Caro professor, não vi o filme, não li o livro. Mesmo com a fama desse consagrado cineasta americano, mestre KULBRICK ! Diante de sua resenha magistral, e a percepção do niilismo da proposta, senti estar entrando num túnel escuro , num beco sem saída...O nada para oferecer! Desolação, desencanto, desalento... Inquietude...Nenhum vislumbre de luz! No entanto, o humano tem tem desejos de viver em plenitude! Ele agora, vai partir, vai pra Marte.. Vejo a contribuição de KULBRICK como mais uma no meio de tantas outras para explicar o problema do Mal no mundo . Que tal imaginar Sísifo feliz?
2 года назад+1
Kubrick, um grande mestre, querida Eneida. Um forte abraço a você!
Deixando o meu like e comentário no MELHOR canal do RUclips!
4 года назад+1
Valeu, Eduardo, muito obrigado, amigo! José Saramago estará no canal em outubro, pode esperar. Um grande abraço, amigo, e me ajude a disseminar o canal aí do outro lado do Atlântico, convide sempre seus amigos e amigas.
Muito Obrigado pela explicação Professor Vassoler. Sou português e gosto muito de acompanhar as suas resenhas. Explicações ótimas. O mesmo para "Um estranho no ninho". Keep Going
Vi nem sei quantas vezes, acho que umas 200. A resenha é perfeita, irretocável. Li o livro também, é claro. Não tenho palavras pra definir essa obra. Adoro!
Olá Professor Flávio, vi esse filme umas 3 vezes e confesso que até hj não tinha compreendido o título. Obrigada pela resenha.
4 года назад
Que bom que a resenha pôde lançar luz sobre as características mais obscuras de Alex e a sociedade doente em que ele vivia (e em que nós ainda vivemos). Um grande abraço!
(born ; 13 June 1943) is an English actor, best known for his boisterous and often villainous roles. Born in the Horsforth suburb of Leeds and raised in Liverpool, he later trained at the London Academy of Music and Dramatic Art before embarking on a career that has spanned over 50 years.
Esse filme é algo de uma “febrilidade” extrema. Não se deve assistir apenas uma vez ao meu ver. Clássicos são recorrentes descobertas; muito obrigado professor! Fantásticas observações.
professor na época que eu trabalhava na locadora de vídeos, eu indicava esse filme pros alunos de direito, esse filme é fantástico, Obrigado pela aula professor
Ótima resenha! Seu trabalho é único nessa plataforma, parabéns! Um fato que me chamou muito a atenção no filme, é a dimensão de um poder totalizante do partido conservador que se dá na força repressiva, mas na medida em que não estabelece um bem estar social aos cidadãos. Esse velho equilíbrio entre a obediência e a eficácia que não necessariamente se dá num progresso social. Tal aparelho repressivo do estado tem sua maior expressão na prisão e na eficácia em que ela se organiza, lendo vigiar e punir do Michel Foucault e assistindo o período do Alex na prisão, é uma ilustração da expressão máxima entre eficácia e obediência num poder que se exerce livremente pela força.
3 года назад+1
Belo comentário, Pedro. Sua leitura foi bastante acurada. Seja sempre bem-vindo, amigo. Um grande abraço!
Me recordo de ter impresso e mandado encadernar Laranja mecânica, ainda na adolescência! Kindle da época. Excelente resenha, Flávio! Obrigada!
4 года назад+1
Um dos maiores filmes da história do cinema, Carol! Eu gosto muito de "De olhos bem fechados", mas, agora ao rever o filme para a resenha, passei a considerá-lo ainda melhor. Um forte abraço para você e para toda a família Gigliotti :-)
Ótima resenha! Eu assisti ao filme ainda na infância e, me lembro perfeitamente da indignação e repulsa de tal filme. Definitivamente, um grande diretor.
4 года назад
Kubrick está no meu panteão, João, sem dúvida. Esteja certo de que "De olhos bem fechados" e "Dr. Fantástico" serão resenhados logo, logo. O primeiro, em outubro. O segundo, em dezembro. Um abraço!
Excelente análise professor, com certeza esse canal so tende a crescer, raramente vejo criticas tão objetivas e bem fundamentadas como as suas.
4 года назад+1
Muito obrigado, Daniel. Amanhã, às 20h, vai rolar a aula, ao vivo, sobre as metamorfoses do totalitarismo de Kafka a Yuval Harari. Conto com a sua audiência. Um abraço e muito obrigado!
Esse filme é fantástico, obrigado pela resenha. Mas acho que ficou faltando um detalhe, digamos técnico, da técnica Ludovico. Eles associam, quero dizer aplicam uma substância que causava muito mal estar ou náuseas no Alex, enquanto ele assistia as cenas de violência, ou seja, eles criam uma espécie de reflexo condicionado e o Alex passa a ser um cachorro de Pavlov às avessas. Bom, vi esse filme muuuuitos anos atrás, posso estar confundindo o enredo.
Excelente escolha de filme! "Eu não tô interessado em nenhuma teoria Em nenhuma fantasia nem no algo mais Longe o profeta do terror que a 'laranja mecânica' anuncia Amar e mudar as coisas me interessa mais Muito mais, me interessa". (Alucinação - versão Engenheiros do Hawaii)
3 года назад
Há uma retroalimentação entre teoria e prática, Ricardo, que torna esse bumerangue, sobretudo em nossa época prenhe de intelectualidade e boas ideias, totalmente fundamental. Um abraço!
Professor, devo informar-lhe que desenvolvi custosos problemas de saúde desde que resolvi beber uma dose de cachaça cada vez que você diz que um personagem foi interpretado - e "eu" diria mais, eternizado - por um ator! Numa nota menos fanfarrona, sou muito grato por sua contribuição ao RUclips e venho acompanhando seu canal mais do que a qualquer outro! Abração e muito obrigado!
4 года назад+1
Grande João! Tudo bom, amigo? Seja sempre muito bem-vindo. Fico muito agradecido pelo seu reconhecimento, irmão. Forte abraço!
show professor! muito bom, forte abraço parabéns pelo canal! PS: Eu gosto muito mais do livro do anthony burgess kkk, me tocou mais, mesmo eu assistindo ao filme antes. PPS: mas acho a trilha sonora do filme incrível!
4 года назад+1
Eberte, é um bom caso em que livro e filme são realmente formidáveis. Mas o Kubrick está entre os grandes mestres do cinema. Um grande abraço!
Olá Flávio, estou gostando muito dos vídeos do seu canal, parabéns pela qualidade de informação e conteúdo. Um detalhe, acho que você matou o Malcolm no início do vídeo, até a presente data ele continua vivo e atuando. Grande abraço.
3 года назад+1
Muito obrigado, Luís! Sim, eu fiz uma errata na descrição do vídeo. Um abraço!
Boa noite, professor! Gostaria de fazer uma provocação e uma sugestão para as próximas resenhas de filmes, de seu canal do RUclips. Os filmes do cineasta Quentin Tarantino, especialmente Reservoir Dogs, Pulp Fiction e The Hateful Eight, me chamam muito atenção, pela forma como a violência é retratada em suas personagens. Gostaria de ver sua análise sobre a representação da crueldade nesses filmes, e que tipo de mensagem o diretor quer nos mostrar com tamanha brutalidade.
4 года назад+1
Olá, Vítor! Tudo bom? Tarantino receberá uma resenha neste mês de setembro: na semana que vem, "Django livre" (a meu ver, o melhor filme de Tarantino, juntamente com "Pulp Fiction") será analisado por aqui. A programação do canal neste mês de setembro, em termos de aulas, resenhas de livros e resenhas de filmes, está disponível no link "Comunidade". É só acessar a partir de lá para programar a sua audiência. Um abraço e muito obrigado!
@ ótimo professor. Se puder fazer um apelo, seria o de que fizesse uma análise crítica das cenas de violência mais bárbaras presentes em seus filmes, e da forma visceral que Quentin Tarantino ilustra suas narrativas, mostrando sem pudor a crueldade da natureza humana. :)
4 года назад+2
@@vitorormuz8710, este não é, a meu ver, o ponto alto em Tarantino - esse sadismo algo gratuito (que, infelizmente, faz parte da natureza humana) ganha contornos mais profundos quando, em "Django livre", é a mola mesma da manutenção do sistema escravocrata. Não à toa, escolhi tal filme para análise: é quando Tarantino alça voo por sobre as muitíssimas limitações de Hollywood para fazer um filme que dá sentido histórico-humano à violência. Um abraço!
@ compreendi, mestre! Logo me veio a cabeça outra obra que dialoga com o sentido histórico humano da violência. Mas esta em nossa Cultura, me refiro a "Cidade de Deus", de Fernando Meireles.
A técnica usada para “descerebra-lo” era essencial mesmo que ele virasse um morto-vivo.
4 года назад+2
Liliane, conforme discutirei na aula ao vivo desta segunda-feira, 31/08, às 20h, a respeito das metamorfoses do totalitarismo de Kafka e Yuval Harari, a dita "Técnica Ludovico" não está muito longe de ser efetivada. Conto com você por aqui. Um abraço!
Brilhante, Vassoler!
Muito obrigado, Antônio, um abraço!
Importantíssimo
Muito obrigado!
pai amado que resenha espetacular! agora entendi esse filme gênio
Valeu, Pedro, um abraço!
Excelente resenha, muito obrigada. Duro é assistir de novo. Dá uma angústia...
Grande Stanley Kubrick!
É hipnotizante te ouvir!
Muito obrigado, Clarice. Um abraço, querida!
Caro professor, não vi o filme, não li o livro. Mesmo com a fama desse consagrado cineasta americano, mestre KULBRICK !
Diante de sua resenha magistral, e a percepção do niilismo da proposta, senti estar entrando num túnel escuro , num beco sem saída...O nada para oferecer! Desolação, desencanto, desalento...
Inquietude...Nenhum vislumbre de luz!
No entanto, o humano tem tem desejos de viver em plenitude! Ele agora, vai partir, vai pra Marte..
Vejo a contribuição de KULBRICK como mais uma no meio de tantas outras para explicar o problema do Mal no mundo . Que tal imaginar Sísifo feliz?
Kubrick, um grande mestre, querida Eneida. Um forte abraço a você!
Gostei muito mais da resenha do que do filme , e gostei muito do filme também.
Muito obrigado, Edson, um abraço!
Belíssima aulas, resenhas e tudo mais. O professor fala com autoridade e fluidez a respeito de todos os temas que aborda, além de ser carismático!
Spocibo, drug!
Impressionada com sua oratória.
Vc é maravilhoso!!!
Muito obrigado, Darlene, um abraço!
Eu nem assisto o vídeo, já vou curtindo e compartilhando que sei que é material de otima qualidade, depois de tudo isso assisto.
Valeu, Mateus. Espero que as discussões te instiguem sobremaneira. Um abraço!
Um dos melhores canais desta plataforma, que deleite são essas aulas!
Spocibo, drug!
Deixando o meu like e comentário no MELHOR canal do RUclips!
Valeu, Eduardo, muito obrigado, amigo! José Saramago estará no canal em outubro, pode esperar. Um grande abraço, amigo, e me ajude a disseminar o canal aí do outro lado do Atlântico, convide sempre seus amigos e amigas.
Muito Obrigado pela explicação Professor Vassoler. Sou português e gosto muito de acompanhar as suas resenhas. Explicações ótimas. O mesmo para "Um estranho no ninho". Keep Going
Vi nem sei quantas vezes, acho que umas 200. A resenha é perfeita, irretocável.
Li o livro também, é claro. Não tenho palavras pra definir essa obra.
Adoro!
Valeu, Leandro, um abraço!
Muito bom
Muito bom Professor, revelador.
Muito obrigado, Fernando. Esteja sempre presente, amigo: o canal completará um mês na próxima terça-feira. Temos décadas pela frente :-) Um abraço!
A melhor resenha do melhor filme 🥰
Grande Stanley Kubrick!
Olá Professor Flávio, vi esse filme umas 3 vezes e confesso que até hj não tinha compreendido o título. Obrigada pela resenha.
Que bom que a resenha pôde lançar luz sobre as características mais obscuras de Alex e a sociedade doente em que ele vivia (e em que nós ainda vivemos). Um grande abraço!
Valeu!
(born ; 13 June 1943) is an English actor, best known for his boisterous and often villainous roles. Born in the Horsforth suburb of Leeds and raised in Liverpool, he later trained at the London Academy of Music and Dramatic Art before embarking on a career that has spanned over 50 years.
en.wikipedia.org/wiki/Malcolm_McDowell
He is alive and kicking.
@erikastoklasa , dê uma olhada na descrição do vídeo. Eu já fizera a errata dizendo que o McDowell está vivo. Um abraço!
Esse filme é algo de uma “febrilidade” extrema. Não se deve assistir apenas uma vez ao meu ver. Clássicos são recorrentes descobertas; muito obrigado professor! Fantásticas observações.
Valeu, Daniel. Seja sempre bem-vindo, irmão!
Parabéns professor 👏👏👏, estou adorando o canal. Sensacional
Muito obrigado, Leandro, um abraço!
professor na época que eu trabalhava na locadora de vídeos, eu indicava esse filme pros alunos de direito, esse filme é fantástico, Obrigado pela aula professor
Grande Stanley Kubrick!
Ótima resenha! Seu trabalho é único nessa plataforma, parabéns! Um fato que me chamou muito a atenção no filme, é a dimensão de um poder totalizante do partido conservador que se dá na força repressiva, mas na medida em que não estabelece um bem estar social aos cidadãos. Esse velho equilíbrio entre a obediência e a eficácia que não necessariamente se dá num progresso social. Tal aparelho repressivo do estado tem sua maior expressão na prisão e na eficácia em que ela se organiza, lendo vigiar e punir do Michel Foucault e assistindo o período do Alex na prisão, é uma ilustração da expressão máxima entre eficácia e obediência num poder que se exerce livremente pela força.
Belo comentário, Pedro. Sua leitura foi bastante acurada. Seja sempre bem-vindo, amigo. Um grande abraço!
Me recordo de ter impresso e mandado encadernar Laranja mecânica, ainda na adolescência! Kindle da época. Excelente resenha, Flávio! Obrigada!
Um dos maiores filmes da história do cinema, Carol! Eu gosto muito de "De olhos bem fechados", mas, agora ao rever o filme para a resenha, passei a considerá-lo ainda melhor. Um forte abraço para você e para toda a família Gigliotti :-)
Melhor resenha q vi sobre esse filme, parabéns!!!
Valeu, Otávio! Muito obrigado, amigo, e seja muito bem-vindo!
Eis a melhor resenha que conheço acerca do clássico Laranja mecânica. Abraços fraternos, prof. Flávio.
Muito obrigado, Capitu, um abraço!
Laranja mecânica parece com algumas cidades de nosso país.
Sem dúvida, Francisca. Triste fim não apenas de Policarpo Quaresma... Um abraço!
Bela análise!!!
Muito obrigado, César, um abraço!
Ótima resenha! Eu assisti ao filme ainda na infância e, me lembro perfeitamente da indignação e repulsa de tal filme. Definitivamente, um grande diretor.
Kubrick está no meu panteão, João, sem dúvida. Esteja certo de que "De olhos bem fechados" e "Dr. Fantástico" serão resenhados logo, logo. O primeiro, em outubro. O segundo, em dezembro. Um abraço!
Novamente, uma excelente resenha. Parabéns, professor.
Muito obrigado, Milena. Um abraço, querida!
Muito legal o vídeo em Professor. Abraço
Grande abraço, Bruno - seja sempre bem-vindo, irmão!
Além da resenha do filme, gostaria, se possível, de ouvir mais considerações pessoais do professor sobre as obras.
Parabéns pelo canal.
Olá, Selma! Tudo bom? Seja bem-vinda! Todas as quintas, às 20h, eu faço resenhas sobre livros. Um grande abraço!
Excelente análise professor, com certeza esse canal so tende a crescer, raramente vejo criticas tão objetivas e bem fundamentadas como as suas.
Muito obrigado, Daniel. Amanhã, às 20h, vai rolar a aula, ao vivo, sobre as metamorfoses do totalitarismo de Kafka a Yuval Harari. Conto com a sua audiência. Um abraço e muito obrigado!
Excelente resenha professor,,, coloque na lista de resenhas o filme Beleza Americana 🙂
Sugestão anotada, Émerson. Muito obrigado, amigo. Um abraço!
Esse filme me deixa mal, mas deu vontade de assistir de novo. Show cara, vc é супер! Abs
Большое спасибо, дорогая Марта. Большое объятие! :-)
Esse filme é fantástico, obrigado pela resenha.
Mas acho que ficou faltando um detalhe, digamos técnico, da técnica Ludovico. Eles associam, quero dizer aplicam uma substância que causava muito mal estar ou náuseas no Alex, enquanto ele assistia as cenas de violência, ou seja, eles criam uma espécie de reflexo condicionado e o Alex passa a ser um cachorro de Pavlov às avessas. Bom, vi esse filme muuuuitos anos atrás, posso estar confundindo o enredo.
Muito obrigado, Marcos, um abraço!
Só consegui ler o livro. Ainda não tive a oportunidade de assistir ao filme...
Mikeleza, meu caro, bem-vindo ao cosmos niilista de Stanley Kubrick. Um abraço!
Excelente escolha de filme!
"Eu não tô interessado em nenhuma teoria
Em nenhuma fantasia nem no algo mais
Longe o profeta do terror que a 'laranja mecânica' anuncia
Amar e mudar as coisas me interessa mais
Muito mais, me interessa". (Alucinação - versão Engenheiros do Hawaii)
Há uma retroalimentação entre teoria e prática, Ricardo, que torna esse bumerangue, sobretudo em nossa época prenhe de intelectualidade e boas ideias, totalmente fundamental. Um abraço!
Professor, devo informar-lhe que desenvolvi custosos problemas de saúde desde que resolvi beber uma dose de cachaça cada vez que você diz que um personagem foi interpretado - e "eu" diria mais, eternizado - por um ator!
Numa nota menos fanfarrona, sou muito grato por sua contribuição ao RUclips e venho acompanhando seu canal mais do que a qualquer outro! Abração e muito obrigado!
Grande João! Tudo bom, amigo? Seja sempre muito bem-vindo. Fico muito agradecido pelo seu reconhecimento, irmão. Forte abraço!
Excelente resenha, professor. Obrigado! Há o livro desse filme?
Sim, Klériton. "Laranja mecânica", de Anthony Burgess. Um abraço!
@ obrigado, professor.
Será que rola uma resenha sobre o filme tétrico "Vá e Veja"? Abraço.
Bela sugestão russófila, Pedro. Para o futuro, sem dúvida. Grande abraço!
show professor! muito bom, forte abraço parabéns pelo canal! PS: Eu gosto muito mais do livro do anthony burgess kkk, me tocou mais, mesmo eu assistindo ao filme antes. PPS: mas acho a trilha sonora do filme incrível!
Eberte, é um bom caso em que livro e filme são realmente formidáveis. Mas o Kubrick está entre os grandes mestres do cinema. Um grande abraço!
Olá Flávio, estou gostando muito dos vídeos do seu canal, parabéns pela qualidade de informação e conteúdo. Um detalhe, acho que você matou o Malcolm no início do vídeo, até a presente data ele continua vivo e atuando. Grande abraço.
Muito obrigado, Luís! Sim, eu fiz uma errata na descrição do vídeo. Um abraço!
Eu não conheço o filme. Apenas o livro. Qual sua impressão sobe o livro? Existe alguma distinção entre livro e filme?
Ambos muito bons: filme e livro. Abraço!
Boa noite, professor! Gostaria de fazer uma provocação e uma sugestão para as próximas resenhas de filmes, de seu canal do RUclips. Os filmes do cineasta Quentin Tarantino, especialmente Reservoir Dogs, Pulp Fiction e The Hateful Eight, me chamam muito atenção, pela forma como a violência é retratada em suas personagens. Gostaria de ver sua análise sobre a representação da crueldade nesses filmes, e que tipo de mensagem o diretor quer nos mostrar com tamanha brutalidade.
Olá, Vítor! Tudo bom? Tarantino receberá uma resenha neste mês de setembro: na semana que vem, "Django livre" (a meu ver, o melhor filme de Tarantino, juntamente com "Pulp Fiction") será analisado por aqui. A programação do canal neste mês de setembro, em termos de aulas, resenhas de livros e resenhas de filmes, está disponível no link "Comunidade". É só acessar a partir de lá para programar a sua audiência. Um abraço e muito obrigado!
@ ótimo professor. Se puder fazer um apelo, seria o de que fizesse uma análise crítica das cenas de violência mais bárbaras presentes em seus filmes, e da forma visceral que Quentin Tarantino ilustra suas narrativas, mostrando sem pudor a crueldade da natureza humana. :)
@@vitorormuz8710, este não é, a meu ver, o ponto alto em Tarantino - esse sadismo algo gratuito (que, infelizmente, faz parte da natureza humana) ganha contornos mais profundos quando, em "Django livre", é a mola mesma da manutenção do sistema escravocrata. Não à toa, escolhi tal filme para análise: é quando Tarantino alça voo por sobre as muitíssimas limitações de Hollywood para fazer um filme que dá sentido histórico-humano à violência. Um abraço!
@ compreendi, mestre! Logo me veio a cabeça outra obra que dialoga com o sentido histórico humano da violência. Mas esta em nossa Cultura, me refiro a "Cidade de Deus", de Fernando Meireles.
😮😮😮😮😮😮
❤❤❤❤❤❤
Professor, Malcolm McDowell é vivo.
Sim, Jorge. Eu fiz a correção da minha colocação na descrição do vídeo. Um abraço!
A técnica usada para “descerebra-lo” era essencial mesmo que ele virasse um morto-vivo.
Liliane, conforme discutirei na aula ao vivo desta segunda-feira, 31/08, às 20h, a respeito das metamorfoses do totalitarismo de Kafka e Yuval Harari, a dita "Técnica Ludovico" não está muito longe de ser efetivada. Conto com você por aqui. Um abraço!
In Dublin's fair cityyyyyyy
Where the girls are so prettyyyyyyy
I first set my eyesssss on sweet Molly Maloooooone
Hahahahahahahaha! Essa canção é épica! :-)
Flávio vai galvanizando atenção e anseios de uma massa social democrata órfã neste país, nesses tempos.
Oxalá cresçamos sempre mais e mais, querida. As perspectivas são bastante promissoras. Um grande abraço!
Youtuuuuuber! 👍
:-)
“Curtir é fácil, comentar é que são elas!” Diria meu padrinho Douglas Bini há tempos.