A performatividade da linguagem: dois olhares

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 26 ноя 2024
  • Esta mesa propõe uma reflexão contemporânea sobre um dos temas da Pragmática mais retomados em Linguística, Filosofia e Ciências Humanas: a performatividade da linguagem. Em conferências ministradas em Harvard em 1955, o filósofo da linguagem inglês John Austin afirma que dizer é sempre fazer. Segundo sua Teoria dos Atos de Fala, tomar a palavra é um ato performativo sustentado e, ao mesmo tempo, produtor de efeitos, nas relações sociais. Austin reflete sobre as “condições de felicidade” para um ato de fala - há uma divisão social (que, para ele, é sempre convencional) entre quem pode e quem não pode realizar determinadas ações em determinadas circunstâncias. Ele também mostra que as ações podem ser realizadas sem sinceridade - pode haver o que chama de “abuso de fórmula”, um tipo de infelicidade que, no entanto, não anula a ação; ela produz seus efeitos. As “fórmulas” para a realização das ações se materializam nas línguas, já que tomar a palavra - na oralidade ou na escrita - é estar em uma língua. O olhar sobre a linguagem como ação nos coloca diferentes questões sobre a significação. Nesta mesa, Luisandro Mendes de Souza indica que nem sempre os atos são éticos, ainda que por vezes possam ser necessários. Em “'Vá ver se eu estou lá na esquina': atos de fala diretivos como xingamentos”, ele propõe pensar sobre alguns modos de xingamento e seus efeitos - ou não - de agressividade. Joana Plaza Pinto, por sua vez, nos provoca com a pergunta: “Quem precisa da performatividade?”, que a conduzirá por modos de análise da significação na linguagem. Convidamos vocês a estarem conosco nesta reflexão, que atualiza olhares sobre a performatividade.
    Participantes:
    Luisandro Mendes de Souza (UFPR)
    'Vá ver se eu estou lá na esquina': atos de fala diretivos como xingamentos
    Joana Plaza Pinto (UFG)
    Quem precisa da performatividade?
    Moderadora: Sheila Elias de Oliveira (Unicamp)
    .
    ABRALIN AO VIVO
    A série Abralin ao Vivo tem por objetivo dar acesso livre e gratuito a estudantes, pesquisadores e demais interessados em diferentes aspectos da investigação em linguística a discussões e apresentações sobre os mais diversos temas relacionados ao estudo da linguagem humana.
    Saiba mais: www.aovivo.abralin.org

Комментарии • 1

  • @serena-elizabethharris628
    @serena-elizabethharris628 6 месяцев назад

    A próxima vez, deixa os libristas se expressarem... Fiquei curiosa a respeito do que essas pessoas iriam dizer sobre o comentado