Carros Icônicos #5 - Volkswagen Fusca!

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 6 окт 2024
  • Fala motorizados, hoje dia 20 de janeiro é o dia nacional do fusca, e em homenagem ao eterno besouro vamos relembrar a história do mais icônico dos carros.
    Projetado por ferdinand porsche, a pedido do próprio Hitler, o fusca foi lançado na alemanha em 1939, mas nos anos seguintes devido a segunda guerra mundial sua produção esteve praticamente paralisada. Voltando a ser produzido no final de 1945. E a partir de 1950 ele começou a ser importado para o Brasil.
    Em 1953 o governo proibiu a importação de veículos já montados, a Volkswagen então passou a importar as peças do carro e a monta-las no Brasil. Contudo o fusca começou a ser realmente produzido no Brasil somente em 1959, com 54% de nacionalização das peças. Dentre as novidades, estavam o novo volante cálice; maçanetas externas que ganharam botão de acionamento e para-sol emborrachado. A janela traseira aumentou de tamanho e passou a ser retangular neste modelo.
    Em 1962 o "Fusca" passou a ter chassi nacional, além de ter ganho faróis com facho assimétrico, gancho cabide nos para-choques; nova lanterna traseira bicolor e vidros laterais basculantes.
    Já em 67 A Volkswagen lançou motor 1300 cc com 46cv no lugar do antigo 1200 de 36 hp. Nas propagandas, apareciam os carros com uma cauda de tigre saindo da traseira em alusão a maior potência.
    Em 1970 foi lançado o fuscão, modelo com motor 1 500 cilindradas de 52 cavalos, e acabamento requintado. Sua produção duraria até 1975.
    Um ano antes do fuscão ser aposentado é lançada a versão 1600S, com motor 1.6 de 65 cavalos. Que ficou conhecido como super-fuscão.
    No ano de 1979 as lanternas traseiras se tornam maiores e passam a ser chamadas "Fafá", em alusão aos seios fartos da cantora Fafá de Belém.
    Em 1983 passou a ser chamado oficialmente de fusca, antes seu nome oficial era Volkswagen sedan.
    Três anos mais tarde a marca desistiria de produzi-lo, mas reinicia sua produção em 93, a pedido do então presidente da república Itamar Franco. O carro vendeu muito menos que da meta esperada pela Volkswagen. A principal razão para que o Fusca não vendesse tão bem se deve ao fato de seu acabamento espartano demais diante dos concorrentes surgidos em meados da década de 1990, como o Fiat Uno Mille e o Chevrolet Corsa de primeira geração, que tinham preços muito próximos do velho besouro, porém, com acabamento e espaço interno melhores que os do Fusca.
    O ultimo ano do fusca no Brasil foi 1996. A partir desse ano o mexico passou a ser o único país no qual o fusca era produzido, sua produção foi encerrada por lá em 2003.
    Em 97 a Volkswagen lançou a segunda geração do besouro, que em comum com seu antepassado tinha apenas o design, e o espaço diminuto. O new beetle como ficaria conhecido tornou-se um sucesso no mercado norte-americano, ganhando uma versão conversível pouco tempo depois.
    Em 2011 nasceu a terceira geração do veiculo. Um dos objetivos estabelecidos pela fábrica era tornar o carro mais "masculino", e para tanto seria mais baixo, largo e com formas menos arredondadas, mais próximas ao modelo original.

Комментарии • 2