Tenho uma CBX 250 Twister 2007. A viscosidade original é 20w50 mineral. Troquei pelo 15w50 semisintético Motul 5100, e cara, a diferença é gigante. A diferença entre 15w e 20w é que na partida o 15w é mais fino, ou seja, é mais fácil subir e circular no motor, e como o 50 vale pra ambos em alta temperatura, fiz a troca e não me arrependi. O motor vibra menos, câmbio mais macio... Valeu a Pena.
Caramba, era este comentário que eu estava procurando nos vídeos que assisti até agora, muito bom mesmo amigo! Estava procurando por óleo semissintetico na viscosidade 20w50 pra minha Yamaha fazer 150, muito difícil achar, somente motul que AGR nessa linha 5000+ ficou péssimo, vou trocar a viscosidade e a marca , talvez Castrol 15w50
Informações corretas, porém , deveria tb ter mencionado sobre o óleo ser mineral, semi sintético ou sintético. E sobre a classificação JASO - MA, MA 2. A matéria ficou incompleta.
Um exemplo simples, no nível do mar a água ferve à 100¤ Célcius, isto é, à 0 Atm de pressão. De acordo com que você vai subindo aumenta-se a pressão Atm, isso faz com que a água ferva mais rápido. A mesma coisa acontece com o óleo. Porém temos que acrescentar que quando a temperatura é menor diminui a viscosidade natural do óleo, deixa ele mais grosso. Se você estiver só de passagem, dependendo do tempo em que for ficar não faz muita diferença. Mas se você mora neste lugar é bom entrar em contato com a fabricante e ver que óleo eles indicam.
Engraçado que fala pra obedecer o manual que não pode mudar de viscosidade e tem montadora que sugere dois tipos de viscosidade totalmente distintoa pra um mesmo motor, por exemplo a Yamaha que sugere o 10w40 ou 20w50, o primeiro número já sugere o dobro de viscosidade em partida a frio, e aí como fica a situação? Eu sei que eu irei usar agora o 15w50, já que é difícil encontrar 20w50 semissintetico, só tem mineral no mercado!
Engraçado no manual da xj6 recomenda o 20w50,na concessionária recomenda e vende o 10w40,a honda recomenda pra pop100 10w30 o mesmo oleo tambem pra cbr 1000, se for na onda das concessionárias o motor vai pra retifica rapidinho
Se for seguir o manual cuidado, pesquise na internet se já existe caso de erro para este veículo. Exemplo que aconteceu com as motos xre 300 no início de sua producao, que no manual pedia pra trocar o óleo a cada 6.000 km, e por isso o motor sobreaquecia e em conjunto com seu cabeçote fino causava a trinca do mesmo. Outro exemplo é o do Honda Civic antigo, que o manual recomendava o óleo errado por um erro no manual. Que a montadora demorou anos para reconhecer.
@@Ludwig385 XRE trinca por pede que seja feita a regulagem das válvulas a cada 4000 km se trava, foi um erro no o projeto das válvulas e não por conta do óleo. Viscosidade e de acordo com motor e não cilindrada qualidade do óleo não está na viscosidade e sim no seu material tipo Mineral Semi sintético Sintético Onde os dois últimos são os melhores e a diferença e muito pouca pelo que entregam
Jp melo, ótimo comentário, me evitou tempo em postar. Mas realmente acho um absurdo todas as cc recomedarem oleo 10w30 pra CGzeiros, Twisteiros, e Yamaheiros.. até onde sei, esse motores são projetados pra uso do 20w50. A folga de fabricação diminuiu com os melhoramentos dos processos de produção, mas a dilatação dos materiais pelo calor, continua a mesma. Ainda acho o oleo 20w50 SL o mais seguro pra uso aqui no Brasil.
Então trabalho com um. Broz 160 des zero com seu 115 mil usando 10w30 crio uma folga no cilindro saltei pra 20w50 rodei até 217 até abri pra fazer o motor assim que foi feito botei 10w30 e a moto não aceitou esquentou começava a fumaça tive d volta pro 20w50
Isso é bom, o Semi-Sintético dura mais e suas moléculas são mais homogêneas que as do mineral. Leia meu comentário mais à cima, lá eu explico como é classificado o óleo e se você pode ou não mudar sua classificação.
Ok as informações, mas não seria válido adaptar o óleo conforme a temperatura da região onde se trafega? Comparando o sul e o norte do país, a diferença de temperatura é bem grande em algumas épocas do ano, e aí, o que se recomenda?
Uso motul 3000 20w50 , e quero mudar para o 7100 , e fui indicado a por o 15w50 , minha moto é uma senhora de 30 anos Indy 750 , mas estou inclinado a por o 7100 20w50 , o que acham?
apesar que já tem um mês que vc perguntou kk, mantendo a viscosidade de 20w50, pode ser colocado o sintético sim. de mineral pra sintético seria um salto gigante.
Como alguém pode colocar um slider desses! Na primeira queda ele vai dobrar e entrar no cilindro/cabeçote. haste com um ponto de fixação não suporta um peso de mais de 140 quilos acelerado pela queda.
Eu tenho uma 160 e uso o da honda. Sempre troco na loja que comprei a moto. A honda pede cada troca 6.000 km ja mais faço isso eu troco cada 1.000 km .. assim eu estou cuidando do meu veiculo e sei a vida util da motoca..
.. na verdade a indicação é que a troca seja até 6.000 km desde que, observado o nível e, se preciso completar. Sigo este procedimento com uma morto bem mais velha, que tenho desde 2006, uma CG 150 2003 ( O que é para 3.000 limite de troca), uso o Castrol semi sintético 20w 50 actevo. É somente nunca
.. nunca deu problemas.. também uso este óleo, da mesma forma, na minha outra moto super tenere 1200 2018.. que a troca é até 5000 km.. só alegria! Abraço
@@mariane7003 não adianta meu amigo, a gnt pode explicar o abc para quem troca a cada 1000km e eles não mudam... deixe que continuem rasgando dinheiro... vão chegar nos 100.000km e ai alem de terem gasto uns 4k só em óleo ainda terao que gastar mais mil e poucos para fazer a retifica
Eu comprei uma factor 150 usada e o ex dono usou óleo 20w 50 e o motor faz um barulho horrível, eu vi no manual q ela aceita o 10w 40, eu posso trocar pro 10w40?
Uma duvida. O mobil 10w 40 super moto. Posso usar na CB 300R 2012 ? Já q ele tem mais viscosidade em alta temperatura. Pois o motor da CB 300 esquenta de mais.
@@SonnyVieira90 Eu perdi um motor mudando a viscosidade do óleo... Sempre usava o 20w50 mineral. Daí fui trocar pro 20w50 semi-sintético. Estragou, a moto começou a fumar. Daí, o que me disseram é: mudar de marca sim, mas viscosidade e tipo (mineral, semi, sintético) nunca.
@@GiozaoGravacoes o tipo não. Mineral para semi sintenco não pode mudar. O 10w 30 e o 40 ambos são semi sintéticos o q eu mudei foi a viscosidade e resistência. Q em tese o 40 é bem melhor. Ainda mais para a cb 300
Motor de moto n pode ñ , com motor velho tipo , cht , ap , chevette, opala , pode por oleo mais grosso , para tirar fouga por desgaste e a presão na linha
CBS foi o nome que a Honda deu a esta gambiarra, Não é um sistema único dela! O nome correto é freio-combinado. E eu desativei da minha YAMAHA. Sem contar que no manual da Factor diz que podemos usar até 3 lubrificantes com viscosidades diferentes.
Mineral, Semi Sintético e Sintético um é a evolução do outro, se no seu manual não existe restrições para fazer o upgrade do tipo de óleo não tem problema algum mudar, o que não pode é regredir um exemplo, vc utiliza Semi Sintético e volta para Mineral. Não altere a viscosidade principalmente para partida a frio, se pede 10w continue com 10w. Uma atualização necessaria para os manuais, API SJ já é obsoleto as vigentes são API (American Petroleum Institute) SL, SM e a mais atual API SN normalmente encontrada nos óleos 100% sintéticos. E tem a JASO também MA, MA2 e MB que é só para motos Scooters.
E moto com kilometragem alta? A minha cbr 250 ta com 105mil km. Ja ouvi falar que motor com kilometragem alta exige um oleo mais gorsso. Procede? A minha o manual pede 10w 30, e uso especificado no manual.
@@naelysonpassos5343 Cuidado, tinha um colega que tinha um Chevette Tubarão, o óleo correto era 20W50 mas como o motor tava cansado o antigo dono usava óleo de caminhão 20w60, resultado, quando meu colega comprou ele usou por 6 meses e achou que o carro tava bebendo muito combustível, e o mecânico depois de acertar filtros, mangueiras, carburador e fazer regulagem de válvulas e ponto, notou que tava dando borra no cabeçote e orientou que ele trocasse o óleo. Ele trocou o filtro e o óleo, como não sabia da troca por óleo mais grosso, o mecânico colocou o original 20w50. E o motor abriu o bico e bateu logo em seguida. Ele culpava o Mecânico, mas com um colega nosso em comum que conhecia o dono antigo descobrimos sobre a mudança do óleo e ele acabou por escolher retificar o motor.
@@AndersonMotors82 Fala, Anderson ✌🏻 De acordo com quase tudo! Nós dois acompanhamos o Chico e o China. O mestre indica sempre a Castrol, que em seu site tem uma ferramenta "buscador de óleo". A própria Castrol indica um óleo sintético que, para o meu caso, é com a viscosidade de partida a frio menor do que pede o manual da minha moto. Se fosse um pecado tão grande alterar essa viscosidade a frio, acredito que teríamos visto algum vídeo dos dois falando sobre isso. Até hoje só vi falarem que não pode aumentar a viscosidade de quando o motor atinge a temperatura ideal de trabalho.
Tenho uma fan 150 2009 já virei o velecimetro 13 vezes e só uso óleo de carro Castrol GTX 20w50ou Shell Helix 20w50 não tem nada igual já usei todos tipos de óleo de moto é tudo uma bosta,ah antes que perguntem sim já fiz o motor várias vezes nesse tempo todo,mas a minha média de motor é em torno de 140,000 mil para cada manutenção!
Cuidado, não é nada bom usar um 20w50 quando o manual recomenda 10w30. Todo o motor foi projetado pra trabalhar com esse óleo menos viscoso, os dutos e galerias internas são específicos pra essa viscosidade. Alterando a viscosidade para uma maior, faz com que haja maior dificuldade do óleo chegar em certos pontos do motor, exemplo no cabeçote, pois quando é dada a primeira partida no dia, é necessário o óleo subir novamente pro cabeçote, e isso demora muito mais tempo quando está sendo usado um óleo mais viscoso. E é nesse momento que o motor mais sofre desgaste, pois as peças estão trabalhando "secas", até que o óleo chegue lá. Além disso há o aumento na pressão do óleo devido a resistência na passagem dos dutos.
@@gambitng1101 bom, se vc acredita que isso não vai trazer problemas, aí é com você. Além do que o oléo 20w50 em 99% das fabricantes é mineral, oléo mineral causa muita borra no motor, e isso a longo prazo ocasiona muitos problemas.
Tenho uma CBX 250 Twister 2007. A viscosidade original é 20w50 mineral. Troquei pelo 15w50 semisintético Motul 5100, e cara, a diferença é gigante.
A diferença entre 15w e 20w é que na partida o 15w é mais fino, ou seja, é mais fácil subir e circular no motor, e como o 50 vale pra ambos em alta temperatura, fiz a troca e não me arrependi.
O motor vibra menos, câmbio mais macio... Valeu a Pena.
Certíssimo! A viscosidade a frio pode ser alterada, faltou isso no vídeo.
Caraca e eu achava que só eu fiz isso, slc é muito melhor, 2500km a troca na Twister e 2000 na minha 150, ambas uso o motul 5100
Caramba, era este comentário que eu estava procurando nos vídeos que assisti até agora, muito bom mesmo amigo! Estava procurando por óleo semissintetico na viscosidade 20w50 pra minha Yamaha fazer 150, muito difícil achar, somente motul que AGR nessa linha 5000+ ficou péssimo, vou trocar a viscosidade e a marca , talvez Castrol 15w50
Canal de RUclips é só balela, eu venho pelos comentários que é onde está a experiencia.
@@lucasspfclg sério que não gostou do Motul 5000+ ? Tentou a linha 5100?
Se tiver usando o Castrol pode dizer se gostou?
Obrigado.
Primeiro a vizualizar hahahaha excelente vídeo como sempre.
Ótimas informações, corretissímo....
Parabéns pelo conteúdo...
Ótimo vídeo! Tirou todas as minhas dúvidas! 👏🏼🤝🏼
Informações corretas, porém , deveria tb ter mencionado sobre o óleo ser mineral, semi sintético ou sintético. E sobre a classificação JASO - MA, MA 2. A matéria ficou incompleta.
tem problema sair de um 20w50 pra um 15w50?
Por que o manual propõe a troca de viscosidade em latitudes mais quentes ou mais frias?
Um exemplo simples, no nível do mar a água ferve à 100¤ Célcius, isto é, à 0 Atm de pressão. De acordo com que você vai subindo aumenta-se a pressão Atm, isso faz com que a água ferva mais rápido. A mesma coisa acontece com o óleo. Porém temos que acrescentar que quando a temperatura é menor diminui a viscosidade natural do óleo, deixa ele mais grosso. Se você estiver só de passagem, dependendo do tempo em que for ficar não faz muita diferença. Mas se você mora neste lugar é bom entrar em contato com a fabricante e ver que óleo eles indicam.
Posso usa uma coroa de 44 dentes em uma fan 125 2007 sem problemas
Muito boa a explicação valeu
Pode usar o 10w40 na bros 160? Aqui é muito quente. Moro no sertão da Paraíba.
Boa dica poucos sabem obg gente
So uso 20w50.muito bom
Engraçado que fala pra obedecer o manual que não pode mudar de viscosidade e tem montadora que sugere dois tipos de viscosidade totalmente distintoa pra um mesmo motor, por exemplo a Yamaha que sugere o 10w40 ou 20w50, o primeiro número já sugere o dobro de viscosidade em partida a frio, e aí como fica a situação? Eu sei que eu irei usar agora o 15w50, já que é difícil encontrar 20w50 semissintetico, só tem mineral no mercado!
Engraçado no manual da xj6 recomenda o 20w50,na concessionária recomenda e vende o 10w40,a honda recomenda pra pop100 10w30 o mesmo oleo tambem pra cbr 1000, se for na onda das concessionárias o motor vai pra retifica rapidinho
Boa noite no mínimo respeitar o manual semi sintético ou sintético ajuda a prolongar a vida útil do motor
Se for seguir o manual cuidado, pesquise na internet se já existe caso de erro para este veículo. Exemplo que aconteceu com as motos xre 300 no início de sua producao, que no manual pedia pra trocar o óleo a cada 6.000 km, e por isso o motor sobreaquecia e em conjunto com seu cabeçote fino causava a trinca do mesmo. Outro exemplo é o do Honda Civic antigo, que o manual recomendava o óleo errado por um erro no manual. Que a montadora demorou anos para reconhecer.
@@Ludwig385 XRE trinca por pede que seja feita a regulagem das válvulas a cada 4000 km se trava, foi um erro no o projeto das válvulas e não por conta do óleo.
Viscosidade e de acordo com motor e não cilindrada qualidade do óleo não está na viscosidade e sim no seu material tipo
Mineral
Semi sintético
Sintético
Onde os dois últimos são os melhores e a diferença e muito pouca pelo que entregam
Jp melo, ótimo comentário, me evitou tempo em postar. Mas realmente acho um absurdo todas as cc recomedarem oleo 10w30 pra CGzeiros, Twisteiros, e Yamaheiros.. até onde sei, esse motores são projetados pra uso do 20w50.
A folga de fabricação diminuiu com os melhoramentos dos processos de produção, mas a dilatação dos materiais pelo calor, continua a mesma.
Ainda acho o oleo 20w50 SL o mais seguro pra uso aqui no Brasil.
@@ThiagoPerroni depende você pode usar um óleo equivalente ou superior não olhe sempre pra viscosidade e sim para o API se é SL , SJ, SM, OU SN
Poço trocar de 10w30 pra 10w40
Gostei muito dica preciosa topizera
Então trabalho com um. Broz 160 des zero com seu 115 mil usando 10w30 crio uma folga no cilindro saltei pra 20w50 rodei até 217 até abri pra fazer o motor assim que foi feito botei 10w30 e a moto não aceitou esquentou começava a fumaça tive d volta pro 20w50
Tenho cg 125 2005 vareta e tenho está dúvida se posso troca 20w50 pelo 10w40 ?
Não
Uso na minha semi sintético posso usar o mesmo sendo sintético
Posso usar o mobil 20w50 na minha Bros 2019? Ja fiz o seguimento uma vez
Boas dicas! Valeu! 👊🏽
e sobre mudar do mineral para o semi sintético, mantendo a msma viscosidade do manual ?
Isso é bom, o Semi-Sintético dura mais e suas moléculas são mais homogêneas que as do mineral. Leia meu comentário mais à cima, lá eu explico como é classificado o óleo e se você pode ou não mudar sua classificação.
@@Ludwig385 obrigado pela resposta,tenho uma YHAMAHA lander 250 ano 2011 usa óleo 20w50 mineral, vou mudar para o semi sintético.
@@donnyteles9746 tenho uma Fazer 250 - 2010 e faz tempi que uso o 100% sintético 5W 30. Perfeito, melhorou muito e não troco mais de óleo pra ela.
Ok as informações, mas não seria válido adaptar o óleo conforme a temperatura da região onde se trafega? Comparando o sul e o norte do país, a diferença de temperatura é bem grande em algumas épocas do ano, e aí, o que se recomenda?
Não, use o recomendado.
Tenho uma Twister 250f mudei do semi sintético para o mineral,posso voltar para o semi sintético?
Viu Diferença ?
Achei estranho pq no vídeo estão colocando 20w50 na cb300 onde é recomendado o 10w30
Na CB 300 ano 2010 é recomendado o óleo 20w50 e de 2011 em diante é o 10w30, porem é o mesmo motor de 2010 a 2015, tanto faz a viscosidade nesse caso
Sempre usei óleo de caminhão e tá dando certo
Olha só q audácia
Se tiver a msm especificação tranquilo!
Uso 5W 30 sintético de carro faz tempo. Perfeito
O óleo, é o sangue do motor
Uso motul 3000 20w50 , e quero mudar para o 7100 , e fui indicado a por o 15w50 , minha moto é uma senhora de 30 anos Indy 750 , mas estou inclinado a por o 7100 20w50 , o que acham?
apesar que já tem um mês que vc perguntou kk, mantendo a viscosidade de 20w50, pode ser colocado o sintético sim. de mineral pra sintético seria um salto gigante.
tenho uma Yamaha fazer 250 2010modelo 2011 uso o yamalube mineral 20w50 devo trocar pele o yamalube semi sintético 10w40 ou contínuo com o 20w50?
Imagino que tu já tenha rodado bastante no 20w50, continua com ele, mas se for mudar, mude pra um semi-sintético ou sintético, a viscosidade não mude
Yamalube eo melhor óleo de todos. Na moral
SQN
Como alguém pode colocar um slider desses! Na primeira queda ele vai dobrar e entrar no cilindro/cabeçote. haste com um ponto de fixação não suporta um peso de mais de 140 quilos acelerado pela queda.
Eu tenho uma 160 e uso o da honda. Sempre troco na loja que comprei a moto. A honda pede cada troca 6.000 km ja mais faço isso eu troco cada 1.000 km .. assim eu estou cuidando do meu veiculo e sei a vida util da motoca..
.. na verdade a indicação é que a troca seja até 6.000 km desde que, observado o nível e, se preciso completar. Sigo este procedimento com uma morto bem mais velha, que tenho desde 2006, uma CG 150 2003 ( O que é para 3.000 limite de troca), uso o Castrol semi sintético 20w 50 actevo. É somente nunca
.. nunca deu problemas.. também uso este óleo, da mesma forma, na minha outra moto super tenere 1200 2018.. que a troca é até 5000 km.. só alegria! Abraço
@@mariane7003 não adianta meu amigo, a gnt pode explicar o abc para quem troca a cada 1000km e eles não mudam... deixe que continuem rasgando dinheiro... vão chegar nos 100.000km e ai alem de terem gasto uns 4k só em óleo ainda terao que gastar mais mil e poucos para fazer a retifica
Mas a Honda mudou a viscosidade para todas suas motos, inclusive as que usavam 20w50.
Eu comprei uma factor 150 usada e o ex dono usou óleo 20w 50 e o motor faz um barulho horrível, eu vi no manual q ela aceita o 10w 40, eu posso trocar pro 10w40?
Estou com essa mesma dúvida. Inclusive é a mesma moto.
Por isso que os motores de hoje duram menos...
Uma duvida.
O mobil 10w 40 super moto.
Posso usar na CB 300R 2012 ?
Já q ele tem mais viscosidade em alta temperatura. Pois o motor da CB 300 esquenta de mais.
Siga o manual.
@@GiozaoGravacoes manaual pede o 10w 30.
Q sempre usei. Fui testar o 10w 40
Por conta da viscosidade em alta temperatura.
@@SonnyVieira90 Eu perdi um motor mudando a viscosidade do óleo... Sempre usava o 20w50 mineral. Daí fui trocar pro 20w50 semi-sintético. Estragou, a moto começou a fumar. Daí, o que me disseram é: mudar de marca sim, mas viscosidade e tipo (mineral, semi, sintético) nunca.
@@GiozaoGravacoes o tipo não. Mineral para semi sintenco não pode mudar. O 10w 30 e o 40 ambos são semi sintéticos o q eu mudei foi a viscosidade e resistência. Q em tese o 40 é bem melhor. Ainda mais para a cb 300
Vocês não são engenheiros mecânicos. Não façam merda
E aquela "regra" de que, pode trocar, porém a viscosidade deve ser menos e nunca maior, tando a frio quanto quente.
Alguém sabe se realmente pode?
Gostaria de saber também
Show
Like!👊
Motor de moto n pode ñ , com motor velho tipo , cht , ap , chevette, opala , pode por oleo mais grosso , para tirar fouga por desgaste e a presão na linha
Utilizava o mineral motul 2050....agora uso o semisintetico motul 2050,
CBS foi o nome que a Honda deu a esta gambiarra, Não é um sistema único dela! O nome correto é freio-combinado. E eu desativei da minha YAMAHA. Sem contar que no manual da Factor diz que podemos usar até 3 lubrificantes com viscosidades diferentes.
👏👏👏👏
Mineral, Semi Sintético e Sintético um é a evolução do outro, se no seu manual não existe restrições para fazer o upgrade do tipo de óleo não tem problema algum mudar, o que não pode é regredir um exemplo, vc utiliza Semi Sintético e volta para Mineral.
Não altere a viscosidade principalmente para partida a frio, se pede 10w continue com 10w.
Uma atualização necessaria para os manuais, API SJ já é obsoleto as vigentes são API (American Petroleum Institute) SL, SM e a mais atual API SN normalmente encontrada nos óleos 100% sintéticos.
E tem a JASO também MA, MA2 e MB que é só para motos Scooters.
E moto com kilometragem alta? A minha cbr 250 ta com 105mil km. Ja ouvi falar que motor com kilometragem alta exige um oleo mais gorsso. Procede? A minha o manual pede 10w 30, e uso especificado no manual.
Continua usando 10w30, se tivesse que trocar, no manual constaria essa mudança na viscosidade do óleo.
@@naelysonpassos5343 não procede alterar a viscosidade para motor com KM alto, isso é mito.
@@naelysonpassos5343 Cuidado, tinha um colega que tinha um Chevette Tubarão, o óleo correto era 20W50 mas como o motor tava cansado o antigo dono usava óleo de caminhão 20w60, resultado, quando meu colega comprou ele usou por 6 meses e achou que o carro tava bebendo muito combustível, e o mecânico depois de acertar filtros, mangueiras, carburador e fazer regulagem de válvulas e ponto, notou que tava dando borra no cabeçote e orientou que ele trocasse o óleo. Ele trocou o filtro e o óleo, como não sabia da troca por óleo mais grosso, o mecânico colocou o original 20w50. E o motor abriu o bico e bateu logo em seguida. Ele culpava o Mecânico, mas com um colega nosso em comum que conhecia o dono antigo descobrimos sobre a mudança do óleo e ele acabou por escolher retificar o motor.
@@AndersonMotors82 Fala, Anderson ✌🏻
De acordo com quase tudo!
Nós dois acompanhamos o Chico e o China. O mestre indica sempre a Castrol, que em seu site tem uma ferramenta "buscador de óleo". A própria Castrol indica um óleo sintético que, para o meu caso, é com a viscosidade de partida a frio menor do que pede o manual da minha moto.
Se fosse um pecado tão grande alterar essa viscosidade a frio, acredito que teríamos visto algum vídeo dos dois falando sobre isso. Até hoje só vi falarem que não pode aumentar a viscosidade de quando o motor atinge a temperatura ideal de trabalho.
E essa CB300 zeraaaaa fabricou essa agora?🤣🤣🤣
Tenho uma fan 150 2009 já virei o velecimetro 13 vezes e só uso óleo de carro Castrol GTX 20w50ou Shell Helix 20w50 não tem nada igual já usei todos tipos de óleo de moto é tudo uma bosta,ah antes que perguntem sim já fiz o motor várias vezes nesse tempo todo,mas a minha média de motor é em torno de 140,000 mil para cada manutenção!
Mesmo trocando de mil em mil??
Eu sempre uso óleo 20w 50 yamalube e muito melhor do que o da honda 10w30 fico muito melhor o moto da minha 160
Cuidado, não é nada bom usar um 20w50 quando o manual recomenda 10w30.
Todo o motor foi projetado pra trabalhar com esse óleo menos viscoso, os dutos e galerias internas são específicos pra essa viscosidade.
Alterando a viscosidade para uma maior, faz com que haja maior dificuldade do óleo chegar em certos pontos do motor, exemplo no cabeçote, pois quando é dada a primeira partida no dia, é necessário o óleo subir novamente pro cabeçote, e isso demora muito mais tempo quando está sendo usado um óleo mais viscoso. E é nesse momento que o motor mais sofre desgaste, pois as peças estão trabalhando "secas", até que o óleo chegue lá.
Além disso há o aumento na pressão do óleo devido a resistência na passagem dos dutos.
@@ms.pelegrini pois tem amigo meu aqui vira os 100 mil km e não aprecenta nenhum defeito em cabeçote ou falta de óleo não
@@gambitng1101 bom, se vc acredita que isso não vai trazer problemas, aí é com você.
Além do que o oléo 20w50 em 99% das fabricantes é mineral, oléo mineral causa muita borra no motor, e isso a longo prazo ocasiona muitos problemas.
@@ms.pelegrini escuta o conselho, amigão.
@@ms.pelegrini se até hoje eles roda e não deu problema nenhum então não tem nada a ver o que você fala
10 30 ñ presta