@@claudineipereira6791 Tem sim que estar com o disjuntor certo. Os engenheiros que fazem homologação para a Energia Solar Master sempre pedem foto do disjuntor para anexar ao projeto.
Primeiramente parabéns pelo vídeo. De 120 videos que eu assitir como homologar o sistema solar só 2 falou que poderia o restante tava apelando e dizendo que tem que ter um engenheiro ou técnico para assinar uma geração baixa de energia. Meu vizinho mesmo, ele deu entrada e conseguiu, ele teve que tazer um ajudante simples para ser aprovado. Só dois RUclipss que falou a vdd. Vc e outro rapaz. Parabéns
Já Homologuei 10 ( sou engenheiro eletricista) .. Empresa de qualidade é aquela que o engenheiro responsável acompanha a instalação , pois é aí que mora o problema, tem muitos instaladores ruins.
Aqui somos clientes, veio a engenheira e o vendedor das placas. Fechamos negócio e me deram o prazo de 30 dias para estar homologado e em funcionamento as placas.. já se passaram 40 e até agora nada, sem contar que já foi pago 2 parcelas e mais a conta de energia.. tudo dando em torno de 4 mil reais por mês a mais
Olá Odair Santos. Eu é que agradeço por sua avaliação positiva do nosso trabalho. Forte e fraterno abraço. Se quiser aprofundar seus conhecimentos sobre sistemas solares, indico o seguinte curso que é de nossa autoria: energiasolarmaster.com.br/produtor_eduzz/ Não esqueça de visitar nosso site: energiasolarmaster.com.br/ Lá você encontrará artigos muito interessantes sobre energia solar e poderá baixar e-books de qualidade gratuitamente.
Olá Carlos Luciano! Muito me apraz ler um comentário como o seu. São comentários assim que me motivam a fazer o melhor possível. Forte e fraterno abraço.
Olá DJ Claudião. É sempre bom ficar atento aos prazos entre uma etapa e outra. Caso não haja cumprimento de qualquer prazo, procure a corregedoria da concessionária para que tudo corra dentro da normalidade.🙂🙂🙂🙂
@@energiasolarmaster Aqui no Paraná temos a concessionária COPEL, estamos super ligados nos prazos, minha ultima conta chegou a 460 reais (bifasico), foram colocadas 12 placas, espero ter uma produção bacana para aniquilar minha conta de luz 😁, sabemos que não escapamos dos impostos mas com um bom abatimento na conta de energia ja nos deixa mais tranquilizados,
Tb estou aguardando e me avisaram que no meu quarteirao houve uma sobrecarga de energia eletrica junto com pessoas que cplocar placa solar, aí deram um prazo de 2 meses pra mudar a rede! E desanimador viu.
@@Míria-my4 Eu te entendo bem colega e sei que realmente é demorado mas depois que estiver tudo pronto voce voltará a sorrir....hehehe...aqui eu ja estou entrando no quarto mês usando o sistema de painel solar, aqui somos em 8 pessoas na familia e a conta antes dos painéis sempre passava dos 400 reais, agora com os painéis estou pagando 105 a 125 reais, fica variando porque depende do clima tbm, se chover ou o tempo ficar nublado a produção de energia será baixa mas não é de se assustar, por enquanto to gostando do meu investimento com 12 placas solares no této de minha residencia, sou da região norte do paraná, aqui é bem ensolarado...^^
parabéns pelo canal. Uma dúvida: já tenho um sistema com Micro inversor 2000W 4-MPPTS + 2 placas 550W e já está homologado. Caso eu queira alimentar meu sistema, é preciso comunicar a concessionária? Ou comunicar para uma nova visita técnica para avaliar meu sistema?
Olá Magnum Caetano. Caso você queira aumentar a potência do seu sistema fotovoltaico já instalado, é necessário dar nova entrada na concessionária com um novo projeto. A ampliação de um sistema on-grid é visto pelas concessionárias como um sistema diferente do já existente. Portanto é necessário "começar" tudo novamente: Novo projeto e nova homologação. Isso é norma exigida pela ANEEL de todas as concessionárias no Brasil. Caso você faça essa ampliação sem comunicar a concessionária, ela vai, com certeza absoluta, descobrir (pois haverá uma produção diferente da atual) e vai lhe aplicar uma multa pesada e talvez desconectar você da rede até que seja apresentado novo projeto.
@@energiasolarmaster Então homem. Eu acabei de descobrir que eu deveria ter comunicado antes. Ou seja, te falado que seria geração de próximo de 300whr mês e não 150 mês. Como já iria aumentar de todo jeito após 5 meses 😐
Na etapa da vistoria fui reprovado por conta da caixa de entrada que era metálica. Solicitaram que trocasse por uma de plástico. Nisso, na primeira vez foram no 7º dia, hoje é novamente o 7º dia. Esperando ansiosamente.
A empresa que fiz o projeto já me adiantou isso, disse que teria que trocar logo pois provavelmente iria ser recusado. Agora é esperar a boa vontade da equatorial vir e ativar para o uso
@@felipebarros1091 A empresa que contratei também já havia me alertado. Mas como o vizinho tinha a mesma caixa e foi aprovada, pensei que teria a mesma sorte. Pelo fato de ser embutida na parede e querer evitar reforma com repintura, preferi arriscar.
@@israelsantosalves7449 imagino. Sei que dia 20 de maio completa dois meses. Vou esperar até lá, caso não venham, vou pedir o protocolo e tentar adiantar a troca do medidor
Boa tarde. Hoje são 13/11, estou estudando a possibilidade de por o sistema solar. A respeito de prazos para estar dentro da lei atual, a etapa da instalação do sistema poderia ser feita até quantos dias após ter dado entrada junto a energisa? Qual é a questão, estou construindo e acho que não concluo a laje este ano ainda. Por isso gostaria de saber se corro o risco de entrar na nova lei. Já ouvi várias respostas diferentes.
Olá, Larissa Nobrega. Após a concessionária lhe dar o Parecer de Acesso você tem até 120 dias para instalar seu sistema. Caso você não instale neste espaço de tempo tem que fazer nova solicitação de acesso. No seu caso, como você acredita que não concluirá sua laje em tem hábil (até 07/01/2023), entrará sim na nova legislação, pois mesmo com a aprovação do seu projeto e emissão por parte da concessionária do Parecer de Acesso, a conclusão da instalação de seu sistema com a troca do medidor atual por um bidirecional, se dará quando a nova lei estiver em vigor, quando então você será enquadrada.
Da para homologar energia com o gerador a diesel e legalizar para jogar na rede elétrica da concessionária com inversor como se for com placas solares?
Olá Claudinei Pereira, Como vai? Não é possível homologar um sistema de geração distribuída utilizando um gerador a diesel como fonte de energia renovável para ser injetada na rede elétrica. Isso porque a geração distribuída tem como objetivo incentivar a produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis, como solar, eólica e hidráulica, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis, como o diesel. Além disso, os sistemas de geração distribuída são regulamentados por leis e normas específicas, que exigem que as fontes de energia renováveis utilizadas sejam certificadas e atendam aos requisitos técnicos e de segurança estabelecidos pelas agências reguladoras. Portanto, se você deseja instalar um sistema de geração distribuída e conectar o sistema à rede elétrica da concessionária, será necessário utilizar fontes de energia renováveis certificadas, como sistemas solares fotovoltaicos, turbinas eólicas ou hidrelétricas. Isso garantirá a segurança do sistema e a conformidade com as regulamentações aplicáveis. Caso tenha mais dúvidas, é recomendável consultar um profissional especializado em energia renovável para obter informações mais detalhadas e precisas sobre as regulamentações específicas em sua região.
Estou a 25 dias aguardando a concessionária autorizar e so fica em projeto em analise, estou quase trocando de engenheiro, moro Cuiaba MT aqui e energisa
Caro colega! Exerça seus direitos. Comece entrando em contato com a ouvidoria. As concessionárias têm prazos para tudo. Caso elas não cumpram tais prazos, podem ser penalizadas.
@@luizricardo3707 caraca amigo, você tem o direito de cancelar e receber seu dinheiro de volta, pode pedir uma orientação a um advogado, sem contar que você pode cobrar a empresa que fez sua instalação contribuir com suas contas de energia, em nenhuma hipótese o consumidor tem culpa se você seguiu todas as solicitações que eles pediram, ate porque essa parte final e prestadora de serviço e engenheiro que faz.
@@energiasolarmaster hoje consegui resolver, acabei descobrindo. Que o engenheiro não fez uma procuração e foi negado o pedido, ele fez pouco caso, e ai com tanto custo entrei com outro engenheiro e deu certo, agora so trocar relógio.
Exemplo: Eu mesmo consigo instalar 4 placas de 550w + micro inversor 2000wr + disjuntores e etc. Minha dúvida é. Quanto custa para uma pessoa homologar?
Olá Magnum Caetano. A homologação de sistemas fotovoltaicos só pode ser feita por engenheiros com registro no CREA. Os valores variam de profissional para profissional. Temos uma tabela de preços que poderei lhe enviar por WhatsApp. Nosso número é (86)994675867.
@@magnumcaetano5439 Atendemos em todo o Brasil, tanto para venda de kits de energia solar como para elaboração de projetos, homologação e instalação de sistemas fotovoltaicos.
Olá Dion Gomes. Você pode montar um sistema solar off-grid em qualquer lugar. Já um sistema solar on-grid, por fazer uso da rede elétrica, é aconselhável que esteja perto da fiação da concessionária, caso contrário, você poderá ter uma despesa extra para levar a energia produzida até a rede elétrica.
Olá Fute Bola! Neste caso, cobre do engenheiro que assinou o projeto para que ele tome alguma providência junto a ANEEL. Caso ele não faça nada, você pode agir por conta própria.
@@energiasolarmasterboa tarde qual O prazo máximo pra homologação fica pronta ? Poderia me tirar essa duvida por favor pois sou leiga no assunto. Já faz 20 dias q instalaram as placas e até hoje nada
Olá, Kelen Suzan! No Brasil, o processo de homologação de um sistema de energia solar fotovoltaico para que o usuário possa usufruir da energia gerada segue normas estabelecidas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). O tempo para todo o processo de homologação pode variar, dependendo da concessionária de energia, mas há prazos estipulados pela Resolução Normativa nº 482/2012 e suas atualizações (Resolução Normativa nº 687/2015), que regulamentam o acesso a micro e minigeração distribuída. Principais Etapas e Prazos para Homologação -Projeto e Instalação do Sistema Solar: O primeiro passo é a elaboração do projeto técnico e a instalação dos painéis solares e do inversor. Essa fase é realizada pela empresa contratada para o serviço e pode levar de 15 a 30 dias, dependendo da complexidade do sistema e das condições climáticas. -Envio do Projeto à Concessionária: Após a instalação, o projeto deve ser enviado à concessionária local para análise. O prazo para a concessionária avaliar e responder a solicitação inicial é de até 15 dias para microgeração (sistemas de até 75 kW) e 30 dias para minigeração (sistemas entre 75 kW e 5 MW). -Vistoria Técnica e Aprovação: Caso o projeto seja aprovado, a concessionária agendará uma vistoria técnica para verificar se o sistema está conforme as normas de segurança e regulamentações. Esse agendamento deve ser feito em até 7 dias após a aprovação do projeto para microgeração e 15 dias para minigeração. -Instalação do Medidor Bidirecional: Após a vistoria, se tudo estiver conforme, a concessionária realiza a instalação do medidor bidirecional, que registra tanto a energia consumida quanto a energia gerada e injetada na rede. O prazo para essa instalação é de 7 dias após a vistoria. -Homologação e Conexão do Sistema: Com o medidor instalado, o sistema já está oficialmente homologado e o usuário pode começar a utilizar a energia gerada. A concessionária deve emitir um parecer de acesso formalizando a conexão do sistema. Prazo Total Estimado Se todos os prazos forem seguidos corretamente, o processo completo pode levar de 30 a 60 dias. No entanto, em alguns casos, pode haver atrasos, seja por problemas técnicos, erros no projeto ou alta demanda das concessionárias. Resumo dos Prazos: -Análise do Projeto: até 15 dias (microgeração) ou 30 dias (minigeração) -Vistoria Técnica: até 7 dias (microgeração) ou 15 dias (minigeração) -Instalação do Medidor: até 7 dias Importante: É bom acompanhar cada etapa junto à concessionária, e em alguns casos, pode ser necessário intervir para garantir que os prazos sejam cumpridos. Boa sorte com seu sistema de energia solar, Kelen Suzan.🙂🙂🙂🙂
Olá, Vânia Dantas! Confesso a você que nunca ouvi falar de registro em cartório de nada relacionado a homologação de sistemas solares. Sempre que eu vendo e instalo sistemas solares, gasto apenas com os engenheiros que trabalham para mim. Pago para eles a elaboração do projeto do sistema solar que será apresentado para a concessionária e pronto. Então, eu passo para eles os dados dos clientes (nome, endereço, valor médio da conta de luz, etc) e do sistema a ser instalado (potência, detalhes dos equipamentos, quantidade de placas, etc.). Os engenheiros elaboram o projeto, dão entrada na concessionária, acompanham o andamento da aprovação ou não do projeto, supervisionam a instalação, assinam a ART e o que mais for necessário e eu não faço nada. Para os engenheiros fazerem isto, eles cobram um único valor estabelecido em tabela elaborada por cada um deles e pronto. Qualquer dúvida, podemos conversar melhor pelo WhatsApp (86)994675867.
Olá Antônio Carlos. O Parecer de Acesso pode sim lhe enquadrar na lei atual, mas há outras etapas que precisam ser concluídas. Os prazos estabelecidos devem ser cumpridos. Se você perder os demais prazos e/ou se houver necessidade de readequação de qualquer etapa da instalação e se um novo Parecer for necessário, você será e quadrado na nova lei. Só o Parecer de Acesso em si não lhe garante que tudo será como você planeja. Mas fique tranquilo. Ontem o Congresso aprovou um adiamento de pelo menos seis meses para as regras atuais. Agora vamos torcer para o senado aprovar esse adiamento também.
Muito bom o vídeo, no caso o projeto descrito no memorial em planilha é feito pelo engenheiro ou técnico que homologa ou pela empresa instaladora? vou abrir uma microempresa de instalação fotovoltaica e tenho essa dúvida. Nem sou engenheiro,nem técnico
Olá, Wilccb! O projeto deve ser feito e assinado por um engenheiro. No caso de uma empresa, a mesma deve contar com um engenheiro para elaborar e assinar todos os projetos.
@@wilccb9736 Se você souber fazer e o engenheiro aceitar assinar confiando no seu trabalho, então pode ser assim. Mas o ideal é terceirizar. É assim que eu faço, pois não posso assinar projetos. Tenho um engenheiro na minha equipe que faz os projetos, assina e ele mesmo dá entrada junto à concessionária e acompanha todo o processo de homologação.
Olá, Clézio Gomes de Souza! Você pode sim tratar desses trâmites pessoalmente. Mas tenha em mente o seguinte: - O projeto tem necessariamente que ser assinado por um profissional habilitado para tal fim, como um engenheiro eletricista, por exemplo. - As concessionárias tratam desses trâmites via Web. Não há necessidade de se apresentar com a papelada em mãos em lugar nenhum. - Os responsáveis por assinar os projetos de sistemas solares normalmente tem como parte do seu trabalho fazer esta parte burocrática, dispensando seus clientes deste trabalho.
caso eu entre com o pedido agora e por ventura só fique pronto em 2023 a legislação vale para o momento do pedido ou para o momento em que está tudo correto?
Bom dia José Lucas. Quem der entrada no processo até dezembro vai se enquadrar nas regras atuais. Para dar entrada na homologação você precisa dos dados dos equipamentos que fazem parte do seu sistema e após o parecer de acesso você vai ter 120 dias para instalação e pedido de vistoria. Mas se você pensar em dar entrada no processo para depois comprar o seu sistema não tem como. A partir do momento que você der entrada no projeto e homologação, já está enquadrado na legislação vigente. Mas faça o quanto antes. Já testemunhei surpresas desagradáveis e não vale a pena correr o risco. Com o parecer de aceso você estará garantido na legislação vigente.
@@energiasolarmaster entendi perguntei porque um amigo deu entrada já faz 6 meses e sequer teve resposta da distribuidora por isso pensei que eles estão enrolando para ano que vem agirá já fiquei mais aliviado vou dar entrada amanhã Muito obrigado
Olá amigo eu tenho um sistema of grid a muito tempo e devido aos custos das baterias de litio está muito alto e as minhas estão ficando fracas resolvi mudar pra on grid ja está tudo pronto com dois micro inversor deye 1,600 watts e 16 placas de 150 watts só esta faltando a homologação vc conhece alguém que faz isso, sou de Pernambuco
Bom dia. Já tenho solar off grid e em minha residência já tenho relógio bidirecional , o q acontece caso eu instalar um micro inversor e injetar no 220v da rede sem homologação? Kkk
Bom dia. Se você injetar na rede sem homologação, levará uma boa multa e poderá ser processado por qualquer outro problema advindo dessa instalação irregular. A homologação não serve somente para a concessionária cobrar o custo de disponibilidade ou ter um controle sobre o que é consumido e injetado. A homologação é antes de tudo um processo para garantir sua segurança e dos trabalhadores da concessionária.
@@energiasolarmaster, obrigado por responder. No meu caso q é só comprar um micro inversor de 2.000w , ligar as 4 placas neles 2 disjuntor e ligar no 220v, qual preço q um engenheiro cobra do projeto + ou -. No meu perfil do RUclips tem um video do off grid de 8000w
@@obao6275 como você já tem um sistema funcionando, o acréscimo de um microinversor e as placas requer um novo projeto e nova homologação. A concessionária não considera somente o que será acrescido. Tem que fazer novo projeto e nova homologação como se fosse a primeira vez. É começar do zero e entrar na nova legislação. Sobre os valores, os engenheiros que tratam dos projetos e das homologações para a nossa empresa (Energia Solar Master) cobram valores que variam de acordo com o seguinte: Potência de 2 a 4 kWp -> R$800,00 Potência de 4 a 5 kWp -> R$900,00 Potência de 5 a 6 kWp -> R$1.000,00 Potência de 6 a 7,5kWp -> R$1.100,00 Acredito que seu caso fica em algum desses intervalos, não sendo necessário eu continuar com os demais valores. O pagamento da ART fica por conta do contratante e tem os seguintes valores: Serviços até R$15.000,00 -> R$88,78 Acima de R$15.000,00 -> R$233,94
Olá, Janatan! Para compartilhar o excedente de sua produção, você precisa solicitar a sua concessionária este compartilhamento. Para isto são necessários dois pré-requisitos: 1-O CNJP ou CPF da unidade produtora e da unidade consumidora precisam ser os mesmos e 2-A unidade consumidora e a unidade produtora devem estar registradas na mesma concessionária. Em muitos lugares no Brasil, temos várias concessionárias atuando no mesmo município e você não pode compartilhar o excedente entre concessionárias distintas.
Olá Pedro Sousa. A Microgeração de Energia Distribuída é caracterizada por uma central geradora de energia elétrica, com potência instalada menor ou igual a 75 kW e que utilize fontes de energia renovável, como a energia solar fotovoltaica, conforme regulamentação 482/12 da ANEEL, conectada na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras. Ou seja, a microgeração de energia solar é todo e qualquer sistema de energia solar fotovoltaica conectado à rede que seja menor que 75kWp. A Minigeração de Energia Solar é uma central geradora de energia solar fotovoltaica, com potência instalada superior a 75 kW e menor ou igual a 5 MW. Portanto o que diferencia os dois conceitos é que na microgeração de energia solar o sistema fotovoltaico tem uma potência de até 75kW e na Minigeração de energia solar o sistema fotovoltaico possui uma potência entre 76 e 5MW.
O problema de homologar é qui vc tem qui contratar uma empresa e isso custa muito cara para o cliente eu sou eletricista sei muito bem fazer eu só precisava de um engenheiro para fazer o projeto
Faz o projeto e manda pra um técnico em eletrotécnica ou engenheiro assinar, tem gente que faz isso online. Aqui o cara cobra 450 reais pra fazer o projeto e assinar, isso é dinheiro de pinga perto do que vai economizar fazendo a própria instalação.
Olá Jonathan Trajano! A aprovação somente do projeto em si, sem considerar as demais etapas, leva em torno de quinze dias. Mas lembre-se: esse tempo médio varia de concessionária para concessionária.
Olá, Mundo SA Energia Solar! Existem sim prazos para todas as etapas no processo de homologação. Uma vez tendo dado início a esse processo, tanto a concessionária quanto o consumidor devem cumprir prazos até a instalação do medidor bidirecional que é quando o sistema começa a funcionar gerando desconto na conta de luz ou gerando créditos para o cliente.
@@energiasolarmaster onde consta esses prazos, pois se eu instalar o sistema hj na casa do cliente qual prazo eu teria para protocolar na companhia? obrigado
@@MUNDOSAENERGIASOLAR No nosso vídeo consta o prazo de todas as etapas. No vídeo, a medida que eu explico as etapas também vou dando o prazo de cada uma. Assista e terá uma boa ideia de cada prazo entre as etapas. O processo de homologação de um sistema de energia solar fotovoltaico para que o usuário possa usufruir da energia gerada, segue normas estabelecidas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). O tempo para todo o processo de homologação pode variar, dependendo da concessionária de energia, mas há prazos estipulados pela Resolução Normativa nº 482/2012 e suas atualizações (Resolução Normativa nº 687/2015), que regulamentam o acesso a micro e minigeração distribuída. As principais Etapas e Prazos para Homologação são as seguintes: -Projeto e Instalação do Sistema Solar: O primeiro passo é a elaboração do projeto técnico e a instalação dos painéis solares e do inversor. Essa fase é realizada pela empresa contratada para o serviço e pode levar de 15 a 30 dias, dependendo da complexidade do sistema e das condições climáticas. -Envio do Projeto à Concessionária: Após a instalação, o projeto deve ser enviado à concessionária local para análise. O prazo para a concessionária avaliar e responder a solicitação inicial é de até 15 dias para microgeração (sistemas de até 75 kW) e 30 dias para minigeração (sistemas entre 75 kW e 5 MW). -Vistoria Técnica e Aprovação: Caso o projeto seja aprovado, a concessionária agendará uma vistoria técnica para verificar se o sistema está conforme as normas de segurança e regulamentações. Esse agendamento deve ser feito em até 7 dias após a aprovação do projeto para microgeração e 15 dias para minigeração. -Instalação do Medidor Bidirecional: Após a vistoria, se tudo estiver conforme, a concessionária realiza a instalação do medidor bidirecional, que registra tanto a energia consumida quanto a energia gerada e injetada na rede. O prazo para essa instalação é de 7 dias após a vistoria. -Homologação e Conexão do Sistema: Com o medidor instalado, o sistema já está oficialmente homologado e o usuário pode começar a utilizar a energia gerada. A concessionária deve emitir um parecer de acesso formalizando a conexão do sistema. Se todos os prazos forem seguidos corretamente, o processo completo pode levar de 30 a 60 dias. No entanto, em alguns casos, pode haver atrasos, seja por problemas técnicos, erros no projeto ou alta demanda das concessionárias. Mundo SA Energia Solar, vou fazer um resumo para ficar mais claro e objetivo: -Análise do Projeto: até 15 dias (microgeração) ou 30 dias (minigeração) -Vistoria Técnica: até 7 dias (microgeração) ou 15 dias (minigeração) -Instalação do Medidor: até 7 dias Importante: É bom acompanhar cada etapa junto à concessionária, e em alguns casos, pode ser necessário intervir para garantir que os prazos sejam cumpridos.
Olá Tiago Andrade. Para se fazer um orçamento são necessárias várias informações, além da média de consumo em kWh. Um orçamento "por alto", ou seja, sem muita precisão requer no mínimo que se saiba: o tipo de telhado; o valor médio de consumo; o local de instalação e se o cliente quer fazer uso de inversor de string ou microinversor. Já para se fazer um orçamento preciso para um sistema de energia solar, é necessário reunir várias informações relevantes sobre o local de instalação, suas necessidades de energia e as condições locais. Aqui estão as principais informações necessárias para solicitar um orçamento para um sistema de energia solar: -Local de Instalação: Endereço completo da instalação, incluindo código postal. Coordenadas geográficas (latitude e longitude) da instalação (isso pode afetar a orientação ideal dos painéis solares). -Consumo de Energia: Uma estimativa do consumo médio de eletricidade da propriedade em quilowatts-hora (kWh) por mês ou por ano. Essa informação é crucial para dimensionar o sistema solar corretamente. -Histórico de Contas de Energia: Se possível, fornecer históricos de contas de energia dos últimos 12 meses para entender os padrões de consumo ao longo do ano. -Objetivos Energéticos: Indique se o objetivo é reduzir a conta de energia, alcançar a independência energética ou compartilhar o excesso de energia com outras unidades consumidoras. -Tipo de Telhado ou Área de Instalação: Informações sobre o tipo de telhado (telha, metal, plano, inclinado) ou área de instalação onde os painéis solares serão colocados. -Orientação Solar: A direção e a inclinação do telhado ou da área onde os painéis solares serão instalados em relação ao sul geográfico, pois isso afeta a eficiência do sistema. -Sombreamento: Informações sobre qualquer objeto ou estrutura que possa causar sombreamento nos painéis solares, como árvores, edifícios vizinhos ou chaminés. -Requisitos de Autorização e Regulamentação Local: Verifique se existem regulamentações locais ou exigências de permissão para a instalação de sistemas solares. Isso pode incluir aprovações de zoneamento, licenças de construção ou conexão à rede. -Dados Climáticos e de Irradiação Solar: Dados sobre a irradiação solar média na região ao longo do ano podem ser úteis para dimensionar o sistema de forma mais precisa. -Tipo de Sistema Solar: Decida se deseja um sistema conectado à rede (grid-tied), um sistema off-grid com armazenamento de bateria ou um sistema híbrido que combina ambos. -Armazenamento de Bateria (se aplicável): Se você está considerando um sistema com armazenamento de bateria, forneça informações sobre seus requisitos de backup e autonomia. -Orçamento Disponível: Indique o orçamento que você tem disponível para o projeto. Isso ajudará a determinar a melhor solução dentro de suas possibilidades financeiras. -Financiamento e Incentivos: Esteja ciente de quaisquer programas de incentivos fiscais ou subsídios disponíveis em sua região, pois eles podem afetar o custo final do sistema. -Preferências de Marca ou Tecnologia: Se você tiver preferências específicas por marcas de painéis solares, inversores ou outros componentes, informe ao fornecedor. Ao fornecer todas essas informações a um instalador ou fornecedor de sistemas solares, você permitirá que eles dimensionem o sistema adequadamente, considerando as condições locais e suas necessidades específicas. Isso resultará em um orçamento mais preciso e um sistema solar mais eficiente para sua propriedade. Lembre-se de obter cotações de diferentes fornecedores para comparar preços e opções antes de tomar uma decisão final. Tendo como base apenas a informação que você me passou, eu diria que seu sistema (incluindo o projeto, a homologação, a instalação e os equipamentos) sairia em torno de R$9.300,00. Se quiser aprofundar seus conhecimentos sobre sistemas solares, indico o seguinte curso que é de nossa autoria: energiasolarmaster.com.br/produtor_eduzz/ Não esqueça de visitar nosso site: energiasolarmaster.com.br/ Lá você encontrará artigos muito interessantes sobre energia solar e poderá baixar e-books de qualidade gratuitamente.
Olá, Rafael Carvalho! No Brasil, os eletrotécnicos têm conhecimento e habilidades específicas em eletricidade e sistemas elétricos, o que os qualifica para trabalhar em diversos aspectos relacionados a sistemas fotovoltaicos. No entanto, em relação à assinatura de projetos solares para conexão à rede elétrica, a legislação e as regulamentações podem variar dependendo do estado e da concessionária de energia elétrica. Normalmente, a assinatura de projetos de energia solar para conexão à rede é realizada por engenheiros eletricistas registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Isso se deve ao fato de que os engenheiros eletricistas possuem uma formação mais abrangente em engenharia elétrica, incluindo conhecimentos específicos em sistemas de energia e distribuição elétrica. No entanto, em alguns casos e dependendo das regulamentações locais, os eletrotécnicos podem ser autorizados a realizar certas atividades relacionadas a projetos de energia solar, como o dimensionamento e a instalação dos sistemas. No entanto, a assinatura de projetos para conexão à rede elétrica geralmente requer a expertise e a responsabilidade técnica de um engenheiro eletricista. Recomenda-se sempre verificar as regulamentações locais e as políticas das concessionárias de energia elétrica para determinar as exigências específicas em relação à assinatura de projetos solares. Em caso de dúvidas, é recomendável consultar um profissional qualificado ou entrar em contato com o CREA local para obter orientação adequada.
Boa Noite, no meu caso fiz a homologação e o medidor bidirecional foi instalado pela concessionária, porém ainda não consegui instalar o sistema, qual o prazo máximo p que eu finalize?
Boa noite, Rodrigo. Seu caso, sem dúvida, foge à regra, pois a instalação do medidor bidirecional é a última etapa. Após a emissão do Parecer de Acesso, o prazo padrão para a instalação do sistema solar é de 120 dias.
Gostaria de saber se a energia instalada hoje em minha casa alugada , e eu mudar no meio do ano que vem para outro bairro ela pertence a mim ou ao endereço ? Dito isso quero saber se permanecerei na lei antiga
Olá Tuco, tudo bem? O sistema instalado "pertence" ao titular do CPF ou CNPJ. Ao se mudar você continua sendo o titular. O sistema é seu, não pertence ao endereço, mas será necessário providenciar nova homologação e valerá a nova legislação. Abraço.
@@energiasolarmaster Olá Amigo boa tarde! Pensando nessa lógica, imaginando que foi instalado um sistema em uma CIA em SP e esse CPF migrou para o estado do CE (em outra concecionária), o sistema continuará valendo a legislação antiga?
@@victorararuna7514 Boa tarde. A legislação em vigor vale até ano que vem. Temos que considerar a data da instalação do sistema. Se for feita a transferência de CFP/CNPJ para outra concessionária, isso é considerado como uma instalação nova. É como se não houvesse instalação alguma, pois temos nova localização e nova concessionária mesmo que os equipamentos sejam provenientes de uma instalação antiga. Você terá que dar entrada em uma nova homologação e se isso for feito até início do ano que vem, você se enquadrar na norma vigente.
Bom dia, se eu instalar um sistema de 8 placas com 2 micro inversores e no futuro quiser expandir para 12 placas ou mais, é necessario fazer uma nova homologação? pergunto isso pois penso em adquirir um sistema mas a pessoa me disse que seria melhor ter sobra de microinversores para no futuro fazer essa expansao sem nova homologaçao.
Olá Eric Nunes. Tudo bem? Quem lhe orientou com essas informações, o orientou corretamente. Uma expansão de um sistema normalmente requer nova homologação. Para evitar isso, tenha sobra de inversores e acrescente mais painéis mais tarde. Abraço.
@@energiasolarmaster ola Boa noite estou fazendo uma compra de um kit de 4,4kwp com inversor de 6kwp. Que futuramente daria pra aumentar pra 8,8kwp, você faria toda a papelada necessária? Projeto é homologação?
@@luizximenes3531 boa noite. Nossa empresa faz sim o projeto e trata da homologação de sistemas para todo o Brasil. Você poderia me dizer de onde você é? Podemos saber porque você está planejando uma expansão do sistema futuramente? Você sabe que uma expansão futura significa novo projeto e nova homologação? Porque não elaborar um projeto definitivo? Fico aguardando um novo contato com respostas para as perguntas acima. Um forte e fraterno abraço.
Seus conteudo é bom , mas falou mais dificil que advogado deu pra entender quase nada do que é preciso fazer. vou ver em outro lugar mas vlw a intenção.
NINGUÉM RESPONDE NESTES CANAIS DO RUclips, VOU TENTAR COM VC. CONSIGO HOMOLOGAR DUAS PLACAS DE 330W CADA. SENDO QUE : MEU CONSUMO É DE 1500KW ANO??? OBRIGADO.
Olá Suail Campos. Tudo bem? A questão da homologação não envolve necessariamente o quanto o consumidor vai instalar e qual é sua necessidade energética. As concessionárias levam em conta a questão de segurança e corretude do projeto a ser apresentado. Se todos os pré-requisitos forem atendidos seu projeto será aprovado. O quanto você consome não é item considerado pela concessionária para aprovar ou reprovar seu projeto. Se você vai instalar mais do que precisa ou se vai instalar bem menos é decisão sua e também não é item para aprovar ou reprovar sua homologação. Tenha em mente que apesar de existirem normas estabelecidas pela ANEEL que todas as concessionárias devem seguir, cada concessionária tem suas peculiaridades e, portanto, fica um tanto difícil responder afirmativamente ou negativamente de forma geral. Aconselho que você envie um e-mail ou faça um simples telefonema para sua concessionária para dirimir dúvidas muito específicas. Caso queira nos questionar sobre qualquer outro ponto, fique à vontade. Forte e fraterno abraço e muitíssimo obrigado por sua presença no nosso canal.
Coloca 4 placas de 400 e um inversor embaixo das placas! Dependendo do lugar que você mora poderá gerar até 9 kw. Depende muito da posição do telhado e se sol o suficiente
Olá, Hidráulica Rocha! No Brasil, a regulamentação relacionada à homologação de sistemas solares e à assinatura de projetos junto às concessionárias de energia elétrica é regida pelas normas e regulamentos do setor elétrico, bem como pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Em geral, a responsabilidade pela elaboração e assinatura de projetos de sistemas solares fotovoltaicos para conexão à rede elétrica recai sobre profissionais legalmente habilitados pelo CREA. No entanto, é importante observar que as exigências específicas podem variar de acordo com a legislação local e as políticas das concessionárias de energia. Normalmente, engenheiros eletricistas são os profissionais mais comumente habilitados para projetar sistemas elétricos, incluindo sistemas fotovoltaicos. Isso se deve ao fato de que esses profissionais possuem conhecimento técnico especializado em eletricidade e sistemas de energia. Entretanto, em algumas situações, engenheiros civis também podem ser qualificados para realizar projetos de sistemas solares, desde que possuam a formação e a experiência necessárias na área de energia elétrica e sistemas fotovoltaicos. Nesses casos, é essencial que o profissional esteja devidamente registrado no CREA e tenha conhecimento sobre as normas e regulamentos aplicáveis ao setor de energia. Recomenda-se sempre verificar junto às concessionárias de energia elétrica locais e aos órgãos reguladores as exigências específicas para a assinatura de projetos de sistemas solares fotovoltaicos, garantindo assim a conformidade com as normas e regulamentos vigentes.
Olá Gustavo, tudo bem? Cada etapa deve seguir as exigências da concessionária que pode pedir ajustes até que se chegue na etapa de troca do medidor unidirecional por um medidor bidirecional. Mas via de regra a partir do momento em que a concessionária emitir o Parecer de Acesso significa que seu projeto está aprovado e a partir daí tudo passa a depender mais de você (ou da empresa que você contratou).
Olá Renga. O vídeo, conforme descrição, tem como objetivo fazer você CONHECER as etapas de homologação de um sistema solar e com certeza ele cumpre o quê promete. Mesmo que fosse para lhe ensinar o passo a passo, isso não quer dizer que você poderia pôr em prática esse passo a passo, pois somente profissionais qualificados e habilitados para tal fim poderiam fazê-lo junto às concessionárias e esses profissionais, com certeza, não precisam aprender nada em um vídeo com passo a passo, pois já são qualificados para esse trabalho. Daí eu recomendar procurar um profissional especializado. O vídeo é para conhecimento de leigos, mas se você se acha qualificado para assinar e providenciar a homologação de um projeto de energia solar, com certeza não precisa de um passo a passo. Vá em frente e mãos à obra!
*LINKS IMPORTANTES*
✅ *Meu site:* energiasolarmaster.com.br
✅ *Curso que recomendo:* energiasolarmaster.com.br/curso_projetista_solar
✅ *Meu WhatsApp:* (86)994675867
sabe informar se precisa estar com o disjuntor certo conforme está na fatura para fazer a homologação?
@@claudineipereira6791 Tem sim que estar com o disjuntor certo.
Os engenheiros que fazem homologação para a Energia Solar Master sempre pedem foto do disjuntor para anexar ao projeto.
Primeiramente parabéns pelo vídeo.
De 120 videos que eu assitir como homologar o sistema solar só 2 falou que poderia o restante tava apelando e dizendo que tem que ter um engenheiro ou técnico para assinar uma geração baixa de energia. Meu vizinho mesmo, ele deu entrada e conseguiu, ele teve que tazer um ajudante simples para ser aprovado. Só dois RUclipss que falou a vdd. Vc e outro rapaz. Parabéns
Não entendi:
seu vizinho homologou sem precisar de um técnico e engenheiro?
@@wilccb9736 homologou sem engenheiro. E os técnicos da NEO energia disse que a instalação estava aprovado.
Já Homologuei 10 ( sou engenheiro eletricista) .. Empresa de qualidade é aquela que o engenheiro responsável acompanha a instalação , pois é aí que mora o problema, tem muitos instaladores ruins.
Verdade eu mesma sou técnica instaladora e cansei de ser chamar para ajeitar serviço sujo
@@maiapeople1947vixi! 😅
@@maiapeople1947@edinaldoandrade4425 quando em média custa um serviço de homologação?
Quanto?
Aqui somos clientes, veio a engenheira e o vendedor das placas. Fechamos negócio e me deram o prazo de 30 dias para estar homologado e em funcionamento as placas.. já se passaram 40 e até agora nada, sem contar que já foi pago 2 parcelas e mais a conta de energia.. tudo dando em torno de 4 mil reais por mês a mais
Show, parceiro..
Parabéns pela ótima explicação.
Olá, John Santos!
Muitíssimo obrigado por sua avaliação positiva do nosso trabalho. Espero vê-lo sempre por aqui.
Forte e fraterno abraço.
Muito obrigado pela a grande informações
Olá Odair Santos.
Eu é que agradeço por sua avaliação positiva do nosso trabalho.
Forte e fraterno abraço.
Se quiser aprofundar seus conhecimentos sobre sistemas solares, indico o seguinte curso que é de nossa autoria: energiasolarmaster.com.br/produtor_eduzz/
Não esqueça de visitar nosso site: energiasolarmaster.com.br/
Lá você encontrará artigos muito interessantes sobre energia solar e poderá baixar e-books de qualidade gratuitamente.
Faz um vídeo falando sobre as exigências da light no RJ .. ou onde eu consigo informações
Muito obrigado, foi de grande ajuda suas orientações
Olá.
É um prazer enorme ler uma postagem com a sua. Espero que volte sempre ao nosso canal.
Muito bom seu vídeo. Estou fazendo um projeto de criação de empresa de geração energia solar e sua ajuda está sendo muito útil para a gente. Valeu.
Olá André.
Fico feliz em saber que meus vídeos estão lhe ajudando. Boa sorte com seu projeto.
Forte e fraterno abraço.😄😄😄😄😄😄😄😄
vc é top
Olá Carlos Luciano!
Muito me apraz ler um comentário como o seu.
São comentários assim que me motivam a fazer o melhor possível.
Forte e fraterno abraço.
parabéns pelos vídeos
Caro Eduardo Barros Coelho Pierry, fico feliz com sua avaliação positiva do nosso trabalho. Abraços.
Estou na fase de ''Solicitação de vistoria técnica'' e em seguida espero ser aprovado para trocarem o medidor (PR)
Olá DJ Claudião.
É sempre bom ficar atento aos prazos entre uma etapa e outra.
Caso não haja cumprimento de qualquer prazo, procure a corregedoria da concessionária para que tudo corra dentro da normalidade.🙂🙂🙂🙂
@@energiasolarmaster Aqui no Paraná temos a concessionária COPEL, estamos super ligados nos prazos, minha ultima conta chegou a 460 reais (bifasico), foram colocadas 12 placas, espero ter uma produção bacana para aniquilar minha conta de luz 😁, sabemos que não escapamos dos impostos mas com um bom abatimento na conta de energia ja nos deixa mais tranquilizados,
Tb estou aguardando e me avisaram que no meu quarteirao houve uma sobrecarga de energia eletrica junto com pessoas que cplocar placa solar, aí deram um prazo de 2 meses pra mudar a rede! E desanimador viu.
@@Míria-my4 Eu te entendo bem colega e sei que realmente é demorado mas depois que estiver tudo pronto voce voltará a sorrir....hehehe...aqui eu ja estou entrando no quarto mês usando o sistema de painel solar, aqui somos em 8 pessoas na familia e a conta antes dos painéis sempre passava dos 400 reais, agora com os painéis estou pagando 105 a 125 reais, fica variando porque depende do clima tbm, se chover ou o tempo ficar nublado a produção de energia será baixa mas não é de se assustar, por enquanto to gostando do meu investimento com 12 placas solares no této de minha residencia, sou da região norte do paraná, aqui é bem ensolarado...^^
@@discovinilcomdjclaudiao obrigada pelo consolo! É o jeito aguardar!
show amigo, muito lega! abs
Boa tarde, Caio Guerra.
Show é ler um comentário como o seu.
Forte e fraterno abraço.
Muito bom esse vídeo., ganhou um escrito.
Caro José Luiz Barbosa de Lima,
É um imenso prazer ler um comentário como o seu.
Forte e fraterno abraço.
parabéns pelo canal.
Uma dúvida: já tenho um sistema com Micro inversor 2000W 4-MPPTS + 2 placas 550W e já está homologado. Caso eu queira alimentar meu sistema, é preciso comunicar a concessionária? Ou comunicar para uma nova visita técnica para avaliar meu sistema?
Olá Magnum Caetano.
Caso você queira aumentar a potência do seu sistema fotovoltaico já instalado, é necessário dar nova entrada na concessionária com um novo projeto.
A ampliação de um sistema on-grid é visto pelas concessionárias como um sistema diferente do já existente. Portanto é necessário "começar" tudo novamente: Novo projeto e nova homologação.
Isso é norma exigida pela ANEEL de todas as concessionárias no Brasil.
Caso você faça essa ampliação sem comunicar a concessionária, ela vai, com certeza absoluta, descobrir (pois haverá uma produção diferente da atual) e vai lhe aplicar uma multa pesada e talvez desconectar você da rede até que seja apresentado novo projeto.
@@energiasolarmaster Então homem. Eu acabei de descobrir que eu deveria ter comunicado antes. Ou seja, te falado que seria geração de próximo de 300whr mês e não 150 mês. Como já iria aumentar de todo jeito após 5 meses 😐
Obg pela disponibilidade
Na etapa da vistoria fui reprovado por conta da caixa de entrada que era metálica. Solicitaram que trocasse por uma de plástico. Nisso, na primeira vez foram no 7º dia, hoje é novamente o 7º dia. Esperando ansiosamente.
Equatorial Maranhão
A empresa que fiz o projeto já me adiantou isso, disse que teria que trocar logo pois provavelmente iria ser recusado. Agora é esperar a boa vontade da equatorial vir e ativar para o uso
@@felipebarros1091 A empresa que contratei também já havia me alertado. Mas como o vizinho tinha a mesma caixa e foi aprovada, pensei que teria a mesma sorte. Pelo fato de ser embutida na parede e querer evitar reforma com repintura, preferi arriscar.
Olá,que caixa de entrada vc se refere?
@@israelsantosalves7449 imagino. Sei que dia 20 de maio completa dois meses. Vou esperar até lá, caso não venham, vou pedir o protocolo e tentar adiantar a troca do medidor
Boa tarde. Hoje são 13/11, estou estudando a possibilidade de por o sistema solar. A respeito de prazos para estar dentro da lei atual, a etapa da instalação do sistema poderia ser feita até quantos dias após ter dado entrada junto a energisa? Qual é a questão, estou construindo e acho que não concluo a laje este ano ainda. Por isso gostaria de saber se corro o risco de entrar na nova lei. Já ouvi várias respostas diferentes.
Olá, Larissa Nobrega.
Após a concessionária lhe dar o Parecer de Acesso você tem até 120 dias para instalar seu sistema. Caso você não instale neste espaço de tempo tem que fazer nova solicitação de acesso.
No seu caso, como você acredita que não concluirá sua laje em tem hábil (até 07/01/2023), entrará sim na nova legislação, pois mesmo com a aprovação do seu projeto e emissão por parte da concessionária do Parecer de Acesso, a conclusão da instalação de seu sistema com a troca do medidor atual por um bidirecional, se dará quando a nova lei estiver em vigor, quando então você será enquadrada.
Da para homologar energia com o gerador a diesel e legalizar para jogar na rede elétrica da concessionária com inversor como se for com placas solares?
Olá Claudinei Pereira, Como vai?
Não é possível homologar um sistema de geração distribuída utilizando um gerador a diesel como fonte de energia renovável para ser injetada na rede elétrica. Isso porque a geração distribuída tem como objetivo incentivar a produção de energia elétrica a partir de fontes renováveis, como solar, eólica e hidráulica, reduzindo a dependência de combustíveis fósseis, como o diesel.
Além disso, os sistemas de geração distribuída são regulamentados por leis e normas específicas, que exigem que as fontes de energia renováveis utilizadas sejam certificadas e atendam aos requisitos técnicos e de segurança estabelecidos pelas agências reguladoras.
Portanto, se você deseja instalar um sistema de geração distribuída e conectar o sistema à rede elétrica da concessionária, será necessário utilizar fontes de energia renováveis certificadas, como sistemas solares fotovoltaicos, turbinas eólicas ou hidrelétricas. Isso garantirá a segurança do sistema e a conformidade com as regulamentações aplicáveis.
Caso tenha mais dúvidas, é recomendável consultar um profissional especializado em energia renovável para obter informações mais detalhadas e precisas sobre as regulamentações específicas em sua região.
Estou a 25 dias aguardando a concessionária autorizar e so fica em projeto em analise, estou quase trocando de engenheiro, moro Cuiaba MT aqui e energisa
Caro colega!
Exerça seus direitos. Comece entrando em contato com a ouvidoria.
As concessionárias têm prazos para tudo.
Caso elas não cumpram tais prazos, podem ser penalizadas.
Estou a 8 meses esperando trocar o relógio bidirecional . Fiz um investimento pra gerar 500 kW . Concessionária Cerim em Araçariguama SP
@@luizricardo3707 caraca amigo, você tem o direito de cancelar e receber seu dinheiro de volta, pode pedir uma orientação a um advogado, sem contar que você pode cobrar a empresa que fez sua instalação contribuir com suas contas de energia, em nenhuma hipótese o consumidor tem culpa se você seguiu todas as solicitações que eles pediram, ate porque essa parte final e prestadora de serviço e engenheiro que faz.
@@energiasolarmaster hoje consegui resolver, acabei descobrindo. Que o engenheiro não fez uma procuração e foi negado o pedido, ele fez pouco caso, e ai com tanto custo entrei com outro engenheiro e deu certo, agora so trocar relógio.
Também sou de Cuiabá, me passa o nome desse engenheiro e dessa empresa pra que eu não chegue nem perto.
Exemplo: Eu mesmo consigo instalar 4 placas de 550w + micro inversor 2000wr + disjuntores e etc. Minha dúvida é. Quanto custa para uma pessoa homologar?
Olá Magnum Caetano.
A homologação de sistemas fotovoltaicos só pode ser feita por engenheiros com registro no CREA.
Os valores variam de profissional para profissional.
Temos uma tabela de preços que poderei lhe enviar por WhatsApp. Nosso número é (86)994675867.
@@energiasolarmasterVcs atendem aqui em Pernambuco? Moro próximo de porto de galinhas
@@magnumcaetano5439 Atendemos em todo o Brasil, tanto para venda de kits de energia solar como para elaboração de projetos, homologação e instalação de sistemas fotovoltaicos.
@@energiasolarmastervou entrar em contato com vcs
Onde consigo acompanhar o andamento da homologação,no caso da Cemig?
Tb gostaria de saber.
OBRIGADO
Olá amigo, no micro inversor solar pode ligar mais que uma placa?
Olá Samuel.
Sim. É perfeitamente possível ligar mais de uma placa.
Alguns modelos de micro inversores aceitam até quatro placas.
É possível instalar um sistema fotovoltaico em uma rede 110v e este ser homologado pela CEMIG em MG?
Não! Só 220
Posso montar em qualquer localização ou precisa estar perto de alguma estação?
Olá Dion Gomes.
Você pode montar um sistema solar off-grid em qualquer lugar.
Já um sistema solar on-grid, por fazer uso da rede elétrica, é aconselhável que esteja perto da fiação da concessionária, caso contrário, você poderá ter uma despesa extra para levar a energia produzida até a rede elétrica.
Começa em 0:56
kkk😂
Ja vai pra 65 dias q instalei na minha casa, estou a 14 dias esperando concessionária trocar medidor ate agora nada
Olá Fute Bola!
Neste caso, cobre do engenheiro que assinou o projeto para que ele tome alguma providência junto a ANEEL. Caso ele não faça nada, você pode agir por conta própria.
@@energiasolarmaster entendi obrigado
@@energiasolarmasterboa tarde qual
O prazo máximo pra homologação fica pronta ? Poderia me tirar essa duvida por favor pois sou leiga no assunto.
Já faz 20 dias q instalaram as placas e até hoje nada
Olá, Kelen Suzan!
No Brasil, o processo de homologação de um sistema de energia solar fotovoltaico para que o usuário possa usufruir da energia gerada segue normas estabelecidas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). O tempo para todo o processo de homologação pode variar, dependendo da concessionária de energia, mas há prazos estipulados pela Resolução Normativa nº 482/2012 e suas atualizações (Resolução Normativa nº 687/2015), que regulamentam o acesso a micro e minigeração distribuída.
Principais Etapas e Prazos para Homologação
-Projeto e Instalação do Sistema Solar:
O primeiro passo é a elaboração do projeto técnico e a instalação dos painéis solares e do inversor. Essa fase é realizada pela empresa contratada para o serviço e pode levar de 15 a 30 dias, dependendo da complexidade do sistema e das condições climáticas.
-Envio do Projeto à Concessionária:
Após a instalação, o projeto deve ser enviado à concessionária local para análise. O prazo para a concessionária avaliar e responder a solicitação inicial é de até 15 dias para microgeração (sistemas de até 75 kW) e 30 dias para minigeração (sistemas entre 75 kW e 5 MW).
-Vistoria Técnica e Aprovação:
Caso o projeto seja aprovado, a concessionária agendará uma vistoria técnica para verificar se o sistema está conforme as normas de segurança e regulamentações. Esse agendamento deve ser feito em até 7 dias após a aprovação do projeto para microgeração e 15 dias para minigeração.
-Instalação do Medidor Bidirecional:
Após a vistoria, se tudo estiver conforme, a concessionária realiza a instalação do medidor bidirecional, que registra tanto a energia consumida quanto a energia gerada e injetada na rede. O prazo para essa instalação é de 7 dias após a vistoria.
-Homologação e Conexão do Sistema:
Com o medidor instalado, o sistema já está oficialmente homologado e o usuário pode começar a utilizar a energia gerada. A concessionária deve emitir um parecer de acesso formalizando a conexão do sistema.
Prazo Total Estimado
Se todos os prazos forem seguidos corretamente, o processo completo pode levar de 30 a 60 dias. No entanto, em alguns casos, pode haver atrasos, seja por problemas técnicos, erros no projeto ou alta demanda das concessionárias.
Resumo dos Prazos:
-Análise do Projeto: até 15 dias (microgeração) ou 30 dias (minigeração)
-Vistoria Técnica: até 7 dias (microgeração) ou 15 dias (minigeração)
-Instalação do Medidor: até 7 dias
Importante:
É bom acompanhar cada etapa junto à concessionária, e em alguns casos, pode ser necessário intervir para garantir que os prazos sejam cumpridos.
Boa sorte com seu sistema de energia solar, Kelen Suzan.🙂🙂🙂🙂
Eu ja tenho a concessionária, porém esse registro no cartório ta custando 1400,00, gostaria de saber se esse registro é obrigatório?
Olá, Vânia Dantas!
Confesso a você que nunca ouvi falar de registro em cartório de nada relacionado a homologação de sistemas solares.
Sempre que eu vendo e instalo sistemas solares, gasto apenas com os engenheiros que trabalham para mim. Pago para eles a elaboração do projeto do sistema solar que será apresentado para a concessionária e pronto.
Então, eu passo para eles os dados dos clientes (nome, endereço, valor médio da conta de luz, etc) e do sistema a ser instalado (potência, detalhes dos equipamentos, quantidade de placas, etc.). Os engenheiros elaboram o projeto, dão entrada na concessionária, acompanham o andamento da aprovação ou não do projeto, supervisionam a instalação, assinam a ART e o que mais for necessário e eu não faço nada.
Para os engenheiros fazerem isto, eles cobram um único valor estabelecido em tabela elaborada por cada um deles e pronto.
Qualquer dúvida, podemos conversar melhor pelo WhatsApp (86)994675867.
Que trampo em
Boa noite
Foi dado entrada no processo hoje 06/12, a concessionária pode emitir o parecer de acesso, aí então, continua nesta lei vigente?
O que vale é a data de entrada, no caso dia 06/12
Olá Antônio Carlos.
O Parecer de Acesso pode sim lhe enquadrar na lei atual, mas há outras etapas que precisam ser concluídas. Os prazos estabelecidos devem ser cumpridos.
Se você perder os demais prazos e/ou se houver necessidade de readequação de qualquer etapa da instalação e se um novo Parecer for necessário, você será e quadrado na nova lei. Só o Parecer de Acesso em si não lhe garante que tudo será como você planeja. Mas fique tranquilo. Ontem o Congresso aprovou um adiamento de pelo menos seis meses para as regras atuais. Agora vamos torcer para o senado aprovar esse adiamento também.
@@energiasolarmaster obrigado.
Muito bom o vídeo, no caso o projeto descrito no memorial em planilha é feito pelo engenheiro ou técnico que homologa ou pela empresa instaladora? vou abrir uma microempresa de instalação fotovoltaica e tenho essa dúvida. Nem sou engenheiro,nem técnico
Olá, Wilccb!
O projeto deve ser feito e assinado por um engenheiro.
No caso de uma empresa, a mesma deve contar com um engenheiro para elaborar e assinar todos os projetos.
@@energiasolarmaster ah,sim pensei que eu tinha que fazer o memorial e só apresentar ao engenheiro pra assinar. Terceirizar o serviço
@@wilccb9736 Se você souber fazer e o engenheiro aceitar assinar confiando no seu trabalho, então pode ser assim.
Mas o ideal é terceirizar. É assim que eu faço, pois não posso assinar projetos.
Tenho um engenheiro na minha equipe que faz os projetos, assina e ele mesmo dá entrada junto à concessionária e acompanha todo o processo de homologação.
@@energiasolarmaster O senhor paga quanto por esse serviço?
@@energiasolarmaster tenho muita dúvidas,e ainda não sei se entro como MEI ou outra modalidade com limite maior
Alguém sabe disse se eu posso pessoalmente fazer esses trâmites do pedido e homologação do projeto com a concessionária?
Olá, Clézio Gomes de Souza!
Você pode sim tratar desses trâmites pessoalmente.
Mas tenha em mente o seguinte:
- O projeto tem necessariamente que ser assinado por um profissional habilitado para tal fim, como um engenheiro eletricista, por exemplo.
- As concessionárias tratam desses trâmites via Web. Não há necessidade de se apresentar com a papelada em mãos em lugar nenhum.
- Os responsáveis por assinar os projetos de sistemas solares normalmente tem como parte do seu trabalho fazer esta parte burocrática, dispensando seus clientes deste trabalho.
@@energiasolarmaster muito obrigado pelo feedback
caso eu entre com o pedido agora e por ventura só fique pronto em 2023 a legislação vale para o momento do pedido ou para o momento em que está tudo correto?
Bom dia José Lucas.
Quem der entrada no processo até dezembro vai se enquadrar nas regras atuais.
Para dar entrada na homologação você precisa dos dados dos equipamentos que fazem parte do seu sistema e após o parecer de acesso você vai ter 120 dias para instalação e pedido de vistoria. Mas se você pensar em dar entrada no processo para depois comprar o seu sistema não tem como.
A partir do momento que você der entrada no projeto e homologação, já está enquadrado na legislação vigente. Mas faça o quanto antes. Já testemunhei surpresas desagradáveis e não vale a pena correr o risco.
Com o parecer de aceso você estará garantido na legislação vigente.
@@energiasolarmaster entendi perguntei porque um amigo deu entrada já faz 6 meses e sequer teve resposta da distribuidora por isso pensei que eles estão enrolando para ano que vem agirá já fiquei mais aliviado vou dar entrada amanhã
Muito obrigado
@@joselucasdeoliveira5615 Deu certo? Qual a distribuidora?
@@ben-hursilveira2530 até o momento ainda estou aguardando a resposta da distribuidora(energisa)
@@joselucasdeoliveira5615 Cara, não demora isso não! Parecer é normalmente dado em 5 dias! No máximo 15 dias.
Olá amigo eu tenho um sistema of grid a muito tempo e devido aos custos das baterias de litio está muito alto e as minhas estão ficando fracas resolvi mudar pra on grid ja está tudo pronto com dois micro inversor deye 1,600 watts e 16 placas de 150 watts só esta faltando a homologação vc conhece alguém que faz isso, sou de Pernambuco
Bom dia. Já tenho solar off grid e em minha residência já tenho relógio bidirecional , o q acontece caso eu instalar um micro inversor e injetar no 220v da rede sem homologação? Kkk
Bom dia.
Se você injetar na rede sem homologação, levará uma boa multa e poderá ser processado por qualquer outro problema advindo dessa instalação irregular.
A homologação não serve somente para a concessionária cobrar o custo de disponibilidade ou ter um controle sobre o que é consumido e injetado.
A homologação é antes de tudo um processo para garantir sua segurança e dos trabalhadores da concessionária.
@@energiasolarmaster, obrigado por responder. No meu caso q é só comprar um micro inversor de 2.000w , ligar as 4 placas neles 2 disjuntor e ligar no 220v, qual preço q um engenheiro cobra do projeto + ou -. No meu perfil do RUclips tem um video do off grid de 8000w
@@obao6275 como você já tem um sistema funcionando, o acréscimo de um microinversor e as placas requer um novo projeto e nova homologação.
A concessionária não considera somente o que será acrescido. Tem que fazer novo projeto e nova homologação como se fosse a primeira vez. É começar do zero e entrar na nova legislação.
Sobre os valores, os engenheiros que tratam dos projetos e das homologações para a nossa empresa (Energia Solar Master) cobram valores que variam de acordo com o seguinte:
Potência de 2 a 4 kWp -> R$800,00
Potência de 4 a 5 kWp -> R$900,00
Potência de 5 a 6 kWp -> R$1.000,00
Potência de 6 a 7,5kWp -> R$1.100,00
Acredito que seu caso fica em algum desses intervalos, não sendo necessário eu continuar com os demais valores.
O pagamento da ART fica por conta do contratante e tem os seguintes valores:
Serviços até R$15.000,00 -> R$88,78
Acima de R$15.000,00 -> R$233,94
Já tenho um sistema solar e está sobrando energia, como faço pra agregar outra residência nesse sistema?
Olá, Janatan!
Para compartilhar o excedente de sua produção, você precisa solicitar a sua concessionária este compartilhamento. Para isto são necessários dois pré-requisitos:
1-O CNJP ou CPF da unidade produtora e da unidade consumidora precisam ser os mesmos e
2-A unidade consumidora e a unidade produtora devem estar registradas na mesma concessionária.
Em muitos lugares no Brasil, temos várias concessionárias atuando no mesmo município e você não pode compartilhar o excedente entre concessionárias distintas.
@@energiasolarmaster obrigado e parabéns pelos vídeos, tem ajudado muita gente.
@@janatanmenezes8843 Muitíssimo obrigado por sua avaliação positiva do nosso trabalho.
Forte e fraterno braço.🙂🙂🙂🙂🙂
Meus parabéns pelo canal e pelo vídeo, meu amigo. Os vídeos são bem esclarecedores. Ganhou mais um inscrito.
Boa tarde Daniel Sousa. Agradeço por sua avaliação positiva do nosso trabalho. Espero vê-lo sempre por aqui. Forte e fraterno abraço!
Após instalar todo o sistema e ele estar ativo na lei atual. Eu posso acrescentar e retirar imóveis beneficiados, sem dificuldade?
Sim. Os tramites para ratear a produção entre outras unidades consumidoras não serão diferentes das regras atuais.
O que diferencia a mini e a micro geração,?
Olá Pedro Sousa.
A Microgeração de Energia Distribuída é caracterizada por uma central geradora de energia elétrica, com potência instalada menor ou igual a 75 kW e que utilize fontes de energia renovável, como a energia solar fotovoltaica, conforme regulamentação 482/12 da ANEEL, conectada na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras. Ou seja, a microgeração de energia solar é todo e qualquer sistema de energia solar fotovoltaica conectado à rede que seja menor que 75kWp.
A Minigeração de Energia Solar é uma central geradora de energia solar fotovoltaica, com potência instalada superior a 75 kW e menor ou igual a 5 MW.
Portanto o que diferencia os dois conceitos é que na microgeração de energia solar o sistema fotovoltaico tem uma potência de até 75kW e na Minigeração de energia solar o sistema fotovoltaico possui uma potência entre 76 e 5MW.
O problema de homologar é qui vc tem qui contratar uma empresa e isso custa muito cara para o cliente eu sou eletricista sei muito bem fazer eu só precisava de um engenheiro para fazer o projeto
Faz o projeto e manda pra um técnico em eletrotécnica ou engenheiro assinar, tem gente que faz isso online. Aqui o cara cobra 450 reais pra fazer o projeto e assinar, isso é dinheiro de pinga perto do que vai economizar fazendo a própria instalação.
Quanto tempo em médio para aprovar o projeto?
Olá Jonathan Trajano!
A aprovação somente do projeto em si, sem considerar as demais etapas, leva em torno de quinze dias. Mas lembre-se: esse tempo médio varia de concessionária para concessionária.
Existe prazo para eu protocolar esse documentação na concessionária?
Olá, Mundo SA Energia Solar!
Existem sim prazos para todas as etapas no processo de homologação.
Uma vez tendo dado início a esse processo, tanto a concessionária quanto o consumidor devem cumprir prazos até a instalação do medidor bidirecional que é quando o sistema começa a funcionar gerando desconto na conta de luz ou gerando créditos para o cliente.
@@energiasolarmaster onde consta esses prazos, pois se eu instalar o sistema hj na casa do cliente qual prazo eu teria para protocolar na companhia? obrigado
@@MUNDOSAENERGIASOLAR No nosso vídeo consta o prazo de todas as etapas.
No vídeo, a medida que eu explico as etapas também vou dando o prazo de cada uma. Assista e terá uma boa ideia de cada prazo entre as etapas.
O processo de homologação de um sistema de energia solar fotovoltaico para que o usuário possa usufruir da energia gerada, segue normas estabelecidas pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). O tempo para todo o processo de homologação pode variar, dependendo da concessionária de energia, mas há prazos estipulados pela Resolução Normativa nº 482/2012 e suas atualizações (Resolução Normativa nº 687/2015), que regulamentam o acesso a micro e minigeração distribuída.
As principais Etapas e Prazos para Homologação são as seguintes:
-Projeto e Instalação do Sistema Solar:
O primeiro passo é a elaboração do projeto técnico e a instalação dos painéis solares e do inversor. Essa fase é realizada pela empresa contratada para o serviço e pode levar de 15 a 30 dias, dependendo da complexidade do sistema e das condições climáticas.
-Envio do Projeto à Concessionária:
Após a instalação, o projeto deve ser enviado à concessionária local para análise. O prazo para a concessionária avaliar e responder a solicitação inicial é de até 15 dias para microgeração (sistemas de até 75 kW) e 30 dias para minigeração (sistemas entre 75 kW e 5 MW).
-Vistoria Técnica e Aprovação:
Caso o projeto seja aprovado, a concessionária agendará uma vistoria técnica para verificar se o sistema está conforme as normas de segurança e regulamentações. Esse agendamento deve ser feito em até 7 dias após a aprovação do projeto para microgeração e 15 dias para minigeração.
-Instalação do Medidor Bidirecional:
Após a vistoria, se tudo estiver conforme, a concessionária realiza a instalação do medidor bidirecional, que registra tanto a energia consumida quanto a energia gerada e injetada na rede. O prazo para essa instalação é de 7 dias após a vistoria.
-Homologação e Conexão do Sistema:
Com o medidor instalado, o sistema já está oficialmente homologado e o usuário pode começar a utilizar a energia gerada. A concessionária deve emitir um parecer de acesso formalizando a conexão do sistema.
Se todos os prazos forem seguidos corretamente, o processo completo pode levar de 30 a 60 dias. No entanto, em alguns casos, pode haver atrasos, seja por problemas técnicos, erros no projeto ou alta demanda das concessionárias.
Mundo SA Energia Solar, vou fazer um resumo para ficar mais claro e objetivo:
-Análise do Projeto: até 15 dias (microgeração) ou 30 dias (minigeração)
-Vistoria Técnica: até 7 dias (microgeração) ou 15 dias (minigeração)
-Instalação do Medidor: até 7 dias
Importante:
É bom acompanhar cada etapa junto à concessionária, e em alguns casos, pode ser necessário intervir para garantir que os prazos sejam cumpridos.
Olá boa noite, eu uso em media 250 klw mês na minha casa ,quanto custaria o projeto ?
Olá Tiago Andrade.
Para se fazer um orçamento são necessárias várias informações, além da média de consumo em kWh.
Um orçamento "por alto", ou seja, sem muita precisão requer no mínimo que se saiba: o tipo de telhado; o valor médio de consumo; o local de instalação e se o cliente quer fazer uso de inversor de string ou microinversor.
Já para se fazer um orçamento preciso para um sistema de energia solar, é necessário reunir várias informações relevantes sobre o local de instalação, suas necessidades de energia e as condições locais. Aqui estão as principais informações necessárias para solicitar um orçamento para um sistema de energia solar:
-Local de Instalação: Endereço completo da instalação, incluindo código postal.
Coordenadas geográficas (latitude e longitude) da instalação (isso pode afetar a orientação ideal dos painéis solares).
-Consumo de Energia: Uma estimativa do consumo médio de eletricidade da propriedade em quilowatts-hora (kWh) por mês ou por ano. Essa informação é crucial para dimensionar o sistema solar corretamente.
-Histórico de Contas de Energia: Se possível, fornecer históricos de contas de energia dos últimos 12 meses para entender os padrões de consumo ao longo do ano.
-Objetivos Energéticos: Indique se o objetivo é reduzir a conta de energia, alcançar a independência energética ou compartilhar o excesso de energia com outras unidades consumidoras.
-Tipo de Telhado ou Área de Instalação: Informações sobre o tipo de telhado (telha, metal, plano, inclinado) ou área de instalação onde os painéis solares serão colocados.
-Orientação Solar: A direção e a inclinação do telhado ou da área onde os painéis solares serão instalados em relação ao sul geográfico, pois isso afeta a eficiência do sistema.
-Sombreamento: Informações sobre qualquer objeto ou estrutura que possa causar sombreamento nos painéis solares, como árvores, edifícios vizinhos ou chaminés.
-Requisitos de Autorização e Regulamentação Local: Verifique se existem regulamentações locais ou exigências de permissão para a instalação de sistemas solares. Isso pode incluir aprovações de zoneamento, licenças de construção ou conexão à rede.
-Dados Climáticos e de Irradiação Solar: Dados sobre a irradiação solar média na região ao longo do ano podem ser úteis para dimensionar o sistema de forma mais precisa.
-Tipo de Sistema Solar: Decida se deseja um sistema conectado à rede (grid-tied), um sistema off-grid com armazenamento de bateria ou um sistema híbrido que combina ambos.
-Armazenamento de Bateria (se aplicável): Se você está considerando um sistema com armazenamento de bateria, forneça informações sobre seus requisitos de backup e autonomia.
-Orçamento Disponível: Indique o orçamento que você tem disponível para o projeto. Isso ajudará a determinar a melhor solução dentro de suas possibilidades financeiras.
-Financiamento e Incentivos: Esteja ciente de quaisquer programas de incentivos fiscais ou subsídios disponíveis em sua região, pois eles podem afetar o custo final do sistema.
-Preferências de Marca ou Tecnologia: Se você tiver preferências específicas por marcas de painéis solares, inversores ou outros componentes, informe ao fornecedor.
Ao fornecer todas essas informações a um instalador ou fornecedor de sistemas solares, você permitirá que eles dimensionem o sistema adequadamente, considerando as condições locais e suas necessidades específicas. Isso resultará em um orçamento mais preciso e um sistema solar mais eficiente para sua propriedade. Lembre-se de obter cotações de diferentes fornecedores para comparar preços e opções antes de tomar uma decisão final.
Tendo como base apenas a informação que você me passou, eu diria que seu sistema (incluindo o projeto, a homologação, a instalação e os equipamentos) sairia em torno de R$9.300,00.
Se quiser aprofundar seus conhecimentos sobre sistemas solares, indico o seguinte curso que é de nossa autoria: energiasolarmaster.com.br/produtor_eduzz/
Não esqueça de visitar nosso site: energiasolarmaster.com.br/
Lá você encontrará artigos muito interessantes sobre energia solar e poderá baixar e-books de qualidade gratuitamente.
no meu sistema é de 12k de placa, porém só coloquei 10k de placa, o pessoal sobe no telhado para contar as placas ?
Boa noite, Eliabe Silva!
O certo é que façam uma vistoria que inclua uma contagem das placas, mas (acredite) quase nunca fazem isso.
Eletrotecnico pode assinar o projeto?
Olá, Rafael Carvalho!
No Brasil, os eletrotécnicos têm conhecimento e habilidades específicas em eletricidade e sistemas elétricos, o que os qualifica para trabalhar em diversos aspectos relacionados a sistemas fotovoltaicos. No entanto, em relação à assinatura de projetos solares para conexão à rede elétrica, a legislação e as regulamentações podem variar dependendo do estado e da concessionária de energia elétrica.
Normalmente, a assinatura de projetos de energia solar para conexão à rede é realizada por engenheiros eletricistas registrados no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA). Isso se deve ao fato de que os engenheiros eletricistas possuem uma formação mais abrangente em engenharia elétrica, incluindo conhecimentos específicos em sistemas de energia e distribuição elétrica.
No entanto, em alguns casos e dependendo das regulamentações locais, os eletrotécnicos podem ser autorizados a realizar certas atividades relacionadas a projetos de energia solar, como o dimensionamento e a instalação dos sistemas. No entanto, a assinatura de projetos para conexão à rede elétrica geralmente requer a expertise e a responsabilidade técnica de um engenheiro eletricista.
Recomenda-se sempre verificar as regulamentações locais e as políticas das concessionárias de energia elétrica para determinar as exigências específicas em relação à assinatura de projetos solares. Em caso de dúvidas, é recomendável consultar um profissional qualificado ou entrar em contato com o CREA local para obter orientação adequada.
Nao enrola, eletrotécnico pode sim assinar um projeto
Boa Noite, no meu caso fiz a homologação e o medidor bidirecional foi instalado pela concessionária, porém ainda não consegui instalar o sistema, qual o prazo máximo p que eu finalize?
Boa noite, Rodrigo.
Seu caso, sem dúvida, foge à regra, pois a instalação do medidor bidirecional é a última etapa.
Após a emissão do Parecer de Acesso, o prazo padrão para a instalação do sistema solar é de 120 dias.
Preciso fazer um curso em onlan. Como fazer?
Olá Tigana.
Nós dispomos de um curso completo e bem objetivo de energia solar. Segue o link:
energiasolarmaster.com.br/produtor_eduzz/
Gostaria de saber se a energia instalada hoje em minha casa alugada , e eu mudar no meio do ano que vem para outro bairro ela pertence a mim ou ao endereço ?
Dito isso quero saber se permanecerei na lei antiga
Olá Tuco, tudo bem?
O sistema instalado "pertence" ao titular do CPF ou CNPJ. Ao se mudar você continua sendo o titular. O sistema é seu, não pertence ao endereço, mas será necessário providenciar nova homologação e valerá a nova legislação.
Abraço.
@@energiasolarmaster Olá Amigo boa tarde!
Pensando nessa lógica, imaginando que foi instalado um sistema em uma CIA em SP e esse CPF migrou para o estado do CE (em outra concecionária), o sistema continuará valendo a legislação antiga?
@@victorararuna7514 Boa tarde.
A legislação em vigor vale até ano que vem.
Temos que considerar a data da instalação do sistema. Se for feita a transferência de CFP/CNPJ para outra concessionária, isso é considerado como uma instalação nova. É como se não houvesse instalação alguma, pois temos nova localização e nova concessionária mesmo que os equipamentos sejam provenientes de uma instalação antiga.
Você terá que dar entrada em uma nova homologação e se isso for feito até início do ano que vem, você se enquadrar na norma vigente.
@@victorararuna7514 No caso anterior o colega só mudou de bairro. No seu caso há uma mudança de concessionária.
Bom dia, se eu instalar um sistema de 8 placas com 2 micro inversores e no futuro quiser expandir para 12 placas ou mais, é necessario fazer uma nova homologação? pergunto isso pois penso em adquirir um sistema mas a pessoa me disse que seria melhor ter sobra de microinversores para no futuro fazer essa expansao sem nova homologaçao.
Olá Eric Nunes. Tudo bem?
Quem lhe orientou com essas informações, o orientou corretamente.
Uma expansão de um sistema normalmente requer nova homologação.
Para evitar isso, tenha sobra de inversores e acrescente mais painéis mais tarde.
Abraço.
@@energiasolarmaster ola Boa noite estou fazendo uma compra de um kit de 4,4kwp com inversor de 6kwp. Que futuramente daria pra aumentar pra 8,8kwp, você faria toda a papelada necessária? Projeto é homologação?
@@luizximenes3531 boa noite. Nossa empresa faz sim o projeto e trata da homologação de sistemas para todo o Brasil.
Você poderia me dizer de onde você é?
Podemos saber porque você está planejando uma expansão do sistema futuramente? Você sabe que uma expansão futura significa novo projeto e nova homologação? Porque não elaborar um projeto definitivo?
Fico aguardando um novo contato com respostas para as perguntas acima.
Um forte e fraterno abraço.
Seus conteudo é bom , mas falou mais dificil que advogado deu pra entender quase nada do que é preciso fazer. vou ver em outro lugar mas vlw a intenção.
NINGUÉM RESPONDE NESTES CANAIS DO RUclips, VOU TENTAR COM VC. CONSIGO HOMOLOGAR DUAS PLACAS DE 330W CADA. SENDO QUE : MEU CONSUMO É DE 1500KW ANO??? OBRIGADO.
Olá Suail Campos. Tudo bem?
A questão da homologação não envolve necessariamente o quanto o consumidor vai instalar e qual é sua necessidade energética. As concessionárias levam em conta a questão de segurança e corretude do projeto a ser apresentado. Se todos os pré-requisitos forem atendidos seu projeto será aprovado.
O quanto você consome não é item considerado pela concessionária para aprovar ou reprovar seu projeto.
Se você vai instalar mais do que precisa ou se vai instalar bem menos é decisão sua e também não é item para aprovar ou reprovar sua homologação.
Tenha em mente que apesar de existirem normas estabelecidas pela ANEEL que todas as concessionárias devem seguir, cada concessionária tem suas peculiaridades e, portanto, fica um tanto difícil responder afirmativamente ou negativamente de forma geral. Aconselho que você envie um e-mail ou faça um simples telefonema para sua concessionária para dirimir dúvidas muito específicas.
Caso queira nos questionar sobre qualquer outro ponto, fique à vontade. Forte e fraterno abraço e muitíssimo obrigado por sua presença no nosso canal.
Coloca 4 placas de 400 e um inversor embaixo das placas! Dependendo do lugar que você mora poderá gerar até 9 kw. Depende muito da posição do telhado e se sol o suficiente
Engenheiro civil pode homologar ou só engenheiro eletricista?
Olá, Hidráulica Rocha!
No Brasil, a regulamentação relacionada à homologação de sistemas solares e à assinatura de projetos junto às concessionárias de energia elétrica é regida pelas normas e regulamentos do setor elétrico, bem como pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).
Em geral, a responsabilidade pela elaboração e assinatura de projetos de sistemas solares fotovoltaicos para conexão à rede elétrica recai sobre profissionais legalmente habilitados pelo CREA. No entanto, é importante observar que as exigências específicas podem variar de acordo com a legislação local e as políticas das concessionárias de energia.
Normalmente, engenheiros eletricistas são os profissionais mais comumente habilitados para projetar sistemas elétricos, incluindo sistemas fotovoltaicos. Isso se deve ao fato de que esses profissionais possuem conhecimento técnico especializado em eletricidade e sistemas de energia.
Entretanto, em algumas situações, engenheiros civis também podem ser qualificados para realizar projetos de sistemas solares, desde que possuam a formação e a experiência necessárias na área de energia elétrica e sistemas fotovoltaicos. Nesses casos, é essencial que o profissional esteja devidamente registrado no CREA e tenha conhecimento sobre as normas e regulamentos aplicáveis ao setor de energia.
Recomenda-se sempre verificar junto às concessionárias de energia elétrica locais e aos órgãos reguladores as exigências específicas para a assinatura de projetos de sistemas solares fotovoltaicos, garantindo assim a conformidade com as normas e regulamentos vigentes.
A partir de qual etapa eu escapo da nova lei de taxação?
Olá Gustavo, tudo bem?
Cada etapa deve seguir as exigências da concessionária que pode pedir ajustes até que se chegue na etapa de troca do medidor unidirecional por um medidor bidirecional.
Mas via de regra a partir do momento em que a concessionária emitir o Parecer de Acesso significa que seu projeto está aprovado e a partir daí tudo passa a depender mais de você (ou da empresa que você contratou).
A gente procura um vídeo pra aprender o passo a passo, e o cara manda a gente procurar uma empresa especializada kkkkk
Olá Renga.
O vídeo, conforme descrição, tem como objetivo fazer você CONHECER as etapas de homologação de um sistema solar e com certeza ele cumpre o quê promete.
Mesmo que fosse para lhe ensinar o passo a passo, isso não quer dizer que você poderia pôr em prática esse passo a passo, pois somente profissionais qualificados e habilitados para tal fim poderiam fazê-lo junto às concessionárias e esses profissionais, com certeza, não precisam aprender nada em um vídeo com passo a passo, pois já são qualificados para esse trabalho. Daí eu recomendar procurar um profissional especializado.
O vídeo é para conhecimento de leigos, mas se você se acha qualificado para assinar e providenciar a homologação de um projeto de energia solar, com certeza não precisa de um passo a passo. Vá em frente e mãos à obra!
Homologar! Deus me livre.