Ótimo circuito. Uma observação: A função dos resistores R2 e R3 de 47K é de evitar um curto-circuito, caso o operador venha a apertar os botões ao mesmo tempo.
Perfeito!! São opcionais, pois funcionam sem elas, e como comentei eles limitam a corrente no acionamento das chaves, inclusive ao acionar as duas juntas.
Muito obrigado mestre, sempre vejo seus vídeos com a maior certeza da veracidade de alguém que só fala coisa verdadeiras, podemos assinar em baixo. PARAA--BENSS BOA NOITE FIQUE COM DEUS meu amigo.
Boa tarde amigo estudando e aprendendo to aprendendo eletrónica sempre to olhando seus vídeos ja sou escrito e sempre deixo laik mesmo não comentando um abraço. São Luiz Gonzaga RS
@@Electrolab-Eletronica Meu amigo Eloy, você poderia fazer um vídeo com carregadores de celular? Mostrando no osciloscópio o ripple de cada um dos carregadores testados. Como eu não tenho osciloscópio, mas já usei um DSO150 para fazer isso. Vi que alguns carregadores de camelô possuem ripple muito alto, alguns chegam até 0,5v. Queria fazer algo do tipo, mas não dá. Seria um vídeo de grande utilidade. Obrigado!
Excelente projeto, simples e funcional. Seria legal fazer também um para aplicação em áudio ou sinais similares. No caso do motor pelo controle ser feito por tensão e não por pwm é interessante levar em consideração que a curva de torque não será linear.
@@Electrolab-Eletronica eu procuro a muito tempo mais não encontro na Internet um circuito simples de chave que após pressionar por 3 segundos ele desativa o circuito e se é pressionar novamente por 3 segundo ative o circuito! Eu não sei muito de eletrônica mais gosto desta área você poderia apresentar um circuito dê-se tipo?
@@Electrolab-Eletronica eu tentei simular alguns circuitos com um resistor capacitor, e diodo zener mais não consegui pra fazer a carga lenta do capacitor
11:49 Acredito que a ideia seja essa mesma, assim como um potenciômetro não é feito para cargas muito maiores que 1/8W(assim suponho), esse circuito pode vir bem a substitui-lo. Aí 3ntra a minha questão: "É possível subistituir um potenciômetro linear de tonalidade de um amplificador de som usando esse circuito?"
Olá Thiago, não é possível! Este circulo na verdade emula a função de um potenciômetro no controle de potência, mas de fato não emula uma resistência pura, como necessário no ajuste de tonalidade do amplificador.
Grande Mestre, endossando aqui os comentários do pessoal, incrível a simplicidade e grande utilidade desse circuito. Apenas algo que me ocorreu: O capacitor vai se carregando ou descarregando e com isso sua tensão vai variando o RDS, mas o capacitor vai se descarregar muito lentamente pelo ar, correto? Isso deve interferir no RDS e consequentemente na carga que estou controlando. É isso mesmo? Grande abraço! Marcelo
Obrigado Castor! Sim, é verdade pode haver alguma alteração com o tempo. O uso de um capacitor de alta qualidade, como um MKP por exemplo, pode minimizar esse efeito.
Parabéns por mais esta aula, nota 1000 ! Professor, tem como usar esta opção em uma fonta de bancada com LM317 ? Se tiver, faz uma vídeo pra nós por favor ! Forte abraço a todos.
Usando um MOSFET que suporte acima de 60V na tensão Vds e certamente um limitador de tensão no gate (um zener por exemplo), já que a maioria dos gates não suportarão essa tensão elevada.
Professor,se não for abusar de sua bondade,teria como fazer mas um vídeo sobre RDS dos mosfets?. Pós eu gostaria de variar essa resistência usando um potenciômetro,a minha dúvida é...com qual tenção mínima e máxima eu poderia variar essa resistência,tipo se a variação do RDS for entre 0a 3v eu colocar essa tenção nós pinos 1 e 3 do potenciômetro e o pino 2 no gate do mosfet e variar o RDS. fiquei com essa dúvida e gostaria que você me tirasse essa dúvida fazendo um vídeo falando sobre o assunto.
Perfeita explicação.. por gentileza me da uma ideia.. preciso controlar a potencia de meu chuveiro com Arduino, como poderia fazer isso? pensei em substituir o potenciômetro dele por um circuito controlado por pulsos jogado pelos pinos do Arduino mas não sei como ficam as tensões..
Obrigado Daniel. Controle de potência CA você pode fazer com um dimmer com TRIAC, um detector de zero pra sincronizar pulsos e o arduíno. Veja um exemplo neste artigo: www.linkedin.com/pulse/controle-de-pot%C3%AAncia-na-carga-ac-arduino-roberto-lopes/?originalSubdomain=pt
Se a variação for de tensão, talvez precise apenas reduzir os resistores, para valores baixos de tensão, porém se for muito baixo (menor que 4V) o MOSFET não irá funcionar. Lembrando que se for um uso convencional precisa adaptar o circuito para que varie o volume com a tensão, já que este circuito não varia de fato uma resistência na sua saída, como faz um potenciômetro de verdade e sim uma tensão na carga. Por isso não pode substituir diretamente um potenciômetro.
@@Electrolab-Eletronica ah sim entendi ob professor no circuito onde eu ia fazer nao ia dar e de 0 a 1.25 v pra ajustar volume o mosfet nao ia dar conta ja que trabalha bem partir de 3 a 4 v
show de bola o projeto , será q rola eu colocar esse circuito em uma fonte minha de 12 v e 5 amperes e oscilar a tensão de saída por por esse circuito ??
Vale lembrar também que um mosfet também pode funcionar como um elemento memória, quando vc aplica uma tensão positiva no gate do mosfet levando-o a condução, mesmo que remova o pulso de disparo e vc desligue a fonte ele "memoriza" essa " informação " e quando a fonte for religada o mosfet estará em condução e permanecerá assim até que seja dado um novo pulso "negativo" no gate levando o mosfet ao corte. E mesmo se vc remover o mosfet do circuito e guardá-lo numa gaveta por meses, ele manterá "memorizado" o último estado que foi atribuido à ele, corte ou saturado, portanto uma memória em zero ou um.
Excelente projeto, e uma alternativa aos MOSFET acionados por potenciômetros. So uma pergunta, como realizar um circuito com MOSFET mas como regulador de corrente ao invés de tensão? Obrigado. Abraço
Obrigado Antônio! Um MOSFET se comporta como uma fonte de corrente quando está operando na região de saturação. Ele pode atuar como uma fonte de corrente controlada por tensão na qual a corrente de dreno é controlada pela tensão da porta.
Excelente como sempre! ...Uma dúvida: Quando nenhuma das duas chaves é pressionada, o gate do MOSFET está "flutuando", sem tensão de VCC e nem de terra, certo? Nessas condições, o circuito não aumenta nem diminui a potência da carga, mantendo o estado atual. Mas... O que aconteceria se *_as duas_* chaves fossem pressionadas simultaneamente? Pelo circuito, penso que haveria uma divisão de tensão (R2 = R3) e o gate ficaria com a metade de VCC. Isso significaria uma situação semelhante a nenhuma das duas chaves pressionadas (nenhuma mudança na carga)? Ou será que ele iria para "meia carga", a partir de qualquer condição anterior? Tive essa dúvida mas não tenho MOSFET aqui para testar, daí a pergunta.
Excelente. Pergunto se existe um circuito com o mesmo tipo de funcionamento para um motor de ventilador de parede em AC 127/220v? Obrigado professor pelo ótimo vídeo e fique com Deus.
bom dia mestre, eu fiz um alimentador para peixe e precisava que o motor que transporta a ração para o cano que caí no lago ligasse com intervalo de 3 em 3 segundo, você teria algum circuito que poderia fazer essa função? desde já obrigado
Olá Fabiano, não tenho, pois é bastante específico, mas a dica do colega Igor (circuitos temporizados com 555) procede e seria um bom começo na pesquisa.
Professor primeiramente parabens pelo seu canal, aprendo muito com você. Tenho uma duvida: se este capacitor com o tempo descarregar... a intencidade la lampada, ou motor pode ser alterado, ja que que o controle e feito por tensão? Pode por gentileza me esclarecer? Desde já fico muito agradecido.
Obrigado Ricardo! Sim, se depois de muito tempo, sem nenhum tipo de ajuste nas chaves, ele descarregar, o Mosfet pode cortar e interromper a alimentação.
Bom dia professor Será que teria algum vídeo ensinando a calcular um regulador de tensão variável com transistor bipolar e potenciômetro? Caso positivo tens o link? Grato
Marcelo, o controle de tensão AC não é simples, é geral é feito com autotransformadores, triacs e relés, outras técnicas distorcem a forma de onda. É muito diferente de um controle em CC.
parabéns professor, ótima vídeo aula. Só uma pergunta: por um acaso da pra usar esse projeto para regular tensao de 127volts? obrigado e aguardo resposta.
Será que dá para substituir um potenciômetro usado no Gate de um Triac de um Dimmer? Meus potenciômetros no Dimmer sempre estragam por não suportar a demanda de consumo.
@@Electrolab-Eletronica Então Eloy já pensei e colocar 2 mosfets invertidos tipo o que ocorre com os Diacs que podem ser considerados como 2 diodos invertidos em paralelo..,ou usar retificado e controlar um SCR O
Bem útil, professor, estou pensando em utilizar esse circuito na próxima luminária de mesa que for montar, seria bem mais simples do que montar um PWM com 555, por exemplo. Mas fiquei com uma pulga atrás da orelha... o capacitor não vai descarregar com o tempo?
Obrigado! Seria possível, mas precisaria ajustar os valores dos resistores de gate e o valor de isolamento do capacitor, do contrário irá queimar o MOSFET. Além de colocar um MOSFET que suporte essa tensão, que precisaria ser DC. E mesmo assim, sem maiores proteções. o risco é alto usando tensões dessa ordem e eu não recomendaria o uso.
@@Electrolab-EletronicaA minha idéia seria para utilizar com um testador de barra de led (por isso a tensão dos 300V). O testador de barra de Led já tenho operando nessa faixa de tensão!
Ótimo circuito. Uma observação: A função dos resistores R2 e R3 de 47K é de evitar um curto-circuito, caso o operador venha a apertar os botões ao mesmo tempo.
Perfeito!! São opcionais, pois funcionam sem elas, e como comentei eles limitam a corrente no acionamento das chaves, inclusive ao acionar as duas juntas.
Top de mais. Essas lógicas simples abre a mente da gente 👏👏👏👏
Obrigado Ailton!
Muito bom , o que gosto desse canal é a gama de conteúdo teórico, seguido da prática. Didática muito boa, parabéns pelo seu trabalho.
Obrigado Carlos! Seja sempre bem vindo!
Muito bom,um circuito muito simples e que pode ter uma grande gama de aplicações!!
Obrigado Walmir!
Muito obrigado mestre, sempre vejo seus vídeos com a maior certeza da veracidade de alguém que só fala coisa verdadeiras, podemos assinar em baixo. PARAA--BENSS BOA NOITE FIQUE COM DEUS meu amigo.
Muito obrigado Pedro!!
Um circuito tão simples, fazendo função de circuitos lógicos. Show!
Valeu!!
Que bacana Eloy! Eu acho muito interessante esses circuitos com componentes discretos!
Um abraço!
Valeu Orlando! Abcs!
🙇🏾♂️🙇🏾♂️🙇🏾♂️ Fantástica essa solução, Eloy. Sem Triac, Diac, PWM. Analógica, simples e funciona!
Obrigado! Muito simples mesmo!
Muito bom, vem tanta ideia na cabeça de como usar esse esquema! Parabéns, sempre ótimos vídeos.
Obrigado Daniel!
@@Electrolab-Eletronica Estava pensando se adicionar um MOC30XX e um triac podemos controlar motores de 110v, certo?
Certamente é possível, mas o sinal precisa ser antes modulado em PWM. O nível DC não faria o correto acionamento do Triac para controlar o motor.
É isso que me impressiona na eletrônica.🤗👍
Impressiona a todos nós! Marcos! Valeu!
Parabéns pelo excelente experimento. Abre inúmeras possibilidades de aplicação.
Obrigado!
Projetinho fantástico 👏👏👏
Obrigado Sergio!
Boa tarde amigo estudando e aprendendo to aprendendo eletrónica sempre to olhando seus vídeos ja sou escrito e sempre deixo laik mesmo não comentando um abraço. São Luiz Gonzaga RS
Obrigado Adilson! Seja sempre bem-vindo! Abcs!
Muito simples mais muito útil meu amigo!
Tenho certeza que muitos vão querer usar esse projeto e até adaptar em outra aplicações.
Boa noite!
Obrigado Michel!
Muito bom. Outra maneira de controlar cargas, e de uma maneira genial. Obrigado professor.
Valeu Evandro!
Eloy, Top das Galáxias! Abraços de Corunha, Espanha! 😃👏🇪🇸🇧🇷
Valeu Moacir! Abcs!
Mais um vídeo massa Professor e obrigado por passar seus conhecimentos.Parabéns!!!
Obrigado Jadeyr!
A criatividade nao tem limite mesmo.Obrigado pela dica
Obrigado Jorge!
Excelente vídeo! Eu não sabia que dava para fazer um circuito tão incrível e fácil como esse.
Valeu Mário!
@@Electrolab-Eletronica Meu amigo Eloy, você poderia fazer um vídeo com carregadores de celular?
Mostrando no osciloscópio o ripple de cada um dos carregadores testados. Como eu não tenho osciloscópio, mas já usei um DSO150 para fazer isso. Vi que alguns carregadores de camelô possuem ripple muito alto, alguns chegam até 0,5v. Queria fazer algo do tipo, mas não dá. Seria um vídeo de grande utilidade.
Obrigado!
Olá Mário, sugestão anotada. Não tenho variedade de carregadores aqui, mas quando tiver seria uma oportunidade.
Excelente projeto, simples e funcional.
Seria legal fazer também um para aplicação em áudio ou sinais similares.
No caso do motor pelo controle ser feito por tensão e não por pwm é interessante levar em consideração que a curva de torque não será linear.
Obrigado Nando!
Como sempre a melhor didática que vi! Me deu mutas ideias para projetos.
Valeu Diego!
Olá! Projeto muito bom, vou fazer ele para um lixador de unhas, certeza que vou ter exito. Muito obrigado.
Valeu Eduardo!
Circuito *bem* legal para exemplificar as regiões do transistor 👍
Obrigado Luis!
@@Electrolab-Eletronica eu procuro a muito tempo mais não encontro na Internet um circuito simples de chave que após pressionar por 3 segundos ele desativa o circuito e se é pressionar novamente por 3 segundo ative o circuito! Eu não sei muito de eletrônica mais gosto desta área você poderia apresentar um circuito dê-se tipo?
@@Electrolab-Eletronica eu tentei simular alguns circuitos com um resistor capacitor, e diodo zener mais não consegui pra fazer a carga lenta do capacitor
Olá Marcos, você não encontra pois é muito específico, exige um projeto desenhado para essa finalidade.
@@Electrolab-Eletronica mais eu consertar fazer um com os componentes que citei?
Show de bola, um circuito muito simples e muito bem pensado.
Forte abraço
Obrigado Arnaldo! Abcs!
Grato pela aula Eloy. []s
Obrigado Mendes! Abcs!
Essa eu não sabia, vivendo e aprendendo!
Obrigado Rosimar!
Boa dica, um controle de potência simples e funcional. Parabéns
Obrigado João!
Muito bom. Nunca tinha visto esse circuito
Obrigado Marcio!
Que circuitin legal cara. Muito bom 😊👏👏👏👏
Valeu Júlio!
Excelente esquema Eloy já dei like abraços
Obrigado Camilo! Abcs!
11:49 Acredito que a ideia seja essa mesma, assim como um potenciômetro não é feito para cargas muito maiores que 1/8W(assim suponho), esse circuito pode vir bem a substitui-lo. Aí 3ntra a minha questão: "É possível subistituir um potenciômetro linear de tonalidade de um amplificador de som usando esse circuito?"
Olá Thiago, não é possível! Este circulo na verdade emula a função de um potenciômetro no controle de potência, mas de fato não emula uma resistência pura, como necessário no ajuste de tonalidade do amplificador.
Sempre me surpreende ❤
Obrigado Fabio!
Parabéns,um circuito simples mas muito util
Obrigado Ramon!
Olá Prof. boa aula
Obrigado José Carlos!
Tem algum vídeo de controlador de motor brushless simples?
Só um vídeo sobre controle de motores DC em geral por PWM.
Estou sem palavras. Sensacional !!!
Valeu Romário!
Muito interessante a aplicação, vai me ser útil
Obrigado Norton!
Bom projeto para testar Mosfet - teste dinâmico na região de saturação e fora dela.
Anotado!
Grande Mestre, endossando aqui os comentários do pessoal, incrível a simplicidade e grande utilidade desse circuito. Apenas algo que me ocorreu:
O capacitor vai se carregando ou descarregando e com isso sua tensão vai variando o RDS, mas o capacitor vai se descarregar muito lentamente pelo ar, correto? Isso deve interferir no RDS e consequentemente na carga que estou controlando. É isso mesmo? Grande abraço! Marcelo
Obrigado Castor! Sim, é verdade pode haver alguma alteração com o tempo. O uso de um capacitor de alta qualidade, como um MKP por exemplo, pode minimizar esse efeito.
Parabéns pelo vídeo. Foi de grande ajuda
Obrigado Maxhuel!
Boa tarde parabens
Obrigado Valter!
Muito bom! Bem simples e didático.... Obrigado por compartilhar boas idéias ✌🏽🏁🇧🇷🏁
Obrigado!
Parabéns por mais esta aula, nota 1000 !
Professor, tem como usar esta opção em uma fonta de bancada com LM317 ? Se tiver, faz uma vídeo pra nós por favor !
Forte abraço a todos.
Obrigado Laerte! Sugestão anotada!
Mestre por acaso você tem algum video falando sobre DI ou directbox ?
Olá Reginaldo! Não tenho, esse assunto é mais específico de manuais dos produtos de estúdios.
Sensacional gostei esse e top vou fazer aqui pra meus projetos será que dá pra por ajuste em fonte ficaria legal assim para ajuste
Obrigado Sebastião!
Por favor , o que eu preciso mudar pra um motor de 40w de 35v por 1A
Usando um MOSFET que suporte acima de 60V na tensão Vds e certamente um limitador de tensão no gate (um zener por exemplo), já que a maioria dos gates não suportarão essa tensão elevada.
Eu precisa ver um circuito desses que resolve alguns problemas de modo simplificado.
Valeu a demonstração.
Valeu José!
Professor,se não for abusar de sua bondade,teria como fazer mas um vídeo sobre RDS dos mosfets?.
Pós eu gostaria de variar essa resistência usando um potenciômetro,a minha dúvida é...com qual tenção mínima e máxima eu poderia variar essa resistência,tipo se a variação do RDS for entre 0a 3v eu colocar essa tenção nós pinos 1 e 3 do potenciômetro e o pino 2 no gate do mosfet e variar o RDS.
fiquei com essa dúvida e gostaria que você me tirasse essa dúvida fazendo um vídeo falando sobre o assunto.
Sugestão anotada Rodrigo!
Excelente 😀😀👏👏👏
Obrigado Geraldo!!!
É like na certa!
Obrigado Valdinei!
Um circuito simples ,mas que proporciona várias aplicações úteis na prática. 👍
Obrigado!
Da p fazer fonte regulavel c esse principio d foncionamento
Sim, é possível.
Lembra o foncionamendo de uma barra d ledes d tv
Positivo!
Muito bom! Sugestão, você poderia desenvolver uma carga eletrônica DIY
Obrigado! Já tem um vídeo no canal com um projeto de carga. Dê uma conferida.
Perfeita explicação.. por gentileza me da uma ideia.. preciso controlar a potencia de meu chuveiro com Arduino, como poderia fazer isso? pensei em substituir o potenciômetro dele por um circuito controlado por pulsos jogado pelos pinos do Arduino mas não sei como ficam as tensões..
Obrigado Daniel. Controle de potência CA você pode fazer com um dimmer com TRIAC, um detector de zero pra sincronizar pulsos e o arduíno. Veja um exemplo neste artigo: www.linkedin.com/pulse/controle-de-pot%C3%AAncia-na-carga-ac-arduino-roberto-lopes/?originalSubdomain=pt
Top mestre simples e util
Obrigado Antonio!
muito show!
Obrigado Rodrigo!
Boa noite! Se eu quiser que no botão up ele apague a lâmpada direto (sem reduzir intensidade) qual alteração que devo fazer?
Olá! A chave para apagar direto precisa ligar o gate do MOSFET ao terra (GND) da fonte. Assim ele desligará a lâmpada de imediato.
otimo circuito tem como utilizalo para controle de volume dc que trabalham os cis de audio as tensoes sao bem baixa sera q daria certo ?
Corretamente adaptado seria possível.
@@Electrolab-Eletronica ah sim, tem q retirar os resistores ai, isto? Tensao sao baixissimas
Se a variação for de tensão, talvez precise apenas reduzir os resistores, para valores baixos de tensão, porém se for muito baixo (menor que 4V) o MOSFET não irá funcionar. Lembrando que se for um uso convencional precisa adaptar o circuito para que varie o volume com a tensão, já que este circuito não varia de fato uma resistência na sua saída, como faz um potenciômetro de verdade e sim uma tensão na carga. Por isso não pode substituir diretamente um potenciômetro.
@@Electrolab-Eletronica ah sim entendi ob professor no circuito onde eu ia fazer nao ia dar e de 0 a 1.25 v pra ajustar volume o mosfet nao ia dar conta ja que trabalha bem partir de 3 a 4 v
Exato! Só se colocar um amplificador operacional para aumentar essa saída.
show de bola o projeto , será q rola eu colocar esse circuito em uma fonte minha de 12 v e 5 amperes e oscilar a tensão de saída por por esse circuito ??
Valeu Wagner! Embora possível, não seria recomendável para fontes.
Excelente
Obrigado!
Muito bom, parabéns. Só uma dúvida, ligando a saída em um triac consegue o controle da alternada?
Obrigado! Não consegue, o funcionamento é diferente.
Já fiz um ☝️ SHOW MESMO.
Valeu Marcos!
Teria como melhorar e colocar um sistema com controle remoto?
Sempre é possível, mas já seria outro projeto.
Muito bom!
Obrigado!
muito bom perfeito ótimo vídeo valeu mesmo
Obrigado Elias!
Muito massa
Obrigado Reginaldo!
Vale lembrar também que um mosfet também pode funcionar como um elemento memória, quando vc aplica uma tensão positiva no gate do mosfet levando-o a condução, mesmo que remova o pulso de disparo e vc desligue a fonte ele "memoriza" essa " informação " e quando a fonte for religada o mosfet estará em condução e permanecerá assim até que seja dado um novo pulso "negativo" no gate levando o mosfet ao corte. E mesmo se vc remover o mosfet do circuito e guardá-lo numa gaveta por meses, ele manterá "memorizado" o último estado que foi atribuido à ele, corte ou saturado, portanto uma memória em zero ou um.
Perfeito Roberto!
Excelente projeto, e uma alternativa aos MOSFET acionados por potenciômetros. So uma pergunta, como realizar um circuito com MOSFET mas como regulador de corrente ao invés de tensão? Obrigado. Abraço
Obrigado Antônio! Um MOSFET se comporta como uma fonte de corrente quando está operando na região de saturação. Ele pode atuar como uma fonte de corrente controlada por tensão na qual a corrente de dreno é controlada pela tensão da porta.
E esse por acasso apertar as duas chaves dae fecha curto
Não entra em curto, por conta dos 2 resistores de 47K em série.
Excelente como sempre!
...Uma dúvida:
Quando nenhuma das duas chaves é pressionada, o gate do MOSFET está "flutuando", sem tensão de VCC e nem de terra, certo? Nessas condições, o circuito não aumenta nem diminui a potência da carga, mantendo o estado atual. Mas...
O que aconteceria se *_as duas_* chaves fossem pressionadas simultaneamente? Pelo circuito, penso que haveria uma divisão de tensão (R2 = R3) e o gate ficaria com a metade de VCC. Isso significaria uma situação semelhante a nenhuma das duas chaves pressionadas (nenhuma mudança na carga)? Ou será que ele iria para "meia carga", a partir de qualquer condição anterior? Tive essa dúvida mas não tenho MOSFET aqui para testar, daí a pergunta.
Não testei, mas em teoria , do ponto que estiver vai ajustar para "meia carga".
E esse circuito que é utilizado nos controles de volume eletrônicos ?
Não exatamente, embora alguns usem também ajustes por níveis de tensão, que em geral ajustam controles digitais via conversor A/D.
Excelente. Pergunto se existe um circuito com o mesmo tipo de funcionamento para um motor de ventilador de parede em AC 127/220v? Obrigado professor pelo ótimo vídeo e fique com Deus.
Obrigado Luiz! Com essa configuração não tem, este é para CC. É possível fazer para CA, mas seria outro projeto.
@@Electrolab-Eletronica tem algum vídeo de projeto para 127/220v ?
Não tenho Maycon.
Só a voltagem não fica estabilizada ,por exemplo se está regulada em5v ,fica a subir devagar sozinho até máximo tensão da fonte
Aqui ela se manteve estável.
Essa cetinha pra fente e idicado q ele tem q fica pra frente como e me esplica direito sobre o pino direito o esquerdo e o meio
Olhando pela frente, a pinagem é G-D-S. Gate, Dreno, Source. Da esquerda para direita.
Olá, tudo bem. Ótimo vídeo. teria como variar o potemciômetro por um determinado tempo ( 10s ) automaticamente?
Só se houver um outro circuito temporizado que faça a função da chave (um mosfet com um timer por exemplo) para que isso ocorra.
Após soltar o push boton, a lâmpada fica por quanto tempo acesa?
A que testei ficou 1 dia direto, a princípio tempo indeterminado.
Excelente circuito! Qual a corrente máxima de trabalho?
Obrigado! Fica limitada à capacidade do Mosfet.
Que es el varía el voltaje o el amperaje?
Varia el voltaje.
Boa tarde...poderia me ajudar com qual mosfet posso utilizar para uma tensão de 0 a 3,3v??
Olá Demetrius, nessa faixa você vai precisar dos Logic Mosfets, um deles é o IRLZ44N.
Esse circuito serve pra amplificadores de som ????
Não é aplicável para uso direto.
bom dia mestre, eu fiz um alimentador para peixe e precisava que o motor que transporta a ração para o cano que caí no lago ligasse com intervalo de 3 em 3 segundo, você teria algum circuito que poderia fazer essa função?
desde já obrigado
Procure por vídeos com ci 555, talvez algum te ajude
Olá Fabiano, não tenho, pois é bastante específico, mas a dica do colega Igor (circuitos temporizados com 555) procede e seria um bom começo na pesquisa.
Professor primeiramente parabens pelo seu canal, aprendo muito com você. Tenho uma duvida: se este capacitor com o tempo descarregar... a intencidade la lampada, ou motor pode ser alterado, ja que que o controle e feito por tensão? Pode por gentileza me esclarecer? Desde já fico muito agradecido.
Obrigado Ricardo! Sim, se depois de muito tempo, sem nenhum tipo de ajuste nas chaves, ele descarregar, o Mosfet pode cortar e interromper a alimentação.
Muito obrigado professor que Deus te abençoe 🙏🙏🙏🙏
Bom dia professor
Será que teria algum vídeo ensinando a calcular um regulador de tensão variável com transistor bipolar e potenciômetro?
Caso positivo tens o link?
Grato
Tenho apenas com lm317, segue o link: ruclips.net/video/7cEoGPkYXu4/видео.html
Obrigado
Teria um projeto deste para ventiladores ?
Esse circuito seria para motores de corrente contínua, não serviriam em corrente alternada. Infelizmente não tenho projeto para CA.
Como faz para usar essa topologia para regular volume?
Não é possível usar diretamente, salvo se alterar o circuito do amplificador, o que na maioria dos caso não compensaria.
@@Electrolab-Eletronica e se usar o proprio sinal de audio q ocila e colocar diodo tipo 1n4148 para com os botões carregar e desgarregar o capacito?
Não funcionaria, pois não dispararia o mosfet.
@@Electrolab-Eletronica ok,obrigado amigo
Faz um circuito para controle de tenção ac com amplificador de erro é bom para controlar um transformador para que tennha uma saida Ac fixa
Marcelo, o controle de tensão AC não é simples, é geral é feito com autotransformadores, triacs e relés, outras técnicas distorcem a forma de onda. É muito diferente de um controle em CC.
@@Electrolab-Eletronica obrigado pela resposta, foi o que eu presumi.
Um carregador de bateria da GW usa esse princípio achei isso muito peculiar haha
parabéns professor, ótima vídeo aula. Só uma pergunta: por um acaso da pra usar esse projeto para regular tensao de 127volts? obrigado e aguardo resposta.
Obrigado José! Não é possível ajustar tensão alternada nele.
Funciona com um irf520n
Sim, funciona.
Será que dá para substituir um potenciômetro usado no Gate de um Triac de um Dimmer? Meus potenciômetros no Dimmer sempre estragam por não suportar a demanda de consumo.
A princípio não, pois ele trabalha com tensão contínua. Precisaria de uma adaptação um pouco mais complexa.
@@Electrolab-Eletronica Então Eloy já pensei e colocar 2 mosfets invertidos tipo o que ocorre com os Diacs que podem ser considerados como 2 diodos invertidos em paralelo..,ou usar retificado e controlar um SCR
O
Bem útil, professor, estou pensando em utilizar esse circuito na próxima luminária de mesa que for montar, seria bem mais simples do que montar um PWM com 555, por exemplo.
Mas fiquei com uma pulga atrás da orelha... o capacitor não vai descarregar com o tempo?
Obrigado! Nos testes que fiz, a lâmpada ficou um dia ligada sem alterações. Sempre ao usar as chaves ele se recarrega novamente
A primeira pulga que pulou na minha orelha mas já foi embora..😁
Pode ser usado pra substituir potenciômetros de som,em amplificador de baixa potência, no máximo:10w?
Não diretamente, esse circuito varia a tensão como em um potenciômetro, mas não substitui a função de variação direta de resistência.
O capacitor vai descarregando via alta resistência do gate né, ou seja, a longo prazo a potência na carga vai diminuindo, certo?
Sim, embora a queda seja muito lenta. E assim houver um novo ajuste ele recarrega.
será se um ligar um servo motor vai funcionar??????
Não é recomendado para acionar servo motor.
Olá amigo!
Que Excelente idéia... genial!!!
Essa esquema pode ser utilizado com uma tensão no Dreno em torno dos 300V?
Desde já muito obrigado!
Obrigado! Seria possível, mas precisaria ajustar os valores dos resistores de gate e o valor de isolamento do capacitor, do contrário irá queimar o MOSFET. Além de colocar um MOSFET que suporte essa tensão, que precisaria ser DC. E mesmo assim, sem maiores proteções. o risco é alto usando tensões dessa ordem e eu não recomendaria o uso.
@@Electrolab-EletronicaA minha idéia seria para utilizar com um testador de barra de led (por isso a tensão dos 300V).
O testador de barra de Led já tenho operando nessa faixa de tensão!
Gostei
Obrigado Daniel!
E se esse sinal controlasse o gate de outro mosfet q contolava um audio?
Com a polarizarão adequada é perfeitamente possível.
Soft starter👍
Dar pra fazer um pra acionar máquina de 1000w
Ele não funciona com corrente alternada.
Será q esse é o mesmo circuito usado naqueles volumes de radios q nao tem inicio nem fim?
Certamente não, são sistemas distintos.