Fernanda muito obrigada, passei o dia assistindo suas aulas, aprendi muito. Estou muito realizada. Obrigada por compartilhar conhecimento de forma tão didática e colaborar com nosso aprendizado.
Fernanda do céu, obrigado por tudo!!! Eu e o meu grupo passamos todos na disciplina por causa deste vídeo!! Somos fãs agora!! Vou partilhar este vídeo todos os anos no dia 22/02 porque considero o dia da Fernanda!! Obrigado!!! Viva a Shakira!!!
Fernanda, primeiro parabenizo pela disposição de realizar essas videos aulas, são bem didáticas. Estou com uma dificuldade de preparar meu Execel ou desconheço qual análise utilizar para comparação entre grupos, no caso, 3 grupos pré intervenção vs (os mesmos) 3 grupos pós intervenção.(G1 pré vs G1pós, G1 pré vs G2 pós...) cada grupo terá seus respectivos valores de IMC, Nível de atividade física, Tempo sentado para serem comparados... Fico grato caso puder ver o meu caso. Abraço. Amauri
Oi, Amauri. Fico feliz que você tenha gostado das aulas! No seu caso, você tem uma variável independente entre sujeitos (grupo) e uma intra-sujeito (pré x pós). Então você precisa fazer uma ANOVA mista. Tem vídeos sobre isso no canal ;)
Obrigado Fernanda, realizei aqui e deu certo, tem me ajudado bastante os vídeos, por acaso, você tem alguns livro sobre bioestatística para indicar? Obrigado
Muito boa explicação, parabéns ! Tem algum vídeo explicando como construir uma tabela com esses valores para inserir no artigo ? Estou com essa dificuldade.... Obrigada !
Oi, Renata, não tenho... Mas você consegue pedir esses valores indo em: analisar >> tabelas >> tabelas customizadas. Dá uma fuçada nessa opção, é bem intuitiva. Mas, bem lembrado, acho que vou gravar um vídeo ensinando isso em breve :)
Boa Noite Fernanda. Vídeos muito interessantes que vão direto ao assunto sem rodeios. Excelente. Tenho uma dúvida, existe algum teste não-paramétrico para uma sitação de duas vias?
Excelente aula, Fernanda! Obrigado por compartilhar conosco. Gostaria de saber qual o nome do teste post hoc utilizado nesse segundo procedimento, que identifica entre quais grupos existe a diferença estatística?
Olá, Fernanda. Tudo bem? Seus vídeos são maravilhosos! Parabéns! Então, eu preciso comparar três grupos profissionais e os níveis de satisfação e engajamento no trabalho e precisei usar o teste de Kruskal-Wallis, pq eles não seguem uma distribuição normal. Para reportar a média (ou mediana) de cada grupo como devo proceder? Uso o "posto médio"? Já que o segundo quartil que o spss oferece é para a distribuição geral dos escores de satisfação. Abç
O que você faz quando tem um intervalo com virgula? Por exemplo, testei a ecotoxicidade em diversas diluições, começando com 6.25 e indo até 100. O meu SPSS (29.0.0.0) não aceita virgula nem ponto para inserir valores como 6.25. você tem alguma dica em relação a isso ?
Fernanda, como saber a diferenças entre grupos como voce mostra ao clicar "mais de duas vezes" no SPSS a partir da versão 26? pois nesta, não tem essa opção, ela abre a janela de edição apenas. Obrigado
Olá Fernanda, que vídeo maravilhoso :) Seu canal já me ajuda bastante há um tempo. Gostaria de tirar uma dúvida, fiz o teste de Kruskal-Wallis e houve rejeição da hipótese nula (são 6 grupos). No momento de realizar a comparação entre os pares para ver qual dos grupos houve a diferença estatisticamente significativa, nenhuma comparação apresentou diferença no valor de p ajustado. Como procedo?
Isso acontece mesmo, principalmente quando essa diferença é marginal. Os cálculos do Kruskal-Wallis e do post-hoc são diferentes e o do post-hoc é mais conservador (mais difícil aparecer diferenças). Nesse caso você relata o que aconteceu: apesar do Kruskal-Wallis com p < 0,05, o post-hoc não detectou diferença entre os grupos.
Oi, Aline. Não há um teste não paramétrico correspondente à ANOVA de duas vias. Nesses casos, uma opção é usar um modelo linear generalizado, que não assume que os dados apresentam distribuição normal. Não tenho vídeo sobre esses modelos no canal, pelo menos não por enquanto, mas sei que o canal Cientística tem. Outra opção é usar ANOVAs de duas vias robustas (que baseiam o cálculo na mediana ou na média aparada). O SPSS não faz esses testes, mas o R, sim. Tenho vídeos ensinando a usar o R (mas ainda não cheguei nesses testes mais complexos). O livro do Andy Field (Discovering statistics using R) ensina. Aprendendo o básico de R antes, dá pra se basear no livro e fazer :) Que bom que os vídeos estão sendo úteis! Abraços!
Professora, por gentileza, veja se pode me ajudar com uma dúvida... No teste que apliquei, a variável de agrupamento (São 4 grupos) tem efeito sobre a variável de teste: [X2(3) = 8,477; p < 0,05]. O valor exato de p foi 0,037. No entanto, quando aplico o post hoc como você demonstrou, comparando os grupamentos em pares, o SPSS reafirmar o teste já verificado, para rejeitar a hipótese nula, indicando que a distribuição da variável de teste não é a mesma entre os grupamentos, mas quando abro o detalhamento para identificar a diferença entre os grupos, não há nenhuma Sig. Aj. Menor que 0,05. Tanto que neste detalhamento não há nenhuma célula nessa coluna com o sombreamento laranjinha... Como isso pode ocorrer? De o teste apresentar indicar diferença enter os grupos, mas no comparativo ente pares não mostrar diferença?
Nossa, eu estou com o mesmo problema. Fernanda, pode nos ajudar, por favor? Será que temos que usar o valor de Sig? Pois no meu caso, o valor de Sig apresenta valor menor que 0,05 e demonstra a diferença entre os pares.
Oi Fernanda... Parabéns pelas aulas, são excelentes. Fiz o teste de Kruskal-Wallis, mas deu erro. o que pode ser? Apareceu assim: Há apenas um grupo não vazio. O teste de Kruskal-Wallis não pode ser executado.
Fernanda, parabéns pelo trabalho, vc tem um nível de conhecimento e de didática excelentes. Aprendi muita coisa com vc, obrigada! uma pequena dúvida: no seu vídeo vc descreve o valor do Chi-square, mas quando rodei no meu (com variáveis ordinais, pq são escalas de percepção), apareceu a análise com nome de H de Kruskal-wallis ao invés do chi-square, é a mesma coisa? como reportaria se não for um valor de Chi-square?? muito obrigada!
Fernanda, obrigado pelo vídeo. Ele me ajudou bastante. Qual é o nome do teste de comparações pareadas que o SPSS realiza após o teste de Kruskal Wallis no exemplo do vídeo? Obrigado.
Olá!! Fernanda excelentes vídeos, poderia falar sobre a intenção de tratar “intention-to-treat”. Não sei se já ouviu falar e se possível, como monta a planilha? Obrigada!
Olá Fernanda!!! Que aula show! Realmente você nos incentiva na área da estatística. Gostaria de tirar uma dúvida. Rodei o teste de Kruskal-Wallis e apareceu pra mim um p = 0,045. Quando fiz o teste de Dunn para saber qual grupo estava a diferença, na coluna de p aparece um p = 0,017, porém no p ajustado aparece p = 0,052. Fiquei na dúvida como interpretar agora. Visto que no p ajustado fica maior que 0,05.
Isso pode acontecer mesmo. São cálculos diferentes. O post-hoc de Dunn pode acabar sendo mais conservador que o Kruskal-Wallis. Mas não dá para reportar o p não ajustado. Nessas situações, eu recomendo reportar que o Kruskal-Wallis apontou significância, mas o post-hoc apenas tendência.
Muito obrigado pela aula! Mas eu fiquei com uma duvida no Post Hoc na hora de escrever a minha dissertação. As análises de múltiplas comparações que realizou eram Mann-Whitney com correção de Bonferroni, ou era o Teste de Nemenyi ou outro que não esses dois?
@@FernandaPeres Muito obrigado Fernanda. estava realmente precisando do nome. Os professores da Banca sempre perguntam. Agora fiquei com outra duvida. O post-hoc de Dunn que o SPSS faz por padrão que você está falando é quando eu deixo a caixa "Escolhe automaticamente os testes com base nos dados" ou quando eu seleciono " Customizar testes>Kruskal-Wallis 1-Way ANOVA (amostras k)?
@@FernandaPeres Muito obrigado Fernanda. Seus vídeos são excelente quando terminar essa playlist vou aprender R pelos seus vídeos. Meus parabéns pelo seu trabalho!
Oi prof. Na minha pesquisa quero verificar se a motivação dos estudantes é diferente por curso, esse teste responderia essa questão? (meu dados não apresentam normalidade - amostra 140)
Amei o vídeo e já comecei a seguir o canal! Só fiquei com uma dúvida: você falou que atribuiu valores para as variável "Grupo", como placebo ser 0, gostaria de saber como faço isso. Obrigado desde já
Oi, Gildasio. Que bom que você curtiu os vídeos! Essa parte de atribuir valores a variáveis e codificá-las eu explico nos dois primeiros vídeos de SPSS. Tem na playlist de SPSS (você consegue achar no canal mesmo, ou na descrição desse vídeo). Abraços!
Oi Fernanda, tudo bem? Me tira uma dúvida. Na análise de Kruskal-Wallis deu um valor de p de 0,007, que foi significativo, uma vez que é menor que 0,05. Quando eu rodo o teste para ver a diferença por par, nenhum valor de p foi significativo. Isso pode acontecer? E posso reportar que quando comparou-se par a par, não houve diferença?
Sim, pode acontecer. O post-hoc, como corrige para múltiplas comparações, tende a ser mais rígido (principalmente quando há muitos grupos). Isso também tende a acontecer quando a significância da ANOVA está bem no limite (por exemplo, p = 0,047). Nesse caso, reporta o que aconteceu. A gente não tem como estar sendo antiético se contar tudo que foi feito e todos os resultados ;)
Fernanda, fiz o Kruskal-Wallis, mas quando tento verificar em qual grupo está a diferença não aparece para mim na ''visualização´´ a opção comparação de pares. Por favor, você sabe o que pode ser?
Sua versão do SPSS. Se for muito antiga, não tem a comparação entre pares. Se for mais recente que essa minha (que é a 20), o SPSS mudou a saída. Não tem mais que clicar para aparecer, basta ir rolando a tela que vai ter uma tabela com as comparações
@@FernandaPeres muito obrigada! A versão do meu é a 20 em inglês. Estranho, na minha não tem. Vou tentar uma outra versão. Grata pelos vídeos e atenção.
Pode me explicar como comparo os grupos no teste não-paramétricos? Ou seja, se eu tiver 4 grupos, como faço para comparar G1 com G2; G1 com G3 etc? Obrigada
Oi Fernanda! Muito boa a aula! Queria tirar uma dúvida. Quando o intervalo da minha variável quantitativa não começar em 0, eu tenho que alterar essa informação em algum lugar? Tenho uma variável que vai de 20 até 304
Boa noite Fernanda Peres, meus parabéns e muito obrigado pelas aulas. Tenho uma dúvida! Eu fiz ensaio de quebra por impacto de 20 partículas em quatro tipos de minério de ferro diferentes, os dados gerados não seguem à distribuição normal, já fiz esse teste e seguem a log-normal. a mediana deu parecido para os quatro minérios, mas a variância mudou bastante. Gostaria de saber qual teste uso para analisar se os quatro tipos de minério de ferro são diferentes, ou se podem ser considerados o mesmo tipo?
Fernanda, parabéns pelo vídeo bem didático. Você pode me tirar uma dúvida? Se eu tenho 2 grupos e quero compará-los em relação a uma variável quantitativa ordinal, posso usar o teste de Kruskal-Wallis? (Os grupos seriam, por exemplo, pacientes com e sem Hipertensão Portal e a variável quantitativa ordinal seria valor do TGO divido em 1- < resultado dentro da normalidade, 2- entre 1 e 2 vezes o valor da normalidade e 3- > 2 vezes o valor da normalidade)
Oi! Esses testes não paramétricos poder ser usados em variáveis ordinais, sim. Mas como você só tem dois grupos, o mais recomendado é o Mann-Whitney. O Kruskal-Wallis é equivalente à ANOVA, usado quando há mais de dois grupos. Fico feliz que esteja gostando dos vídeos! Abraços!
Oi Fernanda, obrigada pelo vídeo extremamente didático. Tenho uma dúvida que não consegui ter certeza nas referencias que olhei, pois descrevem o caminho da analise sem usar as "Caixas de diálogo legadas". O teste post hoc que faz para a comparação por pares é o Bonferroni? Achei essa informação aqui www.ibm.com/support/pages/can-spss-perform-dunns-nonparametric-comparison-post-hoc-testing-after-kruskal-wallis-test
Oi, Jéssica, o teste é o Dunn-Bonferroni. É uma informação difícil de encontrar mesmo, mas cheguei nessa mesma fonte que você. E depois, no R, testei e confirmei que é esse teste mesmo.
Oi, Francy. Não há um teste não paramétrico correspondente. Você precisaria usar modelos lineares generalizados, um tanto mais complexos, e que não assumem a normalidade. Não tenho vídeos sobre eles, mas sei que o canal Cientística tem. Abraços!
Oi Fernanda, tudo bem? Que canal maravilhoso, viu?! Parabéns! Te fazer uma pergunta... Caso minha amostra seja menor que 30, mas após o teste de homogeneidade e normalidade nem todas as variáveis possuem p>0,05, ou seja, nem todas são normais e homogêneas. Nesse caso, eu aplico pra todas as variáveis o teste de Kruskal-Wallis, visto que a amostra é menor que 30, ou aplico apenas para as variáveis que não são homogêneas e normais?
Oi, Camila. Então, essa sugestão de n maior que 30 é porque tem quem argumente que o teste de normalidade não é confiável em amostras menores. Mas, se você tem variáveis que atendem a todos os pressupostos: normalidade, homogeneidade e ausência de outliers, pode fazer a ANOVA e fazer o Kruskal-Wallis para variáveis que não atenderem aos pressupostos. E aí, claro, explica isso no delineamento. Mas você também pode fazer o teste não-paramétrico para todos, se preferir. Não é errado fazer o não-paramétrico para amostras normais e homogêneas. A questão é que o paramétrico acaba sendo preferido porque ele tem mais poder (maior probabilidade de encontrar diferenças que existam). O que não dá para fazer é ter grupos normais e grupos não normais, e rodar testes diferentes para esses grupos. Todos os grupos tem que ser submetidos aos mesmos testes (mas acho que não era isso mesmo que você tinha proposto, né?). E obrigada! Fico feliz de saber que o canal ajuda 😍
Oi Fernanda, excelente seu vídeo. Poderia me tirar uma dúvida??? Tenho quatro grupos independentes g1 (n= 21), g2 (n= 300), g3 (n= 340) e g4 (n= 330). Quero excluir o grupo menor, pois me parece inadequado comparar por exemplo o número de horas de sono entre os quatro grupos devido a essa diferença gritante entre os Ns, e também por não seu de meu interesse. Mas do ponto de vista da estatística é adequado eu comparar os 4 grupos? Se sim ou se não, pq?
Ola Fernanda. Pode me tirar uma dúvida? se eu precisar fazer um teste não paramétrico com duas variáveis de fatores fixos para uma dependente, como seria?
Oi, Lucas. Não há um teste não paramétrico que comporte dois fatores. Nesses casos, a solução é partir para modelos generalizados, que não tem a distribuição normal como pressuposto. Eu não tenho vídeos sobre eles no canal (ainda!), mas sei que o canal Cientística tem. Abraços!
Oi Fernanda! Tudo bem? Tentei seguir seu passo a passo, mas quando abre a aba para por a lista de variaveis, a minha que está denominada grupo some e não consigo colocar nada em variável de agrupamento. Você saberia me dizer o porque e o que eu poderia fazer para corrigir isso? Essa segunda forma que você fez (indo direto nas amostras independentes) seria somente para dados não pareados? Tenho 4 grupos, no entanto, faz parte de um projeto experimental, então tenho dados pré e pós, sendo eles pareados, certo? O que eu posso fazer?
Ótima aula, professora Fernanda. Fiquei apenas com duas dúvidas no momento de reportar os dados. Lí em alguns artigos o uso da letra H, como exemplo [H(2) = 8,903; p < 0,05]. Qual seria o correto: H ou X2? E para as diferenças na análise pareada é preciso informar o coeficiente (com qual letra reportar e qual das colunas utilizar: test statistic, std. test statistic) ou apenas o p ajustado? Obrigado, Edu
Oi Fernanda, tudo bem? Uma dúvida, eu tinha feito o teste de normalidade e deu tudo ok, dados não normais, aí fui fazer o teste não paramétrico e simplesmente não está aparecendo a variável de agrupamento para selecionar, apenas as variáveis de teste.
@@wellingtonbio6451 Provavelmente a variável de agrupamento não está classificada corretamente. O primeiro vídeo da playlist de SPSS explica como inserir variáveis categóricas no programa.
Oi Fernanda, tentei aplicar esse teste para diferença existente entre comportamento de pessoas regiões demográficas diferentes e a janela de comparação de pares não apareceu. Já tinha usado para comparar idade e a janela apareceu. Pode me Ajudar?
sussucabs Oi! Não consigo imaginar qual o problema... Quer me mandar seu banco de dados para eu dar uma olhada? Meu email é: fernandafperes@hotmail.com
Olá Fernanda tenho uma dúvida. Fiz uma análise usando o teste de Kruskal-Wallis e quero fazer um gráfico com o resultado, a minha dúvida é que dados eu coloco no gráfico, por exemplo, no eixo y eu coloco a média do Rank ? e o erro-padrão, porque vejo muitos artigos científicos que utilizam testes não paramétricos que no título do gráfico ou da tabela dizem " Média (± erro-padrão). Como eu faço ? Obrigado.
Oi, Keneson! Muita gente usa mesmo a média e o erro (ou desvio) padrão. Porém, existe toda uma discussão de que se os seus dados não seguem uma distribuição normal (o que é o caso quando você opta pelo teste não paramétrico) a média não é uma boa representação deles. Recomenda-se usar a mediana (que o SPSS mostra como segundo quartil) no lugar da média e o intervalo interquartil (diferença entre os valores dos quartis) no lugar do desvio padrão.
Fernanda muito obrigada, passei o dia assistindo suas aulas, aprendi muito. Estou muito realizada. Obrigada por compartilhar conhecimento de forma tão didática e colaborar com nosso aprendizado.
Obrigada pelo feedback, Rosana! ♥️
Fernanda do céu, obrigado por tudo!!! Eu e o meu grupo passamos todos na disciplina por causa deste vídeo!! Somos fãs agora!! Vou partilhar este vídeo todos os anos no dia 22/02 porque considero o dia da Fernanda!! Obrigado!!! Viva a Shakira!!!
Hahahaha! Que ótimo! Fico feliz de contribuir!
Qual curso? Fiquei curiosa!
Vídeo EXTRAORDINÁRIO!!! Empatia fantástica!
Obrigada pelo vídeo, Fernanda! Sou mais uma que vc ajudou com sua explicação bem clara e completa.
Que didática fantástica. Muito bom!
Fernanda, estou encantada pelo seu canal! Você é ótima! Muito obrigada por compartilhar o seu conhecimento!
Obrigada!! 🥰
Parabéns pelas aulas, são muito esclarecedoras!
Muito bom mesmo, Fernanda! Parabéns!
Parabéns pelo canal Fernanda, muito didático.
Excelente aula, professora! Parabéns!
Santa Fernanda! Muito obrigada pelo vídeo! Extremamente didático! =D
Mulher, eu te amo!!!
Você é uma santa! Obrigado! 😊
Hahaha! Que bom que os vídeos estão te ajudando!
Você é muito didática! Obrigadoo
Oh nanda, salvaste-nos. Com amor grupo 28!!
Subscrevo! Obrigada nanda!
Muito obrigada pelo material de qualidade! Parabéns!
Salvou a minha vida!
Fernanda, primeiro parabenizo pela disposição de realizar essas videos aulas, são bem didáticas. Estou com uma dificuldade de preparar meu Execel ou desconheço qual análise utilizar para comparação entre grupos, no caso, 3 grupos pré intervenção vs (os mesmos) 3 grupos pós intervenção.(G1 pré vs G1pós, G1 pré vs G2 pós...) cada grupo terá seus respectivos valores de IMC, Nível de atividade física, Tempo sentado para serem comparados... Fico grato caso puder ver o meu caso. Abraço. Amauri
Oi, Amauri. Fico feliz que você tenha gostado das aulas!
No seu caso, você tem uma variável independente entre sujeitos (grupo) e uma intra-sujeito (pré x pós). Então você precisa fazer uma ANOVA mista. Tem vídeos sobre isso no canal ;)
Obrigado Fernanda, realizei aqui e deu certo, tem me ajudado bastante os vídeos, por acaso, você tem alguns livro sobre bioestatística para indicar? Obrigado
Parabéns Fernanda muito didática esta aula... me ajudou muito
Muito bom, bem didático. Parabéns. Verei os outros vídeos.
Maravilhosa! Obrigado! Tava precisando exatamente disso.
Que vídeo excelente professora, muito obg pela ajuda
Muito boa explicação, parabéns !
Tem algum vídeo explicando como construir uma tabela com esses valores para inserir no artigo ? Estou com essa dificuldade.... Obrigada !
Oi, Renata, não tenho... Mas você consegue pedir esses valores indo em: analisar >> tabelas >> tabelas customizadas. Dá uma fuçada nessa opção, é bem intuitiva.
Mas, bem lembrado, acho que vou gravar um vídeo ensinando isso em breve :)
Excelente vídeo! Parabéns!
Maravilhoso! Me salvou kkk
Salvando minha dissertação kkkkk obg!
Obrigada pelo seu vídeo, ajudou muito!
Boa Noite Fernanda. Vídeos muito interessantes que vão direto ao assunto sem rodeios. Excelente. Tenho uma dúvida, existe algum teste não-paramétrico para uma sitação de duas vias?
Excelente aula, Fernanda! Obrigado por compartilhar conosco. Gostaria de saber qual o nome do teste post hoc utilizado nesse segundo procedimento, que identifica entre quais grupos existe a diferença estatística?
Obrigada, Joaquim! É o teste de Dunn-Bonferroni (mas em geral só chamado de post-hoc de Dunn). Abraços!
@@FernandaPeres Obrigado!
Obrigada pelo vídeo!! muito bom!
Olá, Fernanda. Tudo bem? Seus vídeos são maravilhosos! Parabéns!
Então, eu preciso comparar três grupos profissionais e os níveis de satisfação e engajamento no trabalho e precisei usar o teste de Kruskal-Wallis, pq eles não seguem uma distribuição normal.
Para reportar a média (ou mediana) de cada grupo como devo proceder? Uso o "posto médio"? Já que o segundo quartil que o spss oferece é para a distribuição geral dos escores de satisfação.
Abç
Muito showwwww
O que você faz quando tem um intervalo com virgula?
Por exemplo, testei a ecotoxicidade em diversas diluições, começando com 6.25 e indo até 100.
O meu SPSS (29.0.0.0) não aceita virgula nem ponto para inserir valores como 6.25. você tem alguma dica em relação a isso ?
Fernanda, como saber a diferenças entre grupos como voce mostra ao clicar "mais de duas vezes" no SPSS a partir da versão 26? pois nesta, não tem essa opção, ela abre a janela de edição apenas. Obrigado
É só ir descendo o output, que vai ter todas as tabelas que abriam ao clicar duas vezes.
Olá Fernanda, que vídeo maravilhoso :)
Seu canal já me ajuda bastante há um tempo. Gostaria de tirar uma dúvida, fiz o teste de Kruskal-Wallis e houve rejeição da hipótese nula (são 6 grupos). No momento de realizar a comparação entre os pares para ver qual dos grupos houve a diferença estatisticamente significativa, nenhuma comparação apresentou diferença no valor de p ajustado. Como procedo?
Isso acontece mesmo, principalmente quando essa diferença é marginal. Os cálculos do Kruskal-Wallis e do post-hoc são diferentes e o do post-hoc é mais conservador (mais difícil aparecer diferenças). Nesse caso você relata o que aconteceu: apesar do Kruskal-Wallis com p < 0,05, o post-hoc não detectou diferença entre os grupos.
Oi Fernanda, parabéns pelas aulas, tem me ajudado muito!! Uma pergunta: qual seria o teste não-paramétrico correspondente a ANOVA de 2 vias?
Oi, Aline. Não há um teste não paramétrico correspondente à ANOVA de duas vias. Nesses casos, uma opção é usar um modelo linear generalizado, que não assume que os dados apresentam distribuição normal. Não tenho vídeo sobre esses modelos no canal, pelo menos não por enquanto, mas sei que o canal Cientística tem. Outra opção é usar ANOVAs de duas vias robustas (que baseiam o cálculo na mediana ou na média aparada). O SPSS não faz esses testes, mas o R, sim. Tenho vídeos ensinando a usar o R (mas ainda não cheguei nesses testes mais complexos). O livro do Andy Field (Discovering statistics using R) ensina. Aprendendo o básico de R antes, dá pra se basear no livro e fazer :)
Que bom que os vídeos estão sendo úteis! Abraços!
@@FernandaPeres muito obrigada!😊
Fernanda, muito obrigada pela aula! Uma dúvida, quando utilizar o valor de P da tabela de mediana que a saída do Kruskal-Wallis tambem disponibiliza?
Professora, por gentileza, veja se pode me ajudar com uma dúvida... No teste que apliquei, a variável de agrupamento (São 4 grupos) tem efeito sobre a variável de teste: [X2(3) = 8,477; p < 0,05]. O valor exato de p foi 0,037.
No entanto, quando aplico o post hoc como você demonstrou, comparando os grupamentos em pares, o SPSS reafirmar o teste já verificado, para rejeitar a hipótese nula, indicando que a distribuição da variável de teste não é a mesma entre os grupamentos, mas quando abro o detalhamento para identificar a diferença entre os grupos, não há nenhuma Sig. Aj. Menor que 0,05. Tanto que neste detalhamento não há nenhuma célula nessa coluna com o sombreamento laranjinha... Como isso pode ocorrer? De o teste apresentar indicar diferença enter os grupos, mas no comparativo ente pares não mostrar diferença?
Nossa, eu estou com o mesmo problema. Fernanda, pode nos ajudar, por favor? Será que temos que usar o valor de Sig? Pois no meu caso, o valor de Sig apresenta valor menor que 0,05 e demonstra a diferença entre os pares.
Oi Fernanda... Parabéns pelas aulas, são excelentes.
Fiz o teste de Kruskal-Wallis, mas deu erro. o que pode ser?
Apareceu assim: Há apenas um grupo não vazio. O teste de Kruskal-Wallis não pode ser executado.
No meu spss não pinta as celulas de amarelo, mesmo rejeitando a hipótese nula, será que é alguma configuração?
Talvez seja... Ou deve depender da versão. Gravei esse vídeo usando a 20.0
Fernanda, parabéns pelo trabalho, vc tem um nível de conhecimento e de didática excelentes. Aprendi muita coisa com vc, obrigada!
uma pequena dúvida: no seu vídeo vc descreve o valor do Chi-square, mas quando rodei no meu (com variáveis ordinais, pq são escalas de percepção), apareceu a análise com nome de H de Kruskal-wallis ao invés do chi-square, é a mesma coisa? como reportaria se não for um valor de Chi-square??
muito obrigada!
É uma outra medida do teste, mas pode reportá-la normalmente. No lugar de qui-quadrado, escreve o H.
@@FernandaPeres beleza! muito obrigada!
Fernanda, obrigado pelo vídeo. Ele me ajudou bastante. Qual é o nome do teste de comparações pareadas que o SPSS realiza após o teste de Kruskal Wallis no exemplo do vídeo? Obrigado.
Olá!! Fernanda excelentes vídeos, poderia falar sobre a intenção de tratar “intention-to-treat”. Não sei se já ouviu falar e se possível, como monta a planilha? Obrigada!
Oi, Keuly. Já ouvi falar, sim! Eu ainda não tenho vídeos sobre isso no canal, mas estou gravando uma nova série de vídeos, vou incluir a sua sugestão!
@@FernandaPeres Obrigada!!😁
Fernanda.
Clico duas vezes na resultado e não abre a tabela dinâmica. Saberia dizer pq? Tenhoa versao 26.0
Nessa versão não precisa clicar. Todas as tabelas são mostradas, só descer a tela.
Olá Fernanda!!! Que aula show! Realmente você nos incentiva na área da estatística.
Gostaria de tirar uma dúvida. Rodei o teste de Kruskal-Wallis e apareceu pra mim um p = 0,045. Quando fiz o teste de Dunn para saber qual grupo estava a diferença, na coluna de p aparece um p = 0,017, porém no p ajustado aparece p = 0,052. Fiquei na dúvida como interpretar agora. Visto que no p ajustado fica maior que 0,05.
Isso pode acontecer mesmo. São cálculos diferentes. O post-hoc de Dunn pode acabar sendo mais conservador que o Kruskal-Wallis. Mas não dá para reportar o p não ajustado. Nessas situações, eu recomendo reportar que o Kruskal-Wallis apontou significância, mas o post-hoc apenas tendência.
@@FernandaPeres Muito obrigado!!! Você é excelente!
Muito obrigado pela aula! Mas eu fiquei com uma duvida no Post Hoc na hora de escrever a minha dissertação. As análises de múltiplas comparações que realizou eram Mann-Whitney com correção de Bonferroni, ou era o Teste de Nemenyi ou outro que não esses dois?
O que o SPSS faz por padrão é um post-hoc de Dunn.
@@FernandaPeres Muito obrigado Fernanda. estava realmente precisando do nome. Os professores da Banca sempre perguntam. Agora fiquei com outra duvida. O post-hoc de Dunn que o SPSS faz por padrão que você está falando é quando eu deixo a caixa "Escolhe automaticamente os testes com base nos dados" ou quando eu seleciono " Customizar testes>Kruskal-Wallis 1-Way ANOVA (amostras k)?
É o quando faz exatamente como eu fiz no vídeo.
@@FernandaPeres Muito obrigado Fernanda. Seus vídeos são excelente quando terminar essa playlist vou aprender R pelos seus vídeos. Meus parabéns pelo seu trabalho!
Oi prof. Na minha pesquisa quero verificar se a motivação dos estudantes é diferente por curso, esse teste responderia essa questão? (meu dados não apresentam normalidade - amostra 140)
Existe algum teste não paramétrico correspondente ao Two way ANOVA?
Não. Há alternativas robustas (que só dá para fazer no R) ou a opção de partir para modelos lineares generalizados.
Amei o vídeo e já comecei a seguir o canal! Só fiquei com uma dúvida: você falou que atribuiu valores para as variável "Grupo", como placebo ser 0, gostaria de saber como faço isso. Obrigado desde já
Oi, Gildasio. Que bom que você curtiu os vídeos! Essa parte de atribuir valores a variáveis e codificá-las eu explico nos dois primeiros vídeos de SPSS. Tem na playlist de SPSS (você consegue achar no canal mesmo, ou na descrição desse vídeo). Abraços!
@@FernandaPeres Eu tava vendo eles justamente agora, estão maravilhosos e já consegui atribuir os valores!
Oi Fernanda, tudo bem? Me tira uma dúvida. Na análise de Kruskal-Wallis deu um valor de p de 0,007, que foi significativo, uma vez que é menor que 0,05. Quando eu rodo o teste para ver a diferença por par, nenhum valor de p foi significativo. Isso pode acontecer? E posso reportar que quando comparou-se par a par, não houve diferença?
Sim, pode acontecer. O post-hoc, como corrige para múltiplas comparações, tende a ser mais rígido (principalmente quando há muitos grupos). Isso também tende a acontecer quando a significância da ANOVA está bem no limite (por exemplo, p = 0,047).
Nesse caso, reporta o que aconteceu. A gente não tem como estar sendo antiético se contar tudo que foi feito e todos os resultados ;)
Fernanda, fiz o Kruskal-Wallis, mas quando tento verificar em qual grupo está a diferença não aparece para mim na ''visualização´´ a opção comparação de pares. Por favor, você sabe o que pode ser?
Sua versão do SPSS. Se for muito antiga, não tem a comparação entre pares.
Se for mais recente que essa minha (que é a 20), o SPSS mudou a saída. Não tem mais que clicar para aparecer, basta ir rolando a tela que vai ter uma tabela com as comparações
@@FernandaPeres muito obrigada! A versão do meu é a 20 em inglês. Estranho, na minha não tem. Vou tentar uma outra versão. Grata pelos vídeos e atenção.
Pode me explicar como comparo os grupos no teste não-paramétricos? Ou seja, se eu tiver 4 grupos, como faço para comparar G1 com G2; G1 com G3 etc? Obrigada
Beatriz, eu explico isso a partir do minuto 8:38.
@@FernandaPeres Tentei fazer como você, mas no meu campo visualizar não aparece "comparação em pares" será que fiz alguma coisa errada?
@@beatrizfonseca4476 Você provavelmente não solicitou essa comparação como eu ensino no minuto 6:25...
@@FernandaPeres Eu fiz o que você disse :/ Não percebo o pq de não funcionar...
@@beatrizfonseca4476 Também não sei te dizer... Mas confere se você codificou tudo certo no passo da montagem do banco de dados...
Oi Fernanda! Muito boa a aula! Queria tirar uma dúvida. Quando o intervalo da minha variável quantitativa não começar em 0, eu tenho que alterar essa informação em algum lugar? Tenho uma variável que vai de 20 até 304
Não precisa, não. E obrigada! Fico feliz que a aula tenha ajudado :)
Boa noite Fernanda Peres, meus parabéns e muito obrigado pelas aulas.
Tenho uma dúvida! Eu fiz ensaio de quebra por impacto de 20 partículas em quatro tipos de minério de ferro diferentes, os dados gerados não seguem à distribuição normal, já fiz esse teste e seguem a log-normal. a mediana deu parecido para os quatro minérios, mas a variância mudou bastante.
Gostaria de saber qual teste uso para analisar se os quatro tipos de minério de ferro são diferentes, ou se podem ser considerados o mesmo tipo?
Fernanda, parabéns pelo vídeo bem didático. Você pode me tirar uma dúvida? Se eu tenho 2 grupos e quero compará-los em relação a uma variável quantitativa ordinal, posso usar o teste de Kruskal-Wallis? (Os grupos seriam, por exemplo, pacientes com e sem Hipertensão Portal e a variável quantitativa ordinal seria valor do TGO divido em 1- < resultado dentro da normalidade, 2- entre 1 e 2 vezes o valor da normalidade e 3- > 2 vezes o valor da normalidade)
Oi! Esses testes não paramétricos poder ser usados em variáveis ordinais, sim. Mas como você só tem dois grupos, o mais recomendado é o Mann-Whitney. O Kruskal-Wallis é equivalente à ANOVA, usado quando há mais de dois grupos.
Fico feliz que esteja gostando dos vídeos! Abraços!
@@FernandaPeres Muito obrigado, vou fazer isso então!
Na versão 26.0 não abre a tabela dinâmica, e não aparece as comparações.
Luciana, eu também tenho a versão 26. Se você solicita as comparações entre pares elas aparecem nas tabelas abaixo da principal.
@@FernandaPeres que estranho, deve estar passando alguma coisa, que não está dando, certo!
@@lucianark4921 Você pode tentar fazer pelo Excel. Meu último vídeo ensina isso.
Oi Fernanda, obrigada pelo vídeo extremamente didático. Tenho uma dúvida que não consegui ter certeza nas referencias que olhei, pois descrevem o caminho da analise sem usar as "Caixas de diálogo legadas". O teste post hoc que faz para a comparação por pares é o Bonferroni? Achei essa informação aqui www.ibm.com/support/pages/can-spss-perform-dunns-nonparametric-comparison-post-hoc-testing-after-kruskal-wallis-test
Oi, Jéssica, o teste é o Dunn-Bonferroni. É uma informação difícil de encontrar mesmo, mas cheguei nessa mesma fonte que você. E depois, no R, testei e confirmei que é esse teste mesmo.
Oi Fernanda. E se eu tiver dois grupos, ou seja, fatores. Qual é o teste não paramétrico similar a ANOVA FATORIAL? Obrigada.
Oi, Francy. Não há um teste não paramétrico correspondente. Você precisaria usar modelos lineares generalizados, um tanto mais complexos, e que não assumem a normalidade. Não tenho vídeos sobre eles, mas sei que o canal Cientística tem. Abraços!
Oi Fernanda, tudo bem? Que canal maravilhoso, viu?! Parabéns!
Te fazer uma pergunta... Caso minha amostra seja menor que 30, mas após o teste de homogeneidade e normalidade nem todas as variáveis possuem p>0,05, ou seja, nem todas são normais e homogêneas. Nesse caso, eu aplico pra todas as variáveis o teste de Kruskal-Wallis, visto que a amostra é menor que 30, ou aplico apenas para as variáveis que não são homogêneas e normais?
Oi, Camila. Então, essa sugestão de n maior que 30 é porque tem quem argumente que o teste de normalidade não é confiável em amostras menores. Mas, se você tem variáveis que atendem a todos os pressupostos: normalidade, homogeneidade e ausência de outliers, pode fazer a ANOVA e fazer o Kruskal-Wallis para variáveis que não atenderem aos pressupostos. E aí, claro, explica isso no delineamento. Mas você também pode fazer o teste não-paramétrico para todos, se preferir. Não é errado fazer o não-paramétrico para amostras normais e homogêneas. A questão é que o paramétrico acaba sendo preferido porque ele tem mais poder (maior probabilidade de encontrar diferenças que existam).
O que não dá para fazer é ter grupos normais e grupos não normais, e rodar testes diferentes para esses grupos. Todos os grupos tem que ser submetidos aos mesmos testes (mas acho que não era isso mesmo que você tinha proposto, né?).
E obrigada! Fico feliz de saber que o canal ajuda 😍
@@FernandaPeres Muitíssimo obrigada pelo esclarecimento. Farei como você sugeriu. Abraços.
Oi Fernanda, excelente seu vídeo. Poderia me tirar uma dúvida??? Tenho quatro grupos independentes g1 (n= 21), g2 (n= 300), g3 (n= 340) e g4 (n= 330). Quero excluir o grupo menor, pois me parece inadequado comparar por exemplo o número de horas de sono entre os quatro grupos devido a essa diferença gritante entre os Ns, e também por não seu de meu interesse. Mas do ponto de vista da estatística é adequado eu comparar os 4 grupos? Se sim ou se não, pq?
O meu não aparece esse item de comparação em pares, o que aconteceu?
Isso só aparece nas versões mais recentes do SPSS, do 20 para cima.
Se o seu é desses mais novos, garanta que você fez todos os passos igual ao vídeo.
Ola Fernanda. Pode me tirar uma dúvida? se eu precisar fazer um teste não paramétrico com duas variáveis de fatores fixos para uma dependente, como seria?
Oi, Lucas. Não há um teste não paramétrico que comporte dois fatores. Nesses casos, a solução é partir para modelos generalizados, que não tem a distribuição normal como pressuposto. Eu não tenho vídeos sobre eles no canal (ainda!), mas sei que o canal Cientística tem. Abraços!
@@FernandaPeres obtigado.
Oi Fernanda! Tudo bem? Tentei seguir seu passo a passo, mas quando abre a aba para por a lista de variaveis, a minha que está denominada grupo some e não consigo colocar nada em variável de agrupamento. Você saberia me dizer o porque e o que eu poderia fazer para corrigir isso? Essa segunda forma que você fez (indo direto nas amostras independentes) seria somente para dados não pareados? Tenho 4 grupos, no entanto, faz parte de um projeto experimental, então tenho dados pré e pós, sendo eles pareados, certo? O que eu posso fazer?
Parabéns. Você é fera Fernanda!
Se você excluir seu canal, acho que corro o risco de perder meu emprego... haha
Hahahaha! 🥰
Ótima aula, professora Fernanda. Fiquei apenas com duas dúvidas no momento de reportar os dados. Lí em alguns artigos o uso da letra H, como exemplo [H(2) = 8,903; p < 0,05]. Qual seria o correto: H ou X2? E para as diferenças na análise pareada é preciso informar o coeficiente (com qual letra reportar e qual das colunas utilizar: test statistic, std. test statistic) ou apenas o p ajustado? Obrigado, Edu
Vc descobriu como faz? Tô com essa mesma dúvida
Oi Fernanda, tudo bem? Uma dúvida, eu tinha feito o teste de normalidade e deu tudo ok, dados não normais, aí fui fazer o teste não paramétrico e simplesmente não está aparecendo a variável de agrupamento para selecionar, apenas as variáveis de teste.
@@wellingtonbio6451 Provavelmente a variável de agrupamento não está classificada corretamente. O primeiro vídeo da playlist de SPSS explica como inserir variáveis categóricas no programa.
@@FernandaPeres Obrigadooooooooooo ❤️🌹
Oi este é um programa que faz esses testes?
Isso, Juliana. Chama SPSS.
Oi Fernanda, tentei aplicar esse teste para diferença existente entre comportamento de pessoas regiões demográficas diferentes e a janela de comparação de pares não apareceu. Já tinha usado para comparar idade e a janela apareceu. Pode me Ajudar?
sussucabs Oi! Não consigo imaginar qual o problema... Quer me mandar seu banco de dados para eu dar uma olhada? Meu email é: fernandafperes@hotmail.com
Parabéns pelas aulas Fernanda, muito úteis. Aconteceu o mesmo problema comigo =/. Conseguiu resolver o dela?
Consegui resolver seguindo os passos deste vídeo. watch?v=vbYuV5TlMNU
Olá Fernanda tenho uma dúvida. Fiz uma análise usando o teste de Kruskal-Wallis e quero fazer um gráfico com o resultado, a minha dúvida é que dados eu coloco no gráfico, por exemplo, no eixo y eu coloco a média do Rank ? e o erro-padrão, porque vejo muitos artigos científicos que utilizam testes não paramétricos que no título do gráfico ou da tabela dizem " Média (± erro-padrão). Como eu faço ? Obrigado.
Oi, Keneson! Muita gente usa mesmo a média e o erro (ou desvio) padrão. Porém, existe toda uma discussão de que se os seus dados não seguem uma distribuição normal (o que é o caso quando você opta pelo teste não paramétrico) a média não é uma boa representação deles. Recomenda-se usar a mediana (que o SPSS mostra como segundo quartil) no lugar da média e o intervalo interquartil (diferença entre os valores dos quartis) no lugar do desvio padrão.
#KruskalWallis