Cada família nobre escocesa produzia o seu tecido, era sempre o mesmo desenho com as mesmas cores e assim seus membros eram identificados pela padronagem do xadrez que usavam. Amo Outlander, principalmente por mostrar a covarde dominação dos ingleses sobre os escoceses. Adorei o vídeo!
Esse final de semana assisti Amadeus que conta a trajetória de Mozart e gostei muito. Acordei pensando em como seria bom dicas de filmes/séries sobre esses personagens históricos... Boa ideia
Paulo Rezutti, você é um ótimo contador de História, um dos melhores: a coerência, a fluência, o humor e a simpatia. E, claro, a informação. Por isso, quando não há um novo post, repito os que já ouví. Muito bom e obrigado. (da próxima vez que vier à Porto Alegre estarei presente - será sempre bem vindo).
Excelente Paulo adorei o vídeo. Mas é impressionante como a República é os presidentes se sentem Reis e Imperadores pena que não se comportem e hajam como tal, protetores da nação e do povo Brasileiro.
Acabo de descobrir de onde veio sua comparação da faixa presidencial com as joias de estado!!! Estou precisando assistir (e re-assistir) todos os seus vídeos!
Acompanho as 3 series que comentou! Estou no aguardo da quarta temporada de Outlander e a terceira de Versailles. The Crown terminei de ver a segunda a pouco tempo! Amo saber sobre essas curiosidades!
Oi Paulo!!! Tudo bem? Adorei o tema deste vídeo!!! Achei muito interessante e, pra mim, quase tudo foi novidade! Quanta coisa legal vc passa pra gente! Obrigada! Qto as séries, assisto The Crown e Outlander. Esta última, tem também no Claro Vídeo, para quem não tem NETFLIX mas tem NET ou celular da Claro. Gosto demais das duas. A outra não conhecia mas vou atrás pra assistir! E esse povo que fica com ciúmes do beijo pra D. Ditinha... rsrs... Eu e minha sogra estamos rindo muito aqui... rsrs... Um beijo grande pra vc, meu e da D. Ditinha, e uma boa semana!
Incrível como um canal desses tem SÓ 12 mil inscritos, enquanto os que têm banho de nutella ( só uma alegoria, ok?) tem milhões. Um reflexo do nosso país.
Paulo, adoro seus vídeos e estou lendo seu livro de d. Pedro i. Gostaria que você falasse sobre a diferença entre reis, imperadores, reinado, império. Abraço e obrigada pelo serviço que você presta a todos nós mantendo viva a nossa história, sendo contada de uma forma tão interessante e verdadeira e não tendenciosa.
Que prazer assistir este vídeo !!! Vc tocou no filme de Sofia Coppola, uma grande produção com uma direção de arte espetacular , embora tenha muitas liberdades artísticas que não gostei como a Maria Antonieta fumando maconha ou dançando minueto aos som de música moderna, mas fiquei muito impressionado com o requinte da produção. Quem rouba mesmo a cena neste filme , vc também cita no seu vídeo, é a "Madame Etiquette " - Condessa de Noailles, a inimiga da Antonieta "Autrichienne". Interpretada pela grande atriz pescoçuda Judy Davis, simplesmente perfeita no papel, ela foi escolhida provavelmente por este detalhe que era muito característico da condessa original, e roubou o filme da protagonista Kirsten Dunst - Marie Antoinette. Contudo recomendo a todos que gostam de História da França que vejam o inacreditável e perfeito Vatel - Um banquete para o Rei de Roland Joffé , o mesmo de A Missão, outra obra de arte, ambos os filmes são um uma verdadeira viagem no tempo e com uma produção tão boa ou melhor que a de Sofia Coppola. Que bom que aqui no Canal do Rezzutti servem sempre uma História quentinha e gostosa. Muito obrigado por nos aportar tanta informação e bons momentos. Vc me desculpe mas eu viajo mesmo, adoro História.
Por falar em Leopoldina, quem teve uma história de vida incrível e muito interessante foi a irmã dela, a bela Maria Luísa foi obrigada a casar com Napoleão para salvar a Áustria da invasão francesa, a imperatriz brasileira chamava a irmã de Luison em suas cartas inclusive na última delas. Portanto D. Pedro I foi cunhado de Napoleão e parece que muito se orgulhava disto. As histórias de Luison e seu filho o dito o Rei de Roma no retorno à corte de Viena também são muito ricas de detalhes surpreendentes. Outra história exótica é a primeira visita de um governante estrangeiro ao Brasil já independente , chegaram aqui indo para Londres, vejam só, os reis do Havaí. Foram recebidos por Pedro I e Leopoldina e deixaram como presente um precioso manto feito com penas de pássaros havaianos e e por vim acabaram morrendo de sarampo quando chegaram ao seu destino. A conflituosa história de D. Januária e seu marido, bem como a de seu filho que chegou a ser despachado por ela para o Brasil para ver se aqui tomava jeito aqui, é outro capítulo esquecido de nossos historiadores. Essa gente toda faz parte da nossa História, de uma forma ou de outra, torço para que novas informações surjam sobre os "esquecidos". Abraço ae, tô viciado neste canal !!!
Olá Paulo Rezzuti, foi com muito prazer que descobri seus vídeos, são muito informativos e mostra como vc realmente conhece de história, como vc é inteligente, espontaneo, simpático, uma memória incrível, enfim muitas das qualidades que um professor deve ter, na minha opinião. Exatamente pq tenho gostado muito de suas aulas gostaria de fazer uma sugestão, muito respeitosamente, pois não é um julgamento. Sugiro que vc tenha um roteiro próximo de vc, não para lhe enquadrar, mas para ajudar a quem está assistindo, e não conhece tanto quanto vc conhece, possa acompanhar seu raciocínio, qdo vc se entusiasma com o conteúdo, o que é muito legal, vc amplia e depois vc fica querendo voltar ao ponto onde vc estava, vc volta, mas quem não sabe tanto quanto vc, se perde. Agradeco suas aulas, vc é um grande exemplo de bom gosto nos dias de hoje. Fique com Deus!
Oi Lícia. Obrigado pelo toque. Esse vídeo é maia antigo. Dá uma olhada nos mais recentes. Eu diminui o tempo e enxuguei mais o que digo. Acho que ficaram mais claros.
otimo vídeo, sempre trazendo conteúdos de qualidade, ja puxando do assunto sugiro um video sobre o rito de coroação, nunca ouvi nem encontrei nada a respeito. abraço.
Realmente, todo esse big brother em torno da realeza britânica têm um fundo bastante business. Ingleses não assistem novelas, eles acompanham a vida da realeza e afins. Isso é antes de mais nada um grande negócio. Noves fora, a conta deve ser positiva para o show da realeza britânica, daí porque ela é assimilida pela cultura. A rainha Elizabeth então tinha um papel quase histórico de representar uma ascensão feminina tão em voga e quase uma missão no mundo anglófono que abraçou as causinhas da moda; a tendência da nobreza com Charles no topo é de um certo recolhimento britânico.
Na série Downtown Abbey, que infelizmente a Netflix tirou do ar esse ano, TB tem a transmissão do Rei George (se não me engano) no natal pelo rádio. Era tão importante que a família chama toda a criadagem para ouvi-lo. Só não sei se isso de trazer a criadagem para também ouvir era uma característica da família (que tinha um certo apreço pela criadagem) ou se todas as famílias nobres deixavam ouvir por ser o Rei
Muito interessante esse paralelo que vc traçou entre as monarquias européias e a brasileira.... e posteriormente sobre a faixa presidencial... muito bom o tema.....entre as séries disponíveis no Netflix além de Vitória e The Crown tem tbem Isabel de Castela que é muito boa...
+Roseli Perdoná Olha, até onde se saiba ñ, entretanto oa dragões da Independência usam uniformes bem parecidos com os dos antigos dragões austríacos. Pode ter sido uma homenagem de quem criou oa dragões para ela. Lembrando que os dragões são criados logo após a independência.
Não sabia que o saiote dos escoceses era tão recente.Em portugal também era usado nos tempos antigos em duas determinadas regiões.Na primeira parece que é herdado dos celtas, essa região até tem uma língua própria é a segunda língua oficial de portugal pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_mirandesa Mas sobre o saiote aqui podem ver uma dança do folclore Português que consiste num ensaio de esgrima ou destreza e no minuto 9 podem ver como saltar uma muralha ou seja um assalto ao castelo, os antigos punham mais homens e conseguiam uma elevação muito maiorruclips.net/video/nTvepEP02y4/видео.html Mas estas coisas estão a desaparecer. Existiam ainda outros que eram os apanhadores de sargaço os de saia curta são homens saia comprida são mulheres, a saia era só porque assim nadavam melhor do que com calças ruclips.net/video/lh6B4UshQfg/видео.html e para tudo havia uma dança ruclips.net/video/yuKocO31tbM/видео.html Desculpe a intromissão é apenas cultura geral
Olá Paulo, baseado no seu conhecimento histórico seja do Brasil ou de outros países, você considera o sistema monárquico parlamentarista superior ao repúblicano presidencialista no contexto Brasileiro? Um abraço
Superior em que sentido? Como ideia de continiuidade de sistema seria ideal não termos saido do sistema monárquico uma vez que, apesar do Poder Moderador, tinhamos um sistema democratizado e liberal que o golpe militar varreu impondo o conservadorismo e a censura, quebrando, dessa forma, algo com que a sociedade brasileira estava acostumada. Mas falar que seria superior hoje? Não sei, eu acredito que o parlamentarismo seria a melhor saída, com monarquia ou sem, aí é outra questão.
Olá Paulo, superior no que diz respeito as questões que hoje nos falta, com uma tendência de "emperoramento" como: continuidade (um projeto de país com pensamento a longo prazo), estabilidade (sem ela não existe crescimento), liberdade política; e por fim, a tradição, os valores, o orgulho de ser Brasileiro, o exemplo! Que era tão bem representada pelo Dom Pedro II Esta última considero um alicerce importante para uma nação como você mesmo descreve em vídeo como a "fala do trono".
O positivismo não é um movimento liberal. Liberal era D. Pedro II que estava sendo expulso do país. O regime positivista foi de um conservadorismo atroz
Olá Paulo. Bom dia. Adoro seus vídeos! Sei que você não é monarquista mas é inegável a qualidade de vida das pessoas que vivem nas monarquias modernas. Infelizmente, hoje a liderança do movimento monarquista brasileiro está entregue a um grupo conservador, na pior definição da palavra, retrógrado e mais preocupado a se identificar com grupos de extrema direita do que seguir a ideia de isenção política que pregam. Se nossa liderança monarquista atual vivesse em 1889, certamente estariam ao lado do grupo que deu o golpe da república e exilou D. Pedro II. Fale sobre o "negro" Rafael. Tenho muito interesse em saber sobre ele e você nunca disse nada, pelo menos nos vídeos que vi, e acho que vi todos! Por extensão, se der, fale também sobre "D. Obá I" e sua relação com D. Pedro II. Abraço e bons estudos!
+Jaime Por isso eu ñ sou monarquista. Vc entendeu perfeitamente! Sou liberal a lá D. Pedro II, que seria democrático demais pra mentalidade dos líderes monarquistas de hoje.
Sou monarquista de carteirinha. Participei ativamente da campanha do plebiscito de 1993, de encontros com D. Pedro Gastão e D. Bertrand, tenho fotos com D. Esperanza de Bourbon e com a condessa de Paris, tive a incrível oportunidade de fazer uma visita ao museu imperial guiada pelo próprio D. Pedro Gastão (ao passar em frente à vitrine onde estava o vestido da princesa Isabel, doado ao museu pelo D. João, irmão de D. Pedro, ele brincou que o irmão havia doado o vestido porque engordou muito e ele não podia mais usar). Sou fã de D. Pedro II, do imperador mas mais ainda da pessoa. Reconheço a inegável contribuição que as monarquias modernas dão às sociedades mas me afastei do movimento depois dele ter se polarizado em torno desse grupo tão tosco e reacionário. Imagino D. Pedro II, o mesmo que espalhou telefones pelo Rio de Janeiro, e porque não dizer pelo Brasil, rindo da cara desse povo que se acha bacana quando diz que não tem telefone celular, que não sabe o que são redes sociais ou que não tem tv em casa... Decepção!! E sobre o escravo Rafael? o "anjo negro"? Abraços e muuuuuuuito obrigado pela resposta. Bons estudos!!
Paulo Rezzutti essa eu não sabia dos monarquistas e até achei que vc era.... mas acho que acredita que a estrutura do Estado de uma monarquia parlamentarista seja melhor do que nosso modelo de República.... mas não tinha pensado, realmente o pessoal não ter tv, celular, rede social, bobeira isso... Dom Pedro II era amante da ciência e sempre antenado com as novas invenções.... Nós sabemos do lançamento do telefone e fotografia, deve ter tido algo mais. Inclusive vc podia fazer um vídeo falando dos amigos dele que eram inventores e cientistas com fotos se possível ao citar cada um e o quanto a pessoa dele influenciou a princesa Isabel com esse fascínio pelo conhecimento científico... Paulo dá um jeito de nós todos ajudar seu canal a crescer. Eu acho que principalmente os professores tinham que conhecer, as crianças merecem professores apaixonados e vc faz a gente se apaixonar por nossa história. No nosso país não se dá valor aos mestres, mas sua base de inscritos sim e te pedem pra participar no crescimento do seu canal... eu acho que até se quiserem te enviar algo, um presente, ou até mesmo um financiamento, acho que deveria ter um canal pra isso.... tudo tem seu custo e eu por exemplo gosto de presentear quem se põe a trabalhar assim, principalmente pela bela história que temos que estamos descobrindo com vc, Brasil Paralelo.... pense nisso por favor. Muitas cabeças pensam melhor..... qualquer coisa meu email é patrick.carlv@gmail.com Grande abraço e sucesso
A saída é compartilhar. Paulo, faça um curta, tipo um minuto porque penso muito em quem navega com chip, ele não vai ver um vídeo grande daí pra gente compartilhar vamos poder falar: olha, é um minuto, vc vai gostar, vê aí depois me fala... Eu deixo essa sugestão. Ou seja, fazer algo visando o compartilhamento. Eu e muitos acham que vc merece muitos inscritos, milhões e queremos ter parte nisso. Assisto The Crow !! Muito bom... Parabéns sempre, seus vídeos são ótimos...
Paulo Rezzutti isso mesmo, seu público são os conhecidos dos que estão inscritos, pois nossos amigos têm o mesmo gosto, como sempre. Daí vai se compartilhando. E os professores conhecerem podem passar o canal como sugestão pros alunos. É o efeito caracol, cada um passa aos à sua volta.... e esse teaser tem que lembrar isso, inscrever, ativar sino e compartilhar... Grande abraço....
Oi querido! Atrás de mim tem três prateleiras com livros sobre São Paulo. Vc está se referindo aos três brancos deitados, grandes? Ser for é a História da Cidade de São Paulo, organizado pela Paula Porta.
Paulo , você é a favor da volta da Monarquia Constitucional Parlamentar no Brasil? Ao meu ver, a República fracassou...penso que a possibilidade de retomarmos o sistema monárquico pode nos ajudar a sair desse caos político e social.
+Rogério Alves Não sou devido as ideias de extema direita católica das lideranças, com essa mentalidade a monarquia no Brasil seria um retrocesso democrático tão grande como foi o golpe da república.
Paulo Rezzutti entendo. Mas o termo "extrema direita" é pesado. Creio que a família imperial seja conservadora liberal. Extremismos cabem às ideologias totalitárias como fascino, comunismo, nazismo, etc...
Olá prof. Paulo, "extrema direita"? "Retrocesso democrático?" Difícil imaginar estes términos relacionados à Monarquia, uma vez que a nossa experiência monárquica (principalmente o 2º reinado) nos provou ser todo o contrário destes términos. Extrema direita e retrocesso democrático me soa mais ao período repúblicado. Psc: Aguardando ansiosamente o lançamento do livro sobre Dom Pedro II :-) Um saludo!
+Alan Menk Veja bem, eu ñ discuto se a monarquia é boa ou ruim, o que é duvidoso são oa dinastas atuais e o pensamento que os norteia. Os príncipes são de movimentoa de extrema direita católica, isso é público e notório. Como se comportariam no trono? Essa é a minha grande dúvida. Eles estão muito longe do liberalismo de Pedro II.
Olá prof. Paulo, primeiramente peço escusas pelo largo texto. Para mim está claro a sua preocupação, como ateu me custou muito o tema da monarquia a partir do momento que conheci Dom Bertrand e seu irmão. Entretanto, após analisar a questão desde diferentes pontos de vista acabei convencendo-me (sigo estudando para continuar convencido de tal escolha) que a restauração da Monarquia Parlamentarista mesmo que seja Dom Bertrand (ou seu irmão) como imperador seria frutífero para o nosso país, porque digo isso? Por 2 motivos, primeiramente ao analisar os principais (ricos) países do globo, podemos observar que a chave de "sucesso" não está no "chefe de estado" em si, mas sim na constituição que permeia aquela nação, portanto, mesmo maus "líderes" vide Trump nos EUA, ou "Mariano Rajoy" na España, a constituição acaba "limitando-os" de seus "males". Em segundo lugar, uma possível restauração no Brasil com a implantação do 4º poder deveria ser diferente da constituição de 1824, limitando em alguns aspectos os poderes do "imperador", porém que lhe garanta o poder de dissolvição da corte para evitar traumas institucionais como o nosso recente. Em resumo, nas monarquias modernas e até nos sistemas parlamentaristas os poderes são muito bem distribuidos, portanto, mesmo se tivessemos um "extremista" como imperador ou uma louca como a Maria I de Portugal, estes seriam "moderados/limitados" não causando danos a nação. Por outro lado, o sistema brasileiro com a constituição de 1988 poe o brasil em sérios riscos de ter um presidente nos moldes que você descreveu uma vez que, a nossa CF dá total poderes ao presidente (mais do que Dom Pedro II tinha) certo? Um abraço prof. Paulo, é sempre um prazer participar de discussões profícuas.
Vc sabe que li muito sobre esta condessa espertíssima e intrometida e acho que PII conseguiu contato sexual com ela poucas vzs. Ela não gostava dele, achava ele gordo , sujo e mal vestido. Chamá-la de amante é um certo exagero, ela se posicionava como a "mistress" dele, e até instigava o interesse dele por cortesãs finas e nobres justamente para se livrar dele na cama. Essa era a Barral !!! Já pedir dinheiro e fazer tráfico de influência era com ela mesma...
Barral e Pedro II se corresponderam até o fim da vida dela. Havia entre os dois mais do que atração sexual. As cartas revelam uma relação de carinho, preocupação e até bronca. Nada diferente de qualquer casal.
Paulo, vejo hoje a banalização da Tradição. Gostaria de saber o que significa "família tradicional" no seu entendimento. Digo família tradicional no quesito de elite. Ex: uma família tradicional de fazendeiros paulista; uma família tradiconal de uma tal cidade com mais de 200 anos, etc. E o que faz levar uma familia ser tradicional. Pq vemos muitas familias de imigrantes se autodenominando tradiconais. Muito obrigado!
Essa tradição criada pelo Luiz XIV, é um precursor do Big Brother, versão monarquia,😂😂😂😂, o povo sempre se interessou pela vida das chamadas "celebridades". Que curioso
Paulo adorei vc citar Outlander, acho essa série sensacional e que leva a sério a questão histórica #LoveScotland 🏴💙🙌
Cada família nobre escocesa produzia o seu tecido, era sempre o mesmo desenho com as mesmas cores e assim seus membros eram identificados pela padronagem do xadrez que usavam. Amo Outlander, principalmente por mostrar a covarde dominação dos ingleses sobre os escoceses. Adorei o vídeo!
Se quiser fazer um vídeo indicando boas séries e filmes históricos iremos gostar também 😉
boa ideia||||
Flor de Lis Adorei a idéia!
Esse final de semana assisti Amadeus que conta a trajetória de Mozart e gostei muito. Acordei pensando em como seria bom dicas de filmes/séries sobre esses personagens históricos... Boa ideia
Com certeza é uma 51 rsrs
Sim, excelente ideia 👏🏽
Paulo Rezutti, você é um ótimo contador de História, um dos melhores: a coerência, a fluência, o humor e a simpatia. E, claro, a informação. Por isso, quando não há um novo post, repito os que já ouví. Muito bom e obrigado.
(da próxima vez que vier à Porto Alegre estarei presente - será sempre bem vindo).
Oi Vinícius, obrigado! Tem vídeo novo toda segunda-feira, entra geralmente às 10h30.Abs
@@PauloRezzuttiEscritor obrigado pelo toque
É tão agradável ouvir as suas narrativas. Obrigada mestre Paulo Rezzutti!
Excelente Paulo adorei o vídeo. Mas é impressionante como a República é os presidentes se sentem Reis e Imperadores pena que não se comportem e hajam como tal, protetores da nação e do povo Brasileiro.
Acabo de descobrir de onde veio sua comparação da faixa presidencial com as joias de estado!!! Estou precisando assistir (e re-assistir) todos os seus vídeos!
Excelente dica Versalhes série maravilhosa assistir em quatro dias
Paulo Rezzutti obrigada por mais um excelente vídeo. #gratidao
Muito interessante ! Obrigada🌹
Um ótimo contador de historias. Muito bom descobri hoje seu canal !!!
Ou indicar esse canal a todos o que conheço. É maravilhoso.
Mano... eu gosto muito seu canal... sério! Parabéns.
Assistindo sempre seus vídeos, e também assistindo a série outlandher
Ahhh que legal você mostrando Outlander, baseado em uma das sagas mais bem escritas que já li
Acompanho as 3 series que comentou! Estou no aguardo da quarta temporada de Outlander e a terceira de Versailles. The Crown terminei de ver a segunda a pouco tempo! Amo saber sobre essas curiosidades!
Show de bola meu querido. Tenho aprendido muito com você. Forte abraço.
Muito boa a escolha do tema. Vídeos menos específicos também são bem vindos.
Penso igual, uma salada variada, saborosa e colorida agrada sempre !
Excelente abraço Paulo sempre muito esclarecedor!
Que demais!!!!!!!!!por favor, faça mais deste tipo!!!!!!!!!!
Como seus vídeos são maravilhosos!!!
Oi Paulo!!! Tudo bem?
Adorei o tema deste vídeo!!! Achei muito interessante e, pra mim, quase tudo foi novidade! Quanta coisa legal vc passa pra gente! Obrigada!
Qto as séries, assisto The Crown e Outlander. Esta última, tem também no Claro Vídeo, para quem não tem NETFLIX mas tem NET ou celular da Claro. Gosto demais das duas. A outra não conhecia mas vou atrás pra assistir!
E esse povo que fica com ciúmes do beijo pra D. Ditinha... rsrs...
Eu e minha sogra estamos rindo muito aqui... rsrs...
Um beijo grande pra vc, meu e da D. Ditinha, e uma boa semana!
+Silvana Paternostro Dona Ditinah despertando ciúmes e causando o caos ahaha
Paulo Rezzutti
Pois é, vc está estraçalhando os corações... rsrs...
Incrível como um canal desses tem SÓ 12 mil inscritos, enquanto os que têm banho de nutella ( só uma alegoria, ok?) tem milhões. Um reflexo do nosso país.
Triste Cândida, espero que a nova geração tenha um maior interesse pela história do seu próprio país! A nossa história é única, é bela!
Cândida Batista gente vamos compartilhar e falar pros outros compartilhar. Nós temos essa obrigação e eu estou compartilhando muito. Bora pessoal
Estou muito feliz por ter encontrado esse canal 🤗🤗🤗sou fascinada por história 😍😍😍
Cândida Batista Olá. Olha o que eu falei sobre compartilhar. Me dá um feedback... achei boa idéia. Me fala depois por favor
@@AlanMenkS sim tenho 18 anos mais sou monarquista
Paulo, adoro seus vídeos e estou lendo seu livro de d. Pedro i. Gostaria que você falasse sobre a diferença entre reis, imperadores, reinado, império. Abraço e obrigada pelo serviço que você presta a todos nós mantendo viva a nossa história, sendo contada de uma forma tão interessante e verdadeira e não tendenciosa.
Lembrei da Sibylle dizendo que a tradição não é a adoração das cinzas, mas a transmissão do fogo!
Que prazer assistir este vídeo !!! Vc tocou no filme de Sofia Coppola, uma grande produção com uma direção de arte espetacular , embora tenha muitas liberdades artísticas que não gostei como a Maria Antonieta fumando maconha ou dançando minueto aos som de música moderna, mas fiquei muito impressionado com o requinte da produção. Quem rouba mesmo a cena neste filme , vc também cita no seu vídeo, é a "Madame Etiquette " - Condessa de Noailles, a inimiga da Antonieta "Autrichienne". Interpretada pela grande atriz pescoçuda Judy Davis, simplesmente perfeita no papel, ela foi escolhida provavelmente por este detalhe que era muito característico da condessa original, e roubou o filme da protagonista Kirsten Dunst - Marie Antoinette. Contudo recomendo a todos que gostam de História da França que vejam o inacreditável e perfeito Vatel - Um banquete para o Rei de Roland Joffé , o mesmo de A Missão, outra obra de arte, ambos os filmes são um uma verdadeira viagem no tempo e com uma produção tão boa ou melhor que a de Sofia Coppola. Que bom que aqui no Canal do Rezzutti servem sempre uma História quentinha e gostosa. Muito obrigado por nos aportar tanta informação e bons momentos. Vc me desculpe mas eu viajo mesmo, adoro História.
Por falar em Leopoldina, quem teve uma história de vida incrível e muito interessante foi a irmã dela, a bela Maria Luísa foi obrigada a casar com Napoleão para salvar a Áustria da invasão francesa, a imperatriz brasileira chamava a irmã de Luison em suas cartas inclusive na última delas. Portanto D. Pedro I foi cunhado de Napoleão e parece que muito se orgulhava disto. As histórias de Luison e seu filho o dito o Rei de Roma no retorno à corte de Viena também são muito ricas de detalhes surpreendentes. Outra história exótica é a primeira visita de um governante estrangeiro ao Brasil já independente , chegaram aqui indo para Londres, vejam só, os reis do Havaí. Foram recebidos por Pedro I e Leopoldina e deixaram como presente um precioso manto feito com penas de pássaros havaianos e e por vim acabaram morrendo de sarampo quando chegaram ao seu destino. A conflituosa história de D. Januária e seu marido, bem como a de seu filho que chegou a ser despachado por ela para o Brasil para ver se aqui tomava jeito aqui, é outro capítulo esquecido de nossos historiadores. Essa gente toda faz parte da nossa História, de uma forma ou de outra, torço para que novas informações surjam sobre os "esquecidos". Abraço ae, tô viciado neste canal !!!
Olá Paulo Rezzuti, foi com muito prazer que descobri seus vídeos, são muito informativos e mostra como vc realmente conhece de história, como vc é inteligente, espontaneo, simpático, uma memória incrível, enfim muitas das qualidades que um professor deve ter, na minha opinião. Exatamente pq tenho gostado muito de suas aulas gostaria de fazer uma sugestão, muito respeitosamente, pois não é um julgamento. Sugiro que vc tenha um roteiro próximo de vc, não para lhe enquadrar, mas para ajudar a quem está assistindo, e não conhece tanto quanto vc conhece, possa acompanhar seu raciocínio, qdo vc se entusiasma com o conteúdo, o que é muito legal, vc amplia e depois vc fica querendo voltar ao ponto onde vc estava, vc volta, mas quem não sabe tanto quanto vc, se perde. Agradeco suas aulas, vc é um grande exemplo de bom gosto nos dias de hoje. Fique com Deus!
Oi Lícia. Obrigado pelo toque. Esse vídeo é maia antigo. Dá uma olhada nos mais recentes. Eu diminui o tempo e enxuguei mais o que digo. Acho que ficaram mais claros.
RUclips tbm é cultura muito bom 👏🏾
The Crown e Outlander ❤️
Bom Dia ! Sempre interessante !
Muito bem explicado. Paulo
otimo vídeo, sempre trazendo conteúdos de qualidade, ja puxando do assunto sugiro um video sobre o rito de coroação, nunca ouvi nem encontrei nada a respeito. abraço.
Muito. Legal
Realmente, todo esse big brother em torno da realeza britânica têm um fundo bastante business. Ingleses não assistem novelas, eles acompanham a vida da realeza e afins. Isso é antes de mais nada um grande negócio. Noves fora, a conta deve ser positiva para o show da realeza britânica, daí porque ela é assimilida pela cultura. A rainha Elizabeth então tinha um papel quase histórico de representar uma ascensão feminina tão em voga e quase uma missão no mundo anglófono que abraçou as causinhas da moda; a tendência da nobreza com Charles no topo é de um certo recolhimento britânico.
Na série Downtown Abbey, que infelizmente a Netflix tirou do ar esse ano, TB tem a transmissão do Rei George (se não me engano) no natal pelo rádio.
Era tão importante que a família chama toda a criadagem para ouvi-lo.
Só não sei se isso de trazer a criadagem para também ouvir era uma característica da família (que tinha um certo apreço pela criadagem) ou se todas as famílias nobres deixavam ouvir por ser o Rei
Vdd vi isso na série.
Muito interessante esse paralelo que vc traçou entre as monarquias européias e a brasileira.... e posteriormente sobre a faixa presidencial... muito bom o tema.....entre as séries disponíveis no Netflix além de Vitória e The Crown tem tbem Isabel de Castela que é muito boa...
Como assim???? Tem uma série chamada Vitória na Netfilx? Não sabia!
Paulo Rezzutti
Desculpe Paulo.... Na verdade Vitória, a vida de uma Rainha está no Now, da Net são 2 temporadas muito boas
Paulo Rezzutti
As outras 2 q citei estão no Netflix
Amo esse filme...
Paulo Rezzutti eh interessante a manutenção ou criação das tradições diante das necessidades de cada época.
Paulo, já pensou em fazer outro canal ou neste mesmo e nos contar sobre a história da Rússia q você conhece tão bem?
Oi, Paulo!Gostaria de saber se a Leopoldina trouxe para o Brasil alguma tradição da Áustria.
+Roseli Perdoná Olha, até onde se saiba ñ, entretanto oa dragões da Independência usam uniformes bem parecidos com os dos antigos dragões austríacos. Pode ter sido uma homenagem de quem criou oa dragões para ela. Lembrando que os dragões são criados logo após a independência.
Tpodpeste ritual da realeza foi descrito e satirizado por Mark Twainem "O Príncie e o Pobre".
Excelente ❤
Obrigado 🙌
Mais um vídeo sensacional! Parabéns!
Paulo você tem objetos históricos? Poderia mostrar..
Lúcifer também é uma série legal 👍
Uma sugestão: as viagens da família real aos demais estados do Brasil....a exemplo Pernambuco ...os judeus, Maurício de Nassau...etc...
Não sabia que o saiote dos escoceses era tão recente.Em portugal também era usado nos tempos antigos em duas determinadas regiões.Na primeira parece que é herdado dos celtas, essa região até tem uma língua própria é a segunda língua oficial de portugal pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_mirandesa Mas sobre o saiote aqui podem ver uma dança do folclore Português que consiste num ensaio de esgrima ou destreza e no minuto 9 podem ver como saltar uma muralha ou seja um assalto ao castelo, os antigos punham mais homens e conseguiam uma elevação muito maiorruclips.net/video/nTvepEP02y4/видео.html Mas estas coisas estão a desaparecer. Existiam ainda outros que eram os apanhadores de sargaço os de saia curta são homens saia comprida são mulheres, a saia era só porque assim nadavam melhor do que com calças ruclips.net/video/lh6B4UshQfg/видео.html e para tudo havia uma dança ruclips.net/video/yuKocO31tbM/видео.html Desculpe a intromissão é apenas cultura geral
Poderia fazer um video sobre os uniformes do exercito imperial brasileiro e suas principais influências.
Rainha Vitória é trisavó da Rainha Elizabeth II e do Príncipe Filipe, além do Rei emérito de Espanha, Juan Carlos.
Sensacional
Massa! Gostei muito
Olá Paulo, baseado no seu conhecimento histórico seja do Brasil ou de outros países, você considera o sistema monárquico parlamentarista superior ao repúblicano presidencialista no contexto Brasileiro? Um abraço
Superior em que sentido? Como ideia de continiuidade de sistema seria ideal não termos saido do sistema monárquico uma vez que, apesar do Poder Moderador, tinhamos um sistema democratizado e liberal que o golpe militar varreu impondo o conservadorismo e a censura, quebrando, dessa forma, algo com que a sociedade brasileira estava acostumada. Mas falar que seria superior hoje? Não sei, eu acredito que o parlamentarismo seria a melhor saída, com monarquia ou sem, aí é outra questão.
Olá Paulo, superior no que diz respeito as questões que hoje nos falta, com uma tendência de "emperoramento" como: continuidade (um projeto de país com pensamento a longo prazo), estabilidade (sem ela não existe crescimento), liberdade política; e por fim, a tradição, os valores, o orgulho de ser Brasileiro, o exemplo! Que era tão bem representada pelo Dom Pedro II Esta última considero um alicerce importante para uma nação como você mesmo descreve em vídeo como a "fala do trono".
O positivismo não é um movimento liberal. Liberal era D. Pedro II que estava sendo expulso do país. O regime positivista foi de um conservadorismo atroz
Eu AMO o Violinista no Telhado
Olá Paulo. Bom dia. Adoro seus vídeos! Sei que você não é monarquista mas é inegável a qualidade de vida das pessoas que vivem nas monarquias modernas. Infelizmente, hoje a liderança do movimento monarquista brasileiro está entregue a um grupo conservador, na pior definição da palavra, retrógrado e mais preocupado a se identificar com grupos de extrema direita do que seguir a ideia de isenção política que pregam. Se nossa liderança monarquista atual vivesse em 1889, certamente estariam ao lado do grupo que deu o golpe da república e exilou D. Pedro II. Fale sobre o "negro" Rafael. Tenho muito interesse em saber sobre ele e você nunca disse nada, pelo menos nos vídeos que vi, e acho que vi todos! Por extensão, se der, fale também sobre "D. Obá I" e sua relação com D. Pedro II. Abraço e bons estudos!
+Jaime Por isso eu ñ sou monarquista. Vc entendeu perfeitamente! Sou liberal a lá D. Pedro II, que seria democrático demais pra mentalidade dos líderes monarquistas de hoje.
Sou monarquista de carteirinha. Participei ativamente da campanha do plebiscito de 1993, de encontros com D. Pedro Gastão e D. Bertrand, tenho fotos com D. Esperanza de Bourbon e com a condessa de Paris, tive a incrível oportunidade de fazer uma visita ao museu imperial guiada pelo próprio D. Pedro Gastão (ao passar em frente à vitrine onde estava o vestido da princesa Isabel, doado ao museu pelo D. João, irmão de D. Pedro, ele brincou que o irmão havia doado o vestido porque engordou muito e ele não podia mais usar). Sou fã de D. Pedro II, do imperador mas mais ainda da pessoa. Reconheço a inegável contribuição que as monarquias modernas dão às sociedades mas me afastei do movimento depois dele ter se polarizado em torno desse grupo tão tosco e reacionário. Imagino D. Pedro II, o mesmo que espalhou telefones pelo Rio de Janeiro, e porque não dizer pelo Brasil, rindo da cara desse povo que se acha bacana quando diz que não tem telefone celular, que não sabe o que são redes sociais ou que não tem tv em casa... Decepção!! E sobre o escravo Rafael? o "anjo negro"? Abraços e muuuuuuuito obrigado pela resposta. Bons estudos!!
Paulo Rezzutti essa eu não sabia dos monarquistas e até achei que vc era.... mas acho que acredita que a estrutura do Estado de uma monarquia parlamentarista seja melhor do que nosso modelo de República.... mas não tinha pensado, realmente o pessoal não ter tv, celular, rede social, bobeira isso... Dom Pedro II era amante da ciência e sempre antenado com as novas invenções.... Nós sabemos do lançamento do telefone e fotografia, deve ter tido algo mais. Inclusive vc podia fazer um vídeo falando dos amigos dele que eram inventores e cientistas com fotos se possível ao citar cada um e o quanto a pessoa dele influenciou a princesa Isabel com esse fascínio pelo conhecimento científico...
Paulo dá um jeito de nós todos ajudar seu canal a crescer. Eu acho que principalmente os professores tinham que conhecer, as crianças merecem professores apaixonados e vc faz a gente se apaixonar por nossa história. No nosso país não se dá valor aos mestres, mas sua base de inscritos sim e te pedem pra participar no crescimento do seu canal... eu acho que até se quiserem te enviar algo, um presente, ou até mesmo um financiamento, acho que deveria ter um canal pra isso.... tudo tem seu custo e eu por exemplo gosto de presentear quem se põe a trabalhar assim, principalmente pela bela história que temos que estamos descobrindo com vc, Brasil Paralelo.... pense nisso por favor. Muitas cabeças pensam melhor..... qualquer coisa meu email é patrick.carlv@gmail.com
Grande abraço e sucesso
O que a monarquia faria de bom a esse país?
Como esse cara conhece!!!
obrigada pelo vídeo
A monarquia da Inglaterra é puro Showbiz. Mas tem que ter muito trabalho de imagética mesmo pra justificar um sistema desses até hoje.
Thank you.
👏👏👏👏👏👏
A faixa presidencial ser passada como uma tocha olímpica, foi muito bom!😁😁😁🤣🤣
A faixa presidência foi criada no Brasil e copiada por outras repúblicas da América Latina?
Seria o Miss Universo uma mistura das tradições da monarquia e da república?Afinal no Miss Universo a coroa e a faixa são passadas para a nova Miss.
Eita povo ciumento kkkk Hj foi interessante, qr dizer q em todo momento nós é q fazemos a tradição
Perfeito
Que canal maravilhoso! Como posso ajudar a divulgar, além de passar pra todos os meus amigos?
Boa tarde Paulo ! Bom papo gostei muito
Gostei…..
A saída é compartilhar. Paulo, faça um curta, tipo um minuto porque penso muito em quem navega com chip, ele não vai ver um vídeo grande daí pra gente compartilhar vamos poder falar: olha, é um minuto, vc vai gostar, vê aí depois me fala...
Eu deixo essa sugestão. Ou seja, fazer algo visando o compartilhamento. Eu e muitos acham que vc merece muitos inscritos, milhões e queremos ter parte nisso. Assisto The Crow !! Muito bom...
Parabéns sempre, seus vídeos são ótimos...
Tipo um teaser? Vou pensar em algo curto para chamar o público para o canal. Vou tentar bolar algo. Valeu pela ideia e pela força!
Paulo Rezzutti isso mesmo, seu público são os conhecidos dos que estão inscritos, pois nossos amigos têm o mesmo gosto, como sempre. Daí vai se compartilhando. E os professores conhecerem podem passar o canal como sugestão pros alunos. É o efeito caracol, cada um passa aos à sua volta.... e esse teaser tem que lembrar isso, inscrever, ativar sino e compartilhar...
Grande abraço....
# Rezzutti responde eu te enchendo com minhas perguntas outra vez eu amo Outlander a série é fiel com a história real dos clãs e do fim e etc.
Bom
Qual o papel da tradição no movimento conservador?
❤❤❤❤❤
Paulo, fugindo do tema do vídeo, você pode me passar os dados dos livros 'A história de São Paulo', que sempre aparecem nas suas costas?
Oi querido! Atrás de mim tem três prateleiras com livros sobre São Paulo. Vc está se referindo aos três brancos deitados, grandes? Ser for é a História da Cidade de São Paulo, organizado pela Paula Porta.
Isso, muito obrigado.
Paulo , você é a favor da volta da Monarquia Constitucional Parlamentar no Brasil?
Ao meu ver, a República fracassou...penso que a possibilidade de retomarmos o sistema monárquico pode nos ajudar a sair desse caos político e social.
+Rogério Alves Não sou devido as ideias de extema direita católica das lideranças, com essa mentalidade a monarquia no Brasil seria um retrocesso democrático tão grande como foi o golpe da república.
Paulo Rezzutti entendo. Mas o termo "extrema direita" é pesado. Creio que a família imperial seja conservadora liberal. Extremismos cabem às ideologias totalitárias como fascino, comunismo, nazismo, etc...
Olá prof. Paulo, "extrema direita"? "Retrocesso democrático?"
Difícil imaginar estes términos relacionados à Monarquia, uma vez que a nossa experiência monárquica (principalmente o 2º reinado) nos provou ser todo o contrário destes términos. Extrema direita e retrocesso democrático me soa mais ao período repúblicado.
Psc: Aguardando ansiosamente o lançamento do livro sobre Dom Pedro II :-) Um saludo!
+Alan Menk Veja bem, eu ñ discuto se a monarquia é boa ou ruim, o que é duvidoso são oa dinastas atuais e o pensamento que os norteia. Os príncipes são de movimentoa de extrema direita católica, isso é público e notório. Como se comportariam no trono? Essa é a minha grande dúvida. Eles estão muito longe do liberalismo de Pedro II.
Olá prof. Paulo, primeiramente peço escusas pelo largo texto.
Para mim está claro a sua preocupação, como ateu me custou muito o tema da monarquia a partir do momento que conheci Dom Bertrand e seu irmão. Entretanto, após analisar a questão desde diferentes pontos de vista acabei convencendo-me (sigo estudando para continuar convencido de tal escolha) que a restauração da Monarquia Parlamentarista mesmo que seja Dom Bertrand (ou seu irmão) como imperador seria frutífero para o nosso país, porque digo isso?
Por 2 motivos, primeiramente ao analisar os principais (ricos) países do globo, podemos observar que a chave de "sucesso" não está no "chefe de estado" em si, mas sim na constituição que permeia aquela nação, portanto, mesmo maus "líderes" vide Trump nos EUA, ou "Mariano Rajoy" na España, a constituição acaba "limitando-os" de seus "males". Em segundo lugar, uma possível restauração no Brasil com a implantação do 4º poder deveria ser diferente da constituição de 1824, limitando em alguns aspectos os poderes do "imperador", porém que lhe garanta o poder de dissolvição da corte para evitar traumas institucionais como o nosso recente.
Em resumo, nas monarquias modernas e até nos sistemas parlamentaristas os poderes são muito bem distribuidos, portanto, mesmo se tivessemos um "extremista" como imperador ou uma louca como a Maria I de Portugal, estes seriam "moderados/limitados" não causando danos a nação. Por outro lado, o sistema brasileiro com a constituição de 1988 poe o brasil em sérios riscos de ter um presidente nos moldes que você descreveu uma vez que, a nossa CF dá total poderes ao presidente (mais do que Dom Pedro II tinha) certo? Um abraço prof. Paulo, é sempre um prazer participar de discussões profícuas.
Fala da condessa de Barral, amante de Pedro II.
Vc sabe que li muito sobre esta condessa espertíssima e intrometida e acho que PII conseguiu contato sexual com ela poucas vzs. Ela não gostava dele, achava ele gordo , sujo e mal vestido. Chamá-la de amante é um certo exagero, ela se posicionava como a "mistress" dele, e até instigava o interesse dele por cortesãs finas e nobres justamente para se livrar dele na cama. Essa era a Barral !!! Já pedir dinheiro e fazer tráfico de influência era com ela mesma...
Shayva Jasjeet
Barral cafetona
Barral e Pedro II se corresponderam até o fim da vida dela. Havia entre os dois mais do que atração sexual. As cartas revelam uma relação de carinho, preocupação e até bronca. Nada diferente de qualquer casal.
+Nery Byspo Na verdade até o fim dela, ela morreu antes.
Paulo Rezzutti Corrigido!
❤
Agora tem muita gente pensando que é rei e fica postando tudo nas mídias sociais.
Gostaria de saber sobre os atuais pessoas vivas do Império ande mora como vivi amo vcinteligente ulto amo saber ascoisa do mundo
Paulo, vejo hoje a banalização da Tradição. Gostaria de saber o que significa "família tradicional" no seu entendimento. Digo família tradicional no quesito de elite. Ex: uma família tradicional de fazendeiros paulista; uma família tradiconal de uma tal cidade com mais de 200 anos, etc. E o que faz levar uma familia ser tradicional. Pq vemos muitas familias de imigrantes se autodenominando tradiconais. Muito obrigado!
Também mande um beijo pra mim. Fiquei com ciúmes
Essa tradição criada pelo Luiz XIV, é um precursor do Big Brother, versão monarquia,😂😂😂😂, o povo sempre se interessou pela vida das chamadas "celebridades". Que curioso
Determinadas tradições,são apenas, formas de domesticar, impor e tirar a liberdade dos povos. Minha opinião.
Violinista no telhado e Versalhes
Eu quero estar vivo para ver o Bolsonaro passar a faixa para o LULA. KKKKKK
Doido pra assistir Versailles, mas nao tem dublada na Netflix.
Paulo. Ouvir vc é maravilhoso, mas vc pausa, excessivamente, entre uma palavra e outra é isto não fica legal.
Querida, vc está vendo um vídeo super antigo. Como tudo na vida vamos evoluindo com o tempo. Um abraço.