Eu tenho um irmão que, até o fim do ensino médio, só queria saber de jogar bola e só passava de ano porque a escola não reprovava. Eu sou a irmã mais velha e quando decidi fazer faculdade, estudei muito e entrei numa pública. Quando ele viu minha conquista, se sentiu incentivado a estudar (segundo palavras dele mesmo). Hoje ele é formado na USP e já passou em 11 concursos públicos! Se um dia eu o inspirei, hoje é ele quem me inspira. EDIT: agora são 13 os concursos que ele passou. Os dois últimos foram para Auditor Federal de Controle Externo do TCU e para Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU. Acho que agora ele não vai mais estudar pra concurso. Ah, aproveitando a deixa: eu passei como Oficial de Promotoria do MPSP. Pensa na felicidade da goiana aqui!
Caramba, sua história parece bastante comigo e meu irmão mais velho, mas no caso meu irmão é vc, e seu irmão sou eu. Nunca gostei da escola, cheguei até reprovar no ensino médio por desleixo, já meu irmão foi exemplar na escola, se formou em direito e recentemente passou em um concurso público em primeiro lugar. Vou ter que começar os estudos do "zero", praticamente só sabendo escrever e mais nada, mas se meu irmão conseguiu, eu também devo conseguir
- Eu cresci em uma favela, era muito pobre, passavamos grandes necessidades, mas nunca me envolvi com coisas erradas, eu não tinha perspectiva nenhuma na vida. Me formei no ensino médio aos 21 anos de idade, pois tinha que trabalhar e faltava muito da escola. Despertou um interesse enorme em mim pra sair daquela vida, comecei estudar de madrugada com livros baratos e apostilas de banca de jornal, eu não tinha celular nem computador. Aos 23 passei na Universidade, no curso de Direito, foi um perrengue pra terminar, pegava 4 ônibus para ir e voltar. Não tinha condições de comprar livros, nem dinheiro para cópias eu emprestava e lia de madrugada, no 8° semestre, antes de concluir o 10° semestre fiz a prova da OAB e passei, somente dois passaram, eu e um amigo, esperei para colar grau e pegar a carteira da OAB, comecei estagiar ganhando 200 reais, depois fui contratado em um grande escritório após seleção ganhando 2.100 reais, fiquei 3 anos, juntei dinheiro e abri meu próprio escritório, fiz pós graduação. Deslanchei, hoje tenho um grande escritório com muitos colaboradores. Passei em diversos concursos, delegado, analista federal, auditor fiscal municipal, procurador, mas nunca empossei nos cargos, pois tenho um ganho maior que os carreiras públicas, mas continuo fazendo por gosto. Hoje posso ajudar toda minha família, me sinto muito orgulhoso de mim.
Você ganha mais na advocacia do que se tomasse posse desses concursos?? Que massa!!! Pode contar mais sobre o único na advocacia? Esrou começando agora. É tão chato gente me desmotivando só porque meu sonho sempre foi ser advogada e não concurso público. Sua história é muito bonita! Parabéns
Resumo do vídeo em 10 pontos: (deixa o like) 1. Tiago, um aluno improvável, conseguiu passar no concurso da Receita Federal, apesar de ter enfrentado sérios problemas de aprendizagem desde a infância. 2. Ele sempre foi mais inclinado para o esporte, principalmente basquete, e odiava estudar e ler. 3. Tiago tinha níveis elevados de ansiedade e bloqueava completamente sua memória durante as provas, o que o levava a ter brancos e não conseguir responder corretamente. 4. Ao longo de sua vida, ele nunca gostou de estudar e teve que fazer recuperação várias vezes, mas nunca reprovou de ano. 5. Seu foco sempre foi o basquete, mas depois de tentar outras áreas, como fisioterapia e administração, ele descobriu interesse em Comércio Exterior. 6. Tiago trabalhou na área de exportação e importação, lidando com profissionais da Receita Federal, o que despertou seu interesse pelo concurso público. 7. Ele decidiu estudar para o cargo de auditor-fiscal da Receita Federal, e desde o primeiro dia de estudo, nunca mudou seu objetivo. 8. Tiago teve várias reprovações nos concursos que prestou, mas não fazia simulados, focando em resolver questões diariamente para aprender e administrar o tempo. 9. Ele se preparou não apenas no conteúdo das matérias, mas também na ambientação da prova, escolhendo onde sentar e como lidar com distrações. 10. Apesar das dificuldades, Tiago persistiu e alcançou seu objetivo, mostrando que mesmo os alunos improváveis podem alcançar sucesso em concursos públicos. Obrigado e bons estudos!
Vocês não percebem que, quando se trata de ser humano, nunca há uma só resposta certa? Quantos e quantos vídeos de entrevistados vocês já viram que assistem vídeo ou leem PDF (ignorando o fato de que pode ser os dois); fazem simulado ou não, treinam discursiva ou não, fazem provas de outras áreas ou não, fazem concurso escada ou não... etc. Sempre teve gente que usou estratégia X ou Y E DEU CERTO!!! Ou seja, isso que ele tá falando é só mais uma coisa que deu certo PRA ELE. Se faz sentido pra você, testa e segue. Mas não é apenas dessa forma que funciona.
mas ele falou de um jeito como se quem faz simulado estivesse errado, sendo q essa é literalmente a melhor forma de estudar para uma prova. Não vem falar merda só pq vc tem tdah e não aguenta ouvir um barulho de pacote abrindo
O problema é que o pessoal quer receita de bolo. Vc disse tudo: "se faz sentido pra vc, testa e segue". Só com o tempo, e depois de testar diferentes estratégias, é que se ganha a MATURIDADE de estudo. Passei em 2 concurso estudando uma matéria por vez (o que muitos professores abominam), não fazendo simulados e focando na resolução de questões em detrimento de assistir aula. Funcionou pra mim, passei nas cabeças nos dois concursos, mas não quer diz quer vá funcionar pra todos.
Ele não gostava! Mas estudava! Entendam! Ele tinha ansiedade! Assim Como Romario não gostava de treinar! Mas em Campo era craque! Por que ele tinha facilidade!
Nunca estudou mais passou na PUC? Estranho, essa ideia de nunca estudou é puro marketing, o cara com certeza tinha uma base muito sólida e depois de aprovado o cara da uma enfeitada na história. Não cai nessa de nunca estudou e foi aprovado.
eu reprovei 3 anos no ensino fundamental e parei 1 ano de estudar, fiz supletivo para poder Terminar o ensino médio, estou com 27 anos e ainda não fui aprovado dentro das vagas de nenhum concurso, mas uma hora eu vou obter êxito porque eu acredito em mim.
tem um rapaz q tem um canal youtube, chamado Paulo Benites. Ele tambem fez supletivo, mas isso não impediu ele de fazer 104 pontos na cespe no concurso da PRF. Acompanha esses dois PRF: Valter e Paulo Benites. Principalmente Valter. Ele ensina técnica pra encurtar a aprovação com relevância do q mais pode cair na prova. vale muito a pena.
Ensino fundamental e médio só passava com a média 4,75 que arredonda para 5. Faculdade reprovei várias matérias. Descobri uma virtude depois que me formei. Sou um cara insistente e paciente. Comecei os estudos e reprovei várias vezes até que em fui aprovado em dois concursos na área policial. Não desistam senhores. Não se contaminem com pessoas que não agreguem em seus objetivos.
@@SethOmegaful continua fera. Eu era o pior aluno mesmo. Você consegue. Sucesso e se for estudar para carreiras policiais em breve a gente se vê em alguma missão. Abraço
Tbm era assim, sempre tirei notas baixas, na escola reprovei e sempre ficava de recuperação, resolvi acordar cedo, treinar e estudar, resultado, me formei, e agora estou prestando minha outra faculdade que é odontologia. Os estudos mudou a minha vida e a leitura tbm.
Eu era o mais fraco da sala e estou indo pra um doutorado, contador federal. A pessoa não é marcada pra ser o que dizem que é, tudo é questão de treino, se treinar muito, fica bom.
Eu sempre fui um dos piores alunos do colegio. Mas sempre me dediquei muito a tocar instrumento e aos meus hobbies. Depois eu foquei em malhar 5x por semana durante anos a finco, e sendo um aluno médio para ruim na faculdade. Um dia eu decidi focar em estudar para concurso. E hoje sou servidor federal. Tudo é foco. Nao precisa ser inteligente.
Eu sou um dos piores alunos da engenharia, sou um lixo total. Meu nível é tão medíocre que eu fiquei introvertido e tô sentindo um vazio por dentro. Todo mundo entende as aulas e eu não entendo nada... eu to muito ferrado!
@@TigasShitposter o mundo competitivo hedonista em que vivemos quer que fiquemos de joelhos, prostrados de desânimo e nos sentindo sem valor. Mas, não é assim que nosso Criador pensa sobre cada um de nós. Ele até mesmo enviou seu Filho primogênito e unigênito , Jesus Cristo, para morrer por nós e nós resgatar do erro e nos dar a vida eterna. Pode ter a certeza do cuidado que nosso Deus, Jeová, tem por você 🙏🙏🙏
@@TigasShitposter Talvez as tuas habilidades sejam para outras atividades. Fique bem e tenha certeza que em alguma coisa você tem muita capacidade. Talvez você ainda não descobriu exatamente.
vc demorou qto tempo pra passar? e q ritmo de estudo vc seguia, estudava o dia todo? pq tem cara q prega q estudando do jeito certo da pra passar em questao de meses. outros falam de anos... q menos de 2 ou 3 anos impossivel.
Um amigo hj, que quando foi meu aluno na faculdade, eu olhei para ele e lhe perguntei. Por que você não presta concurso,? afinal você tem uma excelnete memorização. Ele alegou que não tinha jeito. Não deu outra! Depois ele me agradeceu um tempo depois a dica. Pois, logo que se formou na área de T.I., se dedicou a estudar para concurso, e passou sempre entre os 4 primeiros lugares, em todos os concursos de tribunais (TRE, TRS´s, DataPrev , TRFs etc) . Ele escolhe onde quer trabalhar. Hj está tranquilo, como analista judciário. Quer fazer direito, para tentar uma carreira jurídica que sempre mais que a área de T.I.
Eu passei a vida como ele: indo pra recuperação e sempre ansiosa em provas. Sempre soube que queria concursos públicos. Me graduei em Direito. Fiz a oab 6x até passar. Continuo teimosa nos estudos e vou conseguir vencer pela educação!
EU TAMBÉM, ESTOU VENCENDO NA TEIMOSIA. NÃO SOU UMA PESSOA INTELIGENTE,ACABEI MEUS ESTUDOS FAZENDO SUPLETIVO.MAS CONSEGUIR ENTRAR NA FACULDADE,VOU CONCLUIR EM NOVEMBRO. DEI ENTRADA NA MINHA CNH, NUNCA DIRIGIR UM CARRO RSRS. MEU FOCO É POLÍCIA FEDERAL.
Eu também tive uma educação muito ruim, em péssimos colégios, tinha deficite de atenção, reprovei duas vezes a sexta série nunca gostei de estudar, nao tinha nenhuma base mas fiquei desempregado em 2016, meti a cara nos livros e já passei em dois concursos!
@@kyomitsuki3419 Um neurologista pode fazer o diagnóstico de TDAH e receitar medicação (Ritalina ou Concerta), mas talvez seja mais fácil conseguir uma consulta com o psiquiatra. Há poucos neurologistas no SUS e os particulares são bem caros. O diagnóstico do TDAH é puramente clínico (questionário) então não vai fazer muita diferença um neurologista e um psiquiatra já que ambos vão fazer o mesmo tipo de pergunta. Sugiro que tente procurar um profissional mais jovem ou pelo menos que pareça atualizado. Uma vez fui me consultar com um psiquiatra que já tinha passado dos 70 anos, o cara simplesmente não acreditava na existência do TDAH e me disse que nem receita amarela pra dar ritalina ele tinha.
Uma caralhada de aprovados na PF e PRF atibuem muito aos simulados, muita gente nunca nem fez um. Parem de acreditar 100% em um ou outro, e testem o que funciona com vocês.
Exatamente, não existe uma receita, cada um tem suas particularidades. Senta e estuda (é o único consenso), aprenda com os erros, para saber o que funciona pra você e atingir o alto nível.
Nunca fiz simulado, pra passar no meu concurso, só organizava cadernos de questões e criava metas diarias, quem faz muitas questões e treina muito por questões, na hora da prova acontece tudo tão natural, essa foi minha experiência e eu tive êxito,e no meu local de trabalho, a grande maioria fez a mesma coisa.
Eu nunca fiz um dever de casa na vida, odiava estudar, e sempre estudei em colégio de bairro de periferia, nunca passei por média, fui reprovado na terceira série por não consegui montar uma conta de dividir, depois fui passando em recuperação e recuperação até o 1 ano do ensino médio onde fui reprovado 2 vezes e desisti da escola, fiquei desempregado até meus 21 anos por não ter ensino médio, foi quando resolvi fazer supletivo de uma prova só, passei me arrastando. hj já fiz mais de 10 concurso até agora não passei, mais cada dia de estudo me aproximo mais de entra na ária policial. pago pela minha falta de interesse nos estudos na minha adolescência, mais não a tempo para chorar e meter a cara no livro e estudar, descobri que sou bom em fazer algo que eu queira de verdade, passo horas lendo algo para entender mais não desisto até compreender.
Vim aqui para dizer que trabalho como Auxiliar Administrativo em um Órgão Público, talvez eu tenha tido mais sorte do que juízo, mas nunca fiz cursinho, mas já passei em vários concursos, também já rodei, também já me atrasei e dei de cara com um portão fechado, faz parte, vivendo e aprendendo, nunca fui de estudar muito, nem ler livros, mas, quando acho que tenho condições, e tenho interesse no cargo, vou lá e faço, mas sempre fiz, um ou 2 níveis abaixo da minha escolaridade, e só farei concurso para nível superior quando achar que estou apto, mas é isso, o importante é ter calma e fazer a prova com tranquilidade sem medo de não passar, tipo, se passar passou, se não, vida que segue, sem crise, sem neuras, para quem tem condições, e acha que vale a pena, pague um curso e estude, simples, eu já comprei apostilas, só, mais nada, ah, e muita Internet, mas sem se preocupar em demasia, e Deus acima de tudo, entrega tua vida para Jeová Deus e Jesus Cristo, e confia, tenha Fé, que o mais o Senhor fará por Ti, Amém.
Cara eu estou tão assim como você descreveu, preocupada, ansiosa e com muito medo da reprovação. Eu entreguei nas mãos do Senhor, sei que o melhor ele fará! Mas eu queria tanto e eu preciso tanto que não consigo não sentir medo. Minha prova é agora dezembro e eu não me sinto capaz, tanto que se não der certo já tenho outros planos, já planejei a 2ª graduação para o começo do ano que vem. Mas continuarei estudando e darei o meu melhor nesse concurso.
Tive problemas de aprendizagem na infância até o momento que me apaixonei pela leitura na adolescência e hj afirmo com orgulho que a leitura me salvou, já passei em dois concursos.
Não terminei o ensino médio, fiz o enem e tive uma boa nota, ganhei bolsa e o diploma do ensino médio, bem como fui chamado em um concurso da prefeitura. Durante a faculdade passei para escrevente e terminada a faculdade tornei-me chefe de cartório. Se Deus quiser, em breve, serei magistrado.
Lembro que em 2011, após uma reportagem do globo repórter sobre concurso público eu despertei pra esse universo que até então desconhecido, após fazer algumas provas e estudar pra muitos concursos sem foco eu vi a oportunidade do concurso da "caixa" no final de 2013 e estudei sério somente após o edital publicado, naquela oportunidade já havia feitos provas para MP, TRT, PREFEITURA e se não me engano PC nível médio e todos eu não chegava nem perto de ser aprovado, fui aí que foquei estudando através de um curso famoso na época da CASA DO CONCURSEIRO, com o professor Edgar Abreu que percebi que estava no caminho certo, estudei muito mesmo nos 3 meses com edital já publicado e na prova me senti super confortável e sai com a sensação de dever cumprido, porém com receio, mas graças a Deus fui aprovado e fiquei no cadastro de reserva, minha convocação veio bem depois.... O que quero com esse texto é de alguma forma ajudar aqueles que estão começando agora e não sabem o que estudar, sugiro fortemente começar hoje com o que tem e estudando a área a qual se identificam mais. Dessa forma vcs já saem da inércia e vão pegando as manhas nas provas e banca na qual o seu concurso vai acontecer.
Eu acho que isso é muito particular de cada pessoa, não existe receita de bolo,cada pessoa vai escolher o que melhor se adapta. Minha filha criou o próprio método de estudos pq não se adaptou em nenhum método sugerido na internet,com o próprio método dela estudando em casa vindo de escola pública ela conseguiu entrar pra UFF em medicina na primeira tentativa. Eu acho que isso é muito particular,cada um com seu método o importante é não desistir
Ahh, mas esse rapaz tem disciplina, empenho, determinação....Só mudou o foco...Duro é alguém que beira ser vagabundo que não quer fazer nada...Sair da inércia se se dedicar
Fiz isso com o meu filho, coloquei ele pra fazer vestibular desde o 1o ano do ensino médio Resultado… ele passou em Engenharia na USP, Unicamp e Mackenzie. só não passou no ITA, que é p ETs
Realidade dele não é da maioria hem. Na minha humilde opinião, simulados têm sua importância e outra, 2009 é 2009 e façamos o que funciona com a gente e não o que funciona com os outros.
Esses caras que passaram em concurso de 2015 pra trás, não devem saber o nível das provas hoje. Em 2009 as provas nível superior, tavam em um nível igual as de nível médio hoje. Não dá pra levar a sério.
@@ingrid4245 o nivel das provas aumentaram isso é um fato, mas tu ta se baseando pela estrutura e recursos dos dias de hj.. ai fica facil falar assim! Antigamente num tinha tudo isso q hj tem nao, a dificuldade é proporcional a cada época!
Eu fiz 21 pontos de 46 que precisava na pmgo, eu tenho 17 anos e cara, tava muito ansioso e preocupado, sai lá fora e pedi pra um grupo evangélico orar por mim, depois que cheguei na sala eu orei mais umas 2 vezes, e acabou tudo, pena que eu não tava conseguindo me concentrar depois da 20° questão, mas em relação a isso me senti bem demais com esse apelo em Deus.
Nas provas que eu fiz o lugar era marcado na sala. Nunca escolhi lugar pra sentar, infelizmente. Ele não falou o óbvio, ele poderia ser ruim na escola, mas era muito focado no esporte. Atletas são diferentes. Ele mudou o foco do esporte para concurso. Esse foi o método dele, foco! Tbm acho que fazer questões é mais importante. Aprender a fazer prova de concurso só tem um jeito, é indo lá fazer no dia, ai vc vai pegando o ritmo, com a repetição.
O q foi dito é a pura verdade, já fiz tanta provas q nem me preocupo mais qdo vou fazer, no q o fiscal irá falar, sempre sento no fundo, gosto de ter a visão de td e não tem como ser incomodado, passei em vários de nível médio, mas pretendo passar em um desses mais fodas.
A maior parte (ou todas, não tenho certeza) das provas que fiz não podia escolher a cadeira, o local já era numerado para cada candidato com nome, RG, inscrição.... Sacanagem...
Também. Sempre faço as provas tranquilamente. Tinha dado um tempo, mas agora eu voltei a estudar para concursos. Começando pelo ensino médio até chegar na minha formação que é Contabilidade.
Fui concurseiro profissional e consegui algumas metas já me aposentei, e consegui lograr êxito em 1 lugar como investigador de polícia, fiscal de tributos de municípios 10 lugar, oficial de justiça 6 lugar etc... o problema é o seguinte concursos como os da receita federal e 2013 ninguém de humanas passou para auditor e analista da receita federal pq o concurso é pesado na área de exatas, eu mesmo nunca iria passar sou péssimo em exatas principlamente no que tange a matemática, vi amigos meus que conseguiram passar para TTN técnico do tesouro nacional 2 grau hj Analista tributário da receita federal, estes colegas levaram 10 anos 7 anos para ingressar num cargo que na época era de 2 grau e o nível já era altíssimo, hj em dia quem não tiver base na matemática leva desvantagem nos concursos pesados da receita federal e tb da policia federal, há opções mais maleáveis para ingressar como os fiscos municipais, como os fiscal de são josé do rio preto salário na faixa dos 10 mil com produtividade, fiscal mogi das cruzes 5800, fiscal campinas 9800. fiscal são josé dos campos 5500, fiscal itapevi 4200, fiscal cubatão 7000 com produtividade fiscal setec campinas 9000 com produtividade, fiscal santo andré 7000, fiscal arujá 6000, fiscal guarulhos 6800, fiscal diadema 5000 mais produtividade, agente vistor 5700 com produtividade edital iminente, fiscal atibaia 5000 fiscal bragança paulista 4300, fiscal osasco 6000 etc... concuros mais fáceis de ingressar, quem prestar para receita federal ou para auditor do trabalho deve ter estudo focado forte pois muitos que passam são de engenharia da usp ITA etc... a receita federal é um dos melhores órgãos para trabalhar juntamente com a anvisa a anac e a antt, infelizmente não conegui realizar o sonho de entrar para analista tributário da receita federal, mas consegui ver meu nome ao menos para agente de segurança do ministerio público da União.
nossa esse cara é igual a mim. Só deus sabe quem se moldou durante a vida para o esporte, e depois não usou para nada essas habilidades na vida adulta. E teve que reapreender outro ofício que é o estudo. A chave é o insistimento mesmo, mas até hoje eu sinto que o esporte moldou até minha resposta emocional...
Tenho TDAH e sempre fui um péssimo aluno na escola (dependência em 4 séries diferentes e reprovado em 1 série), mas sempre me dei bem nos vestibulares (UFRRJ e UEZO) e agora espero me dar bem nos concursos
Sou exatamente assim com 19 anos, desde pequeno não gosto de estudar, sempre tirei notas baixas, totalmente ao contrário da minha irmã,mas a realidade bateu na cara,e tenho que se jogar nos estudos.
Verdade tenho tdah e sempre caio nas primeiras cadeiras pois 90%das provas que eu fiz foram com local marcado. Passei na pcdf , nessa condição, mas jamais escolheria fazer prova na frente
Eu achei tranquilo o ambiente de prova, devido as 2 vezes que fiz Enem kkk ajudou bastante kkkk fiquei suave d+, o problema era que não sabia quase nada da Prova 🤡😑🤝
Conheci o Thiago pessoalmente quando fiz a Análise de Coloração Pessoal dele,. Um cara extremamente inteligente, aprendi muitas coisas em poucas horas conversando com ele! Admiro pessoas como ele, que não de acomodam e vai atrás do que brilha o olho!👏👏
Só fiz duas provas até o momento, uma organizada pelo Cebraspe e outra pela FGV, em ambas o lugar para sentar já estava definido pelas bancas ao chegar à sala, ninguém tinha essa possibilidade de escolher lugar...
Tive Covid e desisti de estudar. Conheci uma terapia em grupo na UPA do meu bairro, exclusiva para pacientes de Covid. Lá conheci o suplemento Morizza, para memória. Sensacional. Vale cada centavo. Recomendo para alguém que vc conheça que está se recuperando das sequelas do Covid. A memória realmente as sequelas permanecem e o suplemento ajuda a superar. Fica a dica.
Charles, muito obrigada por compartilhar sua experiência, minha mãe teve a Covid e 15 dias depois ela teve psicose, segundo os médicos provavelmente sequelas da Covid, nós familiares estamos sofrendo muito, não sabia desse método ou medicamento, você pode explicar como funciona?
Na minha humilde e talvez ignorante opinião é preciso ensinar nosso cérebro q sempre terá coisas q Irão tirar sua concentração, então é preciso treinar nossa mente a manter a calma em todas as situações. E isso todos nós conseguimos, mas precisa de disciplina e buscar autoconhecimento. Uma coisa q me ajuda é praticar meditação.
Cara, tenho a mesma sensação, passei na 2a fase da OAB na repescagem e a prova foi um passeio, já sabia de tudo da FGV. Depois fui notar que entre processos seletivos de estágio e provas como ENEM e concursos já passavam de 10, a gente vai se acostumando com as batalhas
O cara falou o que eu precisava saber, e o que muitos não falam, 90% ou mais quando vai falar de concurso, eu estudo tantas horas faço simulado toda semana assim vai. Gostei da dinâmica dele
@Canal Tudão mano eu mesmo começo do ano passei mal de ansiedade ia dormir e acordava parecia que nem descansava, e investimento e negócio próprio são ótimo a se fazer.
Concordo com quase tudo que ele falou. Entretanto simulado não serve pra “simular” o dia da sua prova, ou pelo menos é o ponto que menos interessa em um simulado. Simulados servem pra você identificar seus pontos fracos e assim fortalecê-los. Uma coisa é você fazer questões de tópicos que você já sabe sobe o que se trata. Por exemplo: você vai fazer questões de Português sobre orações subordinadas adverbiais, pontuação, colocação pronominal. Automaticamente nosso cérebro já se condiciona e já sabe sobre que assunto a questão está pedindo, outra coisa é você pegar um simulado com 120 questões completamente aleatórias e saber que pode cair sobre tudo que está no edital. Essa é a principal função do simulado! Fazê-lo e identificar as questões que você não tem a mínima ideia, ou que sabe mais ou menos e as que tem 100% de certeza. Desse modo você organiza suas revisões, o que você já sabe você não precisa revisar, o que acha que sabe e na hora deu o famoso “branco” é porque o assunto ainda não está fixado na nossa memória de longo prazo, e aquilo que não sabemos ou que temos pouca noção deve ser voltado para o estudo ativo novamente (PDFs ou vídeo aulas + questões). Esse é o verdadeiro objetivo dos simulados.
É exatamente assim. Em 1994 prestei mais de 15 concursos w destes 80% foi na minha área de formação. Passei em 5 todos fora das vagas de nomeação imediata, ficando em cadastro reserva e fui chamada no último dia do ano de prorrogação. Mas aprendi que não basta só o conhecimento das matérias mas 100% aprender fazer a prova. A aprovação estar muito mais em aprender a fazer a prova.
Cara eu tenho esse problema comigo 😔 e hoje estou estudando fazendo o ensino médio 😔 mais continuo tentando sem saber de nada com 47 anos antigamente não tinha tanta matéria como hoje mais estou aí lutando pra conseguir uma coisa melhor pra mim eu tenho muita dificuldade mais estou estudando fazendo o melhor pra ser alguém na vida
Giovanna.... Uma estratégia... Estuda em silêncio e faz as questões com teve rádio.. etc... Ligados... Treino difícil jogo mais fácil... Isso ajuda a vc lidar com o barulho na hora da prova.
Discordo quando ele diz que o simulado não serve pra nada. O simulado me ajuda muito a identificar meus erros e saber onde eu tenho que melhorar, sem contar com tempo de prova e tals. Óbvio que o clima da prova ele não vai simular, mas no simulado vc consegue enxergar coisas que as vezes, só fazendo questão, vc não consegue enxergar ! Sem contar no seguinte: vc cria uma disputa interna com vc mesmo e isso te estimular a estudar mais a fim de melhorar a nota do ultimo simulado. Portanto, SIMULADO É VÁILIDO SIM !
Com relação a escolher um cargo e forçar apenas naquele concurso, concordo que é o mais certo a se fazer, no entanto, se o cargo que vc está estudando engloba a maioria das matérias de outro concurso, muitas vezes até de outra área, é muito válido vc focar e muito provável de conseguir.
Simm, você ta certo, mas o problema mano, é que muita gente escolhe cargos aleatórios, onde foge mto do tema, e nao tem nenhuma das matérias que vão estar na prova do seu objetivo principal, então tipo, pra ser fiscal por exemplo, cai direito tributário e direito adm, prestar provas que tenham essas matérias é otimo, mas prestar alguma que nao cai nenhuma das duas e nem outras que caem pra fiscal e gastar mto tempo nisso, é meio desperdício
Tem sentindo tudo que ele falou, experiência própria. Reprovei 3 vezes na prova da OAB, na quarta eu estava calmo, tranquilo e psicológico inabalável. fui aprovado com nota excelente. .
Se eu fizer simulado em casa é a mesma coisa que na prova ou até pior já que tem cachorro latindo, criança chorando, papagaio falando, vizinho gritando kkkk
Nada a ver ele falar : PARA DE FAZER simulado! Mano, o que é uma garrafinha de água fazendo barulho na hora da prova, perto de um criança falando : MAMÃE, EU COMI O MEU COCÔ
Tô aqui chocada porque o pai do meu namorado também foi piloto da Varig a vida toda e o meu namorado tbm trabalha com comércio exterior kkkkkk. Engraçado essas coincidências da vida.
Muito legal estas entrevistas. Eu sou Nutricionista, e muitos candidatos que eu oriento, eu falo para eles a importância da alimentação, suplementos específicos e todo um preparo para que haja uma performance cognitiva ótima deste candidato podendo usar ao máximo sua capacidade cerebral !!!
O gari que têm talento pode ssim ter sucesso em fazer da melhor forma a limpeza das vias evitando vários problemas ambientais. Importante para toda sociedade. Sucesso não é apenas altos salários. Apenas neste país não valoriza todas as áreas profissionais.
O cara já era rico, pôde ir e vir pra fora do pais, inclusive pingar de faculdade pra faculdade... Kkkk enfim, não tirando demérito de ninguem, teve tempo de estudar, ensino bom no inicio msm q "travasse" em provas... Kkkk más é isso, parabens msm assim.
Sobre na hora da prova , aonde sentar é relativo, pegamos o exemplo da banca Vunesp . Essa banca define em qual lugar o candidato deve sentar e eu sempre me ferro.🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Tiago, sua realidade em 2009 não se aplica nem de longe hoje. Simulados são cruciais, apesar de não essencial. Além do que não temos concursos todo FDS como antigamente. Pra além disso, as provas e concorrência dez anos atrás eram muito melhor.
Exatamente, a realidade atual é bem distante da realidade que ele trilhou, disse que focou em apenas um concurso e uma banca... Realidade atual de quem escolheu estudar para RFB após 2014 faz mais de 8 anos do último concurso e a ESAF nem existe mais...
É tão bom saber que eu não sou o único. No meu ensino médio sempre fui do esporte pratiquei jiu-jitsu até meu ensino médio e sempre me dediquei mais ao esporte do que aos estudos, hoje aos 29 anos formado na escola prestei o Enem três vezes mas consegui passar em duas provas e uma não conseguir uma pontuação alta e agora estou querendo focar em concursos públicos. Hoje sou faixa azul de jiu-jitsu campeão brasileiro mas com tudo, estou sem treinar. Nunca me achei bom para aprender essas matérias Sempre achei difíceis mas porém tem uma facilidade muito grande para memorizar conteúdos de português constitucional Essas matérias me fascinam. A propósito meu nome é tiago o mesmo do vídeo Kkk me identifiquei demais. Like no vídeo!
Esse vídeo me trouxe esperança 😭😭😭. Me sinto a mais inútil,mesmo sabendo da minha capacidade. Eu copiando a prova tirei zero Hj com 34 anos ,desejo cursar faculdade de psicologia ,mãe de 3 filhos. E me vi nesse vídeo, falta de concentração ,traumas ,e problemas familiares afetou meu psicológico. Hj vejo que depois que descobri a palavra de Deus me libertou muito. Mais mesmo assim ,me sinto incapaz de realizar meu sonho
2 года назад+1
Sinceramente, mas eu não acreditei em nada do que esse cara falou, parece até que ele não quer passar algo e deixar o povão pra trás. Vejam as palestras de William Douglas
Ela já era foda e não sabia . As dificuldades dele não são as mesmas que um pião assalariado, com base fraca e sem tempo direito para estudar e ficando velho. Não falei que não é possível , mas é pior
Excelente depoimento. Eu fui cursar geologia e criei trauma de estudo, me desgostei, entrei em depressão e hoje tenho traumas e não consigo exercer a profissão. Não tenho família e a vida está me apertando para garantir minha estabilidade. Nesse momento está parecendo impossível passar. Esse livro na mesa é sobre isso? Aprovação em concursos?
Não é simples deslocar o foco de uma coisa que se ama para outra que desde criança não gosta ou tem travas. Não tem nada de "simples" assim. Certamente exigiu uma grande energia até entrar no eixo. Pra fazer isso tem que ser MUITO MUITO MUITO foda.
Cara eu já tive que falar pra fiscal para de conversar! falei pra ele:" cara eu não sei a orientação de vocês em sala, mas acredito que não ficar conversando e rindo, ta me atrapalhando e se continuar vou pedir a presença da coordenadora de prova". ficou um silencio da po***
Nunca fiz um concurso na vida em que era permitido escolher o local para sentar. Sempre os locais já estavam marcados com os nomes dos candidatos. Estranho isso aí de escolher lugar. Consegui ser aprovada em vários, graças a muito esforço e perseverança, pois vida de pobre estudando para concurso e trabalhando é muito difícil. Parabenizo a todos/as que conquistaram seus objetivos por meio do estudo, esforço e honestidade.
Isso de treinar e se acostumar com o ambiente de prova é tão válido que é super recomendável que aluno de ensino médio faça o Enem como treineiro no 1° e 2° ano.
Caramba, que dica amigo. Muitíssimo obrigado. Quando a ir em outros provas sem pretensão de passar para treinar o ambiente era algo que já tinha pensado e só reforçou o que eu pensava. Grato!!!!
Eu gosto de sentar na frente e do lado contrário ao da porta, pq não gosto de ver a quantidade de pessoas que ainda estão na sala, fico nervosa kkkk eu sempre demoro pra sair
Eu tenho um irmão que, até o fim do ensino médio, só queria saber de jogar bola e só passava de ano porque a escola não reprovava. Eu sou a irmã mais velha e quando decidi fazer faculdade, estudei muito e entrei numa pública. Quando ele viu minha conquista, se sentiu incentivado a estudar (segundo palavras dele mesmo). Hoje ele é formado na USP e já passou em 11 concursos públicos! Se um dia eu o inspirei, hoje é ele quem me inspira.
EDIT: agora são 13 os concursos que ele passou. Os dois últimos foram para Auditor Federal de Controle Externo do TCU e para Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU. Acho que agora ele não vai mais estudar pra concurso. Ah, aproveitando a deixa: eu passei como Oficial de Promotoria do MPSP. Pensa na felicidade da goiana aqui!
Eitaaaaa🎉
show!!
Caramba, sua história parece bastante comigo e meu irmão mais velho, mas no caso meu irmão é vc, e seu irmão sou eu. Nunca gostei da escola, cheguei até reprovar no ensino médio por desleixo, já meu irmão foi exemplar na escola, se formou em direito e recentemente passou em um concurso público em primeiro lugar. Vou ter que começar os estudos do "zero", praticamente só sabendo escrever e mais nada, mas se meu irmão conseguiu, eu também devo conseguir
@@vitortheodorio6659 vai conseguir sim!
Parabéns
- Eu cresci em uma favela, era muito pobre, passavamos grandes necessidades, mas nunca me envolvi com coisas erradas, eu não tinha perspectiva nenhuma na vida. Me formei no ensino médio aos 21 anos de idade, pois tinha que trabalhar e faltava muito da escola. Despertou um interesse enorme em mim pra sair daquela vida, comecei estudar de madrugada com livros baratos e apostilas de banca de jornal, eu não tinha celular nem computador. Aos 23 passei na Universidade, no curso de Direito, foi um perrengue pra terminar, pegava 4 ônibus para ir e voltar. Não tinha condições de comprar livros, nem dinheiro para cópias eu emprestava e lia de madrugada, no 8° semestre, antes de concluir o 10° semestre fiz a prova da OAB e passei, somente dois passaram, eu e um amigo, esperei para colar grau e pegar a carteira da OAB, comecei estagiar ganhando 200 reais, depois fui contratado em um grande escritório após seleção ganhando 2.100 reais, fiquei 3 anos, juntei dinheiro e abri meu próprio escritório, fiz pós graduação. Deslanchei, hoje tenho um grande escritório com muitos colaboradores. Passei em diversos concursos, delegado, analista federal, auditor fiscal municipal, procurador, mas nunca empossei nos cargos, pois tenho um ganho maior que os carreiras públicas, mas continuo fazendo por gosto. Hoje posso ajudar toda minha família, me sinto muito orgulhoso de mim.
Parabéns
Você ganha mais na advocacia do que se tomasse posse desses concursos?? Que massa!!! Pode contar mais sobre o único na advocacia? Esrou começando agora. É tão chato gente me desmotivando só porque meu sonho sempre foi ser advogada e não concurso público. Sua história é muito bonita! Parabéns
Parabéns!!
@@beatriz0231 parabéns!
Estou nessa pegada. Ler esse seu comentário é bom.
Resumo do vídeo em 10 pontos: (deixa o like)
1. Tiago, um aluno improvável, conseguiu passar no concurso da Receita Federal, apesar de ter enfrentado sérios problemas de aprendizagem desde a infância.
2. Ele sempre foi mais inclinado para o esporte, principalmente basquete, e odiava estudar e ler.
3. Tiago tinha níveis elevados de ansiedade e bloqueava completamente sua memória durante as provas, o que o levava a ter brancos e não conseguir responder corretamente.
4. Ao longo de sua vida, ele nunca gostou de estudar e teve que fazer recuperação várias vezes, mas nunca reprovou de ano.
5. Seu foco sempre foi o basquete, mas depois de tentar outras áreas, como fisioterapia e administração, ele descobriu interesse em Comércio Exterior.
6. Tiago trabalhou na área de exportação e importação, lidando com profissionais da Receita Federal, o que despertou seu interesse pelo concurso público.
7. Ele decidiu estudar para o cargo de auditor-fiscal da Receita Federal, e desde o primeiro dia de estudo, nunca mudou seu objetivo.
8. Tiago teve várias reprovações nos concursos que prestou, mas não fazia simulados, focando em resolver questões diariamente para aprender e administrar o tempo.
9. Ele se preparou não apenas no conteúdo das matérias, mas também na ambientação da prova, escolhendo onde sentar e como lidar com distrações.
10. Apesar das dificuldades, Tiago persistiu e alcançou seu objetivo, mostrando que mesmo os alunos improváveis podem alcançar sucesso em concursos públicos.
Obrigado e bons estudos!
resumo do resumo: estudar por questões. Abraço!
Parabéns abençoado e obg
Vocês não percebem que, quando se trata de ser humano, nunca há uma só resposta certa? Quantos e quantos vídeos de entrevistados vocês já viram que assistem vídeo ou leem PDF (ignorando o fato de que pode ser os dois); fazem simulado ou não, treinam discursiva ou não, fazem provas de outras áreas ou não, fazem concurso escada ou não... etc. Sempre teve gente que usou estratégia X ou Y E DEU CERTO!!! Ou seja, isso que ele tá falando é só mais uma coisa que deu certo PRA ELE. Se faz sentido pra você, testa e segue. Mas não é apenas dessa forma que funciona.
Perfeito
mas ele falou de um jeito como se quem faz simulado estivesse errado, sendo q essa é literalmente a melhor forma de estudar para uma prova. Não vem falar merda só pq vc tem tdah e não aguenta ouvir um barulho de pacote abrindo
Exato. N variáveis irão influenciar cada caso de N formas. Não existe regra.
Concordo .
O problema é que o pessoal quer receita de bolo. Vc disse tudo: "se faz sentido pra vc, testa e segue". Só com o tempo, e depois de testar diferentes estratégias, é que se ganha a MATURIDADE de estudo. Passei em 2 concurso estudando uma matéria por vez (o que muitos professores abominam), não fazendo simulados e focando na resolução de questões em detrimento de assistir aula. Funcionou pra mim, passei nas cabeças nos dois concursos, mas não quer diz quer vá funcionar pra todos.
Cara nunca estudou mas tinha o esporte como objetivo, só trocou o foco. O mais importante ele já tinha, determinação de um atleta...
É isso que o David Goggins sempre fala... Comece pelo exercício físico, se vc tiver disciplina para treinar todos os dias o resto será fácil.
Ele não gostava! Mas estudava! Entendam! Ele tinha ansiedade! Assim Como Romario não gostava de treinar! Mas em Campo era craque! Por que ele tinha facilidade!
Vdd
Nunca estudou mais passou na PUC? Estranho, essa ideia de nunca estudou é puro marketing, o cara com certeza tinha uma base muito sólida e depois de aprovado o cara da uma enfeitada na história. Não cai nessa de nunca estudou e foi aprovado.
@@lotofagosrs2 eu nunca estudei, era a mais vagal da minha turma e passei no vestibular em universidade estadual, 14⁰ lugar.
eu reprovei 3 anos no ensino fundamental e parei 1 ano de estudar, fiz supletivo para poder Terminar o ensino médio, estou com 27 anos e ainda não fui aprovado dentro das vagas de nenhum concurso, mas uma hora eu vou obter êxito porque eu acredito em mim.
tem um rapaz q tem um canal youtube, chamado Paulo Benites. Ele tambem fez supletivo, mas isso não impediu ele de fazer 104 pontos na cespe no concurso da PRF. Acompanha esses dois PRF: Valter e Paulo Benites. Principalmente Valter. Ele ensina técnica pra encurtar a aprovação com relevância do q mais pode cair na prova. vale muito a pena.
@@trovaoazul6223 tá bom, obrigado irmão
@@Dalo_sc 👍
Eu acredito em você 🙌
@@visaodeaguia3513 amém
Ensino fundamental e médio só passava com a média 4,75 que arredonda para 5.
Faculdade reprovei várias matérias. Descobri uma virtude depois que me formei. Sou um cara insistente e paciente. Comecei os estudos e reprovei várias vezes até que em fui aprovado em dois concursos na área policial.
Não desistam senhores.
Não se contaminem com pessoas que não agreguem em seus objetivos.
Valeu cara. Isso que tu falou me deu um pouco de ânimo. É foda tomar porrada toda hora. Por mais persistente que tu seja, uma hora tu balança.
@@SethOmegaful continua fera. Eu era o pior aluno mesmo. Você consegue. Sucesso e se for estudar para carreiras policiais em breve a gente se vê em alguma missão.
Abraço
Qual virtude que você descobriu?
@@ledaianematos4163 foram duas que ele falou "insistência e paciência".
Tbm era assim, sempre tirei notas baixas, na escola reprovei e sempre ficava de recuperação, resolvi acordar cedo, treinar e estudar, resultado, me formei, e agora estou prestando minha outra faculdade que é odontologia. Os estudos mudou a minha vida e a leitura tbm.
Eu era o mais fraco da sala e estou indo pra um doutorado, contador federal. A pessoa não é marcada pra ser o que dizem que é, tudo é questão de treino, se treinar muito, fica bom.
Eu sempre fui um dos piores alunos do colegio. Mas sempre me dediquei muito a tocar instrumento e aos meus hobbies. Depois eu foquei em malhar 5x por semana durante anos a finco, e sendo um aluno médio para ruim na faculdade. Um dia eu decidi focar em estudar para concurso. E hoje sou servidor federal. Tudo é foco. Nao precisa ser inteligente.
Eu sou um dos piores alunos da engenharia, sou um lixo total. Meu nível é tão medíocre que eu fiquei introvertido e tô sentindo um vazio por dentro. Todo mundo entende as aulas e eu não entendo nada... eu to muito ferrado!
@@TigasShitposter o mundo competitivo hedonista em que vivemos quer que fiquemos de joelhos, prostrados de desânimo e nos sentindo sem valor.
Mas, não é assim que nosso Criador pensa sobre cada um de nós.
Ele até mesmo enviou seu Filho primogênito e unigênito , Jesus Cristo, para morrer por nós e nós resgatar do erro e nos dar a vida eterna.
Pode ter a certeza do cuidado que nosso Deus, Jeová, tem por você 🙏🙏🙏
@@TigasShitposter Talvez as tuas habilidades sejam para outras atividades. Fique bem e tenha certeza que em alguma coisa você tem muita capacidade. Talvez você ainda não descobriu exatamente.
Todos somos capazes. Foco + determinação+ perseverança e disciplina = CONQUISTA
vc demorou qto tempo pra passar?
e q ritmo de estudo vc seguia, estudava o dia todo?
pq tem cara q prega q estudando do jeito certo da pra passar em questao de meses. outros falam de anos... q menos de 2 ou 3 anos impossivel.
Um amigo hj, que quando foi meu aluno na faculdade, eu olhei para ele e lhe perguntei. Por que você não presta concurso,? afinal você tem uma excelnete memorização. Ele alegou que não tinha jeito.
Não deu outra! Depois ele me agradeceu um tempo depois a dica. Pois, logo que se formou na área de T.I., se dedicou a estudar para concurso, e passou sempre entre os 4 primeiros lugares, em todos os concursos de tribunais (TRE, TRS´s, DataPrev , TRFs etc) . Ele escolhe onde quer trabalhar. Hj está tranquilo, como analista judciário. Quer fazer direito, para tentar uma carreira jurídica que sempre mais que a área de T.I.
Eu passei a vida como ele: indo pra recuperação e sempre ansiosa em provas.
Sempre soube que queria concursos públicos. Me graduei em Direito. Fiz a oab 6x até passar. Continuo teimosa nos estudos e vou conseguir vencer pela educação!
Eu tbbb
EU TAMBÉM, ESTOU VENCENDO NA TEIMOSIA. NÃO SOU UMA PESSOA INTELIGENTE,ACABEI MEUS ESTUDOS FAZENDO SUPLETIVO.MAS CONSEGUIR ENTRAR NA FACULDADE,VOU CONCLUIR EM NOVEMBRO. DEI ENTRADA NA MINHA CNH, NUNCA DIRIGIR UM CARRO RSRS. MEU FOCO É POLÍCIA FEDERAL.
Parabéns Luna
Nuuuu 6X o exame da ordem, reprovei uma vez porque fiz a prova sem estudar e fiquei malzao kk
@@cristianemessias4788 e vai conseguir! A gente vence na teimosia, mesmo com todos duvidando!
O cara só realocou a disciplina que o esporte exige para os estudos. Simples assim. Disciplina é o mais importante para avançar nos estudos.
Eu também tive uma educação muito ruim, em péssimos colégios, tinha deficite de atenção, reprovei duas vezes a sexta série nunca gostei de estudar, nao tinha nenhuma base mas fiquei desempregado em 2016, meti a cara nos livros e já passei em dois concursos!
Glória a Deus, também tenho Tdah, já falei pra minha mãe me levar em um neurologista, pra tratar, acho que é esse o especialista
@@kyomitsuki3419 o psiquiatra que trata isso
@@nicolegaldino5595 Ah tá, obrigada
@@kyomitsuki3419 Um neurologista pode fazer o diagnóstico de TDAH e receitar medicação (Ritalina ou Concerta), mas talvez seja mais fácil conseguir uma consulta com o psiquiatra. Há poucos neurologistas no SUS e os particulares são bem caros. O diagnóstico do TDAH é puramente clínico (questionário) então não vai fazer muita diferença um neurologista e um psiquiatra já que ambos vão fazer o mesmo tipo de pergunta. Sugiro que tente procurar um profissional mais jovem ou pelo menos que pareça atualizado. Uma vez fui me consultar com um psiquiatra que já tinha passado dos 70 anos, o cara simplesmente não acreditava na existência do TDAH e me disse que nem receita amarela pra dar ritalina ele tinha.
@@widneyshelldon6847 Misericórdia 🤡
Uma caralhada de aprovados na PF e PRF atibuem muito aos simulados, muita gente nunca nem fez um. Parem de acreditar 100% em um ou outro, e testem o que funciona com vocês.
Exatamente, não existe uma receita, cada um tem suas particularidades.
Senta e estuda (é o único consenso), aprenda com os erros, para saber o que funciona pra você e atingir o alto nível.
Quem não faz simulado não passa, deixa de ser ignorante
@@obruno77 Passa também, as pessoas não são um bolo , que tem receita pronta. Deixa de ser ignorante.
Nunca fiz simulado, pra passar no meu concurso, só organizava cadernos de questões e criava metas diarias, quem faz muitas questões e treina muito por questões, na hora da prova acontece tudo tão natural, essa foi minha experiência e eu tive êxito,e no meu local de trabalho, a grande maioria fez a mesma coisa.
@@douglasmarquessilva9741 fez alguma assinatura de questões?
Além do testemunho exemplar do vídeo, temos também os dos comentários. Muito obrigado a todos!
Eu nunca fiz um dever de casa na vida, odiava estudar, e sempre estudei em colégio de bairro de periferia, nunca passei por média, fui reprovado na terceira série por não consegui montar uma conta de dividir, depois fui passando em recuperação e recuperação até o 1 ano do ensino médio onde fui reprovado 2 vezes e desisti da escola, fiquei desempregado até meus 21 anos por não ter ensino médio, foi quando resolvi fazer supletivo de uma prova só, passei me arrastando. hj já fiz mais de 10 concurso até agora não passei, mais cada dia de estudo me aproximo mais de entra na ária policial. pago pela minha falta de interesse nos estudos na minha adolescência, mais não a tempo para chorar e meter a cara no livro e estudar, descobri que sou bom em fazer algo que eu queira de verdade, passo horas lendo algo para entender mais não desisto até compreender.
Vim aqui para dizer que trabalho como Auxiliar Administrativo em um Órgão Público, talvez eu tenha tido mais sorte do que juízo, mas nunca fiz cursinho, mas já passei em vários concursos, também já rodei, também já me atrasei e dei de cara com um portão fechado, faz parte, vivendo e aprendendo, nunca fui de estudar muito, nem ler livros, mas, quando acho que tenho condições, e tenho interesse no cargo, vou lá e faço, mas sempre fiz, um ou 2 níveis abaixo da minha escolaridade, e só farei concurso para nível superior quando achar que estou apto, mas é isso, o importante é ter calma e fazer a prova com tranquilidade sem medo de não passar, tipo, se passar passou, se não, vida que segue, sem crise, sem neuras, para quem tem condições, e acha que vale a pena, pague um curso e estude, simples, eu já comprei apostilas, só, mais nada, ah, e muita Internet, mas sem se preocupar em demasia, e Deus acima de tudo, entrega tua vida para Jeová Deus e Jesus Cristo, e confia, tenha Fé, que o mais o Senhor fará por Ti, Amém.
Amém
gratidão 🙏🏽🙌❤️
Cara eu estou tão assim como você descreveu, preocupada, ansiosa e com muito medo da reprovação. Eu entreguei nas mãos do Senhor, sei que o melhor ele fará! Mas eu queria tanto e eu preciso tanto que não consigo não sentir medo. Minha prova é agora dezembro e eu não me sinto capaz, tanto que se não der certo já tenho outros planos, já planejei a 2ª graduação para o começo do ano que vem. Mas continuarei estudando e darei o meu melhor nesse concurso.
concurso é igual conquistar cada tentaitiva você melhora e sob um degrau! Uma hora vc pega o caminho e vai!
Tive problemas de aprendizagem na infância até o momento que me apaixonei pela leitura na adolescência e hj afirmo com orgulho que a leitura me salvou, já passei em dois concursos.
Não terminei o ensino médio, fiz o enem e tive uma boa nota, ganhei bolsa e o diploma do ensino médio, bem como fui chamado em um concurso da prefeitura. Durante a faculdade passei para escrevente e terminada a faculdade tornei-me chefe de cartório. Se Deus quiser, em breve, serei magistrado.
Parabéns pela conquista!
@@NatalideJesus-w4m obrigado 🙏🏻 que Deus abençoe sua caminhada!
Estudou por onde ?
Em concurso não pode escolher o local que vai sentar e isso realmente atrapalha
Lembro que em 2011, após uma reportagem do globo repórter sobre concurso público eu despertei pra esse universo que até então desconhecido, após fazer algumas provas e estudar pra muitos concursos sem foco eu vi a oportunidade do concurso da "caixa" no final de 2013 e estudei sério somente após o edital publicado, naquela oportunidade já havia feitos provas para MP, TRT, PREFEITURA e se não me engano PC nível médio e todos eu não chegava nem perto de ser aprovado, fui aí que foquei estudando através de um curso famoso na época da CASA DO CONCURSEIRO, com o professor Edgar Abreu que percebi que estava no caminho certo, estudei muito mesmo nos 3 meses com edital já publicado e na prova me senti super confortável e sai com a sensação de dever cumprido, porém com receio, mas graças a Deus fui aprovado e fiquei no cadastro de reserva, minha convocação veio bem depois....
O que quero com esse texto é de alguma forma ajudar aqueles que estão começando agora e não sabem o que estudar, sugiro fortemente começar hoje com o que tem e estudando a área a qual se identificam mais.
Dessa forma vcs já saem da inércia e vão pegando as manhas nas provas e banca na qual o seu concurso vai acontecer.
Eu acho que isso é muito particular de cada pessoa, não existe receita de bolo,cada pessoa vai escolher o que melhor se adapta.
Minha filha criou o próprio método de estudos pq não se adaptou em nenhum método sugerido na internet,com o próprio método dela estudando em casa vindo de escola pública ela conseguiu entrar pra UFF em medicina na primeira tentativa.
Eu acho que isso é muito particular,cada um com seu método o importante é não desistir
Ahh, mas esse rapaz tem disciplina, empenho, determinação....Só mudou o foco...Duro é alguém que beira ser vagabundo que não quer fazer nada...Sair da inércia se se dedicar
Kakakakakakkaak
@Joel Carvalho Detran DF, meu sonho kk
Treinar prova? Eu treino antes. Eu gasto em média 1500 reais pra fazer uma prova em outro estado, se eu for lá só pra treinar, fico endividada.
Te entendo perfeitamente. Avião é caro!
Todo mundo um dia foi o famoso" quebrando as pernas " na escola e hj chegou onde tinha que chegar,tudo e foco e dedicação.
Fiz isso com o meu filho, coloquei ele pra fazer vestibular desde o 1o ano do ensino médio
Resultado… ele passou em Engenharia na USP, Unicamp e Mackenzie.
só não passou no ITA, que é p ETs
Realidade dele não é da maioria hem. Na minha humilde opinião, simulados têm sua importância e outra, 2009 é 2009 e façamos o que funciona com a gente e não o que funciona com os outros.
Esses caras que passaram em concurso de 2015 pra trás, não devem saber o nível das provas hoje. Em 2009 as provas nível superior, tavam em um nível igual as de nível médio hoje. Não dá pra levar a sério.
@@ingrid4245 o nivel das provas aumentaram isso é um fato, mas tu ta se baseando pela estrutura e recursos dos dias de hj.. ai fica facil falar assim! Antigamente num tinha tudo isso q hj tem nao, a dificuldade é proporcional a cada época!
@@magnogoku POIS É! a prova era mais fácil,mas hoje temos uma estrutura monstruosa. Ele também teve as suas dificuldades.
Eu fiz 21 pontos de 46 que precisava na pmgo, eu tenho 17 anos e cara, tava muito ansioso e preocupado, sai lá fora e pedi pra um grupo evangélico orar por mim, depois que cheguei na sala eu orei mais umas 2 vezes, e acabou tudo, pena que eu não tava conseguindo me concentrar depois da 20° questão, mas em relação a isso me senti bem demais com esse apelo em Deus.
Nas provas que eu fiz o lugar era marcado na sala. Nunca escolhi lugar pra sentar, infelizmente. Ele não falou o óbvio, ele poderia ser ruim na escola, mas era muito focado no esporte. Atletas são diferentes. Ele mudou o foco do esporte para concurso. Esse foi o método dele, foco! Tbm acho que fazer questões é mais importante. Aprender a fazer prova de concurso só tem um jeito, é indo lá fazer no dia, ai vc vai pegando o ritmo, com a repetição.
Vou fazer meu primeiro concurso aos 35 anos. 🙌🏻
Boa sorte mano, que Deus ilumine sua trajetória
Boa sorte ,passei com 33 na policia penal . Vc tá muito novo ainda . Vai da certo
O q foi dito é a pura verdade, já fiz tanta provas q nem me preocupo mais qdo vou fazer, no q o fiscal irá falar, sempre sento no fundo, gosto de ter a visão de td e não tem como ser incomodado, passei em vários de nível médio, mas pretendo passar em um desses mais fodas.
Estuda a quanto tempo é quantas horas por dia?
@@renatovale1481 1 ano e no mínimo 1 hora por dia, 5 a 6 dias por semana
A maior parte (ou todas, não tenho certeza) das provas que fiz não podia escolher a cadeira, o local já era numerado para cada candidato com nome, RG, inscrição.... Sacanagem...
@@martagospel As bancas mais organizadas são assim msm, mas se puder escolher, chegue cedo e escolha sempre o fundo, boa sorte!
Também. Sempre faço as provas tranquilamente. Tinha dado um tempo, mas agora eu voltei a estudar para concursos. Começando pelo ensino médio até chegar na minha formação que é Contabilidade.
Fui concurseiro profissional e consegui algumas metas já me aposentei, e consegui lograr êxito em 1 lugar como investigador de polícia, fiscal de tributos de municípios 10 lugar, oficial de justiça 6 lugar etc... o problema é o seguinte concursos como os da receita federal e 2013 ninguém de humanas passou para auditor e analista da receita federal pq o concurso é pesado na área de exatas, eu mesmo nunca iria passar sou péssimo em exatas principlamente no que tange a matemática, vi amigos meus que conseguiram passar para TTN técnico do tesouro nacional 2 grau hj Analista tributário da receita federal, estes colegas levaram 10 anos 7 anos para ingressar num cargo que na época era de 2 grau e o nível já era altíssimo, hj em dia quem não tiver base na matemática leva desvantagem nos concursos pesados da receita federal e tb da policia federal, há opções mais maleáveis para ingressar como os fiscos municipais, como os fiscal de são josé do rio preto salário na faixa dos 10 mil com produtividade, fiscal mogi das cruzes 5800, fiscal campinas 9800. fiscal são josé dos campos 5500, fiscal itapevi 4200, fiscal cubatão 7000 com produtividade fiscal setec campinas 9000 com produtividade, fiscal santo andré 7000, fiscal arujá 6000, fiscal guarulhos 6800, fiscal diadema 5000 mais produtividade, agente vistor 5700 com produtividade edital iminente, fiscal atibaia 5000 fiscal bragança paulista 4300, fiscal osasco 6000 etc... concuros mais fáceis de ingressar, quem prestar para receita federal ou para auditor do trabalho deve ter estudo focado forte pois muitos que passam são de engenharia da usp ITA etc... a receita federal é um dos melhores órgãos para trabalhar juntamente com a anvisa a anac e a antt, infelizmente não conegui realizar o sonho de entrar para analista tributário da receita federal, mas consegui ver meu nome ao menos para agente de segurança do ministerio público da União.
Nada é impossível pra quem tem fé em Deus
Fé e obras.
Esse rapaz falou tudo. Vamos estudar nesse modo. Boa sorte a todos. Deus abençoe o Brasil.
nossa esse cara é igual a mim. Só deus sabe quem se moldou durante a vida para o esporte, e depois não usou para nada essas habilidades na vida adulta. E teve que reapreender outro ofício que é o estudo. A chave é o insistimento mesmo, mas até hoje eu sinto que o esporte moldou até minha resposta emocional...
Tenho TDAH e sempre fui um péssimo aluno na escola (dependência em 4 séries diferentes e reprovado em 1 série), mas sempre me dei bem nos vestibulares (UFRRJ e UEZO) e agora espero me dar bem nos concursos
O cara nunca foi reprovado
Fez PUC
Viajou para o Canadá
e quer pagar de fracassado para VENDER CURSO??????
NAMORAL ESSA INTERNET TEM CADA 71
😂
Sou exatamente assim com 19 anos, desde pequeno não gosto de estudar, sempre tirei notas baixas, totalmente ao contrário da minha irmã,mas a realidade bateu na cara,e tenho que se jogar nos estudos.
Tô contigo. Bora correr atrás
Isso ai. Determinação e sucesso.
Eu tbm. Ja passei em um de Cadastro de Reserva, por enquanto.
Verdade tenho tdah e sempre caio nas primeiras cadeiras pois 90%das provas que eu fiz foram com local marcado.
Passei na pcdf , nessa condição, mas jamais escolheria fazer prova na frente
Vc assumiu o cargo ?
Eu achei tranquilo o ambiente de prova, devido as 2 vezes que fiz Enem kkk ajudou bastante kkkk fiquei suave d+, o problema era que não sabia quase nada da Prova 🤡😑🤝
Achei que eu era a única que odiava simulados. Também nunca fui fã. Mas resolvia inúmeras questões por dia, além de ter prestado muuuitas provas. kkkk
Eu fazia simulados quase todos dias como se fosse passatempo. E ruim ? é mas ...
Eu odeio simulados prefiro responder questões em aplicativos de questões aprendo bem assim
Conheci o Thiago pessoalmente quando fiz a Análise de Coloração Pessoal dele,. Um cara extremamente inteligente, aprendi muitas coisas em poucas horas conversando com ele! Admiro pessoas como ele, que não de acomodam e vai atrás do que brilha o olho!👏👏
Só fiz duas provas até o momento, uma organizada pelo Cebraspe e outra pela FGV, em ambas o lugar para sentar já estava definido pelas bancas ao chegar à sala, ninguém tinha essa possibilidade de escolher lugar...
Eu já pedi para o fiscal me mudar de lugar depois do início da prova, ele trocou sem problema.
A maioria das provas tem acontecido isso, lugar definido pela banca, só consegui mudar de lugar na prova da ALCE, pois a sala tava vazia.
Eu ia comentar isso. Prestei concurso só para sentir a vibe, ainda não foi para valer, e o lugar estava em ordem alfabética.
Tive Covid e desisti de estudar. Conheci uma terapia em grupo na UPA do meu bairro, exclusiva para pacientes de Covid. Lá conheci o suplemento Morizza, para memória. Sensacional. Vale cada centavo. Recomendo para alguém que vc conheça que está se recuperando das sequelas do Covid. A memória realmente as sequelas permanecem e o suplemento ajuda a superar. Fica a dica.
Charles, muito obrigada por compartilhar sua experiência, minha mãe teve a Covid e 15 dias depois ela teve psicose, segundo os médicos provavelmente sequelas da Covid, nós familiares estamos sofrendo muito, não sabia desse método ou medicamento, você pode explicar como funciona?
Na minha humilde e talvez ignorante opinião é preciso ensinar nosso cérebro q sempre terá coisas q Irão tirar sua concentração, então é preciso treinar nossa mente a manter a calma em todas as situações. E isso todos nós conseguimos, mas precisa de disciplina e buscar autoconhecimento. Uma coisa q me ajuda é praticar meditação.
Cara, tenho a mesma sensação, passei na 2a fase da OAB na repescagem e a prova foi um passeio, já sabia de tudo da FGV. Depois fui notar que entre processos seletivos de estágio e provas como ENEM e concursos já passavam de 10, a gente vai se acostumando com as batalhas
As melhores dicas que já vi. Vai totalmente contra a maioria
O cara falou o que eu precisava saber, e o que muitos não falam, 90% ou mais quando vai falar de concurso, eu estudo tantas horas faço simulado toda semana assim vai.
Gostei da dinâmica dele
@Canal Tudão mano eu mesmo começo do ano passei mal de ansiedade ia dormir e acordava parecia que nem descansava, e investimento e negócio próprio são ótimo a se fazer.
Concordo com quase tudo que ele falou. Entretanto simulado não serve pra “simular” o dia da sua prova, ou pelo menos é o ponto que menos interessa em um simulado. Simulados servem pra você identificar seus pontos fracos e assim fortalecê-los. Uma coisa é você fazer questões de tópicos que você já sabe sobe o que se trata. Por exemplo: você vai fazer questões de Português sobre orações subordinadas adverbiais, pontuação, colocação pronominal. Automaticamente nosso cérebro já se condiciona e já sabe sobre que assunto a questão está pedindo, outra coisa é você pegar um simulado com 120 questões completamente aleatórias e saber que pode cair sobre tudo que está no edital. Essa é a principal função do simulado! Fazê-lo e identificar as questões que você não tem a mínima ideia, ou que sabe mais ou menos e as que tem 100% de certeza. Desse modo você organiza suas revisões, o que você já sabe você não precisa revisar, o que acha que sabe e na hora deu o famoso “branco” é porque o assunto ainda não está fixado na nossa memória de longo prazo, e aquilo que não sabemos ou que temos pouca noção deve ser voltado para o estudo ativo novamente (PDFs ou vídeo aulas + questões). Esse é o verdadeiro objetivo dos simulados.
É exatamente assim. Em 1994 prestei mais de 15 concursos w destes 80% foi na minha área de formação. Passei em 5 todos fora das vagas de nomeação imediata, ficando em cadastro reserva e fui chamada no último dia do ano de prorrogação. Mas aprendi que não basta só o conhecimento das matérias mas 100% aprender fazer a prova. A aprovação estar muito mais em aprender a fazer a prova.
Cara eu tenho esse problema comigo 😔 e hoje estou estudando fazendo o ensino médio 😔 mais continuo tentando sem saber de nada com 47 anos antigamente não tinha tanta matéria como hoje mais estou aí lutando pra conseguir uma coisa melhor pra mim eu tenho muita dificuldade mais estou estudando fazendo o melhor pra ser alguém na vida
Amei essa entrevista,cara totalmente estratégico, um ponto que me chamou atenção: Fiscal que conversa na hora de prova.
Isso me deixa #$#$&@®©% da vida.
E normalmente são pessoas que não entendem nada de concurso,não estudam, agem com se tivesse numa zona,numa feira, num bloco de carnaval. Torcendo para que o dia o fiscal seja avaliado por nós no fim de cada prova, isso iria eliminar cada tranqueira para nunca mais. Vc percebe que esse tipo de fiscal ( moleques) estão ali somente pelo dinheiro,profissionalismo passou longe.
Fiz uma prova da Vunesp onde a performance do fiscal foi avaliada por questionário enviado por e-mail.
Giovanna.... Uma estratégia... Estuda em silêncio e faz as questões com teve rádio.. etc... Ligados... Treino difícil jogo mais fácil... Isso ajuda a vc lidar com o barulho na hora da prova.
O concurso do INSS foi uma bagunça, teve até questões anuladas por burrice deles.
Uma pessoa que terminar a faculdade com 18 anos não tem dificuldade nenhuma! 👌
Discordo quando ele diz que o simulado não serve pra nada. O simulado me ajuda muito a identificar meus erros e saber onde eu tenho que melhorar, sem contar com tempo de prova e tals. Óbvio que o clima da prova ele não vai simular, mas no simulado vc consegue enxergar coisas que as vezes, só fazendo questão, vc não consegue enxergar ! Sem contar no seguinte: vc cria uma disputa interna com vc mesmo e isso te estimular a estudar mais a fim de melhorar a nota do ultimo simulado. Portanto, SIMULADO É VÁILIDO SIM !
Com relação a escolher um cargo e forçar apenas naquele concurso, concordo que é o mais certo a se fazer, no entanto, se o cargo que vc está estudando engloba a maioria das matérias de outro concurso, muitas vezes até de outra área, é muito válido vc focar e muito provável de conseguir.
Simm, você ta certo, mas o problema mano, é que muita gente escolhe cargos aleatórios, onde foge mto do tema, e nao tem nenhuma das matérias que vão estar na prova do seu objetivo principal, então tipo, pra ser fiscal por exemplo, cai direito tributário e direito adm, prestar provas que tenham essas matérias é otimo, mas prestar alguma que nao cai nenhuma das duas e nem outras que caem pra fiscal e gastar mto tempo nisso, é meio desperdício
Creio que escolher uma área, policial, fiscal, tribunais... E seguir adiante até passar
Tem sentindo tudo que ele falou, experiência própria. Reprovei 3 vezes na prova da OAB, na quarta eu estava calmo, tranquilo e psicológico inabalável. fui aprovado com nota excelente. .
Se eu fizer simulado em casa é a mesma coisa que na prova ou até pior já que tem cachorro latindo, criança chorando, papagaio falando, vizinho gritando kkkk
É isso!!!!!!!
Nada a ver ele falar : PARA DE FAZER simulado!
Mano, o que é uma garrafinha de água fazendo barulho na hora da prova, perto de um criança falando : MAMÃE, EU COMI O MEU COCÔ
A intenção do simulado é verificar o desempenho
E resolver questões não verifica o desempenho?
@@geraldo_rocha simulado na minha opinião só serve mesmo pra vc pegar tempo de prova. O desempenho vc verifica nas questões
Simulado tbm serve como um diagnóstico pra vc ver em que precisa melhorar.
Assistir esses tipos de vídeo abre sua mente !!!
Tô aqui chocada porque o pai do meu namorado também foi piloto da Varig a vida toda e o meu namorado tbm trabalha com comércio exterior kkkkkk. Engraçado essas coincidências da vida.
Muito boa as dicas. Não sei nos outros estados, mas no DF o lugar já é pré-definido.
Muito legal estas entrevistas.
Eu sou Nutricionista, e muitos candidatos que eu oriento, eu falo para eles a importância da alimentação, suplementos específicos e todo um preparo para que haja uma performance cognitiva ótima deste candidato podendo usar ao máximo sua capacidade cerebral !!!
Pode dizer por favor qual suplemento específicos são esses que indica?
Pressão emocional...... é isso que REALMENTE atrapalha a pessoa.
O gari que têm talento pode ssim ter sucesso em fazer da melhor forma a limpeza das vias evitando vários problemas ambientais. Importante para toda sociedade. Sucesso não é apenas altos salários. Apenas neste país não valoriza todas as áreas profissionais.
Esse cara ta narrando a minha vida cara!!!
Faz total sentido. Baita conteúdo.
Discordo sobre o simulado
Acho muito válido.
De resto, vídeo muito bom.Cara é foda!!
"Simulado não serve pra nada" cada um fala uma coisa. Cada vez percebo mais que não tem regra. Tem que ir estudando até achar o seu método..
O cara já era rico, pôde ir e vir pra fora do pais, inclusive pingar de faculdade pra faculdade... Kkkk enfim, não tirando demérito de ninguem, teve tempo de estudar, ensino bom no inicio msm q "travasse" em provas... Kkkk más é isso, parabens msm assim.
como as pessoas gostam de enfeitar as histórias.
Eu sou ainda assim, mas estou melhorando aos poucos, e um caminho bem difícil mais tempo fé que vou conseguir.
Sobre na hora da prova , aonde sentar é relativo, pegamos o exemplo da banca Vunesp . Essa banca define em qual lugar o candidato deve sentar e eu sempre me ferro.🤣🤣🤣🤣🤣🤣
Eu também, quando não é no meio da bagunça é embaixo do ar condicionado, onde eu congelo.
@@vivianepaiva2755 verdade kkk
@@vivianepaiva2755 pois é, tenho feito muita Vunesp ultimamente, sempre levo casaco. A próxima é FGV... ai o Português! kkkk
@@martagospel Nem me fala do Português da FGV kkkkkk.
Passei na 1° fase da OAB sem fazer 1 simulado sequer! Isso é muito verdade. Não é preciso fazer simulado para passar em uma prova
Hoje o candidato já tem o local marcado mas essa ideia do fundão é show de bola.
vdd
Essa do simulado definitivamente mostrar que o homem sabe o que diz
Tiago, sua realidade em 2009 não se aplica nem de longe hoje. Simulados são cruciais, apesar de não essencial. Além do que não temos concursos todo FDS como antigamente. Pra além disso, as provas e concorrência dez anos atrás eram muito melhor.
Exatamente, a realidade atual é bem distante da realidade que ele trilhou, disse que focou em apenas um concurso e uma banca... Realidade atual de quem escolheu estudar para RFB após 2014 faz mais de 8 anos do último concurso e a ESAF nem existe mais...
Adorei a entrevista!
Ele falou o q ninguém fala: essa parada de simulado em casa, enganação
É tão bom saber que eu não sou o único. No meu ensino médio sempre fui do esporte pratiquei jiu-jitsu até meu ensino médio e sempre me dediquei mais ao esporte do que aos estudos, hoje aos 29 anos formado na escola prestei o Enem três vezes mas consegui passar em duas provas e uma não conseguir uma pontuação alta e agora estou querendo focar em concursos públicos. Hoje sou faixa azul de jiu-jitsu campeão brasileiro mas com tudo, estou sem treinar. Nunca me achei bom para aprender essas matérias Sempre achei difíceis mas porém tem uma facilidade muito grande para memorizar conteúdos de português constitucional Essas matérias me fascinam. A propósito meu nome é tiago o mesmo do vídeo Kkk me identifiquei demais. Like no vídeo!
Esse vídeo me trouxe esperança 😭😭😭.
Me sinto a mais inútil,mesmo sabendo da minha capacidade.
Eu copiando a prova tirei zero
Hj com 34 anos ,desejo cursar faculdade de psicologia ,mãe de 3 filhos.
E me vi nesse vídeo, falta de concentração ,traumas ,e problemas familiares afetou meu psicológico.
Hj vejo que depois que descobri a palavra de Deus me libertou muito.
Mais mesmo assim ,me sinto incapaz de realizar meu sonho
Sinceramente, mas eu não acreditei em nada do que esse cara falou, parece até que ele não quer passar algo e deixar o povão pra trás. Vejam as palestras de William Douglas
Boa noite!
Que video top demais, um dos mais aproveitosos que eu já assisti sobre concurso publico
Ela já era foda e não sabia . As dificuldades dele não são as mesmas que um pião assalariado, com base fraca e sem tempo direito para estudar e ficando velho. Não falei que não é possível , mas é pior
Esse já era um cara fora da curva, só custou se descobrir 🚀
Excelente entrevista sem duvida
Excelente depoimento. Eu fui cursar geologia e criei trauma de estudo, me desgostei, entrei em depressão e hoje tenho traumas e não consigo exercer a profissão. Não tenho família e a vida está me apertando para garantir minha estabilidade. Nesse momento está parecendo impossível passar. Esse livro na mesa é sobre isso? Aprovação em concursos?
Não é simples deslocar o foco de uma coisa que se ama para outra que desde criança não gosta ou tem travas. Não tem nada de "simples" assim. Certamente exigiu uma grande energia até entrar no eixo. Pra fazer isso tem que ser MUITO MUITO MUITO foda.
Muito muito muito, nem 1% consegue
DEMAIS CARA!"Ler é você acessar a mente de pessoas de sucesso!
Cara eu já tive que falar pra fiscal para de conversar!
falei pra ele:" cara eu não sei a orientação de vocês em sala, mas acredito que não ficar conversando e rindo, ta me atrapalhando e se continuar vou pedir a presença da coordenadora de prova".
ficou um silencio da po***
PCPB foi essa desgraça. Calor no inferno, sem AR, sem ventilador. Tinha gente tirando camisas e blusas.
Dica boa, fazer a prova nas cadeiras do fundão. :)))
É só fazer simulado no cursinho. O ambiente é quase o mesmo. Fiz isso e deu super certo!
Nunca fiz um concurso na vida em que era permitido escolher o local para sentar. Sempre os locais já estavam marcados com os nomes dos candidatos. Estranho isso aí de escolher lugar. Consegui ser aprovada em vários, graças a muito esforço e perseverança, pois vida de pobre estudando para concurso e trabalhando é muito difícil. Parabenizo a todos/as que conquistaram seus objetivos por meio do estudo, esforço e honestidade.
Hoje em dia é mais difícil, mas antigamente quase não se marcavam as cadeiras. Principalmente nos estaduais e municipais.
Isso de treinar e se acostumar com o ambiente de prova é tão válido que é super recomendável que aluno de ensino médio faça o Enem como treineiro no 1° e 2° ano.
O que mais me estressa em prova é não poder escolher o lugar que eu vou sentar, me dá um ódio terrível.
Este é o conceito criar o ambiente no qual vai enfrentar no desafio no dia da prova. Conhecer a regra do jogo.
Caramba, que dica amigo. Muitíssimo obrigado. Quando a ir em outros provas sem pretensão de passar para treinar o ambiente era algo que já tinha pensado e só reforçou o que eu pensava. Grato!!!!
O cara teve o privilégio de novo esperementar o que não gosta para saber o q quer da vida
Eu gosto de sentar na frente e do lado contrário ao da porta, pq não gosto de ver a quantidade de pessoas que ainda estão na sala, fico nervosa kkkk eu sempre demoro pra sair
Em resumo é reprovar até passar, desde que você nunca desista e durante o percurso você vai ajustando o que funciona melhor pra você!!
um dos melhores episodios do canal...parabens...
Cadê o link do podcast inteiro? quero assistir todo! muito bom!!