Acredito muito que deveríamos apresentar com mais afinco a ideia libertaria para empresários. tendo a colaboração deles, fica muito mais facil passar a ideia para a massa.
LiberdadeRS Os gigantes, que ja tem monopolio, nao. Mas esses sao minoria. A grande maioria ficaria com certeza feliz em acabar com impostos e regulamentacoes. E nao vejo outra forma tao util, ja que somos poucos, precisamos fazer a cabeça das massas e acredito que esse seja a melhor maneira. Intensas palestras em empresas, e formando grupos de estudos para adultos e criancas... creio que sao o caminho.
Pedro VT na verdade eles odeiam isso as grandes corporações são contra o liberalismo econômico pois esse aumenta concorrência até mesmo imposto já foi defendido por grandes corporações em diversos países porque eles não serão tão afetados enquanto seus concorrentes vão falir por não conseguir lidar com essas regulamentações, já se perguntou porque tantas corporações fazem propagandas com defesa de ideias de esquerda? como por exemplo aquela da amazon que atacava o João Dória? É porque eles se beneficiam das regulamentações, impostos etc por meio da destruição da concorrência.
Empresários adoram o estado principalmente o protecionismo os únicos que podem brigar por liberdade São os indivíduos msm principalmente os pobre se conscientizar do mal que o estado causa a eles.
Agorismo pode usar a tecnologia ao seu favor, mas só a tecnologia em si não vai resolver, o bitcoin foi uma otima idéia, mas ele não sabota mais o Estado do que a Sonegação, manobras fiscais e o contrabando, que são ações agoristas, logo o agorismo é o caminho mais palpável, mais exequível para ser posto em prática, a tecnologia ainda vai depender de muitos mecanismos anti estado que só vão vir no futuro, o agorismo já está acontecendo diariamnete, o estado só existe pq vive do roubo, o agorismo diminui o roubo estatal.
Porto, no Rio de janeiro o estado está querendo proibir o uso de canudinho de plástico ... Ou seja . Eu não duvido do totalitarismo que o estado pode alcançar. Não duvido que ele proíba a comercialização de impressoras 3d por exemplo.
Lembrando que antigamente o estado controlava muito a informação, tá aí uma parte que a tecnologia JÁ superou o Estado. Talvez estejamos vivendo essa mesma revolução na questão da moeda, acho que as criptos já demonstram uma ótima capacidade de armazenamento de valor fora dos radares dos estados, falta ainda massificar para as trocas econômicas do dia a dia. Aí essa questão da arma é o próx passo.
12:09 e como o Daniel Fraga dizia em seus vídeos, as emissoras de TV são concessões estatais, ou seja, nenhuma emissora que depende de concessão da MÁFIA terá a ousadia de propagar idéias de Anarcocapitalismo, pois correrá o risco de ter sua "licença" retirada....
Finalmente um libertário começou a falar sobre o que eu sempre pensei. Só a tecnologia vai nos viabilizar a real possibilidade de vencer esse tipo de sistema antiquado.
Itália countryball Parece que alguém acordou com os pés de fora. Mas por falar em acentos, reparei que o italiano quase não tem acentos. Confere? *que *...
Estou com uma dúvida sobre o Anarcocapitalismo,pensa,o estado acabou, automáticamente, não tem mais polícia, hospital,etc,como implantar o Anarcocapitalismo depois daí,ou no caso ele já está implantado?,como as pessoas se organizariam pra criar um hospital particular etc,viraria a "Anarquia" do jeito que as pessoas pensam,com destruição e etc.
A solução rápida e simples pra isso é que todos(ou quase todos) os ancaps ocupem algum pedaço de terra(desocupado), se armem até os dentes e defendam sua soberania individual, se necessário. A partir daqui, a ordem natural opera. Pra mim a característica cultural básica que todo ancap deve ter, ou incorporar, é a obrigação de defender a sua propriedade e também de defender inocentes sempre que possível.
Acredito que todas essas formas são caminhos para chegar no anarcocapitalismo, mas todas elas partem de uma grande revolução cultural, que pode ser acionada, como você bem falou, pela tecnologia. Pode sim ser um ponto de partida, assim como a divulgação da ideia etc. Todos esses fatores podem influenciar na chegada do ANCAP simultaneamente.
5:50 Todos eram a favor da escravidão, premissa falsa, existente contra-exemplos, kkkk, brincadeira sei que quis dizer a maioria ou o consenso da época, mas eu sou detalhista.
Em resumo, o Porto defende: 1) a tecnologia como fator preponderante para, permitindo com que o estado não seja capaz de manter monopólios como o da segurança, os indivíduos tenham possibilidade de escolher quem vai o defender. Combina muito com o que fala Peter Turguniev, utilizando-se a partir dos argumentos de Ronald Coase e da ECT (Economia dos Custos de Transação); 2) ética argumentativa, a partir dos escritos de Hans Hermann Hoppe, ideia gestada no seio do revisionismo frankfurtiano, mas bem posta por Hoppe, dando legitimidade à existência do livre mercado. Desse modo, sem coação, os indivíduos empregando a razão são capazes de convencer, através do melhor argumento e da inteligibilidade, seus pares.
E se criarmos uma internet sem controle estatal - igualmente ao blockchain, não pode ser rastreado, não pode ser visto, não pode ser controlado e nem taxado. Que tal essa brisa!? Kkk
Minha estratégia é usar humor e uma linguagem mais simples para levar as ideias as pessoas, por isso fiz esse canal. Tecnologia também é uma estratégia adotada.
Alexandre Porto, mas hipoteticamente chegando em uma sociedade anarco-capitalista, o que seria feito contra uma elite empresarial q tivesse o poder capitalista nas mãos e começassem a explorar as pessoas que trabalham pra eles, o que deveria ser feito pra controlar isso e não deixar virar um monopólio capitalista?
Porto queria que você discorresse sobre o argumento de John Stuart Mill sobre " a natureza e os limites do poder legítimo que a sociedade pode exercer sobre o indivíduo". O argumento é o seguinte: -Todos os atos retos são atos que promovem o bem geral. -Nenhum ato que interfira na atividade auto-atinente é ato que promove o bem geral. ->Nenhum ato que interfira na atividade auto-atinente é reto. A segunda premissa que me parece errada ela está no ensaio "On liberty". Queria ver o que pensa a respeito.
EU TENHO UMA SUGESTÃO COM RELAÇÃO A VIA PUBLICA E GOSTARIA QUE VC APRECIASSE: Serviços Públicos estão blindados e alienados á precificação, poderíamos em fases bem estruturadas tornar padronizado toda e qualquer avaliação de um serviço público através de um aplicativo pra dar ou retirar bonificações a funcionários públicos e num passo mais adiante passaríamos a efetivamente pagar pela qualidade dos serviços prestados através dessas avaliações
Eu queria ver exemplos de pessoas relevantes que defendem essas formas que o Porto falou. Alias, Além do Porto eu n conheço ninguém que defenda uma única forma como ele descreveu como se elas fossem mutualmente exclusivas. Pessoas como Hoppe defendem uma mudança cultural. Uma Cultura Libertária. Através de toda e qualquer forma de espalhar a ideia, seja pela politica (e voto), agorismo ou divulgação direta das ideias. Nenhum autor serio no entanto defende uma revolução armada sabendo que isso é impossível sem uma cultura estabelecida.
Onde eu falei exclusivas? Onde eu falei que tem algum autor pra cada forma? Varios anarquistas como Bakunin defendem revolucao armada. Kogos também, que é ancap. "Altor" é com "u"
C'mon Porto, Kogos não é um autor relevante. Kogos é um meme. E o Bakunin nem é libertário no mesmo sentido, ele é um ancom. To falando de Kinsella , Block, Soto, Hoppe. Freidman, Rockwell, Mollyneux, Tucker... Nenhum deles defende revolução armada. Nenhum deles defende uma dessas formas exclusivamente. Todos defendem uma combinação de 2 ou mais. Eu sei que tu n disse que elas são mutualmente exclusivas. Mas o fato de não mencionar que elas podem ser combinadas leva a crer que são.
É logico que o estado vai proibir a impressora 3 D , ou mesmo proibir a impressão de armas , o controle vai ser muito difícil de ser feito pelo estado sim vai , assim como é muito difícil o estado ter o controle de armas ilegais , portando assim como as pessoas poderão imprimir armas mesmo com a proibição do estado , hoje elas também podem ter amas ilegais sem o estado saber então a impressão de armas 3D não mudaria muito em relação ao que é hoje
A resposta é muito simples: Ethereum, NEO, Dfinity, Storj, etc..! Eu não vejo muitos libertários falando sobre as tecnologias de smart contracts, mas se tem algo que pode descentralizar tudo são essas tecnologias. O potencial delas vai muito, muito além do que apenas servir como cryptomoedas.
Mas não os vejo se aprofundando no assunto mais do que falando de leve sobre projetos que alguém está trabalhando. Com o potencial dessas tecnologias elas deveriam ser marteladas na cabeça das pessoas até se tornarem popular. Se você perguntar, a maioria das pessoas acha que Ethereum por exemplo é apenas uma cryptomoeda. Nas maiores comunidades do assunto no Brasil, as pessoas falam de mineração apenas. Existe tanto a ser explorado nessas áreas, as pessoas não têm noção.
Eu achei que ele ia desenvolver uma linha de raciocínio para o porquê o anarcocapitalismo é o único sistema ético e viável. Mas não, ele realmente deu ideias de como chegar ao ancap :)
Outra situação é: libertarios indo morar numa mesma região do "país" e iniciar de lá o ancapistão. Por ter uma sociedade mais pacífica, outros não-libertarios iriam viver nas proximidades e se "tornariam" libertarios por efeito manada.
Só existe UMA LEI que é o respeito a propriedade privada legitima! O resto é socialismo/comunismo com uma caralhada de pseudo-termos que se contradizem e trazem conflitos por não levar em conta a escassez da propriedade privada!
Acredito que o melhor meio de a gente chega no Ancapistão é através do municipalismo, pois é ideia vista por todos como boa, ao contrário da secessão, que a maioria torce o nariz. Isso não é gradualismo, pois seria posta uma constituição Municipalista para referendar. Fazendo uma Confederação de Municípios aqui no Brasil, o próximo passo seria criar um município libertário, já que 90% das coisas seriam feitas pelos municípios, da aí seria só separar o município, e pronto, o primeiro Ancapistão do mundo estaria feito. Óbvio que não iria ser tão fácil assim, mas acho que essa é a melhor forma e real de a gente chega no Ancapistão. Recomendo que vejam o canal libertário O Municipalista
5 лет назад
Há coisas que não é possível você ter concorrência. O registro de imóveis, o registro de automóveis, a emissão de dinheiro são bons exemplos. Como pode haver dois ou mais donos únicos de um único imóvel, sendo que haveria dois ou mais cartórios de registros de imóveis? E de carros? e O dinheiro? Cada um emitira o seu próprio? Se for bitcoin, esse não é vulnerável e fácil de burlar?
Na verdade não. Pode haver concorrência de cartórios, já que a justiça não vai avaliar um em específico. Eu quero fazer um registro, mas aquilo já é dono de alguém, daí eu uso outro cartório, e ele vai a justiça, o que iria ser ruim para o cartorio e para mim. Para moedas, bem já existe. Existe mais de mil moedas criptográficas, acho que 3 mil para ser mais exato. Mas é comum que as melhores moedas fiquem, e as ruins vão sendo esquecidas e desvalorizadas.
Pedro Vagner não cara, espera aí, eu não tenho como ler todo um livro (que pelo título, deve estar em inglês) para tirar uma dúvida, eu queria que alguém ou dispusesse a explicar, ou me mandasse um link de um site explicando (mises por exemplo)
Vou explicar como funcionaria a polícia, a polícia é dividida em duas categorias, a polícia futuro e a polícia pretérito, segue abaixo a explicação 👇: POLÍCIA FUTURO A polícia futuro é a polícia especializada em deter crimes na rua, sendo eles que ainda irão acontecer, como furtos, estupros, assaltos, brigas, homicídios, ameaças, entre outros, a forma de a polícia pode operar em um livre mercado seria por forma contratual entre o dono da rua e a polícia, agindo por forma de vigilantismo nas ruas, com policiamento armado ou não armado, podendo prender e levar ao tribunal o criminoso, "e se prende-se alguém por algo que não é crime de verdade?" ora, é simples, quem julgaria o caso seria um tribunal que teria sua competência lastreada na concorrência e na moral das pessoas, mas e se uma pobre mulher fosse estuprada, como não tem condições financeiras não conseguiria justiça, certo? errado, primeiro por meio de ação jurídica seria investigado o caso, por meio da POLÍCIA PRETÉRITO e comprovado o crime, seria julgado e sofrer a pena lastreada na concorrência e na moralidade das pessoas, que seria ser preso e depois sofrer pena de morte, ao ser preso trabalharia para pagar os custos jurídicos da vítima, uma indenização decidida pelo tribunal e seu auto-custo, em seguida, depois de pago, iria sentar num certo colo de uma certa criatura horrenda, mas isso não interessa, o que interessa é que a justiça foi feita, e bom, já expliquei tudo, mas imagine , uma população fortemente armada, com tanques, antiaéreos, .50, metralhadoras, miniguns, bazucas, além também das agências privadas de polícia formando um grande exército !
@@nevergonnagiveyouup7308 eu sei como a polícia funcionaria, o modelo de ancapistão que eu considero mais funcional (ou o menos infuncional) é o neo-feudalismo, mas na prática, seria o que é os EUA hoje em dia
A tecnologia realmente está no caminho para o Anarquismo. O próprio exemplo disso é a fala de Paul Krugman criticando que as criptomoedas fizeram o sistema monetário retroceder 300 anos, além de outras críticas sobre a tecnologia das criptomoedas. Isso só mostra como as criptomoedas tem um poder imenso para que futuramente se chegue ao Ancapstão!
Vou explicar como funcionaria a polícia, a polícia é dividida em duas categorias, a polícia futuro e a polícia pretérito, segue abaixo a explicação 👇: POLÍCIA FUTURO A polícia futuro é a polícia especializada em deter crimes na rua, sendo eles que ainda irão acontecer, como furtos, estupros, assaltos, brigas, homicídios, ameaças, entre outros, a forma de a polícia pode operar em um livre mercado seria por forma contratual entre o dono da rua e a polícia, agindo por forma de vigilantismo nas ruas, com policiamento armado ou não armado, podendo prender e levar ao tribunal o criminoso, "e se prende-se alguém por algo que não é crime de verdade?" ora, é simples, quem julgaria o caso seria um tribunal que teria sua competência lastreada na concorrência e na moral das pessoas, mas e se uma pobre mulher fosse estuprada, como não tem condições financeiras não conseguiria justiça, certo? errado, primeiro por meio de ação jurídica seria investigado o caso, por meio da POLÍCIA PRETÉRITO e comprovado o crime, seria julgado e sofrer a pena lastreada na concorrência e na moralidade das pessoas, que seria ser preso e depois sofrer pena de morte, ao ser preso trabalharia para pagar os custos jurídicos da vítima, uma indenização decidida pelo tribunal e seu auto-custo, em seguida, depois de pago, iria sentar num certo colo de uma certa criatura horrenda, mas isso não interessa, o que interessa é que a justiça foi feita, e bom, já expliquei tudo, mas imagine , uma população fortemente armada, com tanques, antiaéreos, .50, metralhadoras, miniguns, bazucas, além também das agências privadas de polícia formando um grande exército !
Eu acho que não seria nada mal criar organizações libertárias independentes com suas próprias moedas buscando os meios mais viáveis para o fim do estado
E quando toda a máquina econômica for automatizada? Essa máquina deve ser controlada por alguns poucos seres humanos ou por todas as pessoas? O argumento para justificar que as empresas tenham proprietários é que elas funcionam melhor quando são privadas. Mas isso por que os humanos que as fazem funcionar só fazem as coisas bem feitas quando eles tem algo a ganhar com isso. Uma máquina não tem esse tipo de viés, e funciona tão bem seja ela propriedade de uma pessoa ou de todos.
Esse vídeo me suscitou uma petgunta: para chegar à anarquia deve-se passar necessariamente pelo minarquismo, ou seja, por uma diminuição gradual do Estado?
Muita gente recebeu dinheiro do BNDES e se tornou"empresario"agora alcança um patamar de semi deus e não quer colaborar com a União. Isso também não seria expropriação ou captação ilícita de recursos ? A regulamentação é necessária e o Estado também.
Pelo o que eu sei impressoras 3d so conseguem imprimir armas de (plastico) e armas de plastico com 2 disparos ja se tornam inutilizaveis, acho que nao é tal facil fazer uma revoluçao com armas artesanais. e o que voce acha?
Porto, acho q fui expulso do grupo e não faço ideia do pq. Eu nem havia postado recentemente e agora n sou capaz de encontrar o grupo. Alguém do grupo pode entrar em contato comigo ou me mandar o link do grupo.
Qualquer pessoa não... Em estados altamente regulados nem acesso à esses conteúdos se tem. Só de forma clandestina e bem arriscada. Na Coreia do Norte por exemplo nem corte de cabelo é livre. Eles regulam a Internet. Quanto à impressão 3D de armas... Ainda tem muito chão. É tem o disparador que deve ser de metal, vc precisa compras as balas... Ainda falta muito pra essa maravilha toda, um dia deve ser possível sim, mas ainda está longe. Ideias e convencimento deve ser constantes. E liberdade das pessoas poder ter essas ideias e falar para outros deve ser sempre assegurado, senão um grupo qq que tenha força vai dominar. Enfim, espero que as ideias ANCAPs prosperem ao longo do tempo, pois são as mais favoráveis às pessoas e sua liberdade Só acho que quem queria divulgar, devesse ter uma estratégia, pois quando alguém ouve pela primeira vez se assusta.... Hehehe E tem sempre as perguntas: quem fará as estradas? E a justiça?... etc Fora que são ideias bem diferentes de tudo que a maioria está acostumada, até vc que hj é ANCAP (abreviação de anarcocapitalismo) um dia achou o estado algo "normal“ ANCAPs precisam se estruturar melhor, mostrar para quem não conhece aos poucos, tipo montar LEGO, sabe? Comece pelo PNA e vai montando em cima da ética é da moral
Não acho que a tecnologia irá obsoletar o estado, porto. Eis minhas conclusões (posso estar enganado, mas estou aberto a debates): 1° - Luta Armada Esta sem dúvidas, é a que vai realmente derrubar a tirania do estado, ao meu vê, será sim necessário uma luta armada, nem que seja para dar um "Checkmatch", porque o estado como qualquer facção criminosa, está desposto à tudo para se manter no poder, até mesmo atirar em civis inocentes se for preciso. E tal ato, eles o classificarão na mídia de: "Garantia da lei e da ordem", inclusive já o fizeram isso na ditadura militar, que também era um estado. Lembre-se porto, estamos lhe dando com bandidos, com os que menos têm freios morais. Então SIM, será necessário uma luta armada, não se derruba tirania com pacifismo, porto, pois eles já fazem o seu papel de tirania. Ou é isso, ou um armamento total da população em uma guerra defensiva contra invasões, mas acho muito mais complicado esta opção do que a primeira, pois de anti-separatista, aqui esta cheio. Muitos irão morrer na guerra ?, de fato, mas o que os mesmos prefeririam, morrer lutando pela liberdade como seres humanos que nunca foram ou morrer como judeus em campos de concentração nazistas ?, servidos de cobaia para quaisquer tipo de experimentos, morticínios e torturas fisica e Psicologicamente !?. Porque é isso que vai acontecer na Nova Ordem Mundial, caso nos abstermos do combate armado. (Aberto à respostas). 2° Idéias o Anarcocapitalismo não é uma ideologia ou uma utopia, a única coisa que deve prevalecer, de fato, é a Propriedade Privada, e somente ela. as idéias advindas de achismos e utilitarismos, ao meu vê, levariam em algum momento a sociedade à uma forte conflitância com a PP, pois já vimos na historia casos assim, onde a difusão de idéias levaram à ideologias, tais como o própria democracia, Monarquia Etc... as ideias ficam no plano econômico, de como as finanças irão se dar na sociedade. Mas eu entendi o seu ponto, só quis acrescentar, acho que a via do diálogo/conscientização já esta perdida, o estado possui mais propaganda do que todos nós juntos, e a mentalidade anti-capitalista já abrangeu o intelecto da massa, os mesmos são cadáveres intelectuais. para a massa da esquerda e direita, o que vale é um papel rabiscado por políticos, sem quaisquer reflexões morais ou muito menos éticas. 3° Política Sinto nojo de falar do gradualismo na política, da mesma quero distância, o homem que defende o anarquismo pela via política, a mesma que tira dele o objetivo da liberdade, trata-se de mais um artificio para o sistema, e soma-se mais um na tirania, para talvez até mesmo perverter o anarquismo através deste elo, vide o Osterman, se dizia ferrenho "defensor da liberdade". Uma vez que você é engolido pelo monstro, só há um jeito de sair, bom dispensa comentários hehe. O gradualismo é uma forma esdrúxula de tapar o sol com uma peneira, é um sufrágio, que à longo prazo vai depauperar a população e tirar as suas liberdades. muitos que se dizem libertários ainda não abriram os olhos para enxergar que não existe saida na via política, o poder corrompe, meus amigos. O primeiro homem que entrar na política se dizendo libertário, este por definição não é, quando este perceber as vantagens que este cargo criminoso pode ofertar, não mais tentará se desviar dele, e assim cumprirá a agenda de seus superiores... 4° Agorismo Seria uma boa defensiva, porém, ainda estamos desarmados, se o estado quiser se impor e restringir algumas das nos praticas agoristas, elas caem por terra completamente, como banir uma exchange e proibir o cambio da moeda, por exemplo. Numa democracia, quem manda são os que têm mais armas, o monopólio está ciente do que o gado faz, e como o Paulo Kogos disse: O estado visa impedir TODA e QUALQUER interação deliberada do homem, eles querem controlar o homem em todo os aspectos. Acho que o agorismo à curto prazo traria sim mais liberdade econômica, como traz, porém, isso sendo praticado em larga escala, acordaria o monstro, e no final vocês sabem o que acontece, estamos em pleno comunismo mas ninguem percebeu ainda. 5°Tecnologia Porto, acho que você se equivocou um pouco neste tópico, você tem uma visão bastante raza quanto a isso, caro. A tecnologia tem proporcionado a nós, mais liberdades e facilitou a nossa vida em algum aspecto, o Bitcoin por exemplo, é uma moeda legitima e sem impostos devido a criptografia contida nos dados de cada uma, realmente a tecnologia contribui muito para a liberdade do indivíduo. Porém, como eu cite no tópico anterior, o estado muito provavelmente irá banir as exchanges e criptografar os dados dos cartões de crédito para que não se permita mais a compra de Bitcoin. Ou irá mesmo CRIMINALIZA-LAS! O estado tem o apoio da mídia e vise-versa, eles irão inventar que, estão querendo dar um golpe com as criptos, e também podem usar o golpe da nano que aconteceu no comeco deste ano como justificativa para criminalizar o uso de Bitcoins. Resultado final disso, como acontece no rio de janeiro, policia entrando na casa das familias obrigando a fazer uma "checagem" no PC ou Celular etc.., para vê se elas estam escondendo tributos. quanto às impressoras 3D, é a mesma coisa, será proibida para a população, com a prerrogativa da possibilidade de alguém fabricar armas. É simples, porto, quem tem as armas e a legitimação psicosocial, vence, e ponto, principalmente a LEGITIMAÇÃO, esta última que é o verdadeiro poder, seja numa democracia, ditadura ou monarquia, quem tem o controle sobre a propaganda e a legitimação sempre vence, lembre-se disso, porto. Por isso que eu acho a guerra inevitável *A segurança e a liberdade de uma civilização, é a via da espada* quem dizia isso era um filosofo que eu esqueci o nome, but whatever. Cara, falando sinceramente, não temos outra opção, o Gramscianismo está ai correndo solto, a única forma de acabar de uma vez por todas com o estado e restabelecer sociedades separatistas, como eram à seculos atrás, é o RADICALISMO intransigente contra o estado, a intolerância a tirania, isso é o que forma os pilares de uma civilização pacífica. Quem tiver argumentos melhores, por favor, vamos trocar conhecimentos! Siga com os videos, porto! Boa sorte.
John Galt ou o Leviatã? Escolho o último. Hobbes, no meu ponto de vista, decifrou mais a natureza humana. Se um Leviatã não chegaríamos onde chegamos. Étienne, de uma certa forma, revela a necessidade de algo mais forte.
acho que 3 coisas estão alcançável pra ajudarmos o anorco capitalismo a se propagar pela sociedade, 1- usar a mesma estratégia da esquerda, doutrinação infantil, que os professores doutrinem as crianças a se juntarem ao libertarianismo 2- grandes empresários e figuras públicas como jogadores de futebol aprovar essa ideia e falar isso publicamente 3-criar movimentos, como os canais do youtube pras pessoas terem acesso a achar as ideias libertárias por quem manja delas
Thiago Rodrigues kkkkkkkkk Jornalistas porcos e um parasita político. Você acha mesmo que ele vai comentar uma merda dessas? Que o Raphaël comente, ok, não fico surpreso mas o Alexandre nunca vai comentar isso. Ele é contra essa ideia de ficar seguindo e assistindo políticos como se fossem deuses.
C a r l o s M a g a l h ã e s がヅ queria apenas saber o que ele pensou sobre um dos principais programas da TV brasileira estar totalmente socialista , eu odeio políticos também
Olá, sei que sai um pouco do tema do vídeo, mas gostaria da ajuda de alguém. Recentemente eu tive uma conversa sobre uma sociedade ancap e entramos no âmbito da eutanásia, suicídio e depressão. Alguém tem algo relevante a dizer sobre isso, livros ou textos sobre esses temas? Posso invadir a propriedade de uma pessoa para interromper a tentativa de suicídio? Digo, posso, por exemplo, tomar a arma de sua mão ou derrubar o veneno? A eutanásia é um direito do indivíduo e caberia ao hospital privado, pela moral dos médicos, aceitar ou recusar que fosse realizado o procedimento? Caso seja errado tentar interromper o suicídio, isso muda diante de uma pessoa com depressão? Desculpe a possível ignorância, mas gostaria de aprender sobre o tema.
Para fazer uma arma funcional, você precisa de um torno mecânico (se for um computadorizado, melhor ainda) e de uma impressora 3d. Mas não podemos nos esquecer de que a arma precisa de munições e a sua compra, bem como de suas matérias-primas, pode ser facilmente restringida pelo estado.
Rick Sanchez Então, talvez não seja a palavra certa, mas me referia a um conluio entre empresas pra dominar o mercado. Tipo, digamos que tem uma cidadezinha, e ela tem três empresas, essa cidade fica longe de tudo, se essas empresas decidirem aumentar o preço ou fazer esquemas para um cliente gastar mais dinheiro do que seria o normal, o que aconteceria? Digo isso pq recentemente vi uma história onde a pessoa contava que nos EUA os hospitais faziam exames e constavam um diagnóstico que era impreciso de propósito, pro doente ir mais de uma vez no hospital. Excluindo o fato dos EUA não serem anarcocapitalista, pensei na situação em si.
Rick Sanchez Hm, entendi, o foda é que nesse caso tem que contar com alguém indo lá e criando um hospital do nada pra cobrir a demanda das pessoas, mas enfim, vlw.
Anarcocapitalismo é o sistema mais tirânico que tem, se vc não pagar pedágios pra se locomover vc não vai nem na esquina, cada rua vai ter um dono, ter que pagar pedágio a cada esquina que vc vira é um absurdo.
N seria um pedagio a cada esquina. Os donos das ruas ganhariam dinheiro sobre o comercio local, como num shopping. Tem boa seguranca e e mantido pelo comercio e vc n paga apenas pra Passar por la
Vc não acha a ideia do anarcocapitalismo meio contraditório? a ideia do anarquismo é contra a propriedade privada, ou de qualquer “poder”, o contrario do capitalismo.
Tem que se estabelecer uma cultura primeiro. No mínimo uma cultura de preservação da PP como ocorreu nos Estados Unidos colonial com as divulgações das ideias de Locke. Daí sim, como ocorreu lá, é pegar em armas e lutar por separatismo. Agorismo é pra nos ajudar a ter uma vida mais digna até lá e a tecnologia é inseparável tanto do agorismo, quanto da revolução armada, quanto da divulgação do libertarianismo. Política é pro Hide.
Por que o pessoal do grupo Libertarianismo zoa tanto com o Alexandre Porto? Sempre que vou lá tem algum meme tipo: "Malhando o cérebro com o filósofo Alexandre Porto", eu fico rindo pra poha mas não entendo pq pegam no pé dele
São crentelhos olavettes que me odeiam porque eu exponho o ridículo que é o pensamento deles. Aí ficam tentando achar alguma coisa que eu disse que seja idiota pra ficar printando, como não acham, inventam print fake ou tiram de contexto alguma zueira minha.
Mas a revolução industrial foi o berço do empreendedorismo apenas, não foi uma condução a um novo modelo de sociedade. Claro, a importância dela foi no sentido de apontar um rumo à história da humanidade, porém faltou a ela o caráter desintegrador com as raízes daquele modelos de sociedade, faltou a ruptura com o maldito Hobbes de sociedades anteriores, porém foi um direcionamento muito bom traçado para termos o modelo atual muito mais descentralizado em comparação com aquele período
AHR 77 Você caiu no complexo que os estatistas usam do "quem garante?" Ancap Cat Quando as redes descentralizadas de navegação tiverem um inchaço de usuários relativamente grande a ponto de preocupar o estado, ai sim a porra vai ficar séria
santa ingenuidade Batman, se um parasita estatal der uma ordem para sequestrar e logo em seguida assassinar brutalmente milhões de pessoas inocentes (incluído aqui eu e você), os cães de guarda da MÁFIA ESTATAL vão cumprir essa ordem... ou seja, esses integrantes das "forças armadas" da MÁFIA ESTATAL são os piores psicopatas possíveis... eles não estão nem aí se uma ordem é imoral ou não... eles cumprem a ordem e que se dane o resto... o ESTADO e suas gangues armadas foram o que mais mataram pessoas inocentes em todo o Mundo, eles desarmam a população e diz - cinicamente - que irão protegê-las...
O ancap não se mantém. Quem faz o ancap se manter são os indivíduos através das suas ações. Então, comece por você, faça a sua parte, boicote pessoas com ideias estatistas e crie uma cultura libertária, mostrando o libertarianismo aos seus filhos, família, vizinhos, etc. e que estes no futuro façam o mesmo. É assim que o Estado consegue se manter, atavés da alienação das massas que, por sua vez, vão alienar outras pessoas, então o Estado não precisa fazer nada porque as pessoas vão se alienar umas às outras e isso é passado de geração em geração. Mas ao contrário do Estado, nós não estamos alienando mas mostrando a verdade.
Esse é o desafio. Como manter um sistema, que mesmo que seja uma antítese do Estado, ainda assim só possa se manter com uma conscientização coletiva constante? Como impedir que Ancap se transforma em um algum tipo de "proto estado", mesmo que seja oligárquico ou monárquico, sendo o ser humano naturalmente um ser hierárquico que naturalmente busca lideranças?
Rick Sanchez É engraçado que apenas fatos científicos sejam válidos para algumas pessoas, quando temos todo um campo multidisciplinar que estuda a natureza do homem e sua relação o mundo e as pessoas, como a filosofia. É parte da inteligência humana analisar, categorizar, rotular e separar por hierarquias todo objeto de interação que ele se depara, incluindo aí a construção de hierarquias sociais, a partir da experiência que esse ser tem, primeiramente, com a própria família, depois com outros membros da sociedade. Por isso cientificistas dizem que o ser humano é naturalmente um primata (além das abordagens mais específicas que argumentam isso), pois até mesmo seus impulsos instintivos buscam a criação de hierarquias nas relações sociais, de forma que em qualquer sociedade, existe alguma forma rústica ou aprimorada de hierarquia. Assim, muitos cientistas acabaram vendo que os chipanzés, por exemplo, também tem sistemas hierárquicos, por vezes complexos, dentro um mesmo grupo. Bem, digo sobre o que esses cientistas falam, mas eu mesmo não acredito que o ser humano é um macaco, apesar de muitas vezes este se comportar como um. Não é necessário um cientista confirmar que hierarquia é um atributo nato do ser humano pois toda sociedade, por mais primitiva, possui uma. É por isso que o comunismo é anti-humano, pois visa eliminar essas hierarquias, inclusive as familiares, como desmontrado em obras utópicas que presavam esse objetivo, como o próprio livro Utopia de Thomas Morus, que previa a dissolução da família para eliminar de vez a individualidade e também a hierarquia que provém dela. Afinal, são baseados em interesses individuais que a transmissão do poder de liderança para um indivíduo ou grupo de indivíduos acontece.
@@kozmicaosNão é só concientização mas as pessoas teriam armas causando uma harmonia entre as forças juntamente com tribunais de justiça privados que poderiam ser boicotados caso fossem injustos e claramente antes da gente chegar até esse ponto precisamos entrar em uma minarquia defendida por MISES onde o estado já será pequeno e já haveria um bom desenvolvimento humano para derrubar o sistema e mantér a ordem social porém dúvido que eu estarei vivo neste dia e eu tenho 17 anos
Para ser pacifica tem que convencer uma população ou um grupo que uma determinada região pode ser separado do estado. E claro ter o agorismo nessa regiao. Mesmo o estado não concordando se tiver um numero consideravel pode repercurtir. Ou pela via política que seria muito mais difícil.
Basta usarmos o Kogos como escudo, não tomaríamos uma única bala dos estatistas
E o Kogos que se foda, né? kkk
C a r l o s M a g a l h ã e s がヅ claro
Kogos so prorege na horisontal, na vertical so é barreira ate 1,6m
Ahhhhh... as piadas de gordo
Tudo bem q ele é gordo mas ele é baixinho e não é indestrutível!
Acredito muito que deveríamos apresentar com mais afinco a ideia libertaria para empresários. tendo a colaboração deles, fica muito mais facil passar a ideia para a massa.
LiberdadeRS Os gigantes, que ja tem monopolio, nao. Mas esses sao minoria. A grande maioria ficaria com certeza feliz em acabar com impostos e regulamentacoes.
E nao vejo outra forma tao util, ja que somos poucos, precisamos fazer a cabeça das massas e acredito que esse seja a melhor maneira.
Intensas palestras em empresas, e formando grupos de estudos para adultos e criancas... creio que sao o caminho.
Pedro VT na verdade eles odeiam isso as grandes corporações são contra o liberalismo econômico pois esse aumenta concorrência até mesmo imposto já foi defendido por grandes corporações em diversos países porque eles não serão tão afetados enquanto seus concorrentes vão falir por não conseguir lidar com essas regulamentações, já se perguntou porque tantas corporações fazem propagandas com defesa de ideias de esquerda? como por exemplo aquela da amazon que atacava o João Dória? É porque eles se beneficiam das regulamentações, impostos etc por meio da destruição da concorrência.
Pensei que só eu tinha pensando nisso
Empresários adoram o estado principalmente o protecionismo os únicos que podem brigar por liberdade São os indivíduos msm principalmente os pobre se conscientizar do mal que o estado causa a eles.
Mas empresário só quer eliminar concorrência
Tecnologias são o melhor recurso mas o agorismo não pode ser ignorado
Agorismo pode usar a tecnologia ao seu favor, mas só a tecnologia em si não vai resolver, o bitcoin foi uma otima idéia, mas ele não sabota mais o Estado do que a Sonegação, manobras fiscais e o contrabando, que são ações agoristas, logo o agorismo é o caminho mais palpável, mais exequível para ser posto em prática, a tecnologia ainda vai depender de muitos mecanismos anti estado que só vão vir no futuro, o agorismo já está acontecendo diariamnete, o estado só existe pq vive do roubo, o agorismo diminui o roubo estatal.
Vamos depender da tecnologia mesmo, imagine se hoje não tivesse internet, seria todo mundo mais gado do que já é.
Porto, no Rio de janeiro o estado está querendo proibir o uso de canudinho de plástico ... Ou seja . Eu não duvido do totalitarismo que o estado pode alcançar. Não duvido que ele proíba a comercialização de impressoras 3d por exemplo.
Lembrando que antigamente o estado controlava muito a informação, tá aí uma parte que a tecnologia JÁ superou o Estado. Talvez estejamos vivendo essa mesma revolução na questão da moeda, acho que as criptos já demonstram uma ótima capacidade de armazenamento de valor fora dos radares dos estados, falta ainda massificar para as trocas econômicas do dia a dia. Aí essa questão da arma é o próx passo.
12:09 e como o Daniel Fraga dizia em seus vídeos, as emissoras de TV são concessões estatais, ou seja, nenhuma emissora que depende de concessão da MÁFIA terá a ousadia de propagar idéias de Anarcocapitalismo, pois correrá o risco de ter sua "licença" retirada....
Melhor antídoto pra gradualismo que eu já vi. Excelente
Finalmente um libertário começou a falar sobre o que eu sempre pensei. Só a tecnologia vai nos viabilizar a real possibilidade de vencer esse tipo de sistema antiquado.
Se nós não chegarmos no anarcocapitalismo, o anarcocapitalismo chega em nós.
chegará*
MateusFell I Em mais de 10 anos de RUclips, acho que você foi a primeira pessoa que me corrigiu.
Tio Bedis do Canal Frase delirante kkk
Itália countryball *é
Itália countryball Parece que alguém acordou com os pés de fora. Mas por falar em acentos, reparei que o italiano quase não tem acentos. Confere?
*que
*...
Não subestime o estado ele não vai morrer sem resistir! Hj já vivemos numa distopia e a tendência é piorar!
Estou com uma dúvida sobre o Anarcocapitalismo,pensa,o estado acabou, automáticamente, não tem mais polícia, hospital,etc,como implantar o Anarcocapitalismo depois daí,ou no caso ele já está implantado?,como as pessoas se organizariam pra criar um hospital particular etc,viraria a "Anarquia" do jeito que as pessoas pensam,com destruição e etc.
A solução rápida e simples pra isso é que todos(ou quase todos) os ancaps ocupem algum pedaço de terra(desocupado), se armem até os dentes e defendam sua soberania individual, se necessário. A partir daqui, a ordem natural opera.
Pra mim a característica cultural básica que todo ancap deve ter, ou incorporar, é a obrigação de defender a sua propriedade e também de defender inocentes sempre que possível.
Acredito que todas essas formas são caminhos para chegar no anarcocapitalismo, mas todas elas partem de uma grande revolução cultural, que pode ser acionada, como você bem falou, pela tecnologia. Pode sim ser um ponto de partida, assim como a divulgação da ideia etc. Todos esses fatores podem influenciar na chegada do ANCAP simultaneamente.
A idéia é essa.
E se eles aumentarem impostos e regulamentarem até fica algo muito caro para a população a impressora 3D?
As impressoras pode se atualizada pra imprimir outras impressoras
Da pra burla através de criptos pra conseguir mais barato.
5:50 Todos eram a favor da escravidão, premissa falsa, existente contra-exemplos, kkkk, brincadeira sei que quis dizer a maioria ou o consenso da época, mas eu sou detalhista.
No mapa do Fortnite já tem o Ancapistão (Terras Anárquicas) rsrsrsrs
Eu acho q vai ser tudo junto! Agorismo, tecnologia, bala e etc!
*Nunca deixará de exstir o Estado*
deixará sim no futuro
Em resumo, o Porto defende:
1) a tecnologia como fator preponderante para, permitindo com que o estado não seja capaz de manter monopólios como o da segurança, os indivíduos tenham possibilidade de escolher quem vai o defender. Combina muito com o que fala Peter Turguniev, utilizando-se a partir dos argumentos de Ronald Coase e da ECT (Economia dos Custos de Transação);
2) ética argumentativa, a partir dos escritos de Hans Hermann Hoppe, ideia gestada no seio do revisionismo frankfurtiano, mas bem posta por Hoppe, dando legitimidade à existência do livre mercado. Desse modo, sem coação, os indivíduos empregando a razão são capazes de convencer, através do melhor argumento e da inteligibilidade, seus pares.
Boa Alexandre! Like!
E se criarmos uma internet sem controle estatal - igualmente ao blockchain, não pode ser rastreado, não pode ser visto, não pode ser controlado e nem taxado. Que tal essa brisa!? Kkk
Já existe, se chama deep web
Este canal é empolgante!
Minha estratégia é usar humor e uma linguagem mais simples para levar as ideias as pessoas, por isso fiz esse canal. Tecnologia também é uma estratégia adotada.
Alexandre Porto, mas hipoteticamente chegando
em uma sociedade anarco-capitalista, o que seria feito contra uma elite empresarial q tivesse o poder capitalista nas mãos e começassem a explorar as pessoas que trabalham pra eles, o que deveria ser feito pra controlar isso e não deixar virar um monopólio capitalista?
Porto queria que você discorresse sobre o argumento de John Stuart Mill sobre " a natureza e os limites do poder legítimo que a sociedade pode exercer sobre o indivíduo".
O argumento é o seguinte:
-Todos os atos retos são atos que promovem o bem geral.
-Nenhum ato que interfira na atividade auto-atinente é ato que promove o bem geral.
->Nenhum ato que interfira na atividade auto-atinente é reto.
A segunda premissa que me parece errada ela está no ensaio "On liberty". Queria ver o que pensa a respeito.
ashuahshuahsu ele é o pai do utilitarismo, mas o argumento é válido, o que eu estou com dúvida é quanto as premissas.
EU TENHO UMA SUGESTÃO COM RELAÇÃO A VIA PUBLICA E GOSTARIA QUE VC APRECIASSE:
Serviços Públicos estão blindados e alienados á precificação, poderíamos em fases bem estruturadas tornar padronizado toda e qualquer avaliação de um serviço público através de um aplicativo pra dar ou retirar bonificações a funcionários públicos e num passo mais adiante passaríamos a efetivamente pagar pela qualidade dos serviços prestados através dessas avaliações
Eu queria ver exemplos de pessoas relevantes que defendem essas formas que o Porto falou. Alias, Além do Porto eu n conheço ninguém que defenda uma única forma como ele descreveu como se elas fossem mutualmente exclusivas.
Pessoas como Hoppe defendem uma mudança cultural. Uma Cultura Libertária. Através de toda e qualquer forma de espalhar a ideia, seja pela politica (e voto), agorismo ou divulgação direta das ideias. Nenhum autor serio no entanto defende uma revolução armada sabendo que isso é impossível sem uma cultura estabelecida.
Sokath gradualismo?
Onde eu falei exclusivas?
Onde eu falei que tem algum autor pra cada forma?
Varios anarquistas como Bakunin defendem revolucao armada. Kogos também, que é ancap.
"Altor" é com "u"
Grupo libertário no wpp:
Link do grupo:
chat.whatsapp.com/CRKqQc6He9TEE67tYUHSJA
Sokath Geraldo Alckmin
C'mon Porto, Kogos não é um autor relevante. Kogos é um meme. E o Bakunin nem é libertário no mesmo sentido, ele é um ancom.
To falando de Kinsella , Block, Soto, Hoppe. Freidman, Rockwell, Mollyneux, Tucker... Nenhum deles defende revolução armada. Nenhum deles defende uma dessas formas exclusivamente. Todos defendem uma combinação de 2 ou mais.
Eu sei que tu n disse que elas são mutualmente exclusivas. Mas o fato de não mencionar que elas podem ser combinadas leva a crer que são.
podemos esperar as falhas no sistema acabarem com ele proprio a china pode entrar em recessão a qualquer momento por exemplo .
É logico que o estado vai proibir a impressora 3 D , ou mesmo proibir a impressão de armas , o controle vai ser muito difícil de ser feito pelo estado sim vai , assim como é muito difícil o estado ter o controle de armas ilegais , portando assim como as pessoas poderão imprimir armas mesmo com a proibição do estado , hoje elas também podem ter amas ilegais sem o estado saber então a impressão de armas 3D não mudaria muito em relação ao que é hoje
A resposta é muito simples: Ethereum, NEO, Dfinity, Storj, etc..!
Eu não vejo muitos libertários falando sobre as tecnologias de smart contracts, mas se tem algo que pode descentralizar tudo são essas tecnologias. O potencial delas vai muito, muito além do que apenas servir como cryptomoedas.
Mas não os vejo se aprofundando no assunto mais do que falando de leve sobre projetos que alguém está trabalhando. Com o potencial dessas tecnologias elas deveriam ser marteladas na cabeça das pessoas até se tornarem popular. Se você perguntar, a maioria das pessoas acha que Ethereum por exemplo é apenas uma cryptomoeda. Nas maiores comunidades do assunto no Brasil, as pessoas falam de mineração apenas. Existe tanto a ser explorado nessas áreas, as pessoas não têm noção.
Eu achei que ele ia desenvolver uma linha de raciocínio para o porquê o anarcocapitalismo é o único sistema ético e viável. Mas não, ele realmente deu ideias de como chegar ao ancap :)
A produção de armas já pode ser descentralizada basta achar um bom metalúrgico ele consegue fabrica uma arma fácil só munição que seria mais difícil.
Outra situação é: libertarios indo morar numa mesma região do "país" e iniciar de lá o ancapistão. Por ter uma sociedade mais pacífica, outros não-libertarios iriam viver nas proximidades e se "tornariam" libertarios por efeito manada.
Gente ainda n entendi a diferença entre anarquismo e anarcocapitalismo
Matheus Kubo Na verdadeira anarquia não existiria propriedade privada. Anarcocapitalismo é uma contradição.
Só existe UMA LEI que é o respeito a propriedade privada legitima! O resto é socialismo/comunismo com uma caralhada de pseudo-termos que se contradizem e trazem conflitos por não levar em conta a escassez da propriedade privada!
Shinobi Concordo, porém o nosso sistema atual não é jusracionalista mas sim juspositivista.
Onde vocês comprariam munição caso criassem uma arma 3d.
As opções, "política", "ideias" e "sonegação" são altamente colaborativas entre si não concordam?
Acredito que o melhor meio de a gente chega no Ancapistão é através do municipalismo, pois é ideia vista por todos como boa, ao contrário da secessão, que a maioria torce o nariz. Isso não é gradualismo, pois seria posta uma constituição Municipalista para referendar.
Fazendo uma Confederação de Municípios aqui no Brasil, o próximo passo seria criar um município libertário, já que 90% das coisas seriam feitas pelos municípios, da aí seria só separar o município, e pronto, o primeiro Ancapistão do mundo estaria feito.
Óbvio que não iria ser tão fácil assim, mas acho que essa é a melhor forma e real de a gente chega no Ancapistão.
Recomendo que vejam o canal libertário O Municipalista
Há coisas que não é possível você ter concorrência. O registro de imóveis, o registro de automóveis, a emissão de dinheiro são bons exemplos. Como pode haver dois ou mais donos únicos de um único imóvel, sendo que haveria dois ou mais cartórios de registros de imóveis? E de carros? e O dinheiro? Cada um emitira o seu próprio? Se for bitcoin, esse não é vulnerável e fácil de burlar?
Na verdade não. Pode haver concorrência de cartórios, já que a justiça não vai avaliar um em específico. Eu quero fazer um registro, mas aquilo já é dono de alguém, daí eu uso outro cartório, e ele vai a justiça, o que iria ser ruim para o cartorio e para mim.
Para moedas, bem já existe. Existe mais de mil moedas criptográficas, acho que 3 mil para ser mais exato. Mas é comum que as melhores moedas fiquem, e as ruins vão sendo esquecidas e desvalorizadas.
Show esse vídeo ficou muito bom.
Prefiro fazer campo de concentração com políticos
Como nós manteríamos uma anarquia? Como seria o sistema de segurança coletiva?
Pedro Vagner não cara, espera aí, eu não tenho como ler todo um livro (que pelo título, deve estar em inglês) para tirar uma dúvida, eu queria que alguém ou dispusesse a explicar, ou me mandasse um link de um site explicando (mises por exemplo)
Vou explicar como funcionaria a polícia, a polícia é dividida em duas categorias, a polícia futuro e a polícia pretérito, segue abaixo a explicação 👇:
POLÍCIA FUTURO
A polícia futuro é a polícia especializada em deter crimes na rua, sendo eles que ainda irão acontecer, como furtos, estupros, assaltos, brigas, homicídios, ameaças, entre outros, a forma de a polícia pode operar em um livre mercado seria por forma contratual entre o dono da rua e a polícia, agindo por forma de vigilantismo nas ruas, com policiamento armado ou não armado, podendo prender e levar ao tribunal o criminoso, "e se prende-se alguém por algo que não é crime de verdade?" ora, é simples, quem julgaria o caso seria um tribunal que teria sua competência lastreada na concorrência e na moral das pessoas, mas e se uma pobre mulher fosse estuprada, como não tem condições financeiras não conseguiria justiça, certo? errado, primeiro por meio de ação jurídica seria investigado o caso, por meio da
POLÍCIA PRETÉRITO
e comprovado o crime, seria julgado e sofrer a pena lastreada na concorrência e na moralidade das pessoas, que seria ser preso e depois sofrer pena de morte, ao ser preso trabalharia para pagar os custos jurídicos da vítima, uma indenização decidida pelo tribunal e seu auto-custo, em seguida, depois de pago, iria sentar num certo colo de uma certa criatura horrenda, mas isso não interessa, o que interessa é que a justiça foi feita, e bom, já expliquei tudo, mas imagine , uma população fortemente armada, com tanques, antiaéreos, .50, metralhadoras, miniguns, bazucas, além também das agências privadas de polícia formando um grande exército !
mantendo através do mercado
@@nevergonnagiveyouup7308 eu sei como a polícia funcionaria, o modelo de ancapistão que eu considero mais funcional (ou o menos infuncional) é o neo-feudalismo, mas na prática, seria o que é os EUA hoje em dia
Pq não usar todas as estratégias em conjunto ?
Faz um video ensinando a sonegar impostos
A tecnologia realmente está no caminho para o Anarquismo. O próprio exemplo disso é a fala de Paul Krugman criticando que as criptomoedas fizeram o sistema monetário retroceder 300 anos, além de outras críticas sobre a tecnologia das criptomoedas. Isso só mostra como as criptomoedas tem um poder imenso para que futuramente se chegue ao Ancapstão!
Em falar em ideias como funcionária a segurança e o judiciário?
Bruno Nunes ruclips.net/video/RA6333SImog/видео.html
Vou explicar como funcionaria a polícia, a polícia é dividida em duas categorias, a polícia futuro e a polícia pretérito, segue abaixo a explicação 👇:
POLÍCIA FUTURO
A polícia futuro é a polícia especializada em deter crimes na rua, sendo eles que ainda irão acontecer, como furtos, estupros, assaltos, brigas, homicídios, ameaças, entre outros, a forma de a polícia pode operar em um livre mercado seria por forma contratual entre o dono da rua e a polícia, agindo por forma de vigilantismo nas ruas, com policiamento armado ou não armado, podendo prender e levar ao tribunal o criminoso, "e se prende-se alguém por algo que não é crime de verdade?" ora, é simples, quem julgaria o caso seria um tribunal que teria sua competência lastreada na concorrência e na moral das pessoas, mas e se uma pobre mulher fosse estuprada, como não tem condições financeiras não conseguiria justiça, certo? errado, primeiro por meio de ação jurídica seria investigado o caso, por meio da
POLÍCIA PRETÉRITO
e comprovado o crime, seria julgado e sofrer a pena lastreada na concorrência e na moralidade das pessoas, que seria ser preso e depois sofrer pena de morte, ao ser preso trabalharia para pagar os custos jurídicos da vítima, uma indenização decidida pelo tribunal e seu auto-custo, em seguida, depois de pago, iria sentar num certo colo de uma certa criatura horrenda, mas isso não interessa, o que interessa é que a justiça foi feita, e bom, já expliquei tudo, mas imagine , uma população fortemente armada, com tanques, antiaéreos, .50, metralhadoras, miniguns, bazucas, além também das agências privadas de polícia formando um grande exército !
Cara da para usar todas talvés,as idéias,a política,o agorismo,a tecnologia e a luta armada caso o estado e seus bandidos resistam
Eu acho que não seria nada mal criar organizações libertárias independentes com suas próprias moedas buscando os meios mais viáveis para o fim do estado
PARABÉNS ÓTIMO VÍDEO.
E quando toda a máquina econômica for automatizada? Essa máquina deve ser controlada por alguns poucos seres humanos ou por todas as pessoas? O argumento para justificar que as empresas tenham proprietários é que elas funcionam melhor quando são privadas. Mas isso por que os humanos que as fazem funcionar só fazem as coisas bem feitas quando eles tem algo a ganhar com isso. Uma máquina não tem esse tipo de viés, e funciona tão bem seja ela propriedade de uma pessoa ou de todos.
é impossível automatizar toda a economia
@@nevergonnagiveyouup7308 Hoje sim.
Esse vídeo me suscitou uma petgunta: para chegar à anarquia deve-se passar necessariamente pelo minarquismo, ou seja, por uma diminuição gradual do Estado?
não
Pq o estado não terá privilégio no acesso à tecnologia?
o mercado copia e torna acessivel
Muita gente recebeu dinheiro do BNDES e se tornou"empresario"agora alcança um patamar de semi deus e não quer colaborar com a União.
Isso também não seria expropriação ou captação ilícita de recursos ?
A regulamentação é necessária e o Estado também.
bom vídeo, rico em informações e ideias
Pelo o que eu sei impressoras 3d so conseguem imprimir armas de (plastico) e armas de plastico com 2 disparos ja se tornam inutilizaveis, acho que nao é tal facil fazer uma revoluçao com armas artesanais. e o que voce acha?
Já estão imprimindo armas "funcionais"
Otimo video!
Porto, acho q fui expulso do grupo e não faço ideia do pq. Eu nem havia postado recentemente e agora n sou capaz de encontrar o grupo. Alguém do grupo pode entrar em contato comigo ou me mandar o link do grupo.
Para além do Facebook como posso falar com VC?
Alguém sabe o que o Alexandre faz pra viver, no que ele trabalha?
Vídeo excelente !
Tecnologia e idéias!
Library Genesis está fora do ar.
www.libgen.io
Qualquer pessoa não... Em estados altamente regulados nem acesso à esses conteúdos se tem. Só de forma clandestina e bem arriscada. Na Coreia do Norte por exemplo nem corte de cabelo é livre. Eles regulam a Internet.
Quanto à impressão 3D de armas... Ainda tem muito chão. É tem o disparador que deve ser de metal, vc precisa compras as balas... Ainda falta muito pra essa maravilha toda, um dia deve ser possível sim, mas ainda está longe.
Ideias e convencimento deve ser constantes. E liberdade das pessoas poder ter essas ideias e falar para outros deve ser sempre assegurado, senão um grupo qq que tenha força vai dominar.
Enfim, espero que as ideias ANCAPs prosperem ao longo do tempo, pois são as mais favoráveis às pessoas e sua liberdade
Só acho que quem queria divulgar, devesse ter uma estratégia, pois quando alguém ouve pela primeira vez se assusta.... Hehehe
E tem sempre as perguntas: quem fará as estradas? E a justiça?... etc
Fora que são ideias bem diferentes de tudo que a maioria está acostumada, até vc que hj é ANCAP (abreviação de anarcocapitalismo) um dia achou o estado algo "normal“
ANCAPs precisam se estruturar melhor, mostrar para quem não conhece aos poucos, tipo montar LEGO, sabe? Comece pelo PNA e vai montando em cima da ética é da moral
Library genesis não está funcionando :/
www.libgen.io
Obrigado Porto meu chapa, poderia ter mais materiais em português.
Tecnologia
Lembrei de você quando ele falou isso. kkkkkk
Mas tenho minhas duvidas por causa da IA na robótica. Imagina o estado com um exército de robôs?
Não acho que a tecnologia irá obsoletar o estado, porto.
Eis minhas conclusões (posso estar enganado, mas estou aberto a debates):
1° - Luta Armada
Esta sem dúvidas, é a que vai realmente derrubar a tirania do estado, ao meu vê, será sim necessário uma luta armada, nem que seja para dar um "Checkmatch", porque o estado como qualquer facção criminosa, está desposto à tudo para se manter no poder, até mesmo atirar em civis inocentes se for preciso. E tal ato, eles o classificarão na mídia de: "Garantia da lei e da ordem", inclusive já o fizeram isso na ditadura militar, que também era um estado.
Lembre-se porto, estamos lhe dando com bandidos, com os que menos têm freios morais. Então SIM, será necessário uma luta armada, não se derruba tirania com pacifismo, porto, pois eles já fazem o seu papel de tirania. Ou é isso, ou um armamento total da população em uma guerra defensiva contra invasões, mas acho muito mais complicado esta opção do que a primeira, pois de anti-separatista, aqui esta cheio.
Muitos irão morrer na guerra ?, de fato, mas o que os mesmos prefeririam, morrer lutando pela liberdade como seres humanos que nunca foram ou morrer como judeus em campos de concentração nazistas ?, servidos de cobaia para quaisquer tipo de experimentos, morticínios e torturas fisica e Psicologicamente !?.
Porque é isso que vai acontecer na Nova Ordem Mundial, caso nos abstermos do combate armado.
(Aberto à respostas).
2° Idéias
o Anarcocapitalismo não é uma ideologia ou uma utopia, a única coisa que deve prevalecer, de fato, é a Propriedade Privada, e somente ela.
as idéias advindas de achismos e utilitarismos, ao meu vê, levariam em algum momento a sociedade à uma forte conflitância com a PP, pois já vimos na historia casos assim, onde a difusão de idéias levaram à ideologias, tais como o própria democracia, Monarquia Etc...
as ideias ficam no plano econômico, de como as finanças irão se dar na sociedade.
Mas eu entendi o seu ponto, só quis acrescentar, acho que a via do diálogo/conscientização já esta perdida, o estado possui mais propaganda do que todos nós juntos, e a mentalidade anti-capitalista já abrangeu o intelecto da massa, os mesmos são cadáveres intelectuais.
para a massa da esquerda e direita, o que vale é um papel rabiscado por políticos, sem quaisquer reflexões morais ou muito menos éticas.
3° Política
Sinto nojo de falar do gradualismo na política, da mesma quero distância, o homem que defende o anarquismo pela via política, a mesma que tira dele o objetivo da liberdade, trata-se de mais um artificio para o sistema, e soma-se mais um na tirania, para talvez até mesmo perverter o anarquismo através deste elo, vide o Osterman, se dizia ferrenho "defensor da liberdade".
Uma vez que você é engolido pelo monstro, só há um jeito de sair, bom dispensa comentários hehe.
O gradualismo é uma forma esdrúxula de tapar o sol com uma peneira, é um sufrágio, que à longo prazo vai depauperar a população e tirar as suas liberdades.
muitos que se dizem libertários ainda não abriram os olhos para enxergar que não existe saida na via política, o poder corrompe, meus amigos.
O primeiro homem que entrar na política se dizendo libertário, este por definição não é, quando este perceber as vantagens que este cargo criminoso pode ofertar, não mais tentará se desviar dele, e assim cumprirá a agenda de seus superiores...
4° Agorismo
Seria uma boa defensiva, porém, ainda estamos desarmados, se o estado quiser se impor e restringir algumas das nos praticas agoristas, elas caem por terra completamente, como banir uma exchange e proibir o cambio da moeda, por exemplo.
Numa democracia, quem manda são os que têm mais armas, o monopólio está ciente do que o gado faz, e como o Paulo Kogos disse: O estado visa impedir TODA e QUALQUER interação deliberada do homem, eles querem controlar o homem em todo os aspectos.
Acho que o agorismo à curto prazo traria sim mais liberdade econômica, como traz, porém, isso sendo praticado em larga escala, acordaria o monstro, e no final vocês sabem o que acontece, estamos em pleno comunismo mas ninguem percebeu ainda.
5°Tecnologia
Porto, acho que você se equivocou um pouco neste tópico, você tem uma visão bastante raza quanto a isso, caro.
A tecnologia tem proporcionado a nós, mais liberdades e facilitou a nossa vida em algum aspecto, o Bitcoin por exemplo, é uma moeda legitima e sem impostos devido a criptografia contida nos dados de cada uma, realmente a tecnologia contribui muito para a liberdade do indivíduo.
Porém, como eu cite no tópico anterior, o estado muito provavelmente irá banir as exchanges e criptografar os dados dos cartões de crédito para que não se permita mais a compra de Bitcoin. Ou irá mesmo CRIMINALIZA-LAS!
O estado tem o apoio da mídia e vise-versa, eles irão inventar que, estão querendo dar um golpe com as criptos, e também podem usar o golpe da nano que aconteceu no comeco deste ano como justificativa para criminalizar o uso de Bitcoins.
Resultado final disso, como acontece no rio de janeiro, policia entrando na casa das familias obrigando a fazer uma "checagem" no PC ou Celular etc.., para vê se elas estam escondendo tributos.
quanto às impressoras 3D, é a mesma coisa, será proibida para a população, com a prerrogativa da possibilidade de alguém fabricar armas.
É simples, porto, quem tem as armas e a legitimação psicosocial, vence, e ponto, principalmente a LEGITIMAÇÃO, esta última que é o verdadeiro poder, seja numa democracia, ditadura ou monarquia, quem tem o controle sobre a propaganda e a legitimação sempre vence, lembre-se disso, porto.
Por isso que eu acho a guerra inevitável
*A segurança e a liberdade de uma civilização, é a via da espada*
quem dizia isso era um filosofo que eu esqueci o nome, but whatever.
Cara, falando sinceramente, não temos outra opção, o Gramscianismo está ai correndo solto, a única forma de acabar de uma vez por todas com o estado e restabelecer sociedades separatistas, como eram à seculos atrás, é o RADICALISMO intransigente contra o estado, a intolerância a tirania, isso é o que forma os pilares de uma civilização pacífica.
Quem tiver argumentos melhores, por favor, vamos trocar conhecimentos!
Siga com os videos, porto! Boa sorte.
John Galt ou o Leviatã? Escolho o último.
Hobbes, no meu ponto de vista, decifrou mais a natureza humana. Se um Leviatã não chegaríamos onde chegamos.
Étienne, de uma certa forma, revela a necessidade de algo mais forte.
Participem do grupo Anarcocapitalismo no VK.
Tem muita gente no grupo?
@bruno MOURA tem quase 800 pessoas já.
Melhor já ir imigrando pra outras redes, já ocupem o VK desde cedo
Eu defendo as cinco; cada um agride e se defenda do jeito que achar melhor.
melhor canal ancap
acho que 3 coisas estão alcançável pra ajudarmos o anorco capitalismo a se propagar pela sociedade,
1- usar a mesma estratégia da esquerda, doutrinação infantil, que os professores doutrinem as crianças a se juntarem ao libertarianismo
2- grandes empresários e figuras públicas como jogadores de futebol aprovar essa ideia e falar isso publicamente
3-criar movimentos, como os canais do youtube pras pessoas terem acesso a achar as ideias libertárias por quem manja delas
Eu também prefiro o caminho da tecnologia. É mais fácil, rápido e eficiente.
Porto , poderia comentar sobre o bolsonaro na roda viva?
Rick Sanchez vários.
Um exemplo foi os jornalistas usando Wikipedia como fonte segura.
Thiago Rodrigues kkkkkkkkk Jornalistas porcos e um parasita político. Você acha mesmo que ele vai comentar uma merda dessas? Que o Raphaël comente, ok, não fico surpreso mas o Alexandre nunca vai comentar isso. Ele é contra essa ideia de ficar seguindo e assistindo políticos como se fossem deuses.
C a r l o s M a g a l h ã e s がヅ queria apenas saber o que ele pensou sobre um dos principais programas da TV brasileira estar totalmente socialista , eu odeio políticos também
2D Majin kkkk só queria que comentasse o que achou da mídia e talvez falasse algo sobre os posicionamentos do bolso
Olá, sei que sai um pouco do tema do vídeo, mas gostaria da ajuda de alguém. Recentemente eu tive uma conversa sobre uma sociedade ancap e entramos no âmbito da eutanásia, suicídio e depressão. Alguém tem algo relevante a dizer sobre isso, livros ou textos sobre esses temas? Posso invadir a propriedade de uma pessoa para interromper a tentativa de suicídio? Digo, posso, por exemplo, tomar a arma de sua mão ou derrubar o veneno? A eutanásia é um direito do indivíduo e caberia ao hospital privado, pela moral dos médicos, aceitar ou recusar que fosse realizado o procedimento? Caso seja errado tentar interromper o suicídio, isso muda diante de uma pessoa com depressão? Desculpe a possível ignorância, mas gostaria de aprender sobre o tema.
krl,nunca parei pra pensar nisso
Em 8 estados dos EUA já estão querendo proibir armas fabricadas com impressoras 3D
Vai precisar proibir a propria impressora, arma impressa inclusive pode ser dissolvida depois do uso
Alexandre Porto eles vão proibir impressora 3D? Sim ou claro?
Para fazer uma arma funcional, você precisa de um torno mecânico (se for um computadorizado, melhor ainda) e de uma impressora 3d. Mas não podemos nos esquecer de que a arma precisa de munições e a sua compra, bem como de suas matérias-primas, pode ser facilmente restringida pelo estado.
e a nano?
Uma dúvida: No ANCAP o que aconteceria em caso de lobby?
Rick Sanchez Então, talvez não seja a palavra certa, mas me referia a um conluio entre empresas pra dominar o mercado. Tipo, digamos que tem uma cidadezinha, e ela tem três empresas, essa cidade fica longe de tudo, se essas empresas decidirem aumentar o preço ou fazer esquemas para um cliente gastar mais dinheiro do que seria o normal, o que aconteceria? Digo isso pq recentemente vi uma história onde a pessoa contava que nos EUA os hospitais faziam exames e constavam um diagnóstico que era impreciso de propósito, pro doente ir mais de uma vez no hospital. Excluindo o fato dos EUA não serem anarcocapitalista, pensei na situação em si.
Rick Sanchez Hm, entendi, o foda é que nesse caso tem que contar com alguém indo lá e criando um hospital do nada pra cobrir a demanda das pessoas, mas enfim, vlw.
Rick Sanchez Sim sim, verdade, algum que não faz parte do esquema poderia denunciar e tal. Certamente esse ficaria com a credibilidade.
não existiria
vc usa linux e software livre?
Parece Dungeons & Dragons...
Mas é legal de ouvir.
Anarcocapitalismo é o sistema mais tirânico que tem, se vc não pagar pedágios pra se locomover vc não vai nem na esquina, cada rua vai ter um dono, ter que pagar pedágio a cada esquina que vc vira é um absurdo.
N seria um pedagio a cada esquina. Os donos das ruas ganhariam dinheiro sobre o comercio local, como num shopping. Tem boa seguranca e e mantido pelo comercio e vc n paga apenas pra Passar por la
ruas cobrariam aluguel dos moradores e comércio, tb há como voluntariamente fazerem as ruas e segurança, como em las vegas
Você agora mesmo está pagando para uma
Estrada que nem usa.
assistindo esse video em 2021, armas e impressoras 3d, checked hehehehe
como será chamada a escola de Frankfurt ancap brasileira kkkkkkkkkkkkkkk
A migraçao politica é interesante. No surinam tem 500mil Habitantes. Libertarios migrando pra la, vai dar para conseguir ancapistao com política.
Essa ideia é centralizada
Além disso, os países vizinhos iriam se unir e fazer uma visitinha ao Suriname para liquidar os libertários que se atrevessem a fazer isso.
Vc não acha a ideia do anarcocapitalismo meio contraditório?
a ideia do anarquismo é contra a propriedade privada, ou de qualquer “poder”, o contrario do capitalismo.
Não tem como kk
Tem que se estabelecer uma cultura primeiro. No mínimo uma cultura de preservação da PP como ocorreu nos Estados Unidos colonial com as divulgações das ideias de Locke. Daí sim, como ocorreu lá, é pegar em armas e lutar por separatismo. Agorismo é pra nos ajudar a ter uma vida mais digna até lá e a tecnologia é inseparável tanto do agorismo, quanto da revolução armada, quanto da divulgação do libertarianismo. Política é pro Hide.
Tecnologia para ignorar o estado, agora.
Por que o pessoal do grupo Libertarianismo zoa tanto com o Alexandre Porto? Sempre que vou lá tem algum meme tipo: "Malhando o cérebro com o filósofo Alexandre Porto", eu fico rindo pra poha mas não entendo pq pegam no pé dele
São crentelhos olavettes que me odeiam porque eu exponho o ridículo que é o pensamento deles. Aí ficam tentando achar alguma coisa que eu disse que seja idiota pra ficar printando, como não acham, inventam print fake ou tiram de contexto alguma zueira minha.
Alexandre Porto a existência não existe ?
Gradualismo>
A descentralização vai acabar com o estado
Trabalha mais a mudança de tonalidade de voz para ficar mais interessante, saiba ressaltar o que é importante.
como diria o Bakunin, não há revolução sem guerra. O caminho é a luta armada, não tem como fugirmos disso
vitor perinelson não houve guerra na revolução industrial
Mas a revolução industrial foi o berço do empreendedorismo apenas, não foi uma condução a um novo modelo de sociedade. Claro, a importância dela foi no sentido de apontar um rumo à história da humanidade, porém faltou a ela o caráter desintegrador com as raízes daquele modelos de sociedade, faltou a ruptura com o maldito Hobbes de sociedades anteriores, porém foi um direcionamento muito bom traçado para termos o modelo atual muito mais descentralizado em comparação com aquele período
Concordo com vc... mas como iriamos garantir q uma luta armada derrube o estado??? É bem mais complexo...
Vamos ter q lutar cedo ou tarde! Só ainda não sei de q forma!
AHR 77 Você caiu no complexo que os estatistas usam do "quem garante?"
Ancap Cat Quando as redes descentralizadas de navegação tiverem um inchaço de usuários relativamente grande a ponto de preocupar o estado, ai sim a porra vai ficar séria
Acha que a nano Cai ate quanto?
up
Então é recomendado para que quando o preço cair se compre a NANO, porque o preço será quase nada, e então esperar subir?
se as forças armadas estivessem ao nosso lado seria muito mais facil uma revolução
santa ingenuidade Batman, se um parasita estatal der uma ordem para sequestrar e logo em seguida assassinar brutalmente milhões de pessoas inocentes (incluído aqui eu e você), os cães de guarda da MÁFIA ESTATAL vão cumprir essa ordem... ou seja, esses integrantes das "forças armadas" da MÁFIA ESTATAL são os piores psicopatas possíveis... eles não estão nem aí se uma ordem é imoral ou não... eles cumprem a ordem e que se dane o resto... o ESTADO e suas gangues armadas foram o que mais mataram pessoas inocentes em todo o Mundo, eles desarmam a população e diz - cinicamente - que irão protegê-las...
cryptocurrency vai nos levar ao anarcocapitalismo
Chegar ao Ancap? A pergunta correta é como MANTER o Ancap.
ações voluntárias
O ancap não se mantém. Quem faz o ancap se manter são os indivíduos através das suas ações. Então, comece por você, faça a sua parte, boicote pessoas com ideias estatistas e crie uma cultura libertária, mostrando o libertarianismo aos seus filhos, família, vizinhos, etc. e que estes no futuro façam o mesmo. É assim que o Estado consegue se manter, atavés da alienação das massas que, por sua vez, vão alienar outras pessoas, então o Estado não precisa fazer nada porque as pessoas vão se alienar umas às outras e isso é passado de geração em geração. Mas ao contrário do Estado, nós não estamos alienando mas mostrando a verdade.
Esse é o desafio. Como manter um sistema, que mesmo que seja uma antítese do Estado, ainda assim só possa se manter com uma conscientização coletiva constante?
Como impedir que Ancap se transforma em um algum tipo de "proto estado", mesmo que seja oligárquico ou monárquico, sendo o ser humano naturalmente um ser hierárquico que naturalmente busca lideranças?
Rick Sanchez
É engraçado que apenas fatos científicos sejam válidos para algumas pessoas, quando temos todo um campo multidisciplinar que estuda a natureza do homem e sua relação o mundo e as pessoas, como a filosofia.
É parte da inteligência humana analisar, categorizar, rotular e separar por hierarquias todo objeto de interação que ele se depara, incluindo aí a construção de hierarquias sociais, a partir da experiência que esse ser tem, primeiramente, com a própria família, depois com outros membros da sociedade. Por isso cientificistas dizem que o ser humano é naturalmente um primata (além das abordagens mais específicas que argumentam isso), pois até mesmo seus impulsos instintivos buscam a criação de hierarquias nas relações sociais, de forma que em qualquer sociedade, existe alguma forma rústica ou aprimorada de hierarquia. Assim, muitos cientistas acabaram vendo que os chipanzés, por exemplo, também tem sistemas hierárquicos, por vezes complexos, dentro um mesmo grupo.
Bem, digo sobre o que esses cientistas falam, mas eu mesmo não acredito que o ser humano é um macaco, apesar de muitas vezes este se comportar como um.
Não é necessário um cientista confirmar que hierarquia é um atributo nato do ser humano pois toda sociedade, por mais primitiva, possui uma. É por isso que o comunismo é anti-humano, pois visa eliminar essas hierarquias, inclusive as familiares, como desmontrado em obras utópicas que presavam esse objetivo, como o próprio livro Utopia de Thomas Morus, que previa a dissolução da família para eliminar de vez a individualidade e também a hierarquia que provém dela. Afinal, são baseados em interesses individuais que a transmissão do poder de liderança para um indivíduo ou grupo de indivíduos acontece.
@@kozmicaosNão é só concientização mas as pessoas teriam armas causando uma harmonia entre as forças juntamente com tribunais de justiça privados que poderiam ser boicotados caso fossem injustos e claramente antes da gente chegar até esse ponto precisamos entrar em uma minarquia defendida por MISES onde o estado já será pequeno e já haveria um bom desenvolvimento humano para derrubar o sistema e mantér a ordem social porém dúvido que eu estarei vivo neste dia e eu tenho 17 anos
Laranjinha kkkkkkkkkkkkk
sao os famosos plutonistas
Secessão .
Individual
Link do grupo:
chat.whatsapp.com/CRKqQc6He9TEE67tYUHSJA
Eu defendo uma sexta:
A secessão.
Como?
Para ser pacifica tem que convencer uma população ou um grupo que uma determinada região pode ser separado do estado.
E claro ter o agorismo nessa regiao.
Mesmo o estado não concordando se tiver um numero consideravel pode repercurtir.
Ou pela via política que seria muito mais difícil.