exp. própria de 20 anos de motos 250 a 1000cc com e sem abs: há diferentes tipos de frenagens, como antes de curva, no trânsito, com chuva etc em que se pode usar isoladamente o dianteiro ou o traseiro. porém na frenagem tipo pânico a melhor técnica é começar pelo dianteiro de forma progressiva para abaixar a frente e compensar com o traseiro, antes da moto levantar a traseira, e se der tempo, baixar marcha e equilibrar a moto nos joelhos.
Meu amigo, parabéns, gostei muito do vídeo, esses dias tive um susto, pois estou acostumado com minha cb 300 com abs combinado , aí precisei usar uma bros 150 de um amigo, e durante uma fechada apertei com toda a força o freio dianteiro, não deu outra, foi chão mesmo, felizmente não me bati, a jaqueta de couro e calça resistente seguraram, mas devemos estar muito atentos e é sempre bom conhecer um pouco mais sobre frenagem. Abraço.
Amigos, por experiência própria eu concluí que não existe uma forma perfeita e genérica de se frear uma moto com eficiência, pois tudo vai depender do tamanho da moto, estilo da moto, forma como você pilota, se a moto tem ABS ou não... peso do piloto... peso da moto, etc. O que eu fiz foi aceitar as opiniões dos amigos e dos videos postados no youtube e ir fazendo testes até encontrar uma forma que fosse eficiente e que fosse segura pra mim de acordo com a moto que tenho e hoje a forma mais eficiente pra mim é: 95 por cento freio dianteiro e 5 por cento traseiro pois minha moto é uma pena atrás, muito leve mesmo e trava a roda traseira com uma facilidade incrível sem falar que sou leve também.
Só agora vi esse vídeo pq estou prestes a comprar uma Hayabusa e queria ver algumas dicas de frenagem e condutibilidade das motos acima de 1000cc. Parabéns, excelente matéria do Bruno Corano!
Bom vou contar a minha vida experiência sobre esse vídeo e como consequentemente a utilização dessa técnica em uma situação extrema quase me levou a óbito. Sofri um acidente em 2012 com uma fazer 250 quando um motorista usando celular em um cruzamento entrou na minha frente me obrigando a usar os freios da moto. Primeira mente em moto de baixa cilindradas se usa sim o freio traseiro. Segundo esse tipo de acionamento do freio dianteiro usando usando somente os dedos , médio, anular e mindinho não se aplica na prática do dia-a-dia pois na frenagem travou meu dedo indicador no manete na hora do acidente. Resumindo p não estender de mais, essas técnicas podem se aplicar em motos de alta cilindradas de competição mas não não são eficientes na rua. Eu quase morri por dar atenção a essa matéria irresponsável, tive deslocamento de clavícula, quebra de ossos na mão e meu capacete rachou na frente tamanho o impacto q me deixou inconsciente. Nunca mais segui os conselhos desse cidadão pois isso não se aplica na vida real, tenho cicatrizes nos ombros(cirurgia) e rosto e isso me faz lembrar q por mais experiente q seja um piloto, algumas coisas não se aplica em outras situações, aprendi a avaliar e a tirar também minhas próprias opiniões, sem seguir as orientações cegamente por mais profissional q seja o piloto. Estudem, aprendam mas verifiquem na prática se obq está sendo apresentado a vcs é válido. Nunca mais utilizei técnicas sem antes testa na minha realidade e com meu tipo de moto. fica a dica. Abraço Senhores!
Tenho moto de alta cilindrada e já tive de baixa (Fazer 250, uma das melhores motos que já tive), em nenhuma das duas, nunca tive a prática de usar só um freio ou o outro, uso os dois, freio combinado. Só pra lembrar que o freio traseiro não para a moto (ao menos não de imediato), ele reduz a velocidade dela, o que segura a moto mesmo é o dianteiro. O problema é que numa situação de emergência, costumamos nos desesperar e "alicatar" o freio dianteiro, digo pois já fiz isso, e não deu outra, fui pro chão.
@@emersonv.pereira8164 Estava devagar, uns 50 km/h ou nem isso. O cara entrou na minha frente com uma 5 metros de distância. Hoje tenho uma moto freio ABS e não existe coisa melhor
🤣😂 Antes de alguma coisa, tem que se saber entender o que ele disse, pois está tudo correto. Ele explicou bem as coisas sobre as diversas motas Se soubesses escrever e entender o que ele diz, não fazias este comentário que fizeste. 🙄 😂🤣
Asisti o Vídeo , bem informativo c/ detalhes profissional, excelente sua dedicação a nos emcinar a Pilotar Corretamente. PARABÉNS pela apresentação. DE CUIABÁ MT BRASIL CLAUDIO RODRIGUES. ABRAÇO.
Eu costumo começa a frenagem desacelerando e segurando no freio traseiro de leve e depois apertando o freio dianteiro e graduando a força. Frear apenas o dianteiro pode causar a derrapagem e a queda quando está com alguém na garupa. A frenagem deve ocorrer com os pneus alinhados e nunca quando se está fazendo uma curva. Sempre dirigi assim é não mudo a minha estratégia. Tenho uma MT, dirijo moto a quase 20 anos e nunca caí.
Estou melhorando minhas habilidades em cima de uma moto, aprendi a frear com os dois freios separados, agora uso os dois juntos, como ando numa moto de baixa cilindlragem
Excelente reportagem o cara ta falando de pilotagem de moto alta performance e alguns não entenderam olha so o nivel de freios das motos de alta cilindradae seus respectivos discos dianteiros e traseiros e outros controles fato.
Boas dicas, eu costumo usar mais o dianteiro e complemento com o traseiro, mas dependendo da frenagem... apesar da minha ter ABS eu sinto uma certa desestabilização, vou usar essas dicas. valeu!
No vídeo há um exemplo da moto parando só usando o freio traseira. Claro que ele forçou a barra para travar a roda, porém pra quem usa rotineiramente a moto, vai pegando a sensibilidade do freio traseiro e aprendendo a controlar. Outra coisa são as motos com o ABS. Nestas não há necessidade da modulação na frenagem. É simplesmente acionar o mesmo sem muita preocupação com a roda travar ou não. Mais uma coisa, a diferença entre bater ou cair numa moto em uma frenagem é de centímetros a alguns metros, coisa que mesmo tendo muito menor eficiência, o freio traseiro pode ajudar e muito, em qualquer tipo de piso, moto ou condição, exceto nas superesportivas pilotada por alguém gabaritado. Muito, mas muito mais do acionar os manetes de maneira correta, devia ser ressaltado o aprendizado em antecipar situações, como reconhecer a aderência do asfalto - alô motociclistas de Brasília-DF - , zonas de trânsito intenso ou cruzamentos muito aberto - locais em que os motoristas de carros e veículos grandes só se preocupam em olhar para a frente e aproveitar o máximo o sinal amarelo sem ver a moto - proximidade de escolas, a famosa bola de futebol que sempre vem acompanhada de um moleque e até de muitos marmanjos, o cheiro da chuva - sim, os bons motociclistas sentem cheiro, até de perfume de mulher andando na calçada - o cheiro de óleo diesel, o barulho de caminhões e tratores perto de obras - claro se tiver um escape aberto numa HD não vai ouvir - sinais de enxurradas, proximidade de animais, inclusive galinhas - derrubam uma scooter ou uma Bizinha com maior facilidade etc, etc, etc. Se o motociclista só confiar ou depender do alicatar dos freios da moto numa frenagem a la Alexandre Barros - sim, um dos melhores pilotos em frenagens tipo depois do Deus me livre, em seus melhores dias; hoje talvez não, a idade chega para qualquer um - a situação de tensão e até de pânico, pode lhe encomendar pinos em alguma parte do corpo ou frequentemente uma PT do seu melhor brinquedo de adulto - mulher não é brinquedo. Resumindo a segunda parte desta elocubração, se é para aprender a parar a moto em segurança, necessariamente teremos que passar pelo que eu escrevi acima.
Bom em particula a minha forma de frear a moto é a mesma nas cilindada até 500, sempre foi o uso do dianteiro e logo apos o uso do freio trazeiro. Sorte ou não nunca cai e ja fiz frenagens repetinas e bruscas no trânsito com uso da redução de marchas ao mesmo tempo.
Técnica, Prática, Treinamento; Técnica, Prática, Treinamento. Troque as pastilhas e inicie tudo de novo! Importante é treinar a memória muscular. Na emergência, o reflexo é automático!
EXCELENTE vídeo... havia outro do próprio corano, mais antigo, falando sobre o assunto. infelizmente poucos sabem como pilotar uma moto de verdade, é só ver o número de espelhos levantados na horizontal, daí se tira o número de "especialistas" no trânsito brasileiro....
Resumo de uma boa frenagem ... emergencial, da um toque firme e rapido no freio traseiro(para tirar o peso da dianteira), após isso freia progressivamente com o dianteiro e bem de leve vem acompanhando com o traseiro, e nunca mas nunca utilize a embreagem.
Tenho uma ninja 250 e o que ele falou se encaixou perfeitamente, uso 90% das vezes o dianteiro e o traseiro só pra auxiliar em alguns casos que são frenagens normais. Uma vez fui frear com o traseiro e a roda travou, andei uns 20 metros cantando pneu... Depois disso nunca mais freio traseiro, o controle de dosagem com o fato da roda estar constantemente'' quicando'' no solo é uma coisa muito difícil de achar um ponto seguro pra usar.
Excelente vídeo só faltou falar de como um motociclista deve agir na hora de uma situação onde a frenagem não é o suficiente, quando o piloto deve frenar e realizar uma manobra de desvio ao mesmo tempo evitando torções da moto. Abraço
Depois de 5 anos, caso ainda não saiba, use o freio motor sempre, vai reduzir de forma mais eficiente a velocidade, combinando aos freios dianteiro e traseiro claro
Eu nao piloto motos assim... So meu noivo que curte. Mas essas dicas servem para iniciantes. Meu noivo me passou todas e melhorei na pilotagem de motos. Gostei do video
Minha fazer tem o tal do freio combinado.. então na cidade eu uso bastante o pedal do freio traseiro, pois freia o da frente junto. Ótimo vídeo por sinal, muita dica boa!
Novamente vem o comodismo.... O freio combinado quando utilizado somente no pedal (usando o traseiro predominantemente) não tira o máximo potencial de frenagem de sua motocicleta. No momento do susto você pode não lembrar do manete. Você pode pesquisar se isso não já aconteceu com alguém... (eu pessoalmente nunca soube, mas também nunca procurei saber se já aconteceu isso)
Numa situação de Shimmy estar com 3 dedos sobre o freio e apenas segurando o guidão com indicador e polegar pode ocasionar uma perda da mão direita da manopla (direção da moto) acarretando desequilíbrio e queda.
Em um entrevista que eu vi com o Alexandre Barros ele diz que sempre deve-se usar os dois freios, nunca um só, logicamente que o dianteiro tem mais eficiência mas o traseiro não pode ser esquecido, até porque usando o traseiro junto com o dianteiro a moto senta no chão e diminui o mergulho quando usando apenas o dianteiro, algo lógico e simples que esse piloto aí do vídeo deveria saber muito bem, quanto esses três dedos para frear o dianteiro nunca precisei disso, e tenho uma Ninja e uma Teneré, motos totalmente diferentes e nunca precisei disso, a única coisa que se aproveita aí é o pé recuado nas motos esportivas isso porque devido deitar muito a moto a ponta do pé pode vir a encostar no chão.
Lógico, concordo com você, tudo depende da situação, sempre existe uma maneira melhor para frear, mas na maioria das situações usar os dois freios é a opção mais eficaz.
não sou o Alex Barros, mas minha resposta antes a sua falei o que o maior piloto de velô do brasil disse, tô ligado, ando de moto 35 anos, cg 125(1ª) ano 74, tt,, yamaha 80, mobilet, dt 180, cb 450dx, xlx250, 250r, xl350, agora, hornet e no momento xj....abç
Legal Bruno, quanto as dicas. Poderia fazer um vídeo sobre como "frear" em curvas? Lógico que não é frear propriamente dito mas o que fazer se, em uma curva, for necessário reduzir ou parar a moto???
Se você só usa o freio dianteiro, joga todo o peso pra frente, comprime o amortecedor dianteiro e consequentemente tem uma margem de uso do freio dianteiro menor. O freio traseiro, apesar de menos eficiente que o dianteiro (na maioria das motos), consegue sim parar a moto, mas serve também para estabilizar ela com a compressão dos dois amortecedores, não só comprimir o dianteiro, e a eficiência geral de frenagem melhora. Quem sabe usar o freio traseiro, sabe o quanto deve pisar, e essa história de "em uma emergência isso ou aquilo" só serve pra quem NÃO SABE usar os freios, quem sabe usar vai usar da mesma forma tanto em emergência ou não, quem sabe pilotar age friamente em uma emergência. Agora vir dizer besteira que o freio traseiro não serve de nada, simplesmente por não saber usar ele, é triste. Eu tenho uma Kawasaki Ninja pro dia a dia e sempre entro com o freio traseiro primeiro, e já sinto a moto reduzir bem, e se não fosse assim, freio motor também não prestaria, porque freio motor consegue segurar e reduzir bastante a velocidade da moto, em seguida já entro com o dianteiro e doso a força dependendo do quão rápido eu tenho q parar. E não é o fim do mundo a roda traseira eventualmente derrapar um pouco, principalmente em uma frenagem mais agressiva, isso não vai te derrubar, basta saber controlar. Fora a importância do freio traseiro em curvas, ou pra entrar em curva (sim pode usar, se souber, agora experimenta usar o dianteiro em uma curva... pode te atrapalhar ou te derrubar). Assistam o canal do Durval Careca. Comprovei muita coisa que ele ensina lá na prática do dia a dia.
Bruno, Valeu a dica, pois todo mundo que anda de moto, aprende um pouco com cada um e a cada dia. Más depois que aprendeu errado, fica bem difícil reaprender. Ainda mais que anda de carro e moto, lá vai o pézão no pedal. Porém com um ex-piloto de moto aprendi que; Frenagem de emergência, fora das pistas quase sempre acaba em tragedia. Mas vamos la, treinar mais sempre que possivel.
conheço alguns pilotos que no autódromo de interlagos não utilizam o freio traseiro mas , cada um é cada um eu auxilio os freios 70 por cento dianteiro e 30 por cento o traseiro
Muito bom canal @Automaisoficial, sempre bom está se nutrindo de informação de segurança e por falar nisso, não sei se vocês dispõe de algum vídeo falando sobre itens de segurança urbana (jaqueta, luvas, etc..) se não tiver e puder fazer, agradeço de coração. Aqui em João Pessoa - PB, galera anda até de sandália e as minas nuas, quase todo dia sai um todo ralado.
Esse lance de se usar os dedos de fora da mão deixando um dedo no acelerador, para mim não é o mais adequado, pois no caso de uma frenagem mais bruta você pode espremer o dedo que fica por dentro da manete.
Treta, o freio traseiro é muito útil sim quando utilizado com cuidado e experiência mesmo em motos com pouco peso atrás. Imagina o cenário, sua moto é leve mas vc vai com passageiro e precisa de frear. Se frear só com o da frente se f@de pk além de não aproveitar o peso do passageiro na roda de trás pra ajudar a dar aderência na roda traseira e destrubuir o peso e equilibrar a moto ainda se arrisca a levar com todo a força do seu peso mais o do passageiro em cima dos seus braços se este estiver agarrado a vc e não à moto, peso esse que será tanto maior quanto maior for a velocidade, a força de travagem e o peso dos dois combinados.
Jack Blue Sua colocação foi boa. Então, qdo vc está com garupa, seja com qlqr tipo de moro, vc usa primeiro o traseiro pra depois entrar com o dianteiro. Mas lógico que isso é numa sequência bem rápida. Pois vc destruí o peso da moto e do garupa.
Jack você foi perfeito em sua colocação, pois com o garupa com toda a certeza tem que usar o freio traseiro primeiro e em sequência o dianteiro e isso não me contaram é experiência própria mas isso estou falando de motos 125cc e 250 Fazer que tenho mas não sei dizer em motos maiores pois já andei mas sem o garupa.
Esse detalhe dos dedos de fora apoiados no alicate do freio eu não sabia sempre usei o indicador e anular mas também agora com 3 décadas em cima de moto virou vicio .
Edson Coelho Mano, ele está equivocado nessa técnica de frenagem dianteira. Cada um usa os dedos pra frear que fica mais confortável e eficiente. Não existe forma correta de usar o manete de freio, isso vai de cada um.
Eu sou acostumado a usar apenas o freio da frente, e nunca tive problemas, mas todo mundo dizia pra eu tomar cuidado pois, segundo eles, eu estava fazendo errado. Agora fico mais tranquilo!
Uma dica: Falar sobre Pneus. Sempre vejo gente com superbike usando pneus de sport turism ou mesclando modelos de pneus. Acho que seria legal falar sobre durabilidade e aderência. Mostrar os modelos para estrada, pista+estrada e pista. Eu prefiro um pneu que dure menos e tenha mais grip. Um Michelin Pilot Road ou Metzeler Sportec M5? (Ex).
só o que não entendem usa freio traseiro, se você quiser saber qual freio freia com mais eficiência faz o teste em uma bicicleta, freio traseiro auxilia e o certo é usar o da frente. vai na sequencia: freio dianteiro (sem travar ou alicate) sempre giro em alta freio motor e freio traseiro auxiliando. 50% 30% 20%
M O R T H O N8 bicicleta os freios são o chinelo no asfalto ou no pneu trazei, caso esteja descalço ai você se fodeu vai te que taca o pé no chão mesmo kkkkk !
M O R T H O N8 Rsrsrs Não existe "fórmula" (70% 30%) pois o comportamento dinâmico da moto depende muito de sua geometria, carga, momento inerte e potencial. O uso dos dois freios devem ser combinados e praticados pelos condutores em situação controlada. Muito diferente dd um carro, a motocicleta requer muito mais habilidade e domínio de seu condutor. Afirmações como " só quem é iniciante usa freio traseiro" só demonstra a soberba do interlocutor e pouca reflexão da qualidade da informação que pretende passar.
@@Sandra-mj4kc É o melhor jeito de se parar. Os dois evitam da o trabalha muito forçado da suspensão dianteira e da mais estabilidade. Uma outra dica que uso, em caso onde os dois freios não vão da conta, eu reduzo uma marchar. Aí temos uma soma de dois freios + freio motor. Já me salvou de dois iminentes acidentes.
Pra quem tá caindo aqui de paraquedas, não escuta esse maluco! Você faz a modulação do freio com indicador!!!!! E a força com o do meio... Esse cara não sabe do que fala. Se os próprios pilotos do motoGP dizem que usar o freio traseiro é essencial, incrível esse cara ter se tornado piloto
O que ele não diz que o freio traseiro em motos esportivas tem pouca eficiência porque também entra em ação o freio motor. E se tem freio é para ser usado: as dicas são relevantes, mas sem prática e experiência não serve para nada. Então pratique!
Vai me falar que não tem força o suficiente com dois dedos (indicador e dedo médio) para frenar corretamente? Ainda mais com uma esportiva que você tem um Brembo ou "equivalente".
Bruno observei muita dificuldade para mostrar algumas posições por causa do microfone já pesou em usar um do modelo lapela ótima explicação e fica a dica se chegar a ver claro
cada mané falando o que não sabe, tu acha que vai usar freio motor em uma speed em alta velocidade? pode olhar qualquer piloto de motogp na hora da redução, eles não deixam a embreagem voltar todo curso até que tenham freado o quanto quiseram. Porque se tu frear forte e deixar o freio motor atuar a moto começa a "sambar" a traseira. Vai lá no autódromo usar freio motor bonitão, tá achando que moto é igual carro, piloto de cg.
Sei q o meu comentário, para esse video, tá bem atrasado, mas e imprescindível divulgar mais. Canais do tipo Fabinho da hornet, e afins, deveriam ajudar a divulgar esse tipo de video. Parabéns pelo video!!!
Bruno é ótimo piloto, mas devo discordar da não utilização do freio traseiro nas esportivas. O freio traseiro ajuda e muito na frenagem e deve ser usado, com suavidade claro. Se não fosse tão útil as montadoras não colocariam, simples assim.
gostei das dicas obrigado. uma pergunta na hora de freiar com o dianteiro posso também desviar do obstáculo de colisão. ( virar o guidao ). parabens pelo canal
O punho dói no começo, bem como toda a mão da empreagem, depois some, e se vc ficar muito tempo sem pilotar , quando voltar a dor também volta, mas como antes, sone com o tempo denovo. Minha experiência.
🤔 Já tive todo tipo de motos. Desde uma acelera 🛵 até motos grandes. 🏍️ Por isso sei do que fala no vídeo e está certo no que diz, mesmo havendo algumas opiniões de quem não tomou atenção ao que falou e só ouviu falar de motas de alta cilindrada, quando também referiu que em algumas outras motas o travão de traz É PARA UTILIZAR . 🙄 Dâââ... É que até fala da posição que deve estar o pé nas diferentes motos. 🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂 🏍️😉👍🇵🇹🇧🇷
Parceiro, nem 8 nem 80. No Transito dá pra ajudar com o traseiro sim. Esse lance de 100% freio dianteiro é coisa de pista, só nos track day, . Mas a materia é bacana.
Moto com ABS é tudo de bom, agora ficar com os dedos no manete de freio o tempo todo ou pé descansando no pedal de freio é a receita perfeita pra "comer" as pastilhas de freio rapidinho.
Olá! Gostei muito do canal e já me inscrevi. Gostaria de saber qual o tipo de roupa mais adequado para substituir o macacão típico de quem anda na rodovia. Eu ando na cidade com uma XRE300.
Me apresente ou mostre um piloto d motogp ou superbike que use o pé recuado. Nos modelos SS's eu desconheço essa postura, se tem duvidas procure acompanhar os pilotos d ponta nas principais competiçoes.
Se usa TODOS OS TIPOS DE FREIO, o freio traseiro e dianteiro, o LANCE É TREINAR !!!! USE OS DOIS FREIOS, VOCÊ VAI MORRER SE NÃO SEGUIR FREIA, TREINE, TREINE SEMANALMENETE, TREINEI SEMPRE.
Não existe modo certo de segurar a manopla do freio, seja dois dedos, três ou os quatro, a posição certa é a mais confortavel para o piloto. Canal de pilotagem de verdade Duval Careca!!
faltou falar do dia a dia dos motociclistas, o que causa mais acidentes, tendo em vista que não andamos em um ambiente controlado com a pista limpinha, e sim vamos encontrar asfalto com areia, obstáculos que surgem do nada, ai que tá minha preocupação:freiar, desviar, asfalto com areia...essa combinação leva a torção do guidao e acaba jogando a moto violentamente contra o chão
Excelentes as dicas. Já enfrentei situações em que o pé vai direto no freio. É instintivo isso... Mas eu tenho uma dúvida: minha moto é uma srad 750 e estou pensando em comprar uma 1000. Muda a relação freio dianteiro/traseiro, em função da potência ser maior?
Nas motos mais comuns,por exemplo a cg 150,freio a tambor, também posso usar o freio dianteiro como prioridade? Eu caí recentemente da moto passando por folhas de árvores no asfalto úmido,caso eu não tivesse freado, apenas reduzido marcha,eu poderia não ter caído, já que as vezes na redução de marchas,a moto derrapa um pouco e eu estava em uns 40km por hora?
Pelo que entendi do video é que o engenheiro estudou anos e anos, para desenhar uma moto, e ele colocou o freio traseiro apenas par enfeite, e para a moto ter um curso maior, mas esportivas? Fiz uns 2 cursos de pilotagem e os instrutores falaram que: O que freia a moto é o dianteiro, porem o traseiro serve para estabilizar a moto, e recomendam usar o traseiro sim...
Entendo que deveríamos fazer campanha nacional e intensa pra que todas as motos saiam de fabrica obrigatoriamente com abs, reduziria muitos acides, fraturas e e outros danos no transito urbano. comprei uma cb 300 sem abs e já cai umas três vezes devido trava do freio, e pesquisando vi que vários conhecidos tiveram mesmo problema, mesmo numa simples freada para reduzir e passar lombada. vários caíram do nada. Pior e que todos tiveram sérios danos físicos. o custo humano é muito maior do que se todas as motos começassem a sai om abs.
Boa tarde, não concordo com todas orientações repassadas enquanto a frenagem, sou policial e trabalho na rocam, nossos treinamentos são um pouco diferentes nas técnicas repassadas neste vídeo, talvez as técnicas utilizadas serve para motos altas cilindradas em pistas, mais no dia a dia na rua com motociclistas pouco experientes não funciona, ex: dedo indicador ficando no punho isso pode fazer com que o condutor continue acelerando durante a frenagem, outra coisa os braços flexionados com a força da frenagem seu corpo é projetado para frente isto fazendo que os abraços se dobrem, e fazendo a motocicleta vire o guidom para o lado do braço mais fraco e faz o que chamamos de L, ocasionando a queda do condutor, por isso treinamos frenagem com os braços totalmente estendidos. Matéria relevante mais no meu ver não se aplica em frenagem de emergência.
Parabéns Deus te abençoe muito bem explicado estou aprendendo andar de moto agora uma boa dica obrigado
Muito bom, citou vários outros tipos de motos e deu excelente dicas de uma maneira simples e clara de entender!!
exp. própria de 20 anos de motos 250 a 1000cc com e sem abs:
há diferentes tipos de frenagens, como antes de curva, no trânsito, com chuva etc em que se pode usar isoladamente o dianteiro ou o traseiro. porém na frenagem tipo pânico a melhor técnica é começar pelo dianteiro de forma progressiva para abaixar a frente e compensar com o traseiro, antes da moto levantar a traseira, e se der tempo, baixar marcha e equilibrar a moto nos joelhos.
Meu amigo, parabéns, gostei muito do vídeo, esses dias tive um susto, pois estou acostumado com minha cb 300 com abs combinado , aí precisei usar uma bros 150 de um amigo, e durante uma fechada apertei com toda a força o freio dianteiro, não deu outra, foi chão mesmo, felizmente não me bati, a jaqueta de couro e calça resistente seguraram, mas devemos estar muito atentos e é sempre bom conhecer um pouco mais sobre frenagem. Abraço.
Amigos, por experiência própria eu concluí que não existe uma forma perfeita e genérica de se frear uma moto com eficiência, pois tudo vai depender do tamanho da moto, estilo da moto, forma como você pilota, se a moto tem ABS ou não... peso do piloto... peso da moto, etc.
O que eu fiz foi aceitar as opiniões dos amigos e dos videos postados no youtube e ir fazendo testes até encontrar uma forma que fosse eficiente e que fosse segura pra mim de acordo com a moto que tenho e hoje a forma mais eficiente pra mim é: 95 por cento freio dianteiro e 5 por cento traseiro pois minha moto é uma pena atrás, muito leve mesmo e trava a roda traseira com uma facilidade incrível sem falar que sou leve também.
Só agora vi esse vídeo pq estou prestes a comprar uma Hayabusa e queria ver algumas dicas de frenagem e condutibilidade das motos acima de 1000cc.
Parabéns, excelente matéria do Bruno Corano!
Bom vou contar a minha vida experiência sobre esse vídeo e como consequentemente a utilização dessa técnica em uma situação extrema quase me levou a óbito. Sofri um acidente em 2012 com uma fazer 250 quando um motorista usando celular em um cruzamento entrou na minha frente me obrigando a usar os freios da moto. Primeira mente em moto de baixa cilindradas se usa sim o freio traseiro. Segundo esse tipo de acionamento do freio dianteiro usando usando somente os dedos , médio, anular e mindinho não se aplica na prática do dia-a-dia pois na frenagem travou meu dedo indicador no manete na hora do acidente. Resumindo p não estender de mais, essas técnicas podem se aplicar em motos de alta cilindradas de competição mas não não são eficientes na rua. Eu quase morri por dar atenção a essa matéria irresponsável, tive deslocamento de clavícula, quebra de ossos na mão e meu capacete rachou na frente tamanho o impacto q me deixou inconsciente. Nunca mais segui os conselhos desse cidadão pois isso não se aplica na vida real, tenho cicatrizes nos ombros(cirurgia) e rosto e isso me faz lembrar q por mais experiente q seja um piloto, algumas coisas não se aplica em outras situações, aprendi a avaliar e a tirar também minhas próprias opiniões, sem seguir as orientações cegamente por mais profissional q seja o piloto. Estudem, aprendam mas verifiquem na prática se obq está sendo apresentado a vcs é válido. Nunca mais utilizei técnicas sem antes testa na minha realidade e com meu tipo de moto. fica a dica. Abraço Senhores!
Que porrada hein, a quantos por hora?
Foda mano, melhoras
Tenho moto de alta cilindrada e já tive de baixa (Fazer 250, uma das melhores motos que já tive), em nenhuma das duas, nunca tive a prática de usar só um freio ou o outro, uso os dois, freio combinado. Só pra lembrar que o freio traseiro não para a moto (ao menos não de imediato), ele reduz a velocidade dela, o que segura a moto mesmo é o dianteiro. O problema é que numa situação de emergência, costumamos nos desesperar e "alicatar" o freio dianteiro, digo pois já fiz isso, e não deu outra, fui pro chão.
Verdade!
@@emersonv.pereira8164 Estava devagar, uns 50 km/h ou nem isso. O cara entrou na minha frente com uma 5 metros de distância. Hoje tenho uma moto freio ABS e não existe coisa melhor
🤣😂
Antes de alguma coisa, tem que se saber entender o que ele disse, pois está tudo correto.
Ele explicou bem as coisas sobre as diversas motas
Se soubesses escrever e entender o que ele diz, não fazias este comentário que fizeste.
🙄 😂🤣
Asisti o Vídeo , bem informativo c/ detalhes profissional, excelente sua dedicação a nos emcinar a Pilotar Corretamente.
PARABÉNS pela apresentação.
DE CUIABÁ MT BRASIL CLAUDIO RODRIGUES.
ABRAÇO.
O ÚNICO vídeo que explica direitinho sobre o uso correto dos freios.
Eu costumo começa a frenagem desacelerando e segurando no freio traseiro de leve e depois apertando o freio dianteiro e graduando a força. Frear apenas o dianteiro pode causar a derrapagem e a queda quando está com alguém na garupa. A frenagem deve ocorrer com os pneus alinhados e nunca quando se está fazendo uma curva. Sempre dirigi assim é não mudo a minha estratégia. Tenho uma MT, dirijo moto a quase 20 anos e nunca caí.
Estou melhorando minhas habilidades em cima de uma moto, aprendi a frear com os dois freios separados, agora uso os dois juntos, como ando numa moto de baixa cilindlragem
Excelente reportagem o cara ta falando de pilotagem de moto alta performance e alguns não entenderam olha so o nivel de freios das motos de alta cilindradae seus respectivos discos dianteiros e traseiros e outros controles fato.
Boas dicas, eu costumo usar mais o dianteiro e complemento com o traseiro, mas dependendo da frenagem... apesar da minha ter ABS eu sinto uma certa desestabilização, vou usar essas dicas. valeu!
Parabéns por compartilhar detalhes tão importantes de pilotagem que jamais aprenderiamos só na prática.
Eu uso os dois freios, mais o da frente, o de trás so quando quero frear forte, ai combino os dois, mas sempre sem pisar com tudo no traseiro.
Melhor vídeo sobre frenagem que assisti no RUclips até hoje. Parabéns!
No vídeo há um exemplo da moto parando só usando o freio traseira. Claro que ele forçou a barra para travar a roda, porém pra quem usa rotineiramente a moto, vai pegando a sensibilidade do freio traseiro e aprendendo a controlar. Outra coisa são as motos com o ABS. Nestas não há necessidade da modulação na frenagem. É simplesmente acionar o mesmo sem muita preocupação com a roda travar ou não. Mais uma coisa, a diferença entre bater ou cair numa moto em uma frenagem é de centímetros a alguns metros, coisa que mesmo tendo muito menor eficiência, o freio traseiro pode ajudar e muito, em qualquer tipo de piso, moto ou condição, exceto nas superesportivas pilotada por alguém gabaritado. Muito, mas muito mais do acionar os manetes de maneira correta, devia ser ressaltado o aprendizado em antecipar situações, como reconhecer a aderência do asfalto - alô motociclistas de Brasília-DF - , zonas de trânsito intenso ou cruzamentos muito aberto - locais em que os motoristas de carros e veículos grandes só se preocupam em olhar para a frente e aproveitar o máximo o sinal amarelo sem ver a moto - proximidade de escolas, a famosa bola de futebol que sempre vem acompanhada de um moleque e até de muitos marmanjos, o cheiro da chuva - sim, os bons motociclistas sentem cheiro, até de perfume de mulher andando na calçada - o cheiro de óleo diesel, o barulho de caminhões e tratores perto de obras - claro se tiver um escape aberto numa HD não vai ouvir - sinais de enxurradas, proximidade de animais, inclusive galinhas - derrubam uma scooter ou uma Bizinha com maior facilidade etc, etc, etc. Se o motociclista só confiar ou depender do alicatar dos freios da moto numa frenagem a la Alexandre Barros - sim, um dos melhores pilotos em frenagens tipo depois do Deus me livre, em seus melhores dias; hoje talvez não, a idade chega para qualquer um - a situação de tensão e até de pânico, pode lhe encomendar pinos em alguma parte do corpo ou frequentemente uma PT do seu melhor brinquedo de adulto - mulher não é brinquedo. Resumindo a segunda parte desta elocubração, se é para aprender a parar a moto em segurança, necessariamente teremos que passar pelo que eu escrevi acima.
Bom em particula a minha forma de frear a moto é a mesma nas cilindada até 500, sempre foi o uso do dianteiro e logo apos o uso do freio trazeiro. Sorte ou não nunca cai e ja fiz frenagens repetinas e bruscas no trânsito com uso da redução de marchas ao mesmo tempo.
Técnica, Prática, Treinamento; Técnica, Prática, Treinamento.
Troque as pastilhas e inicie tudo de novo!
Importante é treinar a memória muscular.
Na emergência, o reflexo é automático!
Bingo.. é isso!
EXCELENTE vídeo... havia outro do próprio corano, mais antigo, falando sobre o assunto. infelizmente poucos sabem como pilotar uma moto de verdade, é só ver o número de espelhos levantados na horizontal, daí se tira o número de "especialistas" no trânsito brasileiro....
Resumo de uma boa frenagem ... emergencial, da um toque firme e rapido no freio traseiro(para tirar o peso da dianteira), após isso freia progressivamente com o dianteiro e bem de leve vem acompanhando com o traseiro, e nunca mas nunca utilize a embreagem.
Tenho uma ninja 250 e o que ele falou se encaixou perfeitamente, uso 90% das vezes o dianteiro e o traseiro só pra auxiliar em alguns casos que são frenagens normais.
Uma vez fui frear com o traseiro e a roda travou, andei uns 20 metros cantando pneu... Depois disso nunca mais freio traseiro, o controle de dosagem com o fato da roda estar constantemente'' quicando'' no solo é uma coisa muito difícil de achar um ponto seguro pra usar.
Geralmente eu preciono o dianteiro com mais força que o freio traseiro e uso a redução do motor pra ajudar já evitei muitos impactos desde modo.
Excelente vídeo só faltou falar de como um motociclista deve agir na hora de uma situação onde a frenagem não é o suficiente, quando o piloto deve frenar e realizar uma manobra de desvio ao mesmo tempo evitando torções da moto. Abraço
Depois de 5 anos, caso ainda não saiba, use o freio motor sempre, vai reduzir de forma mais eficiente a velocidade, combinando aos freios dianteiro e traseiro claro
Eu nao piloto motos assim... So meu noivo que curte. Mas essas dicas servem para iniciantes. Meu noivo me passou todas e melhorei na pilotagem de motos. Gostei do video
Mao direita aprendi contigo. Valeu.
Minha fazer tem o tal do freio combinado.. então na cidade eu uso bastante o pedal do freio traseiro, pois freia o da frente junto. Ótimo vídeo por sinal, muita dica boa!
Novamente vem o comodismo....
O freio combinado quando utilizado somente no pedal (usando o traseiro predominantemente) não tira o máximo potencial de frenagem de sua motocicleta. No momento do susto você pode não lembrar do manete. Você pode pesquisar se isso não já aconteceu com alguém...
(eu pessoalmente nunca soube, mas também nunca procurei saber se já aconteceu isso)
Numa situação de Shimmy estar com 3 dedos sobre o freio e apenas segurando o guidão com indicador e polegar pode ocasionar uma perda da mão direita da manopla (direção da moto) acarretando desequilíbrio e queda.
Eu ultilizo os dois freios mesmo que a minha moto não seje ABS. Além de não ficar sobrecarregando a frente ela para muito rápido
perfeito são dicas que pode salvar sua vida e do próximo evitando acidentes.
Em um entrevista que eu vi com o Alexandre Barros ele diz que sempre deve-se usar os dois freios, nunca um só, logicamente que o dianteiro tem mais eficiência mas o traseiro não pode ser esquecido, até porque usando o traseiro junto com o dianteiro a moto senta no chão e diminui o mergulho quando usando apenas o dianteiro, algo lógico e simples que esse piloto aí do vídeo deveria saber muito bem, quanto esses três dedos para frear o dianteiro nunca precisei disso, e tenho uma Ninja e uma Teneré, motos totalmente diferentes e nunca precisei disso, a única coisa que se aproveita aí é o pé recuado nas motos esportivas isso porque devido deitar muito a moto a ponta do pé pode vir a encostar no chão.
DEPENDE DA VELOCIDADE E DA FORMA QUE PEGAR O DIANTEIRO COM O TRASEIRO PK ELA PUXA É PRO CHÃO KKKKK
Lógico, concordo com você, tudo depende da situação, sempre existe uma maneira melhor para frear, mas na maioria das situações usar os dois freios é a opção mais eficaz.
È isto aii fabio sempre na defensiva pk um erro qualquer um vai pro chão ate o melhor piloto moto não perdoa erros
Fábio, comparar o Bruno com o Alex Barros é até piada. O Alex é piloto de nível internacional. Assim como você prefiro as dicas deste.
não sou o Alex Barros, mas minha resposta antes a sua falei o que o maior piloto de velô do brasil disse, tô ligado, ando de moto 35 anos, cg 125(1ª) ano 74, tt,, yamaha 80, mobilet, dt 180, cb 450dx, xlx250, 250r, xl350, agora, hornet e no momento xj....abç
Legal Bruno, quanto as dicas.
Poderia fazer um vídeo sobre como "frear" em curvas? Lógico que não é frear propriamente dito mas o que fazer se, em uma curva, for necessário reduzir ou parar a moto???
Se você só usa o freio dianteiro, joga todo o peso pra frente, comprime o amortecedor dianteiro e consequentemente tem uma margem de uso do freio dianteiro menor. O freio traseiro, apesar de menos eficiente que o dianteiro (na maioria das motos), consegue sim parar a moto, mas serve também para estabilizar ela com a compressão dos dois amortecedores, não só comprimir o dianteiro, e a eficiência geral de frenagem melhora. Quem sabe usar o freio traseiro, sabe o quanto deve pisar, e essa história de "em uma emergência isso ou aquilo" só serve pra quem NÃO SABE usar os freios, quem sabe usar vai usar da mesma forma tanto em emergência ou não, quem sabe pilotar age friamente em uma emergência. Agora vir dizer besteira que o freio traseiro não serve de nada, simplesmente por não saber usar ele, é triste. Eu tenho uma Kawasaki Ninja pro dia a dia e sempre entro com o freio traseiro primeiro, e já sinto a moto reduzir bem, e se não fosse assim, freio motor também não prestaria, porque freio motor consegue segurar e reduzir bastante a velocidade da moto, em seguida já entro com o dianteiro e doso a força dependendo do quão rápido eu tenho q parar. E não é o fim do mundo a roda traseira eventualmente derrapar um pouco, principalmente em uma frenagem mais agressiva, isso não vai te derrubar, basta saber controlar. Fora a importância do freio traseiro em curvas, ou pra entrar em curva (sim pode usar, se souber, agora experimenta usar o dianteiro em uma curva... pode te atrapalhar ou te derrubar). Assistam o canal do Durval Careca. Comprovei muita coisa que ele ensina lá na prática do dia a dia.
Bruno, Valeu a dica, pois todo mundo que anda de moto, aprende um pouco com cada um e a cada dia. Más depois que aprendeu errado, fica bem difícil reaprender. Ainda mais que anda de carro e moto, lá vai o pézão no pedal. Porém com um ex-piloto de moto aprendi que; Frenagem de emergência, fora das pistas quase sempre acaba em tragedia. Mas vamos la, treinar mais sempre que possivel.
conheço alguns pilotos que no autódromo de interlagos não utilizam o freio traseiro mas , cada um é cada um eu auxilio os freios 70 por cento dianteiro e 30 por cento o traseiro
Muito bom canal @Automaisoficial, sempre bom está se nutrindo de informação de segurança e por falar nisso, não sei se vocês dispõe de algum vídeo falando sobre itens de segurança urbana (jaqueta, luvas, etc..) se não tiver e puder fazer, agradeço de coração. Aqui em João Pessoa - PB, galera anda até de sandália e as minas nuas, quase todo dia sai um todo ralado.
Esse lance de se usar os dedos de fora da mão deixando um dedo no acelerador, para mim não é o mais adequado, pois no caso de uma frenagem mais bruta você pode espremer o dedo que fica por dentro da manete.
Treta, o freio traseiro é muito útil sim quando utilizado com cuidado e experiência mesmo em motos com pouco peso atrás. Imagina o cenário, sua moto é leve mas vc vai com passageiro e precisa de frear. Se frear só com o da frente se f@de pk além de não aproveitar o peso do passageiro na roda de trás pra ajudar a dar aderência na roda traseira e destrubuir o peso e equilibrar a moto ainda se arrisca a levar com todo a força do seu peso mais o do passageiro em cima dos seus braços se este estiver agarrado a vc e não à moto, peso esse que será tanto maior quanto maior for a velocidade, a força de travagem e o peso dos dois combinados.
Jack Blue
Sua colocação foi boa.
Então, qdo vc está com garupa, seja com qlqr tipo de moro, vc usa primeiro o traseiro pra depois entrar com o dianteiro. Mas lógico que isso é numa sequência bem rápida. Pois vc destruí o peso da moto e do garupa.
minha namorada pesa 40 kilos kkkkkk
Jack você foi perfeito em sua colocação, pois com o garupa com toda a certeza tem que usar o freio traseiro primeiro e em sequência o dianteiro e isso não me contaram é experiência própria mas isso estou falando de motos 125cc e 250 Fazer que tenho mas não sei dizer em motos maiores pois já andei mas sem o garupa.
Dicas muito boas.
Por uma falha de freagem minha, quase me arrebentei.
Esse detalhe dos dedos de fora apoiados no alicate do freio eu não sabia sempre usei o indicador e anular mas também agora com 3 décadas em cima de moto virou vicio .
Edson Coelho
Mano, ele está equivocado nessa técnica de frenagem dianteira. Cada um usa os dedos pra frear que fica mais confortável e eficiente. Não existe forma correta de usar o manete de freio, isso vai de cada um.
Eu sou acostumado a usar apenas o freio da frente, e nunca tive problemas, mas todo mundo dizia pra eu tomar cuidado pois, segundo eles, eu estava fazendo errado. Agora fico mais tranquilo!
eu tbm uso bastante o freio da frente
Obrigado pelas DICAS,,,comprei recentemente uma Moto um "pouquinho" maior e quase causei um acidente por ESTAR acostumado com motos maos Leves,,,👍
Uma dica: Falar sobre Pneus. Sempre vejo gente com superbike usando pneus de sport turism ou mesclando modelos de pneus.
Acho que seria legal falar sobre durabilidade e aderência. Mostrar os modelos para estrada, pista+estrada e pista.
Eu prefiro um pneu que dure menos e tenha mais grip. Um Michelin Pilot Road ou Metzeler Sportec M5? (Ex).
só o que não entendem usa freio traseiro, se você quiser saber qual freio freia com mais eficiência faz o teste em uma bicicleta, freio traseiro auxilia e o certo é usar o da frente.
vai na sequencia: freio dianteiro (sem travar ou alicate) sempre giro em alta freio motor e freio traseiro auxiliando.
50% 30% 20%
Você deve usar 70℅ o da frente e 30℅ o de trás
M O R T H O N8 bicicleta os freios são o chinelo no asfalto ou no pneu trazei, caso esteja descalço ai você se fodeu vai te que taca o pé no chão mesmo kkkkk !
M O R T H O N8 kkkkkkkkkkkk
M O R T H O N8 Rsrsrs Não existe "fórmula" (70% 30%) pois o comportamento dinâmico da moto depende muito de sua geometria, carga, momento inerte e potencial. O uso dos dois freios devem ser combinados e praticados pelos condutores em situação controlada. Muito diferente dd um carro, a motocicleta requer muito mais habilidade e domínio de seu condutor. Afirmações como " só quem é iniciante usa freio traseiro" só demonstra a soberba do interlocutor e pouca reflexão da qualidade da informação que pretende passar.
Experiência própria: Utilizo o freio traseiro também, já me ajudou em várias situações de risco.
Oi amigo, já se passou 5 anos que você fez esse comentário. Como você está?
@@martinns1668 kkkkkkkkkkkkkk
Mas concordo contigo. Eu uso os dois ao mesmo tempo. Para parar a moto de maneira mais eficiente sem travar nenhuma das rodas.
@@Sandra-mj4kc É o melhor jeito de se parar. Os dois evitam da o trabalha muito forçado da suspensão dianteira e da mais estabilidade. Uma outra dica que uso, em caso onde os dois freios não vão da conta, eu reduzo uma marchar. Aí temos uma soma de dois freios + freio motor. Já me salvou de dois iminentes acidentes.
A explicação foi excepcional !!!
to assistindo tudo, minha vida em jogo rsrs
tenho a mania como quase todos , de frenar com o freio traseiro. valew pelo vídeo e estarei pondo em prática as dicas.
Pra quem tá caindo aqui de paraquedas, não escuta esse maluco! Você faz a modulação do freio com indicador!!!!! E a força com o do meio...
Esse cara não sabe do que fala. Se os próprios pilotos do motoGP dizem que usar o freio traseiro é essencial, incrível esse cara ter se tornado piloto
O que ele não diz que o freio traseiro em motos esportivas tem pouca eficiência porque também entra em ação o freio motor. E se tem freio é para ser usado: as dicas são relevantes, mas sem prática e experiência não serve para nada.
Então pratique!
Vai me falar que não tem força o suficiente com dois dedos (indicador e dedo médio) para frenar corretamente? Ainda mais com uma esportiva que você tem um Brembo ou "equivalente".
Bruno observei muita dificuldade para mostrar algumas posições por causa do microfone já pesou em usar um do modelo lapela ótima explicação e fica a dica se chegar a ver claro
Achei que faltou muita informação. A questão do uso do freio motor não foi citada assim como a utilização dos dois freios simultaneamente.
Limitado....não entendi, esperava mais....
As motos modernas e acima de 500cc não tem como fazer freio motor pq a embreagem é deslizante justamente para evitar acidente!!!
@@tiradentes.alferes6807 nada haver, não são todas que tem embreagem deslizante. E o vídeo está bom sim, e só prestar atenção
@@VictorSilva-bq2hr para mina as acima de 500 cc sem embreagem deslizante nem conta por ter mec ultrapassada. quanto ao vídeo sim, excelente. tmj.
cada mané falando o que não sabe, tu acha que vai usar freio motor em uma speed em alta velocidade? pode olhar qualquer piloto de motogp na hora da redução, eles não deixam a embreagem voltar todo curso até que tenham freado o quanto quiseram. Porque se tu frear forte e deixar o freio motor atuar a moto começa a "sambar" a traseira. Vai lá no autódromo usar freio motor bonitão, tá achando que moto é igual carro, piloto de cg.
realmente vc sabe explicar Boas dicas
VALEU MEU AMIGO PELAS DICAS
Não usar o freio traseiro é um erro! Eu uso os dois juntos e assim não faço nem uma das duas rodas travarem...
Sei q o meu comentário, para esse video, tá bem atrasado, mas e imprescindível divulgar mais. Canais do tipo Fabinho da hornet, e afins, deveriam ajudar a divulgar esse tipo de video.
Parabéns pelo video!!!
Nossa aprendi muita coisa, obrigado mesmo.
Bem explicado. Ótimo. Obrigado.
ótimas dicas muito boa apresentação.
será que tem algum vídeo dele falando sobre curvas, pendulo e o tal "contra-esterço"?
Gostei muito das dicas, um dia alcanço essa experiência ! Parabéns !
Bruno é ótimo piloto, mas devo discordar da não utilização do freio traseiro nas esportivas. O freio traseiro ajuda e muito na frenagem e deve ser usado, com suavidade claro. Se não fosse tão útil as montadoras não colocariam, simples assim.
gostei das dicas obrigado. uma pergunta na hora de freiar com o dianteiro posso também desviar do obstáculo de colisão. ( virar o guidao ). parabens pelo canal
Muito bom esse ensino, faz se um ABS humano. Obrigado.
Eu uso o dianteiro, juntamente com o freio motor e redução de marchas, muito pouco o traseiro.
Estou errado?
você percebe que esta pilotando errado quando o punho começa a doer.
O meu punho sempre doi
O punho dói no começo, bem como toda a mão da empreagem, depois some, e se vc ficar muito tempo sem pilotar , quando voltar a dor também volta, mas como antes, sone com o tempo denovo. Minha experiência.
🤔 Já tive todo tipo de motos.
Desde uma acelera 🛵 até motos grandes. 🏍️ Por isso sei do que fala no vídeo e está certo no que diz, mesmo havendo algumas opiniões de quem não tomou atenção ao que falou e só ouviu falar de motas de alta cilindrada, quando também referiu que em algumas outras motas o travão de traz É PARA UTILIZAR . 🙄 Dâââ... É que até fala da posição que deve estar o pé nas diferentes motos. 🤣😂🤣😂🤣😂🤣😂
🏍️😉👍🇵🇹🇧🇷
Brunao faz um vídeo sobre o freio motor!! USAR OU NÃO USAR! Abs!
Parceiro, nem 8 nem 80. No Transito dá pra ajudar com o traseiro sim. Esse lance de 100% freio dianteiro é coisa de pista, só nos track day, . Mas a materia é bacana.
Valeu Bruno, estou pegando umas aulas por aqui!
Adorei o canal de vcs. Vcs poderiam cometar sobre a "curva reversa" , acho que é esse o nome.
Abraços
Amei o vídeo e as dicas,
Ótimas orientações
Excelente dica de segurança!
top top o vídeo ajuda bastante
Gostei, pois pensei que sabia usar o freio da moto corretamente, mais uma lição, valeu.
Moto com ABS é tudo de bom, agora ficar com os dedos no manete de freio o tempo todo ou pé descansando no pedal de freio é a receita perfeita pra "comer" as pastilhas de freio rapidinho.
bruno corano e leandro mello são nota deez em dar aula de moto...
Olá! Gostei muito do canal e já me inscrevi. Gostaria de saber qual o tipo de roupa mais adequado para substituir o macacão típico de quem anda na rodovia. Eu ando na cidade com uma XRE300.
Me apresente ou mostre um piloto d motogp ou superbike que use o pé recuado. Nos modelos SS's eu desconheço essa postura, se tem duvidas procure acompanhar os pilotos d ponta nas principais competiçoes.
Quase dormi com ele falando, mas as dicas são as melhores que já encontrei, muito bom
Adson Santos hummm granola. quase dormindo com ele sussurrando no pezinho do ouvido é?
Se usa TODOS OS TIPOS DE FREIO, o freio traseiro e dianteiro, o LANCE É TREINAR !!!!
USE OS DOIS FREIOS, VOCÊ VAI MORRER SE NÃO SEGUIR FREIA, TREINE, TREINE SEMANALMENETE, TREINEI SEMPRE.
So uso o freio da frente, em uma ocasião quando tinha comprado uma moto ela estava com o freio da frente ruim e eu cai por causa disso
Legal , por isto que na moto GP , alguns pilotos tiram a perna esquerda da moto durante a frenagem antes de uma curva para esquerda.
Exatamente o que opero.
Não uso freio traseiro, nunca utilizei.
Moto tem que mergulhar
Não existe modo certo de segurar a manopla do freio, seja dois dedos, três ou os quatro, a posição certa é a mais confortavel para o piloto. Canal de pilotagem de verdade Duval Careca!!
faltou falar do dia a dia dos motociclistas, o que causa mais acidentes, tendo em vista que não andamos em um ambiente controlado com a pista limpinha, e sim vamos encontrar asfalto com areia, obstáculos que surgem do nada, ai que tá minha preocupação:freiar, desviar, asfalto com areia...essa combinação leva a torção do guidao e acaba jogando a moto violentamente contra o chão
Excelentes as dicas. Já enfrentei situações em que o pé vai direto no freio. É instintivo isso... Mas eu tenho uma dúvida: minha moto é uma srad 750 e estou pensando em comprar uma 1000. Muda a relação freio dianteiro/traseiro, em função da potência ser maior?
Nas motos mais comuns,por exemplo a cg 150,freio a tambor, também posso usar o freio dianteiro como prioridade? Eu caí recentemente da moto passando por folhas de árvores no asfalto úmido,caso eu não tivesse freado, apenas reduzido marcha,eu poderia não ter caído, já que as vezes na redução de marchas,a moto derrapa um pouco e eu estava em uns 40km por hora?
Muito interessante obrigado mesmo
quando for fazer manobras em baixa velocidades ou para corrigir a frente quando levantar !
muito bom
curtido e compartilhado
*Então por que a moto não sai de fábrica só com o freio dianteiro?*
Gostei das dicas!
Eu uso os dois freios. A moto em um momento de emergencia breca com tranquilidade.
Pelo que entendi do video é que o engenheiro estudou anos e anos, para desenhar uma moto, e ele colocou o freio traseiro apenas par enfeite, e para a moto ter um curso maior, mas esportivas?
Fiz uns 2 cursos de pilotagem e os instrutores falaram que: O que freia a moto é o dianteiro, porem o traseiro serve para estabilizar a moto, e recomendam usar o traseiro sim...
Entendo que deveríamos fazer campanha nacional e intensa pra que todas as motos saiam de fabrica obrigatoriamente com abs, reduziria muitos acides, fraturas e e outros danos no transito urbano. comprei uma cb 300 sem abs e já cai umas três vezes devido trava do freio, e pesquisando vi que vários conhecidos tiveram mesmo problema, mesmo numa simples freada para reduzir e passar lombada. vários caíram do nada. Pior e que todos tiveram sérios danos físicos. o custo humano é muito maior do que se todas as motos começassem a sai om abs.
Poderia dar dicas sobre o freio a motor
Sempre usava mais o freio traseiro. Vou pela dica
Boa tarde, não concordo com todas orientações repassadas enquanto a frenagem, sou policial e trabalho na rocam, nossos treinamentos são um pouco diferentes nas técnicas repassadas neste vídeo, talvez as técnicas utilizadas serve para motos altas cilindradas em pistas, mais no dia a dia na rua com motociclistas pouco experientes não funciona, ex: dedo indicador ficando no punho isso pode fazer com que o condutor continue acelerando durante a frenagem, outra coisa os braços flexionados com a força da frenagem seu corpo é projetado para frente isto fazendo que os abraços se dobrem, e fazendo a motocicleta vire o guidom para o lado do braço mais fraco e faz o que chamamos de L, ocasionando a queda do condutor, por isso treinamos frenagem com os braços totalmente estendidos.
Matéria relevante mais no meu ver não se aplica em frenagem de emergência.