Assédio Moral no Serviço Público
HTML-код
- Опубликовано: 9 янв 2025
- O assédio moral é praticado em empresas privadas e em setores do serviço público, mas os critérios judiciais de reconhecimento n]ao são iguais.
Existe a Presunção de Legalidade dos Atos da Administração Pública, o que dificulta o reconhecimento do assédio moral quando praticado no serviço público.
Guilherme Collin
OAB/RS 48.682
Fones: 51 32281219 / 51 999857991
#assédiomoral
#assédiomoralnoserviçopúblico
#apropens
Sou funcionário municipal e dentro de 1 ano fui transferido de turno sete vezes, entre escalas diurnas e noturnas, desenvolvi transtorno depressivo e precisei me afastar por cid psiquiátrico
Espero que esteja bem.
Revoltante, estou na SEMSA (Secretaria de Saúde Municipal), horrível, tô adoecendo, mas não me transferem de secretaria, preferem me manter doente, "cuidando" de outros doentes.
O Estado pode tudo contra o cidadão, e o cidadão não pode recorrer! 🤦🏻♂️😭
Estou a pouco mais de 1 ano na prefeitura da minha cidade, entrei marcado pois não gostavam da nossa família por posições políticas, nesse período já me mandaram pra regiões afastadas já me mudaram de pasta e já me difamaram de diversas formas, fora que não dão manutenção no veículo que eu trabalho e me colocam pra trabalhar nos piores veículos
Resumindo: o servidor público pode ser humilhado , constrangido, transferido para locais de trabalho longe e difíceis de trabalhar e a administração que é comissionada fica impune . Então nem adianta entrar com processo , funcionários sem "cunha," não tem direito algum , são fantoches nas mãos desses mau- carácter
Quase isso!
Horror né?
Sim!
Verdade são várias condutas....menosprezo, transferência, exclusão, falta de comunicação, fofocas, piadas, falta de elogios ao desafeto, colocação nos piores setores etc....
Passo isso no trabalho pq não sou do lado do prefeito ..os babões coloca a pessoa no pior setor mesmo vc doente bounout
Estou passando por tudo isso
@@carolinabraga2587 pois registre...sem ninguém saber. Grave, print tela, faça ouvidorias etc. Infelizmente precisa de provas pra pleitear a justiça
@@carolinabraga2587é muito ruim, também passo por isso.
Sou servidora pública, na cidade de São Roque-SP, comecei a trabalhar em 01 04 2024, com 26 dias de trabalho, minha coordenadora pediu para eu ir ao Departamento de Saúde, me informando que a diretora queria me “conhecer”, quando chego lá me deparo com uma série de relatos de que eu estava falando de política, de que eu não tenho perfil para atendimento, quando o meu concurso é para auxiliar de escritório, informando que eu briguei com uma servidora quando isso não foi verdade e até me instigou falar mau da servidor, me insultou me chamando de desequilibrada, essas palavras vi em um relatório que depois de dois meses que ela veio conversar comigo, porque se fez necessário que a unidade precisasse de um administrativo, informando que eu teria que dar ciência, na data de hoje 19 06 2024, volto para unidade, e ela quis dar maiores explicações. Estou bem abalada e preocupada com esse relatório que ela fez, incoerente, precipitado, tendencioso. O que eu faço?
Além das competências técnicas, o Servidor público precisa se formar em Direito e realizar um curso técnico ou graduação em saúde.
Muito obrigado pelo vídeo, foi importante identificar as dificuldades de se provar o assédio.
Aqui fui transferido diversas vezes de setores, são 10 anos de assédio e perseguições sem direito de defesa, após ter aberto denúncia contra casos de corrupção e peculato de superiores.
Agora estou sendo demitido em um PAD, conseguiram o que queriam. Como sempre o culpado é o denunciante e não o criminoso.
Desejo boa sorte ao senhor. Tenho certeza da sua inocência
Não pode denunciar, o dinheiro público é pra ser roubado! 😢
@@marcelopetry1195 Meu Deus !... Funcionário municipal , só pode . Quanta injustiça . Em relação país governado por bandidos , gente honesta não tem vez .
Excelente sua explicação!!!!
Ótima aula
E se o assédio vem de colega de trabalho?? Q não é superior mas se sente superior??¿?😢
Assédio moral horizontal. Vc tem que relatar para os superiores
Uma paciente me acusou de injúria, sendo que não foi verdade.
Eu fui chamada criminalmente e não instituição onde trabalho. Tanto que nenhum gestor me acompanhou na audiência.
Isso acontece muito
O empregador não tem obrigação de lhe dar assistência junto a autoridade policial ou judicial, mesmo que fique evidente a falsidade da acusação.
No meu entendimento, este tipo de assistência deveria ser obrigação do empregador, mas não é.
@@SaibaDireito pois é...grata.
Comecei dar aula de educacao fisica no estado em 2012 depois de ser aprovado nonconcurso publico, sou uma pessoa com alguns problemas de saude e nao consigo ganhar massa muscular nao sou forte, ja ouvi dentro da escola que nao tenho perfil de professor de ed fisica, que nao tenho aparencia legal, a direção vive criando situações para constrager, esse ano o diretor convidou um professor de educacao fisica de outro lugar para ser vice diretor, esse vice vive criando entrigas em minhas aulas, semana passada peguei ele olhando pra mim de longe com semblante de gozacao e deboche insistindo na tese que eu nao tenho cara de professor de ed fisica ..
O que fzer ?
olá. O senhor descreveu condutas subjetivas e objetivas. Quanto ao semblante e às provocações sutis, não há muito o que fazer. Mas o conjunto de atos, os constrangimentos criados, dependendo de como foram praticados, poderão configurar assédio moral. Sua descrição foi muito superficial, não consigo construir uma opinião definitiva. Em tese, em ficando configurada a perseguição e atos de constrangimento, o senhor tem direito de ser indenizado. Mas lembro que é seu o ônus de provar tais fatos.
Excelente
E no meu caso que sou empregado público de sociedade de economia mista? (Copasa)
Como devemos agir? Meu marido passou em um concurso pra professor de instituto e pra vaga X mais o coordenador parece gente de empresa privada fica dando disciplinas de outros professores de área Y que não garantem o conteúdo, sobrecarregando meu marido que já está em tratamento psicólogo a três anos 😭 estou muito preocupado.
A impunidade nesses casos sao enormes. Quais sao as provas para entrar com acao ...video, audio..
Boa noite, tira uma dúvida por favor, sou servidor efetivo de uma autarquia federal, minha chefia mediata (diretora de unidade), me colocou para ser assistente em duas coordenações, pode isso? eu posso responder por dois setores e ter duas chefias imediatas?
Qdo e um colega de trabalho que quer o lugar do outro humilhando me falou que nao sou insubstituível.
Ifba seabra. Gov federal
E no caso de autarquia pública estadual? O servidor assediador desta autarquia não responderia por seus atos individualmente? Cito um caso concreto em que a autarquia se eximiu de sua responsabilidade na morte de animais silvestres e deixou seu servidor à mercê de responder sozinho, inclusive com todas as custas às suas expensas, mesmo com o ato do servidor ter sido correto e legal.
No caso do assédio moral em autarquia, o assediador não responde por seus atos individualmente?
Obs: faço referência ao estado do Rio de Janeiro.
E quando o registro ponto não funciona por causa de administração incompetente que não atualiza a tecnologia e esta administração quer atribuir ao servidor em estágio probatório o onus de não ter fornecido a impressão do registro ponto, para controle do funcionário, "registro ponto de fachada"? E quando o servidor público trabalha com crianças e não aceita supque superior sonegue direitos das crianças e então este superior calunia servidor em estagio probatório.
Um erro o Estado tando errando e se dá bem em cima dos mais fracos 😊
exatamente.
Oque fazer quando quer prejudicar o funcionário por igrinorancia política
E quando a pessoa é terceirizada e presta serviço p prefeitura
Um servidor comissionado,pode ser reintegrado por causa de assédio moral.