crianças estudem até os 5 anos, porque a ensino é grátis até o 12° ano dos liceus e depois poderam ir para às Universidades. E os melhores alunos ganham bolsas de estudos do governo, mas também mtos estudam por conta própria. Esses vilarejos mais afastados da cidade, têm ônibus pagos pela prefeitura, para o transporte dos estudantes da casa para a escola e da escola para casa. É verdade sim, que o custo de vida é caro para a nossa realidade, mas não somos tristes não, muito pelo contrário, somos muito alegre. Quanto às crianças na rua, muitas delas, ficam na rua, porque os pais vão trabalhar, aproveitam para ficarem a vaguear pelas ruas da cidade, pedindo aos turistas e não só e não é porque tem fome. Se não estam em casa, claro que tem fome. É por isso que as instituições que cuidam das crianças fazem campanhas para que não lhes dêem nada, porque se não, ganham vícios e não voltam para casa, por conta da vida fácil das ruas e acabam por meter drogas e bebidas. Infelizmente os muitos pedintes que encontraram, são pessoas toxicodependentes, ou alcoólatras bem como alguns com distúrbios psicológicos e virtudes de mas escolhas que fizeram no passado. Já me ía esquecendo Cabo Verde é dos Países Africano com maior taxa de alfabetização. Por último esclarecer que Portugal ajuda Cabo Verde e muito, bem como a União Europeia e outros organismos Internacionais, como fazem com outros Países. Desculpem, porque ficou grande, mas era importantes esse esclarecimento e vos convido a visitar novamente São Vicente e às outras ilhas no vosso veleiro o Ktoosh, com mais tempo e só depois tirem às vossas conclusões. Com certeza vão ver muita beleza ainda e não só pobreza. Abraço
Legal seu depoimento Dário. O Lucas fez essa ressalva que era a visão que eles tiveram nesse pouco tempo na ilha. Temos aqui no Brasil regiões com mais pobreza, como no agreste e nas periferias das cidades grandes, mas ainda bem que a coisa está mudando.
Aqui no Brasil tbm tem muitos moradores de rua, mas a maioria são dependentes químicos. 😔 E tbm tem crianças que ficam vendendo coisas nos sinais de trânsito. Não compro para não incentivar ficarem nas ruas. Temos boas escolas!
Olá , boas sou Cabo Verdiano e vivo em Portugal ! Sem querer defender o meu país , mas algumas informações que vc transmitiu no vídeo é MENTIRA , não sei se foi por causa do guia que deu informações erradas ou algo do tipo. Em Cabo Verde a maioria das crianças estudam até o 12° ano de escolaridade que COMEÇA apartir dos 5 anos de idade ( começa no jardim depois para escola primária que são 6 anos de estudo e por fim a faculdade ou escola secundária) O Winderson Nunes teve em Cabo Verde no mês passado e teve uma realidade totalmente diferente da vossa Em Cabo Verde são todos alegres e de boa recepção !
Vai pró Carvalho estuda geografia , do país, culturas , antes de entrar num país faz pesquisas você só falo merda , e com pessoas que passaram poucas informações, viva Cabo Verde, la nunca foi verde vocês são uns palerma confundiram nome , com verduras, vocês , São uns merdas do teus canais São merdas!! Vesitem 9 ilhas aí vem realidade cada ilha é uma ilha vocês não tem autorização de descriminar in país , sem conhecer , suas histórias y origens , palermas , Cabo Verde é composto por 10 ilhas no meio do mar. Nós somos turistas no nosso próprio país !!
Já fui à Cabo Verde por duas vezes, amo esse povo amado. A minha primeira vez foi em São Felipe, também Ilha Brava. Segunda vez foi São Vicente e também Santo Antão! Amoooooo
Caros, gosto muito das aventuras de vcs pelo mundo. Não sou muito de fazer comentários. Apenas aprecio o conteúdo e desejo em pensamento bons ventos pra vcs. Resolvi escrever por conta da experiência que vcs tiveram em Cabo Verde, diante de tanta desigualdade e pobreza. Só queria lembrar que não precisamos ir tão longe para ver cenas como as que vcs viram. Nosso país é, infelizmente, um dos mais desiguais do mundo. E uma parte ínfima - nós - somos muito privilegiados. Por isso, é bom termos em mente que não nascemos aqui à toa. Precisamos, cada um da sua maneira, contribuir para termos um país menos desigual e mais justo. Todos somos responsáveis de alguma forma. Um abraço e bons ventos!
O que não pode é governos culparem a classe média como responsável por essa desigualdade, como certos sociólogos, filósofos. A classe média carrega nosso país nas costas! Precisa é cortar impostos e gastos desnecessários e acabar com a corrupção e o desvio do dinheiro do povo. E taxar grandes riquezas improdutivas.
Gostaria de salientar que o problema não é a desigualdade social, ela sempre irá existir. O problema que deve ser atacado é a pobreza e a miséria. Parece besteira mas é um conceito importante.
@@rotadosrotta Exatamente, desigualdade existe no mundo sendo importante que a base tenha boa qualidade de vida independente de quem está no topo. Assim como diversos países são iguais perante eles porém a maioria sendo pobres.
Ainda mais q não dá pra comparar. Em cabo verde não chove, nos não temos um petrobras como vc. É um pais sustentado pelo turismo. Ja no Brasil a tudo e mais alguma coisa, mas mesmo assim a gente vivendo no limiar da pobreza. Antes de falar mal, olha para o vosso. Bjj de cabo verde
Joana Alegria é uma brasileira de origem ucraniana que vive em Cabo Verde nessa ilha de São Vicente, ela ama viver em CaboVerde, e seu canal de RUclips está repleto de vídeos da realidade da ilha de São Vicente. Todos os países do mundo tem os dois lados. Eu tou de boa.
Procurei e vi que a escravidão acabou oficialmente em Cabo Verde muito antes da sua independência. É bem provável que o Inácio tenha falado em exploração, trabalho semelhante à escravidão, como acontece também aqui no Brasil ainda hoje, principalmente em fazendas isoladas, infelizmente. Que é proibida e é punida com prisão dos contratantes quando descobertos.
Opa sou cabo verdiano, e posso garantir o Inácio só falou bolhas inacreditável ouvir que as crianças só estuda até 5 anos se escola aqui é grátis a faculdade já não é grátis, e essa historia ai da agua nossa mano nem da para acreditar ele msm falou custa bem baratinho qualquer um compra e do salario dele totalmente mentira né se fazer as contas ele por dia ganha só o suficiente para comprar chocolate como ele pode sobreviver ? O vídeo esta muito bom mas infelizmente não é a realidade gostaria muito msm de poder tido a oportunidade de acompanhar vocês e mostrar a realidade.
Gostei muito. Cada ilha de Cabo Verde tem o seu encanto, cada uma com a sua realidade. O povo Cabo-verdiano é dos mais instruídos de África. Grande abraço.
Sou cabo-verdiana e vivi a maior parte da minha vida na ilha de São Vicente. Muitas informações no vídeo não correspondem à verdade, algumas sim são verdade. A ilha é muito árida sim, não chove, o nível de vida é muito caro, o salário mínimo é de 120 euros e tem muita pobreza sim. No entanto, todas as crianças têm acesso a educação gratuita até o 12.º ano, e não é verdade que a maioria estuda até o 5º ano. A cidade é muito bonita e acolhedora, tem várias atividades culturais como o carnaval, teatro, música, tem lindas praias e o povo é muito alegre sim, não tem nada de triste. Penso que vocês deviam ter feito uma pesquisa básica antes de darem certas informações. Mesmo antes da independência já não existia escravidão há muito tempo, o povo vivia sob um regime da ditadura colonial, mas escravidão não. Mostraram uma realidade que existe sim, não vou negar, mas deviam mostrar também as coisas boas da ilha, as coisas bonitas. Quem vê o vídeo vai pensar que São Vicente é só isso. Existem pessoas que vivem muito bem.
Olá Ivone concordo com você até certo ponto, sou brasileiro vivo em Portugal e já tive em São Vicente e pude ter o prazer de conhecer um pouco mais da cultura de Cabo Verde! Vale salientar que no vídeo eles expuseram a opinião deles sobre oque acharam, eu tive aí e também tive a sensação de que a vida é muito difícil e por vezes parecem “tristes” os moradores da ilha pelo retrato que vi nas ruas… Mas sabe-se também da alegria em que meio as dificuldades o povo cabo verdiano tem de viver e saber viver com tão pouco!! Felicidade é algo muito relativo, oq pode ser felicidade pra eles e está com o sorriso estampado no rosto, mas tive aí e percebi que nem sempre quem vive feliz é quem está com o sorriso, mas sim em poder ter o suficiente pra compartilhar ou poder ter seu filho bem encaminhado na escola e garantir um bom futuro…
Meninos vocês ficaram tristes em ver isso numa ilha lá longe .... Triste mesmo é ver isso aqui no Brasil (em diversos estados) bem pertinho de nós. Num país rico em água, e comida como o Brasil, pessoas passando por dificuldades dessa ordem é verdadeiramente muito triste.
Nem compara, brasil sobra oportunidade, ta sobrando emprego, tem muita margem pra criar, empreender e melhorar de vida. Lá a realidade é outra, são super dependentes de ajuda externa, tem uma economia baseada em serviços e turismo, mas que não é tão sustentável. Brasil é um paraíso comparado até alguns países europeus e alguns estados do EUA, imagina comparado com Cabo Verde.
@@marcelo-b6j Pois é ... Brasil é tudo isso e ainda assim tem coisas ruins assim acontecendo por aqui. Chega a ser imoral um país como o Brasil ter coisas assim.
Sou Cabo verdiano e para informar aos senhores do canal VELEIRO KATOSH QUE a escravatura foi abolida no mes de Maio de 1888 E que antes da independência não havia um regime escravocrata aqui nas ilhas e também que São vicente é uma das ilhas mais rica culturalmente possuindo grandes artistas e um lindo carnaval Eu sou da ilha de Santiago passei 2 meses serviço militar em São vicente e conheço a realidade das minhas ilhas , e esse "GUIA"que vocês aranjaram se fez de sonso e coitado dando vos informações incorretas. O condutor de yace por dia faz no mínimo 50 Euro por dia não 6 Euro E não sentiram uma boa vibe na ilha porque vieram procurar coisas negativas para gerar engajamento e colocando essa trilha sonora de enterro para emocionar Nota zero pelo documentario sobre a ilha.
Fiz uma viagem de férias para Maceió e passei por esse tipo de situação, lugar incrível e cheios de expectativas mas que logo vai tudo embora. Chegamos lá e ficamos maravilhados com a beleza local mas logo quando fomos almoçar já vi crianças pedindo dinheiro na porta e é em todos os lugares, bares noturnos e crianças pedindo comida, teve um dia que tinha uma Sra na porta de uma farmácia pedindo ajuda e já era bem tarde da noite. Sinceramente, fiquei encantado mas ao msm tempo com o coração apertado por ver essa situação extremamente lamentável e não poder fazer muito, é igual vcs comentaram, a gente da comida hoje mas e o amanhã? Realmente o mundo é muito injusto.
O mundo é injusto. Porém qdo as crianças começam a pedir w ganham ficam acostumadas. Um dia uma assistente social falou para não dar porque elas tem que ir para escola.
Sejam assim sempre generosos. Nem tudo na vida são conquistas materiais. Seus pais devem estar orgulhosos de terem dois filhos agindo com o coração, com ternura e respeito ao próximo. Vcs com o passar dos anos deixarão um legado universal que se resume a simplicidade da vida que nos é mostrada todos os dias e poucas pessoas percebem.
Olha não precisava vir a cabo verde bastava ir ao teu país e ver a tristeza das favelas. O que dizeste não é verdade.existe pobreza em todo lado. Cabo verde é maravilhoso.
Assiti o vídeo a uns dias mas queria deixa meu comentário, eu sou Caboverdiano nasci e criado exatamente na ilha demonstrada no vídeo, tenho 21 anos faso faculdade de engenharia informática, ja vi muitos vídeos ai de vocês em vários lugares do mundo queria ter tido a oportunidade de conhcer vocês quando passaram por aqui, mas so pra desmistifica um pouco algum informação aí, na minha visão não está tão ruim assim como demonstrado no vídeo, tem as parte ruins sim mas não do nível que falaram no vídeo, sobre questão de energia recentemente está muito cara, creio pela subida do preço dos combustíveis mas ja ouvi relatos dos próprios trabalhadores das centrais eólicas que em picos como aqui em São Vicente tem época que tem muito vento a produção ja suportou 60% do consumo. Sobre a questão de não estudar, a escolas primárias em maioria das vilas afastadas da cidade é obrigatória e gratuito, e sobre continua os estudo na cidade so começa por ai volta dos 12 anos de idade, a carros que trazem os alunos todos os dias das periferias(no máximo uns 30 mim) mas dentro da cidade maioria vai a pé ou de autocarro. Recente realmente os preços tem subido muito isso não te como negar, mas como grande parte dos produtos são importados tudo que acontece no mundo também nos afeta muito a gente diariamente um exemplo é preço do pão de saiu de 15 pra 25 isso por causa do preço do trigo, de vez em quando posto algum vídeo sobre trilhas que faço aqui em São Vicente e em São Antão youtube.com/@HorizonteAzulCaboVerde. O incrível de cabo verde é que cada uma das ilhas é bem diferente uma da outra. Muito verde muito árido e seco e muita praia kkk.
Faala ae, que pena que não tivemos a oportunidade de te conhecer! Seria legal encontrar algum local pra ter mais conhecimento sobre a ilha! Muito obrigado pelo seu comentário aqui no vídeo! Como dissemos no vídeo é muito difícil termos uma ideia geral de como é Cabo Verde passando apenas 3 dias no lugar, então as vezes podemos ter tido uma visão meio destorcida! Quem sabe em uma próxima visita a gente nao se encontra, um forte abraço
Sou cabo-verdiano, moro na Holanda, Não concordo em nada com o que vocês dois disseram. todos vocês falam coisas invisíveis, você esquece que também tem muita pobreza no Brasil, porque no Brasil tem mais favela do que cidade. e também mais crimes, mais ladrões. você brasileiro adora falar sobre outros países, mas esquece que as coisas são piores no seu país. nós caboverdianos não precisamos de riqueza para saber sobreviver, vivemos com o que temos. e em cabo verde cada ilha é diferente, são vicente não é tão seco como você disse. Acho que você deveria visitar todos as 10 ilhas, para fala tão mal asim . Eu sei que você nunca mais vai voltar para Cabo Verde. mas se você voltar, por favor, visite toda a ilhas. e depois falar mal.
@@cruzgoncalves1797 Não entendo tal indignação, a intensão nunca foi denigrir a imagem do país e sim retratar o que viram. Não é pq o país de origem deles é desigual também que eles não podem retratar a realidade de outros países.
Oi, eu sou Rostand Medeiros, sou de Natal-RN e o que vi tem muita coisa parecida com a realidade aqui do nosso sertão nordestino, que eu conheço bem. Mas o que eu quero mesmo é parabenizá-los por apresentar de maneira clara a realidade desse lugar. Vocês tem uma linha de atuação onde esse tipo de vídeo destoa completamente do que vocês apresentam normalmente, mas para mim valeu muito pela honestidade do resultado. Gosto muito do trabalho de vocês. Continuem assim que estarei acompanhando e torcendo por bom tempo, bons ventos e céu claro. Icem as velas e deixem o mar levar vocês por esse mundo cheio de contrastes e experiências. Abraços.
Nossa cara que belas palavras! Neste mundo se fomos parar para ver o lado ruim entramos até numa deprer... mas a vida é assim mesmo não podemos salvar o mundo!!!
É MUITO TRISTE COMO VOCÊS CHEGAM EM UM PAÍS E MOSTRAM SÓ COISAS NEGATIVAS, 95% do vídeo fala mal de Cabo Verde e muitas informações erradas (crítico o canal por esta parte, espero ser uma crítica construitiva)…. E andaram nem se quer direito em um zona de uma ilha, e já estão a tirar conclusões de um arquipélago de 10ilhas e quase 600mil habitantes. O moral da história é « Mostrem os dois lados da realidade » Eu sou Cabo Verdiano, vivi em Cabo Verde durante 18 anos e agora estou na Europa, e cada vez que exploro mais o mundo conhecendo mais países, me sinto saudade da minha terra, da humildade de todo o pessoal e como éramos felizes!!!🫶🏿🇨🇻
Ele não precisava ter saido do país dele para ter essa experiência e feito esse tipo de conteúdo moça, no Brasil ele poderia ter tido essa experiência umas mil vez se ele for ver em cada cidade, em 3 ou 4 horas é praticamente impossível conhecer CABO VERDE todo e ter boas experiências
Importante reflexão que Cabo Verde lhes provocou, ante as impactantes diferenças com as quais se depararam. Mesmo que sejam poucas as informações sobre Cabo Verde, a realidade mundial não foge disso, uns com tanto outros com tão pouco. A sensibilidade nos faz mais humanos. Continuo me acrescentando com suas imagens e narrativas.
SOU CABOVERDIANO, E ESTIVE HA DOIS MESES NO BRASIL E APANHEI UM GRANDE CHOQUE ! POBREZA POR TODO O LADO ! A POBREZA QUE EU VI NO BRASIL, NUNCA TINHA VISTO EM CABO VERDE ...
O Brasil é imenso. Definir como extrema problema por teres conhecido apenas alguns lugares não é o correto. Até para nós brasileiros é difícil conhecer o país inteiro, mas temos lugares extremamente rico e pobre. Porém, nossa condição financeira ainda sim é melhor que todos países africanos de língua portuguesa.
Sensacional e forte o EP !!! o mundo é injusto galera ..de um lado a mulekada corre atras de 1 saco de maça ... No outro o cara senta e dorme no deck de milhoes
Fiquei muito triste com o relato de vc.sobre Cabo Verde.Aqui no Brasil temos situações iguais.Sim o mundo é muito injusto.Um abraço amigos fiquem bem⛵⚓🙏🙌
Com certeza que não... Uma coisa é falar da realidade outra é inventar muitos ... Que tem dificuldades tem, mas não é na perspectiva desse vídeo. Lembrem-se que mesmo que fosse, não seriamos os únicos, há lugares com muito mais pobreza.. Vocês foram bastante ousados, saíram do vosso país que nem é grandes coisa ... para falar dess jeito de Cabo Verde. Pelo facto de conhecer 1/3 de São Vicente, não quer dizer nada, ficam sabendo que não vivemos na tal " pobreza" como referiram. Fezeram do vídeo o mais triste possível. Bem que além das informações mal dadas, deveriam pelomenos volocar uma outra música e diminuir o ar de tristeza...
Bom video - só algumas correções : a população de Cabo Verde 🇨🇻 é de cerca de 480 mil habitantes. São Vicente 80 mil! 1 euro = 110,265 escudos cabo verdianos. Chove, porém a precipitação tem sido fraca nos últimos anos. Sobre escravidão...não corresponde à verdade. A abolição veio sensivelmente na mesma época que na Europa. Exploração colonial e fome, sim, como as restantes colónias portuguesas, o que obviamente foi um catalisador para o esforço independentista. Overall bom video, da próxima procurem conhecer outras ilhas, São Vicente é apenas de nove habitadas, Santo Antão, a ilha vizinha, por exemplo, é muito verde, tem nascentes, cachoeiras... Procurem falar com pessoas diferentes...
O Inácio prestou um mau serviço. Os pais nunca poderiam ser escravos. O S. Vicentino é letrado, simpático e prestavel. Estive em S. Vicente em Setembro de 2023. Também me desagradou os pedintes na rua. Mas há-os em todo o lado, principalmente nos grandes centros. Parabéns ao nosso guia Nando que soube, de uma forma digna transmitir as dificuldades do povo Cabo Verdiano e a alegria que sente em dele fazer parte.
neto visite a madeira e os açores e compare com cabo verde, na data que Portugal saiu da ditadura e deu a oportunidade a que as ilhas escolhessem o seu seu futuro cabo verde dissídio sair , madeira e açores quiseram ficar , apesar de Portugal continuar a ajudar mt cabo verde, a madeira e os açores estão mt melhor ...
Amei o vídeo sensacional, só lamento o Inácio ter mentido bastante no vídeo claro que não é vrdd "crianças só estudar até 5 anos" se o ensino em cabo verde é grátis e obrigatório somente a faculdade que não é grátis e nem obrigatório, e da água nem entro nesse detalhe 😂😂😂 tmb não é vrdd o que ele falou, ele dramatizou a realidade certamente para obter dinheiro ou alguma ajuda, fiquei ate triste em ver ele fazendo isso pois cortou o clima vocês não puderam aproveitar a ilha com as falsas informações obtidas, senti vossa humildade, garanto que a realidade não é como descrita por ele, espero ter uma próxima visita por aqui e mostrar a realidade, parabéns pelo trabalho adorei mais um inscrito❤❤
Fico até triste uma pessoa desenformada como esse Inácio a falar coisas como essas podia ao menos fazer uma formação de guia ou pesquisar, 80mil pessoas em uma ilha e 6mil nas outras no total com as outras 86mil 😂😂😂 se cabo verde tem 560mil habitantes , e agora fico imaginando quantas pessoas ele tem andado a passar essas informações falsas, peso desculpas por ele
Não vi nada disso no país, sou Brasileira e esse país é lindo, próspero de pessoas educadas e muito seguro pra nós turistas. Vc foi na região mais Árida da ilha, outras regiões são a coisa mais linda e verdejantes, amo esse povo.
estive a ver o vosso filme. Portugal ajuda Cabo verde com apoio financeiro e com bolsas de estudo. Há uma comunidade muito grande caboverdiana em Portugal. E em 1974 não havia escravatura a base de porrada.. Mas sim, Cabo Verde é um pais muito pobre. continuação de boa viagem
Nao sou comentar mas devo dar Minha opiniao por ser Cabo-verdiano e ser da Ilha Sao Vicente fico triste que voces tiveram essa ma Inprençao de Cabo Verde porque somos pobres mais um povo feliz culpa do motorista ter dado mal informacao ele sim deve voltar para escola e aprender melhor representar nosso pais sou feliz por ser Cabo Verdiano muito orgulho do meu pais 🇨🇻
Cara, passei muito tempo em Cabo Verde trabalhando nas Ilhas de Santiago, Sal e São Vicente. A verdade é um pouco diferente do que vcs vivera. Acho q vale uma nova visita com mais tempo
Meus caros amigos, a ilha de São vicente é considerado a ilha de boa recepção e alegria, e são muito felizes independentemente da condição financeira, posso vos garantir que são mais felizes que muitos nesse mundo fora... verdade que o pais não é rico, mas posso garantir que somos pobres e felizes com pouco... se fores para cabo verde com coração aberto, vais perceber a verdadeira magia das ilhas e do povo caboverdeano...
Meus caros! Cabo verde é um país do terceiro mundo e todos sabem, mas o Brasil não está melhor que Cabo verde neste aspecto, basta fazer uma viajem para o Sertão e as favela. A miséria que eu vejo as pessoas a passarem no Brasil não vejo em cabo verde.
Claro, comparar um países continental com mais de 200 milhões de habitantes com um arquipélago minúsculo do tamanho de um bairro, sim... Faz todo sentido! Até os Estados Unidos estão cheio de miséria, isso é de países continentais, agora um país minúsculo desses, sendo um arquipélago, ainda por cima, sendo do terceiro do terceiro mundo, aí é pra se envergonhar.
@@ezequielbatista2309200M mais um razão pra trabalhar muito para o desenvolvimento, e olha que tem muitos recursos, não se pode comparar. Pessoas vivem na miséria aí, será culpa dos 200M de pessoas¡
Mas no Brasil tem pessoas na rua pedindo demais! Também nos shoppings e portas de restaurantes. Eu tive esse choque quando vim morar aqui. Comparado ao Brasil, Cabo Verde tem pouquíssimos pedintes (moro no Brasil há 17 anos).
Salário mínimo 120 Euros. Por exemplo um ajudante de pedreiro na ilha de santiago recebe hoje Fevereiro 2024 10 Euros por dia, trabalham 6 dias por semana, fazendo as contas: 260 Euros mais ou menos. um Pedreiro ganha 20 Euros por dia. 520 Euros por mês, em Santiago. Salário mínimo é para proteger as pessoas mais vulneráveis de serem exploradas até ao osso. mas na prática quem tem um pouco de estudo ou quer fazer o seu negócio, ganha mais do que isso. Por isso eu acho estranho o motorista dizer que ganha 6 Euros por dia.
Obrigado por esse video... eu nasci em Portugal mas meus pais são de Cabo Verde ntao eu quero muito conhecer mas devido a circunstâncias não consigo ainda 😔
cara como cabo verdiano que sou e com muito orgulho primeiro parabenizar pelo vidio mas a realidade nao e bem assim como vcs retrataram no video somos um povo bem humilde e ainda temos la as nossas dificuldades mas estamos bem linge da miseria e caea sao vicente e sao vicentinos sao dos mais felizes e alegres dentre todas as ilhas , algumas informacoes que vcs passaram nao condizem com a realidade mas enfim o que vcs passaram e viram e o q se pode encontrar em qualquer parte d mundo hj em dia seja o pais grande ou pequeno ]
Quanto à escravatura o Inácio pintou... Portugal foi o primeiro país no mundo a abolir a escravatura. Tanto que havia cabo verdianos que desejavam continuar a ser portugueses aquando da independencia. Certamente viveriam melhor, não duvido. O povo de Cabo Verde é um espetáculo, na generalidade.
A maior parte do conteúdo é só abobrinha. São ricos mas parece que fugiram da escola. Antes de publicar qualquer informação o bom senso recomenda verificar a veracidade da mesma!
Aqui no Brasil a preço médio da água encanada é aproximadamente R$10,00 por m3 (1.000 litros). Ou seja, aqui no Brasil o preço médio da água é 1 centavo por litro.
“A vivência é cognitiva, já a experiência é psicológica. Ex: Assistir um filme no cinema e entender o seu enredo é uma vivência coletiva e cognitiva, já os sentidos dados ao filme e sensações vividas enquanto o assistia são parte do campo da experiência.” As pessoas pegam suas PRÓPRIAS vivências/experiências e querem que os outros “bebam da mesma agua”
Este é o grande objetivo de um projeto como o de vocês, crescer com base nas próprias experiências. Mas já deu pra perceber que vocês têm grandes valores, senso de justiça, empatia e outros tão importantes. Serão ainda melhores após este projeto. Parabéns, e obrigado por dividir conosco, um pouco desta grande experiência. Nunca mais serão os mesmos no final desta viagem. Serão ainda melhores!!!
Cabo Verde ainda tem muito trabalho para frente. Nem todos tem oportunidade de ter uma vida humana digna e a realidade neste momento é mesmo preocupante. Achei bonito a vossa empatia, porque muitos que passam por ali nem quer saber de problemas sociais. Todas as vezes que eu visito o meu país passo por esta choque, imagina. O mundo não é nada justo para todos. Espero sue Deus passa a não na consciência de todos que podem acabar e resolver este problema. Boa viagem
Cabo Verde é um arquipélago constituído por 10 ilhas e, em cada uma delas encontras uma realidade diferente, sendo que umas são mais desenvolvidas do que outras. Vocês passaram algumas horas numa das ilhas mais secas do país e basearam-se no pedido de algumas crianças para falarem da "triste realidade de Cabo Verde". Sinceramente. Procurem conhecer a realidade do país na sua totalidade antes de saírem por aí tirando conclusões baseadas num passeio de 3 horas, interagindo com crianças na rua.
É impressionante a diferença que a agua faz numa sociedade, a comparação com Fiji foi perfeita para exemplificar, pois lá é mais pobre, porém passa bem menos necessidades porque tem agua. A desigualdade é parte da natureza, não tem como combater o que é natural, é como tentar combater a morte do corpo físico, mas a pobreza é algo muito triste. Fico perplexo por agua potável num país onde não chove ser apenas acessível para quem pode pagar, isso é um problema estrutural enorme e fomenta ainda mais a pobreza.
Boas a todos. Estive 13 dias em Cabo Verde, 3 deles na ilha do Maio e os restantes 10 na capital, cidade da Praia. Depois de ver o video, consigo identificar situações identicas às descritas e outras que discordo. 01. Preço muito elevado para o poder de compra! Incrivelmente alto. Nao vi um produto que fosse que fosse mais batato que em Portugal! Ou melhor, vi 1: a gasolina! Para o que ganham percebe-se porque tantos emigram. 02. As pessoas sao pobres materialmente mas riquissimas de valores! Sempre com um sorriso no rosto e vontade em ajudar. Ilha de Santiago, em especial Praia, com alguns vicios de cidade de Capital. Bastante show-off sem terem poder de compra. E um pouco salve-se quem puder... Ilha do Maio? Do melhir que já conheci até hoje! Pessoas lindas, simpaticas e com os valores certos! Muito companheirismo e entre-ajuda. 03. Paisagens virgens e maravilhosas!!!! Pena que muitos projectos fiquem pela metade. E em termos urbanisticos simplrsmente deploravel. O maior problema que vi. Predios por acabar, material mau e de mau gosto, onde cada um faz o que quer. Isto encontrei muito na ilha de Santiago onde o urbanismo e qualidade é caotica. Ilha do Maio: mesmo sendo pobre, muito melhor cuidada! E uma vontade em fazer acontecer sem destruir! De louvar a vontade em preservar! Areas lindissimas protegidas. Noutro pais do mundo ja tinha nao sei quantos empreendimentos, ainda para mais precisando... 04. Nao vi ninguem a pedir dinheiro ou a pedir comida. Em nenhuma das ilhas. 05. As pessoas que conheci sao cultas e estudaram. Mesmo das familias mais pobres, os miudos estsvam na escola. 06. Segurança: senti-me seguro o tempo todo! Andei sozinho na Praia e na ilha do Maio. Se foi sorte? Talvez... Mas corri as 2 ilhas e nao senti problema algum. 07. Saude: talvez o maior problema que detetei. Nao tive nenhuma situacao má mas tb ainda bem... Os recursos sao escassos e fracos. 08. Transporte: 150 escudos por viajem de taxi na Praia... na ilha do Maio só de carrinha (que sao os transportes publicos) ou carro alugado (muito caro... para quem trabalhou na area, os preços sao muito caros). Conclusao: A. Pessoas lindas fisicamente e com valores. Pobres materialmente mas super ricas pessoalmente B. Locais paradisiacos e ainda virgens. Nao vao durar para sempre. C. Preços muito caros e pouco competitivos em relacão aos seus competidores directos (Canarias e Madeira). Se as low costs voarem para lá, vai acontecer o mesmo que aconteceu aos Açores! D. A falta de agua é geral e o maior problema. Dai importarem 75% dos alimentos. Inacreditavel importarem 75% da energia tendo sol o ano todo, vento o ano todo e mares fortes. E. Muitos projectos por finalizar! Muitas casas deixadas a meio, dão uma pessima imagem para quem quer investir.
Muito bom. Honestidade intelectual e de carácter. Já dos autores do vídeo não se pode dizer o mesmo. Aparentemente são ricos materialmente. No entanto parece que fugiram da escola ou o intelecto não dá para mais!
@@sanivaleite9672 a mano não è isso , vc já sabe as crianças de cv , quando vê pessoas brancas eles já pensam que os caras é rico , já que muitas vezes os turistas dão dinheiro eles ficam pedindo eles só falaram oque viram
Deixa de ser chato, cara. Eles falaram mil vezes que não tinham dinheiro, só o cartão do Leonara. E que doaram para as crianças as frutas que haviam comprado para a travessia. O que mais vc queria?
Dogs. Lá na Nova Zelandia, na praia de Pūponga, tem o cenário do papel de parede do Windows. Caso passem por lá, mostrem pra gente. É claro, deem uma zuada.
Sobre as pessoas pedindo dinheiro ou comida na rua, isso é feito de propósito, eles pedem sempre ingredientes para completar uma comida e cozinhar. Eu já passei por isso mesmo eu sendo Cabo Verdiano residente. Mas isso é uma tática para te fazer sentir mais triste ainda e assim você vai dar muito mais. Por exemplo repara que você nem mesmo no brasil vê pessoas pedindo comida, é mais pessoas pedindo dinheiro você está acostumado, mas se uma pessoa te pedir um pouco de óleo para poder fazer um arroz, você compadece e entra na história da pessoa e não vê que ele quer dinheiro, mas quem é que anda com óleo na mão? Ou quem é que anda com ingredientes? Um jogo psicológico astuto. Eu também fiquei admirado com esta técnica. Então você repara se a pessoa parece alguém que passa fome todos os dias, então como a pessoa vive o dia a dia? Todos os dias os turistas têm de dar ingredientes para ele fazer pequeno almoço, almoço e jantar? E gaz como que fica? e lugar para dormir como que fica? e água para cozinhar e beber e tomar banho como que fica? Em Cabo Verde todos nós protegemos uns aos outros sempre. Ninguém fica sem apoio nunca.
Olá... Sou Caboverdeano nasci, cresci e vivo aqui em Mindelo, na ilha de São Vicente. Sei que a vossa intenção não é de denegrir a imagem de nenhum país, mas vocês deveriam pelo menos fazer uma pesquisa mais profunda dos locais onde vocês passam, antes de tudo. Apenas uma crítica construtiva, visto que muitas das inforções que vocês estão a passar neste vídeo não correspomdem a realidade.
A intenção do canal é mostrar a nossa experiência no local, a realidade que vemos e vivenciamos! Se fosse pra pesquisar na internet eu não precisaria viajar, eu poderia fazer do sofa da minha casa!
@@IzabellaMontrealVisitaste Cabo Verde, pelas suas 9 ilhas e viste alguém a passar fome? Pesquise nos outros videos, vais ver a realidade Cabo Verdiana. Na verdade as pessoas e a cultura de cá é bem parecida a da vossa, inclusive o famoso Carnaval... Visitinha de alguns minutos no Bairro mais pobre da ilha carateriza Cabo Verde? Somos pobre sim, mas há várias desenformacões neste vídeo. Convido- vos no próximo tur que vistem todas as ilhas do país, vão perceber que realmente C. Verde não é exatamente o que mostram ou o que pensam. Claro há coisas bons e maus, assim como qq país. Orgulho do meu país 🇨🇻🇨🇻, temos muita festa, animação, gastronomia, recursos naturais enfim há variedade de atrativos que faz Cabo o Verde um Se Cabo Verde é tão mau, pq existem várias pessoas de outros países cá por vários anos, inclusive brasileiros que nem querem voltar para Brasil
Da próxima vez, considerem contratar um guia, pois foram enganados pelo motorista, que tentou manipular-vos para obter algum benefício financeiro, apelando à vossa compaixão. Ele distorceu a verdade em diversas ocasiões. Embora seja natural de ilha de Santiago, residi em São Vicente por cinco anos.
É isso caras. É volta ao mundo, certo? Essas coisas fazem parte do nosso mundo. Considerem essa experiência como mais uma na bagagem de vcs e obrigado por compartilhar. Bons ventos...
Essa conta não fecha porque o estado faz de conta que ajuda dando escola para quem queira entre esses, criança que pede comida. Mas se ao invés disso desse o faturamento de um dia de ancoragem para ser distribuído entre as famílias de baixa renda, colocaria comida na mesa de alguns. Hei Lucas deu pra sentir sua bad vibe o Neto demostrou menos. É um prazer poder cumprimentá-los. Espero que estejam tendo ótimas aventuras nos mares e que estejam sempre seguros durante suas navegações. A prática da vela é uma arte milenar que requer muita habilidade e coragem, e é inspirador ver como vocês exploram o oceano com tanta paixão. Desejo a vocês ventos favoráveis, águas calmas e muitas histórias emocionantes para contar. Continuem navegando com sabedoria e respeito pela natureza, e que cada nova jornada seja uma oportunidade para descobrir novos horizontes e fortalecer os laços com a natureza e como neste vídeo, com seu lado humano também. Guarda meu cantinho em sua embarcação pois estou com vocês em todas as pernas! Bons ventos!
Quem criou tudo o que existe Viu beleza em tudo Quem quiser criticar alguma coisa, que discuta com o criador, que seja corajoso e tenha bons argumentos para debater com com aquele que tudo pode, tudo vê 🙏🙏
ai, meninos, e conta para nós, quanto custou o tour e aluguel da van, para pesarmos o quanto e se o motorista ganha pouco ou não, sendo explorado ou não, grato
Boa tarde,como todos os países tem uma historia,cada ilha São diferentes, tem illha volcánica,otras verdes,y así sigue …. Cabo Verde e un país pobre más porem tens que conhecer bem en fin não julgo mas visitan bem para la próxima vez que quieren llenar el combustible😊
qual tresteza do local a muita coisa distorcida ai o povo de sao vicente e um povo feliz cheio de cultura e preciso conhecer antes de falar a muito local em brasil que tem mais probeza que caboverde
Creio que nao da pra negar que o pais é arido e como a agua faz diferença na vida das pessoas. Gostei de mostrarem pra gente um pouco do lugar. Voces sao caras especiais. Bons ventos.
Até que o preço da maçã Gala que aparece na filmagem não está cara comparando com o Brasil. Aqui a gente paga quase R$ 13,00 reais o kg. Na placa está mostrando 1,65 euros, fazendo uma conversão, não dá dez reais. Eu acho que o problema aí é realmente o salário que é muito baixo.
Vale ressaltar que em CV quase td o q consumimos é importado (inclusive a maioria das frutas: maçã, pera, laranja, etc). E por causa da crise internacional os preços aumentam e mt....
gente , verde tem no nome do pais , a ilha se chama sao vicente , escola obrigatoria hoje é ate 8º ano de escolaridade e a criança começa a ser alfabetizado apartir dos 6 anos de idade, são vicente na verdade não produz muito mas produz, faltou o condutor ser guia e conhecer o minimo da sua cidade.
Ótimo, mas na vrdd a escola é grátis ate ao 12 ano atualmente , fico até triste uma pessoa desenformada como esse Inácio a falar coisas como essas, e agora fico imaginando quantas pessoas ele tem andado a passar essas informações falsas
O Preço do óleo de um modo geral, explodiu com a guerra da ucrânia. Então o preço para além de já ser mais caro na Ilha de São vicente, agravou ainda mais com a Guerra.
Acredito que o motorista tenha errado sobre a população de Cabo Verde, que segundo a Wikipédia é de aproximadamente 400 Mil ( censo de 2000)e não 80 Mil pessoas .
Faaaala ae galera, dando uma lida geral nos comentários percebemos que muita gente não entendeu o propósito do vídeo (e do nosso canal também) então decidi escrever o nosso comentário aqui pra esclarecer alguns pontos! Primeiramente, gostaria de mandar um abraço para todos os Cabo Verdeanos que nos acompanham aqui, o intuito deste vídeo nunca foi denegrir o seu país! Esperamos voltar para Cabo Verde em algum outro momento da nossa vida e então poderemos mudar a nossa opinião sobre o país! Em segundo lugar eu gostaria de deixar claro (mais uma vez) que o intuito do nosso canal e também deste vídeo é APENAS retratar o que vivemos! Não planejamos, não fazemos estudo prévio e nem roteirizamos nossos vídeos, a gente simplesmente LIGA A CAMERA e FILMA o que ESTAMOS VIVENCIANDO! Por conta disso, não podemos pegar a nossa experiência como base para generalizar nada! Explico, o que vivemos em Cabo Verde não serve como base para generalizarmos as condições do país! Se ficamos tristes com a situação do lugar foi porque fomos em lugares tristes que acabaram nos impactando negativamente! Isso também não significa que o Brasil é melhor ou pior, eu vi muita gente comentando que no Brasil também tem pobreza ou então que a gente não conhecia o nosso pais etc sendo que nunca comentamos nada a respeito do Brasil, não fizemos comparação nenhuma! Então se tem crianças pedindo comida na rua no Brasil eu não posso me comover com crianças pedindo comida na rua em outro lugar? Tem gente comentando também que o guia mentiu para a gente... com qual propósito? Enfim, pode até ser que ele tenha mentido sim, mas eai? Foi a nossa experiência! O que fazer então? Toda vez que a gente chegar em algum lugar novo temos que fazer o mesmo tour com 3 guias diferentes e pegar a média porque um deles pode estar mentindo? Isso não existe! O vídeo retratou EXATAMENTE O QUE NÓS VIVENCIAMOS em Cabo Verde e não significa que o vídeo tenha retratado exatamente a REALIDADE DE CABO VERDE EM GERAL! Espero que tenham entendido, um forte abraço pra quem entendeu e pra quem continua sem entender, paciência... impossível agradar a todos!
Se preocupa não!
Algumas pessoas são bem sensíveis mesmo, preferem viver na ilusão.
Em todos países tem crianças que pedem comida eu já vi muito no brasil
não tem haver com agradar a todos. acredito que os comentários sejam no intuito de esclarecer o que foi dito no vídeo. Não da para retratar a realidade de Cabo Verde visitando apenas uma ilha.
“…não significa que o video tenha retratado exatamente a Realidade de Cabo Verde em geral”
Mas o título do video é “A triste realidade de Cabo Verde” 🤔🤔🤔
@@evoraivan ola, como eu disse, o vídeo e o intuito do canal é mostrar a nossa visão do mundo baseado nas nossas experiências, portanto, sim: a triste realidade de Cabo Verde, pois foi esta a nossa percepção e experiência!
Olá, sou Caboverdiano, vivo em Mindelo, gosto muito e sigo todos os vossos vídeos, mas infelizmente tenho que vos esclarecer algumas afirmações dadas pelo motorista. Somos um País, formado por dez ilhas, sendo uma desabitada, que é o de Santa Luzia. Éramos uma colônia Portuguesa e tornamo-nos independentes em 5 de Julho de 1975, a vida era mto difícil sim, conforme conta os meus pais, mas não havia escravatura, com chicotadas, havia sim abusos do povo dominador, que era ditador. Infelizmente tiveram poucos dias e visitaram a ilha mais árida de Cabo Verde, que chove pouco, mas que tem muita atração cultural, principalmente noturna, mas temos a ilha de Santo Antão, muito verdejantes e com belas montanhas, temos a ilha de São Nicolau também ela bonita, Sal, Boavista e Maio, tem belíssimas praias, Santiago também é verdejante e tem uma parte cultural forte, Fogo é muito bonita por ser verde e é onde fica o Vulcão e por último a ilha Brava que também é conhecida pela ilha das flores. Tenho que vos dizer que não é verdade que às crianças estudem até os 5 anos, porque a ensino é grátis até o 12° ano dos liceus e depois poderam ir para às Universidades. E os melhores alunos ganham bolsas de estudos do governo, mas também mtos estudam por conta própria. Esses vilarejos mais afastados da cidade, têm ônibus pagos pela prefeitura, para o transporte dos estudantes da casa para a escola e da escola para casa. É verdade sim, que o custo de vida é caro para a nossa realidade, mas não somos tristes não, muito pelo contrário, somos muito alegre. Quanto às crianças na rua, muitas delas, ficam na rua, porque os pais vão trabalhar, aproveitam para ficarem a vaguear pelas ruas da cidade, pedindo aos turistas e não só e não é porque tem fome. Se não estam em casa, claro que tem fome. É por isso que as instituições que cuidam das crianças fazem campanhas para que não lhes dêem nada, porque se não, ganham vícios e não voltam para casa, por conta da vida fácil das ruas e acabam por meter drogas e bebidas. Infelizmente os muitos pedintes que encontraram, são pessoas toxicodependentes, ou alcoólatras bem como alguns com distúrbios psicológicos e virtudes de mas escolhas que fizeram no passado. Já me ía esquecendo Cabo Verde é dos Países Africano com maior taxa de alfabetização. Por último esclarecer que Portugal ajuda Cabo Verde e muito, bem como a União Europeia e outros organismos Internacionais, como fazem com outros Países. Desculpem, porque ficou grande, mas era importantes esse esclarecimento e vos convido a visitar novamente São Vicente e às outras ilhas no vosso veleiro o Ktoosh, com mais tempo e só depois tirem às vossas conclusões. Com certeza vão ver muita beleza ainda e não só pobreza. Abraço
Legal seu depoimento Dário. O Lucas fez essa ressalva que era a visão que eles tiveram nesse pouco tempo na ilha. Temos aqui no Brasil regiões com mais pobreza, como no agreste e nas periferias das cidades grandes, mas ainda bem que a coisa está mudando.
Legal, você mostrar a sua visão do seu país. Imaginei assistindo ao vídeo, que eles teriam outra visão do país se visitarem mais lugares.
Muito bem comentado
Aqui no Brasil tbm tem muitos moradores de rua, mas a maioria são dependentes químicos. 😔 E tbm tem crianças que ficam vendendo coisas nos sinais de trânsito. Não compro para não incentivar ficarem nas ruas. Temos boas escolas!
Dário 🇵🇹❤️🇨🇻❤️🇧🇷
Olá , boas sou Cabo Verdiano e vivo em Portugal ! Sem querer defender o meu país , mas algumas informações que vc transmitiu no vídeo é MENTIRA , não sei se foi por causa do guia que deu informações erradas ou algo do tipo.
Em Cabo Verde a maioria das crianças estudam até o 12° ano de escolaridade que COMEÇA apartir dos 5 anos de idade ( começa no jardim depois para escola primária que são 6 anos de estudo e por fim a faculdade ou escola secundária)
O Winderson Nunes teve em Cabo Verde no mês passado e teve uma realidade totalmente diferente da vossa
Em Cabo Verde são todos alegres e de boa recepção !
vem pra portugal que vai ver povo triste . Africa e Alegria simpatia .
tave t bem dze iss, ma ja e ne pressize
Vai pró Carvalho estuda geografia , do país, culturas , antes de entrar num país faz pesquisas você só falo merda , e com pessoas que passaram poucas informações, viva Cabo Verde, la nunca foi verde vocês são uns palerma confundiram nome , com verduras, vocês , São uns merdas do teus canais São merdas!! Vesitem 9 ilhas aí vem realidade cada ilha é uma ilha vocês não tem autorização de descriminar in país , sem conhecer , suas histórias y origens , palermas , Cabo Verde é composto por 10 ilhas no meio do mar. Nós somos turistas no nosso próprio país !!
Povo feliz
TD verdade 😂
Já fui à Cabo Verde por duas vezes, amo esse povo amado. A minha primeira vez foi em São Felipe, também Ilha Brava. Segunda vez foi São Vicente e também Santo Antão! Amoooooo
Caros, gosto muito das aventuras de vcs pelo mundo. Não sou muito de fazer comentários. Apenas aprecio o conteúdo e desejo em pensamento bons ventos pra vcs. Resolvi escrever por conta da experiência que vcs tiveram em Cabo Verde, diante de tanta desigualdade e pobreza. Só queria lembrar que não precisamos ir tão longe para ver cenas como as que vcs viram. Nosso país é, infelizmente, um dos mais desiguais do mundo. E uma parte ínfima - nós - somos muito privilegiados. Por isso, é bom termos em mente que não nascemos aqui à toa. Precisamos, cada um da sua maneira, contribuir para termos um país menos desigual e mais justo. Todos somos responsáveis de alguma forma. Um abraço e bons ventos!
Jorge, você tem razão, não precisa ir muito longe mesmo, para não ver só se não sair de casa.
O que não pode é governos culparem a classe média como responsável por essa desigualdade, como certos sociólogos, filósofos. A classe média carrega nosso país nas costas! Precisa é cortar impostos e gastos desnecessários e acabar com a corrupção e o desvio do dinheiro do povo. E taxar grandes riquezas improdutivas.
Gostaria de salientar que o problema não é a desigualdade social, ela sempre irá existir. O problema que deve ser atacado é a pobreza e a miséria. Parece besteira mas é um conceito importante.
@@rotadosrotta Exatamente, desigualdade existe no mundo sendo importante que a base tenha boa qualidade de vida independente de quem está no topo. Assim como diversos países são iguais perante eles porém a maioria sendo pobres.
Ainda mais q não dá pra comparar. Em cabo verde não chove, nos não temos um petrobras como vc. É um pais sustentado pelo turismo. Ja no Brasil a tudo e mais alguma coisa, mas mesmo assim a gente vivendo no limiar da pobreza. Antes de falar mal, olha para o vosso. Bjj de cabo verde
Sou do Brasil e pesquisei muitos vídeos, e achei linda terra.
Deus abençoe aos irmãos De Cabo Verde. Terra de Cesária Évora.......
Joana Alegria é uma brasileira de origem ucraniana que vive em Cabo Verde nessa ilha de São Vicente, ela ama viver em CaboVerde, e seu canal de RUclips está repleto de vídeos da realidade da ilha de São Vicente. Todos os países do mundo tem os dois lados. Eu tou de boa.
Procurei e vi que a escravidão acabou oficialmente em Cabo Verde muito antes da sua independência. É bem provável que o Inácio tenha falado em exploração, trabalho semelhante à escravidão, como acontece também aqui no Brasil ainda hoje, principalmente em fazendas isoladas, infelizmente. Que é proibida e é punida com prisão dos contratantes quando descobertos.
Opa sou cabo verdiano, e posso garantir o Inácio só falou bolhas inacreditável ouvir que as crianças só estuda até 5 anos se escola aqui é grátis a faculdade já não é grátis, e essa historia ai da agua nossa mano nem da para acreditar ele msm falou custa bem baratinho qualquer um compra e do salario dele totalmente mentira né se fazer as contas ele por dia ganha só o suficiente para comprar chocolate como ele pode sobreviver ? O vídeo esta muito bom mas infelizmente não é a realidade gostaria muito msm de poder tido a oportunidade de acompanhar vocês e mostrar a realidade.
Gostei muito.
Cada ilha de Cabo Verde tem o seu encanto, cada uma com a sua realidade. O povo Cabo-verdiano é dos mais instruídos de África.
Grande abraço.
❤
Sou cabo-verdiana e vivi a maior parte da minha vida na ilha de São Vicente. Muitas informações no vídeo não correspondem à verdade, algumas sim são verdade. A ilha é muito árida sim, não chove, o nível de vida é muito caro, o salário mínimo é de 120 euros e tem muita pobreza sim.
No entanto, todas as crianças têm acesso a educação gratuita até o 12.º ano, e não é verdade que a maioria estuda até o 5º ano. A cidade é muito bonita e acolhedora, tem várias atividades culturais como o carnaval, teatro, música, tem lindas praias e o povo é muito alegre sim, não tem nada de triste. Penso que vocês deviam ter feito uma pesquisa básica antes de darem certas informações. Mesmo antes da independência já não existia escravidão há muito tempo, o povo vivia sob um regime da ditadura colonial, mas escravidão não. Mostraram uma realidade que existe sim, não vou negar, mas deviam mostrar também as coisas boas da ilha, as coisas bonitas. Quem vê o vídeo vai pensar que São Vicente é só isso. Existem pessoas que vivem muito bem.
Olá Ivone concordo com você até certo ponto, sou brasileiro vivo em Portugal e já tive em São Vicente e pude ter o prazer de conhecer um pouco mais da cultura de Cabo Verde!
Vale salientar que no vídeo eles expuseram a opinião deles sobre oque acharam, eu tive aí e também tive a sensação de que a vida é muito difícil e por vezes parecem “tristes” os moradores da ilha pelo retrato que vi nas ruas…
Mas sabe-se também da alegria em que meio as dificuldades o povo cabo verdiano tem de viver e saber viver com tão pouco!!
Felicidade é algo muito relativo, oq pode ser felicidade pra eles e está com o sorriso estampado no rosto, mas tive aí e percebi que nem sempre quem vive feliz é quem está com o sorriso, mas sim em poder ter o suficiente pra compartilhar ou poder ter seu filho bem encaminhado na escola e garantir um bom futuro…
Amo São Vicente
Meninos vocês ficaram tristes em ver isso numa ilha lá longe .... Triste mesmo é ver isso aqui no Brasil (em diversos estados) bem pertinho de nós. Num país rico em água, e comida como o Brasil, pessoas passando por dificuldades dessa ordem é verdadeiramente muito triste.
Nem compara, brasil sobra oportunidade, ta sobrando emprego, tem muita margem pra criar, empreender e melhorar de vida. Lá a realidade é outra, são super dependentes de ajuda externa, tem uma economia baseada em serviços e turismo, mas que não é tão sustentável. Brasil é um paraíso comparado até alguns países europeus e alguns estados do EUA, imagina comparado com Cabo Verde.
@@marcelo-b6j Pois é ... Brasil é tudo isso e ainda assim tem coisas ruins assim acontecendo por aqui. Chega a ser imoral um país como o Brasil ter coisas assim.
Excelente resposta 👏👏👏
Que paz tá louco,Se eu for a um lugar deste nunca mais eu vou embora.
Sou Cabo verdiano e para informar aos senhores do canal VELEIRO KATOSH QUE a escravatura foi abolida no mes de Maio de 1888
E que antes da independência não havia um regime escravocrata aqui nas ilhas e também que São vicente é uma das ilhas mais rica culturalmente possuindo grandes artistas e um lindo carnaval
Eu sou da ilha de Santiago passei 2 meses serviço militar em São vicente e conheço a realidade das minhas ilhas , e esse "GUIA"que vocês aranjaram se fez de sonso e coitado dando vos informações incorretas.
O condutor de yace por dia faz no mínimo 50 Euro por dia não 6 Euro
E não sentiram uma boa vibe na ilha porque vieram procurar coisas negativas para gerar engajamento e colocando essa trilha sonora de enterro para emocionar
Nota zero pelo documentario sobre a ilha.
Fiz uma viagem de férias para Maceió e passei por esse tipo de situação, lugar incrível e cheios de expectativas mas que logo vai tudo embora. Chegamos lá e ficamos maravilhados com a beleza local mas logo quando fomos almoçar já vi crianças pedindo dinheiro na porta e é em todos os lugares, bares noturnos e crianças pedindo comida, teve um dia que tinha uma Sra na porta de uma farmácia pedindo ajuda e já era bem tarde da noite. Sinceramente, fiquei encantado mas ao msm tempo com o coração apertado por ver essa situação extremamente lamentável e não poder fazer muito, é igual vcs comentaram, a gente da comida hoje mas e o amanhã? Realmente o mundo é muito injusto.
O mundo é injusto ? Nordestino continua votando nos mesmos ladrões e depois migra para o Sul/Sudeste, conta outra.
O mundo é injusto. Porém qdo as crianças começam a pedir w ganham ficam acostumadas. Um dia uma assistente social falou para não dar porque elas tem que ir para escola.
Sejam assim sempre generosos. Nem tudo na vida são conquistas materiais. Seus pais devem estar orgulhosos de terem dois filhos agindo com o coração, com ternura e respeito ao próximo. Vcs com o passar dos anos deixarão um legado universal que se resume a simplicidade da vida que nos é mostrada todos os dias e poucas pessoas percebem.
Hahahahaha concerteza não foi bem explorada, cabo verde contêm 10 ilhas n pode julgar cabo verde por causa de uma ilha, e nós somos muitos felizes !!
Olha não precisava vir a cabo verde bastava ir ao teu país e ver a tristeza das favelas. O que dizeste não é verdade.existe pobreza em todo lado. Cabo verde é maravilhoso.
Brasil nem se compara com Cabo Verde
Assiti o vídeo a uns dias mas queria deixa meu comentário, eu sou Caboverdiano nasci e criado exatamente na ilha demonstrada no vídeo, tenho 21 anos faso faculdade de engenharia informática, ja vi muitos vídeos ai de vocês em vários lugares do mundo queria ter tido a oportunidade de conhcer vocês quando passaram por aqui, mas so pra desmistifica um pouco algum informação aí, na minha visão não está tão ruim assim como demonstrado no vídeo, tem as parte ruins sim mas não do nível que falaram no vídeo, sobre questão de energia recentemente está muito cara, creio pela subida do preço dos combustíveis mas ja ouvi relatos dos próprios trabalhadores das centrais eólicas que em picos como aqui em São Vicente tem época que tem muito vento a produção ja suportou 60% do consumo. Sobre a questão de não estudar, a escolas primárias em maioria das vilas afastadas da cidade é obrigatória e gratuito, e sobre continua os estudo na cidade so começa por ai volta dos 12 anos de idade, a carros que trazem os alunos todos os dias das periferias(no máximo uns 30 mim) mas dentro da cidade maioria vai a pé ou de autocarro. Recente realmente os preços tem subido muito isso não te como negar, mas como grande parte dos produtos são importados tudo que acontece no mundo também nos afeta muito a gente diariamente um exemplo é preço do pão de saiu de 15 pra 25 isso por causa do preço do trigo, de vez em quando posto algum vídeo sobre trilhas que faço aqui em São Vicente e em São Antão youtube.com/@HorizonteAzulCaboVerde. O incrível de cabo verde é que cada uma das ilhas é bem diferente uma da outra. Muito verde muito árido e seco e muita praia kkk.
Faala ae, que pena que não tivemos a oportunidade de te conhecer! Seria legal encontrar algum local pra ter mais conhecimento sobre a ilha! Muito obrigado pelo seu comentário aqui no vídeo! Como dissemos no vídeo é muito difícil termos uma ideia geral de como é Cabo Verde passando apenas 3 dias no lugar, então as vezes podemos ter tido uma visão meio destorcida! Quem sabe em uma próxima visita a gente nao se encontra, um forte abraço
Localismo... normal alguém ñ gostar... acontece
Boa resposta
Sou cabo-verdiano, moro na Holanda,
Não concordo em nada com o que vocês dois disseram. todos vocês falam coisas invisíveis,
você esquece que também tem muita pobreza no Brasil,
porque no Brasil tem mais favela do que cidade. e também mais crimes, mais ladrões.
você brasileiro adora falar sobre outros países, mas esquece que as coisas são piores no seu país.
nós caboverdianos não precisamos de riqueza para saber sobreviver, vivemos com o que temos.
e em cabo verde cada ilha é diferente, são vicente não é tão seco como você disse.
Acho que você deveria visitar todos as 10 ilhas, para fala tão mal asim .
Eu sei que você nunca mais vai voltar para Cabo Verde. mas se você voltar, por favor, visite toda a ilhas. e depois falar mal.
@@cruzgoncalves1797 Não entendo tal indignação, a intensão nunca foi denigrir a imagem do país e sim retratar o que viram. Não é pq o país de origem deles é desigual também que eles não podem retratar a realidade de outros países.
Oi, eu sou Rostand Medeiros, sou de Natal-RN e o que vi tem muita coisa parecida com a realidade aqui do nosso sertão nordestino, que eu conheço bem. Mas o que eu quero mesmo é parabenizá-los por apresentar de maneira clara a realidade desse lugar. Vocês tem uma linha de atuação onde esse tipo de vídeo destoa completamente do que vocês apresentam normalmente, mas para mim valeu muito pela honestidade do resultado. Gosto muito do trabalho de vocês. Continuem assim que estarei acompanhando e torcendo por bom tempo, bons ventos e céu claro. Icem as velas e deixem o mar levar vocês por esse mundo cheio de contrastes e experiências. Abraços.
Nossa cara que belas palavras!
Neste mundo se fomos parar
para ver o lado ruim entramos até numa deprer... mas a vida é assim
mesmo não podemos salvar o mundo!!!
É MUITO TRISTE COMO VOCÊS CHEGAM EM UM PAÍS E MOSTRAM SÓ COISAS NEGATIVAS, 95% do vídeo fala mal de Cabo Verde e muitas informações erradas (crítico o canal por esta parte, espero ser uma crítica construitiva)…. E andaram nem se quer direito em um zona de uma ilha, e já estão a tirar conclusões de um arquipélago de 10ilhas e quase 600mil habitantes. O moral da história é « Mostrem os dois lados da realidade »
Eu sou Cabo Verdiano, vivi em Cabo Verde durante 18 anos e agora estou na Europa, e cada vez que exploro mais o mundo conhecendo mais países, me sinto saudade da minha terra, da humildade de todo o pessoal e como éramos felizes!!!🫶🏿🇨🇻
Ele está mostrando apenas a experiência dele no país!
Ele não precisava ter saido do país dele para ter essa experiência e feito esse tipo de conteúdo moça, no Brasil ele poderia ter tido essa experiência umas mil vez se ele for ver em cada cidade, em 3 ou 4 horas é praticamente impossível conhecer CABO VERDE todo e ter boas experiências
Estive em Cabo Verde na Cidade de Mindelo em 1977 povo simples e acolhedor
Importante reflexão que Cabo Verde lhes provocou, ante as impactantes diferenças com as quais se depararam. Mesmo que sejam poucas as informações sobre Cabo Verde, a realidade mundial não foge disso, uns com tanto outros com tão pouco. A sensibilidade nos faz mais humanos. Continuo me acrescentando com suas imagens e narrativas.
SOU CABOVERDIANO, E ESTIVE HA DOIS MESES NO BRASIL E APANHEI UM GRANDE CHOQUE ! POBREZA POR TODO O LADO ! A POBREZA QUE EU VI NO BRASIL, NUNCA TINHA VISTO EM CABO VERDE ...
Pobreza e falta de segurança !
O Brasil é imenso. Definir como extrema problema por teres conhecido apenas alguns lugares não é o correto. Até para nós brasileiros é difícil conhecer o país inteiro, mas temos lugares extremamente rico e pobre. Porém, nossa condição financeira ainda sim é melhor que todos países africanos de língua portuguesa.
@@danielramos4415 TA VENDO, NE???? 🤔 AQUILO QUE VOCES DIZEM DE CABO VERDE NESTE VIDEO TAMBEM NAO É VERDADE....🤔
Não sei qual estado e qual lugar do Brasil você foi 😅
@@GtruBvli E o que é verdade então?
Sensacional e forte o EP !!! o mundo é injusto galera ..de um lado a mulekada corre atras de 1 saco de maça ... No outro o cara senta e dorme no deck de milhoes
Cada país tem suas particularidades Cabo Verde tem as suas só isso... ❤
Fiquei muito triste com o relato de vc.sobre Cabo Verde.Aqui no Brasil temos situações iguais.Sim o mundo é muito injusto.Um abraço amigos fiquem bem⛵⚓🙏🙌
Esse vídeo é mentiroso porque a maioria das informações dadas não é verdade
@@joohlopes8207, a verdade tá postada no seu canal, né?
Com certeza que não...
Uma coisa é falar da realidade outra é inventar muitos ...
Que tem dificuldades tem, mas não é na perspectiva desse vídeo.
Lembrem-se que mesmo que fosse, não seriamos os únicos, há lugares com muito mais pobreza..
Vocês foram bastante ousados, saíram do vosso país que nem é grandes coisa ... para falar dess jeito de Cabo Verde. Pelo facto de conhecer 1/3 de São Vicente, não quer dizer nada, ficam sabendo que não vivemos na tal " pobreza" como referiram.
Fezeram do vídeo o mais triste possível. Bem que além das informações mal dadas, deveriam pelomenos volocar uma outra música e diminuir o ar de tristeza...
Bom video - só algumas correções : a população de Cabo Verde 🇨🇻 é de cerca de 480 mil habitantes. São Vicente 80 mil!
1 euro = 110,265 escudos cabo verdianos. Chove, porém a precipitação tem sido fraca nos últimos anos. Sobre escravidão...não corresponde à verdade. A abolição veio sensivelmente na mesma época que na Europa. Exploração colonial e fome, sim, como as restantes colónias portuguesas, o que obviamente foi um catalisador para o esforço independentista.
Overall bom video, da próxima procurem conhecer outras ilhas, São Vicente é apenas de nove habitadas, Santo Antão, a ilha vizinha, por exemplo, é muito verde, tem nascentes, cachoeiras... Procurem falar com pessoas diferentes...
E qual a surpresa disso?? Aqui no Brasil tá a mesma coisa
Culpa do Bozo!
Acho q nao viu, cara. No Brasil se tem bem mais oportunidade. Brasil é considerado um país rico se comparado a Cabo Verde.
O Inácio prestou um mau serviço. Os pais nunca poderiam ser escravos. O S. Vicentino é letrado, simpático e prestavel. Estive em S. Vicente em Setembro de 2023. Também me desagradou os pedintes na rua. Mas há-os em todo o lado, principalmente nos grandes centros. Parabéns ao nosso guia Nando que soube, de uma forma digna transmitir as dificuldades do povo Cabo Verdiano e a alegria que sente em dele fazer parte.
neto visite a madeira e os açores e compare com cabo verde, na data que Portugal saiu da ditadura e deu a oportunidade a que as ilhas escolhessem o seu seu futuro cabo verde dissídio sair , madeira e açores quiseram ficar , apesar de Portugal continuar a ajudar mt cabo verde, a madeira e os açores estão mt melhor ...
Ótimo vídeo! Nem tudo são flores. Mas as injustiças são globais e nós simplesmente vivemos.
Amei o vídeo sensacional, só lamento o Inácio ter mentido bastante no vídeo claro que não é vrdd "crianças só estudar até 5 anos" se o ensino em cabo verde é grátis e obrigatório somente a faculdade que não é grátis e nem obrigatório, e da água nem entro nesse detalhe 😂😂😂 tmb não é vrdd o que ele falou, ele dramatizou a realidade certamente para obter dinheiro ou alguma ajuda, fiquei ate triste em ver ele fazendo isso pois cortou o clima vocês não puderam aproveitar a ilha com as falsas informações obtidas, senti vossa humildade, garanto que a realidade não é como descrita por ele, espero ter uma próxima visita por aqui e mostrar a realidade, parabéns pelo trabalho adorei mais um inscrito❤❤
Fico até triste uma pessoa desenformada como esse Inácio a falar coisas como essas podia ao menos fazer uma formação de guia ou pesquisar, 80mil pessoas em uma ilha e 6mil nas outras no total com as outras 86mil 😂😂😂 se cabo verde tem 560mil habitantes , e agora fico imaginando quantas pessoas ele tem andado a passar essas informações falsas, peso desculpas por ele
Não vi nada disso no país, sou Brasileira e esse país é lindo, próspero de pessoas educadas e muito seguro pra nós turistas.
Vc foi na região mais Árida da ilha, outras regiões são a coisa mais linda e verdejantes, amo esse povo.
Viajar, transforma. Que vcs possam ser transformados a cada porto e nos ajudar a nos trasformar tbm.
Lembra muito partes da Índia. Morei lá alguns anos e situação da ilha lembra muitos lugares que passamos naquele país.
Tem muitos lugares bom e muita coisa boa mas decidiram focar no negativo.
Acho que está faltando algo: os Caboverdianos são felizes e há ilhas mas desérticas e outras mais férteis.
estive a ver o vosso filme. Portugal ajuda Cabo verde com apoio financeiro e com bolsas de estudo. Há uma comunidade muito grande caboverdiana em Portugal. E em 1974 não havia escravatura a base de porrada..
Mas sim, Cabo Verde é um pais muito pobre.
continuação de boa viagem
A comunidade portuguesa em cabo verde, tambem é bem grande.
Nao sou comentar mas devo dar Minha opiniao por ser Cabo-verdiano e ser da Ilha Sao Vicente fico triste que voces tiveram essa ma Inprençao de Cabo Verde porque somos pobres mais um povo feliz culpa do motorista ter dado mal informacao ele sim deve voltar para escola e aprender melhor representar nosso pais sou feliz por ser Cabo Verdiano muito orgulho do meu pais 🇨🇻
Um abraço brasileiro para os irmãos cabo-verdianos ❤
Nem tudo são flores. Existem realidades além do nosso círculo que nos fazem ver que estamos muito melhor do que imaginamos.
Primeiro video do canal que eu assisto e ja pego um video impactante...
Cara, passei muito tempo em Cabo Verde trabalhando nas Ilhas de Santiago, Sal e São Vicente. A verdade é um pouco diferente do que vcs vivera. Acho q vale uma nova visita com mais tempo
Que vídeo foi esse? Que sensibilidade !! E a trilha musical muito boa. Parabéns. #euapoiookatoosh
Meus caros amigos, a ilha de São vicente é considerado a ilha de boa recepção e alegria, e são muito felizes independentemente da condição financeira, posso vos garantir que são mais felizes que muitos nesse mundo fora... verdade que o pais não é rico, mas posso garantir que somos pobres e felizes com pouco... se fores para cabo verde com coração aberto, vais perceber a verdadeira magia das ilhas e do povo caboverdeano...
Meus caros!
Cabo verde é um país do terceiro mundo e todos sabem, mas o Brasil não está melhor que Cabo verde neste aspecto, basta fazer uma viajem para o Sertão e as favela.
A miséria que eu vejo as pessoas a passarem no Brasil não vejo em cabo verde.
Claro, comparar um países continental com mais de 200 milhões de habitantes com um arquipélago minúsculo do tamanho de um bairro, sim... Faz todo sentido! Até os Estados Unidos estão cheio de miséria, isso é de países continentais, agora um país minúsculo desses, sendo um arquipélago, ainda por cima, sendo do terceiro do terceiro mundo, aí é pra se envergonhar.
@@ezequielbatista2309200M mais um razão pra trabalhar muito para o desenvolvimento, e olha que tem muitos recursos, não se pode comparar. Pessoas vivem na miséria aí, será culpa dos 200M de pessoas¡
O sertão tem hoje o melhor índice de educação do Brasil 🇧🇷 cala essa boca
Neto mandando bem nos detalhes da vida caboverdiana! Cara vc pode ser um ótimo apresentador de documentários! Haha
Primeiro a comentar, tô esperando ansiosamente pelo episódio
Mas no Brasil tem pessoas na rua pedindo demais! Também nos shoppings e portas de restaurantes. Eu tive esse choque quando vim morar aqui. Comparado ao Brasil, Cabo Verde tem pouquíssimos pedintes (moro no Brasil há 17 anos).
Salário mínimo 120 Euros. Por exemplo um ajudante de pedreiro na ilha de santiago recebe hoje Fevereiro 2024 10 Euros por dia, trabalham 6 dias por semana, fazendo as contas: 260 Euros mais ou menos. um Pedreiro ganha 20 Euros por dia. 520 Euros por mês, em Santiago. Salário mínimo é para proteger as pessoas mais vulneráveis de serem exploradas até ao osso. mas na prática quem tem um pouco de estudo ou quer fazer o seu negócio, ganha mais do que isso. Por isso eu acho estranho o motorista dizer que ganha 6 Euros por dia.
o litro de leite ai esta o mesmo preço que aqui em itaituba-PA
Obrigado por esse video... eu nasci em Portugal mas meus pais são de Cabo Verde ntao eu quero muito conhecer mas devido a circunstâncias não consigo ainda 😔
cara como cabo verdiano que sou e com muito orgulho primeiro parabenizar pelo vidio mas a realidade nao e bem assim como vcs retrataram no video somos um povo bem humilde e ainda temos la as nossas dificuldades mas estamos bem linge da miseria e caea sao vicente e sao vicentinos sao dos mais felizes e alegres dentre todas as ilhas , algumas informacoes que vcs passaram nao condizem com a realidade mas enfim o que vcs passaram e viram e o q se pode encontrar em qualquer parte d mundo hj em dia seja o pais grande ou pequeno ]
Quanto à escravatura o Inácio pintou... Portugal foi o primeiro país no mundo a abolir a escravatura. Tanto que havia cabo verdianos que desejavam continuar a ser portugueses aquando da independencia. Certamente viveriam melhor, não duvido. O povo de Cabo Verde é um espetáculo, na generalidade.
Bem vindos à dura realidade de África. Cabo Verde ainda é considerado ema ilha de prosperidade devido ao turismo.
O vídeo mostrou uma realidade triste. Parabéns pela produção que não foi sensacionalista e manteve o foco do canal.👏👏👏
A maior parte do conteúdo é só abobrinha. São ricos mas parece que fugiram da escola. Antes de publicar qualquer informação o bom senso recomenda verificar a veracidade da mesma!
Aqui no Brasil a preço médio da água encanada é aproximadamente R$10,00 por m3 (1.000 litros). Ou seja, aqui no Brasil o preço médio da água é 1 centavo por litro.
“A vivência é cognitiva, já a experiência é psicológica.
Ex: Assistir um filme no cinema e entender o seu enredo é uma vivência coletiva e cognitiva, já os sentidos dados ao filme e sensações vividas enquanto o assistia são parte do campo da experiência.”
As pessoas pegam suas PRÓPRIAS vivências/experiências e querem que os outros “bebam da mesma agua”
Este é o grande objetivo de um projeto como o de vocês, crescer com base nas próprias experiências. Mas já deu pra perceber que vocês têm grandes valores, senso de justiça, empatia e outros tão importantes. Serão ainda melhores após este projeto. Parabéns, e obrigado por dividir conosco, um pouco desta grande experiência. Nunca mais serão os mesmos no final desta viagem. Serão ainda melhores!!!
Cabo Verde ainda tem muito trabalho para frente. Nem todos tem oportunidade de ter uma vida humana digna e a realidade neste momento é mesmo preocupante. Achei bonito a vossa empatia, porque muitos que passam por ali nem quer saber de problemas sociais. Todas as vezes que eu visito o meu país passo por esta choque, imagina. O mundo não é nada justo para todos. Espero sue Deus passa a não na consciência de todos que podem acabar e resolver este problema. Boa viagem
Passem pelos belos Açores, arquipélago português, são umas ilhas paradisíacas!
Meninos eu chorei ouvindo o relato de vocês. 😢
Então choraste atoa... muita mentira num vídeo só...
Vê se pode
Não acredito que os meninos precisam mentir ou que iriam mentir.
Cabo Verde tem quase 600 000 habitantes, 80 000 apenas em São Vicente
O motorista deve ter-se confundido
S. Vicente tem 63 mil habitantes
Cabo Verde é um arquipélago constituído por 10 ilhas e, em cada uma delas encontras uma realidade diferente, sendo que umas são mais desenvolvidas do que outras. Vocês passaram algumas horas numa das ilhas mais secas do país e basearam-se no pedido de algumas crianças para falarem da "triste realidade de Cabo Verde". Sinceramente. Procurem conhecer a realidade do país na sua totalidade antes de saírem por aí tirando conclusões baseadas num passeio de 3 horas, interagindo com crianças na rua.
Bo tarde Brazileiros 🇧🇷 , Grato momento de ter esta rota a cabo verde boa voagem e va com Deus ✌👍 .
É impressionante a diferença que a agua faz numa sociedade, a comparação com Fiji foi perfeita para exemplificar, pois lá é mais pobre, porém passa bem menos necessidades porque tem agua. A desigualdade é parte da natureza, não tem como combater o que é natural, é como tentar combater a morte do corpo físico, mas a pobreza é algo muito triste.
Fico perplexo por agua potável num país onde não chove ser apenas acessível para quem pode pagar, isso é um problema estrutural enorme e fomenta ainda mais a pobreza.
Boas a todos.
Estive 13 dias em Cabo Verde, 3 deles na ilha do Maio e os restantes 10 na capital, cidade da Praia.
Depois de ver o video, consigo identificar situações identicas às descritas e outras que discordo.
01. Preço muito elevado para o poder de compra! Incrivelmente alto. Nao vi um produto que fosse que fosse mais batato que em Portugal! Ou melhor, vi 1: a gasolina! Para o que ganham percebe-se porque tantos emigram.
02. As pessoas sao pobres materialmente mas riquissimas de valores! Sempre com um sorriso no rosto e vontade em ajudar. Ilha de Santiago, em especial Praia, com alguns vicios de cidade de Capital. Bastante show-off sem terem poder de compra. E um pouco salve-se quem puder... Ilha do Maio? Do melhir que já conheci até hoje! Pessoas lindas, simpaticas e com os valores certos! Muito companheirismo e entre-ajuda.
03. Paisagens virgens e maravilhosas!!!! Pena que muitos projectos fiquem pela metade. E em termos urbanisticos simplrsmente deploravel. O maior problema que vi. Predios por acabar, material mau e de mau gosto, onde cada um faz o que quer. Isto encontrei muito na ilha de Santiago onde o urbanismo e qualidade é caotica. Ilha do Maio: mesmo sendo pobre, muito melhor cuidada! E uma vontade em fazer acontecer sem destruir! De louvar a vontade em preservar! Areas lindissimas protegidas. Noutro pais do mundo ja tinha nao sei quantos empreendimentos, ainda para mais precisando...
04. Nao vi ninguem a pedir dinheiro ou a pedir comida. Em nenhuma das ilhas.
05. As pessoas que conheci sao cultas e estudaram. Mesmo das familias mais pobres, os miudos estsvam na escola.
06. Segurança: senti-me seguro o tempo todo! Andei sozinho na Praia e na ilha do Maio. Se foi sorte? Talvez... Mas corri as 2 ilhas e nao senti problema algum.
07. Saude: talvez o maior problema que detetei. Nao tive nenhuma situacao má mas tb ainda bem... Os recursos sao escassos e fracos.
08. Transporte: 150 escudos por viajem de taxi na Praia... na ilha do Maio só de carrinha (que sao os transportes publicos) ou carro alugado (muito caro... para quem trabalhou na area, os preços sao muito caros).
Conclusao:
A. Pessoas lindas fisicamente e com valores. Pobres materialmente mas super ricas pessoalmente
B. Locais paradisiacos e ainda virgens. Nao vao durar para sempre.
C. Preços muito caros e pouco competitivos em relacão aos seus competidores directos (Canarias e Madeira). Se as low costs voarem para lá, vai acontecer o mesmo que aconteceu aos Açores!
D. A falta de agua é geral e o maior problema. Dai importarem 75% dos alimentos. Inacreditavel importarem 75% da energia tendo sol o ano todo, vento o ano todo e mares fortes.
E. Muitos projectos por finalizar! Muitas casas deixadas a meio, dão uma pessima imagem para quem quer investir.
Obrigado voce sim fez uma revisao correta do meu pais muito obrigado concordo tudo 🌹
Muito bom. Honestidade intelectual e de carácter. Já dos autores do vídeo não se pode dizer o mesmo. Aparentemente são ricos materialmente. No entanto parece que fugiram da escola ou o intelecto não dá para mais!
Brasil tem vários lugares assim seca e falta de comida.
Cyro galante, é isso mesmo esses palermas vieram aqui para denegrir a imagem da nossa e nem tudo corresponde a realidade, é esquecem da terra deles.
@@sanivaleite9672 a mano não è isso , vc já sabe as crianças de cv , quando vê pessoas brancas eles já pensam que os caras é rico , já que muitas vezes os turistas dão dinheiro eles ficam pedindo eles só falaram oque viram
Só na região nordeste
É sempre assim, quem joga pedra no telhado do outro, esquece que o seu é de vidro
Uma pergunta, vocês deixaram uma doação de algum tipo para alguém de Cabo Verde?
Deixa de ser chato, cara. Eles falaram mil vezes que não tinham dinheiro, só o cartão do Leonara. E que doaram para as crianças as frutas que haviam comprado para a travessia. O que mais vc queria?
@@m.aguirre6640 queria muito mais para eles, vamos todos e você também praticar a caridade com quem precisa:-)
@@caferratti eu já pratico, amigo, dentro do que está ao meu alcance físico e financeiro. Eles também, basta vc acompanhar os vídeos.
@@m.aguirre6640 isso é pouco
@@caferratti tá certo, amigão. Vou me espelhar nos seus passos e atos, e caminharei rumo à santidade.
Dogs. Lá na Nova Zelandia, na praia de Pūponga, tem o cenário do papel de parede do Windows. Caso passem por lá, mostrem pra gente. É claro, deem uma zuada.
Sobre as pessoas pedindo dinheiro ou comida na rua, isso é feito de propósito, eles pedem sempre ingredientes para completar uma comida e cozinhar. Eu já passei por isso mesmo eu sendo Cabo Verdiano residente. Mas isso é uma tática para te fazer sentir mais triste ainda e assim você vai dar muito mais. Por exemplo repara que você nem mesmo no brasil vê pessoas pedindo comida, é mais pessoas pedindo dinheiro você está acostumado, mas se uma pessoa te pedir um pouco de óleo para poder fazer um arroz, você compadece e entra na história da pessoa e não vê que ele quer dinheiro, mas quem é que anda com óleo na mão? Ou quem é que anda com ingredientes? Um jogo psicológico astuto. Eu também fiquei admirado com esta técnica. Então você repara se a pessoa parece alguém que passa fome todos os dias, então como a pessoa vive o dia a dia? Todos os dias os turistas têm de dar ingredientes para ele fazer pequeno almoço, almoço e jantar? E gaz como que fica? e lugar para dormir como que fica? e água para cozinhar e beber e tomar banho como que fica? Em Cabo Verde todos nós protegemos uns aos outros sempre. Ninguém fica sem apoio nunca.
Olá... Sou Caboverdeano nasci, cresci e vivo aqui em Mindelo, na ilha de São Vicente. Sei que a vossa intenção não é de denegrir a imagem de nenhum país, mas vocês deveriam pelo menos fazer uma pesquisa mais profunda dos locais onde vocês passam, antes de tudo. Apenas uma crítica construtiva, visto que muitas das inforções que vocês estão a passar neste vídeo não correspomdem a realidade.
A intenção do canal é mostrar a nossa experiência no local, a realidade que vemos e vivenciamos! Se fosse pra pesquisar na internet eu não precisaria viajar, eu poderia fazer do sofa da minha casa!
@@VeleiroKatoosh Nada a ver
Pesquisem sobre Bitcoin, essa moeda pode salvar você e o seu país da inflação.
Maravilha! Tem vezes que se desliga o Canal Off para poder olhar para a realidade.
Cara, vcs ficaram chocados, mas o brasiu é diferente de cabo verde?
O que tem a ver uma coisa com a outra? Porque tem pobreza no Brasil a gente não pode se comover com pobreza em outro lugar?
Tem no Brasil sim!
Mas ai na África é pior!
Nem vem que eu já visitei esses lugares.
@@IzabellaMontrealVisitaste Cabo Verde, pelas suas 9 ilhas e viste alguém a passar fome?
Pesquise nos outros videos, vais ver a realidade Cabo Verdiana.
Na verdade as pessoas e a cultura de cá é bem parecida a da vossa, inclusive o famoso Carnaval...
Visitinha de alguns minutos no Bairro mais pobre da ilha carateriza Cabo Verde?
Somos pobre sim, mas há várias desenformacões neste vídeo.
Convido- vos no próximo tur que vistem todas as ilhas do país, vão perceber que realmente C. Verde não é exatamente o que mostram ou o que pensam.
Claro há coisas bons e maus, assim como qq país.
Orgulho do meu país 🇨🇻🇨🇻, temos muita festa, animação, gastronomia, recursos naturais enfim há variedade de atrativos que faz Cabo o Verde um
Se Cabo Verde é tão mau, pq existem várias pessoas de outros países cá por vários anos, inclusive brasileiros que nem querem voltar para Brasil
@@IzabellaMontreale quer comparar um continente inteiro com um país?!
Boas imagens, mas algumas informaçaos saos infelizmente erradas.
Daqui de Mindelo
Para o morro do alemão ou qualquer favela
Abraço
Brazil também deixa muito a desejar
Que coisa ein
Da próxima vez, considerem contratar um guia, pois foram enganados pelo motorista, que tentou manipular-vos para obter algum benefício financeiro, apelando à vossa compaixão. Ele distorceu a verdade em diversas ocasiões. Embora seja natural de ilha de Santiago, residi em São Vicente por cinco anos.
É isso caras.
É volta ao mundo, certo? Essas coisas fazem parte do nosso mundo. Considerem essa experiência como mais uma na bagagem de vcs e obrigado por compartilhar.
Bons ventos...
Uma bobagem isso sim
Essa conta não fecha porque o estado faz de conta que ajuda dando escola para quem queira entre esses, criança que pede comida.
Mas se ao invés disso desse o faturamento de um dia de ancoragem para ser distribuído entre as famílias de baixa renda, colocaria comida na mesa de alguns.
Hei Lucas deu pra sentir sua bad vibe o Neto demostrou menos.
É um prazer poder cumprimentá-los. Espero que estejam tendo ótimas aventuras nos mares e que estejam sempre seguros durante suas navegações. A prática da vela é uma arte milenar que requer muita habilidade e coragem, e é inspirador ver como vocês exploram o oceano com tanta paixão.
Desejo a vocês ventos favoráveis, águas calmas e muitas histórias emocionantes para contar. Continuem navegando com sabedoria e respeito pela natureza, e que cada nova jornada seja uma oportunidade para descobrir novos horizontes e fortalecer os laços com a natureza e como neste vídeo, com seu lado humano também.
Guarda meu cantinho em sua embarcação pois estou com vocês em todas as pernas!
Bons ventos!
Esse quadro de probreza e violência... super normal para nós brasileiro. Pelos menos para a maioria.
Quem criou tudo o que existe
Viu beleza em tudo
Quem quiser criticar alguma coisa, que discuta com o criador, que seja corajoso e tenha bons argumentos para debater com com aquele que tudo pode, tudo vê 🙏🙏
blz sou cabo verdiano da Ilha de Sao vicente cidade do Mindelo ..... A cidade maravilhosa de Cabo Verde ...
ai, meninos, e conta para nós, quanto custou o tour e aluguel da van, para pesarmos o quanto e se o motorista ganha pouco ou não, sendo explorado ou não, grato
Eu entendi vocês.
Deram a Real.
Melhor assim.
Já tinha visto uma reportagem sobre a seca de Cabo verde. Saudações do Brasil Pernambuco.
Boa tarde,como todos os países tem uma historia,cada ilha São diferentes, tem illha volcánica,otras verdes,y así sigue …. Cabo Verde e un país pobre más porem tens que conhecer bem en fin não julgo mas visitan bem para la próxima vez que quieren llenar el combustible😊
Eu não entendo como uma pessoa que diz que só aprecia o conteúdo , fica gostando tempo pra criticar.?
Parabéns meninos pela sensibilidade. O ser humano pra além de injusto é ruim , mal, diabólico. Lamentável.
Cuidado, há que perceber a História. Não acredito que o pai desse rapaz fosse escravo!
Melhor vídeo do canal, edição, música, muito bom. Parabéns alto nível. Apesar da tristeza do local o vídeo ficou muito bom!
Aproveita e procure no youtube o nosso carnaval. De triste este povo não tem nada, kkk. Povo super alegre, simpatico, boémio e criativo.
qual tresteza do local a muita coisa distorcida ai o povo de sao vicente e um povo feliz cheio de cultura e preciso conhecer antes de falar a muito local em brasil que tem mais probeza que caboverde
É muito ruim quando tem gente que
Considera o bom mau e ainda parabeniza e péssimo
Deverias visitar ilha de Bijagos em Guiné-Bissau❤
Gostaríamos de informar que a população de cabo verde está em volta de 500.000 pessoas
Creio que nao da pra negar que o pais é arido e como a agua faz diferença na vida das pessoas. Gostei de mostrarem pra gente um pouco do lugar. Voces sao caras especiais. Bons ventos.
Até que o preço da maçã Gala que aparece na filmagem não está cara comparando com o Brasil. Aqui a gente paga quase R$ 13,00 reais o kg. Na placa está mostrando 1,65 euros, fazendo uma conversão, não dá dez reais. Eu acho que o problema aí é realmente o salário que é muito baixo.
Vale ressaltar que em CV quase td o q consumimos é importado (inclusive a maioria das frutas: maçã, pera, laranja, etc). E por causa da crise internacional os preços aumentam e mt....
gente , verde tem no nome do pais ,
a ilha se chama sao vicente ,
escola obrigatoria hoje é ate 8º ano de escolaridade
e a criança começa a ser alfabetizado apartir dos 6 anos de idade,
são vicente na verdade não produz muito mas produz,
faltou o condutor ser guia e conhecer o minimo da sua cidade.
Ótimo, mas na vrdd a escola é grátis ate ao 12 ano atualmente , fico até triste uma pessoa desenformada como esse Inácio a falar coisas como essas, e agora fico imaginando quantas pessoas ele tem andado a passar essas informações falsas
Uao manos muito bom vosso video gostei muito recomendo que tenham uma experiencia tambem da ilha de mauricio galeira
O Preço do óleo de um modo geral, explodiu com a guerra da ucrânia. Então o preço para além de já ser mais caro na Ilha de São vicente, agravou ainda mais com a Guerra.
Euzinha aqui, só esperando!🎉👐
Froça cabo verde ⭐
Tem Que converter sim a moeda deles é o euro ?
Acredito que o motorista tenha errado sobre a população de Cabo Verde, que segundo a Wikipédia é de aproximadamente 400 Mil ( censo de 2000)e não 80 Mil pessoas .
Cerca de 587 925 habitantes. (2021)
@@paulofarinha8892 Perfeito