Perdi a oportunidade de ficar em segundo melhor do mundo. Meu falecido irmão seria o primeiro com 54 bandeiradas. Fiquei um pouco antrás com 47 dias.... Não lembro quantas horas de jogo. Hoje tenho 50 anos e esse feito ja fazem 35 anos.... Parabén á todos nós, amantes eternos do Enduro.
@@milao8441 Sim. Acredito. Legal ver o testemunho de outras pessoas que tiveram grandes resultados no Enduro. Interessante que, é como andar de bicicleta. Depois que a gente pega a manha, não esquece mais.
SIMPLESMENTE SEN-SA-CIO-NAL!!! Primeiramente, obrigado por ter me citado no seu vídeo e te parabenizo por todo o trabalho que você teve em fazer essa grande descoberta. Parabéns e farei o possível para viralizar o seu vídeo e que todas as pessoas tenham acesso a ele. Agora sim, todo o mistério acabou!! Estou muito feliz por isso. Abraços!!!
Espero que isso incentive as pessoas a explorarem essa técnica em outros jogos do Atari. Dá para aprender bastante sobre desenvolvimento de jogos com esse tipo de análise. Abs
Fui pesquisar sobre esse jogo é cai aqui de paraquedas, parabenizo pelo esforço, alguns anos atrás fiz um curso de jogos 2D e lá víamos toda a história dos games e tudo mais, de cara já deduzi que o jogo seria um loop infinito, pois na época os recursos eram bem limitados e os jogos eram muito bem trabalhados, pois tinham recursos escassos de memória e processamento e qualquer tipo de recompensa era perdido um espaço valioso por isso esse jogo é um loop infinito, eu acho que nessa época os esforço eram válidos pois os jogos eram bem feitos, bem pensados e divertidos, hoje as pessoas tem muitos recursos e fazem uma porcaria de jogos que não são divertidos e muitas vezes só tem gráficos e nada mais
Acaba de sair uma tonelada de dúvidas das minhas costas... Tenho 45 anos. Tive um ATARI aos 5 anos de idade. Muito legal saber finalmente como era o verdadeiro final de Enduro... ou seja, ele é infinito. Devemos muito aos programadores da época que eram verdadeiros gênios da informática que era bastante limitada na época, os caras tiravam leite de pedra. Um abraço a todos que viveram essa época maravilhosa !
Realmente, foi incrível, também tenho 45 anos e sempre imaginei que o Enduro era infinito, joguei dias seguidos, não era possível que esse negócio nunca terminava, tirou um.peso das minhas costas kkkkk
*VER MEU IRMÃO MAIS VELHO, 51 ANOS, COM OS OLHOS RASOS DÁQUA POR CAUSA DAS LEMBRANÇAS DESSE JOGO, NÃO TEM PREÇO....O BICHO TA EMOCIONADO AQUI, MEU DEUS !!!!!!*
Nada como dedicação, pesquisa e muita força de vontade pra descobrir algo assim, parabéns! O resultado foi algo simples, mas o que conta é a trajetória e a sua pesquisa foi exemplar, que incrível. Obrigado por compartilhar isso com a comunidade.
Ótimo vídeo. O mais impressionante é programar um jogo e enfiar ele em um espaço praticamente microscópico de bytes. Os programadores dessa época eram geniais.
Jogava na janela da casa de um amigo pois na época morava com o meu avô e minha mãe que me visitava nós dias de domingo trabalhava numa fábrica de tecelagem não tinha condições de pagar um para mim. Saudades do meu grande amigo e camarada, André Luiz Coutinho, descanse em paz meu amigo você proporcionou grandes momentos de alegrias a um menino pobre.😔😔😔😔😔
Cara, vc não zerou o Enduro, mas vc zerou a vida. Vc mandou bem demais, parabéns! Tenho 39 anos e vc resolveu o maior mistério da minha geração. Muito obrigado!
Ainda bem que descobri isso depois dos meus 30 anos pois se tivesse descoberto isso na minha infância acho que teria uma infância frustrada... Esse era nosso único objetivo nos anos 90....
Hoje jogando f1 num ps5 com meu filho aos 42 ANOS realistivo demais e tudo começou com enduro , me lembrei que juntava meses de mesada pra comprar um ATARI com enduro. Hoje uma room que jogo num emulador grátis no meu celular e até hoje tentava zerar mas agora entendo os jogos do Atari o objetivo era só pra saber quem chegava mais longe kkkk
Esse vídeo foi épico. Voltei no tempo e lembrei que eu jogava Enduro com essa mesma adrenalina que te vi jogar. Na época, eu via o jogo me desafiando, querendo me ganhar, o que não vejo hoje em dia. Era cansativo, causava dores no polegar, muito massa. Obrigado mesmo por uma preciosidade dessas!!! Em 1997 cheguei a aprender assembly no CEFET-MA, e trabalhar gráfico nele é coisa de doido, mais um fato para admirar os programadores daquele tempo.
Quando eu era moleque, cheguei no vigésimo quinto dia, e achei que tava fazendo uma coisa absurda... praticamente 30 anos depois descobrir que o jogo é infinito dá uma certa raiva kkkkkkkkkkk Parabéns pela descoberta e pelo tempo investido!
Na epoca no atari verdadeiro eu cheguei até o dia 13. E achava que chegando ao dia 10 o jogo acabava porque só tinha um digito para o marcador do dia. mas depois expandia o espaço e não tinha fim.
Obrigado a você por ter sido uma das poucas pessoas que disse "tempo investido". Te agradeço de coração e parabéns pelo seu feito. Eu mesmo não faço 25 dias na raça. Rs !!!
Incrível.. o DEBUG pra mim foi a melhor parte.. mas é sensacional imaginar que um jogo com 40 anos de idade ainda deixe os aficionados por jogos de corrida empolgados em jogar! Parabéns pelo vídeo e obrigado por partilhar!
Nostalgia total!!!!!!!!!!!! O bip regressivo era uma agonia total rs. E a paisagem mais bonita era o entardecer roxo e laranja. A neve era terrível, tanto pela cor como pela reação do carro. Saudades eternas da minha infância.
Mas uma coisa vc conseguiu meu amigo "SER O PRIMEIRO MELHOR DESSE JOGO DO.MUNDO INTERIRO",pra mim vc é o número um desse jogo,vc nos leva a viver essa história e emoção junto com vc parabéns.
Muito legal, eu cheguei a fazer 23, mais já vi cliente meu fazendo em umas das minhas máquinas 93 fazes, isso com uma ficha.. o cara era um gênio...tinha uma visão boa.
Pelo menos isso prova que o jogo foi muito bem programado, mesmo que você seja um especialista no jogo eles fazem de tudo pra você não conseguir, mas se conseguir o jogo não trava.
Não vou dar espoiler, mas incrível seu trabalho e dedicação. Esse foi meu primeiro game, joguei num atari 2600 com 4 anos de idade. Felicidade e satisfação em poucos pixeis.
Exatamente. Em assembly, o valor da variável é sempre lido da direita pra esquerda em backwards. Tipo, se em codigo de maquina, o valor hexadecimal de uma variavel é FE 00, em assembly, o valor sai como 00 EF
Na época do Atari, os programadores suavam e tinham que escovar byte por byte até fazer o jogo caber nos 4 KB, otimizando tudo que dava. Encaixar um final assim no jogo provavelmente custaria muito mais de ROM do que dava pra fazer, seria impossível. Considerar que Enduro é de 1983 dá mais certeza ainda disso.
2 года назад+3
eu fazia umas 18 chorando na epoca do atary msmo hoje acho mais facil pq estou bem mais velho e os controles ajudam mais ainda tenho um atary pra relembrar minha irma zerou o megamania e eu o river raid
O recordista mundial de enduro é o brasileiro Bruno Sutter, sim, o Detonator do Massacration, do hermes e renato. ELe foi até o nível 24. ruclips.net/video/XJsLZ0WRnfc/видео.html&ab_channel=BrunoSutter
GameDevBoss, sem você conhecer assembly e sequer notação hexadecimal você deu seus pulos, encontrou o que precisava e resolveu seu problema. *A isso eu dou o nome de inteligência !* Muitos falam que uma pessoa é inteligente porque tem 3 faculdades, porque fala 5 idiomas, ou porque é fera em matemática, porque manja de artes ou porque lê muito.... Pode ser que a pessoa seja inteligente, mas nada disso define inteligência. *Inteligência é ou fazer novas perguntas sobre velhos assuntos ou responder velhas perguntas de maneiras novas.* Parabéns, foi isso que você fez !!! .
Cara voltei no passado, esse jogo era meu sonho, quando eu era criança, mas minha família não tinha boas condições financeira, foi um sonho que ficou frustrado. Meus olhos até brilharam agora que assisti o vídeo, senti a presença daquela criança sonhadora em mim. Legal, Valeu!
@@mendigatodoamor7812 Sim. Eu com 44 ainda gosto de jogar, jogos novos e antigos... É um exercício mental e um bálsamo para o espírito igual música de flash back... Só não comprei o Atari remasterizado que estão vendendo nas lojas pq considero o preço escorchante. Não que não possa pagar, mas não alimento usura às custas de minha nostalgia...
Parabéns pelo vídeo cara! Você fez um verdadeiro trabalho de engenharia reversa. Sensacional! Assembler não é fácil mesmo não. É uma linguagem de baixo nível onde se manipula os bits quase que diretamente. No entanto, você conseguiu desvendar os padrões da alocação de memória e com isso esclareceu um mistério que durou décadas. Parabéns pela dedicação! Foi um trabalho primoroso.
Cara. Te recomendo um doutorado! É exatamente esta a proposta: descobrir soluções inovadoras para problemas existentes! Recomendação: escreva esta tua solução e registra. A partir desta solução, vários tentarão alternativas. Mas essa "lógica das variáveis" pelo Stella foi tua! Parabéns
Eu com 43 anos (04/04/21). Nunca imaginei um dia saberia o final. Joguei muito Enduro, o Atari fez parte da minha vida. Parabéns pelo trabalho, grande conhecimento.
mais de 25k em visuualizações e apenas 1522 likes para um trampo destes é até uma falta de consideração com o Rapaz vulgo GameDevBoss... Parabéns pelo seu empenho e muito boa vontade em realizar este trabalho e obvio que não se pode deixar de citar aqui o INNUENDO_DF que provou sem duvida sem o maior e mais capaz de todos os tempos neste game mito da decada de 80
O trabalho é ótimo,mas, ele fez um bait de 20 minutos para falar que o contador zera. Eu mesmo vim pelo título, fiquei curioso. Não estava interessado em debug, variável nem nada disso.
Carlos Br encare o vídeo como um mini documentário que mostra como os jogadores se uniram para desvendar os segredos do jogo. Explicar sobre a memória e debug possibilita que outras pessoas possam investigar este, e outros jogos do Atari. Abs
Como desenvolvedor a mais de 10 anos, fico feliz quando algumas pessoas tem a curiosidade que você teve para chegar a um determinado resultado e ainda de quebra, explicou passo a passo como você chegou ao resultado. é otimo ver que ainda existem pessoas assim. PARABENS!!
Lembro quando eu estudava na Fatec São Paulo, no curso de Processamento de Dados (Faz tempo isso), tinha o pessoal que estudava essa programação. O pessoal chamava de escovador de bits. Você escovou os bits do Enduro e fez este vídeo sensacional!! Parabéns!!!
@@cartodados9589 falou tudo, esse era o grande B.O. da época, a memória era limitante. A programação tinha que ser tão otimizada, que, inclusive, para economizar alguns bytes deixaram de usar o ano com 4 dígitos para 2 dígitos, eis aí o início do "Bug do Milênio"
Virei noite e mais noites, quebrei muitos controles, levei muitas surras e tomei muitos castigos e agora, se fazer força alguma recebo esse presente, valeu meu caro!!
Que trampo hein!! Parabéns pela dedicação!! Vim pelo canal do Innuendo_DF ! Enfim o mistério foi resolvido! Você complementou o que o Innuendo começou de forma esplendida! Muito bom mesmo!
Olá GameDeVBoss! Excelente vídeo. Adorei a edição. Vim pelo compartilhamento do Innuendo. Que final incrível! 😁 Recomendo que todos assistam ao video até o final. Você passou informações valiosas. Esse emulador Stella eu uso uma vez ou outra para jogar e nunca soube dessas configurações. Gostei!
Épica descoberta!!! Vlw cara. Eu hj com 42 anos joguei muito enduro. E não tinha noção de como seria o fim. Os programadores já tinham um pensamento além do tempo. Muito legal!!!
Parabéns pela dedicação! Tenho 39 anos e jogava muito esses jogos do Atari. Infelizmente, na época, os programadores não se preocupavam com final e sim quem conseguia a pontuação máxima. Meio frustrante para quem passava horas e horas e depois não acontecia nada de mais...
Exatamente o que aconteceu comigo quando fechei o jogo PacMan: a pontuação voltou a zero, e a partida continuou. Achava que isso poderia acontecer só no PacMan, mas agora acredito que é geral nesses tipos de jogos.
Respondendo 1 ano depois, mas para fins de curiosidade: O termo "zerar" o jogo vem exatamente disso: depois de conseguir a pontuação máxima, a pontuação simplesmente volta a zero e daí considera-se que a pessoa concluiu o jogo
Boa tarde, você já recebeu vários 'obrigado', mas não poderia deixar passar o meu. Muito obrigado por essa façanha, por esse trabalho incrível, nostalgia é umas das melhores coisas que um jogador de games pode sentir, e eu pude voltar na minha maravilhosa infância com esse vídeo. PARABÉNS !!!
Foi mesmo sensacional essa explicação. Joguei muito enduro em minha adolescência. Quando comecei a trabalhar com 15 anos quando recebi o meu primeiro salário eu fui e comprei um Atari. Daí pra frente foi só alegria e muitas manetes quebradas. Parabém pelo conteúdo!
Eu com 48 anos hoje joguei muito o enduro quando criança, eu tinha um Super game da CCE concorrente do Atari. Fui muito feliz na minha infância, muito legal o vídeo!!
Like com certeza. Você não pode ser considerado um JOGADOR. VOCÊ É UM CIENTISTA. Você tem plenas condições de descobrir a cura DEFINITIVA para a COVID-19. Você é super-hiper-ultra INTELIGENTE. PARABÉNS 😎😃🙌
@@foxdequintal Amigo quis apenas ILUSTRAR que o rapaz é muito inteligente e dedicado. Pegou a causa para ele, e descobriu todos os mistérios que ficaram ocultos por 40 anos. Oras bolas, você é MIMIZENTO demais, Deus me livre😒😖😕☠💀👹
Velho, espero que você tenha contatado o outro jogador para mostrar esse resultado! Parabéns pela iniciativa, e obrigado por desvendar esse capítulo da infância de muitos. Em relação ao resultado era 50 50, ou crashava ou recomeçava! Agora a gente sabe
Tenho 53 anos, e joguei mjuito atari na década de 80, e assistindo este vídeo, posso dizer que "zerei" o Enduro, pois cheguei a fase 99. Outro jogo que passei uma noite inteira jogando foi o come-come (pac-man), que vinha junto na compra do atari. eu meu irmão dois anos mais novo, chegamos a um nível que não perdíamos mais vidas... Ótimas lembranças dessa época, jogos simples, que nos fazia ficar muito tempo jogando. Valeu pela recordação.💯🤩
Eu já sabia desse final "misterioso" do ENDURO, desde 1989. Mas não foi jogando na raça, mas sim, pelo motivo de eu possuir um cartucho que tinha quatro jogos selecionáveis pela chave gangorra (liga-desliga) do meu velho ATARI 2600 da Polyvox. Explico: Dentre ao meus vários títulos, eu possuía um cartucho todo preto da Dynacom (4 em 1) - (Seaquest, Frostbite, Keystone Kapers e ... ENDURO). Esse cartucho, tinha um curioso bug, pois para selecionar um jogo, e eu adorava jogar Seaquest, (e chegava longe por sinal, algo na casa dos 380.000 pontos), era preciso desligar e ligar o console que o jogo era selecionado automaticamente, como uma "catraca". Algumas vezes surgia o mesmo jogo, e algumas vezes o jogo simplesmente não aparecia na tela (vulgo TV de cinescópio) o bom e velho tubão !!!! Então, eis que aparecia o ENDURO, "bugado", e eu sabia disso pelo fato de surgir do lado esquerdo da tela várias linhas horizontais que ficavam se deslocando de baixo para cima. E..... na parte do painel do jogo, o placar registrava 899.800 e em outros casos 999.990 !!! Para quem jogava, deve se lembrar que o jogo ficava jogando sozinho com o carrinho após uma batida (sem som) voltava e ficava posicionado no canto da pista e nada mais incomodava ele, até que o jogador pressionasse (RESET) no seu console. Acontece, que ao "resetar" o jogo bugado, ele ficava no ponto de partida e o painel não zerava. Era só pressionar start (o único botão de ação do controle do ATARI kkkk), e quase instantaneamente (POW) o jogo fechava e voltava a zero. Era possível fechar mais um circuito jogando de modo insano ou o jogo travava na pista de neve !!! Ahá, bons tempos que eu espero que NUNCA MAIS VOLTEM !!!!!
kkkk po meu amigo, eu cheguei até comentar antes de ver seu comentário, mas apaguei. achei que ia passar por mentiroso kkkkk. No meu caso os meus cartuchos eram os de 4 jogos da dactar, e quando eu virava a chave física do cartucho diretamente ia pro outro jogo com a pontuação quase máxima. Fiz isso com vários , seaquest, hero, Frogger, space invaders.. e quanto ao enduro eu lembro que os dias ficavam bugados, mas o odômetro quase no máximo. e com isso fiz essa virada. Obrigado por compartilhar e saber que não aconteceu só comigo essa maluquice
Na minha infância eu já tinha descoberto isso bugando o jogo, ligando e desligando o Atari rapidamente. Cada jogo dava um bug diferente, não funcionava com todos mas, no caso do Enduro, a pista quase triplicava de tamanho e ficava fácil correr pelo acostamento. fiquei o dia todo pra chegar a esta conclusão também.
Algo semelhante me aconteceu. Em uma ocasião ao colocar o cartucho, a exibição na tela fez as linhas limitadoras da pista serem exibidas em forma de "X". Com essa forma de pista, o meu carro ficou "isolado" dos outros carros, e então eu pude simplesmente segurar o botão do joystick e deixar o carro ir. O carro não batia nós outros e batia invicto uma bandeirada após outra. Depois de muitas bandeiradas (se bem me lembro, umas 50) eu vi que nada diferente acontecia e desisti... Que pena! Eu teria descoberto isso tudo já naquele tempo!!!
Uaaaal, que loucura, muito top seu vídeo, parabéns pela garra e determinaçâo, muito obrigado pelo conteúdo do video, vc é um Gênio, Deus abençoe !!! Passei infinitas noites quebrando a cabeça com esse jogo, ganhava somente corretivos do meu pai de tanto barulho que eu fazia na sala, de tanta raiva que eu ficava por não chegar em um fim ....parabéns mais uma vez, boa sorte !!!
CARA, VOCE FOI EXPLENDOROSO.. VOU GUARDAR ESSE VIDEO COMO UM TROFEU!!!!!!! OBRIGADO PELO NIVEL DE DETALHES.... Sou desenvolvedor de sistemas e o que voce fez é loucura!!!! Parabens!!!
Joguei, quando tinha 9 anos, .....de 8 hrs manha ate de 19 hrs da noite, ...nem comia, ... para ver se conseguia ver algo diferente no jogo, única coisa que mudava era que ficava mais difícil, rs e muito difícil, ... a mesma coisa aconteceu jogando Pac Man, não tinha fim, e acabávamos desistindo, .... parabéns rapaz, ..... é preciso muito esforço para este feito,... só os raiz, ... da época entendem isso,... a garotada de hoje não...
Cara, que vídeo interessante! Gostei do uso de save state pelo Innuendu pra tentar zerar as fases e do resultado, muito peculiar. Eu conheço esse emulador de Atari mas nunca usei esse recurso de interferência na programação (e olha que eu já programei em Assembly, mas hoje não domino quase nada dela, bastante complicada). Deve ter coisas parecidas para sistemas de 8 e 16 BIT, não? É uma pena que nada de extraordinário aconteça ao fim da pontuação de Enduro, embora isso não diminua o efeito de se atingir a numeração e desmistificar teorias. Particularmente gosto muito desses segredos desenterrados!
Esse vídeo acabou de tirar uma dúvida de nada menos de 30 anos, quando eu jogava tinha 9 anos, no Atari 2600 que foi presente do meu falecido avô Alcides. Hoje, com 39, deixo minha homenagem e gratidão a ele ❤
Caramba, olha isso....o Enduro que muitas vezes perdíamos horas jogando....parabéns pelo vídeo. Tenho, até hoje, saudades desse nostálgico Atari 2600. Discutimos sobre diversos jogos na hora do intervalo, no Colégio Brigadeiro Newton Braga, aqui na Ilha do Governador. Época boa demais essa. Que saudade!!!
Esses jogos nao foram desenvolvidos para se chegar ao final.... E como são as coisas... Não existe essa info em lugar algum. Só alguem com conhecimento que forçando as situaçoes descobre o que muitos ja imaginaram. Valeu pelo trabalho desenvolvido e matar a curiosidade de milhoes de pessoas.
Mas é lógico que na época ninguém ia dizer que esses jogos não tinham um final, senão perderia a graça. A ideia era justamente fazer com que as pessoas jogassem achando que teria um final. Eu por exemplo cheguei ao “final” do River Raid, que na verdade não era um final pois o jogo simplesmente trava quando você atinge 1 milhão de pontos. Ele trava e aí tem que recomeçar do zero de novo
SENSACIONAL!!!! Realmente sensacional! Meu comentário anterior foi feito antes de concluir o vídeo! Concluí-lo, de fato, principalmente com a informação adicional sobre as variáveis do jogo trouxe a luz que faltava! Parabéns pela bem-sucedida investigação!!!
@@CLAYTONIANKE Sabe, Clayton. Entendo o seu modo de pensar, mas para mim não foi perda de tempo. Eu gostei da experiência de fazer isso. Jogo desde os 7 anos e sempre tive prazer em fazer maratonas de jogos. Talvez tivesse sido perda de tempo se eu me arrependesse de ter realizado essa pesquisa (gosto de deixar isso claro pq eu informei desde o início sobre os recursos para garantir chegar até o "final" do jogo). Eu acredito que mesmo que se demore para fazer algum projeto, a pessoa faz com prazer, ela não perdeu tempo. Ela investiu. E jogos são apenas lazer. O tempo perdido seria viver apenas disso e deixar a vida de lado. Mas entendi sim o seu ponto de vista e concordo com ele.
@@CLAYTONIANKE Eu sei que não. Me dei como exemplo sem desmerecer uma palavra do que vc disse. Por isso que eu disse que concordo contigo. Gostei demais do seu modo de pensar e eu que peço desculpas se dei a entender que fui arrogante ou que desmereci a sua boa intenção em passar uma grande e sábia lição de vida. O que vc disse é real e acontece com muita gente. Forte abraço e tudo de bom para vc. :)
Assista também meus outros vídeos sobre o Atari! Enduro - Muito além da fase 103: ruclips.net/video/1vcYt63eI3g/видео.html Hackeando o River Raid: ruclips.net/video/CT9jFKO99fE/видео.html Aula de Hacking Atari (Especial HERO): ruclips.net/video/h6YKXmjcZ8M/видео.html Jogos de Atari tem final?: ruclips.net/video/y2gu2pESFIs/видео.html Jogando Atari com uma furadeira: ruclips.net/video/TVsVnMk7aiw/видео.html
Já suspeitava disso. Quando criança meu pai viciou no PacMan. Depois de muitas horas de jogo, mas muitas mesmo o contador "zerou" da mesma maneira. De raiva ele largou tudo e nunca mais jogou....
@@GameDevBoss Eu ainda tenho uma pulga atrás da orelha, qual a máxima pontuação no Decathlon? Eu era muito viciado e meu placar máximo foi 9975 ou algo próximo. Mas nunca acima de 10000. Uma raiva só....bons tempos...
O jogo que eu mais gostei foi o DIDI NA MINA ENCANTADA DO VIDEOGAME ODYSSEY, e tinha o jogo OVNI que também era bom, e tinha um come come(K C. Krazy Chase) melhor que o Pacman....
Trabalho hercúleo hein! Mas era de se imaginar, esses jogos eram muito simples para terem uma resolução final, não havia uma história por trás, bastava ficar se repetindo. A coisa era feita para ficar em loop infinito mesmo.
Tem quase um ano esse vídeo, mas só hoje (02/04/2021) que o RUclips o recomendou pra mim... primeiro, que cara monstro era o tal Innuendo_DF nesse jogo; eu ficava feliz de chegar no dia 3º ou 4º e ele foi infinitamente mais longe do q eu já tinha visto alguém ir... e essa de debugar o jogo foi mto interessante... realmente os jogos eram feitos pra testar quem iria mais longe e não tinha uma fase final em sua imensa maioria... ganhou um inscrito no canal e já to recomendando à família inteira e aos meus amigos esse vídeo sensacional
Perdi a oportunidade de ficar em segundo melhor do mundo. Meu falecido irmão seria o primeiro com 54 bandeiradas. Fiquei um pouco antrás com 47 dias.... Não lembro quantas horas de jogo. Hoje tenho 50 anos e esse feito ja fazem 35 anos.... Parabén á todos nós, amantes eternos do Enduro.
Rapaz, mas admito...
Jogo nada! 103 dias? Caramba, show! Campeão dos campeões!
Top eim
Rapaz, meus parabéns hein? Eu lembro que com 6 anos de idade, por aí, eu fiz 25 dias
@@milao8441
Sim. Acredito.
Legal ver o testemunho de outras pessoas que tiveram grandes resultados no Enduro. Interessante que, é como andar de bicicleta. Depois que a gente pega a manha, não esquece mais.
Cara q legal saber q o joguinho era querido por muita gente.
SIMPLESMENTE SEN-SA-CIO-NAL!!! Primeiramente, obrigado por ter me citado no seu vídeo e te parabenizo por todo o trabalho que você teve em fazer essa grande descoberta. Parabéns e farei o possível para viralizar o seu vídeo e que todas as pessoas tenham acesso a ele. Agora sim, todo o mistério acabou!! Estou muito feliz por isso. Abraços!!!
parabéns pela ideia e pela paciência. tava difícil ver você desesperado nas filmagens haha
Herói!!!!
@@lingux_yt não seja por isso. agora vc pode assistir por aqui. :)
Espero que isso incentive as pessoas a explorarem essa técnica em outros jogos do Atari. Dá para aprender bastante sobre desenvolvimento de jogos com esse tipo de análise. Abs
Fui pesquisar sobre esse jogo é cai aqui de paraquedas, parabenizo pelo esforço, alguns anos atrás fiz um curso de jogos 2D e lá víamos toda a história dos games e tudo mais, de cara já deduzi que o jogo seria um loop infinito, pois na época os recursos eram bem limitados e os jogos eram muito bem trabalhados, pois tinham recursos escassos de memória e processamento e qualquer tipo de recompensa era perdido um espaço valioso por isso esse jogo é um loop infinito, eu acho que nessa época os esforço eram válidos pois os jogos eram bem feitos, bem pensados e divertidos, hoje as pessoas tem muitos recursos e fazem uma porcaria de jogos que não são divertidos e muitas vezes só tem gráficos e nada mais
Acaba de sair uma tonelada de dúvidas das minhas costas... Tenho 45 anos. Tive um ATARI aos 5 anos de idade. Muito legal saber finalmente como era o verdadeiro final de Enduro... ou seja, ele é infinito. Devemos muito aos programadores da época que eram verdadeiros gênios da informática que era bastante limitada na época, os caras tiravam leite de pedra. Um abraço a todos que viveram essa época maravilhosa !
Os caras jogam em emulador, vc grava a fase e volta se não passar. Não é raiz como nós jogávamos.
não tira o mérito dos caras, o inuendo, por exemplo, é fera, raiz total...
@@icaroviana9399 EXATAMENTE!!! Foi uma época única, só quem viveu, viveu 🥲
tentei ver o codigo em assembly em single step mas falhei, legal as dicas!!!
Realmente, foi incrível, também tenho 45 anos e sempre imaginei que o Enduro era infinito, joguei dias seguidos, não era possível que esse negócio nunca terminava, tirou um.peso das minhas costas kkkkk
*VER MEU IRMÃO MAIS VELHO, 51 ANOS, COM OS OLHOS RASOS DÁQUA POR CAUSA DAS LEMBRANÇAS DESSE JOGO, NÃO TEM PREÇO....O BICHO TA EMOCIONADO AQUI, MEU DEUS !!!!!!*
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu tenho 49 anos e entendo perfeitamente a emoção do seu irmão.
Tenho 45 e sei bem como é. Montei um emulador de fliperama e jogo com meu filho menor, sem competição, diversão apenas, assim mata um pouco a saudade.
bah... entendo perfeitamente. tenho 53 e to sentindo o mesmo!
Tenho 42 e entendo o seu irmão.
No início quando fechava os olhos p dormir ainda via os carrinhos passando, mas depois já me acostumei, saudoso Atari tempo da TV sem cores 🥰
Nada como dedicação, pesquisa e muita força de vontade pra descobrir algo assim, parabéns! O resultado foi algo simples, mas o que conta é a trajetória e a sua pesquisa foi exemplar, que incrível. Obrigado por compartilhar isso com a comunidade.
Depois de 40 anos vou dormir em PAZ... final emocionante!
Kkkkkkk boa
Sqn
Que final?
Kkkkkkkkk
Vá em paz
Ótimo vídeo. O mais impressionante é programar um jogo e enfiar ele em um espaço praticamente microscópico de bytes. Os programadores dessa época eram geniais.
Assembly é foda... Praticamente quebra a matrix...
Também né, na época como a tecnologia era limitada tinha que caber num espaço pequeno mesmo
@@foxdequintal tem uma entrevista do programador do Pitfall do Atari que ele explica como eram os macetes pra colocar tudo em pouco espaço, é genial.
onde trabalho tem um time que monitora rotinas de mainframe, só aposentado e cabeça branca no andar kkk
Esses caras são gênios mesmo,sem palavras o que eles fazem rss
Estou com 50 anos joguei desde o lançamento dele e te falo jogo ate hj tenho todos os consoles e te digo marcou minha vida o enduro e a infancia .
Jogava na janela da casa de um amigo pois na época morava com o meu avô e minha mãe que me visitava nós dias de domingo trabalhava numa fábrica de tecelagem não tinha condições de pagar um para mim. Saudades do meu grande amigo e camarada, André Luiz Coutinho, descanse em paz meu amigo você proporcionou grandes momentos de alegrias a um menino pobre.😔😔😔😔😔
eu ficava na janela da casa de um vizinho vendo ele e outros garotos jogando, e nunca fui convidado pra jogar uma mísera partida 😔
Cara, vc não zerou o Enduro, mas vc zerou a vida.
Vc mandou bem demais, parabéns!
Tenho 39 anos e vc resolveu o maior mistério da minha geração.
Muito obrigado!
Zerou a vida? Esse era o objetivo da vida dele? Ele já pode morrer?
@@Guialex10 😂😂😂😂.
Não é esse o sentido da expressão “zerou a vida”.
Digita no Google a expressão que lá vc vai encontrar o significado.
TMJ
@@leozim9003 EU ESTAVA ZOANDO KKKK
@@Guialex10 o cara, desculpa. Foi mal mesmo. 😂😂😂😂
É dai que vem a expressão zerar, quando voce zera o contador, pode se dizer que ele zerou enduro
Ainda bem que descobri isso depois dos meus 30 anos pois se tivesse descoberto isso na minha infância acho que teria uma infância frustrada... Esse era nosso único objetivo nos anos 90....
Hahaha pode crê
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
E saber o final de Caverna do Dragao kkk
Acho que era por isso que surguiu a expressão “zerar o jogo”
bem pensado 🤔
exatamente isso
Já usaram gameshark nisso aí ahhahah
E p cara ficou na infinita, ganhando todos
cara deve ser isso mesmo os desenvolvedores já sábia que isso ocorreria e assim surgiu a expressão de zerar o jogo sensacional
Bingo
Hoje jogando f1 num ps5 com meu filho aos 42 ANOS realistivo demais e tudo começou com enduro , me lembrei que juntava meses de mesada pra comprar um ATARI com enduro. Hoje uma room que jogo num emulador grátis no meu celular e até hoje tentava zerar mas agora entendo os jogos do Atari o objetivo era só pra saber quem chegava mais longe kkkk
só quem teve um Atari na infância e jogou Enduro, sabe o valor desse vídeo. Coisa mais linda! Parabéns e obrigado por compartilhar!!!!
Esse vídeo foi épico. Voltei no tempo e lembrei que eu jogava Enduro com essa mesma adrenalina que te vi jogar. Na época, eu via o jogo me desafiando, querendo me ganhar, o que não vejo hoje em dia. Era cansativo, causava dores no polegar, muito massa. Obrigado mesmo por uma preciosidade dessas!!! Em 1997 cheguei a aprender assembly no CEFET-MA, e trabalhar gráfico nele é coisa de doido, mais um fato para admirar os programadores daquele tempo.
Também estudei no CEFET MA de 97 a 2000 e gostei muito de programe assembly
Quando eu era moleque, cheguei no vigésimo quinto dia, e achei que tava fazendo uma coisa absurda... praticamente 30 anos depois descobrir que o jogo é infinito dá uma certa raiva kkkkkkkkkkk
Parabéns pela descoberta e pelo tempo investido!
O cara tinha vídeo game naquele tempo...e está com raiva kkk
@@alessandropaiva9938 verdade, só um primo tinha, nós nos amontoavamos para jogar.
Na epoca no atari verdadeiro eu cheguei até o dia 13. E achava que chegando ao dia 10 o jogo acabava porque só tinha um digito para o marcador do dia. mas depois expandia o espaço e não tinha fim.
Obrigado a você por ter sido uma das poucas pessoas que disse "tempo investido". Te agradeço de coração e parabéns pelo seu feito. Eu mesmo não faço 25 dias na raça. Rs !!!
Incrível.. o DEBUG pra mim foi a melhor parte.. mas é sensacional imaginar que um jogo com 40 anos de idade ainda deixe os aficionados por jogos de corrida empolgados em jogar! Parabéns pelo vídeo e obrigado por partilhar!
O bom que tem o emulador pra jogar nostalgia jogo sempre no Stella
Enduro e River Ride são dois clássicos memoráveis dá Atari!!!
Wow! Após 40 anos posso voltar a comer, dormir em paz e ter uma vida normal novamente! Vídeo sensacional. Obrigado!
😂😂😂😂 Somos 2, Isso foi um mistério que acompanhou toda minha vida, mas já a
Imaginava que esse jogo não tem final
😂
Parabéns pelo tutorial. Livrou-nos desta dúvida que ja durava muito tempo. Antes tarde do que nunca. Atarizeros... Sejam libertos.
É nóis, oitentista!...
Nostalgia total!!!!!!!!!!!! O bip regressivo era uma agonia total rs. E a paisagem mais bonita era o entardecer roxo e laranja. A neve era terrível, tanto pela cor como pela reação do carro. Saudades eternas da minha infância.
A INFÂNCIA ESTA DENTRO DE VOCÊ PEQUENO GAFANHOTO
Incrível irmão. Massa demais o esforço pra mostrar pra todos uma curiosidade dificílima de fazer jogando. Parabéns de verdade 👍😁
Poderia fazer final nele lá no canal né kkk brinks
Muito bom. Joguei muito... altos campeonatos na década de 80. 😂
Valeu pelo seu esforço! Para muitos vc seria um louco, pra mim vc é um herói.💪🇧🇷🙏🏆
Mas uma coisa vc conseguiu meu amigo "SER O PRIMEIRO MELHOR DESSE JOGO DO.MUNDO INTERIRO",pra mim vc é o número um desse jogo,vc nos leva a viver essa história e emoção junto com vc parabéns.
Muito legal, eu cheguei a fazer 23, mais já vi cliente meu fazendo em umas das minhas máquinas 93 fazes, isso com uma ficha.. o cara era um gênio...tinha uma visão boa.
Acho que o enduro era mais questão de reflexo rapido.
Ele deveria ser o recordista mundial kkkk
Mentirooooosuu!
Pelo menos isso prova que o jogo foi muito bem programado, mesmo que você seja um especialista no jogo eles fazem de tudo pra você não conseguir, mas se conseguir o jogo não trava.
Não vou dar espoiler, mas incrível seu trabalho e dedicação. Esse foi meu primeiro game, joguei num atari 2600 com 4 anos de idade. Felicidade e satisfação em poucos pixeis.
Exatamente. Em assembly, o valor da variável é sempre lido da direita pra esquerda em backwards. Tipo, se em codigo de maquina, o valor hexadecimal de uma variavel é FE 00, em assembly, o valor sai como 00 EF
Obg pela contribuição! Seja bem vindo!
Quando eu era criança (tenho 44) eu ficava imaginado um final espetacular, com o piloto saindo do carro, indo para o podium...hehehe
Somos 2
Bem os caras podiam ter feito esse final, eu pensava isso. Acredito que não imaginavam que alguém chegasse tão longe...
Kkkkk
Eu tbm
Na época do Atari, os programadores suavam e tinham que escovar byte por byte até fazer o jogo caber nos 4 KB, otimizando tudo que dava. Encaixar um final assim no jogo provavelmente custaria muito mais de ROM do que dava pra fazer, seria impossível. Considerar que Enduro é de 1983 dá mais certeza ainda disso.
eu fazia umas 18 chorando na epoca do atary msmo hoje acho mais facil pq estou bem mais velho e os controles ajudam mais ainda tenho um atary pra relembrar
minha irma zerou o megamania e eu o river raid
Caramba! ao invés de a gente buga o jogo, o jogo que buga a gente, muito legal.
O máximo que consegui foi o 22o dia. No auge dos meus 46 anos, sobrevivi à Covid pra saber que o Enduro é infinito.
Era então para vc ser o recordista
22o dia é a 22a fase. E não 22 dias jogando
Kkkkkkk eu, com 43.
O recordista mundial de enduro é o brasileiro Bruno Sutter, sim, o Detonator do Massacration, do hermes e renato. ELe foi até o nível 24. ruclips.net/video/XJsLZ0WRnfc/видео.html&ab_channel=BrunoSutter
Esperei décadas por esta revelação! Obrigado! Posso morrer em paz agora.
Morre não rs
GameDevBoss, sem você conhecer assembly e sequer notação hexadecimal você deu seus pulos, encontrou o que precisava e resolveu seu problema. *A isso eu dou o nome de inteligência !*
Muitos falam que uma pessoa é inteligente porque tem 3 faculdades, porque fala 5 idiomas, ou porque é fera em matemática, porque manja de artes ou porque lê muito.... Pode ser que a pessoa seja inteligente, mas nada disso define inteligência.
*Inteligência é ou fazer novas perguntas sobre velhos assuntos ou responder velhas perguntas de maneiras novas.*
Parabéns, foi isso que você fez !!!
.
Cara voltei no passado, esse jogo era meu sonho, quando eu era criança, mas minha família não tinha boas condições financeira, foi um sonho que ficou frustrado. Meus olhos até brilharam agora que assisti o vídeo, senti a presença daquela criança sonhadora em mim.
Legal, Valeu!
Se tiveres oportunidade..compra um e joga..vai te fazer bem..é sério..
@@mendigatodoamor7812 Sim. Eu com 44 ainda gosto de jogar, jogos novos e antigos... É um exercício mental e um bálsamo para o espírito igual música de flash back... Só não comprei o Atari remasterizado que estão vendendo nas lojas pq considero o preço escorchante. Não que não possa pagar, mas não alimento usura às custas de minha nostalgia...
Tenho 43 anos e esse era um mistério que pensei que nunca seria solucionado. Obrigado.
Parabéns pelo vídeo cara! Você fez um verdadeiro trabalho de engenharia reversa. Sensacional! Assembler não é fácil mesmo não. É uma linguagem de baixo nível onde se manipula os bits quase que diretamente. No entanto, você conseguiu desvendar os padrões da alocação de memória e com isso esclareceu um mistério que durou décadas. Parabéns pela dedicação! Foi um trabalho primoroso.
Muito obrigado pelo reconhecimento amigo!
Cara. Te recomendo um doutorado! É exatamente esta a proposta: descobrir soluções inovadoras para problemas existentes! Recomendação: escreva esta tua solução e registra. A partir desta solução, vários tentarão alternativas. Mas essa "lógica das variáveis" pelo Stella foi tua! Parabéns
Parabéns de fato pela proeza e por trazer paz aos corações Atarianos... Me senti como vendo o final de Caverna do Dragão.... 😄🎉
Eu com 43 anos (04/04/21). Nunca imaginei um dia saberia o final. Joguei muito Enduro, o Atari fez parte da minha vida. Parabéns pelo trabalho, grande conhecimento.
39 anos e finalmente vi o "final " , bom trabalho maninho valeu mesmo.
Foi o que eu pensava que iria acontecer,mas se não fosse vc não saberiamos! Obrigado !!!
mais de 25k em visuualizações e apenas 1522 likes para um trampo destes é até uma falta de consideração com o Rapaz vulgo GameDevBoss... Parabéns pelo seu empenho e muito boa vontade em realizar este trabalho e obvio que não se pode deixar de citar aqui o INNUENDO_DF que provou sem duvida sem o maior e mais capaz de todos os tempos neste game mito da decada de 80
Obrigado pelo apoio!
O trabalho é ótimo,mas, ele fez um bait de 20 minutos para falar que o contador zera. Eu mesmo vim pelo título, fiquei curioso. Não estava interessado em debug, variável nem nada disso.
Carlos Br encare o vídeo como um mini documentário que mostra como os jogadores se uniram para desvendar os segredos do jogo. Explicar sobre a memória e debug possibilita que outras pessoas possam investigar este, e outros jogos do Atari. Abs
Se ele imitasse uma foca ou mergulhasse numa banheira de Nutella ou quem sabe cantasse um funk teria milhões de visualizações.
O vídeo teve 635 deslikes, esses deslikes só pode ter sido de invejosos pois o vídeo tá muito bom
Obrigado irmao pelo seu empenho...tambem aguardei 40 anos pra saber disso😁😁
Como desenvolvedor a mais de 10 anos, fico feliz quando algumas pessoas tem a curiosidade que você teve para chegar a um determinado resultado e ainda de quebra, explicou passo a passo como você chegou ao resultado.
é otimo ver que ainda existem pessoas assim. PARABENS!!
Obrigado, faço isso pra vocês!
Lembro quando eu estudava na Fatec São Paulo, no curso de Processamento de Dados (Faz tempo isso), tinha o pessoal que estudava essa programação. O pessoal chamava de escovador de bits. Você escovou os bits do Enduro e fez este vídeo sensacional!! Parabéns!!!
O bom e velho Ciscato!
@@leo_link ele mesmo!!! Grande Professor Ciscato.
Nao conheci o professor Ciscato mas vcs poderiam mostrar este vídeo para ele? Quem sabe rola uma entrevista ou colab aqui...
@@GameDevBoss Acho que ele se aposentou da Fatec, faz muito tempo que eu estudei lá. entrei na página do departamento e o nome dele não aparece mais.
Meu filho estudou com ele tb...e eu jogava Enduro😂
Os jogos eram tão difíceis de se jogar, que os desenvolvedores nem se importavam em criar um final
Falou tudo
Sem emulador para salvar as últimas jogadas e descansar, sem chance! Foi assim que consegui avançar bastante no Megamania, uns anos atrás...
Dá uma olhada no meu video novo, tem MegaMania lá. Abs!
O Atari tinha 128 bytes de memória. Um jogo como os da activision era sempre um milagre técnico.
@@cartodados9589 falou tudo, esse era o grande B.O. da época, a memória era limitante. A programação tinha que ser tão otimizada, que, inclusive, para economizar alguns bytes deixaram de usar o ano com 4 dígitos para 2 dígitos, eis aí o início do "Bug do Milênio"
Caramba, que vídeo nota 10. É sempre bom ver o resultado de trabalhos hercúleos como o que fizeste. Parabéns e obrigado por partilhar as informações.
Obrigado amigo!
Parabéns aos gamers pesquisadores 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻.
Virei noite e mais noites, quebrei muitos controles, levei muitas surras e tomei muitos castigos e agora, se fazer força alguma recebo esse presente, valeu meu caro!!
Que trampo hein!! Parabéns pela dedicação!! Vim pelo canal do Innuendo_DF ! Enfim o mistério foi resolvido! Você complementou o que o Innuendo começou de forma esplendida! Muito bom mesmo!
Olá GameDeVBoss! Excelente vídeo. Adorei a edição. Vim pelo compartilhamento do Innuendo.
Que final incrível! 😁
Recomendo que todos assistam ao video até o final. Você passou informações valiosas. Esse emulador Stella eu uso uma vez ou outra para jogar e nunca soube dessas configurações. Gostei!
Seja bem vinda! Você poderia colocar aqui o link que te fez conhecer o canal? Obrigado :)
@@GameDevBoss Obrigada! Posso sim. É esse do meu amigo Innuendo_DF: ruclips.net/user/INNUENDU
Muito obrigado pelo compartilhamento, amiga WAN!! Valeu de coração, maninhaaaaa!
@@INNUENDU Tamo junto maninho!
Eu hoje com 44 anos 2021 vendo o final👍🏼👍🏼👍🏼
Eu também!!!🤣🤣👍
Idem, mas vou fazer 44 no fim de abril. 🤣
Épica descoberta!!! Vlw cara. Eu hj com 42 anos joguei muito enduro. E não tinha noção de como seria o fim. Os programadores já tinham um pensamento além do tempo. Muito legal!!!
Parabéns pela dedicação! Tenho 39 anos e jogava muito esses jogos do Atari. Infelizmente, na época, os programadores não se preocupavam com final e sim quem conseguia a pontuação máxima. Meio frustrante para quem passava horas e horas e depois não acontecia nada de mais...
Eu com 42 anos hoje (28/12/2020) fiquei sabendo o “final”😂😂😂
E eu c 50!!!???
Eu também 42 anos hoje 18 /02/21
Kkkk eu também 42 anos, 20/02/2021 descobri
Eu tbem 42
Que legal. Levei 45 anos, e alguns joysticks quebrados, pra descobrir o final do jogo.
Eu com 52 anos fui descobrir agora o final deste jogo, sensacional!!!
Joguei muito esse jogo na minha infância! (03/04/21)
Exatamente o que aconteceu comigo quando fechei o jogo PacMan: a pontuação voltou a zero, e a partida continuou. Achava que isso poderia acontecer só no PacMan, mas agora acredito que é geral nesses tipos de jogos.
Respondendo 1 ano depois, mas para fins de curiosidade: O termo "zerar" o jogo vem exatamente disso: depois de conseguir a pontuação máxima, a pontuação simplesmente volta a zero e daí considera-se que a pessoa concluiu o jogo
Boa tarde, você já recebeu vários 'obrigado', mas não poderia deixar passar o meu. Muito obrigado por essa façanha, por esse trabalho incrível, nostalgia é umas das melhores coisas que um jogador de games pode sentir, e eu pude voltar na minha maravilhosa infância com esse vídeo. PARABÉNS !!!
Muito obrigado Rubens! Realmente é muito bom relembrar destes jogos clássicos!
Foi mesmo sensacional essa explicação.
Joguei muito enduro em minha adolescência.
Quando comecei a trabalhar com 15 anos quando recebi o meu primeiro salário eu fui e comprei um Atari.
Daí pra frente foi só alegria e muitas manetes quebradas.
Parabém pelo conteúdo!
Trabalho primoroso! Parabéns meu amigo.... gostei muito de ver seu vídeo! Determinação e foco presentes em todo conteúdo. Deus o abençoe!
Obrigado amigo! Mais novidades estão a caminho. Abs
Eu com 48 anos hoje joguei muito o enduro quando criança, eu tinha um Super game da CCE concorrente do Atari. Fui muito feliz na minha infância, muito legal o vídeo!!
Continue jogando e mantendo sua mente sã, cultivando a essência de seu id. Eu ainda jogo bastante...
Melhor explicando
( Não tem fim )
Quanta emoção quanta decepção!!!!
Parabéns pelo trabalho de mostrar a todos !
Cara, tenho 35 anos, sou da época do mega drive, mas vendo a emoção de tds vcs no Atari, chego a emocionar, que nostalgia top.
ATARI e ODSEY, são registros inesquecíveis da infancia que ñ volta mais.
Like com certeza. Você não pode ser considerado um JOGADOR. VOCÊ É UM CIENTISTA. Você tem plenas condições de descobrir a cura DEFINITIVA para a COVID-19. Você é super-hiper-ultra INTELIGENTE. PARABÉNS 😎😃🙌
Saber sobre programação e jogos NADA tem haver com doenças e coisa do tipo
@@foxdequintal Amigo quis apenas ILUSTRAR que o rapaz é muito inteligente e dedicado. Pegou a causa para ele, e descobriu todos os mistérios que ficaram ocultos por 40 anos. Oras bolas, você é MIMIZENTO demais, Deus me livre😒😖😕☠💀👹
Obg Alex! Td bem amigos tranquilo, obg pelo apoio de todos! Ta saindo um video novo de Atari pra vcs!
@@MrAlexpinheiro1977 Fica de boa! Ok? Abraço! 🤗
@@foxdequintal A PAZ!!!!
Parabéns pela dedicação e por trazer essa informação aos antigos gamers. Tenso o final hein... Acha que dá uma coisa e dá outra... 😆🤣
Velho, espero que você tenha contatado o outro jogador para mostrar esse resultado! Parabéns pela iniciativa, e obrigado por desvendar esse capítulo da infância de muitos. Em relação ao resultado era 50 50, ou crashava ou recomeçava! Agora a gente sabe
O Innuendo se tornou um grande amigo e parceiro do canal! Em breve teremos mais vídeos do Atari! Abs
Tenho 53 anos, e joguei mjuito atari na década de 80, e assistindo este vídeo, posso dizer que "zerei" o Enduro, pois cheguei a fase 99. Outro jogo que passei uma noite inteira jogando foi o come-come (pac-man), que vinha junto na compra do atari. eu meu irmão dois anos mais novo, chegamos a um nível que não perdíamos mais vidas... Ótimas lembranças dessa época, jogos simples, que nos fazia ficar muito tempo jogando. Valeu pela recordação.💯🤩
Meu Atari veio com o Decathlon. Meus controles ficaram bem macios por causa desse jogo.
Pois é, a resposta só veio depois de 40 anos, graças a moderna tecnologia de hoje.
Parabéns. Matou também a minha curiosidade . :)
Eu já sabia desse final "misterioso" do ENDURO, desde 1989. Mas não foi jogando na raça, mas sim, pelo motivo de eu possuir um cartucho que tinha quatro jogos selecionáveis pela chave gangorra (liga-desliga) do meu velho ATARI 2600 da Polyvox. Explico:
Dentre ao meus vários títulos, eu possuía um cartucho todo preto da Dynacom (4 em 1) - (Seaquest, Frostbite, Keystone Kapers e ... ENDURO). Esse cartucho, tinha um curioso bug, pois para selecionar um jogo, e eu adorava jogar Seaquest, (e chegava longe por sinal, algo na casa dos 380.000 pontos), era preciso desligar e ligar o console que o jogo era selecionado automaticamente, como uma "catraca". Algumas vezes surgia o mesmo jogo, e algumas vezes o jogo simplesmente não aparecia na tela (vulgo TV de cinescópio) o bom e velho tubão !!!! Então, eis que aparecia o ENDURO, "bugado", e eu sabia disso pelo fato de surgir do lado esquerdo da tela várias linhas horizontais que ficavam se deslocando de baixo para cima. E..... na parte do painel do jogo, o placar registrava 899.800 e em outros casos 999.990 !!! Para quem jogava, deve se lembrar que o jogo ficava jogando sozinho com o carrinho após uma batida (sem som) voltava e ficava posicionado no canto da pista e nada mais incomodava ele, até que o jogador pressionasse (RESET) no seu console. Acontece, que ao "resetar" o jogo bugado, ele ficava no ponto de partida e o painel não zerava. Era só pressionar start (o único botão de ação do controle do ATARI kkkk), e quase instantaneamente (POW) o jogo fechava e voltava a zero. Era possível fechar mais um circuito jogando de modo insano ou o jogo travava na pista de neve !!!
Ahá, bons tempos que eu espero que NUNCA MAIS VOLTEM !!!!!
História bacana, obrigado por compartilhar!
kkkk po meu amigo, eu cheguei até comentar antes de ver seu comentário, mas apaguei. achei que ia passar por mentiroso kkkkk.
No meu caso os meus cartuchos eram os de 4 jogos da dactar, e quando eu virava a chave física do cartucho diretamente ia pro outro jogo com a pontuação quase máxima. Fiz isso com vários , seaquest, hero, Frogger, space invaders.. e quanto ao enduro eu lembro que os dias ficavam bugados, mas o odômetro quase no máximo. e com isso fiz essa virada.
Obrigado por compartilhar e saber que não aconteceu só comigo essa maluquice
Na minha infância eu já tinha descoberto isso bugando o jogo, ligando e desligando o Atari rapidamente. Cada jogo dava um bug diferente, não funcionava com todos mas, no caso do Enduro, a pista quase triplicava de tamanho e ficava fácil correr pelo acostamento. fiquei o dia todo pra chegar a esta conclusão também.
Muito bom! Não sabia disso
Algo semelhante me aconteceu. Em uma ocasião ao colocar o cartucho, a exibição na tela fez as linhas limitadoras da pista serem exibidas em forma de "X".
Com essa forma de pista, o meu carro ficou "isolado" dos outros carros, e então eu pude simplesmente segurar o botão do joystick e deixar o carro ir. O carro não batia nós outros e batia invicto uma bandeirada após outra. Depois de muitas bandeiradas (se bem me lembro, umas 50) eu vi que nada diferente acontecia e desisti... Que pena! Eu teria descoberto isso tudo já naquele tempo!!!
@@jadilsontman Também já vi esse X na pista! Mas não me ocorreu de tentar correr, acho que só reiniciei mais uma vez....mandou bem!
MEU DEUS!!! Tu é o cara... parabéns ao amigo lá que jogou horrores também. Ganhou like, inscrito e compartilhem esse trabalho maravilhoso.
Uaaaal, que loucura, muito top seu vídeo, parabéns pela garra e determinaçâo, muito obrigado pelo conteúdo do video, vc é um Gênio, Deus abençoe !!!
Passei infinitas noites quebrando a cabeça com esse jogo, ganhava somente corretivos do meu pai de tanto barulho que eu fazia na sala, de tanta raiva que eu ficava por não chegar em um fim ....parabéns mais uma vez, boa sorte !!!
CARA, VOCE FOI EXPLENDOROSO.. VOU GUARDAR ESSE VIDEO COMO UM TROFEU!!!!!!! OBRIGADO PELO NIVEL DE DETALHES.... Sou desenvolvedor de sistemas e o que voce fez é loucura!!!! Parabens!!!
Nossa que fantastico.O jogo é infinito,excelente trabalho.Tem meu like e a inscrição!!!!
Joguei, quando tinha 9 anos, .....de 8 hrs manha ate de 19 hrs da noite, ...nem comia, ... para ver se conseguia ver algo diferente no jogo, única coisa que mudava era que ficava mais difícil, rs e muito difícil, ... a mesma coisa aconteceu jogando Pac Man, não tinha fim, e acabávamos desistindo, .... parabéns rapaz, ..... é preciso muito esforço para este feito,... só os raiz, ... da época entendem isso,... a garotada de hoje não...
Mano ,virei seu fã, parabéns e muito obrigado por desvendar esse mistério.
Caralho mano, que trampo, que disposição, parabéns...
QUE MASSA! que trabalhão, obg por proporcionar tanta história, incrivel.
conseguimos! o recorde é nosso!!! ❤❤❤❤
Grande honra tê-lo aqui. Parabéns pela conquista!
culpa de vcs. depois de ver esse vídeo que fui atrás!❤❤❤
Excelente vídeo, desvendado algo que todos queriam saber !!!!!!!
Obrigado amigo!
Cara, que vídeo interessante! Gostei do uso de save state pelo Innuendu pra tentar zerar as fases e do resultado, muito peculiar. Eu conheço esse emulador de Atari mas nunca usei esse recurso de interferência na programação (e olha que eu já programei em Assembly, mas hoje não domino quase nada dela, bastante complicada). Deve ter coisas parecidas para sistemas de 8 e 16 BIT, não? É uma pena que nada de extraordinário aconteça ao fim da pontuação de Enduro, embora isso não diminua o efeito de se atingir a numeração e desmistificar teorias. Particularmente gosto muito desses segredos desenterrados!
Sim a programação no Genesis e GBoy era em assembler. Acho que no SNES também. Os caras eram heróis por programar em tão baixo nível...
Esse vídeo acabou de tirar uma dúvida de nada menos de 30 anos, quando eu jogava tinha 9 anos, no Atari 2600 que foi presente do meu falecido avô Alcides. Hoje, com 39, deixo minha homenagem e gratidão a ele ❤
Lindo depoimento
Caramba, olha isso....o Enduro que muitas vezes perdíamos horas jogando....parabéns pelo vídeo. Tenho, até hoje, saudades desse nostálgico Atari 2600. Discutimos sobre diversos jogos na hora do intervalo, no Colégio Brigadeiro Newton Braga, aqui na Ilha do Governador. Época boa demais essa. Que saudade!!!
Esses jogos nao foram desenvolvidos para se chegar ao final.... E como são as coisas... Não existe essa info em lugar algum. Só alguem com conhecimento que forçando as situaçoes descobre o que muitos ja imaginaram. Valeu pelo trabalho desenvolvido e matar a curiosidade de milhoes de pessoas.
Mas é lógico que na época ninguém ia dizer que esses jogos não tinham um final, senão perderia a graça. A ideia era justamente fazer com que as pessoas jogassem achando que teria um final. Eu por exemplo cheguei ao “final” do River Raid, que na verdade não era um final pois o jogo simplesmente trava quando você atinge 1 milhão de pontos. Ele trava e aí tem que recomeçar do zero de novo
Mister M dos games!!! Sensacional Daniel !
parabéns aos dois pelo trabalho homérico
Obrigado amigo! Realmente deu bastante trabalho rs
SENSACIONAL!!!!
Realmente sensacional! Meu comentário anterior foi feito antes de concluir o vídeo!
Concluí-lo, de fato, principalmente com a informação adicional sobre as variáveis do jogo trouxe a luz que faltava!
Parabéns pela bem-sucedida investigação!!!
Que legal meu amigo! Depois confere minhas outras investigações relacionadas ao atari vc pode gostar tb
Grande Guerreiro, Parabéns pelo trabalho. Tenho 43 anos e joguei muito. Sucesso e Êxito em seus objetivos
Bem anos 80, um desafio praticamente impossível para nenhuma recompensa
@@CLAYTONIANKE Foi dai que Renato Russo criou a música Tempo Perdido, agora faz sentido esse jogo com o Legião Urbana.
@@CLAYTONIANKE Exatamente meu caro! Concordo 100%
@@CLAYTONIANKE Sabe, Clayton. Entendo o seu modo de pensar, mas para mim não foi perda de tempo. Eu gostei da experiência de fazer isso. Jogo desde os 7 anos e sempre tive prazer em fazer maratonas de jogos. Talvez tivesse sido perda de tempo se eu me arrependesse de ter realizado essa pesquisa (gosto de deixar isso claro pq eu informei desde o início sobre os recursos para garantir chegar até o "final" do jogo).
Eu acredito que mesmo que se demore para fazer algum projeto, a pessoa faz com prazer, ela não perdeu tempo. Ela investiu. E jogos são apenas lazer. O tempo perdido seria viver apenas disso e deixar a vida de lado. Mas entendi sim o seu ponto de vista e concordo com ele.
@@CLAYTONIANKE Eu sei que não. Me dei como exemplo sem desmerecer uma palavra do que vc disse. Por isso que eu disse que concordo contigo. Gostei demais do seu modo de pensar e eu que peço desculpas se dei a entender que fui arrogante ou que desmereci a sua boa intenção em passar uma grande e sábia lição de vida. O que vc disse é real e acontece com muita gente. Forte abraço e tudo de bom para vc. :)
Como um canal magnífico desses só tem 957 inscritos? Parabéns mano! parabéns!!!
@@italosilva7602 ??
@@TheElber7 😅
Chegamos aos 1000 com o apoio de vcs!
@@GameDevBoss 😎
@@GameDevBoss 2,04mil caraca cresciemento incrível e merecido! parabéns!
Assista também meus outros vídeos sobre o Atari!
Enduro - Muito além da fase 103: ruclips.net/video/1vcYt63eI3g/видео.html
Hackeando o River Raid: ruclips.net/video/CT9jFKO99fE/видео.html
Aula de Hacking Atari (Especial HERO): ruclips.net/video/h6YKXmjcZ8M/видео.html
Jogos de Atari tem final?: ruclips.net/video/y2gu2pESFIs/видео.html
Jogando Atari com uma furadeira: ruclips.net/video/TVsVnMk7aiw/видео.html
Já suspeitava disso. Quando criança meu pai viciou no PacMan. Depois de muitas horas de jogo, mas muitas mesmo o contador "zerou" da mesma maneira. De raiva ele largou tudo e nunca mais jogou....
Entendo perfeitamente rs
@@GameDevBoss Eu ainda tenho uma pulga atrás da orelha, qual a máxima pontuação no Decathlon? Eu era muito viciado e meu placar máximo foi 9975 ou algo próximo. Mas nunca acima de 10000. Uma raiva só....bons tempos...
Acho que tem vídeo no youtube do pessoal fazendo TAS deste jogo... Possivelmente é a pontuação máxima sem o hack de memória
Ganhou meu like e meu comentário pela aventura incrível. Vc é louco kkkkkk. Parabéns pelo trabalho!
Quem está em 2021 vendo esse vídeo.
Sensacional, sempre tive essas duvidas sobre esse jogo..
você é uma lenda.
Na névoa era embaçado só quem é nostalgia lembra kkk
E na neve?, O n obdecia, escorregava muito!.
Cansei de arrancar meu cabelo
O jogo que eu mais gostei foi o DIDI NA MINA ENCANTADA DO VIDEOGAME ODYSSEY, e tinha o jogo OVNI que também era bom, e tinha um come come(K C. Krazy Chase) melhor que o Pacman....
Ô se lembro, ainda mais jogando em tv preto e branco, o que dificultava ainda mais a coisa toda
Sim, mas eu era muito boa
Trabalho hercúleo hein! Mas era de se imaginar, esses jogos eram muito simples para terem uma resolução final, não havia uma história por trás, bastava ficar se repetindo. A coisa era feita para ficar em loop infinito mesmo.
Tem quase um ano esse vídeo, mas só hoje (02/04/2021) que o RUclips o recomendou pra mim... primeiro, que cara monstro era o tal Innuendo_DF nesse jogo; eu ficava feliz de chegar no dia 3º ou 4º e ele foi infinitamente mais longe do q eu já tinha visto alguém ir... e essa de debugar o jogo foi mto interessante... realmente os jogos eram feitos pra testar quem iria mais longe e não tinha uma fase final em sua imensa maioria... ganhou um inscrito no canal e já to recomendando à família inteira e aos meus amigos esse vídeo sensacional
Engraçado recomendou só pra mim hj tbm 2/4/21
Que viagem né... eu tb... e tá cheio de comentário de 1, 2 dias atrás
Pra mim também!
Hoje, dia 17/04/2021
Cara muuuuuuuuuuuuito obrigado. Respondeu um dos mistérios que mais atormentou minha mente em todos os meus 48 anos de idade. Parabéns pelo empenho.
Incrível! Muito bom! Assim acaba a lenda urbana da galera q falava que tinha "zerado" Enduro! auehuaehuae... parabéns pelo vídeo!