Excelente documentário retratando a realidade política pelo ponto de vista do xadrez. Sem dúvida uma aula. Mostrar a rivalidade entre estes dois grandes jogadores em vídeo tornou tudo mais claro para mim. Achei o desfecho também muito interessante, pois demonstrou o respeito entre ambos, embora vindo de uma tenaz rivalidade no esporte e politico ideológica. A nobreza sempre vencerá.
dois nomes que durante muito tempo alimentaram o xadrez mundial, foram eles e a sua disputa que davam visibilidade ao xadrez... o xadrez tem muito a agradecer a estes dois monstros
Com certeza são do mesmo nível. Eu já tive um rival parecido. So que na dama. Eu ganhava uma e ele em seguida ganhava outra. E sinceramente eu me sentia mais feliz nesse empate do que quando eu ganha simultaneamente dos outros oponentes.
lembrar que Karpov sempre foi favorecido no xadrez, apesar de grande jogador, a FIDE lhe deu o título sem uma disputa em 1975, prejudicou Korchnoy duas vezes, em 78 e 81, e paralisou a disputa de 1984, quando Kasparov começou a reagir, e por último e de forma ilegal, fez ter em 1986 um match revanche, coisa abolida desde 1963, quando Botvinik não teve direito a revanche contra Petrossian, uma vergonha esse FIDE que sempre atuou contra Fischer e Kasparov, e sempre ajudou a marionete do sistema soviético, Karpov
marionete do sistema soviético eu quase chorei de rir kkkkkkkkk, os caras tão chapado de anticomunismo e ficam bostejando que tudo é culpa do terrivel comunismo, não aceitam o fato que os soviéticos tinham tantos talentos e não atoa, fomentavam o xadrez muito... E aqui não é passar pano pra manipulação, mas não existe conexão entre o tipo de sistema político e essa manipulação por que tem até hoje, é como é o poder
História muito bonita. Realmente a rivalidade Karpov x Kasparov é a nata do xadrez. É o ápice. Eu só lamento um pouco que os caprichos do destino poderiam mudar por completo essa história escrita: a desistência de Fisher, a interrupção da final de 84 (regra é regra. Se só deveria acabar quando alguém vencesse 6 partidas e o desgaste estava debilitando a saúde de um dos jogadores, interrompe pelo tempo necessário, mas depois retoma a disputa) e o rompimento de Kasparov com a FIDE, em 93 (consequência de um desgaste desde 84). Sem falar na política, diretamente envolvida sempre. Mas enfim, esse protagonismo de 30 anos dos dois (cada um tendo seu momento) é o que a gente vai deixar guardado na memória. E apesar do Kasparov ter vencido 4 finais e uma acabar sem vencedor (no fundo, no fundo considera-se o Karpov pq estava ganhando), eles protagonizaram duelos acirradíssimos e a vantagem de apenas 2 matchs a favor do Kasparov não deixa mentir. E fiquei feliz em saber que hoje eles se respeitam.
@behzad1002 1 second ago In the past,the number of games used to be 12, and then increased to 14. After 9 games of 1984 match, karpov was 4-0 ahead, and the result after 12 or 14 games was the same 4-0 ( 5-0 after 27 games). The rules of that match ( the first player to reach 6 wins) was good for checking the nervous system of the players, not their chess strength!
Pra mim o melhor continua sendo Karpov, pela ideia de que os jogadores, àquela época, se limitavam à sua forma de jogo Kasparov aprendeu bastante com às partidas jogadas contra Karpov, logo Karpov tinha de procurar formas de jogo além de seu conhecimento, sem ter alguém “melhor”. Em miúdos: o que ocorreu foi um nivelamento de conhecimento das jogadas. Claro, sem desmerecer o jogo dinâmico de Kasparov, que Karpov mostrou não ser o ideal.
@@isaacnewton2211 Não, porque Kasparov aliou as duas formas de jogo, preparando-se no início para depois atacar de forma mais eficiente e sólido, sem deixar brechas no meio jogo para frente. Ajudou muito o Kasparov nesse sentido. Por isso que considero Karpov melhor (serviu de modelo a genialidade de Karpov), pois naquela época ele não tinha alguém que o impressionasse para olhar as partidas e lutar contra as ideias do "adversário". Kasparov foi melhor do mundo, mas teve de jogar contra Karpov que o influenciou no seu crescimento, com certeza! Posso estar engando, todavia é um ponto de vista a base da lógica e de opinião.
I understand Danish, English, German, Swedish, Norwegian and even French. But NOT Russian with (or without) Brazilian subtitles! Since this was obviously a French language production I wonder if there isn’t a version with French subtitles on the parts in Russian?
Eu entendi o seguinte. Kasparov deu uma retrancada quando estava 5 a 0 para o Karpov ate dar aquela cansada no adversario. Dois jogadores incriveis! Muito legal! Temos que lembrar que a ausencia do Fischer causou tudo isso.
Vocês não têm ideia de como esses caras alavancaram o xadrez. Na minha escola, quando moleque, todos jogavam. A gente recebia a cobertura dos confrontos com meses de atrasos nas bancas...
caraio, o Kasparov era chato demais! Um jogo entre ele e o fischer seria um looping impossível de babaquice entre os dois, ele era incapaz de dar méritos ao adversário.
@@bychamp o tal era massa, o petrovian era tranquilo, os demais eram ou muito mimados pela mídia (seja a sovietica/ocidental), ou arrogantes, mesmo o capablanca tinha um senso tremendo de superioridade. kkkkkkkk
Documentário incrível!! Agora, nos 22:37 Karpov fala de ser o único campeão mundial que perdeu o título e se manteve no topo no século XX. Ele esqueceu de Botvinik? Perdeu o título e recuperou na revanche.
@@matheushernandes4212 Daniel Melo Na verdade, o que Karpov disse é que foi o único ex-campeão a voltar à disputa do título mundial por meio do Torneio dos Candidatos. Botvinnik, como vcs bem observaram, sempre teve direito a uma revanche, mas sem precisar enfrentar ninguém
Karpov é o melhor jogador da história do xadrez a estudaro jogo sem a ajuda significativa de computadores, talvez o maior talento per se do xadrez. Enxadristas novos, como Carlsen nasceram em meio a engines de xadrez, é um tanto injusto comparar o processo de aprendizado de um e de outro. Mas a história da humanidade é isso: evolução! Tortuosa, obscura, mas evoluindo... Kasparov já contava com uma ajuda de computadores, claro bem menos significativa que hoje. Karpov é, salvo engano, o único jogador da história do xadrez a já ter ultrapassado os 3000 de rating.
@@bychamp no livro do Zenon Franco.Mas de lá pra cá houve mudança na metodologia de cálculo.Em todo caso, em termos numéricos, meramente, ele já ultrapassou os 3000. Acho que foi o único. Hoje é o único idoso no topo do xadrez mundial.
Então eu acho que tenho um estilo mai parecido com o de Karpov, pois gosto de cercar o adversário, pois me sinto mais seguro ocupando espaço e deixando o oponente sufocado. Mas admiro mais o Kaspa!
eu li num livro um comentário que Kasparov era a luz e Karpov as trevas, que os dois foram excelentes, tudo bem, mas Kasparov derrotou o sistema russo, a Federação De Xadrez da União Soviética e a Federação Internacional de Xadrez que Campomanes fez tanto mal
"derrotou o sistema" olha o nível de propaganda ao que a pessoa chega a consumir e se alienar kkkkkkk, mano, literalmente existe regulação do esporte em qualquer lugar do mundo, quando a URSS que historicamente fomentou o esporte e fez campeões por décadas... ai é o rebelde kkkk ele fez isso por fama, pra ser famoso com gente tipo vc que mistura tua ideologia com torcida
Em termos numéricos eles atingiram o nível. A revista de xadrez foi uma mensagem muito clara: não te mataremos por causa do xadrez, mas que sete dias de cana te sirvam de lição.
Do ponto de vista hiper crítico o xadrez é um jogo onde o vencedor acha ser uma grande vitória .resumese em um mero jogo de sim é não de vai e vem mas na verdade não tem grande importância ....ao meu ver.
Cheio de histórias
essa dupla é personificação do xadrez
dá pra analisar pela vida inteira suas partidas
Sou muito fã dos dois, a dupla KK
Dois Gênios Absolutos do Xadrez!!!
Excelente documentário retratando a realidade política pelo ponto de vista do xadrez. Sem dúvida uma aula. Mostrar a rivalidade entre estes dois grandes jogadores em vídeo tornou tudo mais claro para mim. Achei o desfecho também muito interessante, pois demonstrou o respeito entre ambos, embora vindo de uma tenaz rivalidade no esporte e politico ideológica. A nobreza sempre vencerá.
concordo inteiramente com vc, e Karpov reconheceu o valor de Kasparov, não só no xadrez mais como cidadão russo
Sensacional, épico período do xadrez internacional. Um registro histórico polêmico, controverso para muitos, mas indiscutivelmente inesquecível.
Karpov x Kasparov são a disputa Cr7 x Messi no xadrex, duas lendas vivas que jogaram na mesma época
Vídeo de alto nível... Obrigado...
Dois monstros nunca na história do xadrez teve partidas de um nível tão alto igual na época em que eles se enfrentavam
Muito da hora esse documentário,tentar entender a mente desses dois gênios e a importância que o jogo de xadrez tem para os russos é absurda
Excelente matéria sobre os 2K´s, muito bom!
Sou xadrezista. Kasparov imortal 1963
dois nomes que durante muito tempo alimentaram o xadrez mundial, foram eles e a sua disputa que davam visibilidade ao xadrez... o xadrez tem muito a agradecer a estes dois monstros
Apesar das vitórias do Kaspa nos embates diretos, não imaginava que tinha sido tão equilibrada a história das partidas de um contra o outro.
Parabéns pelo vídeo 👏👏Um verdadeiro documento histórico.
Incrivel historia, admiro os dois.
Brilhantes, ícones lendários
O MAIOR EMBATE DE XADREZ DA HISTÓRIA TERIA SIDO FISCHER X KASPAROV EM 1984, AÍ SERIA UM COMBATE DE GENIOS ABSOLUTOS DO XADREZ
Com certeza são do mesmo nível. Eu já tive um rival parecido. So que na dama. Eu ganhava uma e ele em seguida ganhava outra. E sinceramente eu me sentia mais feliz nesse empate do que quando eu ganha simultaneamente dos outros oponentes.
Excelente vídeo! Quem aqui chegou nesse vídeo pelo canal do GM Evandro Barbosa da um curtir aí!
Muito bom o documentário, obrigado.
104 empates, 21 vitórias de Kasparov e 19 de Karpov. Esses caras jamais podem ser esquecidos!
QUE DOCUMENTARIO FANTASTICO.
lembrar que Karpov sempre foi favorecido no xadrez, apesar de grande jogador, a FIDE lhe deu o título sem uma disputa em 1975, prejudicou Korchnoy duas vezes, em 78 e 81, e paralisou a disputa de 1984, quando Kasparov começou a reagir, e por último e de forma ilegal, fez ter em 1986 um match revanche, coisa abolida desde 1963, quando Botvinik não teve direito a revanche contra Petrossian, uma vergonha esse FIDE que sempre atuou contra Fischer e Kasparov, e sempre ajudou a marionete do sistema soviético, Karpov
ACABEI DE DIZER A MESMA COISA, A UNIÃO SOVIÉTICA SEMPRE PRIVILEGIOU O KARPOV E A FIDE MANIPULADA A MESMA COISA, UMA VERDADEIRA MÁFIA
marionete do sistema soviético eu quase chorei de rir kkkkkkkkk, os caras tão chapado de anticomunismo e ficam bostejando que tudo é culpa do terrivel comunismo, não aceitam o fato que os soviéticos tinham tantos talentos e não atoa, fomentavam o xadrez muito... E aqui não é passar pano pra manipulação, mas não existe conexão entre o tipo de sistema político e essa manipulação por que tem até hoje, é como é o poder
Ele ganhou o título sem disputar porque o Fischer era uma diva que não quis defender sua posição porque a FIDE não quis atender as exigências dele.
História muito bonita. Realmente a rivalidade Karpov x Kasparov é a nata do xadrez. É o ápice. Eu só lamento um pouco que os caprichos do destino poderiam mudar por completo essa história escrita: a desistência de Fisher, a interrupção da final de 84 (regra é regra. Se só deveria acabar quando alguém vencesse 6 partidas e o desgaste estava debilitando a saúde de um dos jogadores, interrompe pelo tempo necessário, mas depois retoma a disputa) e o rompimento de Kasparov com a FIDE, em 93 (consequência de um desgaste desde 84). Sem falar na política, diretamente envolvida sempre. Mas enfim, esse protagonismo de 30 anos dos dois (cada um tendo seu momento) é o que a gente vai deixar guardado na memória. E apesar do Kasparov ter vencido 4 finais e uma acabar sem vencedor (no fundo, no fundo considera-se o Karpov pq estava ganhando), eles protagonizaram duelos acirradíssimos e a vantagem de apenas 2 matchs a favor do Kasparov não deixa mentir. E fiquei feliz em saber que hoje eles se respeitam.
@behzad1002
1 second ago
In the past,the number of games used to be 12, and then increased to 14. After 9 games of 1984 match, karpov was 4-0 ahead, and the result after 12 or 14 games was the same 4-0 ( 5-0 after 27 games). The rules of that match ( the first player to reach 6 wins) was good for checking the nervous system of the players, not their chess strength!
Pra mim o melhor continua sendo Karpov, pela ideia de que os jogadores, àquela época, se limitavam à sua forma de jogo Kasparov aprendeu bastante com às partidas jogadas contra Karpov, logo Karpov tinha de procurar formas de jogo além de seu conhecimento, sem ter alguém “melhor”. Em miúdos: o que ocorreu foi um nivelamento de conhecimento das jogadas. Claro, sem desmerecer o jogo dinâmico de Kasparov, que Karpov mostrou não ser o ideal.
É uma rivalidade parecida como o Capablanca vs Alekhine
Dizer "não ser o ideal" é um pouco forte, não?
@@isaacnewton2211 Não, porque Kasparov aliou as duas formas de jogo, preparando-se no início para depois atacar de forma mais eficiente e sólido, sem deixar brechas no meio jogo para frente. Ajudou muito o Kasparov nesse sentido. Por isso que considero Karpov melhor (serviu de modelo a genialidade de Karpov), pois naquela época ele não tinha alguém que o impressionasse para olhar as partidas e lutar contra as ideias do "adversário". Kasparov foi melhor do mundo, mas teve de jogar contra Karpov que o influenciou no seu crescimento, com certeza! Posso estar engando, todavia é um ponto de vista a base da lógica e de opinião.
O final é lindíssimo.
Karai assisti tudo, muito interessante essa polarização política e a influência do xadrez na mesma
Dois dos melhores de todos os tempos !
amei o documentário!!
Agora entendo porque dizem que esse foi o maior embate de xadrez da historia, grandes jogadores
I understand Danish, English, German, Swedish, Norwegian and even French.
But NOT Russian with (or without) Brazilian subtitles!
Since this was obviously a French language production I wonder if there isn’t a version with French subtitles on the parts in Russian?
Great opportunity to learn Portuguese! 🙂
EXCELENTE . ERAN DE OTRO MUNDO LAS DOS K . HOY SE ESTIMAN , SE RECUERDAN Y SE RESPETAN .
Como ainda nao fizeram um filme?
Eu entendi o seguinte. Kasparov deu uma retrancada quando estava 5 a 0 para o Karpov ate dar aquela cansada no adversario. Dois jogadores incriveis! Muito legal! Temos que lembrar que a ausencia do Fischer causou tudo isso.
Verdade, seria épico um embate entre o Karpov e o Fischer
Karpov, Kasparov , Mikail Tal , o xadrez soviético era muito foda.
Ainda é, inclusive, o campeonato Russo tem uma importância ímpar no mundo do xadrez.
@@VictorEduardo-yc5yb ainda é, mas com as outras republicas sovieticas era um dream team.
Petrosian, Kramnik,Botvinik,Smylov Spassky, Tal,Karpov e Kasparov,apenas.
Se eles fossem de tempos diferentes, eles seriam os invencíveis de suas épocas
Vocês não têm ideia de como esses caras alavancaram o xadrez. Na minha escola, quando moleque, todos jogavam. A gente recebia a cobertura dos confrontos com meses de atrasos nas bancas...
caraio, o Kasparov era chato demais! Um jogo entre ele e o fischer seria um looping impossível de babaquice entre os dois, ele era incapaz de dar méritos ao adversário.
rs...me diz qual jogador de xadrez não é chato? talvez o Magnus Carlsen que tem um humor diferente de todos
@@bychamp o tal era massa, o petrovian era tranquilo, os demais eram ou muito mimados pela mídia (seja a sovietica/ocidental), ou arrogantes, mesmo o capablanca tinha um senso tremendo de superioridade. kkkkkkkk
@@bychamp .....Caruana não me parece chato nem agocêntrico, já Magnus se esforça no possível para disfarçar essas duas características!!
Carlsen foi feliz em dizer que no xadrez há chances baixas de trapaça pois os enxadristas possuem um ego gigante que não permite isso.
@@bychamp Carlsen é chato tbm
Documentário incrível!!
Agora, nos 22:37 Karpov fala de ser o único campeão mundial que perdeu o título e se manteve no topo no século XX. Ele esqueceu de Botvinik? Perdeu o título e recuperou na revanche.
Só não entendi se o Karpov se qualificou novamente ou se foi uma revanche. Botvinik jogou uma revanche, não precisou se qualificar outra vez.
@@matheushernandes4212 Daniel Melo
Na verdade, o que Karpov disse é que foi o único ex-campeão a voltar à disputa do título mundial por meio do Torneio dos Candidatos.
Botvinnik, como vcs bem observaram, sempre teve direito a uma revanche, mas sem precisar enfrentar ninguém
@@matheushernandes4212 Depois de 86 para cá, Karpov teve que se qualificar!
Sensacional
que historia incrivel
Karpov é o melhor jogador da história do xadrez a estudaro jogo sem a ajuda significativa de computadores, talvez o maior talento per se do xadrez. Enxadristas novos, como Carlsen nasceram em meio a engines de xadrez, é um tanto injusto comparar o processo de aprendizado de um e de outro. Mas a história da humanidade é isso: evolução! Tortuosa, obscura, mas evoluindo... Kasparov já contava com uma ajuda de computadores, claro bem menos significativa que hoje. Karpov é, salvo engano, o único jogador da história do xadrez a já ter ultrapassado os 3000 de rating.
Não tenho essa informação que Karpov tenha superado 3000 de rating! Favor apontar onde leu esta informação
@@bychamp no livro do Zenon Franco.Mas de lá pra cá houve mudança na metodologia de cálculo.Em todo caso, em termos numéricos, meramente, ele já ultrapassou os 3000. Acho que foi o único. Hoje é o único idoso no topo do xadrez mundial.
@@KPSS12 nunca passou o 3000 de rating,o que ele teve se não me engano foi uma performance de mais de 3000 no torneio de linares eu acho.
@@johnabruzzi8909 sim, e a melhor performance da historia foi do caruana no sinquefield de 2014 com mais de 3100.
@@johnabruzzi8909 sim, e lembrando que o Kaspa tbm conseguiu performaces desse nipe.
23:31 He reported Karpov as a man of the past, a puppet of the corrupted system doomed to disappear. Poor Karpov 😢.
Então eu acho que tenho um estilo mai parecido com o de Karpov, pois gosto de cercar o adversário, pois me sinto mais seguro ocupando espaço e deixando o oponente sufocado. Mas admiro mais o Kaspa!
Magnus Carlsen derrotou Karpov e empatou com Kasparov , quando era criança.
Quando M. Carlsen estiver velho será derrorato ou por um chinês ou por um indiano, que ainda não largou as fraldas.
Verdade mas Kasparov no ápice era muito melhor e mais sólido que Carlsen é hoje.
Magnus e muito bom, contudo Karpov e Kasparov são as lendas que nunca serão esquecidas sempre que o xadrez for mencionado
Blitz é blitz...clássico é clássico, sic.
Kasparov subestimou o pequeno magnus.
No msm ano eles jogaram de nv e o magnus perdeu.
Kkkkkkkkkkkk 27:23 esse Karpov é hilário
Kasparov: um gênio do Xadrez, um indigente intelectual da política (ou só um comprado pelos EUA).
Simile recognaised Raymond enigma
Dois leões no tabuleiro
O Aronian não jogava xadrez ainda
14:40 Mas o Petrosian não morreu em 1984?
É verdade, mas pode ser que ele tenha dito isso antes pra ele e isso só veio na mente dele quando venceu... vai se saber...
Isso que eu estava pensando
ele quis dizer a esposa do petrosian, se confundiu, ele ja contou essa história no programa do jo
Tem completo?
Karpov ja era a capa da gaita ficou mais ainda depois dessa sequência de jogos kkkk
documentário muito tendecioso.
Quem aí está relacionando a URSS com a invasão da Ucrânia hoje em 2022?
eu li num livro um comentário que Kasparov era a luz e Karpov as trevas, que os dois foram excelentes, tudo bem, mas Kasparov derrotou o sistema russo, a Federação De Xadrez da União Soviética e a Federação Internacional de Xadrez que Campomanes fez tanto mal
A UNIÃO SOVIÉTICA FOI DERROTADA DUAS VEZES A PRIMEIRA POR FISCHER EM 1972 E A SEGUNDA POR KASPAROV, QUANDO DETONOU A MÁFIA DE CAMPOMANES E KARPOV
"derrotou o sistema" olha o nível de propaganda ao que a pessoa chega a consumir e se alienar kkkkkkk, mano, literalmente existe regulação do esporte em qualquer lugar do mundo, quando a URSS que historicamente fomentou o esporte e fez campeões por décadas... ai é o rebelde kkkk ele fez isso por fama, pra ser famoso com gente tipo vc que mistura tua ideologia com torcida
Em termos numéricos eles atingiram o nível. A revista de xadrez foi uma mensagem muito clara: não te mataremos por causa do xadrez, mas que sete dias de cana te sirvam de lição.
Não jovem, Karpov achou desnecessário a ação política em cima do Kasparov, de demostrou sua indignação dando uma revista como simbolo de respeito.
A prisão do Kasparov foi recente, pós união soviética. Mas para falar a verdade na época do regime devem ter pensado em subir o kaspa
imagina oque bobby Fischer teria feito com ele!
hummm, jogo mais que todos eles
Kkkk tu deve cair até no cheque do pastor
Depois disso com certeza.....
GO KASPAROV! kkkkkkkkkkkkkkkkkk!
Estou boquiaberto.
melhor xadrez kasparov.
Do ponto de vista hiper crítico o xadrez é um jogo onde o vencedor acha ser uma grande vitória .resumese em um mero jogo de sim é não de vai e vem mas na verdade não tem grande importância ....ao meu ver.
Com exceção de Fischer e agora Magnus, os melhores enxadristas da história!
Capablanca manda abraços.
Capablanca foi um gênio preguiçoso, se deixou suplantar vergonhosamente por Alekhine!
Não deixa de ser gênio. Talvez seja em termos de talento o maior da história. Se dedicasse, só gasparov faria frente a ele e OLHE LÁ.
Você sabe que Alekhine fugiu de jogar com ele por ANOS não é ?
O Magnus só é espetacular nos finais. Ele não é o melhor de todos os tempos. Ele é bom mas não supera Kasparov.
this came was fake check it
Apesar das vitórias do Kaspa nos embates diretos, não imaginava que tinha sido tão equilibrada a história das partidas de um contra o outro.