Solicite o material das 3 Leis mais cobradas em concursos públicos federias com questões comentadas: 1- Lei 8.112/1990 2-Lei 9784/1999 3- Lei de Imporbidade Bônus Noções do direito administrativo com questões comentadas Lei de acesso à informação com questões comentadas contate.me/arasconcursos
Sim! Como informou a Érica. Assim é muito mais fácil e entra na cabeça. Assisti outros vídeos e fica um emaranhado de informações. Não estou dizendo que a pessoa não sabe do assunto, simplesmente a didática é precária. E com esse modo ficou muito muito mais fácil. Consegui compreender a lógica. Muito Obrigado.
Este formato de aula é muito bom para revisão ou seja para quem ja conhece a lei, muito bom para lembrar de alguns pontos, Agora para quem está tendo contato a primeira vez com essa lei esse modelo de estudo fica muito coplexo, mas de qualquer forma para mim foi boa resivei itens muito cobrado em provas!
Quer um exemplo? A pessoa do vídeo anterior informou que a pena do Enriquecimento ilícito é de 14 anos e dano ao erário é 12 anos, mas falou muito rebuscados de palavra que não entendi nada. Agora, aqui com sua didática, fiquei feliz em dirimir equívocos.
Material mto bom! Sugestão só de vc ler a questão toda, ler as respostas todas e ler os trechos da lei que vc inseriu na aula...pois assim fica 1 caráter mais de estudo. Mto obrigada! 😊😊😊
A questão 23 me parece que você fez uma confusão, deveria ser certa, não acha? Ela não diz que deve ser feito o ressarcimento do dano e sim que deve ser feito o pagamento de multa sem prejuízo do ressarcimento do dano e perda do valor obtido
Quando fala "sendo desnecessário o ressarcimento" significa que não precisa devolver dinheiro ou outra coisa que tenha se apropriado. Quando fala "Sem prejuízo do ressarcimento" significado que tem que devolver o que pegou. Gabarito Errado
Você errou na questão 15. No início da questão, realmente parece estar indo contra os princípios da Moralidade e Publicidade, porém, o Prejuízo ao Erário foca no dano gerado a administração pública. E na questão é dito: "...capaz de afetar o preço de mercadoria, bem ou serviço...". Ou seja, há um dano gerado na administração pública. Ela está correta, e não errada.
Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública a ação ou omissão dolosa que viole os deveres de honestidade, de imparcialidade e de legalidade, caracterizada por uma das seguintes condutas: VII - revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgação oficial, teor de medida política ou econômica capaz de afetar o preço de mercadoria, bem ou serviço. Nesse caso o que houve foi que o servidor falou mais do que devia. Logo feriu os principais. Esse inciso realmente confunde, mas é letra de lei.
Obrigado, pelo material produzido, professor. Mas sobre essa questão, vc não havia comentado que apenas os princípios seriam taxativos, esses rol de Atos não seriam exemplificativos??
@@RaphaHMGA questão 14 fala sobre o rol de atos que atentam contra os princípios. Esse rol é taxativo. Os outros (lesão ao erário e enriquecimento ilícito) são exemplificativo. Segue a base legal: Art. 9º Constitui ato de improbidade administrativa importando em enriquecimento ilícito auferir, mediante a prática de ato doloso, qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, de mandato, de função, de emprego ou de atividade nas entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão dolosa, que enseje, efetiva e comprovadamente, perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente: Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública a ação ou omissão dolosa que viole os deveres de honestidade, de imparcialidade e de legalidade, caracterizada por uma das seguintes condutas: A não utilização da palavra "notadamente" nos atos que atentam contra os princípios deu a entender que seria um rol fechado (taxativo). Nos outros dois foi palavra "notadamente" deixando uma ideia mais aberta (exemplificativo). O gabarito da questão 14 é "CERTO".
Muito bom! Poderia fazer tbm questões com alternativas,pq acho que confundem mais na hora de responder.Se for possível, é claro!De qqer forma suas explicações são ótimas! Gratidão!
Solicite o material das 3 Leis mais cobradas em concursos públicos federias com questões comentadas:
1- Lei 8.112/1990
2-Lei 9784/1999
3- Lei de Imporbidade
Bônus
Noções do direito administrativo com questões comentadas
Lei de acesso à informação com questões comentadas
contate.me/arasconcursos
Obrigada, estudar lei dessa forma de resolução é perfeito!
Olá! Muito obrigado pela aula. Espero que seu canal prospere e que você continue a contribuir com os seus conhecimentos.
Este formato de resoluções de questões é ótimo, dá para aprender muito, obrigada!
Estou amando seus vídeos, um baita de um resumão pra quem está sem tempo de bater todo o edital, muito obrigada, por compartilhar seu conhecimento.
Conteúdo riquíssimo! 👏🏾 Deus o abençoe! Obrigada por nos proporcionar esse material de forma gratuita 🙏🏾
Excelente esse método de aprender resolvendo questões
Aula excelente, sem enrolação, muito clara e objetiva, muito obrigada, professor.
Sim! Como informou a Érica. Assim é muito mais fácil e entra na cabeça. Assisti outros vídeos e fica um
emaranhado de informações. Não estou dizendo que a pessoa não sabe do assunto, simplesmente a
didática é precária. E com esse modo ficou muito muito mais fácil. Consegui compreender a lógica.
Muito Obrigado.
muito obrgada.... me ajudou muito... estudei esse assundo a 2 dias e hj vim fazer suas questões e acretei 25 questões. Obrigada!!!
Muito bom! Parabéns, continue postando por aqui 😊
Um método ótimo. Vemos na prática ❤
Amo suas aulas!
Este formato de aula é muito bom para revisão ou seja para quem ja conhece a lei, muito bom para lembrar de alguns pontos, Agora para quem está tendo contato a primeira vez com essa lei esse modelo de estudo fica muito coplexo, mas de qualquer forma para mim foi boa resivei itens muito cobrado em provas!
Muito bom ! Fica mais fácil lembrar os tópicos da lei que são mais importantes
GRATIDÃO PELO APOIO NOS ESTUDOS, O MATERIAL E AS EXPLICAÇÕES SÃO PERFEITAS.
Quer um exemplo? A pessoa do vídeo anterior informou que a pena do Enriquecimento ilícito é de 14 anos e
dano ao erário é 12 anos, mas falou muito rebuscados de palavra que não entendi nada. Agora, aqui com sua didática, fiquei feliz em dirimir equívocos.
Esse modelo de estudo ajuda a entender melhor o conteudo😊
Aula top, parabéns!!
Muito bom professor.
Obrigada. Jesus te abençoe
Excelente revisão!
Muito bom. Obrigada. Jesus te abençoe.
gostei da forma de ensino
Muito obrigada, professor!
Bom dia. Parabéns, muito boa as questões e as explicações, show
Bacana o vídeo, é uma revisão teórica bem pragmática e sem rodeios!
Gostei muito. Obrigada ❤❤
Excelente modo de revisar o conteúdo e reforçar o que foi estudado. Parabéns pelo trabalho.
Amei,além de responder todas as questões,explica uma a uma.
Gostei muito desse modelo
Olá,
Muito bom o material!
Acertei 29/32 (90,6%).
Obrigado pela didática de fácil entendimento.
Muito obrigada pele excelente trabalho.
excelente formato , continue tb com questoes das leis 4320 e 9784
MUITO OBRIGADO !
Esse modelo de estudo é bem interessante e agregador. Gratidão. 🙏
Muito boa
Adorei esse método professor ! Parabéns 😊
Amei esse modelo de estudo, continua assim. Parabéns
top!!!
Achei maravilhoso
Excelente!!! Muito didática, parabéns!!!❤
Fenomenal.
Muito bom teacher
Boa tarde prof
Bom dia .Obrigada .Muito bom estudar as leis questões .🎉
Top demais
Excelente aula! Parabéns
excelente aula! obg professor!
esta top asssim , parabens ,obgd.
Excelente apresentação, gostei muito.
Excelente!
Ótimo vídeo! Obrigado por disponibilizá-lo.
Essa forma é perfeita. Amei. Continue assim 😊
Didática muito boa. Gostei!
Maravilhosa sua aula assim, fazendo questão e revisando tudo top professor
Fico feliz
show de bola essa aula!
Show!...
Vídeo excelente! Parabéns! E muito obrigada.
Obrigado!
Mt bom esses vídeos de questões.
Perfeito.
Show.
excelente
Excelente. Muito obrigada ❤
Muito bommmm
Material mto bom! Sugestão só de vc ler a questão toda, ler as respostas todas e ler os trechos da lei que vc inseriu na aula...pois assim fica 1 caráter mais de estudo. Mto obrigada! 😊😊😊
Excelente 😊
Excelente,
Na 18 fiquei confusa, se prejuízo ao erário não gera enriquecimento ilícito. Como a pena fala sobre a perda de bens e valores acrecidos ilicitamente?
@@denisimas Prejuízo ao erário gera enriquecimento de outra pessoa (não o servidor) essa pessoa também pode receber uma pena.
Improbidade administrativa agora e a lei 14.230. LIA
Essa lei alterou a 8429/1992, mas a lei 8429/1992 continua válida.
@@arasconcursos obrigado por falar professor já ia atrás dessa nova lei achando que essa não era valida .
Muito bom. Parabéns!
TOP
Muito bom, poderia disponibilizar o PDF
Dicas de leis
Tem caído muito concursos :Estatuto idoso.Direitos humanos ,acessibilidade.
ok..
Errei 6 🎉🎉🎉
❤
Boa tarde! Essa questão 14 o rol não seria exemplificativo?
Não entendi a questão 26. Menos que 40 SM pode bloquear? O artigo poderia dizer que não pode bloquear mais de 40 salários, enfim, ficou confuso.
Muito bom.
Como entro em contato?
A questão 23 me parece que você fez uma confusão, deveria ser certa, não acha? Ela não diz que deve ser feito o ressarcimento do dano e sim que deve ser feito o pagamento de multa sem prejuízo do ressarcimento do dano e perda do valor obtido
Quando fala "sendo desnecessário o ressarcimento" significa que não precisa devolver dinheiro ou outra coisa que tenha se apropriado.
Quando fala "Sem prejuízo do ressarcimento" significado que tem que devolver o que pegou.
Gabarito Errado
Você coloca a mesma questão com 2 respostas. O taxativo você ce diz que existe e depois nega.
essa questão 15 foi marcada como errada. É isso mesmo?
E a 14 está certa?
Tem que existir a vontade do dolo.
A 15 não está certa?
Qual a correção da 15 exatemente?
A questão 15 está corrigida corretamente pois o que foi estabelecido atenta contra os princípios da administração pública e (Art 11 inciso IV).
Você errou na questão 15.
No início da questão, realmente parece estar indo contra os princípios da Moralidade e Publicidade, porém, o Prejuízo ao Erário foca no dano gerado a administração pública. E na questão é dito: "...capaz de afetar o preço de mercadoria, bem ou serviço...".
Ou seja, há um dano gerado na administração pública.
Ela está correta, e não errada.
Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública a ação ou omissão dolosa que viole os deveres de honestidade, de imparcialidade e de legalidade, caracterizada por uma das seguintes condutas:
VII - revelar ou permitir que chegue ao conhecimento de terceiro, antes da respectiva divulgação oficial, teor de medida política ou econômica capaz de afetar o preço de mercadoria, bem ou serviço.
Nesse caso o que houve foi que o servidor falou mais do que devia. Logo feriu os principais.
Esse inciso realmente confunde, mas é letra de lei.
@@arasconcursos Obrigado pela explicação!
O material do vídeo vem grifado ?
@@marceloviana1617 vem do jeito que está no vídeo. A parte que eu marco com o marcador não aparece...
A questão 15 tá certa ou errada?
Errada. Não é prejuízo ao erário. É um ato que atenta contra os princípios da Adm
É que teve um pequeno corte no vídeo, agora eu entendi.
Obrigado👊✅🇧🇷
@@maxsinhorelli8353 pra cima ☝️ ☝️ ☝️
A questão 14 tá errada? Qual o fundamento jurídico? Nos parece que é exemplificativo, hein! Cabe recurso?!😮
@@keilaaragues8589 não! É certa. No fim aparece errado porque teve um errinho de edição. Mas eu falo que é taxativo e marco "certo".
Obrigado, pelo material produzido, professor. Mas sobre essa questão, vc não havia comentado que apenas os princípios seriam taxativos, esses rol de Atos não seriam exemplificativos??
@@RaphaHMGA questão 14 fala sobre o rol de atos que atentam contra os princípios. Esse rol é taxativo. Os outros (lesão ao erário e enriquecimento ilícito) são exemplificativo.
Segue a base legal:
Art. 9º Constitui ato de improbidade administrativa importando em enriquecimento ilícito auferir, mediante a prática de ato doloso, qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, de mandato, de função, de emprego ou de atividade nas entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente
Art. 10. Constitui ato de improbidade administrativa que causa lesão ao erário qualquer ação ou omissão dolosa, que enseje, efetiva e comprovadamente, perda patrimonial, desvio, apropriação, malbaratamento ou dilapidação dos bens ou haveres das entidades referidas no art. 1º desta Lei, e notadamente:
Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta contra os princípios da administração pública a ação ou omissão dolosa que viole os deveres de honestidade, de imparcialidade e de legalidade, caracterizada por uma das seguintes condutas:
A não utilização da palavra "notadamente" nos atos que atentam contra os princípios deu a entender que seria um rol fechado (taxativo).
Nos outros dois foi palavra "notadamente" deixando uma ideia mais aberta (exemplificativo).
O gabarito da questão 14 é "CERTO".
@@arasconcursos Obrigado, professor. Entendi a perspectiva.
Muito bom! Poderia fazer tbm questões com alternativas,pq acho que confundem mais na hora de responder.Se for possível, é claro!De qqer forma suas explicações são ótimas! Gratidão!
😅😅😊
Muito bom!
Excelente.
Excelente aula, muito boa!