Conheçam o podcast do Leitura ObrigaHISTÓRIA, o HISTÓRIA FM! Vocês podem ouvi-lo em historiafm.com e em diversas plataformas e agregadores. Alguns links abaixo: SPOTIFY - bit.ly/HFMspotify APPLE/ITUNES - bit.ly/HFMapple POCKET CASTS - pca.st/86lb DEEZER - bit.ly/HFMdeezer
Sobre a religião, ele não é contra a religião em si, mas sim a religião como instituição. a crença religiosa, no sentido de crença ele não a repele. pois isso seria também uma forma de imposição. A confusão com o conceito de religião e suas variações dá-se a entender de uma obrigatoriedade de ateismo no anarquismo. que é um erro.
Verdade, apesar de que os escritos do Bakunin que li eram bastante agressivos em relação à própria crença, a Deus e etc, no sentido de vê-los como uma ferramenta de manipulação e alienação, tipo no "Deus e o Estado".
acho que faz parte das vertentes conflitantes, há o anarquismo cristão (cristianismo libertário, com forte ligação com o cristianismo primitivo) e há os anarquistas mais hostis ao cristianismo em geral por associar as religiões institucionais ou mesmo aos dogmas bíblicos como autoritários e opressores
Sou seu colega historiador e, como você, doutorando (em fase de conclusão) com outros trocentos mil compromissos me afogando. Meus parabéns pela iniciativa do canal e pelo compromisso com a publicização do nosso ofício. Fico muito feliz em ver seu canal crescendo.
1. Isso não é verdade, com a tecnologia que o ser humano tem hoje, se o conceito monetário atual não existisse, através da gestão de recursos naturais, poderíamos por exemplo, construir uma moradia de elevado padrão de qualidade de vida baseada nas necessidades individuais de cada família no mundo. 2. Referente à negação da sociedade por parte de um indivíduo, sou a favor da imposição da lei natural, através de um sistema educacional libertário, o homem que não sabe viver nesta sociedade vai se tornar escasso e eventualmente extinto através das gerações.
Olá! Uma sugestão: análise sobre o modelo de política da península escandinava (Finlandia, Suécia e Noruega, por exemplo) e os motivos de sua estabilidade e reeistencia às crises capitalistas e às guerras.
No Brasil o Anarquismo Especifista é vertente que mais vem crescendo. Para conhecer: CAB- Coordenação Anarquista Brasileira e ITHA- Instituto de teoria e história anarquista. Viva o socialismo libertário. Viva o Poder Popular ( A ) ♥.
Belíssimo vídeo. Vim parar aqui por recomendação do Renan do canal Mas Afinal, e estou impressionado com a qualidade da pesquisa e da produção dos seus vídeos. Em meio a tanta baboseira na internet, é bom encontrar canais comprometidos com a Ciência e com o conhecimento. Abraços e continue com o bom trabalho
Acho que poderia falar um pouco sobre Pierre-Joseph Proudhon, o instrumento inventado pelos anarquistas, a greve geral, e sobre o anarcosindicalismo e sua influência no mundo.
Maravilhoso/ muito massa. me ajudaram a montar Seminário da Faculdade de Serviço Social Em disciplinas / Serviço Social e Realidade Regional. precisava de um pouco de conhecimento e argumento. Não quase nada de Politica Brasileira até porque nunca gostei de plitica, gostava de História. Mas agora sei que é inevitável, política é história do Brasil e eu sou brasileira,estou amando.
Já assiste esse video varias vezes!! É muito bom principalmente pra quem é anarquista. Só doi mesmo ver alguem dizendo q ultra liberalismo é anarquia...
Seus vídeos me ajudaram muito a não ser ignorante sobre esses assuntos, que são tão relevantes para entender um pouco melhor sobre essa nossa política e econômica. Obrigado.
Você disse nesse vídeo que está lutando para postar 1 vídeo por semana. 1 vídeo por semana, com tanto conteúdo de qualidade, é coisa para kcet. Pessoas como você fazem o RUclips ter uma boa qualidade de conteúdo. Gratidão.
Um amigo me indicou este canal, disse que é muito bom. Eu me inscrevi, quando tiver tempo assistirei, parabéns pela iniciativa. Pelos temas parece ser um bom canal.
Icles, eu estava assistindo seu BRILHANTE vídeo sobre direita e esquerda, que está com os comentários fechados, o que imagino o motivo nobre de nos poupar dos malucos troladores. Mas fiquei instigado a fazer um comentário naquele vídeo sobre a questão do posicionamento entre direita e esquerda que refere-se ao tamanho ou inexistência do estado, então decidi vir em outro vídeo +- próximo do assunto pra comentar, com todo o meu respeito. Lá você diz que isso é um posicionamento mais comum da esquerda e que na direita essa questão é mais recente, e disse isso pensando na questão do Anarquismo, que de fato é a primeira corrente ideológica que imagina um governo SEM a presença do estado. Porém, quando se trata de "estado mínimo", você talvez tenha esquecido que a primeira corrente que pensa dessa forma, que a forte intervenção estatal inclusive teria formado os monopólios entre outros problemas e distorções no capitalismo, foi de fato a liberalismo de Adam Smith, que pode não ter sido o primeiro a pensar nisso, mas foi o primeiro a publicar em seus livros esse argumento, de que o estado deveria ter apenas poucas funções básicas e as principais seriam a manutenção da justiça e da segurança. Claro que, para todas as correntes ideológicas clássicas de direita e até mesmo pra maioria das correntes de direitas existentes até hoje, exceto os "anarcocapitalistas" e algumas poucas correntes "libertarianistas", o estado SEMPRE foi vital e importante, mesmo que tentassem minimizá-lo. Até mesmo para Mendel e Smith, quando definem o conceito de moeda, que teria surgido na sociedade de forma natural e sem o estado, através do mercado, eles admitem que a moeda só se torna universal e padronizada graças a presença necessária do estado, que seria a única instituição confiável para tal. Ou seja, quem é esperto sabe que o dinheiro só existe e é confiável, graças ao Estado. Apesar desse ponto que eu queria comentar, aquele vídeo está muito bom! E parabéns pelo seu trabalho. Grande Abraço!
Bomdia Icles. Ótimo vídeo. Deixo aqui a todos uma dica preciosa de livro: TAZ, zona autônoma temporária - autor Hakim Bay. (Ed. Conrad). Li muitos comentários aqui. Uns contras, outros a favor, mas o livro acima deste filósofo estadunidense, prova que o anarquismo existe sim. Prova disso: a própria internet. O livro foi escrito na década de 80, e o autor já previa toda a Era da Informação e a existência do anarquismo, e prova isso com contextos históricos, onde mostra oq são as "zonas temporárias autônomas" (onde não existe a "ordem"), onde o estado não consegue identificar por serem momentâneas, e no momento q se acham essas "zonas", elas deixam de sê-las, surgindo em outro campo, tempo e território. Exemplo? Na minha opinião, o Festival de Woodstock 1969 foi uma, e o movimento Grunge nos fins dos anos 1980 outra, e até aqui no Brasil: a Tropicália naquele único ano de 1968, assim como o Movimento Antropofágico em 1928. Outra dica de anarquismo e sua existência é a famosa frase de Miles Davis no auge do dito "Fusion" (Miles detestava rótulos): "Toque como se não soubesse tocar". Vale a pena a leitura, mesmo sendo complicada de início. Abs.
Boa, Icles! Eu tava nesses dias querendo entender melhor o anarquismo por conta da pouca visão que temos no currículo. Parece que você leu minha mente fazendo esse vídeo hehe
Parabéns por esse vídeo, dá uma visão introdutória bacana sobre o tema. Algum dia no futuro sugiro fazer uma comparação entre Bakunin, Proudhon, Kropotkin, Malatesta e dos entendimentos e desentendimentos com os pensadores socialistas/comunistas.
AMEI SEU CANAL NOS PRIMEIROS MINUTOS, ONDE VOCÊ ESTAVA FALANDO COMO NORMALMENTE É SEU CANAL E O QUE VOCÊ FEZ, MINHA PUPILA ATÉ DILATOU, KKKKKKKKKK, AMEI, MAIS UMA INSCRITA! SUCESSO PRA TI.
Quanto à questão da pirâmide: quando falamos em pirâmide, pensamos numa hierarquia (Talvez). Em escala Geográfica teríamos a organização em pirâmide, mas em escala organizacional, teríamos uma rede.
Que canal excelente o Pirula me deu a conhecer. Que bom que a net brasileira tem conteúdos tão bons, nós os tugas não temos nada de jeito, só anedotas e videos de moleques a tomar banho de gelatina e a comer sabão :-p O meu banco, um dos principais em Portugal, o Montepio, é de inspiração anarquista, ele é detido por uma associação mutualista, os associados da mesma são clientes e donos do banco, e decidem o destino do mesmo democraticamente em assembleia -- claro que quem tem lá mais dinheiro tem propositalmente mais votos. Ele foi fundado por maçons, o próprio logotipo é um simbolo maçom, o pelicano.
Muito bem mano, continue assim, sendo o mais imparcial possível, fazendo coerência com o título do vídeo, sem dizer o que acha ou se é certo ou errado. Mais um inscrito. tmj
Muito interessante: obrigado pela aula! Tenho uma questão: Sartre, filósofo do século XX, não pode ser contado dentre marxistas, e, também, passa longe do liberalismo - pode-se pensar sua filosofia da liberdade como 'anarquista'? E mais, não seria também diferença decisiva entre o marxismo e o anarquismo o fato, denunciado por Sartre, que a igualdade proposta pela experiência russa, por exemplo, vinha em troca da completa e absoluta submissão da liberdade individual? Ou seja, socialismo e liberdade juntos, ou, Sartre seria, desse ponto de vista, uma alternativa a Bakunin? Enfim, a filosofia de Sartre seria uma proposta que, embora anarquista, nunca foi considerada como tal?
Bom, achei o vídeo muito bom mas acho que você poderia usar mais os conceitos: autogestão, assembleias locais, ação direta, propaganda pelo ato, etc. A questão da revolução que você disse não é tão utópica assim que a gente observa experiências históricas: Rojava na Resistência Curda, a Comuna de Paris, o Exército Zapatista no México, etc. Inclusive os indígenas conseguem ser mais anárquicos no sentido prático por causa de seus costumes e tradições comunitárias e em harmonia com a natureza. Também tem relação com o anarquismo a Permacultura. Fica aí a dica pra um próximo vídeo. Valeu!
ele falou mais do anarquismo clássico mesmo, que teve muita força no fim do século XIX e começo do XX (inclusive no Brasil)... permacultura, freeganismo, veganismo, ambientalismo são de vertentes mais recentes como o anarquismo verde ou o anarco primitivismo apesar de ter suas origens lá em Thoreau faltou falar de muita coisa na verdade
Proudhon sobre propriedade: “Do princípio que a propriedade, irreverenciosa quanto ao príncipe, rebelde à autoridade, anárquica enfim, é a única força que poderia servir de contra-peso ao Estado, provem este corolário: que a propriedade, absolutismo dentro de um outro absolutismo, é ainda para o Estado um elemento de divisão. O poder do Estado é um poder de concentração; dê-lhe a vazão, e toda a individualidade logo desaparecerá, absorvida na coletividade; a sociedade tomba no comunismo; a propriedade, ao contrário, é um poder de descentralização, porque ela mesma é absoluta, ela é anti-despótica, anti-unitária; nela está o pricípio de toda federação: e é por isso que a propriedade, autocrática por essência, transportada a uma sociedade política, ela se torna republicana.“
Eu tenho um livro muito bom, no meu ponto de vista, chamado "O enigma do político", da Professora Pogrebinschi. Ela corrobora o que você fala entre os 07:00 e 09:00. Eu concordo plenamente também, apenas com uma ressalva do uso da palavra socialismo, à qual tenho muito receio em usar nos debates acadêmicos. Eu prefiro propor o seguinte: o Marxismo ("Comunismo") prega a ideia de que a Revolução (socialista) derrubaria o Estado ao final do processo. Já o Anarquismo (Anarco-comunismo) prega a ideia de primeiro a derrocada das estruturas de poder do Estado, para o pós estabelecimento de uma sociedade calcada nos preceitos que você já postulou de maneira impecável. Minha reticência em relação ao uso do termo socialismo está em questões pessoais e didáticas. Prefiro Revolução, pois haverá ruptura do status quo nos dois modelos propostos. Desculpe se cometi algum erro, e espero sua correção.
Parabéns pelo vídeo, sem dúvida um dos melhores senão o melhor que assisti. Só podia ter falado um pouco da revolução Espanhola mas o vídeo ficaria muito longo. +1 Inscrito
O Anarco-Capitalismo é um conceito incoerente, pois o capital é também uma autoridade, a pior de todas autoridades, a primeira que deve ser rompida e eliminada
Assisti a esse vídeo esperando conseguir compreender de fato a diferença do anarquismo para o comunismo e segui com a mesma dúvida, risos. A não passagem pelo socialismo é apenas a mudança do meio, mas o fim me parece sempre o mesmo. Talvez precise ler ainda mais para entender a diferença, mas a questão do socialismo é relevante e me deu uma luz sobre o tema. Apenas uma pequena correção, o comunismo não prevê a união das classes e sim a abolição delas, exatamente como na sua definição de anarquismo. Abraços.
Bom dia ,e parabéns ,pelo excelente contextualização no meu entendimento o Anarquismo às vezes se faz necessário ,quando o estado não atende os anseios da população pessoas ,que divergem a ele resolvem do seu jeito ! Rs
Ótimo vídeo, assim como os outros. Gostaria de preencher o questionário "quem é você". Como faço? Digo isso por que tenho meus pensamentos sobre o assunto em geral e gostaria de saber onde eles se encaixam.
Anarquismo entao quer dizer que: liberdade pra tudo, menos pra eu controlar meu dinheiro. Isso? Até pq liberalismo economico tem a ver com Liberdade, assim como anarquismo.
"Anarquismo entao quer dizer que: " então pra tu, anarquismo quer dizer: vamos derrubar o Estado publico, mas vamos impor um segundo Estado ainda pior que o primeiro para nos controlar de forma ainda mais absoluta e autoritária? anarquismo tem haver com liberdade absoluta. Já anarcocapitalismo foge completamente da liberdade absoluta. Uma vez que você de poder total pros empresários, você automaticamente dará uma chave pra eles trazerem de volta o inicio da Revolução Industrial inglesa. E por isso que anarcocapitalismo além de incoerente é idiota
Acho que todo o trabalho sobre anarquismo que não envolve a Suíça Medieval é totalmente nulo, pois dentro da estrutura medieval o que foi formado na Suíça dos século XII e XIII é o que mais tem próximo de uma organização de "homens livres" que se tem na história universal. . O problema que o Estado Suíço como foi organizado nos últimos séculos não é simpático aos historiadores atuais, e por mero preconceito esquecem do passado.
Parabéns pelo canal. Sua análise é criteriosa, sua valoração parece ser equilibrada, não apaixonada. Já fez algum vídeo sobre a escola de Frankfurt? Fica o pedido.
entretanto tiveram algumas curtas experiencias como na catalunha durante a guerra civil espanhola, na ucrania durante a guerra civil russa, na coreia durante a invasão japonesa...
acabei chegando ao teu canal por causa de uma questão que errei. eu entendo o anarquismo, a grosso modo, como a ausencia de governo. Claro que vendo seu video, vi que é bem mais que isso. a questão dizia o seguinte: Para a justiça como equidade os cidadãos estao envolvidos na cooperação social, e portanto sao plenamente capazes de fazer isso durante toda a vida. Pessoas assim consideradas tem aquilo que poderíamos chamar "as duas faculdades morais", descritas como segue: I [..] capacidade de compreender e aplicar os princípios de justiça política que determinam os termos equitativos de cooperação social. [...] (II) capacidade de formar uma concepção do bem: capacidade de ter, revisar e bustar atingir de modo racional uma concepção do bem. [...] Ao dizer que se considera que as pessoas tem ambas as faculdades morais, dizemos que elas tem as capacidades necessárias nao só para envolver-se em uma cooperação social mutuamente benéfica durante a vida toda, mas tambem para honrar os termos equitativos dessa cooperação por eles mesmos. O texto apresenta um aspecto de um pensamento moderno, que pertence à corrente do: b) anarquismo, que defende o alcance do bem comum por meio do interesse coletivo d) liberalismo, que expressa a relação entre liberdade e autonomia individual cidadã. Coloquei só as alternativas que fiquei na duvia. o problema é que considerei que ele falava do anarquismo. o gabarito diz que se trata do liberalismo. eu queria entender onde estou me equivocando... voce pode me ajudar?!
Pedir uma análise real sobre Anarquismo seria uma desonestidade minha. Mas você se esqueceu muitos autores anarquistas. E Felipe Corrêa não é bem um autor que "nós" , anarquistas, respeitamos... Mas por fim, bom trabalho.
Conheçam o podcast do Leitura ObrigaHISTÓRIA, o HISTÓRIA FM! Vocês podem ouvi-lo em historiafm.com e em diversas plataformas e agregadores. Alguns links abaixo:
SPOTIFY - bit.ly/HFMspotify
APPLE/ITUNES - bit.ly/HFMapple
POCKET CASTS - pca.st/86lb
DEEZER - bit.ly/HFMdeezer
Anarquia é liberdade.
Anarquia é igualdade.
Anarquia é respeito.
Anarquia é o fim da opressão.
82 ancaps não curtiram. Valeu! Ótimo vídeo!
Tenho 13 anos e me interesso por isso principalmente por causa dos punks
O Anarcocapitalismo defende a liberdade de explorarem os trabalhadores.Super libertador isso.
Sobre a religião, ele não é contra a religião em si, mas sim a religião como instituição. a crença religiosa, no sentido de crença ele não a repele. pois isso seria também uma forma de imposição. A confusão com o conceito de religião e suas variações dá-se a entender de uma obrigatoriedade de ateismo no anarquismo. que é um erro.
Verdade, apesar de que os escritos do Bakunin que li eram bastante agressivos em relação à própria crença, a Deus e etc, no sentido de vê-los como uma ferramenta de manipulação e alienação, tipo no "Deus e o Estado".
acho que faz parte das vertentes conflitantes, há o anarquismo cristão (cristianismo libertário, com forte ligação com o cristianismo primitivo) e há os anarquistas mais hostis ao cristianismo em geral por associar as religiões institucionais ou mesmo aos dogmas bíblicos como autoritários e opressores
Tolstoy ta aí
Tolstoy ta aí
Não, os anarquistas de esquerda são materialistas, ou seja, apenas a matéria pode ser afirmada.
Dá vontade de assistir umas 3 vezes seguidas kk É muita informação em pouco tempo... Parabéns pelos vídeos!
Sou seu colega historiador e, como você, doutorando (em fase de conclusão) com outros trocentos mil compromissos me afogando. Meus parabéns pela iniciativa do canal e pelo compromisso com a publicização do nosso ofício. Fico muito feliz em ver seu canal crescendo.
O ser humano não tem evolução suficiente para viver em uma sociedade igualitária.
Enquanto houver privilégios, haverão pessoas com medo da igualdade.
Verdade!!
Exato
Infelizmente
discordo, inclusive esse tipo de argumento é a base do capitalismo
1. Isso não é verdade, com a tecnologia que o ser humano tem hoje, se o conceito monetário atual não existisse, através da gestão de recursos naturais, poderíamos por exemplo, construir uma moradia de elevado padrão de qualidade de vida baseada nas necessidades individuais de cada família no mundo.
2. Referente à negação da sociedade por parte de um indivíduo, sou a favor da imposição da lei natural, através de um sistema educacional libertário, o homem que não sabe viver nesta sociedade vai se tornar escasso e eventualmente extinto através das gerações.
Olá! Uma sugestão: análise sobre o modelo de política da península escandinava (Finlandia, Suécia e Noruega, por exemplo) e os motivos de sua estabilidade e reeistencia às crises capitalistas e às guerras.
Mano, esse lance de vídeos sobre conceitos históricos é uma ideia muito boa. Esse vídeo mto bom.
Essa série de conceitos enriqueceu muito o seu canal. Já tava bom mas agora realmente ficou na medida, mesmo sabendo que pode melhorar!
No Brasil o Anarquismo Especifista é vertente que mais vem crescendo.
Para conhecer: CAB- Coordenação Anarquista Brasileira e ITHA- Instituto de teoria e história anarquista.
Viva o socialismo libertário. Viva o Poder Popular ( A ) ♥.
Parabéns! Um assunto tão complexo explicado de forma mais simples, porém com bastante conteúdo. MUITO BOM!
Sou de direita
E isso não me impede de aprender muita coisa com vc professor.
Belíssimo vídeo. Vim parar aqui por recomendação do Renan do canal Mas Afinal, e estou impressionado com a qualidade da pesquisa e da produção dos seus vídeos. Em meio a tanta baboseira na internet, é bom encontrar canais comprometidos com a Ciência e com o conhecimento.
Abraços e continue com o bom trabalho
Acho que poderia falar um pouco sobre Pierre-Joseph Proudhon, o instrumento inventado pelos anarquistas, a greve geral, e sobre o anarcosindicalismo e sua influência no mundo.
Maravilhoso/ muito massa. me ajudaram a montar Seminário da Faculdade de Serviço Social Em disciplinas / Serviço Social e Realidade Regional. precisava de um pouco de conhecimento e argumento. Não quase nada de Politica Brasileira até porque nunca gostei de plitica, gostava de História. Mas agora sei que é inevitável, política é história do Brasil e eu sou brasileira,estou amando.
Parabéns pela abordagem objetiva! Precisamos de mais conteúdos assim - que tratem de expor mais os conceitos do que opiniões.
acho que eu me apaixonei por você kkkkkk demais, entendi direitinho. sempre fui contra o anarquismo, achava que era um caos mas nada a ver. obrigada!!
Já assiste esse video varias vezes!! É muito bom principalmente pra quem é anarquista. Só doi mesmo ver alguem dizendo q ultra liberalismo é anarquia...
Muito bem explicado parabéns professor
Seus vídeos me ajudaram muito a não ser ignorante sobre esses assuntos, que são tão relevantes para entender um pouco melhor sobre essa nossa política e econômica. Obrigado.
Você disse nesse vídeo que está lutando para postar 1 vídeo por semana. 1 vídeo por semana, com tanto conteúdo de qualidade, é coisa para kcet. Pessoas como você fazem o RUclips ter uma boa qualidade de conteúdo. Gratidão.
Muito top seu canal! Você sempre neutro!! E respeitando as opiniões!!
Me senti inteiramente contemplado com o vídeo. Parabéns aos envolvidos!
Sobre a educação, tem a proposta de educação libertária, que é bem interessante e eu deveria estudar mais... Ahhh citaste. Booom!
Um amigo me indicou este canal, disse que é muito bom. Eu me inscrevi, quando tiver tempo assistirei, parabéns pela iniciativa. Pelos temas parece ser um bom canal.
A família tradicional pode ser considerada uma autoridade social?
Estou me transformando em um historiador sem diploma com esse canal. 😂😂 obrigado obrigahistória!
cara o trabalho desse canal ta lindo da porra! chega de gente querendo bancar militantezinho e blabla la ❤
Icles, eu estava assistindo seu BRILHANTE vídeo sobre direita e esquerda, que está com os comentários fechados, o que imagino o motivo nobre de nos poupar dos malucos troladores. Mas fiquei instigado a fazer um comentário naquele vídeo sobre a questão do posicionamento entre direita e esquerda que refere-se ao tamanho ou inexistência do estado, então decidi vir em outro vídeo +- próximo do assunto pra comentar, com todo o meu respeito.
Lá você diz que isso é um posicionamento mais comum da esquerda e que na direita essa questão é mais recente, e disse isso pensando na questão do Anarquismo, que de fato é a primeira corrente ideológica que imagina um governo SEM a presença do estado. Porém, quando se trata de "estado mínimo", você talvez tenha esquecido que a primeira corrente que pensa dessa forma, que a forte intervenção estatal inclusive teria formado os monopólios entre outros problemas e distorções no capitalismo, foi de fato a liberalismo de Adam Smith, que pode não ter sido o primeiro a pensar nisso, mas foi o primeiro a publicar em seus livros esse argumento, de que o estado deveria ter apenas poucas funções básicas e as principais seriam a manutenção da justiça e da segurança. Claro que, para todas as correntes ideológicas clássicas de direita e até mesmo pra maioria das correntes de direitas existentes até hoje, exceto os "anarcocapitalistas" e algumas poucas correntes "libertarianistas", o estado SEMPRE foi vital e importante, mesmo que tentassem minimizá-lo. Até mesmo para Mendel e Smith, quando definem o conceito de moeda, que teria surgido na sociedade de forma natural e sem o estado, através do mercado, eles admitem que a moeda só se torna universal e padronizada graças a presença necessária do estado, que seria a única instituição confiável para tal. Ou seja, quem é esperto sabe que o dinheiro só existe e é confiável, graças ao Estado. Apesar desse ponto que eu queria comentar, aquele vídeo está muito bom! E parabéns pelo seu trabalho.
Grande Abraço!
Eu acho que como exemplo de anarquista individualista você poderia usar o Lysander Spooner.
Excelente! Vibrante, conciso e completo! Parabéns!
Bomdia Icles. Ótimo vídeo. Deixo aqui a todos uma dica preciosa de livro: TAZ, zona autônoma temporária - autor Hakim Bay. (Ed. Conrad).
Li muitos comentários aqui. Uns contras, outros a favor, mas o livro acima deste filósofo estadunidense, prova que o anarquismo existe sim.
Prova disso: a própria internet.
O livro foi escrito na década de 80, e o autor já previa toda a Era da Informação e a existência do anarquismo, e prova isso com contextos históricos, onde mostra oq são as "zonas temporárias autônomas" (onde não existe a "ordem"), onde o estado não consegue identificar por serem momentâneas, e no momento q se acham essas "zonas", elas deixam de sê-las, surgindo em outro campo, tempo e território. Exemplo? Na minha opinião, o Festival de Woodstock 1969 foi uma, e o movimento Grunge nos fins dos anos 1980 outra, e até aqui no Brasil: a Tropicália naquele único ano de 1968, assim como o Movimento Antropofágico em 1928.
Outra dica de anarquismo e sua existência é a famosa frase de Miles Davis no auge do dito "Fusion" (Miles detestava rótulos): "Toque como se não soubesse tocar".
Vale a pena a leitura, mesmo sendo complicada de início.
Abs.
Boa, Icles! Eu tava nesses dias querendo entender melhor o anarquismo por conta da pouca visão que temos no currículo. Parece que você leu minha mente fazendo esse vídeo hehe
Meu amigo.... Seu canal é perfeito.... Assistirei sem dúvidas todos os vídeos.... Muito obrigado por nos dar essas aulas magníficas...
Parabéns por esse vídeo, dá uma visão introdutória bacana sobre o tema. Algum dia no futuro sugiro fazer uma comparação entre Bakunin, Proudhon, Kropotkin, Malatesta e dos entendimentos e desentendimentos com os pensadores socialistas/comunistas.
AMEI SEU CANAL NOS PRIMEIROS MINUTOS, ONDE VOCÊ ESTAVA FALANDO COMO NORMALMENTE É SEU CANAL E O QUE VOCÊ FEZ, MINHA PUPILA ATÉ DILATOU, KKKKKKKKKK, AMEI, MAIS UMA INSCRITA! SUCESSO PRA TI.
Quanto à questão da pirâmide: quando falamos em pirâmide, pensamos numa hierarquia (Talvez). Em escala Geográfica teríamos a organização em pirâmide, mas em escala organizacional, teríamos uma rede.
Que canal excelente o Pirula me deu a conhecer. Que bom que a net brasileira tem conteúdos tão bons, nós os tugas não temos nada de jeito, só anedotas e videos de moleques a tomar banho de gelatina e a comer sabão :-p
O meu banco, um dos principais em Portugal, o Montepio, é de inspiração anarquista, ele é detido por uma associação mutualista, os associados da mesma são clientes e donos do banco, e decidem o destino do mesmo democraticamente em assembleia -- claro que quem tem lá mais dinheiro tem propositalmente mais votos. Ele foi fundado por maçons, o próprio logotipo é um simbolo maçom, o pelicano.
O conteúdo do seu canal é muito bom, você explica muito bem!!!
Podia ter em esse conteúdo em podcast!
Muito bem mano, continue assim, sendo o mais imparcial possível, fazendo coerência com o título do vídeo, sem dizer o que acha ou se é certo ou errado.
Mais um inscrito.
tmj
Em uma frase ele conseguiu resumir da forma mais completa possível sem deixar quase nada passar. Parabéns, você faz um excelente trabalho !
Valeu!
excelente seu trabalho. muito importante facilitar o conhecimento humano. forte abraço muita força rapá!!!
Muito interessante: obrigado pela aula! Tenho uma questão: Sartre, filósofo do século XX, não pode ser contado dentre marxistas, e, também, passa longe do liberalismo - pode-se pensar sua filosofia da liberdade como 'anarquista'? E mais, não seria também diferença decisiva entre o marxismo e o anarquismo o fato, denunciado por Sartre, que a igualdade proposta pela experiência russa, por exemplo, vinha em troca da completa e absoluta submissão da liberdade individual? Ou seja, socialismo e liberdade juntos, ou, Sartre seria, desse ponto de vista, uma alternativa a Bakunin? Enfim, a filosofia de Sartre seria uma proposta que, embora anarquista, nunca foi considerada como tal?
Explicação bem prática e sem enrolação. Bom vídeo man
explicou muito bem entendi td. Muito obrigado👏👏
Bom, achei o vídeo muito bom mas acho que você poderia usar mais os conceitos: autogestão, assembleias locais, ação direta, propaganda pelo ato, etc. A questão da revolução que você disse não é tão utópica assim que a gente observa experiências históricas: Rojava na Resistência Curda, a Comuna de Paris, o Exército Zapatista no México, etc. Inclusive os indígenas conseguem ser mais anárquicos no sentido prático por causa de seus costumes e tradições comunitárias e em harmonia com a natureza. Também tem relação com o anarquismo a Permacultura. Fica aí a dica pra um próximo vídeo. Valeu!
ele falou mais do anarquismo clássico mesmo, que teve muita força no fim do século XIX e começo do XX (inclusive no Brasil)... permacultura, freeganismo, veganismo, ambientalismo são de vertentes mais recentes como o anarquismo verde ou o anarco primitivismo
apesar de ter suas origens lá em Thoreau
faltou falar de muita coisa na verdade
Diego Nexus boto fé, é verdade. Notei no vídeo também aquele preconceito inicial que a maioria da cultura ocidental tem com o conceito "anarquismo".
+Diego Nexus veganismo como uma vertente do anarquismo...Essa eu não sabia.
Não Religioso #Bazarov não foi isso que eu disse, eu falei que o veganismo faz parte de vertentes recentes do anarquismo
Diego Nexus Ah ta!Desculpe pelo erro de interpretação.
Conheci seu canal agora, gostei e muito.
O Anarquismo não é contra o Socialismo, mas sim o chamado "Socialismo Real". O Anarquismo defende o Socialismo Libertário.
Viva Chomsky!
@@matheuscosendey5209 Viva!
Achei genial sua ideia de conceitos históricos! Seu canal está interessantíssimo, parabéns Icles! ;*
Valeu, Carol!
Proudhon sobre propriedade:
“Do princípio que a propriedade, irreverenciosa quanto ao príncipe, rebelde à autoridade, anárquica enfim, é a única força que poderia servir de contra-peso ao Estado, provem este corolário: que a propriedade, absolutismo dentro de um outro absolutismo, é ainda para o Estado um elemento de divisão. O poder do Estado é um poder de concentração; dê-lhe a vazão, e toda a individualidade logo desaparecerá, absorvida na coletividade; a sociedade tomba no comunismo; a propriedade, ao contrário, é um poder de descentralização, porque ela mesma é absoluta, ela é anti-despótica, anti-unitária; nela está o pricípio de toda federação: e é por isso que a propriedade, autocrática por essência, transportada a uma sociedade política, ela se torna republicana.“
Eu tenho um livro muito bom, no meu ponto de vista, chamado "O enigma do político", da Professora Pogrebinschi. Ela corrobora o que você fala entre os 07:00 e 09:00. Eu concordo plenamente também, apenas com uma ressalva do uso da palavra socialismo, à qual tenho muito receio em usar nos debates acadêmicos. Eu prefiro propor o seguinte: o Marxismo ("Comunismo") prega a ideia de que a Revolução (socialista) derrubaria o Estado ao final do processo. Já o Anarquismo (Anarco-comunismo) prega a ideia de primeiro a derrocada das estruturas de poder do Estado, para o pós estabelecimento de uma sociedade calcada nos preceitos que você já postulou de maneira impecável.
Minha reticência em relação ao uso do termo socialismo está em questões pessoais e didáticas. Prefiro Revolução, pois haverá ruptura do status quo nos dois modelos propostos.
Desculpe se cometi algum erro, e espero sua correção.
Parabéns pelo canal e pela explicação sobre o anarquismo
Cara, muito bom o vídeo, bem informativo, mas fiquei curioso pra saber a sua visão sobre anarquismo, seria legal um vídeo sobre isso também =]
Parabéns pelo vídeo, sem dúvida um dos melhores senão o melhor que assisti.
Só podia ter falado um pouco da revolução Espanhola mas o vídeo ficaria muito longo.
+1 Inscrito
O Anarco-Capitalismo é um conceito incoerente, pois o capital é também uma autoridade, a pior de todas autoridades, a primeira que deve ser rompida e eliminada
Amigo faz um vídeo sobre a diferença do socialismo vs capitalismo.
Assisti a esse vídeo esperando conseguir compreender de fato a diferença do anarquismo para o comunismo e segui com a mesma dúvida, risos. A não passagem pelo socialismo é apenas a mudança do meio, mas o fim me parece sempre o mesmo. Talvez precise ler ainda mais para entender a diferença, mas a questão do socialismo é relevante e me deu uma luz sobre o tema. Apenas uma pequena correção, o comunismo não prevê a união das classes e sim a abolição delas, exatamente como na sua definição de anarquismo. Abraços.
Bom dia ,e parabéns ,pelo excelente contextualização no meu entendimento o Anarquismo às vezes se faz necessário ,quando o estado não atende os anseios da população pessoas ,que divergem a ele resolvem do seu jeito ! Rs
Muito obrigado pelas aulas grátis.
parabéns pelo vídeo. curti muito. consegui extrair bem a ideia sobre o assunto.
esta de parabéns.
A introdução desse canal é massa de mais!!!
Parabéns!
Excelente explanação.Parabéns.Já registrei meu "like" e devidamente inscrito.Abraços
Ótimo vídeo, assim como os outros. Gostaria de preencher o questionário "quem é você". Como faço?
Digo isso por que tenho meus pensamentos sobre o assunto em geral e gostaria de saber onde eles se encaixam.
não esperem que eu fale de "anarcocapitalismo". Sensacional kkkkkkkk
Guitarra e Nostalgia até porque, não existe anarco-capitalismo, o nome disso é ultra-liberalismo-econômico!
Mandou um /ignore
kkkkkkkk
Anarquismo entao quer dizer que: liberdade pra tudo, menos pra eu controlar meu dinheiro. Isso? Até pq liberalismo economico tem a ver com Liberdade, assim como anarquismo.
SLucaZ br
Que dinheiro?
Moeda é confiança chancelada pelo Estado. Sem autoridade estatal, sem autoridade monetária, sem moeda.
"Anarquismo entao quer dizer que: "
então pra tu, anarquismo quer dizer: vamos derrubar o Estado publico, mas vamos impor um segundo Estado ainda pior que o primeiro para nos controlar de forma ainda mais absoluta e autoritária?
anarquismo tem haver com liberdade absoluta. Já anarcocapitalismo foge completamente da liberdade absoluta. Uma vez que você de poder total pros empresários, você automaticamente dará uma chave pra eles trazerem de volta o inicio da Revolução Industrial inglesa. E por isso que anarcocapitalismo além de incoerente é idiota
Aula ótima parabéns
Parabéns pelo vídeo. Exposição nua e crua do tema sem a emissão de opiniões tendênciosas
melhor explicação! 👏👏👏👏👏
Acho que todo o trabalho sobre anarquismo que não envolve a Suíça Medieval é totalmente nulo, pois dentro da estrutura medieval o que foi formado na Suíça dos século XII e XIII é o que mais tem próximo de uma organização de "homens livres" que se tem na história universal.
.
O problema que o Estado Suíço como foi organizado nos últimos séculos não é simpático aos historiadores atuais, e por mero preconceito esquecem do passado.
Maravilhosa explicação, obrigado!
Parabéns pelo canal. Sua análise é criteriosa, sua valoração parece ser equilibrada, não apaixonada. Já fez algum vídeo sobre a escola de Frankfurt? Fica o pedido.
Amei, seu vídeo será importantíssimo para meu TCC, nova inscrita no canal!
Revendo pra memorizar
Ótima aula.
Libertade, justiça, e igualdade.
Muito bom o canal, sério! Me ajuda muito, consigo sanar várias dúvidas. Queria saber se tem algum vídeo sobre comunismo?
Muito bom, estou adorando o canal.
entretanto tiveram algumas curtas experiencias como na catalunha durante a guerra civil espanhola, na ucrania durante a guerra civil russa, na coreia durante a invasão japonesa...
Viva a Anarquia!
vídeo introdutório enriquecedor ..adorei ..
te escucho en el noroeste de mexico y te entiendo perfecto, salud
No geral, é uma idéia bonita, mas na prática se fragmentaria. Termina a revolução, termina o consenso.
Muito bom, gosto muito dos seus vídeos e a forma didática com que aborda cada assunto.
Didático e muito bem explicado. mais um escrito, virei fã do canal! abraço e passar bem.
Ótimo trabalho. Parabéns pela iniciativa.
E o levante Mexicano do Exército Nacional de Libertação Zapatista de 1994? Não é considerado uma ação grande e efetiva de carácter anarquista?
MARAVILHOSAAAAAAAAAAAAAAA aula! 💙✨
Bom vídeo.
Muito correto.
Obrigado pelo vídeo.
gostei de suas explicações esclarecedoras
acabei chegando ao teu canal por causa de uma questão que errei. eu entendo o anarquismo, a grosso modo, como a ausencia de governo. Claro que vendo seu video, vi que é bem mais que isso. a questão dizia o seguinte:
Para a justiça como equidade os cidadãos estao envolvidos na cooperação social, e portanto sao plenamente capazes de fazer isso durante toda a vida. Pessoas assim consideradas tem aquilo que poderíamos chamar "as duas faculdades morais", descritas como segue: I [..] capacidade de compreender e aplicar os princípios de justiça política que determinam os termos equitativos de cooperação social. [...] (II) capacidade de formar uma concepção do bem: capacidade de ter, revisar e bustar atingir de modo racional uma concepção do bem. [...] Ao dizer que se considera que as pessoas tem ambas as faculdades morais, dizemos que elas tem as capacidades necessárias nao só para envolver-se em uma cooperação social mutuamente benéfica durante a vida toda, mas tambem para honrar os termos equitativos dessa cooperação por eles mesmos.
O texto apresenta um aspecto de um pensamento moderno, que pertence à corrente do:
b) anarquismo, que defende o alcance do bem comum por meio do interesse coletivo
d) liberalismo, que expressa a relação entre liberdade e autonomia individual cidadã.
Coloquei só as alternativas que fiquei na duvia. o problema é que considerei que ele falava do anarquismo. o gabarito diz que se trata do liberalismo. eu queria entender onde estou me equivocando... voce pode me ajudar?!
muito interessante !
Legal ,tive uns amigos q eles falavam isso mas nunca aprofundei nisso .gostei
vi um video do gregnews sobre democracia aleatória, isso poderia funcionar no Brasil, como foi esse sistema historicamente?
Adorei o vídeo, mais uma inscrita. Gostei muito da parte sobre educação. Fica a dica um vídeo sobre isso posteriormente. Parabéns.
vlw qdo que Deus abençoe. tamos juntos. inscrito viu!!!
Pedir uma análise real sobre Anarquismo seria uma desonestidade minha. Mas você se esqueceu muitos autores anarquistas. E Felipe Corrêa não é bem um autor que "nós" , anarquistas, respeitamos... Mas por fim, bom trabalho.