Muito interessante! Você poderia falar sobre como doenças que afetam as mulheres e não são tratadas com relevância pelo governo impactam negativamente a sociedade? Ex: endometriose, SOP, entre outras.
E fibromialgia e fadiga crônica, que também mal são reconhecidas como doenças pela maioria das pessoas Sem falar nas autoimunes que afetam muito mais mulheres
@@camilafreire1528 sim, mas não é uma doença que afeta só mulheres. Meu ponto é falar de doenças que afetam apenas mulheres. Precisamos dessa visibilidade.
@@estadomaximo4345 pq homem é muito fresco e não procura se tratar e fazer checkups mais regulares...além de se colocar muito mais em situações de risco q mulheres... Mas o q isso tem a ver com a necessidade de mostrar a falta de investimento em doenças q afetam 50% da população mundial é q não entendi. Só pq homem é mais burro a mulher não precisa de tratamento?
Para quem acha que tem poucas mulheres nessas áreas porque elas não gostam ou não são capazes: Até meados dos anos 70 (em alguns lugares até hoje), muitas universidades no mundo proibiam a matrícula de mulheres em qualquer curso. As que permitiam, restringiam os cursos a pedagogia ou enfermagem, por exemplo, jamais medicina, engenharia ou ciências. E, mesmo quando conseguiam se matricular, a avaliação das mulheres era diferente dos homens. Para conseguir se matricular em algumas matérias, era exigido das mulheres que tirasse nota máxima em outras matérias, exigência que não era feita aos homens. Uma pessoa que passou por isso foi Elinor Ostrom, Nobel de Economia em 2012. Ainda no ensino médio, apesar de ter nota máxima em geometria, Ostrom foi impedida de estudar trigonometria por ter tirado B em álgebra. Confuso, mas é o seguinte: na época, só era permitida a matrícula de mulheres em trigonometria se elas tivessem nota máxima em geometria e álgebra, uma regra que não se aplicava aos homens. Como não pôde estudar trigonometria, foi impedida de estudar cálculo em economia - uma disciplina que ela acabou aprendendo sozinha só depois de formada. Aí, pra se formar em economia sendo proibida de estudar cálculo, teve que se esforçar muito mais do que os alunos homens.
For all mankind, série que mostra mulheres astronautas durante a guerra fria. É uma ficção mostrando como seria se a União Soviética fosse a primeira a chegar na lua.
Olha, que interessante, viu? Eu tô agorinha mesmo lendo um texto acadêmico sobre a crise do conhecimento e os fatores que levaram a isso. A Ciência é bem pouco democrática e diversa, e isso acaba sendo uma limitação também. Seu vídeo demonstra essa ideia, principalmente a conclusão de que a falta de diversidade ou o apego excessivo por homens no controle dos programas podem ter impedido milhares de descobertas relevantes para todos. Obrigada!
@@taisborges827 Muito sensível.. Cresci com um pai me chamando de macaco e chutando, e só lembro disse quando minha mãe me lembra. Se fosse cientista, saberia q a vida na terra é por definição ma. Como hienas comendo as tripas de uma zebra agonizando com sangue até a morte.
No mesmo dia que o Átila tá postando esse vídeo eu tô usando a camiseta da Margareth Hamilton da doppel store... Que as mulheres ocupem os lugares que elas desejam!
Mais um vídeo incrível! Queremos ver cada vez mais mulheres fazendo ciência e mais mulheres astronautas, principalmente se almejamos ir a Marte e além. Brigadão Atila!
@@wifi2884 Tá de boa também! Tem várias áreas incríveis que a gente pode trabalhar também e que é bom ter diversidade: Nas Artes, na História, na escrita de livros! 🤩 O legal é sempre ter oportunidades! 😉✨
@@cathgomeswow ata, é q parece q vcs forçam a entrada em uma area q as vezes a mulher nem quer atuar, N falo por todas assim como ngm pode falar por todas
Porque um babaca se sente menos babaca se tiver uma mulher mais burra que ele. O que é mais fácil conseguir se fosse possível por exemplo, proibir mulheres de irem para escola. Fere diretamente a masculinidade e sua suposta competência ser superado por mulher.
@Domi Macaroni exatamente e não só do Atila, qualquer vídeo, post sobre desigualdade entre homens e mulheres esses caras tão lá enchendo, será que é medo de mulher, porque não é possível
É que essas pessoas são tão bitoladas que não conseguem avaliar uma ideia diferente da primeira que eles aprenderam, mesmo que aquela faça muito mais sentido.
Eu acho que cada um precisa ser reconhecido por suas capacidades intelectuais e físicas. Agora querem forçar demais as mulheres nas coisas só pelo fato de ser do sexo feminino, e não por suas capacidades. Isso é de encher o saco. Engraçado que não tem mulher reclamando pra entrar no exército e trabalhar de pedreiro. Machismo pra mulher só existe quando lhe desfavorece, mas ela usufrui do mesmo quando lhe favorece. Hipocrisia reina.
A humanidade precisa, e muito, de mais mulheres nas ciências da natureza: por vivenciarem o mundo de maneira diferente, podem trazer avanços e soluções diferentes. Mulheres são tão capazes quantos os homens, precisamos derrubar qualquer preconceito ou mito que diga o contrário.
Amei a voz da Siri no final, fechando o assumto sobre falta de mulheres na ciencia e tecnologia. Uma máquina de assistência de voz super moderna, fruto do desenvolvimento científico, que não leva mulher para a lua, mas usa voz feminina para reforçar subserviência. Que desespero!
A Siri é o arquétipo da empregada doméstica robô dos Jetsons com vestidinho, avental e tudo, e que ainda não ganha nenhum salário porque é um robô. Mulher é referência de "prestar serviço por mera generosidade", aparentemente...
Aquele filme sobre sobre as mulheres matemáticas que fizeram cálculos para a NASA e não deixavam ela nem entrar na sala de controle.... Bem emblemático.
Coloca uma bíblia nessa pesquisa com a ciência e vai ver a reviravolta que dá Infelizmente enquanto houver religião tomando partido na sociedade, ainda teremos um caminho muito longo a ser percorrido para nos denominarmos realmente "racionais"
Ótimo vídeo, meu querido. Amo seu trabalho e acho extremamente importante para o mundo. Vejo a quantidade de comentários que só comprovam o quanto ainda temos que evoluir.
É loucura pensar que podíamos estar muito além do que estamos ( e com mais qualidade) se, essa outra metade, tivesse tido oportunidade de ajudar ativamente nesse processo.
Eu acho Jacqueline que as mulheres num modo geral não tem a consciência da força que tem e só depende dela mesma para conseguir sair e das pancadas que a vida manda e sempre manda. Infelizmente no Brasil tem dois percalços que impede o progresso de qualquer cidadão que é a falta de oportunidades e segundo lugar a mulher brasileira só é sinônimo de sucesso e aclamada na sociedade se ela for mãe de familia, ter uma porrada de filhos e aceitar ser corna do marido. Uma mulher que prioriza sua independência e liberdade em detrimento do que a sociedade espera de vc mulher, essa mulher não vai ser abraçada e vai ser crucificada e criticada tanto por homens e mulheres tb. Minha é mãe viúva e criou três filhos sozinha como várias mulheres que são chefes de família que as vezes o macho some no mundo e sobra tudo nas costas da mulher. Essas mulheres enfrentam qualquer coisa e falo pra minha mãe que se ela não tivesse filhos tão cedo, hj provalvemente minha mãe seria cientista da Nasa ou a gente já teria o nosso próprio programa espacial a muito tempo, mas infelizmente muitas mulheres brasileira acredita que precisa da validação de homens para ser respeitada na sociedade e por isso a sociedade brasileira como um todo é muito atrasada e desigual.
Parabéns Paloma Sato pela Direção e Produção e Atila Iamarino pelo Roteiro e Narração!!!. Impressionante como um vídeo científico de relato do acesso mulheres há alguma atividade que os homens já faziam pode incomodar tanto uma sociedade de machistas com a mente pequena e orgulho fraco, se acham superior as mulheres em alguma coisa, parece um povo sem mãe que foi gerado por dois pais e que tomou leite paterno, foram amamentados pelo pai, só pode ser isso, deve ser o medo ou insegurança de as mulheres dominarem todas as áreas porque a própria pessoas com esse medo é um incapaz de conviver junto e ser produtivo para a sociedade como um todo.
Parece óbvio, mas é tão difícil fazer as pessoas entenderem: diversidade gera eficiência. Isso é fato na genética, na memética, na linguística, na cibernética. Se é um fato comprovado em tantos níveis, por que não seria também um fato nas sociedades humanas?
Então continua acompanhando que você muda de opinião, pra mim já é bem normal (o que não deveria ser). Os chapéis de alumínio amam focar no Atila, são fanáticos.
Parabéns pelo ótimo vídeo, Atila! E é triste ver que mesmo com o tema mega mastigado, didático e de fácil compreensção ainda há uma cambada sinistra de ignorantes reforçando justamente o que é questionado no video: o machismo. Triste.
Sugestão de série para abordar como tema e que poderia ter sido usada para apontar muitos paralelos se essa igualdade se fizesse presente na NASA mais cedo: For All Mankind
@@claudiabcarvalho bem, tem aquela história, né, que biologicamente falando, a vida de uma mulher equivale a vida de uns 20 homens. Mas com certeza ninguém da naza tava pensando nisso quando mandou apenas homens para a lua kkkkkk
Então, pela lógica não era pra eles buscarem anões e anãs pra mandar? SUDHSUHU Por serem absurdamente menores, até mesmo que mulheres, gastam muito menos e também tem a mesma capacidade.
sua lógica faz sentido, mas na prática não, porque o corpo de um anão poderia não resistir a enorme força G que um astronauta sofre, talvez hoje com uma Falcon Heavy e toda a evolução de tecnologia espacial isso não seja mais um problema mas naquele tempo da maneira que os foguetes decolavam e voltavam, era um problema sim. De qualquer maneira eu espero sim que em um futuro próximo vejamos astronautas anões, assim como trans.
Você sabe que nanismo é uma doença né? Já viu como eles andam? as mãos? não conseguem se movimentar direito além de uma coordenação motora muito ruim, qualquer um com cérebro saberia na hora que isso é uma péssima ideia
Po Átila, eu faço Fisica, e não ia fazer minha prova online porque to doente. Depois desse vídeo vou até tentar fazer. (Eu já passei na matéria, massss aumentar o CR aumenta outras oportunidades) obrigada
07:15 , a última missão tripulada para a Lua foi em Dezembro de 1972 (Apollo 17). Se a primeira mulher foi ao espaço em 1983, creio que sejam então ao menos 10 anos, e não 6
Não sou contra a ideia do Átila, mas considerando a sociedade americana da década de 60, aposto que haveria uma gritaria de pessoas dizendo que a NASA estaria colocando desnecessáriamente a vida de mulheres em risco.
Ta aí um elemento histórico que foi desprezado no vídeo. Penso que hoje, em eventual expedição à Marte, enviar mulheres primeiramente traria consigo críticas muito parecidas.
Eu me lembro de quando era criança que falavam que para você ser astronauta você praticamente tinha que ser um super-homem e não somente um homem comum, talvez isso explique a razão de escolherem o Neil Armstrong, um homem alto e forte, ao invés de uma mulher quando o peso menor e o menor gasto de calorias e oxigênio as fariam mais vantajosas para viagens espaciais. Tinha muito disso naquela época e que ainda persiste atualmente a ideia de quem realmente resolve é o homem forte e tal. Tudo isso está se mostrando uma bobagem.
Isso em uma sociedade utópica, onde todos tem a chance de serem avaliados e suas habilidades são totalmente transparentes para todos, mas será que é isso mesmo que acontece?
@@nubiamartinelli7386 historicamente consolidadas por desvantagens naturais biologicamente consolidadas entre os sexos. No entanto, dado os avanços sociais e morais das nossas sociedades, urge a necessidade de igualdade entre os gêneros - sendo esta um ideal de construção social guiada por nossos valores morais atuais.
o problema n era da nasa né, era da força aérea q não tinha mulheres q pilotavam, então eu não vejo o problema de usar homens para a missão naquela epoca, hj em dia as coisas são diferentes, eu acho q tinha q ter mais mulheres nos dias de hoje
Como sempre muiiito bom!! Por fv fale sobre o q acontece no cérebro de alguém com epilepsia. Ainda há preconceito e conhecimento derruba barreiras. Obrigada.
Átila, admiro o seu trabalho mas achei o vídeo um pouco confuso e especulativo demais. Sim, a misoginia impediu (e impede) ativamente mulheres entrarem nas áreas STEM e de se destacarem, mas não entendi porque necessariamente isso significou uma perda de financiamento e de desenvolvimento de tecnologias pela Nasa. Além disso, como você mesmo disse, os soviéticos mandaram muito antes a primeira mulher no espaço, mas imagino que na Rússia hoje, como no ocidente, se tenha os mesmos índices (baixos) de mulheres em áreas STEM e em posições de poder. Achei o jeito que você abordou o tema muito simplista e desarticulado.
A perda de financiamento se deu porque menos mulheres veem a necessidade de investimento neste tipo de ciência. Sobre o segundo argumento, acredito que ele tenha usado o exemplo da NASA para explicar a falta de astronautas mulheres, já que não importa se é a Russia, a NASA ou qualquer outra, o ponto do vídeo é que levar mulheres para o espaço é uma opção melhor que levar homens por conta do peso e tamanho, e mesmo assim não é algo comum. E no final ele conclui como isso pode ter gerado um atraso no desenvolvimento de ciência voltado para as mulheres.
A lógica é outra seu jumento. Não deveria ser obrigatório para NINGUÉM. Ia quem quisesse ir lutar a guerra de velhos que não se matam entre si e escolhem matar jovens em sua maioria pobres e sem escolha.
Pessoas, Átila, me tirem um dúvida para eu não reproduzir besteira por aí. Em algum lugar eu li a tempos atrás que fisiologicamente as mulheres teriam uma maior chance de ter câncer a serem expostas a essas missões no espaço. É verdade isso ou só uma desculpa usada para tenta justificar esse atraso todo? Pergunta sincera. Obrigado.
Acredito que, na média, homens e mulheres estão igualmente suscetíveis ao câncer, mas de tipos distintos. Não consultei qualquer fonte, então posso estar enganado.
O que eu me lembro do Sergio Sacani falando é que as mulheres sofrem muito menos com os efeitos negativos de ir para o espaço.. Ao que parece, e se me lembro bem, as mulheres tem menos perda de audição e visão, e seus niveis de radiação tb foram menores que nos homens! Resumindo... a mulher se dá bem melhor lá fora do que os homens...
Em teoria, isso faz pouco sentido. O que nos livra de tumores é nosso sistema imune (celular) e mulheres (de forma geral) não são mais propensas a tumores na terra, então, não seriam no espaço.
um dos maiores legados que a União Soviética, deu ao mundo, no meu entender, foi ter dado, mais protagonismo as mulheres, ao longo da sua historia, algo que por sinal, só foi alcançado, nos países capitalistas, depois de anos e anos de muitas lutas, e reivindicações, por parte delas.
Vídeo bem legal, mas nos comentários já tem gente militando pra caramba por causa de algumas pessoas fazendo umas piadas super bobalhonas e que obviamente são feitas pq vai ter gente respondendo de forma extremamente exagerada. Isso faz o movimento contra sexismo parecer uma piada no final, é tão necessário assim ficar puto por causa disso? Vou dar um exemplo, imagina se eu como gaúcho fosse em CADA comentário de pessoas dizendo que gaúcho é tudo alemão, naz*sta, etc. Claro, algumas vezes pode ser alguém muito preconceituoso mas a maioria das vezes é só gente zoando um esteriotipo que criaram. Mas falando sobre o vídeo em si é bem legal ter essas informações, e embora muitas vezes exagerem em representatividade (que era pra ser algo natural, n parecendo sempre uma jogada de marketing pra ganhar dinheiro de militante e sim um simples ato de dar oportunidade a um grupo de pessoa que tem muitas dificuldades em certas áreas por motivos sociais) ela é extremamente necessária, acho que dá que uns 40 anos vai ser comum/normal ver diversos tipos de pessoas na políticas e em diversas áreas. Espero, e uma pergunta não tem pesquisas que falam que mulheres no espaço estão menos propensas a câncer?
Muito interessante! Você poderia falar sobre como doenças que afetam as mulheres e não são tratadas com relevância pelo governo impactam negativamente a sociedade? Ex: endometriose, SOP, entre outras.
E fibromialgia e fadiga crônica, que também mal são reconhecidas como doenças pela maioria das pessoas
Sem falar nas autoimunes que afetam muito mais mulheres
Up up up
Sim, e um otimo tema
@@camilafreire1528 sim, mas não é uma doença que afeta só mulheres. Meu ponto é falar de doenças que afetam apenas mulheres. Precisamos dessa visibilidade.
@@estadomaximo4345 pq homem é muito fresco e não procura se tratar e fazer checkups mais regulares...além de se colocar muito mais em situações de risco q mulheres...
Mas o q isso tem a ver com a necessidade de mostrar a falta de investimento em doenças q afetam 50% da população mundial é q não entendi. Só pq homem é mais burro a mulher não precisa de tratamento?
Para quem acha que tem poucas mulheres nessas áreas porque elas não gostam ou não são capazes: Até meados dos anos 70 (em alguns lugares até hoje), muitas universidades no mundo proibiam a matrícula de mulheres em qualquer curso. As que permitiam, restringiam os cursos a pedagogia ou enfermagem, por exemplo, jamais medicina, engenharia ou ciências. E, mesmo quando conseguiam se matricular, a avaliação das mulheres era diferente dos homens. Para conseguir se matricular em algumas matérias, era exigido das mulheres que tirasse nota máxima em outras matérias, exigência que não era feita aos homens.
Uma pessoa que passou por isso foi Elinor Ostrom, Nobel de Economia em 2012. Ainda no ensino médio, apesar de ter nota máxima em geometria, Ostrom foi impedida de estudar trigonometria por ter tirado B em álgebra. Confuso, mas é o seguinte: na época, só era permitida a matrícula de mulheres em trigonometria se elas tivessem nota máxima em geometria e álgebra, uma regra que não se aplicava aos homens. Como não pôde estudar trigonometria, foi impedida de estudar cálculo em economia - uma disciplina que ela acabou aprendendo sozinha só depois de formada. Aí, pra se formar em economia sendo proibida de estudar cálculo, teve que se esforçar muito mais do que os alunos homens.
O sexo biológico existe e é uma realidade material
Pra que falar sexo biológico? Sexo já é biológico
For all mankind, série que mostra mulheres astronautas durante a guerra fria. É uma ficção mostrando como seria se a União Soviética fosse a primeira a chegar na lua.
Obrigada por mais esta publicação relevante, Atila! Este filme, inclusive, vale muito a pena de ser visto. Excelente! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Olha, que interessante, viu? Eu tô agorinha mesmo lendo um texto acadêmico sobre a crise do conhecimento e os fatores que levaram a isso. A Ciência é bem pouco democrática e diversa, e isso acaba sendo uma limitação também.
Seu vídeo demonstra essa ideia, principalmente a conclusão de que a falta de diversidade ou o apego excessivo por homens no controle dos programas podem ter impedido milhares de descobertas relevantes para todos. Obrigada!
Me dói sendo eu uma mulher na ciência, e ver que as pessoas não aguentam nem falar sobre mulher na ciência sem criticar ou fazer piada
Não entendo, existe mulheres na Área da ciências desde sempre, nunca ouvi piadas sobre.
@@infortech415 voce é mulher?
@@taisborges827 Muito sensível.. Cresci com um pai me chamando de macaco e chutando, e só lembro disse quando minha mãe me lembra.
Se fosse cientista, saberia q a vida na terra é por definição ma. Como hienas comendo as tripas de uma zebra agonizando com sangue até a morte.
Todos temos problemas grandes na vida. Mas não acho que o yt seja o lugar pra vc vir desabafar. Procure um psicólogo.
@@taisborges827 Não é desabafo, é relato = contexto.
Aprenda q a vida não é um mar de rosas pra vc ta reclamando de coisas tão fúteis.
No mesmo dia que o Átila tá postando esse vídeo eu tô usando a camiseta da Margareth Hamilton da doppel store... Que as mulheres ocupem os lugares que elas desejam!
Mais um vídeo incrível! Queremos ver cada vez mais mulheres fazendo ciência e mais mulheres astronautas, principalmente se almejamos ir a Marte e além. Brigadão Atila!
Meu sonho ..daqui da janela de meu quarto vejo marte brilhante 🌞
E se as mulheres não quiserem?
@@wifi2884 Tá de boa também! Tem várias áreas incríveis que a gente pode trabalhar também e que é bom ter diversidade: Nas Artes, na História, na escrita de livros! 🤩 O legal é sempre ter oportunidades! 😉✨
@@cathgomeswow e estar na história .
@@cathgomeswow ata, é q parece q vcs forçam a entrada em uma area q as vezes a mulher nem quer atuar, N falo por todas assim como ngm pode falar por todas
Só homem reclamando, porque é tão difícil pra esses caras que as mulheres tenham as mesmas oportunidades que homens?
Porque um babaca se sente menos babaca se tiver uma mulher mais burra que ele. O que é mais fácil conseguir se fosse possível por exemplo, proibir mulheres de irem para escola. Fere diretamente a masculinidade e sua suposta competência ser superado por mulher.
@Domi Macaroni exatamente e não só do Atila, qualquer vídeo, post sobre desigualdade entre homens e mulheres esses caras tão lá enchendo, será que é medo de mulher, porque não é possível
No fundo eles sabem que somos melhores. Isso é medo de perder a utilidade.
É que essas pessoas são tão bitoladas que não conseguem avaliar uma ideia diferente da primeira que eles aprenderam, mesmo que aquela faça muito mais sentido.
Eu acho que cada um precisa ser reconhecido por suas capacidades intelectuais e físicas. Agora querem forçar demais as mulheres nas coisas só pelo fato de ser do sexo feminino, e não por suas capacidades. Isso é de encher o saco.
Engraçado que não tem mulher reclamando pra entrar no exército e trabalhar de pedreiro. Machismo pra mulher só existe quando lhe desfavorece, mas ela usufrui do mesmo quando lhe favorece. Hipocrisia reina.
A humanidade precisa, e muito, de mais mulheres nas ciências da natureza: por vivenciarem o mundo de maneira diferente, podem trazer avanços e soluções diferentes. Mulheres são tão capazes quantos os homens, precisamos derrubar qualquer preconceito ou mito que diga o contrário.
A quantidade de "homem" incomodado com esse vídeo diz muito sobre o próprio tema e nossa sociedade.
a única coisa que eu n entendi é o pq se incomodar com isso?
@@mochilamv vdd
Amei a voz da Siri no final, fechando o assumto sobre falta de mulheres na ciencia e tecnologia. Uma máquina de assistência de voz super moderna, fruto do desenvolvimento científico, que não leva mulher para a lua, mas usa voz feminina para reforçar subserviência. Que desespero!
Com certeza a Siri me faz querer mulheres submissas. Como não pensei nisso antes?!?! O patriarcado é muito sorrateiro.
olha man, eu concordo com muita coisa sobre o tema abordado, mas esse lance da siri é mó forçazão de barra man jdiakdka
A Siri é o arquétipo da empregada doméstica robô dos Jetsons com vestidinho, avental e tudo, e que ainda não ganha nenhum salário porque é um robô. Mulher é referência de "prestar serviço por mera generosidade", aparentemente...
Aquele filme sobre sobre as mulheres matemáticas que fizeram cálculos para a NASA e não deixavam ela nem entrar na sala de controle.... Bem emblemático.
uau só homem reclamando
Coloca uma bíblia nessa pesquisa com a ciência e vai ver a reviravolta que dá
Infelizmente enquanto houver religião tomando partido na sociedade, ainda teremos um caminho muito longo a ser percorrido para nos denominarmos realmente "racionais"
Só usar as palavras "mulher" e "lua" q os ratos saem do bueiros
Ótimo vídeo, meu querido. Amo seu trabalho e acho extremamente importante para o mundo.
Vejo a quantidade de comentários que só comprovam o quanto ainda temos que evoluir.
É loucura pensar que podíamos estar muito além do que estamos ( e com mais qualidade) se, essa outra metade, tivesse tido oportunidade de ajudar ativamente nesse processo.
Eu acho Jacqueline que as mulheres num modo geral não tem a consciência da força que tem e só depende dela mesma para conseguir sair e das pancadas que a vida manda e sempre manda. Infelizmente no Brasil tem dois percalços que impede o progresso de qualquer cidadão que é a falta de oportunidades e segundo lugar a mulher brasileira só é sinônimo de sucesso e aclamada na sociedade se ela for mãe de familia, ter uma porrada de filhos e aceitar ser corna do marido. Uma mulher que prioriza sua independência e liberdade em detrimento do que a sociedade espera de vc mulher, essa mulher não vai ser abraçada e vai ser crucificada e criticada tanto por homens e mulheres tb. Minha é mãe viúva e criou três filhos sozinha como várias mulheres que são chefes de família que as vezes o macho some no mundo e sobra tudo nas costas da mulher. Essas mulheres enfrentam qualquer coisa e falo pra minha mãe que se ela não tivesse filhos tão cedo, hj provalvemente minha mãe seria cientista da Nasa ou a gente já teria o nosso próprio programa espacial a muito tempo, mas infelizmente muitas mulheres brasileira acredita que precisa da validação de homens para ser respeitada na sociedade e por isso a sociedade brasileira como um todo é muito atrasada e desigual.
Será mesmo
Mais um ponto onde a União Soviética foi pioneira na corrida espacial.
Amo esses videos que da pra se entreter duas vezes: uma com o próprio video, outra com os comentários.
Parabéns Paloma Sato pela Direção e Produção e Atila Iamarino pelo Roteiro e Narração!!!.
Impressionante como um vídeo científico de relato do acesso mulheres há alguma atividade que os homens já faziam pode incomodar tanto uma sociedade de machistas com a mente pequena e orgulho fraco, se acham superior as mulheres em alguma coisa, parece um povo sem mãe que foi gerado por dois pais e que tomou leite paterno, foram amamentados pelo pai, só pode ser isso, deve ser o medo ou insegurança de as mulheres dominarem todas as áreas porque a própria pessoas com esse medo é um incapaz de conviver junto e ser produtivo para a sociedade como um todo.
ótimo vídeo! é bizarro como metade da população é ignorada nesses contextos
Menstruar no espaço deve ser um inferno singular.
É possível interromper o ciclo menstrual para as missões sem prejuízo a saúde da mulher. Também é possível usar OB. Nada demais.
Parece óbvio, mas é tão difícil fazer as pessoas entenderem: diversidade gera eficiência. Isso é fato na genética, na memética, na linguística, na cibernética. Se é um fato comprovado em tantos níveis, por que não seria também um fato nas sociedades humanas?
Excelente vídeo Átila, obrigada por compartilhar!
Muitos comentários ruins nesse vídeo. É bem raro acontecer isso nesse canal.
Então continua acompanhando que você muda de opinião, pra mim já é bem normal (o que não deveria ser). Os chapéis de alumínio amam focar no Atila, são fanáticos.
@@questionador6809 diferentes não, estúpidos.
Parabéns pelo ótimo vídeo, Atila!
Amo o Átila!! Quero você em mais Nerdcast!!
esse é o conteudo q eu qero na internet, mais videos como esse, isso é alto nivel pro cerebro
Que vídeo sensacional!! Parabéns pelo impecável trabalho de sempre, Átila!!!
Tem umas pessoas aqui que pararam no século XX
Seu programa na TV Cultura é o must!!!! Parabéns 🎉👏
Excelente como sempre Atila! Obrigada :)
Engajamento... Seu conteúdo sempre surpreendendo 🌱
Que tal falar sobre as capacidades necessárias para ir ao espaço?????????
Exatamente
Ótimo ter citado Hidden Figures, pois é um excelente filme!
Interessante, você faz vídeos com embasamentos científico e muitos comentam por achismo, declínio! Gosto do seu trabalho Átila, parabéns!!!!
Muito bom, obrigado Atila e equipe!
Fala meu brother, seus videos são incríveis!
Quem gosta de mulheres valoriza as mulheres. Ótimo vídeo...
Obrigada, Atila!!! Sempre aprendendo com você!
Parabéns pelo ótimo vídeo, Atila!
E é triste ver que mesmo com o tema mega mastigado, didático e de fácil compreensção ainda há uma cambada sinistra de ignorantes reforçando justamente o que é questionado no video: o machismo. Triste.
Uma coisa eu sei: homem, realmente, consome muita caloria. Haja orçamento para bancar a alimentação deles.
Tomara que isso mude e todos os tipos de pessoas possam ir ao espaço também :)
Funcionário na NASA: “- Deixa eu ver, uma mulher no espaço por uma semana inteira = 💯 absorventes. 🤔 Espero que dê.”
Kkkkkkkkkkkkk
era uma semana mas ele quis garantir 1 ano
Joselito sem noção esse funcionário...
É melhor sobrar do que faltar kkkkkkk
Valeu!
Sugestão de série para abordar como tema e que poderia ter sido usada para apontar muitos paralelos se essa igualdade se fizesse presente na NASA mais cedo: For All Mankind
100 absorventes em 1 semana foi a melhor parte kkkkkkkkkkkkkkkk
Pq? Usa mais?
Ironia blz Kkkkk
Para isto existem injeções que impedem a menstruação. Acorda!!!!
Honestamente. No meu ponto de Vista só mandavam homem pro espaco pq se morressem por acidente iriam fazer menos falta.
vc sabe mt bem q n foi por caisa disso e sim do machismo kkkkkk
Essa é a desculpa que eles dão, mas nunca é tão simples.
@@claudiabcarvalho bem, tem aquela história, né, que biologicamente falando, a vida de uma mulher equivale a vida de uns 20 homens. Mas com certeza ninguém da naza tava pensando nisso quando mandou apenas homens para a lua kkkkkk
Morre um homem normal, morre uma mulher tragédia.
Outro ótimo vídeo, Atila! Obrigado por compartilhar!
Então, pela lógica não era pra eles buscarem anões e anãs pra mandar? SUDHSUHU
Por serem absurdamente menores, até mesmo que mulheres, gastam muito menos e também tem a mesma capacidade.
sua lógica faz sentido, mas na prática não, porque o corpo de um anão poderia não resistir a enorme força G que um astronauta sofre, talvez hoje com uma Falcon Heavy e toda a evolução de tecnologia espacial isso não seja mais um problema mas naquele tempo da maneira que os foguetes decolavam e voltavam, era um problema sim. De qualquer maneira eu espero sim que em um futuro próximo vejamos astronautas anões, assim como trans.
Anões costumam sofrer problemas de pressão arterial e várias outras coisas
Você sabe que nanismo é uma doença né? Já viu como eles andam? as mãos? não conseguem se movimentar direito além de uma coordenação motora muito ruim, qualquer um com cérebro saberia na hora que isso é uma péssima ideia
Po Átila, eu faço Fisica, e não ia fazer minha prova online porque to doente. Depois desse vídeo vou até tentar fazer. (Eu já passei na matéria, massss aumentar o CR aumenta outras oportunidades) obrigada
Nunca decepcionam! Parabéns Paloma e Atila
Não sei quem são piores nos comentários, os "misojólidos" ou os "chapeu de alumínio".
os 2 são igualmente ruins!
Os piores são os feministos
Mulher não tem na verdade a mesma capacidade do homem. Simples.
@srtonelenny ambos são com doses seguras de crack. Galãs Feios rs
07:15 , a última missão tripulada para a Lua foi em Dezembro de 1972 (Apollo 17). Se a primeira mulher foi ao espaço em 1983, creio que sejam então ao menos 10 anos, e não 6
Nota dez, Átila. Sempre nos atualizando 👏
Maravilhoso!!!
Parabéns pelo conteúdo interessante e altamente relevante!!!
💜🇧🇷🤜🏻🤛🏻
Épico! Bjo Átila.
Um monte de ómi incomodado com o vídeo...
realmente, não faz sentido se incomodar com algo irrelevante na nossas vidas
Realmente femeazinha, eu não consigo imaginar como um assunto tão irrelevante pode incomodar alguém.
Tá demorando, mas aos poucos estamos mudando.
Nossa ! Átila você anda atraindo um público bem ruim por aqui. Ainda bem que não é a maioria! Adorei o conteúdo!
Estão cancelando o Átila por causa desse vídeo kkkkkkkkk
O povo é doente
Só meia duzia de doidos. Nem esquenta
kkkkk eu acabei de olhar isso
Não sou contra a ideia do Átila, mas considerando a sociedade americana da década de 60, aposto que haveria uma gritaria de pessoas dizendo que a NASA estaria colocando desnecessáriamente a vida de mulheres em risco.
Ta aí um elemento histórico que foi desprezado no vídeo. Penso que hoje, em eventual expedição à Marte, enviar mulheres primeiramente traria consigo críticas muito parecidas.
Eu me lembro de quando era criança que falavam que para você ser astronauta você praticamente tinha que ser um super-homem e não somente um homem comum, talvez isso explique a razão de escolherem o Neil Armstrong, um homem alto e forte, ao invés de uma mulher quando o peso menor e o menor gasto de calorias e oxigênio as fariam mais vantajosas para viagens espaciais. Tinha muito disso naquela época e que ainda persiste atualmente a ideia de quem realmente resolve é o homem forte e tal. Tudo isso está se mostrando uma bobagem.
Bom questionamento
muito obrigado!
Ótimo episódio!!!! Imagina quantos talentos não foram aflorados e aproveitados nesses anos todos.
Maravilhoso!!!! Como sempre!!
Você é espetacular. Obrigada.
O que mais desejo é uma sociedade igualitária, que avalie a pessoa com mais capacidade independente de ser homem mulher ou o que for
Sendo que a mulher entra nesse "ranking" de avaliação com vaaaarias desvantagens historicamente consolidadas. 😒
Isso em uma sociedade utópica, onde todos tem a chance de serem avaliados e suas habilidades são totalmente transparentes para todos, mas será que é isso mesmo que acontece?
Equidade, igualdade não existe
@@nubiamartinelli7386 historicamente consolidadas por desvantagens naturais biologicamente consolidadas entre os sexos. No entanto, dado os avanços sociais e morais das nossas sociedades, urge a necessidade de igualdade entre os gêneros - sendo esta um ideal de construção social guiada por nossos valores morais atuais.
Stephanie Wilson was the first Woman that walked on the moon in 2026
Saudades deste canal.
❤️🔆🌱
Tem um erro ali em 7:24: a última missão tripulada pra Lua foi em 1972, e não em 1977, que seriam 6 anos antes de 1983
As mulheres seguram a metade do céu, ditado chinês.
Sensacional, Átila 👏🏼👏🏼
"Eu não sei a qual alto-falante você se refere." ??? A Siri ainda tem muito a evoluir.
Viva Valentina Tereshkova!
Parece que o Átila andou assistindo "For All Mankind". 😁
os caras fizeram cpi da mulhres na naza em 1962 no brasil essa epoca os politicos daqui só qeria mulheres na cozinha, q nação avançada seéloko
o problema n era da nasa né, era da força aérea q não tinha mulheres q pilotavam, então eu não vejo o problema de usar homens para a missão naquela epoca, hj em dia as coisas são diferentes, eu acho q tinha q ter mais mulheres nos dias de hoje
Fala sobre a Valentina Tereskhova
Como sempre muiiito bom!!
Por fv fale sobre o q acontece no cérebro de alguém com epilepsia. Ainda há preconceito e conhecimento derruba barreiras. Obrigada.
Adorei o vídeo
Grazie.
por que você escreveu assim?
Átila, admiro o seu trabalho mas achei o vídeo um pouco confuso e especulativo demais. Sim, a misoginia impediu (e impede) ativamente mulheres entrarem nas áreas STEM e de se destacarem, mas não entendi porque necessariamente isso significou uma perda de financiamento e de desenvolvimento de tecnologias pela Nasa. Além disso, como você mesmo disse, os soviéticos mandaram muito antes a primeira mulher no espaço, mas imagino que na Rússia hoje, como no ocidente, se tenha os mesmos índices (baixos) de mulheres em áreas STEM e em posições de poder. Achei o jeito que você abordou o tema muito simplista e desarticulado.
A perda de financiamento se deu porque menos mulheres veem a necessidade de investimento neste tipo de ciência. Sobre o segundo argumento, acredito que ele tenha usado o exemplo da NASA para explicar a falta de astronautas mulheres, já que não importa se é a Russia, a NASA ou qualquer outra, o ponto do vídeo é que levar mulheres para o espaço é uma opção melhor que levar homens por conta do peso e tamanho, e mesmo assim não é algo comum. E no final ele conclui como isso pode ter gerado um atraso no desenvolvimento de ciência voltado para as mulheres.
Demagogia.
Também acho, serviço militar obrigatório deveria ser pra mulheres tb.
A lógica é outra seu jumento.
Não deveria ser obrigatório para NINGUÉM.
Ia quem quisesse ir lutar a guerra de velhos que não se matam entre si e escolhem matar jovens em sua maioria pobres e sem escolha.
Em Israel é obrigatório e as mulheres cumprem com vontade e rigor
Ótimo final de semana a todos 😃👍🏻
Pessoas, Átila, me tirem um dúvida para eu não reproduzir besteira por aí. Em algum lugar eu li a tempos atrás que fisiologicamente as mulheres teriam uma maior chance de ter câncer a serem expostas a essas missões no espaço. É verdade isso ou só uma desculpa usada para tenta justificar esse atraso todo? Pergunta sincera. Obrigado.
Nunca ouvi isso. Penso que osteoporose pode ser pior, mas não imagino que vá ter diferença pra câncer.
Bom, mas só tô com base em achismos.
Acredito que, na média, homens e mulheres estão igualmente suscetíveis ao câncer, mas de tipos distintos. Não consultei qualquer fonte, então posso estar enganado.
Eu soube dessa notícia, só não lembro onde vi
O que eu me lembro do Sergio Sacani falando é que as mulheres sofrem muito menos com os efeitos negativos de ir para o espaço..
Ao que parece, e se me lembro bem, as mulheres tem menos perda de audição e visão, e seus niveis de radiação tb foram menores que nos homens!
Resumindo... a mulher se dá bem melhor lá fora do que os homens...
Em teoria, isso faz pouco sentido. O que nos livra de tumores é nosso sistema imune (celular) e mulheres (de forma geral) não são mais propensas a tumores na terra, então, não seriam no espaço.
Para mim era simplesmente machismo, mas sei lá
Boa noite, Atila.
Muito interessante! Eu nunca soube antes que as mulheres demoraram tanto pra poder participar das missões espaciais.
Te amo Átila
um dos maiores legados que a União Soviética, deu ao mundo, no meu entender, foi ter dado, mais protagonismo as mulheres, ao longo da sua historia, algo que por sinal, só foi alcançado, nos países capitalistas, depois de anos e anos de muitas lutas, e reivindicações, por parte delas.
o marketeiro sovietico era.dos bons.Nao ache que eles estavam sendo progressistas ou bonzinhos
@@justrelaxy7801 seu comentário não faz sentido nenhum
Se vc considera enviar pessoas a força pro espaço como darr oportunidades, está certo, a União Soviética era cheia de oportunidades!
Vídeo bem legal, mas nos comentários já tem gente militando pra caramba por causa de algumas pessoas fazendo umas piadas super bobalhonas e que obviamente são feitas pq vai ter gente respondendo de forma extremamente exagerada. Isso faz o movimento contra sexismo parecer uma piada no final, é tão necessário assim ficar puto por causa disso? Vou dar um exemplo, imagina se eu como gaúcho fosse em CADA comentário de pessoas dizendo que gaúcho é tudo alemão, naz*sta, etc. Claro, algumas vezes pode ser alguém muito preconceituoso mas a maioria das vezes é só gente zoando um esteriotipo que criaram. Mas falando sobre o vídeo em si é bem legal ter essas informações, e embora muitas vezes exagerem em representatividade (que era pra ser algo natural, n parecendo sempre uma jogada de marketing pra ganhar dinheiro de militante e sim um simples ato de dar oportunidade a um grupo de pessoa que tem muitas dificuldades em certas áreas por motivos sociais) ela é extremamente necessária, acho que dá que uns 40 anos vai ser comum/normal ver diversos tipos de pessoas na políticas e em diversas áreas. Espero, e uma pergunta não tem pesquisas que falam que mulheres no espaço estão menos propensas a câncer?
muito bem legal mesmo
Parabéns, Átila. Esse vídeo já foi cancelado no twitter. Esperando comentário de retratação ou exclusão, hahahahaha.
Vim assistir porque o vídeo foi cancelado.
Pensei que ele iria falar do programa Artemis também
Deveriam mandar anões, só acho...
Acho que eles deixariam trabalho pela metade
to vendo pessoas comentando que nem assistiu o video pelos comentários... a galera se deixa levar pelo titulo kkkk
um dia saberão...
Acho que esse povo tem preguiça de pensar mesmo...
Tomara que um dia, esse mesmo grupo assista pra que sinta um pouco de vergonha de tanto comentário bobo.
Que vídeo maravilhoso. Vc é foda, Atila.