Voltei aqui p relembrar, toda as complicadas fórmulas de reatãncia capacitiva, frequência, etc. Vc expôs de forma simples, fácil entendimento e principalmente, sem prometer milagres com o circuito, explicando claramente à que se aplica, as limitações e com o ensinamento passo a passo para qualquer um, o q só estudou eletrotécnica vai saber fazer, o autodidata também. Vc têm o dom! O Brasil precisa de mais gente assim. Eu ainda faço algumas coisas, até tenho um eletroneuroestimulador implantado alimentado à bateria recarregável por indução. Já sou um meio cyborg. Já ensinei, aprendi e continuo aprendendo.
Muito obrigado por esta aula professor! Me fez lembrar meu pai lendo a Saber Eletrônica do saudoso Newton C. Braga enquanto o via montar seus transmissores de FM nas placas de fenolite. E foi por este que aprendi as fórmulas de reatância capacitiva. Muito bom mesmo!
Meu amigo, preciso dizer, melhor canal de eletrônica do RUclips! Vc consegue passar o conhecimento de forma muito boa, meus parabéns! Continue com esse belo trabalho! OBRIGADO!
Boa noite, tenho um canal no RUclips que ensina umas dicas para uso em motos, vou fazer um carregador de bateria e vou usar um transformador, como é para leigos e para não fazer uma grande apresentação do transformador, vou passar o canal de vocês, se o mesmo quiser se aprofundar no funcionamento ou cálculo do transformador. Muito bom o canal, parabéns a todos.
Você pode também colocar um ntc ou um resistor em série com o fuzível, para limitar a corrente de surto, já que o capacitor se opõe a mudança de corrente, causando uma altíssima corrente num curto espaço de tempo. o circuito pode também funcionar em meia onda. Esta matéria é ótima, pois muita gente não conhecia este tipo de fonte. Útil, simples e barata.
Muito útil meu amigo, essa fonte para alimentar pequenos circuito de baixo consumo. Mais tem que ter atenção redobrada por conta de choques. Já dei meu like! Michel-RJ
Perfeito. Vc tirou muitas dúvidas que eu tinha. Agora estou segura pra montar essa fonte depois de muita pesquisa e estudo. Mais uma inscrita no seu canal !
Olá, grato pela explicação, acrescentou mais. Gostaria que você fizesse um vídeo a respeito de carregador de bateria capacitivo e suas aplicações e se a mesma é também desulfatador. grato!
Professor parabéns por dividir com a gente teus conhecimentos. Professor o que faz uma fonte desta de lampada LED ter uma tensao dc de 50 volts e outra ter a tensao de 100 volts por exemplo se a tensao de entrada é a mesma no caso de 127V Ac? É o circuito PWM? Obrigado.
Obrigado Edson! Algumas dssas lâmpadas têm um regulador chaveado do tipo buck, que faz a redução da tensão para um valor adequados os leds. Outras simples às vezes trabalham com sistemas mais simples.
Bom dia Ontem montei um uma fonte com capacitiva pela prineira vez e deu certo, uma fonte de 3v e 10mA, porem nao utilizei um dido zener, só utilizei um capacitor de poliester de 220nf e um capacitor de filtro de 100uf por 250v, depois q eu fui refazer o tesete começou apresentar problemas e acabei queimando 3 leds. Fiquei sem enteder Depois descobrir que a tensao de saída tava dando a tensao de pico da rede de entrada em cerca de 173v na saida
Nostalgia aqui... ainda lembro, recém iniciando os estudos, quando me maravilhei ai aprende sobre isso... hahaha... fez todo sentido, divisor de tensão usando reatâncias.
Olá professor muito boa explicação. Tem como usar esse circuito mas com tensão negativa na saida, prá alimentar placas de máquinas de lavar? Oque mudaria? Obrigado
Bacana e simples de fazer. Uma duvida, na explicação vc orienta a usar esse resistor de bleed que fica em paralelo com o capacitor de entrada, cuja função dele é decarregar este capacitor, nesse caso a tensão que passa pelo capacitor é AC, mesmo assim ele se carrega ?
Obrigado Ronil! Sim, pois o valor o resistor é alto e a corrente através dele é baixa em comparação a que passa pelo capacitor, permitindo assim o seu carregamento normalmente.
Parabéns pelo video. Muito didático e interessante. Eu fiquei com uma dúvida. Sou hobista e gosto de desmontar aparelhos estragados. Já encontrei fontes capacitivas em aparelhos feitos na China. A dúvida que eu tenho é sobre a tensão de entrada. O cálculo foi feito para uma tensão de rede de 127 V e uma luminária de LED aceita 127-220 V. como a fonte se adapta sem chave se o capacitor não muda?
Olá João, precisa verificar se não há um CI nesse caso, o que muda completamente o tipo da fonte, que passa a ser do tipo chaveada. Há CIs que fazem esse ajuste e aceitam entradas nessa faixa larga de tensão.
Joinha 363 ! Realmente um sistema bem antigo, e muito bem explicado por você ! Fonte também chamada de rabo quente. Parabéns pelo vídeo e por suas explicações !
Olá professor , eu sempre apanhei , em fazer essas fontes , elas não conseguem fornecer a corrente , encontrada no cálculo , eu imagino , que esse resistor de 1 mega , que foi colocado em paralelo , com o divisor de tensão ( capacitor C1 ) , tem a função de garantir a corrente na carga , se tirar ele fora do circuito cai quase que totalmente a corrente de trabalho da fonte , a minha maneira de pensar , é que sem o resistor de 1 mega , o capacitor C1 carrega totalmente , e uma vez carregado , não conduz mais corrente , quase que funcionando como um circuito aberto , no vídeo foi explicado , que o resistor de 1 mega , tem a função de descarregar o capacitor , quando a fonte for desligada da rede , só que fica complicado de entender , como que um capacitor de 1 micro , que armazena , tão pouca tensão e corrente , vai conseguir romper a resistência , que é tão alta no caso do resistor de um Mega , para poder se descarregar ??? , talvez o que me falta aprender ou entender , como calcular , como se chegou no valor do resistor de 1 mega ,mas mesmo , com essa dúvida , os seus vídeos , é sim , um dos melhores que eu vi , sempre recomendo , estou sempre dando um Like , parabéns , um belo trabalho ..
Olá! Achei bastante interessante esse vídeo, eu até estava atrás justamente desse assunto. Venho tentando entender pq as fontes de alimentação de lavadoras de roupas não possuem trafo, como classificar essas placas? Obg!
Olá Carlos, as fontes dessas máquinas são em geral do tipo chaveadas, são diferentes dessas fontes deste vídeo. Há um vídeo no canal sobre fontes chaveadas, dê uma olhada para maior esclarecimento.
Obrigado Erick! Sim, o capacitor "passa" corrente. Na verdade o campo elétrico gerado numa placa provoca o carregamento da outra placa e com a corrente alterna você tem o deslocamento de cargas e com isso a corrente.
Mestre parabéns novamente pela excelente didática no vídeo. Aproveito para perguntar, se seria arriscado usarmos um fonte desta, naquele projeto do traçador de curva que apresentaste outrora? Se for muito arriscado, então me permita o abuso de te pedir um vídeo tutorial, para fazermos um trafo toroidal 220v x 18v. Grande abraço e que Deus continue te dando muita força e inspiração para os vídeos futuros.
Muito obrigado Lauro! Não é recomendável usar no traçador de curvas, por falta de isolamento da rede. Temos dois videos sobre construção de trafos no canal, mas em núcleo de ferro normal. Sugestão anotada, para no futuro termos um video sobre trafos toroidais. Abcs!
parabens pelo projeto, só tenho uma dúvida qnt a entrega final, eu poderia colocar um rele de 5V e fazer uma luz de emergência? se possível eu montaria esse circuito dentro de uma caixa de tomada 4X2
Olá...gostaria de sugerir uma fonte sem transformador que usa apenas uma ponte retificadora, um TIP 122, um zener, um resistor e dois capacitores, um de 2200 uF eletrolítico 250 Volts e outro de 220 nF também de 250 Volts. Basta apenas isolar as entradas da rede e circuitos e calibrar a corrente de base do transistor para ter a tensão que se deseja conforme o zener que se escolheu, ou seja, a corrente de base do transistor será a corrente do resistor, vezes (1000) o Hfe do mesmo, com um desconto devido a variação do hfe, a corrente no resistor será a corrente de base do transistor mais a corrente de zener, usar dissipador e ir calibrando conforme a medição da corrente, (no máximo 5 amperes). Com alguns cuidados poderá se ter uma fonte barata e bastante potente. Abraços.
Professor obrigado pela aula Poderia me ajudar numa dúvida Na saída de qualquer fonte DC se eu colocar uma ponte retificadora +no positivo, - negativo Onde entraria a tensão ~ posso usar como saída ~ AC. ? Eu preciso criar 13v AC sem uso de trafo Para circuito de radio Vintage Onde alimentação da iluminação e do vinil são separadas
Olá Fabio! Não pode ligar assim, a ponte retificadora não converte DC para AC. A única maneira de transformar DC em AC é com um circuito inversor. Você pode tentar essa fonte capacitiva que apresentei no vídeo para a iluminação, desde que o consumo não seja maior que 100mA, além disso precisa tomar cuidado pois essa fonte não é isolada, portanto corre risco de choques e curtos se o chassis desse equipamento vintage entrar em contato com ela.
Mais uma vez parabens e gostei muita lista que vc deixou para quem quiser replicar o experimento que vc fez.Em termos de custo de componentes qual seria o valor aproximado para adquirir os componentes para o mesmo ?
Olá Alfred! Recomendo dar uma olhada no video sobre fontes genéricas, para vera essa questão de ripple melhor. Segue o link: ruclips.net/video/t7wCZ4NXrfg/видео.html . Obrigado!
Obrigado Jhonatas, depende da carga, se medir sem carga pode ser bem alta, perto do valor da rede, mas esse tipo de fonte é calculada e deve ser usada sempre com carga.
Acho que daria pra mudar o capacitor , de antes do resistor do zener para depois do resistor, assim , pode usar um capacitor de tensão mais baixa, e tamanho reduzido. um de 470uFx25V por exemplo. Parabéns pelo vídeo. !
Olá Paulo, há alguns modelos assim, o ideal (tendo espaço) seria ter dois capacitores, um antes com maior isolamento e menor capacitância e outro depois do zener de maior capacitância e menor isolamento, para reduzir ao máximo o ripple da fonte. Obrigado!
Muito ótima explicação! Um dúvida em questão como por exemplo estes carregadores de celular consegue retificar muitas vezes 5v com dois amperes muitas vezes até mais corrente! Que tipo de transformador eles utilizam para esta potência. Pois pelo q sei os transformadores de 1 a 2A são gigantescos que tipo quais são os tipos de transformador ou de circuito eles utiliza? Obrigado
Obrigado Vinicius! Esses carregadores são fontes chaveadas, não usam transformadores para 60Hz, e trabalham com alta frequência, o que permite circuitos pequenos com alta capacidade de corrente.
Electrolab obrigado pela resposta. Eu abri uma hj na curiosidade de ver e vi um pequeno transformador de alta frequência mesmo. Seria legal quando possível vc apresentar no canal um circuito desse. Pois o esquemático é pequeno. Mas é algo muito interessa. Abraços
Olá,primeiramente,parabéns pela aula e tenho duas perguntas:o risco elevado de choque elétrico nesse circuito montado numa pci, seria amenizado se o circuito fosse encapsulado? E haveria algum problema se essa fonte ficasse sempre ligada? Parabéns mais uma vez pela aula!
Obrigado Marco! O risco reduz em parte, pois se houver um curto no capacitor de entrada, você poderá receber a tensão de rede direto na saída. Sim, ela pode ficar ligada direto, desde que esteja bem dimensionada para a carga usada.
Eloy, não seria interessante, em função do que vimos como os varistores, aplicar um varistor no circuito, após o conjunto F1 -R1//C1, em paralelo com a fonte e ligações de PR?
Parabéns pela dedicação. Será que entendi : para uma tensão de 220v transformar para 12v e 30ma eu preciso de um capacitor de 36uf por 400v? Obrigado pela atenção
prezado professor, parabens pelos ensinamentos. em referencia aos calculos da referida fonte, calculei uma para 200ma x 12v.td bem porem ao ligar a carga que é de 120ma, a tensão caiu pra cerca de 7-8v. gostaria de saber porque? o capacitor usado foi de 2 x 220nf em paralelo, a alimentação 127v., capacitor da fonte 1000uf x 100v. o restante diodo in4007 em ponte, zener 12vx1a. gostaria de maiores informações se possível, atenciosamente, agradeço.plinio.a tensão dos capacitores 250v.
Olá Plínio, não fiz os cálculos para o seu caso, mas achei o capacitor muito baixo. Se colocar dois de 220nF em paralelo o resultante será um de 110nF, e para 120mA os capacitores devem ser maiores que 1uF em geral. Por favor reveja os cálculos, que o problema certamente está no valor do capacitor.
@@Electrolab-Eletronicadois capacitores de 220 nf em paralelo é 440 nf é não 120 nf como você afirmou! Capacitor em paralelo é diferente de resistor em paralelo...portanto corrija esse detalhe" professor"?
Em geral pela faixa de valor, tensão de isolamento, frequência do sinal e temperatura. Há um vídeo no canal sobre como escolher capacitores, dê uma conferida: ruclips.net/video/BSo6h6ofGuY/видео.html
Saudações! Assim como se pode derivar uma bobina para dividir valores de tensão, é possível derivar uma série de capacitores com o mesmo propósito para correntes pequenas? Se eventualmente precisar de mais do que 1 watt que o diodo zenner pode suportar, qual a potência máxima comercial dele pode ser encontrada? Posso usar 2 ou mais em série com valores divididos do que se pretende na saída (3 x 3v x 1w para 9v x 3w por exemplo)?
Olá Ruy! Essa fonte não deve ser usada em potências maiores, por falta de isolamento e segurança. Sim, é possível derivar tensões alternadas nos capacitores. Há diodos zeners de potência de 3, 5 e 6W. Pode ligar os zeners em série.
@@Electrolab-Eletronica E eu posso pôr um diodo na saída de cada uma de várias fontes dessas para ligalas em paralelo recalculando os diodos zener para 0,6v a mais já pressupondo a queda de tensão nos diodos de saída?
Boa tarde, uma pergunta. se eu quero uma saida em 80V por exemplo ou 100V continua, para que usaria transformador ? se for por questao de choque, tomar um choque dos 100V no secundario nao seria muito diferente, se a rede variar subitamente, o secundario tambem o fará. sempre ouço falar sobre isso, mas me parece que se voce fizer todas as protecoes direitinho, nao é tao necessario assim o trafo na entrada nao ?
Sérgio, a função do trafo nesse caso é dupla, a primeira seria de elevar ou reduzir a tensão da rede elétrica e a segunda é de isolar galvanicamente o circuito da rede, protegendo contra possíveis problemas de curto-circuito e choques elétricos, já que na rede Você tem um potencial de corrente muito elevado e após o trafo você tem um limitador de corrente no próprio transformador. Por isso não é recomendável circuito de fonte sem esse tipo de isolamento, principalmente ao se trabalhar com tensões e correntes mais elevadas.
@@Electrolab-Eletronica ata Muito obrigado Pq achei q poderia ocorrer algum tipo de curto Pq se o fase passar direto pelo retificador poderia causar algum dano devido a alta tensao da rede Mais muito obrigado mesmo Seus videos sao muito bons...
Professor... o senhor poderia fazer uma aula sobre essas PONTES RETIFICADORAS... essas redondidas. Comprei algumas no AliExpress. Mas como são chinesas... estou meio desconfiada de q não estão 100%. Uma sugestão para um próximo vídeo do seu canal. Professor, estou impressionada com a quantidade de material valioso que o senhor publicou. Agradeço pela sua boa vontade, porque o que vejo na Internet é material confuso e totalmente distorcido. O senhor explica e mostra a razão, mostra o "porquê". E o melhor : tran-qui-la-men-te. Obrigada professor !!!
Olá Jhana! Que bom que está apreciando os vídeos, Obrigado! Sugestão anotada! Creio que no vídeo de como testar componentes eletrônicos, faço testes com essas pontes retificadoras, dê uma olhada: ruclips.net/video/qgzzU2021XU/видео.html
No caso de lavadoras, algumas cargas são alimentadas em CC e outras em AC, eu tenho uma placa que utilizo pra estudo e vi que ela não possue trafo, se o electrolab puder comentar fico grato.
Olá, é possível adaptar e colocar na chave 110v -220v do transformador da fonte principal, para ela alimentar um soft starter e trabalhar em ambas tensões quando eu virar a chave do transformador ?
Obrigado Ricardo, normalmente não, já que estaria limitada à uns 100mA, e dependendo do Arduino e relé, o consumo seria mais alto. Além disso, não recomendo fonte sem isolamento para circuitos digitais.
Oi professor, tudo bom? Tenho duas perguntas...Eu poderia projetar uma fonte "fast" para alimentar pequenos motores dc de toca fitas, dvds, toca discos, brinquedos...etc????? A outra pergunta....Esses motores dc que citei sao mais faceis de encontrar, mas quero saber se trabalham com correntes menores que 150mA ou maiores que isso, o senhor pode me informar?
Olá, não é recomendável uso em motores, mesmo que pequenos, principalmente se os motores não estiverem isolados. Certamente há pequenos motores de brinquedos que consomem abaixo de 200mA, mas os de toca-fitas e toca discos consomem em geral mais do que isso e os de DVD normalmente são motores de passo.
Existe esse tipo de fonte pra correntes maiores ? Nas placas da brastemp tem uma fonte que usa capacitor e logo apos mosfet (chaveador) la as correntes nao são altas pois usamos essa placa pra mover motor e outros componentes bomba ,atuador e etc ,
Não são usadas em altas correntes Paulo, não têm isolamento e são perigosas se não forem instaladas corretamente. Essas fontes que citou em placas de eletrodomésticos são do tipo chaveadas e são bem diferentes deste modelo linear sem transformador.
Bom dia. Estou com circuito de economizador de energia e o capacitor é de 165j/400v e encontri apenas o capacitor de 155k/400v posso utilizar este ou é muita diferença.
Bom dia Renato, esses circuitos economizadores são um engodo, não funcionam de verdade não recomendo fazer a utilização deles. Eles trabalham com a potência reativa e a conta da companhia de luz é baseada na potência real, portanto não faz diferença utilizar esse tipo de produto do ponto de vista residencial.
boa noite mais um inscrito bom minha dúvida é a seguinte possuo uma máquina de solda elétrica alternada fiz um retificador pra DC e gostaria de colocar um cooler para resfriar a placa de alumínio onde ficam os diodos esse cooler e de 12 v 0.18 ap que seria em média 180 ma vc acha que esse projeto serve ou teria algumas modificações
Olá Washigton! Bem vindo ao canal! Não recomendo, já que o ideal seria um consumo até 100mA. Melhor seria uma pequena fonte linear ou chaveada com transformador.
O eu q devo fazer meu irmao? Para solucionar esse problema ? Sera q eu utilizando um resistor solucionaria esse problema ? Fico muito grato se puder me ajudar meu irmao, alias vc ja me ajudou em ter respondido da primeira vez ....
Olá Igor, sim, precisa usar um resistor em série com o LED, do contrário ele queimará sempre. O Zener seria interessante também para garantir o valor da tensão de saída e dar mais segurança.
@@Electrolab-Eletronica mais o led q utilizei suporta 3v sem utilizar um resistor O problema é q o capacitor divisor de tensao de 220nf estar se comportando como um condutor jogando a tensao da rede direto no fitro elevando mais ainda a tensao Q é tensao pico Por mais q eu coloque um resistor pra evitar a queima do led, nao vai adiantar
Olá amigo. Estou querendo aprender sobre eletrónica, mas não sei por onde começar. Gostaria de uma indicações pra poder começar a emtender do assunto, livros, projetos etc
Olá Felipe, Há alguns videos no canal sobre isso, comece por esses: ruclips.net/video/rNWH-s65_w0/видео.html e ruclips.net/video/OYSYYrOcgws/видео.html . O primeiro sobre cursos e o segundo sobre livros. Fora isso, há os videos técnicos para ajudar! Boa sorte!
Quer dizer que pode-se usar um capacitor (sem polaridade ) como resistor, no caso da corrente alternada? E posso usar um capacitor ( fazendo os cálculos da reatância capacitiva ) como resistor em uma saída de um transformador para provocar queda de tensão e, por exemplo, uma corrente de 1A, para assim resolver o problema de isolamento e não provocar aquecimento por ser um capacitor e não um resistor?
Exato Hugo, o capacitor em A/C atua como um resistor. Mas atenção, ele não resolve a questão do isolamento, o isolamento da rede só ocorre usando transformador.
Obrigado Norberto! O valor depende também da corrente a fonte. Siga o passo-a-passo das fórmulas que coloquei no vídeo, para calcular o valor do capacitor para redes de 220V.
Gostaria de saber se posso acrescentar outro conjunto 'resistor - capacitor' na outra fase da entrada da fonte. e se sim qual o efeito final (dobra a potencia?) e se não porque?.
Pode sim Hélio, mas terá que ser duas fontes separadas, cada uma numa fase, com cálculo para 110V de entrada em cada usando o neutro com referência. Esse circuito não atende a uma ligação direta fase-fase.
Olá Hélio, não uso email ou zap, pois seria impraticável responder a todos! Mas respondo sempre por aqui. Se você usar fase-fase, terá 220V na entrada e terá que calcular a fonte para esse valor. Comento isso , pois você citou como "outra fase" e só temos isso em redes de 220V, do contrário, seria fase e neutro. Não há ganho em potência nisso. Se usar fases separadas e neutros em pares, terá duas fontes separadas e não uma mais potente. Resumindo não adianta colocar um capacitor em cada linha com esse objetivo.
Depende do valor usado no zener. O zener não deve receber uma tensão muito maior que a dele e por isso há um resistor limitador de corrente ajustando essa diferença.
Voltei aqui p relembrar, toda as complicadas fórmulas de reatãncia capacitiva, frequência, etc. Vc expôs de forma simples, fácil entendimento e principalmente, sem prometer milagres com o circuito, explicando claramente à que se aplica, as limitações e com o ensinamento passo a passo para qualquer um, o q só estudou eletrotécnica vai saber fazer, o autodidata também. Vc têm o dom! O Brasil precisa de mais gente assim. Eu ainda faço algumas coisas, até tenho um eletroneuroestimulador implantado alimentado à bateria recarregável por indução. Já sou um meio cyborg. Já ensinei, aprendi e continuo aprendendo.
Obrigado Chacal! Seja sempre bem vindo ao canal!
@@Electrolab-Eletronica olá mestre será que essa fonte poderia encandecer uns 15cm de uma resistência?
desde já agradeço.
Precisei de uma fonte nesse estilo e, claro, vim no canal Eletrolab, para entender o funcionamento, perfeito.
Valeu Alex!
Muito obrigado por esta aula professor! Me fez lembrar meu pai lendo a Saber Eletrônica do saudoso Newton C. Braga enquanto o via montar seus transmissores de FM nas placas de fenolite. E foi por este que aprendi as fórmulas de reatância capacitiva. Muito bom mesmo!
Maravilha Gomes, bons tempos! O Newton C. Braga ainda está vivo! Seja bem vindo ao canal!
@@Electrolab-Eletronica Agradecido amigo! Inscrito no canal e sempre antenado aos vídeos novos! Grande abraço e sucesso para você amigo!
Boa noite , Mestre , essa aula foi sensacional , o Senhor tirou a minha duvida sobre o resistor em paralelo com o capacitor muito obrigado !!!!!
Que bom que ajudou Sergio!
Excelente aula, parabéns 👏👏👏
Obrigado Pontes!
Meu amigo, preciso dizer, melhor canal de eletrônica do RUclips! Vc consegue passar o conhecimento de forma muito boa, meus parabéns! Continue com esse belo trabalho! OBRIGADO!
Muito obrigado Rhuan, pelo incentivo!!!
verdade, melhor que todos, sem nenhuma ladainha, objetivo e tecnico.
Parabéns, foi o melhor vídeo sobre esse tema que eu assisti. Didática, explicação e análise muito bem feitas... muito bom mesmo.
Obrigado Sidnei!
Melhor canal de eletrônica do RUclips
Obrigado Murilo!
Boa noite, tenho um canal no RUclips que ensina umas dicas para uso em motos, vou fazer um carregador de bateria e vou usar um transformador, como é para leigos e para não fazer uma grande apresentação do transformador, vou passar o canal de vocês, se o mesmo quiser se aprofundar no funcionamento ou cálculo do transformador. Muito bom o canal, parabéns a todos.
Boa noite Edson! Obrigado pela divulgação!
Eu utilizo esse tipo de fonte em luminarias de led...gasta pouquissima energia e os leds duram muito tempo se a fonte for bem montada.
Ótima utilização Nied!!
Vc tem o esquema do circuito com led?
Você pode também colocar um ntc ou um resistor em série com o fuzível, para limitar a corrente de surto, já que o capacitor se opõe a mudança de corrente, causando uma altíssima corrente num curto espaço de tempo. o circuito pode também funcionar em meia onda.
Esta matéria é ótima, pois muita gente não conhecia este tipo de fonte. Útil, simples e barata.
Obrigado Marcos!
PROFESSOR,video aula excelente,ótima didática.
Obrigado Paulo!
isso é muito usado nessas lanterna que se carrega na tomada, muito boa a aula
Obrigado Gilberto! Em breve novos videos no canal!
obrigado grande amigo,quero dizer que sou fã dos seus videos.vc é um grande proficional que Deus continui lhe abençoando muito
Muito obrigado Paulo Cesar!
Muito bem bolado e explicado
Obrigado Antonio!
Ótimo professor, belissimo projeto mesmo viu, essas fontes são muito utilizadas para dar partida em carregadores automotivos, muito legal mesmo viu
Obrigado Daniel!
Isso para mim é novidade, obrigado por produzir esse tipo de conteúdo.
Obrigado Ricardo! Em breve novos videos no canal!
faz 3 dias passei pelo canal ..e agora estou todos os dias
Obrigado Moises! Seja sempre bem vindo!
Ta na hora de escrever artigos em um revisa! Vc tem uma boa didática!
Obrigado Assis!
Sou fã de vossas aulas, faço projetinho por roby porém uns válido s , obrigado pela boa vontade Deus abençoe
Obrigado Natanael! Seja sempre bem vindo!
Muito útil meu amigo, essa fonte para alimentar pequenos circuito de baixo consumo.
Mais tem que ter atenção redobrada por conta de choques.
Já dei meu like!
Michel-RJ
Obrigado Michel! É verdade! Tem sua aplicação e é de baixo custo, mas há que respeitar o A/C da rede sem isolamento!
Perfeito. Vc tirou muitas dúvidas que eu tinha. Agora estou segura pra montar essa fonte depois de muita pesquisa e estudo. Mais uma inscrita no seu canal !
Seja bem vinda Jhana! E sucesso com o projeto!!
Obrigado por toda informação e sucesso cada vez mais no teu canal e nossa fonte de aprendizagem ok.
Rapaz, parabéns mesmo, assisti o vídeo inteiro, você é um excelente professor !!!
Obrigado Lucas! Em breve novos vídeos no canal!!
Informação perfeita. Vale divulgar.
Obrigado Anselmo!
Parabéns, muito bom, principalmente a maneira de se calcular o circuito, show!!!
Obrigado Rubens!!
Olá, grato pela explicação, acrescentou mais.
Gostaria que você fizesse um vídeo a respeito de carregador de bateria capacitivo e suas aplicações e se a mesma é também desulfatador. grato!
Obrigado marlon! Sugestão anotada!
Professor parabéns por dividir com a gente teus conhecimentos. Professor o que faz uma fonte desta de lampada LED ter uma tensao dc de 50 volts e outra ter a tensao de 100 volts por exemplo se a tensao de entrada é a mesma no caso de 127V Ac? É o circuito PWM? Obrigado.
Obrigado Edson! Algumas dssas lâmpadas têm um regulador chaveado do tipo buck, que faz a redução da tensão para um valor adequados os leds. Outras simples às vezes trabalham com sistemas mais simples.
Bom dia
Ontem montei um uma fonte com capacitiva pela prineira vez e deu certo, uma fonte de 3v e 10mA, porem nao utilizei um dido zener, só utilizei um capacitor de poliester de 220nf e um capacitor de filtro de 100uf por 250v, depois q eu fui refazer o tesete começou apresentar problemas e acabei queimando 3 leds.
Fiquei sem enteder
Depois descobrir que a tensao de saída tava dando a tensao de pico da rede de entrada em cerca de 173v na saida
Nostalgia aqui... ainda lembro, recém iniciando os estudos, quando me maravilhei ai aprende sobre isso... hahaha... fez todo sentido, divisor de tensão usando reatâncias.
Obrigado Gerson! Sim, o assunto é bem antigo, por isso vale até rever!
Olá professor muito boa explicação. Tem como usar esse circuito mas com tensão negativa na saida, prá alimentar placas de máquinas de lavar? Oque mudaria? Obrigado
Obrigado Gilmar! Esse tipo de fonte não deve ser usado para alimentar circuitos em eletrodomésticos, pois não tem isolamento com a rede elétrica.
Muito explicativo e muito boa a didática. Dúvida: Posso colocar no lugar do Zener o LM317??
Obrigado Renato! Não é recomendável pois pode ter um pico acima de 40V e queimaria o LM317.
Bacana e simples de fazer. Uma duvida, na explicação vc orienta a usar esse resistor de bleed que fica em paralelo com o capacitor de entrada, cuja função dele é decarregar este capacitor, nesse caso a tensão que passa pelo capacitor é AC, mesmo assim ele se carrega ?
Obrigado Ronil! Sim, pois o valor o resistor é alto e a corrente através dele é baixa em comparação a que passa pelo capacitor, permitindo assim o seu carregamento normalmente.
Parabéns pelo video. Muito didático e interessante. Eu fiquei com uma dúvida. Sou hobista e gosto de desmontar aparelhos estragados. Já encontrei fontes capacitivas em aparelhos feitos na China. A dúvida que eu tenho é sobre a tensão de entrada. O cálculo foi feito para uma tensão de rede de 127 V e uma luminária de LED aceita 127-220 V. como a fonte se adapta sem chave se o capacitor não muda?
Olá João, precisa verificar se não há um CI nesse caso, o que muda completamente o tipo da fonte, que passa a ser do tipo chaveada. Há CIs que fazem esse ajuste e aceitam entradas nessa faixa larga de tensão.
Me ajudou muito. Super agradecido!!
Seja sempre bem-vindo ao canal!
Joinha 363 ! Realmente um sistema bem antigo, e muito bem explicado por você ! Fonte também chamada de rabo quente. Parabéns pelo vídeo e por suas explicações !
Valeu Edson! Obrigado! Rabo quente, igual aos rádios à válvula desse modelo!
Tá igual eu ,este tipo de fonte é amplamente utilizado em circuitos da linha branca
Sempre aprendendo com o canal
Muito obrigado Elisio!
Olá professor , eu sempre apanhei , em fazer essas fontes , elas não conseguem fornecer a corrente , encontrada no cálculo , eu imagino , que esse resistor de 1 mega , que foi colocado em paralelo , com o divisor de tensão
( capacitor C1 ) , tem a função de garantir a corrente na carga , se tirar ele fora do circuito cai quase que totalmente a corrente de trabalho da fonte ,
a minha maneira de pensar , é que sem o resistor de 1 mega , o capacitor C1 carrega totalmente , e uma vez carregado , não conduz mais corrente ,
quase que funcionando como um circuito aberto , no vídeo foi explicado , que o resistor de 1 mega , tem a função de descarregar o capacitor , quando a fonte for desligada da rede ,
só que fica complicado de entender , como que um capacitor de 1 micro , que armazena , tão pouca tensão e corrente , vai conseguir romper a resistência , que é tão alta no caso do resistor de um Mega , para poder se descarregar ??? , talvez o que me falta aprender ou entender , como calcular , como se chegou no valor do resistor de 1 mega ,mas mesmo , com essa dúvida , os seus vídeos , é sim , um dos melhores que eu vi , sempre recomendo , estou sempre dando um Like , parabéns , um belo trabalho ..
Olá! Achei bastante interessante esse vídeo, eu até estava atrás justamente desse assunto. Venho tentando entender pq as fontes de alimentação de lavadoras de roupas não possuem trafo, como classificar essas placas? Obg!
Olá Carlos, as fontes dessas máquinas são em geral do tipo chaveadas, são diferentes dessas fontes deste vídeo. Há um vídeo no canal sobre fontes chaveadas, dê uma olhada para maior esclarecimento.
Electrolab Ok vou assistir sim esse vídeo, obg pela atenção em responder!👍
Amigo si tirar a carga. Ai a tensao fica a mesma da rede ne 110ac ?
Sim, perde a regulação. Não pode ficar sem carga, pois o cálculo dela é com carga fixa.
@@Electrolab-Eletronica obrigado amigo abraco
Ótimo vídeo Eloy, abraços. Eu tenho dúvidas se o capacitor irá deixar passar corrente se as placas são isoladas?
Obrigado Erick! Sim, o capacitor "passa" corrente. Na verdade o campo elétrico gerado numa placa provoca o carregamento da outra placa e com a corrente alterna você tem o deslocamento de cargas e com isso a corrente.
Olá boa tarde!
O capacitor que é utilizado para dá a queda de tensão é do tipo poliéster e se for vai ser sempre desse tipo?
Ótimo vídeo parabéns!
Olá José, obrigado! Sim, pode ser do tipo poliester ou MKP, sem problemas.
Muito bacana seus vídeos, muita bagagem... Parabéns e obrigado por compartilhar seu conhecimento.
Obrigado Alexandre!!
Muito bom ainda não cinhecia esse tipo de fonte.
Obrigado José Roni!!
Mestre parabéns novamente pela excelente didática no vídeo.
Aproveito para perguntar, se seria arriscado usarmos um fonte desta, naquele projeto do traçador de curva que apresentaste outrora? Se for muito arriscado, então me permita o abuso de te pedir um vídeo tutorial, para fazermos um trafo toroidal 220v x 18v.
Grande abraço e que Deus continue te dando muita força e inspiração para os vídeos futuros.
Muito obrigado Lauro! Não é recomendável usar no traçador de curvas, por falta de isolamento da rede. Temos dois videos sobre construção de trafos no canal, mas em núcleo de ferro normal. Sugestão anotada, para no futuro termos um video sobre trafos toroidais. Abcs!
parabens pelo projeto, só tenho uma dúvida qnt a entrega final, eu poderia colocar um rele de 5V e fazer uma luz de emergência? se possível eu montaria esse circuito dentro de uma caixa de tomada 4X2
Obrigado! Sim, é possível, desde que o consumo da bobina do relé seja menor que 100mA.
Tem como vc mostrar como faz um dobrador de tensão para 250v!
Olá Marcus! Sugestão anotada, obrigado.
Olá...gostaria de sugerir uma fonte sem transformador que usa apenas uma ponte retificadora, um TIP 122, um zener, um resistor e dois capacitores, um de 2200 uF eletrolítico 250 Volts e outro de 220 nF também de 250 Volts.
Basta apenas isolar as entradas da rede e circuitos e calibrar a corrente de base do transistor para ter a tensão que se deseja conforme o zener que se escolheu, ou seja, a corrente de base do transistor será a corrente do resistor, vezes (1000) o Hfe do mesmo, com um desconto devido a variação do hfe, a corrente no resistor será a corrente de base do transistor mais a corrente de zener, usar dissipador e ir calibrando conforme a medição da corrente, (no máximo 5 amperes). Com alguns cuidados poderá se ter uma fonte barata e bastante potente. Abraços.
Olá Saulo, ótima sugestão! Obrigado!
Professor obrigado pela aula
Poderia me ajudar numa dúvida
Na saída de qualquer fonte DC se eu colocar uma ponte retificadora +no positivo, - negativo
Onde entraria a tensão ~ posso usar como saída ~ AC. ?
Eu preciso criar 13v AC sem uso de trafo
Para circuito de radio Vintage
Onde alimentação da iluminação e do vinil são separadas
Olá Fabio! Não pode ligar assim, a ponte retificadora não converte DC para AC. A única maneira de transformar DC em AC é com um circuito inversor. Você pode tentar essa fonte capacitiva que apresentei no vídeo para a iluminação, desde que o consumo não seja maior que 100mA, além disso precisa tomar cuidado pois essa fonte não é isolada, portanto corre risco de choques e curtos se o chassis desse equipamento vintage entrar em contato com ela.
@@Electrolab-Eletronica mas essa fonte capacitiva é DC eu preciso que seje AC
É só não retificar, mas continuaria inseguro, o ideal seria um pequeno tranformador.
Muito didático....parabéns.
Obrigado Sérgio!
Ficou Show de bola!!! Parabéns
Valeu Santcler! Obrigado!
nossa muito bom ele leva muito a sério muito obrigado.
Obrigado Augustinho!
Mais uma vez parabens e gostei muita lista que vc deixou para quem quiser replicar o experimento que vc fez.Em termos de custo de componentes qual seria o valor aproximado para adquirir os componentes para o mesmo ?
Obrigado Eduardo! Creio que com tudo, sairia entre R$14,00 e R$18,00, dependendo dos componentes escolhidos, sem a caixa.
Muito bom ! calcular a entrada e saída sem transformador , só queria entender melhor a filtragem para diminuir o riplle
Olá Alfred! Recomendo dar uma olhada no video sobre fontes genéricas, para vera essa questão de ripple melhor. Segue o link: ruclips.net/video/t7wCZ4NXrfg/видео.html . Obrigado!
obrigado pela resposta,seus vídeos são10,Deus o abençoe.
Muito obrigado Milton!
Otimo vídeo, so fiquei em dúvida qual o valor da tensão entre a ponte retificadora e o zener?
Obrigado Jhonatas, depende da carga, se medir sem carga pode ser bem alta, perto do valor da rede, mas esse tipo de fonte é calculada e deve ser usada sempre com carga.
Acho que daria pra mudar o capacitor , de antes do resistor do zener para depois do resistor, assim , pode usar um capacitor de tensão mais baixa, e tamanho reduzido. um de 470uFx25V por exemplo. Parabéns pelo vídeo. !
Olá Paulo, há alguns modelos assim, o ideal (tendo espaço) seria ter dois capacitores, um antes com maior isolamento e menor capacitância e outro depois do zener de maior capacitância e menor isolamento, para reduzir ao máximo o ripple da fonte. Obrigado!
parabénsssss!!! Es um excelente professor...
Obrigado Ribeiro!!
ótima aula! parabéns!
Obrigado Sergio!
otima explicação, parabéns. mas se for uma carga indutica como por exemplo uma rede de 220 v para alimentar um rele de 12 vcc
Obrigado Marcelo! Basta calcular a fonte com base na corrente da carga (bobina do relé).
Muito ótima explicação! Um dúvida em questão como por exemplo estes carregadores de celular consegue retificar muitas vezes 5v com dois amperes muitas vezes até mais corrente! Que tipo de transformador eles utilizam para esta potência. Pois pelo q sei os transformadores de 1 a 2A são gigantescos que tipo quais são os tipos de transformador ou de circuito eles utiliza?
Obrigado
Obrigado Vinicius! Esses carregadores são fontes chaveadas, não usam transformadores para 60Hz, e trabalham com alta frequência, o que permite circuitos pequenos com alta capacidade de corrente.
Electrolab obrigado pela resposta. Eu abri uma hj na curiosidade de ver e vi um pequeno transformador de alta frequência mesmo. Seria legal quando possível vc apresentar no canal um circuito desse. Pois o esquemático é pequeno. Mas é algo muito interessa. Abraços
Didática Show! Parabéns 👏👏👋
Obrigado Ricardo!
Muito bom amigo!
Deus abençoe voce e familia!
Muito obrigado Ary!!!
Valeu!
Excelente aula!
Grato!
Preciso exercitar esses cálculos, será muito útil...
Abraço, ótimo fim de semana e Dia dos Pais.
Shalom!
Obrigado Mario Sergio! Para você também!
Olá,primeiramente,parabéns pela aula e tenho duas perguntas:o risco elevado de choque elétrico nesse circuito montado numa pci, seria amenizado se o circuito fosse encapsulado? E haveria algum problema se essa fonte ficasse sempre ligada? Parabéns mais uma vez pela aula!
Obrigado Marco! O risco reduz em parte, pois se houver um curto no capacitor de entrada, você poderá receber a tensão de rede direto na saída. Sim, ela pode ficar ligada direto, desde que esteja bem dimensionada para a carga usada.
Electrolab poderia então usar varistores na entrada e na saída dimensionados pra ambos os lados?
Pode sim Jonatan!
Electrolab obrigado!
Eloy, não seria interessante, em função do que vimos como os varistores, aplicar um varistor no circuito, após o conjunto F1 -R1//C1, em paralelo com a fonte e ligações de PR?
Sem dúvida Sérgio, seria uma proteção interessante, já que esse circuito não tem muita além do fusível!
Parabéns pela dedicação. Será que entendi : para uma tensão de 220v transformar para 12v e 30ma eu preciso de um capacitor de 36uf por 400v? Obrigado pela atenção
Obrigado Fabiano! Essa valor não está correto, precisa refazer as contas entrando com esses dados. O valor da capacitância seria muito menor.
prezado professor, parabens pelos ensinamentos. em referencia aos calculos da referida fonte, calculei uma para 200ma x 12v.td bem porem ao ligar a carga que é de 120ma, a tensão caiu pra cerca de 7-8v. gostaria de saber porque? o capacitor usado foi de 2 x 220nf em paralelo, a alimentação 127v., capacitor da fonte 1000uf x 100v. o restante diodo in4007 em ponte, zener 12vx1a. gostaria de maiores informações se possível, atenciosamente, agradeço.plinio.a tensão dos capacitores 250v.
Olá Plínio, não fiz os cálculos para o seu caso, mas achei o capacitor muito baixo. Se colocar dois de 220nF em paralelo o resultante será um de 110nF, e para 120mA os capacitores devem ser maiores que 1uF em geral. Por favor reveja os cálculos, que o problema certamente está no valor do capacitor.
@@Electrolab-Eletronicadois capacitores de 220 nf em paralelo é 440 nf é não 120 nf como você afirmou! Capacitor em paralelo é diferente de resistor em paralelo...portanto corrija esse detalhe" professor"?
Ótima aula, parabéns!!! Se a carga for um LED, o procedimento para calculo é o mesmo?
Olá Eduardo, obrigado! Sim, positivo, se for um LED que consome 20mA por exemplo, pode inserir os dados nos cálculos.
Muito obrigado!
Num projeto como este ou qualquer outro, como definimos que tipo de capacitor, poliéster, eletrolítico, cerâmico usar?
Em geral pela faixa de valor, tensão de isolamento, frequência do sinal e temperatura. Há um vídeo no canal sobre como escolher capacitores, dê uma conferida: ruclips.net/video/BSo6h6ofGuY/видео.html
Saudações!
Assim como se pode derivar uma bobina para dividir valores de tensão, é possível derivar uma série de capacitores com o mesmo propósito para correntes pequenas?
Se eventualmente precisar de mais do que 1 watt que o diodo zenner pode suportar, qual a potência máxima comercial dele pode ser encontrada? Posso usar 2 ou mais em série com valores divididos do que se pretende na saída (3 x 3v x 1w para 9v x 3w por exemplo)?
Olá Ruy! Essa fonte não deve ser usada em potências maiores, por falta de isolamento e segurança. Sim, é possível derivar tensões alternadas nos capacitores. Há diodos zeners de potência de 3, 5 e 6W. Pode ligar os zeners em série.
@@Electrolab-Eletronica E eu posso pôr um diodo na saída de cada uma de várias fontes dessas para ligalas em paralelo recalculando os diodos zener para 0,6v a mais já pressupondo a queda de tensão nos diodos de saída?
Pode sim.
Olá Prof. boa aula
Obrigado José Carlos!
Boa tarde, uma pergunta. se eu quero uma saida em 80V por exemplo ou 100V continua, para que usaria transformador ? se for por questao de choque, tomar um choque dos 100V no secundario nao seria muito diferente, se a rede variar subitamente, o secundario tambem o fará. sempre ouço falar sobre isso, mas me parece que se voce fizer todas as protecoes direitinho, nao é tao necessario assim o trafo na entrada nao ?
Sérgio, a função do trafo nesse caso é dupla, a primeira seria de elevar ou reduzir a tensão da rede elétrica e a segunda é de isolar galvanicamente o circuito da rede, protegendo contra possíveis problemas de curto-circuito e choques elétricos, já que na rede Você tem um potencial de corrente muito elevado e após o trafo você tem um limitador de corrente no próprio transformador. Por isso não é recomendável circuito de fonte sem esse tipo de isolamento, principalmente ao se trabalhar com tensões e correntes mais elevadas.
Boa noite irmao
Achei muito interessante essa fonte
Mais minha duvida é referente a alimentaçao da rede posso jogar o fase e o neutro invertido ???
Em tese pode, pois ambos vão para o retificador, entretanto, é sempre recomendável usar a fase na entrada que está com o capacitor.
@@Electrolab-Eletronica ata
Muito obrigado
Pq achei q poderia ocorrer algum tipo de curto
Pq se o fase passar direto pelo retificador poderia causar algum dano devido a alta tensao da rede
Mais muito obrigado mesmo
Seus videos sao muito bons...
Muito boa suas explicações, parabéns
Obrigado Quiel! Em breve novos videos no canal!
Professor... o senhor poderia fazer uma aula sobre essas PONTES RETIFICADORAS... essas redondidas. Comprei algumas no AliExpress. Mas como são chinesas... estou meio desconfiada de q não estão 100%. Uma sugestão para um próximo vídeo do seu canal. Professor, estou impressionada com a quantidade de material valioso que o senhor publicou. Agradeço pela sua boa vontade, porque o que vejo na Internet é material confuso e totalmente distorcido. O senhor explica e mostra a razão, mostra o "porquê". E o melhor : tran-qui-la-men-te. Obrigada professor !!!
Olá Jhana! Que bom que está apreciando os vídeos, Obrigado! Sugestão anotada! Creio que no vídeo de como testar componentes eletrônicos, faço testes com essas pontes retificadoras, dê uma olhada: ruclips.net/video/qgzzU2021XU/видео.html
No caso de lavadoras, algumas cargas são alimentadas em CC e outras em AC, eu tenho uma placa que utilizo pra estudo e vi que ela não possue trafo, se o electrolab puder comentar fico grato.
Certamente são chaveadas, algumas usam pequenos trafos de alta frequência, outras alguns CIs dedicados para esse tipo de fonte.
Obrigado pela transparência da informação. Já me inscrevi !
Obrigado Maria! Seja bem vinda ao canal!
Olá, é possível adaptar e colocar na chave 110v -220v do transformador da fonte principal, para ela alimentar um soft starter e trabalhar em ambas tensões quando eu virar a chave do transformador ?
Só se o transformador tiver entradas no primário para as duas tensões, do contrário não seria possível adaptar a chave.
Ola. Parabéns pelo Vídeo. Essa fonte seria suficiente para o acionamento manter um arduino e acionar um relé?
Obrigado Ricardo, normalmente não, já que estaria limitada à uns 100mA, e dependendo do Arduino e relé, o consumo seria mais alto. Além disso, não recomendo fonte sem isolamento para circuitos digitais.
Muito bom o canal. E aprendo muito!!!!
Obrigado Genilsonns! Em breve novos videos nos canal!
Professor essas alimentação da fonte e bipolar, posso colocar fazer e neutro em qual quer polo de entrada?
Sim pode, mas se puder colocar a fase na linha do capacitor, o risco de choque elétrico diminui.
Oi professor, tudo bom? Tenho duas perguntas...Eu poderia projetar uma fonte "fast" para alimentar pequenos motores dc de toca fitas, dvds, toca discos, brinquedos...etc????? A outra pergunta....Esses motores dc que citei sao mais faceis de encontrar, mas quero saber se trabalham com correntes menores que 150mA ou maiores que isso, o senhor pode me informar?
Olá, não é recomendável uso em motores, mesmo que pequenos, principalmente se os motores não estiverem isolados. Certamente há pequenos motores de brinquedos que consomem abaixo de 200mA, mas os de toca-fitas e toca discos consomem em geral mais do que isso e os de DVD normalmente são motores de passo.
MUITO BOM VÍDEO. PARABÉNS.
Obrigado Sergio!
Existe esse tipo de fonte pra correntes maiores ? Nas placas da brastemp tem uma fonte que usa capacitor e logo apos mosfet (chaveador) la as correntes nao são altas pois usamos essa placa pra mover motor e outros componentes bomba ,atuador e etc ,
Não são usadas em altas correntes Paulo, não têm isolamento e são perigosas se não forem instaladas corretamente. Essas fontes que citou em placas de eletrodomésticos são do tipo chaveadas e são bem diferentes deste modelo linear sem transformador.
Bom dia.
Estou com circuito de economizador de energia e o capacitor é de 165j/400v e encontri apenas o capacitor de 155k/400v posso utilizar este ou é muita diferença.
Bom dia Renato, esses circuitos economizadores são um engodo, não funcionam de verdade não recomendo fazer a utilização deles. Eles trabalham com a potência reativa e a conta da companhia de luz é baseada na potência real, portanto não faz diferença utilizar esse tipo de produto do ponto de vista residencial.
boa noite mais um inscrito
bom minha dúvida é a seguinte possuo uma máquina de solda elétrica alternada fiz um retificador pra DC e gostaria de colocar um cooler para resfriar a placa de alumínio onde ficam os diodos esse cooler e de 12 v 0.18 ap que seria em média 180 ma vc acha que esse projeto serve ou teria algumas modificações
Olá Washigton! Bem vindo ao canal! Não recomendo, já que o ideal seria um consumo até 100mA. Melhor seria uma pequena fonte linear ou chaveada com transformador.
ok obrigada
Blz, é assim que se ensina eletrônica!!!
Obrigado Sérgio!
O eu q devo fazer meu irmao?
Para solucionar esse problema ?
Sera q eu utilizando um resistor solucionaria esse problema ?
Fico muito grato se puder me ajudar meu irmao, alias vc ja me ajudou em ter respondido da primeira vez ....
Olá Igor, sim, precisa usar um resistor em série com o LED, do contrário ele queimará sempre. O Zener seria interessante também para garantir o valor da tensão de saída e dar mais segurança.
@@Electrolab-Eletronica mais o led q utilizei suporta 3v sem utilizar um resistor
O problema é q o capacitor divisor de tensao de 220nf estar se comportando como um condutor jogando a tensao da rede direto no fitro elevando mais ainda a tensao
Q é tensao pico
Por mais q eu coloque um resistor pra evitar a queima do led, nao vai adiantar
O resistor é fundamente em qualquer LED, ele limitará a corrente, veja o comentário acima.
Pode-se aterrar o negativo da saída da fonte para resolver o problema de isolamento?
Negativo Hugo, a questão do isolamento só se resolve com um transformador.
Para baixa potência de saída eu uso sempre uma ponte retificadora que muda a corrente de alternada para corrente continua
Sim, é recomendável, neste projeto usamos uma.
Olá amigo. Estou querendo aprender sobre eletrónica, mas não sei por onde começar. Gostaria de uma indicações pra poder começar a emtender do assunto, livros, projetos etc
Olá Felipe, Há alguns videos no canal sobre isso, comece por esses: ruclips.net/video/rNWH-s65_w0/видео.html e ruclips.net/video/OYSYYrOcgws/видео.html . O primeiro sobre cursos e o segundo sobre livros. Fora isso, há os videos técnicos para ajudar! Boa sorte!
Quer dizer que pode-se usar um capacitor (sem polaridade ) como resistor, no caso da corrente alternada? E posso usar um capacitor ( fazendo os cálculos da reatância capacitiva ) como resistor em uma saída de um transformador para provocar queda de tensão e, por exemplo, uma corrente de 1A, para assim resolver o problema de isolamento e não provocar aquecimento por ser um capacitor e não um resistor?
Exato Hugo, o capacitor em A/C atua como um resistor. Mas atenção, ele não resolve a questão do isolamento, o isolamento da rede só ocorre usando transformador.
obrigado pela resposta!
Mas ficará isolado porque utilizarei o capacitor na saída de em transformador abaixador de tensão.
Ok, nesse caso está isolado!
Gostei deste projeto é de ampla aplicação, mas queria saber se a rede for de 220v C2 preciso aumentar?
Obrigado Norberto! O valor depende também da corrente a fonte. Siga o passo-a-passo das fórmulas que coloquei no vídeo, para calcular o valor do capacitor para redes de 220V.
Gostaria de saber se posso acrescentar outro conjunto 'resistor - capacitor' na outra fase da entrada da fonte. e se sim qual o efeito final (dobra a potencia?) e se não porque?.
Pode sim Hélio, mas terá que ser duas fontes separadas, cada uma numa fase, com cálculo para 110V de entrada em cada usando o neutro com referência. Esse circuito não atende a uma ligação direta fase-fase.
Não entendi! vc poderia enviar no meu e-mail (hframos@gmail.com) um desenho esquemático do que vc disse.
Olá Hélio, não uso email ou zap, pois seria impraticável responder a todos! Mas respondo sempre por aqui. Se você usar fase-fase, terá 220V na entrada e terá que calcular a fonte para esse valor. Comento isso , pois você citou como "outra fase" e só temos isso em redes de 220V, do contrário, seria fase e neutro. Não há ganho em potência nisso. Se usar fases separadas e neutros em pares, terá duas fontes separadas e não uma mais potente. Resumindo não adianta colocar um capacitor em cada linha com esse objetivo.
Entendido. obrigado pela aula.
parabéns ótimos videos sempre!
Obrigado Anderson!!
Essa caixa onde vai ficar os componentes Eletrônicos tem de ser feita de qual material Eloy?
O ideal é que seja isolante elétrico.
esse canal é show!!!! Parabéns
Obrigado Pedro!
Muito bom mestre obrigando
Obrigado Claudemir!
como o zener também é um redutor de tensao, nao seria o certo calcular o capacitor para reduzir tipo para uns 30v?
Depende do valor usado no zener. O zener não deve receber uma tensão muito maior que a dele e por isso há um resistor limitador de corrente ajustando essa diferença.