Absurdamente clara essa explanação. Verdadeira joia. Direto ao ponto, sem rodeios, explica e MOSTRA(!) o essencial. Além de tudo isso, não faz questão de aparecer ou de se pavonear. Obrigado e parabéns!
Nossa depois que encontrei seus vídeos,nunca mais consultei vídeos de outras pessoas,os seus são muito bons,não necessidade de consultar outros valeu grande abraço.
sim,com certeza mas é sua didática que é muito boa,mas nós que estamos aqui do outro lado do pc,temos que tomar muito cuidado,Fica vendo todos ai vira um angu em nossa cabeça,ai em vez de aprender ficamos mais com dúvida,em vez de aprender fica mais perdido do que antes.kkk
Além do conhecimento avançado e excelente didática,ele interage com os inscritos e procura auxiliar. Isso é algo que poucos fazem e para mim é de grande valor. Abraço.
Muito bom Eloy..Um exemplo é o regulador linear de 5V do Arduino..A alimentação típica é 12V,mas o erro Grave q muitos comentem é ligar módulos relés,motores,solenóides,etc..Ai o regulador não aguenta e queima com o aquecimento que vai sofrer..O correto é deixar o 5V do arduino somente para lógica de controle e alimentar as cargas com um DC-DC é o que faço sempre.. O DC-DC é muito bom,sempre utilizo o Lm2596 tambem..
Muito bem explicado,fiz um fonte com 78xx chegou frita integrado,tentei de novo e deu certo funciona ainda,uso os step Down em minha rede 12v energia solar,telefone,roteador,modem,entre outros,agora to testando refletor led 30w com step up ligado em 12v esta funcionando.
Estou aprendendo muito com vc , esses videos são muito instrutivos e vc tem o cuidado de detalhar de forma que eu consigo acompanhar e aprender , agradeço por sua iniciativa de nos ensinar . esses circuitos sim faz mais sentido aprender, ao final circuitos maiores começam a ser mais compreendidos.
Excelentíssimo vídeo seus vídeos são como estivéssemos numa faculdade de Encino Engenharia eletrônica dez likes excedente a do botão ícone gostei boa noite
Meu amigo, mais uma super aula! Como sempre, muito bem elaborada. Eu acho que cheguei a comentar no ultimo vídeo, que tinha comprados uns conversores, só que ainda não chegou, gostei mesmo. Comprei pronto para fazer uns testes aqui, são tudo em smd. São bem pequenos e o preço e muito bom. Estou esperando chagar. Estou com uma fonte igual a essa ai do amigo, só que da marca instrutherm, ela é de um amigo que conserta notebook la em niteroi, está com um defeito intermitente, as vezes a tensão de saída fica subindo e descendo. Estou desconfiado do potenciômetro com sujeira, na época mandei ele limpar com limpa contatos, resolveu por um tempo, e agora voltou o mesmo problema, acho que vou trocar esse potenciômetro por um novo. Sabe como é defeito intermitente, nem sempre aparece quando liga. Agora a briga vai ser comigo. Michel-RJ
Obrigado Michel! Esses connvesrores pequenos são uma ótima solução para projetos simples, são compactos, têm grande rendimento e são baratos! Essa fonte que apareceu é uma Minipa 5A de 0 a 32V, boa para bancada, pois tem controle de corrente e ajuste fino em tensão e corrente. Se essa do seu amigo está assim, melhor trocar o pot mesmo!
Boa tarde meu amigo! Hoje estava tirando dois trimpot de uma placa para substituir, pois estava com aquela cola marron de fábrica e estava corroendo o terminal, essas colas costumam dar problemas muito em rádios de carro. Ai lembre de sugerir ao amigo, que sempre faz vídeos muito bem elaborados. Fazer um vídeo sobre os perigos ou danos a saúde na profissão de eletrônica. Sei que deve ser um vídeo meio difícil de fazer, mas tem algumas coisas sobre isso. -Fumaça de solda (estanho) perigos para a saúde a longo prazo e como evitar ou minimizar. -Efeitos das ondas eletromagnética no corpo humano - já ouvi dizer que radioamadores que ficam expostos a longos períodos de TX, podem ter constantes dores de cabeça, insônia e outros sintomas que estariam associados a isso. -Antigamente se falava sobre os aparelhos de tv com tubos (CRT) emissão de raio x Choques- Pode causar até a morte. Normas tipo NR10 para quem trabalha com eletricidade e alta tensão. Materias quimicos usados em pilhas, componentes eletronicos , quais os verdadeiros perigos que eles representam. Uso de epi para determinados trabalhos com eletronica e eletricidade. Coisas desse tipo. Michel-RJ
Olá Michel! Muito boa sugestão! Coloquei na lista de videos a preparar, vai precisar de uma pesquisa mais dedicada, pois são vários os riscos, deve demorar um tempo, mas certamente valerá a pena! Abcs e obrigado!
E verdade, lembre por causa da fumaça da solda! Eu tinha um livro que foi escrito com por um médico pesquisador que era radioamador e falava alguma coisa sobre ficar exposto a RF dos longos Tx dos rádios. Verdade, com certeza é um tema, mas realmente para falar desse assunto tem que ter uma pesquisa. Fica para um futuro sem data! rsrsrsrsrsr Boa noite meu amigo! Michel-RJ
Parabéns pelo vídeo, como sempre excelente, esses circuitos são muito eficientes, pena que geram uma grande sujeira na tensão, seria interessante também mostrar no osciloscópio os harmônicos gerados.
Obrigado caro Sergio! É verdade, por isso não seria recomendável usar em circuitos para áudio de qualidade e RF. Algumas exceções seriam permitidas com ótimos filtros na saída.
Muto legal video aula. Qndo puder realize o mesmo teste com o CI XL6009 que e bem mais barato e tem também uma ótima performance. Sem falar que o mesmo também funciona como step-up and Down, mas seria legal ver na pratica tudo isso.
muito bom o vídeo, eu nunca soube como medir ripple, Depois desse vídeo ficou tudo esclarecido. você podia fazer alguns vídeos sobre usos do osciloscópio também, seria bem bacana
Olá meu mestre sem palavras sobre seus vídeos... São verdadeiras aulas! se vc puder em breve postar uma aula sobre o conversor dc/DC tipo boost. Ou se já tiver postado me envie o link, prq não achei, abraço.
Obrigado Moises! Ainda não tenho vídeo de teoria sobre o tipo boost, há apenas um vídeo apresentando um circuito comercial desse tipo: ruclips.net/user/edit?o=U&video_id=gjI8tDonnRA
Ótima explicação!! Show!! Gostaria que vc explicasse em um video o funcionamento desses conversores buck de controle de corrente usado em led, em que entra uma tensao de 85 a 265 VAC e saí de 36 a 48VDC. Eu pesquisei um ci BP2865CJ e nao entendi bem o feedback dele, ja que é um ci de controle de corrente constante.
Obrigado Silverio! Não tem, já que esses são conversores DC-DC. Para ter entrada AC, precisa retificar e filtrar a rede elétrica, de forma a termos uma tensão (contínua) DC para o conversor.
Excelente como sempre, e os diferenciais nos seus videos, é o uso do osciloscópio, agora uma duvida, você usa uma fonte de bancada nos seus testes, no caso uma minipa mps3005, a duvida é, vale a pena investir em um buck de 10A e usar como fonte de bancada, ou vale a pena nesse caso manter um fonte linear para bancada? desde ja grato.
Obrigado Valmor! Ambas atendem bem à bancada. A chaveada precisa ser de boa qualidade para não gerar ruídos de alta frequência na saída, a linear não tem essa questão.
Parabéns novamente! Como sempre seus vídeos são bastante didáticos e esclarecedores! Tenho uma dúvida: É possível utilizar esse tipo de conversor, sendo que a fonte de entrada seja feita por 12v veicular (sabendo que o valor altera entre 11 e 14v em média devido ao alternador), mantendo os 5v inalterados na saída? Obrigado e sucesso!!
Obrigado Laerte! Essa fonte vai manter a saída com valor constante, conforme o ajuste, mesmo que a entrada tenha uma grande variação, claro, dentro dos limites. Portanto, para a sua aplicação, funcionará bem!
Obrigado Eduardo! É possível sim, geralmente com a versão do CI com tensão fixa e a corrente controlada via uma amostragem da saíd a em cima de um resistor fixo em paralelo comum potenciômetro e um transistor direto ao pino 4 (feedback). Há outras soluções com CIs adicionais também.
Boa matéria!!! Poderíamos utilizar na saída deste circuito um 78xx para reduzir o ripple e assegurando a eficiência? Considerando uma entrada de 20V e uma saída de 5V.
Obrigado Ulisses! Nesse caso não seria recomendável, o 78XX vai derrubar a eficiência, melhor mesmo para reduzir o ruído e ripple, é usar um filtro LC.
Olá amigo, boa noite. Excelente explicação do Buck Converter, seria possível se aprofundar mais didaticamente mostrando o funcionamento com Mosfets? (Teoria e prática)? Poderia também mostrar outros exemplos com Buck Boost por exemplo? Um abraço!
Obrigado Rick! Tenho intenção no futuro de continuar esse assunto, falando do boost converter e do buck-boost também. Anotei sua sugestão para fazer uma prática mais detalhada!
Boa noite amigo, adorei o vídeo parabéns, preciso de uma ajuda com uma dúvida, preciso regular uma tensão Dc de 150v para 12.6v ou no Máximo 13v qual as opções sem ter que usar transformador
Obrigado Augusto! A solução é um conversor DCDC tipo buck. Transformadores não funcionam nesse caso. Um modelo comercial seria este, mas precisa confirmar a corrente: www.alphafontes.com.br/87a7a4wby-fonte-fr-entrada-85-a-265vac-saida-5v-6v-75v-8v-9v-10v-12v-138v-15v-16v-17v-18v-20v-24v-26v-276v-28v-30v-40v-48v-50v-60v-72v-100v-110v-120v-130v-140v-150v-160v-250v-sem-caixa
Parabéns pelo vídeo. Como é um vídeo antigo, não sei se serei respondido mas aqui vai a pergunta. Qual dos dois modelos (7805 ou lm2575) é melhor para "fontes" que serão instaladas em ambientes com ruídos na entrada?
Obrigado Flavio! Com relação à ruídos, o 7805 gera menos que o LM2575> A questão é que estamos falando de ruídos externos, nesse caso dependerá muito da intensidade e da frequência. Ambos podem ser montados, preferencialmente com filtros na entrada e na saída. Os filtros, dependendo do tipo de ruído , podem ser ferrites, choques de RF, capacitores de supressão, etc.
Prof. eu posso ligar dois conversores DC DC (aqueles step up e down maiores de 20A) em PARALELO e usar normalmente? Meu objetivo é não sobrecarregar somente um módulo (puxando muita corrente) e com isso deixar cada um fornecendo 10A no máximo pra eles funcionarem mais frios. Obrigado pela atenção desde já!
Obrigado Silvio! Com certeza um bom filtro LC, bem dimensionado, deixaria a saída com baixíssimo nível de ruído! Podendo usar a fonte para a maioria das aplicações, só deixaria de lado as que trabalham com RF e áudio Highend.
Otimo. So estou travando nos indutores que sao de 150 e 20 micro henry, e tambem no diodo 1n5822 que nao tenho. Vc teria alguma dica do que poderia substituir?
Para o diodo, qualquer um rápido ou Schottky de 3A com Vf acima de 30V serve, talvez tenha que comprar esse diodo, pois um retificador comum não serve bem. O indutor de 20uH e o capacitor de 100uF na saída, são para filtrar a tensão, caso não consiga, são opcionais. Já o de 150uH é mandatório e precisa ser com fio de certa espessura, pois a corrente é alta. Pode tentar ver se acha em fontes chaveadas de PC.
Prof. Muito obrigado por nos ajudar. Gostaria também de adquirir um suporte igual ao seu para soldar as placas ( suporte azul q aparece na tela menor). Se puder divulgar onde comprou agradeço.
Obrigado André! Eu comprei essa lá fora, mas um colega encontrou à venda aqui nesse site: www.mreferramentas.com.br/suporte-para-placa-ajustavel-ds-tools-ds-11e/ . Não sei se ainda têm esse modelo.
Boa noite amigo. Meu projeto deu certo, funcionou tudo 100%. O que estava dando problema no funcionamento era a minha protoboard. A corrente de saida ficou em 2.45A. Uma ultima duvida, essa fonte eu queria usar para tocar um motor de vidro eletrico 24v sem carga. Sera q ela da conta? E poderia aumentar amperagem do trafo da entrada, para aumentar um pouco a saida?
Que bom que funcionou! Protoboards não são boas para correntes mais altas. Sobre o uso no motor, vai depender da corrente que ele drena, sem carga. Para aumentar a corrente, com esse circuito, o limite sempre será de 3A, pois o CI tem proteção e se a proteção não segurar ele queima. Aumentar o trafo só adiantaria se o seu atual não estiver fornecendo os 3A máximos do regulador, acima disso não faria diferença.
Obrigado Anderson! Para bons amplificadores o ideal é sempre uma fonte linear, mas com um reforço na filtragem dessa fonte do video, poderia ser usada sim em amplicafidores que não tivessem o propósito de ser highend.
Muito bom !!! Verifiquei que o lm2576hv suporta tensão de entrada até 63v DC . E uma saída ajustável de 1.2 a 50 VDC a 3a. A minha dúvida é se eu regular a saída para 44vdc e nesse momento minha entrada estava fixa em 52 VDC e eu tiver uma alteração na tensão de entrada por exemplo de 52 para 55 ou 48 se este valor que fixei na saída irá se manter '44vdc' ? Acredito que se houver alteração da tensão de entrada para mais 55 não haverá problemas certo? Já no caso de alteração pra baixo 48, o que pode acontecer, pois o valor da tensão de saída ainda é menor que entrada!? Justificando um conversor step down e não up! Uma solicitação de ajuda : Seria possível fazer um vídeo explicativo de como dimensionar a largura das trilhas na pcb proporcional ao valor de corrente?
Lucas, esse eu removi de uma placa sucata. Indutores para correntes altas são realmente mais difíceis de encontrar, especialmente aqui no país. Se realmente precisa um com essa especificação e não achou nas lojas online, recomendo ver no ebay ou em sites de lojas lá fora, como a mouser.
Jorge, esse modelo do vídeo é fixo em 5V, mas há o modelo ajustável. As formulas estão no datasheet do componente: www.onsemi.com/pub/Collateral/LM2575-D.PDF
Boa tarde, gostei muito desse circuito, e gostaria de monta-lo.Onde posso encontrar essa bobina, ou se for o caso onde posso encontrar esse modulo completo. Sou técnico em eletrônica aposentado, mais sempre que posso vejo seus vídeos para estar sempre atualizado.Obrigado pela atenção.
Olá Ivan seja sempre bem vindo ao canal! O módulo pronto não sei se vende separado. Usei o diagrama do datasheet e montei diretamente. Já o indutor, consegui removendo de uma placa de fonte chaveada.
Olha eu de novo, se eu retificar os 127v Ac da minha rede colocar resistor em série pra limitar a corrente qual componente seria capaz de reduzir pra 24dc, preciso de uma fonte pequena, e as fats ocupam espaço devido aos capacitores, o que vc indicaria
Olá Ronivaldo, não recomendo fonte sem transformador, fica sem isolamento galvânico. Depois de retificar 127A/C, você teria uma tensão muito mais alta e a redução dela para 24V traria uma dificuldade maior, com uso de diversos componentes e circuito específico. Não há um componente isolado que atue com toda essa diferença de tensão para regular a saída..
Otimo video.. Me diga uma coisa, o calculo de dissipação é realizado da mesma forma que e feito em um regulador linear ? Usando a formula Pmax = (Tjmax - Ja ) / RthJa O ideal era realizar um video ensinando como realizar os calculos de reguladores lineares e chaveados sem dissipador, assim como fez no video de mosfet, que demostrou como calcular a pontecia maxima que podemos criar no mosfet sem dissipador Grande abraço
Obrigado Vinicius! Pode usar a mesma fórmula, os dados estão no datasheet do LM. No entanto, devido à grande eficiência desse CI, o dissipador quase não é usado, ou quando muito, é bem pequeno, pois ele dissipa muito menos que os lineares, nas mesmas condições de regulação.
Os PWM sim! O MPPT usa uma outra técnica, geralmente para controladores de painéis solares para aproveitar o máximo rendimento de potência e para isso usa processos distintos.
Olá, Você já usou os reguladores de voltagem do tipo MC33167 ? Haveria interesse em fazer um vídeo com maiores explicações e avaliação deste tipo de componente ? Abraço.
@@Electrolab-Eletronica Similar com relação ao funcionamento básico ? Pois no dadasheet percebi que a corrente pode chegar a 5a, enquanto os 2576 e 2596 chegam até 3a, é isso mesmo ?
Bom dia mestre. Estive vendo o seu vídeo e fiquei curioso em saber se existe um componente que já tenha o circuito LC e tb o diodo já internamente no mesmo, dessa forma o tamanho físico do circuito ficaria menor, e tb facilitaria quanto à procura do indutor, que as vezes é meio difícil de encontrar no mercado. Pesquisei alguns reguladores chaveados mas não encontrei nenhum deste tipo. O sr conhece algum ? Fico no aguardo e vida longa ao canal !!!
Olá Alexandre! Eu não conheço nenhum que tenha. A questão aqui é que é muito difícil de integrar indutores e capacitores de valores elevados, que são os que normalmente são usados nesse tipo de circuito!
Boa tarde, muito bom o vídeo! Algum regulador dessa serie aceita alta tensão de entrada (125v dc)? pois preciso de um conversor DC DC com entrada de 125v DC e saida 30v DC 1A. Você conhece algum regulador desse tipo que possa me indicar? Obrigado!
Olá Jonas, obrigado! Para esses CIs, há uns poucos modelos que chegam ao limite de 100V na entrada, mais do que isso não tenho conhecimento. É provável que tenha que fazer um circuito dedicado para essa regulação. O que há no mercado são conversores DC-DC industriais, que trabalham com essa tensão na entrada.
Embora não tenha feito esse cálculo, já que em geral o fabricante do CI indica no datasheet, pelo que me recordo, creio que seja o mesmo método, via caracterização da função de transferência em malha aberta e cálculo tanto do capacitor como do indutor.
Olá Pedro! Não ouvia falar no diodo de roda livre desde as aulas de eletrônica industrial! Na verdade não há mistério, a função dele num circuito retificador com carga RL, é evitar que a força contra eletro motriz do indutor prejudique o funcionamento do circuito. O assunto é bem teórico para um video, há um bom material nesse link, veja se ajuda: 200.145.241.31/dee/gradua/elepot/cap2/fr5.html
Professor, parabéns pela aula. Só uma pergunta, em relação ao circuito elementar(o didático), o indutor e o capacitor não se carregaria com o valor da tensão da fonte? Consequentemente o valor na carga (R load) seria igual a da fonte?
Obrigado Davi! No modelo teórico que mostrei no início do vídeo, é justamente onde opera o processo de uma fonte chaveada tipo buck. Por ser acionado conforme um sinal PWM, num momento inicial apenas o indutor está carregado e em seguida o capacitor, gerando assim um valor médio que pode ser menor que a tensão de entrada ou até igual, dependendo do duty cycle do PWM.
@@Electrolab-Eletronica Acho q entendi. Seria algo parecido com a fonte linear(AC-DC), onde o capacitor deixa o sinal pulsante quase "constante" com riples, entretanto, aqui usamos PWM. E ao variar Duty ou a frequência, alteramos a tensão?
Exato, variamos o valor médio, pois a tensão será carregada de forma pulsante, conforme o sinal PWM, o que de fato após a carga seria a tensão DC, que é o que nos interessa!
@@Electrolab-Eletronica Só mais uma, o indutor terá um valor de tensão igual a da fonte depois o fechamento da chave? Ou será que teremos uma malha(com Vfonte # Vindutor), cuja equação: Vfonte + Vindutor + Vcapaciot = 0? * E, devido a malha, o valor de Vindutor será sempre menor que Vfonte?
Em algum momento ele terá o valor da fonte. Veja que pelo chaveamento, não podemos tratar esse circuito, como um simples LRC, onde fazemos diretamente os cálculos de malha e nós, já que é um sistema variante no tempo.
amigo, tem step down para fontes negativa, eu estou querendo fazer um fonte simétrica, mas queria usar dois step down, mas para isso teria que ter um para fonte positiva e outra para fonte negativa.
Olá Heitor. Aumentar a corrente em reguladores chaveados como este é mais complexo que em reguladores lineares, não basta colocar o transistor. Se for Mosfet pode ser mais complexo por exigir um circuito driver para o gate. Talvez fosse melhor usar um LM2576, que suporta 3A, se essa corrente for suficiente.
Sim, um driver seria necessário para um ou outro.. Mas o 2575 chaveia qualquer um dos dois, seja bipolar ou mosfet. Levantariamos o pino 2 do módulo e enviaríamos para o driver, seja para o bipolar ou o mosfet. A tensão de controle, pino 4 , deveria ser tirada da saída deles, através de um divisor resistivo. Usando o módulo pronto, facilitaria muito. Precisaremos colocar um indutor compatível com a corrente de saída, para diminuir o ripple.. Vou tentar aqui com um mosfet de miliohms de resistência de saída. Depois eu relato para você , se tiver interesse. Abraço. @@Electrolab-Eletronica
@@heitorlima4127 Exato Heitor, por isso a dúvida se não valeria a pena um 2576. O driver para o mosfet pode ser feito com bipolares. Boa sorte e depois comente como ficou.
É um boost converter com saída até 20V e com entrada de 2,4 a 14V, corrente de 1,4A. Não tenho nenhum desses para um vídeo, mas o funcionamento é similar aos outros boost converters. Para um circuito típico, há o exemplo do fabricante neste datasheet: www.ti.com/lit/ds/symlink/lmr62014.pdf
@@Electrolab-Eletronica por isso que não me arrependo de estar nesse canal 🖒Mas em um circuito de modulo amplificador, como faço pra testar Ele? O mesmo recebe alimentação da bateria na entrada da Bobina e na saída da mesma, no circuito de fonte 15volts, tem tensão oscilando de 7v a 56volts e não estabiliza em 15 pra alimentar os Ci's que depende dele.
Olá RC, não há um teste específico, pois é um CI. Nesse caso se a saída está com essa variação, é muito provável que o próprio CI esteja queimado.,Não faz sentido ter 56V nesse CI, verifique se o ponto de terra da medida está correto, já que ele limita a saída a 20V! Se possível, teste os componentes no entorno dele e depois troque o CI. Antes disso, teste se na entrada você tem os 12 a 14V da bateria.
@@Electrolab-Eletronica obrigado fessor... tem alimentação entrando na Bobina vindo direto da bateria, 12 e até 14v, passando por ela que oscila em relação ao Terra de 7 a 56volts e entrando no pino 1(SW) do LMR62014. Nos pinos 4 e 5 (SHDN E V in), que estão jampeados, chega a tensão direto do PIC, só que não dar os 5volts, fica oscilando entre 2 e 4 volts, essa tensão também está assim medindo direto no pino do PIC. No pino 3 (FB) de 0 a 2volts variando. Por isso alimentação nos Ci's de pré e da saída não são alimentados com os 15volts pra funcionar todo o circuito. Tá osso. Mas tem um detalhe, na fonte de 15volts tem dois capacitor smd 4u7, onde um apresenta medições estáveis e o outro que trabalha em série com o indutor ligando o meio dos dois diodos MUR smd, fica oscilando sua medição, mesmo invertendo as ponteiras. Não sei se é porque ele pega a referência dos DOIS capacitores de 2200uf x160v e fica dando essa medição. Já To ficando doido 😂😂😂😂😂😂😂
olá, eu nunca usei Conversor DC-DC e deis de quando eu ouvi falar me veio a duvida, se alterar a entrada a saida cai proporcionalmente? se vc reduzir a tensao para 6v(sem alterar o potenciometro) a saida iria para 2.5v?
Absurdamente clara essa explanação. Verdadeira joia. Direto ao ponto, sem rodeios, explica e MOSTRA(!) o essencial. Além de tudo isso, não faz questão de aparecer ou de se pavonear. Obrigado e parabéns!
Obrigado! Seja sempre bem-vindo ao canal!
Nossa depois que encontrei seus vídeos,nunca mais consultei vídeos de outras pessoas,os seus são muito bons,não necessidade de consultar outros valeu grande abraço.
Obrigado Augustinho pela preferência! Mas há material muito bom em canais de outros colegas também!
sim,com certeza mas é sua didática que é muito boa,mas nós que estamos aqui do outro lado do pc,temos que tomar muito cuidado,Fica vendo todos ai vira um angu em nossa cabeça,ai em vez de aprender ficamos mais com dúvida,em vez de aprender fica mais perdido do que antes.kkk
Além do conhecimento avançado e excelente didática,ele interage com os inscritos e procura auxiliar.
Isso é algo que poucos fazem e para mim é de grande valor.
Abraço.
@@augustinho944 virá mesmo eu sou prova disso😂😂
@@Electrolab-Eletronica Sim, há. Mas poucos ensinam a teoria que é necessária para o estudante evoluir. Parabéns!
Os vídeos do canal electrolab são fantásticos, possui uma característica bem agradável de fazer o complexo ser simples, excelente aula professor!👍
Muito obrigado Carlos!!
Muito bom Eloy..Um exemplo é o regulador linear de 5V do Arduino..A alimentação típica é 12V,mas o erro Grave q muitos comentem é ligar módulos relés,motores,solenóides,etc..Ai o regulador não aguenta e queima com o aquecimento que vai sofrer..O correto é deixar o 5V do arduino somente para lógica de controle e alimentar as cargas com um DC-DC é o que faço sempre.. O DC-DC é muito bom,sempre utilizo o Lm2596 tambem..
Perfeito Beto! Obrigado!
professor concordo com o colega suas aulas sao especias
Obrigado Julio!
Muito bem explicado,fiz um fonte com 78xx chegou frita integrado,tentei de novo e deu certo funciona ainda,uso os step Down em minha rede 12v energia solar,telefone,roteador,modem,entre outros,agora to testando refletor led 30w com step up ligado em 12v esta funcionando.
Maravilha Agnaldo ! É uma solução bem eficiente mesmo! Obrigado!
Concordo com o Augustinho, parabéns mais uma vez. Estou impressionado com a sua didática.
Obrigado João Luís, pelo incentivo!
Estou aprendendo muito com vc , esses videos são muito instrutivos e vc tem o cuidado de detalhar de forma que eu consigo acompanhar e aprender , agradeço por sua iniciativa de nos ensinar . esses circuitos sim faz mais sentido aprender, ao final circuitos maiores começam a ser mais compreendidos.
Obrigado Reginaldo! Seja sempre bem vindo ao canal!
Excelentíssimo vídeo seus vídeos são como estivéssemos numa faculdade de Encino Engenharia eletrônica dez likes excedente a do botão ícone gostei boa noite
Obrigado Manoel!
Explicou muito bem o funcionamento do regulador linear e do PWM. Valeuu.
Obrigado amigo!
Ótima aula. Didática muito boa.
Obrigado Amigo!
Muito bom. Não restou dúvidas. Obrigado.
Obrigado Evandro!
Obrigado pela atenção, e um forte abraço.
Abcs Ivan!
Show de bola, excelente explicação, linguagem bem acessível.
Obrigado Railton! Em breve novos videos no canal!
Não é o melhor canal, mas está entre os melhores, parabéns, e tome like!
Obrigado Rondy!
Excelente vídeo e muito bom ver os resultados práticos.
Obrigado Willian!!
Electrolab, faca mais vídeos sobre conversores se possível, é um assunto pouco abordado de forma completa.
Anotado Willian! Obrigado.
EXCELENTE AULA DE CONVERSOR BUCK; VOU MONTAR UM PRA MIM; OBRIGADO!!!!
Obrigado Edner! É um circuito muito eficiente, você logo verá a diferença para a linha 78XX.
Neste canal eu já começo com o like!
Vídeos excelentes!
Obrigado, Mestre.
Obrigado Everton!
Excelente! Explicação simples e consistente! Parabéns amigo!
Obrigado Charles! Em breve novos videos no canal!
Mais um vídeo excelente! Altas dúvidas sanadas sobre Buck!
Continue o bom trabalho. Abraços!
Obrigado Angelo!
Perfeito!! Obrigado por compartilhar..
Valeu Marco!
Vídeo top, top de linha !! Obrigado.
Obrigado Sandro!
Valeu mais uma vez Professor!
Obrigado Jansen!
Excelente vídeo aula. Parabéns !!!
Obrigado Romário!!
Muito bem explicado, parabéns pela didática!
Obrigado Paulo!
Meu amigo, mais uma super aula!
Como sempre, muito bem elaborada.
Eu acho que cheguei a comentar no ultimo vídeo, que tinha comprados uns conversores, só que ainda não chegou, gostei mesmo.
Comprei pronto para fazer uns testes aqui, são tudo em smd.
São bem pequenos e o preço e muito bom.
Estou esperando chagar.
Estou com uma fonte igual a essa ai do amigo, só que da marca instrutherm, ela é de um amigo que conserta notebook la em niteroi, está com um defeito intermitente, as vezes a tensão de saída fica subindo e descendo.
Estou desconfiado do potenciômetro com sujeira, na época mandei ele limpar com limpa contatos, resolveu por um tempo, e agora voltou o mesmo problema, acho que vou trocar esse potenciômetro por um novo.
Sabe como é defeito intermitente, nem sempre aparece quando liga.
Agora a briga vai ser comigo.
Michel-RJ
Obrigado Michel! Esses connvesrores pequenos são uma ótima solução para projetos simples, são compactos, têm grande rendimento e são baratos! Essa fonte que apareceu é uma Minipa 5A de 0 a 32V, boa para bancada, pois tem controle de corrente e ajuste fino em tensão e corrente. Se essa do seu amigo está assim, melhor trocar o pot mesmo!
Vídeo completo, excelente conteúdo. Parabéns!
Obrigado Pedro!
Ótima aula! Obrigado.
Obrigado Xtrics!
Ótima aula!
Obrigado Sergio!!
Muito boa a vídeo aula professor, obrigado por compartilhar seus conhecimentos conosco. Gesiel _ Teresina Piauí
Obrigado amigo Gesiel!
Obrigado pela aula!! Parabéns pelo vídeo
Obrigado Anderson!
Excelente vídeo!! Parabéns pelo conteúdo de qualidade!
Obrigado José!
Ótima aula... Parabéns!
Obrigado Sandro! Em breve novos videos no canal!
Boa tarde meu amigo!
Hoje estava tirando dois trimpot de uma placa para substituir, pois estava com aquela cola marron de fábrica e estava corroendo o terminal, essas colas costumam dar problemas muito em rádios de carro.
Ai lembre de sugerir ao amigo, que sempre faz vídeos muito bem elaborados.
Fazer um vídeo sobre os perigos ou danos a saúde na profissão de eletrônica.
Sei que deve ser um vídeo meio difícil de fazer, mas tem algumas coisas sobre isso.
-Fumaça de solda (estanho) perigos para a saúde a longo prazo e como evitar ou minimizar.
-Efeitos das ondas eletromagnética no corpo humano - já ouvi dizer que radioamadores que ficam expostos a longos períodos de TX, podem ter constantes dores de cabeça, insônia e outros sintomas que estariam associados a isso.
-Antigamente se falava sobre os aparelhos de tv com tubos (CRT) emissão de raio x
Choques- Pode causar até a morte.
Normas tipo NR10 para quem trabalha com eletricidade e alta tensão.
Materias quimicos usados em pilhas, componentes eletronicos , quais os verdadeiros perigos que eles representam.
Uso de epi para determinados trabalhos com eletronica e eletricidade.
Coisas desse tipo.
Michel-RJ
Olá Michel! Muito boa sugestão! Coloquei na lista de videos a preparar, vai precisar de uma pesquisa mais dedicada, pois são vários os riscos, deve demorar um tempo, mas certamente valerá a pena! Abcs e obrigado!
E verdade, lembre por causa da fumaça da solda!
Eu tinha um livro que foi escrito com por um médico pesquisador que era radioamador e falava alguma coisa sobre ficar exposto a RF dos longos Tx dos rádios.
Verdade, com certeza é um tema, mas realmente para falar desse assunto tem que ter uma pesquisa.
Fica para um futuro sem data!
rsrsrsrsrsr
Boa noite meu amigo!
Michel-RJ
Muito boa a explicação.
Obrigado Wallace!
Foi praticamente o dobro de eficiência, muito bom mesmo!
Michel-RJ
O rendimento é muito superior! E tem que ver a temperatura do CI quando dreno 1A, praticamente frio! Um 7805 com dissipador já queima o dedo em 1A.
É verdade meu amigo, estou com um rádio com cd aberto aqui em tem um 7805 que queima do dedo, quando está ligado.
obrigado pelo suas inconformar seu conhecimentos parabens
Obrigado Odair!
Muito boa essa aula, parabéns!!!
Obrigado Paulo Sergio! Em breve novos videos no canal!
Perfeito !! vou montar um !! valeu Eloy !
Obrigado Josué!
parabens otima aula
Obrigado Paulo!
Cara mt bom seus tutorials.Grato por compartilhar a informação.
Obrigado Bruno!
Valeu, amigo!
Ótima aula!
Obrigado Antonio!
muito bom o video aprendi muito viu.... parabens e obrigado por compartilhar o conhecimento
Obrigado Daniel! Em breve novos videos no canal!
Parabéns pelo vídeo, como sempre excelente, esses circuitos são muito eficientes, pena que geram uma grande sujeira na tensão, seria interessante também mostrar no osciloscópio os harmônicos gerados.
Obrigado caro Sergio! É verdade, por isso não seria recomendável usar em circuitos para áudio de qualidade e RF. Algumas exceções seriam permitidas com ótimos filtros na saída.
Exelente explicaçāo! Ficaria bom se tivesse alguns calculo para que podessemos projetar slguns circuitos !
Obrigado Celso!
Parabéns pelo vídeo. Aula excelente!
Obrigado Alex!
Merece muitos like,,, o meu já foi,,,,,vou me inscrever,
Obrigado Luiz! Seja bem vindo ao canal!
Muto legal video aula.
Qndo puder realize o mesmo teste com o CI XL6009 que e bem mais barato e tem também uma ótima performance. Sem falar que o mesmo também funciona como step-up and Down, mas seria legal ver na pratica tudo isso.
Obrigado Vinicius! Fica anotada a sugestão!
muito bom o vídeo, eu nunca soube como medir ripple, Depois desse vídeo ficou tudo esclarecido. você podia fazer alguns vídeos sobre usos do osciloscópio também, seria bem bacana
Obrigado MrZannys! Sugestão anotada!
Muito bom! Obrigado
Obrigado!
Olá boa aula
Olá José Carlos! Obrigado!
uso muito essas step down
Valeu Pedro! Realmente tem um funcionamento muito bom!
Com Exatidão e Maestria!!!
Obrigado Rubem!
Olá meu mestre sem palavras sobre seus vídeos... São verdadeiras aulas! se vc puder em breve postar uma aula sobre o conversor dc/DC tipo boost. Ou se já tiver postado me envie o link, prq não achei, abraço.
Obrigado Moises! Ainda não tenho vídeo de teoria sobre o tipo boost, há apenas um vídeo apresentando um circuito comercial desse tipo: ruclips.net/user/edit?o=U&video_id=gjI8tDonnRA
Excelente, obrigado!
Obrigado Oscar!
Gostei do tema de fechamento do vídeo hehe ótimo vídeo! :D
Obrigado Boris! Em breve novos videos no canal!
Excelente aula!
Caso se aumente a tensão de entrada, a saída irá se manter?
Obrigado Fabio, sim se mantém, conforme o ajuste feito.
Ótima explicação!! Show!! Gostaria que vc explicasse em um video o funcionamento desses conversores buck de controle de corrente usado em led, em que entra uma tensao de 85 a 265 VAC e saí de 36 a 48VDC. Eu pesquisei um ci BP2865CJ e nao entendi bem o feedback dele, ja que é um ci de controle de corrente constante.
Obrigado Breno! Sugestão anotada!
Excelente
Obrigado Ricardo!
muito obrigado pela bela aula! queria ver um com entrada 120ac tem video?
Obrigado Silverio! Não tem, já que esses são conversores DC-DC. Para ter entrada AC, precisa retificar e filtrar a rede elétrica, de forma a termos uma tensão (contínua) DC para o conversor.
show de bola
Obrigado William! Em breve novos videos no canal!
Sempre com boas informações ! Parabéns ! Mais joinha !
Obrigado Edson! Abcs!
Muito bacana p/ variar, sempre tem o meu like. Pode dizer qual essa trilha sonora da musica de fundo? Abs, sucesso!
Obrigado! A música se chama "Soldier On". Abcs.
Excelente como sempre, e os diferenciais nos seus videos, é o uso do osciloscópio, agora uma duvida, você usa uma fonte de bancada nos seus testes, no caso uma minipa mps3005, a duvida é, vale a pena investir em um buck de 10A e usar como fonte de bancada, ou vale a pena nesse caso manter um fonte linear para bancada?
desde ja grato.
Obrigado Valmor! Ambas atendem bem à bancada. A chaveada precisa ser de boa qualidade para não gerar ruídos de alta frequência na saída, a linear não tem essa questão.
Parabéns novamente! Como sempre seus vídeos são bastante didáticos e esclarecedores! Tenho uma dúvida: É possível utilizar esse tipo de conversor, sendo que a fonte de entrada seja feita por 12v veicular (sabendo que o valor altera entre 11 e 14v em média devido ao alternador), mantendo os 5v inalterados na saída? Obrigado e sucesso!!
Obrigado Laerte! Essa fonte vai manter a saída com valor constante, conforme o ajuste, mesmo que a entrada tenha uma grande variação, claro, dentro dos limites. Portanto, para a sua aplicação, funcionará bem!
Da para aumentar a potência adicionado um Mosfet na saída do CI para o indutor .
Sim, é possível!
ótima aula.!!! esse CI pode ser configurado para corrente constante? assim como acontece com os lineares...
e parabéns pelo tema.
Obrigado Eduardo! É possível sim, geralmente com a versão do CI com tensão fixa e a corrente controlada via uma amostragem da saíd a em cima de um resistor fixo em paralelo comum potenciômetro e um transistor direto ao pino 4 (feedback). Há outras soluções com CIs adicionais também.
Boa matéria!!! Poderíamos utilizar na saída deste circuito um 78xx para reduzir o ripple e assegurando a eficiência? Considerando uma entrada de 20V e uma saída de 5V.
Obrigado Ulisses! Nesse caso não seria recomendável, o 78XX vai derrubar a eficiência, melhor mesmo para reduzir o ruído e ripple, é usar um filtro LC.
Olá amigo, boa noite.
Excelente explicação do Buck Converter, seria possível se aprofundar mais didaticamente mostrando o funcionamento com Mosfets? (Teoria e prática)? Poderia também mostrar outros exemplos com Buck Boost por exemplo?
Um abraço!
Obrigado Rick! Tenho intenção no futuro de continuar esse assunto, falando do boost converter e do buck-boost também. Anotei sua sugestão para fazer uma prática mais detalhada!
Boa noite amigo, adorei o vídeo parabéns, preciso de uma ajuda com uma dúvida, preciso regular uma tensão Dc de 150v para 12.6v ou no Máximo 13v qual as opções sem ter que usar transformador
Obrigado Augusto! A solução é um conversor DCDC tipo buck. Transformadores não funcionam nesse caso. Um modelo comercial seria este, mas precisa confirmar a corrente: www.alphafontes.com.br/87a7a4wby-fonte-fr-entrada-85-a-265vac-saida-5v-6v-75v-8v-9v-10v-12v-138v-15v-16v-17v-18v-20v-24v-26v-276v-28v-30v-40v-48v-50v-60v-72v-100v-110v-120v-130v-140v-150v-160v-250v-sem-caixa
Parabéns pelo vídeo.
Como é um vídeo antigo, não sei se serei respondido mas aqui vai a pergunta.
Qual dos dois modelos (7805 ou lm2575) é melhor para "fontes" que serão instaladas em ambientes com ruídos na entrada?
Obrigado Flavio! Com relação à ruídos, o 7805 gera menos que o LM2575> A questão é que estamos falando de ruídos externos, nesse caso dependerá muito da intensidade e da frequência. Ambos podem ser montados, preferencialmente com filtros na entrada e na saída. Os filtros, dependendo do tipo de ruído , podem ser ferrites, choques de RF, capacitores de supressão, etc.
@@Electrolab-Eletronica na grande maioria são ruído elétrico provocado por comutadores, como os contatores elétricos.
Nesse caso o 7805 pode ser um pouco melhor. Use também choques e ferrites nos cabos de entrada e saída de alimentação para limitar os ruídos.
Prof. eu posso ligar dois conversores DC DC (aqueles step up e down maiores de 20A) em PARALELO e usar normalmente? Meu objetivo é não sobrecarregar somente um módulo (puxando muita corrente) e com isso deixar cada um fornecendo 10A no máximo pra eles funcionarem mais frios.
Obrigado pela atenção desde já!
Dependendo do tipo de circuito não seria possível fazer essa conexão, portanto eu não recomendaria.
muito boa aula, que aparelho voce tem ai em cima do seu feradoe de função
É uma carga eletrônica.
Ótimo...
Obrigado Henrique!
Parabéns pelo canal, vídeos com temas importantes e sempre muito esclarecedores.
Um filtro RLC melhoraria bastante esse ripple?
Obrigado Silvio! Com certeza um bom filtro LC, bem dimensionado, deixaria a saída com baixíssimo nível de ruído! Podendo usar a fonte para a maioria das aplicações, só deixaria de lado as que trabalham com RF e áudio Highend.
Acho que devo evitar então, estou montando um amplificador valvulado, pretendo alimentar os filamentos das primeiras amplificadoras com DC.
Nesse caso é melhor evitar mesmo, com a sensibilidade das válvulas, o ruído do chaveamento seria um prato cheio!
Show,essa carga é com mos fet?. No osciloscópio em dc com medições automáticas de vmax e vpp conseguimos mensurar a tensão e o Ripley.
Obrigado Warley. Sim a carga é com MOSFET e ela aparece neste video: ruclips.net/video/V1gCBaMMxSk/видео.html
Otimo. So estou travando nos indutores que sao de 150 e 20 micro henry, e tambem no diodo 1n5822 que nao tenho. Vc teria alguma dica do que poderia substituir?
Para o diodo, qualquer um rápido ou Schottky de 3A com Vf acima de 30V serve, talvez tenha que comprar esse diodo, pois um retificador comum não serve bem. O indutor de 20uH e o capacitor de 100uF na saída, são para filtrar a tensão, caso não consiga, são opcionais. Já o de 150uH é mandatório e precisa ser com fio de certa espessura, pois a corrente é alta. Pode tentar ver se acha em fontes chaveadas de PC.
Prof. Muito obrigado por nos ajudar. Gostaria também de adquirir um suporte igual ao seu para soldar as placas ( suporte azul q aparece na tela menor). Se puder divulgar onde comprou agradeço.
Obrigado André! Eu comprei essa lá fora, mas um colega encontrou à venda aqui nesse site: www.mreferramentas.com.br/suporte-para-placa-ajustavel-ds-tools-ds-11e/ . Não sei se ainda têm esse modelo.
Boa noite amigo. Meu projeto deu certo, funcionou tudo 100%. O que estava dando problema no funcionamento era a minha protoboard. A corrente de saida ficou em 2.45A. Uma ultima duvida, essa fonte eu queria usar para tocar um motor de vidro eletrico 24v sem carga. Sera q ela da conta? E poderia aumentar amperagem do trafo da entrada, para aumentar um pouco a saida?
Que bom que funcionou! Protoboards não são boas para correntes mais altas. Sobre o uso no motor, vai depender da corrente que ele drena, sem carga. Para aumentar a corrente, com esse circuito, o limite sempre será de 3A, pois o CI tem proteção e se a proteção não segurar ele queima. Aumentar o trafo só adiantaria se o seu atual não estiver fornecendo os 3A máximos do regulador, acima disso não faria diferença.
@@Electrolab-Eletronica otimo. Usei um 2x12 3A. Esta correto?
Sim!
como sempre ótimos videos! medis, se eu usar esse projeto em um amplificador sera que ele vai gerar ruido?
Obrigado Anderson! Para bons amplificadores o ideal é sempre uma fonte linear, mas com um reforço na filtragem dessa fonte do video, poderia ser usada sim em amplicafidores que não tivessem o propósito de ser highend.
circuitos analogicos/de comunicação sofrem muito com interferencia de fontes chaveadas.o que elas tem de pequenas e eficientes tem de ruidosas.
Muito bom !!! Verifiquei que o lm2576hv suporta tensão de entrada até 63v DC . E uma saída ajustável de 1.2 a 50 VDC a 3a. A minha dúvida é se eu regular a saída para 44vdc e nesse momento minha entrada estava fixa em 52 VDC e eu tiver uma alteração na tensão de entrada por exemplo de 52 para 55 ou 48 se este valor que fixei na saída irá se manter '44vdc' ? Acredito que se houver alteração da tensão de entrada para mais 55 não haverá problemas certo? Já no caso de alteração pra baixo 48, o que pode acontecer, pois o valor da tensão de saída ainda é menor que entrada!? Justificando um conversor step down e não up!
Uma solicitação de ajuda : Seria possível fazer um vídeo explicativo de como dimensionar a largura das trilhas na pcb proporcional ao valor de corrente?
Olá Lucas. A saída vai sempre ser mantida, desde que a entrada seja superior, mesmo que varie. Sugestão para vídeo anotada! Obrigado!
Electrolab professor qual o nome do encapsulamento deste indutor?
O que eu usei foi um SMD com núcleo de ferrite. Mas pode ser de outro tipo.
Electrolab professor poderia indicar onde comprou, no meu caso necessito o de 150uh de 3A
Lucas, esse eu removi de uma placa sucata. Indutores para correntes altas são realmente mais difíceis de encontrar, especialmente aqui no país. Se realmente precisa um com essa especificação e não achou nas lojas online, recomendo ver no ebay ou em sites de lojas lá fora, como a mouser.
E sobre o valor de tensão na saída, como eu poderia projetar?? Teria alguma fórmula dos valores do indutor, Capacitor e resistores em série??
Jorge, esse modelo do vídeo é fixo em 5V, mas há o modelo ajustável. As formulas estão no datasheet do componente: www.onsemi.com/pub/Collateral/LM2575-D.PDF
"Bão demais". E já abuso pedindo: Quel tal uma explanada nas fontes de correntes constante das lâmpadas de LED?
Obrigado!! Sugestão anotada!
Boa tarde, gostei muito desse circuito, e gostaria de monta-lo.Onde posso encontrar essa bobina, ou se for o caso onde posso encontrar esse modulo completo. Sou técnico em eletrônica aposentado, mais sempre que posso vejo seus vídeos para estar sempre atualizado.Obrigado pela atenção.
Olá Ivan seja sempre bem vindo ao canal! O módulo pronto não sei se vende separado. Usei o diagrama do datasheet e montei diretamente. Já o indutor, consegui removendo de uma placa de fonte chaveada.
Olha eu de novo, se eu retificar os 127v Ac da minha rede colocar resistor em série pra limitar a corrente qual componente seria capaz de reduzir pra 24dc, preciso de uma fonte pequena, e as fats ocupam espaço devido aos capacitores, o que vc indicaria
Olá Ronivaldo, não recomendo fonte sem transformador, fica sem isolamento galvânico. Depois de retificar 127A/C, você teria uma tensão muito mais alta e a redução dela para 24V traria uma dificuldade maior, com uso de diversos componentes e circuito específico. Não há um componente isolado que atue com toda essa diferença de tensão para regular a saída..
Otimo video.. Me diga uma coisa, o calculo de dissipação é realizado da mesma forma que e feito em um regulador linear ? Usando a formula Pmax = (Tjmax - Ja ) / RthJa
O ideal era realizar um video ensinando como realizar os calculos de reguladores lineares e chaveados sem dissipador, assim como fez no video de mosfet, que demostrou como calcular a pontecia maxima que podemos criar no mosfet sem dissipador
Grande abraço
Obrigado Vinicius! Pode usar a mesma fórmula, os dados estão no datasheet do LM. No entanto, devido à grande eficiência desse CI, o dissipador quase não é usado, ou quando muito, é bem pequeno, pois ele dissipa muito menos que os lineares, nas mesmas condições de regulação.
É o mesmo princípio da diferença entre o controlador de carga PWM e MPPT?
Os PWM sim! O MPPT usa uma outra técnica, geralmente para controladores de painéis solares para aproveitar o máximo rendimento de potência e para isso usa processos distintos.
Olá,
Você já usou os reguladores de voltagem do tipo MC33167 ?
Haveria interesse em fazer um vídeo com maiores explicações e avaliação deste tipo de componente ?
Abraço.
Olá Luiz, nunca usei, mas é um regulador chaveado similar ao LM2575.
@@Electrolab-Eletronica Similar com relação ao funcionamento básico ? Pois no dadasheet percebi que a corrente pode chegar a 5a, enquanto os 2576 e 2596 chegam até 3a, é isso mesmo ?
Sim, ao funcionamento, as diferenças estão nas especificações elétricas que mudam de componente para componente.
Bom dia mestre. Estive vendo o seu vídeo e fiquei curioso em saber se existe um componente que já tenha o circuito LC e tb o diodo já internamente no mesmo, dessa forma o tamanho físico do circuito ficaria menor, e tb facilitaria quanto à procura do indutor, que as vezes é meio difícil de encontrar no mercado. Pesquisei alguns reguladores chaveados mas não encontrei nenhum deste tipo. O sr conhece algum ? Fico no aguardo e vida longa ao canal !!!
Olá Alexandre! Eu não conheço nenhum que tenha. A questão aqui é que é muito difícil de integrar indutores e capacitores de valores elevados, que são os que normalmente são usados nesse tipo de circuito!
Eu tb pesquisei bastante enquanto isso é não achei nenhum. Mesmo assim obrigado !!
Boa tarde, muito bom o vídeo! Algum regulador dessa serie aceita alta tensão de entrada (125v dc)? pois preciso de um conversor DC DC com entrada de 125v DC e saida 30v DC 1A. Você conhece algum regulador desse tipo que possa me indicar? Obrigado!
Olá Jonas, obrigado! Para esses CIs, há uns poucos modelos que chegam ao limite de 100V na entrada, mais do que isso não tenho conhecimento. É provável que tenha que fazer um circuito dedicado para essa regulação. O que há no mercado são conversores DC-DC industriais, que trabalham com essa tensão na entrada.
Muito obrigado!
calculo do indutor e capacitor de saida é mesmo método do calculo do buck em malha aberta ?
Embora não tenha feito esse cálculo, já que em geral o fabricante do CI indica no datasheet, pelo que me recordo, creio que seja o mesmo método, via caracterização da função de transferência em malha aberta e cálculo tanto do capacitor como do indutor.
Olá, o suporte que você usou na soldagem dos componentes na placa, onde vende? Tem numero de modelo?
Comprei lá fora numa feira de radioamadores. Aqui no Brasil tinha na casa das ferramentas e depois não v mais. A marca é genérica.
Boa noite mas o aumenta junto o ruído de alta frequência ao infinito na saída aumentando a amperagem
A frequência não aumenta é sempre a mesma.
o que acontece se a tensão de entrada varia pra menos? por exemplo: powerbank carregador de celular.
Se for abaixo da tensão regulada, ela cairá na saída também.
professor, por favor, se tiver como, faça um vídeo sobre célula retificadora básica com e sem diodo de roda livre, meu semestre depende disso.
Olá Pedro! Não ouvia falar no diodo de roda livre desde as aulas de eletrônica industrial! Na verdade não há mistério, a função dele num circuito retificador com carga RL, é evitar que a força contra eletro motriz do indutor prejudique o funcionamento do circuito. O assunto é bem teórico para um video, há um bom material nesse link, veja se ajuda: 200.145.241.31/dee/gradua/elepot/cap2/fr5.html
Electrolab obrigado :-)
Professor, parabéns pela aula. Só uma pergunta, em relação ao circuito elementar(o didático), o indutor e o capacitor não se carregaria com o valor da tensão da fonte? Consequentemente o valor na carga (R load) seria igual a da fonte?
Obrigado Davi! No modelo teórico que mostrei no início do vídeo, é justamente onde opera o processo de uma fonte chaveada tipo buck. Por ser acionado conforme um sinal PWM, num momento inicial apenas o indutor está carregado e em seguida o capacitor, gerando assim um valor médio que pode ser menor que a tensão de entrada ou até igual, dependendo do duty cycle do PWM.
@@Electrolab-Eletronica Acho q entendi. Seria algo parecido com a fonte linear(AC-DC), onde o capacitor deixa o sinal pulsante quase "constante" com riples, entretanto, aqui usamos PWM. E ao variar Duty ou a frequência, alteramos a tensão?
Exato, variamos o valor médio, pois a tensão será carregada de forma pulsante, conforme o sinal PWM, o que de fato após a carga seria a tensão DC, que é o que nos interessa!
@@Electrolab-Eletronica Só mais uma, o indutor terá um valor de tensão igual a da fonte depois o fechamento da chave? Ou será que teremos uma malha(com Vfonte # Vindutor), cuja equação: Vfonte + Vindutor + Vcapaciot = 0?
* E, devido a malha, o valor de Vindutor será sempre menor que Vfonte?
Em algum momento ele terá o valor da fonte. Veja que pelo chaveamento, não podemos tratar esse circuito, como um simples LRC, onde fazemos diretamente os cálculos de malha e nós, já que é um sistema variante no tempo.
amigo, tem step down para fontes negativa, eu estou querendo fazer um fonte simétrica, mas queria usar dois step down, mas para isso teria que ter um para fonte positiva e outra para fonte negativa.
Olá Cleberson, sim existe, veja neste site um exemplo: www.eetimes.com/document.asp?doc_id=1272382#
Olá. Como acrescentar um mosfet de potência com gate ligado no pino 2 do LM2575, para aumentar a capacidade de corrente na saída?
Sim é possível. Melhor um transistor bipolar de potência.
Obrigado pela pronta resposta. Mas o mosfet tem um Rds muito menor. Qual o problema de usà-lo?@@Electrolab-Eletronica
Olá Heitor. Aumentar a corrente em reguladores chaveados como este é mais complexo que em reguladores lineares, não basta colocar o transistor. Se for Mosfet pode ser mais complexo por exigir um circuito driver para o gate. Talvez fosse melhor usar um LM2576, que suporta 3A, se essa corrente for suficiente.
Sim, um driver seria necessário para um ou outro.. Mas o 2575 chaveia qualquer um dos dois, seja bipolar ou mosfet. Levantariamos o pino 2 do módulo e enviaríamos para o driver, seja para o bipolar ou o mosfet. A tensão de controle, pino 4 , deveria ser tirada da saída deles, através de um divisor resistivo. Usando o módulo pronto, facilitaria muito. Precisaremos colocar um indutor compatível com a corrente de saída, para diminuir o ripple.. Vou tentar aqui com um mosfet de miliohms de resistência de saída.
Depois eu relato para você , se tiver interesse. Abraço.
@@Electrolab-Eletronica
@@heitorlima4127 Exato Heitor, por isso a dúvida se não valeria a pena um 2576. O driver para o mosfet pode ser feito com bipolares. Boa sorte e depois comente como ficou.
Professor, vc poderia falar do regulador LMR62014.
É um boost converter com saída até 20V e com entrada de 2,4 a 14V, corrente de 1,4A. Não tenho nenhum desses para um vídeo, mas o funcionamento é similar aos outros boost converters. Para um circuito típico, há o exemplo do fabricante neste datasheet: www.ti.com/lit/ds/symlink/lmr62014.pdf
@@Electrolab-Eletronica por isso que não me arrependo de estar nesse canal 🖒Mas em um circuito de modulo amplificador, como faço pra testar Ele? O mesmo recebe alimentação da bateria na entrada da Bobina e na saída da mesma, no circuito de fonte 15volts, tem tensão oscilando de 7v a 56volts e não estabiliza em 15 pra alimentar os Ci's que depende dele.
Olá RC, não há um teste específico, pois é um CI. Nesse caso se a saída está com essa variação, é muito provável que o próprio CI esteja queimado.,Não faz sentido ter 56V nesse CI, verifique se o ponto de terra da medida está correto, já que ele limita a saída a 20V! Se possível, teste os componentes no entorno dele e depois troque o CI. Antes disso, teste se na entrada você tem os 12 a 14V da bateria.
@@Electrolab-Eletronica obrigado fessor... tem alimentação entrando na Bobina vindo direto da bateria, 12 e até 14v, passando por ela que oscila em relação ao Terra de 7 a 56volts e entrando no pino 1(SW) do LMR62014. Nos pinos 4 e 5 (SHDN E V in), que estão jampeados, chega a tensão direto do PIC, só que não dar os 5volts, fica oscilando entre 2 e 4 volts, essa tensão também está assim medindo direto no pino do PIC. No pino 3 (FB) de 0 a 2volts variando. Por isso alimentação nos Ci's de pré e da saída não são alimentados com os 15volts pra funcionar todo o circuito. Tá osso. Mas tem um detalhe, na fonte de 15volts tem dois capacitor smd 4u7, onde um apresenta medições estáveis e o outro que trabalha em série com o indutor ligando o meio dos dois diodos MUR smd, fica oscilando sua medição, mesmo invertendo as ponteiras. Não sei se é porque ele pega a referência dos DOIS capacitores de 2200uf x160v e fica dando essa medição. Já To ficando doido 😂😂😂😂😂😂😂
olá, eu nunca usei Conversor DC-DC e deis de quando eu ouvi falar me veio a duvida, se alterar a entrada a saida cai proporcionalmente? se vc reduzir a tensao para 6v(sem alterar o potenciometro) a saida iria para 2.5v?
Olá Alan, negativo, mantendo a entrada acima do mínimo para a tensão de saída, ela pode variar que a saída se mantem estável.