MATURIDADE DE CONHECIMENTO - E a relação com sua percepção de aprendizado (

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 10 окт 2024
  • Aulas GRATUITAS de Mecânica Quântica: • Curso de Mecânica Quân...
    Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
    / @uaifisica
    Lista com sugestões de livros:
    amzn.to/30csEV7
    Redes sociais:
    Instagram: / uaifisica
    Facebook: / uaifisica

Комментарии • 35

  • @pedrocandido7061
    @pedrocandido7061 3 года назад +11

    A matéria de mecânica do 1° ano do EM, eu tive um pouco de dificuldade de compreender com clareza. Porém quando cheguei ao final do 2° ano, retornei as matérias do 1° e consegui compreender com extrema clareza. É exatamente o que o senhor disse no vídeo.

  • @sergioneto6396
    @sergioneto6396 3 года назад +5

    Pra quem ta no ensino médio e pretende seguir o curso de física indico fortemente um curso completo de pre-calculo, existem vários aqui no RUclips. O primeiro capítulo do stwart , de cálculo diferencial , é pre-calculo, tem exercícios bastante instrutivos. É como o professor falou aqui, não adianta ver algo mais avançado do q isso no ensino médio, a melhor opção é sempre consolidar os conhecimentos atuais para partir próximo nível.

  • @eletronica_do_airton
    @eletronica_do_airton 3 года назад +4

    Excelente. Eu também senti a mesma coisa durante minha vida acadêmica. So agora depois dos 40 anos que me sinto bem mais apto .

  • @CBreno
    @CBreno Год назад +1

    Estava precisando deste vídeo neste momento. Acabei de me formar na licenciatura e sentia, em alguns pontos da física e da matemática, uma certa imaturidade intelectual. Baixei a bola, escolhi uma coleção de ensino médio e a estou fazendo. Resultado: TUDO O QUE ESTÁ RELATADO NESTE VÍDEO. Diversas compreensões diferentes e novas de coisas que eu julgava serem compreendidas totalmente por mim.
    Quando pego livros mais avancado do superior consigo descascar c muito mais facilidade do que antes.
    Como o grande Mano Brown diz: volta pra base.
    Abraços!

  • @Caminho_do_Meio
    @Caminho_do_Meio Год назад

    Esse vídeo confortou meu coração.. muito bom irmão, me formando em física tive a mesma percepção.. me deu mais maturidade, mas revisito os conteúdos sempre.. ótimo vídeo

  • @agnaldojunior5538
    @agnaldojunior5538 2 года назад +1

    Eu presenciei isso durante minha graduação em matemática também. O exemplo mais descarado disso são os cursos de álgebra. Teoricamente, os cursos de grupos, representações, anéis e corpos não precisam de pré-requisitos a não ser lógica, mas esses cursos geralmente são de nível mestrado ou final da graduação pela simples questão de maturidade.

  • @2537Mr
    @2537Mr 3 года назад +1

    As Lições de Feynman pra quem está com esse pensamento de estudar algo introdutório aos cursos de física, é bastante acessível. Estudar pré-cálculo tbm é uma boa para enfrentar o que vem a seguir com matemática.

  • @carlosneandro268
    @carlosneandro268 Год назад

    Que vídio incrível, parabéns

  • @AntonioCarlos-ev3fv
    @AntonioCarlos-ev3fv 3 года назад +1

    Muito bom, é exatamente assim que funciona mesmo, a maturidade vem com o tempo e pude perceber isso no curso de ciências e tecnologia Que faço na Federal, parabéns Você falou tudo que venho vivendo na faculdade. Obrigado pelo vídeo.

  • @arthurabonizio831
    @arthurabonizio831 3 года назад +2

    mudou meu modo de pensar total!! Canal mto top!

  • @georgeanaa.103
    @georgeanaa.103 3 года назад +1

    Muito bom o vídeo! Concordo com você. Lembro que era bem difícil aprender Cálculo 1 no meu Ensino Médio. Não entendia quase nada. Um ano depois, na faculdade, a minha compreensão foi muito maior. Estou gostando muito do canal!

  • @paulojefferson1958
    @paulojefferson1958 3 года назад +3

    Otimo video

  • @gilsonadrian4228
    @gilsonadrian4228 3 года назад +1

    Deixando o like pra ver depois

  • @alexsandrodamasio4165
    @alexsandrodamasio4165 3 года назад +1

    Excelente!

  • @sirkauanangelotti3423
    @sirkauanangelotti3423 3 года назад +5

    Bom vídeo.
    Está fazendo o mestrado em qual área da física? Quer fazer um vídeo sobre isso? Seria legal!

    • @matheuspereiracoutinho7953
      @matheuspereiracoutinho7953 3 года назад +3

      Tem vários vídeos sobre a área de pesquisa dele, termodinâmica do buracos negros.

    • @sirkauanangelotti3423
      @sirkauanangelotti3423 3 года назад +1

      @@matheuspereiracoutinho7953
      É que não sabia que essa era a área dele. Obrigado por informar.

    • @gabrieldumont2769
      @gabrieldumont2769 Год назад

      Ele já é mestre. Está no doutorado

  • @brunorodrigues8844
    @brunorodrigues8844 3 года назад +1

    Concordo com tudo

  • @victornossal
    @victornossal 3 года назад +1

    Excelente vídeo, parabéns!

  • @DanielSilva-fv9er
    @DanielSilva-fv9er 3 года назад +1

    Vídeo incrível!

  • @viniredfgggc1226
    @viniredfgggc1226 3 года назад

    o certo é n apressar.A pessoa so pega a analise profunda fazendo mt exercicios,exemplos,leitura e analisando tudo.EU, por ex,aprendo mt fazendo exercicios,e hj consigo fazer analise mais aprofundadas dq 1 ano atras.

    • @viniredfgggc1226
      @viniredfgggc1226 3 года назад

      Eu criei uma base mt boa em mat e fisica resolvendo as prova do ita e ime onde tive q ficar bom no basico e aprofundar.Quando peguei uns exercicios mais nivel superior ,seja mat ou fisica,tive uma facilidade em aprender e de entender.Acho q a melhor forma de ter essa maturidade é como tu disse.É so com o tempo,errando mt e aprendendo ,q uma hora chega la.

  • @jogarsempre7022
    @jogarsempre7022 3 года назад +1

    Aconteceu exatamente isso comigo. Eu passei no ensino médio todo sem aprender direito o básico de matemática e física, quando cheguei na universidade, eu sofri muito no cálculo 1 e na física 1, porque eu cheguei a um nível que eu não aprendi a nem colocar o termo em evidência. Claro que todo esse conhecimento que joguei fora no ensino médio e tiver que correr atrás no curso de física foi culpa exclusivamente minha por ser um grande vagabundo na escola. E meus amigos que sabiam matemática básica e física básica do ensino médio, passaram tranquilamente nessas matérias enquanto eu passei de final.

    • @octaviorodr
      @octaviorodr 2 года назад +1

      te intendo perfeitamente, quando cheguei no primeiro semestre de física nem sabia o que éra um módulo ou razão trigonométria, apanhei demais no primeiro semestre. Decidi focar na matemática básica e hoje consigo resolver algumas integrais só no pensamento assim como o calculo diferencial. é prática e esforço que nois chega lá, eu ainda coloco a culpa no ensino médio, sempre fui dedicado e nunca consegui entender o modo que eles explicavam a matéria

  • @matheuspereiracoutinho7953
    @matheuspereiracoutinho7953 3 года назад

    Mas então vc acha que é impossível estudar um assunto mais avançado satisfatóriamente ( antes do tempo natural )? Se eu estou estudando MQ e aparece algo que eu não conheço eu vou atrás desee algo até entender.

    • @uaifisica
      @uaifisica  3 года назад +3

      Alguns assuntos, sim. Seria como você querer ensinar logaritmo pra um menino da 5ªsérie do fundamental. Você pode até conseguir passar uma ideia qualitativa bem geral, mas um menino de 5ª série não tem maturidade pra aprender logaritmo, de fato.
      Mas isso não quer dizer que você não deve tentar compreender assuntos mais avançados que te interessem. Quando eu digo "não queime largada" é no sentido de achar que em qualquer momento da sua vida você vai conseguir aprender com a profundidade que você quiser qualquer assunto.

    • @lakoiwtd9397
      @lakoiwtd9397 3 года назад

      @@uaifisica mas será mesmo? agora fiquei com uma grande dúvida.

    • @uaifisica
      @uaifisica  3 года назад +2

      Se nao fosse, nenhum aluno de graduação teria dificuldade em nada. Se grande parte dos graduandos já tem uma tremenda dificuldade pra aprender alguns conteúdos, imagina quem tá no ensino médio

    • @eduardoreckziegel28
      @eduardoreckziegel28 3 года назад +2

      @@uaifisica só contribuindo com seu ponto, talvez o que entre tbm nesse contexto de "estudar por conta" ou procurar saber por curiosidade, seja uma falsa sensação de que aprendeu, ou de que aprofundou satisfatoriamente, já que no estudo sozinho, sem professor ou tutor, não se tem um feedback sobre estar no caminho certo ou não, nem mesmo sobre estar dominando ou não. Acredito que essa sensação de obtenção de uma nova informação confunda o entendimento sobre qual nível de profundidade se está. Um grande exemplo da física, é quando jovens estudantes dizem entender a mecânica quântica, pois leram conceitos como dualidade, probabilidade e afins, se quando quem realmente estuda a área afirma que alguns resultados são de difícil compreensão ou talvez aceitação.

  • @lakoiwtd9397
    @lakoiwtd9397 3 года назад

    eu todo empolgado querendo entender as notações de tensor kkkkkk

    • @lakoiwtd9397
      @lakoiwtd9397 3 года назад

      @Sirius Black Tem que ser ne, ate pq em baixas energias se transforma em newton

    • @uaifisica
      @uaifisica  3 года назад +1

      O Einstein tá se remoendo no tumulo depois desse "relatividade geral é só mecânica newtoniana com algumas notas de rodapé" kkkkkk Os formalismos são completamente diferentes

  • @jota7538
    @jota7538 3 года назад

    maturidade = raciocinar corretamente. O q deveriam ensinar no início da graduação é como raciocinar: as regras básicas da lógica e o que são falácias. Aprender a perceber as hipóteses implícitas necessárias para resolver os problemas é o q vai tornar o aprendizado mais fácil no futuro.

    • @uaifisica
      @uaifisica  3 года назад +6

      Não, a questão não é raciocinar corretamente. Não se pode falar que um aluno do ensino médio raciocina as coisas de mecânica de forma errada, por exemplo, e que ele só vai aprender a raciocinar certo depois de um tempo. Isso seria muita pretensão nossa, já que admitiria um estado de sabedoria total, que não existe. A questão da maturidade tá muito mais pra conseguir abstrair resultados a partir das mesmas informações do que de se ter um raciocínio correto.
      O outro ponto é que a ideia de se ensinar a perceber regras implícitas, por exemplo, é muito utópica. A maturidade não é algo a ser ensinado, e sim desenvolvido. Nenhuma aula tem o poder de ensinar algo, de fato. Qualquer aula só transmite o conhecimento, que só vai ser aprendido se tiver contrapartida do estudante. É essa contrapartida, que com o passar do tempo e esforço, que acaba se tornando na maturidade.