É linda... nos arrebataram tudo isso! E o descaso com que é tratada hoje em dia é muito triste, o que somos e quem somos é fruto do Império a republiqueta so nos fez empobrecer e virar essa calamidade que vive os brasileiros!
Amei esse video!! ❤ Parabéns!! Fui à Nova Friburgo sem conhecer toda essa história... Sempre achei interessante meus amigos quando estive lá falarem sempre em "fazenda dos suíços" ou algo assim... E também percebi que as pessoas lá pareciam européias, mas não sabia de toda essa história... Muito obrigado!!
Lindo vídeo! Sou fascinada pela história do Brasil Imperial e por estes dias estarei em visita a Nova Friburgo. Sou de Manaus-Am e não vejo a hora de fugir calor como fez Dom Pedro rsrsrsrs
Oi Janaína, gostei muito. Seu trabalho é perfeito, levando fatos interessantes que aconteceram em nossa cidade. Parabéns mais uma vez pelo belo trabalho. Estou para ir a Friburgo e gostaria de ter a honra de conhecê-la pessoalmente. Um abraço Rita
Parabéns pelo documentário, sei o quanto da trabalho fazer algo assim, mesmo com 14 minutos de duração. Não se a aborreça com as críticas maldosas. Erros acontecem, e quem quer entender não vai se preocupar com isso. Continue fazendo esse trabalho pois precisamos conhecer o passando para mudar o futuro. Esse país tem muita história ainda oculta que precisa ser contada...
@@janainabotelho3478 vc estar de parabéns eu nunca fui em Petrópolis moro no Rio de JANEIRO e nunca fui ai espero poder logo assim que este vírus doido acabar bjs boa tarde
Quantas informações colhidas! Obrigada pela postagem! Estou pesquisando sobre um compositor mineiro que viveu um curto período em Cantagalo. Ele recebeu uma bolsa de Dom Pedro II para estudar música em Milão na Itália. Possivelmente o encontro dos dois pode ter acontecido em Cantagalo/Nova Friburgo pois o compositor viajou para a Itália em 1879!
Excelente vídeo e tive a oportunidade de conhecer essa cidade em 2009 e gostei demais do clima e com certeza, pretendo voltar sim. Acaba de ganhar mais um inscrito no canal. Abraços
VICTOR ALLEX também pensava e falava assim, bastou alguns meses de estudo, e me deparei com a verdade que não conheci nos livros de história e na escola, mto triste a nossa história, República golpista sim, depois desse golpe de 1898 , Nunca mais o Brasil foi o mesmo, de lá pra cá 100 anos com os militares no poder, Roubando , e acabando com o país, com o sonho de um país que já foi mto melhor nas mãos do império, preferiria mil vezes que este império nos governasse do que esses RATOS que se apossaram do Brasil, desde 1898, Brasil só despencou e virou essa merda que é hje, bando de Mercenarios.
@@Gaianow Observe como boi precisa de um boiadeiro pra tocar. Estudar e ler ninguém quer! só repete o que um " líder " fala , seja um imperasor, seja um presidente, seja um padre, seja um pastor: ave gloria ave império????? AVE DEMOCRÀCIA! SEM milícia sem golpe militar sem gente burra com arma nas mãos
Atribui a fertilidade da Princesa Isabel também as águas minerais de Caxambú-Minas.As viagens era de trem com baldiação EF Pedro II até Cruzeiro-SP e Minas and Rio Railway.
So um adendo Pricnesa Isabel deu herdeiros a coroa Imlerial Brasileira e nao Portuguesa E é familia Imperial Brasileira e nao Portuguesa E isso se da desde a Independencia do Brasil com Pedro I
@@lucinesasantos56samro63felizmente na internet também se pode ler o seguinte, que terá a ver com a realidade porque os membros da Casa de Bragança deste D. João IV sempre foram grandes músicos e eruditos, e recebiam desde a tenra infância uma educação abrangente que lhes iria permitir viver em qualquer corte da Europa caso fosse necessário assim podemos ler na internet: "...Ao contrário de seu filho, Dom Pedro II, cuja paixão pelas artes e atividade como mecenas foi amplamente divulgada, é de pouco conhecimento o gosto pelas artes do nosso primeiro Imperador, que era exímio poeta, clarinetista e compositor, além de tocar muito bem flauta, fagote, trombone, cravo, rabeca e violoncelo e cantar modinhas, enquanto tocava pianoforte ou guitarra acústica. Como disse sua esposa a Imperatriz Dona Leopoldina, “Como meu esposo toca quase todos os instrumentos bem, eu o acompanho ao piano”. Ainda em Lisboa, antes da transferência da Corte para o Brasil, Dom Pedro já era educado musicalmente pelo castrato italiano Giuseppe di Foiano Totti. No Brasil, teve como professores o Mestre de Capela da Sé, o Padre José Maurício Nunes Garcia, e a partir de 1811, o Compositor da Corte, Marcos António da Fonseca Simão, conhecido como Marcos Portugal, o mais célebre compositor lusitano, que o iniciou na composição musical e já era seu professor de música em Lisboa juntamente com Totti..".
@@antoniocarlosgoncalvessiqu2439 na verdade não,havia estabilidade política,éramos a 4 maior economia do mundo, com a segunda marinha mais forte.Segundo a enciclopédia britânica o segundo reinado foi a era mais frutífera do Brasil,fato facilmente constatável,basta conhecer história.
Concordo. Tentam apagar as marcas da Monarquia em tudo. Inclusive o tal incêndio no Museu Nacional foi criminoso. Desde 1992 havia o risco iminente. É de se estranhar a omissão das autoridades e administração da UFRJ. Dinheiro tem, mas para a corrupção. Trabalhei em uma Universidade Pública, a corrupção era às claras, todavia tinha que se fazer de surdo, cego e mudo, do contrário, vc é colocado como demente.
excelente video. todavia é necessário corrigir em diversos trechos do vídeo as referencias à familia real portuguesa, coroa portuguesa..... a família era Brasileira, a coroa era brasileira!
Dizem que foi graças ao tratamento feito com as águas de Caxambu em MG que ela conseguiu engravidar. Tem lá a fonte da princesa e uma 👑 que ela mesma doou ao balneário.
Dom Pedro quando descobriu Teresópolis ficou encantado e qria nomea la cidade imperial, só q ele já tinha dado esse título a Petrópolis , e como ele nn podia voltar atrás , Deu o nome de sua esposa a cidade ,a imperatriz Teresa Cristina, daí surgiu Teresópolis 😍, se ele tivesse descobrido Teresópolis uns anos antes Terê q seria hj a cidade imperial nn Petrópolis! Teresópolis e encantadora msm😍😍😍
Sim. Naquele momento segundo um jornal dos anos de 1930 que li, foi esculpida em uma pedra o nome da princesa com uma inscrição em sua homenagem que ficava próxima à cascata. Mas esta pedra me parece que desapareceu.
Por amor a Deus, vamos voltar a monarquia vamos devolver a família de dão Pedro primeiro e dão Pedro segundo, o Brasil que pertence por lei a esta família.
Sim, foi amante. Mas, com imensa discrição! Ele era, além das inúmeras qualidades como ser humano, muito discreto e cortês! Fez o possível para que essa união não se fizesse notar pela sua esposa e membros da corte. Mas, Barral foi, de fato, o grande amor da sua vida!
Lembrando ainda que, ela era filha de um Visconde e casada com o Conde Barral. Seu nome era Luisa Margarida de Barros Portugal e nascida na Bahia, em 1816.
Muitas fontes dizem que a relação era platônica. D. Pedro ll era um homem correto. Apesar do desapontamento quando conheceu a imperatriz, posteriormente, eles foram um casal feliz. E tiveram dois filhos que não foram natimortos, viveram até os 2 anos de idade, os príncipes Pedro Afonso e Afonso Pedro.
Quantas informações colhidas! Estou pesquisando sobre um compositor mineiro que viveu por um curto período em Cantagalo. Conseguiu uma bolsa de Dom Pedro II para estudar música em Milão, possivelmente através de um encontro que pode ter acontecido em Cantagalo/Nova Friburgo já que o compositor viajou em 1979 para a Itália.
A família imperial citada ao tempo todo no vídeo é a Brasileira e não a Portuguesa e além do mais o sucesso da gravidez é atribuído a um milagre de Nossa senhora Aparecida e a outra cidade e não a Nova Friburgo (São Lourenço)
Que volte a monarquia pq em alguns países europeus como a Inglaterra por exemplo ela funciona até hoje e não existe corrupção, só pra ter uma idéia os americanos são descendentes dos ingleses.
Ele tinha varias amante meu caro , foi desse jeito , D. Pedro II foi um homem que comia quieto , homem bom é assim kk. Ele é humano como qlqr outro não queira colocar ele num pedestal, blza!
Giovani Alves Grotesco é o seu comentário. Quem geralmente não faz nada, como deve ser o seu caso, gosta fazer críticas imbecis ao trabalho dos outros.
Cometes o erro, és corrigida e ao envés de assumires o erro e retificar a informação, tens a pachorra de passar pito em quem te admoestas. Te propões a fazer um documentário sobre a história desta localidade envolvendo figuras importantíssimas da história do nosso país e emites uma informação que induz ao erro a quem o assiste e ainda reforça uma falácia; a de que nossa Família Imperial (e não real) era portuguesa, esta separada daquela desde 1822. E ao contrário do que afirma o Pedro Henrique Fernandes Xavier Lima, esse não foi um mero deslize, já que te propões a fazerdes um trabalho de historiadora. Reconhecer um engano não é humilhação, é antes, um ato de grandeza. Cordialmente: Anderson.
Perdão mas, tanto nosso Imperador Dom Pedro II quanto a princesa Isabel nasceram no Brasil, no estado do Rio de janeiro, e o Brasil era um estado independente de Portugal desde 1822, a Família Real, Portuguesa nada tinha haver com a Família Imperial Brasileira.
Ela não é confiável como historiadora. Comete alguns erros básicos de metodologia de pesquisa, e deixa as suas opiniões e convicções políticas interferirem no trabalho (como no caso da menção que ela faz à atual política de recepção de imigrantes na Suíça de hoje - atribuindo à "direita" uma postura ignorante frente à chegada dos imigrantes). Ela finge não saber (ou possivelmente não sabe mesmo) que a única razão pela qual a Suíça tem menos problemas com imigrantes é devido à melhor triagem realizada em fronteira. Na Suécia e na Alemanha, por exemplo, a situação está caótica, justamente por conta de gente que tem o mesmo pensamento permissivo dela, naqueles países. Assista os vídeos da Janaina apenas focando nas informações dos entrevistados, não na leitura que ela faz, que é invariavelmente enviesada.
7:13, o nome da Imperatriz!!!! Teresa Cristina Maria Josefa Gaspar Baltasar Melchior Januária Rosalía Lúcia Francisca de Assis Isabel Francisca de Pádua Donata Bonosa Andréia de Avelino Rita Liutgarda Gertrude Venância Tadea Spiridione Roca Matilde
VIVER NO CAMPO no de Pedro I : pedro de alcantara franscisco antonio joao carlos Xavier de paula Miguel rafael joaquim jose gonzaga pascoal cipriano serafim de Bragança bourbon.....nunca esqueci
O documentário é excelente, o som da música está muito alto. Poderia sem bem mais baixo, apenas um leve fundo musical. O q ao me ver acho desnecessário qualquer documentário com fundo musical
Ela fazia parte da família imperial Brasileira. Até hoje existentes em nosso país seus descendentes. Filha de D. Pedro II. Neta de D. João VI rei te Portugal.
@@AlexAngel-u6n 6:51 me referi à afirmação de que Princesa Isabel deixou herdeiros à coroa Portuguesa. Isto não procede. A Redentora é brasileira é brasileira, assim como seu pai. Os filhos da Princesa Izabel com o Conde d'Eu era herdeiros da Coroa Brasileira.
Só mesmo os políticos oportunistas e baba-ovos da República renomearem o nome da praça princesa Isabel pelo caudilho Getúlio Vargas. Seria bom se nossos vereadores fizessem um projeto de lei retomando ao nome original da belíssima praça central de Friburgo.
O volume muito alto da música de fundo deste vídeo atrapalhou a compreensão do que a narradora falava. É uma pena a falta de inteligência de quem desconhece produzir vídreo com a desnecessária música de fundo. Apesar de ser um belo chorinho brasileiro, não precisava estar com volume muito alto.
Minutos 7:02 "A princesa senhora Dona Isabel deu herdeiros a coroa portuguesa"??? Esta gente do video anda com os miolos no devido lugar, ou andam todos tresloucados?
Perdão, mas em que se baseia o texto para afirmar que a Condessa de Barral seria amante do Imperador? Os registros históricos (centenas de cartas e bilhetes de membros da Família Imperial). Os fatos relatados mostram que a Condessa era admirada e querida por toda a família. Ela era, realmente, mulher inteligente, dinâmica e realizadora e Pedro II tinha-lhe estima, pois ela sustentava uma conversa agradável de alto nível. Mas era senhora casada e respeitável. Os despeitos de alguns fofoqueiros buscavam uma narrativa comprometedora, mas, quando a fofoca crescia, ela se afastava. Diferentemente da Imperatriz Thereza Christina, que se voltava para o silêncio e o recato, a Condessa tirava vantagem de seu elã diplomático. Mas parece que optou-se por seguir a trilha fácil da desonra à reputação alheia. E isso, quase um século e meio depois. Uma pena.
Livro A condessa de Barral, de Mary del Priore. Trata da biografia dela. Mas ter amantes era muito comum em casamentos arranjados como foi o de D.Pedro II. Tem um livro também chamado Abrindo o Cofre que fala deste romance.
@@janainabotelho3478 Na contramão, o autor Roderick J. Barman, em "Princesa Isabel do Brasil - gênero e poder no século XIX", Ed. Unesp (pags. 58 e ss), acredita que, embora pudesse haver até alguma fantasia íntima, nem o Monarca nem a Condessa, seja por formação, seja por decoro ou protocolo, a teriam concretizado (i.é, sem provas ou depoimentos). O resto é ilação. Tendo em vista a extrema moralidade de Pedro II e sua família, a durabilidade da amizade com a família da Condessa, eu duvido que se possa assacar contra a honra dessas pessoas apenas pela suposição de que, como era comum, esses personagens caberiam num palpite de conduta vulgar como o imaginado.
@@lucianop.vergara2885 Bem a Mary del Priore é uma das melhores historiadores do Brasil e não iria entrar nessa linha sensacionalista. Entendo que suas fontes são seguras. Mas não vejo imoral D. Pedro II escolher sua alma gêmea, que era a condessa, já que seu casamento foi "arranjado".
@@janainabotelho3478 Obrigado pelas respostas. Obviamente, respeito outros pontos de vista. E me resigno por não poder obrigar todos a pensarem como eu, nem mesmo quero tal coisa. Ao menos, fica óbvio que não há uma percepção única que se imponha ao fato histórico, senão que este sempre será visto sob uma perspectiva mediada por certos pressupostos. Votos de felicidades.
Parabens pelo trabalho mas por favor corrija. Sua Alteza a Princesa Isabel do Brasil nunca deu herdeiros à coroa Portuguesa. Ela e o Conde D’Eu deram herdeiros à coroa Brasileira. A separação de Brasil e Portugal deu-se em 7 de setembro de 1822.
felizmente na internet também se pode ler o seguinte, que terá a ver com a realidade porque os membros da Casa de Bragança deste D. João IV sempre foram grandes músicos e eruditos, e recebiam desde a tenra infância uma educação abrangente que lhes iria permitir viver em qualquer corte da Europa caso fosse necessário assim podemos ler na internet: "...Ao contrário de seu filho, Dom Pedro II, cuja paixão pelas artes e atividade como mecenas foi amplamente divulgada, é de pouco conhecimento o gosto pelas artes do nosso primeiro Imperador, que era exímio poeta, clarinetista e compositor, além de tocar muito bem flauta, fagote, trombone, cravo, rabeca e violoncelo e cantar modinhas, enquanto tocava pianoforte ou guitarra acústica. Como disse sua esposa a Imperatriz Dona Leopoldina, “Como meu esposo toca quase todos os instrumentos bem, eu o acompanho ao piano”. Ainda em Lisboa, antes da transferência da Corte para o Brasil, Dom Pedro já era educado musicalmente pelo castrato italiano Giuseppe di Foiano Totti. No Brasil, teve como professores o Mestre de Capela da Sé, o Padre José Maurício Nunes Garcia, e a partir de 1811, o Compositor da Corte, Marcos António da Fonseca Simão, conhecido como Marcos Portugal, o mais célebre compositor lusitano, que o iniciou na composição musical e já era seu professor de música em Lisboa juntamente com Totti..".
Sim ele tinha. Como se casavam se amor era natural se apaixonar por outra mulher. Acho muito justo o amor deles, e a imperatriz uma mulher sem igual que mesmo traída se manteve ao lado dele fingindo não saber de nada pelo bem do Brasil.
Família Real Portuguesa? Qual? Isabel era da Família Imperial Brasileira. Eles eram descendentes de portugueses, descendentes da Família Real Portuguesa, assim como a maioria das brasileiros são descendentes de portugueses, mas não são portugueses, são brasileiros.
Essa história do Brasil Império me fascina! Quanto mais vejo, mais quero ver!
Também é assim comigo
É linda... nos arrebataram tudo isso! E o descaso com que é tratada hoje em dia é muito triste, o que somos e quem somos é fruto do Império a republiqueta so nos fez empobrecer e virar essa calamidade que vive os brasileiros!
@@magicmaxx4887 Somos os herdeiros do Império, a mudança depende de nós, nascemos em uma República e morremos em um Império!
Que seja pronto! Nos estão saqueando cada dia!
Verdade. Que saudades de uma época que não vivi❤😢
Espetacular. A história contada e mostrada é sempre mais interessante. Parabéns pelo trabalho.
Nossa Família Real 💚💛💙👑 Me sinto em casa, cada vez que assisto algo sobre a nossa história.
Reportagem linda amei as músicas, que lindo este imperador 😘
Como é bom volta ao tempo dessas historias.
Amei esse video!! ❤ Parabéns!!
Fui à Nova Friburgo sem conhecer toda essa história... Sempre achei interessante meus amigos quando estive lá falarem sempre em "fazenda dos suíços" ou algo assim... E também percebi que as pessoas lá pareciam européias, mas não sabia de toda essa história... Muito obrigado!!
Lindo vídeo! Sou fascinada pela história do Brasil Imperial e por estes dias estarei em visita a Nova Friburgo. Sou de Manaus-Am e não vejo a hora de fugir calor como fez Dom Pedro rsrsrsrs
Parabéns à pesquisadora, excelente trabalho!!!
Bela produção. Como é bom conhecer nossa história.
Oi Janaína, gostei muito. Seu trabalho é perfeito, levando fatos interessantes que aconteceram em nossa cidade. Parabéns mais uma vez pelo belo trabalho. Estou para ir a Friburgo e gostaria de ter a honra de conhecê-la pessoalmente. Um abraço Rita
História do Brasil sempre fascinante!!!
Parabéns pelo documentário, sei o quanto da trabalho fazer algo assim, mesmo com 14 minutos de duração. Não se a aborreça com as críticas maldosas. Erros acontecem, e quem quer entender não vai se preocupar com isso. Continue fazendo esse trabalho pois precisamos conhecer o passando para mudar o futuro. Esse país tem muita história ainda oculta que precisa ser contada...
Excelente e exclarecedor vídeo sobre os costumes de uma época mais civilizada.
Obrigado.
É bom sempre ouvir e Lê sobre a familia real.
Sim. É sempre bom ouvir e ler sobre a família real. Todas essas histórias não aprendemos na escola.
Que lindo documentário.
Parabéns.
Estou adorando seu canal quem me indicou foi o Alexandre do canal explosivo o desconhecido
Sim, eu não sou muito profissional para impulsionar o canal. Mas o público é seleto. Um beijo.
@@janainabotelho3478 vc estar de parabéns eu nunca fui em Petrópolis moro no Rio de JANEIRO e nunca fui ai espero poder logo assim que este vírus doido acabar bjs boa tarde
muito bom, parabéns! obrigado por postar.
Quantas informações colhidas! Obrigada pela postagem! Estou pesquisando sobre um compositor mineiro que viveu um curto período em Cantagalo. Ele recebeu uma bolsa de Dom
Pedro II para estudar música em Milão na Itália. Possivelmente o encontro dos dois pode ter acontecido em Cantagalo/Nova Friburgo pois o compositor viajou para a Itália em 1879!
Eu amo história principalmente a história brasileira!
Excelente vídeo e tive a oportunidade de conhecer essa cidade em 2009 e gostei demais do clima e com certeza, pretendo voltar sim.
Acaba de ganhar mais um inscrito no canal.
Abraços
Muito bom, aprendi muito.
Maria Pia Werneck, sou Monarquista e gosto de todas noticias sobre a família Imperial brasileira que foi covardemente traída ...
Época que era cidade encantada hoje o que ouve? Com nossa cidade maravilhosa? Esta desencantada muito triste.
Época que era cidade encantada hoje o que ouve? Com nossa cidade maravilhosa?
Será que mudaram o nome da Praça princesa Isabel para praça Getulio Vargas para tentarem apagar a memória e a historia do Imperio aqui no Brasil?
Exatamente.
Uma história tão rica e importante para o Brasil.
Brasil para Brasileiros!
Cm certeza
Acho que foi mais para homenagear o ditador.
Ave Glória,Ave Império!!!!
avê!
AVE BOSTA!
VICTOR ALLEX também pensava e falava assim, bastou alguns meses de estudo, e me deparei com a verdade que não conheci nos livros de história e na escola, mto triste a nossa história, República golpista sim, depois desse golpe de 1898 , Nunca mais o Brasil foi o mesmo, de lá pra cá 100 anos com os militares no poder, Roubando , e acabando com o país, com o sonho de um país que já foi mto melhor nas mãos do império, preferiria mil vezes que este império nos governasse do que esses RATOS que se apossaram do Brasil, desde 1898, Brasil só despencou e virou essa merda que é hje, bando de Mercenarios.
@@Gaianow Observe como boi precisa de um boiadeiro pra tocar. Estudar e ler ninguém quer! só repete o que um " líder " fala , seja um imperasor, seja um presidente, seja um padre, seja um pastor: ave gloria ave império????? AVE DEMOCRÀCIA! SEM milícia sem golpe militar sem gente burra com arma nas mãos
@@Gaianow Eu te entendo só que ao invés de imperador eu prefiro o povo no poder, o povo mandando e comandando. Sonho
Grande história do nossa maior e mais justo governo que já houve nesse país .
Que lindo video!
Eu gostaria de ver município de Nova Friburgo Rio grandina que tem que tinha a digitação
Rio Grande no município de Nova Friburgo a linha de trem estação
Bom vídeo !
Parabens pela sua pesquisa!!
princesa Isabel fazia parte da família imperial brasileira, não da família real portuguesa! corrijam o erro!
Atribui a fertilidade da Princesa Isabel também as águas minerais de Caxambú-Minas.As viagens era de trem com baldiação EF Pedro II até Cruzeiro-SP e Minas and Rio Railway.
quem curou a princesa foi a cerveja itaipava
Deus nus conceda de volta o único regime que deu certo. Com paz e prosperidade.
Que ele nos ouça
Adorei a musica do romance deveria ser lindo bem escondidinho...
adultério nao deveria ser lindo.
So um adendo
Pricnesa Isabel deu herdeiros a coroa Imlerial Brasileira e nao Portuguesa
E é familia Imperial Brasileira e nao Portuguesa
E isso se da desde a Independencia do Brasil com Pedro I
Tá certo quem estudou a história dessa época pode falar e isso mesmo.
É ???
Herdeiros da COROA BRASILEIRA .
Portugueses que nem portugal quis
Adorei o video!
Jamais existirá um governante que se compara a D Pedro II. Deus salve o imperador e viva os Orleans e Bragança.
Juninho Campos
E
Nossa como Dom Pedro|| foi bem diferente do pai Dom Pedro.
@@lucinesasantos56samro63felizmente na internet também se pode ler o seguinte, que terá a ver com a realidade porque os membros da Casa de Bragança deste D. João IV sempre foram grandes músicos e eruditos, e recebiam desde a tenra infância uma educação abrangente que lhes iria permitir viver em qualquer corte da Europa caso fosse necessário assim podemos ler na internet: "...Ao contrário de seu filho, Dom Pedro II, cuja paixão pelas artes e atividade como mecenas foi amplamente divulgada, é de pouco conhecimento o gosto pelas artes do nosso primeiro Imperador, que era exímio poeta, clarinetista e compositor, além de tocar muito bem flauta, fagote, trombone, cravo, rabeca e violoncelo e cantar modinhas, enquanto tocava pianoforte ou guitarra acústica. Como disse sua esposa a Imperatriz Dona Leopoldina, “Como meu esposo toca quase todos os instrumentos bem, eu o acompanho ao piano”. Ainda em Lisboa, antes da transferência da Corte para o Brasil, Dom Pedro já era educado musicalmente pelo castrato italiano Giuseppe di Foiano Totti. No Brasil, teve como professores o Mestre de Capela da Sé, o Padre José Maurício Nunes Garcia, e a partir de 1811, o Compositor da Corte, Marcos António da Fonseca Simão, conhecido como Marcos Portugal, o mais célebre compositor lusitano, que o iniciou na composição musical e já era seu professor de música em Lisboa juntamente com Totti..".
SÓ LAMENTO NÃO TER NASCIDO NESSA ÉPOCA. QUE PENA PRÁ MIM... !!!!!😭😭😭😭😭😭😭😭
Monarquia brasileira era pior que a política atual.
@@antoniocarlosgoncalvessiqu2439 na verdade não,havia estabilidade política,éramos a 4 maior economia do mundo, com a segunda marinha mais forte.Segundo a enciclopédia britânica o segundo reinado foi a era mais frutífera do Brasil,fato facilmente constatável,basta conhecer história.
Pena pra todos nós
Tbm
Magnífico recordatorio de la Historia de Brasil Imperial.
Nesta parte do vídeo existe um erro 7:03, não deu continuidade a Coroa Portuguesa e sim a Família Imperial Brasileira.
Os brasileiros deveriam lutar para trazer a família real de volta ao trono
Cesar Barbosa kkķkkkkk vai se aprofundar na história.
@@deniseoliveira2321 Qual a vantagem da república?
E vamos!!
@@deniseoliveira2321, olha quem fala. Por que você não faz o que manda os outros fazerem?
Cesar Barbosa. Ave Império! Monarquia já!
Observação, eles são a família Imperial brasileira ! A praça deveria novamente ser chamada princesa Isabel !
POIS É...TIRAR ESTE NOME DA PRINCESA E COLOCAR PRAÇA GETULO VARGAS É DE MATAR VIU...AFFFF...O MAL GOSTO DA REPUBLICA PORCARIA!!!
@@mariabrasil5224, começou com Floriano, que mudou o nome para Praça 15 de Novembro. Prefiro homenagear Vargas mesmo kkk
Concordo. Tentam apagar as marcas da Monarquia em tudo. Inclusive o tal incêndio no Museu Nacional foi criminoso. Desde 1992 havia o risco iminente. É de se estranhar a omissão das autoridades e administração da UFRJ. Dinheiro tem, mas para a corrupção. Trabalhei em uma Universidade Pública, a corrupção era às claras, todavia tinha que se fazer de surdo, cego e mudo, do contrário, vc é colocado como demente.
Concordo! Muito bem observado!
Eu amoooooooooooo
Parabéns.
Que opera linda
Linda realidade,nossa derrocada começo o em 15 e novembro de 1889.
É se desgraça de vez3em 2018
Dom Pedro queria o melhor pra nossa pátria lastimável 😔😢
bonito vídeo
Só que não era Família Imperial Portuguesa,mas Brasileira.Eram BRASILEIROS,NÃO PORTUGUESES.
excelente video. todavia é necessário corrigir em diversos trechos do vídeo as referencias à familia real portuguesa, coroa portuguesa..... a família era Brasileira, a coroa era brasileira!
O DNA VEM DE ONDE, DOS ÍNDIOS????
@@AlexAngel-u6n Pela sua lógica então, nem você é brasileiro, meu caro.
@@SupRec Infelizmente nasci nesse país miliciano sim, para meu desgosto e vergonha.
@@AlexAngel-u6n então, não venha da palpite não tá satisfeito com o país só ir embora amigo
@@CarlosEduardo-ml3or país de milicianos sem preparo de INTELIGÊNCIA!
Lindo o vídeo.
Como se chama a música de fundo?
Dizem que foi graças ao tratamento feito com as águas de Caxambu em MG que ela conseguiu engravidar. Tem lá a fonte da princesa e uma 👑 que ela mesma doou ao balneário.
Dom Pedro quando descobriu Teresópolis ficou encantado e qria nomea la cidade imperial, só q ele já tinha dado esse título a Petrópolis , e como ele nn podia voltar atrás , Deu o nome de sua esposa a cidade ,a imperatriz Teresa Cristina, daí surgiu Teresópolis 😍, se ele tivesse descobrido Teresópolis uns anos antes Terê q seria hj a cidade imperial nn Petrópolis! Teresópolis e encantadora msm😍😍😍
Ela esteve hospedada na CASCATA PINEL que pertencia ao meu tio-avô Mario Pinel Garcia e eu nasci na mesma casa
que ela esteve
Sim. Naquele momento segundo um jornal dos anos de 1930 que li, foi esculpida em uma pedra o nome da princesa com uma inscrição em sua homenagem que ficava próxima à cascata. Mas esta pedra me parece que desapareceu.
Muito bom!
Volta ferrovia para Friburgo volta! Volta progresso.cidedesinha linda. Abraço ao tadi, a família Stork knust, De Rio grandina.
Por amor a Deus, vamos voltar a monarquia vamos devolver a família de dão Pedro primeiro e dão Pedro segundo, o Brasil que pertence por lei a esta família.
Kelwyn Matheus Eu quero a familia de Dom.Pedro I , não de "Dão Pedro " , a familia que você ta refirindo deve ser no maximo do Pelé .
D. Pedro II nunca foi amante da Condessa de Baral
Sim, foi amante. Mas, com imensa discrição! Ele era, além das inúmeras qualidades como ser humano, muito discreto e cortês! Fez o possível para que essa união não se fizesse notar pela sua esposa e membros da corte. Mas, Barral foi, de fato, o grande amor da sua vida!
Lembrando ainda que, ela era filha de um Visconde e casada com o Conde Barral. Seu nome era Luisa Margarida de Barros Portugal e nascida na Bahia, em 1816.
COMO TU SABE???
Muitas fontes dizem que a relação era platônica. D. Pedro ll era um homem correto. Apesar do desapontamento quando conheceu a imperatriz, posteriormente, eles foram um casal feliz.
E tiveram dois filhos que não foram natimortos, viveram até os 2 anos de idade, os príncipes Pedro Afonso e Afonso Pedro.
Quantas informações colhidas! Estou pesquisando sobre um compositor mineiro que viveu por um curto período em Cantagalo. Conseguiu uma bolsa de Dom Pedro II para estudar música em Milão, possivelmente através de um encontro que pode ter acontecido em Cantagalo/Nova Friburgo já que o compositor viajou em 1979 para a Itália.
Elegância de dom Pedro deveria ser um grande homem
A música tá muito alta
Fique brava, não... Qual a utilidade do volume das músicas de fundo?
Quase n da p ouvir a narracao tal altura do volume da musica ao fundo.
O nome da praça, quando era denominada "Princesa Isabel" era muito mais bonito que praça "Getúlio Vargas".
Concordo.
Onde há registros sobre a possível amante de D. Pedro II?
Livro A Condessa de Barral, de Mary del Priori.
A família imperial citada ao tempo todo no vídeo é a Brasileira e não a Portuguesa e além do mais o sucesso da gravidez é atribuído a um milagre de Nossa senhora Aparecida e a outra cidade e não a Nova Friburgo (São Lourenço)
Meu velhos parente
Pela volta da monarquia!
Que volte a monarquia pq em alguns países europeus como a Inglaterra por exemplo ela funciona até hoje e não existe corrupção, só pra ter uma idéia os americanos são descendentes dos ingleses.
FAMÍLIA IMPERIAL BRASILEIRAAAAA
PORTUGUEEEESAAA FUDIDA E EXPULSSA POR MILITARES E BEM PORTUGAL QUIS
@@AlexAngel-u6n FUDIDA É A REPÚBLICA ATUAL !
A Condessa de Barral jamais foi amante de Dom Pedro II> Quantos boatos sem fundamentos e ignorância.
leo marcucci Leia a biografia dela de autoria de Mary del Priore.
Devia ter umas 30 amantes quem foi ou deixou de ser isso não importa.
Ele tinha varias amante meu caro , foi desse jeito , D. Pedro II foi um homem que comia quieto , homem bom é assim kk. Ele é humano como qlqr outro não queira colocar ele num pedestal, blza!
@@raphaelmendes3079 kkkkkkkkk se não tiver duas minas nem acredito que é
brasileiro
Que a praça volte a chamar Princesa Isabel !
que erro grotesco: D. Pedro ll e a princesa Isabel fazem parte da família real Brasileira.
Giovani Alves Grotesco é o seu comentário. Quem geralmente não faz nada, como deve ser o seu caso, gosta fazer críticas imbecis ao trabalho dos outros.
Maria Janaína Botelho Corrrêa e ainda não tem humildade para reconhecer o erro contido na matéria. A família real era brasileira e não portuguesa.
Cometes o erro, és corrigida e ao envés de assumires o erro e retificar a informação, tens a pachorra de passar pito em quem te admoestas. Te propões a fazer um documentário sobre a história desta localidade envolvendo figuras importantíssimas da história do nosso país e emites uma informação que induz ao erro a quem o assiste e ainda reforça uma falácia; a de que nossa Família Imperial (e não real) era portuguesa, esta separada daquela desde 1822. E ao contrário do que afirma o Pedro Henrique Fernandes Xavier Lima, esse não foi um mero deslize, já que te propões a fazerdes um trabalho de historiadora. Reconhecer um engano não é humilhação, é antes, um ato de grandeza.
Cordialmente: Anderson.
Perdão mas, tanto nosso Imperador Dom Pedro II quanto a princesa Isabel nasceram no Brasil, no estado do Rio de janeiro, e o Brasil era um estado independente de Portugal desde 1822, a Família Real, Portuguesa nada tinha haver com a Família Imperial Brasileira.
Ela não é confiável como historiadora. Comete alguns erros básicos de metodologia de pesquisa, e deixa as suas opiniões e convicções políticas interferirem no trabalho (como no caso da menção que ela faz à atual política de recepção de imigrantes na Suíça de hoje - atribuindo à "direita" uma postura ignorante frente à chegada dos imigrantes). Ela finge não saber (ou possivelmente não sabe mesmo) que a única razão pela qual a Suíça tem menos problemas com imigrantes é devido à melhor triagem realizada em fronteira. Na Suécia e na Alemanha, por exemplo, a situação está caótica, justamente por conta de gente que tem o mesmo pensamento permissivo dela, naqueles países. Assista os vídeos da Janaina apenas focando nas informações dos entrevistados, não na leitura que ela faz, que é invariavelmente enviesada.
7:13, o nome da Imperatriz!!!!
Teresa Cristina Maria Josefa Gaspar Baltasar Melchior Januária Rosalía Lúcia Francisca de Assis Isabel Francisca de Pádua Donata Bonosa Andréia de Avelino Rita Liutgarda Gertrude Venância Tadea Spiridione Roca Matilde
VIVER NO CAMPO no de Pedro I : pedro de alcantara franscisco antonio joao carlos Xavier de paula Miguel rafael joaquim jose gonzaga pascoal cipriano serafim de Bragança bourbon.....nunca esqueci
Kkkkk parece o nome da minha sobrinha, tem 4
CRENDEUSPAI!!!
Ele não era amante da condesa, de Barral já foi provado isso.
Leia Condessa de Barral de Mary del Priori.
Verdade, eles tinham uma espécie de amor platônico que jamais fora consumado.
sério !? esse D Pedro II era mais virtuoso do que eu pensava. VOLTA MONARQUIA JÁ !
Então o que era aqueles "quartinhos no anexo do hotel" que Pedroca ll sentia saudades e pensava na Condessa sempre que passava por lá? ???
Com certeza Pedroca passou o "ferro imperial" na Condessa.....
Tanto a família real portuguesa tanto a brasileira eram a mesma familia pessoal parem de criticar
República sem moral!
#AveImpério
O documentário é excelente, o som da música está muito alto. Poderia sem bem mais baixo, apenas um leve fundo musical. O q ao me ver acho desnecessário qualquer documentário com fundo musical
Concordo
MONARQUIA JÁ !!!
Renato Barreto Mayr mto bom isso mesmo.
A princesa Isabel parece aquela meninazinha do meme : Não fecha a porta tá ?!?
Ela fazia parte da família imperial Brasileira. Até hoje existentes em nosso país seus descendentes. Filha de D. Pedro II. Neta de D. João VI rei te Portugal.
No livro "1889" de Laurentino Gomes, o autor atribui à Petrópolis a localização do Hotel Leuenroth!!
Nossa que erro! Vou ver se localizo no livro. Obrigada pela informação Talita. Um beijo.
Família imperial portuguesa ???
O documentário já perde a credibilidade aí.
Brasileira?????????
@@AlexAngel-u6n 6:51 me referi à afirmação de que Princesa Isabel deixou herdeiros à coroa Portuguesa. Isto não procede. A Redentora é brasileira é brasileira, assim como seu pai. Os filhos da Princesa Izabel com o Conde d'Eu era herdeiros da Coroa Brasileira.
@@SupRec Era.
@@AlexAngel-u6n desculpe, o termo mais eu peço gentilmente para você parar de cagar pela boca
@@CarlosEduardo-ml3or MILICIANOS merrcem morrer
Só mesmo os políticos oportunistas e baba-ovos da República renomearem o nome da praça princesa Isabel pelo caudilho Getúlio Vargas. Seria bom se nossos vereadores fizessem um projeto de lei retomando ao nome original da belíssima praça central de Friburgo.
O volume muito alto da música de fundo deste vídeo atrapalhou a compreensão do que a narradora falava. É uma pena a falta de inteligência de quem desconhece produzir vídreo com a desnecessária música de fundo. Apesar de ser um belo chorinho brasileiro, não precisava estar com volume muito alto.
Vai toma no ... !
Monarquia seria melhor do que esta anarquia de hoje
Minutos 7:02
"A princesa senhora Dona Isabel deu herdeiros a coroa portuguesa"???
Esta gente do video anda com os miolos no devido lugar, ou andam todos tresloucados?
Ave Império! Monarquia já!
Lembrando que não é coroa portuguesa e sim brasileira
PÔR QUE TROCARAM O NOME DA PRAÇA
Perdão, mas em que se baseia o texto para afirmar que a Condessa de Barral seria amante do Imperador?
Os registros históricos (centenas de cartas e bilhetes de membros da Família Imperial). Os fatos relatados mostram que a Condessa era admirada e querida por toda a família. Ela era, realmente, mulher inteligente, dinâmica e realizadora e Pedro II tinha-lhe estima, pois ela sustentava uma conversa agradável de alto nível. Mas era senhora casada e respeitável. Os despeitos de alguns fofoqueiros buscavam uma narrativa comprometedora, mas, quando a fofoca crescia, ela se afastava. Diferentemente da Imperatriz Thereza Christina, que se voltava para o silêncio e o recato, a Condessa tirava vantagem de seu elã diplomático.
Mas parece que optou-se por seguir a trilha fácil da desonra à reputação alheia. E isso, quase um século e meio depois. Uma pena.
Livro A condessa de Barral, de Mary del Priore. Trata da biografia dela. Mas ter amantes era muito comum em casamentos arranjados como foi o de D.Pedro II. Tem um livro também chamado Abrindo o Cofre que fala deste romance.
@@janainabotelho3478 Na contramão, o autor Roderick J. Barman, em "Princesa Isabel do Brasil - gênero e poder no século XIX", Ed. Unesp (pags. 58 e ss), acredita que, embora pudesse haver até alguma fantasia íntima, nem o Monarca nem a Condessa, seja por formação, seja por decoro ou protocolo, a teriam concretizado (i.é, sem provas ou depoimentos). O resto é ilação.
Tendo em vista a extrema moralidade de Pedro II e sua família, a durabilidade da amizade com a família da Condessa, eu duvido que se possa assacar contra a honra dessas pessoas apenas pela suposição de que, como era comum, esses personagens caberiam num palpite de conduta vulgar como o imaginado.
@@lucianop.vergara2885 Bem a Mary del Priore é uma das melhores historiadores do Brasil e não iria entrar nessa linha sensacionalista. Entendo que suas fontes são seguras. Mas não vejo imoral D. Pedro II escolher sua alma gêmea, que era a condessa, já que seu casamento foi "arranjado".
@@janainabotelho3478 Obrigado pelas respostas.
Obviamente, respeito outros pontos de vista. E me resigno por não poder obrigar todos a pensarem como eu, nem mesmo quero tal coisa. Ao menos, fica óbvio que não há uma percepção única que se imponha ao fato histórico, senão que este sempre será visto sob uma perspectiva mediada por certos pressupostos.
Votos de felicidades.
Parabens pelo trabalho mas por favor corrija. Sua Alteza a Princesa Isabel do Brasil nunca deu herdeiros à coroa Portuguesa. Ela e o Conde D’Eu deram herdeiros à coroa Brasileira. A separação de Brasil e Portugal deu-se em 7 de setembro de 1822.
Gente porque que não tem uma foto dele rindo será que esse homem Não sorria
As câmeras fotográficas da época, eram muito arcaicas levava horas pra tirar uma foto. Já pensou
Ficar horas sorrindo pra tirar uma foto
D. Pedro não tinha amante, ela era professora de português ... ele era um homem honrado ...
vc ta sendo sarcastica? sério. quero mt saber se essas fofocas do século XIX eram verdadeiras.
Sei, e vc é virgem até hj.
felizmente na internet também se pode ler o seguinte, que terá a ver com a realidade porque os membros da Casa de Bragança deste D. João IV sempre foram grandes músicos e eruditos, e recebiam desde a tenra infância uma educação abrangente que lhes iria permitir viver em qualquer corte da Europa caso fosse necessário assim podemos ler na internet: "...Ao contrário de seu filho, Dom Pedro II, cuja paixão pelas artes e atividade como mecenas foi amplamente divulgada, é de pouco conhecimento o gosto pelas artes do nosso primeiro Imperador, que era exímio poeta, clarinetista e compositor, além de tocar muito bem flauta, fagote, trombone, cravo, rabeca e violoncelo e cantar modinhas, enquanto tocava pianoforte ou guitarra acústica. Como disse sua esposa a Imperatriz Dona Leopoldina, “Como meu esposo toca quase todos os instrumentos bem, eu o acompanho ao piano”. Ainda em Lisboa, antes da transferência da Corte para o Brasil, Dom Pedro já era educado musicalmente pelo castrato italiano Giuseppe di Foiano Totti. No Brasil, teve como professores o Mestre de Capela da Sé, o Padre José Maurício Nunes Garcia, e a partir de 1811, o Compositor da Corte, Marcos António da Fonseca Simão, conhecido como Marcos Portugal, o mais célebre compositor lusitano, que o iniciou na composição musical e já era seu professor de música em Lisboa juntamente com Totti..".
N acredito q d Pedro 2 tinha amante. Primeira vez q eu ouvi isto
Sim, tinha.
Ninguém é perfeito
Sim ele tinha. Como se casavam se amor era natural se apaixonar por outra mulher. Acho muito justo o amor deles, e a imperatriz uma mulher sem igual que mesmo traída se manteve ao lado dele fingindo não saber de nada pelo bem do Brasil.
Era bom viver da monaquia não tinha dispersa com os trabalhadores os escravo trabalhava pra eles em baixo de chicote um triste passado uma vergonha
Eu como ser humano acho que os erdeiros dos escravos tinha que ser idenisados. É o que acho.
LIKE
Família Real Portuguesa? Qual? Isabel era da Família Imperial Brasileira. Eles eram descendentes de portugueses, descendentes da Família Real Portuguesa, assim como a maioria das brasileiros são descendentes de portugueses, mas não são portugueses, são brasileiros.