A primeira pergunta, ja traz uma afirmação que denota uma influência do pensamento cristão. No próprio judaísmo, a definição de demônios, não os faria identificar deuses estrangeiros como sendo demônios. Então é bem possivel qus povos estrangeiros não vissem a divindsde judaica como um ser demoníaco. A compreensão do periodo cabia a pluralidade de divindades e mesmo entre os judeus monoteístas, o entendimento era que deuses estrangeiros ou eram falsos, no sentido de não existirem de fato, ou existindo, seriam inderiores ao seu Deus, mas não demonios.
Religiões pluralistas são muito diferentes de como você pensa, amigo. O deus do povo conquistador sempre estaria acima do deus do povo conquistado, tanto que em todos os países pagãos haviam sistemas de castas, na Índia até hoje existe isso. Os romanos por exemplo, consideravam sua cultura e tradição como superior à dos demais, bem como sua compreensão do divino.
@RafaelBarbosa-e4p Na Mesopotâmia era comum, nas guerras, os vencedores sequestrarem os deuses dos vencidos. O que denota a importância dada aos outros deuses, não como falsos ou inferiores.
Vendo seus vídeos e de outros professores doutores nessa área sobre história e religiões, eu agradeço por trazer luz de conhecimento pra nós que não pudemos ter acesso.
A não ser que seja analfabeto, aparentemente as informações estão no Google. Só procurar. Vc não tem dificuldade de acesso às informações, tem preguiça mesmo.
não confio nesse cara, ele postou um video falando que os judeus não viam os outros deuses como demonios e sim como deuses, só que de outro povo, e trouxe isso como um fato. Porém isso é simplesmente mentira,vários textos biblicos refutam isso, como jeremais 10: 1 - 16
Na parte dos egípcios,só lembrar que até filósofos gregos, como Platão,estiveram no Egito para troca de informações...então não seria incomum rabinos judaicos indo para o Egito para a mesma troca
Eles trocavam com outras mitologias e religiões e muito. O Êxodo faz referência a esculápio, ou talvez Mitra, no cajado curativo de Moisés com uma cobra de bronze enroscada, coisa que era rara para eles que não tinham um imaginário popular favorável para com cobras. Também com o bezerro que eles veneram, a versão que eu ouvi era que foi escrita como uma crítica retroativa para as tribos dominantes do norte da Judeia que eram favoráveis a sincretismo e adoravam a forma mesclada de Yahweh como um deus touro, e é por isso que é possível ver esse motivo do touro em várias coisas, como os chifres do altar do tabernáculo. Sem nem mencionar o quanto eles copiaram do zoroastrismo com Aura Masdá e Arimã como deus e o diabo
Alguns mandamentos da Torah parece quererem livrar os hebreus de "tentações" para outras crenças, como: feitiçarias, outros deuses, bruxarias, ou outras. Há nitidamente uma imposição de exclusividade naquela crença.
Não seria mais honesto dizer que esse "Deus da ordem" é apenas invenção humana para uma "esperta" dominação, disciplina e ordem do povo? Claro que, no caso dos judeus, essa crença fez deles o povo mais unido, mais psicologicamente imbuído de fé, determinação e vontade de vencer. Isso não se deve apenas a fé. Talvez que seu DNA seja especial. Com efeito, eles usam sua religião para formatar comportamento do dia a dia em família e entre eles próprios, como mais nenhum povo ou religião. Os resultados estão à vista....
@@saboresnaturais9274 Você já leu a bíblia hebraica? É totalmente incoerente supor que os judeus inventaram Deus. Eles eram escravos, sem Deus jamais teriam sido libertos. As leis adotadas pelos judeus são completamente revolucionárias para a época, diferentes de todos os outros povos e nações. Você teria que supor que eles eram, no mínimo, dotados de conhecimento especial que só eles tinham para terem sido capazes de inventar tudo aquilo. Inventar o tabernáculo, o modo de construção do tabernáculo, os materiais, as dimensões, as 613 leis da Torá… Fora a forma extremamente crítica que a Torá lida com o próprio povo, se eles inventaram tudo, por que o relato é tão crítico em relação a eles, ao ponto do Deus que eles inventaram quase tê-los destruído completamente? É um argumento muito fraco. E se você não acredita em nada do que está na Torá, eu acho ainda mais estranho acreditar que todos os detalhes e leis ali foram simplesmente inventados.
Não, porque se fosse invenção humana para controle da população, Israel estaria aí até os dias de hoje. Quer um exemplo perfeito de invenção humana para controle da população? O estado. Desde quando surgiu, quem fala um a contra é obliterado
Boa noite, professor. Sou historiador também, e tenho amado acompanhar seus vídeos. Minha área de interesse é América Latina, então estamos um pouco longe em relação ao nicho hahha mas seus vídeos são ótimos. O senhor compartilha seu conhecimento de forma maravilhosa. Pra mim, como ex-cristão, é tão estranho "perceber" que a ida dos hebreus ao Egito não é um "fato". Fico pensando de onde veio essa crença entre os hebreus... Abraços.
Professor aproveitando o tema de trocas culturais e relacionamentos entre povos e suas dinvidades, o senhor poderia fazer um vídeo abordando as inúmeras seitas judaico cristãs que se desenvolveram entre os séculos III e V na regiao do oriente médio e suas diversas interações, tais como os ebionitas, elcessaitas, monofisitas, mandeanos e etc
Oi, Henrique. Não consigo me tornar membro. Já tentei no celular e no computador. Após preencher todo o formulário e clicar em COMPRAR o sistema retorna para o formulário vazio. Mandei um e-mail para canalestranhahistoria no dia 23 e não recebi resposta. Queria muito fazer o curso do livro do Mircea Eliade.
@@makalimoretti6672, tente com o Pedro Álvares Cabral, se não der pode tentar o Vasco da Gama e, por fim, se nenhum desses ser certo, tente usar o Cristovão Colombo
Na verdade o judaísmo antigo já acreditava, sim, que os deuses de outras religiões eram demônios: "Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; a deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, dos quais não se estremeceram seus pais." Deuteronômio 32:17 Este é um cântico atribuído a Moisés. Nesse trecho, por meio do paralelismo (artifício literário hebraico), podemos dizer que "deuses" e "demônios" estão sendo identificados como os mesmos na frase.
O fato do apóstolo Paulo dizer que os ídolos são demônios (em 1 Coríntios) já mostra isso. "Ah mas Paulo era cristão", não é bem assim, ele era judeu, estudou como fariseu inclusive, ele não estava inventando coisas.
Sim sim Inclusive Deus detestava os rituais aos outros deuses, que consistiam sacrifícios de crianças (como moloque), rituais com práticas sexuais (a Aserá) entre outros Acho que o termo demônio foi utilizado para dar peso a ideia de outros deuses, demostrando que eram coisas ruins
Eu assisti um documentário sobre êxodo, na adolecência, chama-se Patterns of Evidence: Exodus; poderia fazer um comentário técnico sobre, o que acha? Se é pura propaganda ou se tem fundamento na realidade fática.
Esse hábito de demonizar outros deuses, crenças e religiões veio do cristianismo? Ou já existia em outras religiões? Em que época começou, ou qual o registro mais antigo dessa prática?
Veio do judaísmo, e ele logrou para as outras duas religiões monoteístas posteriores, antes disso só existiam pessoas e seus respectivos deuses e ninguém ligava e muitas vezes adotavam diferentes divindades em contextos multiculturais
@Amitiss na verdade o conceito de demônio não é bem definido no judaísmo, outros deuses ou são ridicularizados (os nomes hebraicos*) ou chamados de falsos deuses. - Neustã: significa pedaço de bronze (a serpente que Moisés fez) - Baal Zebute: um trocadilho com o nome do deus cananeu (israelita)
@@marcim5172, claramente não foi isso que ele disse. O que o sujeito comentou foi que povos politeístas por acreditarem em vários deuses teriam mais tolerância a outras práticas religiosas, o Império Romano não obrigava ninguém adorar Marte (tanto é que os chamados fariseus eram aliados de Roma e muitos simbolos romanos não eram usados na região em respeito aos h3breus), havia guerras, m4ss4cr3s, perseguições e etc, mas dificilmente eram causadas por expansionismo religioso.
No Antigo Testamento ( até certo ponto) a visão era monolatra ( adorar um deus e aceitar a existência de outros deuses). O surgimento de demônios no antigo testamento aparece no livro de Jó e é bem diferente da visão neotestamentária de demônios. A nossa visão aparece com o cristianismo patristico, pós neo-testamentário.
também pela influencia do zoroastrismo a partir de Ciro da Persia. houve uma misselânia no monoteismo dualista. (bem e mal) dps o resto é espaguete de roma kkkk
@Lucasg-k5s dizem que houve uma forte influência do maniqueísmo, mas Agostinho quebrou isso. Muita gente julga a Idade Média, mas o diabo não era tão forte assim. Depois da Reforma, é que a coisa pegou. Hoje em dia, há quase um Zoroastrismo informal nas igrejas evangélicas.
Professor, boa noite. Parabéns pelos seus conhecimentos. São assuntos controvertidos porém interessantes. Peço-lhe permissão para,não uma pergunta, mas um questionamento. ("DEUSES E DEMONIOS ou DEUSES OU DEMONIOS'). Para quem os DEUSES foram DEMÔNIOS ou DEMÔNIOS são DEUSES ? Nós os criamos ou eles nos criaram ? Não responda a mim, mas a todos aqueles que tem o prazer de serem seus aficionados e mesmo aqueles que o abominam.
Kkkkkk o Deus se apresenta no Exército kkkkk😂 mas não na hora que a pessoa está doente 🤔 Então dá pra intender que Deus é uma questão política e de Guerras!
Professor, quanto essa relação Egito-Judeus, há alguma comprovação da última grande obra do Freud "Moisés e o Monoteísmo" de que Moisés seria Egípcio , um discípulo de Atón?!
Naquela região ali no oriente medio a religiao era mais competitiva doque moral? Tipo meu Deus e meu exército contra o Deus alheio e seu exército mas se o Deus alheio me parecer melhor eu adoro ele pra ter sua forca e prevalecer contra meus inimigos
Sim, mas também no próprio paganismo veja Atena contra Ares entre outros, a diferença é que não assumiam como "demônio" ou filho do Mal idealizado, mas sim um deus que eles consideravam rival da divindade que ajudou eles.
O Deus dos hebreus ordenou a invasão de Canaã mas depois proibiu que Israel estendesse seu território, ele deixou bem claro que era só porque os cananeus haviam pecado demais lá. Tanto é que, quando os hebreus também acumularam pecado no mesmo lugar, Deus não se fez de cego, o povo hebreu foi expulso de canaã e foi para a Babilônia, desde essa época até hoje eles não tem um rei. Inclusive a Bíblia várias vezes deixa claro que Israel não era ninguém, que era fraco, que só venceu porque foi pelo poder de Deus. Se tem uma religião antiga que não tenta glorificar a si mesma, é a do povo hebreu.
A professora Angela Natel te vários vídeos sobre sacrifícios humanos entre os povos do Levante e há uma literatura que estabelece que nunca existiu um deus chamado Moloch. Moloch era uma forma de sacrifício. Na hora de traduzir, alguém transformou numa entidade. E Javé é uma amálgama de vários deuses cananeus como El, Asherat e o próprio Baal.
@@joaoguilherme9671 Essa história de que Deus é um amálgama de outros deuses cananeus é fruto de uma grande confusão já que na própria Bíblia é dito que o povo de Israel em vários momentos adicionavam aspectos de outras culturas e as misturavam ao culto do Deus único, inclusive eles até chegaram a adorar Aserah alegando que ela era a esposa de Deus. Não é que Deus seja um amálgama, o culto a ele é que se tornou um amálgama.
@@joaoguilherme9671 Essa história de que Deus é um amálgama de outros deuses cananeus é fruto de uma grande confusão já que na própria Bíblia é dito que o povo de Israel em vários momentos adicionavam aspectos de outras culturas e as misturavam ao culto do Deus único, inclusive eles até chegaram a adorar Aserah alegando que ela era a esposa de Deus. Não é que Deus seja um amálgama, o culto a ele é que se tornou um amálgama.
A questão parece muito mais ser a identificação de YWHH com Set egípcio e a propaganda de Manethon contra a bíblia... O doutor Justin Sledge comenta bem sobre isso no canal Esoterica
Os reinos ali perto do egito tinham relações semelhantes as relações que a Coreia teria com China e Japão? Tipo, eles se aliam ou são dominados a depender de qual potência estava mais dominante na época?
Eu tenho uma pergunta que vem martelando na minha cabeça a um tempo sobre os povos hebraicos. Muito se fala dos Judeus na modernidade, até pelos casos como o Holocausto, ou a criação do estado de Israel, as diásporas...etc. Mas e os outros povos hebraicos? Eles não possuem mais uma vertente própria, uma identidade hebraica/(ou sla, levitica, por exemplo), os hebreus na modernidade se resumem aos judeus?
“Did I Not Bring Israel Out of Egypt?”: Biblical, Archaeological, and Egyptological Perspectives on the Exodus Narratives (Bulletin for Biblical Research Supplement)
o povo tem que entender uma coisa, Israel é cananeu, israel nao cultuava Javé, israel cultuava EL, quem cultuava javé era os judaitas que eram um povo arabe, e depois de um tempo tendo contato com os israelitas sincretizou conceitos da mitologia cananeia na crença judaica, uma evidencia disso é um artefato de Kuntillet Ajrud que tem uma inscrição hebraica que diz "Eu o abençoei por Javé de Samaria e por sua Ashera, ambos com representaçoes bovinas.
Todos esses Deuses, incluindo Javé são anjos caídos!!! O Deus verdadeiro nunca pisou nesse Planeta, sua única interação com esse mundo foi através de Jesus!!!
Professor, faz um vídeo falando sobre período pré-cabralino no Brasil, por você ser acadêmico acho que você deve saber bastante ou conhecer alguém que saiba. Eu tenho muita curiosidade sobre a política do Brasil naquela época.
Acho bem difícil alguém ter um conhecimento aprofundado sobre esse tema, a menos que fale sobre os grandes impérios como os Maias ou Astecas. Não se tinha documentos comerciais, etc entre os povos nativos e o idioma deles era quase que apenas verbal. Então não se tem muita evidência arqueológica detalhada sobre eles.
O italiano Mauro Biglino em seus livros deixa isso bem claro, na Bíblia existem pelo menos outros 7 heloíns, Yhawhe não é Elion é apenas um dos 7 Elohíns, entre eles tinha Astarte.
Meu mano, com todo respeito e tendo em vista que todos estamos conversando com fundamentos e o mínimo conhecimento sobre essas religiões, no judaísmo os dos princípios básicos de multas vezes o Deus judaíco se revoltar com o seu povo era quando eles começavam a fazer sacrifícios humanos. E isso muito destacaro várias vezes nos textos do antigo testamento, quando o povo se organizava numa teocracia. Vamos conversar e expôr, mas com o mínimo de conhecimento sobre o assunto pow, pois falar sem conhecer, geralmente ofende. Bons estudos nego!
Moloch é malucão , na questão de terem sacrifícios de crianças, parece que era uma por ano ,no caso dos de Cartago . Sacrifício humano que a gente comumente lembra é os ritualisticos dos Maias e Astecas
Molok não é Deus, é o nome do ritual, da cerimônia. Na Bíblia é dito que sacrifício eram feitos a Yahweh e outros deuses. Não há evidência de Molok como divindsde em lugar algum fora da Bíblia.
Os antigos Romanos não só eram tolerantes com os Deuses de outros povos, mas ainda os abraçavam. Eles pensavam que se um Deus era tão bom com aquele povo, então poderia ser bom para com os Romanos e passavam a cultuá-lo. Eles cultuavam deuses pra tudo, mas sem fanatismo. Depois que adotaram o Deus ÚNICO católico, Roma caiu.
Os romanos faziam isso mais por pragmatismo, era mais fácil manter as províncias sob controle se você os deixassem mantendo seus costumes, pra Roma o importante era que pagasse os impostos
@@alessandraf316tem razão esqueci de citar essa parte, eles faziam isso com povos que tinham panteão indo europeu, tiveram problemas com o judaísmo devido ao monoteísmo, um Deus apenas era algo que eles não conheciam.
Ah sim, com certeza esse foi o motivo para o Império ter caído kkkkk confia. Btw, foi bem melhor que tivesse caído mesmo, nas condições em que estava 👍
Bom, os hebreus não são o primeiro povo que optou pelo monoteísmo. O panteão hebreu tinha três divindades masculinas, e Baau era uma delas e uma feminina. No livro chave da bíblia é explicado. Aliás, muito do monoteísmo hebreu e do cristianismo tem herança na diáspora do Egito. O monoteísmo egípcio, que existiu durante um período, é uma das influências ao monoteísmo hebreu.
Yave ta errado também . Assista o teologo Luiz uma conversa na madrugada. Ele fez muitas pesquisas e afirma que o verdadeiro nome é Yahaho pra mim esse nome no português é yaorrou
De fato os deuses estrangeiros não eram vistos como demônios no sentido atual do termo, assim como o Deus dos hebreus não poderia ser visto como um demônio pelos estrangeiros, pelo mesmo motivo. Deuses, para os povos estrangeiros em torno de Israel, eram entidades que agiam sob áreas específicas, ou esferas de poder específicos. Por isso cada povo tinha o seu, ou seus. O que causava estranhamento é que o Deus dos hebreus não era representado figurativamente, ao contrário dos demais. O mais próximo disso que havia na religião judaica era a arca da aliança.
1 Coríntios 10:20 diz: "Mas eu digo, que as coisas que os gentios sacrificam, eles sacrificam aos demônios e não a Deus. E eu não quero que tenhais amizade com os demônios".
Tem gente que aproveita de mitos pra se sobre por aos outros com pensamentos diferentes com crença em mitos diferentes mas não passa de mitologia Vc escolhe acredita no deus cristão ou hindu da na msm coisa tudo mito So que cada um defende o seu
A diferença, meu caro colega, não é ter fé ou não ter, oq diferencia são as pessoas que tentam impor sua visão às outras, tanto religiosas quanto não religiosas, e as que não impõe, me fala oq te diferencia de um crente que fica gritando as 2 da manhã num ônibus tentando "salvar" a população, de você que está além de tentando generalizar tds as religiões e desacredita las? Entenda, vc não está errado por não crê em algo, mas está errada por impor isso, assim como um religioso estaria tbm por impor sua fé a vc a mim ou a qualquer pessoa, o certo seria se tds parassem de impor e atacar outras pessoas so pelo fato q n pensão da msm forma!
@UmGrandeAgnostico aonde tô passando vergonha aqui 🤔🤔🤔 Só pq não acredito em baboseiras religiosas Aonde isso é passar vergonha Não passa vergonha agora pra vc e ser crente bitolado
@@UmGrandeAgnostico pra mim quem passa vergonha é crente que fica por aí tentando impor suas crenças em todo lugar mais não aceita crítica da sua religião Tudo nessa vida precisa ser questionada
Isso, praticamente zero. Tem q ter em mente, que muitas das histórias retratadas no antigo testamento foram escritas posteriormente ao tempo a que se referem, então não são confiáveis, algumas histórias encontram respaldo em outras fontes extra bíblicas, mas o êxodo é tido praticamente como um mito pelos estudiosos.
@@eluiscoms3187engraçado que nunca vi alguém falando que Zeus ou Athena são demônios, mas Exu, Baal e Moloch sempre são associados a espíritos malignos. Pq será?
@@eluiscoms3187 É uma péssima escolha, demonizar a religião alheia é associar aquilo com o mal. Reveja seus conceitos, esse pensamento só leva a intolerância
@@_lontra_ ninguém é obrigado a considerar outros deuses como bons ou reconhecíveis de respeito. Aliás, como o próprio comentário principal diz, qqr religião monoteísta hora ou outra vai chegar nessa conclusão.
@@_lontra_Olha, vc vai me desculpar, mas eu não consigo ver uma religião ou cultura onde sacrifícios humanos (com infanticídio), orgias e excessos são praticados como "boa". E querendo ou não, a maioria das religiões ou cultos a deidades daquela época, ao redor de Israel, eram assim.
Se evengelho não fose pregado o Deus do Brasil seria deuses indígenas das pessoas afrodescendentes seria gias do candomblé europeus seria deuses greco romanos mas como cristianismo proceletista converteu os povos
A segunda pergunta ignora que o Egito que conquistou e dominava a região da Síria-Palestina por séculos em sua história, parece um argumento falso para justificar o sionismo
Mas o velho testamento diz que os outros deuses são frutos da mente humana, pois os politeístas adoravam IDOLOS ( imagens esculpidas) adoravam os astros ( sol, lua estrelas ) adoravam os animais ( os deuses egípcios tinham formas animalescas) e adoravam até o próprio homem como deuses (Reis e imperadores) O homem sempre adorou a criação como deuses... O monoteísmo foi a primeira concepção de um Deus não visível, o criador e não a criação .... ou seja Deus sem forma alguma, eterno e não criado, único e não parte de um grupo de deuses.... Você vê que o livro de Gênesis é praticamente uma afronta aos deuses politeístas, pois mostra toda a criação do mundo como sendo isso mesmo, uma criação. mostra que o sol e a lua nada mais é que astros que servem para mostrar o tempo e não deuses ou divindades como os antigos acreditavam , mostra que o ser humano tem domínio sobre todos os animais da terra, e que eles não eram seres divinos como muitas culturas diziam ser.... Mostra que todos os seres humanos vêm de um só casal, e que todos somos iguais, e não que Reis e imperadores são pessoas divinas ....
Nunca abriu uma Bíblia na vida né? Não, não foram os cristãos. O Deus de Israel é bem categórico nos primeiros livros da Bíblia que ele é o único Deus verdadeiro. Todos os outros são falsos e dentro do povo de Israel deuses estrangeiros sequer deveriam ser mencionados.
demônio é pra distinguir um ser pelos atos ou aparência,no caso dos anjos caídos são as duas coisas,claro tem um e outro caido que ainda usa sua forma angelical mas a maioria aderiu à uma forma bizarra com cada uma representando várias coisas,como blasfêmias,força,dualidades etc
@@celsomaleangelus que isso se tu não sabe o básico,misericórdia kkk muitos não sabem pq "não estudam o inimigo" igual se fazia nas guerras,não por preguiça mas por medo,como por exemplo: o evangélico... ah pequei foi o diabo kkkk sendo que o msm nem o conhece,mas oq nos rodeia em 99% das vezes é caído que era só um anjo comum que perambula sozinho ou legião (grupo de 6 mil individuais),que tbm são os únicos q podem possuir um humano pq são fracos o suficiente,acima disso não conseguem
Demônios são direta e/ou indiretamente mencionados em Deuteronômio, Isaías, Ezequiel, Daniel, Reis, Salmos e 1 Samuel. Satanás é uma figura central na teologia judaica. Não foi invenção do Novo Testamento.
Também, pois vendo o tanto de coisa que Bondye criou eu percebo que ele é realmente bom (não confunda com do bem), Bondyé poderia ter sido egoísta e ter tido somente ele como adorado, mas a grande verdade é que ele não se importa com isso só importa de vê a criação se expandindo e isso inclui seus filhos imateriais (deuses), porém assim como humanos eles também são imperfeitos e assim também tem richas entre eles. Quanto mais a gente para para analisar a gente percebe que Deus é um autor de um livro, mas sendo o melhor autor possível ele escreve livros praticam infinitos e de inúmeros gêneros. Deus escreve romances, mas também escreve histórias de horror, Deus escreve a Paz, mas também a Guerra, Deus escreve niilismo, mas escreve esperança.
Naquela época também se dizia não que o tal Deus era demônio ou ruim. Era só uma divindade do local. E todas as vezes que se tinham guerras eles consultaram seus deuses. E se houvesse a vitória, eles atribuíam totalmente a sua deus ou divindade. Por isso que estas guerras era tipo como se fosse de deuses em si. Se um ganhava, automaticamente o deu deus era o novo rei. Algo assim!!! E para ter influência, não precisava mesmo o povo ir até certo local, pegar lá e trazer para si. Só de ser vizinho ou fazer comércio ou até mesmo ser vassalo ou pertencer ao seu império já era o suficiente. Fora que Israel pertenceu também a Potência Egípcia por um tempo até vir a Assíria, a próxima!!!!
"Não terás outros deuses.. " pode soar como uma proibição, mas usando o último dos neurônios saio do passado e da interpretação literal para o óbvio: a mente e tudo que aparenta resultar nela é completamente submissa à interpretação. A realidade não é a interpretação de quem quer que seja. Phd, "juízes da lei" e toda e qualquer pessoa não é a realidade. É representante dela! Representação é símbolo de... portanto não é a realidade em si! A Vida não está na mente. A mente é a ilusão. A ilusão só parece funcionar porque eu quero assim! Deste princípio básico e óbvio já está claro que os deuses e mesmo "Deus" são interpretação pessoal levada ao "consenso" de um grupo sobre um conceito! Nada mais ilusório e falso! Na mente não existe nada real. Ela mesma não é nada! É um efeito do ato de pensar. Portanto, o poder de pensar delega "realidade" ao pensamento. A imaginação faz o resto! E assim o poder é perdido para distração!!! A realidade é dádiva dAquilo que É (real). A projeção faz a percepção na mente e que "confirma" ou "nega" essa realidade. Vemos o que queremos ver! "Outros deuses" neste parco pensamento de obviedade, também são as coisas que são enaltecidas, valorizadas. Por exemplo: família, tradição, propriedade... Tudo isso é que é valorizado e se tem medo de perder! Em qualquer "religião" é assim. Até na "religião" dos ateus é assim mas pelo menos não são tão hipócritas quanto os seguidores de qualquer outra coisa que se autodenomina "de Deus" ou "do deus tal", não importa o nome pois é devaneio, é mente! Mente demente, diga-se de passagem! Seguimos e valoramos qualquer ideia, qualquer coisa. Isso não é idolatria? Até Deus acaba sendo idolatrado ( idealizado conforme meus desejos pessoais!) Esse tema é o apontado por Jesus. Mas quem queria saber de um Jesus que não queria ser tomado como Deus, rei, líder do "faça Israel grande novamente!"? Se Deus não pode ser simples e óbvio então só posso viver no medo! E isso não é outra coisa que ser escravo de qualquer coisa à qual delego este poder porque valorizo! Valorizo ( idolatro) aquilo que "adorna" a mim mesmo! Esse é o princípio da idolatria!! O "pecado original ". Adoramos e servimos à nós próprios e pior, adoramos a ideia que adotamos de nós, que idealizamos de nós mesmos! Não adoramos, não amamos o Que somos. Amamos aquilo que gostaríamos que fosse real!! Ou seja, "vivemos" na mente! Não é isso o tormento de todos? Não reconhecemos o que somos. Por isso não podemos "ver" Deus em lugar algum. Perdemos a memória porque não queremos o que Deus criou. Neste sentido o povo de Deus nunca saiu do deserto da mente e continua adorando seus bezerros, touros, etc... Nada mais falso e deprimente que isso! Daí nossa insatisfação, depressão, angústia... sabemos disso mas escondemos de nós mesmos na procrastinação, no adiamento, na distração, no sonho, na ilusão... Isto pode parecer lindo, mas é sonho. Pode parecer perfeito mas não é. É apenas a vontade de não curar essa percepção errada, doente, que foi delegada pela projeção da ideia de negação da Vida sem imagem, sem matéria, sem um "eu" pra chamar de meu... Vivemos dando importância aos títulos, às vestes, às aparências! Incluindo as ações. Damos importância ao que se faz, ao que se mostra. Isso não é idolatria? Porque não reconhecer, simplesmente, que a Vida é o quê é? Porque não temos confiança na Vida? Porque não aceitamos o reconhecimento de que somos todos iguais independentemente de qualquer aparência? Porque temos que "ver pra crer" ? Porque Deus e Sua Criação não pode ser Espírito? E porque o Espírito precisa ter aparência? Porque a Luz teria um oponente? Como haveria paz numa ideia absurda de que a Vida não existe? Ou de que para existir precisa da matéria, das coisas? Não é justamente o contrário? O vinho pode estar na garrafa mas ele não é o rótulo nem o vaso! Mas não damos valor à esse vinho. Preferimos valorar qualquer coisa menos o "vinho", a Vida!!!! Naquele tempo o vinho era muito simbolizado como sendo a Vida.
Daimons na Grécia significavam diversos aspectos de sentimentos como a raiva, a insolência, felicidade e o orgulho etc, com eles n eram deuses e nem mortais eles estavam entre isso, eles meio que eram sentimentos personificados que influenciavam homens e até deuses msm!
Depende. Os judeus são muito diversos. Em geral? Não. Existe uma história talmúdica onde os Anjos perguntam a Deus quando é a celebração da Lua Nova. A resposta de Deus é bem humorada: "Por que vocês perguntam para mim? Vão perguntar aos humanos!". A própria Lei Religiosa, apesar de baseada nas Sagradas Escrituras, é decidida por humanos e Voz Divinas vindas do Além não são aceitas como definidoras. Eu diria que os judeus são bem antropocêntricos, vem no ser humano um parceiro de Deus para a construção e restauração do mundo (Tikun Olam).
Nenhum povo naquela época desrespeitava o Deus dos hebreus, até mesmo os egípcios se dirigiam a ele como o Deus dos hebreus e o comum, era os outros povos terem medo dele.
Qui? Qui? Qui? 😅 É um equivoco dizer que Moloch é uma espécie de Deus. Moloch é uma espécie de sacrifício (sacrifício mlk tal como indicam as estelas encontradas em Catargo) e não uma entidade. Os sacrifícios poderiam ser para Baal ou YHWH. A Angela Natel que é teóloga, linguista, escritora, professora tem um vídeo que explica sobre Moloch.
Nah, Deuteronômio tem um trecho em que Yavé fala de forma furiosa e violenta contra Moloque e seus seguidores. Os judeus não colocariam seu Deus para brigar contra si mesmo kkkkkk
@@matheusmaculo9166 a maioria das Bíblias estão mal traduzidas, veja os vídeos da Tenda do Necromante. Já viu como são os textos no original? É uma língua pobre e bastante vaga. Difícil para interpretar. As inscrições púnicas comumente associam a palavra mlk com três outras palavras: ʾmr (cordeiro), bʿl (cidadão) e ʾdm (ser humano). bʿl e ʾdm nunca ocorrem na mesma descrição e parecem ser intercambiáveis. Outras palavras que às vezes ocorrem são bšr (carne). Quando colocadas juntas com mlk , essas palavras indicam um " mlk -sacrifício consistindo de...". No século XX, o filósofo Martin Buber propôs que "Moloch" se referia a "Melekh Yahweh". Uma visão semelhante foi expressa mais tarde por T. Römer (1999). Brian Schmidt, no entanto, argumenta que a menção de Baal em Jeremias 32:35 sugere que "o governante" poderia ter se referido a Baal.
@@matheusmaculo9166, a bíblia é muito mais recente que esses povos, acho essa tese de mistura com moloch especificamente burra, mas tem outras mais plausiveis.
A primeira pergunta, ja traz uma afirmação que denota uma influência do pensamento cristão. No próprio judaísmo, a definição de demônios, não os faria identificar deuses estrangeiros como sendo demônios. Então é bem possivel qus povos estrangeiros não vissem a divindsde judaica como um ser demoníaco. A compreensão do periodo cabia a pluralidade de divindades e mesmo entre os judeus monoteístas, o entendimento era que deuses estrangeiros ou eram falsos, no sentido de não existirem de fato, ou existindo, seriam inderiores ao seu Deus, mas não demonios.
Não entendi, mas entendi
Mais provável que os judeus fossem monolatristas e não monoteístas.
O Salmo 96, 5 identifica os deuses estrangeiros como demônios
Religiões pluralistas são muito diferentes de como você pensa, amigo. O deus do povo conquistador sempre estaria acima do deus do povo conquistado, tanto que em todos os países pagãos haviam sistemas de castas, na Índia até hoje existe isso. Os romanos por exemplo, consideravam sua cultura e tradição como superior à dos demais, bem como sua compreensão do divino.
@RafaelBarbosa-e4p Na Mesopotâmia era comum, nas guerras, os vencedores sequestrarem os deuses dos vencidos. O que denota a importância dada aos outros deuses, não como falsos ou inferiores.
Vendo seus vídeos e de outros professores doutores nessa área sobre história e religiões, eu agradeço por trazer luz de conhecimento pra nós que não pudemos ter acesso.
A não ser que seja analfabeto, aparentemente as informações estão no Google. Só procurar. Vc não tem dificuldade de acesso às informações, tem preguiça mesmo.
@@tedpazzlarga de ser o cara chato, o comentário dele foi só um agradecimento. Mania de querer lacrar em tudo
não confio nesse cara, ele postou um video falando que os judeus não viam os outros deuses como demonios e sim como deuses, só que de outro povo, e trouxe isso como um fato. Porém isso é simplesmente mentira,vários textos biblicos refutam isso, como jeremais 10: 1 - 16
Na parte dos egípcios,só lembrar que até filósofos gregos, como Platão,estiveram no Egito para troca de informações...então não seria incomum rabinos judaicos indo para o Egito para a mesma troca
Outra coisa. Teve época que os egípcios tentaram ser monoteísta também
Eles trocavam com outras mitologias e religiões e muito. O Êxodo faz referência a esculápio, ou talvez Mitra, no cajado curativo de Moisés com uma cobra de bronze enroscada, coisa que era rara para eles que não tinham um imaginário popular favorável para com cobras. Também com o bezerro que eles veneram, a versão que eu ouvi era que foi escrita como uma crítica retroativa para as tribos dominantes do norte da Judeia que eram favoráveis a sincretismo e adoravam a forma mesclada de Yahweh como um deus touro, e é por isso que é possível ver esse motivo do touro em várias coisas, como os chifres do altar do tabernáculo. Sem nem mencionar o quanto eles copiaram do zoroastrismo com Aura Masdá e Arimã como deus e o diabo
@@joaobesen5442 o que isso tem haver?
Rabinos parecem ter surgido no exílio babilônico, muito depois do Império do Egito
sim, estou totalmente a favor da sua ideia, mas agora só me diga uma coisa o que isso tem a ver com video? pergunta sincera
Alguns mandamentos da Torah parece quererem livrar os hebreus de "tentações" para outras crenças, como: feitiçarias, outros deuses, bruxarias, ou outras.
Há nitidamente uma imposição de exclusividade naquela crença.
Alguns? Praticamente todos.
"A vontade maior, o Deus da ordem"
Não seria mais honesto dizer que esse "Deus da ordem" é apenas invenção humana para uma "esperta" dominação, disciplina e ordem do povo?
Claro que, no caso dos judeus, essa crença fez deles o povo mais unido, mais psicologicamente imbuído de fé, determinação e vontade de vencer.
Isso não se deve apenas a fé. Talvez que seu DNA seja especial.
Com efeito, eles usam sua religião para formatar comportamento do dia a dia em família e entre eles próprios, como mais nenhum povo ou religião. Os resultados estão à vista....
@@saboresnaturais9274 Você já leu a bíblia hebraica? É totalmente incoerente supor que os judeus inventaram Deus. Eles eram escravos, sem Deus jamais teriam sido libertos. As leis adotadas pelos judeus são completamente revolucionárias para a época, diferentes de todos os outros povos e nações. Você teria que supor que eles eram, no mínimo, dotados de conhecimento especial que só eles tinham para terem sido capazes de inventar tudo aquilo. Inventar o tabernáculo, o modo de construção do tabernáculo, os materiais, as dimensões, as 613 leis da Torá… Fora a forma extremamente crítica que a Torá lida com o próprio povo, se eles inventaram tudo, por que o relato é tão crítico em relação a eles, ao ponto do Deus que eles inventaram quase tê-los destruído completamente? É um argumento muito fraco. E se você não acredita em nada do que está na Torá, eu acho ainda mais estranho acreditar que todos os detalhes e leis ali foram simplesmente inventados.
Não, porque se fosse invenção humana para controle da população, Israel estaria aí até os dias de hoje.
Quer um exemplo perfeito de invenção humana para controle da população? O estado. Desde quando surgiu, quem fala um a contra é obliterado
Boa noite, professor. Sou historiador também, e tenho amado acompanhar seus vídeos. Minha área de interesse é América Latina, então estamos um pouco longe em relação ao nicho hahha mas seus vídeos são ótimos. O senhor compartilha seu conhecimento de forma maravilhosa. Pra mim, como ex-cristão, é tão estranho "perceber" que a ida dos hebreus ao Egito não é um "fato". Fico pensando de onde veio essa crença entre os hebreus... Abraços.
Pesquisa sobre o povo Shasu. Provavelmente vem deles
Leia a Torá e saberá.
@@ZEROthzr leia a torá, estudando a hipótese documental, né?
Alguma coisa foi importada da estadia dos Hicsos lá
Se quiser saber mesmo e do ponto de vista histórico tem lives no canal das professoras Angela Natel e Juliana Cavalcante sobre o tema.
Esse vídeo possui muito conhecimento, grato.
Vídeo esplêndido 👏❤️🌹
moloque na thumb: absolute religião
Yes
Sem meias palavras deixo com vcs o salmo 82.....hoho feliz Natal
"os deuses dos povos vencidos viram os demônios dos vencedores": FREUD, Totem e Tabu.
Professor aproveitando o tema de trocas culturais e relacionamentos entre povos e suas dinvidades, o senhor poderia fazer um vídeo abordando as inúmeras seitas judaico cristãs que se desenvolveram entre os séculos III e V na regiao do oriente médio e suas diversas interações, tais como os ebionitas, elcessaitas, monofisitas, mandeanos e etc
Os crentes piram com a história!
Garanto que não! A história é fantástica porque Deus é fantástico.
Adoro os momentos de humor com as frases marcantes do Henrique hauhauhauhhauhauhauh. Isso é egípcio até falar chega me pegou demais kkkkkk
Oi, Henrique. Não consigo me tornar membro. Já tentei no celular e no computador. Após preencher todo o formulário e clicar em COMPRAR o sistema retorna para o formulário vazio. Mandei um e-mail para canalestranhahistoria no dia 23 e não recebi resposta. Queria muito fazer o curso do livro do Mircea Eliade.
Abre o navegador. Eu tava com esse problema tbm, mas pelo yt do navegador da de boa
@@MatheusDantas-707 - Oiê!. Qual navegador? Já tentei no Chrome, no Edge, no Opera, Mozilla...
@@makalimoretti6672 vish, daí não sei. Pra mim deu certo no Chrome...
@@makalimoretti6672 As vezes o AdBlock e outras extensões causam conflitos também
@@makalimoretti6672, tente com o Pedro Álvares Cabral, se não der pode tentar o Vasco da Gama e, por fim, se nenhum desses ser certo, tente usar o Cristovão Colombo
Obrigado pelo seu trabalho. Excelente qualidade. Desejo seu sucesso sempre.
Excelente!!!!
Boa tarde, poderia fazer um video falando sobre a religião Bahai e se tem alguma ligação com Baau. Obrigado
Baau, Baau da Fe-li-ci-daaa-deeee
*Vivendo e aprendendo 😊*
Antes de assistir já vou deixando meu like 👍.
Brabo!
Explicação perfeita parabéns
Boa noite professor fala um pouco de Sadraque Mesaque abdenego na fornalha de fogo
Na verdade o judaísmo antigo já acreditava, sim, que os deuses de outras religiões eram demônios:
"Sacrifícios ofereceram aos demônios, não a Deus; a deuses que não conheceram, novos deuses que vieram há pouco, dos quais não se estremeceram seus pais." Deuteronômio 32:17
Este é um cântico atribuído a Moisés. Nesse trecho, por meio do paralelismo (artifício literário hebraico), podemos dizer que "deuses" e "demônios" estão sendo identificados como os mesmos na frase.
O fato do apóstolo Paulo dizer que os ídolos são demônios (em 1 Coríntios) já mostra isso. "Ah mas Paulo era cristão", não é bem assim, ele era judeu, estudou como fariseu inclusive, ele não estava inventando coisas.
Sim sim
Inclusive Deus detestava os rituais aos outros deuses, que consistiam sacrifícios de crianças (como moloque), rituais com práticas sexuais (a Aserá) entre outros
Acho que o termo demônio foi utilizado para dar peso a ideia de outros deuses, demostrando que eram coisas ruins
mas é sobre isso, os seguidores de Javé chamavam os deuses dos outros de demônios, já os outros não chamavam
@@ananomato sim
Mas no video ele diz que eles não consideravam demônios
Eu assisti um documentário sobre êxodo, na adolecência, chama-se
Patterns of Evidence: Exodus; poderia fazer um comentário técnico sobre, o que acha? Se é pura propaganda ou se tem fundamento na realidade fática.
0:19 Interessante a nota sobre a possibilidade de "Moloque" ser na verdade um topo de sacrifício. Pode falar mais sobre isso?
Esse hábito de demonizar outros deuses, crenças e religiões veio do cristianismo? Ou já existia em outras religiões? Em que época começou, ou qual o registro mais antigo dessa prática?
Veio do judaísmo, e ele logrou para as outras duas religiões monoteístas posteriores, antes disso só existiam pessoas e seus respectivos deuses e ninguém ligava e muitas vezes adotavam diferentes divindades em contextos multiculturais
@Amitiss na verdade o conceito de demônio não é bem definido no judaísmo, outros deuses ou são ridicularizados (os nomes hebraicos*) ou chamados de falsos deuses.
- Neustã: significa pedaço de bronze (a serpente que Moisés fez)
- Baal Zebute: um trocadilho com o nome do deus cananeu (israelita)
@@AmitissO passado não era tão pacífico assim. Como se todo mundo suportasse as crenças dos outros...
@@eluiscoms3187O cara acha que o passado é um mar de rosas KKKKKK loucura
@@marcim5172, claramente não foi isso que ele disse. O que o sujeito comentou foi que povos politeístas por acreditarem em vários deuses teriam mais tolerância a outras práticas religiosas, o Império Romano não obrigava ninguém adorar Marte (tanto é que os chamados fariseus eram aliados de Roma e muitos simbolos romanos não eram usados na região em respeito aos h3breus), havia guerras, m4ss4cr3s, perseguições e etc, mas dificilmente eram causadas por expansionismo religioso.
Esse vídeo vai furar a bolha
Ótimo conteúdo.
Não é nem questão de mal ou bem. Mas o povo atribuindo ao seu Deus a vitória ou derrota.
No Antigo Testamento ( até certo ponto) a visão era monolatra ( adorar um deus e aceitar a existência de outros deuses). O surgimento de demônios no antigo testamento aparece no livro de Jó e é bem diferente da visão neotestamentária de demônios. A nossa visão aparece com o cristianismo patristico, pós neo-testamentário.
também pela influencia do zoroastrismo a partir de Ciro da Persia. houve uma misselânia no monoteismo dualista. (bem e mal) dps o resto é espaguete de roma kkkk
@Lucasg-k5s dizem que houve uma forte influência do maniqueísmo, mas Agostinho quebrou isso. Muita gente julga a Idade Média, mas o diabo não era tão forte assim. Depois da Reforma, é que a coisa pegou. Hoje em dia, há quase um Zoroastrismo informal nas igrejas evangélicas.
@@Lucasg-k5s Espaguete romano é a parte dos santos, angiologia e demonologia. Tudo fanfic basicamente.
por isso tenho uma visão um pouco diferente. Hoje a igreja ta dando mais peso e valor pra demonio e essas ideias do que pra Deus.
@@joaoguilherme9671Exatamente!
Professor, boa noite. Parabéns pelos seus conhecimentos. São assuntos controvertidos porém interessantes. Peço-lhe permissão para,não uma pergunta, mas um questionamento. ("DEUSES E DEMONIOS ou DEUSES OU DEMONIOS'). Para quem os DEUSES foram DEMÔNIOS ou DEMÔNIOS são DEUSES ? Nós os criamos ou eles nos criaram ? Não responda a mim, mas a todos aqueles que tem o prazer de serem seus aficionados e mesmo aqueles que o abominam.
Deuses e demônios fizeram os homens e os homens inventaram deuses e demônios.
Kkkkkk o Deus se apresenta no Exército kkkkk😂 mas não na hora que a pessoa está doente 🤔 Então dá pra intender que Deus é uma questão política e de Guerras!
Professor, quanto essa relação Egito-Judeus, há alguma comprovação da última grande obra do Freud "Moisés e o Monoteísmo" de que Moisés seria Egípcio , um discípulo de Atón?!
Naquela região ali no oriente medio a religiao era mais competitiva doque moral? Tipo meu Deus e meu exército contra o Deus alheio e seu exército mas se o Deus alheio me parecer melhor eu adoro ele pra ter sua forca e prevalecer contra meus inimigos
Literalmente isso também é paganismo, todos os outros povos do mundo pensavam assim.
Sim, mas também no próprio paganismo veja Atena contra Ares entre outros, a diferença é que não assumiam como "demônio" ou filho do Mal idealizado, mas sim um deus que eles consideravam rival da divindade que ajudou eles.
E hoje não é assim? Muitas igrejas são lotadas pq as pessoas querem algo de Deus, saúde, prosperidade, um marido, o Céu etc.
O Deus dos hebreus ordenou a invasão de Canaã mas depois proibiu que Israel estendesse seu território, ele deixou bem claro que era só porque os cananeus haviam pecado demais lá. Tanto é que, quando os hebreus também acumularam pecado no mesmo lugar, Deus não se fez de cego, o povo hebreu foi expulso de canaã e foi para a Babilônia, desde essa época até hoje eles não tem um rei. Inclusive a Bíblia várias vezes deixa claro que Israel não era ninguém, que era fraco, que só venceu porque foi pelo poder de Deus. Se tem uma religião antiga que não tenta glorificar a si mesma, é a do povo hebreu.
Viva Cristo Rei!
Professor ouvi dizer que o nome Allah, era usado antes mesmo de Muhammad(Maomé) usá-lo.
A professora Angela Natel te vários vídeos sobre sacrifícios humanos entre os povos do Levante e há uma literatura que estabelece que nunca existiu um deus chamado Moloch. Moloch era uma forma de sacrifício. Na hora de traduzir, alguém transformou numa entidade. E Javé é uma amálgama de vários deuses cananeus como El, Asherat e o próprio Baal.
Já vi sobre isso, será que procede?
Al Asheraat e Baal é a interpretação errada que tiveram sobre Javé, já que todos esses povos saíram de Abraão praticamente
@@joaoguilherme9671 Essa história de que Deus é um amálgama de outros deuses cananeus é fruto de uma grande confusão já que na própria Bíblia é dito que o povo de Israel em vários momentos adicionavam aspectos de outras culturas e as misturavam ao culto do Deus único, inclusive eles até chegaram a adorar Aserah alegando que ela era a esposa de Deus. Não é que Deus seja um amálgama, o culto a ele é que se tornou um amálgama.
@@joaoguilherme9671 Essa história de que Deus é um amálgama de outros deuses cananeus é fruto de uma grande confusão já que na própria Bíblia é dito que o povo de Israel em vários momentos adicionavam aspectos de outras culturas e as misturavam ao culto do Deus único, inclusive eles até chegaram a adorar Aserah alegando que ela era a esposa de Deus. Não é que Deus seja um amálgama, o culto a ele é que se tornou um amálgama.
Amigo moloch aparece na mitologia cananéia como que foi transformado em entidade? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
cada arconte com seu povo de estimação
Sim
Moab Dib? 🤔 De Duna?
A questão parece muito mais ser a identificação de YWHH com Set egípcio e a propaganda de Manethon contra a bíblia... O doutor Justin Sledge comenta bem sobre isso no canal Esoterica
Os reinos ali perto do egito tinham relações semelhantes as relações que a Coreia teria com China e Japão? Tipo, eles se aliam ou são dominados a depender de qual potência estava mais dominante na época?
Eu tenho uma pergunta que vem martelando na minha cabeça a um tempo sobre os povos hebraicos. Muito se fala dos Judeus na modernidade, até pelos casos como o Holocausto, ou a criação do estado de Israel, as diásporas...etc. Mas e os outros povos hebraicos? Eles não possuem mais uma vertente própria, uma identidade hebraica/(ou sla, levitica, por exemplo), os hebreus na modernidade se resumem aos judeus?
Judeus modernos não são hebreus.
o prof fala muito bem
Como é o nome do livro que o carinha falou que aponta uma influência egípcia em Israel?
“Did I Not Bring Israel Out of Egypt?”: Biblical, Archaeological, and Egyptological Perspectives on the Exodus Narratives (Bulletin for Biblical Research Supplement)
@lenisereis3701 vlw 🙏🏽
o povo tem que entender uma coisa, Israel é cananeu, israel nao cultuava Javé, israel cultuava EL, quem cultuava javé era os judaitas que eram um povo arabe, e depois de um tempo tendo contato com os israelitas sincretizou conceitos da mitologia cananeia na crença judaica, uma evidencia disso é um artefato de Kuntillet Ajrud que tem uma inscrição hebraica que diz "Eu o abençoei por Javé de Samaria e por sua Ashera, ambos com representaçoes bovinas.
Se os judeus estiveram no Egito, porque as pirâmides nunca são citadas na bíblia?
Querido vc tem que voltar muitíssimo lá atrás para ver que Javé é um arconde. Ele o jesus dele o grande trunfo do demiurgo.
Satã pode ser traduzido como adversário ou inimigo. Ir na etimologia, e na tradução da lingua de origem pode ajudar.
Todos esses Deuses, incluindo Javé são anjos caídos!!! O Deus verdadeiro nunca pisou nesse Planeta, sua única interação com esse mundo foi através de Jesus!!!
Moloque é tipo aquele meme: "Absolute Sacrifice" 😅
Provavelmente via tbm, um ve o do outro como errado e vilão, isso até hj.
😂🎉
Professor, faz um vídeo falando sobre período pré-cabralino no Brasil, por você ser acadêmico acho que você deve saber bastante ou conhecer alguém que saiba. Eu tenho muita curiosidade sobre a política do Brasil naquela época.
Acho bem difícil alguém ter um conhecimento aprofundado sobre esse tema, a menos que fale sobre os grandes impérios como os Maias ou Astecas.
Não se tinha documentos comerciais, etc entre os povos nativos e o idioma deles era quase que apenas verbal. Então não se tem muita evidência arqueológica detalhada sobre eles.
O italiano Mauro Biglino em seus livros deixa isso bem claro, na Bíblia existem pelo menos outros 7 heloíns, Yhawhe não é Elion é apenas um dos 7 Elohíns, entre eles tinha Astarte.
Ateu professor Mateus Morais, SPSP.
É so ve galera Jeová era um ser mau um deus q gostava de sacrifícios de animais e pessoas
Meu mano, com todo respeito e tendo em vista que todos estamos conversando com fundamentos e o mínimo conhecimento sobre essas religiões, no judaísmo os dos princípios básicos de multas vezes o Deus judaíco se revoltar com o seu povo era quando eles começavam a fazer sacrifícios humanos. E isso muito destacaro várias vezes nos textos do antigo testamento, quando o povo se organizava numa teocracia. Vamos conversar e expôr, mas com o mínimo de conhecimento sobre o assunto pow, pois falar sem conhecer, geralmente ofende. Bons estudos nego!
Em todas a religiões são homens em igrejas e templos, e esses são falhos não tem divindade morando lá.
Moloch é malucão , na questão de terem sacrifícios de crianças, parece que era uma por ano ,no caso dos de Cartago .
Sacrifício humano que a gente comumente lembra é os ritualisticos dos Maias e Astecas
Molok não é Deus, é o nome do ritual, da cerimônia. Na Bíblia é dito que sacrifício eram feitos a Yahweh e outros deuses. Não há evidência de Molok como divindsde em lugar algum fora da Bíblia.
Todo mundo fazia sacrifício humano ,inclusive os hebreus .
@matheusamaro7
Baal também tinha sacrifícios?? A gente sabe pouco dos Deuses Cananeus, de cabeça lembro de 4 ou 5
@@Zmirremi_iasmin Sim mas mais entre os fenícios pois Baal era o equivalente de Yahweh deles.
👏👏👏👏👏👏👏
Os antigos Romanos não só eram tolerantes com os Deuses de outros povos, mas ainda os abraçavam. Eles pensavam que se um Deus era tão bom com aquele povo, então poderia ser bom para com os Romanos e passavam a cultuá-lo. Eles cultuavam deuses pra tudo, mas sem fanatismo. Depois que adotaram o Deus ÚNICO católico, Roma caiu.
Os romanos faziam isso mais por pragmatismo, era mais fácil manter as províncias sob controle se você os deixassem mantendo seus costumes, pra Roma o importante era que pagasse os impostos
@KauandosSantos Sim e não. Eles faziam isso, porém também adotaram vários Deuses Gregos sob nomes Romanos.
@@alessandraf316tem razão esqueci de citar essa parte, eles faziam isso com povos que tinham panteão indo europeu, tiveram problemas com o judaísmo devido ao monoteísmo, um Deus apenas era algo que eles não conheciam.
Ah sim, com certeza esse foi o motivo para o Império ter caído kkkkk confia. Btw, foi bem melhor que tivesse caído mesmo, nas condições em que estava 👍
Bem, os judeus acreditavam que o Messias ia acabar com Roma. Mesmo com isso não acreditaram.
Contradição, que Deuses? FRANCAMENTE, que Deus?
Bom, os hebreus não são o primeiro povo que optou pelo monoteísmo. O panteão hebreu tinha três divindades masculinas, e Baau era uma delas e uma feminina. No livro chave da bíblia é explicado. Aliás, muito do monoteísmo hebreu e do cristianismo tem herança na diáspora do Egito. O monoteísmo egípcio, que existiu durante um período, é uma das influências ao monoteísmo hebreu.
Yave ta errado também . Assista o teologo Luiz uma conversa na madrugada. Ele fez muitas pesquisas e afirma que o verdadeiro nome é Yahaho pra mim esse nome no português é yaorrou
Seriam os judeus do êxodo o que os egípcios chamavam de Hicsos?
De fato os deuses estrangeiros não eram vistos como demônios no sentido atual do termo, assim como o Deus dos hebreus não poderia ser visto como um demônio pelos estrangeiros, pelo mesmo motivo. Deuses, para os povos estrangeiros em torno de Israel, eram entidades que agiam sob áreas específicas, ou esferas de poder específicos. Por isso cada povo tinha o seu, ou seus. O que causava estranhamento é que o Deus dos hebreus não era representado figurativamente, ao contrário dos demais. O mais próximo disso que havia na religião judaica era a arca da aliança.
Tem representações dele sim, porém se eu não me engano são só duas
Jeová é p próprio ser mau do antigo testamento aliás Jeová pertence há um grupo de vários deuses maus
Eu achava que o Acre era longe, mas não tanto assim
1 Coríntios 10:20 diz: "Mas eu digo, que as coisas que os gentios sacrificam, eles sacrificam aos demônios e não a Deus. E eu não quero que tenhais amizade com os demônios".
Tem gente que aproveita de mitos pra se sobre por aos outros com pensamentos diferentes com crença em mitos diferentes mas não passa de mitologia
Vc escolhe acredita no deus cristão ou hindu da na msm coisa tudo mito
So que cada um defende o seu
A diferença, meu caro colega, não é ter fé ou não ter, oq diferencia são as pessoas que tentam impor sua visão às outras, tanto religiosas quanto não religiosas, e as que não impõe, me fala oq te diferencia de um crente que fica gritando as 2 da manhã num ônibus tentando "salvar" a população, de você que está além de tentando generalizar tds as religiões e desacredita las? Entenda, vc não está errado por não crê em algo, mas está errada por impor isso, assim como um religioso estaria tbm por impor sua fé a vc a mim ou a qualquer pessoa, o certo seria se tds parassem de impor e atacar outras pessoas so pelo fato q n pensão da msm forma!
*"Ateu" Passando Vergonha🤦♂️*
@UmGrandeAgnostico aonde tô passando vergonha aqui 🤔🤔🤔
Só pq não acredito em baboseiras religiosas
Aonde isso é passar vergonha
Não passa vergonha agora pra vc e ser crente bitolado
@@UmGrandeAgnostico pra mim quem passa vergonha é crente que fica por aí tentando impor suas crenças em todo lugar mais não aceita crítica da sua religião
Tudo nessa vida precisa ser questionada
Professor, então não há evidências arqueológicas de que os israelitas estiveram cativos no Egito?
Isso, praticamente zero. Tem q ter em mente, que muitas das histórias retratadas no antigo testamento foram escritas posteriormente ao tempo a que se referem, então não são confiáveis, algumas histórias encontram respaldo em outras fontes extra bíblicas, mas o êxodo é tido praticamente como um mito pelos estudiosos.
classificar os outros deuses como demônios é a conclusão lógica para uma religião monoteísta.
De fato, é. Para mim que sou Cristão, eu não vejo os outros Deuses como invenções, mas sim como seres reais, que não são deuses, mas sim demônios.
@@eluiscoms3187engraçado que nunca vi alguém falando que Zeus ou Athena são demônios, mas Exu, Baal e Moloch sempre são associados a espíritos malignos. Pq será?
@@eluiscoms3187 É uma péssima escolha, demonizar a religião alheia é associar aquilo com o mal. Reveja seus conceitos, esse pensamento só leva a intolerância
@@_lontra_ ninguém é obrigado a considerar outros deuses como bons ou reconhecíveis de respeito. Aliás, como o próprio comentário principal diz, qqr religião monoteísta hora ou outra vai chegar nessa conclusão.
@@_lontra_Olha, vc vai me desculpar, mas eu não consigo ver uma religião ou cultura onde sacrifícios humanos (com infanticídio), orgias e excessos são praticados como "boa". E querendo ou não, a maioria das religiões ou cultos a deidades daquela época, ao redor de Israel, eram assim.
Tudo oque o ser humano fizer e culpa do seu deus
Se evengelho não fose pregado o Deus do Brasil seria deuses indígenas das pessoas afrodescendentes seria gias do candomblé europeus seria deuses greco romanos mas como cristianismo proceletista converteu os povos
Pior é saber que maior parte das fés indígenas foram totalmente apagadas, o quanto de cultura e de ensinamentos perdidos... 😢
@@Max_Im_not_a_bot Poisé né, quanta cultura, quantos sacrifícios humanos e tudo mais ausdauhdahudasuhdahudashu
Candomblé nem existe na África, é uma criação brasileira ahushasuahusasuhahsu
A segunda pergunta ignora que o Egito que conquistou e dominava a região da Síria-Palestina por séculos em sua história, parece um argumento falso para justificar o sionismo
Lembrando que a raiz da palavra Demônio vem da mesma raiz de Divindade.
2024 e esse mesmo povo ainda é pura intolerância.
👏🏻
Na Bíblia Jeová é mau Jesus é bom ambos não são pai e filho
Faz uma diferença e semelhança entre o Deus El cananeu e o YHWH dos hebreus
YHWH também é cananeu
Mas o velho testamento diz que os outros deuses são frutos da mente humana, pois os politeístas adoravam IDOLOS ( imagens esculpidas) adoravam os astros ( sol, lua estrelas ) adoravam os animais ( os deuses egípcios tinham formas animalescas) e adoravam até o próprio homem como deuses (Reis e imperadores)
O homem sempre adorou a criação como deuses... O monoteísmo foi a primeira concepção de um Deus não visível, o criador e não a criação .... ou seja Deus sem forma alguma, eterno e não criado, único e não parte de um grupo de deuses....
Você vê que o livro de Gênesis é praticamente uma afronta aos deuses politeístas, pois mostra toda a criação do mundo como sendo isso mesmo, uma criação. mostra que o sol e a lua nada mais é que astros que servem para mostrar o tempo e não deuses ou divindades como os antigos acreditavam , mostra que o ser humano tem domínio sobre todos os animais da terra, e que eles não eram seres divinos como muitas culturas diziam ser....
Mostra que todos os seres humanos vêm de um só casal, e que todos somos iguais, e não que Reis e imperadores são pessoas divinas ....
E da onde vem Zeus kkkkk
Boi boi boi, boi da cara preta. Pega esse menino que tem medo de...
Busseta
Like 719
Foram os cristãos que inventaram essa moda de considerar tudo fora da religião deles como sendo mal. E até hoje é assim, são um bando de intolerantes.
Sim. E os judeus, os islãos... Todo mundo tinha preconceito com todo mundo. Se acostuma 😒
Nunca abriu uma Bíblia na vida né? Não, não foram os cristãos. O Deus de Israel é bem categórico nos primeiros livros da Bíblia que ele é o único Deus verdadeiro. Todos os outros são falsos e dentro do povo de Israel deuses estrangeiros sequer deveriam ser mencionados.
@@ZEROthzr mas no gnosticismo Deus é o Demiurgo.
@@pedromoreira3137curiosamente só os de origem abraamica, né?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Diachin é o verdadeiro Deus, aquele que te dará vida eterna!
Demônio é invenção cristã. Os outros acreditavam em deuses, maiores ou menores, bons ou ruins.
demônio é pra distinguir um ser pelos atos ou aparência,no caso dos anjos caídos são as duas coisas,claro tem um e outro caido que ainda usa sua forma angelical mas a maioria aderiu à uma forma bizarra com cada uma representando várias coisas,como blasfêmias,força,dualidades etc
@Igor_Roludovski, de onde você tirou isso?
@@celsomaleangelus que isso se tu não sabe o básico,misericórdia kkk muitos não sabem pq "não estudam o inimigo" igual se fazia nas guerras,não por preguiça mas por medo,como por exemplo: o evangélico... ah pequei foi o diabo kkkk sendo que o msm nem o conhece,mas oq nos rodeia em 99% das vezes é caído que era só um anjo comum que perambula sozinho ou legião (grupo de 6 mil individuais),que tbm são os únicos q podem possuir um humano pq são fracos o suficiente,acima disso não conseguem
@Igor_Roludovski, de onde tirou isso?
Demônios são direta e/ou indiretamente mencionados em Deuteronômio, Isaías, Ezequiel, Daniel, Reis, Salmos e 1 Samuel.
Satanás é uma figura central na teologia judaica. Não foi invenção do Novo Testamento.
Eu amo muito Conhecimento desses Povos pois eu amo muito a Deus
Kkkkkkkkkkkkk
Também, pois vendo o tanto de coisa que Bondye criou eu percebo que ele é realmente bom (não confunda com do bem), Bondyé poderia ter sido egoísta e ter tido somente ele como adorado, mas a grande verdade é que ele não se importa com isso só importa de vê a criação se expandindo e isso inclui seus filhos imateriais (deuses), porém assim como humanos eles também são imperfeitos e assim também tem richas entre eles. Quanto mais a gente para para analisar a gente percebe que Deus é um autor de um livro, mas sendo o melhor autor possível ele escreve livros praticam infinitos e de inúmeros gêneros. Deus escreve romances, mas também escreve histórias de horror, Deus escreve a Paz, mas também a Guerra, Deus escreve niilismo, mas escreve esperança.
@@DAVIDEDEUSBERNARDESDACOSTA
E tá cheio de trouxas que acreditam em amiguinhos imaginários.
Kkkkkkkkkkkkk
Naquela época também se dizia não que o tal Deus era demônio ou ruim. Era só uma divindade do local.
E todas as vezes que se tinham guerras eles consultaram seus deuses. E se houvesse a vitória, eles atribuíam totalmente a sua deus ou divindade.
Por isso que estas guerras era tipo como se fosse de deuses em si.
Se um ganhava, automaticamente o deu deus era o novo rei. Algo assim!!!
E para ter influência, não precisava mesmo o povo ir até certo local, pegar lá e trazer para si. Só de ser vizinho ou fazer comércio ou até mesmo ser vassalo ou pertencer ao seu império já era o suficiente. Fora que Israel pertenceu também a Potência Egípcia por um tempo até vir a Assíria, a próxima!!!!
😮
"Não terás outros deuses.. " pode soar como uma proibição, mas usando o último dos neurônios saio do passado e da interpretação literal para o óbvio: a mente e tudo que aparenta resultar nela é completamente submissa à interpretação. A realidade não é a interpretação de quem quer que seja. Phd, "juízes da lei" e toda e qualquer pessoa não é a realidade. É representante dela! Representação é símbolo de... portanto não é a realidade em si! A Vida não está na mente. A mente é a ilusão. A ilusão só parece funcionar porque eu quero assim!
Deste princípio básico e óbvio já está claro que os deuses e mesmo "Deus" são interpretação pessoal levada ao "consenso" de um grupo sobre um conceito! Nada mais ilusório e falso!
Na mente não existe nada real. Ela mesma não é nada! É um efeito do ato de pensar. Portanto, o poder de pensar delega "realidade" ao pensamento. A imaginação faz o resto! E assim o poder é perdido para distração!!!
A realidade é dádiva dAquilo que É (real). A projeção faz a percepção na mente e que "confirma" ou "nega" essa realidade. Vemos o que queremos ver! "Outros deuses" neste parco pensamento de obviedade, também são as coisas que são enaltecidas, valorizadas. Por exemplo: família, tradição, propriedade...
Tudo isso é que é valorizado e se tem medo de perder!
Em qualquer "religião" é assim.
Até na "religião" dos ateus é assim mas pelo menos não são tão hipócritas quanto os seguidores de qualquer outra coisa que se autodenomina "de Deus" ou "do deus tal", não importa o nome pois é devaneio, é mente! Mente demente, diga-se de passagem!
Seguimos e valoramos qualquer ideia, qualquer coisa. Isso não é idolatria? Até Deus acaba sendo idolatrado ( idealizado conforme meus desejos pessoais!) Esse tema é o apontado por Jesus. Mas quem queria saber de um Jesus que não queria ser tomado como Deus, rei, líder do "faça Israel grande novamente!"?
Se Deus não pode ser simples e óbvio então só posso viver no medo! E isso não é outra coisa que ser escravo de qualquer coisa à qual delego este poder porque valorizo! Valorizo ( idolatro) aquilo que "adorna" a mim mesmo! Esse é o princípio da idolatria!! O "pecado original ". Adoramos e servimos à nós próprios e pior, adoramos a ideia que adotamos de nós, que idealizamos de nós mesmos! Não adoramos, não amamos o Que somos. Amamos aquilo que gostaríamos que fosse real!! Ou seja, "vivemos" na mente! Não é isso o tormento de todos? Não reconhecemos o que somos. Por isso não podemos "ver" Deus em lugar algum. Perdemos a memória porque não queremos o que Deus criou. Neste sentido o povo de Deus nunca saiu do deserto da mente e continua adorando seus bezerros, touros, etc...
Nada mais falso e deprimente que isso! Daí nossa insatisfação, depressão, angústia... sabemos disso mas escondemos de nós mesmos na procrastinação, no adiamento, na distração, no sonho, na ilusão... Isto pode parecer lindo, mas é sonho. Pode parecer perfeito mas não é. É apenas a vontade de não curar essa percepção errada, doente, que foi delegada pela projeção da ideia de negação da Vida sem imagem, sem matéria, sem um "eu" pra chamar de meu... Vivemos dando importância aos títulos, às vestes, às aparências! Incluindo as ações. Damos importância ao que se faz, ao que se mostra. Isso não é idolatria?
Porque não reconhecer, simplesmente, que a Vida é o quê é? Porque não temos confiança na Vida?
Porque não aceitamos o reconhecimento de que somos todos iguais independentemente de qualquer aparência?
Porque temos que "ver pra crer" ?
Porque Deus e Sua Criação não pode ser Espírito? E porque o Espírito precisa ter aparência?
Porque a Luz teria um oponente?
Como haveria paz numa ideia absurda de que a Vida não existe? Ou de que para existir precisa da matéria, das coisas? Não é justamente o contrário? O vinho pode estar na garrafa mas ele não é o rótulo nem o vaso! Mas não damos valor à esse vinho. Preferimos valorar qualquer coisa menos o "vinho", a Vida!!!! Naquele tempo o vinho era muito simbolizado como sendo a Vida.
Yauh jeova e o quinto irmão de baal e filhos de el eliom atual allah .
São eloins. Anjos caidos da velha aliança
Fala pra NOIS quem é Iesus ou Hesus kkkkk
Quando e onde surgiu o conceito de " demônios "? Foi na Grécia? Antes da Grécia não existia esse conceito de " demônios "?
O conceito de demônio já existia. Mas palavra "demônio" que usamos pra designar esses seres, essa sim é de origem grega.
Acho que funciona igual os mitos de dragões omde cada cultura tem um tipo
Daimons na Grécia significavam diversos aspectos de sentimentos como a raiva, a insolência, felicidade e o orgulho etc, com eles n eram deuses e nem mortais eles estavam entre isso, eles meio que eram sentimentos personificados que influenciavam homens e até deuses msm!
Anjos caídos, espíritos inferiores, etc, já estavam no Antigo Testamento muito antes da Grécia respirar
Os judeus são " teocentristas "?
Depende. Os judeus são muito diversos. Em geral? Não.
Existe uma história talmúdica onde os Anjos perguntam a Deus quando é a celebração da Lua Nova. A resposta de Deus é bem humorada: "Por que vocês perguntam para mim? Vão perguntar aos humanos!".
A própria Lei Religiosa, apesar de baseada nas Sagradas Escrituras, é decidida por humanos e Voz Divinas vindas do Além não são aceitas como definidoras.
Eu diria que os judeus são bem antropocêntricos, vem no ser humano um parceiro de Deus para a construção e restauração do mundo (Tikun Olam).
IGREJA BRASIL BENDITO
❤️ 💙 💛 💚
???? Do nada
Cade o seu cérebro?
👍
É verdade que originalmente Javé era um "deus da guerra" que posteriormente foi expandido e recebeu outras características?
Sim, ele era um deus do trovão e da guerra, bem similar a Thor, Zeus entre outros.
Pura especulação isso aí, o que tem de invenção nesse assunto se perde a conta.
O deus dos hebreus não tem nome quando ele aparece pra Moisés ele nao diz seu nome e nem a nehum outros
O termo que tu tavas procurando era (muito apropriadamente) "Estado tributário".
Nenhum povo naquela época desrespeitava o Deus dos hebreus, até mesmo os egípcios se dirigiam a ele como o Deus dos hebreus e o comum, era os outros povos terem medo dele.
Eu imagino, afinal todos ouviam falar dos Seus feitos, e muitos desses presenciaram de perto esses feitos
Moloch era javé,os sacrifícios eram pra ele,que nem quando sacrificavam pra Baal
Qui? Qui? Qui? 😅 É um equivoco dizer que Moloch é uma espécie de Deus. Moloch é uma espécie de sacrifício (sacrifício mlk tal como indicam as estelas encontradas em Catargo) e não uma entidade. Os sacrifícios poderiam ser para Baal ou YHWH. A Angela Natel que é teóloga, linguista, escritora, professora tem um vídeo que explica sobre Moloch.
Essa é a teoria mais imbecil que tem, interpretação totalmente acéfala. Leia o antigo testamento e veja a imbecilidade que é isso.
Nah, Deuteronômio tem um trecho em que Yavé fala de forma furiosa e violenta contra Moloque e seus seguidores. Os judeus não colocariam seu Deus para brigar contra si mesmo kkkkkk
@@matheusmaculo9166 a maioria das Bíblias estão mal traduzidas, veja os vídeos da Tenda do Necromante. Já viu como são os textos no original? É uma língua pobre e bastante vaga. Difícil para interpretar. As inscrições púnicas comumente associam a palavra mlk com três outras palavras: ʾmr (cordeiro), bʿl (cidadão) e ʾdm (ser humano). bʿl e ʾdm nunca ocorrem na mesma descrição e parecem ser intercambiáveis. Outras palavras que às vezes ocorrem são bšr (carne). Quando colocadas juntas com mlk , essas palavras indicam um " mlk -sacrifício consistindo de...". No século XX, o filósofo Martin Buber propôs que "Moloch" se referia a "Melekh Yahweh". Uma visão semelhante foi expressa mais tarde por T. Römer (1999). Brian Schmidt, no entanto, argumenta que a menção de Baal em Jeremias 32:35 sugere que "o governante" poderia ter se referido a Baal.
@@matheusmaculo9166, a bíblia é muito mais recente que esses povos, acho essa tese de mistura com moloch especificamente burra, mas tem outras mais plausiveis.
So cristao ve outros Deuses como Demônio
Vai para um país muçulmano pra ver. Fala do q não sabe não.
Vc viu o vídeo?
O salmo 96,5 é de origem Judaica e coloca outros deuses como demônios.
O islamismo tb faz isso amigao.
Errado, todas as religiões abraamicas tem isso, pois este é um dos principais assuntos do antigo testamento, sobre os ídolos dos gentios.