ESCRA-VINHO - EDUARDO BUENO
HTML-код
- Опубликовано: 31 янв 2025
- Centenas de trabalhadores escravizados por vinícolas foram resgatados na Serra Gaúcha. Eduardo Bueno, que não só viveu na serra, mas também escreveu múltiplos livros e artigos sobre ela, e dedicou capítulos inteiros à história das vinícolas gaúchas e as famílias que as fundaram, se pronuncia agora sobre o caso. Talvez um copo d’água ajude a aliviar o porre.
Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
/ @buenasideias
#EduardoBueno #BuenasIdeias #vinícolasRS #OraPílula #serragaúcha
| CAMISETAS DO CANAL BUENAS IDEIAS DISPONÍVEIS |
bit.ly/camisas...
| COMPRE OS LIVROS DE EDUARDO BUENO |
• Dicionário da Independência - 200 anos em 200 verbetes - Editora Piu
amzn.to/2TRgBbz
• Coleção Brasilis - Eduardo Bueno - Sextante:
amzn.to/34qFnCt
• A Viagem do Descobrimento - Eduardo Bueno - Sextante:
amzn.to/2EadNys
• Náufragos, Traficantes e Degredados - Eduardo Bueno - Sextante:
amzn.to/2YKwWAz
• Capitães do Brasil - Eduardo Bueno - Sextante:
amzn.to/2ZgAx9W
• A coroa, a cruz e a espada - Eduardo Bueno - Sextante:
amzn.to/2ZatCyW
| INSCREVA-SE |
bit.ly/YTBuenas...
| TORNE-SE MEMBRO DO CANAL|
bit.ly/membroBI (Recompensas e vantagens)
| PUBLICIDADE, PALESTRAS E PEÇA “NÃO VAI CAIR NO ENEM” |
buenasideias@flocks.tv
| SIGA-NOS|
• Facebook: / buenasideias
• Twitter: / buenasideias
• Instagram: / buenasideias
| BIBLIOGRAFIA DO EPISÓDIO |
• Brasil, uma história - Eduardo Bueno - Leya:
amzn.to/36nVZMt
•
•
•
•
Roteiro e apresentação: Eduardo Bueno
Direção e edição: Nando Chagas
Edição: Guilherme Souza
Arte: Cristian Yohan
Produção: Carol Peixoto
Mídias Sociais: Amanda Misturini e Sabrina Porto
Redação: Lízia Bueno
Produção Executiva: Flocks
www.flocks.tv
Nasci e cresci em uma pequena cidade da Serra gaúcha. Fui criada em meio a um discurso racista. Por sorte, tive acesso à uma educação de qualidade e uma formação religiosa baseada na comunhão entre as pessoas. Obrigada à minha querida avó, nascida no Brasil de pais imigrantes italianos, hoje com 93 anos, que me mostrou na prática que aquilo que sobra para nós está faltando para alguém. Em meu "lugar de fala", aplaudo de pé as tuas palavras Peninha, só esperando por essa olhadinha nas outras industrias por aí. 😘
A Educacao e libertadora.
Gosto demais dos teus comentários. Parabens
👏👏👏👏👏👏
Falou tudo e mais um pouco, parabéns ,sou de Três Coroas na subida da serra e por aqui também tem alguns suínos como aquele de caxias.
Cara, o pessoal da serra nem sabe oq é judeu. N cai nesse papinho furado ai. Abraço 👍👍
Falar com a propriedade de um historiador ético e inteligente é uma coisa. Falar com o valor emocional de quem nasceu nesta nesta terra só amplia nosso conhecimento sobre o caso! Ficamos com você e os 200 mil!
Peninha é jornalista e não historiador
@@Moreirapamela Jornalista e Historiador.
@@Moreirapamela É um grande Professor de História (historiador, basta ler aquele livro que ele mostra) e jornalista também.
Peninha é jornalista (de formação) e escritor, não historiador ou professor.
Até nos podcasts q ele vai ele afirma isso com veemência.
Apesar da grande gama de conhecimento sobre história do Brasil, a qual ele afirma que conquistou lendo bastante.
@@Moreirapamela Além de excelente humorista !!!!TMJ Peninha !!!!
Sou uma das 250 mil pessoas da Serra Gaúcha que te apoiam, Peninha! Ainda há vida pensante e empata por aqui! Seguimos!
Edu, vc é um ser humano incrível, valente, pujante... Obrigado companheiro, guerreiro destemido, aguerrido!
De vez em quando manda uma colega ou outra voltar pra cozinha, mas acontece....
Gaúcho, cabra arretado !!!!
Realmente incrível brother
Morei na serra durante uma boa parte da minha infância, tenho as melhores lembranças possíveis, as amizades de criança que são inesquecíveis, datas especiais, lembro da 1° vez que brinquei na neve. Foi uma época onde minha família foi mais próspera em todos os sentidos, inclusive economicamente. Hoje consigo entender o impacto que foi para aquelas pessoas a chegada de um homem negro como gerente de uma agência bancária do Itaú na serra gaucha no início dos anos 80, esse era meu pai. Igual impacto devo ter causado junto da minha irmã em sermos os únicos alunos negros no colégio LaSalle. Fico triste pois depois que cresci comecei a perceber que histórias como essa eram raridade levando em conta se tratar de uma família negra como a minha. Agora adulto rebobino o filme na minha cabeça e consigo entender algumas coisas que como criança eu não tinha como enxergar. Era outro mundo também, sem redes sociais, sem celular, sem computador, brincadeiras genuinas como jogar bola, andar de bicicleta, carrinho de rolimã, pega pega e brincar de esconde esconde. Fazendo uma busca na memória consigo lembrar de situações onde meus pais passaram dificuldades mas não tinha, na época, como dizer se o racismo foi a razão principal. Como disse o Peninha, essas pessoas sempre estiveram por lá ( a ironia é que na maioria descendentes de cotistas). Sabendo da história como ela é depois de adulto vejo que tivemos uma boa dose de sorte no sentido de não ter nenhum desses racistas se metendo na vida da minha família.
Que bom ler a tua história, meu avô trabalhava na CRT(empresa de telefonia), e foi transferido para Santo Ângelo, no início dos anos 1940, acredito que em 1942, cidade de colonização alemã. Havia segregação, ele nos contava que queria cortar o cabelo, e nem o barbeiro dos "negros" queria cortar o cabelo dele. Tinham pouco contato com os locais. Mais ou menos 40 anos separam as histórias, e infelizmente ainda ainda hoje, estamos sujeitos a preconceito e racismo.
Todos os lugares tem racista. Conheci boas e mas pessoas do sul
@@samueloliveirabarros3060 Eu entendo fera, tanto é que falei que minhas lembranças da infância e adolescência são as melhores. Vivemos muito bem na Serra. Por isso fico triste que isso aconteça nesse lugar.
@@fabiovr333 Pra ser sincero a única vez que lembro que minha cor foi alvo de comentários foi uma vez que o pai de um amigo tinha que ir a colônia, no interior de Caxias buscar pêssegos ( eles tinham plantação) e eu ainda piá fui junto com esse amigo, eu tinha uns 8 anos por ai. Chegando lá percebi que o pessoal de lá olhava pra mim como se eu fosse um extraterrestre. Acho que muitos estavam vendo um guri negro ao vivo pela 1° vez, antes só na TV. Então um dos colonos ( até hoje não sei se é considerado pejorativo por parte deles serem chamados assim, de colono. Se for peço desculpas) comentou com uma criança que estava com ele "...ele não precisa ir na praia pegar cor"....ficou um clima tipo o filme " CORRA" com ele fazendo a piada infame querendo dizer que seria uma vantagem pra mim. Meus pais , o que posso dizer é que meu pai nunca mais quis voltar pra lá e minha mãe já pensou em retornar a viver em Caxias. Minha irmã também nunca quis voltar diferente de mim. Hoje não mais mas por um bom tempo quis voltar a morar em Caxias. Tenho só lembranças boas de lá. Amizades que guardo até hoje. Por isso fico triste por isso ter acontecido nesse lugar.
@@fabiovr333 Sim. Por isso tive o cuidado de confirmar se era pejorativo esse termo e já pedi desculpas antecipadamente porque sei que poucos sabem disso e eu realmente não uso, até porque nem faz parte dos assuntos que costumo conversar. Mas posso dizer que particularmente, no meu caso realmente esse foi um caso único. Vivi 7 anos na serra e nunca sofri hostilidade por ser negro. Mas não posso dizer que não existia pois meus primos moravam em Bento Gonçalves, logo ali do lado e sofreram muito com isso. No meu caso existia sim uma curiosidade das crianças eu percebia isso e curiosamente isso me trouxe muitos amigos, que surpreendente né. Isso tem muito a ver um pouco com a minha personalidade também. Sempre fui bom de conversa, fazer amigos, aproximar as pessoas. O senso de humor sempre foi uma boa defesa pra mim. Sempre fui bom nisso. Talvez por ser assim desde pequeno eu conseguia desarmar qq sentimento ou pessoa ruim inclusive um possível racista que quisesse se aproximar, talvez quem sabe. Em pouco tempo de escola já fazia amizades e isso de certa forma me protegia e causava constrangimento também pro "valentão" da escola. Resumindo eu não sofri diretamente porem não posso dizer que não existia pois outros iguais a mim sofreram e isso mostra que tive uma boa dose de sorte também. Na minha experiência morando na serra não cruzei com muitos idiotas deste tipo por lá.
Sempre cirurgico, com classe e acidez na medida! Obrigado Eduardo!
Sou professor de Matemática e Física. Morei 20 anos na Avenida entre Gramado e Canela, próximo de onde hoje há um "Monumento aos Canalhas", com aquela "Estátua da Falsidade".
No convívio social tanto em Canela, quanto em Gramado, era clara a "Tendência Direitista" de muitos ali.
Pude observar todo tipo de preconceito e discriminação em discursos e atos de pessoas das várias classes sociais.
É um povo que finge desconhecido da própria história, para forjar uma grandeza e uma nobreza que não se sustenta na realidade da vida...
Muita classe média "arrotando riqueza", mas pechinchando na padaria.
Gente que viaja anualmente pra Europa, mas que atrasa a mensalidade da escola dos filhos.
Eu também pretendo voltar pra Canela, quando aposentado, pois gosto do lugar, embora "mal frequentado". Vivi lá dos 20 aos 40 anos e, por óbvio, são de lá as minhas melhores lembranças.
Canalhas sempre existiram, o recente finado governo apenas deu coragem pra essa gente sair das sombras. Precisamos "reiluminar" o Brasil, pois a luz afasta certas criaturas nefastas.
Meu tataravô Giuseppe chegou no campo dos bugres (Caxias do Sul) em 1875, onde recebeu uma gleba de terras onde hoje é Flores da Cunha. Como não havia água, abandonaram o lugar.
Enquanto isso, haviam escravos no Brasil, que quando libertados, injustamente nada receberam de ajuda do estado.
E ainda eram apanhados pela polícia e PRESOS por n terem propriedades pois era um dos quesitos para poder andar pelas ruas normalmente se tivesse trabalhando...o Brasil SEMPRE FOI UMA VERGONHA!
há muito que ser revelado sobre o genocídio indígena por todo o Brasil, seus descendentes precisam ser indenizados pelo massacre dos antepassados, se os judeus foram indenizados pelo holocausto, pq não os indígenas? reparação histórica já!
E pq alguém daria terras a um ex escravo? Pra morar ou pra produzir? Não sou racista, mas não vejo com bons olhos sair distribuindo terras a qualquer um
@@Anonimous279 Eles que produziam as coisas no país por seculos e tu acha que seria incoveniente dar a eles um pedaço que for de terra pra eles mesmos serem seus proprios "baroes"?
@@Anonimous279"Qualquer um"? Os malditos escravistas abusaram de várias gerações e depois que eles têm o direito de ir e vir saem das senzalas sem nada de reparação? Estamos falando de mais de 300 anos de trabalha sem remuneração. Não são "qualquer um", se havia alguém que merecia terras eram eles porque este país desde as Capitanias hereditárias foi fundado com o sangue desses que você chama de "qualquer um" e não de alguns europeus que haviam acabado de chegar ao Brasil. Que dessem terras a todos, não haveria problema, mas não foi feito... mas o que esperar de uma elite pavorosa que ainda nos dias de hoje nos mostra sua face maldita... A propósito, "qualquer um" provavelmente é você!
Esperei a semana toda por esse vídeo. Obrigada.
Bommmm...ouvir você Professorrr😇✨️👏👏👏👏
Que bom que há pessoas lúcidas e corajosa como esse cara. Parabéns.
Excelente explanação, os acolhidos do passado, nao aprenderam retribuir a acolhida no futuro.
Olha para história sempre será uma grandeza.
Sensacional!!! Tava ansioso por esse vídeo com sua visão, que traz acompanhado da triste notícia um pouco da história do Brasil que por sua vez carrega a culpa dessa realidade tão cruel que a gente vive até hoje! Viva Peninha 🙌
E não recua não!!! Pra cima desses CANALHAS ✊
Você é o máximo!! Obrigada e parabéns pelo seu lindo trabalho!
Fundamental seu depoimento sobre esse caso que nos envergonha e nos revolta!
Eduardo, muito bom. Parabénes e obrigado!!!
A história do Brasil é um rio de lágrimas. Quanto mais se sabe, mais se chora.
É muito bom ouvir um cidadão desse nível. Eduardo Bueno parabéns.o mundo deveria assistir está matéria
Excelente Peninha !!! Minha admiração a sua didática e clareza em trazer todo contexto do tecido social da serra gaúcha e todos os percalços do contemporâneo !
Parabéns pelo posicionamento, Peninha! Como nordestina agradeço tua voz nessa causa! Admiro teu trabalho! Estava com meu marido no sushi em porto alegre e te vimos na mesa ao lado, mas ficamos com vergonha de incomodar 😂 um abraço!
Peninha, sou de Garibaldi e estou contigo! Concordo com teu posicionamento! Esta gente está manchando e desonrando a memória dos nossos antepassados, e maculando a boa vitivinicultura.
Muito bom!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
A maior revolta dos ESCRAVOCRATAS, não é quando se perde os ESCRAVOS.
Mas sim, quando a opinião pública e o boicote os faz perder DINHEIRO .
aplaudindo de pe aqui!
perfeito comentário
Pena que a opinião, mais do que pública, mas a publicada em geral proteja esses canalhas...
Eles se acham tão fod @ né, espero que esqueçam o mercado daqui e vendam pra fora pra ver como se darão.
Verdade
Bravo Bravo.....!!!!!! Compartilhare com toda minha rede de contatos.
Parabéns mais uma vez a vc e seu brilhante comentário.
Peninha você é F! Sempre aprendo com suas Histórias.... Muito obrigado 🙏🏿
Muito bom, Peninha! Cada fato em seu devido lugar. Estou com os 200 mil gaúchos. Sou uma paulistana que admira muito vocês.
Eduardo tem o meu sincero agradecimento pelo seu posicionamento ético idôneo fala com propriedade de causa e sim temos que combater essa sociedade preconceituosa
Eduardo Bueno... Sou uma baiana preta do dendê encantada com a expressão dessa mente histórico crítica brilhante, assertiva e combativa! Tamo junto! NÃO PASSARÃO.
Peninha sou do interior de SP, casei com uma gaúcha do norte. Investimos para morar num futuro breve em Garibaldi ou Bento. Ficamos, bah, tristes por essa notícia, sua fala nos trouxe ânimo e a certeza que tem uma gauchada boa na Serra. E quando for a Garibaldi procure o Sr Scomazzon atrás da Cooperativa Garibaldi, vinhos e espumantes com produção familiar e qualidade de sobra. Ainda nos veremos por lá pra tomar um tinto.
Cara, eu nunca fui de dar um come-se quer para nenhum canal, mas o seu vídeo foi para mim o que mais me tocou, por ser um relato corajoso e técnico do que é a realidade que sempre vivemos. Um forte abraço de seu mais novo seguidor.
Bem vindo a turma do bem
👏👏👏👏 Estamos com você Professor!
Que live linda, Peninha! Gratificante ouvir seus apontamentos! Fiquei emocionada! Parabéns!
Eu adoro esse cara. Vai firme irmão eu sou dos 250 mil que está contigo
Eduardo Bueno o nosso país precisa desesperadamente de mais gente feito vc
Pra q? 🤔🤔
@@Ricardo-sn3vb pra abrir a boca e falar a sujeira que está escondida de baixo dos tapetes sem medo
Já tem. Estão ocupando o governo
@@elainekichler3893 se o pessoal que ocupa o governo tivesse 10% do conhecimento do Eduardo, o Brasil não tava ruim assim.
Excelente aula de história da Serras Gaúchas. Sou de Goiás, moro em Goiânia, por aqui também existiu muito nas colheitas de algodão e cana de açúcar, naquela época, nos idos dos anos 1970/1980 colheitas feitas todas à mão. Os chamados Bóias-Frias. Sofrência total com ganhos também sofríveis. Triste Brasil.
"Tristes Trópicos".
Maravilhoso!!!!!
Parabéns Peninha. Sou da Serra e sou uma das 200 mil.
Sempre maravilhoso... obrigada Peninha!
Valeu Eduardo voce veio para trazer luz é isso aí!!!Parabéns!
PARABÉNS!!!!!!!! Que orgulho respirar o mesmo ar, com um gaúcho que não tem papas na língua e com muita sabedoria.
Peninha sua inteligência e sabedoria me comovem ,fico com vc e os 200 mil.
GRATIDÃO pela oportunidade de aprender sempre com você 🙏 ❤ 🦋
Rapaz que discurso lindo, parabéns!
👏👏👏👏👏vc merece todo meu respeito
Como é bom ouvir uma pessoa que entende a história para analisar nosso momento. Parabéns Eduardo, sou seu fã, e que o Brasil tenha mais paz e menos ódio.
Meus bisavós também ficaram na serra gaúcha. Na região de Flores da Cunha e Caxias do Sul. É uma história de muitas lutas. Sua fala é fantástica.
Parabéns, Eduardo excelente 🎉🎉🎉
Simplesmente...PARABÉNS!
Show... Parabéns 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Perfeito👏 Olhar adiante, fé nos giros do mundo!!!💪👏
👏🏿💕🌷Somos da Família Laghi! Genuinamente italiana. Somos de São Paulo, e tudo na história nos encanta e aquece nossos corações 💕💜❤️🙏👏🏿
A energia caótica geminiana que o Eduardo transparece é incrível kkkk. Aqui na minha cidade teve um grupo de pessoas que foram para Brasília naquela invasão. Ficaram presos um bom tempo e essa semana vi uma mulher que estava lá de tornozeleira eletrônica. Fiquei pensando que tipo de loucura é essa que faz as pessoas abdicarem de suas vidas, fazer um papel ridículo por causa de um ideia errada, de uma pessoa que nem liga para elas.
O pior é que provavelmente não aprenderam nada e em 2026 escolherão outro fascista que os represente
Astrologia é retardo mental. Saia dessa vida torpe. Estude astronomia e esqueça as boçalidades místicas!
@@reinaldocantarino9753 não aprenderam? Será que é difícil entender que fascista gosta de votar em fascista? Eles votam em fascista porque são fascistas. É tão simples quanto isso.
@@andersonbarbosa7173 verdade amigo, os fascistas escolherão outro fascista para os representar
Parabéns amigo Eduardo Bueno!!! Você faz meus dias melhores !!! Gratidão!!! Sou sua fã sempre!!!
Parabéns por se posicionar!👏🏻
Magnifico Professor, disse tudo 👏👏👏👏🌹
Adorei as suas falas e ideias. Parabéns.
So nao vou dar infinitos likes pq nao tem jeito. Mas vc é o tipo de brasileiro que precisamos estar junto. Homem estudioso, profundamente sábio, um pesquisador inteligente e muito amoroso. Parabens!
Perfeito como o melhor dos vinhos
Esse foi um dos vídeos que eu mais esperei com ansiedade para assistir no ano! Justamente, por causa daquelas questões prévias já discutidas aqui na Serra Gaúcha!
SENSACIONAL!!! 👏👏👏👏👏
Obrigada por dizer claramente pra quem quiser e puder ouvir!
Muito bom!
Conheci o Bueno na série "B de Brasil", no History Channel, um canal muito bom para quem gosta de história. De primeira vista, percebi a inteligência e o amor que o Bueno dedica à história, e isso me encanta de verdade. Um abraço!!!
Ele é bem informado.... Agora inteligente...😃😃😃 Não é não... não consegue nem ter uma auto crítica
@@Fuifoifomos Olá! Desculpa, tudo bem se você falar o motivo? O fato de ser interessante, na minha fala anterior, é ele ter essa percepção de época, ou melhor, saber exatamente o que aconteceu naquele momento específico. Na série que eu me referi, o Bueno conta as histórias que uma maneira bem engraçada, bem diferente do comum.
Eu sou formada em História tbm... E parece as vezes que ele perde a historia mas não perde a piada ....fora as contradições... não são poucas.... Por isso eu não acho inteligente, eu não confio na pesquisa dele...nem acho que seja dele, ele é caricato... é simpático... Tem uma fala diferente né... Não é cansativo... é até didático...por isso engana... Não é inteligente... não constrói uma análise realmente boa.... É inclusive bem robótico...e se questionado fica até nervoso...pq não desenvolve argumentos...mas essa é minha opinião... minha análise...❤️
Nossa - vc é um ser iluminado - só pronuncia palavras que agente quer ouvir
Parabéns Eduardo!! Como sempre muito necessários seus vídeos. 👏👏👏👏👏👏
Grande Peninha. Bravo guri. Precisamos de pessoas como tu, conhecedor de nossa história, nossas mazelas mas também de nossos herois, valorosos homens e mulheres . Imensamente grato por este desabafo.
Parabéns Eduardo Bueno! Sou de SP, mas nossa corrente do bem, da moral, da justiça, está conectada por cada canto do Brasil. Esses lixos não passarão!!
Muito obrigada!!!
Boa tarde para todos nós! Professor Eduardo Bueno, vc não esta aí para trazer a paz e sim a espada!
Gente aprendi amar história ainda mais por tuas mãos! Estou contigo nessa sua luta, estou aqui no nordeste para estudar, e amo seu canal, seus livros, obrigado por essa energia que tu emana!
Peninha! Aguardava ansiosamente por esse vídeo! Sabe por que? Porque tinha certeza que verbalizaria o que vai no meu espírito! MUITO OBRIGADO !!!
Obrigado Eduardo, vc foi claro e transparente !!!!! Como sempre há 😀
Obrigada!❤️✌️
Apaixonei! 👏👏👏👏
Esse triste episódio de trabalho escravo não acontece só na Serra Gaúcha, acontece também em outros estados e em outros tipos de produção. Como disse o Peninha a Serra Gaúcha é linda e tem pessoas maravilhosas, assim como pequenas vinícolas maravilhosas. Vamos engrandecer esses pequenos agricultores desse nosso imenso país.
Peninha, tu é maravilhoso! Não só a Geral do Grêmio, mas a geral dos brasileiros de decentes estão contigo. Pense em relançar esse livre para o público em geral, esse país precisa se aprofundar em suas origens. Abraços!
Professor,sou nordestina,mas gosto muito como você explica,só teve um professor quer explicava igual você.
Espetacular vídeo Eduardo.
Peninha você é incrível e fala as verdades de maneira descontraída e didática.
Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Peninha, fez bem em citar as AVES, cito ainda os SUÍNOS aqui nas "terras novas" com seus frigoríficos, AURORA, SEARA/JBS, SADIA/BRF, PERDIGÃO/BRF, lesões nos braços e articulações. Povo que se cala é culpado por omissão. Abraços aqui de Seara/SC
Maravilhoso assistir um cientista ético e conhecedor falando. Obrigado Eduardo !
Grande Eduardo Bueno. Parabéns pelo canal.
Parabéns paninha somos mais de 60 milhões. Juntos e vamos educar os que podem ser educados. Os civilizados vão perdurar no Brasil.
Já compartilhei com um Bozzoca, colorado e tapado, vindo ao Paraná da Região de São João da Ortiga
Meu amigo morou na Serra Gaúcha durante alguns anos e ele me disse coisas muitos boas. Espero um dia poder conhecê-la. Parece ser um lugar muito bonito. Abraços.
Você é fantástico Peninha 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Bom dia, Eduardo ! Amo seus vídeos, pois são aulas magníficas de História, mesmo sendo professora de Português, sempre amei História.
Como sempre, cirúrgico! 👏🏼👏🏼👏🏼
Corretíssimo !!!
Parabéns pela inteligência e deboche .
Maravilhoso! Cheguei atrasado no assunto mas seu discurso foi perfeito. Queria te ver um dia comentando as notícias do jornal da cultura, compartilhando as buenas ideias pra geral 😊
PS: se já participou, peço desculpas pois não sabia 😙
Abraço!
Parabéns pela matéria 👏👏👏👍👌
Parabéns pela explicação!
Obrigado Eduardo. Fiquei consolado em saber que existe alguma vida inteligente na Serra Gaúcha.
Nasci em Ana Rech, uma bolha de idade média, em plena metade do século vinte. Não é por acaso que a a mula vereadora nasceu ali perto. Fui embora aos 23 anos porque não aguentava tanta ignorância e achava que não tinha salvação. Estou nos 30%.
Nossa! Esse vídeo é uma verdadeira e valorosa Jóia .Não pode ficar escondidinho .
Grande Peninha!!! Gostaria de dar 1754 likes neste vídeo, mas não é possível! A Serra Gaúcha é um lugar que me trás uma fas melhores lembranças da vida: fui com minha esposa grávida lá em 2003 e tive o prazer de conhecer a DON LAURINDO! Espero, de coração, que não estejam envolvidos nessa fiasqueira das grandes pois era uma pequena vinícola com um produto de excelente qualidade/sabor! Infelizmente essa geração de italianos reacionários realmente existem lá, mas tem muita gente boa também como dissestes! Um ótimo domingo prá ti e obrigado pela pílula de conhecimento matutino!
Obrigado pela aula. Nota 10!
Italianos e alemães imigrantes passavam fome na gloriosa Europa de onde vieram.
Parabéns!
👏👏👏
Falou por milhares de brasileiros 👍👊