"Fácil e difícil é uma medida do quão distante aquele conhecimento está de quem você é agora". Poxa, nunca tinha pensado assim, ou pelo menos, sintetizado de forma tão clara. Que frase maravilhosa
Isso é muito real: fiz matemática e quando fui aprender programação de um modo mais sólido vi que tudo era muito fácil pra mim pelo pensamento matemático prévio.
A matemática se preocupa em expressar ideias de forma precisa e sem ambiguidade, exatamente o que precisamos para nos comunicarmos com um computador.
2 года назад+22
ahahhaahha eu ja fui diferente, ja programo a alguns anos e tive nescessidade de revisar algebra basica e intermediaria, e coisas que eu achava utra dificieis quando no ensino medio, e para minha surpresa é mais facil agora, porque eu entendo sobre as letras, x,y etc ahahaha, gostava um pouco de matematica, agora amo de coração
Pode ajudar sim algumas pessoas, mas não é necessário para aprender a programar. Trabalhei num time a um tempo atrás que tinham pessoas formadas em engenharia, física e ciência da computação. Mas o melhor programador da equipe era formado em cinema. Estranho né? É claro que se mandasse ele resolver um problema estilo hackerrank talvez ele demorasse mais que os outros membros do time. Mas para a empresa ele tinha muito mais valor porque entregava o era demandado numa velocidade e qualidade melhor que o pessoal das exatas. Dominava o negócio, boas práticas e diferentes arquiteturas de sistemas e se comunicava melhor com o pessoal de produto e negócio. Por isso era staff engineer enquanto éramos apenas software engineer. Pode ser um caso super raro, mas confesso que fiquei impactado e passei a questionar um pouco o fato de termos que aprender tanta matemática em cursos de ciências da computação e ignorarmos outros assuntos
@@romulo2928 ser formado em cinema ou QQ área q n seja d cálculo, n significa q o mano n saiba de matemática ou raciocínio lógico, oq é muito útil em programação, oq provável ele tenha já q se usa bastante
Hallison, recentemente eu vi um video do Felipe Deshamps onde ele estava aprendendo programação e na tela do notebook dele estava passando você dando aulas pelo Programação Dinâmica. Eu achei que ficou muito legal aquela parte do video.
Tenho 51 anos. Não sei nada de programação, exceto um pouquinho de Excel VBA. Porém adoro estudar idiomas, guitarra e piano. As técnicas de estudo são essas mesmo. Interessante como se aplicam ao aprendizado de qualquer assunto. Sou autodidata, embora como o Hallison tenha dito, todo mundo aprende a partir do trabalho desenvolvido por outras pessoas. Como fala bem esse rapaz!
1- Ter a certeza que eu possa aprender aquilo, ou que aquilo é pra mim 2- Ter um senso de descoberta 3- Ter a base 4- Construção da autonomia, ser autodidata
Trabalho na área há algumas décadas, desenvolvendo e dando aulas de programaçãoe e foram poucas as vezes que me deparei com alguém dotado de excelente conteúdo como o seu e com tal facilidade e clareza em se expressar. Parabéns meu jovem. Que seu caminho seja repleto de merecido sucesso.
Eu comecei em 2008, hoje sou pós graduado em Engenheiro de Software, já passei por 15 linguagens diferentes, parei nessa pós justamente por não ter mais saco de continuar, pois desde a faculdade, eu já cheguei com entendimento avançado, mas teve uma coisa que me dispertou, eu notei que para cada assunto que eu deveria aprender, seja ele de programação ou não, primeiro eu deveria fazer aquele assunto se tornar importante. Então meu segredo hoje continua sendo o mesmo, eu faço do assunto algo importante que vai somar na minha experiência e estudo a fundo. Todos os meus estagiários passaram e passam por um período de estudos comigo e durante esse período eu vou analisando o esforço e ritmo de cada um, já vi pessoas muito "verdes" que mal sabia escrever um código, se preocupando com clean code, e outros se preocupando mais com as ferramentas usadas, enfim. Vídeo ótimo, passei para os meus alunos, espero que abra mais a mente deles, precisamos de mais programadores!
Estou começando estudando lógica de programação, tem coisas que é tão difíceis, mas não vou desistir, quero muito seguir essa área, quero primeiro ter uma noção sobre ads, pra depois entrar na facul..
@@tatiana280689 exercite sua lógica diariamente, use lógica em tudo que você faz, com o tempo vai começar a programar e resolver problemas só de cabeça, rs. Boa sorte!
Muita dessa sensação de "Falta de progresso" vem da falta de comparativos. Como é um processo lento, você só começa a ver grandes resultados depois de anos, por que ai você começa a perceber que entende coisas que não entendia antes. Mas durante isso, se você não trabalha e não entra em competições, não existe comparativo de melhora. É como estudar engenharia de foguete e trabalhar no McDonnalds.
Conhecimento é uma das coisas que quando a gente dividi nós multiplicamos, então uma forma de você aprender um conteúdo muito rápido é ensinando alguém e a outra pessoa ainda ganha de brinde um conhecimento que ela não tinha
O processo de ensino é ótimo, porque você precisa se preparar, organizar o pensamento em torno do conteúdo e ainda vai se deparar com uma perspectiva diferente da sua quando te fizerem perguntas.
A verdade é que não tem coisa fácil na programação, mas as coisas podem vir a se tornar fáceis de acordo com como tu vai encarar aquele problema e se esforçar pra entendê-lo. É um aprendizado contínuo, inclusive o processo de aprender a melhor maneira de encarar um problema também é um aprendizado contínuo. Eu sinto que a maneira como Halisson descreveu as fases do aprendizado no vídeo são exatamente as fases pelas quais eu passei desde o meu primeiro contato com programação em 2018 quando entrei na faculdade até hoje (2022), e sem dúvida a coisa que mais me ajudou a aprender foi fazer projetos pessoais tentando incluir as coisas que eu estava estudando. Consegui fazer algumas coisas bem legais e aplicar diversos conceitos, além é claro de ter que me virar pra encontrar a solução de problemas que eu tinha ou a forma de fazer algo da maneira que eu queria. E meus parabéns pelo vídeo! Ficou maravilhoso, ainda mais considerando que esta é uma das conversas que todo mundo deveria ter antes de entrar na área de programação.
Gostei. Eu tô empacado a algum tempo, pois não consigo progredir em python. Em partes por conta das obrigações da vida e outra, porque não consigo terminar os projetos que começo devido as dificuldades em realizar. Não sei o que acontece sei que é possível resolver os problemas, mas simplesmente não chego a uma solução. É um pouco frustrante, mas faz parte do aprendizado. Gosto muito de programação, mas ás vezes me sinto muito sozinho nesse processo. Existem os fóruns, mas eu não me encaixo muito bem. Mas enfim já estudei muita coisa e não irei desistir não, mas realmente as vezes me perco nesse mundo de informações.
Tamo junto! To nessa também. Muita gente está na verdade. Muitos de nós percebem a importancia dos estudos quando não ha mais tempo hábil pra estudar e quando temos obrigações demais ocupando a mente para conseguir focar em algo do tipo durante horas. De certa forma, pode-se chamar de privilegiados (num bom sentido) quem percebeu a importancia antes e começou logo a enfiar a cara nos estudos.
Vídeo muito bom! Fiz um ano de preparação para o IME. Acabei não passando, mas hoje faço engenharia de controle e automação e me identifiquei muito nas 2 primeiras fases que vc falou. Seja matemática, filosofia, programação ou física.... estudar é uma arte e é um investimento de tempo que vale MUITO a pena.
Tu, primeiramente, entender a tua capacidade de aprendizado é algo essencial. Uma dica que eu do de algo que eu faço, é sempre que eu vou iniciar algum novo assunto, eu pego algum livro ou video aula daquele assunto bem avancado e do uma olhada rápida e nessa olhada eu sempre fico com aquela sensação né de que "meudeus é muito dificil" e eu faço isso pra no futuro quando eu chegar naquela parte e aprender ela eu poder internalizar aquela ideia de que algo que antes para mim era quase impossivel, se tornou possivel e ate mesmo simples.
Eu já tive essa mesma experiência mas foi com o Inglês, no inicio precisei usar bastante o tradutor Globalink Power Translator, e com o passar do tempo o uso do tradutor deixou de ser necessário, pois já estava tudo na minha mente de tanto usar o tradutor. A parte boa é que hoje temos uma extensão do navegador que mostra a tradução ao passar o ponteiro do mouse e isto é bem produtivo.
Eu comecei faz algumas semanas, e sei da importância do estudo/dedicação, por eu estar aprendendo sozinho, e esse vídeo me abriu alguns horizontes. Antes eu achava que a programação era algo extremamente complexo, e que somente pessoas muito acima da média poderiam de fato aprender/programar algo mais complexo. Mas sempre ter em mente que você pode aprender, e que a sua dedicação esta ligada a seu interesse, mudou minha aprendizagem.
Irmão você falou tudo, principalmente sobre "o ensinamento abrir os olhos e as pessoas precisarem avançar por conta própria, testando e criando coisas diferentes" perfeito Irmão.
Você é um orgulho, passa tudo de uma forma leve e dinâmica. As escolas deveriam te convidar para bater um papo com os alunos, será um divisor de águas.🌟🌟🌟🌟🌟🌟
Poxa cara, fico extremamente feliz pelo seu conhecimento e sucesso, fico muito motivado quando vejo alguém que está aonde quero estar no futuro. Você é muito inteligente, Parabéns!! Vou dar meu melhor pra passar no ITA e me formar como engenheiro da computação!
Hoje, atualmente já estou atuando na área, já estou na minha segunda empresa, trabalho com c#, atualmente peguei um curso de estrutura de dados no RUclips e estou reiniciando meus estudos novamente, no curso é ensinado com C, aprendo em C e depois vejo como fazer a mesma coisa no C#, tem sido bem legal, vc começa a se sentir mais confiante nas tarefas do dia a dia.
voce precisou de superior?, estava pensando em fazer superior penas para algumas empresas que precisam, e obrigatorio fazer faculdade para trabalhar como programador? eu nao queria fazer superior.
Tu é muito brabo Hallison, vou iniciar física bacharel agora na UnB, vc e a kizzy são inspiradores. Espero um dia alcançar seu nível, quero seguir área de pesquisa em física estatística
Cara, todos os anos eu retomo os estudos, mas confesso que fico numa confusão diante de tanto conteúdo e propaganda disponibilizada na internet. Agora eu escolhi algo e estou tentando aprender uma coisa só e depois pensar nas outras. A internet é sempre uma opção incrível, mas as vezes acaba sendo uma bomba de confusão mental. Excelente vídeo para a comunidade, continue mandando mais.
Devemos ter muito cuidado com relação a isso, pois a má escolha ocasionar o "não aprendizado" devemos buscar materiais, mas ao acharmos não devemos ficar no "troca troca".
Aprender a aprender é cada vez menos ensinado e incentivado nas escolas. A formação é fechada na maior parte das instituições de ensino, a curiosidade natural do aluno é sufocada para que ele se enquadre a uma grade e não se desenvolva na área em que ele realmente se interessa. Excelente vídeo, já estou na área há certo tempo, sua opinião só incentivou ainda mais a minha vontade de buscar o conhecimento por conta própria.
É como diz Clovis de B. Filho; com minhas palavras: "Se tá difícil pra você, você imagina pra aquela pessoa que achou isso da cabeça dela e descobriu pra lhe ensinar hoje, X anos atrás."
Tenho 50 anos e ainda sonho em passar na PF, enquanto esse jovem já foi capaz de passar em um VESTIBULAR de elite, uma coisa monstruosa, e fazer um curso dificílimo. Fiquei até com vergonha, me sentindo um besta, mas serviu de estímulo para ser capaz de aprender português, contabilidade, estatística e outros disciplinas que estão por vir no próximo concurso em 2024 ou 2025. Valeu pelas explicações, isso me estimulou muito.
Como eu havia comentado em outro video, conhecer e me inscrever nesse canal, foi uma das melhores coisas que fiz esse ano. Vocês são inspiração demais pra mim. Tava muito desanimado estudando, agora acho que deu um gás. Obrigado!!
Opinião super clara e proveitosa. A base elementar, a curiosidade focada, a vontade de criar coisas novas assim como a capacidade de sempre se manter atualizado fazem toda diferença na vida de um bom programador. Bom conteúdo!
Mano, conteúdo muito bom!! Ter uma visão dessas e construir uma base desde cedo é construir a fundação de um arranha-céu. Valeu por compartilhar as dicas, principalmente para a galera nova, escutar isso é metade do caminho. Ótima semana e muita saúde para você!!
Consegui extrair dicas poderosíssimas e que com certeza vou aplica-las nos meus estudos. Muito obrigado por dividir suas experiências e aprendizados. Sucesso!!
aos 2 minutos de vídeo eu me inscrevi no seu canal. sou estudante de engenharia elétrica e me senti motivado ao perceber que as dificuldades são supera das com bunda na cadeira e dedicação de maneira adequada para cada pessoa. obrigado!
As vezes, o aprendizado varia conforme o tempo de cada um. Eu precisei de 10 anos para aprender a resolver problemas. Agora é que estou aprendendo programação.
Po, gênio não, até pq isso iria desmerecer seu esforço. Mas que é um sábio, é sim. Você e a Kizzy fazem o meu canal preferido. Toda vez saio do vídeo me sentindo recompensado em ter parado uns minutos para escutar vocês. Obrigado!
Isso ai me abriu a mente para questão de cursos online , acho que o RUclips pode servir mais as pessoas e principalmente enssinar de uma forma que você realmente aprenda... Olhando seu video é notavel que quando alguém grava um conteúdo desse porte é pra passar conhecimento de verdade, quantos cursos de 2K não tem essa metodologia de quem tem paixão por ensinar e disponibiliza seu conhecimento gratuitamente.
Alguns conteúdos bem legais sobre aprendizado autodidata são: Livros: Ultra aprendizado, scott young Learn how to Learn, Barbara Oakley A mind for Numbers, Barbara Oakley Growth, Carol Dweck Portais: EnglishExperts Inglês na Ponta da Língua The learning Scientists MOOCS: Learn how to learn Mindshift
Eu comecei a ver o vídeo achando que seria um parecido com o meu "como eu aprendi mandarim", mas vou ter que tirar o chapéu, foi além. Curti muito as dicas e acendeu minha vontade de voltar a estudar programação.
Faço ADS faz pouco tempo, as matérias ainda são da base, tem muita matemática antes da programação, pensamento lógico. Tenho notado q ajuda muito ter essa base pq quando vou assistir uma aula q não tenha muita base fico perdida e tenho q voltar passos pra trás.
@@pgdinamica faz demais, por isso não acredito muito em vídeos q dizem q programação é fácil. É nada kkkk Mas é gostoso de ver as soluções pra problemas.
Muito importante suas colocações pra os iniciantes e até veteranos, infelizmente a gente acaba descobrindo algumas coisas da pior maneira na vida, ter pessoas como vc pode ajudar demais
Me inscrevi no canal. Também sou formado pelo IME. Quero voltar a programar para manter o aprendizado contínuo quando me aposentar do magistério. Parabéns. Você fala muito bem. Um verdadeiro IMEano!
A questão das design patterns, realmente é algo q faz mais sentido pra quem já tá mais inserido no mundo da programação, já desenvolveu ou desenvolveu alguns sistemas e tal. Na época da faculdade pra mim não fazia mto sentido também.
É incrível como um vídeo extenso, sem qualquer meio de manutenção de foco, me manteve preso e atento 100% do tempo. Quão eloquente você precisa ser pra fazer algo assim, simplesmente maravilhoso o teu conteúdo!
Além de estudar programação, a leitura de código-fonte aberto me trás muitos benefícios, eu recomendo. Alguns exemplos de códigos que achei muito interessantes são: JuliaMath/openlibm, Berkeley SoftFloat, e os códigos dos utilitários do Linux.
Ler código-fonte é uma ótima forma de aprender algumas boas práticas, mas é preciso ter uma certa experiência ou filtrar uns repositórios mais simples para não se intimidar.
Hallison, esse vídeo conversa diretamente comigo. Tudo o que você expôs no vídeo eu já pensava/fazia, mas não conseguia comunicar de forma estruturada e com tanta clareza. Obrigado pelo conteúdo de altíssimo nível!
Esse é o tipo de vídeo que eu vou assistir várias vezes, tão bom que é. Uma contribuição: Eu uso hoje o Obsidian pra fazer anotações de estudo e, logo logo, projetos, e me caiu essa ficha que, apesar de o sistema escolar nos ensinar as matérias, ele não nos ensina a "tomar notas" para estudar. Isso é interessantíssimo pois me remete ao fato de que muito da dificuldade que eu tive ao longo da vida foi justamente por não saber como organizar o conhecimento que eu, supostamente, estava adquirindo. Também estou lendo o livro "take smart notes" pelo mesmo motivo. Seria interessantíssimo que, tão logo entrássemos realmente na vida acadêmica, de estudos, não de brincadeiras infantis, uma vez alfabetizados, uma das primeiras coisas que nos ensinassem fosse como "tomar notas" de forma organizada.
Sempre me inspirei na sua disciplina e consistência. Estou tentando manter a mesma disciplina pra uma área nova. Prazer imenso e ter essa excelente inspiração. Obrigado.
Fala, Hallison! Video irado e me ajudou bastante, cara. Muito obrigado! PS: Lança video das suas dicas capilares que seu cabelo tá irado e to deixando o meu crescer pra ficar assim hahahaha abração
Pô, nem faço nada demais... acho que a dica mestre é cortar de vez em quando, aparar as pontas, sabe? Passei 6 anos sem cortar, depois que cortei, senti que melhorou.
Acho que o grande problema é conseguir organizar os estudos sem ninguém para ajudar e sendo iniciante após os 30 o fator otimizar tempo é fundamental. Por onde começar? Como começar? Oq aprender primeiro?
Sabe qual é o problema? Eu realmente acredito que você é a melhor pessoa para descobrir o que aprender primeiro. O que você já sabe? Qual é o seu objetivo? São coisas que só você pode responder. Isso exige um pouco de tentativa e erro, inevitavelmente.
Estou estudando também, já fez alguns projetos? Estou estudando também porém as vezes fico pensando que talvez esteja perdendo tempo, visto que meu mero objetivo é aprender sobre programação no geral e não, por exemplo criar sistemas operacionais onde o C é muito utilizado Diferentemente do html, css ou js que é mais digamos direto, tipo é pra desenvolvimento web e acabou
@@henriquedelben, quem dá utilidade para a linguagem C é o próprio programador, ou seja, você. Já que está estudando no geral, recomendo migrar para alguma tecnologia mais requisitada no mercado (JavaScript, Python).
Já tem um tempo que quero aprender a programar pra migrar pra área de desenvolvimento front - end, já comecei a assistir algumas aulas, mas sempre acabo desmotivando por não ser algo prático no meu dia a dia de trabalho, mas seu vídeo me motivou a voltar aos estudos, adorei o vídeo.
Muito bom! No meu caso a programação foi uma porta de entrada não apenas para o mundo das tecnologias, mas para o mundo do aprendizado geral. Meu primeiro contato foi quando eu tinha 14 anos, em uma língua chamada PAWN. Foi a coisa mais difícil e desafiadora que tentei fazer, mas consegui. Foi lá que entendi que tudo na vida depende de foco, consistência e o mais importante, imaginação. Se você conseguir alinhar bem isso e entender que tudo é uma oportunidade, você irá longe.
Eu sou assim na vida eu gosto de mudar, alterar padrões, para ver o resultado isso me custa muitos erros e acertos mas na vida não se pode errar muito, mas na programação serve para fixar melhor liguagens.
Capa baseada no Canal do Ali Abdaal. Já sei que o conteúdo aqui é bom, pois você tem usa referencias do meu mentor. rs. Conseguiu um inscrito basicamente pela referencia.
Tem uma tecla que fica batendo na minha mente, "a idade", tenho 45 anos e estou estudando JS, CSS e HTML... e falo de conhecimento de causa, a idade PESA!! Isso não quer dizer que eu não vá aprender, mas que é mais dificultoso, disso não tenham dúvidas!!
@@shanks547 A vida corrida, cansaço de um dia corrido de trabalho, não ter tempo pra estudar como eu teria se tivesse 15, 16, 17 anos... assimilar e entender o que cada "script" faz, (será que só eu tenho essa dificuldade depois dos 40?). Não ponho culpa em ninguém, só acho que romantizam muito dizendo que é fácil e que em 6 meses qualquer um aprende a codar... entende o meu ponto de vista?
@@xaveko Entendo sim, eu tenho 18 anos, estudo e trabalho e já sinto essa falta de tempo. Penso que quando acabar meu contrato da empresa é melhor eu dar um tempo e correr atrás disso aí, antes que seja tarde demais. Espero que vc consiga no seu tempo, amigo...
@@shanks547 tá aí, aproveita sua juventude e dedique-se o máximo que você puder, pq o tempo vai passar você querendo ou não, e desejo que lá na frente você não seja como eu, que olhe pra trás e perceba que pegou caminhos que não levam a lugar algum, apenas trabalhar e pagar contas! E a vida é muito mais que isso!!! não sou depressivo, não viu!!! Kkkk kkkkkk. É só uma reflexão!!
Estou começando a aprender programação e uma técnica que eu uso é mudar os nomes das variáveis para algo que se encaixe com a minha compreensão do código
Ótimo vídeo, é válido também frisar que não adianta querer saber tudo. Tem muito "curso" que mais atrapalha do que ajuda, falando que você tem que saber 50 mil linguagens. Identifique uma que você seja especialista e que se torne a sua principal linguagem, e seja generalista em outras (pesquise e veja em qual contexto ela se encaixa).
O que EU faria se tivesse que COMEÇAR na PROGRAMAÇÃO HOJE? ruclips.net/video/Jc8fh99__sM/видео.htmlsi=vyVoL50mFZvDZl2X
"Fácil e difícil é uma medida do quão distante aquele conhecimento está de quem você é agora". Poxa, nunca tinha pensado assim, ou pelo menos, sintetizado de forma tão clara. Que frase maravilhosa
valeu vinicius!
Fácil e difícil é uma medida do quão distante aquele conhecimento está de quem é você agora.
Ele é de Libra certeza hahaha!
Nos motiva!! Me passa o sentido de que podemos qualquer coisa que quisermos se tivermos persistência.Incrível ❤
Isso é muito real: fiz matemática e quando fui aprender programação de um modo mais sólido vi que tudo era muito fácil pra mim pelo pensamento matemático prévio.
A matemática se preocupa em expressar ideias de forma precisa e sem ambiguidade, exatamente o que precisamos para nos comunicarmos com um computador.
ahahhaahha eu ja fui diferente, ja programo a alguns anos e tive nescessidade de revisar algebra basica e intermediaria, e coisas que eu achava utra dificieis quando no ensino medio, e para minha surpresa é mais facil agora, porque eu entendo sobre as letras, x,y etc ahahaha, gostava um pouco de matematica, agora amo de coração
Pode ajudar sim algumas pessoas, mas não é necessário para aprender a programar. Trabalhei num time a um tempo atrás que tinham pessoas formadas em engenharia, física e ciência da computação. Mas o melhor programador da equipe era formado em cinema. Estranho né? É claro que se mandasse ele resolver um problema estilo hackerrank talvez ele demorasse mais que os outros membros do time. Mas para a empresa ele tinha muito mais valor porque entregava o era demandado numa velocidade e qualidade melhor que o pessoal das exatas. Dominava o negócio, boas práticas e diferentes arquiteturas de sistemas e se comunicava melhor com o pessoal de produto e negócio. Por isso era staff engineer enquanto éramos apenas software engineer. Pode ser um caso super raro, mas confesso que fiquei impactado e passei a questionar um pouco o fato de termos que aprender tanta matemática em cursos de ciências da computação e ignorarmos outros assuntos
@@romulo2928 ser formado em cinema ou QQ área q n seja d cálculo, n significa q o mano n saiba de matemática ou raciocínio lógico, oq é muito útil em programação, oq provável ele tenha já q se usa bastante
Eu também sou formada em matemática, comecei a fazer engenharia de software depois de ter estudado várias linguagens e isso me ajudou bastante.
Você simplesmente mudou toda a minha visão sobre o ensino médio, muito obrigado.
Fico muito feliz em saber! Sucesso pra ti 🙌🏾
Amei essa frase, "Fácil ou dificil é uma medida do quão distante aquele conhecimento tá de quem você é agora", muito obrigada.
De nada 😉
Tenho feito o curso de matemática da Khan Academy para cubrir as lacunas e tem sido muito bom.
Hallison, recentemente eu vi um video do Felipe Deshamps onde ele estava aprendendo programação e na tela do notebook dele estava passando você dando aulas pelo Programação Dinâmica. Eu achei que ficou muito legal aquela parte do video.
hahaha, eu vi. Na verdade, a Kizzy viu e me mostrou, curti também!
@@pgdinamica as referências te consideram referência tendeu?
Qual o vídeo em questão?
@@minka866 Max, eu achei o video e já coloquei no tempo certo. ruclips.net/video/q8mgiv84tQE/видео.html
@@pgdinamica eu conheci seu canal por indicação do Deschamps em um vídeo dele.
Tenho 51 anos. Não sei nada de programação, exceto um pouquinho de Excel VBA. Porém adoro estudar idiomas, guitarra e piano. As técnicas de estudo são essas mesmo. Interessante como se aplicam ao aprendizado de qualquer assunto. Sou autodidata, embora como o Hallison tenha dito, todo mundo aprende a partir do trabalho desenvolvido por outras pessoas. Como fala bem esse rapaz!
Obrigado, Antônio! Bons estudos (de programação ou não)!
1- Ter a certeza que eu possa aprender aquilo, ou que aquilo é pra mim
2- Ter um senso de descoberta
3- Ter a base
4- Construção da autonomia, ser autodidata
Trabalho na área há algumas décadas, desenvolvendo e dando aulas de programaçãoe e foram poucas as vezes que me deparei com alguém dotado de excelente conteúdo como o seu e com tal facilidade e clareza em se expressar. Parabéns meu jovem. Que seu caminho seja repleto de merecido sucesso.
Eu comecei em 2008, hoje sou pós graduado em Engenheiro de Software, já passei por 15 linguagens diferentes, parei nessa pós justamente por não ter mais saco de continuar, pois desde a faculdade, eu já cheguei com entendimento avançado, mas teve uma coisa que me dispertou, eu notei que para cada assunto que eu deveria aprender, seja ele de programação ou não, primeiro eu deveria fazer aquele assunto se tornar importante.
Então meu segredo hoje continua sendo o mesmo, eu faço do assunto algo importante que vai somar na minha experiência e estudo a fundo. Todos os meus estagiários passaram e passam por um período de estudos comigo e durante esse período eu vou analisando o esforço e ritmo de cada um, já vi pessoas muito "verdes" que mal sabia escrever um código, se preocupando com clean code, e outros se preocupando mais com as ferramentas usadas, enfim.
Vídeo ótimo, passei para os meus alunos, espero que abra mais a mente deles, precisamos de mais programadores!
Estou começando estudando lógica de programação, tem coisas que é tão difíceis, mas não vou desistir, quero muito seguir essa área, quero primeiro ter uma noção sobre ads, pra depois entrar na facul..
@@tatiana280689 exercite sua lógica diariamente, use lógica em tudo que você faz, com o tempo vai começar a programar e resolver problemas só de cabeça, rs. Boa sorte!
Alguém formado pelo IME e pelo IMPA é uma gota no oceano e merece respeito.
Muita dessa sensação de "Falta de progresso" vem da falta de comparativos. Como é um processo lento, você só começa a ver grandes resultados depois de anos, por que ai você começa a perceber que entende coisas que não entendia antes. Mas durante isso, se você não trabalha e não entra em competições, não existe comparativo de melhora. É como estudar engenharia de foguete e trabalhar no McDonnalds.
Conhecimento é uma das coisas que quando a gente dividi nós multiplicamos, então uma forma de você aprender um conteúdo muito rápido é ensinando alguém e a outra pessoa ainda ganha de brinde um conhecimento que ela não tinha
O processo de ensino é ótimo, porque você precisa se preparar, organizar o pensamento em torno do conteúdo e ainda vai se deparar com uma perspectiva diferente da sua quando te fizerem perguntas.
vdd
Olha o diferencial da pessoa. O cara aprendeu Java nas próprias férias.
Isso que é dedicação, parabéns
Se sentir capaz de aprender un determinado assunto é super importante.
Valeu por compartilhar!
Super! É preciso estar bem psicologicamente para não sofrer com os estudos.
Faz uma lista de todos os livros que vc usou para aprender essas 6 linguagens de programação
A verdade é que não tem coisa fácil na programação, mas as coisas podem vir a se tornar fáceis de acordo com como tu vai encarar aquele problema e se esforçar pra entendê-lo. É um aprendizado contínuo, inclusive o processo de aprender a melhor maneira de encarar um problema também é um aprendizado contínuo. Eu sinto que a maneira como Halisson descreveu as fases do aprendizado no vídeo são exatamente as fases pelas quais eu passei desde o meu primeiro contato com programação em 2018 quando entrei na faculdade até hoje (2022), e sem dúvida a coisa que mais me ajudou a aprender foi fazer projetos pessoais tentando incluir as coisas que eu estava estudando. Consegui fazer algumas coisas bem legais e aplicar diversos conceitos, além é claro de ter que me virar pra encontrar a solução de problemas que eu tinha ou a forma de fazer algo da maneira que eu queria. E meus parabéns pelo vídeo! Ficou maravilhoso, ainda mais considerando que esta é uma das conversas que todo mundo deveria ter antes de entrar na área de programação.
Valeu, LelePG!
vc é estudioso, inteligente e bonito além dessa dicção de milhões quero ser como vc qnd crescer (eu falando isso tendo 20 anos)
20, 30...50 anos é só um número. Ninguém sabe quanto tempo tem de vida ;)
Gostei. Eu tô empacado a algum tempo, pois não consigo progredir em python. Em partes por conta das obrigações da vida e outra, porque não consigo terminar os projetos que começo devido as dificuldades em realizar. Não sei o que acontece sei que é possível resolver os problemas, mas simplesmente não chego a uma solução. É um pouco frustrante, mas faz parte do aprendizado. Gosto muito de programação, mas ás vezes me sinto muito sozinho nesse processo. Existem os fóruns, mas eu não me encaixo muito bem. Mas enfim já estudei muita coisa e não irei desistir não, mas realmente as vezes me perco nesse mundo de informações.
Tamo junto! To nessa também. Muita gente está na verdade. Muitos de nós percebem a importancia dos estudos quando não ha mais tempo hábil pra estudar e quando temos obrigações demais ocupando a mente para conseguir focar em algo do tipo durante horas. De certa forma, pode-se chamar de privilegiados (num bom sentido) quem percebeu a importancia antes e começou logo a enfiar a cara nos estudos.
Vídeo muito bom!
Fiz um ano de preparação para o IME.
Acabei não passando, mas hoje faço engenharia de controle e automação e me identifiquei muito nas 2 primeiras fases que vc falou.
Seja matemática, filosofia, programação ou física.... estudar é uma arte e é um investimento de tempo que vale MUITO a pena.
O senso de descoberta faaaaaaaazzzzzz diferençaaaaaaa demaaaaaaaiiiiiiissdssss!!!!!!
Muuuuuuuuuuuuuuitaaaaaaaaaaaa!!!!!!! 😬
4 anos na área web, e só agr aprendi a aprender, a ter só um objetivo e para de ser um colecionador de curso HUHUHS. Muito bom o vídeo.
Tu, primeiramente, entender a tua capacidade de aprendizado é algo essencial. Uma dica que eu do de algo que eu faço, é sempre que eu vou iniciar algum novo assunto, eu pego algum livro ou video aula daquele assunto bem avancado e do uma olhada rápida e nessa olhada eu sempre fico com aquela sensação né de que "meudeus é muito dificil" e eu faço isso pra no futuro quando eu chegar naquela parte e aprender ela eu poder internalizar aquela ideia de que algo que antes para mim era quase impossivel, se tornou possivel e ate mesmo simples.
Parece uma forma legal de medir seu crescimento, ainda bem que você não se intimida ;)
Eu já tive essa mesma experiência mas foi com o Inglês, no inicio precisei usar bastante o tradutor Globalink Power Translator, e com o passar do tempo o uso do tradutor deixou de ser necessário, pois já estava tudo na minha mente de tanto usar o tradutor. A parte boa é que hoje temos uma extensão do navegador que mostra a tradução ao passar o ponteiro do mouse e isto é bem produtivo.
Muito boa sua dica cara!
Cara 🙄 vou iniciar um curso técnico em automação industrial e tô fazendo isso 🤔 e eu já estou me tremendo toda 😶
Eu comecei faz algumas semanas, e sei da importância do estudo/dedicação, por eu estar aprendendo sozinho, e esse vídeo me abriu alguns horizontes. Antes eu achava que a programação era algo extremamente complexo, e que somente pessoas muito acima da média poderiam de fato aprender/programar algo mais complexo. Mas sempre ter em mente que você pode aprender, e que a sua dedicação esta ligada a seu interesse, mudou minha aprendizagem.
Você é muito inteligente, irei acompanhar o seu canal amigo, um prazer receber seus conhecimentos!
Seja bem-vindo!
Irmão você falou tudo, principalmente sobre "o ensinamento abrir os olhos e as pessoas precisarem avançar por conta própria, testando e criando coisas diferentes" perfeito Irmão.
Valeu!
Esse canal é um diamante no oceano de canais de programação brasileiros...
Ficamos muito felizes com essas palavras 🥰🥰
Você é um orgulho, passa tudo de uma forma leve e dinâmica. As escolas deveriam te convidar para bater um papo com os alunos, será um divisor de águas.🌟🌟🌟🌟🌟🌟
PQP ASSISTO VC DIRETO. VC É SHOW. DIDÁTICA FANTÁSTICA.
Muito obrigado!
Poxa cara, fico extremamente feliz pelo seu conhecimento e sucesso, fico muito motivado quando vejo alguém que está aonde quero estar no futuro. Você é muito inteligente, Parabéns!! Vou dar meu melhor pra passar no ITA e me formar como engenheiro da computação!
Valeu, Derek, bons estudos e sucesso no seu objetivo!
Tão feliz por ter encontrado esse canal! Obrigado!
Eu que agradeço! Seja bem vindo 🙌🏾
Acabei de receber indicação do RUclips desse vídeo e gostei demais, parabéns pela trajetória e pelo ótimo trabalho! 👏👏👏👏
Valeu, Raphael! Seja bem vindo 🙌🏾
Hoje, atualmente já estou atuando na área, já estou na minha segunda empresa, trabalho com c#, atualmente peguei um curso de estrutura de dados no RUclips e estou reiniciando meus estudos novamente, no curso é ensinado com C, aprendo em C e depois vejo como fazer a mesma coisa no C#, tem sido bem legal, vc começa a se sentir mais confiante nas tarefas do dia a dia.
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
voce precisou de superior?, estava pensando em fazer superior penas para algumas empresas que precisam, e obrigatorio fazer faculdade para trabalhar como programador? eu nao queria fazer superior.
@@pedroneto8461 Fiz sim, porém nunca me foi exigido nas entrevista que fiz e nos trampos q entrei.
@@jeacdsantos então acho que nao vou fazer vou deixar pra quando eu tiver trabalhando na area. voce conseguiu algum estagio?
Tu é muito brabo Hallison, vou iniciar física bacharel agora na UnB, vc e a kizzy são inspiradores. Espero um dia alcançar seu nível, quero seguir área de pesquisa em física estatística
Muito obrigado! Espero que você alcance um “nível” maior que o nosso!
@@joaorodriguesjota sim, pelo vestibular tradicional, parabéns mano, vamos nos ver pelo campus kkkkkk
Esse vídeo tem que ser valorizado, plmds.
Cara, todos os anos eu retomo os estudos, mas confesso que fico numa confusão diante de tanto conteúdo e propaganda disponibilizada na internet. Agora eu escolhi algo e estou tentando aprender uma coisa só e depois pensar nas outras. A internet é sempre uma opção incrível, mas as vezes acaba sendo uma bomba de confusão mental.
Excelente vídeo para a comunidade, continue mandando mais.
É verdade!!!
eu estou igual a vc, fico meio confuso qual plataforma seguir; ou professor...
Devemos ter muito cuidado com relação a isso, pois a má escolha ocasionar o "não aprendizado" devemos buscar materiais, mas ao acharmos não devemos ficar no "troca troca".
*pode
Aprender a aprender é cada vez menos ensinado e incentivado nas escolas. A formação é fechada na maior parte das instituições de ensino, a curiosidade natural do aluno é sufocada para que ele se enquadre a uma grade e não se desenvolva na área em que ele realmente se interessa. Excelente vídeo, já estou na área há certo tempo, sua opinião só incentivou ainda mais a minha vontade de buscar o conhecimento por conta própria.
É como diz Clovis de B. Filho; com minhas palavras: "Se tá difícil pra você, você imagina pra aquela pessoa que achou isso da cabeça dela e descobriu pra lhe ensinar hoje, X anos atrás."
Tenho 50 anos e ainda sonho em passar na PF, enquanto esse jovem já foi capaz de passar em um VESTIBULAR de elite, uma coisa monstruosa, e fazer um curso dificílimo. Fiquei até com vergonha, me sentindo um besta, mas serviu de estímulo para ser capaz de aprender português, contabilidade, estatística e outros disciplinas que estão por vir no próximo concurso em 2024 ou 2025. Valeu pelas explicações, isso me estimulou muito.
Opa douglas td bem? como tem certeza que vai ter concurso em 2024? poderia citar onde ver essa informacao por favor
@@michelcapela8294 Não tenho certeza amigo, foi um palpite, uma suposição. Provavelmente, haverá concurso para ABIN, PF e PRF em 2025.
lindo conteudo e vc tbm
Essa apostila tbm fez parte da minha base kkkk. Ela contribuiu muito para minha evolução.
Excelente material!
Como eu havia comentado em outro video, conhecer e me inscrever nesse canal, foi uma das melhores coisas que fiz esse ano. Vocês são inspiração demais pra mim. Tava muito desanimado estudando, agora acho que deu um gás. Obrigado!!
Valeu, David! Sucesso nos estudos, siga firme que vale a pena!
Opinião super clara e proveitosa. A base elementar, a curiosidade focada, a vontade de criar coisas novas assim como a capacidade de sempre se manter atualizado fazem toda diferença na vida de um bom programador. Bom conteúdo!
Valeu, Saulo!
Caí de paraquedas nesse vídeo, mas já posso dizer que foi o melhor que assisti esse ano. Sucesso!
Valeu!
Mano, conteúdo muito bom!! Ter uma visão dessas e construir uma base desde cedo é construir a fundação de um arranha-céu.
Valeu por compartilhar as dicas, principalmente para a galera nova, escutar isso é metade do caminho. Ótima semana e muita saúde para você!!
Consegui extrair dicas poderosíssimas e que com certeza vou aplica-las nos meus estudos. Muito obrigado por dividir suas experiências e aprendizados. Sucesso!!
aos 2 minutos de vídeo eu me inscrevi no seu canal. sou estudante de engenharia elétrica e me senti motivado ao perceber que as dificuldades são supera das com bunda na cadeira e dedicação de maneira adequada para cada pessoa.
obrigado!
Seja bem vindo, Bruno! Bons estudos!
As vezes, o aprendizado varia conforme o tempo de cada um. Eu precisei de 10 anos para aprender a resolver problemas. Agora é que estou aprendendo programação.
Às vezes, não, sempre. Nenhuma pessoa é igual.
Po, gênio não, até pq isso iria desmerecer seu esforço. Mas que é um sábio, é sim. Você e a Kizzy fazem o meu canal preferido. Toda vez saio do vídeo me sentindo recompensado em ter parado uns minutos para escutar vocês. Obrigado!
Valeu, Vítor! Muito obrigado!
Excelentes conselhos, hoje já começo a aplicar
Isso ai me abriu a mente para questão de cursos online , acho que o RUclips pode servir mais as pessoas e principalmente enssinar de uma forma que você realmente aprenda...
Olhando seu video é notavel que quando alguém grava um conteúdo desse porte é pra passar conhecimento de verdade, quantos cursos de 2K não tem essa metodologia de quem tem paixão por ensinar e disponibiliza seu conhecimento gratuitamente.
Alguns conteúdos bem legais sobre aprendizado autodidata são:
Livros:
Ultra aprendizado, scott young
Learn how to Learn, Barbara Oakley
A mind for Numbers, Barbara Oakley
Growth, Carol Dweck
Portais:
EnglishExperts
Inglês na Ponta da Língua
The learning Scientists
MOOCS:
Learn how to learn
Mindshift
Boas recomendações!
Up
up
Up
...
Eu comecei a ver o vídeo achando que seria um parecido com o meu "como eu aprendi mandarim", mas vou ter que tirar o chapéu, foi além. Curti muito as dicas e acendeu minha vontade de voltar a estudar programação.
Obrigado, Laoshi! Bora programar \o/
Faço ADS faz pouco tempo, as matérias ainda são da base, tem muita matemática antes da programação, pensamento lógico. Tenho notado q ajuda muito ter essa base pq quando vou assistir uma aula q não tenha muita base fico perdida e tenho q voltar passos pra trás.
Legal que você já percebe isso. Com o passar do tempo, esse conhecimento de base faz ainda mais diferença.
@@pgdinamica faz demais, por isso não acredito muito em vídeos q dizem q programação é fácil. É nada kkkk Mas é gostoso de ver as soluções pra problemas.
Vcs me dão força demais pra continuar estudando! 🙏🏻✨ fico muito animada quando vejo a paixão de vcs explicando as coisas pra nós! Obrigadaaa
Obrigado, Maite! Sucesso pra ti 🙌🏾
Muito importante suas colocações pra os iniciantes e até veteranos, infelizmente a gente acaba descobrindo algumas coisas da pior maneira na vida, ter pessoas como vc pode ajudar demais
Muito obrigado!
Comecei uma segunda graduação e Eng. De software e estou gostando bastante.
Bons estudos!
@@pgdinamica obrigado 🤜🏼🤛🏼
Eu voltando nesse vídeo depois de 1 ano. É uma pérola mesmo slk ❤❤ Sempre aprendendo com vocês! 😃
🥰🥰🥰🥰
Perfeito teu comentário no final, vejo muita gente desistindo e se frustrando porque quer pular etapas ou não respeita o próprio tempo de aprendizado.
Me inscrevi no canal. Também sou formado pelo IME. Quero voltar a programar para manter o aprendizado contínuo quando me aposentar do magistério. Parabéns. Você fala muito bem. Um verdadeiro IMEano!
Valeu, Abel, obrigado! Bons estudos!
A questão das design patterns, realmente é algo q faz mais sentido pra quem já tá mais inserido no mundo da programação, já desenvolveu ou desenvolveu alguns sistemas e tal. Na época da faculdade pra mim não fazia mto sentido também.
Excelente meu nobre. Somos responsáveis por tudo o que queremos para nossas vidas. Aprendizagem diária e muita dedicação são primordiais.
Valeu!
isso em todos os contextos!
É incrível como um vídeo extenso, sem qualquer meio de manutenção de foco, me manteve preso e atento 100% do tempo. Quão eloquente você precisa ser pra fazer algo assim, simplesmente maravilhoso o teu conteúdo!
Vc é um monstro amigo, se é que me permite, não só pela sua persistência no estudo e inteligência como pela humildade ao passar toda essa sabedoria.
Muito obrigado!
é incrível em como ele é certeiro nas palavras e na ideia independente da complexidade
Valeu!
Além de estudar programação, a leitura de código-fonte aberto me trás muitos benefícios, eu recomendo. Alguns exemplos de códigos que achei muito interessantes são: JuliaMath/openlibm, Berkeley SoftFloat, e os códigos dos utilitários do Linux.
Ler código-fonte é uma ótima forma de aprender algumas boas práticas, mas é preciso ter uma certa experiência ou filtrar uns repositórios mais simples para não se intimidar.
Hallison, esse vídeo conversa diretamente comigo. Tudo o que você expôs no vídeo eu já pensava/fazia, mas não conseguia comunicar de forma estruturada e com tanta clareza. Obrigado pelo conteúdo de altíssimo nível!
Que legal, Jales! De nada 😁
Adorei sua explicação Hallison, meus parabéns!
Continue com esse ótimo trabalho.
Obrigado!
Que maravilhoso ver alguém falando "sintaxe" corretamente! 😁 Fiquei emocionada.
Como as pessoas costumam falar? kk
@@Nicolas5095 mta gente pronuncia "sintache"
Esse é o tipo de vídeo que eu vou assistir várias vezes, tão bom que é.
Uma contribuição: Eu uso hoje o Obsidian pra fazer anotações de estudo e, logo logo, projetos, e me caiu essa ficha que, apesar de o sistema escolar nos ensinar as matérias, ele não nos ensina a "tomar notas" para estudar. Isso é interessantíssimo pois me remete ao fato de que muito da dificuldade que eu tive ao longo da vida foi justamente por não saber como organizar o conhecimento que eu, supostamente, estava adquirindo. Também estou lendo o livro "take smart notes" pelo mesmo motivo.
Seria interessantíssimo que, tão logo entrássemos realmente na vida acadêmica, de estudos, não de brincadeiras infantis, uma vez alfabetizados, uma das primeiras coisas que nos ensinassem fosse como "tomar notas" de forma organizada.
Me sinto sem esperanca nenhuma pra chegar nesse nivel. 23 anos, ate agora nao tenho meu bacharel, e desanimei de tudo
Obrigado pelo otimo video. Adoro seu canal. Estou iniciando engenharia da computacao e tenho dificuldade com a programacao.
Vendo esse vídeo hj!
Que vídeo satisfatório! A sua visão de como entender a linguagem por "debaixo" sensacional!
Valeu, Claudio!
Perfeita a colocação sobre o autodidatismo.
Sou fã do canal, vocês são feras!
Sempre me inspirei na sua disciplina e consistência. Estou tentando manter a mesma disciplina pra uma área nova. Prazer imenso e ter essa excelente inspiração. Obrigado.
Valeu, Emerson! Muito obrigado, cara, tamo junto 🙌🏾
eu também estudo todos os dias a vários anos, mais precisamente desde 2014, e muita coisa mudou.
Fala, Hallison! Video irado e me ajudou bastante, cara. Muito obrigado! PS: Lança video das suas dicas capilares que seu cabelo tá irado e to deixando o meu crescer pra ficar assim hahahaha abração
Pô, nem faço nada demais... acho que a dica mestre é cortar de vez em quando, aparar as pontas, sabe? Passei 6 anos sem cortar, depois que cortei, senti que melhorou.
Acho que o grande problema é conseguir organizar os estudos sem ninguém para ajudar e sendo iniciante após os 30 o fator otimizar tempo é fundamental. Por onde começar? Como começar? Oq aprender primeiro?
Eu também comecei após os 30, nunca é tarde p começar.
Sabe qual é o problema? Eu realmente acredito que você é a melhor pessoa para descobrir o que aprender primeiro. O que você já sabe? Qual é o seu objetivo? São coisas que só você pode responder. Isso exige um pouco de tentativa e erro, inevitavelmente.
que bom te encontrar
Estou estudando a linguagem C por conta da universidade também. Vídeo excelente 👊🏻
Obrigado! Sucesso nos estudos ;)
Estou estudando também, já fez alguns projetos? Estou estudando também porém as vezes fico pensando que talvez esteja perdendo tempo, visto que meu mero objetivo é aprender sobre programação no geral e não, por exemplo criar sistemas operacionais onde o C é muito utilizado
Diferentemente do html, css ou js que é mais digamos direto, tipo é pra desenvolvimento web e acabou
@@henriquedelben, quem dá utilidade para a linguagem C é o próprio programador, ou seja, você. Já que está estudando no geral, recomendo migrar para alguma tecnologia mais requisitada no mercado (JavaScript, Python).
Parabéns pela sua didática e conteúdo relevante.
Obrigado!
caraca.. comecei com a apostila da Caelum tbm e fiz o curso com eles aqui em BSB. que massa.
Cara, eu não pude perder a chance de elogiar o seu cabelo 😻 tá muito lindo
Muito obrigado!
Conheci canal agora e ja me inscrevi
Seja bem-vindo!
Já tem um tempo que quero aprender a programar pra migrar pra área de desenvolvimento front - end, já comecei a assistir algumas aulas, mas sempre acabo desmotivando por não ser algo prático no meu dia a dia de trabalho, mas seu vídeo me motivou a voltar aos estudos, adorei o vídeo.
Muito bom! No meu caso a programação foi uma porta de entrada não apenas para o mundo das tecnologias, mas para o mundo do aprendizado geral. Meu primeiro contato foi quando eu tinha 14 anos, em uma língua chamada PAWN. Foi a coisa mais difícil e desafiadora que tentei fazer, mas consegui. Foi lá que entendi que tudo na vida depende de foco, consistência e o mais importante, imaginação. Se você conseguir alinhar bem isso e entender que tudo é uma oportunidade, você irá longe.
PAWN é uso no gta SAMP
O cara é brabo mermão.
Eu sou assim na vida eu gosto de mudar, alterar padrões, para ver o resultado isso me custa muitos erros e acertos mas na vida não se pode errar muito, mas na programação serve para fixar melhor liguagens.
Capa baseada no Canal do Ali Abdaal. Já sei que o conteúdo aqui é bom, pois você tem usa referencias do meu mentor. rs. Conseguiu um inscrito basicamente pela referencia.
Primeira vez no canal, estou iniciando na programação.
Seja bem-vinda 🙌🏾
Tem uma tecla que fica batendo na minha mente, "a idade", tenho 45 anos e estou estudando JS, CSS e HTML... e falo de conhecimento de causa, a idade PESA!! Isso não quer dizer que eu não vá aprender, mas que é mais dificultoso, disso não tenham dúvidas!!
Pq vc sente que a idade te atrapalha tanto assim?
@@shanks547 A vida corrida, cansaço de um dia corrido de trabalho, não ter tempo pra estudar como eu teria se tivesse 15, 16, 17 anos... assimilar e entender o que cada "script" faz, (será que só eu tenho essa dificuldade depois dos 40?). Não ponho culpa em ninguém, só acho que romantizam muito dizendo que é fácil e que em 6 meses qualquer um aprende a codar... entende o meu ponto de vista?
@@xaveko Entendo sim, eu tenho 18 anos, estudo e trabalho e já sinto essa falta de tempo. Penso que quando acabar meu contrato da empresa é melhor eu dar um tempo e correr atrás disso aí, antes que seja tarde demais. Espero que vc consiga no seu tempo, amigo...
@@shanks547 tá aí, aproveita sua juventude e dedique-se o máximo que você puder, pq o tempo vai passar você querendo ou não, e desejo que lá na frente você não seja como eu, que olhe pra trás e perceba que pegou caminhos que não levam a lugar algum, apenas trabalhar e pagar contas! E a vida é muito mais que isso!!! não sou depressivo, não viu!!! Kkkk kkkkkk. É só uma reflexão!!
Cara, você é muito, muito inteligente.
Valeu!
Vídeo perfeito, amo o conteúdo desse canal, continuem assim 🔝🔝
Obrigado! 🥰
Estou começando a aprender programação e uma técnica que eu uso é mudar os nomes das variáveis para algo que se encaixe com a minha compreensão do código
Vi ali na sua prateleira o Rapido e Devagar, do Kahneman. Otimo livro.
Sim, muito interessante 👍🏾
O Cara é brilhante!
vc é o mestre dos magos
Ótimo vídeo, é válido também frisar que não adianta querer saber tudo. Tem muito "curso" que mais atrapalha do que ajuda, falando que você tem que saber 50 mil linguagens. Identifique uma que você seja especialista e que se torne a sua principal linguagem, e seja generalista em outras (pesquise e veja em qual contexto ela se encaixa).
É o cara, foge de estenótipos e protecionismos quaisquer, fala bem, pensa bem e é bem intencionado. Parabéns, continue firme!