Quando você conhece a história, tudo muda o valor
HTML-код
- Опубликовано: 10 фев 2025
- Paulo Arruda, gerente regional do Sebrae Ribeirão Preto, fala com sobre a importância da macrorregião de Ribeirão Preto e importância do agronegócio no turismo regional brasileiro. "Mas é importante a união de todo elo da cadeia produtiva do turismo".
E para resolver esse problema o Sebrae estará realizando uma reunião com prefeitos, secretários do turismo para apresentar um diagnóstico da governança e das oportunidades ligadas à economia criativa, de toda a região metropolitana de Ribeirão Preto, principalmente, com foco no turismo regional.
E esclarece, “ A comunicação é importante. A comunicação é. Nós estamos marcando uma agenda, agora no final de fevereiro e início de março, com todos os prefeitos, secretários de desenvolvimento, de cultura e de turismo para apresentar esse material. Eles vão ver uma a oportunidade que existe de história, geografia, clima, cultura, entretenimento e religião, que poucos sabem que nós temos. Às vezes, acho um o que acontece, Adriana. E comigo aconteceu três vezes. Saio daqui. Vou até São Paulo, pegou um avião, vou até o estado do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. Pego um carro, e vou até Gramado e canela, para conhecer toda a história e fazer o turismo rural. E, provavelmente, você e muitas pessoas já foram. Realmente, é muito o que eles têm de experiência e entretenimento. Eu olhava e via uma mistura de cinema, teatro, museu, folclore e todo entretenimento. A questão da comida eu vi aquilo lá e falei: Gente, nós temos muito mais do que isso no café, no leite, na flor, na nossa região e não aproveitamos esse potencial turístico”.
E continua, “no entorno de Gramado e Canela, não dá a população de Ribeirão Preto. E se você pegar Ribeirão Preto, o que você falou, em traçar num raio de 100 km, não precisa muito não. Em cinquenta, sessenta quilômetros você tem pelo menos umas dez vezes mais atrativos turísticos, cultura e estradas, com uma logística maravilhosa, mas, que ainda precisa ser explorado”, concluiu.
Na sequência, Paulo Arruda menciona o município de Santa Rosa do Viterbo e o compara com a África, diante do seu relevo. “Eu não sabia que aqui e na África existe um relevo semelhante e que houve um descolamento da Terra. Temos oportunidades para as pessoas falarem de sustentabilidade e poderem participar de um turismo rural, turismo religioso, folclore, cultura e lazer, bem próximo de nós. Mas, a gente precisa se organizar e é isso que vamos falar nesse encontro com os gestores públicos. Vamos falar do potencial da cerveja em Ribeirão Preto, do comércio, da catedral, do Boulevard, de Brodowski, de toda cidade da macrorregião, principalmente de Sertãozinho, que é a tua terra”, conclui.
E referente a troca de gestores em todas as eleições e o que o Sebrae pensa em fazer para que o turismo não volte atrás ao fim de cada gestão, Paulo Arruda mencionou que, “com esse diagnóstico, teremos projetos mais estruturados. Fizemos um diagnóstico da governança municipal e regional. Nós temos que aproveitar a região Metropolitana de Ribeirão Preto. Nós temos que unir todo mundo, porque a região precisa de Ribeirão Preto e Ribeirão Preto precisa da região. E, é preciso se organizar pois até os municípios extremamente pequenos, tem muita oportunidade. Vamos organizar tudo isso. A ideia trabalhar enquanto região metropolitana, de uma forma que tudo isso integrado começa a ficar mais sustentável e não deixar com que a cada quatro ou oito anos recomece do zero novamente, porque é aí que estraga tudo”.
COMTUR
Nesse momento a Rota do Turismo mencionou a importância de trazer para esse encontro representantes do COMTUR, unindo empresas públicas e privadas.
TURISMO DE EXPERIÊNCIA
Mas, na vida nem tudo é trabalho e todos nós temos que ter uma válvula de escape. Pois mesmo trabalhando com turismo, as responsabilidades são muitas e o profissional do turismo está ali não para se divertir, mas sim, proporcionar a melhor experiência para o turista através do turismo de experiência.
Para ver a matéria completa visite a página da Rota do Turismo, o canal de comuniccação do turista conectado.