Olá Professor! Entrei no Telegram apenas para acompanhar o seu conteúdo, e afirmo que é sensacional! Sou grato por sua generosidade. Graciliano é o exemplo de um grande autor que não se deixou aprisionar por ideologias e visões de mundo limitantes e vazias.
São Bernardo foi um dos poucos romances em que a leitura realmente me impelia a continuar lendo, mas creio que ele ainda sofra desse problema naturalista, apesar de aquela tomada de consciência final. Sem dúvidas, é o melhor romance de Graciliano.
"As janelas estão fechadas.Meia-noite.Nenhum rumor na casa deserta." O romance poderia ter terminado assim.A decadência física do personagem,que vai envelhecendo, mistura-se com a decadência da fazenda e a debandada quase geral de seus moradores.Madalena não é vítima("Madalena respondeu-me com quatro pedras na mão").A verdadeira vítima é o filho do casal,desprezado por ambos,cresce subnutrido,embora vivendo num ambiente de riqueza.É uma criança sem nome.Só sabemos que é um menino.
Santa tarde, meu Amado Mestre. Já estava com saudades do senhor. Que Maria Santíssima seja sempre a fonte perene de saúde e sabedoria de sua vida. Como sempre, suas aulas são fonte de inspiração. Que Deus abençoe todos de sua família. Forte abraço, professor. Paz e Bem!
Boa noite, professor Rodrigo o senhor me inspirou mais ainda a lê , já gostava e cada vez vejo sua Live vou aprendendo mais um pouco com o senhor, muito obrigado que Deus o abençoe com todas as sorte de bençãos meu querido professor Rodrigo Gurgel , obrigado parabéns 🙏🏼🙏🏼
Belo comentário! Reli essa obra no mês passado, e tive a impressão de que o Graciliano Ramos alerta às pessoas para o fato de que podemos passar a vida toda refletindo pouquíssimo sobre questões importantíssimas, e cometendo erros em detrimento disso; acabamos dando importância excessiva aos pontos que nos são menos essenciais, ao passo que damos forma aos nossos dias para certos objetivos, justamente esses pouco analisados a priori. E o Paulo Honório, no último capítulo, parece perceber que viveu algumas décadas dessa maneira. Acredito que isso sirva para a esposa dele, porém, com suas idiossincrasias.
Muito bom! Li esse livro ainda adolescente e quero voltar a lê-lo agora que assisti ao seu vídeo. Ainda na semana passada terminei de ler "Memórias do Cárcere", do mesmo autor, e não tive dúvidas de que estava diante de um dos "grandes". Obrigada pelo conteúdo cada vez melhor!
Não creio que sejamos destituídos de vontade, mas acredito que sim, somos condicionados, e nao temos nada dentro de nós que nao receba influência, por menor que seja.
Esse livro é maravilhoso!! Sou muito fã de Graciliano Ramos. Sou muito fã do senhor tbm hehe obrigada pelo precioso conteúdo que o senhor disponibiliza de graça pra nós. Deus te abençoe. Um abraço, professor!!
Os cursos de pós em literatura - digo isto por experiência própria - resumem-se a analisar toda e qualquer obra sob a perspectiva opressor-oprimido e burguesia-proletariado, fazendo com que autores como Foucault, Lukács e Derrida falem mais que o discurso da própria obra ou do mundo refletido no texto. É como se, para tal grupo universitário, toda e qualquer obra “trabalhasse em prol" da causa dele. Inclusive, professor, vejo acadêmicos lastimando por não haver em Machado o que se discutir nesse sentido, e muitos por isto o julgam pobre em termos literários, acredita?
A Edição mais antiga de São Bernardo que eu adquiri em um sebo tinha uma análise dessas no final, com uma análise com base na reificação , é algo que agnt lê revirando os olhos, pensando que quem escreveu não leu direito e tá se fazendo de bobo, ou tá querendo fazer alguém de bobo Já vi isso antes também no livro "A Metamorfose"
Posto aqui de novo pra dizer que adoro quando o professor abre um livro e ... Ler! E quero repetir meu pedido de um vídeo sobre Caetés.... Já comecei a ler, mas os trabalhos sobre ele são poucos... Ademais, impossível ler sem lembrar do professor Gurgel.
Muito obrigado professor! Li por duas vezes este romance e impressionei-me com uma nova visão de Madalena. Ainda não tinha visto por esses olhos. Muito bom.
Muito bem professor Rodrigo Gurgel! Estou acompanhando religiosamente este canal, que sempre apresenta boas novas de qualidade. Hoje, escutei o post que você postou ontem, dia 3 de de junho de 2020, sobre o conto Angustia de Anton Tchecov. Muito obrigado!
Ouço você no Telegram, vejo seus videos, compro na sua livraria e já falei de você no meu canal. Só falta ler seus livros que pretendo adquirir da próxima vez que for ao Brasil. Bjs
Obrigado por esclarecer o romance: São Bernardo. No colegial quando o li, achei o livro desinteressante, com a sua explicação pude entender a grandeza do livro.
Ótimo vídeo! Por favor, professor gurgel, faça alguns comentários sobre o Memória póstumas de Brás cubas, do Machado, e o Angústia, também de Graciliano Ramos, em vídeos futuros. Pode durar 5h que eu assisto! ^^ Sobre São Bernardo, lembro-me das suas últimas páginas com clareza. Ali o Paulo Honório se mostra ainda mais consciente, sincero e aterrorizado pela sua trajetória. "Não posso modificar-me", ele confessa. É muito impactante.
Já ouvi alguém por aí alguém comentando que esse romance é inverossímil, pois como Paulo Honório, que é analfabeto, poderia ter escrito uma história tão bem urdida? O personagem não teria competência para contar sua própria história com tamanha propriedade.
Tenho que ler pra ontem esse livro. E não se preocupe, Prof., eu não me importei nadinha com os spoilers sobre o enredo! Fico triste por nem todos estarem dispostos a absolver o que o livro quer passar. Infelizmente muitos leem e entendem apenas o que for conveniente a sua ideologia.
Gostaria de um vídeo falando estritamente da literatura francesa. Além de Madame Bovary, acredito que o senhor tenha outras obras a indicar. Mais um like!
Professor, o senhor poderia falar sobre "preconceito linguístico"? Eu não aguento mais o pessoal na faculdade falar sobre isso e relativizar o vernáculo, até hoje nunca encontrei alguém que fizesse guerra declarada com o pessoal do preconceito linguístico - fora alguns professores.
Muito bem meu caro professor Rodrigo Gurgel. Estava conversando com um amigo sobre como aprender inglês pode desbloquear uma grande quantidade de material literário, que não está disponível em português, através da acessibilidade de um novo mercado editorial. Chegamos em um ponto da discussão em que nos perguntamos como isso ocorreria com outras línguas como francês, italiano, latim, russo entre outras. Entretanto, devido ao nosso baixo nivel de cultura literária, não conseguimos chegar à nenhuma conclusão satisfatória. Então achei uma boa ideia vir perguntar se o senhor pode falar um pouco a respeito do tema. Isto é, de que maneira o conhecimento de diferentes línguas abrem a possibilidade de apreciar a boa literatura? De que maneira aprender o latim ou o grego, por exemplo, pode influenciar minha experiência com a leitura? Agradeço desde já! Eu sou o Fernando e meu amigo é o Matheus, e somos fãs do seu canal do RUclips e dos seus áudios no telegram!
Após começar a ler "Crítica, literatura e narratofobia" e ver este vídeo, separei o "Contos completos de Lima Barreto" que estava lendo para doação, e comecei a ler "Origens", de Thomas Bernhard: não me arrependo.
Boa noite Professor Gurgel. Enorme prazer em assistir seu canal que tem conteúdo de altíssima qualidade para quem pretende ingressar no mundo da literatura. Parabéns!!!!!! Peço sua orientação, embora o senhor já tenha feito um vídeo a respeito, sobre o melhor livro sobre "História da Literatura Brasileira" em venda nas Editoras atualmente. Os maravilhosos livros que o senhor indicou no vídeo anterior não estão sendo mais, infelizmente, publicados para venda. Assim, entre Massau Moisés, Alfredo Bosi e outros mais disponíveis, qual seria sua indicação para iniciar no universo do conhecimento dos escritores da literatura brasileira. Um forte abraço e muito obrigado.
Muito bom o seu vídeo. Dos três autores mencionados acabei de comprar "A Bagaceira", agora pretendo comprar esse do Graciliano Ramos. O que o Sr. acha de Pedro Nava? Acabei de comprar "Chão de ferro"
Desculpe por não ter a ver com o tema do vídeo mas eu gostaria que o professor falasse sobre a importância das línguas estrangeiras; quantas línguas o senhor fala e como faz as leituras no original. Gostaria de ver quais os seus materiais de apoio nessas línguas. Obrigado.
Ótimo vídeo como sempre, professor! Obrigado. Estou fazendo um estudo de aplicar as 12 camadas da personalidade sobre os romances brasileiros. Não percebi esse detalhe do interesse de Madalena (obrigado pela observação). Como Paulo relata tudo à sua ótica, e é interesseiro contumaz, pensei antes ser um aspecto mais do interesse de Paulo que de relevância no caráter da esposa. Em relação a incomunicação, dei mais crédito a inabilidade de Paulo de uma vida afetiva e também moral, o que pensei estar mais presente em Madalena, até pelas preocupações com os funcionários e tal. Sob esse aspecto, errei bastante? E aliás, o senhor acha importante um estudo desse tipo? Obrigado, professor. Forte abraço!
Graciliano Ramos é ótimo. O que o senhor acha do Heberto Sales? Algum romance melhor dele que o senhor poderia sugerir? agradeço desde já, professor. Sobre o S. Bernardo do Graciliano Ramos, eu tentei ler por dias vezes o romance, mas não consegui dar cabo de terminá-lo. O vídeo do senhor veio no momento certo para o estímulo de lê-lo. Forte abraço!
Professor, o que acha de trazer ficção científica para o canal? Por exemplo, a Fundação, de Isaac Asimov, Encarcerados, de John Scalzi, etc? Seria muito legal.
Gosto muito do romance.... Precisava eu fazer uma análise da voz da criança em vários romances, por isso só reparei em como a criança aparece nesse romance, fiquei longe da personalidade da ***(esqueço o nome o tempo todo ☺ ). Honório é uma continuação do Fabiano em termos de letras...
Tive a mesma sensação, pois terminei agora o livro e só lembrei dele. Inclusive vou fazer uma análise, quem sabe um artigo tentando encontrar esses paralelos.
Parabéns por -diferentemente de tantos intelectuais-, o senhor elaborar críticas realistas, puras e... LITERÁRIAS. Quem dera a arte voltasse a ser tão somente arte e as novas gerações fossem libertas de toda essa doutrinação marxista destruidora. E viva a VERDADEIRA LITERATURA!
Prezado Professor Gurgel, estou deveras satisfeito com as aferições que foram feitas por você, acerca da dita obra literária. Gostaria de manifestar minha admiração pela sua honestidade intelectual, para delimitar o terreno da análise sugerida! Sem dúvidas, a tratativa do objeto artístico literário é um trabalho bastante delicado e, por isso mesmo, difícil de ser realizado. Posto isto, gostaria apenas de problematizar o processo em que configura a narrativa do personagem central. Evidentemente, não quero incorrer em algum tipo de "reducionismo" que fora mencionado... Mas, o que faz de Paulo Honório um personagem complexo e, portanto, bastante rico, não seria justamente pelo fato dele mesmo se apresentar e dar mostras ao leitor, sua maneira de ver e agir conforme sua individualidade e interesses, cujo perfil vai sendo delineado ao longo da narrativa?!? De repente, com os desdobramentos da trama, o leitor vai se deparando é com certa rudeza e, nesse caso, com alguém interiorano que não tem ou não teve a oportunidade de refinar o seu próprio trato em relação aos "outros", isto é, se impõe com quem vai se deparando pela frente?!? Se me permite, Honório não nos lembra aquele tipo "coronelístico" bonachão, tão notável na formação cultural do interior do Brasil?!? Quando li a obra, confesso que de tão bem escrita, tive até um receio de levar uma "raiada" do dito "coroné"... Não posso deixar de mencionar, identificando ou sugerindo que a personagem Madalena, não seria a única possibilidade de refinamento ou de apresentar uma outra maneira de ver ao Paulo Honório?!? Não obstante, ser bem apontados seus interesses também individuais e de afirmação pessoal, mas como uma "professora" do interior, perante o que ela vislumbra e na condição em que se encontra, por onde poderia começar e será que ela conseguiria...?!? A situação toda parece ser tão impossível de qualquer mudança favorável a "todos" e que nos leitores, tomados pela imponente narrativa, só temos que nos conformar com o intocável "...não me arrependo de nada". Enfim, penso que a obra como tal, nos permite inúmeras possibilidades de Interpretação que, sem reducionismos, através de sua oportuna fruição estética faz dela uma verdadeira Obra de Arte Literária! E saudemos o Graciliano pelo que ele foi e continua sendo, através de sua Literatura! Grato pela atenção!!
Professor, eu tenho um neto de 13 anos que nos está dando muita preocupação. Se diz um grande admirador de Obama e agora está bem impressionado com estes atos de vandalismo e destruição lá nos USA. O senhor poderia me indicar alguns livros para que eu o presenteie? Daqui a pouco ele estará votando lá e elegendo sabe Deus que tipo de representantes. Pelo fato dele ser muito novo ainda, eu não sei o que comprar para ele. Agradeço desde já sua atenção.
C.S Lewis Cristianismo puro e simples. Mesmo que ele não Leia no exato momento que receber, a obra ficara com ele para um dia ele ler, e abrir os olhos para todo esclarecimentos e dúvidas sobre esse momento que estamos passando. Espero ter ajudado, boa sorte!!
Boa tarde Prof, como vai ? Ouvi hj no Telegram seu ótimo comentário no qual cita Ernest Cassire, fui buscar e realmente ele escreve muito bem e desenvolve um raciocínio com muita clareza, neste aspecto, quais autores brasileiros se enquadram neste perfil de boa escrita e com muita clareza, quem o Sr indicaria ? Obrigado, aguardo a sua resposta, Abração, prazer em lhe escrever
Prof, porque a obra de Will Durant "A historia da civilização" não é mais publicada, dificil de encontrar inclusive em sebos e quando encontrada esta em um valor alto.?
Professor, venho novamente aqui pra lhe pedir que, pelo amor de Deus, faça um trabalho sobre Caetés!! Impressionante procurar nesse RUclips e não achar nada relevante sobre esse livro. ☺
Olá Professor! Entrei no Telegram apenas para acompanhar o seu conteúdo, e afirmo que é sensacional! Sou grato por sua generosidade.
Graciliano é o exemplo de um grande autor que não se deixou aprisionar por ideologias e visões de mundo limitantes e vazias.
Obrigado, Felipe! No que se refere ao Graciliano, concordo plenamente.
Bom dia. Pode passar o link do canal do Telegran? Não estou conseguindo encontrar. Obrigada
Graciliano é meu autor nacional preferido. Aliás os nordestinos dão um show na literatura nacional. Obrigado
Obrigado, professor! Seu canal é um presente em meio a tantas inutilidades do RUclips. Seus vídeos são sempre um convite a uma boa leitura.
Já li duas vezes, é um romance extremamente profundo. Faço Letras e ele é muito estudado na faculdade.
Que bom!
Muito bom amei demais
Sua vídeo resenha do Livro São Bernardo do Graciliano Ramos Mestre e Escritor
São Bernardo foi um dos poucos romances em que a leitura realmente me impelia a continuar lendo, mas creio que ele ainda sofra desse problema naturalista, apesar de aquela tomada de consciência final. Sem dúvidas, é o melhor romance de Graciliano.
Esse romance está entre os meus preferidos, grande Graciliano!
"As janelas estão fechadas.Meia-noite.Nenhum rumor na casa deserta." O romance poderia ter terminado assim.A decadência física do personagem,que vai envelhecendo, mistura-se com a decadência da fazenda e a debandada quase geral de seus moradores.Madalena não é vítima("Madalena respondeu-me com quatro pedras na mão").A verdadeira vítima é o filho do casal,desprezado por ambos,cresce subnutrido,embora vivendo num ambiente de riqueza.É uma criança sem nome.Só sabemos que é um menino.
Santa tarde, meu Amado Mestre. Já estava com saudades do senhor. Que Maria Santíssima seja sempre a fonte perene de saúde e sabedoria de sua vida. Como sempre, suas aulas são fonte de inspiração. Que Deus abençoe todos de sua família. Forte abraço, professor. Paz e Bem!
"Foi essa vida agreste que me deu esse jeito agreste de ser!"
Grande Álvaro! Muito bom ter você aqui! Abração!
Gosto demais da característica psicológica do Paulo Honório! Li São Bernardo no Ensino Médio. O primeiro livro que eu li do autor.
Romance incrível!
Graciliano Ramos realmente é muito bom, mestre. A ideologia dele em nada reduziu o valor de sua obra literária.
Boa noite, professor Rodrigo o senhor me inspirou mais ainda a lê , já gostava e cada vez vejo sua Live vou aprendendo mais um pouco com o senhor, muito obrigado que Deus o abençoe com todas as sorte de bençãos meu querido professor Rodrigo Gurgel , obrigado parabéns 🙏🏼🙏🏼
Belo comentário! Reli essa obra no mês passado, e tive a impressão de que o Graciliano Ramos alerta às pessoas para o fato de que podemos passar a vida toda refletindo pouquíssimo sobre questões importantíssimas, e cometendo erros em detrimento disso; acabamos dando importância excessiva aos pontos que nos são menos essenciais, ao passo que damos forma aos nossos dias para certos objetivos, justamente esses pouco analisados a priori. E o Paulo Honório, no último capítulo, parece perceber que viveu algumas décadas dessa maneira. Acredito que isso sirva para a esposa dele, porém, com suas idiossincrasias.
Boa tarde, professor ! Encantada com seu comentário !
Iluminador. Eu nada sabia sobre a obra. Muito bom.
São Bernardo e Angústia são, para mim, romances muito melhores do que o mais aclamado do Graciliano, Vidas Secas.
Muito bom! Li esse livro ainda adolescente e quero voltar a lê-lo agora que assisti ao seu vídeo. Ainda na semana passada terminei de ler "Memórias do Cárcere", do mesmo autor, e não tive dúvidas de que estava diante de um dos "grandes". Obrigada pelo conteúdo cada vez melhor!
Não creio que sejamos destituídos de vontade, mas acredito que sim, somos condicionados, e nao temos nada dentro de nós que nao receba influência, por menor que seja.
Olá parabéns para todos Escritores
Boa noite sr. Gurgel , muito obrigado por suas postagens !
Esse livro é maravilhoso!! Sou muito fã de Graciliano Ramos. Sou muito fã do senhor tbm hehe obrigada pelo precioso conteúdo que o senhor disponibiliza de graça pra nós. Deus te abençoe. Um abraço, professor!!
Querido Rodrigo, obrigada por vc ser tão generoso vc me abriu os olhos para o mundo da leitura eu detestava Literatura.
Graciliano gosto muito dele mais que eu amo mesmo e Clarisse e Drummond.
Já li, mas agora quero reler.
Como sempre, suas análises são fenomenais.
Um dos meus livros favoritos! Emocionei-me muito lendo ele
Professor, continue com seu trabalho. Faz toda a diferença!
Os cursos de pós em literatura - digo isto por experiência própria - resumem-se a analisar toda e qualquer obra sob a perspectiva opressor-oprimido e burguesia-proletariado, fazendo com que autores como Foucault, Lukács e Derrida falem mais que o discurso da própria obra ou do mundo refletido no texto. É como se, para tal grupo universitário, toda e qualquer obra “trabalhasse em prol" da causa dele. Inclusive, professor, vejo acadêmicos lastimando por não haver em Machado o que se discutir nesse sentido, e muitos por isto o julgam pobre em termos literários, acredita?
Acredito, sim. Mediocridade em altíssimo grau! Vários alunos me falam desses absurdos.
A Edição mais antiga de São Bernardo que eu adquiri em um sebo tinha uma análise dessas no final, com uma análise com base na reificação , é algo que agnt lê revirando os olhos, pensando que quem escreveu não leu direito e tá se fazendo de bobo, ou tá querendo fazer alguém de bobo
Já vi isso antes também no livro "A Metamorfose"
Gratidão por tanto material excepcional e companheiro pro nosso dia a dia, e vamos escrevendo as sutilezas do nosso cotidiano...!!!
Posto aqui de novo pra dizer que adoro quando o professor abre um livro e ... Ler!
E quero repetir meu pedido de um vídeo sobre Caetés.... Já comecei a ler, mas os trabalhos sobre ele são poucos... Ademais, impossível ler sem lembrar do professor Gurgel.
Muito obrigado professor! Li por duas vezes este romance e impressionei-me com uma nova visão de Madalena. Ainda não tinha visto por esses olhos. Muito bom.
Parabéns professor👏🏼, esse é um dos melhores livros que já li, ótima análise
Ótimo vídeo! Muito obrigada, professor!
Que coisa, estou precisando reler esses escritores, pois já os li há anos!!! Abraços, Professor!
Muito bem professor Rodrigo Gurgel!
Estou acompanhando religiosamente este canal, que sempre apresenta boas novas de qualidade.
Hoje, escutei o post que você postou ontem, dia 3 de de junho de 2020, sobre o conto Angustia de Anton Tchecov. Muito obrigado!
Obrigada!!!! Sempre um primor....uma riqueza te ouvir!!!!!
Excelente e rica análise.
Ouço você no Telegram, vejo seus videos, compro na sua livraria e já falei de você no meu canal. Só falta ler seus livros que pretendo adquirir da próxima vez que for ao Brasil. Bjs
Obrigado por esclarecer o romance: São Bernardo. No colegial quando o li, achei o livro desinteressante, com a sua explicação pude entender a grandeza do livro.
Ótimo vídeo!
Por favor, professor gurgel, faça alguns comentários sobre o Memória póstumas de Brás cubas, do Machado, e o Angústia, também de Graciliano Ramos, em vídeos futuros. Pode durar 5h que eu assisto! ^^
Sobre São Bernardo, lembro-me das suas últimas páginas com clareza. Ali o Paulo Honório se mostra ainda mais consciente, sincero e aterrorizado pela sua trajetória. "Não posso modificar-me", ele confessa. É muito impactante.
Obrigado professor.
Vamos em frente!
LIVRÃO!!!
Acabei de ler recentemente esse livro... Adorei sua explicação professor! Obrigado.
Obrigada professor. Excelente análise.
Este romance está em primeiro lugar da minha lista de releituras.
Fazer a leitura de um livro “discutindo” com o autor é o supremo exercício de inteligência.
Seu canal é de uma qualidade extraordinária!
Já ouvi alguém por aí alguém comentando que esse romance é inverossímil, pois como Paulo Honório, que é analfabeto, poderia ter escrito uma história tão bem urdida? O personagem não teria competência para contar sua própria história com tamanha propriedade.
JA LI DUAS VEZES E ESPERO UM VIDEO DESDE QUE LI O SEU ARTIGO PARA O SITE RASCUNHO, GRANDE GURGEL
Que aula, professor!
faz um video sobre a faculdade de letras, sua experiência no curso, dicas, etc.
Bom sábado professor saudades , espero que esteja tudo bem um enorme abraço .
Obrigado! Em quarentena!
Tenho que ler pra ontem esse livro. E não se preocupe, Prof., eu não me importei nadinha com os spoilers sobre o enredo!
Fico triste por nem todos estarem dispostos a absolver o que o livro quer passar. Infelizmente muitos leem e entendem apenas o que for conveniente a sua ideologia.
Não deixe de ler, Leon!
Gostaria de um vídeo falando estritamente da literatura francesa. Além de Madame Bovary, acredito que o senhor tenha outras obras a indicar. Mais um like!
Sou conterrânea de Graciliano Ramos. De palmeira dos índios.
Aguardo angustiadamente a análise de Angústia
Professor, o senhor poderia falar sobre "preconceito linguístico"? Eu não aguento mais o pessoal na faculdade falar sobre isso e relativizar o vernáculo, até hoje nunca encontrei alguém que fizesse guerra declarada com o pessoal do preconceito linguístico - fora alguns professores.
Procura o Raul Martins no instagram. Ele tece várias críticas ao "preconceito linguístico" do Bagno.
Sempre achei o Paulo Honório parecido com o Daniel Plainview do filme Sangue Negro,do Paul Thomas Anderson.
Concordo com os três citados. Muitos só falam de livros estrangeiros, os vídeos sobre livros
Comentário para ajudar com o canal.
Parabéns professor
Obrigado, Marcelo.
Muito bem meu caro professor Rodrigo Gurgel.
Estava conversando com um amigo sobre como aprender inglês pode desbloquear uma grande quantidade de material literário, que não está disponível em português, através da acessibilidade de um novo mercado editorial. Chegamos em um ponto da discussão em que nos perguntamos como isso ocorreria com outras línguas como francês, italiano, latim, russo entre outras. Entretanto, devido ao nosso baixo nivel de cultura literária, não conseguimos chegar à nenhuma conclusão satisfatória.
Então achei uma boa ideia vir perguntar se o senhor pode falar um pouco a respeito do tema. Isto é, de que maneira o conhecimento de diferentes línguas abrem a possibilidade de apreciar a boa literatura? De que maneira aprender o latim ou o grego, por exemplo, pode influenciar minha experiência com a leitura?
Agradeço desde já!
Eu sou o Fernando e meu amigo é o Matheus, e somos fãs do seu canal do RUclips e dos seus áudios no telegram!
SÃO BERNARDO É UM LIVRO EXTRAORDINÁRIO!!!!EU COLOCARIA GUIMARÃES ROSA NESTES PRIMEIROS LUGARES.
Boa escolha!
Após começar a ler "Crítica, literatura e narratofobia" e ver este vídeo, separei o "Contos completos de Lima Barreto" que estava lendo para doação, e comecei a ler "Origens", de Thomas Bernhard: não me arrependo.
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
faz um video sobre sua experiência na faculdade de letras.
Vejo esse rapaz como um grande leitor
Desse escritor já li os seguintes livros: Vidas Secas, Caetés, Sao Bernardo e Angústia.
Desses, Angústias foi o que achei mais difícil a leitura.
Concordo
Gostei muito de suas considerações sobre C. S. Lewis. Em que obra ele aconselha escritores? Ele também trata de homiletica?
Um abraço!
Obrigado professor.
Realmente São Bernardo é excelente.
O senhor irá fazer um vídeo sobre o memórias de um sargento de milícias ?
Boa noite Professor Gurgel. Enorme prazer em assistir seu canal que tem conteúdo de altíssima qualidade para quem pretende ingressar no mundo da literatura. Parabéns!!!!!!
Peço sua orientação, embora o senhor já tenha feito um vídeo a respeito, sobre o melhor livro sobre "História da Literatura Brasileira" em venda nas Editoras atualmente. Os maravilhosos livros que o senhor indicou no vídeo anterior não estão sendo mais, infelizmente, publicados para venda. Assim, entre Massau Moisés, Alfredo Bosi e outros mais disponíveis, qual seria sua indicação para iniciar no universo do conhecimento dos escritores da literatura brasileira. Um forte abraço e muito obrigado.
Professor, Deus lhe abençoe! Qual a diferença entre romance e novela?
❤️
Muito bom o seu vídeo. Dos três autores mencionados acabei de comprar "A Bagaceira", agora pretendo comprar esse do Graciliano Ramos.
O que o Sr. acha de Pedro Nava?
Acabei de comprar "Chão de ferro"
Desculpe por não ter a ver com o tema do vídeo mas eu gostaria que o professor falasse sobre a importância das línguas estrangeiras; quantas línguas o senhor fala e como faz as leituras no original. Gostaria de ver quais os seus materiais de apoio nessas línguas. Obrigado.
fala sobre Angústia!
Ótimo vídeo como sempre, professor! Obrigado.
Estou fazendo um estudo de aplicar as 12 camadas da personalidade sobre os romances brasileiros. Não percebi esse detalhe do interesse de Madalena (obrigado pela observação). Como Paulo relata tudo à sua ótica, e é interesseiro contumaz, pensei antes ser um aspecto mais do interesse de Paulo que de relevância no caráter da esposa. Em relação a incomunicação, dei mais crédito a inabilidade de Paulo de uma vida afetiva e também moral, o que pensei estar mais presente em Madalena, até pelas preocupações com os funcionários e tal. Sob esse aspecto, errei bastante?
E aliás, o senhor acha importante um estudo desse tipo?
Obrigado, professor. Forte abraço!
Boa noite Professor. Recomendo voltar ao meio podcast no Spotfy.
Professor, o senhor poderia falar sobre Monteiro Lobato?
Falo longamente dele no meu livro "Esquecidos & Superestimados".
Professor, o que acha da literatura de José Geraldo Vieira?
Onde anda nosso querido professor ?
professor, uma dúvida.. por onde devo começar a estudar o português do ensino médio: gramática, literatura ou produção textual? obrigado! 👍
Ótimo vídeo, professor! Uma dúvida, por favor: o senhor indica o romance "A Leste do Éden", do Steinbeck? Obrigado.
Depende do que você já leu da literatura norte-americana. Faulkner, por exemplo, é bem superior.
Graciliano Ramos é ótimo. O que o senhor acha do Heberto Sales? Algum romance melhor dele que o senhor poderia sugerir? agradeço desde já, professor. Sobre o S. Bernardo do Graciliano Ramos, eu tentei ler por dias vezes o romance, mas não consegui dar cabo de terminá-lo. O vídeo do senhor veio no momento certo para o estímulo de lê-lo. Forte abraço!
Herberto Sales é grande!
Professor, o que acha de trazer ficção científica para o canal? Por exemplo, a Fundação, de Isaac Asimov, Encarcerados, de John Scalzi, etc? Seria muito legal.
boa ideia
Gosto muito do romance.... Precisava eu fazer uma análise da voz da criança em vários romances, por isso só reparei em como a criança aparece nesse romance, fiquei longe da personalidade da ***(esqueço o nome o tempo todo ☺ ).
Honório é uma continuação do Fabiano em termos de letras...
Olá, professor quais os projetos estético e ideologico dessa obra?
Paulo Honório poderia ser comparado a Bentinho, protagonista de Machado de Assis?
Tive a mesma sensação, pois terminei agora o livro e só lembrei dele. Inclusive vou fazer uma análise, quem sabe um artigo tentando encontrar esses paralelos.
Parabéns por -diferentemente de tantos intelectuais-, o senhor elaborar críticas realistas, puras e... LITERÁRIAS. Quem dera a arte voltasse a ser tão somente arte e as novas gerações fossem libertas de toda essa doutrinação marxista destruidora. E viva a VERDADEIRA LITERATURA!
O que o sr acha do Lúcio Cardoso? Em especial, "crônica da casa assassinada"
Amo você e o nosso Professor Olavo de Carvalho...
Prezado Professor Gurgel, estou deveras satisfeito com as aferições que foram feitas por você, acerca da dita obra literária. Gostaria de manifestar minha admiração pela sua honestidade intelectual, para delimitar o terreno da análise sugerida! Sem dúvidas, a tratativa do objeto artístico literário é um trabalho bastante delicado e, por isso mesmo, difícil de ser realizado. Posto isto, gostaria apenas de problematizar o processo em que configura a narrativa do personagem central. Evidentemente, não quero incorrer em algum tipo de "reducionismo" que fora mencionado... Mas, o que faz de Paulo Honório um personagem complexo e, portanto, bastante rico, não seria justamente pelo fato dele mesmo se apresentar e dar mostras ao leitor, sua maneira de ver e agir conforme sua individualidade e interesses, cujo perfil vai sendo delineado ao longo da narrativa?!? De repente, com os desdobramentos da trama, o leitor vai se deparando é com certa rudeza e, nesse caso, com alguém interiorano que não tem ou não teve a oportunidade de refinar o seu próprio trato em relação aos "outros", isto é, se impõe com quem vai se deparando pela frente?!? Se me permite, Honório não nos lembra aquele tipo "coronelístico" bonachão, tão notável na formação cultural do interior do Brasil?!? Quando li a obra, confesso que de tão bem escrita, tive até um receio de levar uma "raiada" do dito "coroné"... Não posso deixar de mencionar, identificando ou sugerindo que a personagem Madalena, não seria a única possibilidade de refinamento ou de apresentar uma outra maneira de ver ao Paulo Honório?!? Não obstante, ser bem apontados seus interesses também individuais e de afirmação pessoal, mas como uma "professora" do interior, perante o que ela vislumbra e na condição em que se encontra, por onde poderia começar e será que ela conseguiria...?!? A situação toda parece ser tão impossível de qualquer mudança favorável a "todos" e que nos leitores, tomados pela imponente narrativa, só temos que nos conformar com o intocável "...não me arrependo de nada". Enfim, penso que a obra como tal, nos permite inúmeras possibilidades de Interpretação que, sem reducionismos, através de sua oportuna fruição estética faz dela uma verdadeira Obra de Arte Literária! E saudemos o Graciliano pelo que ele foi e continua sendo, através de sua Literatura! Grato pela atenção!!
Professor, eu tenho um neto de 13 anos que nos está dando muita preocupação. Se diz um grande admirador de Obama e agora está bem impressionado com estes atos de vandalismo e destruição lá nos USA. O senhor poderia me indicar alguns livros para que eu o presenteie? Daqui a pouco ele estará votando lá e elegendo sabe Deus que tipo de representantes. Pelo fato dele ser muito novo ainda, eu não sei o que comprar para ele. Agradeço desde já sua atenção.
C.S Lewis Cristianismo puro e simples. Mesmo que ele não Leia no exato momento que receber, a obra ficara com ele para um dia ele ler, e abrir os olhos para todo esclarecimentos e dúvidas sobre esse momento que estamos passando. Espero ter ajudado, boa sorte!!
Boa tarde Prof, como vai ? Ouvi hj no Telegram seu ótimo comentário no qual cita Ernest Cassire, fui buscar e realmente ele escreve muito bem e desenvolve um raciocínio com muita clareza, neste aspecto, quais autores brasileiros se enquadram neste perfil de boa escrita e com muita clareza, quem o Sr indicaria ? Obrigado, aguardo a sua resposta, Abração, prazer em lhe escrever
Por que raios o professor não fala de Guimarães Rosa. Não é possível.
Bom professor, o curso do senhor ainda esta aberto? Obrigado mestre
Madalena interesseira. Kkkk
Danadinha...
Prof, porque a obra de Will Durant "A historia da civilização" não é mais publicada, dificil de encontrar inclusive em sebos e quando encontrada esta em um valor alto.?
Professor, venho novamente aqui pra lhe pedir que, pelo amor de Deus, faça um trabalho sobre Caetés!!
Impressionante procurar nesse RUclips e não achar nada relevante sobre esse livro.
☺