Boa Tarde Amigo do Canal Eletrolab( ainda não sei seu Nome) e amigos . Muito bacana mesmo esse sistema. E o mais bacana é que para Dobrar tensões podemos usar o Ci 555 no lugar do Trafo, melhorando o espaço físico do Circuito. Realmente tinha que ter uma Aula mostrando TUDO que esse Ci 555 pode fazer, pois ele é MARAVILHOSO. Abraço. 👍
Boa noite tô começando na eletrônica desculpa a pergunta ..mais pelo que entendi Esse capacitor eletrolítico não explode .porq pega primeiro o negativo o( neutro da rede ( primeiro ciclo quando inverter ,assim e no segundo ciclo pega o positivo a fase da rede ..com dois capacitores inversamente polarizado ..e isso ..? Legal
Muito legal meu amigo! Como dizia meu antigo professor de matemática (prof. Luiz Fernando) fica a gosto do fregues, ele sempre falava isso, pois sempre mostrava duas formas de resolver um mesmo problema. Duas maneiras, show!
Electrolab lembro-me quando tinha por volta dos 15 anos, comecei fazer estagio em uma assistência técnica em Niterói, naquela época tínhamos muitas TVs CRT com Triplicadores para aumentar a alta tensão do flay-back, e apos era levada ate o anodo do TRC (tubo de raios catódicos). Lembro das Philips KL1 , tinha uma válvula PL509 e uma PY88, tínhamos umas da sharp que entrava aos monte, não lembro o modelo e a Philco 384. Circuito muito usado meu amigo!
Que bacana Michel! Quando eu tinha 15 anos e era hobista de eletrônica, um estágio desses seria um sonho!! Tudo que eu queria era passar para o lado de dentro da loja de eletrônica do meu bairro, que vendia componentes!! Nessas TVs antigas havia umas que o triplicador era separado do flyback, era uma caixinha azul, muito comum nas philco ford!
Eu comecei fazendo estágio lá e acabei ficando 8 anos na empresa. Depois acabei saindo para tentar algo novo! Mas nessa época eu fazia manutenção em casa dos amplificadores profissionais daquele amigo que já te contei a história. Sem contar que já consertava para amigos tvs, e equipamentos de som da época. Nossa naquela época aparecia cada aparelho legal, lembro de um som portátil da toshiba que o toca fitas ejetava e virava um walkman, e o tuner do radio am/fm era uma espécie de fita cassete, que vc tirava para tocar fitas cassetes no lugar, essa fita na verdade era um estojo e na parte de baixo tinham 6 pinos cromados que faziam contato para levar alimentação para dentro dela e saida de som dos canais left right. Tinham outros incriveis, coisas que só era possivel ver trabalhando em lugares assim com grande movimento de entrada e saida de aparelhos.
passei duas semanas estudando sobre para ajudar um conhecido de outro estado em um trabalho justamente sobre esse assunto haha agora o vídeo veio em boa hora também, sempre um excelente trabalho!
Muito bom Professor! Eu não sabia como funcionava um dobrador de tensão. Por causa de sua explicação agora sei como é gerada a alta frequência da máquina de solda tig que conserto há tempos e não entendia. Deus te abençoe!
Só uma dúvida e se fose ao contrário tem como pôr exemplo eu tenho um transformador de 20v ac e preciso baixar pra pra 16v tem como montar uma ponte de diodos que dê pra baixar depois de retificado com o capacitor. ?
Gostei demais professor Eloy1!!!! foi muito bem explicado, e vou fazer essa montagem pois eu nunca tinha compreendido de verdade o funcionamento e as mudanças de tensao e corrente nos dobradores, triplicadores..... excelente; muito obrigado pelo ensino e parabens
Usei o Variac na entrada, se tivesse os capacitores com tensão de isolação adequada chegava nos 500 Vdc com apenas um estágio. Ele dobra mesmo, muito bom. Também vi um circuito com resistores que limitam a corrente na primeira carga dos capacitores. Muito obrigado pela aula.
Olá Professor do Canal Eletrolab. Estou reparando um circuito de uma máquina de solda TIG WSME-250 cujo circuito gerador de alta frequência recebe uma tensão do Trafo que logo a seguir passa por um circuito dobrador de tensão antes de gerar a altafrequência. Verifiquei que os capacitores do circuito dobrador de tensão apresentavam sinais de queima. Como esta máquina já tem algum tempo de uso achei conveniente substituí-los por capacitores novos e também os diodos. Estes diodos do dobrador de tensão são de alta frequência do tipo SCHOTTKY, código RP1H, isto é, Diodo de Retificador de Alta Frequência ultra rápidos. Estes diodos eu já importei da China. Já os capacitores com aparência de queimados são todos de CD'102Fk, 1nFK ou 1.000pFK. No entanto quando fui verificar a tensão de trabalho dos mesmos constava estampado no corpo dos capacitores a especificação " X1Y1 400~ 250~ " Fiquei confuso com este tipo de especificação de tensão. Esperava alguma coisa do tipo 400V, 500V, 1kV, ..... 15kV, etc. Desconheço este tipo de especificação: " X1Y1 400~ 250~ ". Por acaso você conhece? Poderia me dar alguma dica? Vou comprar mas não estou sabendo bem como especificar meu pedido devido a esta forma diferente de especificar estes requisitos de tensão de capacitores que são uma novidade para mim. Qual é a finalidade de especificar desta forma a tensão de um capacitor neste tipo de aplicação? Agradeço muito se puder me ajudar. Um abraço.
Olá Luiz Antônio, esses são capacitores de segurança, muito usados em filtros de entrada. Os classe X ficam geralmente em paralelo com a alimentação e os classe Y ficam entre a alimentação e o terra. Eles têm alto isolamento para tensões de pico e essa especificação que você citou é a tensão de trabalho, que se usado em classe X1 seria 400V e Y1 250V. Você encontrará com facilidade. Não use capacitores comuns. Esses de segurança geralmente são azuis ou amarelos e se parecem com varistores.
Amigo , obrigado por sua resposta. Me ajudou muitíssimo. E no caso dos capacitores que citei, eles contém a especificações "X1Y1 400~ 250~" descritas, simultaneamente, nos corpos. É assim mesmo? Estes capacitores podem atender estas duas especificações ao mesmo tempo no circuito? Mais uma vez, muito obrigado.
Mais uma aula excelente do professor Eloy! Fiquei apenas na duvida se posso usar capacitores da casa dos nano Farad, mas que suportem adequadamente a tensão (ex. poliéster 330nF, 250v), visto que eles servem basicamente pra reter e repassar a energia em cada semiciclo. Abs!
Obrigado Gabriel, não é recomendado, embora possa funcionar com um menor rendimento. A questão é a frequência de operação, ao trabalhar com a frequência da rede de 60Hz, os melhores resultados serão com capacitores maiores, na faixa de uF, se fosse um dobrador em alta frequênciam usaríamos os capacitores na faixa de nF.
Amigo, bom dia. Parabéns pela grandeza na forma de explicar e pela atenção que dar aos escritos.. Eu aprendi fácil construir um dobrador de tensao, foi tranquilo. Tenho um geradozinho que gera qualquer voltagem, mas estou com dificuldades de dar os passos seguintes, triplicar, quadruplicar, etc. Ligo um dobrador atrás do outro, ex: ligo a saída do primeiro na entrada do segundo e assim por diante, mas não acontesse nada, apenas o fenômeno da retificação e a dobra de Ac para DC. Tenho um projeto de elevar 70 v para aproximadamente 500v. Eu até fico pensando que ao contrário do primeiro dobrador que recebe Ac, o segundo estaria recebendo DC e neste caso não funcionária mesmo . Aí está minha dificuldade para triplicar e seguir em frente até alcançar a voltagem que preciso. O amigo pode me ajudar, por favor? Eu ficaria muito grato
Obrigado Antonio! Talvez não esteja medindo a saída na referência certa, já que nos multiplicadores em cascata, o terra é sempre fixo lá na entrada da tensão alternada e a saída na ponta final do multiplicador. Veja este artigo para facilitar: cadernodelaboratorio.com.br/projeto-de-multiplicadores-de-tensao/
oi Professor, boa noite. no exercicio sobre calculo da corrente alternada, circuito RLC, O Sr não considerou no calculo a potencia 10¬6. do capacitor de 330 micro farad porque?
Olá tudo bem! Estou aprendendo muito com suas explicações eletrônica , muito obrigado pelas aulas ! Agora tenho uma pergunta intrigante na minha cabeça: Eu gostaria de saber pra que serve uma voltagem com a metade da amperagem no dobradores ? E também o que vale mais para o funcionamento das coisa amperagem ou voltagem ? Caso seja voltagem então será muito bom esse dobradores! Muito obrigado pela sua atenção 😊
Olá Cleber! O dobrador é útil quando precisamos de uma fonte com tensão maior num determinado circuito, por exemplo 12V com consumo de 1A, e temos um transformador de fonte que gera apenas 6V com 2A de corrente máxima. Nesse caso, o dobrador elevaria para 12V, com prejuízo da corrente máxima. Vamos supor que o transformador fosse de 2A, teríamos uma fonte com 12V, porém com 1A no máximo. Caso tenha dúvidas na diferença entre tensão (em volts) e corrente (em amperes), recomendo ver este vídeo no canal: ruclips.net/video/8Zq9vivWJ1k/видео.html
Exelente parabens ! Uma duvida no meu modulo estourou 2 capacitore de 2200uf 35v eu tenho mas sao de 2200uf 16v! Se eu faze um eskema com diodo e almenta pra 32v os uf vao diminuir? E qual polo do eskema eu ligaria ma placa?? Muito obrigado
bom dia, estimado professor, poderia eu montar um cirquito igual ao apresentado, ligando diretamente de uma tomada 127v? logicamente obedecendo os valores dos diodos e capacitores., pergunto pois não tenho 220v. facil aqui e tenho uma pistola de cola quente 400w x 220v. não experimentei por receio de danos a instalação, grato pela vossa valiosa atenção, cordialmente,plinio
Olá Plínio! A princípio poderia ligar sim, desde que a pistola trabalhe bem com corrente contínua também, já que além de dobrar esse circuito retifica. No entanto, não é muito usado o modelo sem transformador, para evitar os riscos de choques perigosos, já que dessa forma perdemos totalmente o isolamento da rede, que é garantido pelo transformador, por isso não é recomendável, embora tecnicamente possível. Talvez um pequeno transformador 127V x 220V, seja a melhor solução para esse caso.
@@Electrolab-Eletronica bom dia caro professor, obrigado pela vossa valiosa atenção, entendi e concordo com vossa posição tecnica. grande abraço.plinio
Professor, tenho uma fonte chaveada que fornece 12VDC por 30A, tem como multiplicar a tensão dela usando um circuito externo para 60VDC/6A por exemplo?. Obrigado
Olá professor, me tira uma dúvida por favor? No dobrador de tensão de meia onda, como é possível a corrente positiva passar pelo polo negativo até o polo positivo desse primeiro capacitor aí de cima? Isso não seria polarizar reversamente o capacitor durante o semi ciclo positivo da fonte, logo estragando o capacitor? Até entendo o semi ciclo negativo que carrega esse primeiro capacitor, mas não consegui entender como nesse semi ciclo positivo o capacitor polarizado não estoura.
Olá Pedro! No dobrador de tensão de meia onda, como no circuito clássico com dois diodos e dois capacitores, o comportamento do primeiro capacitor pode parecer confuso à primeira vista, mas o segredo está no caminho da corrente e na ação dos diodos, que garantem a polarização correta do capacitor em todos os momentos. Durante o semiciclo negativo da fonte, a corrente flui da fonte, através do diodo associado ao primeiro capacitor (geralmente D1), até o capacitor (C1), carregando-o. Esse capacitor (C1) é carregado até a tensão de pico da fonte com a polaridade correta (positivo no terminal superior e negativo no terminal inferior). Durante o semiciclo positivo da fonte, o diodo D1 bloqueia a corrente, impedindo que a polaridade do capacitor C1 seja invertida. Isso protege o capacitor de uma polarização reversa. O diodo D2 entra em condução, permitindo que a carga armazenada em C1 e a tensão da fonte somem para carregar o segundo capacitor (C2) a uma tensão de aproximadamente 2⋅𝑉𝑝𝑖𝑐𝑜. A tensão acumulada em C1 nunca se inverte porque ele não "enxerga" diretamente a polaridade reversa da fonte devido à ação de D1.
@@Electrolab-Eletronica obrigado pela resposta professor, mas ainda acho estranho isso, pois embora o diodo D1 esteja bloqueando a corrente, o D2 não está, tanto que além da carga que estava armazenada no C1, mais carga do semiciclo positivo passa pelo C1 (atingindo 2Vpico) e em seguida passa pelo diodo D2 para deixar o capacitor C2 carregado com o dobro de tensão de pico do circuito. Nesse caso, como não há corrente circulando por C1, logo polarizando reversamente o capacitor C1? Mesmo que essa corrente não esteja retornando diretamente à fonte devido o diodo D1 estar bloqueando, ainda assim não seria uma polarização reversa? Ficarei muito grato se puder responder, ainda estou aprendendo!
Essa é uma excelente observação e merece uma análise detalhada para esclarecer a questão. Fazendo uma análise do circuito padrão de um dobrador de tensão de meia onda, como no circuito clássico com dois diodos e dois capacitores. Aparentemente, parece que o capacitor C1 seria polarizado reversamente durante o semiciclo positivo, mas na verdade isso não ocorre por causa da forma como os componentes do circuito trabalham em conjunto. Durante o semiciclo positivo da fonte, a tensão na fonte sobe em polaridade positiva (polo superior positivo e inferior negativo). O diodo D1 bloqueia a corrente diretamente entre a fonte e o capacitor 𝐶1, impedindo que a polaridade da tensão no capacitor se inverta. O capacitor 𝐶1 já está carregado com 𝑉𝑝𝑖𝑐𝑜 da fonte desde o semiciclo negativo, com o terminal superior positivo e o inferior negativo. No entanto, durante o semiciclo positivo, o terminal superior de 𝐶1 também se conecta ao diodo 𝐷2, que conduz porque a tensão no lado esquerdo de 𝐶1 (polo positivo da fonte somado a 𝑉𝑝𝑖𝑐𝑜) é maior do que a tensão no lado direito de 𝐶2. Isso resulta em uma corrente que flui do lado superior de 𝐶1, através de 𝐷2, para carregar o capacitor 𝐶2. A tensão de 𝐶2 se acumula como a soma das tensões da fonte e de 𝐶1, chegando a 2⋅𝑉𝑝𝑖𝑐𝑜. Por que 𝐶1 não é polarizado reversamente? O segredo está no fato de que a corrente que flui durante o semiciclo positivo não inverte a polaridade nos terminais de 𝐶1, a corrente flui de forma a descarregar parcialmente 𝐶1, mas sempre mantendo a mesma polaridade (positivo no terminal superior, negativo no inferior). Quando a fonte aplica 𝑉𝑝𝑖𝑐𝑜 positivo no semiciclo, ela "empurra" corrente adicional pelo diodo 𝐷2 , que provém de 𝐶1. Essa corrente não inverte a polaridade de C1; ela simplesmente redistribui a carga acumulada, contribuindo para carregar C2. O diodo 𝐷1 garante que 𝐶1 nunca veja uma polaridade reversa, pois bloqueia qualquer corrente que tentaria circular no sentido inverso. Embora o semiciclo positivo envolva corrente fluindo através de 𝐶1, a polaridade do capacitor 𝐶1 permanece inalterada devido à ação combinada dos diodos 𝐷1 e D2. O diodo D1 impede que a fonte aplique uma polaridade reversa, e o diodo 𝐷2 direciona a corrente de C1 para C2 sem reverter sua polaridade. Assim, 𝐶1 está sempre polarizado corretamente e não sofre danos.
Tenho uma trafo de 9 v Botei uma Ponte retificadora e 2 capacitores de 2200 uf 25v ficou em 15 v se eu adicionar mais 2 capacitores com 2 diodos como no caso do dobrador de tensão ficarei com quase 30 v?
Ligando todo o circuito depois do trafo como descrito no circuito de dobradores que foi apresentado no vídeo (que é diferente da ligação da sua fonte no momento, talvez um pouco menos de 30V pelas perdas nos diodos, mas em tese ele dobrará. Lembrando que cada vez que você dobra a tensão, a capacidade de corrente cairá pela metade, já que não há como criar energia do nada.
@@Electrolab-Eletronica a corrente dela é boa Chega a quase acender por completo uma lâmpada de 25w de microondas 110v Porem queria fazer um inversor com esse transformador que é bivolt Porem uso apenas o 110v Teria como fazer com esse transformador sem precisar de muitos componentes Tenho mosfet canal N resistores de 1k a 40K 2 capacitores 2200 uf por 25v e diodos in4002 4001
Seria um inversor pequeno. Veja os vídeos de inversores no canal, para 1 e parte 2 para ter uma ideia melhor: ruclips.net/video/P98FA3FeN_4/видео.html e ruclips.net/video/UuFA-P7EoYU/видео.html
BoaNoite Professor!Mais um ótimo vídeo.sou fã de eletrônica.Ja assisti muitos vídeos aqui no canal,tenho um certo conhecimento de alguns componentes,mas quero aprender mais sobre eletrônica.Por onde o senhor me indicaria começar para se ter um bom domínio de cada componente e suas funções dentro dos circuitos.Desde já agradeço a atenção e orientação !
Olá Jadey, fiz um vídeo de onde estudar eletrônica e outro sobre livros para estudo de eletrônica. Dê uma olhada na lista de vídeos que você encontrará. O entendimento de circuitos em geral, passa por um longo estudo de diversas áreas e não estaria descrito de uma forma resumida num livro ou curso, em função do volume de materia e complexidade. Se você não tem um curso de eletrônica e tem pouco tempo disponível, hoje há opção de cursos online, são mais básicos, mas ajudam ao iniciante como muitas informações práticas! Na descrição deste vídeo há algumas recomendações.
Obrigado Adrian! Em geral é usado em baixas correntes, pois em altas correntes, com alta tensão, a potência seria muito elevada e necessitaria de componentes parrudos para alta potência (diodos e capacitores) também.
@@Electrolab-Eletronica entao achei muito legal a explicaçao e pensei numa possibilidade usando um circuito dobrador de tensao no seguinte problema: estou montando uma maquina de solda com trafos de microondas aqui, eu ja tinha feito ela com fio encapado comum ai deu problema e resolvi enrolar de novo dessa vez com fio e viés. O problema é que o fio ficou muito grosso e acabei nao conseguindo a tensao necessaria pra abertura do arco ja que nao consegui muitas voltas no secundario. ai pensei em usar um circuito dobrador de tensao com capacitores e diodos só que verdadeiramente parrudos na saida no segundario do trafo e em seguida retificar pra somente depois chegar aos eletrodos pra ver se consigo a tensao necessaria...sera que da certo?
Para essa aplicação não dá Adrian, a corrente em máquinas de solda é extremamente elevada, você vai torrar os diodos e capacitores, mesmo os maiores. Infelizmente a solução é direta no trafo mesmo.
Gosto bastante de e assistindo suas vídeos aulas de eletrônica. Parabéns e muitos sucessos. Mas me surgiu uma dúvida. Qual a diferença entre esse dobrador de tensão mostrado no vídeo em relação a um retificador onde quero transformar a tensão AC em DC , pois esse dobrador também não faz isso deixando a tensão em DC na saída ? Obrigado
Professor, em meu projeto eu precisaria chegar em 1kV, originalmente com alimentação alternada de 127V. Mas tenho também restrição de espaço (patola). Pelo sua explicação, uma alternativa seria usar capacitores de poliéster (pelo tamanho reduzido). Minha dúvida é como alcançar 1kV com estes capacitores, pois não os encontro na ordem de uF que trabalhe em alta tensão. Eu conseguiria fazer isso com alimentação CC pra usar 555 e gerar alta frequência? Se tiver algum material ou vídeo seu que possa direcionar, fico muito grato! Um grande abraço!
Olá Gabriel, você encontra poliester de 1uF e de 2,2uF com facilidade, porém são maiores que os eletrolíticos. Não tenho nenhum vídeo que trate desse assunto. Se usar um 555 precisaria de um driver de potência (transistor), do contrário a corrente de saída seria insuficiente para excitar o multiplicador de tensão.
se eu inverter a conexão dos diodos, de forma que o primeiro diodo tenha seu catodo ligado a fonte e nao ao capacitor e assim em diante... como ficaria? funcionaria igual? como o capacitor iria carregar?
Eloy, me tira uma dúvida. A duração de tempo para gerar a tensão na saída é relevante no circuito? Ex: Para um dobrador de tensão deve-se aproveitar 2 ciclos da onda, logo ele se carrega com 1Hz. No caso de um dobrador de tensão com 120 capacitores, para completar o ciclo da sua carga ele consumiria 60Hz, ou seja, um segundo na rede de alimentação. Esse "delay" é calculado na engenharia? É relevante em aplicações de alimentação de circuitos? Obrigado, excelente aula, só aprendi sobre esse assunto quando vi seu vídeo.
Olá professor. Agora deu parafusos porque no curso técnico a gente concebe um diodo como uma via de mão única e a ao ver vc mostrar que no siclo negativo o sentido da correntes é do catodo para o anodo( reverso), deu um nó . Explique para nós. Obrigado
Olá Anderson, na verdade a circulação de corrente no outro sentido existe somente para o semiciclo negativo, que portanto manteria o diodo diretamente polarizado. Ali cada diodo atua num semiciclo diferente, já que o sinal inverte a polaridade da corrente. Os diodos continuam atuando como sempre fizeram, conduzindo apenas quando diretamente polarizados.
@@Electrolab-Eletronica quanto a caracteristica do diodo tá tranquilo, unidirecional; a confusão veio quando vi a corrente entrar pelo catodo o que mesmo no meia onda ou onda completa, a corrente sempre entra pelo anodo, mesmo em siglos negativos. Ao menos doi o que aprendi.
@@Electrolab-Eletronica então ele é unidirecional conforme a polaridade da tensão? Como ficaria aquele grafico do onda completa que mostrar a senoide so no ciclo positivo independente do ciclo da tensão(positivo e negativo)?
em um circuito, onde tenho a tensão saindo de um trafo com 2 fios, um para terra do chassis do valvulado, e o 350v ac, ligasse um diodo, onde o dc fica em torno de 170v, como aplico um dobrador tradicional, quis tentar mais acho que entraria em curto, qual sua opniao, como faria? ou isola o trafo e faz pelo tradiconal? obrigado!
Lindomar, o dobrador precisa estar direto no trafo, antes da retificação. Agora, a tensão depois da retificação e filtro vai ficar muito maior, mesmo sem o dobrador, se retificar os 350V e filtrar ela vai para uns 490V DC.
Boa noite amigo tudo bom? Irei usar um gerador trifásico AC 220v de 60kva, qual sistema você poderia me indicar para Transformar em DC com 10.000v. Obrigado amigo
professor ,ele também e um inversor de corrente pois na entrada era AC ,e na saída foi para DC (CORRENTE CONTINUA),SEM A NECESSIDADE DA PONTE RETIFICADORA.
Mestre uma duvida. No início do vídeo o senhor falar que quando estiver no semi ciclo negativo ele conduzira pelo sentido indicado pela seta, e depois no semi ciclo positivo o sentido da corrente irá passar direto pelo diodo na horizontal e passando pelo segundo capacitor OK. Mas enquanto a parte de cima está negativa, a parte de baixo não está positiva e vice e versa? Então pq que quando está negativo em cima corrente faz esse caminho e não o contrario? Eu sei que a corrente flui do negativo para o positivo, mas pq a parte de cima do trafo é quem "dita" o sentido ? Desculpem minha ignorância, estou aprendendo.
Olá! O transformador fornece uma tensão alternada. No semiciclo positivo, a parte superior da bobina tem maior potencial (positivo) em relação à parte inferior (negativo). No semiciclo negativo, essa polaridade inverte, com a parte superior ficando negativa e a parte inferior positiva. Isso cria uma oscilação constante da tensão, alternando entre positivo e negativo. Os diodos permitem que a corrente flua apenas em uma direção, dependendo da polaridade. Ou seja, quando o semiciclo é positivo no lado de cima, um diodo conduz. Quando o semiciclo é negativo, outro diodo conduz, mas isso depende da orientação dos diodos no circuito. Quando o lado superior da bobina do transformador está no potencial positivo (semiciclo positivo), o diodo que está orientado para permitir essa polaridade conduz. A corrente flui através desse diodo para carregar o primeiro capacitor. No semiciclo negativo, o lado superior do transformador fica negativo, e a corrente muda de direção. Outro diodo, orientado para conduzir essa corrente negativa, permite que a corrente flua através dele, carregando o segundo capacitor. Isso acontece porque os diodos permitem apenas a condução em uma direção específica, bloqueando a corrente que tentaria fluir no sentido contrário. Assim, mesmo que o lado superior esteja negativo em um semiciclo, a corrente "respeita" a polaridade que os diodos impõem. A tensão alternada no transformador está continuamente mudando de polaridade. Como o transformador tem uma bobina única, um lado sempre será o oposto do outro em cada semiciclo. No semiciclo positivo: o lado de cima é positivo em relação ao de baixo.No semiciclo negativo: o lado de cima é negativo em relação ao de baixo. Quando o lado superior está positivo, ele "empurra" corrente através de um diodo específico. Quando fica negativo, o outro lado (inferior) empurra a corrente, conduzindo pelo outro diodo. Quando o semiciclo está negativo na parte de cima, os diodos estão dispostos para permitir a condução de corrente somente num caminho específico, impedindo o fluxo no sentido contrário. A corrente flui conforme a polaridade do semiciclo e a direção de condução dos diodos.
Não serve Arnaldo, condensadores não geram energia, apenas armazenam. O seu gerador é que deve ter a potência necessária para o que deseja. Os capacitores não ajudarão nesse caso.
Impossível calcular sem saber o consumo do oscilador, mesmo sem carga. O dobrador é uma fonte, em tese ele não tem consumo além das perdas resistivas naturais de um circuito.
Isso mesmo, a entrada precisa ser alternada. Transformar a tensão da bateria em alternada não seria muito prático para uso desse circuito, a melhor solução seria adotar logo um conversor DCDC do tipo Boost, que poderia dobrar os 12V para 24V, com a metade da corrente e de forma mais simples.
Olá mestre,,seria possivel fazer um video de substituição de componentes SMD com as FERRAMENTAS expecificas p/ (SMD)-----tenho somente as ferramentas da eletronica tradicional kkk,,,gostaria de obter as quais (ferramentas p/smd)???
Olá Manoel, sugestão anotada! Para para iniciar o assunto, uma ferramenta importante para soldar e dessoldar SMD é uma estação de retrabalho (soprador de ar quente), além de fluxo de solda, pinças e pequenas espátulas.
Pedro, pela lei de ohm, usando sempre a potência máxima fornecida pelo transformador. Se por exemplo ele fornece 200W em 20V, teria uma corrente de 10 A, se você usar um dobrador e chegar a 40V, a nova corrente máxima seria de 5A, mas a potência será aproximadamente a mesma, de 200W. P=V*I.
Olá amigo eu construí um gerador eólico que gera em torno de 18 volts alternado ,queria dobrar ou triplicar para alimentar um chuveiro ,então preciso de mais amperagem,como faço pra mim fazer isso com uso de bobinas ,para não perder tanta amperagem como no caso de diôdos e capacitores?
Olá Robson, não há como criar energia, toda a potência virá do seu gerador, você precisa saber a capacidade o gerador em amperes e multiplicando pela tensão de saída de 18V, terá a potência máxima que ele fornecerá. Se o chuveiro consumir mais, esse gerador não servirá, nem mesmo com qualquer tipo de dobrador ou transformador. Além disso, o dobrador retifica e a saída seria tensão contínua. Para aumentar de 18V para 127V por exemplo, você aumentaria cerca de 7 vezes a tensão, com isso a corrente seria 1/7 da que o gerador forneceria. Dificilmente alimentaria algo como um chuveiro. O ideal seria o gerador carregar baterias automotivas e depois usar um inversor de uns 2000W para gerar os 127V com corrente suficiente (vinda das baterias), para o chuveiro.
Depois que retificar e filtrar (com um capacitor bem robusto e de alto valor], você terá cerca de 17V na saída, assim precisaria de um circuito para regular para 13,8V. Como a corrente é bem alta, procure por circuitos com reguladores integrados tipo LM317, conectados a uns 3 ou 4 transistores de potência em paralelo, de forma a suportar os 15A.
Olá Rogério, não recomendo, por vários motivos, primeiro porque a tensão não está adequada, essas baterias devem ser carregadas em torno 14V (entre 13,8 e 14,5V), do contrário poderá reduzir a vida útil delas e outro que circuitos dobradores de tensão reduzem a corrente pela metade, então nessa sua fonte a corrente não deve ser alta, considerando também o tamanho do trafo, com isso a carga completa pode levar uma eternidade! Uma corrente indicada para esses casos seria entre 4 e 6A.
Sim, pode, desde que tenha corrente suficiente para alimentar a bateria, sempre de forma instantânea, ele dobra o que recebe na entrada, e precisa ser tensão alternada.
A corrente não tem como, seria impossível, pois significaria criação de energia do nada. Quando aumentamos a tensão, temos uma perda na capacidade de corrente de forma proporcional, mantendo assim a potência.
Olá amigo. Quero gerar energia com um cata-vento(gerador eólico). Meu dínamo é um motor de corrente contínua. Porém os ventos nem sempre são fortes aonde moro e eu preciso gerar tensão acima de 24vcc e ocorre que na maior parte do tempo a rotação baixa só gera em torno de 10 ou 12vcc. Então quero saber se é possível eu dobrar ou triplicar a tensão deste dínamo, mesmo que a corrente diminua proporcionalmente, pois para manter minhas baterias carregadas não preciso de corrente tão alta, preciso mesmo é que a carga seja o mais constante possível. Já existe algum circuito que faça isso? Eu reparei que você disse que dobradores de tensão só funcionam com corrente alternada. Eu poderia acrescentar algum transformador ou outro recurso nos terminais desse dínamo para que ele possa trabalhar com um circuito desse que você mostrou, ou não dá para fazer. Esse meu dínamo pode gerar até 90vcc com 1400watts(2hp), era um motor de esteira de academia.
Olá Pedro, a solução para aumento de tensão CC são os conversores DC-DC tipo boost. Eles aumentam a tensão DC em prejuízo proporcional da corrente disponível. Há um vídeo no canal mostrando um modelo desses, mas quando optar por um, leve em conta a potência máxima de trabalho para ver se suporta a sua carga. Dê uma conferida: ruclips.net/video/gjI8tDonnRA/видео.html
@@Electrolab-Eletronica Obrigado por me responder. Eu assisti o vídeo. Achei interessante o aparelho. Minha dúvida em usa-lo é devido ao fato de que a tensão de um gerador eólico ficar variando na entrada dele o tempo todo. A tensão com meu dínamo vai variar de 8vcc até 90vcc. Esse booster aguenta essa variação de tensão na entrada?? No caso da saída eu posso programar entre 28vcc até 100vcc, é o que o controlador de carga das minhas baterias do meu sistema fotovoltaico suporta. Estou acrescentando um sistema éólico no meu sistema solar e ele será híbrido. Vou colocar um controlador de carga mppt só para o cata-vento. Nos meses entre abril e setembro aqui aonde moro o sistema solar cai muito a eficiência por causa de construções vizinhas e a posição do sol, por isso optei por essa modificação. Vento tem praticamente 24 horas e se as baterias forem carregadas de madrugada vou conseguir mesmo nos meses de pouca captação solar pelo menos 12h de energia autônoma.
Olá Pedro, em tese suporta sim, mantendo a saída sempre fixa, embora eu não tenha a informação se sob estresse permanente e com grande variação na entrada, o circuito teria sua vida útil reduzida. A questão também é sempre a carga de saída, que precisa ser abaixo do limite dele.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado mais uma vez. Mudando um pouco de foco. Eu estou analisando essa questão da importação de produtos da China e por conta da pandemia ter se espalhado à partir de lá, eu tenho notícias já de países que estão entrando com processos em tribunais internacionais pedindo indenização a China por conta dos prejuízos catastróficos que foram causados por conta do governo chinês esconder do mundo por mais de um mês a gravidade e velocidade do contágio do vírus, e isso com certeza vai gerar embargos comerciais caso o governo chinês não queira pagar ninguém e particularmente eu acho meio impossível obrigar uma ditadura com armas nucleares a indenizar qualquer país que seja. E isso pode comprometer as importações em breve, então eu acredito que é um bom momento para começarem a ser desenvolvidos projetos de aparelhos desse tipo aqui no Brasil por nós mesmos autônomos e pequenos comerciantes e fábricas, pois com a crise econômica que vai se aprofundar muita gente vai não apenas querer, mas depender de gerar a própria energia por não ter mais como pagar as concessionárias. Eu sou um. Já me preparo para isso desde 2015. Para resumir então. Você mesmo teria como lançar projetos seus em forma de kits para montar,ou placas já com os componentes como fazem com amplificadores de aparelhos como Controladores de carga, inversor de tensão, booster para aumentar a tensão como este que você me indicou, etc. ??
Amigo feliz 2019!... Como que eu dobro a voltagem de um trafo com 3 fio de saida dois vermelhos e um branco nos dois vermelhos da 20 voltes mas se colocar um vermelho e o branco da 10 v obrigado
@@Electrolab-Eletronica obrigado amigo... ai no caso devo isolar o fio do meio e usar somente os dois vermelhos para + e - como se o trafo tivece somente os dois de saída! isso mesmo?
Isso mesmo. Assim terá 20V na entrada e dobrados, algo próximo a 40 V na saída, com a capacidade da metade da corrente. Se usar um vermelho somente e o branco, os 10V gerados dobrarão para 20V.
Olá Marco, a ligação teria que ser antes da retificação, pois o dobrador só funciona com corrente alternada! Para essa corrente elevada, os diodos e capacitores devem ser bem dimensionados. A saída poderá ser de 24V com a metade da corrente máxima, aproximadamente.
Eu comprei umas lâmpadas led wi-fi da China e não me atentei que eram 220v apenas. Conseguiria usar um dobrador para que possa usar essas lâmpadas na minha rede que é 127v ?
Boa! Você postou video de como fazer um carregador de baterias automotiva inteligente ou flutuante? Procurei na playlist e vídeos publicados e não encontrei. Já vi vários vídeos mas me pareceram inconsistentes ou muito complexos! Abçs
Poxa, deu até saudade das aulas de eletrônica básica, são conceitos que se leva pra vida toda, muito obrigado!
Obrigado amigo!
Suas aulas são excelentes, continue assim passando seu conhecimento, parabéns
Obrigado Edison!
Explicação perfeita mais uma vez! Muito obrigado pelo conteúdo! 🙏🏻
Obrigado Lenilton!
Boa Tarde Amigo do Canal Eletrolab( ainda não sei seu Nome) e amigos .
Muito bacana mesmo esse sistema. E o mais bacana é que para Dobrar tensões podemos usar o Ci 555 no lugar do Trafo, melhorando o espaço físico do Circuito. Realmente tinha que ter uma Aula mostrando TUDO que esse Ci 555 pode fazer, pois ele é MARAVILHOSO. Abraço. 👍
Obrigado Lucas! Tudo do 555 é impossível apresentar numa aula. Temos um vídeo sobre ele: ruclips.net/video/zeFs8LXmxZQ/видео.html . Meu nome é Eloy.
Amigo, estou precisando fazer uma fonte para elevar a tensão, poderia me dar umas dicas ? Poderia me chamar no whats pfv 43998512512
Boa noite tô começando na eletrônica desculpa a pergunta ..mais pelo que entendi Esse capacitor eletrolítico não explode .porq pega primeiro o negativo o( neutro da rede ( primeiro ciclo quando inverter ,assim e no segundo ciclo pega o positivo a fase da rede ..com dois capacitores inversamente polarizado ..e isso ..?
Legal
Qual diodo usar ..??
Isso mesmo.
Muito legal meu amigo!
Como dizia meu antigo professor de matemática (prof. Luiz Fernando) fica a gosto do fregues, ele sempre falava isso, pois sempre mostrava duas formas de resolver um mesmo problema.
Duas maneiras, show!
Obrigado Michel! Sem dúvida, essas são as duas mais conhecidas!
Electrolab lembro-me quando tinha por volta dos 15 anos, comecei fazer estagio em uma assistência técnica em Niterói, naquela época tínhamos muitas TVs CRT com Triplicadores para aumentar a alta tensão do flay-back, e apos era levada ate o anodo do TRC (tubo de raios catódicos).
Lembro das Philips KL1 , tinha uma válvula PL509 e uma PY88, tínhamos umas da sharp que entrava aos monte, não lembro o modelo e a Philco 384.
Circuito muito usado meu amigo!
Que bacana Michel! Quando eu tinha 15 anos e era hobista de eletrônica, um estágio desses seria um sonho!! Tudo que eu queria era passar para o lado de dentro da loja de eletrônica do meu bairro, que vendia componentes!! Nessas TVs antigas havia umas que o triplicador era separado do flyback, era uma caixinha azul, muito comum nas philco ford!
Eu comecei fazendo estágio lá e acabei ficando 8 anos na empresa.
Depois acabei saindo para tentar algo novo!
Mas nessa época eu fazia manutenção em casa dos amplificadores profissionais daquele amigo que já te contei a história.
Sem contar que já consertava para amigos tvs, e equipamentos de som da época.
Nossa naquela época aparecia cada aparelho legal, lembro de um som portátil da toshiba que o toca fitas ejetava e virava um walkman, e o tuner do radio am/fm era uma espécie de fita cassete, que vc tirava para tocar fitas cassetes no lugar, essa fita na verdade era um estojo e na parte de baixo tinham 6 pinos cromados que faziam contato para levar alimentação para dentro dela e saida de som dos canais left right.
Tinham outros incriveis, coisas que só era possivel ver trabalhando em lugares assim com grande movimento de entrada e saida de aparelhos.
passei duas semanas estudando sobre para ajudar um conhecido de outro estado em um trabalho justamente sobre esse assunto haha agora o vídeo veio em boa hora também, sempre um excelente trabalho!
Que bom que ajudou! Obrigado Boris!!
Muito bom Professor! Eu não sabia como funcionava um dobrador de tensão. Por causa de sua explicação agora sei como é gerada a alta frequência da máquina de solda tig que conserto há tempos e não entendia. Deus te abençoe!
Obrigado Aldenir! Seja sempre bem vindo ao canal!
Muito bom
Só uma dúvida e se fose ao contrário tem como pôr exemplo eu tenho um transformador de 20v ac e preciso baixar pra pra 16v tem como montar uma ponte de diodos que dê pra baixar depois de retificado com o capacitor. ?
Depois de retificado e filtrado, só com regulador de tensão. Pode ser um regulador linear ou um conversor DCDC.
Muito Obrigado, meu amigo. Deus te abençoe grandemente. Ótimo video, explicação muito boa. Um forte abraço. Fica com Deus !!!!! Você me ajudou muito.
Fico feliz que tenha ajudado Ramon. Obrigado e abcs!
Gostei demais professor Eloy1!!!! foi muito bem explicado, e vou fazer essa montagem pois eu nunca tinha compreendido de verdade o funcionamento e as mudanças de tensao e corrente nos dobradores, triplicadores..... excelente; muito obrigado pelo ensino e parabens
Obrigado Edner!! Boas experiências!!
Amigo tenho muito orgulho desse seu canal ensinamentos e dicas de primeira categoria muito fino mesmo
Muito obrigado Guilherme!
O melhor professor de eletrônica da internet.
Obrigado Sebastião!
obrigado por sua aula e também pelo vídeo que sempre serve para estudar e relembrar, parabéns por seu trabalho !
Muito obrigado Rodrigo!
Obrigado pela excelente explicação. Já irei por em prática.
Obrigado Chagas!
Muito bom esse sistema. Muito ensinamento em cada vídeo.
Obrigado Silva!
Ótima aula, isso ficou claro para mim.agradecido.
Valeu Jone!
Obrigado mestre pelas informações!
Obrigado Francisco!
Simplesmente fantástico suas aulas, esse cara é muito bom
Obrigado Eliel!
Finalmente alguém que sabe fazer um esquema. Obrigado.
Obrigado Cassop!
Usei o Variac na entrada, se tivesse os capacitores com tensão de isolação adequada chegava nos 500 Vdc com apenas um estágio. Ele dobra mesmo, muito bom. Também vi um circuito com resistores que limitam a corrente na primeira carga dos capacitores. Muito obrigado pela aula.
Bom teste Evandro! Obrigado.
Olá Professor do Canal Eletrolab.
Estou reparando um circuito de uma máquina de solda TIG WSME-250 cujo circuito gerador de alta frequência recebe uma tensão do Trafo que logo a seguir passa por um circuito dobrador de tensão antes de gerar a altafrequência.
Verifiquei que os capacitores do circuito dobrador de tensão apresentavam sinais de queima. Como esta máquina já tem algum tempo de uso achei conveniente substituí-los por capacitores novos e também os diodos. Estes diodos do dobrador de tensão são de alta frequência do tipo SCHOTTKY, código RP1H, isto é, Diodo de Retificador de Alta Frequência ultra rápidos. Estes diodos eu já importei da China.
Já os capacitores com aparência de queimados são todos de CD'102Fk, 1nFK ou 1.000pFK. No entanto quando fui verificar a tensão de trabalho dos mesmos constava estampado no corpo dos capacitores a especificação " X1Y1 400~ 250~ "
Fiquei confuso com este tipo de especificação de tensão. Esperava alguma coisa do tipo 400V, 500V, 1kV, ..... 15kV, etc.
Desconheço este tipo de especificação: " X1Y1 400~ 250~ ". Por acaso você conhece? Poderia me dar alguma dica? Vou comprar mas não estou sabendo bem como especificar meu pedido devido a esta forma diferente de especificar estes requisitos de tensão de capacitores que são uma novidade para mim. Qual é a finalidade de especificar desta forma a tensão de um capacitor neste tipo de aplicação? Agradeço muito se puder me ajudar. Um abraço.
Olá Luiz Antônio, esses são capacitores de segurança, muito usados em filtros de entrada. Os classe X ficam geralmente em paralelo com a alimentação e os classe Y ficam entre a alimentação e o terra. Eles têm alto isolamento para tensões de pico e essa especificação que você citou é a tensão de trabalho, que se usado em classe X1 seria 400V e Y1 250V. Você encontrará com facilidade. Não use capacitores comuns. Esses de segurança geralmente são azuis ou amarelos e se parecem com varistores.
Amigo , obrigado por sua resposta. Me ajudou muitíssimo. E no caso dos capacitores que citei, eles contém a especificações "X1Y1 400~ 250~" descritas, simultaneamente, nos corpos. É assim mesmo? Estes capacitores podem atender estas duas especificações ao mesmo tempo no circuito? Mais uma vez, muito obrigado.
Positivo! Dentro dos limites de tensões indicados para cada classe!
Muito boa a explicação
Como sugestão vc poderia fazer um video como funciona o tratamento de fisioterapia tean, que tipo de tensão e frequencia usada?
Obrigado! Sugestão anotada!
Mais uma aula excelente do professor Eloy! Fiquei apenas na duvida se posso usar capacitores da casa dos nano Farad, mas que suportem adequadamente a tensão (ex. poliéster 330nF, 250v), visto que eles servem basicamente pra reter e repassar a energia em cada semiciclo. Abs!
Obrigado Gabriel, não é recomendado, embora possa funcionar com um menor rendimento. A questão é a frequência de operação, ao trabalhar com a frequência da rede de 60Hz, os melhores resultados serão com capacitores maiores, na faixa de uF, se fosse um dobrador em alta frequênciam usaríamos os capacitores na faixa de nF.
Cara meus parabéns seu canal e suas explicações são sensacionais , Muito bom msm!
Obrigado Guilherme!
Muito bom melhor explicação que já viu
Obrigado Jonh!
Muito útil.. salvou minha vida!
Que bom que ajudou Argentino!
Melhor didática que vi até agora. Parabéns!
Obrigado Claudio!
Amigo, bom dia. Parabéns pela grandeza na forma de explicar e pela atenção que dar aos escritos..
Eu aprendi fácil construir um dobrador de tensao, foi tranquilo. Tenho um geradozinho que gera qualquer voltagem, mas estou com dificuldades de dar os passos seguintes, triplicar, quadruplicar, etc. Ligo um dobrador atrás do outro, ex: ligo a saída do primeiro na entrada do segundo e assim por diante, mas não acontesse nada, apenas o fenômeno da retificação e a dobra de Ac para DC. Tenho um projeto de elevar 70 v para aproximadamente 500v. Eu até fico pensando que ao contrário do primeiro dobrador que recebe Ac, o segundo estaria recebendo DC e neste caso não funcionária mesmo . Aí está minha dificuldade para triplicar e seguir em frente até alcançar a voltagem que preciso. O amigo pode me ajudar, por favor? Eu ficaria muito grato
Obrigado Antonio! Talvez não esteja medindo a saída na referência certa, já que nos multiplicadores em cascata, o terra é sempre fixo lá na entrada da tensão alternada e a saída na ponta final do multiplicador. Veja este artigo para facilitar: cadernodelaboratorio.com.br/projeto-de-multiplicadores-de-tensao/
Parabéns pela aula professor!
Obrigado Antonio!
oi Professor, boa noite. no exercicio sobre calculo da corrente alternada, circuito RLC, O Sr não considerou no calculo a potencia 10¬6. do capacitor de 330 micro farad porque?
Olá João! Esse cálculo não é neste vídeo.
Muito boa a explicação. Esclareceu muita coisa.
Obrigado Gessé!
fiquei pensando no trabalhão que deu fazer um vídeo desses! Parabéns pelo excelente conteúdo
Obrigado Paulo!
Na prática a tensão mais que dobra sem carga. Boa aula
Obrigado Marcelo!
Ótima aula. Bora simular. Vlw.
Valeu Evandro!
Como sempre, ótima aula!
Obrigado Wellington!
Assistindo somente hoje - 27/03/2019 - excelente video, tirou minhas dúvidas!
Obrigado Fabio! Bem vindo ao canal!
Olá tudo bem! Estou aprendendo muito com suas explicações eletrônica , muito obrigado pelas aulas ! Agora tenho uma pergunta intrigante na minha cabeça: Eu gostaria de saber pra que serve uma voltagem com a metade da amperagem no dobradores ? E também o que vale mais para o funcionamento das coisa amperagem ou voltagem ? Caso seja voltagem então será muito bom esse dobradores! Muito obrigado pela sua atenção 😊
Olá Cleber! O dobrador é útil quando precisamos de uma fonte com tensão maior num determinado circuito, por exemplo 12V com consumo de 1A, e temos um transformador de fonte que gera apenas 6V com 2A de corrente máxima. Nesse caso, o dobrador elevaria para 12V, com prejuízo da corrente máxima. Vamos supor que o transformador fosse de 2A, teríamos uma fonte com 12V, porém com 1A no máximo. Caso tenha dúvidas na diferença entre tensão (em volts) e corrente (em amperes), recomendo ver este vídeo no canal: ruclips.net/video/8Zq9vivWJ1k/видео.html
@@Electrolab-Eletronica vale pela explicação ! Vou assistir o vídeo seu sobre tenção e corrente 🙌
Excelente informação. Muito obrigado!
Obrigado Jacobson!
Montei alguns desses circuitos no passado. Ajudaram muito a resolver determinadas situações. Usava os capacitores laranjinhas da Siemens. []´s
Sem dúvida Carlos! Obrigado!
Exelente parabens ! Uma duvida no meu modulo estourou 2 capacitore de 2200uf 35v eu tenho mas sao de 2200uf 16v! Se eu faze um eskema com diodo e almenta pra 32v os uf vao diminuir? E qual polo do eskema eu ligaria ma placa?? Muito obrigado
Obrigado Junior! Não recomendo nenhuma adaptação com os capacitores. O correto é usar isolamento igual ou maior que 35V.
Ajudou demais. Top 😊
Obrigado Elizeu!
Excelente explicação. Muito bom vídeo.
Obrigado Ene!!
Muito bom, eu tenho que fazer um desses.
Valeu Mario!
Sempre um ótimo conteúdo, obrigado e sucesso!
Obrigado Marcio!
EXPLICAÇÕES EXCELENTES GORMACOES DE TÉCNICOS,
CIENTISTAS E GRANDES
PROFISSIONAIS DA ÁREA !
Obrigado Jurandir!
Parabéns muito obrigado
Obrigado Marcelo!!
Excelente aula!
Obrigado Sergio!
Muito boa essa aula.
Obrigado Eric!
MUITO BOA AULA.
Obrigado Hermínio!
bom dia, estimado professor, poderia eu montar um cirquito igual ao apresentado, ligando diretamente de uma tomada 127v? logicamente obedecendo os valores dos diodos e capacitores., pergunto pois não tenho 220v. facil aqui e tenho uma pistola de cola quente 400w x 220v. não experimentei por receio de danos a instalação, grato pela vossa valiosa atenção, cordialmente,plinio
Olá Plínio! A princípio poderia ligar sim, desde que a pistola trabalhe bem com corrente contínua também, já que além de dobrar esse circuito retifica. No entanto, não é muito usado o modelo sem transformador, para evitar os riscos de choques perigosos, já que dessa forma perdemos totalmente o isolamento da rede, que é garantido pelo transformador, por isso não é recomendável, embora tecnicamente possível. Talvez um pequeno transformador 127V x 220V, seja a melhor solução para esse caso.
@@Electrolab-Eletronica bom dia caro professor, obrigado pela vossa valiosa atenção, entendi e concordo com vossa posição tecnica. grande abraço.plinio
Professor, tenho uma fonte chaveada que fornece 12VDC por 30A, tem como multiplicar a tensão dela usando um circuito externo para 60VDC/6A por exemplo?. Obrigado
Olá Luiz, a saída é usar um conversor chaveado DCxDC.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado
Olá professor, me tira uma dúvida por favor? No dobrador de tensão de meia onda, como é possível a corrente positiva passar pelo polo negativo até o polo positivo desse primeiro capacitor aí de cima? Isso não seria polarizar reversamente o capacitor durante o semi ciclo positivo da fonte, logo estragando o capacitor? Até entendo o semi ciclo negativo que carrega esse primeiro capacitor, mas não consegui entender como nesse semi ciclo positivo o capacitor polarizado não estoura.
Olá Pedro! No dobrador de tensão de meia onda, como no circuito clássico com dois diodos e dois capacitores, o comportamento do primeiro capacitor pode parecer confuso à primeira vista, mas o segredo está no caminho da corrente e na ação dos diodos, que garantem a polarização correta do capacitor em todos os momentos. Durante o semiciclo negativo da fonte, a corrente flui da fonte, através do diodo associado ao primeiro capacitor (geralmente D1), até o capacitor (C1), carregando-o. Esse capacitor (C1) é carregado até a tensão de pico da fonte com a polaridade correta (positivo no terminal superior e negativo no terminal inferior). Durante o semiciclo positivo da fonte, o diodo D1 bloqueia a corrente, impedindo que a polaridade do capacitor C1 seja invertida. Isso protege o capacitor de uma polarização reversa. O diodo D2 entra em condução, permitindo que a carga armazenada em C1 e a tensão da fonte somem para carregar o segundo capacitor (C2) a uma tensão de aproximadamente 2⋅𝑉𝑝𝑖𝑐𝑜. A tensão acumulada em C1 nunca se inverte porque ele não "enxerga" diretamente a polaridade reversa da fonte devido à ação de D1.
@@Electrolab-Eletronica obrigado pela resposta professor, mas ainda acho estranho isso, pois embora o diodo D1 esteja bloqueando a corrente, o D2 não está, tanto que além da carga que estava armazenada no C1, mais carga do semiciclo positivo passa pelo C1 (atingindo 2Vpico) e em seguida passa pelo diodo D2 para deixar o capacitor C2 carregado com o dobro de tensão de pico do circuito. Nesse caso, como não há corrente circulando por C1, logo polarizando reversamente o capacitor C1? Mesmo que essa corrente não esteja retornando diretamente à fonte devido o diodo D1 estar bloqueando, ainda assim não seria uma polarização reversa? Ficarei muito grato se puder responder, ainda estou aprendendo!
Essa é uma excelente observação e merece uma análise detalhada para esclarecer a questão. Fazendo uma análise do circuito padrão de um dobrador de tensão de meia onda, como no circuito clássico com dois diodos e dois capacitores. Aparentemente, parece que o capacitor C1 seria polarizado reversamente durante o semiciclo positivo, mas na verdade isso não ocorre por causa da forma como os componentes do circuito trabalham em conjunto. Durante o semiciclo positivo da fonte, a tensão na fonte sobe em polaridade positiva (polo superior positivo e inferior negativo). O diodo D1 bloqueia a corrente diretamente entre a fonte e o capacitor 𝐶1, impedindo que a polaridade da tensão no capacitor se inverta. O capacitor 𝐶1 já está carregado com 𝑉𝑝𝑖𝑐𝑜 da fonte desde o semiciclo negativo, com o terminal superior positivo e o inferior negativo. No entanto, durante o semiciclo positivo, o terminal superior de 𝐶1 também se conecta ao diodo 𝐷2, que conduz porque a tensão no lado esquerdo de 𝐶1 (polo positivo da fonte somado a 𝑉𝑝𝑖𝑐𝑜) é maior do que a tensão no lado direito de 𝐶2. Isso resulta em uma corrente que flui do lado superior de 𝐶1, através de 𝐷2, para carregar o capacitor 𝐶2. A tensão de 𝐶2 se acumula como a soma das tensões da fonte e de 𝐶1, chegando a 2⋅𝑉𝑝𝑖𝑐𝑜. Por que 𝐶1 não é polarizado reversamente? O segredo está no fato de que a corrente que flui durante o semiciclo positivo não inverte a polaridade nos terminais de 𝐶1, a corrente flui de forma a descarregar parcialmente 𝐶1, mas sempre mantendo a mesma polaridade (positivo no terminal superior, negativo no inferior). Quando a fonte aplica 𝑉𝑝𝑖𝑐𝑜 positivo no semiciclo, ela "empurra" corrente adicional pelo diodo 𝐷2 , que provém de 𝐶1. Essa corrente não inverte a polaridade de C1; ela simplesmente redistribui a carga acumulada, contribuindo para carregar C2. O diodo 𝐷1 garante que 𝐶1 nunca veja uma polaridade reversa, pois bloqueia qualquer corrente que tentaria circular no sentido inverso. Embora o semiciclo positivo envolva corrente fluindo através de 𝐶1, a polaridade do capacitor 𝐶1 permanece inalterada devido à ação combinada dos diodos 𝐷1 e D2. O diodo D1 impede que a fonte aplique uma polaridade reversa, e o diodo 𝐷2 direciona a corrente de C1 para C2 sem reverter sua polaridade. Assim, 𝐶1 está sempre polarizado corretamente e não sofre danos.
@@Electrolab-Eletronica entendido, professor, muito obrigado pela resposta!
Bom dia.com um oscilador posso usar este sistema, para usar um motor 90v de corrente 1.1 a partir de duas baterias 12v, formando 24v ?
Olá Lins, pode, com 24V você terá que dobrar duas vezes para ter 96V.
Tenho uma trafo de 9 v
Botei uma Ponte retificadora e 2 capacitores de 2200 uf 25v ficou em 15 v se eu adicionar mais 2 capacitores com 2 diodos como no caso do dobrador de tensão ficarei com quase 30 v?
Ligando todo o circuito depois do trafo como descrito no circuito de dobradores que foi apresentado no vídeo (que é diferente da ligação da sua fonte no momento, talvez um pouco menos de 30V pelas perdas nos diodos, mas em tese ele dobrará. Lembrando que cada vez que você dobra a tensão, a capacidade de corrente cairá pela metade, já que não há como criar energia do nada.
@@Electrolab-Eletronica a corrente dela é boa
Chega a quase acender por completo uma lâmpada de 25w de microondas 110v
Porem queria fazer um inversor com esse transformador que é bivolt
Porem uso apenas o 110v
Teria como fazer com esse transformador sem precisar de muitos componentes
Tenho mosfet canal N resistores de 1k a 40K 2 capacitores 2200 uf por 25v e diodos in4002 4001
Seria um inversor pequeno. Veja os vídeos de inversores no canal, para 1 e parte 2 para ter uma ideia melhor: ruclips.net/video/P98FA3FeN_4/видео.html e ruclips.net/video/UuFA-P7EoYU/видео.html
super aula parabéns gostei abraço.
Obrigado Florisvaldo! Abcs.
BoaNoite Professor!Mais um ótimo vídeo.sou fã de eletrônica.Ja assisti muitos vídeos aqui no canal,tenho um certo conhecimento de alguns componentes,mas quero aprender mais sobre eletrônica.Por onde o senhor me indicaria começar para se ter um bom domínio de cada componente e suas funções dentro dos circuitos.Desde já agradeço a atenção e orientação !
Olá Jadey, fiz um vídeo de onde estudar eletrônica e outro sobre livros para estudo de eletrônica. Dê uma olhada na lista de vídeos que você encontrará. O entendimento de circuitos em geral, passa por um longo estudo de diversas áreas e não estaria descrito de uma forma resumida num livro ou curso, em função do volume de materia e complexidade. Se você não tem um curso de eletrônica e tem pouco tempo disponível, hoje há opção de cursos online, são mais básicos, mas ajudam ao iniciante como muitas informações práticas! Na descrição deste vídeo há algumas recomendações.
Muito bom amigo parabens pelo video sabe me dizer se esse circuito consegue trabalha com grande corrente?
Obrigado Adrian! Em geral é usado em baixas correntes, pois em altas correntes, com alta tensão, a potência seria muito elevada e necessitaria de componentes parrudos para alta potência (diodos e capacitores) também.
@@Electrolab-Eletronica entao achei muito legal a explicaçao e pensei numa possibilidade usando um circuito dobrador de tensao no seguinte problema: estou montando uma maquina de solda com trafos de microondas aqui, eu ja tinha feito ela com fio encapado comum ai deu problema e resolvi enrolar de novo dessa vez com fio e viés. O problema é que o fio ficou muito grosso e acabei nao conseguindo a tensao necessaria pra abertura do arco ja que nao consegui muitas voltas no secundario. ai pensei em usar um circuito dobrador de tensao com capacitores e diodos só que verdadeiramente parrudos na saida no segundario do trafo e em seguida retificar pra somente depois chegar aos eletrodos pra ver se consigo a tensao necessaria...sera que da certo?
Para essa aplicação não dá Adrian, a corrente em máquinas de solda é extremamente elevada, você vai torrar os diodos e capacitores, mesmo os maiores. Infelizmente a solução é direta no trafo mesmo.
@@Electrolab-Eletronica valew amigo brigadao👍
Gosto bastante de e assistindo suas vídeos aulas de eletrônica. Parabéns e muitos sucessos.
Mas me surgiu uma dúvida. Qual a diferença entre esse dobrador de tensão mostrado no vídeo em relação a um retificador onde quero transformar a tensão AC em DC , pois esse dobrador também não faz isso deixando a tensão em DC na saída ? Obrigado
Obrigado! Sim, são similares, este seria um tipo de retificador associado a capacitores, que nessa configuração de ligação dobra a tensão final.
PARABÉNS.! BEM CLARO!
Obrigado Jurandir!
Muito bom o seu video,sou fã de pequenos circuito simples rapido e facil
Obrigado amigo!
ola Bom dia ...Troquei uma valvula e precisava de aumentar a tenção delade 12 para 35volts no filamento...
O ideal é mudando o trafo ou colocando um exclusivo para o filamento dessa válvula.
Muito top show
Obrigado!
Professor, em meu projeto eu precisaria chegar em 1kV, originalmente com alimentação alternada de 127V. Mas tenho também restrição de espaço (patola). Pelo sua explicação, uma alternativa seria usar capacitores de poliéster (pelo tamanho reduzido). Minha dúvida é como alcançar 1kV com estes capacitores, pois não os encontro na ordem de uF que trabalhe em alta tensão. Eu conseguiria fazer isso com alimentação CC pra usar 555 e gerar alta frequência? Se tiver algum material ou vídeo seu que possa direcionar, fico muito grato! Um grande abraço!
Olá Gabriel, você encontra poliester de 1uF e de 2,2uF com facilidade, porém são maiores que os eletrolíticos. Não tenho nenhum vídeo que trate desse assunto. Se usar um 555 precisaria de um driver de potência (transistor), do contrário a corrente de saída seria insuficiente para excitar o multiplicador de tensão.
Valeu amigo, ajudou MUITO!!!
Obrigado Elizeu!
se eu inverter a conexão dos diodos, de forma que o primeiro diodo tenha seu catodo ligado a fonte e nao ao capacitor e assim em diante... como ficaria? funcionaria igual? como o capacitor iria carregar?
Qual seria o propósito dessa ligação?
@@Electrolab-Eletronica bom, pelo que eu tentei estudar esse topografia a saida seria multiplicada e invertida
É provável que sim.
Muito bom. Obrigado!
Obrigado!
Eloy, me tira uma dúvida. A duração de tempo para gerar a tensão na saída é relevante no circuito? Ex: Para um dobrador de tensão deve-se aproveitar 2 ciclos da onda, logo ele se carrega com 1Hz. No caso de um dobrador de tensão com 120 capacitores, para completar o ciclo da sua carga ele consumiria 60Hz, ou seja, um segundo na rede de alimentação. Esse "delay" é calculado na engenharia? É relevante em aplicações de alimentação de circuitos? Obrigado, excelente aula, só aprendi sobre esse assunto quando vi seu vídeo.
Obrigado Victor. É irrelevante. Depois que o sistema entra em modo permanente, não fará diferença.
Olá professor.
Agora deu parafusos porque no curso técnico a gente concebe um diodo como uma via de mão única e a ao ver vc mostrar que no siclo negativo o sentido da correntes é do catodo para o anodo( reverso), deu um nó .
Explique para nós.
Obrigado
Olá Anderson, na verdade a circulação de corrente no outro sentido existe somente para o semiciclo negativo, que portanto manteria o diodo diretamente polarizado. Ali cada diodo atua num semiciclo diferente, já que o sinal inverte a polaridade da corrente. Os diodos continuam atuando como sempre fizeram, conduzindo apenas quando diretamente polarizados.
@@Electrolab-Eletronica quanto a caracteristica do diodo tá tranquilo, unidirecional; a confusão veio quando vi a corrente entrar pelo catodo o que mesmo no meia onda ou onda completa, a corrente sempre entra pelo anodo, mesmo em siglos negativos. Ao menos doi o que aprendi.
Se o ciclo é negativo, a tensão é negativa e ela circulará do catodo para o anodo. E assim que acontece uma retificação em onda completa por exemplo.
@@Electrolab-Eletronica então ele é unidirecional conforme a polaridade da tensão? Como ficaria aquele grafico do onda completa que mostrar a senoide so no ciclo positivo independente do ciclo da tensão(positivo e negativo)?
Muito bom, parabéns!
Obrigado Carlos!
em um circuito, onde tenho a tensão saindo de um trafo com 2 fios, um para terra do chassis do valvulado, e o 350v ac, ligasse um diodo, onde o dc fica em torno de 170v, como aplico um dobrador tradicional, quis tentar mais acho que entraria em curto, qual sua opniao, como faria? ou isola o trafo e faz pelo tradiconal? obrigado!
Lindomar, o dobrador precisa estar direto no trafo, antes da retificação. Agora, a tensão depois da retificação e filtro vai ficar muito maior, mesmo sem o dobrador, se retificar os 350V e filtrar ela vai para uns 490V DC.
Boa noite amigo tudo bom?
Irei usar um gerador trifásico AC 220v de 60kva, qual sistema você poderia me indicar para Transformar em DC com 10.000v. Obrigado amigo
Para essa potências elevadas, um transformador elevador e depois um retificador de potência.
@@Electrolab-Eletronica sabe de algum modelo específico de retificador, não estou achando nada nessa tensão de 10kv. Obrigado amigo
professor ,ele também e um inversor de corrente pois na entrada era AC ,e na saída foi para DC (CORRENTE CONTINUA),SEM A NECESSIDADE DA PONTE RETIFICADORA.
De fato os diodos acabam atuando como retificadores e por isso ocorre a conversão AC x DC.
Mestre uma duvida. No início do vídeo o senhor falar que quando estiver no semi ciclo negativo ele conduzira pelo sentido indicado pela seta, e depois no semi ciclo positivo o sentido da corrente irá passar direto pelo diodo na horizontal e passando pelo segundo capacitor OK.
Mas enquanto a parte de cima está negativa, a parte de baixo não está positiva e vice e versa?
Então pq que quando está negativo em cima corrente faz esse caminho e não o contrario?
Eu sei que a corrente flui do negativo para o positivo, mas pq a parte de cima do trafo é quem "dita" o sentido ?
Desculpem minha ignorância, estou aprendendo.
Olá! O transformador fornece uma tensão alternada. No semiciclo positivo, a parte superior da bobina tem maior potencial (positivo) em relação à parte inferior (negativo). No semiciclo negativo, essa polaridade inverte, com a parte superior ficando negativa e a parte inferior positiva. Isso cria uma oscilação constante da tensão, alternando entre positivo e negativo. Os diodos permitem que a corrente flua apenas em uma direção, dependendo da polaridade. Ou seja, quando o semiciclo é positivo no lado de cima, um diodo conduz. Quando o semiciclo é negativo, outro diodo conduz, mas isso depende da orientação dos diodos no circuito. Quando o lado superior da bobina do transformador está no potencial positivo (semiciclo positivo), o diodo que está orientado para permitir essa polaridade conduz. A corrente flui através desse diodo para carregar o primeiro capacitor. No semiciclo negativo, o lado superior do transformador fica negativo, e a corrente muda de direção. Outro diodo, orientado para conduzir essa corrente negativa, permite que a corrente flua através dele, carregando o segundo capacitor. Isso acontece porque os diodos permitem apenas a condução em uma direção específica, bloqueando a corrente que tentaria fluir no sentido contrário. Assim, mesmo que o lado superior esteja negativo em um semiciclo, a corrente "respeita" a polaridade que os diodos impõem. A tensão alternada no transformador está continuamente mudando de polaridade. Como o transformador tem uma bobina única, um lado sempre será o oposto do outro em cada semiciclo. No semiciclo positivo: o lado de cima é positivo em relação ao de baixo.No semiciclo negativo: o lado de cima é negativo em relação ao de baixo.
Quando o lado superior está positivo, ele "empurra" corrente através de um diodo específico. Quando fica negativo, o outro lado (inferior) empurra a corrente, conduzindo pelo outro diodo. Quando o semiciclo está negativo na parte de cima, os diodos estão dispostos para permitir a condução de corrente somente num caminho específico, impedindo o fluxo no sentido contrário. A corrente flui conforme a polaridade do semiciclo e a direção de condução dos diodos.
@@Electrolab-Eletronica
Obrigado.
Qual desses circuitos eu posso usar em um amplicador de potencia usando um transformador de 12 e elevando para 30 ou 36 e que não de riple na saída?
Olá Marco, não recomendo para amplificador de potência. Precisaria investir muito nos capacitores. Vale mais a pena ter um trafo que gere os 36V.
ola amigo desculpa eu tenho capacitor 330 uf 200wv qual +e resitor carregar este capacitor ou diodo
motor 6 voltes
Não entendi sua pergunta Arnaldo!
Tenho condensador vário tipo nergia para motores potentes não dá para lâmpadas ledes florencente
Não serve Arnaldo, condensadores não geram energia, apenas armazenam. O seu gerador é que deve ter a potência necessária para o que deseja. Os capacitores não ajudarão nesse caso.
pode me espelicar qual meterial certo eide meter iman mageneto dar nergia motor
Boa noite amigo suas aulas são ótimas e a.liguagem simples , apresenta para nós uma aula de circuito de disparo controlado com cis TTL e CMOS obrigado
Obrigado João Carlos! Sugestão anotada!
Qual seria o consumo médio deste esquema junto com um oscilador sem nenhuma carga na saída ?
Impossível calcular sem saber o consumo do oscilador, mesmo sem carga. O dobrador é uma fonte, em tese ele não tem consumo além das perdas resistivas naturais de um circuito.
@@Electrolab-Eletronica e qual oscilador vc recomenda pra este circuito ? eu posso usar o oscilador zvs ?
@@Drekielvsk Esse dobrador de tensão trabalha com saída em nível DC para fontes de alimentação. Qual seria a aplicação de um oscilador?
@@Electrolab-Eletronica porque você disse que ele trabalha com corrente alternada e eu estava pensando em usar em uma bateria automotiva de 12v
Isso mesmo, a entrada precisa ser alternada. Transformar a tensão da bateria em alternada não seria muito prático para uso desse circuito, a melhor solução seria adotar logo um conversor DCDC do tipo Boost, que poderia dobrar os 12V para 24V, com a metade da corrente e de forma mais simples.
Olá mestre,,seria possivel fazer um video de substituição de componentes SMD com as FERRAMENTAS expecificas p/ (SMD)-----tenho somente as ferramentas da eletronica tradicional kkk,,,gostaria de obter as quais (ferramentas p/smd)???
Olá Manoel, sugestão anotada! Para para iniciar o assunto, uma ferramenta importante para soldar e dessoldar SMD é uma estação de retrabalho (soprador de ar quente), além de fluxo de solda, pinças e pequenas espátulas.
@@Electrolab-Eletronica obrigado estarei aguardando a oportunidade do lançamento do VIDEO,, porèm ja deu pra ter uma noção básica das FERRAMENTAS.
Agradecido pela aula mestre .... :o)
Obrigado Samuel!
Obrigado pelo video, como eu faria para calcular a corrente máxima de saída?
Pedro, pela lei de ohm, usando sempre a potência máxima fornecida pelo transformador. Se por exemplo ele fornece 200W em 20V, teria uma corrente de 10 A, se você usar um dobrador e chegar a 40V, a nova corrente máxima seria de 5A, mas a potência será aproximadamente a mesma, de 200W. P=V*I.
Olá amigo eu construí um gerador eólico que gera em torno de 18 volts alternado ,queria dobrar ou triplicar para alimentar um chuveiro ,então preciso de mais amperagem,como faço pra mim fazer isso com uso de bobinas ,para não perder tanta amperagem como no caso de diôdos e capacitores?
Olá Robson, não há como criar energia, toda a potência virá do seu gerador, você precisa saber a capacidade o gerador em amperes e multiplicando pela tensão de saída de 18V, terá a potência máxima que ele fornecerá. Se o chuveiro consumir mais, esse gerador não servirá, nem mesmo com qualquer tipo de dobrador ou transformador. Além disso, o dobrador retifica e a saída seria tensão contínua. Para aumentar de 18V para 127V por exemplo, você aumentaria cerca de 7 vezes a tensão, com isso a corrente seria 1/7 da que o gerador forneceria. Dificilmente alimentaria algo como um chuveiro. O ideal seria o gerador carregar baterias automotivas e depois usar um inversor de uns 2000W para gerar os 127V com corrente suficiente (vinda das baterias), para o chuveiro.
Tenho 1 trafo saída 12v 15A preciso fazer uma fonte de 13,8v. Pode dar uma luz?
Depois que retificar e filtrar (com um capacitor bem robusto e de alto valor], você terá cerca de 17V na saída, assim precisaria de um circuito para regular para 13,8V. Como a corrente é bem alta, procure por circuitos com reguladores integrados tipo LM317, conectados a uns 3 ou 4 transistores de potência em paralelo, de forma a suportar os 15A.
Olá, tudo bem? Retifiquei a saida de um trafo de som e ficou com 8,8vcc. Dobrei a tensão e ficou em 19,6vcc. Posso carregar baterias automotivas?
Olá Rogério, não recomendo, por vários motivos, primeiro porque a tensão não está adequada, essas baterias devem ser carregadas em torno 14V (entre 13,8 e 14,5V), do contrário poderá reduzir a vida útil delas e outro que circuitos dobradores de tensão reduzem a corrente pela metade, então nessa sua fonte a corrente não deve ser alta, considerando também o tamanho do trafo, com isso a carga completa pode levar uma eternidade! Uma corrente indicada para esses casos seria entre 4 e 6A.
Pode se produzir um tanto e dobrar para carregar uma bateria ?
Sim, pode, desde que tenha corrente suficiente para alimentar a bateria, sempre de forma instantânea, ele dobra o que recebe na entrada, e precisa ser tensão alternada.
Exatamente!
Segura amperagem ou potencia?
A corrente não tem como, seria impossível, pois significaria criação de energia do nada. Quando aumentamos a tensão, temos uma perda na capacidade de corrente de forma proporcional, mantendo assim a potência.
Olá amigo. Quero gerar energia com um cata-vento(gerador eólico). Meu dínamo é um motor de corrente contínua. Porém os ventos nem sempre são fortes aonde moro e eu preciso gerar tensão acima de 24vcc e ocorre que na maior parte do tempo a rotação baixa só gera em torno de 10 ou 12vcc. Então quero saber se é possível eu dobrar ou triplicar a tensão deste dínamo, mesmo que a corrente diminua proporcionalmente, pois para manter minhas baterias carregadas não preciso de corrente tão alta, preciso mesmo é que a carga seja o mais constante possível. Já existe algum circuito que faça isso? Eu reparei que você disse que dobradores de tensão só funcionam com corrente alternada. Eu poderia acrescentar algum transformador ou outro recurso nos terminais desse dínamo para que ele possa trabalhar com um circuito desse que você mostrou, ou não dá para fazer. Esse meu dínamo pode gerar até 90vcc com 1400watts(2hp), era um motor de esteira de academia.
Eu quero tentar aumentar a tensão para não ter que fazer sistema mecânico com polias, pois geram perdas e manutenção, além de peso.
Olá Pedro, a solução para aumento de tensão CC são os conversores DC-DC tipo boost. Eles aumentam a tensão DC em prejuízo proporcional da corrente disponível. Há um vídeo no canal mostrando um modelo desses, mas quando optar por um, leve em conta a potência máxima de trabalho para ver se suporta a sua carga. Dê uma conferida: ruclips.net/video/gjI8tDonnRA/видео.html
@@Electrolab-Eletronica Obrigado por me responder.
Eu assisti o vídeo. Achei interessante o aparelho. Minha dúvida em usa-lo é devido ao fato de que a tensão de um gerador eólico ficar variando na entrada dele o tempo todo. A tensão com meu dínamo vai variar de 8vcc até 90vcc. Esse booster aguenta essa variação de tensão na entrada??
No caso da saída eu posso programar entre 28vcc até 100vcc, é o que o controlador de carga das minhas baterias do meu sistema fotovoltaico suporta. Estou acrescentando um sistema éólico no meu sistema solar e ele será híbrido. Vou colocar um controlador de carga mppt só para o cata-vento.
Nos meses entre abril e setembro aqui aonde moro o sistema solar cai muito a eficiência por causa de construções vizinhas e a posição do sol, por isso optei por essa modificação. Vento tem praticamente 24 horas e se as baterias forem carregadas de madrugada vou conseguir mesmo nos meses de pouca captação solar pelo menos 12h de energia autônoma.
Olá Pedro, em tese suporta sim, mantendo a saída sempre fixa, embora eu não tenha a informação se sob estresse permanente e com grande variação na entrada, o circuito teria sua vida útil reduzida. A questão também é sempre a carga de saída, que precisa ser abaixo do limite dele.
@@Electrolab-Eletronica Obrigado mais uma vez.
Mudando um pouco de foco. Eu estou analisando essa questão da importação de produtos da China e por conta da pandemia ter se espalhado à partir de lá, eu tenho notícias já de países que estão entrando com processos em tribunais internacionais pedindo indenização a China por conta dos prejuízos catastróficos que foram causados por conta do governo chinês esconder do mundo por mais de um mês a gravidade e velocidade do contágio do vírus, e isso com certeza vai gerar embargos comerciais caso o governo chinês não queira pagar ninguém e particularmente eu acho meio impossível obrigar uma ditadura com armas nucleares a indenizar qualquer país que seja. E isso pode comprometer as importações em breve, então eu acredito que é um bom momento para começarem a ser desenvolvidos projetos de aparelhos desse tipo aqui no Brasil por nós mesmos autônomos e pequenos comerciantes e fábricas, pois com a crise econômica que vai se aprofundar muita gente vai não apenas querer, mas depender de gerar a própria energia por não ter mais como pagar as concessionárias. Eu sou um. Já me preparo para isso desde 2015.
Para resumir então. Você mesmo teria como lançar projetos seus em forma de kits para montar,ou placas já com os componentes como fazem com amplificadores de aparelhos como Controladores de carga, inversor de tensão, booster para aumentar a tensão como este que você me indicou, etc. ??
Ótimo vídeo, me lembra as fontes de antigas TV´s coloridas bem como os seus triplicadores de alta tensão para o tubo.
Obrigado Sergio! Sim, tinham o mesmo princípio!!
Amigo feliz 2019!... Como que eu dobro a voltagem de um trafo com 3 fio de saida dois vermelhos e um branco nos dois vermelhos da 20 voltes mas se colocar um vermelho e o branco da 10 v obrigado
Obrigado Ricardo, feliz 2019! Pode usar somente as duas extremidades vermelhas e seguir os exemplos do vídeo.
@@Electrolab-Eletronica obrigado amigo... ai no caso devo isolar o fio do meio e usar somente os dois vermelhos para + e - como se o trafo tivece somente os dois de saída! isso mesmo?
Isso mesmo. Assim terá 20V na entrada e dobrados, algo próximo a 40 V na saída, com a capacidade da metade da corrente. Se usar um vermelho somente e o branco, os 10V gerados dobrarão para 20V.
@@Electrolab-Eletronica muito obrigado amigo me ajudou muito mesmo...
muito bom!!!
tem como fazer um circuito dobrador de corrente?
Não tem, a corrente é limitada pela fonte geradora e demandada conforme a carga.
Bom Dia Irmão, eu gostaria de saber como faria em uma ligação no alternador de 12 v. 45a e quanto ficaria de saida v =a.
Olá Marco, a ligação teria que ser antes da retificação, pois o dobrador só funciona com corrente alternada! Para essa corrente elevada, os diodos e capacitores devem ser bem dimensionados. A saída poderá ser de 24V com a metade da corrente máxima, aproximadamente.
Da pra usar no chuveiro eletrico de 220? Quando a rede é de 110.
Ele serve para gerar corrente contínua, não serve para gerar CA, portanto não serve para chuveiros ou qualquer equipamento que use corrente alternada.
Eu comprei umas lâmpadas led wi-fi da China e não me atentei que eram 220v apenas.
Conseguiria usar um dobrador para que possa usar essas lâmpadas na minha rede que é 127v ?
Não, porquê a saída dos dobradores é corrente contínua e não alternada como nas tomadas.
Uma boa explicação.
Obrigado Erivaldo!
Legal 👍 bem explicado,uso uns step up,em alguns projetinho aqui
Obrigado Agnaldo!
boa noite
posso aplicar esse circuito em uma tensão de 65v simétrico?
Olá Paulo, não pode, ela precisa ser alternada.
preciso dobrar uma tensao continua de uma fonte de 12v da pra usar o mesmo circuito?
Não é possível. Esse dobrador só funciona com AC. No seu caso precisa de um conversor DCDC do tipo booster.
Tem alguma alteração na corrente aumenta ou diminui ?
Sim, a corrente cai pela metade!
Full bridge seria basicamente uma saida simétrica +6v -6v, utilizando a união +e- do capacitor como tap central.
Ou seja, uma fonte simetrica?
Isso mesmo, só que nesse caso pegamos as extremidades dos capacitores, já com o valor dobrado e podemos colocar vários estágios em cascata.
@@Electrolab-Eletronica porém, a cada estágio a corrente tende a diminuir?
Não, vai aumentar pelo efeito do dobrador.
@@Electrolab-Eletronica muito interessante. Mas porém vai depender tbm da potência e capacidade de corrente que o trafo pode fornecer, né?
Sem dúvida, a tensão sempre dobrará a cada estágio, mas a corrente cairá pela metade a cada um, mantendo a potência praticamente constante.
Boa! Você postou video de como fazer um carregador de baterias automotiva inteligente ou flutuante? Procurei na playlist e vídeos publicados e não encontrei. Já vi vários vídeos mas me pareceram inconsistentes ou muito complexos! Abçs
Olá Marcio, ainda não, mas anotei a sugestão para um vídeo futuro! Abcs.