Toda vez que leio um livro, eu atribuo a cada personagem a aparência de uma pessoa real, como atores, atrizes, políticos, atletas, conhecidos meus, etc. Estou lendo *Crime e Castigo* agora, do Dostoiévski, e cara, eu não sei porquê, mas eu mentalizo o protagonista (Raskólnikov) com a sua aparência e a sua voz kkkkkkkkkkkkkkk
É fascinante perceber como as culturas evoluem para chegar onde estamos agora, o que elas precisam e criam para se adaptar às condições, igualzinho uma espécie biológica. A história às vezes parece biologia.
Saudação a partir de Angola , professor! Poderia, por favor, falar da relação entre o cristianismo e as ''religiões indígenas do Brasil''', no período colonial?
Não conheço profundamente o assunto, mas existe uma expressão religiosa, que mistura elementos do cristianismo com práticas indígenas, chamada catimbó na região nordeste do Brasil
A relação foi a mesma do colonizador onde eles chegaram... Tentaram por exemplo identificar Tupã, deus maior dos tupis com Jesus. Identificaram outras deidades com demônios, insistiam no batismo pq afinal de contas índio "não tem alma" até a conversão. Mais do mesmo. 👀
O q o professor Osvaldo Luíz diz é extamente isso, q não existia o conceito de Terra enquanto um planeta muito menos a noção de humanidade( a raça humana). Daí a criação era local não universal, o homem criado "à imagem" _como uma estátua(representação) do deus.
A Tese de Doutorado do Professor Osvaldo está no Portal Domínio Público: "Osvaldo Luiz Ribeiro - A Cosmogonia de Inauguração do Templo de Jerusalém - Tese de Doutorado - Portal Domínio Público
A maioria das pessoas daquela época não tinha contato com nenhum outro povo, nascia e morria no mesmo lugar, e nao tinha acesso a nenhum tipo de conhecimento como definimos hoje. É natural pensar que eles fundassem suas crenças se baseando no que os olhos podiam enxergar e o que uma mente limitada poderia conceber, então sim, é totalmente plausível que eles concebessem uma mitologia de que o Deus local criou o povo local e governa somente os territórios locais, mesmo quando o pouco contato com o mundo exterior acontecia, eles tratavam isso exatamente como foi descrito, os outros povos tinham a terra deles, o Deus deles, e consequentemente o mito de criação deles, cada um cuidava do seu, isso inclusive é descrito na bíblia com a distribuição dos povos e a distribuição dos deuses responsáveis pelos povos, esse era o "mundo" conhecido por eles, cada um com um estado e seus governantes divinos.
O professor oswaldo fala que Gênesis 1 é uma narrativa monárquica para a criação do templo de Jerusalém e a reconstrução de Judá. Criação é um termo monárquico. Sempre que um rei e seu reino era destruido é como se fosse o fim do mundo naquele tempo. Gênesis 1 a 11 é estritamente focado em Judá e seu povo. Ele fala tambem que nem sempre uma cosmologia de um rei é a mesma do povo habitante , um povo nao pensa a mesma coisa que o rei
Se for assim então até Deus seria uma alegoria para um rei antigo. Esse pessoal tem mania de achar que os povos antigos viviam de metáforas e não acreditavam no que escreviam
@@AzarabakuraFaria mais sentido ele argumentar que o mito de criação do mundo veio de um mito de criação de um reino. Apesar de achar meio fraco essa suposição.
Uma coisa que sempre achei curioso sobre a narrativa da Criação é que no relato dos sete dias a Bíblia fala da passagem do dia como se dia e noite mudassem pelo ligar e desligar de um interruptor. Afinal, você só temos noção de que é dia ou noite se estivermos em algum ponto específico da Terra, isso no contexto do planeta redondo fazendo movimento de rotação. Daí Deus diz haja luz no primeiro dia, sendo que nem a Terra existia já que nao tinha forma e era vazia, passou manhã e tarde e o primeiro dia(???).
Se na época em que foi escrito Gênese não havia noção de humanidade, pq haveria de ser o planeta? Qdo só havia Adão e Eva, e posteriormente Caim e Abel, quem era o povo para onde havia ido Caim, após matar seu irmão? Fora que naquela época todos eram politeístas. Cada povo tinha um deus criador deste mesmo povo. Para pensar: Se yahve criou o mundo todo, pq era deus apenas do povo de Israel? E pq ele admitia a existência de outros deuses?
Para as primeiras perguntas realmente existem controvérsias. Mas para responder seu "Para pensar" é bem tranquilo teologicamente. Deus escolheu Israel como testemunho para as nações, um exemplo de relacionamento com Deus. Sobre outros deuses, ele não se preocupava pois era mais um exemplo de onde seu povo escolhido não deveria se misturar. O novo testamento amplia essas explicações posteriormente.
@@ffffernando bom, no campo da teologia tudo é possível, basta resignificar o que estiver em dissonância e criar teorias absurdas. O problema é que a premissa não é verdadeira.
Adicionando, o objeto da discussão é sob prisma histórico. O canal não discute religião. A religião se metamorfosea a todo instante para manter seus cativos. Estude mais e verá que os sacerdotes e escribas adaptavam as escrituras para atender seus interesses, que basicamente giravam em torno de poder e controle.
@@Disnelson você pergunta sobre motivações divinas e não quer uma resposta teológica? Estudar tanto sem fazer essa simples separação de conceitos na formulação das perguntas só vai te trazer mais confusão.
Como poderíamos cantar as canções do SENHOR em uma terra estrangeira? Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, que a minha mão direita perca as suas habilidades! Que me grude a língua ao céu da boca, se eu não me lembrar de ti e não considerar Jerusalém a minha maior alegria! Esse texto joga luz no tema, temos que responder o que seria uma terra estranha pra eles.
Ao meu ver se o Gênesis tivesse focado em falar de Judá os Samaritanos rejeitaríam esse livro igual rejeitaram os livros dos Reis por exemplo, o que não ocorre.
@@cristianl.p.7795 ah certo, bem, não tava defendendo a ideia desse tal professor que tavam falando, cheguei aqui de paraquedas, mas poderia responder eles já pegaram o texto pronto dos antigos israelitas que habitavam ali
@@mateusmendes9525 Na verdade os Samaritanos SÃO o Israelitas que habitavam lá, mais especificamente o que sobrou das 10 Tribos "Perdidas" de Israel (principalmente a de Efraim). E os Judeus são as outras duas tribos, a de Judá e Benjamin.
Nesse ponto da criação local, eu concordo plenamente com o professor Oswaldo. Lá em Gênesis, quando Caim mat4 o irmão, ele vai para um lugar e um povo que deus da bíblia não havia criado, já que o povo de deus é descendente de Adão. Quando ele leva Moisés ao Egito para salvar o povo dele, o povo egípcio não é dado como povo dele e não por que eram ruins, já que quando os hebreus faziam algo que desagradavam o senhor, eles eram castigados como povo de deus. Então existia de fato uma divisão de deuses e seus povos
Parabéns pelos apontamentos sempre muito claros e organizados. Queria apenas fazer uma observação. No minuto 5’, ao comentar sobre a visão grega de cosmos (Kosmos), já antes do período clássico e com os pré socráticos haviam especulações sobre a ideia de cosmos, ou seja “qual seria a ordem que rege a organização do universo macro e micro”. Isso foi conceituado e aperfeiçoado por Pitágoras (que explorou o conceito também da harmonia das esferas, etc). Importante ressaltar que o conceito de Cosmos (Universo) foi cunhado por Pitágoras/Pitagóricos. Portanto, deve-se dizer que um conceito de Universo nasce com os Gregos. Por outro lado, os escritos judaicos, ao que se sabe efetivamente surgem pós cativeiro babilônico e os registros mais antigos são os manuscritos do Mar Morto, não consideravam um “Universo” neste conceito mais atual. Além disso, consideravam que o planeta era chato (quadrado) e que a terra era o centro do universo.
Professor se puder falar de puma punku , a ausência de algo mais histórico deixa o lado fictício e fantasia falar mais alto, realmente lá é algo incrível. Obrigado
"Céu" e "Terra" na Bíblia Hebraica são usados, ou dão essa forte impressão, para se referir ao todo criado. Acontece o mesmo com conhecimento do "Bem" e do "Mal", ou seja, todo conhecimento. O teor do meu comentário é mais voltado a Letras do que História, mas acho que não desabono ninguém. O conteúdo do vídeo me provocou a pensar sobre figura de linguagem( no caso o "MERISMA" ).
@@Georgiageorgiageorgia1 Essa forma de pensar é mais antiga do que a nossa, não é revisionismo; e só a mencionei porque no hebraico do Gênesis vemos merismas (termos em oposição) na linguagem, o narrador quer se referir a um todo. Isso é o pensamento unitário que está presente em vários momentos do texto. Estou me pautando, por exemplo, nos ensinamentos da professora Suzana Chwarts da USP, que é uma sumidade no assunto. É bem interessante assistir uma exposição dela. O tom aqui de maneira alguma é em desrespeito ao professor Henrique. Saberes se somam, por que asperezas? Fique em paz.
Nós cristãos dizemos (quanto ao que foi abordado no começo do vídeo) que a Bíblia é atemporal, ou seja, Deus entrega uma única profecia que se refere a diferentes eventos ao longo da história, o que ressalta a onisciência Dele.
Pra mim é bem claro que se vc não tem a noção de que vive num planeta nem de que existem outros povos além dos que seu próprio grupo tem contato, é claro que eu vou considerar as minhas histórias como universais e o meu "mundo" será feito de camadas acima e abaixo como alguns povos retrataram seu "mundo" a exemplo dos nórdicos. O local virava universal pois eu cria que o "mundo" era até onde a vista envxergava e não existia povos além dos que eu já conhecia. Não valia a pena sair em busca de outros povos pois provavelmente muitos tinham tentado e nunca voltavam. E digo mais: muitos contatos entre povos provavelmente aconteceram porque grupos se perderam kkkk. Só imaginar que o povoamento era baixíssimo, logo era difícil encontros aleatórios.
Professor, gosto muito do seu trabalho, ouço muito fazendo minhas tarefas diárias, algum dia você planeja colocar seu conteudo tambem no spotify? (Meu youtube não é premium, ai tem que ficar com a tela do celular ligado pra ouvir 😅)
Eu assisto os vídeos pelo crhome, ativo a opção 'para computador/como computadro' aí o próprio Chrome coloca o áudio em segundo plano(funciona com qualquer mídia)
O máximo que genesis abrange é o conceito de império. Se o texto é escrito pós exílio o autor tem em mente o império Aquemenida. Em genesis 10 fica bem explícito está noção quando a "terra" era dividida
Grannnnde Garoto !!! Quero saber o que você Não leu ! Cada vez que te escuto me sinto mais analfabeto e ignorante ! Mesmo assim, é Muito bom te ouvir !!! Forte abraço !!!
Muitas coisas ou cidades praticamente fazem parte do passado. Se for ver as profecias até que de certa forma cumpriram mesmo!!! Agora com respeito ao uso do termo "Céus e Terra". Lembrar contigo não tinha uma palavra para dizer "universo", "cosmo" e por fim surgiu e só tem através do grego "kosmos". Então para se referir ao universo inteiro eles usavam o termo "Céu e Terra" ou "Céus e Terra" no lugar! 🙂✌🏻😉
Mas pq a necessidade de smp ficar tendo essa reinterpretação da biblia e nao so encara ela como um livro histórico, igual aos outros livros neh, q hj são considerados históricos ou ate msm só mitológico
O único problema dessa idéia é as muitas histórias judaicas provavelmente foram absorvidas dos povos mesopotâmicos, ja que na bíblia diz que o Éden está entre o rio Tigre e Eufrates, e a região de Judá, não se localiza aí. O povo historicamente relacionado a essa região são os Sumérios, ou seja, por mais a ideia seja aparentemente boa, parece meio desesperada.
Só para acrescentar, essa leitura do Osvaldo não é totalmente única..já vi um conteúdo da abc2 onde mencionam algumas questões literárias na estrutura da narrativa de criação do genesis, fazendo paralelos com o templo/tabernáculo ..o Osvaldo vai além e entende que o texto em sua montagem final faz uma alegoria para a reconstrução de Jerusalém.
Ou seja, os escritores da Bíblia escreviam o texto com uma intenção, mas como não sabiam de nada, o texto caduca, e aí invetam uma nova interpretação para tentar dar alguma credibilidade ao livro religioso. Na real, é tudo um engodo.
Entender a Biblia, religião e Deus de forma racional e histórica, é diferente do entendimento dogmático. Um entendimento pressupõe instrução, estudo, leitura, conhecimento, o outro pressupõe iliteracia, fé, interesses materiais, interesses de dominação e submissão.
Essas fábulas de Gênesis eram compatíveis com o nível de cultura dos povos da Idade do Bronze. Na atualidade, dado o nível de informação que dispomos, são menos críveis que as fábulas de Anderson. Nosso senso crítico classifica até de infantil ou grosseira a qualidade das histórias criadas pelos roteiristas da época.
Pra mim, genesis fala sobre a criação do ser humano. Somente cita que no princípio DEUS criou o céus e a terra, para contextualizar. Logo depois já vem com "no início a terra estava sem forma e vazia..." Desde a primeira vez que li na adolescência... Sem interferência de religião e procurando saber minimamente sobre os originais, tive essa impressão. Que no "primeiro dia" o planeta já estava lá, sem forma e vazio. Depois de muito tempo, a vida surgiu... Até mesmo porque em vários pontos de outros livros da bíblia, 1 dia é só uma representação simbolica...
a Biblia atual traduzida literalmente é para doutrina crista teológica (mitologia pura) - já a Biblia original hebraica é sobre a cultura teologica politica judaica...não tem nada de divindade!
Eu vejo bastante coerência na leitura do prof. Osvaldo. As hipóteses dele explicam satisfatoriamente as diferenças teologicas de Gênesis 1 para Genesis 2-3. O porquê de o primeiro Adão ser à imagem e semelhança de Deus para reinar sobre a natureza, enquanto o segundo é um trabalhador que veio do pó e voltará para o pó. O motivo da preferência de Yahweh pela pecuária agricultura. Também está de acordo com a narrativa de Cain e Abel, do Dilúvio, da terminologia de Jeremias...
@@danielpereiradossantos798Em ciências históricas nada é 100%, mas o prof. Osvaldo embasa bem o que diz, ele publicou várias teses sobre o assunto, e submeteu ao escrutínio acadêmico. Espero que você tenha bons indícios e argumentos melhores para sustentar sua afirmação categórica.
"Ninguém jamais acredita que a Bíblia significa o que diz: ele está sempre convencido de que ela diz o que ele quer dizer. " (George Bernard Shaw) -- Alguém ainda precisa explicar porque Deus precisou descansar. --
Eu entendi o que quis dizer, Henrique! Os textos antigos podem ser ressignificados pelas gerações posteriores e adapata-las às suas vivências e experiências atuais. Mas o que o professor Osvaldo tenta buscar são os fatos que justificaram os primeiros escritores judaítas a adotarem os mitos babilônicos para sua origem. Não à toa que o escritor de Isaías 65, 17-19, descreve que o deus da nação fará novos céus e nova terra, e não se mais se lembraram dos céus e terra velhas, bem assim continua, declinando que ele cria Jerusalém e o seu povo o jubila. E ele não afirma ser o único do planeta com a referida tese, mas diz que não viu outro estudioso que abordasse essa temática. Talvez exista essa, ou essas, pessoa, mas não se fez pública, ainda. E a ideia tem que ser anterior a do Osvaldo.
Vejo Tudo Como Hierarquia Tanto Nos Céus Como Na Terra,Como Toda Família Sempre Tem O Filho Da Perdição,E Não Foi Diferente Com Os Príncipes Celestial!
Sl 8,1 Ó SENHOR, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome ! Pois expuseste nos céus a tua magestade. Os ceus narram a glória de Deus, o firmamento anuncia as obras de suas mãos. Aleluia !
A partícula "et" faz acusação direta do sujeito, é estes céus de Israel e está terra de Israel. E o que já estava feito(criado) o Elohim só organizou pois tudo já existia. Basta ler o texto com atenção. Um abraços de bnei- anussim, shalom !
👍 Muito boa a sua analise e provavelmente e isso mesmo, embora ele tenha boas contribuicoes P Interpretação indiciaria da biblia se tratando do Teor historico critico , a falta de caridade epistemologica e neutralidade do Dr Oswaldo torna-o insuportável!
Explicação interessante, mas quanto no novo testamento Jesus e Paulo dão uma abordagem literal para Genesis traz uma perspectiva teológica que não aceita essa explicação.
A tese do professor Osvaldo quanto ao assunto, busca nos próprios textos bíblicos essa referência reteoprojetada para a reconstrução de Jerusalém. Isaías 65, 17-19, Salmos 102, 13-19, 2Pedro 3, 5 e Apocalipse 21. A leitura que ele faz é pelo método histórico crítico, e não de forma religiosa teológica. E, na minha opinião, a hipótese é plausível.
O texto foi construído pelo próprio Moisés, se era sobre a construção do templo, por que os samaritanos que eram contra a reconstrução e contra os judeus acreditavam em Gênesis 1?
@@josantaritta5035os samaritanos tem outra versão dos cinco livros de Moisés, e historiograficamente não tem como comprovar que foi Moisés que escreveu em 1500 a.C., ainda mais que as mais antigas evidências do Pentateuco vêm de algo do século 5 a.C.
@@mateusmendes9525 bom, se for por "historicamente não tem como provar." A Bíblia quase que por toda não tem não tem prova, outro autor que escreveu sobre, ou palavras que fogem da época da história. Me diga como é a fundação do mundo na Bíblia para os samaritanos então.
@josantaritta5035 sim, mas estava falando acerca da impossibilidade de interpretações adicionais que não levam em conta a literalidade do texto, fazendo assim estas poderem ter alguma legitimidade no meio religioso, pois a ciência ou o caso dos samaritanos não a podem descomprovar
Respeito o Oswaldo, mas se a narrativa sinalizasse a criação de um espaço restrito, não haveria a imagem de uma cupula que separa águas debaixo e de cima. A cupula (céu), que na narrativa contem as aguas de cima, podia ser vista de todo o mundo conhecido pelos povos mediterrâneos, razão pela qual o mito trata de uma criação mais ampla. Obviamente que a noção de planeta está bem distante dos antigos judaitas, só q o Oswaldo se apega a isso pra validar sua tese, colocando como se as hipoteses de leitura fossem ou Judá ou o universo como o conhecemos hj.
ontem vi seu vídeo e hj na primeira try dropei a montaria do cavaleiro tbm aaaaaaaaaaaaaaaaaaa depois de anosss vou considerar que ver seu vídeo me deu sorte
Mas... Os egípcios de hoje estão arabizados e islamizados e não falam mais a Língua Egípcia nem acreditam mais nos seus deuses da antiguidade. Tiro e Sidom de hoje estão arabizados e islamizados e não falam mais a Língua Fenícia nem adoram mais os seus antigos deuses. Os israelenses de hoje estavam espalhados por todo o mundo e voltaram (ou foram voltados) para a sua antiga terra, voltaram a falar naturalmente a Língua Hebraica e continuam a adorar ao DEUS de seus antepassados.
Adão comeu o fruto da serpente, nasceu Caim. Abraão comeu o fruto da servente, nasceu Ismael. Esaú vendeu o direito de primogenitura. A sinagoga da serpente tá que tá. Kkkk.
Viva Cristo Rei 🙏, viva a Imaculada Conceição 🙌, viva a Santa Igreja Católica ⛪, viva o Império do Brazil 🇧🇷‼ TERCEIRO REINADO JÁ‼ S.A.I.R DOM BERTRAND, IMPERADOR DO BRASIL‼✨
O cara tem um canal, supostamente, sobre história, mas tudo que é vídeo recomendado que aparece pra mim, e vendo o histórico de video dele tb, é tudo sobre religião, principalmente cristianismo. Moço, se você quer ser cristão, avisa, fica comendo pelas beradas não...pode entrar.
A Tiro de hoje não é a mesma Tiro, a Tiro antiga era um país e não uma simples cidade como é hoje, Tiro foi destruída, o reino de Tiro não existe mais, antes ela era literalmente um reino, Inclusive parte da cidade antiga se encontra de baixo da água da forma como a profecia de Ezequiel disse que aconteceria séculos antes de acontecer, até as pedras sendo usadas como enxugadouro de rede a profecia fala e hoje lá em Tiro acontece exatamente isso.
Toda vez que leio um livro, eu atribuo a cada personagem a aparência de uma pessoa real, como atores, atrizes, políticos, atletas, conhecidos meus, etc. Estou lendo *Crime e Castigo* agora, do Dostoiévski, e cara, eu não sei porquê, mas eu mentalizo o protagonista (Raskólnikov) com a sua aparência e a sua voz kkkkkkkkkkkkkkk
😂
É fascinante perceber como as culturas evoluem para chegar onde estamos agora, o que elas precisam e criam para se adaptar às condições, igualzinho uma espécie biológica. A história às vezes parece biologia.
Saudação a partir de Angola , professor! Poderia, por favor, falar da relação entre o cristianismo e as ''religiões indígenas do Brasil''', no período colonial?
Não conheço profundamente o assunto, mas existe uma expressão religiosa, que mistura elementos do cristianismo com práticas indígenas, chamada catimbó na região nordeste do Brasil
A relação foi a mesma do colonizador onde eles chegaram... Tentaram por exemplo identificar Tupã, deus maior dos tupis com Jesus. Identificaram outras deidades com demônios, insistiam no batismo pq afinal de contas índio "não tem alma" até a conversão. Mais do mesmo. 👀
O q o professor Osvaldo Luíz diz é extamente isso, q não existia o conceito de Terra enquanto um planeta muito menos a noção de humanidade( a raça humana). Daí a criação era local não universal, o homem criado "à imagem" _como uma estátua(representação) do deus.
Viva toda gente peregrina
Exatamente!
É que o povinho pensa que a Biblia foi escrita como uma mensagem do passado pro futuro, mas não.
A Tese de Doutorado do Professor Osvaldo está no Portal Domínio Público: "Osvaldo Luiz Ribeiro - A Cosmogonia de Inauguração do Templo de Jerusalém - Tese de Doutorado - Portal Domínio Público
A maioria das pessoas daquela época não tinha contato com nenhum outro povo, nascia e morria no mesmo lugar, e nao tinha acesso a nenhum tipo de conhecimento como definimos hoje. É natural pensar que eles fundassem suas crenças se baseando no que os olhos podiam enxergar e o que uma mente limitada poderia conceber, então sim, é totalmente plausível que eles concebessem uma mitologia de que o Deus local criou o povo local e governa somente os territórios locais, mesmo quando o pouco contato com o mundo exterior acontecia, eles tratavam isso exatamente como foi descrito, os outros povos tinham a terra deles, o Deus deles, e consequentemente o mito de criação deles, cada um cuidava do seu, isso inclusive é descrito na bíblia com a distribuição dos povos e a distribuição dos deuses responsáveis pelos povos, esse era o "mundo" conhecido por eles, cada um com um estado e seus governantes divinos.
O professor oswaldo fala que Gênesis 1 é uma narrativa monárquica para a criação do templo de Jerusalém e a reconstrução de Judá. Criação é um termo monárquico. Sempre que um rei e seu reino era destruido é como se fosse o fim do mundo naquele tempo. Gênesis 1 a 11 é estritamente focado em Judá e seu povo. Ele fala tambem que nem sempre uma cosmologia de um rei é a mesma do povo habitante , um povo nao pensa a mesma coisa que o rei
Se for assim então até Deus seria uma alegoria para um rei antigo. Esse pessoal tem mania de achar que os povos antigos viviam de metáforas e não acreditavam no que escreviam
A pergunta é: Por que os Samaritanos aceitam o Gênesis se eles sempre rejeitaram o Templo de Jerusalém e Judá?
Nem da bola pra esse oswaldo, ele, a tradução dele e o canal dele sao coisas deploraveis
@@AzarabakuraFaria mais sentido ele argumentar que o mito de criação do mundo veio de um mito de criação de um reino. Apesar de achar meio fraco essa suposição.
Isso aí é puro terraplanismo.
Uma coisa que sempre achei curioso sobre a narrativa da Criação é que no relato dos sete dias a Bíblia fala da passagem do dia como se dia e noite mudassem pelo ligar e desligar de um interruptor. Afinal, você só temos noção de que é dia ou noite se estivermos em algum ponto específico da Terra, isso no contexto do planeta redondo fazendo movimento de rotação. Daí Deus diz haja luz no primeiro dia, sendo que nem a Terra existia já que nao tinha forma e era vazia, passou manhã e tarde e o primeiro dia(???).
existe um mapa da região com cada passagem biblica... e literalemente a biblia inteira caberia no rio de janeiro.
Ótimo raciocínio,histórico,parabéns, um canal excelente
Se na época em que foi escrito Gênese não havia noção de humanidade, pq haveria de ser o planeta? Qdo só havia Adão e Eva, e posteriormente Caim e Abel, quem era o povo para onde havia ido Caim, após matar seu irmão?
Fora que naquela época todos eram politeístas. Cada povo tinha um deus criador deste mesmo povo.
Para pensar: Se yahve criou o mundo todo, pq era deus apenas do povo de Israel? E pq ele admitia a existência de outros deuses?
Para as primeiras perguntas realmente existem controvérsias. Mas para responder seu "Para pensar" é bem tranquilo teologicamente. Deus escolheu Israel como testemunho para as nações, um exemplo de relacionamento com Deus. Sobre outros deuses, ele não se preocupava pois era mais um exemplo de onde seu povo escolhido não deveria se misturar. O novo testamento amplia essas explicações posteriormente.
@@ffffernando bom, no campo da teologia tudo é possível, basta resignificar o que estiver em dissonância e criar teorias absurdas. O problema é que a premissa não é verdadeira.
E outra, o objetivo da discussão não é teológico e sim histórico
Adicionando, o objeto da discussão é sob prisma histórico. O canal não discute religião. A religião se metamorfosea a todo instante para manter seus cativos. Estude mais e verá que os sacerdotes e escribas adaptavam as escrituras para atender seus interesses, que basicamente giravam em torno de poder e controle.
@@Disnelson você pergunta sobre motivações divinas e não quer uma resposta teológica? Estudar tanto sem fazer essa simples separação de conceitos na formulação das perguntas só vai te trazer mais confusão.
Como poderíamos cantar as canções do SENHOR em uma terra estrangeira? Se eu me esquecer de ti, ó Jerusalém, que a minha mão direita perca as suas habilidades! Que me grude a língua ao céu da boca, se eu não me lembrar de ti e não considerar Jerusalém a minha maior alegria!
Esse texto joga luz no tema, temos que responder o que seria uma terra estranha pra eles.
Ao meu ver se o Gênesis tivesse focado em falar de Judá os Samaritanos rejeitaríam esse livro igual rejeitaram os livros dos Reis por exemplo, o que não ocorre.
Consagra o vinho da Acácia Sagrada o vinho ayahuasca e veras
Eles tem o Pentateuco Samaritano, que é um pouco diferente do que conhecemos
@@mateusmendes9525 Sim, a diferença mais marcantes é o enfoque no monte Gerizin em vez de Judá. Porém o relato da criação tá igual.
@@cristianl.p.7795 ah certo, bem, não tava defendendo a ideia desse tal professor que tavam falando, cheguei aqui de paraquedas, mas poderia responder eles já pegaram o texto pronto dos antigos israelitas que habitavam ali
@@mateusmendes9525 Na verdade os Samaritanos SÃO o Israelitas que habitavam lá, mais especificamente o que sobrou das 10 Tribos "Perdidas" de Israel (principalmente a de Efraim). E os Judeus são as outras duas tribos, a de Judá e Benjamin.
Nesse ponto da criação local, eu concordo plenamente com o professor Oswaldo. Lá em Gênesis, quando Caim mat4 o irmão, ele vai para um lugar e um povo que deus da bíblia não havia criado, já que o povo de deus é descendente de Adão. Quando ele leva Moisés ao Egito para salvar o povo dele, o povo egípcio não é dado como povo dele e não por que eram ruins, já que quando os hebreus faziam algo que desagradavam o senhor, eles eram castigados como povo de deus. Então existia de fato uma divisão de deuses e seus povos
A Tese de Doutorado do Professor Osvaldo está no Portal Domínio Público.
Isso ocorre pq genesis 1 e 2 são textos diferentes q foram interpolados pela tradição.
Como dizia o letreiro de uma igreja que tinha perto da casa onde eu morava, que a palavra corra.
Parabéns pelos apontamentos sempre muito claros e organizados.
Queria apenas fazer uma observação. No minuto 5’, ao comentar sobre a visão grega de cosmos (Kosmos), já antes do período clássico e com os pré socráticos haviam especulações sobre a ideia de cosmos, ou seja “qual seria a ordem que rege a organização do universo macro e micro”. Isso foi conceituado e aperfeiçoado por Pitágoras (que explorou o conceito também da harmonia das esferas, etc). Importante ressaltar que o conceito de Cosmos (Universo) foi cunhado por Pitágoras/Pitagóricos. Portanto, deve-se dizer que um conceito de Universo nasce com os Gregos.
Por outro lado, os escritos judaicos, ao que se sabe efetivamente surgem pós cativeiro babilônico e os registros mais antigos são os manuscritos do Mar Morto, não consideravam um “Universo” neste conceito mais atual. Além disso, consideravam que o planeta era chato (quadrado) e que a terra era o centro do universo.
Já faz um tempo mas eu ainda fico surpreso com a melhora na qualidade de áudio e vídeo do canal.
Vídeos sempre muito bons, professor!
Professor se puder falar de puma punku , a ausência de algo mais histórico deixa o lado fictício e fantasia falar mais alto, realmente lá é algo incrível. Obrigado
"Céu" e "Terra" na Bíblia Hebraica são usados, ou dão essa forte impressão, para se referir ao todo criado.
Acontece o mesmo com conhecimento do "Bem" e do "Mal", ou seja, todo conhecimento.
O teor do meu comentário é mais voltado a Letras do que História, mas acho que não desabono ninguém.
O conteúdo do vídeo me provocou a pensar sobre figura de linguagem( no caso o "MERISMA" ).
Não, quem escreveu deixou claro que tava falando de céu e terra
Não tente fazer revisionismo em um texto com a visão do mundo atual
@@Georgiageorgiageorgia1 Essa forma de pensar é mais antiga do que a nossa, não é revisionismo; e só a mencionei porque no hebraico do Gênesis vemos merismas (termos em oposição) na linguagem, o narrador quer se referir a um todo. Isso é o pensamento unitário que está presente em vários momentos do texto. Estou me pautando, por exemplo, nos ensinamentos da professora Suzana Chwarts da USP, que é uma sumidade no assunto. É bem interessante assistir uma exposição dela. O tom aqui de maneira alguma é em desrespeito ao professor Henrique. Saberes se somam, por que asperezas? Fique em paz.
Acho uma boa interpretação histórica, mas dissonante do conhecimento que se pretende tratar ali
Nós cristãos dizemos (quanto ao que foi abordado no começo do vídeo) que a Bíblia é atemporal, ou seja, Deus entrega uma única profecia que se refere a diferentes eventos ao longo da história, o que ressalta a onisciência Dele.
Pra mim é bem claro que se vc não tem a noção de que vive num planeta nem de que existem outros povos além dos que seu próprio grupo tem contato, é claro que eu vou considerar as minhas histórias como universais e o meu "mundo" será feito de camadas acima e abaixo como alguns povos retrataram seu "mundo" a exemplo dos nórdicos. O local virava universal pois eu cria que o "mundo" era até onde a vista envxergava e não existia povos além dos que eu já conhecia. Não valia a pena sair em busca de outros povos pois provavelmente muitos tinham tentado e nunca voltavam. E digo mais: muitos contatos entre povos provavelmente aconteceram porque grupos se perderam kkkk. Só imaginar que o povoamento era baixíssimo, logo era difícil encontros aleatórios.
Parece que esse se tornou basicamente um canal Cristão. É o que dá visualização, então o autor vai trilhar por esse caminho obviamente.
Sensato como sempre😊
Professor, gosto muito do seu trabalho, ouço muito fazendo minhas tarefas diárias, algum dia você planeja colocar seu conteudo tambem no spotify? (Meu youtube não é premium, ai tem que ficar com a tela do celular ligado pra ouvir 😅)
Eu assisto os vídeos pelo crhome, ativo a opção 'para computador/como computadro' aí o próprio Chrome coloca o áudio em segundo plano(funciona com qualquer mídia)
O máximo que genesis abrange é o conceito de império. Se o texto é escrito pós exílio o autor tem em mente o império Aquemenida. Em genesis 10 fica bem explícito está noção quando a "terra" era dividida
Gênesis parece mais um relato das origens do mundo, da humanidade e da nação israelita, e não apenas da tribo de Judá.
Grannnnde Garoto !!!
Quero saber o que você Não leu !
Cada vez que te escuto me sinto mais analfabeto e ignorante !
Mesmo assim, é Muito bom te ouvir !!!
Forte abraço !!!
Muitas coisas ou cidades praticamente fazem parte do passado.
Se for ver as profecias até que de certa forma cumpriram mesmo!!!
Agora com respeito ao uso do termo "Céus e Terra".
Lembrar contigo não tinha uma palavra para dizer "universo", "cosmo" e por fim surgiu e só tem através do grego "kosmos".
Então para se referir ao universo inteiro eles usavam o termo "Céu e Terra" ou "Céus e Terra" no lugar! 🙂✌🏻😉
...lê sobre o Rei Davi e tira uma lição sobre empreendedorismo 😂😂😂😂
Acho que isso acontece no movimento neo pentecostal e no universo dos coachs.
Mas pq a necessidade de smp ficar tendo essa reinterpretação da biblia e nao so encara ela como um livro histórico, igual aos outros livros neh, q hj são considerados históricos ou ate msm só mitológico
O único problema dessa idéia é as muitas histórias judaicas provavelmente foram absorvidas dos povos mesopotâmicos, ja que na bíblia diz que o Éden está entre o rio Tigre e Eufrates, e a região de Judá, não se localiza aí. O povo historicamente relacionado a essa região são os Sumérios, ou seja, por mais a ideia seja aparentemente boa, parece meio desesperada.
Só para acrescentar, essa leitura do Osvaldo não é totalmente única..já vi um conteúdo da abc2 onde mencionam algumas questões literárias na estrutura da narrativa de criação do genesis, fazendo paralelos com o templo/tabernáculo ..o Osvaldo vai além e entende que o texto em sua montagem final faz uma alegoria para a reconstrução de Jerusalém.
Ou seja, os escritores da Bíblia escreviam o texto com uma intenção, mas como não sabiam de nada, o texto caduca, e aí invetam uma nova interpretação para tentar dar alguma credibilidade ao livro religioso. Na real, é tudo um engodo.
Além de ler a tese vale a pena conversar com o professor Osvaldo. Ia ser sensacional
A Tese de Doutorado do Professor Osvaldo está no Portal Domínio Público.
Entender a Biblia, religião e Deus de forma racional e histórica, é diferente do entendimento dogmático.
Um entendimento pressupõe instrução, estudo, leitura, conhecimento, o outro pressupõe iliteracia, fé, interesses materiais, interesses de dominação e submissão.
1:28 "queda de satanás" apesar de ñ ser uma interpretação q é consenso
Essas fábulas de Gênesis eram compatíveis com o nível de cultura dos povos da Idade do Bronze. Na atualidade, dado o nível de informação que dispomos, são menos críveis que as fábulas de Anderson. Nosso senso crítico classifica até de infantil ou grosseira a qualidade das histórias criadas pelos roteiristas da época.
Gênesis 1 tem seis dias.
João 1 tem quatro dias.
Sabe pq ?
Como assim?
Pra mim, genesis fala sobre a criação do ser humano. Somente cita que no princípio DEUS criou o céus e a terra, para contextualizar. Logo depois já vem com "no início a terra estava sem forma e vazia..." Desde a primeira vez que li na adolescência... Sem interferência de religião e procurando saber minimamente sobre os originais, tive essa impressão. Que no "primeiro dia" o planeta já estava lá, sem forma e vazio. Depois de muito tempo, a vida surgiu... Até mesmo porque em vários pontos de outros livros da bíblia, 1 dia é só uma representação simbolica...
a Biblia atual traduzida literalmente é para doutrina crista teológica (mitologia pura) - já a Biblia original hebraica é sobre a cultura teologica politica judaica...não tem nada de divindade!
Eu vejo bastante coerência na leitura do prof. Osvaldo. As hipóteses dele explicam satisfatoriamente as diferenças teologicas de Gênesis 1 para Genesis 2-3. O porquê de o primeiro Adão ser à imagem e semelhança de Deus para reinar sobre a natureza, enquanto o segundo é um trabalhador que veio do pó e voltará para o pó. O motivo da preferência de Yahweh pela pecuária agricultura. Também está de acordo com a narrativa de Cain e Abel, do Dilúvio, da terminologia de Jeremias...
Isso é mentira!
@@danielpereiradossantos798Em ciências históricas nada é 100%, mas o prof. Osvaldo embasa bem o que diz, ele publicou várias teses sobre o assunto, e submeteu ao escrutínio acadêmico. Espero que você tenha bons indícios e argumentos melhores para sustentar sua afirmação categórica.
A Tese de Doutorado do Professor Osvaldo está no Portal Domínio Público.
Só para quem conhece o professor Osvaldo Luiz Ribeiro: Criação do planeta Terra meuzovo.
A Tese de Doutorado do Professor Osvaldo está no Portal Domínio Público.
@@gersonrubin3314 para de fazer propaganda meu jovem 😅😅
Acho vc o cara ❤
Genesis e o princípio o início mas ele foca noumdo mundano pois não diz nada sobre os cê us que foram criado
"Ninguém jamais acredita que a Bíblia significa o que diz: ele está sempre convencido de que ela diz o que ele quer dizer. "
(George Bernard Shaw)
-- Alguém ainda precisa explicar porque Deus precisou descansar. --
Mentira, a biblia é a palavra de Deus.
@@danielpereiradossantos798 Então esse tal deus tem a boca muito suja...
@HeinrichvonReuss3747 cala a tua boca! É a tua boca que é suja.
@@danielpereiradossantos798 "Timeo Hominem Unius Libri"
@@danielpereiradossantos798calma cara
Eu entendi o que quis dizer, Henrique! Os textos antigos podem ser ressignificados pelas gerações posteriores e adapata-las às suas vivências e experiências atuais. Mas o que o professor Osvaldo tenta buscar são os fatos que justificaram os primeiros escritores judaítas a adotarem os mitos babilônicos para sua origem. Não à toa que o escritor de Isaías 65, 17-19, descreve que o deus da nação fará novos céus e nova terra, e não se mais se lembraram dos céus e terra velhas, bem assim continua, declinando que ele cria Jerusalém e o seu povo o jubila. E ele não afirma ser o único do planeta com a referida tese, mas diz que não viu outro estudioso que abordasse essa temática. Talvez exista essa, ou essas, pessoa, mas não se fez pública, ainda. E a ideia tem que ser anterior a do Osvaldo.
Vejo Tudo Como Hierarquia Tanto Nos Céus Como Na Terra,Como Toda Família Sempre Tem O Filho Da Perdição,E Não Foi Diferente Com Os Príncipes Celestial!
Eu Vejo A História da Bíblia Em Game Of Thrones!
Bom dia!
Poderia comentar a respeito de mudanças do papel da mulher nos escritos como a BÍBLIA?
Sl 8,1 Ó SENHOR, Senhor nosso, quão magnífico em toda a terra é o teu nome ! Pois expuseste nos céus a tua magestade.
Os ceus narram a glória de Deus, o firmamento anuncia as obras de suas mãos. Aleluia !
Like
Like 635
Esse professor é fera
A partícula "et" faz acusação direta do sujeito, é estes céus de Israel e está terra de Israel. E o que já estava feito(criado) o Elohim só organizou pois tudo já existia. Basta ler o texto com atenção. Um abraços de bnei- anussim, shalom !
Ôpa. Poderia falar mais sobre qualquer religião asiática? Só cristianismo já está me cansando.
👍
👍
Muito boa a sua analise e provavelmente e isso mesmo, embora ele tenha boas contribuicoes P Interpretação indiciaria da biblia se tratando do Teor historico critico , a falta de caridade epistemologica e neutralidade do Dr Oswaldo torna-o insuportável!
Não existe neutralidade. Quem paga de neutro só máscara sua orientação.
Explicação interessante, mas quanto no novo testamento Jesus e Paulo dão uma abordagem literal para Genesis traz uma perspectiva teológica que não aceita essa explicação.
mano, tenho pena.. juro! a ideologia dos nossos colonizadores n pode se sobrepor a nossa etnia!
A tese do professor Osvaldo quanto ao assunto, busca nos próprios textos bíblicos essa referência reteoprojetada para a reconstrução de Jerusalém. Isaías 65, 17-19, Salmos 102, 13-19, 2Pedro 3, 5 e Apocalipse 21. A leitura que ele faz é pelo método histórico crítico, e não de forma religiosa teológica. E, na minha opinião, a hipótese é plausível.
O texto foi construído pelo próprio Moisés, se era sobre a construção do templo, por que os samaritanos que eram contra a reconstrução e contra os judeus acreditavam em Gênesis 1?
@@josantaritta5035os samaritanos tem outra versão dos cinco livros de Moisés, e historiograficamente não tem como comprovar que foi Moisés que escreveu em 1500 a.C., ainda mais que as mais antigas evidências do Pentateuco vêm de algo do século 5 a.C.
@@mateusmendes9525 bom, se for por "historicamente não tem como provar." A Bíblia quase que por toda não tem não tem prova, outro autor que escreveu sobre, ou palavras que fogem da época da história. Me diga como é a fundação do mundo na Bíblia para os samaritanos então.
@josantaritta5035 sim, mas estava falando acerca da impossibilidade de interpretações adicionais que não levam em conta a literalidade do texto, fazendo assim estas poderem ter alguma legitimidade no meio religioso, pois a ciência ou o caso dos samaritanos não a podem descomprovar
Pouco provável que Moisés tenha escrito qualquer coisa..
Criação do mundo na ótica da bíblia e inspiração só do povo local, achar que um ser poderoso criou a formiga e a Galaxy de andrômeda, e Ilário.
Eu Vejo A História da Bíblia Em Dragon Ball Z!
Respeito o Oswaldo, mas se a narrativa sinalizasse a criação de um espaço restrito, não haveria a imagem de uma cupula que separa águas debaixo e de cima. A cupula (céu), que na narrativa contem as aguas de cima, podia ser vista de todo o mundo conhecido pelos povos mediterrâneos, razão pela qual o mito trata de uma criação mais ampla. Obviamente que a noção de planeta está bem distante dos antigos judaitas, só q o Oswaldo se apega a isso pra validar sua tese, colocando como se as hipoteses de leitura fossem ou Judá ou o universo como o conhecemos hj.
ontem vi seu vídeo e hj na primeira try dropei a montaria do cavaleiro tbm
aaaaaaaaaaaaaaaaaaa
depois de anosss
vou considerar que ver seu vídeo me deu sorte
Genesis eh metáfora do nascimento humano individual.
Mas...
Os egípcios de hoje estão arabizados e islamizados e não falam mais a Língua Egípcia nem acreditam mais nos seus deuses da antiguidade.
Tiro e Sidom de hoje estão arabizados e islamizados e não falam mais a Língua Fenícia nem adoram mais os seus antigos deuses.
Os israelenses de hoje estavam espalhados por todo o mundo e voltaram (ou foram voltados) para a sua antiga terra, voltaram a falar naturalmente a Língua Hebraica e continuam a adorar ao DEUS de seus antepassados.
Adão comeu o fruto da serpente, nasceu Caim.
Abraão comeu o fruto da servente, nasceu Ismael.
Esaú vendeu o direito de primogenitura.
A sinagoga da serpente tá que tá. Kkkk.
@@LuizSouza-h7w não entendi amigo,explica aí
@@THOR-sl7ig Gn 3, 1 >>>> João 3,1 O filho da serpente precisava nascer de novo.
Malabarismos, adaptações resumindo hipocrisias .
Viva Cristo Rei 🙏, viva a Imaculada Conceição 🙌, viva a Santa Igreja Católica ⛪, viva o Império do Brazil 🇧🇷‼
TERCEIRO REINADO JÁ‼
S.A.I.R DOM BERTRAND, IMPERADOR DO BRASIL‼✨
Isso mesmo, SAIR para longe do Brasil, esse francês afrescalhado...
O cara tem um canal, supostamente, sobre história, mas tudo que é vídeo recomendado que aparece pra mim, e vendo o histórico de video dele tb, é tudo sobre religião, principalmente cristianismo.
Moço, se você quer ser cristão, avisa, fica comendo pelas beradas não...pode entrar.
O genesis é a Criançao de Tudo!!
Até da palavra "Criançao".
A Tiro de hoje não é a mesma Tiro, a Tiro antiga era um país e não uma simples cidade como é hoje, Tiro foi destruída, o reino de Tiro não existe mais, antes ela era literalmente um reino, Inclusive parte da cidade antiga se encontra de baixo da água da forma como a profecia de Ezequiel disse que aconteceria séculos antes de acontecer, até as pedras sendo usadas como enxugadouro de rede a profecia fala e hoje lá em Tiro acontece exatamente isso.