3 cientistas do Autismo que tinham filhos com Transtorno do Espectro Autista - TEA

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 20 июл 2024
  • Muitas pessoas que têm filhos que são diagnosticados com o Transtorno do Espectro Autista - TEA acabam se aprofundando do tema de modo a se tornarem especialistas na área e também há grandes cientistas que tinham ou têm filhos com esta condição, alguns passaram a estudar o Autismo após descobrirem o autismo dos filhos e outros já estavam na área.
    Bernard Rimland: pt.wikipedia.org/wiki/Bernard...
    Lorna Wing: pt.wikipedia.org/wiki/Lorna_Wing
    Alysson Muotri: pt.wikipedia.org/wiki/Alysson...
    Martha Hubner: www.ip.usp.br/site/maria-mart...
    Lucelmo Lacerda é Professor, Doutor em Educação pela PUC-SP com estágio pós-doutoral em Psicologia na UFSCar, Psicopedagogo, Professor da Especialização em ABA do CBI of Miami e da Especialização em Autismo da Universidade Federal de Tocantins, atuou como especialista no Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Educação Especial - CNE para a elaboração de novas Diretrizes Nacionais de Educação Especial.
    Para adquirir o livro Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução, do Prof. Lucelmo Lacerda: lunaaba.com.br/livro-transtor...
    Email para contato: lucelmolacerda@gmail.com
    Clínica de Intervenção Luna ABA: lunaeducacao.com.br/
    Rede sociais
    Instagram:
    lucelmo.lacerda
    aba.luna.autismo
    Facebook:
    prof.lucelmo/
    lunaabaBR/

Комментарии • 46

  • @fernandanycia
    @fernandanycia 3 года назад +6

    Boa noite Prof Lucelmo , sou mãe de um menino autista de 7 anos. Fui Bailarina e Prof de Dança Graduada, com pós Graduação em Arte Educação. Porém Decidi estudar sobre Autismo pq não conseguia entender meu filho, tudo era muito novo e diferente pra nós. Hoje sou pós graduada em Ensino Estruturado e por enquanto sou Monitora do Meu filho. Pretendo me Graduar em Pedagogia e se tiver condições financeiras estudar ABA pra ajudá-lo e ajudar outras crianças, adolescentes e adultos.
    Ps. O senhor e seus Vídeos tem ajudado Muito os Pais que não podem parar pra estudar e pagar terapias.
    Sabemos que é pouco, mas já é um começo
    Grata por todo conhecimento.
    Abraços. 🙏🏻💕.

  • @benderdebora
    @benderdebora 3 года назад +8

    Fui mãe aos 46 anos. Maeve, com um ano e cinco meses foi diagnosticada com TEA. Trabalhava como professora de ciências e biologia. Atualmente me dedico exclusivamente à minha filha, hoje com quatro anos. Antes de seu diagnóstico me inscrevi na pós-graduação Intervenções Precoces do Autismo do CBI of Miami. Já suspeitava do autismo. Depois conclui dois cursos livres do CBI, Acompanhamento Terapêutico e Integração Sensorial e um profissionalizante, Aplicadores em ABA (CBI e LUNA ABA - aulas maravilhosas contigo prof. Lucelmo!). Estou iniciando Formação Avançada em ABA da Academia do Autismo.

  • @rafaellapiottomarchipiotto9932
    @rafaellapiottomarchipiotto9932 3 года назад +2

    Sou mãe de uma criança no TEA, e me tornei Assistente Terapêutica de outras crianças após ser a do meu filho. Hoje faço Terapia Ocupacional, por identificação com a área, e por uma demanda existente sem profissionais pra supri la em minha região!

  • @renataparisotto6921
    @renataparisotto6921 Год назад

    Sou autista, diagnosticada aos 44 anos há 2,5 anos atrás. Mergulhei no autismo. Hoje é meu hiperfoco. Escrevo no insta sobre o que eu sinto, as coisas que experimento e as minha opiniões um tanto polêmicas à respeito do Espectro, como criticas à forma de ver o autista como limitado e transtornado. Falo das coisas que funcionam pra mim. A maior parte das pessoas me apoiam e gostam das minhas ideias, e muitas, mas muitas me pedem aconselhamentos. Já ajudei 3 mulheres adultas a conseguir o diagnóstico. Elas se identificaram com os meus textos, e 2 delas disseram que o que eu escrevo, deu coragem a elas pra procurar o diagnóstico e as 3 foram diagnosticadas como autistas. Escrever sobre o autismo, me fez conhecer mais sobre mim mesma. É uma boa troca. Estou estudando a possibilidade de viabilizar um serviço de "consultorias" chamado aconselhamento sobre TEA, mas não sei colocar em prática. Se alguém quiser me ajudar, sou toda ouvidos. Escrever é algo que eu gostaria de fazer profissionalmente tbm, mas tbm não sei como. Enfim, continuo ajudando as pessoas, que não param de chegar. Isso, é uma coisa que eu nunca teria imaginado fazer, e o autismo me proporcionou isso. Ah, pra quem quiser me ajudar de algum modo, ou pedir ajuda estou no @almaquehabita

  • @catiabiangulo7552
    @catiabiangulo7552 Год назад

    Tenho um filho autista de 12 anos, e me dedico muito a conhecer sobre o assunto. Amo ver seus vídeos, pois aprendo muito.... Obrigada por tudo!!❤

  • @mariliseoliveira9223
    @mariliseoliveira9223 3 года назад +2

    Sou mãe de autista diagnosticado aos 11 anos hj com 14 e todos esses anos me dedico aos estudos sobre autismo.💖

  • @leonardogomes7165
    @leonardogomes7165 Месяц назад

    Obrigado pelo vídeo e explicações 🙏 👍🏻 👏🏻 💙

  • @leonardogomes7165
    @leonardogomes7165 Месяц назад

    Excelente 💯 👏🏻 💙

  • @helgabrito860
    @helgabrito860 3 года назад

    Eu comecei o processo de profissionalização no autismo após o diagnóstico do meu filho e depois de perceber como faltam profissionais qualificados que de fato saibam o que estão fazendo! Hoje, sou AT e estou fazendo a pós em ABA pelo CBI.

  • @alineluis6152
    @alineluis6152 3 года назад

    Eu estudo faz três anos e meu sonho é trabalhar com Autistas. Meu filho Autista leve grau1. Me encantei por estudar Autismo. Agradeço a você pelas aulas, suas aulas influenciaram diretamente meu amor ao Autismo

  • @carmenferreira563
    @carmenferreira563 3 года назад +2

    Eu estou estudando muito desde que suspeitei que meu filho tinha autista. Mesmo se dissessem que não fosse continuaria estudando, pois me apaixonei pelo tempo.
    Sou Psicóloga. Ah minha história é longa. Pretendo escrever. Eu estímulo bastante meu filho, Nathan de 4 anos. É agora estou alfabetizando ele. Se eu pudesse faria uma pós graduação, mas no momento preciso dedicar bastante tempo ao tratamento dele, que tem autismo leve.
    Ô pediatra dele disse pra deixar pra ver isso quando ele tivesse 4 anos. Mas corri atrás quando Nathan tinha 2 anos, não falava, não tinha contato visual, não interagia. Hoje ele fala de tudo com pessoas conhecidas. Esta começando a se abrir passeando na rua. Ele interage. Passa uma criança na rua e ele sai correndo para abraça-lo. Possui contato visual. Graças a Deus entrei em um grupo de mães com uma alfabetizadora. Ela me auxilia bastante para alfabeliza-lo de forma lúdica. Ele já sabe associar o número à quantidade de zero a dez. Já sabe todo o alfabeto. Agora precisa aprender os sons. Nessa área estou com dificuldade de ensina-lo. Devido a pandemia não está tendo Fonoaudiologa presencial. Mas vou encontrar uma forma. Gratidão.

    • @carmenferreira563
      @carmenferreira563 3 года назад

      Ô pai ainda não aceita. Mas já percebi que também é autista. Quero pesquisar se a agressividade que ele tem , se há alguma relação por não ter tratado o autismo.

    • @carmenferreira563
      @carmenferreira563 3 года назад

      Desculpe os erros de digitação, devido a correria

    • @carmenferreira563
      @carmenferreira563 3 года назад

      Não é tempo, é tema.

  • @perspectiva-mente
    @perspectiva-mente 3 года назад

    Interessante que é possível esse minicérebro se tornar referência para associar tipos de autistas a partir dos padrões encontrados, e talvez até mesmo posicionar em que lugar do espectro a criança está, formando grupos de desenvolvimento a partir novos protocolos de intervenção.

  • @luiza_mae_atipica5195
    @luiza_mae_atipica5195 3 года назад +4

    Eu comecei um canal aqui, Instagram e comecei a psicopedagogia tudo porque eu tenho um filho autista!

    • @adrianasantana8757
      @adrianasantana8757 3 года назад

      Que legal! Pretendo começar a estudar em breve para auxiliar meu filho

  • @flor-gp6eo
    @flor-gp6eo 3 года назад +1

    Eu estudo Comportamento Humano, na Antropologia, após vinte anos, já com crianças, eu dei uma guinada total. Após o diagnóstico de minhas crianças, eu remanejei todo estudo para Autismo. Acabei esbarrando na pós em ABA 🦋 e estudo como hobby, funções metabólicas e doenças raras. Já penso em encarar uma pós no hobby, caso haja tempo!

  • @fabianalippi3874
    @fabianalippi3874 3 года назад

    Sou mãe do Enzo meu autista, estudei Educação especial, sou AT hoje e em formação em fonoaudiologia, quero ajudar o meu é já trabalho com outros pequenos autistas 💙

  • @nostalgicgames7631
    @nostalgicgames7631 3 года назад

    Temos um filho que ainda não tem diagnostico estamos fazendo tratamento com a TO,FONO e Psicóloga ele tem 2 anos e 9 meses o que devemos fazer , ela não forma frases ainda mas fala muitas palavras, reconhece o alfabeto , sabe contar até 10 sabe as vogais e vários tipos de animais mas ainda não forma frases contextualizada sou professor e uso muitos exercícios para que estimule cada vez mais essa fala quais outras formas devemos usar para que ele desenvolva mais rápido essa questão da fala.

  • @diegokullmann8444
    @diegokullmann8444 2 года назад +1

    Além do comentário simplista e injustificadamente depreciativo à psicanálise, o apresentador reputa a Bernard Rimland o qualificativo "extraordinário", sem mencionar, no entanto, que o psicólogo norte-americano (i) aconselhou pais de autistas a ministrarem vitamina B-12 para os filhos, no intuito de "curá-los", para o que nunca apresentou bases científicas minimamente sólidas; (ii) respaldou -- e instrumentalizou na comunidade autista -- a noção de que vacinas poderiam causar autismo, tendo apoiado os condenáveis trabalhos de Harris Coulter ("DPT"A Shot In The Dark") e de Andrew Wakefield ("Ileal-lymphoid-nodular hyperplasia, non-specific colitis, and pervasive developmental disorder in children"); e (iii) afirmou, no prefácio da obra "Emergence", da autista Temple Grandin, que se tratava do primeiro livro escrito por um "recovered autistic individual".

  • @rosanasey5367
    @rosanasey5367 3 года назад

    eu tenho TPB E MEU FILHO SINDROME DE ASPERGER,então não existe correlação???Dr.

  • @aangelareal
    @aangelareal 3 года назад

    O boneco atrás parece do filme Jogos Mortais.

  • @celiamariacustodioamaral3667
    @celiamariacustodioamaral3667 3 года назад

    Após nascer meu neto.

  • @pequenossabios
    @pequenossabios 3 года назад

    Adorei o "baseado em vozes da minha cabeça" kkkkkk

  • @PastorJeova
    @PastorJeova 3 года назад

    O título está com um erro de digitação.

    • @lunaaba
      @lunaaba  3 года назад

      Consertei, muito obrigado!

  • @alefribeiro5923
    @alefribeiro5923 3 года назад +1

    Alem os pais de empresa de tecnologia Google e Facebook no vale silício uma hipótese nerd casar com nerd gera nerd ,
    Tanto comum síndrome Greek ,
    Profissionais os pais,
    Matemático ,
    Desenvolvimento de IA,
    Cientistas,
    Etc
    Teoria sistematização vs empatia os Autista são melhores sistematização

    • @alefribeiro5923
      @alefribeiro5923 3 года назад +1

      Eu gosto autista,
      I like autism,
      自閉症私好き出す
      Yo Gusta Autismo

    • @lunaaba
      @lunaaba  3 года назад +1

      Os trabalhos do Simon Baron-Cohen são realmente incríveis!

  • @naturebadaselminhaaraujo9237
    @naturebadaselminhaaraujo9237 3 года назад

    Meu neto tem como falo com voce

  • @comunidadedasletras7501
    @comunidadedasletras7501 Год назад

    Exagerado o que disse sobre w psicanálise

    • @amandaferrareli2632
      @amandaferrareli2632 7 месяцев назад

      Até hoje não foi lançada nenhuma pesquisa científica que comprove algum tipo de resultado da psicanálise.
      Se não tem pesquisa comprovando, não é cientificamente comprovado. Não é ciência. É pseudociência.
      Só isso.
      Mas não é proibido psicanalistas fazerem pesquisas e comprovarem seus resultados de forma científica.
      Enquanto não comprovam nada, não possuem dados para comprovar o que dizem e aplicam... ou seja... se baseiam em "vozes da minha cabeça " e não em "provas científicas".
      Isso não é ofender. É dizer a realidade.
      Como pessoa autista suporte 1 com 35 anos posso dizer que eu não aceitava ir a psicólogos porque minha rigidez cognitiva me fazia achar que todos os psicólogos eram iguais e que seria sempre a mesma perda de tempo que foram as minhas experiências anteriores.
      Conheci a terapia TCC através da minha filha que tem 11 anos e faz. Comecei a fazer eu também com outra profissional e é muito muito muito diferente no sentido de que faz sentido, tem objetivo e funciona. ❤

    • @amandaferrareli2632
      @amandaferrareli2632 7 месяцев назад

      Complementando.
      Pena que o sus contrata majoritariamente profissionais psicanalistas... e aí a pessoa carente fica fadada a não ter acesso ao que realmente funciona e dá resultados.
      Talvez daí venha a nossa indignação com a pseudociência. Porque ela não comprova seus resultados, ou seja, ela não tem resultados... e ainda por cima é o que se oferece pra população.
      Seria o mesmo que ofertar remédio placebo para alguma doença.

  • @alicea6081
    @alicea6081 2 года назад

    mt infeliz esse comentario "nao se usa psicanalise no mundo civilizado"

    • @lunaaba
      @lunaaba  2 года назад +1

      Há exceções, mas nos EUA, por exemplo, sequer existe o assunto "Psicanálise" no curso de Psicologia (a não ser um comentário na aula de história). A Psicanálise é uma Pseudociência, da mesma esfera da astrologia e leitura de mão.

    • @alicea6081
      @alicea6081 2 года назад +1

      @@lunaaba o que é civilizado? europa e estados unidos? enquanto o brasil é "selvagem"? nao sou a maior entendedora nem de psicanálise nem de análise do comportamento, mas só acredito que a ciência nao é deus e portanto nao deve ser a unica forma valida de buscar conhecimento. nao estou falando qual é o melhor tratamento, qual é o caminho certo, mas nao acredito em desmerecer algo só pq nao segue o caminho que os brancos europeus seguem 🤷‍♀️ precisamos tomar cuidado com as nossas palavras. o mundo é enorme, varias culturas utilizam outras formas de viver que nao sao a ciência e nem por isso deixam de ser civilizadas, ou precisam jogar no lixo a sua filosofia, sua historia, seus saberes e conhecimentos

    • @lunaaba
      @lunaaba  2 года назад +2

      @@alicea6081 Brancos europeus? A Psicanálise é a coisa mais "branca europeia" que existe, criada na Áustria e que tem a França como principal "sede". A Psicanálise é uma pseudociência barata e é um absurdo sendo de branco, de negro, de indígena ou qualquer outra coisa.
      Ciência - sou a favor, pseudociência, sou contra, seja a Psicanálise, seja o terraplanismo, seja a antivacina, seja qualquer outra. A pseudagem é um dos maiores perigos de saúde pública, uma grave violação dos direitos dos indivíduos a um tratamento de verdade. Quem tem dinheiro, escolhe entre tudo o que houver, quem não tem, se serve do serviço público e nem por isso deveria ter acesso a picaretagem.

    • @diegokullmann8444
      @diegokullmann8444 2 года назад

      @@lunaaba Os comentários ofensivos contra a psicanálise são injustificáveis. A comparação dela com "terraplanismo" e "antivacina" inteiramente descabida. Os psicanalistas Christian Dunker e Maria Homem, entre tantos outros, são exemplos de profissionais de destacada reputação e inabalável estofo analítico. Informe-se, por favor.

    • @Liz3000
      @Liz3000 Год назад

      @@lunaaba olá, vc poderia fazer um paralelo entre a psicanálise e a terapia convencional, só pra clarear. Obrigada.