Participei desta história. Fui chefe de Oficina da primeira e maior concessionária Lada do Rio de Janeiro, a Eurocar nos idos de 90. A maior parte dos problemas deste carro foram originados pela negligência do importador em não o adequar corretamente ao nosso clima e mercado. Parabéns por ter um e mantê-lo. Tive 3 Nivas 2121 e um Laika 2105.
Só o Flávio pra me fazer ter interesse por um "mero" Lada. Vídeo perfeito! Edição, trilha, locações e conteúdo ímpares!!! O único defeito desse vídeo é que ele acaba. Muito obrigado!
Flavio, sou bem mais velho que você e um grande entusiasta de automóveis. Li a 4Rodas desde o primeiro número e gostei bastante da revista durante um tempo. Porém, como grande admirador do DKW logo percebi que a revista começou a não ser muito confiável nas avaliações que fazia. Passei a comprar a 4Rodas italiana e a L'Automobile francesa para acompanhar as novidades e me manter informado. Abraço.
A madrinha do meu irmão teve um idêntico a esse . Ela comprou zero quilômetro e incrivelmente usou o carro praticamente todos os dias por uns vinte anos . Ela dizia que o carro nunca dava problema e não trocava por nada .
É incrível ver um Samara conservado desta forma. Incrível a história e com certeza não foi um veículo ruim por ter sido fabricado e exportado para tantos países por tantos anos.
Tive um Samara em 91, acho que era 1.3. Extremamente econômico, confortável e estável. Em uma viagem descendo de Curitiba à Laguna chegou ao absurdo de 19km/l. O único problema que tive com ele foi um pequeno vazamento na caixa. A lataria deste carro é de tanque de guerra, muito forte mesmo. E o ar quente é uma fornalha mesmo no inverno rigoroso do RS. A revista quatro rodas as vezes exagerava nos testes. Apenas quem teve por mais tempo e rodando muito pode falar algo. Rodei mais de 60.000 kms nele. Valeu o vídeo. Abraço
Muito legal. Gostei da plaquinha dizendo (em cirílico) Sdiélano v CCCP = feito na URSS. Só a título de ajuda, a pronúncia correta do nome das cosmonaves levam muita gente ao espaço até hoje (e que ninguém fala certo no Brasil) é SAIÚZ. Significa união e é um dos C da CCCP. Abração.
Yo me compre el Lada Samara 2108 1.5 el año pasado usado de niño competia con el fiat uno y el vw gol sabes estimado no tiene oxido salvo detallecitos menores una carroceria de verdad chapa buena el diseñó en lo personal me encanta es simple definido y claro me siento muy conforme con el ya le compre alarma bloqueos y me falta comprarle los alza cristales y el home center lo voy a levantar de apoco y espero sea mi fiel auto estoy enamorado de el es un aito con alma lo compre muy barato la verdad tiene detalles adentro pero nada que no se pueda solucionar y mejorar el tema que muchas personas son infantiles en los comentarios despectivos al Samara por que no tienen idea de lo que es un auto sin computadoras y espejitos de colores como son los autos de ahora insulsos sin alma en fin muchas bendiciones para ti estimado muchas grs por el video desde Uruguay 🇺🇾🙏 nuevamente bendiciones para ti y todos los amantes del coche historico Lada Samara
Tive um Samara 94 em 2003, era o meu primeiro carro importado ( he he he) peguei barato na troca de uma moto e confesso que já peguei pensando em vender, mas co carro me conquistou, fui para o Litoral, Sul de MG e até BHZ rodando naquela auto soviético, no fim de 2004 um maluco bateu em mim com um corsa e preferiu comprar o carro do que pagar o prejuízo, o carro deixou saudades. Hoje estou atrás de um Laika para ser a minha dor de cabeça do final de semana
Em 1996 quando eu tinha 18 anos eu trabalhei de motorista particular pra uma senhora e ela tinha um Lada Samara...eu gostava bastante do carro, nunca deixou na mão em quase 2 anos.
Eu tenho um Lada Lamara, já andei mais de 200.000km, só troquei óleo e filtros e mais demais manutenção em freios, etc. Nunca me deixou na mão, é um excelente automóvel. Agora eu pretendo repintar e outras manutenções. Ele está guardado aguardando o seu retorno. maneco RS.
Charmosa a cidade. Estivemos lá por ocasião do jogo do Brasil contra o México. Ficamos num hotel antigo em frente ao Rio Volga. O Hotel - do mesmo nome do rio - tá do mesmo jeito que Gorbachev deixou, rsrs. A cidade é muito, muito quente no verão. Pegamos 40 graus na sombra no dia do jogo. Lá comprei um imã com a foto do Gagarin. Memories.
Flavio, meus parentes tinham concessionária lada aqui na minha cidade. Até hoje tem mta peça nova lada em estoque guardadas. Se precisar, me avisa q te passo o contato.
Parabéns pelo seu vídeo e todo o conhecimento que você tem dos carros e da União Soviética! Pra mim, que tenho muito interesse no assunto e sabia pouco, foi uma aula!
Adorei o video, faz 2 meses e meio comprei 1 Škoda Favorit com decoração Škoda Motorsport e algumas alterações tanto interiores como mecânicas. Por exemplo apenas 2 bancos da frente, cintos segurança de competição, volante competição, admissão direta, suspensão melhorada, pneus M+S. Sabia que reza a lenda, a Lada copiou os planos aos checoslovacos e por isso o Samara ser bastante parecido com o Škoda Favorit ? Esse Lada Samara do video está num estado excelente. Espero que vc volte a publicar mais videos dele ou de outros carros soviéticos/leste europeu. Abraço português desde a Catalunha !!
Grande Flávio, que história bacana! Trabalho magnifico seu e do cosmonauta Yuri! A apresentação da trajetória da Lada a partir do Laika e do Samara nos faz revisitar a obra de Górki e as histórias do rio Volga. Forte abraço.
Sensacional o vídeo!!! Parabéns pela pesquisa, pelo roteiro e pela edição! Te conheci hoje, pelo react do Gaiofato ao vídeo do Lada Laika e gostei demais! Vou ver outros ^_^
A história da Gurgel Motores S/A merece pelo menos um vídeo. Não só em relação aos carros em si, como também sobre as questões técnicas e e políticas que inviabilizaram o projeto.
Até hoje qualquer brasileiro nacionalista deve lamentar o fim da Gurgel. Uma fábrica que a tivesse sido apoiada, poderia ter se tornado a grande indústria automobilistica nacional. Lamento isso até hoje.
Em 1992 quase comprei um Samara 3 portas 1.3. Guiei o carro e gostei muito. Precisava comprar um carro para colocar no lugar do meu Uno, que comprei do meu irmão e me aborreci. Me arrependo de não ter comprado, porque gostei e era um carro pitoresco para se ter, mas na época não poderia me dar ao luxo de ter dois carros. Teria ficado com ele até hoje, muito provavelmente, o que teria sido uma diversão. Meu Chevette, por exemplo é 1993, ou seja, nem tinha sido feito naquela época, mas se comparado ao Samara era um carro de projeto 20 anos mais velho, com a tradicional tração traseira e motor longitudinal.
Acho que teria ficado com ele até hoje, mesmo! Meu pai compro o Samara em 1990 e me apaixonei perdidamente! Meu pai passou o Samara para mim e está comigo até hoje, com 31 anos! Nunca dá problemas mecânicos, graças a Deus!
O Flavio fala de forma tão apaixonada que por um instante muito rápido eu quase que achei ter considerado a possibilidade do carro ser remotamente bom. É com paixão que se vive a história automobilística. Obrigado.
A paixao nao é pelo carro, mas por tudo que é soviético. Tatuagens e até o seu filho tem nome russo. Comunista frustrado com a queda do muro de Berlin.
É distintamente apreciável seu conhecimento sobre URSS no link com os carros russos. Sou novo no canal e apreciador da cultura Russa, principalmente movivado pela guerra fria do lado russo. Eu nunca quiz e fui pro USA, mas já fui pra Russia e vou novamente Rá! abraco, sucesso
Sou testemunha de que o freio do carro era FENOMENAL, ainda mais comparado aos carros da época. Descobri diversos detalhes sobre o veículo que não vinham no manual e que teriam até ajudado a cuidar melhor dele. Show esse vídeo!
O meu fiz umas três vezes o cabeçote, esquentava muito, era azul 4 portas, até hoje está no nome da minha esposa, eu em 1992 ostentava, muito complicada mecânica, não entendia nada, econômico, macio, semi hidráulico, sistema de aquecimento bom, no mais era bonito, Hamilton colombo Paraná brasil, gostei
Sensacional o seu canal. Cara adoro seus vídeos. Não se importe com esse povo que critica você e seus vídeos. Tem muita gente que admira você como profissional e adora seus vídeos, como eu, por exemplo. Meus parabéns pelo canal e por todos os seus vídeos.
17:42 Esse carro PRECISA ser analisado pelo Lucas do canal Carro Chefe. Acho que ele vai chorar quando ver uma alça PQP desse tamanho. Ele sempre pega no pé da VW, porque nenhum dos carros atuais deles tem
Flávio, sensacional. Faça mais vídeos nesse molde, com você ao volante contando histórias e mostrando o carro, o painel, o comportamento do carro ao rodar, show de bola. Faça isso não só com seus carros mas com de outras pessoas também, como de inscritos.
Parabens Flávio. Sou seu fã. Tive um desse ano 1991, 5 portas, 1.3. Era muito gostoso dirigir ele. Esse seu aí ficou faltando trazer da Rússia um reservatório de agua para os esguichos dianteiros e trazeiro original. esse que esta no seu Samara é adaptado de carro nacional. Mas o carro esta lindo. Show.
Sensacional Ídolo. Estive na cidade de Samara trabalhando na Copa pela Rádio Itatiaia. Trouxe para os meus filhos aqueles kits de comida de astronautas. Queria ter um Samara ou Niva. Deus ilumine aí. Vídeos maravilhosos.
Eu sempre achei o Samara lindo! Na época que comecei a gostar de carro (faz tempo) já era difícil achar um em bom estado, hoje mesmo nem se fala! Só sucatas! Parabéns pela história e pelo Samara impecável 👏🏻 Esse é só para voltinha na quadra e guardar 😂
Sou bem pé atrás com á Revista 4 Rodas, quando eu soube da sacanagem que eles fizeram com á IBAP (Indústria de Automóveis Presidente) que era para ser uma indústria 100% nacional e o quanto eles procuraram demonizar os carros da Gurgel, sinceramente comigo eles não tem credibilidade nenhuma.
Tá explicado o porquê do Brasil nunca ter decolado na indústria automobilística, tendo uma mídia tão canalha como esse grupo Abril e Globo...Sem falar do nosso parlamento que ao que parece recebem "incentivo" para defender interesses de fora em detrimento do nacional.
É muito complicado manter um exemplar como esse? Não vi muitos rodando. Na verdade, me recordo de ter visto apenas um modelo desse, talvez por morar no interior de Goiás... Já o Niva era relativamente fácil de se ver, principalmente nos eventos off road, onde eram figurinha carimbada. Muito bom conteúdo! Parabéns.
Grande Flávio, me amarrei na história. Eu como paulistano, era um "Faria Limer" office-boy kkkk em pleno 1991/1992 e vi quando apareceram os lindos Niva, o quadradão Laika e os feiosos Samaras rodando aos montes em plena avenida, chamando a atenção por serem extremamente diferentes dos carros importados convencionais como BMW, Peugeot, Citroen, Mercedes, Volvo, que tinham muito mais glamour e beleza. Mas os Ladas, como vc comentou, de tão feios, eram bonitos e o melhor, eram acessíveis a classe menos abastada, tanto que os comerciais e propaganda da época pegavam esse gancho, vc pode ter um bom importado, com mais espaço e pagando muito menos. Pena que as revistas especializadas da época destruíram o sonho russo de ser firmar no país, afinal naquele tempo a Perestroika kkkk já estava aberta ao mundo, faltava o Brasil descobrir e explorar melhor as novidades que estavam por vir. Abraço carinhoso e aguardando mais vídeos.
Cara!!! Adorando os vídeos.... Legal ver os detalhes , a história do veículo e claro, os aspectos pessoais... Já que carro antigo tem que ter história!!
Bom vídeo. Eu me lembro desse carro e gostava dele principalmente por causa do nome Samara, um nome feminino que eu muito bonito; mais, eu gostava mesmo de outro carro da lada: era o niva, se bem que para à época o Samara não devia nada aos de sua classe, quanto à avaliação por revistas ditas especializadas, fica à dúvida se não foram induzidos a desprestigiar um carro que vinha como importado para concorrer com carros fabricados aqui no Brasil e, de um país que tinha um regime político totalmente diferente do nosso. Mas o era bom e parabéns pelo vídeo.
A revista 4 Rodas sempre foi tendenciosa . Me lembro que na década de 1980 o hobby dessa revista era no sentido de elogiar os carros da GM e esculhambar as demais montadoras aqui instaladas.
Muito bom seu vídeo. Sou fã do alfabeto sirílico. Interessante comentar sobre a tampa do tanque de combustível. Foi um dos detalhes que sempre admirei. Cheguei a utilizar um desses como táxi.
Diziam que os plásticos da Lada derretiam. O importador brasileiro da marca foi Leopoldo Collor de Mello, irmão do Presidente na época Fernando Collor de Mello e incrivelmente, a marca ganhou a concorrência para equipar a PM e Polícia Civil de Alagoas no início da década de 1990
Não tem melhor que o Flávio para apresentar carros, o cara é fera. A riqueza de detalhes acerca da historia do modelo é incrivel. Conteúdo show desde sempre 👏
Veja q existem semelhanças entre DeLorean (DMC-12) e o Samara. As linhas são parecidas e a frente tem o mesmo recorte. Foram desenhadora na mesma época nos estúdios Giugiaro. Irmãos separado a no nascimento.
Olá, achei top video sobre o Samara. Eu ia te dizer que nao entendi porque no brava que eu comprei veio um pneu da Ucrânia no estepe. Agora sei tiraram de algum lada😂
Muito bom, Flavio! As histórias, a edição, o vídeo como um todo, tudo está cada vez mais legal! Sou de uma geração que não tem mais esse amor por carros, apesar de ser apaixonado por automobilismo. Mas, independente disso, é sempre bom ver alguém apaixonado falando sobre aquilo que ama. O apreço pelos detalhes, como a tampa do tanque de combustível ou pela lâmpada para iluminação do motor, é lindo de ver. E isso é o que tem tornado seus vídeos cada vez mais divertidos de assistir. Parabéns!
Foi meu primeiro carro, andei bastante com ele. A falta de peças na época condenou seu motor, vendi a preço de banana. Também tive um Laika, ali começou minha paixão por tração traseira. Diferencial aguentou firme minhas loucuras 😃
Se você tivesse feito um vídeo desse quando os Samaras chegaram ao Brasil, teria sido um sucesso de vendas.
A quatro rodas não gostou muito kkk
Vender carro não é só entregar um bom produto. As fabricas às vezes esquecem disso.
Participei desta história. Fui chefe de Oficina da primeira e maior concessionária Lada do Rio de Janeiro, a Eurocar nos idos de 90. A maior parte dos problemas deste carro foram originados pela negligência do importador em não o adequar corretamente ao nosso clima e mercado. Parabéns por ter um e mantê-lo. Tive 3 Nivas 2121 e um Laika 2105.
Vim pelo Project Car Brasil ... Ele comprou um Lada e irá restaura-lo 👏🏼👏🏼👏🏼
Só o Flávio pra me fazer ter interesse por um "mero" Lada. Vídeo perfeito! Edição, trilha, locações e conteúdo ímpares!!! O único defeito desse vídeo é que ele acaba.
Muito obrigado!
Flavio, sou bem mais velho que você e um grande entusiasta de automóveis. Li a 4Rodas desde o primeiro número e gostei bastante da revista durante um tempo. Porém, como grande admirador do DKW logo percebi que a revista começou a não ser muito confiável nas avaliações que fazia. Passei a comprar a 4Rodas italiana e a L'Automobile francesa para acompanhar as novidades e me manter informado. Abraço.
Quando a Lada chegou no Brasil eu tinha 19 anos e na época eu queria ter comprado esses carros mas não podia!... Um abraço pra você!
A madrinha do meu irmão teve um idêntico a esse .
Ela comprou zero quilômetro e incrivelmente usou o carro praticamente todos os dias por uns vinte anos .
Ela dizia que o carro nunca dava problema e não trocava por nada .
Sou fã do Samara. Excelente vídeo! Vejo nele um DNA VW muito evidente!
Nossa que saudade do indiana Gomes! O Flávio é demais, parabéns pelo ótimo programa.
É incrível ver um Samara conservado desta forma. Incrível a história e com certeza não foi um veículo ruim por ter sido fabricado e exportado para tantos países por tantos anos.
Legal são os barulhinhos (grilhinhos) do carro... parece um Onix com 10mil km
Tive um 92 , rodei uns 100 mil kms nele , foi só alegria , econômico ao extremo , só os plásticos que eram fracos ,mas o carro era um espetáculo !
Tive um Samara em 91, acho que era 1.3. Extremamente econômico, confortável e estável. Em uma viagem descendo de Curitiba à Laguna chegou ao absurdo de 19km/l. O único problema que tive com ele foi um pequeno vazamento na caixa. A lataria deste carro é de tanque de guerra, muito forte mesmo. E o ar quente é uma fornalha mesmo no inverno rigoroso do RS. A revista quatro rodas as vezes exagerava nos testes. Apenas quem teve por mais tempo e rodando muito pode falar algo. Rodei mais de 60.000 kms nele. Valeu o vídeo. Abraço
Muito legal. Gostei da plaquinha dizendo (em cirílico) Sdiélano v CCCP = feito na URSS. Só a título de ajuda, a pronúncia correta do nome das cosmonaves levam muita gente ao espaço até hoje (e que ninguém fala certo no Brasil) é SAIÚZ. Significa união e é um dos C da CCCP. Abração.
Yo me compre el Lada Samara 2108 1.5 el año pasado usado de niño competia con el fiat uno y el vw gol sabes estimado no tiene oxido salvo detallecitos menores una carroceria de verdad chapa buena el diseñó en lo personal me encanta es simple definido y claro me siento muy conforme con el ya le compre alarma bloqueos y me falta comprarle los alza cristales y el home center lo voy a levantar de apoco y espero sea mi fiel auto estoy enamorado de el es un aito con alma lo compre muy barato la verdad tiene detalles adentro pero nada que no se pueda solucionar y mejorar el tema que muchas personas son infantiles en los comentarios despectivos al Samara por que no tienen idea de lo que es un auto sin computadoras y espejitos de colores como son los autos de ahora insulsos sin alma en fin muchas bendiciones para ti estimado muchas grs por el video desde Uruguay 🇺🇾🙏 nuevamente bendiciones para ti y todos los amantes del coche historico Lada Samara
Tive um Samara 94 em 2003, era o meu primeiro carro importado ( he he he) peguei barato na troca de uma moto e confesso que já peguei pensando em vender, mas co carro me conquistou, fui para o Litoral, Sul de MG e até BHZ rodando naquela auto soviético, no fim de 2004 um maluco bateu em mim com um corsa e preferiu comprar o carro do que pagar o prejuízo, o carro deixou saudades.
Hoje estou atrás de um Laika para ser a minha dor de cabeça do final de semana
Em 1996 quando eu tinha 18 anos eu trabalhei de motorista particular pra uma senhora e ela tinha um Lada Samara...eu gostava bastante do carro, nunca deixou na mão em quase 2 anos.
Eu lembro que meu parente já falecido comprou um desses usado ainda na garantia e tinha no kit de ferramentas no porta malas até pá.
Adorei o vídeo, em especial a edição e o texto. Sensacional. Parabéns Flavinho
Vim pelo Project Car Brasil!!
Eu tenho um Lada Lamara, já andei mais de 200.000km, só troquei óleo e filtros e mais demais manutenção em freios, etc. Nunca me deixou na mão, é um excelente automóvel. Agora eu pretendo repintar e outras manutenções. Ele está guardado aguardando o seu retorno. maneco RS.
Charmosa a cidade. Estivemos lá por ocasião do jogo do Brasil contra o México. Ficamos num hotel antigo em frente ao Rio Volga. O Hotel - do mesmo nome do rio - tá do mesmo jeito que Gorbachev deixou, rsrs. A cidade é muito, muito quente no verão. Pegamos 40 graus na sombra no dia do jogo. Lá comprei um imã com a foto do Gagarin. Memories.
Apesar de ter sido reprovado nos testes da 4 rodas , eu achava e acho ele lindo até hoje
Flavio, meus parentes tinham concessionária lada aqui na minha cidade. Até hoje tem mta peça nova lada em estoque guardadas. Se precisar, me avisa q te passo o contato.
Tu assiste o (maccina do tiago kifuri? Então, ele ta fazendo um samara, acho q ele vai precisa de peças interna
@@matheustoddynho eu vi. Ele é fã desse carro.
Meu primo mexe com Niva, pode passar seu contato pra eu passar pra ele?
@@maricate chama egydio motors, em Araraquara. Atualmente é uma concessionária kia, só dar um Google q tem os Contatos de lá.
Parabéns pelo seu vídeo e todo o conhecimento que você tem dos carros e da União Soviética! Pra mim, que tenho muito interesse no assunto e sabia pouco, foi uma aula!
Flavinho, está é a sua praia, execelente conteúdo!!
Verdade, porque de futebol não manja porra nenhuma
@@renatocortonesi8315 foi o que eu disse, mas de uma maneira educada.....
Adorei o video, faz 2 meses e meio comprei 1 Škoda Favorit com decoração Škoda Motorsport e algumas alterações tanto interiores como mecânicas. Por exemplo apenas 2 bancos da frente, cintos segurança de competição, volante competição, admissão direta, suspensão melhorada, pneus M+S.
Sabia que reza a lenda, a Lada copiou os planos aos checoslovacos e por isso o Samara ser bastante parecido com o Škoda Favorit ?
Esse Lada Samara do video está num estado excelente. Espero que vc volte a publicar mais videos dele ou de outros carros soviéticos/leste europeu.
Abraço português desde a Catalunha !!
*Qual é o melhor carro ? É aquele que a gente gosta. Está feliz ? Então é um ótimo carro. Parabéns.*
Grande Flávio, que história bacana! Trabalho magnifico seu e do cosmonauta Yuri! A apresentação da trajetória da Lada a partir do Laika e do Samara nos faz revisitar a obra de Górki e as histórias do rio Volga. Forte abraço.
Tive uma Samara por dezoito anos, top Hamilton colombo Paraná brasil
Adoro as soluções não convencionais dos soviéticos. O cockpit e a luminária do capot são um charme à parte.
"Toda informação possível e imaginária" NÃÃÃO !!
É toda informação possível e IMAGINÁVEL.
Excelente conteúdo !!!
Eu já tive um carro com o dedo da porche também!! Era Fusquinha, meu primeiro carrinho ❤️
Pena que ele foi roubado 😢😭
Em 1991 meu tio comprou um desse e a primeira coisa que notei foi o volante e um kit de ferramentas no porta malas que até tinha uma pá dobrável.
Sensacional o vídeo!!! Parabéns pela pesquisa, pelo roteiro e pela edição!
Te conheci hoje, pelo react do Gaiofato ao vídeo do Lada Laika e gostei demais! Vou ver outros ^_^
A história da Gurgel Motores S/A merece pelo menos um vídeo. Não só em relação aos carros em si, como também sobre as questões técnicas e e políticas que inviabilizaram o projeto.
Vai rolar. Ele tem um Gurgelzinho e já disse que vai fazer um vídeo com ele.
Até hoje qualquer brasileiro nacionalista deve lamentar o fim da Gurgel. Uma fábrica que a tivesse sido apoiada, poderia ter se tornado a grande indústria automobilistica nacional. Lamento isso até hoje.
Que vídeo tope! ❤️os carros russos. Tive um Niva 90 comprado zero por 20 anos. Eu adorava o meu nivinha! Muito tri os teus vídeos! Parabéns!
Primeira vez que vejo o Flavinho feliz em um vídeo kkkkkkkk
Parabéns Flávio Gomes, como sempre brilhante
Em 1992 quase comprei um Samara 3 portas 1.3. Guiei o carro e gostei muito. Precisava comprar um carro para colocar no lugar do meu Uno, que comprei do meu irmão e me aborreci.
Me arrependo de não ter comprado, porque gostei e era um carro pitoresco para se ter, mas na época não poderia me dar ao luxo de ter dois carros. Teria ficado com ele até hoje, muito provavelmente, o que teria sido uma diversão.
Meu Chevette, por exemplo é 1993, ou seja, nem tinha sido feito naquela época, mas se comparado ao Samara era um carro de projeto 20 anos mais velho, com a tradicional tração traseira e motor longitudinal.
Acho que teria ficado com ele até hoje, mesmo!
Meu pai compro o Samara em 1990 e me apaixonei perdidamente! Meu pai passou o Samara para mim e está comigo até hoje, com 31 anos!
Nunca dá problemas mecânicos, graças a Deus!
Acho o lada Samara mais estiloso q um vw gol caixa. Ficarei louco em algum dia ter a oportunidade de conduzir um
Show Flavio.
Me parece que cresce senhoras e senhores.
O Flavio fala de forma tão apaixonada que por um instante muito rápido eu quase que achei ter considerado a possibilidade do carro ser remotamente bom. É com paixão que se vive a história automobilística. Obrigado.
A paixao nao é pelo carro, mas por tudo que é soviético. Tatuagens e até o seu filho tem nome russo. Comunista frustrado com a queda do muro de Berlin.
Meus parabéns Flávio, seus vídeos sobre carros são ótimos e cheios de informação sobre os carros clássicos.
Vim depois que o canal Project Car Brasil comprou um no leilão e vai levantar ele.
Comprou no vizinho dele
Show..... Andei algumas vezes num Samara idêntico a esse e gostei. Era um ótimo carro!!!!
É muito legal ver o carinho que o Favio tem pelo carro e sua história, a maneira que conduz o vídeo prende nossa atenção, está de parabéns!
É distintamente apreciável seu conhecimento sobre URSS no link com os carros russos. Sou novo no canal e apreciador da cultura Russa, principalmente movivado pela guerra fria do lado russo. Eu nunca quiz e fui pro USA, mas já fui pra Russia e vou novamente Rá! abraco, sucesso
Tem animal pra tudo!
Foi mwu primeiro carro, e me fez aprender bastante sobre mecânica!
Sou testemunha de que o freio do carro era FENOMENAL, ainda mais comparado aos carros da época. Descobri diversos detalhes sobre o veículo que não vinham no manual e que teriam até ajudado a cuidar melhor dele. Show esse vídeo!
O meu fiz umas três vezes o cabeçote, esquentava muito, era azul 4 portas, até hoje está no nome da minha esposa, eu em 1992 ostentava, muito complicada mecânica, não entendia nada, econômico, macio, semi hidráulico, sistema de aquecimento bom, no mais era bonito, Hamilton colombo Paraná brasil, gostei
eu tive um ano 92 que peguei com 28000km, usei por 4 anos sem problemas, tem um ar quente sensacional
Sensacional o seu canal. Cara adoro seus vídeos. Não se importe com esse povo que critica você e seus vídeos. Tem muita gente que admira você como profissional e adora seus vídeos, como eu, por exemplo. Meus parabéns pelo canal e por todos os seus vídeos.
17:42 Esse carro PRECISA ser analisado pelo Lucas do canal Carro Chefe. Acho que ele vai chorar quando ver uma alça PQP desse tamanho. Ele sempre pega no pé da VW, porque nenhum dos carros atuais deles tem
Flávio, sensacional. Faça mais vídeos nesse molde, com você ao volante contando histórias e mostrando o carro, o painel, o comportamento do carro ao rodar, show de bola. Faça isso não só com seus carros mas com de outras pessoas também, como de inscritos.
E PARECE QUE NÃO PARA DE CRESCER!
Parabéns pelo vídeo Flávio! Realmente anos de jornalismo fazem muita diferença no RUclips. Continua assim que esse canal tem tudo para crescer
Carros com história, uma abordagem muito legal e diferente.
Parabéns!
Alô baterias Moura, patrocina o canal do Flávio. Todos os carros dele levam a bateria de vocês! Ótimo vídeo!
Parabéns pelo vídeo, Flávio "Indiana" Gomes...forte abraço
Eu amo seus vídeos e, que histórias! Parabéns!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu tive um desse preto.
Carro espetacular só quem teve sabe q estou falando.
Parabens Flávio. Sou seu fã. Tive um desse ano 1991, 5 portas, 1.3. Era muito gostoso dirigir ele. Esse seu aí ficou faltando trazer da Rússia um reservatório de agua para os esguichos dianteiros e trazeiro original. esse que esta no seu Samara é adaptado de carro nacional. Mas o carro esta lindo. Show.
Eu já tive 3 Lada Laika SW é show o carro
Tive o 1.1 em Portugal nunca me deixou ficar mal.
Teus vídeos são SENSACIONAIS! Aliam automóveis com história!!!!! Ainda mais a história do grande Império Soviético
Sensacional Ídolo. Estive na cidade de Samara trabalhando na Copa pela Rádio Itatiaia. Trouxe para os meus filhos aqueles kits de comida de astronautas. Queria ter um Samara ou Niva. Deus ilumine aí. Vídeos maravilhosos.
Eu sempre achei o Samara lindo! Na época que comecei a gostar de carro (faz tempo) já era difícil achar um em bom estado, hoje mesmo nem se fala! Só sucatas! Parabéns pela história e pelo Samara impecável 👏🏻
Esse é só para voltinha na quadra e guardar 😂
Realmente, o carro está impecável. É de se admirar mesmo
Só eu que acho esse Samara muito parecido com o Monza hatch? desde o formato até os farois dianteiros e traseiros.
Sou bem pé atrás com á Revista 4 Rodas, quando eu soube da sacanagem que eles fizeram com á IBAP (Indústria de Automóveis Presidente) que era para ser uma indústria 100% nacional e o quanto eles procuraram demonizar os carros da Gurgel, sinceramente comigo eles não tem credibilidade nenhuma.
Tá explicado o porquê do Brasil nunca ter decolado na indústria automobilística, tendo uma mídia tão canalha como esse grupo Abril e Globo...Sem falar do nosso parlamento que ao que parece recebem "incentivo" para defender interesses de fora em detrimento do nacional.
É muito complicado manter um exemplar como esse? Não vi muitos rodando. Na verdade, me recordo de ter visto apenas um modelo desse, talvez por morar no interior de Goiás... Já o Niva era relativamente fácil de se ver, principalmente nos eventos off road, onde eram figurinha carimbada. Muito bom conteúdo! Parabéns.
Uma professora minha tinha um prata em 93 e ficou um bom tempo com ele. Na minha cabeça de criança era um Volkswagen Gol modificado...
Grande Flávio, me amarrei na história.
Eu como paulistano, era um "Faria Limer" office-boy kkkk em pleno 1991/1992 e vi quando apareceram os lindos Niva, o quadradão Laika e os feiosos Samaras rodando aos montes em plena avenida, chamando a atenção por serem extremamente diferentes dos carros importados convencionais como BMW, Peugeot, Citroen, Mercedes, Volvo, que tinham muito mais glamour e beleza.
Mas os Ladas, como vc comentou, de tão feios, eram bonitos e o melhor, eram acessíveis a classe menos abastada, tanto que os comerciais e propaganda da época pegavam esse gancho, vc pode ter um bom importado, com mais espaço e pagando muito menos.
Pena que as revistas especializadas da época destruíram o sonho russo de ser firmar no país, afinal naquele tempo a Perestroika kkkk já estava aberta ao mundo, faltava o Brasil descobrir e explorar melhor as novidades que estavam por vir.
Abraço carinhoso e aguardando mais vídeos.
Queria muito um Samara desse, mas me contentaria com uma camiseta como essa... Grande abraço desde Trancoso Ba.
Cara!!! Adorando os vídeos.... Legal ver os detalhes , a história do veículo e claro, os aspectos pessoais... Já que carro antigo tem que ter história!!
Bom vídeo.
Eu me lembro desse carro e gostava dele principalmente por causa do nome Samara, um nome feminino que eu muito bonito; mais, eu gostava mesmo de outro carro da lada: era o niva, se bem que para à época o Samara não devia nada aos de sua classe, quanto à avaliação por revistas ditas especializadas, fica à dúvida se não foram induzidos a desprestigiar um carro que vinha como importado para concorrer com carros fabricados aqui no Brasil e, de um país que tinha um regime político totalmente diferente do nosso.
Mas o era bom e parabéns pelo vídeo.
A revista 4 Rodas sempre foi tendenciosa . Me lembro que na década de 1980 o hobby dessa revista era no sentido de elogiar os carros da GM e esculhambar as demais montadoras aqui instaladas.
Legal a história Flavinho Lada é top parabéns pelo vídeo próximo carro Passat farol redondo valeu.
Flávio! Sensacional a abordagem e o trabalho de pesquisa. Parabéns!
Muito bom seu vídeo.
Sou fã do alfabeto sirílico.
Interessante comentar sobre a tampa do tanque de combustível. Foi um dos detalhes que sempre admirei. Cheguei a utilizar um desses como táxi.
Muito engraçado! Essa é a avaliação mais romântica que eu já vi até hoje sobre um automóvel. Devem vir outras por aí. Valeu Flavinho, conhece muito!!
Flávio, tem fazer um vídeo com o jipe mais lindo de todos os tempos: Niva.
Já tem na época que ele fazia o Indiana Gomes na ESPN
Diziam que os plásticos da Lada derretiam. O importador brasileiro da marca foi Leopoldo Collor de Mello, irmão do Presidente na época Fernando Collor de Mello e incrivelmente, a marca ganhou a concorrência para equipar a PM e Polícia Civil de Alagoas no início da década de 1990
Interessante, eu não sabia disso. Político é sempre uma merda.
Não tem melhor que o Flávio para apresentar carros, o cara é fera. A riqueza de detalhes acerca da historia do modelo é incrivel. Conteúdo show desde sempre 👏
Flavinho, estou amando os seus vídeos semanais com a história dos carrinhos! Uma delícia!!! ❤️❤️❤️
Um ótimo carro de coleção, está uma joia!!
Veja q existem semelhanças entre DeLorean (DMC-12) e o Samara. As linhas são parecidas e a frente tem o mesmo recorte. Foram desenhadora na mesma época nos estúdios Giugiaro. Irmãos separado a no nascimento.
Toda Glória aos Imortais Carros Soviéticos!
caramba, tem até econômetro! Aí sim heim!!!!!
Como sempre, mais um video divertidissimo do Flávio.
Olá, achei top video sobre o Samara. Eu ia te dizer que nao entendi porque no brava que eu comprei veio um pneu da Ucrânia no estepe. Agora sei tiraram de algum lada😂
Poxa que demais esse vídeo, Flávio. grande história envolvida.
Muito bom, Flavio! As histórias, a edição, o vídeo como um todo, tudo está cada vez mais legal!
Sou de uma geração que não tem mais esse amor por carros, apesar de ser apaixonado por automobilismo. Mas, independente disso, é sempre bom ver alguém apaixonado falando sobre aquilo que ama. O apreço pelos detalhes, como a tampa do tanque de combustível ou pela lâmpada para iluminação do motor, é lindo de ver. E isso é o que tem tornado seus vídeos cada vez mais divertidos de assistir. Parabéns!
Parabéns pelo seu amor pelos carros antigos! O volante parece do escort mk3 e painel do gol antigo.
Foi meu primeiro carro, andei bastante com ele. A falta de peças na época condenou seu motor, vendi a preço de banana. Também tive um Laika, ali começou minha paixão por tração traseira. Diferencial aguentou firme minhas loucuras 😃
Os argumentos para defender os defeitos e problemas do carro são ótimos. É tanta paixão pela marca que fico na dúvida se é ironia.
Kkkk não achei esse carro bonito não
@@GabrielVictor-C20XE eu me lembro que era muito novo quando vi o anúncio deste carro pela primeira vez, e eu achei o carro sensacional....kkkk
@@tutapine kkkkk
Pqp!!!! Muito tope!!!! Parabéns alto nível de pesquisa e edição!
Ficou excelente esse formato Flavinho! CCCP ✊
Ótimo vídeo! Parabéns pelo canal nota 10! Abraço.
Flávio você é fantástico muito legal sua narrativa
Que história sensacional!