O problema é que as pessoas tratam latino como etnia, sendo que latino é apenas referencia geográfica. O Brasil é um ótimo exemplo, já que aqui tem gente de tudo que é tipo e origem. Latino americano é apenas alguém da América Latina, aquela região do México para baixo, que não foi colonizado pelos anglo-saxões.
@@davidbio1n é uma etnia porém é uma identidade, América Latina n é apenas um ponto geográfico, é tbm uma região unida por fatores sociais e culturais, latinos ao longo do mundo sofrem discriminação apenas por serem de onde são ent é importante sim reforçar e ter orgulho de ser latino americano
@@davidbio1no caso "as pessoas" se refere aos estadunidenses pois eles é quem consideram a nós, povo latino, como uma etnia. Eu achei tão bizarro quando descobri pelo vídeo daquele menino branco daqui do Brasil, que lá nos EUA, ao preencher um formulário e na parte da cor da pele ele escreveu "branco" e os gringos "não, você *não é branco* e sim *latino*.
Estão vendo porque a Vanessa é uma das melhores maquiadoras de todos os tempos? A pessoa além de bagagem, traz conteúdos riquíssimos e uma aula dessas de graça. Maravilhosa!
Sim. Eu era muito assim na adolescência, vivia mudando de estilo, personalidade até encontrar realmente o que eu quero ser, o que eu sou. Ainda tenho vontade de trocar de estilo porém isso torna a gente muito consumista também, então agora com o meu estilo não tenho mais aquele problema de comprar roupa e depois enjoar. Pessoas que não se conhecem são facilmente influenciadas por qualquer tendência
Nem sempre é sobre não ter uma personalidade e sim sobre não ter segurança. Pessoas inseguras, qualquer que seja a raiz (sejam problemas na infância, na adolescência, traumas, exclusão social, etc), irão flutuar a vida e estilos/personalidade de acordo com as tendências no intuito de agradar e se encaixar em algo, de sentir pertencimento. O problema é muuuuito maior do que parece!!
Tbm temos a questão econômica, que sempre que nós, pobres, alcançamos algum procedimento estético ele vira "brega e vulgar", isso aconteceu com as unhas, com as sobrancelhas, cílios, perucas, laces, acessórios, marcas, maquiagens.... E por aí vai.
Por isso não sigo tendência, sempre está mudando. Encontrei o que eu realmente quero ser e não tenho mais aquele problema de comprar uma roupa e não combinar mais com "meu novo estilo" que troco a cada semana a cada tendência nova
A estética clean tbm está presente nas decorações das casas. As casas das "influencer" tudo igual com os mesmos itens, sem personalidade nenhuma, sem afeto, sem lembranças, sem fotos. As redes sociais emburrece as pessoas.
As suecas, na postagem em inglês, do jornal DW, refutaram a informação q estariam voltando ao lar. Mesmo homens q moram no país. Só que o jornal prossegue divulgando a matéria em vários idiomas. Pra mim é proposital. Tem estratégia.
Claro que tem estratégia só não vê quem não quer ou se beneficia dessa ideia... Uma propagação de ideias como "energia feminina é ser dona de casa" "Tradwife ficar em casa e cuidar do marido", me sinto lendo um jornal de 1950 onde falavam que para ser uma boa mulher tinha que saber lavar e cozinhar, só que com uma nova roupagem.
@@raissaalmeida2206 mas quem se beneficia? Pq no pensamento capitalista o valor do indivíduo está atrelado ao quanto ele contribui pra economia, logo essa tendência vai contra o desejado pelo capitalismo
O Capitalismo é baseado em lógicas hierárquicas e esta estrutura é mantida pela violência e por construções sociais convenientes aos interesses de elites. Manter as mulheres em ambiente doméstico, restrito à vida pública, numa condição expressada como vantajosa é, através da estratégia de construção social, voluntariar as mulheres a renunciarem a competição pelo poder e pelo domínio de si e do mundo. É uma nova agenda mundial. O futuro não tarda.
Precisamos ampliar o debate sobre esse tema tão importante! O Brasil é um país de diversidade: somos pretos, brancos, amarelos, pardos e muito mais. Não cabe a nós nos adequarmos aos padrões impostos pela indústria, mas sim à indústria reconhecer e refletir a riqueza cultural e étnica do povo brasileiro.
Um vídeo super necessário. Esse tema vai super ao encontro de várias questões sociais, inclusive, do racismo velado que, tragicamente, é tão presente no Brasil.
Desculpa, mas associar clean girl a racismo é foda! Quer dizer então que se eu quiser deixar as minhas unhas certinhas e prender meu cabelo de um jeito “x”, eu estou sendo racista? Porque o vídeo fala para tomarmos cuidado no que estamos consumindo a partir da moda e vc me vem com racismo. Eu entendo que existem críticas e elas sempre são válidas, mas como eu falei no meu caso individual, chega a ser absurdo! É uma militância que cansa sabe? Tudo é problematizado!!!!
@@marianaporto5966Moça, sua interpretação textual e social, carece de uma atenção especial. Não sejamos desonestos, temos que aprofundar no que as trends de rede social de fato querem transmitir, ninguém está falando de você e sobre as suas escolhas pessoais de corte de unha.
Esse padrão de beleza eurocêntrico é algo que sempre me chamou atenção. Cada um tem seus próprios gostos e tudo bem. Mas algo que sempre me chamou atenção na minha cidade são os cabelos. Aqui uns 80% das mulheres aderem ao cabelo alisado e loiro. Assim que as meninas chegam na adolescência esse padrão já é imposto, e vai sendo repetido sem muitos questionamentos. Na escola quando alguma menina alisava e fazia mechas loiras no cabelo, isso era o auge. Chegava a ser engraçado, porque de fato essa menina era alçada a um novo patamar, se juntava ao grupo das loiras alisadas. Enfim, as influências sociais são muito loucas, e fico feliz de ver a Vanessa falando sobre isso.
É assustador isso e o cabelo fica detonado, horrível, sem volume, mas tem que estar loira! E geralmente os homens ostentam esse tipo de mulher ao lado tbm. É assustador!!
@@paulamiranda949 Sobre os meninos, o mais interessante é que de fato os meninos passavam a valorizar e eram mais valorizados quando eram os namoradinhos de meninas com essa estética. Eu acho que essa necessidade que temos de parecermos com europeus em todos os sentidos, dá um estudo sociológico e tanto.
@@paulamiranda949eu sou branca de cabelo escuro e liso ( natural). Jamais seria loira, não tem nada a ver comigo rs. Acho engraçado até essa loucura pelo loiro e detona o cabelo mesmo !
Simmm! Eu sou pálida e tenho o cabelo liso castanho médio natural. Quando criança era mais claro e ninguém na minha infância me achava bonita,pelo contrário (mas era recíproco kkk). E na adolescência eu pintei d vermelho e aí geral me julgava pela ousadia(mas como uma rebelde tava me lichando pra eles) e olha q eu era tímida tbm,um prato cheio pra bullying. O mais absurdo q ouvi na adolescência(por pessoas não brancas tbm)foi: Vc tem q ser loira pq é branca e pra ser bonita🙄😒 Resolução: Fiquei popular com os meninos no terceiro ano dps d cortar bem curto meu cabelo vermelho❤😂 eles gostavam q eu n usava maquiagem(claro) mas eu nunca gostei d moleques feios e mal caráter então tava me lixando pra eles tbm🤷🏼♀️ Moral: A realidade refuta a mentira/crença limitante. E quem vive d aprovação alheia nunca será feliz. Imagina eu viver a vida td só na vontade? Filme d terror😖 Tô ruiva até hj 👩🏻🦰 msm com geral desde sempre me julgando pelo cabelo e como pessoa tbm por não ser tradicional/cliche😂😝🫰🏻
Eu já adorava vc no esquadrão mas entendo lá que vc era mais um produto pronto! Não imaginava toda sua visão e voz! Vc fala o que ninguém quer falar...
Cara, eu AMO ver mulheres falando sobre esses assuntos, moda, beleza, maquiagem e trazendo todo um referencial, um contexto histórico 🤌🤌🤌 Sério, que delícia!!!
Meu Deus, cliquei no vídeo pra entender a trend e saí com uma aula de História sobre os ideais de beleza!! Vanessa vc é sensacional!! Me ganhou como inscrita! Eu ainda ficaria aqui 1h te ouvindo e refletindo sobre o tema! Parabéns pelo vídeo!
Beleza importa. Só precisamos aprender a não dar palco para opiniões ou marcas que não valorizam nossa cor, nosso tipo de pele, nosso clima, nossa beleza. A beleza é subjetiva, cada um tem a sua. E fod... o padrão e a opinião desse conde.
Já reassistindo (existe reassistindo ?). Tenho muito em q pensar. Estou trabalhando em terapia um resgate de autoestima. Esse vídeo me sacudiu. Agradeço, Vanessa 🧡.
Vanessa Rozan você é uma profissinal da sua área diferenciada: consistente, simpática, empática, orgânica, com consciência histórica e de classe. Que maravilha é seguir você! Que ser humano necessário. Parabéns!
Vídeo perfeito que explica o porquê, ainda que muito lindas e arrumadas, as mulheres de cabelo cacheado se sentem tão "fora do lugar e pouco elegantes". Isso não tem a ver com a nossa aparência e sim vom uma enorme construção social! Vamos nos assumir! 👩🏽🦱👩🏽🦱👩🏽🦱👩🏽🦱
Baaaaaita vídeo, Vanessa 👏🏼👏🏼👏🏼 Eu tenho pele e olhos claros, mas tenho cabelo crespo e, cara, é tão surreal e tão forte esse lance de "liso, branco, europeu" serem os ideais, que as pessoas nem percebem o que dizem ou sentem (ou fazem alguém sentir). Durante toda a minha adolescência ouvi piadas maldosas sobre o meu cabelo e a vida inteira, ate hj (45 anos) minha mãe e minha avó (note, dentro de casa) ainda falam mal do meu cabelo (minha mãe também tem cabelo crespo e eu passei a ter mais paciência com ela qdo entendi que ela só repete para mim o que ouviu) Fiz transição de carreira para a área financeira e ainda ontem me peguei pensando: "o que eu vou fazer com o meu cabelo, que não passa a 'organizacão' e 'elegância' que eu preciso ter" (nem todos os dias são fáceis) Gratidão pelo vídeo, na engenharia, era mais tranquilo estar "descabelada" e eu já tirava de letra uma ou outra piada, mas estes dias, na nova profissão, confesso que senti uma fragilidade com a minha aparência
Tenho pele clara e cabelo cacheados. Minha mãe é loira, olhos claros e cabelo liso. Eu só fui entender meu cabelo, quando sai de casa. Justamente por sofre o mesmo tipo de preconceito em casa. E pela minha mãe ter cabelo liso ela não sabia nem como lidar com ele, quando criança e eu cresci assim também, sem saber como arrumar, finalizar e sem aceitar meu tipo de cabelo. Tenho um profissão que é bem elitista até hoje. E já ouvi também que meu cabelo passava o ar de desarrumado/desgrenhado. Simplesmente não aceitei o trabalho neste local.
@@adamasiquergomesdasilva7847 é isso. até hoje não aceito meu cabelo cacheado, admito. Pois na infância e adolescência, não fui ensinada a arrumar meu cabelo como deveria. Minhas próprias mães e tias, de cabelos cacheados, alisavam, e não sabiam cuidar do meu. Sofri muito bullying por isso. Hoje me pergunto as vezes se teria paciência pra fazer transição e as finalizações trabalhosas para deixar o cachado bonito, pois o pouco tempo que usei ele cacheado natural na adolescência eu não me achava bonita. É um dano que fazem na gente que nem sabem como dos destrói.
@@SusuToTheBoneOlha, eu quero te falar o reverso - talvez te ajude: quando eu era adolescente, eram ano 80 e eu me sentia inferior justamente por ter cabelo liso. O que era moda era cabelo muito volumoso. Eu tinha esse sentimento principalmente em relação às cacheadas. Pra mim era o ideal de cabelo. Daí quando eu tinha 16 anos (1990), entrou na moda um procedimento que chamava "suporte", e deixava o cabelo cacheado igual ao natural. Fiz, meu cabelo ficou lindo, eu me sentia linda, e depois disso consegui aceitar meu cabelo natural. Tanto é que hoje é o que eu mais gosto em mim. Então, talvez se você alisar o seu apenas uma vez, quem sabe aí você não passa a gostar verdadeiramente do seu, que é cacheado?!
No meu caso foi oposto. Anos 90 quando criança, mulheres paravam a minha mãe na rua pra perguntar como fazia para eu ter cabelo liso, visto que tenho pele escura (descente indígena). Primas brancas com cabelos cacheados reclamavam que eram brancas e tinham cabelos cacheados e eu "nega" de cabelo liso. Na época não tinha progressiva e chapinha acho... eu ter cabelo liso era quase o cúmulo do absurdo para a sociedade... cresci odiando a cor da minha pele.
Tenho a pele escura e cabelo cacheado, e hoje sinto essa fragilidade no meio da profissão que escolhi: medicina. Todos os dias eu sinto essa fragilidade, mas sigo firme na minha escolha de ser eu mesma em tudo… tem dias que não são fáceis, mas é importante a gente começar a quebrar esses ciclos da nossa sociedade.
Que vídeo interessante! Eu lembro que antigamente (uns 20 anos atrás), nem sequer existiam nas prateleiras dos mercados produtos para cabelos cacheados ou crespos. Se você fosse crespa ou cacheada, o ideal seria que alisasse os cabelos. Nas revistas, novelas e mídias em geral o padrão era escancaradamente europeu.
Eu me lembro que um dos primeiros foi o Seda cabelos cacheados, uns 20 anos atrás, e também me lembro, na época do lançamento, de ler entrevistas com dermatologistas dizendo que um produto assim era desnecessário, pois cabelos eram secos, normais ou oleosos, não importava se era liso ou crespo. Que bom que a indústria não deu ouvidos!
@Geomayla Fora que a mulherada nunca deixou de criar seus próprios "produtos" quando percebiam que os cabelos não ficavam bons com os vendidos no mercado... Lembro que uma vez fiz uma mistura de cremes junto ao azeite, para passar nos cabelos (obs.: não recomendo! Rs rs). Só fui aprender que o cabelo crespo ou cacheado poderia ser um cabelo bonito já adulta, me relacionando com pessoas da área da arte e da educação, que já falavam sobre autoestima da mulher negra, latina, etc. Por "coincidência" ou movimentos sociais que se fortaleciam, foi a época que deu uma explosão de produtos voltados para nós no mercado.
Bem lembrado! Desde criança a minha mãe colocava as "misturinhas" no meu cabelo, às vezes dava certo, às vezes não, rsrsrsrs. Fomos nossa própria indústria cosmética por décadas, mas infelizmente, a intenção era sempre tirar o volume, alisar, porque não tínhamos referência de que crespo/ cacheado era bonito. Fico feliz que hoje tenha muitas famosas cacheadas, pras minhas sobrinhas e outras meninas não precisarem passar o que as meninas da nossa geração passaram.
Minha mãe vivia tacando quarnidina (não sei como escreve, só sei que era um produto pra "abaixar" alisar mais o cabelo) no meu cabelo e eu odiava pq ardia só que ela não se importava como eu me sentia pq pra ela era para o meu cabelo "abaixar" e alisar que estava muito pro alto e que estava uma "peneira" e olha que ela é uma mulher de cor depois que cresci e me rebelei ela parou com isso, sinceramente é triste.
Nossa que incrível esse video, com esse assunto. É tão maravilhoso quando ainda temos pessoas como a Vanessa que busca na literatura as possíveis respostas para nossas questões de hoje em dia. Ainda mais se tratando de beleza, que é se torna um tema muitas vezes "superficiais", mas tem uma história que vem sendo construída a muito tempo. Maravilhosa demais. Eu amo fazer parte das Piranhas Estudadas. 💙
Que vídeo incrível! Parabéns por trazer conteúdo reflexivo ao invés de trazer só beleza fútil como muitos canais por aí. Vc é uma excelente profissional! ❤
Vanessa, simplesmente quero dizer que TE AMO! Desde o início do Esquadrão sonho em fazer um curso com você (sou maquiador e fiquei muito triste de não ter a chance antes do Liceu parar) Meu sonho é parcialmente realizado toda vez que vejo um vídeo seu, principalmente os que são nessa vibe super educativa, informativa… a maquiagem me trouxe até aqui mas o que me fez permanecer foi o conhecimento social e político que você divide conosco sempre. ❤ Infinitamente obrigado
Um dia desses estava tendo a polêmica da Mascavo (jocosamente chamado de "Maisclaro") porque lançou produtos somente com tons pra pele clara(!) e também era muito evidente que a proposta da marca era atender essa tendência clean girl (já que não haviam muita pigmentação, é uma maquiagem mais 'leve', etc) e uma coisa tá estritamente ligada a outra! Enfim, é bom que, com o crescimento das redes sociais, se democratizou mais o acesso às informações e, portanto, às pautas, porque, com isso, a gente vê essa mudança no mercado de maquiagem e cosméticos com relação ao conceito que se tem por 'beleza'.
Mas é só o tempo da indústria da beleza pensar em como transformar "clean girl" em "diversidade", do mesmo jeito que o "nude" deixou de ser sinônino de bege e virou desde uma linha de esmaltes Risqué a uma linha de sapatos Loubotin... Vanessa, já leu um livro chamado Beleza e Misoginia? É interessantíssimo.
Não sei se eu entendi direito o que vc disse, mas eu não acho que a industria vai transformar alguma coisa em diversidade. Olhando os discursos atuais, acho que cada vez vamos segregar e destacar os que não se encaixam.
Mulher, vc é maravilhosa e necessária!!! Dentro de um campo tão cheio de futilidade e alienação como é o da beleza e da moda, vc vem com sua inteligência e conteúdo trazer luz e reflexão!!!!
Certamente uma dos melhores e mais relevantes conteúdos que eu já vi. Parabéns por sua pesquisa e forma como conduz suas pautas! P.s: eu sou historiadora.
Sim, porque isso faz as pessoas desejarem um ideal de beleza. Cria ilusões que as mulheres acabam querendo atingir. Mas é ilusão. Nunca será atingido. E nem é pra ser, pq o capital tem que girar. A Vanessa traz os temas de forma muito genuina, nos coloca no chão , faz a gente enxergar as coisas e não ficar iludidas com esses ideais inalcalçáveis. Até pq.... esse é nosso estilo? Estilo está em cada uma....
Vídeo sensacional mas fiquei com gostinho de quero mais 😂😂 escutar você falando sobre tudo isso num vídeo de 1 hora ainda seria pouco. Parabéns por trazer um conteúdo desse pro RUclips 👏👏
Espero que expanda a linha de videos assim no canal. Acredito que nao refletimos sobre nossos ideais o suficiente, e isso é perigoso. Sua forma de trazer o conteúdo com linguagem acessível tornou o vídeo tão incrível e rápido que, assim como eu, inúmeras pessoas tiveram a sensação de ter acabado num piscar de olhos! Por favor, traz mais vídeos assim!! Desde maquiagens, roupas, tipos de cabelo, até comportamentos idealizados e elitizados. Outra sugestão: vídeos de maquiagem inspirado em culturais específicas, mostrando como a beleza é plural (em você mesma) enquanto se maqueia, traz esses bate-papos fantásticos! Mulheres inteligentes como você são necessárias num ambiente (internet) onde somos induzidos a pensar menos e menos e consumir mais.
Oi Vanessa! Ótima fala e deixa uma excelente reflexão para o nosso tempo. Ainda temos um ideal de beleza bastante elitizada. Achei ótima sua aula e suas referências. São coisas absurdas, mas que ainda hoje é muito latente. Obrigada ❤
Eu lidando com muitos problemas para me aceitar, seguindo pessoas que me fazem sentir cada vez pior e esse vídeo dando um tapa na minha cara. Obrigada, Vanessa!
não te conhecia, mas assim que vi uma maquiadora, modista, falando tanta coisa interessante, me conquistou na hora. Para´bens pelo conteúdo. Já sou fã.
Tem pessoas que não são bonitas esteticamente, mas são tão alegres, inteligentes, uma boa energia, que ficam lindas ❤ isso é o mais importante, viver sem nenhuma preocupação com o q aconteceu no passado, vamos viver o hj e o amanhã
Uau! Que vídeo incrível e necessário! Em 9 minutos vc fez um recorte muito bem feito sobre capital social, eugenismo etc! Nossa, é tão importante falarmos sobre isso! Pq td isso nos mostra que daquilo que é história, ainda temos muitas permanências! Algumas bem disfarçadas, outras nem tanto! Parabéns e obrigada! 💜👏
Maravilhoso vídeo. Fácil de entender e bem fundamentado. Essa estética da limpeza, das cleangirl é mais uma forma de nos oprimir. Se você gosta use, mas se comporte e aja como quiser, subverte o padrão e sambe na cara dos reacionários/as.😊😂
Sim e é exatamente por isso que não foi o feminismo que conquistou o " direito da mulher trabalhar fora" trabalhar sempre foi uma necessidade das mulheres mais pobres.
👏🏻👏🏻👏🏻 Uma verdadeira aula 👏🏻👏🏻👏🏻 ! Esse canal não é só sobre maquiagem e sobre cultura, posicionamento e tudo que as mulheres precisam saber por de trás das entrelinhas ! Parabéns Vanessa, você Brilha!❤
Vanessa, tô em choque com o assunto abordado. Não porque já não tenha ouvido, mas por uma maquiadora estar falando sobre isso também. Parabéns e continue!!!! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
É surreal o quanto as tendências de beleza podem ser manipuláveis e elitistas. Hoje vi um vídeo de uma moça que colocou lentes nos dentes e disse que um dos principais motivos para isso foi ter visto um antes e depois de um rapaz no Instagram, pois ao ver a transformação percebeu que caso ele fosse um médico (já segundo ela ele tem cara de médico) pagaria mais pelo trabalho dele após o procedimento. Achei isso tão superficial e maluco em tantos níveis que dispensa explicações!
"Esquecemos como era ser latina", caraca, isso me pegou muito
Hoje eu moro na Europa e nunca fiz tanta questão de honrar de onde eu vim e o tamanho da beleza latina americana e como é lindo existir diversidade.
O problema é que as pessoas tratam latino como etnia, sendo que latino é apenas referencia geográfica. O Brasil é um ótimo exemplo, já que aqui tem gente de tudo que é tipo e origem. Latino americano é apenas alguém da América Latina, aquela região do México para baixo, que não foi colonizado pelos anglo-saxões.
@@davidbio1n é uma etnia porém é uma identidade, América Latina n é apenas um ponto geográfico, é tbm uma região unida por fatores sociais e culturais, latinos ao longo do mundo sofrem discriminação apenas por serem de onde são ent é importante sim reforçar e ter orgulho de ser latino americano
@@davidbio1no caso "as pessoas" se refere aos estadunidenses pois eles é quem consideram a nós, povo latino, como uma etnia. Eu achei tão bizarro quando descobri pelo vídeo daquele menino branco daqui do Brasil, que lá nos EUA, ao preencher um formulário e na parte da cor da pele ele escreveu "branco" e os gringos "não, você *não é branco* e sim *latino*.
@@lolalook2280ter orgulho de ser latino não muda em NADA! Ngm liga para pq as pessoas pensam gente
unico defeito desse video é ele não ter 1 hora de duração, tem TANTO o que se falar sobre esse assunto
nossa, sim!! queria uma aula GIGANTE sobre isso! @vanessarozan, por favôooo!
Não é?! Fiquei com a sensação de terra seca sendo irrigada, precisamos de muito mais discussões deste tipo.
simmm, fiquei com a mesa sensaçãooo
SIM
Sim, com certeza, esses vídeos só aumentam a minha admiração pela Vanessa
Uma maquiadora que traz Platão para a reflexão, além desses outros autores e numa perspectiva social, não tem preço.
Ela é formada em filosofia?
@@polly9429ela é mestre em comunicação e semiótica
Com especialização da história de beleza da mulher
Vc por acaso só ler platão se fizer filosofia? @@polly9429
Não tem preço!!!!
Estão vendo porque a Vanessa é uma das melhores maquiadoras de todos os tempos? A pessoa além de bagagem, traz conteúdos riquíssimos e uma aula dessas de graça. Maravilhosa!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Sim! ❤
Mas ela errou feio nessa sombra, está parecendo um panda.
Todo dia aparece uma nova tendência p/ as pessoas sem personalidade fingir que tem uma.
Concordo
Não costumo fazer comentários, mas esse será necessário simplesmente pra dizer que essa foi uma das coisas mais inteligentes que já li na internet.
Sim. Eu era muito assim na adolescência, vivia mudando de estilo, personalidade até encontrar realmente o que eu quero ser, o que eu sou. Ainda tenho vontade de trocar de estilo porém isso torna a gente muito consumista também, então agora com o meu estilo não tenho mais aquele problema de comprar roupa e depois enjoar. Pessoas que não se conhecem são facilmente influenciadas por qualquer tendência
Nem sempre é sobre não ter uma personalidade e sim sobre não ter segurança. Pessoas inseguras, qualquer que seja a raiz (sejam problemas na infância, na adolescência, traumas, exclusão social, etc), irão flutuar a vida e estilos/personalidade de acordo com as tendências no intuito de agradar e se encaixar em algo, de sentir pertencimento. O problema é muuuuito maior do que parece!!
Todo mundo tem personalidade
Vanessa Rozan: uma socióloga disfarçada de maquiadora. E eu não estou brincando.
Tbm temos a questão econômica, que sempre que nós, pobres, alcançamos algum procedimento estético ele vira "brega e vulgar", isso aconteceu com as unhas, com as sobrancelhas, cílios, perucas, laces, acessórios, marcas, maquiagens.... E por aí vai.
Isso tudo junto é brega mesmo
Por isso não sigo tendência, sempre está mudando. Encontrei o que eu realmente quero ser e não tenho mais aquele problema de comprar uma roupa e não combinar mais com "meu novo estilo" que troco a cada semana a cada tendência nova
Falou tudo amiga.
@@monicamoni1544Se for rico usando não é brega.
Como a Vanessa diz o padrão vem de cima pra baixo, qdo chega na massa já não e legal pq vira comum
A estética clean tbm está presente nas decorações das casas. As casas das "influencer" tudo igual com os mesmos itens, sem personalidade nenhuma, sem afeto, sem lembranças, sem fotos.
As redes sociais emburrece as pessoas.
Sou historiadora e fico muito feliz em ver um vídeo sobre moda e beleza tão bem fundamentado.. admiro cada vez mais seu trabalho
Eu também sou historiadora e amo este canal.
Pois é, não bastava ser linda. A mulher é inteligente, simpatica e carismática! Ela é maravilhosaaaa!!
Eu amo esses seus conteúdos cabeçudos. Já aumentou minha cesta da Amazon!
Vanessa, de verdade, sem deboche nenhum: você fala muito melhor sobre esses assuntos do que muita filósofa por aí. Te admiro por isso.
As suecas, na postagem em inglês, do jornal DW, refutaram a informação q estariam voltando ao lar. Mesmo homens q moram no país. Só que o jornal prossegue divulgando a matéria em vários idiomas. Pra mim é proposital. Tem estratégia.
sim, eu várias pessoas falando que os suecos discordam e que a bbc está errada
Claro que tem estratégia só não vê quem não quer ou se beneficia dessa ideia... Uma propagação de ideias como "energia feminina é ser dona de casa" "Tradwife ficar em casa e cuidar do marido", me sinto lendo um jornal de 1950 onde falavam que para ser uma boa mulher tinha que saber lavar e cozinhar, só que com uma nova roupagem.
Ufa,Bom saber 🙌🏻🙌🏻🙌🏻
@@raissaalmeida2206 mas quem se beneficia? Pq no pensamento capitalista o valor do indivíduo está atrelado ao quanto ele contribui pra economia, logo essa tendência vai contra o desejado pelo capitalismo
O Capitalismo é baseado em lógicas hierárquicas e esta estrutura é mantida pela violência e por construções sociais convenientes aos interesses de elites. Manter as mulheres em ambiente doméstico, restrito à vida pública, numa condição expressada como vantajosa é, através da estratégia de construção social, voluntariar as mulheres a renunciarem a competição pelo poder e pelo domínio de si e do mundo. É uma nova agenda mundial.
O futuro não tarda.
Eu pensando que ia ser um tutorial de make mas foi uma aula de sociologia, história e filosofia. Te adoro Vanessa!
Que delícia pegar um assunto que tantas pessoas julgam fútil e socar conhecimento e vontade aprender mais!!!!!
Precisamos ampliar o debate sobre esse tema tão importante! O Brasil é um país de diversidade: somos pretos, brancos, amarelos, pardos e muito mais. Não cabe a nós nos adequarmos aos padrões impostos pela indústria, mas sim à indústria reconhecer e refletir a riqueza cultural e étnica do povo brasileiro.
Amo essas aulas do impacto da maquiagem na sociedade, com conceitos sociais e filosóficos. ❤
Vanessa, como vc conseguiu condensar um assunto tão extenso em 10 min??? Queremos mais
Um vídeo super necessário. Esse tema vai super ao encontro de várias questões sociais, inclusive, do racismo velado que, tragicamente, é tão presente no Brasil.
E inclusive da ascensão do conservadorismo e da própria extrema direita
O racismo é patente.
"Ao encontro" ❤❤❤
Desculpa, mas associar clean girl a racismo é foda! Quer dizer então que se eu quiser deixar as minhas unhas certinhas e prender meu cabelo de um jeito “x”, eu estou sendo racista? Porque o vídeo fala para tomarmos cuidado no que estamos consumindo a partir da moda e vc me vem com racismo. Eu entendo que existem críticas e elas sempre são válidas, mas como eu falei no meu caso individual, chega a ser absurdo! É uma militância que cansa sabe? Tudo é problematizado!!!!
@@marianaporto5966Moça, sua interpretação textual e social, carece de uma atenção especial. Não sejamos desonestos, temos que aprofundar no que as trends de rede social de fato querem transmitir, ninguém está falando de você e sobre as suas escolhas pessoais de corte de unha.
Esse padrão de beleza eurocêntrico é algo que sempre me chamou atenção. Cada um tem seus próprios gostos e tudo bem. Mas algo que sempre me chamou atenção na minha cidade são os cabelos. Aqui uns 80% das mulheres aderem ao cabelo alisado e loiro. Assim que as meninas chegam na adolescência esse padrão já é imposto, e vai sendo repetido sem muitos questionamentos. Na escola quando alguma menina alisava e fazia mechas loiras no cabelo, isso era o auge. Chegava a ser engraçado, porque de fato essa menina era alçada a um novo patamar, se juntava ao grupo das loiras alisadas. Enfim, as influências sociais são muito loucas, e fico feliz de ver a Vanessa falando sobre isso.
É assustador isso e o cabelo fica detonado, horrível, sem volume, mas tem que estar loira! E geralmente os homens ostentam esse tipo de mulher ao lado tbm. É assustador!!
@@paulamiranda949 Sobre os meninos, o mais interessante é que de fato os meninos passavam a valorizar e eram mais valorizados quando eram os namoradinhos de meninas com essa estética. Eu acho que essa necessidade que temos de parecermos com europeus em todos os sentidos, dá um estudo sociológico e tanto.
@@paulamiranda949eu sou branca de cabelo escuro e liso ( natural). Jamais seria loira, não tem nada a ver comigo rs. Acho engraçado até essa loucura pelo loiro e detona o cabelo mesmo !
Simmm!
Eu sou pálida e tenho o cabelo liso castanho médio natural.
Quando criança era mais claro e ninguém na minha infância me achava bonita,pelo contrário
(mas era recíproco kkk).
E na adolescência eu pintei d vermelho e aí geral me julgava pela ousadia(mas como uma rebelde tava me lichando pra eles) e olha q eu era tímida tbm,um prato cheio pra bullying.
O mais absurdo q ouvi na adolescência(por pessoas não brancas tbm)foi:
Vc tem q ser loira pq é branca e pra ser bonita🙄😒
Resolução:
Fiquei popular com os meninos no terceiro ano dps d cortar bem curto meu cabelo vermelho❤😂
eles gostavam q eu n usava maquiagem(claro) mas eu nunca gostei d moleques feios e mal caráter então tava me lixando
pra eles tbm🤷🏼♀️
Moral:
A realidade refuta a mentira/crença limitante.
E quem vive d aprovação alheia nunca será feliz.
Imagina eu viver a vida td só na vontade? Filme d terror😖
Tô ruiva até hj 👩🏻🦰
msm com geral desde sempre me julgando pelo cabelo e como pessoa tbm por não ser tradicional/cliche😂😝🫰🏻
Sim , cabelo crespo e preto. Nem pensar
Amo quando tem aulão e fundamentos aqui no canal. #PiranhasEstudadas
Amo muuuuuuuuuito
Eu já adorava vc no esquadrão mas entendo lá que vc era mais um produto pronto! Não imaginava toda sua visão e voz! Vc fala o que ninguém quer falar...
Cara, eu AMO ver mulheres falando sobre esses assuntos, moda, beleza, maquiagem e trazendo todo um referencial, um contexto histórico 🤌🤌🤌 Sério, que delícia!!!
👏👏👏👏
Amo este canal num nível.... Refletir, conhecer, questionar, contestar é muito importante. Parabéns pelo conteúdo de qualidade!
Meu Deus, cliquei no vídeo pra entender a trend e saí com uma aula de História sobre os ideais de beleza!! Vanessa vc é sensacional!! Me ganhou como inscrita!
Eu ainda ficaria aqui 1h te ouvindo e refletindo sobre o tema! Parabéns pelo vídeo!
Beleza importa. Só precisamos aprender a não dar palco para opiniões ou marcas que não valorizam nossa cor, nosso tipo de pele, nosso clima, nossa beleza.
A beleza é subjetiva, cada um tem a sua. E fod... o padrão e a opinião desse conde.
Já reassistindo (existe reassistindo ?). Tenho muito em q pensar. Estou trabalhando em terapia um resgate de autoestima. Esse vídeo me sacudiu.
Agradeço, Vanessa 🧡.
Existe
Vanessa Rozan você é uma profissinal da sua área diferenciada: consistente, simpática, empática, orgânica, com consciência histórica e de classe. Que maravilha é seguir você! Que ser humano necessário. Parabéns!
Vídeo perfeito que explica o porquê, ainda que muito lindas e arrumadas, as mulheres de cabelo cacheado se sentem tão "fora do lugar e pouco elegantes". Isso não tem a ver com a nossa aparência e sim vom uma enorme construção social! Vamos nos assumir! 👩🏽🦱👩🏽🦱👩🏽🦱👩🏽🦱
Vanessa, você é totalmente necessária para o universo feminino. As suas pautas são responsáveis, pautadas em dados e direto ao ponto. Adoooooro!
Aula maravilhosa com fundamentos de sociologia, história e filosofia. Muito mais que uma maquiadora! 👏👏👏
Baaaaaita vídeo, Vanessa 👏🏼👏🏼👏🏼 Eu tenho pele e olhos claros, mas tenho cabelo crespo e, cara, é tão surreal e tão forte esse lance de "liso, branco, europeu" serem os ideais, que as pessoas nem percebem o que dizem ou sentem (ou fazem alguém sentir). Durante toda a minha adolescência ouvi piadas maldosas sobre o meu cabelo e a vida inteira, ate hj (45 anos) minha mãe e minha avó (note, dentro de casa) ainda falam mal do meu cabelo (minha mãe também tem cabelo crespo e eu passei a ter mais paciência com ela qdo entendi que ela só repete para mim o que ouviu) Fiz transição de carreira para a área financeira e ainda ontem me peguei pensando: "o que eu vou fazer com o meu cabelo, que não passa a 'organizacão' e 'elegância' que eu preciso ter" (nem todos os dias são fáceis) Gratidão pelo vídeo, na engenharia, era mais tranquilo estar "descabelada" e eu já tirava de letra uma ou outra piada, mas estes dias, na nova profissão, confesso que senti uma fragilidade com a minha aparência
Tenho pele clara e cabelo cacheados. Minha mãe é loira, olhos claros e cabelo liso. Eu só fui entender meu cabelo, quando sai de casa. Justamente por sofre o mesmo tipo de preconceito em casa. E pela minha mãe ter cabelo liso ela não sabia nem como lidar com ele, quando criança e eu cresci assim também, sem saber como arrumar, finalizar e sem aceitar meu tipo de cabelo. Tenho um profissão que é bem elitista até hoje. E já ouvi também que meu cabelo passava o ar de desarrumado/desgrenhado. Simplesmente não aceitei o trabalho neste local.
@@adamasiquergomesdasilva7847 é isso. até hoje não aceito meu cabelo cacheado, admito. Pois na infância e adolescência, não fui ensinada a arrumar meu cabelo como deveria. Minhas próprias mães e tias, de cabelos cacheados, alisavam, e não sabiam cuidar do meu. Sofri muito bullying por isso. Hoje me pergunto as vezes se teria paciência pra fazer transição e as finalizações trabalhosas para deixar o cachado bonito, pois o pouco tempo que usei ele cacheado natural na adolescência eu não me achava bonita. É um dano que fazem na gente que nem sabem como dos destrói.
@@SusuToTheBoneOlha, eu quero te falar o reverso - talvez te ajude: quando eu era adolescente, eram ano 80 e eu me sentia inferior justamente por ter cabelo liso. O que era moda era cabelo muito volumoso. Eu tinha esse sentimento principalmente em relação às cacheadas. Pra mim era o ideal de cabelo.
Daí quando eu tinha 16 anos (1990), entrou na moda um procedimento que chamava "suporte", e deixava o cabelo cacheado igual ao natural.
Fiz, meu cabelo ficou lindo, eu me sentia linda, e depois disso consegui aceitar meu cabelo natural. Tanto é que hoje é o que eu mais gosto em mim.
Então, talvez se você alisar o seu apenas uma vez, quem sabe aí você não passa a gostar verdadeiramente do seu, que é cacheado?!
No meu caso foi oposto. Anos 90 quando criança, mulheres paravam a minha mãe na rua pra perguntar como fazia para eu ter cabelo liso, visto que tenho pele escura (descente indígena). Primas brancas com cabelos cacheados reclamavam que eram brancas e tinham cabelos cacheados e eu "nega" de cabelo liso. Na época não tinha progressiva e chapinha acho... eu ter cabelo liso era quase o cúmulo do absurdo para a sociedade... cresci odiando a cor da minha pele.
Tenho a pele escura e cabelo cacheado, e hoje sinto essa fragilidade no meio da profissão que escolhi: medicina. Todos os dias eu sinto essa fragilidade, mas sigo firme na minha escolha de ser eu mesma em tudo… tem dias que não são fáceis, mas é importante a gente começar a quebrar esses ciclos da nossa sociedade.
Que vídeo interessante! Eu lembro que antigamente (uns 20 anos atrás), nem sequer existiam nas prateleiras dos mercados produtos para cabelos cacheados ou crespos. Se você fosse crespa ou cacheada, o ideal seria que alisasse os cabelos. Nas revistas, novelas e mídias em geral o padrão era escancaradamente europeu.
Eu me lembro que um dos primeiros foi o Seda cabelos cacheados, uns 20 anos atrás, e também me lembro, na época do lançamento, de ler entrevistas com dermatologistas dizendo que um produto assim era desnecessário, pois cabelos eram secos, normais ou oleosos, não importava se era liso ou crespo. Que bom que a indústria não deu ouvidos!
@Geomayla Fora que a mulherada nunca deixou de criar seus próprios "produtos" quando percebiam que os cabelos não ficavam bons com os vendidos no mercado... Lembro que uma vez fiz uma mistura de cremes junto ao azeite, para passar nos cabelos (obs.: não recomendo! Rs rs). Só fui aprender que o cabelo crespo ou cacheado poderia ser um cabelo bonito já adulta, me relacionando com pessoas da área da arte e da educação, que já falavam sobre autoestima da mulher negra, latina, etc. Por "coincidência" ou movimentos sociais que se fortaleciam, foi a época que deu uma explosão de produtos voltados para nós no mercado.
Bem lembrado! Desde criança a minha mãe colocava as "misturinhas" no meu cabelo, às vezes dava certo, às vezes não, rsrsrsrs. Fomos nossa própria indústria cosmética por décadas, mas infelizmente, a intenção era sempre tirar o volume, alisar, porque não tínhamos referência de que crespo/ cacheado era bonito. Fico feliz que hoje tenha muitas famosas cacheadas, pras minhas sobrinhas e outras meninas não precisarem passar o que as meninas da nossa geração passaram.
Minha mãe vivia tacando quarnidina (não sei como escreve, só sei que era um produto pra "abaixar" alisar mais o cabelo) no meu cabelo e eu odiava pq ardia só que ela não se importava como eu me sentia pq pra ela era para o meu cabelo "abaixar" e alisar que estava muito pro alto e que estava uma "peneira" e olha que ela é uma mulher de cor depois que cresci e me rebelei ela parou com isso, sinceramente é triste.
Vdd, quando começou a faltar produtos pra cabelo liso percebemos que eles são minoria 😅
(Inclusive entre as pessoas brancas)
Vanessa é muito bom ter alguém tão competente como você na área da beleza!! Seu conteúdo é de uma profundidade admirável!!
Eu não acredito que vc fez um vídeo desse com menos de 2 horas.... cara... isso tá brilhante!!! Faz parte 2 pelo amor de Deus
Ouvir uma pessoa inteligente é um deleite 😊😊😊
Nossa que incrível esse video, com esse assunto. É tão maravilhoso quando ainda temos pessoas como a Vanessa que busca na literatura as possíveis respostas para nossas questões de hoje em dia. Ainda mais se tratando de beleza, que é se torna um tema muitas vezes "superficiais", mas tem uma história que vem sendo construída a muito tempo. Maravilhosa demais. Eu amo fazer parte das Piranhas Estudadas. 💙
o termo "piranhas estudadas" foi tão perfeito, vou adotar! hahahaa
Vanessa, indica alguns livros sobre esse tema, por gentileza ! Parabéns pelo vídeo, adorei que trouxe diversas referências! Já quero mais !!
Foi cirúrgica! E explodindo conteúdo e argumento. Não sei como conseguiu encaixar uma aula dessas em menos de 10 minutos de vídeo
Por favor, continue a fazer videos reflexivos assim! Simplesmente maravilhoso! ❤
Que vídeo incrível! Parabéns por trazer conteúdo reflexivo ao invés de trazer só beleza fútil como muitos canais por aí. Vc é uma excelente profissional! ❤
Quero colar esse vídeo na testa de tão perfeito que é!
Eu já disse que te amo hoje?? Cara....que video. Que aula. Que maravilha. Pelo amor....isso tem que ser compartilhado todos os dias até enjoar
Só lembrei daquela música: eu preciso dizer que te amo, TANTO!!! Kkkkk vídeo maravilhoso mesmo
Eu amo que a Vanessa é sempre direta e não tem medo de falar o que precisa ser dito! Tão perfeita e NECESSÁRIA! ❤
Lembrando que, como a Vanessa diz no vídeo, isso tudo é olhando pra Europa/ocidente, em outras culturas as mulheres são valorizadas bem antes.
tanto que os egipcios antigos tinham maquiagens e perucas
Sim, o conceito de SAGRADO FEMININO vem da Índia em referencia a SHAKTI e a contribuição da energia feminina na formação do UNIVERSO 😊
Eu amo essa mulher. A melhor maquiadora que já vi e ainda trás conteúdos incríveis
Vanessa, simplesmente quero dizer que TE AMO! Desde o início do Esquadrão sonho em fazer um curso com você (sou maquiador e fiquei muito triste de não ter a chance antes do Liceu parar)
Meu sonho é parcialmente realizado toda vez que vejo um vídeo seu, principalmente os que são nessa vibe super educativa, informativa… a maquiagem me trouxe até aqui mas o que me fez permanecer foi o conhecimento social e político que você divide conosco sempre. ❤ Infinitamente obrigado
Faço das suas palavras as minhas
Um dia desses estava tendo a polêmica da Mascavo (jocosamente chamado de "Maisclaro") porque lançou produtos somente com tons pra pele clara(!) e também era muito evidente que a proposta da marca era atender essa tendência clean girl (já que não haviam muita pigmentação, é uma maquiagem mais 'leve', etc) e uma coisa tá estritamente ligada a outra!
Enfim, é bom que, com o crescimento das redes sociais, se democratizou mais o acesso às informações e, portanto, às pautas, porque, com isso, a gente vê essa mudança no mercado de maquiagem e cosméticos com relação ao conceito que se tem por 'beleza'.
Mas é só o tempo da indústria da beleza pensar em como transformar "clean girl" em "diversidade", do mesmo jeito que o "nude" deixou de ser sinônino de bege e virou desde uma linha de esmaltes Risqué a uma linha de sapatos Loubotin... Vanessa, já leu um livro chamado Beleza e Misoginia? É interessantíssimo.
Não sei se eu entendi direito o que vc disse, mas eu não acho que a industria vai transformar alguma coisa em diversidade. Olhando os discursos atuais, acho que cada vez vamos segregar e destacar os que não se encaixam.
Gente eu amo os videos dela, além de falar de make ainda aprendemos História, amei! ❤️
Mulher, vc é maravilhosa e necessária!!! Dentro de um campo tão cheio de futilidade e alienação como é o da beleza e da moda, vc vem com sua inteligência e conteúdo trazer luz e reflexão!!!!
Que aula foi essa cheguei a arrepiar. Obrigada por trazer assuntos tão necessários pra pauta.
simplesmente uma diva sendo diva, os tópicos que você traz são muito necessários
Maravilhoso o vídeo e as reflexões!!! Assim abrimos a cabeça e paramos para observar coisas que passam despercebidas!!
Conteúdo maravilhoso e necessário. Parabéns!!!🎉
Eu super te acompanhava na TV e te ver online foi uma surpresa taaaao grata. caramba
Vanessa, você é a mãe absoluta de todos nós.
OBRIGADO!
Esse vídeo é muito necessário Vanessa ❤
Faz mais vídeos assim POR FAVOR VANESSA. Como é bom ouvir pessoas inteligentes e com referências! Obrigada
Obrigada por divulgar esses conceitos, autoras e reflexões. Que respiro! E esses olhos aí??! Lindíssimos!!!
Quando me dei conta, o vídeo acabou! O conteúdo é tão interessante e necessário q nem percebi o tempo passar. Obrigada Vanessa
Certamente uma dos melhores e mais relevantes conteúdos que eu já vi. Parabéns por sua pesquisa e forma como conduz suas pautas! P.s: eu sou historiadora.
Que vídeo bacana! Valeu demais, Vanessa! Super educativo e com muita, mas muita base história!
Vanessa, de todo coração, MUITO OBRIGADA por este vídeo.
Acabei de passar por um "blow mind" neste instante.
Cada dia mais admiro essa mulher. Vanessa, você é uma voz necessária nas mídias. Gratidão pelo conteúdo ❤
Sim, porque isso faz as pessoas desejarem um ideal de beleza. Cria ilusões que as mulheres acabam querendo atingir. Mas é ilusão. Nunca será atingido. E nem é pra ser, pq o capital tem que girar. A Vanessa traz os temas de forma muito genuina, nos coloca no chão , faz a gente enxergar as coisas e não ficar iludidas com esses ideais inalcalçáveis. Até pq.... esse é nosso estilo? Estilo está em cada uma....
Vídeo sensacional mas fiquei com gostinho de quero mais 😂😂 escutar você falando sobre tudo isso num vídeo de 1 hora ainda seria pouco. Parabéns por trazer um conteúdo desse pro RUclips 👏👏
A inteligência é a verdadeira beleza! Vanessa linda demais...
é assim que eu queroooo, ciência, discussões profundas, pensamento provocado. vanessa, como sempre, muito necessária.
Amei o video,mulher vc nasceu pra isso ❤,quero mais......
Um vídeo corajoso ❤ Parabéns 😘
Estudar é muito bom! ❤ Faz a gente ver além!
Uma aula de Sociologia maravilhosa. ❤
5:19 O CARA QUE ESCREVEU O LIVRO PARECE O KING DO DISCORD KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Por favor, fale mais sobre o assunto! Que conteúdo de valor e importância! Obrigada por isso! ❤
VOCÊ É SÓ EXCELENTE! PARABÉNS!
Que aula!!!! Vanessa, você é super necessária, por mais influenciadoras como você!!! Apenas OBRIGADA
Espero que expanda a linha de videos assim no canal. Acredito que nao refletimos sobre nossos ideais o suficiente, e isso é perigoso. Sua forma de trazer o conteúdo com linguagem acessível tornou o vídeo tão incrível e rápido que, assim como eu, inúmeras pessoas tiveram a sensação de ter acabado num piscar de olhos! Por favor, traz mais vídeos assim!! Desde maquiagens, roupas, tipos de cabelo, até comportamentos idealizados e elitizados.
Outra sugestão: vídeos de maquiagem inspirado em culturais específicas, mostrando como a beleza é plural (em você mesma) enquanto se maqueia, traz esses bate-papos fantásticos!
Mulheres inteligentes como você são necessárias num ambiente (internet) onde somos induzidos a pensar menos e menos e consumir mais.
Tão bom ouvir pessoas bem informadas.
Adoraria ver voce falando mais sobre o assunto, tem tantas camadas que daria pra falar por horas , ia render um otimo podcast
Sou muito fã, sério!!! Eu nem uso maquiagem, mas vejo todos os vídeos porque você é simplesmente maravilhosa!!!!!! Que aula!!!!!
Oi Vanessa! Ótima fala e deixa uma excelente reflexão para o nosso tempo. Ainda temos um ideal de beleza bastante elitizada. Achei ótima sua aula e suas referências. São coisas absurdas, mas que ainda hoje é muito latente. Obrigada ❤
Eu lidando com muitos problemas para me aceitar, seguindo pessoas que me fazem sentir cada vez pior e esse vídeo dando um tapa na minha cara. Obrigada, Vanessa!
Coisa linda é Mulher inteligente. Admiro mt vc❤
não te conhecia, mas assim que vi uma maquiadora, modista, falando tanta coisa interessante, me conquistou na hora. Para´bens pelo conteúdo. Já sou fã.
Tem pessoas que não são bonitas esteticamente, mas são tão alegres, inteligentes, uma boa energia, que ficam lindas ❤ isso é o mais importante, viver sem nenhuma preocupação com o q aconteceu no passado, vamos viver o hj e o amanhã
Mas verdade existem pessoas fora dos padrões de beleza, não significa que a pessoa não tenha beleza, no universo não existe esse conceito não.
Uau! Que vídeo incrível e necessário! Em 9 minutos vc fez um recorte muito bem feito sobre capital social, eugenismo etc! Nossa, é tão importante falarmos sobre isso! Pq td isso nos mostra que daquilo que é história, ainda temos muitas permanências! Algumas bem disfarçadas, outras nem tanto! Parabéns e obrigada! 💜👏
Que vídeo interessante, muitas coisas que eu não fazia ideia! Faz sempreeee, muito bom
Maravilhoso vídeo. Fácil de entender e bem fundamentado. Essa estética da limpeza, das cleangirl é mais uma forma de nos oprimir. Se você gosta use, mas se comporte e aja como quiser, subverte o padrão e sambe na cara dos reacionários/as.😊😂
Sim e é exatamente por isso que não foi o feminismo que conquistou o " direito da mulher trabalhar fora" trabalhar sempre foi uma necessidade das mulheres mais pobres.
Trabalhar em serviços domésticos: lavar, cozinhar, faxinar...mais tarde professora, enfermeira, cuidadora, babá...eram as "profissões possíveis."
👏🏻👏🏻👏🏻 Uma verdadeira aula 👏🏻👏🏻👏🏻 ! Esse canal não é só sobre maquiagem e sobre cultura, posicionamento e tudo que as mulheres precisam saber por de trás das entrelinhas ! Parabéns Vanessa, você Brilha!❤
Cheguei mais rápido que a própria notificação! ❤😂
SENHOR AMADO! Que vídeo incrível e substancioso! Parabéns e muito obrigada, Vanessa!!!
Vídeo extremamente necessário!😊
Mds conheci o canal por esse vídeo e simplesmente AMEI. Um canal de maquiagem diferenciado por trazer diálogos fundamentais e cheios de coragem
Vanessa, vc já foi no TedX? Se ainda não foi, todos nós precisamos de uma palestra sua com pelo menos uma hora de duração. Urgente!
Maravilhosa esta sua proposta de desconstruir ideias de dentro da comunidade de beleza!
Ai Vanessa te amo sabe!
Vanessa, tô em choque com o assunto abordado. Não porque já não tenha ouvido, mas por uma maquiadora estar falando sobre isso também. Parabéns e continue!!!! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
É surreal o quanto as tendências de beleza podem ser manipuláveis e elitistas. Hoje vi um vídeo de uma moça que colocou lentes nos dentes e disse que um dos principais motivos para isso foi ter visto um antes e depois de um rapaz no Instagram, pois ao ver a transformação percebeu que caso ele fosse um médico (já segundo ela ele tem cara de médico) pagaria mais pelo trabalho dele após o procedimento. Achei isso tão superficial e maluco em tantos níveis que dispensa explicações!
Aí já é burrice