Fui contratado como Cientista de Dados, mas é pra ficar mais focado em criar API, Robôs ... pra conseguir extrair dados de plataformas que não tem muito suporte e sem muita liberdade pra criar o que quero. Acha que condiz com o cargo ?
Assim mesmo infelizmente :( muitas empresas não tem ainda estrutura nenhuma de dados e contrata um cientista de dados achando que a pessoa vai fazer milagre
Requisitos: multiplicar pães, transformar água em vinho e resolver todos os problemas que a gente tem, mas não sabe, e sem mudar a forma como a gente faz as coisas.
Halisson, como vc enxerga o mercado, daqui para frente, com a liberação e implementação, e futuro melhoramento, exponencial, de inteligências artificiais que podem substituir, não só os profissionais de dados, quanto os programadores que estão prestes a ingressar na carreira? Muito obrigada pelo conhecimento compartilhado, vc me ajuda muito, mais do que imagina!!
A essência da minha visão está nesses vídeos: 1. ruclips.net/video/eLnLevR5mjg/видео.html 2. ruclips.net/video/AFqaIPTFg9E/видео.html Fora isso, acho que existe a possibilidade de mercados subdesenvolvidos como o nosso serem varridos do mapa e se agravarem as desigualdades sociais: quem é muito capacitado vai trabalhar em oportunidades de alta tecnologia nos EUA, China, UE, enquanto o mercado aqui continua desenvolvendo serviços de menor valor agregado e com salários bem menores. Gostaria que isso não acontecesse.
Na empresa em que atuo, como Cientista de Dados, refizeram todo o planejamento da empresa, cortaram todos os projetos de dados e realocaram eu e os outros 2 para trabalhar como dev fullstack kkkkkk A razão pela qual to partindo pra outra empresa.
Sim, inclusive, estamos lançando um de SQL agora: vai.pgdinamica.com/sql Fora este, temos um curso introdutório de programação com Python chamado Python do Jeito Certo: vai.pgdinamica.com/pjc-dados
Cara eu trampei numa empresa de ônibus, era responsável pela coleta e análise dos dados dos validadores (onde vcs aproximam o cartão). Era ridículo! Zero condiçao de trabalho, acho q só o gerente tinha alguma noção formal ali (estudos) e quando eu tinha soluções para agilizar o sistema os caras falavam q n dava pra fazer kk. Zero apoio e a gnt de T.I na vdd é um "faz tudo", vulgo Severino. N sei empresa focada em tecnologia ou multinacional, mas nas empresas entre 100/300 funcionários esse assunto fica pra escanteio, basicamente é trocar impressora pro RH porque questões de Dados é como ele falou: a empresa nem sabe porque contrata, ja que tudo é gasto e eles aumentam o lucro reduzindo qualidade de serviço (pensamento de curto prazo) E só pra avisar que as empresas de ônibus ficaram MUITO mais ricas com a pandemia hein kkk
To começando a faculdade de arquitetura de dados com um certo receio, pois tem muita gente que fala que Dados no futuro não vai mais existir. Tem informações bem negativas, mas acredito que a área vai se adaptar e não acabar.
Sim, é possível. Recomendo fazer um curso que você goste e aproveitar o período do curso para desenvolver competências importantes e networking pra carreira que deseja seguir.
Então.... É que desempregado n pode escolher muito no Brasil, pelo menos não até ter uma.certa experiência. Daí qnd a pessoa descobre onde se meteu, começa a se preparar pra ir pra um lugar que faça mais sentido e que o valorize mais.
“Valer à pena” é um problema mal posto, pois não sei quais são os seus critérios. Agora, não vejo motivo pra um bacharel em engenharia fazer uma segunda graduação em ciência de dados ao invés de fazer um mestrado.
O nosso setup normal é com este microfone aqui: amzn.to/3ZvUaIR junto com este gravador: amzn.to/3kzAftR Contudo, neste vídeo específico, eu usei este outro, que só usamos em lives: amzn.to/3kCGDQY
Querem a real? O futuro de programadores, cientistas de dados, desenvolvedores back ou front end é o desemprego. IA está aí e em 5 anos já era para esses profissionais. As pessoas estão em negação, mas essa realidade é inexorável. Aproveitem enquanto é tempo.
Cara, talvez eu tenha uma opinião impopular, mas acho que uma grande parte é culpa de quem tá aplicando pra empresa. Um Cientista de Dados (assim como um Engenheiro de Dados) não pode ser jr. É um cargo sênior por si só. Você pode nunca ter atuado como um cientista de dados, mas tem que ter uma intimidade com dados e com o processo. Esse profissional tem que identificar o estado da empresa na entrevista. Não adianta não perguntar quais problemas a empresa tá enfrentando diariamente e esperar que vá desenvolver um sistema de recomendação só porque o título é "Cientista de Dados". Pra Analista de Dados até é um pouco diferente, já que costuma ser um cargo mais jr mesmo. Mas um analista de dados não é só alguém que calcula kpi, faz dashboard ou algo assim, é alguém que resolve problemas com os dados. Se os dados da empresa estão todos em planilhas, você tem que saber entregar valor a partir disso, mas ainda conversar com o seu chefe pra ver como melhorar o processo. O maior problema não é uma empresa estar em um nível de cultura de dados inicial, o problema é a galera não querer evoluir (no que faz sentido).
Eu trabalhei com análise de dados em um unicórnio brasileiro gigante listado na bolsa americana e toda a estrutura dos dados financeiros da empresa era feita por meio de planilhas excel COMPLETAMENTE manuais. Era uma tortura, mas a empresa cresceu assim, e os profissionais de dados eram justamente quem dava suporte em melhorar isso (não só engenheiros de dados, analistas também, analistas de BI). Hoje a empresa tem tudo num lakehouse, a governança é uma prioridade e certamente as operações tão bem melhores. O profissional tem que entender os desafios da empresa e ver se topa ou não melhorar.
De certa forma, este problema está encapsulado na pesquisa State of Data Brazil, uma vez que as pessoas estão olhando para outros fatores que não são os desafios do dia-a-dia na hora de buscar uma nova empresa.
Fui contratado como Cientista de Dados, mas é pra ficar mais focado em criar API, Robôs ... pra conseguir extrair dados de plataformas que não tem muito suporte e sem muita liberdade pra criar o que quero. Acha que condiz com o cargo ?
Assim mesmo infelizmente :( muitas empresas não tem ainda estrutura nenhuma de dados e contrata um cientista de dados achando que a pessoa vai fazer milagre
Requisitos: multiplicar pães, transformar água em vinho e resolver todos os problemas que a gente tem, mas não sabe, e sem mudar a forma como a gente faz as coisas.
Video Novo do melhor Canal de Programação
Muito obrigado, Aline!
Ah pior coisa do mundo é se tornar um planilheiro.
Pessoalmente, vou ter que concordar 🙊
Halisson, como vc enxerga o mercado, daqui para frente, com a liberação e implementação, e futuro melhoramento, exponencial, de inteligências artificiais que podem substituir, não só os profissionais de dados, quanto os programadores que estão prestes a ingressar na carreira?
Muito obrigada pelo conhecimento compartilhado, vc me ajuda muito, mais do que imagina!!
A essência da minha visão está nesses vídeos:
1. ruclips.net/video/eLnLevR5mjg/видео.html
2. ruclips.net/video/AFqaIPTFg9E/видео.html
Fora isso, acho que existe a possibilidade de mercados subdesenvolvidos como o nosso serem varridos do mapa e se agravarem as desigualdades sociais: quem é muito capacitado vai trabalhar em oportunidades de alta tecnologia nos EUA, China, UE, enquanto o mercado aqui continua desenvolvendo serviços de menor valor agregado e com salários bem menores. Gostaria que isso não acontecesse.
Na empresa em que atuo, como Cientista de Dados, refizeram todo o planejamento da empresa, cortaram todos os projetos de dados e realocaram eu e os outros 2 para trabalhar como dev fullstack kkkkkk
A razão pela qual to partindo pra outra empresa.
Só acredito vendo...
Eu vendo: não acredito 😱
Oi. Excelente conteudo. Vocês têm algum curso?
Sim, inclusive, estamos lançando um de SQL agora: vai.pgdinamica.com/sql
Fora este, temos um curso introdutório de programação com Python chamado Python do Jeito Certo: vai.pgdinamica.com/pjc-dados
Cara eu trampei numa empresa de ônibus, era responsável pela coleta e análise dos dados dos validadores (onde vcs aproximam o cartão). Era ridículo! Zero condiçao de trabalho, acho q só o gerente tinha alguma noção formal ali (estudos) e quando eu tinha soluções para agilizar o sistema os caras falavam q n dava pra fazer kk. Zero apoio e a gnt de T.I na vdd é um "faz tudo", vulgo Severino. N sei empresa focada em tecnologia ou multinacional, mas nas empresas entre 100/300 funcionários esse assunto fica pra escanteio, basicamente é trocar impressora pro RH porque questões de Dados é como ele falou: a empresa nem sabe porque contrata, ja que tudo é gasto e eles aumentam o lucro reduzindo qualidade de serviço (pensamento de curto prazo)
E só pra avisar que as empresas de ônibus ficaram MUITO mais ricas com a pandemia hein kkk
Valeu pelo relato da tua experiência!
To começando a faculdade de arquitetura de dados com um certo receio, pois tem muita gente que fala que Dados no futuro não vai mais existir. Tem informações bem negativas, mas acredito que a área vai se adaptar e não acabar.
Cara, é a primeira vez que eu "escuto" isso. Não sei que "muita gente" é essa 🤨
Rapaz... Me fala onde tu mora pra eu passar bem longe 😅🤣
não vão mais existir?
Eita, qual o argumento usado?
@@HigorGardin meteoro gigante atingindo a terra ou tempestade cosmica kkkkkk
Se formando como bacharel em Matemática seria possível trabalhar nesse segmento de dados? O que recomendam?
Sim, é possível. Recomendo fazer um curso que você goste e aproveitar o período do curso para desenvolver competências importantes e networking pra carreira que deseja seguir.
Ué, onde está o link? (do DataHack)
Tá na descrição do vídeo... ruclips.net/user/livey1T1ntxPBRw?feature=share
Então.... É que desempregado n pode escolher muito no Brasil, pelo menos não até ter uma.certa experiência. Daí qnd a pessoa descobre onde se meteu, começa a se preparar pra ir pra um lugar que faça mais sentido e que o valorize mais.
sim, geralmente é assim…
O que vcs acham da graduação em ciência de dados e inteligência artificial, vale a pena e complementa a formação de engenharia?????
“Valer à pena” é um problema mal posto, pois não sei quais são os seus critérios. Agora, não vejo motivo pra um bacharel em engenharia fazer uma segunda graduação em ciência de dados ao invés de fazer um mestrado.
Esse mês é meu último mês num local onde fui feliz por mais de 8 anos. Me tornei um periférico. Meu conhecimento profissional tava cada dia pior.
Que pena... espero que se sinta mais valorizado no seu próximo trabalho!
Por gentileza, qual o modelo do seu microfone? Achei ele muito bom e estou querendo comprar um.
O nosso setup normal é com este microfone aqui: amzn.to/3ZvUaIR
junto com este gravador: amzn.to/3kzAftR
Contudo, neste vídeo específico, eu usei este outro, que só usamos em lives: amzn.to/3kCGDQY
Querem a real? O futuro de programadores, cientistas de dados, desenvolvedores back ou front end é o desemprego. IA está aí e em 5 anos já era para esses profissionais. As pessoas estão em negação, mas essa realidade é inexorável. Aproveitem enquanto é tempo.
Tá bom, senta lá Cláudia…
@@pgdinamica kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Muito bom!
Cara, talvez eu tenha uma opinião impopular, mas acho que uma grande parte é culpa de quem tá aplicando pra empresa.
Um Cientista de Dados (assim como um Engenheiro de Dados) não pode ser jr. É um cargo sênior por si só. Você pode nunca ter atuado como um cientista de dados, mas tem que ter uma intimidade com dados e com o processo. Esse profissional tem que identificar o estado da empresa na entrevista.
Não adianta não perguntar quais problemas a empresa tá enfrentando diariamente e esperar que vá desenvolver um sistema de recomendação só porque o título é "Cientista de Dados".
Pra Analista de Dados até é um pouco diferente, já que costuma ser um cargo mais jr mesmo. Mas um analista de dados não é só alguém que calcula kpi, faz dashboard ou algo assim, é alguém que resolve problemas com os dados. Se os dados da empresa estão todos em planilhas, você tem que saber entregar valor a partir disso, mas ainda conversar com o seu chefe pra ver como melhorar o processo.
O maior problema não é uma empresa estar em um nível de cultura de dados inicial, o problema é a galera não querer evoluir (no que faz sentido).
Eu trabalhei com análise de dados em um unicórnio brasileiro gigante listado na bolsa americana e toda a estrutura dos dados financeiros da empresa era feita por meio de planilhas excel COMPLETAMENTE manuais.
Era uma tortura, mas a empresa cresceu assim, e os profissionais de dados eram justamente quem dava suporte em melhorar isso (não só engenheiros de dados, analistas também, analistas de BI).
Hoje a empresa tem tudo num lakehouse, a governança é uma prioridade e certamente as operações tão bem melhores.
O profissional tem que entender os desafios da empresa e ver se topa ou não melhorar.
Ótimo vídeo como sempre btw
De certa forma, este problema está encapsulado na pesquisa State of Data Brazil, uma vez que as pessoas estão olhando para outros fatores que não são os desafios do dia-a-dia na hora de buscar uma nova empresa.
@@pgdinamica certamente! Eu mandei isso aqui mais como um rant mesmo hahaha. A pesquisa e o vídeo têm muita informação relevante pra galera!
Não faz nada.