Anna, posso ver que vc é jovem e bem intencionada, então te dou um conselho: tenha muito cuidado com estes canais do youtube que só tem pessoas dando opinião sem citar fontes e muito menos contrapor perspectivas diferentes sobre um assunto. Precisamos verificar fatos e vermos ideias distintas. Veja o canal:ruclips.net/channel/UCjivwB8MrrGCMlIuoSdkrQg
Quantos dentistas negros existem comparados aos brancos? Qual a porcentagem de médicos negros em relação aos brancos? E Advogados? Políticos? Juízes? No STF tínhamos 1 negro, hoje nenhum. Quando se dá oportunidade aparecem os gênios. Tomando o exemplo do STF, pela proporção no Brasil, deveria ser meio a meio, no congresso também. Nas reuniões de CEOs, nas diretorias dos grandes bancos. Quando se tem oportunidade como por exemplo o Obama, aí se tem o mérito. Digo o mesmo para as mulheres. Cego é aquele que não quer enxergar. Geralmente quem tem um discurso desagregador mente e joga as pessoas umas contra as outras, cuidado com falsos moralistas.
Perfeita colocação, o dia 20 de novembro não passa de palha~cada e os ditos movimentos sociais nunca citam José do Patrocinio muito menos qualquer negro que tenha subido na vida a não ser que seja jogando futebol ou tocando cavaquinho, temos vários empresários, advogados, juizes, engenheiros mais esses são sempre ignorados pelos movimentos negros, mais os bandidos não só são lembrados como são tratados como coitados injustiçados.
Inclusive escritores como Machado de Assis, Olavo Bilac ou então politicos como Nilo Peçanha são ignorados por esses movimentos, sabem por que? porque eram conservadores.
Uma vez perguntaram ao Lula porque ele não tentava um curso de nível superior como fez seu amigo Vicentinho. Ele respondeu que Lula que pronuncia-se corretamente, anda cheiroso, faz a barba e fala manso não é o Lula. É isso que faz a imagem do negro. Se não for vagabundo, malandro e favelado, não serve para representar a negritude.
Tiburcius Van der Leeuwen machado de assis era conservador? O cara completamente revolucionou a literatura, se voltou contra o romantismo, criticava a ideologia burguesa
qual a cor do professor? bem, vejo vários BRANCOS falando sobre o assunto com ´´PROPRIEDADE´´, sem sofrer na própria pele a realidade das ruas e condenando movimentos negros, SEM SEREM NEGROS. SERIA MELHOR SE CALAR, textos e livros não substituem o cotidiano da vida de quem realmente sofre com o racismo no Brasil.
Acho que voce nao ouviu a fala do PROFESSOR, mas se ouviu e ainda discorda, entao o problema e ainda maior..... ele estava criticando os FALSOS movimentos, que nada fazem pela comunidade negra, apenas se aproveitam das cotas para tirar proveito próprio, ninguém disse nada a respeito do racismo, ou ofendeu a raça negra, assim como existem "pastores" que enganam e tiram proveito da ignorância de alguns, tambem existem "movimentos" que nada mais sao do que quadrilhas, se enriquecendo as custas de certas "causas", o que permite que esses aproveitadores tenham sucesso, e a massa cega que nem sabe quem sao os verdadeiros defensores de suas causas......
neblinasp Então tem que ser estuprado para entender ou buscar compreender o drama de uma vítima de tal crime? Você então não come cocô porque já provou, não pelo o odor fétido? Percebi. Como também ficou notório que textos e livros para você são irrelevantes. Fica uma dica boa: Luiz Gama José do Patrocínio Henrique Dias Antônio Cândido e até o combativo Abdias. Um abraço.
Sou filha de negra com pai branco e este ano sofri preconceito de negros o que me arrasou, pois já havia passado por preconceito por morar na baixada fluminense , por ser pobre. Senti como se tivesse perdido minha identidade, mas herdei algo de minha mãe a coragem para prosseguir.
Qdo eu era criança, o 13 de Maio era comemorado nas escolas. Fazíamos redações, trabalhos , recitavamos poesias de Castro Alves e outros... O pior que pode acontecer a um povo é não conhecer sua História. É por conta desse desconhecimento que sempre estamos cometendo os mesmos erros... E quando acontece, damos um passo pra frente e vários pra trás!!! Triste Brasil!!
Realmente Juliana me lembro muito bem das redações trabalhos sobre estes temas escravos índios descobrimento do Brasil sentia muito orgulho da nossa história mas infelizmente estão tentando manchar o nosso orgulho de ser brasileiro em favor de uma cultura comum li dial
Deveria ser lembrado o engenheiro André Rebouças , que com seu irmão Antonio , foram os primeiros negros a se formarem na Escola Militar de Engenharia. Teve atuação profissional de destaque no segundo reinado e ainda como voluntário na guerra do Paraguai. Foi ainda líder abolicionista e muito ligado à família Imperial , que acompanhou ao exílio. Merece ser mais lembrado que o Zumbi dos Palmares.
Perfeito comentário do Villa. Domínio de elementos e detalhes de uma história da qual fomos privados. Resta-nos salvar estes tesouros do conhecimento enterrados em livros empoeirados e ensiná-los às nossas filhas e filhos!!!
Sou brasileiro afro minha bisavó era brasileira afro e minha família nunca teve esse mimi vitimismo, pelo contrário somos professores, servidores e até imigrantes na Terra da rainha. Parabéns família e Villa.
PARABÉNS PROFESSOR VILLA, uma verdadeira AULA da HISTÓRIA do Brasil. Finalmente o nosso momento histórico está sendo esclarecido aos brasileiros. Ontem, era TRISTE BRASIL !!! HOJE VIVA O BRASIL PASSANDO SUA HISTÓRIA A LIMPO !!! E o que falar da estorinha do Mandela, o Professor Olavo de Carvalho conta em detalhes.
Meu filho me perguntou: " Pai, o que é o dia da conciencia negra ". Fui pesquisar, voltei e disse ao meu filho. É o dia que devemos apagar de nossa vida, pois é o dia que envergonha nossa raça. Continuemos trabalhando, estudando, praticando sempre o bem, amando o nosso proximo como a nós mesmo.
É a tal história de cultuar o "politicamente correto". Isso acaba por tornar, por exemplo, um "país subdesenvolvido" em país do "terceiro mundo"; daí, evoluindo para, "país emergente". Antes era "preso"; depois, "interno"; daí evoluindo para, "reeducando" (né Lula?) O mundo seria melhor, se usasse menos eufemísmo do politicamente correto e mais realismo do politicamente... sincero.
Politicamente correto deveria ser só "bom senso" de não ser desnecessariamente ofensivo. Mas acabou existindo essa coisa de enxergar ofensa em tudo. Nos casos de "país emergente" ou "reeducando", no entanto, não são eufemismos, mas diferentes definições ou ênfases. Tanto "subdesenvolvido" quanto "terceiro mundo" são termos mais categóricos que expressam pior a gradação do que "em desenvolvimento"/"terceiro mundo" versus desenvolvidos/primeiro. Hans Rosling sobre isso: ruclips.net/video/YpKbO6O3O3M/видео.html "Reeducando" reforça que o ideal de um sistema corretivo e não meramente punitivo, ou de só prender por um tempo e soltar mais tarde, esperando que tudo dê certo. E é também mais abrangente, se adequando mais aos casos de regime aberto e semi-aberto. ruclips.net/video/G21L5bvxARM/видео.html ruclips.net/video/wtV5ev6813I/видео.html
Concordo com você Luiz. O politicamente correto é uma distorção trazida para o Brasil pela esquerda local. Mas como a esquerda é pouco comprometida com a verdade, não revelou que o politicamente correto foi inventado pela ultra-direita norte-americana em um momento para acentuar as diferenças entre americanos negros e brancos. Daí a expressão afro-americanos. Como a estratégia da esquerda gramsciniana local foi sempre o "nós e eles" é importante manter esses rótulos.
Beleza, vamos acabar com eufemismos: 20 de novembro não é dia da "consciência negra", mas sim o dia em que um negro foi ASSASSINADO pela elite escravista. Melhorou?
Muito boa colocação, o Brasil agora não é mais feito por brasileiros, e sim por afrodescendentes, germanodescentes, bretãodescendentes, arabedescendentes, só eu não sei mais o que sou já que na minha genealogia tem árabe, italiano, africano, alemão, português, índio, inglês, fora o que eu não encontrei, sempre achei que isso não significava nada já que eu nasci no brasil e sempre pensei que era brasileiro e era isso que importava
Essa data não deveria existir sou cidadão de cor , outra coisa esse negocio de cotas para pessoas de cor também não concordo, tem que ser na raça , não deveriamos aceitar essa tal cota uma vergonha .
Edson silva, parabéns pela sua opinião sobre este assunto. Discordo totalmente sobre esta tal de cota, afinal, não somos todos iguais perante a lei ?? ( Art. 5 da Constituição ).
fabricioface , não fui eu quem disse , foi o artigo 5 da Constituição, portanto beócio é o filho da senhora sua mãe que não sabe ler e interpretar textos postados e que primam pela falta de educação.
Eu sei o quê está escrito na constituicao. Mas quando eu digo "perante a lei", me refiro a lei em sentido lato sensu, que engloba todas o direito positivo: de portarias, resolucoes, decretos, leis ordinárias até complementares... inclusive a constituicao. Mas a lei é uma FICCAO. Assim como você pode escrever no art. 18, §1º "Brasília é a Capital Federal", você pode escrever "Marte é a capital federal" ou "Todos sao iguais perante a lei". A realidade nao muda por isso. O direito é produto do intelecto humano, nao da natureza - nao precisa corresponder à realidade. É um "dever ser", o keynesiano "sollen". Na REALIDADE; no "ser", no "sein", é muito diferente. Você nem sabe... mas é por isso que se diz "devo ir amanha no médico" justamente porque é um dever, nao uma coisa certa. Dever é um verbo modal, como "shall" em inglês, como "sollen" em alemao. Resumindo: na teoria, somos todos iguais. Na prática, nao. Rico nao é igual a pobre. Preto nao é igual a branco. E como diria MV Bill, "preto e pobre é parecido, mas nao é igual". As cotas vêm pra remediar desigualdades sociais, nao jurídicas, porque igualdade jurídica entre brancos e negros, existe desde a abolicao. Se você é negro e pensa assim, você é vítima do que Hegel chamou de a "dialética de dominacao senhor-escravo". Você aceita ser explorado porque tem esperanca, um dia, de passar de dominado a dominador. E se um em 100 milhoes consegue, todos repetem, inclusive você: "viu? tem que ser na raca" Patético esses pobres de direita.rs Ainda por cima negro... cada uma no Brasil... tsc-tsc.
Quantos dentistas negros existem comparados aos brancos? Qual a porcentagem de médicos negros em relação aos brancos? E Advogados? Políticos? Juízes? No STF tínhamos 1 negro, hoje nenhum. Quando se dá oportunidade aparecem os gênios. Tomando o exemplo do STF, pela proporção no Brasil, deveria ser meio a meio, no congresso também. Nas reuniões de CEOs, nas diretorias dos grandes bancos. Quando se tem oportunidade como por exemplo o Obama, aí se tem o mérito. Digo o mesmo para as mulheres. Cego é aquele que não quer enxergar. Geralmente quem tem um discurso desagregador mente e joga as pessoas umas contra as outras, cuidado com falsos moralistas.
Bem, professor e historiador, mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1989) e doutor em História Social pela mesma (1993). Professor aposentado da Universidade Federal de São Carlos. Só isso.
Quem foi Zumbi dos Palmares? Um homem do seu tempo que tinha o seu próprio séquito de escravos e governava o quilombo na base da truculência igual a qualquer senhor de engenho. Herói de quê? Libertou quem?
Isso não mudou muito, hj temos brasileiro ferrando brasileiro para enriquecer a empresa de gringos que aliás pagam pau, essa gente não pode ver um gringo que se dobra.
Interessante! Nunca tinha colocado isso em perspectiva: deixaram de ser brasileiros para serem afrodescendentes. Agora não sou mais brasileiro! Sou luso descendente. Rsrsrs
Eu fui criado com uma família de negros, eu ia lá, a vó era minha vó. O tio e a tia amavam a gente. A gente almoçava da deliciosa comida feita pela vó. Eles também davam lanche pra gente. A gente ouvia lá de casa as minhas irmãs negras tocavando piano quase todas as noites. Todos eles estavam lá em casa frequentemente, brincando e lanchando. A gente frequentava a mesma Primeira Igreja Batista de São Gonçalo. Saudades da minha família.
Professor, quem foi que inventou essa data? Antes o dia 13 de maio era comemorado com grande estilo, desfile de congadas,e outras comemorações de origem africana. Eu era criança e achava lindo. Essa data o que é feito para lembrar????
Não estou comemorando ne meu aniversário,Quem dirá dia da consciência negra! E olha que sou negra! Acho essas datas comemorativas uma palhaçada. Adianta fica comemorando isso ou aquilo outro , se no dia a dia ninguém está sendo respeitado?
+SuperLuiztoledo, a escravidão brasileira, escravizou por 350 anos, os negros e não os brancos e amarelos. Daí a data em memória a Zumbi dos Palmares, um mártir pela libertação do seu povo.
Sou de descendência espanhola e negro. Sou afro descendente ou hispano descendente? Na dúvida fico só com o brasileiro descendente ( rs ). Acho isso tudo uma bobagem sem tamanho!
Quantos dentistas negros existem comparados aos brancos? Qual a porcentagem de médicos negros em relação aos negros? E Advogados? Políticos? Juízes? No STF tínhamos 1 negro, hoje nenhum. Quando se dá oportunidade aparecem os gênios. Tomando o exemplo do STF, pela proporção no Brasil, deveria ser meio a meio, no congresso também. Nas reuniões de CEOs, nas diretorias dos grandes bancos. Quando se tem oportunidade como por exemplo o Obama, aí se tem o mérito. Digo o mesmo para as mulheres. Cego é aquele que não quer enxergar.
@@marcellozacharias a maioria da população brasileira é parda, puramente negros é uma porcentagem baixíssima, veja nos dados do IBGE. Eu tenho pele predominante branca, mas tenho antepassados negros por parte de mãe, isso não me faz negro mas me faz descendente. Enfim, hoje temos negros e brancos pobres em situação difícil e pobres iguais. Tem muita gente que cita números manipulados, sempre considerando pardo como negro, mas pardo é branco e negro ao mesmo tempo, pois é mestiço.
@@marcellozacharias Vai por indicação dos últimos anos no STF foi de 1989 para cá, reclama com a centro-esquerda do Brasil, não é por mérito! Quer mudar é só garantir para os de baixa renda, não por cor!
É triste ver um estudioso como o senhor Vila depreciando a importância de se pensar a questão racial no Brasil. Fomos um país estruturado na escravidão e hj temos uma realidade onde muito da nossa desigualdade social tem fundamento racial. O dia da consciência negra é uma forma de lembrarmos constantemente que racismo NÃO!!! A abolição foi resultado da luta de muitos!
@@ariadeneable ele queria sim, mais na época dele a monarquia não era mais absolutista, mais sim conselho que dividia o governo, uma espécie de parlamento. Estude antes de querer difamar dom Pedro II
@@ariadeneable Não é por nada não, na época o Brasil era altamente rentável na economia, quando veio a Lei Áurea, os cafeeiteros junto com republicanos expulsaram a família real, e na hora da reforma agrária onde daria terras para os negros, foram impedidos, na hora do hino, tocou até o da França em 1889, pq será? Revolução Francesa Jaquespierre, Jacobinos eram de separação de classes, como a esquerda de hoje!
@@ariadeneable amiga, dá um Google rapidinho e pesquisa por "Constituição de 1824", pode te ajudar no que acreditar ou não no que lê por aí, ali tem uma linha de raciocínio dos monarcas com ajuda do parlamento (já nota que não era absolutista). Depois pesquisa por monarquia parlamentar constitucional com poder moderador. É interessante. (:
A relação entre o abolicionismo e a proclamação da República não me parece tão clara quanto os professores me vem dizendo. O próprio Joaquim Nabuco mencionado pelo professor Villa, assim como Machado de Assis, eram monarquistas, e me parece óbvio que num país onde a elite social e política tinha títulos de nobreza como de barão e de visconde, uma mudança institucional que tornasse isso irrelevante não deveria causar muito entusiasmo. A república, até onde sei, parece ter tido como base social decisiva um grupo de interesses que não tinha nenhum comprometimento necessário com a escravidão: os militares. Se há uma causa que realmente parece importante para uma mudança de regime, não era a abolição da escravidão, mas o centralismo da monarquia no Brasil, a dificuldade da elite econômica e social regional desempenhar um papel político direto e expressivo.
Me lembro quando a minha professora perguntou quem era contra o dia da consciência negra, e eu fui o único q era contra. Me chamaram de racista (os meus colegas) falaram q iam me denunciar, e eu e minha professora ficava debatendo. ela contanto umas histórias de negros fazendo artesanatos falando q era importante para acabar com o racismo a minha colega começou falar q e bom estudar coisas sobre negros q nos não estudava sobre negros e bla bla bla. Ai eu cheguei a conclusão q quem apóia o dia da consciência negra e muito racista, ficar falando de negros fazendo artesanatos colocando neles mais esteriótipos q não pode ser um médico ou um empresário mais q um cara q faz artesanato. E a outra imaginando q o cara e branco so por ele ser importante.
O movimento organizado, financiado e acadêmico, feminista não visa o bem estar da cidadã comum; apenas faz política. Idem idem para os movimentos organizados LGBT, Consciência negra, etc etc
Nesta época o professor era mais sensatos nós seus comentários 🇧🇷 hoje em dia ele está muito radical e nervoso, mais parabéns pelo belo comentários 🇧🇷🇧🇷
Tava indo bem até falar q afrodescendentes não seria brasileiro. Ora bolas, uma coisa exclui a outra? Vc não é descendente de alguma etnia e ainda assim é tbm brasileiro? Então pq essa fala de q o negro brasileiro deixa de ser brasileiro pq é afrodescendente! Mais uma idiotice de quem gosta de resumir tudo a um pensamento reto e raso!
Muito bem lembrado Villa. E não sou afrodescendente, sou BRASILEIRA, filha de brasileiros, neta de Brasileiros, bisneta de Brasileiros...
Anna Caroline Almeida fora oq é bonita tmb hehe
Boa moça!
Salve todo aquele que pensa e sente o seu país.
Anna, posso ver que vc é jovem e bem intencionada, então te dou um conselho: tenha muito cuidado com estes canais do youtube que só tem pessoas dando opinião sem citar fontes e muito menos contrapor perspectivas diferentes sobre um assunto. Precisamos verificar fatos e vermos ideias distintas. Veja o canal:ruclips.net/channel/UCjivwB8MrrGCMlIuoSdkrQg
Quantos dentistas negros existem comparados aos brancos? Qual a porcentagem de médicos negros em relação aos brancos? E Advogados? Políticos? Juízes?
No STF tínhamos 1 negro, hoje nenhum. Quando se dá oportunidade aparecem os gênios. Tomando o exemplo do STF, pela proporção no Brasil, deveria ser meio a meio, no congresso também. Nas reuniões de CEOs, nas diretorias dos grandes bancos. Quando se tem oportunidade como por exemplo o Obama, aí se tem o mérito. Digo o mesmo para as mulheres. Cego é aquele que não quer enxergar. Geralmente quem tem um discurso desagregador mente e joga as pessoas umas contra as outras, cuidado com falsos moralistas.
@@Claunere1 todos movimentos ligado a esquerda e mentiroso,são negros usando negros para manter seus privilégios com dinheiro público.
Brilhante aula. Nunca tinha visto os fatos desse ponto de vista.
é fun da men tal prestar muita atenção para entender e tal.
Pego pela petulância, a CF de 88 não menciona o termo afrodescendente.
Perfeita colocação, o dia 20 de novembro não passa de palha~cada e os ditos movimentos sociais nunca citam José do Patrocinio muito menos qualquer negro que tenha subido na vida a não ser que seja jogando futebol ou tocando cavaquinho, temos vários empresários, advogados, juizes, engenheiros mais esses são sempre ignorados pelos movimentos negros, mais os bandidos não só são lembrados como são tratados como coitados injustiçados.
Inclusive escritores como Machado de Assis, Olavo Bilac ou então politicos como Nilo Peçanha são ignorados por esses movimentos, sabem por que? porque eram conservadores.
Uma vez perguntaram ao Lula porque ele não tentava um curso de nível superior como fez seu amigo Vicentinho. Ele respondeu que Lula que pronuncia-se corretamente, anda cheiroso, faz a barba e fala manso não é o Lula. É isso que faz a imagem do negro. Se não for vagabundo, malandro e favelado, não serve para representar a negritude.
Mandou bem !!!!
Tiburcius Van der Leeuwen machado de assis era conservador? O cara completamente revolucionou a literatura, se voltou contra o romantismo, criticava a ideologia burguesa
Canal do Negão falou pouco e disse muito 👍🏽✌🏾🖖🏾🖖🏾🖖🏾
Professor Villa. mais uma vez demonstrando que sabe de tudo.... grande cidadão brasileiro!!!!
qual a cor do professor? bem, vejo vários BRANCOS falando sobre o assunto com ´´PROPRIEDADE´´, sem sofrer na própria pele a realidade das ruas e condenando movimentos negros, SEM SEREM NEGROS.
SERIA MELHOR SE CALAR, textos e livros não substituem o cotidiano da vida de quem realmente sofre com o racismo no Brasil.
Acho que voce nao ouviu a fala do PROFESSOR, mas se ouviu e ainda discorda, entao o problema e ainda maior..... ele estava criticando os FALSOS movimentos, que nada fazem pela comunidade negra, apenas se aproveitam das cotas para tirar proveito próprio, ninguém disse nada a respeito do racismo, ou ofendeu a raça negra, assim como existem "pastores" que enganam e tiram proveito da ignorância de alguns, tambem existem "movimentos" que nada mais sao do que quadrilhas, se enriquecendo as custas de certas "causas", o que permite que esses aproveitadores tenham sucesso, e a massa cega que nem sabe quem sao os verdadeiros defensores de suas causas......
E nao seria tambem uma forma de racismo acusar alguem de racismo pelo simples fato dessa ou aquela pessoa ser de cor diferente?!?!......
Celso Marrichi, com sua permissão, faço minha sua opinião sobre este assunto. Parabéns pela clareza do seu depoimento.
neblinasp
Então tem que ser estuprado para entender ou buscar compreender o drama de uma vítima de tal crime?
Você então não come cocô porque já provou, não pelo o odor fétido? Percebi.
Como também ficou notório que textos e livros para você são irrelevantes. Fica uma dica boa:
Luiz Gama
José do Patrocínio
Henrique Dias
Antônio Cândido e até o combativo Abdias.
Um abraço.
Sou filha de negra com pai branco e este ano sofri preconceito de negros o que me arrasou, pois já havia passado por preconceito por morar na baixada fluminense , por ser pobre.
Senti como se tivesse perdido minha identidade, mas herdei algo de minha mãe a coragem para prosseguir.
Qdo eu era criança, o 13 de Maio era comemorado nas escolas. Fazíamos redações, trabalhos , recitavamos poesias de Castro Alves e outros... O pior que pode acontecer a um povo é não conhecer sua História. É por conta desse desconhecimento que sempre estamos cometendo os mesmos erros... E quando acontece, damos um passo pra frente e vários pra trás!!! Triste Brasil!!
quando tava no ensino fudamental, de 93 a 98 ( 1ª a 6ª serie) tinha essa celebração dessa data, hoje não sei se tem mais.
Realmente Juliana me lembro muito bem das redações trabalhos sobre estes temas escravos índios descobrimento do Brasil sentia muito orgulho da nossa história mas infelizmente estão tentando manchar o nosso orgulho de ser brasileiro em favor de uma cultura comum li dial
Ñ só o 13 de maio mas o dia 19 de abril e 21 de abril 7 de setembro 15 de novembro tbm eram comemorado tinha q fazer trab escolares desta datas
José Carlos tbm nunca vi fazerem o dia do homen
Sim Juliana , eu me lembro, fora que todo dia íamos na quadra da escola cantar o hino Nacional com a mão no peito .
Parabéns pelo comentário... concordo plenamente
Deveria ser lembrado o engenheiro André Rebouças , que com seu irmão Antonio , foram os primeiros negros a se formarem na Escola Militar de Engenharia. Teve atuação profissional de destaque no segundo reinado e ainda como voluntário na guerra do Paraguai. Foi ainda líder abolicionista e muito ligado à família Imperial , que acompanhou ao exílio. Merece ser mais lembrado que o Zumbi dos Palmares.
Assino embaixo villa Parabens falou tudo.
Dia criado para que a sombra da escravidão jamais deixe o Brasil, E a estigmatização de um povo nunca se apague.
Parabéns, professor !!! Como professor de História tenho orgulho das suas aulas...
Medo de vc
@@werissonpereira8780 faz 3 anos... Já mudei de ideia... 😂😂😂
Grata por trazer tantas memórias à tona.
Caramba bicho que aula !!!👏👏👏👏👏👏👏🇧🇷🇧🇷🇧🇷
Como é bom adquirir conhecimento com o professor Villa!
Excelente Professor Villa.
Adoro que ninguém a me contestar.
O silêncio diz tudo.
Parabéns, professor!! Muita informação baseada neste assunto, uma verdadeira aula de auto nível
Perfeito comentário do Villa. Domínio de elementos e detalhes de uma história da qual fomos privados. Resta-nos salvar estes tesouros do conhecimento enterrados em livros empoeirados e ensiná-los às nossas filhas e filhos!!!
Sou brasileiro afro minha bisavó era brasileira afro e minha família nunca teve esse mimi vitimismo, pelo contrário somos professores, servidores e até imigrantes na Terra da rainha. Parabéns família e Villa.
Parabéns ! Isso se chama dedicação !! E dedicação não tem cor, todos podem chegar ao sucesso !
Grande professor VILLA.Além de professor um baita BRASILEIRO. Amo essas aulas desvendando as farsas.
Muito bom professor!
Que aula show. Parabéns nobre professor Vila
Que aula hein professor! Não sabia. Muito obrigada ❤
PARABÉNS PROFESSOR VILLA, uma verdadeira AULA da HISTÓRIA do Brasil. Finalmente o nosso momento histórico está sendo esclarecido aos brasileiros. Ontem, era TRISTE BRASIL !!! HOJE VIVA O BRASIL PASSANDO SUA HISTÓRIA A LIMPO !!! E o que falar da estorinha do Mandela, o Professor Olavo de Carvalho conta em detalhes.
Como negro que sou só posso dizer obrigado pela aula pois eu sempre pensei ser louco por achar isso tudo uma farsa populista.
Sensacional! Obrigado pela aula!
*Não precisamos de um dia da consciência negra, branca, parda, amarela, albina... Precisamos de 365 dias de consciência humana.*
Obrigado pela brilhante aula da história. O Brasil está precisando de muitos professores como o ilustre PROFESSOR Villa.
Parabéns Villa ..
Todos deviam assistir essa grande aula..
Como é bom ter pessoas como essa, pessoas com um conhecimento que pouquíssimas pessoas, têm!
Belo resumo histórico, somos iguais, chega de divisão e mimimi...
Com certeza! 😎👊🏻
Marco Antonio Villa, vc está saindo bem melhor do que imaginava. Parabéns!
vc me representa professor.
Que aula obrigado professor 👏👏👏👏👏
Villa: você não é somente um grande professor, mas acima de tudo, é um grande brasileiro.
Parabens,
Prof. Villa pelo otimo comentario.
Bustlowich N. Fernande (Loy)
Villa, vc poderia fazer um tour na historia verdadeira para os brasileiros.
Que tal?
Comentário espetacular!
Eu nunca gostei desse termo “ afro descendente “
Sou negro e isso me basta!
👏👏👏👏
Antes de ser negro vc é brasileiro.
Todos nós somos descentes de negros,sou clara,mas meu pai era negro, só essa esquerda que inventou essa divisão no país, excelente aula do Vila hoje.
@@cristinalima8306
Eu não! No RS fora em cidades portuguesas não tem ninguém com um pingo de sangue que não seja europeu, isso não nós torna monstros!
@@tigreinfernal6661 Vc deveria se preocupar, logo logo sua linhagem sera mista! buahahaha
Que maravilhosa foi essa lição ....ainda o rádio faz a diferença. Obrigado.
Meu filho me perguntou: " Pai, o que é o dia da conciencia negra ". Fui pesquisar, voltei e disse ao meu filho. É o dia que devemos apagar de nossa vida, pois é o dia que envergonha nossa raça. Continuemos trabalhando, estudando, praticando sempre o bem, amando o nosso proximo como a nós mesmo.
parabens pelas palavras
É de se pensar mesmo!
É a tal história de cultuar o "politicamente correto". Isso acaba por tornar, por exemplo, um "país subdesenvolvido" em país do "terceiro mundo"; daí, evoluindo para, "país emergente".
Antes era "preso"; depois, "interno"; daí evoluindo para, "reeducando" (né Lula?)
O mundo seria melhor, se usasse menos eufemísmo do politicamente correto e mais realismo do politicamente... sincero.
Luiz C. Galev , concordo!! Pensam que vão melhorar alguma coisa, só MUDANDO de nome. BRASIL, PAÍS DOS EUFEMISMOS!!
Luiz Galev, falou pouco mas falou tudo. Eufemismos são uma forma de dizer o que já foi dito em outras palavras, ou seja troca 6 por meia dúzia..
Politicamente correto deveria ser só "bom senso" de não ser desnecessariamente ofensivo. Mas acabou existindo essa coisa de enxergar ofensa em tudo. Nos casos de "país emergente" ou "reeducando", no entanto, não são eufemismos, mas diferentes definições ou ênfases.
Tanto "subdesenvolvido" quanto "terceiro mundo" são termos mais categóricos que expressam pior a gradação do que "em desenvolvimento"/"terceiro mundo" versus desenvolvidos/primeiro. Hans Rosling sobre isso: ruclips.net/video/YpKbO6O3O3M/видео.html
"Reeducando" reforça que o ideal de um sistema corretivo e não meramente punitivo, ou de só prender por um tempo e soltar mais tarde, esperando que tudo dê certo. E é também mais abrangente, se adequando mais aos casos de regime aberto e semi-aberto. ruclips.net/video/G21L5bvxARM/видео.html ruclips.net/video/wtV5ev6813I/видео.html
Concordo com você Luiz. O politicamente correto é uma distorção trazida para o Brasil pela esquerda local. Mas como a esquerda é pouco comprometida com a verdade, não revelou que o politicamente correto foi inventado pela ultra-direita norte-americana em um momento para acentuar as diferenças entre americanos negros e brancos. Daí a expressão afro-americanos. Como a estratégia da esquerda gramsciniana local foi sempre o "nós e eles" é importante manter esses rótulos.
Beleza, vamos acabar com eufemismos: 20 de novembro não é dia da "consciência negra", mas sim o dia em que um negro foi ASSASSINADO pela elite escravista.
Melhorou?
cada vez mais te admiro Marco Antônio Villa 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Muito boa colocação, o Brasil agora não é mais feito por brasileiros, e sim por afrodescendentes, germanodescentes, bretãodescendentes, arabedescendentes, só eu não sei mais o que sou já que na minha genealogia tem árabe, italiano, africano, alemão, português, índio, inglês, fora o que eu não encontrei, sempre achei que isso não significava nada já que eu nasci no brasil e sempre pensei que era brasileiro e era isso que importava
Professor Villa: tens minha admiração.
Consciência negra. A minha têm a luz da presença de Jesus.
Uma bela aula de história, obrigado professor!
Essa data não deveria existir sou cidadão de cor , outra coisa esse negocio de cotas para pessoas de cor também não concordo, tem que ser na raça , não deveriamos aceitar essa tal cota uma vergonha .
Edson silva, parabéns pela sua opinião sobre este assunto. Discordo totalmente sobre esta tal de cota, afinal, não somos todos iguais perante a lei ?? ( Art. 5 da Constituição ).
como você mesmo disse, caro beócio, PERANTE A LEI. E só.
fabricioface , não fui eu quem disse , foi o artigo 5 da Constituição, portanto beócio é o filho da senhora sua mãe que não sabe ler e interpretar textos postados e que primam pela falta de educação.
Eu sei o quê está escrito na constituicao. Mas quando eu digo "perante a lei", me refiro a lei em sentido lato sensu, que engloba todas o direito positivo: de portarias, resolucoes, decretos, leis ordinárias até complementares... inclusive a constituicao.
Mas a lei é uma FICCAO. Assim como você pode escrever no art. 18, §1º "Brasília é a Capital Federal", você pode escrever "Marte é a capital federal" ou "Todos sao iguais perante a lei". A realidade nao muda por isso. O direito é produto do intelecto humano, nao da natureza - nao precisa corresponder à realidade. É um "dever ser", o keynesiano "sollen". Na REALIDADE; no "ser", no "sein", é muito diferente.
Você nem sabe... mas é por isso que se diz "devo ir amanha no médico" justamente porque é um dever, nao uma coisa certa. Dever é um verbo modal, como "shall" em inglês, como "sollen" em alemao.
Resumindo: na teoria, somos todos iguais. Na prática, nao.
Rico nao é igual a pobre.
Preto nao é igual a branco.
E como diria MV Bill, "preto e pobre é parecido, mas nao é igual".
As cotas vêm pra remediar desigualdades sociais, nao jurídicas, porque igualdade jurídica entre brancos e negros, existe desde a abolicao.
Se você é negro e pensa assim, você é vítima do que Hegel chamou de a "dialética de dominacao senhor-escravo". Você aceita ser explorado porque tem esperanca, um dia, de passar de dominado a dominador. E se um em 100 milhoes consegue, todos repetem, inclusive você: "viu? tem que ser na raca"
Patético esses pobres de direita.rs
Ainda por cima negro... cada uma no Brasil... tsc-tsc.
Quantos dentistas negros existem comparados aos brancos? Qual a porcentagem de médicos negros em relação aos brancos? E Advogados? Políticos? Juízes?
No STF tínhamos 1 negro, hoje nenhum. Quando se dá oportunidade aparecem os gênios. Tomando o exemplo do STF, pela proporção no Brasil, deveria ser meio a meio, no congresso também. Nas reuniões de CEOs, nas diretorias dos grandes bancos. Quando se tem oportunidade como por exemplo o Obama, aí se tem o mérito. Digo o mesmo para as mulheres. Cego é aquele que não quer enxergar. Geralmente quem tem um discurso desagregador mente e joga as pessoas umas contra as outras, cuidado com falsos moralistas.
Que aula senhoras e senhores....parabéns Professor!
Nada como um professor de história.
Melhor o historiador, que tem que provar o que diz com registros e documentos historicos.
Bem, professor e historiador, mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1989) e doutor em História Social pela mesma (1993). Professor aposentado da Universidade Federal de São Carlos. Só isso.
Nada como um professor de história HONESTO
Ué, achava que professores de história eram todos "doutrinadores marxistas". Não entendi.
@@FernieCanto
Depende de que época você se formou, hoje sai pronto para virar militante mortadela, antes existia uma certa Independência e debate!
Sensacional o comentário do prof Villa!
Quem foi Zumbi dos Palmares? Um homem do seu tempo que tinha o seu próprio séquito de escravos e governava o quilombo na base da truculência igual a qualquer senhor de engenho. Herói de quê? Libertou quem?
Isso não mudou muito, hj temos brasileiro ferrando brasileiro para enriquecer a empresa de gringos que aliás pagam pau, essa gente não pode ver um gringo que se dobra.
Ótimo comentário!
Interessante! Nunca tinha colocado isso em perspectiva: deixaram de ser brasileiros para serem afrodescendentes.
Agora não sou mais brasileiro! Sou luso descendente. Rsrsrs
FANTÁSTICA explanação sobre o assunto!
Pelo menos uma vez esse Villa, fala algo que preste.
Eu fui criado com uma família de negros, eu ia lá, a vó era minha vó. O tio e a tia amavam a gente. A gente almoçava da deliciosa comida feita pela vó. Eles também davam lanche pra gente.
A gente ouvia lá de casa as minhas irmãs negras tocavando piano quase todas as noites. Todos eles estavam lá em casa frequentemente, brincando e lanchando.
A gente frequentava a mesma Primeira Igreja Batista de São Gonçalo.
Saudades da minha família.
Professor, quem foi que inventou essa data? Antes o dia 13 de maio era comemorado com grande estilo, desfile de congadas,e outras comemorações de origem africana. Eu era criança e achava lindo. Essa data o que é feito para lembrar????
SUA NOTA É. 💯 PROFESSOR.
👏👏👏👏👏👏
Acho válido termos um dia para representar esse marco intrínseco à nossa história..
Tem negros que nem conhece a própria história 😐😐😐
Belíssima aula de história, abriu minha conciência, concordo plenamente com tudo tudo que você falou, principalmente no seu final.
Ao menos serve como feriado.
Villa realmente nos ensina.
Não estou comemorando ne meu aniversário,Quem dirá dia da consciência negra! E olha que sou negra! Acho essas datas comemorativas uma palhaçada. Adianta fica comemorando isso ou aquilo outro , se no dia a dia ninguém está sendo respeitado?
Tem até o "dia do samurai", no Brasil, parece. Os legisladores sempre trabalhando duro.
Assim não vale. Cadê o dia do branco, do amarelo....
+SuperLuiztoledo, a escravidão brasileira, escravizou por 350 anos, os negros e não os brancos e amarelos. Daí a data em memória a Zumbi dos Palmares, um mártir pela libertação do seu povo.
Parabéns Villa, excelente explanação. Parabéns, não sabia disso, ótima aula.
Sou de descendência espanhola e negro. Sou afro descendente ou hispano descendente? Na dúvida fico só com o brasileiro descendente ( rs ). Acho isso tudo uma bobagem sem tamanho!
Quantos dentistas negros existem comparados aos brancos? Qual a porcentagem de médicos negros em relação aos negros? E Advogados? Políticos? Juízes?
No STF tínhamos 1 negro, hoje nenhum. Quando se dá oportunidade aparecem os gênios. Tomando o exemplo do STF, pela proporção no Brasil, deveria ser meio a meio, no congresso também. Nas reuniões de CEOs, nas diretorias dos grandes bancos. Quando se tem oportunidade como por exemplo o Obama, aí se tem o mérito. Digo o mesmo para as mulheres. Cego é aquele que não quer enxergar.
@@marcellozacharias a maioria da população brasileira é parda, puramente negros é uma porcentagem baixíssima, veja nos dados do IBGE. Eu tenho pele predominante branca, mas tenho antepassados negros por parte de mãe, isso não me faz negro mas me faz descendente. Enfim, hoje temos negros e brancos pobres em situação difícil e pobres iguais. Tem muita gente que cita números manipulados, sempre considerando pardo como negro, mas pardo é branco e negro ao mesmo tempo, pois é mestiço.
@@lesleyfernandes , ok, então por favor, corrija no meu texto onde se lê negro por pardos e brancos pobres.
@@marcellozacharias aí já teríamos que separar o senso por profissões, porque já é possível identificar muitos. Você considera o Gilmar Mendes pardo?
@@marcellozacharias
Vai por indicação dos últimos anos no STF foi de 1989 para cá, reclama com a centro-esquerda do Brasil, não é por mérito!
Quer mudar é só garantir para os de baixa renda, não por cor!
Bem lembrado!
Muito bom. Pena que esse senhor atualmente ficou desvairado. Lamentável o desequilíbrio que ele mostra em debates.
#somostodosBrasileiros
A melhor forma de combater o racismo e não falando dela como forma de coistadismo
Boa noite, vim fortalecer, que Deus continue abençoando seu trabalho, te espero.
É triste ver um estudioso como o senhor Vila depreciando a importância de se pensar a questão racial no Brasil. Fomos um país estruturado na escravidão e hj temos uma realidade onde muito da nossa desigualdade social tem fundamento racial. O dia da consciência negra é uma forma de lembrarmos constantemente que racismo NÃO!!! A abolição foi resultado da luta de muitos!
Perfeita, essa sua colocação Villa!!! O Brasil, ainda tem muito o que aprender, com o seu próprio passado!!!!
mais um motivo a favor da monarquia, D Pedro II era contra a escravidão.
Mas não fez muito contra não... A favor da monarquia?? Vamos sustentar reis e afins novamente??? Ah vá!
@@ariadeneable ele queria sim, mais na época dele a monarquia não era mais absolutista, mais sim conselho que dividia o governo, uma espécie de parlamento. Estude antes de querer difamar dom Pedro II
@@ariadeneable Não é por nada não, na época o Brasil era altamente rentável na economia, quando veio a Lei Áurea, os cafeeiteros junto com republicanos expulsaram a família real, e na hora da reforma agrária onde daria terras para os negros, foram impedidos, na hora do hino, tocou até o da França em 1889, pq será? Revolução Francesa Jaquespierre, Jacobinos eram de separação de classes, como a esquerda de hoje!
@@ariadeneable amiga, dá um Google rapidinho e pesquisa por "Constituição de 1824", pode te ajudar no que acreditar ou não no que lê por aí, ali tem uma linha de raciocínio dos monarcas com ajuda do parlamento (já nota que não era absolutista). Depois pesquisa por monarquia parlamentar constitucional com poder moderador. É interessante. (:
faria sentido se o brasil ainda fosse uma monarquia. mas querer voltar, depois de 131 anos, não faz o menor sentido.
Valeu.
Belíssima aula.
A relação entre o abolicionismo e a proclamação da República não me parece tão clara quanto os professores me vem dizendo. O próprio Joaquim Nabuco mencionado pelo professor Villa, assim como Machado de Assis, eram monarquistas, e me parece óbvio que num país onde a elite social e política tinha títulos de nobreza como de barão e de visconde, uma mudança institucional que tornasse isso irrelevante não deveria causar muito entusiasmo. A república, até onde sei, parece ter tido como base social decisiva um grupo de interesses que não tinha nenhum comprometimento necessário com a escravidão: os militares. Se há uma causa que realmente parece importante para uma mudança de regime, não era a abolição da escravidão, mas o centralismo da monarquia no Brasil, a dificuldade da elite econômica e social regional desempenhar um papel político direto e expressivo.
Sensacional. Que aula
Me lembro quando a minha professora perguntou quem era contra o dia da consciência negra, e eu fui o único q era contra.
Me chamaram de racista (os meus colegas) falaram q iam me denunciar, e eu e minha professora ficava debatendo. ela contanto umas histórias de negros fazendo artesanatos falando q era importante para acabar com o racismo a minha colega começou falar q e bom estudar coisas sobre negros q nos não estudava sobre negros e bla bla bla.
Ai eu cheguei a conclusão q quem apóia o dia da consciência negra e muito racista, ficar falando de negros fazendo artesanatos colocando neles mais esteriótipos q não pode ser um médico ou um empresário mais q um cara q faz artesanato.
E a outra imaginando q o cara e branco so por ele ser importante.
O movimento organizado, financiado e acadêmico, feminista não visa o bem estar da cidadã comum; apenas faz política.
Idem idem para os movimentos organizados LGBT, Consciência negra, etc etc
"Etc" incluindo conservadores de diversas estirpes.
É isso aí professor Vila, tem que se dizer as verdades da história
palhaçada ... consciência não tem cor isso tudo é pra inventar feriado
Show de explicação.
E uma farsa mas todo branco como eu adora ficar em casa nesse dia.KKKKKKKKKKKKKKKKKK
Villa sempre dando aula👏👏👏👏👏👏👏
Pena que esse debate acaba abrindo espaço pra racistas. E no Brasil tem muito.
não acho.
Sempre sensacional!!!
uma lápide "meia" caindo?
Infelizmente, apesar de "escritor", Villa ainda não descobriu que os advérbios são Invariáveis...
Nesta época o professor era mais sensatos nós seus comentários 🇧🇷 hoje em dia ele está muito radical e nervoso, mais parabéns pelo belo comentários 🇧🇷🇧🇷
Tava indo bem até falar q afrodescendentes não seria brasileiro. Ora bolas, uma coisa exclui a outra? Vc não é descendente de alguma etnia e ainda assim é tbm brasileiro? Então pq essa fala de q o negro brasileiro deixa de ser brasileiro pq é afrodescendente! Mais uma idiotice de quem gosta de resumir tudo a um pensamento reto e raso!
MAis anarfA funcional. Le e houve mas nao entendo. Reveja umas ene vzs a reportgem q tu vai entender o cabeçáo.
Cara tu nao entendesse nada. Mais um anarfa funcional.
Espetacular colocação histórica parabéns...
Temos feriados de uma porção de gente branca
Cita 1.
Cita um que foi feito assim "ô, um branco, bora fazer um feriado pra ele"
Villa e sempre uma boa aula de história
Com 58 anos aprendendo muito... Obrigado Villa!
Ótima reflexão.
Verdade Villa... Parabéns
Obrigado pela aula, Professor Villa!!! Lacração, é isto que é a consciência negra. Villa foi excepcional!
Muito Útil Para o Dia de HOJE