A Tábua de Esmeralda é uma obra-prima não apenas da música brasileira mas da humanidade. É incrível o quanto essa obra é admirada na Itália, França e outros países da Europa. O Brasil, muitas vezes, não dá o devido valor a seus gênios.
"Moram bem longe dos homens." Talvez se refira a maioria das pessoas, principalmente aquelas de temperamento sórdido que diz respeito a filosofia de São Tomás de Aquino que fala sobre as virtudes e os vícios humanos e o temperamento sórdido é sintoma de uma mente viciada em vícios morais e nos experimentos alquimicos havia também a necessidade de serem feitos com acepção nos instrumentos, mas também espiritualmente. Lembrei do estudante de filosofia estóica Alípio de quem Santo Agostinho falou que se mantinha afastado da catarse do coliseu romano, não queria se envolver com a distração do povo, mas acabou aceitando um convite para ir ao coliseu é uma vez lá dentro Alípio fechou os olhos e tapou os ouvidos, mas ficou curioso e abriu os ouvidos para ouvir o som da multidão e ouviu o alarido, depois Alípio abriu os olhos e a catarse do espetáculo dos gladiadores cativou o Alípio que se entregou ao divertimento e passou a curtir as justas não mais como um filósofo estóico, mas como um romano qualquer despreocupado com as questões filosóficas. Acho que o alquimista era um homem que não se negava a estar na sociedade, mas procurava se resguardar inclusive, porque por alguns períodos eles foram perseguidos pelo cristianismo. Então todo cuidado é pouco para lidar com pessoas medíocres, invejosas, crédulas, ignorantes, com espírito de porco que poderiam zicar as coisas com a bad vibe.
Caramba, análise perfeita do trecho. Em algumas outras cartas Santo Agostinho cita outros filósofos romanos que tinham essa postura de isolamento ou afastamento de tipos específicos de pessoas
Boa....achei a analise dele muito viciada na visão que temos hoje das coisas...muito razão e pouca espiritualidade e emoção...e os alquimistas viviam em tempos onde crenças, espiritualidade estavam no mesmo patamar da racionalidade...
@@mauzolito o espírito que você fala é Kantiano ou bla bla bla pseudo místico? Eu acho que o ser humano é mais ou menos a mesma coisa através do tempo e muitas vezes, se não todas as vezes é a elite que impõe regras de costumes, muitas vezes restringindo liberdades com a intenção de manipulação. O Foucalt fala sobre a docilização dos corpos e usa a escola estatal como exemplo de instituição que mais do que formar adultos criticos, adestra os indivíduos a se submeterem e se acostumarem com as fábricas, o exército ou a prisão e o nossos corpos sofrem as mais variadas interferências na sociedade e talvez os alquimistas evitem relações com pessoas "mundanas" talvez mais na intenção de terem interferências nos seus trabalhos sendo que escolhem com carinho a hora do seu precioso trabalho. São pacientes, assíduos e perseverantes, carregam consigo substâncias que o estado ou a igreja poderiam confiscar. As mulheres européias tinham um tipo de crença tribal com ervas, emulsões, unguentos que a igreja católica e depois os protestante viam como curandeirismo e as bruxas foram perseguidas por bem menos que alquimia.
Bacana a sua análise, demonstras possuir familiaridade com os doutores da igreja católica, (São Tomás, Sto Agostinho e outros), porém ela me parece um tanto ingênua. Jorge Ben, mega exotérico e superticioso (chegou a trocar o nome, por razoes numerológicas, algo bem contrário aos princípios católicos) é (dá todos os sinais nas obras dele) muito provavelmente maçom. Vários cantores brasileiros fizeram o mesmo que ele, em algum momento da carreira deles lançam um album como este, totalmente fora do contexto quando comparado com a obra toda. Renato RUsso fez o mesmo (lançou cançoes enaltecendo o pessoal que é Demolay e cavaleiros medievais, nada a ver com a obra dele), Guilherme Arantes também fez o mesmo a pouco tempo, lançou um disco enaltecendo os templários. Até o Led Zepellin fez o mesmo, com Starway to heaven. No cinema entao, os exemplos são inúmeros. Lançam estas obras e a pessoa, o ouvinte, percebe que falta algo para entender a razão da obra, soa estranho, termina-se a música/filme e ainda tem se a sensação de que nao entendeu bem qual é a mensagem. Enfim, é ai que algum filho da serpente diz: "-Sou maçom, posso te explicar, venha a uma reuniao de nossa loja e explicaremos". Ou seja, estas obras são simples chamarizes, possuem o intuito de captarem novos adeptos. Os ideais propagados por elas, sao exotéricos, mistícos e anti-racionalistas.
Jorge Ben é muito ligado ao candomblé e à Umbanda. Várias músicas dele tem referência aos orixás e aos elementos do candomblé. Ele mistura os elementos de várias religiões.
Alquimia é uma atitude única e individual . Não é um estilo de vida ou religioso. Trata-se de pessoas que buscam um processo de MUDANÇA de um material sem valor (chumbo) para outro de grande valor (ouro). Durante essa busca, q pode durar décadas, os alquimistas encontram, na verdade, a MUDANÇA (transmutação) de um espirito medíocre para outro evoluído. Eles são silencioso porque passam muito tempo concentrados em processos meticulosos e mergulham profundamente no inconsciente, descobrindo infinitas possiblidades espirituais. Os alquimista têm a aparência jovem porque deixam de se concentrar nas distrações do tempo.
O melhor comentário sobre a alquimia e o hermetismo. A verdadeira transformação era de um homem de chumbo (ignorante) em um homem de ouro (sabio) imaginem se a igreja descobre que essa era a finalidade do hermetismo ? INQUISIÇÃO na certa 😅 Esse disco do Jorge me deixou intrigado com as letras e por isso pesquisei a fundo sobre os alquimistas e acabei descobrindo uma Filosofa brasileira chamada Maria Lucia Helena, muito sabia e seus vídeos são verdadeiras aulas ❤
Esse álbum do Jorge me impactou muito (descobri diversas leituras interessantes a partir das referências dele)… tanto o álbum quanto à alquimia vão para além de questões materiais e históricas. A faixa 03 do disco é a mais impressionante.
Esse disco é maravilhoso. Um dos meus preferidos de Música Popular Brasileira. Vários samba-rock com psicodelia, a criatividade e genialidade do Jorge Ben acompanhado por músicas de alta classe como Pedrinho Batera que foi baterista da banda Som Nosso de Cada Dia e gravou bateria em discos de Raul Seixas, Belchior entre outros. Tem música que fala de Paracelso (o homem da gravata florida por exemplo), fala de Flamel (o namorado da Viúva). Enfim, capolavoro! Obra de arte! Vale a pena ouvir os seguintes:Solta o pavão e África Brasil. Tem História e hermetismo neles também.
Excelente! Só faltou comentar que essa música também é uma reprodução das recomendações de Alberto o Grande publicadas originalmente no “Libellus de Alchimia”: 1. Deve o alquimista ser silencioso, discreto, e não revelar a ninguém o resultado de suas pesquisas e operações; 2. Habitar longe dos homens, em casa particular, onde destine dois ou três cômodos às sublimações, soluções e destilações; 3. Escolher bem o tempo e horas convenientes a seu trabalho; 4. Ser paciente, perseverante e assíduo até o fim; 5. Executar, segundo as regras da arte, a trituração, a sublimação, a fixação, a calcinação, a dissolução, a destilação e a solidificação (coagulação); 6. Possuir recipientes de vidro ou cerâmica envernizada, pois os licores ácidos (aquae acutae) atacam os vasos de cobre, ferro e chumbo; 7. Ter proventos suficientes para comprar todo o necessário para as operações; 8. Evitar toda relação com príncipes e grandes.
agnt ve a alquimia como "transormar prata em ouro" sempre com uma visao materialista, mas nada mais é do que trasmutar nossa energia, vc é prata hj e vira ouro , internamente falando.
Olha, minha consideração sobre esse album, é que ele não está falando dos alquimistas históricos, mas dos modernos, alquimistas que pelas regras herméticas alcançam a alquimia não só da matéria, mas dos sentimento, algo que é muito além de uma iluminação por fósforo..
Concordo. A ideia aqui era só partir da música pra pensar historicamente a alquimia. Algumas questões históricas podem ter estado no horizonte do Jorge Ben, outras não - mas certamente não era o alvo principal dele... era o meu.
@@henriquecaldeira desculpa se pareci grosso em meu comentário… minha sugestão de referência de alquimia moderna é Paulo Coelho, caso você queira um dia aprofundar os estudos sobre!!! Mas muito show os conhecimentos históricos, só não achei que eles se conectam com o tempo da música, dialoga com os símbolos pois são os mesmos, mas não com o conteúdo
Adorei o vídeo! Gostaria de registrar que alguns fumensais meus costumavam interpretar essa canção a partir de outra chave hermenêutica: de acordo com eles, 'Os alquimistas estão chegando' dizia, na verdade, do modo de proceder daqueles indivíduos que possuem o hábito de encinerar e inalar uma curiosa erva daninha de origem asiática com propósitos recreativos, artísticos ou mesmo espirituais. De acordo com tal teoria, trituração, fixação, destilação e coagulação corresponderiam aos passos de tal ritual hoje amplamente difundido, particularmente nas universidades. Sempre entendi que "evitam qualquer relação com pessoas de temperamento sórdido" era uma passagem que contribuía com tal interpretação pouco ortodoxa. É claro que, dentro desta interpretação, devemos entender que a obra de Jorge Ben caracterizaria bons alquimistas, mas também existem maus. Espero que eu tenha contribuído para o Henriquecimento da compreensão de vocês sobre essa bela composição! Abraços!
Vale ressaltar igualmente como alguns destes fumensais se encontravam não raramente encucados com o trecho decifrado erroneamente: “Trazem consigo gatinhos”. Refletindo de maneira incessante sobre a maneira com que este fragmento se relacionaria com seu ritual.
Hei de concordar com o camarada matheus. Analise maravilhosa do Estranha Historia, uma parte dessa canção realmente parece realmente ter a ver com a tal erva daninha, além do ponto da trituração, o texto de: trazem consigo cadinhos, vasos de vidro, etc. Se assemelham muito, curiosamente, aos utencilios de rituais recreativos, dada a sua devida licença poética. Contextualizando ainda para o periodo de 1978.......faz todo sentido haha Vlw!
Os alquimistas estão chegando, moram bem longe dos homens... não está falando dos homens, mas da chegada que seres de luz na terra, a palavra "alquimistas" foi usada para ocultar os seres de luz que trabalham para a luz, de maneira silenciosa. A música deixa implícito que eles não são humanos, quando diz: "moram bem longe dos homens", se moram bem longe dos homens é porque não são homens, podemos entender como seres de outra classe. Seres de luz não se comunicam com seres de comportamento sórdido(seres da escuridão), precisa da evolução espiritual para contato com eles, por isto a música diz que eles evitam qualquer contato com pessoas de temperamento sórdido.
Essa história dos alquimistas reclusos tem uma reconciliação bem legal, na música "Negro Amor", imortalizada na voz da Gal Costa, ela diz, entre muitos outros versos catastróficos: "os alquimistas já estão no corredor/ eeê não tem mais nada negro amor" uma provável alusão aos alquimistas de Jorge Ben. Ainda mais que é uma versão que o Caetano e mais outro cara fizeram de uma música do Bob Dylan "its all over now, baby blue", onde na original em inglês não eram alquimistas, mas "santos" que o Bob Dylan cantava "the saints are coming throut/ and its all over now baby blue"
Adorei o tipo do video! Acho q algumas coisas interessantes a se comentar é que eu sempre pensei essa música como uma metafora comparando os alquimistas com os artistas. Sobre o verso das pessoas de temperamento sórdido acho que vai muito da imagem criada sobre a alquimia em um sentido mais pro espiritual
Henrique penso que "evitar... pessoas de temperamento sórdido" seria uma referência a preceitos de conduta "ascética", tendo em vista a perspectiva sagrada e moral com a qual entendiam realizar e significar a prática da alquimia.
Sim, também acho. Mas a opção ascética por afastamento social é muito menos frequente na história da alquimia do que se costuma imaginar, como tentei argumentar no vídeo.
Jorge Ben é sensacional! Escuto muito os álbuns dele. Indico também as releituras feitas por Los Sebosos Postizos (Nação Zumbi) que pegaram várias Canções de Jorge e recriaram de uma forma única
Cara, adorei esse tipo de vídeo falando da historia nas músicas. Uma música legal para fazer um vídeo, é Números dos engenheiros que cita um monte de coisas
Canal maravilhoso ... D vdd.🥰 Feliz hora que vi vc advinha os deuses do good no outro canal ... E fiquei curioso com seu canal e adorei . Parabéns e pretendo acompanhar seu canal agora
Muito difícil comentar este conteúdo,por isso homenageio você pela capacidade e coragem de tentar explicar a música e o personagem ,que imortaliza a raça humana,!!pois sem eles estaríamos extintos!!0
Tentei ouvir o álbum "Tábua de esmeraldas". Pra mim, o pessoal tenta achar profundidade em poça d 'água. O Sr Jorge, transcreve qualquer coisa sobre um rif de violão mal tocado.(Soa até meio desafinado). O cara pega uma palavra que, na época, devia ter um som misterioso e passava uma vibe intelectual. Repetiu num refrão, e depois escreveu umas paradas meio óbvias para o assunto. Lindo! Mais uma faixa pronta. Viu um cara com uma gravata diferente depois de fumar um cigarrinho apertado. Ih mais uma faixa. Como no relato da Rita Lee. O cara compôs a música Ela é minha menina Em poucos minutos. O sujeito é um gênio!😂😂😂
puutz, da pra tu fazer vídeo sobre esse álbum inteiro hein... bom demais, desde criança tenho familiaridade com esse som e desde a adolescencia sempre curti demais, mesmo sem entender muito bem xD
Год назад
Excelente vídeo. Muito bom o canal. Quando eu terminar meu livro eu te envio uma cópia!
Adorei o vídeo. Poderia também falar de "Hermes Trismegisto e sua Celeste Tábua de Esmeralda ", eu não entendo nada de Alquimia (só de cachorro mesmo, piada ruim kk) mas a música parece descrever bem os processos e conceito antes ensinados.
Haha. Obrigado, Marcelle. A música a que você se refere é uma tradução da Tábua de Esmeralda, um documento importantíssimo para a História da Alquimia. Quem sabe, no futuro, sai um vídeo específico sobre Hermes Trismegisto e a filosofia hermética. Abraços!
Assim como a Lua tem influência sobre as mares, os astros tbm tem influência sobre nós, é muito mais além de "horóscopo", e nos experimentos buscavam estes horários e dias, e nos homens está ligado aos chakras ... Doido, né?!
Uma analise bem fisica e prática né, mais sobre a mudança e transformação das coisas, nao das pessoas, como era o real objetivo da filosofia hermetica, a transmutação do “homen de chumbo em homen de ouro”
mas aí tu tem que fazer o estudo da origem do álbum, que a parada de viverem distante foi o lance dele achar os ditos alquimistas para aprender para fazer o disco. O Jorge Ben Jor tinha essa ligação e essa curiosidade pois seu avô era da Rosa Cruz. Posso estar enganado a ordem hermética mas era uma treta dessas
Excelente vídeo Henrique. Agora analisa todos os 60 episódios de Fullmetal Alchemyst, cada página de "O Alquimista" e cada página de "Harry Potter e a Pedra Filosofal". KKKKKKKKKKKKKKK PS: Ainda tô esperando o vídeo sobre o zodíaco 👀
Vou te falar que já me deu vontade de comentar cada episódio de Fullmetal. Tem referências demais! Passou (rapidamente) pela minha cabeça até fazer tipo como streaming, assistindo e comentando ao vivo. Mas é impraticável... E, realmente, estava me esquecendo do vídeo do Zodíaco. Aguarde e confie!
A interpretação da música pra mim tem a ver com a citação implícita das 7 leis herméticas de fato. Estudar as leis faz com que vc visualize a letra da música de forma bem peculiar.
A parte científica está bem explicada, a parte espiritual deixou a desejar, que é o foco do disco. Impressionante Jorge Benjor ter esse conhecimento sem ter feito curso na área.
A ideia do vídeo era fazer uma leitura parcial da música mesmo, vendo o que dava pra pensar sobre a história da alquimia (de uma perspectiva acadêmica) a partir da letra. A parte espiritual, deixo para os mais espirituais. Abraços!
Haha. Muita gente comentou isso mesmo. Mas parece que os alquimistas não eram muito de gatos. Se formos levar em conta as pinturas de gênero sobre os alquimistas do século 17 (procure por David Teniers, o Jovem, por exemplo), parece que gostavam mais de cachorros, rs.
Desculpa mas com todo respeito, nada a ver a tua explicação, quer dizer que o alquimista evita relação com pessoas de temperamento sórdido mas pede dinheiro para elas? Lógico que não, isso tem relação com as leis herméticas e com a frase: "Todos bem e iluminados", essa frase se refere aos alquimistas e não aos instrumentos, os alquimistas eram iluminados de conhecimento e não queriam pessoas sórdidas ao redor pois estas tentam ocultar o conhecimento. Esse disco todo está relacionado com espiritualidade, demais canções tbm falam sobre iluminação do homem, Jorge não estava compondo sobre ciência. Aliás, naquela época dos alquimistas não havia essa separação que existe hoje, a ciência e a espiritualidade andavam juntas e se respeitavam, tanto que, a maioria dos cientistas eram também alquimistas.
⚗️ Inscreva-se no curso "História da Alquimia": estranhahistoria.kpages.online/historiadaalquimia
A Tábua de Esmeralda é uma obra-prima não apenas da música brasileira mas da humanidade. É incrível o quanto essa obra é admirada na Itália, França e outros países da Europa. O Brasil, muitas vezes, não dá o devido valor a seus gênios.
Toda vida eu cantei "Trazem consigo GATINHOS "
Não está sozinho, haha!
Eu também!!😃 Faz muito sentido!! 😌😍🤣
trazem consigo gatinhos
vasos de catnip, potes de água
Toda vida, não é uma música muito comum, sua família deve ser bem excentrica
Eu também. Ouvia "trazem consigo gatinhos, vasos de vidro, box de louça"
Esse álbum do Jorge é digno de referências bibliográficas, sério. Sensacional. Ele e Tim na fase da imunização, dão aulas em músicas.
Ó... descobri esse vídeo agora em Dez 2024, depois do canal já estar famoso 😊
tbmmmmmmmmm mas acompanho o canal
Tbm...acompanho o canal tem um tempo e só descobri o vídeo agora..
eu tbm kkkk
Tbm
Também.
"Moram bem longe dos homens." Talvez se refira a maioria das pessoas, principalmente aquelas de temperamento sórdido que diz respeito a filosofia de São Tomás de Aquino que fala sobre as virtudes e os vícios humanos e o temperamento sórdido é sintoma de uma mente viciada em vícios morais e nos experimentos alquimicos havia também a necessidade de serem feitos com acepção nos instrumentos, mas também espiritualmente.
Lembrei do estudante de filosofia estóica Alípio de quem Santo Agostinho falou que se mantinha afastado da catarse do coliseu romano, não queria se envolver com a distração do povo, mas acabou aceitando um convite para ir ao coliseu é uma vez lá dentro Alípio fechou os olhos e tapou os ouvidos, mas ficou curioso e abriu os ouvidos para ouvir o som da multidão e ouviu o alarido, depois Alípio abriu os olhos e a catarse do espetáculo dos gladiadores cativou o Alípio que se entregou ao divertimento e passou a curtir as justas não mais como um filósofo estóico, mas como um romano qualquer despreocupado com as questões filosóficas.
Acho que o alquimista era um homem que não se negava a estar na sociedade, mas procurava se resguardar inclusive, porque por alguns períodos eles foram perseguidos pelo cristianismo.
Então todo cuidado é pouco para lidar com pessoas medíocres, invejosas, crédulas, ignorantes, com espírito de porco que poderiam zicar as coisas com a bad vibe.
Caramba, análise perfeita do trecho. Em algumas outras cartas Santo Agostinho cita outros filósofos romanos que tinham essa postura de isolamento ou afastamento de tipos específicos de pessoas
Boa....achei a analise dele muito viciada na visão que temos hoje das coisas...muito razão e pouca espiritualidade e emoção...e os alquimistas viviam em tempos onde crenças, espiritualidade estavam no mesmo patamar da racionalidade...
@@mauzolito o espírito que você fala é Kantiano ou bla bla bla pseudo místico?
Eu acho que o ser humano é mais ou menos a mesma coisa através do tempo e muitas vezes, se não todas as vezes é a elite que impõe regras de costumes, muitas vezes restringindo liberdades com a intenção de manipulação.
O Foucalt fala sobre a docilização dos corpos e usa a escola estatal como exemplo de instituição que mais do que formar adultos criticos, adestra os indivíduos a se submeterem e se acostumarem com as fábricas, o exército ou a prisão e o nossos corpos sofrem as mais variadas interferências na sociedade e talvez os alquimistas evitem relações com pessoas "mundanas" talvez mais na intenção de terem interferências nos seus trabalhos sendo que escolhem com carinho a hora do seu precioso trabalho. São pacientes, assíduos e perseverantes, carregam consigo substâncias que o estado ou a igreja poderiam confiscar.
As mulheres européias tinham um tipo de crença tribal com ervas, emulsões, unguentos que a igreja católica e depois os protestante viam como curandeirismo e as bruxas foram perseguidas por bem menos que alquimia.
Bacana a sua análise, demonstras possuir familiaridade com os doutores da igreja católica, (São Tomás, Sto Agostinho e outros), porém ela me parece um tanto ingênua. Jorge Ben, mega exotérico e superticioso (chegou a trocar o nome, por razoes numerológicas, algo bem contrário aos princípios católicos) é (dá todos os sinais nas obras dele) muito provavelmente maçom. Vários cantores brasileiros fizeram o mesmo que ele, em algum momento da carreira deles lançam um album como este, totalmente fora do contexto quando comparado com a obra toda. Renato RUsso fez o mesmo (lançou cançoes enaltecendo o pessoal que é Demolay e cavaleiros medievais, nada a ver com a obra dele), Guilherme Arantes também fez o mesmo a pouco tempo, lançou um disco enaltecendo os templários. Até o Led Zepellin fez o mesmo, com Starway to heaven. No cinema entao, os exemplos são inúmeros. Lançam estas obras e a pessoa, o ouvinte, percebe que falta algo para entender a razão da obra, soa estranho, termina-se a música/filme e ainda tem se a sensação de que nao entendeu bem qual é a mensagem. Enfim, é ai que algum filho da serpente diz: "-Sou maçom, posso te explicar, venha a uma reuniao de nossa loja e explicaremos". Ou seja, estas obras são simples chamarizes, possuem o intuito de captarem novos adeptos. Os ideais propagados por elas, sao exotéricos, mistícos e anti-racionalistas.
Jorge é estudioso da filosofia de Santo Agostinho, ex seminarista, latinista; a introdução é um canto gregoriano. Viva Jorge.
Correção: da filosofia de Santo Tomás de Aquino.
sabe dizer se ele é católico?
Sim Jorge Ben é católico ,em uma entrevista no programa , Roda Viva da tv Cultura ele diz ser católico.
O pai dele era rosa cruz
Jorge Ben é muito ligado ao candomblé e à Umbanda. Várias músicas dele tem referência aos orixás e aos elementos do candomblé. Ele mistura os elementos de várias religiões.
Alquimia é uma atitude única e individual . Não é um estilo de vida ou religioso. Trata-se de pessoas que buscam um processo de MUDANÇA de um material sem valor (chumbo) para outro de grande valor (ouro). Durante essa busca, q pode durar décadas, os alquimistas encontram, na verdade, a MUDANÇA (transmutação) de um espirito medíocre para outro evoluído. Eles são silencioso porque passam muito tempo concentrados em processos meticulosos e mergulham profundamente no inconsciente, descobrindo infinitas possiblidades espirituais. Os alquimista têm a aparência jovem porque deixam de se concentrar nas distrações do tempo.
👏🏻👏🏻👏🏻
O melhor comentário sobre a alquimia e o hermetismo. A verdadeira transformação era de um homem de chumbo (ignorante) em um homem de ouro (sabio) imaginem se a igreja descobre que essa era a finalidade do hermetismo ? INQUISIÇÃO na certa 😅 Esse disco do Jorge me deixou intrigado com as letras e por isso pesquisei a fundo sobre os alquimistas e acabei descobrindo uma Filosofa brasileira chamada Maria Lucia Helena, muito sabia e seus vídeos são verdadeiras aulas ❤
Esse álbum do Jorge me impactou muito (descobri diversas leituras interessantes a partir das referências dele)… tanto o álbum quanto à alquimia vão para além de questões materiais e históricas. A faixa 03 do disco é a mais impressionante.
Esse disco é maravilhoso. Um dos meus preferidos de Música Popular Brasileira. Vários samba-rock com psicodelia, a criatividade e genialidade do Jorge Ben acompanhado por músicas de alta classe como Pedrinho Batera que foi baterista da banda Som Nosso de Cada Dia e gravou bateria em discos de Raul Seixas, Belchior entre outros. Tem música que fala de Paracelso (o homem da gravata florida por exemplo), fala de Flamel (o namorado da Viúva). Enfim, capolavoro! Obra de arte! Vale a pena ouvir os seguintes:Solta o pavão e África Brasil. Tem História e hermetismo neles também.
Excelente! Só faltou comentar que essa música também é uma reprodução das recomendações de Alberto o Grande publicadas originalmente no “Libellus de Alchimia”:
1. Deve o alquimista ser silencioso, discreto, e não revelar a ninguém o resultado de suas pesquisas e operações;
2. Habitar longe dos homens, em casa particular, onde destine dois ou três cômodos às sublimações, soluções e destilações;
3. Escolher bem o tempo e horas convenientes a seu trabalho;
4. Ser paciente, perseverante e assíduo até o fim;
5. Executar, segundo as regras da arte, a trituração, a sublimação, a fixação, a calcinação, a dissolução, a destilação e a solidificação (coagulação);
6. Possuir recipientes de vidro ou cerâmica envernizada, pois os licores ácidos (aquae acutae) atacam os vasos de cobre, ferro e chumbo;
7. Ter proventos suficientes para comprar todo o necessário para as operações;
8. Evitar toda relação com príncipes e grandes.
Jorge Ben além de um genial músico, é um leitor contumaz e entende de história. Hermes Trismegisto, Alquimistas, Paracelso...
Cara... Eu to perplexo com esse álbum esse cara não é daqui.
Dezembro de 2024 e só agora esse vídeo me foi sugerido, belissimo vídeo. Parabéns 🎉🎉🎉
agnt ve a alquimia como "transormar prata em ouro" sempre com uma visao materialista, mas nada mais é do que trasmutar nossa energia, vc é prata hj e vira ouro , internamente falando.
Para-choque de caminhão
Coca
Como eu não tinha visto esse video ainda gente. Uma jóia ❤
Olha, minha consideração sobre esse album, é que ele não está falando dos alquimistas históricos, mas dos modernos, alquimistas que pelas regras herméticas alcançam a alquimia não só da matéria, mas dos sentimento, algo que é muito além de uma iluminação por fósforo..
Concordo. A ideia aqui era só partir da música pra pensar historicamente a alquimia. Algumas questões históricas podem ter estado no horizonte do Jorge Ben, outras não - mas certamente não era o alvo principal dele... era o meu.
@@henriquecaldeira desculpa se pareci grosso em meu comentário… minha sugestão de referência de alquimia moderna é Paulo Coelho, caso você queira um dia aprofundar os estudos sobre!!! Mas muito show os conhecimentos históricos, só não achei que eles se conectam com o tempo da música, dialoga com os símbolos pois são os mesmos, mas não com o conteúdo
Amei! Poderia fazer com qualquer música do Raul. Inclusive, os livros do Toninho Buda são incríveis referências.
Adorei o vídeo! Gostaria de registrar que alguns fumensais meus costumavam interpretar essa canção a partir de outra chave hermenêutica: de acordo com eles, 'Os alquimistas estão chegando' dizia, na verdade, do modo de proceder daqueles indivíduos que possuem o hábito de encinerar e inalar uma curiosa erva daninha de origem asiática com propósitos recreativos, artísticos ou mesmo espirituais. De acordo com tal teoria, trituração, fixação, destilação e coagulação corresponderiam aos passos de tal ritual hoje amplamente difundido, particularmente nas universidades. Sempre entendi que "evitam qualquer relação com pessoas de temperamento sórdido" era uma passagem que contribuía com tal interpretação pouco ortodoxa. É claro que, dentro desta interpretação, devemos entender que a obra de Jorge Ben caracterizaria bons alquimistas, mas também existem maus. Espero que eu tenha contribuído para o Henriquecimento da compreensão de vocês sobre essa bela composição! Abraços!
Fiquei curioso para saber se essa exegese epifânica foi trazida a lume por seus fumensais antes ou depois do ritual de fumensalidade... 🤔
@@henriquecaldeira Foi inspirada pelo ritual, claro hahahaha
Vale ressaltar igualmente como alguns destes fumensais se encontravam não raramente encucados com o trecho decifrado erroneamente: “Trazem consigo gatinhos”. Refletindo de maneira incessante sobre a maneira com que este fragmento se relacionaria com seu ritual.
Hei de concordar com o camarada matheus. Analise maravilhosa do Estranha Historia, uma parte dessa canção realmente parece realmente ter a ver com a tal erva daninha, além do ponto da trituração, o texto de: trazem consigo cadinhos, vasos de vidro, etc. Se assemelham muito, curiosamente, aos utencilios de rituais recreativos, dada a sua devida licença poética. Contextualizando ainda para o periodo de 1978.......faz todo sentido haha
Vlw!
Os alquimistas estão chegando, moram bem longe dos homens... não está falando dos homens, mas da chegada que seres de luz na terra, a palavra "alquimistas" foi usada para ocultar os seres de luz que trabalham para a luz, de maneira silenciosa. A música deixa implícito que eles não são humanos, quando diz: "moram bem longe dos homens", se moram bem longe dos homens é porque não são homens, podemos entender como seres de outra classe. Seres de luz não se comunicam com seres de comportamento sórdido(seres da escuridão), precisa da evolução espiritual para contato com eles, por isto a música diz que eles evitam qualquer contato com pessoas de temperamento sórdido.
Essa história dos alquimistas reclusos tem uma reconciliação bem legal, na música "Negro Amor", imortalizada na voz da Gal Costa, ela diz, entre muitos outros versos catastróficos: "os alquimistas já estão no corredor/ eeê não tem mais nada negro amor" uma provável alusão aos alquimistas de Jorge Ben. Ainda mais que é uma versão que o Caetano e mais outro cara fizeram de uma música do Bob Dylan "its all over now, baby blue", onde na original em inglês não eram alquimistas, mas "santos" que o Bob Dylan cantava "the saints are coming throut/ and its all over now baby blue"
Adorei o tipo do video! Acho q algumas coisas interessantes a se comentar é que eu sempre pensei essa música como uma metafora comparando os alquimistas com os artistas. Sobre o verso das pessoas de temperamento sórdido acho que vai muito da imagem criada sobre a alquimia em um sentido mais pro espiritual
Interessante explanação referente aos Alquimistas. Parabéns!
Henrique penso que "evitar... pessoas de temperamento sórdido" seria uma referência a preceitos de conduta "ascética", tendo em vista a perspectiva sagrada e moral com a qual entendiam realizar e significar a prática da alquimia.
Sim, também acho. Mas a opção ascética por afastamento social é muito menos frequente na história da alquimia do que se costuma imaginar, como tentei argumentar no vídeo.
às vezes a qualidade de uma única coisa ou ação pode ganhar significados muito maiores do que aquilo que é frequente...
Jorge Ben e alquimia são top ! 🧪⚖️⚗️
Muito obrigada por essa conteúdo!!
Jorge Ben é sensacional! Escuto muito os álbuns dele. Indico também as releituras feitas por Los Sebosos Postizos (Nação Zumbi) que pegaram várias Canções de Jorge e recriaram de uma forma única
Ótimo vídeo! Li o Caibalion faz uns anos. Gostei muito
Cara gostei da análise, show de bola, cantei umas partes errado, mas tá bom 😁
Baita música! Amo Jorge Ben.
EU ADORO ESSA MÚSICA 💕💕💕
OBRIGADO POR ANALISAR 😉😘
Valeu, André! É realmente uma das melhores do Jorge Ben, com certeza! Abraços.
Amo esse álbum , um salve simpatia !
Cara, adorei esse tipo de vídeo falando da historia nas músicas. Uma música legal para fazer um vídeo, é Números dos engenheiros que cita um monte de coisas
Adoro esse canal pqp
Canal maravilhoso ... D vdd.🥰 Feliz hora que vi vc advinha os deuses do good no outro canal ... E fiquei curioso com seu canal e adorei . Parabéns e pretendo acompanhar seu canal agora
Haha, valeu, Mark! Seja muito bem-vindo. :)
@@henriquecaldeira será um prazer aprender
Muito difícil comentar este conteúdo,por isso homenageio você pela capacidade e coragem de tentar explicar a música e o personagem ,que imortaliza a raça humana,!!pois sem eles estaríamos extintos!!0
Um dos melhores canais que têm por aí...
Tentei ouvir o álbum "Tábua de esmeraldas".
Pra mim, o pessoal tenta achar profundidade em poça d 'água.
O Sr Jorge, transcreve qualquer coisa sobre um rif de violão mal tocado.(Soa até meio desafinado).
O cara pega uma palavra que, na época, devia ter um som misterioso e passava uma vibe intelectual.
Repetiu num refrão, e depois escreveu umas paradas meio óbvias para o assunto.
Lindo!
Mais uma faixa pronta.
Viu um cara com uma gravata diferente depois de fumar um cigarrinho apertado. Ih mais uma faixa.
Como no relato da Rita Lee. O cara compôs a música
Ela é minha menina
Em poucos minutos.
O sujeito é um gênio!😂😂😂
puutz, da pra tu fazer vídeo sobre esse álbum inteiro hein... bom demais, desde criança tenho familiaridade com esse som e desde a adolescencia sempre curti demais, mesmo sem entender muito bem xD
Excelente vídeo. Muito bom o canal. Quando eu terminar meu livro eu te envio uma cópia!
Maravilha, a essência da alquimia consiste em moldar a si próprio em ouro.
Obrigado por mais uma obra!
Podemos imaginar também que os alquimistas eram PJ, já que escolhiam a hora de trabalhar.
Adorei o vídeo. Poderia também falar de "Hermes Trismegisto e sua Celeste Tábua de Esmeralda ", eu não entendo nada de Alquimia (só de cachorro mesmo, piada ruim kk) mas a música parece descrever bem os processos e conceito antes ensinados.
Haha. Obrigado, Marcelle. A música a que você se refere é uma tradução da Tábua de Esmeralda, um documento importantíssimo para a História da Alquimia. Quem sabe, no futuro, sai um vídeo específico sobre Hermes Trismegisto e a filosofia hermética. Abraços!
engraçado, 9:40 na parte dos vasos "iluminados", eu penso neles decorados, enfeitados com iluminuras (desenhos)
Pesado esse vídeo!!!!
Parabéns pelo conteúdo
Muito interessante! não conhecia essa música.
Então fica o dever de casa: ouvir tudo o álbum! Hehe
Tarefa de casa importantíssima! Um clássico o álbum
Mais uma vez, sensacional! E qual a opinião sobre o livro O alquimista do Paulo Coelho?
Vale um vídeo também?
Valeu, meu caro! Falei um pouco sobre o livro numa live recente sobre História da Alquimia. Dá um vídeo também, com certeza!
O pré requisito dos produtos alquímicos é a elevação espiritual, a sordidez inviabiliza a produção da pedra!!
Adorei, valeu 👌🏻
Assim como a Lua tem influência sobre as mares, os astros tbm tem influência sobre nós, é muito mais além de "horóscopo", e nos experimentos buscavam estes horários e dias, e nos homens está ligado aos chakras ... Doido, né?!
Como eu nunca tinha visto esse vídeo ❤
Uma analise bem fisica e prática né, mais sobre a mudança e transformação das coisas, nao das pessoas, como era o real objetivo da filosofia hermetica, a transmutação do “homen de chumbo em homen de ouro”
veja bem conforme á tabela periódica cada elemento exite uma funçao equivalente ao devido propósito.
Muito bom mesmo
Eu amo esse álbum ❣️
Uns amigos brisavam dizendo que a música falava na verdade sobre MACONHEIROS (e seus costumes) e desde então não consigo pensar outra coisa kkkkkkkkk
Conta pô 😅
Nem fudendo que ele tinha um video sobre jorge ben, nem assisti e já gostei, fico muito interessado por qualquer conteúdo que venha do samba
E se ele estiver se referindo a seres de outros planetas? Eram os deuses astronautas?
"Tem uns dias que eu acordo pensando e querendo saber"....
A cada explosão "vamos precisar de um novo Jimmy " já dizia o Baby e o Dino
Aaaaaa que kegal tava pesquisando pela letra do Racionais e caí aqui
Na mesma linha da "al-kīmīya" (ou khēmeía), você já prestou atenção na letra da musica "Caçador de mim" de Milton Nascimento? Fica a dica...
mas aí tu tem que fazer o estudo da origem do álbum, que a parada de viverem distante foi o lance dele achar os ditos alquimistas para aprender para fazer o disco. O Jorge Ben Jor tinha essa ligação e essa curiosidade pois seu avô era da Rosa Cruz. Posso estar enganado a ordem hermética mas era uma treta dessas
Eu amo esse álbum!
@henriquecaldeira vc ja ouviu ou conhece a Lúcia Helena Galvão?
Jorge Ben é um ser de outro planeta!
Excelente vídeo Henrique. Agora analisa todos os 60 episódios de Fullmetal Alchemyst, cada página de "O Alquimista" e cada página de "Harry Potter e a Pedra Filosofal". KKKKKKKKKKKKKKK
PS: Ainda tô esperando o vídeo sobre o zodíaco 👀
Vou te falar que já me deu vontade de comentar cada episódio de Fullmetal. Tem referências demais! Passou (rapidamente) pela minha cabeça até fazer tipo como streaming, assistindo e comentando ao vivo. Mas é impraticável...
E, realmente, estava me esquecendo do vídeo do Zodíaco. Aguarde e confie!
@@henriquecaldeirapois eu estou no aguardo pelo menos de um apanhado geral sobre fullmetal !!
Acredito que ele estava se referindo ao "alienigenas" que hj ,ao nos corrigirmos , sabemos que se trata dos extraterrestres...
Parabéns!
Os alquimistas; é a galera trazendo os cogumelos e o conhecimento de prepará-los...
Resumindo, a música está falando sobre a alquimia interna e não a externa.
Excelente 👏👏👏
7:35 eu achava que era "Trazem consigo gatinhos" ahsuhusahushas
Kkkkkkkkk
A troca equivalente, um é tudo, e tudo é um...
Nao tenho certeza, mas acho que ou o pai ou o avo dele era rosa cruz
Opa, canal errado! Entrei no Julio Ettore pensando que era o Estranha História. 😂😂
Eu tenho este vinil ❤
A melhor música do disco é “Hermes Trismegisto” e é a que é um texto da alquimia.
É verdade sem mentira certo muito verdadeiro.
É um álbum que invoca os alquimistas que encanaram
Moram bem longe dos homens... significa que não são do mundo...
Moram bem longe dos homens... há na parte mais esotérica que a transmutação do chumbo em ouro não seria na matéria e sim no ser☀️
Contemplem Henrique Caldeira, o maior dos divulgadores!
Grande Felippe! Obrigado pelo elogio totalmente desmesurado kkk
Brb dms 🤟🤠
A interpretação da música pra mim tem a ver com a citação implícita das 7 leis herméticas de fato. Estudar as leis faz com que vc visualize a letra da música de forma bem peculiar.
Este album e uma obra prima ele e racional de tim maia .
Longe dos homens pode ser no sentido de a sabedoria deles estarem longe dos homens comuns.
A parte científica está bem explicada, a parte espiritual deixou a desejar, que é o foco do disco. Impressionante Jorge Benjor ter esse conhecimento sem ter feito curso na área.
A ideia do vídeo era fazer uma leitura parcial da música mesmo, vendo o que dava pra pensar sobre a história da alquimia (de uma perspectiva acadêmica) a partir da letra. A parte espiritual, deixo para os mais espirituais. Abraços!
É para isso que eu pago internet. Que crossover.
Salve.
Senta.
Não, não, senta, senta, pra ficar legal.
Ótimo vídeo
Valeu, meu amigo! Já tirou essa na viola?
Na verdade, a alquimia por si, sempre está longe dos ""homens no sentido humano ,""
A letra da musica e baseada nas 8 regras do sábio mestre Alberto o grande.
Acho que ele fala dos exilados da capela. Eximios alquimistas rs
Amooo Benjor!!
eu achava que eram "gatinhos" e nao cadinhos kkkk
Haha. Muita gente comentou isso mesmo. Mas parece que os alquimistas não eram muito de gatos. Se formos levar em conta as pinturas de gênero sobre os alquimistas do século 17 (procure por David Teniers, o Jovem, por exemplo), parece que gostavam mais de cachorros, rs.
Já dei like só pelo Jorge Ben
Volta a falar sobre a história da Alquimia.
Eu estive aqui 🇧🇷
Desculpa mas com todo respeito, nada a ver a tua explicação, quer dizer que o alquimista evita relação com pessoas de temperamento sórdido mas pede dinheiro para elas? Lógico que não, isso tem relação com as leis herméticas e com a frase: "Todos bem e iluminados", essa frase se refere aos alquimistas e não aos instrumentos, os alquimistas eram iluminados de conhecimento e não queriam pessoas sórdidas ao redor pois estas tentam ocultar o conhecimento. Esse disco todo está relacionado com espiritualidade, demais canções tbm falam sobre iluminação do homem, Jorge não estava compondo sobre ciência. Aliás, naquela época dos alquimistas não havia essa separação que existe hoje, a ciência e a espiritualidade andavam juntas e se respeitavam, tanto que, a maioria dos cientistas eram também alquimistas.
Você poderia falar mais sobre isso no restante do álbum? Gostei