Martinho Lutero traduziu os livros deuterocanônicos da bíblia?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 20 янв 2025

Комментарии • 22

  • @yuridasletras
    @yuridasletras Год назад +2

    Então, sobre Tiago.
    Lutero nunca quis tirar. Na verdade, quando ele disse que a carta era como a palha, estava se referindo sobre não conter quase nada sobre a justificação pela fé, enquanto Paulo enfatizava constantenente.
    O problema não era o "a fé sem obras é morta", pois Lutero não cría num fideismo ou algo do tipo. A fé não é uma sensação, convicção ou algo tolo assim. Mas é o que transforma o homem em nova criatura e é a partir da fé que todas as graças são recebidas. As boas obras decorrem da fé, não são separados dela. O próprio apóstolo Tiago afirma: "pode semelhante fé salvá-lo?" (Tiago 2:14, leia todo o contexto). Lutero também se incomodava com o fato de Tiago citar mais a Lei do que o Evangelho, mas nada, nem mesmo no texto que citaste no vídeo, indica que Lutero quis retirar qualquer livro, nem mesmo o deuterocanônicos. A posição dele era a nesma de São Jerônimo, Cardeal Caetano e tantos outros santos da Igreja.

    • @investigacaoliteraria3147
      @investigacaoliteraria3147  Год назад

      Pois então eu tentei ir atrás da citação original, mas sem sucesso. Não só esse autor que usei, mas outro como Lee Martin Mcdonald também afirma no livro a Origem da Bíblia que Lutero quis tirar alguns livros do Novo Testamento. Um dia sairá vídeo sobre esse livro.

    • @yuridasletras
      @yuridasletras Год назад +1

      @@investigacaoliteraria3147 Podes ler os livro do próprio Lutero.
      O livro "Da liberdade do cristão" da editora Unesp, traz o texto "Os mais louváveis textos do novo testamento" ou algo assim. Também vem com alguns comentários sobre o antigo testamento. É uma edição muito boa e não é cara. O texto que leva o nome no título do livro é ótimo, ali Lutero expõe o que é o Sola Fide e como se relaciona com as Boas obras.

    • @yuridasletras
      @yuridasletras Год назад

      @@investigacaoliteraria3147 O que mais vejo é católico atacando Lutero pelo que ele não disse. Ir direto à fonte é o melhor a se fazer.

    • @investigacaoliteraria3147
      @investigacaoliteraria3147  Год назад +1

      @@yuridasletras pois eu fiz esse vídeo justamente por que já vi catolico e protestante falando que ele tirou os deuterocanonicos, ja vi pastor falando que ele nem sequer traduziu esses livros. Pelo que vi acho que até a King James tinha os deuterocanonicos, tiraram depois da morte dele se não me engano.

  • @GustavoPedra-t4t
    @GustavoPedra-t4t Год назад +5

    lutero, responsavel por uma das maiores desgraças da humanidade, que ainda nao terminou

    • @investigacaoliteraria3147
      @investigacaoliteraria3147  Год назад

      Sinceramente sei pouco sobre o tema, pretendo pesquisar mais. Se quiser deixar alguma dúvida para que eu pesquise e traga aqui para o canal será bem vinda!

    • @GustavoPedra-t4t
      @GustavoPedra-t4t Год назад +1

      @@investigacaoliteraria3147 sobre a inquisiçao protestante que ninguem fala

    • @investigacaoliteraria3147
      @investigacaoliteraria3147  Год назад

      @@GustavoPedra-t4t Anotado! Muito obrigado!

  • @Gomes6432
    @Gomes6432 Год назад +2

    Na verdade a primeira tradução da Bíblia foi feita por Erasmo de Roterda, eu discordo de Lutero sobre a ideia de que qualquer um pode interpretar a Bíblia, isso gerou e gera interpretações fundamentalistas e muitas vezes fora do contexto, a Igreja Catolica não proibiu a leitura da Bíblia, o que aconteceu é que 95 por cento da população da época era analfabeta e traduzir a Bíblia manualmente custava muito.

    • @investigacaoliteraria3147
      @investigacaoliteraria3147  Год назад +1

      Sim, na época de Lutero já existia a imprensa do Gutenberg. Daí fica fácil defender que todos podem ler, não precisam mais ficar copiando a mão.

    • @yuridasletras
      @yuridasletras Год назад

      Livre exame é diferente de livre interpretação. A tradição, as confissões luteranas e os catecismos de Lutero são guias para a leitura. Livre exame significa que qualquer um poderia consultar o que se é dito no sermão ou mesmo nos livros.

  • @menemi333
    @menemi333 Год назад +2

    Para mim, o segundo maior erro de Lutero foi traduzir a Bíblia e pô-la à disposição das massas, e agora? Temos de ver a nossa fé morrer graças à ignorância, ao materialismo e ao fanatismo das massas.

    • @investigacaoliteraria3147
      @investigacaoliteraria3147  Год назад

      Mas foi ele que colocou disponível às massas ou Gutenberg que inventou a imprensa? Gutenberg morreu em 1468 e Lutero nasceu em 1483

    • @menemi333
      @menemi333 Год назад

      @@investigacaoliteraria3147 Quando escrevi que ele "pô-la à disposição das massas", quis dizer que ele colocou na mente das massas que elas teriam a capacidade intelectual/espiritual de ler a Bíblia, o que sabemos que elas não têm.

    • @investigacaoliteraria3147
      @investigacaoliteraria3147  Год назад

      @@menemi333 ah sim.

    • @rodrigomoviefilm
      @rodrigomoviefilm Год назад

      @@investigacaoliteraria3147 foi a a elite jvdaica(comerciantes e banqueiros) quem imprimiu várias bíblias adulteradas e fez a logística de espalhá-las pela Europa durante a revolução protex. Essa mesma elite tinha acesso fácil aos reis da época para que a revolução pudesse ser introduzida em seus reinados. Você acha que Calvino teve acesso livre à Suíça para que a revolução fosse lá propagada? Os banqueiros suíços(jvdeus) estavam por trás

    • @yuridasletras
      @yuridasletras Год назад

      ​@@investigacaoliteraria3147A tradução dele para o alemão auxiliou demais. Se não me engano, as escrituras só puderam ser traduzidas depois do Concílio de Trento.

  • @eduardoconsolodossantos2182
    @eduardoconsolodossantos2182 Год назад

    Eu estudei alemão por meio ano, e o meu professor me contou que o Lutero desempenhou papel importante na formação da gramática do alemão moderno.

    • @menemi333
      @menemi333 Год назад

      De fato, ele foi importante para muitos fatores culturais e sociais na Alemanha contemporânea, e foi graças ao seu apelo evangélico que a Alemanha foi unificada em 1871. Muitas de suas ideias antissemitas do livro "Über die Juden und ihre Lügen" ("Sobre os judeus e suas mentiras") foram importantes na formação do caráter de Hitler e do NSDAP e um trecho do livro inspirou a Noite dos Cristais.

    • @investigacaoliteraria3147
      @investigacaoliteraria3147  Год назад

      @@menemi333 onde encontro essa relação? Do bigote ter gostado dos livros do Lutero?

    • @menemi333
      @menemi333 Год назад

      @@investigacaoliteraria3147 Isso é mais uma suposição histórica por parte de alguns historiadores, como este: (ruclips.net/video/cEwPOrHZbXk/видео.htmlsi=8znVjJb5EIOBDmwO) do que um fato real, embora encontre algumas evidências: (en.m.wikipedia.org/wiki/Martin_Luther_and_antisemitism) a maioria das quais ainda não foi comprovada.