Tô na Itália: Uma tradição que só os mais velhos preservam! - Sou 60
HTML-код
- Опубликовано: 6 фев 2025
- #velhice #tradição #culinariaitaliana #cultura #preservar #ipomodori #valorizaçãodavida #tradiçãoitaliana #tomate #longevidadesaudavel #paratodosverem #longevidade #terceiraidade
Quando o tomate chegou na Itália? Pergunto porque sempre achei que o fruto era italiano. Não é. Os Astecas usavam o produto na dieta. A data exata em que o tomate começou a ser consumidor não é 100% consensual. Ainda assim, estudos revelam que remonta aos 500 anos Antes de Cristo.
O fruto chegou à Itália, trazido pelos espanhóis, no século 16. Já nesta altura o seu cultivo era registado no México. Mas, somente no século XIX é que o tomate passou a ser consumido e cultivado em escala cada vez maior inicialmente na Itália. Havia suspeita, na época, de que o fruto era venenoso.
Um cozinheiro napolitano, corajoso, introduziu o alimento na cozinha e foi sucesso total. O tomate tornou-se um dos principais ingredientes da culinária mediterrânea.
Acontece que não há tomate o ano inteiro na Itália, a colheita é em agosto e setembro. E como é utilizado todos dias no sul da Itália, o povo passou a fazer i pomodori, o suco do fruto. Compram centenas de quilos, armazenam em garrafas e consomem o asno todo. Saudável demais. Trata-se de um hábito que se tornou tradição.
No entanto, são os mais velhos que mantém o costume, os mais jovens não se interessam, preferem o produto pronto em supermercados. Uma pena porque a tendência é que uma tradição tão linda desapareça. Uma tradição italiana importante para manter a identidade de um povo.
Veja mais do Sou 60
Site - sou60.com.br
Facebook - programasou60
Instagram - robertazampetti
RUclips - / sou60
O envelhecimento abordado de forma aberta e corajosa, com seriedade e otimismo. O Sou 60 discute temas como cidadania, sexualidade, saúde, mercado de trabalho, comportamento, tecnologia, roteiros de viagem e exemplos inspiradores.
Maravilha! Adorei!
Gostei de ouvir isso, porque nós aquí nós descendentes de italianos. Na Serra Gaúcha. Aqui nossa comida é como os avós trouxeram na bagagem. Minha avó faleceu com mais de 90 anos e em 49, o ano que nasci. Mas minha irmãe mais velha é que me contou, pois ela conviveu com a vó e nos últimos, 7 anos de vida ela ficou sega e enferma. Eles eram do norte da Itália, Asolo, província de Treviso e trabalhavam com parreiras, por isso que vários imigrantes de lá foram instalados aqui na Serra. A mesma Geografia de lá e aqui a maioria continuou com vinhedos. Muitas Cantinas e a Festa Nacional do vinho, q a primeira foi em 67 e continuou de ,2em2 anos. A Capital Brasileira do vinho e Caxias do Sul e a Festa Nacional da Uva. Os municípios vizinhos todos promovem uma festa por ano, com a gastronomia italiana e regada com o bom vinho. Eu tenho por hábito tomar uma taça de vinho nas refeições. Vinho é saúde e alimento também...
Já sou seguidora do teu Sou 60. Amo teu trabalho. Abraço
Muito boa a guinada do Canal para dicas culinárias kkk falando sério Roberta, ótimo vídeo vale o esforço procurar alimentos mais naturais e simples como tomate. PARABÉNS!!!
Oi, Roberta, estive na Itália em peregrinação em 2012 e 2013. Verdade! Os italianos adoram macarrão! Amei também o pão!... Uma delícia!
ah que delicia, onde vc foi? eu fui na Bosnia Ezergovina
Quanto carboidratos...rss
@@melegasrock verdade.....hahaha
Oi Roberta, boa noite, adoro macarronada com aquele molho suculento😋😋
também rsrsrs
Molho de tomate artesanal é tudo de bom né Roberta! Obrigada por compartilhar ❤Bora aproveitar porque o tomate baixou o preço!!!
hahaha isso!
Adorei, vou fazer uma hora. Deu uma nostalgia.❤
faz sim, gosto demais bj
Bj
Eu amo molho de tomate caseiro 11:26
é o melhor
Boa noite Roberta ❤
boa!!!!!!
Bongiorno ,Roberta!
ciaoooooo!
Que delícia, queria aprender!!
ué, te ensino!!!!
Que delícia Hem boa noite ❤
É o pomo do oro ❤ pomodoro!
O molho de tomate caseiro sem conservantes não azeda com o tempo..?
não pq eles colocam nas garrafas e depois, já com o molho, elas são bem fechadas e fervidas num tambor durante 4 horas.
O que é superstição?
Sentimento : (Compreensão, percepção) religioso ,que se funda em temor, medo susto, incerteza,ou na ignorância, não conhecer, e que leva ao conhecimento de falsos deveres,ao receio de coisas fantásticas, e a confiança em coisas o eficazes.
Fé : Confiança na lealdade, no saber, na veracidade de alguém,nas palavras da Bíblia . É segurança íntima do proceder de alguém, pelo crédito que tem.
Hebreus 11:
1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem.
É dom de Deus, donativo ,vem pelo ouvir e o ouvir pela palavra de Deus.