TREINO DE ALTA INTENSIDADE EM JEJUM - Riscos para a saúde do corredor

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 18 сен 2024
  • СпортСпорт

Комментарии • 81

  • @Amaraticando
    @Amaraticando Год назад +2

    Abordagem mista [de Pareto]: em geral treinar com combustível, mas de vez em quando ir na raça para exercitar a condição insalubre pro corpo se acostumar ao difícil, sem ficar exausto no longo prazo.

  • @paulorafaelsilva2859
    @paulorafaelsilva2859 Год назад +2

    Nunca treinei tiros em jejum. Mas já fiz longão.
    Agora, uma coisa é certa. Assistir, curtir e praticar muitos dos ensinamentos passados, vai melhorar muito na corrida. Não só 10segundos por km, mas muito acima disso.

  • @renacoelho5705
    @renacoelho5705 6 месяцев назад +1

    a muito tempo faço meus treinos todos em jejum e sempre e o momento que tenho mais energia .... jejum e vida!! abraços .

  • @diogopinto9018
    @diogopinto9018 Год назад +1

    Professor, no seu Livro, Os Pilares da performance Humana, você fala em treinar o corpo em situações adversas, e fala inclusive em treinar em jejum ou aumentar o intervalo da hidratação, pois como você comenta no livro, o corredor se acostuma a se hidratar de dois em dois km e se na prova perde um ponto de hidratação, acaba que isso compromete o psicológico do corredor e estraga a prova.
    Isso não seria uma forma de treinar o corpo de certa forma?
    Eu particularmente, sempre
    Corro em jejum, e estou treinando a comer durante alguns longos, para ver se isso pode ser um diferencial no dia da prova.
    Gosto do meu desempenho em jejum, acho que varia em cada organismo.
    Aliás, gostaria de te agradecer por ter escrito os livros, pois eu os li, e são espetaculares.
    Leitura fácil e esclarecedora.
    Li o Cérebro do Maratonista no sábado pela manhã e na tarde do mesmo sábado, comecei a ler Os pilares da Performance Humana e no domingo pela manhã, já havia acabado.
    Recomendo a leitura, para quem tem o Amazon Kindle, lá estão disponíveis os dois livros, muito top.
    Um abração, que baita conteúdo tem esse canal.
    PS. Estou lendo Fórmula de corrida de Daniels, é top também.

    • @CorridaePerformance
      @CorridaePerformance  Год назад +1

      Que bacana, Diogo! É isso mesmo, depende da susceptibilidade individual.

  • @douglasferreirafernandes3948
    @douglasferreirafernandes3948 Год назад +8

    Assunto bem polêmico, eu normalmente treino em Jejum e inclusive faço as provas em Jejum, já fiz vários testes e meu organismo não se adapta em correr com comida, creio que nosso organismo não depende apenas de carboidratos para correr, vários atletas de alta performance fazem vários treinos e provas em jejum. Dia 12/03 terá meia maratona de Lisboa e de certeza que será em jejum novamente.

    • @CorridaePerformance
      @CorridaePerformance  Год назад +1

      Show

    • @wagnerdaluz4095
      @wagnerdaluz4095 Год назад

      Mas foi falado atingir máximo em treino de alta intensidade...

    • @hcvilela
      @hcvilela Год назад

      Meus melhores resultados, sempre foram em jejum! Meu organismo também não vai bem se eu comer, inclusive quando corro a noite, mesmo que eu tenha só almoçado, não a mesma coisa, não gosto da sensação de ter algo pesando na minha barriga kkk

  • @carloshfbs
    @carloshfbs Год назад +4

    eu era desses que treinava em "jejum" (entre aspas pq era só sem ter comido de manhã, mas tendo comido muito na noite anterior, ou seja, não era um treino depletado). Minha nutri um dia falou que estômago e intestino é igual músculo, a gente tem que treinar. Aí eu acreditei e comecei a treinar mesmo, de pouco em pouco aumentando a comida antes, durante e após, e meu rendimento melhorou muito. Tem muita gente nos comentários dizendo que treina maravilhosamente em jejum, mas veja que vcs são muito talentosos, se comessem ia ser melhor ainda ;)

    • @CorridaePerformance
      @CorridaePerformance  Год назад +2

      Concordo plenamente!

    • @llTalinhO
      @llTalinhO Год назад

      tudo mentira, meus melhores treinos foi tudo em jejum, corro 21km 1 dia sim 1 dia nao.

    • @DenysFormiga
      @DenysFormiga Год назад

      Aconteceu exatamente a mesma coisa comigo. Até que chegou um treino de tiro forte. Muito forte. Meu treinador colocou justamente pra me testar. Vi estrelas nesse dia kkkkkkkkk. Conversei com o treinador e o nutricionista, comecei a incluir pré-treino com cafeína, malto e palatinose. Tudo ficou mais fácil e me tornei muito mais forte.

  • @rainiersousa6464
    @rainiersousa6464 Год назад +9

    Professor, eu corro desd d 2010, e o meu rendimento é melhor em jejum, inclusive tenho recordes em treinos e provas em jejum, desd d treinos pela manha como treinos d tarde e d noit, ou seja desd d jejum d 12 horas ate 48 horas, eu ja treinei me alimentando antes d diversas maneiras, suplementos, liquidos, solidos, pre treino, intra treino, suplementos d ponta, e me dou bem tmb, me adapto, mas os treinos mais fortes eu me sinto mais disposto sem comer nada, inclusive consigo fazer mais repeticoes, mais rapido, e sentindo bem menos enjoo, questao d costume
    Por exemplo, um exemplo d treino d fundo com 15 a 20 tiros d 1000 pra cs d 2:50 com intervalos d 30 segundos, fora treinos d meio fundo e velocista tmb, faco tds os tipos d treinos em jejum, bebo so agua msm, depois do treino meia hora q me hidratei vou me alimentar e suplementar, e digo outra coisa muito comum, a maioria dos meus colegas d treinos, inclusives atletas bem mais fortes do q eu, treinam em jejum tmb, é bem comum isso com quem treinei
    Ja fiz treinos d fortalecimento na academia em jejum tmb, nem vou entrar em detalhes, mas eram treinos extremamente exigentes, e sempre preferi em jejum
    Tem atletas profissionais q treinam em jejum, sair d manha pra treinar sem comer nada é bastante comum, vou deixar colado aq um relato d uma entrevista d um atleta q treinava o dia td em jejum e so comia anoite, ou seja o corpo se adapta, nao quer dizer q é errado comer antes, so quer dizer q pra muita gente o jejum ajuda nos treinos
    JEJUM OLÍMPICO
    Apresento-lhes Kohei Uchimura, atleta, ginasta japonês, dono de 7 medalhas OLÍMPICAS e 6x CAMPEÃO MUNDIAL. Ao ser entrevistado num programa de TV, pediram que ele contasse algum segredo, ao vivo....
    ...ele contou...
    A resposta chocou a entrevistadora! Ele contou que faz APENAS UMA REFEIÇÃO POR DIA à noite, após os 2 treinos que ele faz durante o dia, em jejum. Releia essa frase. Mais uma vez. Obrigado.
    Chocada, a entrevistadora ainda perguntou: “Mas você não faz nenhum lanche?” Ele responde: “Não, apenas café preto e água.”
    E ele faz isso há anos! Desde a universidade (ele está com 28 anos agora).
    Você está chocado? EU NÃO!
    Uma das dúvidas mais comuns é se podemos fazer atividade física em Jejum. SIM! Podemos!
    É um dos maiores MITOS da indústria de alimentação esportiva! O mundo FITNESS insiste em vender o medo e o pânico de que se você se exercitar em Jejum e não se alimentar antes e depois da atividade física seus músculos vão diminuir, que você perderá massa magra e blá-blá-blá...
    🙄
    No corpo humano, a hierarquia na queima e utilização de energia começa pelo CARBOIDRATO depois passa pela GORDURA e por último o MÚSCULO (que representa a proteína). Antes de usar os MÚSCULOS seu corpo precisa estar ZERADO de CARBOIDRATO no corpo (o Jejum faz isso), depois ZERAR as GORDURAS.
    É uma questão de preservação da vida, não faz sentido começar pelos músculos. Não só não faz sentido como a ciência já provou que funciona desta maneira. A Natureza não é burra.
    O Dr. Jason Fung (médico canadense, um dos maiores pesquisadores mundiais sobre o Jejum) gosta sempre de contar uma historinha pra ilustrar esta questão sobre exercícios em Jejum:
    "Imaginem que você está na sala de casa com sua família acendendo sua lareira. Sua despensa está cheia de lenha e você pega um pouco pra começar o fogo. Passado um tempo, você precisa colocar mais lenha mas está com preguiça de ir até a despensa, então, começa a jogar no fogo o seu sofá, a mesa da sala, as cadeiras, a TV, o aparelho de som e deixa a lenha lá na despensa, guardada..."
    Parece piada né? mas é justamente isso que a indústria fitness quer que você acredite. Que o nosso corpo, esta máquina perfeita criada e aperfeiçoada após milhares de anos de evolução, irá sacrificar seus MÚSCULOS (sofá, mesa, cadeiras, etc...) antes de buscar a gordura depositada como energia (a lenha na despensa).
    Imaginem um animal que precisa sair pra caçar quando está com fome... se ele não encontra comida, os músculos irão diminuir, reduzindo cada vez mais seu poder de correr e se movimentar? Com que finalidade o corpo guardaria a gordura e gastaria os músculos? Dá pra imaginar que após longos e sucessivos períodos de fome, os animais não passariam de uma bola de gordura, ossos e pelo? seria cômico.
    Já viram como os animais caçadores são fortes, musculosos, elegantes? Perdem músculos quando passam fome né? sei sei...
    Não acreditem em blá-blá-blá. Quando alguém tentar colocar medo em vocês por não estarem comendo antes de treinar, perguntem quantos quilos de músculos esta pessoa já perdeu fazendo exercícios em Jejum. Pergunte se ela fala por experiência própria ou se está apenas repassando um MITO sem nunca ter pesquisado ou experimentado.
    Segue link da reportagem em inglês e o vídeo da entrevista, riam da cara de espanto da apresentadora: goo.gl/ZYVE5B

    • @CorridaePerformance
      @CorridaePerformance  Год назад

      Que legal 👏🏼👏🏼👏🏼

    • @wagnerdaluz4095
      @wagnerdaluz4095 Год назад

      Ķkkkkkkkk

    • @rainiersousa6464
      @rainiersousa6464 Год назад

      @@wagnerdaluz4095 conta ai q quero rir tmb, se tiver alguma coisa a agregar melhor ainda

    • @wagnerdaluz4095
      @wagnerdaluz4095 Год назад

      @@rainiersousa6464 não sei se o mais engraçado é o treino de tiro quase batendo record mundial, se é a bobagem sobre nutrição contrária a tudo o que existe de mais moderno em conhecimento ou se é a referência a um texto de um blog em vez de um artigo científico.

    • @rainiersousa6464
      @rainiersousa6464 Год назад +1

      ​@@wagnerdaluz4095 na verdade os meus treinos d tiros nessa pegada pra mim e meus colegas d treinos q ja treinei, os q correm na msm pegada q eu, nao é pra recorde mundial nao, somos atletas amadores, galerinha q faz 16 baixo 15 alto, nada d mais no masculino, tanto q maratonistas profissionais no quenia, só um exemplo, fazem tiros d 2000 pra pace d 2:40, entao tiro d 1000 pra cs d 2:50, sub 3 não é uma premissa pra ser atleta profissional nao, nem muito menos recorde mundial de tiros, mas obrigado pela parte lisonjeosa, rs. Esse ritmo d tiros geralmente maratonistas mulheres q fazem, aquelas q fazem parte da nata da elite, fazem sem problema, em altitude d qs 3000 metros ainda, rs
      Referente sobre minha escolha d nao comer antes dos treinos, q vc chama d bobagem, é algo muito usado na pratica por tds os tipos d atletas, tanto profissionais como amadores, inclusive la no vale do iten, quenia, muitos atletas fazem treinos em jejum, e alguns moram longe do local d treino, entao vao correndo, treinam, e voltam correndo, isso só na agua, aí qd chega em cs, se alimentam e dormem
      Já a referencia q usei do atleta q mencionei, é um relato dele, tipo um gosto, ele nao desmereceu ninguem q pratica algo diferente dele, só é um relato dele
      Esse lance d atletas recordistas mundiais fazerem coisas q nao estao na literatura,faz parte, é a beleza do mundo, as diferencas, michael phelps, usain bolt, esses caras tinham habitos inclusive na alimentacao q contrariava o senso comum, inclusive tava vendo um dia desses o daniel nascimento dizendo q é bem comum la nos treinos com os colegas dele, variarem, treinar em jejum, ai uma semana antes ficam comendo antes, só um exemplo
      Espero q vc entenda q a vida tem muitas possibilidades, e q suas escolhas te levem ao seu potencial maximo, fica na paz d Deus

  • @leandrolokura
    @leandrolokura Год назад +1

    Muito bom 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽. Eu só faço meus treinos leves e trotes em jejum, todos os outros eu tomo carboidrato líquido, pois não tenho fome nenhum logo cedo e não consigo comer nada além de não gostar de café ☕

  • @adrianosantana8418
    @adrianosantana8418 Год назад +2

    Questão bem relativa, acredito fortemente que não exista uma regra, eu mesmo já tentei diversas vezes correr de TANQUE CHEIO e sempre estraga meu treino. Faço uma boa refeição no dia anterior ao longão início e término feliz da vida! Hoje graças ao nosso bom Deus mais 15km pra conta...

  • @DIEGODEMENIUM
    @DIEGODEMENIUM Год назад

    Muito bom! Ando fazendo uma refeição intra treino pros intervalados mesmo, quando não fazia começava a me sentir fraco.

  • @canaldototosai7668
    @canaldototosai7668 Год назад +1

    Li no livro "Os Pilares da Performance humana" que só é recomendado fazer treinos leves em jejum

  • @adilsoncabral5165
    @adilsoncabral5165 Год назад +2

    Eu treino de manhã e não costumo comer, os poucos treinos qe fiz após se alimentar passei mal, vontade de vomitar.
    Mas em compensação logo após o treino como até o prato se deixar

  • @roberto33432
    @roberto33432 Год назад +1

    Obrigado pelo vídeo!

  • @cardunesp
    @cardunesp Год назад +2

    Eu corro em jejum, professor! 😢
    Sei que é importante a alimentação pré treino, mas tenho que condicionar o meu corpo para isso! Já tive que interromper vários treinos para "ir ao banheiro", mesmo com alimentação adequada e esperando o tempo recomendado para iniciar o treino... Depois de tantos perrengues, passei a treinar e competir em jejum! Apesar de me sentir muito bem, sei que provavelmente melhorarei minha performance com o bendito pré treino! 😅🙌🏃‍♂️🙏

    • @CorridaePerformance
      @CorridaePerformance  Год назад +1

      👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

    • @leandrolokura
      @leandrolokura Год назад +1

      Ja tentou usar os pré treinos líquidos??

    • @adrianosantana8418
      @adrianosantana8418 Год назад +1

      O mesmo acontece comigo, com o TANQUE CHEIO antes dos 5km já tô de olho na moita.

    • @cardunesp
      @cardunesp Год назад

      @@adrianosantana8418 🤭🏃‍♂️🏃‍♂️🏃‍♂️😁

    • @cardunesp
      @cardunesp Год назад

      @@leandrolokura tipo suco de beterraba com laranja? Nunca tentei, não... Mas vou me informar sobre isso! Obrigado!

  • @wagnerdaluz4095
    @wagnerdaluz4095 Год назад +1

    A qtd de carboidrato q atleta de alto rendimento toma pre, intra e pós é absurda então não tem essa de "não consigo", "passo mal".
    Menos pros especialistas q comentaram, quase recordistas mundiais no tiro de 1000 a 2.50 no jejum.

  • @claudemircardoso4335
    @claudemircardoso4335 Год назад +1

    Boa noite Professor; principalmente nos treinos intervalos, não faço essa loucura de treinar sem se alimentar,pois nesses treinos se faz necessário se alimentar bem ,pois o gasto energético é muito alto,e isso pode ser prejudicial para a performance

  • @charlesmartins7580
    @charlesmartins7580 Год назад +1

    Tem gente que se adapta bem com isso. Pra mim n serve. Pelo menos uma banana treino de tiro ou longao de pré treino. Treinos leves inferiores a 10 k, consigo de boa e até me adapto bem!

  • @maissaude3477
    @maissaude3477 Год назад +2

    Olá. Faço treinos de 20 X 200mt ou 10 X 400 e as vezes fartlek e treino de ritmo em jejum, nunca tive problemas, pelo contrário, é cedo da manhã e em jejum que faço meus melhores treinos.

    • @CorridaePerformance
      @CorridaePerformance  Год назад

      Show!

    • @ronaldodemarco2275
      @ronaldodemarco2275 Год назад

      Tambem faço todos treinos em Jejum ,já tem uns 2 anos , inclusive provas até 21 k, 49 anos a1,73 altura 67 k , tenho evoluido nos treinos.

  • @Tibersal
    @Tibersal Год назад +1

    Vai ficar na " capa do Batman"; vai "sarcopenizar"

  • @Klindokloid
    @Klindokloid Год назад +1

    Nunca tive acompanhamento de nutricionista. E minha nutrição não é boa. Isso tanto é verdade que meus exames sempre indicam hemoglobina e triglicerídeos muito baixos. Não importa o que eu coma e nem quanto coma sempre tenho dificuldades nos treinos mais intensos. Em treinos de tiros alimentado eu já tenho um rendimento abaixo do desejado, imagina em jejum...

  • @marcelofreitas8850
    @marcelofreitas8850 Год назад +1

    Boa noite professor. Pense num tema polêmico e que não tem uma fórmula 100% correta.
    Lendo os depoimentos das pessoas que preferem treinar em jejum e justificam até que tem uma performance melhor do que alimentados eu realmente acredito que isso aconteça.
    Cada corpo reage de uma forma a qualquer estimulo, mas eu penso que a alimentação antes da prova na maioria dos casos seja positiva. Também já fiz longao de jejum e alimentado e digo por experiência própria que algumas vezes em jejum eu chegue passando muito mal, me sentindo fraco.
    Mas essa sugestão de se alimentar é uma trilha e não um trilho. Pode ser que pra alguns realmente seja melhor correr em jejum. Mas isso não quer dizer que o que funciona pra eles vai funiconar pras demais pessoas.
    Conheço um senhor de mais de 50 anos que não toma água. Mal consegue tomar uma garrafinha de meio litro por dia e não sente falta. Não tem problemas de pedras no rim e uma ótima saúde. E durante as provas usa água mais pra se refrescar do que pra beber. E corre forte! Imagina se todos tentarem seguir o que ele faz? Realmente cada pessoa é única e cada corpo reage de uma forma diferente.

    • @CorridaePerformance
      @CorridaePerformance  Год назад

      Comentário perfeito, Marcelo! Biologia não é matemática e cada corpo responde de uma maneira. Eu apresento o que a ciência diz. Claro que as experiências individuais também são importantes. Abraços

  • @marcosoliveira-px1sx
    @marcosoliveira-px1sx Год назад +2

    Hoje mandei um longao de 30 km em jejum

  • @orionrodrigues5245
    @orionrodrigues5245 Год назад +1

    Eu só treino alimentado, melhor coisa que se faz

  • @andre_ultramaratonista
    @andre_ultramaratonista Год назад +1

    Tô fora do treino em jejum.

  • @marcelomar9728
    @marcelomar9728 Год назад +1

    Os quenianos treinam na parte da manha em jejum, só comem após o treino o café da manha, será que os melhores corredores do mundo estão errado?!

    • @CorridaePerformance
      @CorridaePerformance  Год назад

      Não há como comparar meu amigo.

    • @Amaraticando
      @Amaraticando Год назад

      O Matt Fitzgerald tem um texto sobre esse assunto, chamado "Let’s Clear Up the Irrational Thinking Surrounding Fasted Workouts".

  • @Andre-jq2zz
    @Andre-jq2zz Год назад +2

    Já fiz treino de tiro alimentado e em jejum. Não percebi nenhuma diferença.

    • @CorridaePerformance
      @CorridaePerformance  Год назад +1

      Monstro!

    • @cardunesp
      @cardunesp Год назад

      Eu também já fiz nas duas condições! Me sinto melhor quando estou em jejum! Durante o treino eu chupo uma balinha doce e tomo água! Depois tomo suco integral de uva e uma alimentação caprichada!

    • @Andre-jq2zz
      @Andre-jq2zz Год назад

      @@CorridaePerformance Monstro, eu? Quem dera! Monstro é o @medeirosendurance, que correu 180km sem carboidratos e não passou mal, morreu, teve hipoglicemia, não sentiu fraqueza....Desmistificando essa coisa que o carboidrato é essencial!

    • @Andre-jq2zz
      @Andre-jq2zz Год назад +1

      @@cardunesp uma vez fiz a meia-maratona em jejum para testar. Foi meu melhor tempo nos 21km

    • @cardunesp
      @cardunesp Год назад

      @@Andre-jq2zz dahora! Eu também já corri algumas vezes 21 km em jejum! Bem, inicio em jejum, mas depois tomo um gel de carboidrato durante a prova/treino!
      Algum dia pretendo partir para a maratona e suspeito que será melhor se eu conseguir me alimentar antes! Mas não tenho pressa para isso, deixa rolar! rsrs

  • @igorsatyro
    @igorsatyro Год назад +1

    Olá, professor. Tudo bem? Corro meus treinos em alta intensidade em jejum. Seria uma boa tomar um gel de carboidrato antes pra ter mais energia pro dia das pancadas? Abraço

  • @edsonyamamoto4320
    @edsonyamamoto4320 Год назад +2

    Faço meus treinos matinais sempre de jejum (3x semana) Não consigo me alimentar logo de manhã, porém percebo que começo a fadigar após 45 mim de treino, será que isso tem haver em começar o treino em jejum?

  • @kinhaekakau
    @kinhaekakau Год назад +2

    Sempre faço em jejum , pra mim é melhor .

    • @CorridaePerformance
      @CorridaePerformance  Год назад +1

      Tem uma vez alimentada. Pode ter uma experiência diferente 😊

    • @Douglas_Rodrigues_
      @Douglas_Rodrigues_ Год назад

      Lembrando que alimentada, tem que ser algo que terá realizado a digestão, pelo menos no início do treino. Ou seja, quanto mais próximo do treino estiver, mais leve deve ser essa refeição.

    • @Douglas_Rodrigues_
      @Douglas_Rodrigues_ Год назад

      Lembrando que alimentada, tem que ser algo que terá realizado a digestão, pelo menos no início do treino. Ou seja, quanto mais próximo do treino estiver, mais leve deve ser essa refeição.

  • @raimundofaya8264
    @raimundofaya8264 Год назад +1

    Dia 15 de fevereiro de 2023 fui treinar em jejum chegando em casa fui mim alimentar.
    Perdi os movimentos das pernas por alguns instantes cair não conseguia levantar depois de um tempo q fiquei melhor .
    Fiquei uma semana toda sentido as sensações do dia q ocorreu esse fato com migo ?

  • @mariadossantos9613
    @mariadossantos9613 Год назад +1

    Já fiz uma vez treino de 400metros em jejum, só com um copo de agua, e quase me desmaio, a glicose baixou, fiquei bem tonta viu😩☹️nunca mais

  • @alessandroflugel8003
    @alessandroflugel8003 Год назад +1

    Vai correr Tóquio?