AULA 19 de 42 - TIPOS DE VARIÁVEIS

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 15 дек 2024

Комментарии • 21

  • @rodrigoaraujo904
    @rodrigoaraujo904 5 лет назад +2

    Parabéns professor, pela parcimônia!

  • @marcellesodre1
    @marcellesodre1 11 лет назад

    Professor, parabéns pela habilidade de ensinar e o domínio didático na construção do conhecimento e compreensão do conteúdo...e quando isso é aplicado aos conteúdos de metodologia científica se torna admirável, já que na maioria das vezes esta é apresentada de forma confusa e dispersa!

  • @claudiasantiago8858
    @claudiasantiago8858 6 лет назад +1

    Maravilhosa sua aula.
    Está me ajudando muito.

  • @tiagobarbosafernandes2785
    @tiagobarbosafernandes2785 12 лет назад

    Professor, adorei! Vou comprar seus livros com certeza.

  • @felicidaderj1
    @felicidaderj1 11 лет назад

    Professor vc é show de bola !!!!! Parabéns

  • @GilsonVolpato-IGVEC
    @GilsonVolpato-IGVEC  11 лет назад

    Obrigado Marcelle! Imagino que o que ocorreu foi que a metodologia científica em nosso país ficou muitos anos em mãos de "não cientistas praticantes", indo para um universo muito teórico e desprovido de realidade. Começa agora a ser redirecionada por aqueles que fazem ciência internacional e talvez esse seja o tempero que faltava. Abraços.

  • @cristianemarcossoaresdiasf9573
    @cristianemarcossoaresdiasf9573 6 лет назад

    Excelente aula !Parabéns Professor!

  • @karensuzan4447
    @karensuzan4447 11 лет назад

    Muito bom seus videos! :)

  • @GilsonVolpato-IGVEC
    @GilsonVolpato-IGVEC  12 лет назад

    Obrigado Tiago, se gostou... passe para a frente!!

  • @jeanefreitas1
    @jeanefreitas1 11 лет назад

    Professor, parabéns pelas aulas. Sou professora de Metodologia científica e estou precisando do seu livro para poder trabalhar os textos em aula. Ele só está disponíve no seu site?

  • @marcosmaia6254
    @marcosmaia6254 6 лет назад +1

    Olá, Professor
    Mais uma vez parabéns por esses vídeos e pelo belo trabalho mas me surgiu uma dúvida as variáveis tanto a operacional como a teórica caminham juntas em um projeto?

    • @GilsonVolpato-IGVEC
      @GilsonVolpato-IGVEC  6 лет назад +1

      A variável operacional é aquela que você registra diretamente. Dela você pode inferir variável teórica. Assim, se deseja estudar segurança no trabalho, por ex., perceberá que isso não dá para ser registrado diretamente (é teórico). Assim, buscará variáveis que se pode registrar, como "presença de itens de segurança", "instruções de uso de equipamentos de segurança", entre outros. Com isso, caso seja um projeto ou artigo, trabalhará com as operacionais para obter as evidências e concluirá com a teórica, que é a que responde à sua pergunta. Nada implica, porém, que você tenha um projeto apenas com variáveis operacionais. Mas jamais terá um projeto científico apenas com variáveis teóricas, pois elas requerem a presença das operacionais (requerem as evidências, os fatos que ajudam a teorizar). Veja se clareou.

  • @GilsonVolpato-IGVEC
    @GilsonVolpato-IGVEC  11 лет назад

    Olá Jeane, fico contete que tenha gostado dos vídeos. Pelo fato de ser professora de Metodologia, melhor ainda. Espero que eles possam lhe ajudar em sala de aula. Quanto aos livros, ficam apenas na Best Wriitng. De minha página eu redireciono para lá, mas pode acessar diretamente (é o nome mais .com.br).

  • @GilsonVolpato-IGVEC
    @GilsonVolpato-IGVEC  11 лет назад

    :-) Brigadão!!!!

  • @hiperfocogleycepantoja1931
    @hiperfocogleycepantoja1931 11 лет назад

    Professor, em relação às variáveis operacionais e teóricas, minha pergunta é: só haverá a teórica existindo a operacional? Quem tem predominância? Se houver uma dela, sempre haverá a outra?

    • @GilsonVolpato-IGVEC
      @GilsonVolpato-IGVEC  11 лет назад +1

      Sempre que houver uma variável teórica, haverá uma operacional. Afinal, pela necessidade de base empírica na ciëncia, qualquer conceito (ex., var. teórica) deve ser operacionalizado (mostrada sua base empírica). O inverso pode não ser verdadeiro (em geral, é verdadeiro). Podemos estudar uma variável operacional sem necessidade dela ser indicativa de uma teórica. Por ex., posso estudar o efeito do hormönio testosterona (variável operacional) na agressão numa certa espécie. Embora a agressão seja variável teórica (pois é conceitual, envolve o sentimento de agressão) e, portanto, temos que operacionalizá-la, a testorerona é operacional (medimos o hormönio e é suficiente) e não precisamos encontrar (ou supor) a variável teórica. Ela é a variável do estudo e é operacional. Em resumo. se há variável operacional, poderá haver a teórica; se houver a teórica, necessariamente haverá a operacional. Certo?

    • @hiperfocogleycepantoja1931
      @hiperfocogleycepantoja1931 11 лет назад

      Nesse exemplo, o fato de não haver a variável teórica é devido ao fato de não ser relevante? Ou seja, eu não estou interessada em obter a tese, apenas a ação, ato, consequência?

    • @GilsonVolpato-IGVEC
      @GilsonVolpato-IGVEC  11 лет назад +1

      Gleyce Pantoja Não é bem assim. Se houver a variável teórica e você ficar só com a operacional, então acontece isso que você falou. É esquecer a generalização e ficar preso no resultado. Mas, se sua novidade for a variável operacional, então ela é que determina a qualidade do estudo. Eu posso descrever uma molécula e essa informação mudar a história naquela especialidade. Neste caso, a conclusão será operacional e muito importante e necessária. O meu artigo mais citado mostra que a cor ambiental azul suprime a elevação do hormônio cortisol em situação de estresse (o normal é o peixe estressado elevar cortisol, mas quando está em ambiente azul, isso não ocorre, ao menos nas condições daquele estudo). Veja, nível hormonal é variável operacional, pois medimos diretamente seu nível. Esse estudo introduziu as questões das cores como variável imprtante, já que medimos coisa de gente grande (hormônio!!!). Recebeu bastante citação (para o perfil de minha especialidade e para um brasileiro comum), mas depois foi sendo substituído por outros artigos mais recentes e de países nobres!!! Mas era operacional! Lógico que eu falo de estresse (que é a variável teórica decorrente da variável operacional cortisol), mas o forte da coisa foi o hormônio. Desculpe-me pelo exemplo. Sempre que a pergunta vier pelo Clube SOS Ciência, em minha página, terei acesso ao perfil de área de quem pergunta e posso dar exemplo na respectiva área.

  • @augustomessandoxavier6655
    @augustomessandoxavier6655 6 лет назад

    Peço ajuda, tou a fazer um trabalho de defesa de curso sobre "Analise do Impacto do absentismo no desempenho institucional'' tou a ter dificuldades de identificar as variaveis de estudo nomeadamente dependentes e independentes. Ajudem me!! Os objectivos do meu trabalho são: Geral: Conhecer as causas do absentismo e seu impacto no desempenho institucional Especificos: - Descrever as caracteristicas dos trabalhadores da empresa em estudo, - Identificar as causas e consequências do absentismo na instituição; - Identificar o impacto do absentismo na produtividade e desempenho institucional; - Calcular o índice de absentismo naquela instituição pública;